Notícias and Avisos, 2a Parte

Peter
June 30, 2006

Table of Contents

PeterFD/MM/FM 3601 6/06

Para maiores de 16 anos. Fica a critério dos pais e pastores, segundo orientação do Senhor, passarem partes deste conselho ou informação para jovens de 12 a 15 anos de idade.

(Caixa de texto: )

Obs.: Esta BN é uma compilação de avisos de Peter do nº 14 ao 20, afixados no site só para membros. Nas BNs 1119 e 1138 se encontram outros avisos. Salvo indicação contrária‚ todos os avisos publicados aqui são de Peter.

(Fim de caixa de texto:)

Aviso Nº 14

Assuntos:

A importáncia dos gestores de Lar

Treinamento

Nomeação dos técnicos

Novas notícias sobre a Revisão de Lar

Explicação sobre Escritório Regional, Departamento de Relatórios, Departamento de Pastoreio e Conselho de Política da Família

Novas notícias sobre situação na mídia

Programa de Incentivo da Contato

Carta ao editor da Rolling Stone

14 de julho de 2005

Querida Família,

1. Mamãe e eu os amamos e estamos super orgulhosos de vocês — de cada um de vocês. Não importa a sua idade ou categoria, você é muito precioso para nós. Louvamos o nosso maravilhoso Marido constantemente por vocês, pelo maravilhoso amor que têm por Jesus, pelos perdidos e pela Família. Vocês são demais!

2. Queremos lhes agradecer muito por orarem fielmente por Mamãe e por mim. Não vemos como conseguiríamos continuar fazendo o trabalho ou ter saúde sem as suas orações. Nós as sentimos todos os dias e vemos os milagres que fazem em nossas vidas. O Senhor nos cura em resposta às suas orações. Muito obrigado por serem guerreiros de oração tão fiéis por nós.

3. Eu gostaria de lhes agradecer em especial por terem orado por mim ultimamente. Há algumas semanas, Mamãe enviou um pedido para o mundo todo quando eu estava exausto fisicamente e bem doente, no entanto tinha uma quantidade imensa de trabalho importante e premente. As suas orações me ajudaram a conseguir fazer o serviço, além de descansar e me recuperar, algo que precisava muito. Obrigado por lutarem por mim no espírito.

4. Mamãe e eu estamos muito impressionados com a sua flexibilidade. Vocês enfrentaram os desafios deste ano com bravura, demonstrando grande coragem, fé, iniciativa e perseverança. Nós os admiramos por estarem dispostos a mudar, progredir e se expandir no espírito. — E estão se expandindo mesmo! Fizeram a primeira avaliação de Lar, tomaram conhecimento das áreas nas quais precisam melhorar e estão trabalhando no sentido de fazer essas melhorias. Sabemos que tem sido um desafio, mas vocês o têm encarado com fé.

A importáncia dos gestores de Lar

5. Recentemente pedimos aos RSs e a outras pessoas informações sobre o desenrolar das coisas diante de todas as mudanças da reestruturação. Através dos comentários feitos, tomamos conhecimento de muita coisa a respeito da nova estrutura do Conselho Executivo do Lar. Foi bem interessante ouvir diversos comentários sobre como alguns Lares estão desorganizados neste momento. Não ficamos surpresos com o fato dos Lares não estarem tão organizados no momento, pois é algo perfeitamente natural e de se esperar, já que passou–se tão pouco tempo desde que elegeram seus novos gestores, pastores de Lar e monitores de critérios de avaliação. Um fator também é que muitos de vocês estão ou em Lares novos ou existem pessoas novas no seu Lar, já que estão começando a montar a sua "equipe vencedora".

6. Vai levar um tempo até tudo se encaixar e começar a transcorrer com a mesma tranqüilidade de antes no aspecto prático. Portanto, isso não é um problema nem razão de chateação ou preocupação. Se tiverem em mente que o seu Lar estava bem confortável antes com a antiga estrutura de "equipe de pastores" que foi utilizada por mais de dez anos, verão que faz sentido os "transtornos" ocorridos com a nova estrutura de Conselho Executivo. Se perceberem que se trata de uma mudança de grande porte, ficarão muito mais tranqüilos quando as coisas lhes parecerem um pouco desorganizadas.

7. No entanto, eu queria mencionar que, ao que parece, a falta de organização em alguns Lares foi além do que se esperava durante um período de transição, e estão sendo bem ineficientes e fazendo muito pouco porque o aspecto administrativo do Conselho Executivo é fraco demais. Não digo "fraco demais" no mau sentido nem espiritualmente, mas sim fraco em experiência ou mão-de-obra capacitada.

8. Parece que em alguns Lares, principalmente os maiores, todos que antes faziam parte da equipe de trabalho simplesmente passaram a compor o corpo de pastores, e os novos membros assumiram o cargo de gestores. Quando falamos em Conselho Executivo, não era essa a nossa visão, pois imaginamos que as pessoas na equipe de trabalho que eram fortes no aspecto organizacional‚ como, por exemplo, as que cuidavam da testificação e/ou administração, provavelmente se tornariam gestoras. E que provavelmente o pastor de pessoal e mais um ou dois outros membros do Lar (dependendo do tamanho do Lar) se tornariam os pastores.

9. Mas parece que a nova tendência é o pastoreio no Conselho Executivo ser bastante forte pelo fato de contar com pessoas que têm experiência, e o lado administrativo estar deixando a desejar. Como resultado alguns Lares não estão funcionando ou produzindo tão bem quanto deveriam ou faziam antes. O horário não é eficiente, o Lar no geral está desorganizado, e questões importantes não estão sendo tratadas, o que resulta em falta de dinheiro, pouca testificação, etc.

10. Logicamente esse desequilíbrio é prejudicial para o Lar. Se for esse o caso no seu Lar, talvez devessem pensar em fazer modificações no seu Conselho Executivo.

11. Ouvimos falar que alguns Lares recentemente viram que precisavam votar para alterar os membros do Conselho Executivo. O que ajudou foi uma das pessoas com mais dom para organização que estava na equipe de pastores passar para a de gestores. Dessa maneira foi possível pessoas talentosas na organização trabalharem junto com gestores menos experientes e treiná-los‚ enquanto garantem que o Lar funciona devidamente.

12. Em "Ficando Mais Fortes! — 4a Parte", Mamãe, eu e o Senhor enfatizamos a importáncia de ambos, gestores e pastores, para a sua equipe vencedora. Talvez ainda haja na Família o conceito antigo de que os pastores "são mais importantes". Mas nessa BN o Senhor deixou bem claro que os gestores e os pastores estão no mesmo nível, e Mamãe e eu com certeza temos essa convicção. Os gestores e os pastores não são iguais em termos de dons e talentos, mas dentro do Conselho Executivo eles têm o mesmo grau de importáncia para o sucesso do seu Lar.

13. Se o pastoreio for fraco, o Lar não vai avançar espiritualmente nem evitar concessões, e seria bem fácil haver divisão e deixarem de ser um Lar FD. Da mesma forma, se o Lar não for bem organizado, se vocês não tiverem uma boa administração, a situação financeira não será boa‚ os horários não vão funcionar direito e não vão dar conta das muitas e variadas necessidades dos seus membros e do trabalho missionário. Portanto, se o Lar deixar a desejar nesse aspecto‚ pode muito bem ficar fraco.

14. No período de reestruturação e durante este ano de fortalecimento até agora, Mamãe e eu já enfatizamos o pastoreio espiritual dos Lares, mas o fizemos porque esse aspecto tinha ficado muito fraco. Tivemos que reforçar essa questão, e o fizemos partindo da premissa de que os Lares já eram razoavelmente fortes no lado prático e na organização, já que vocês têm dado tanta importáncia a isso. Mas se, devido à ênfase dada a pastorear mais as pessoas espiritualmente, quem tiver mais dom e experiência no prático e administrativo achar que precisa se envolver no pastoreio do Lar, isso não vai ser muito eficiente, e aparentemente é o que aconteceu em alguns Lares.

15. Sugiro que o Conselho Executivo e‚ se preciso o Lar, tome um tempo para orar e revisar esse aspecto. Se acharem que o Lar está começando a falhar devido à falta de organização prática e virem que não está melhorando, talvez fosse bom pensarem em alterar os membros do Conselho Executivo no próximo voto de confirmação (que precisa ser feito até a data de envio do TRF de agosto, mas se preciso, pode ser antes, no início do mês) de modo a terem um melhor equilíbrio entre o aspecto prático e o espiritual. Para o Lar dar fruto‚ tanto os pastores como os gestores precisam desempenhar bem suas funções, as quais têm o mesmo grau de importáncia para formarem uma equipe vencedora. Portanto‚ se existir um desequilíbrio no Conselho Executivo do seu Lar‚ por favor tomem um tempinho para pensarem e orarem a respeito do que foi mencionado aqui.

16. É claro que, caso tenham problemas de organização, a razão talvez não seja falta de experiência dos gestores, mas simplesmente falta de tempo para dedicarem a orar e organizar as coisas de maneira eficiente, devido a outros ministérios que não lhes permite esse tempo para fazer o trabalho adequadamente. Se for o caso, deveriam orar sobre organizarem as coisas de modo que os gestores do Lar tenham tempo para fazer o seu trabalho da maneira adequada.

17. Seja como for‚ se o aspecto organizacional do seu Lar não estiver muito bem, sugiro que ajam no sentido de fortalecê-lo. Se os gestores precisarem de mais treinamento, tentem lhes proporcionar isso. Se não tiverem tempo suficiente para a função, tentem lhes dar tempo. Se forem novatos e precisarem de mais tempo para aprender, tenham paciência e façam todo o possível para que dê certo.

18. A administração do Lar é uma parte muito importante da vida na Família. Já discutimos várias vezes a necessidade de treinar os gestores, e até pensamos em criar um novo comitê que abrangesse esse importante aspecto da Família. Mas não temos condições de patrocinar e conseguir pessoal para mais um comitê no mundo todo nem temos certeza se vamos ter condições no futuro. Entretanto, estamos procurando maneiras de dar mais treinamento no aspecto prático e administrativo. Talvez tenham notado que acabamos de disponibilizar uma Lista de Conferência do Gestor no site só para membros (REF 417) [o link é: http://www.familymembers.com/pubs/pub.fsm.417], que mostra os aspectos mais importantes da área de responsabilidade dos gestores no Lar. Não é um manual completo, mas acreditamos que vai ajudá-los.

19. A Lista de Conferência dos Gestores é um paliativo, algo temporário, e não um curso de treinamento. Entretanto, contém muitas e boas informações e vão orientá-los a diversas publicações sobre como administrar um Lar. Esperamos poder desenvolver um curso de treinamento mais abrangente para os gestores, mas levando em consideração tudo que temos a fazer no momento, acreditamos que só teremos condições no ano que vem.

20. Até lá‚ porém, se achar que o seu Lar precisa de ajuda no aspecto prático, administrativo e organizacional, sugiro que experimente receber conselhos de outros irmãos que sabe terem esse dom. Provavelmente conhece pessoas na sua área que são boas nesses ministérios, então talvez pudesse ligar para elas ou convidá–las para visitar o seu Lar ou ir até elas e conversar para receber informações e sugestões. Pode também ler os livros Como Amar e How to Get Things Done (só em inglês), que contêm conselhos bons e básicos sobre organização, administração de tempo e de pessoal, etc.

21. Por favor, orem a esse respeito e discutam o assunto com o Lar e o Conselho Executivo. Se for preciso, façam as modificações antes de perderem o seu precioso tempo e o Lar perder impulso. Sabemos que o Senhor vai guiá-los e estaremos orando para que alcancem um equilíbrio.

Treinamento

22. Durante o mês de abril, maio e junho, trabalhamos no curso para treinamento de pastores. Foi um trabalho monumental que agora está na fase final. A seção de treinamento para pastor de Lar no site só para membros já está funcionando e agora que temos os técnicos‚ os pastores vão começar a receber treinamento deles e do programa. Oramos para que‚ com o tempo, essa ajuda contribua para cada pastor de Lar se tornar um pastor amoroso, sábio e atencioso. Oramos para que os pastores de Lar, recebendo melhor treinamento e ajuda dos técnicos, possam realizar o seu trabalho de ajudar os Lares a serem locais felizes, amorosos e fortes espiritualmente.

23. Sabemos que alguns de vocês estão se sentindo mal pelo fato dos pastores de Lar estarem recebendo treinamento e vocês não. Sentimos muito caso se sintam assim, mas a questão é que todos estão sendo treinados de alguma forma. Cada comitê publicou os critérios da sua coluna e as "dicas práticas", e alguns já publicaram os seus manuais (o do RP e DIT já se encontram no site só para membros v3‚ e os dos outros comitês em breve serão postados. Encontram-se no seguinte endereço: http://www.familymembers.com/pubs/pub.board.hb.). Os textos deste programa estão disponíveis para todos os membros dos Lares. Cada um de vocês deveria estudá-los e receber esse treinamento. Se você for monitor de critério, deveria levar esse treinamento a sério, estudando os critérios, para poder conhecê-los bem e assim ajudar o seu Lar a acertar o alvo.

24. Os pastores de Lar têm acesso ao curso de treinamento para pastores (HSTP) completo, mas certas partes estão disponíveis a todos no site só para membros na seção de TP (http://www.familymembers.com/cs/). Portanto, se estiver interessado em pastorear e quiser aprender, leia os textos aos quais têm acesso. Outras partes desse curso também foram disponibilizadas para os gestores. Se você ainda não usufruiu desse treinamento‚ por favor o faça.

25. Vocês também vão receber treinamento através de uma nova série de BNs, "Treinar Equipes Vencedoras", que é para treinar todo Lar e membro de Lar. Mamãe e a equipe de BNs estão trabalhando arduamente para produzir essa série, para que juntos, vocês possam se tornar as equipes vencedoras que sabemos que desejam ser. Em breve também vão receber a introdução a essa série junto com a primeira parte, "Treinar Equipes Vencedoras, 1ª Parte". Essas duas BNs provavelmente estarão disponíveis para baixar no site só para membros este mês, e logo, logo receberão as cópias impressas.

26. Isso é um acréscimo ao treinamento incrível que vocês já receberam este ano através das BNs, como, por exemplo, a capacitação para enfrentarem perseguição na mídia, como utilizar as novas armas através da série "Arte da Guerra" e "A Arte de Depender do Senhor", e outras. Como podem ver há treinamento ao alcance de todos. A pergunta é: vão absorvê-lo e colocá-lo em prática? Acreditamos que o farão, já que, para o Senhor e para nós vocês são vencedores.

Nomeação dos técnicos

27. Uma notícia emocionante é que os técnicos estão sendo nomeados e em breve assumirão os seus cargos. Eles participaram de um segundo seminário de treinamento e acreditamos que estão cheios de fé para suas novas responsabilidades. Os RSs vão designar os técnicos para os pastores do seu Lar, e daqui a um ou dois meses vocês ficarão sabendo quem é o técnico do seu Lar.

28. Como ocorrem com todos os novos programas, vai demorar um pouco até tudo se encaixar‚ por isso queremos pedir que os pastores de Lar tenham paciência até o seu técnico aprender a desempenhar sua função. Por favor, façam o possível para ele se sentir aceito; entendam que ele não só é novato no serviço, mas o serviço em si é novo. Portanto‚ vai levar um tempinho para eles e para vocês também, até tudo estar transcorrendo tranqüilamente.

29. Gostaríamos mais uma vez de mencionar que o programa de técnicos é diferente do antigo programa de VS. Os técnicos não vão pastorear as pessoas individualmente nos Lares ou tentar resolver problemas ou disputas entre membros do Lar ou até mesmo entre Lares. Pelo contrário, vão ajudar os pastores a pastorear os membros do seu Lar, uma questão que foi enfatizada durante o treinamento dos técnicos.

30. Por favor, entendam que se você, sendo membro do Lar, tentar obter conselhos do técnico, ele vai direcioná-lo aos pastores do seu Lar. Não significa que estejam sendo duros ou que não o amam, mas sim que foram orientados a agir assim, visto que a meta é ajudar os pastores a aprenderem a pastorear o Lar‚ em vez de alguém de fora o fazer. (Se quiser ler mais sobre este assunto e o raciocínio por trás disso, por favor, consulte "Ficando Mais Forte! — 4ª Parte"). No final teremos pastores de Lar mais fortes e‚ portanto, Lares mais fortes e mais felizes.

31. Por favor, orem pelos técnicos. Eles têm um trabalho e tanto. É uma função nova e eles vão precisar das suas orações para desempenhá-la.

Novas notícias sobre a Revisão de Lar

32. Estamos muito orgulhosos de vocês por terem passado pela primeira revisão de Lar com tanta graça. Provavelmente não foi fácil responder aos questionários, principalmente por ter sido a primeira vez. E‚ é claro‚ tentar melhorar nas áreas em que têm um fraco desempenho é o desafio diante de vocês no momento. Mamãe e eu sabemos que este período não é fácil. Pode até ser avassalador perceber que se espera que o seu Lar melhore nos aspectos mais fracos. Talvez achem que o seu Lar se saiu mal na revisão e têm receio de não conseguirem melhorar o suficiente antes da próxima.

33. Por favor, não desanimem caso tenham obtido um resultado ruim. A verdade é que, como já mencionei, contávamos que muitos Lares não teriam um desempenho exemplar. Vocês passaram por muita coisa desde meados do ano passado, como, por exemplo, aumentaram o tamanho do Lar, houve modificação na administração do Lar, receberam os critérios de avaliação dos comitês e perceberam tudo o que precisam fazer para ficarem a altura do que é esperado de vocês, elegeram o Conselho Executivo, etc., sem mencionar os ataques espirituais por parte do Inimigo contra a Família no geral e também contra as pessoas individualmente. Tem sido uma luta, e quando estamos em guerra e a luta é intensa, nem tudo vai ser certinho.

34. Tenho certeza que muitos de vocês estão em suspense quanto à nota que vão tirar na revisão de Lar, esperando para ver como se saíram e qual a sua posição, para saberem no que vão ter que se concentrar nos próximos meses, já que outubro está chegando, e é quando farão a outra revisão. No entanto, depois que recebemos notícia sobre a revisão de abril, do seu desempenho e das notas dos Lares em cada coluna, discutimos bastante o assunto, oramos e ouvimos o Senhor. Então Mamãe e eu decidimos não enviar para os Lares as notas dessa revisão, e instituir a de outubro como a que vai valer pontos, em vez dessa revisão que fizeram em abril.

35. O processo de revisão de Lar tem sido um trabalho monumental para vocês, para os comitês e para os WS. A revisão de abril deveria servir de baliza para o seu Lar e também foi um teste tanto para os comitês regionais como para os WS para ver como funcionaria essa estrutura de revisão. Foi uma oportunidade de colocar à prova a estrutura no geral, os programas de computador utilizados, as perguntas feitas, o sistema de notas‚ o fluxo de informações, etc. Através disso vimos que precisamos ajustar algumas coisas no processo de avaliação e nos próprios questionários. Sendo assim, achamos que enviar as notas para os Lares, daria uma impressão errada da sua condição.

36. Depois de recebermos bastante feedback sobre essa primeira revisão, ficou bem claro que precisamos explicar melhor para vocês entenderem melhor a intenção dos critérios de avaliação. Algumas perguntas no questionário não estavam muito claras ou podiam ser mal-interpretadas. Em alguns casos só ter as opções sim ou não foi insuficiente. Precisamos alterar o sistema de notas de alguns comitês para as notas revelarem com mais exatidão a condição do Lar naquela coluna.

37. No geral, a primeira revisão foi uma ótima preliminar, pois vocês adquiriram experiência, ajudou a testar o processo e mostrou os aspectos nos quais precisamos melhorar nesse processo. Além disso, lhes deu uma idéia mais nítida dos pontos fracos do seu Lar, já que viram as suas respostas negativas e, portanto, em que aspectos precisam melhorar. Mesmo que não vão receber uma nota‚ vão ter uma boa idéia dos aspectos nos quais o seu Lar precisa melhorar.

38. Sentimos muito não poder lhes dar uma nota, no entanto achamos que as notas não teriam refletido a sua condição de maneira exata nem teriam ajudado. Se as enviássemos, os Lares ficariam se concentrando em certas colunas nas quais tiraram uma nota baixa e enfatizando menos aquelas nas quais tiveram um melhor desempenho. Entretanto, como as notas não seriam exatas, o seu Lar talvez acabasse dispensando mais atenção a uma coluna na qual na realidade se saíram bem e deixasse de se concentrar em uma na qual acharam que tiveram bom desempenho mas que não foi o caso. Depois de orarmos, conversarmos e ouvirmos o Senhor, percebemos que seria melhor não enviar as notas, em vez de lhes enviar notas que não lhes dariam uma idéia clara da situação do seu Lar. Vocês já têm uma boa idéia do que precisam melhorar, porque sabem em que perguntas sua resposta não foi satisfatória, portanto podem e deveriam se empenhar nessas questões.

39. Mencionamos, porém, aos presidentes regionais que, se depois de verem as respostas do seu Lar acharem que vocês precisem de conselhos para poderem cumprir certos aspectos dos critérios‚ eles têm liberdade para se comunicarem com vocês a esse respeito. Então, talvez recebam uma cartinha de alguns presidentes regionais mencionando perguntas às quais responderam negativamente e às quais seria mais importante darem atenção, o que os ajudaria a identificar os aspectos mais fracos nessa coluna, ou lhes explicariam as perguntas que talvez não tenham entendido direito‚ lhes dariam conselhos, orariam por vocês, etc. Os técnicos também vão começar o seu trabalho junto aos pastores e talvez‚ dentro do que lhes for possível, dêem conselhos sobre o critério de avaliação da coluna de TP.

40. Isso significa que até outubro o processo de avaliação deveria estar ajustado o suficiente para funcionar melhor, e então valerá nota. O teste de outubro não será incluído na primeira revisão oficial em abril de 2006. Em outras palavras, vocês têm oito meses para continuarem melhorando antes da revisão valendo pontos em abril‚ cujas notas serão dadas levando em consideração apenas o desempenho do seu Lar no período de outubro até abril.

41. É claro que só porque vão ter esse tempo a mais não deveriam adiar as melhorias nos aspectos necessários. Deveriam se concentrar nos pontos fracos num ritmo constante. Esperamos que isso seja um alívio para alguns que acham que precisam melhorar em tudo de uma vez. Recomendamos que identifiquem os aspectos fracos e se empenhem a modificar a situação pouco a pouco. Depois, a avaliação de outubro vai lhes dar uma idéia exata da situação do seu Lar, para poderem continuar melhorando e depois serem aprovados com folga na revisão em abril.

42. Por favor, usem esse período até abril com sabedoria e oração. Estabeleçam metas e trabalhem para cumpri-las regularmente. Lembrem-se que o objetivo é fazer do seu Lar um Lar unido de discipulado, um Lar frutífero com um trabalho missionário sólido. — Em suma, um Lar com uma equipe vencedora. Sabemos que vocês têm condições. Continuem lutando! Não desistam!

Explicação sobre Escritório Regional, Departamento de Relatórios, Departamento de Pastoreio e Conselho de Política da Família

43. Além da reestruturação geral da Família, neste último ano e pouco reavaliamos e fizemos algumas alterações no aspecto administrativo. Começamos o ano montando um escritório regional e um de pastoreio em cada região. Modificamos também o modus operandi dos escritórios de relatórios, pois estamos trabalhando no sentindo de enxugar o processo de relatórios. Quero lhes explicar aqui algumas dessas modificações.

44. Escritório de relatórios (RO, pela sigla em inglês): Antigamente, esses escritórios prestavam vários serviços à Família. Além de processarem os relatórios, lerem e responderem as perguntas ali apresentadas, muitas vezes eram o local onde moravam alguns RSs, e escreviam cartas relacionadas a pastoreio para o campo. Em suma‚ os escritórios de relatórios eram o que poderíamos considerar "núcleos de pastoreio e administração".

45. Muitos dos serviços antes prestados por esses escritórios agora foram assumidos por outros escritórios ou departamentos. Hoje na Família‚ muitos RSs moram em Lares no campo; o escritório regional cuida dos negócios; os comitês prestam serviços específicos; o pastoreio é feito pelo comitê de TP através do departamento de pastoreio; os presidentes regionais lêem e respondem perguntas relacionadas aos seus comitês, e cada Lar é efetivamente responsável por manter o padrão de discipulado.

46. O escritório de relatório no momento desempenha as seguintes funções: São estritamente centros de processamento de TRF; certificam-se que os TRFs/dízimos chegam em segurança e dentro do prazo e em falta executam a suspensão condicional; garantem que cada comitê regional recebe as perguntas direcionadas a ele e lêem e respondem perguntas técnicas e relacionadas a assuntos do escritório. Eles se certificam que o NPC tem em mãos as listas de endereço atualizadas para vocês poderem receber seus envios. Também processam as estatísticas. Comunicam-se com os escritórios regionais sobre dezenas de negócios e assuntos relacionados a relatórios. O trabalho deles é imenso e muito técnico. (Para saber mais sobre os deveres do escritório de relatórios, consulte a seção "Deveres e Autoridade do Escritório de Relatório" segundo a Carta Magna, na BN 1109a.)

47. O escritório de relatórios é formado por algumas pessoas competentes e talentosas, mas não são os seus pastores. São assessores extremamente ocupados que facilitam o trabalho muitas vezes complicado e detalhado da Família. São uma parte importante da estrutura e sem eles muita coisa não funcionaria ou deixaria de ser feita. Vocês não receberiam as publicações ou donativos designados. Os comitês não receberiam os comentários colocados nos TRFs‚ e muito mais. Então, se vocês só receberem notícias do escritório de relatórios na forma de uma carta padrão lhes informando que, de acordo com a informação que lhes foi passada ocorreram problemas ou extravio do seu TRF ou dízimo, por favor não fiquem ofendidos. O trabalho deles é monitorar essa informação e prezam pela eficiência.

48. Caso surja algo que você ou o seu Lar não entenda na sua comunicação com o escritório de relatórios, por favor, informe-os, pois eles querem tomar conhecimento dessas coisas, ajudá-los e trabalhar ao seu lado. Eles, junto com o departamento de administração dos WS, tão logo o tempo de que dispõe e sua carga de trabalho permitir, vão tomar tempo para analisar, se aconselhar e orar sobre falhas e problemas que surgirem. Com isso determinarão se os problemas em questão são coisas que carecem de modificações ou problemas que com o tempo se resolverão.

49. Escritórios regionais (RD, pela sigla em inglês): Os escritórios regionais começaram a funcionar este ano. Deus abençoe os que estão trabalhando aí. É um trabalho monumental com muitos detalhes. (Para saber mais sobre os deveres do RD, consulte a seção "Deveres e Autoridade do Escritório Regional" de acordo com a Carga Magna, na BN 1109a.)

50. As pessoas que trabalham nesses escritórios regionais, como quaisquer outras na nova estrutura da Família, estão aprendendo o serviço e tudo relacionado a uma área regional com diversos tipos de Lares e ministérios. Alguns serviços eram feitos pelos escritórios de relatório ou pelo antigo RCC, mas agora passaram para alçada dos escritórios regionais. Algumas equipes desempenham as funções do trabalho do escritório regional e de pastoreio, de modo que têm um trabalho imenso. Apesar de termos por meta fazer a transição o mais tranqüila possível, será preciso fazer alguns ajustes durante esse período de mudança e adaptação.

51. Muito obrigado pela sua paciência e compreensão, e, repito, se tiverem alguma dúvida na sua comunicação e contato com o escritório regional‚ por favor lhes informem. Eles também querem fazer o melhor para servi-los!

52. Escritório de pastoreio: Como sabem, o escritório de pastoreio é um braço do comitê regional de TP e o ajuda em questões e comunicações relacionadas a ele e à disciplina ligada à Carta Magna. Antigamente os RSs, e especificamente os RSs ligados ao comitê de VSs dedicavam bastante tempo e atenção às questões de disciplina. Mas, como leram em BNs mais recentes‚ o enfoque principal do comitê regional de TP mudou e passou a ser treinar os técnicos para que eles, por sua vez, possam ajudar mais os pastores, o que terá um impacto positivo nos Lares. Estamos para lançar o programa de técnicos no mundo todo, e é muito importante que comece com o pé direito. É um trabalho de grande porte e, como expliquei detalhadamente em "Ficando Mais Fortes 4ª Parte", vai exigir a maior parte do tempo e atenção dos presidentes dos comitês regionais de TP nos próximos meses.

53. Já que os presidentes regionais de comitê de TP não vão poder dedicar o tempo e a atenção necessários ao programa de técnico e também continuar cuidando em tempo integral de situações de disciplina da Família‚ Mamãe e eu os aconselhamos a se concentrarem principalmente em serem proativos no fortalecimento da Família. Para eles isso significa treinar os técnicos e se dedicar menos a questões de disciplina. Eles ainda darão conselhos à equipe do departamento de pastoreio‚ mas não lhes dispensarão a atenção concentrada de antes (nem se comunicarão sobre esses assuntos como faziam antes desse departamento existir). Portanto, caso notem uma queda no serviço do departamento de pastoreio, ou se receberem uma carta que não é perfeita ou tão elaborada como estão acostumados, por favor, entendam que é devido ao que foi explicado acima. Os presidentes regionais de TP ainda serão os que vão aprovar decisões de maior porte relacionadas ao seu Lar, e continuarão treinando a equipe do departamento de pastoreio, mas não vão se envolver tanto na apresentação de cada carta ou mínima decisão.

54. Os benefícios dessa mudança é que vocês vão ser pastoreados pelos pastores de Lar que estarão sendo treinados pelos técnicos, que por sua vez receberão treinamento dos presidentes regionais de TP. Esperamos e oramos que, devido a esse treinamento, o departamento de pastoreio não tenha que se envolver em tantos problemas. A nossa meta é retificar a raiz do problema em vez de nos concentrarmos principalmente nos sintomas.

55. A meta em longo prazo é prestar um serviço de melhor qualidade e mais eficiente a cada Lar. A nossa meta é que cada departamento e escritório possa se concentrar no seu serviço, sem dividir sua atenção entre um monte de outros aspectos do trabalho, para poderem desempenhar suas funções bem e com eficiência. Esperamos que o resultado dessa reestruturação do setor administrativo da Família sirva para lhes prestar um serviço melhor e mais eficiente.

56. Oramos para que estas explicações os ajudem. Amamos cada um de vocês e queremos nos certificar que recebem o melhor! Ao mesmo tempo queremos lhes agradecer por serem compreensivos quanto às mudanças que estão ocorrendo. E, por favor‚ orem pelas queridas pessoas que estão fazendo esses serviços imensos de administração e escritório que, num certo sentido, são chatos‚ e muitas vezes ingratos. Através de suas orações, vocês podem apoiar essas pessoas que se sacrificam para cumprirem essas funções, lembrando–se que a oração é o máximo que podem fazer!

57. Conselho de Políticas da Família (FPC, pela sigla em inglês): Uma outra mudança na estrutura de administração da Família foi que criamos um Conselho de Políticas da Família, composto por todos os RSs, presidentes internacionais de comitê, pelo chefe do departamento administrativo dos WS e por outras pessoas nomeadas por Mamãe e por mim. É claro que Mamãe e eu somos os presidentes do FPC e eu presido às reuniões desse conselho cujo trabalho é nos dar sugestões sobre normas para a Família e ajudar a formulá-las. Todas as novas normas e mudanças de grande porte são discutidas amplamente, oramos a respeito detalhadamente e o FPC vota para aprová-las.

58. Quanto ao aspecto prático de desenvolver e efetivar novas normas‚ formamos um comitê executivo dentro do FPC composto dos presidentes internacionais dos comitês e do chefe do departamento de administração dos WS. Esse comitê se reúne regularmente para discutir e orar sobre novas políticas e a implementação delas e também cuidar de grande parte dos detalhes. Depois enviam as sugestões, junto com os detalhes, para todos os membros do FPC, que então oram a respeito, fazem comentários, perguntas‚ sugerem alternativas‚ etc. O comitê executivo do FPC então revisa todas essas sugestões‚ ora a respeito, etc., faz as alterações necessárias e envia de volta para todos no FPC a política em questão para uma última aprovação e voto.

59. Mamãe e eu estamos muito gratos pela estrutura do FPC, a qual tornou muito mais eficiente o processo de criar e efetivar novas políticas. Estamos agradecidos aos RSs e presidentes internacionais de comitês que, apesar de serem muito ocupados, estão dispostos a dedicar tempo, oração‚ profecia e trabalho duro para nos ajudar a desenvolver as políticas gerais da Família. Isso acrescentou muito à carga de trabalho dessas pessoas, mas sentimos muita necessidade do conselho delas. Como a Bíblia diz, "na multidão de conselheiros há segurança" (Pro.11:14). Pelo fato das normas na Família afetarem todos os membros, Mamãe e eu ficamos fervorosos para acertarmos, e, com a colaboração dos membros do FPC contamos com um grupo grande de representantes tarimbados e de vários países, com os quais podemos nos aconselhar sobre esses assuntos tão importantes. Por favor‚ mantenham o FPC, Mamãe e eu em suas orações, já que a responsabilidade de guiar a Família é um fardo pesado.

60. Gostaríamos de aproveitar a oportunidade para agradecer aos membros do FPC por estarem dispostos a ajudar no trabalho muitas vezes enfadonho e demorado de resolver detalhes relacionados a novas normas. Não vemos como poderíamos fazer bem esse trabalho sem a sua ajuda.

Novas notícias sobre situação na mídia

61. Já se passou pouco mais de dois meses desde que escrevi um aviso sobre o que estava acontecendo na Família, principalmente em relação à imprensa e atividades de ex-membros tipo apóstatas.

62. A última vez que lhes escrevi mencionei uma possível investigação por parte do FBI, mencionada por um ex–membro, Jim LaMattery. Na época explicamos que nem o FBI nem as autoridades norte-americanas tinham entrado em contato com nenhum membro da Família. Isso não mudou, e também não temos indício de que esteja sendo conduzida uma investigação. Na verdade, o site de Jim LaMattery está praticamente parado.

63. No tocante à mídia, as coisas sossegaram bastante. Em abril foram publicados alguns artigos no Japão, sendo um deles uma reimpressão de um artigo que saiu nos EUA. Eles tiveram pouquíssima ou quase nenhuma repercussão no trabalho no Japão. Outros artigos que iam ser publicados no Japão e nos EUA não saíram, A revista People publicou um artigo nos EUA, e a revista Who na Austrália publicou histórias de detratores. Apesar de terem sido bem negativos, deram um espaço razoável para os porta-vozes da Família refutarem as declarações feitas.

64. Logo antes disso a revista Rolling Stone nos EUA publicou um artigo bastante maldoso. Pelo que tudo indica o autor foi ao memorial para Ricky e entrevistou vários ex-membros antagónicos. Infelizmente essa pessoa engoliu tudo o que foi dito como se fosse uma verdade incontestável e repetiu tudo no artigo, sem dar abertura para o nosso porta-voz. Um pesquisador sobre a Família comentou a quantidade surpreendente de erros, distorções e mentiras nesse artigo específico, dizendo que era até difícil reconhecer que se tratava da Família. Essa revista Rolling Stone é famosa por ser tendenciosa e contra-religião no geral‚ portanto não é surpresa o fato de terem se rebaixado a esse ponto de jornalismo sensacionalista.

65. Um dos principais objetivos do artigo é difamar e desacreditar Mamãe e eu, algo que o Senhor já nos avisou há muitos meses em "Avançando Mesmo Assim":

Assim como o Inimigo tentou pegar Neemias, que era o líder na época, também está tentando pegar a Minha liderança ungida para hoje e desacreditar a Minha Palavra. Ele quer destruir a sua fé e acabar com o trabalho que faço através de vocês, que são o Meu exército do Tempo do Fim. Essa é a grande meta dele, o seu plano contínuo, e apesar de ser uma tentativa sem esperança, ainda assim ele vai usar todos os meios possíveis e as pessoas que estiverem ao seu dispor para retardar, atrapalhar e diminuir a marcha do trabalho que faço através de vocês.

Ele sabe que não pode Me deter, mas está sempre procurando uma maneira de atrasar e atrapalhar as Minhas rodas que geram progresso. Com essa tempestade na mídia ele tenta bagunçar esse ano tão importante de fortalecimento pelo qual a Família vai passar, pois sabe que depois disso a Minha Família será uma força notável, que ele ainda não enfrentou até agora. (CdM 3531:61,62, BN 1121).

66. Está bem claro que nossos inimigos estão desesperados e apelando para as mínimas coisas, pois vêem que a sua campanha na mídia no primeiro semestre deste ano não deu em nada. Apesar de eles terem tido oportunidade de divulgar seus pareceres, não deu em muito, e na maioria dos casos não influenciou nada o nosso trabalho de ganhar o mundo para Jesus — apesar de seus esforços em nos deter.

67. Aparentemente, os que nos detraem, no seu desespero por demonizar a Família e desacreditar Mamãe, estão se rebaixando cada vez mais para chamar a atenção da mídia para a sua causa. O artigo na Rolling Stone incluiu acusações totalmente infundadas contra Mamãe, como, por exemplo, de que ela teve relações sexuais com Ricky‚ o que é uma mentira total! Nem o próprio Ricky jamais acusou Mamãe dessas coisas no seu vídeo ou vociferações na Internet sobre a Família. Graças a Deus até agora a imprensa no geral não deu muita cobertura às histórias mais mirabolantes inventadas pelos ex-membros, e o artigo na Rolling Stone se sobressai devido à sua consideração nula pela verdade e sua óbvia intenção de demonizar a Família e sua liderança.

68. O nosso porta-voz nos EUA entregou uma carta de refutação para o editor, a qual incluímos abaixo para sua informação. Por favor, sintam–se à vontade para compartilhar esta carta com parentes, amigos ou contatos que talvez tenham lido o artigo e que gostariam de saber o que temos a dizer a esse respeito. Como hão de notar, os porta-vozes não se manifestaram a respeito de cada mentira ou detalhe incorreto, já que eram muitos. Mas abordaram o assunto principal, que foi a discriminação no artigo e a óbvia intenção de desacreditar a liderança da Famíla.

69. Vários adultos da segunda geração que já escreveram para o site My Conclusion escreveram ao repórter da revista Rolling Stone pedindo que a sua versão da história fosse divulgada, e essas manifestações foram mencionadas de maneira derrogatória no artigo como vindo de membros "robóticos e autómatos" e parte da "máquina manipuladora" da Família. Ao que parece, para o repórter se expressar tão na defensiva, essas cartas acertaram em cheio.

70. Deus abençoe aqueles da segunda geração que tomaram a iniciativa de escrever a esses repórteres e dizer o que pensam, além de protestar pelos nossos direitos. Vocês estão fazendo a diferença! Essas cartas com certeza tiveram um impacto e deixaram os repórteres cientes do fato de que estão tomando conhecimento de apenas um lado bem distorcido da história, que é divulgada por nossos ex-membros antagónicos. Vários artigos publicados nos últimos meses citaram trechos de declarações feitas no site My Conclusion‚ e mencionaram os e–mails recebidos.

71. Uma revista na Austrália, Marie Claire, publicou estas duas cartas de queixas de jovens da segunda geração da Família ao artigo sobre a Família na edição de março:

Sou um membro da segunda geração da Família Internacional. Algo que chamou a minha atenção foi o seu artigo na edição do mês de maio sobre o nosso movimento missionário relacionado ao suicídio de Ricky Rodriguez ["Tirar a minha vida é a única maneira de sair da seita"]. Algumas das declarações feitas ali são bem erradas. O suposto "fato" de que "muitos membros da seita não tinham praticamente nenhum contato com o mundo externo" me surpreendeu. Eu já vivi em mais de 15 países e tive bastante contato com o povo e a cultura desses lugares. Tive uma vida linda e feliz até agora, não só sem abuso, mas repleta de "educação global" da qual poucos podem desfrutar. Eu não desejaria nada melhor do que isso para os filhos que eu venha a ter. — Lorie Richards (via e-mail).

No momento estou trabalhando como missionária no Japão para o grupo A Família Internacional. Nasci nos EUA mas fui criada no Japão. Nunca fiquei presa em casa nem sofri abuso por parte dos meus pais ou de nenhum membro do grupo. Muito pelo contrário, eu me lembro de fazer amizade com crianças da minha idade e, apesar de ter sido educada em inglês, também aprendi japonês e visitei castelos antigos‚ estudei a religião budista, etc. Essas experiências maravilhosas na minha infáncia influenciaram a minha decisão de continuar sendo missionária. Agora trabalho com jovens membros do nosso grupo entre 12 e 17 anos de idade, e quero lhes dar essa mesma oportunidade. Falo em nome desses adolescentes. Eles não entendem por que estamos sendo retratados dessa maneira errada. — Michelle Dykas (Nagano, Japão).

72. Quero mais uma vez lhes agradecer pelas suas orações turbinadas pelas chaves pela batalha sendo travada na imprensa, as quais podem muito em seu efeito! Continue orando, querida Família, para que a mensagem seja ouvida e possamos continuar em frente no ano de fortalecimento e todo o maravilhoso progresso e vitórias que o Senhor tem reservados para nós.

73. Além de orarem, por favor continuem fazendo tudo ao seu alcance para prepararem o seu Lar para uma perseguição no futuro. O Inimigo está bravo porque os seus ataques até agora não deram em nada. O Senhor nos mostrou que Satanás está trabalhando no sentido de fortalecer sua força contra nós, pois sabe que estamos ficando mais fortes e que sabemos que ele vai tentar atacar de novo, talvez até antes do ano terminar. Então vamos orar desesperadamente contra os ataques dele, clamando as chaves de proteção.

"Invoquem as chaves de proteção e libertação para que os escondam da investida do Maligno e dos que querem armar cilada contra vocês".

"Conforme clamar o poder das chaves Eu o livrarei de toda má obra e o preservarei para fazer a Minha vontade."

"Se invocar e manejar as chaves, lhe darei poder contra todo ataque do Inimigo, para destruir o seu poder."

"Use as chaves para lutar desesperadamente em oração, depois fique tranqüilo sabendo que o poder dos seus inimigos não é páreo para o poder que Eu manejo em seu favor."

Programa de Incentivo da Contato

74. Antes de terminar este aviso quero compartilhar com vocês uma novidade emocionante na Família: o incrível trabalho que os JETTs e adolescentes estão fazendo para conseguir assinantes para a revista Contato. Eles aceitaram o desafio do PIC (Programa de Incentivo da Contato) e estão conseguindo assinantes como nunca. É incrível ouvir sobre o entusiasmo e a fé que eles têm para distribuir a Contato. Eles estão mostrando a todos nós que dá para fazer, e estamos muito orgulhosos deles!

75. Desde o início do PIC (lançado em diferentes momentos nas diferentes regiões) no mundo todo, vendemos mais de mil assinaturas a mais do que no mesmo período antes desse programa. Não sabemos ao certo quantas foram vendidas por JETTs e adolescentes, mas é óbvio que esse programa teve um grande impacto. O principal é que inspirou os jovens e lhes deu mais fé e visão para testemunhar. Vamos fazer o possível para que essa mudança seja duradoura!

76. É maravilhoso ver que no meio de todas essas mudanças de reestruturação e tudo o que o Inimigo tem tentado fazer para nos derrotar‚ a Família continua tendo um excelente desempenho naquilo que sabemos fazer melhor: testemunhar e compartilhar a verdade do amor de Deus com outros. O Inimigo está dando tiro no próprio pé, porque suas investidas não estão nos detendo. Pelo contrário, ele só nos está incitando a fazer ainda mais por Jesus. Aleluia!

77. Olha, foi bastante informação para um aviso, mas é o que acontece quando espero tanto tempo entre um e outro. Vou encerrar com uma profecia de encorajamento do nosso doce Amado, e logo depois a refutação ao artigo na revista Rolling Stone.

Com muito amor,

Peter

78. (Jesus:) É maravilhoso que, apesar de tudo, vocês estão lutando duro para vencer! Mesmo que o Inimigo esteja usando o desencorajamento contra vocês e as mudanças que estão ocorrendo sejam monumentais; mesmo que se sintam avassalados com tanto para fazer e mesmo que os seus inimigos terrenos continuem atacando, vocês não estão desistindo! Vocês são feitos para "flutuar e não sabem afundar".

79. É verdade, talvez pareça que não passam de uma pequena rolha flutuando no grande oceano da vida, com as ondas enormes ao seu redor e a enorme e feroz baleia do Inimigo atacando para afogá-los. Mas vocês continuam firmes, lutando, confiando e flutuando. Não vão ser derrotados agora nem nunca, contanto fiquem perto de Mim. Eu os faço imbatíveis.

80. Prometo que as ondas da mudança nem sempre vão ser tão assombrosas como agora. O mar da mudança vai se acalmar e o Inimigo briguento também não vai atacá-los assim para sempre. Vocês vão ter períodos de paz. O Inimigo será derrotado nestas batalhas atuais e abrirá mão das estratégias que está usando no momento. Então, simplesmente atravessem esse período difícil, Meus amores. Vocês foram feitos para flutuar, não se afundar.

81. Estou orgulhoso de vocês por atravessarem o primeiro semestre do ano de fortalecimento. É bastante progresso e algo pelo qual podem Me louvar de todo o coração. Saberem o quanto têm progredido até agora deveria também lhes dar coragem para o futuro. Podem saber que se atravessaram o primeiro semestre, vão passar pelo segundo. Vocês já provaram sua flexibilidade; não duvidem da sua determinação no futuro.

82. Tenho tudo o que precisam para passarem de hoje até o final do ano. Tenho a fé que necessitam para se prepararem para a próxima revisão de Lar. Tenho a força e o ardor que precisam para se prepararem e efetivarem seus planos de testificação durante todos esses meses e principalmente na época de Natal. Posso lhes dar a paciência que precisam para cuidar de seus filhos, se adaptarem à nova estrutura de Lar e esperarem até as mudanças se arraigarem. Tenho a alegria, paz e a felicidade que precisam para continuar Me louvando e vivendo na alegria do Meu Espírito.

83. Vocês talvez não achem que têm fé suficiente para o resto do ano, mas Eu jamais lhes pedi para terem esse tipo de fé. Só precisam de fé para hoje, fé para fazerem o que Eu lhes pedir hoje‚ fé para superarem as dificuldades de hoje, fé para flutuarem por sobre o mar de mudanças e evitar hoje as investidas do Inimigo para derrotá–los. Então tenham fé, Meus amores.

84. Invoquem as chaves de fé para receberem uma nova dose de Mim todos os dias. Elas os apoiarão, guiarão, fortalecerão e protegerão. As chaves de fé vão levá-los ao futuro. (Fim da mensagem.)

*

Carta ao editor da Rolling Stone

O recente artigo publicado na sua revista, "A Vida e a Morte do Eleito" foi, sem dúvida alguma o relato mais tendencioso, incorreto e pejorativo da tragédia ocorrida no dia 7 de janeiro de 2005 envolvendo Ricky Rodriguez e Angela Smith. Fica claro que o autor não fez o mínimo esforço para averiguar suas fontes de informação ou utilizar informações imparciais, preferindo "criar" uma história de escándalos, boatos e rumores. Os clamores de membros da segunda geração que ainda fazem parte da Família Internacional como missionários cristãos‚ muitos em países de Terceiro Mundo, que contam uma história bem diferente, são insensivelmente considerados parte da "máquina de distorções da Família". Os mais de 1700 jovens que estão servindo na Família como missionários cristãos, muitos deles em países do Terceiro Mundo, tinham o direito de serem ouvidos e partilhar do mesmo respeito e credibilidade que o autor do artigo dispensou aos ex-membros. O profissionalismo exigia uma cobertura bem equilibrada do assunto, representando de maneira justa todos os fatores.

É possível que ao ler esse artigo a pessoa fique com a impressão de que o autor defende e até promove o assassinato de Angela Smith como um mau necessário. Desde o início fica claro essa postura e objetivo: "Apesar de parecer muito irado, Ricky também parecia aliviado, pois finalmente conseguiria ter paz, se vingar e desmascarar sua mãe, Karen Zerby…" Angela Smith era uma pessoa linda que tinha os mesmos direitos que qualquer outro cidadão neste país. Pelo fato de permitirem a publicação desse artigo na sua revista, devo concluir que defendem ou justificam o homicídio como um meio para um fim?

Esse artigo também se refere ao grupo cristão A Família como "uma das seitas religiosas mais fechadas e destrutivas dos últimos quarenta anos... que opera às surdinas no mundo inteiro." Essa declaração é um absurdo. Os membros de A Família Internacional têm se dedicado a obras missionárias em mais de 100 países ao redor do mundo‚ guiando milhões a conhecerem Jesus Cristo, além de assistirem a uma quantidade imensa de pessoas em projetos de auxílio humanitário em países pobres do Terceiro Mundo. Obviamente seria meio difícil ter esse tipo de atividade "às surdinas".

O artigo inteiro revela a intenção malévola de maldizer e demonizar Karen Zerby (líder administrativa e espiritual da Família). As investigações judiciais e as publicações internas da Família pintam um quadro bem diferente de Karen e do seu empenho em garantir a segurança e bem-estar dos membros, tanto jovens como mais velhos. O juiz Ward mencionou esse papel no seu veredicto num caso de custódia: "Agora estou totalmente satisfeito pelo fato de A Família, entendo que grandemente devido à influência de Maria, desde 1986 ter decidido e efetivado medidas para erradicar abuso sexual de menores e impedir qualquer contato inadequado entre adultos e crianças, quer menores quer adolescentes. Eu não possuo evidência alguma de que a ocorrência de abuso sexual de menores dentro da Família seja superior à fora dela." (Family Division, processo W 42 1992‚ Londres, Inglaterra, 19 de outubro de1995).

Apesar de A Família Internacional ter sido acusada, como você afirmou, no início da década de 1990 de abuso sexual e físico, os tribunais em três continentes constataram que as acusações eram falsas. Mais de 600 crianças da Família foram examinadas por profissionais designados pelos tribunais e nenhuma foi constatada como vítima de qualquer forma de abuso físico‚ emocional ou psicológico. Isso é um fato comprovado — fato que infelizmente o seu artigo não incluiu.

Na minha opinião, jornalismo tendencioso como esse fomenta discriminação e demonização de movimentos religiosos minoritários como A Família, colocando em grave risco todo preceito de liberdade religiosa e direitos humanos básicos. Com o intuito de deixar as coisas claras e em favor da justiça, peço que publiquem esta resposta.

Claire Borowik por A Família Internacional

Aviso Nº 15

Asuntos:

Auxílio as vítimas do furacão Katrina

Atividades recentes na mídia

6 de setembro, 2005

Querida Família‚

85. Muito obrigado por serem fiéis em orar contra perseguição e as tentativas do Inimigo de atrapalhar ou retardar as muitas vitórias sendo ganhas no ano de fortalecimento e reestruturação da Família! Em resposta às suas orações turbinadas pelas chaves, o Senhor continua fortalecendo‚ protegendo e abençoando a Família em todas as frentes.

86. (Jesus:) Não obstante, o Evangelho é pregado e o exemplo reluz apesar da disputa. E vocês reluzirão como estrelas, se continuarem seguindo na direção da luz e deixando suas luzes brilhar para que as pessoas vejam as suas boas obras e Me glorifiquem. Meus amores, as Minhas ovelhas ouvem a Minha voz, discernem as mentiras e abraçarão a luz.

87. Como já tomaram conhecimento, o furacão Katrina causou uma destruição imensa e a morte de mais de mil pessoas nos EUA. A Família nesse país se mobilizou para fazer todo o possível por ajudar. Por favor, orem por eles já que esse tipo de trabalho é intenso e extremamente desgastante. Vocês podem ficar a par de suas atividades no site http://www.katrinareliefhome.com. Deus abençoe todos que estão trabalhando dia e noite para fazer a diferença nessa situação. Mamãe, eu e os Lares dos WS estamos orando por vocês todos os dias, para que tenham forças, unção, união, provisão e tudo o que precisam para seus Lares e para as pessoas para as quais estão ministrando.

88. Desde a última vez que dei notícias, em julho‚ a mídia esteve em contínua atividade, apesar da maioria ter se limitado aos EUA. A notícia gerada pela morte de Angela e Ricky primeiro passaram pelos jornais impressos, como de costume, depois televisão e por último está passando pelas revistas e programas de notícias de TV. O Senhor tem mantido a Família nas notícias‚ e muito da cobertura nas últimas seis semanas pelo menos incluiu declarações claras dos nossos porta-vozes, divulgando algo da nossa parte.

89. Um programa da NBC, Dateline, filmado e programado para ir ao ar em março foi cancelado na ocasião e transmitido recentemente em agosto. O Dateline tinha feito um programa bem negativo o ano passado com a participação de um detrator da segunda geração, no qual não incluiu absolutamente nada do que tínhamos a dizer. Nossos porta-vozes chamaram a sua atenção para esse fato, e ao que parece eles tentaram fazer este programa agora mais equilibrado. É claro que‚ levando em consideração o tema do programa, ainda assim foi bastante negativo, mas no geral contou com muito mais testificação e explicação das nossas convicções do que outros programas feitos neste ano. Eles incluíram também uma entrevista com o pesquisador Dr. James Chancellor, autor de um livro sobre a Família‚ publicado há alguns anos. Os seus comentários foram exatos e justos, explicando nossas convicções sobre a Lei de Amor e muito sobre o nosso modo de vida.

90. O programa também mostrou clipes de Claire e citações feitas por ela em sua declaração, o que foi um testemunho positivo, além de demonstrar nossa fé no arrependimento e perdão na próxima vida. No final do programa foi feita a seguinte observação: "Apesar de que continua a controvérsia em relação aos Meninos de Deus, a Família diz contar com mais de 12 mil membros atualmente, dedicando–se a ministérios em mais de 100 países."

91. No meu último aviso, mencionei a possibilidade de um artigo na revista People‚ publicada nos EUA. Eles depois divulgaram um pequeno trecho de uma carta ao editor escrita por um adulto da segunda geração, a qual ajudou a colocar os pingos nos is. Muito obrigado, querido Mike, e todos vocês da segunda geração que deram um passo de convicção para ajudar a defender a Família e divulgar a verdade! Segue-se um trecho do que foi publicado:

Acabei de ler sobre a Família e tive que rir. Segundo Roselle, aos vinte anos de idade a sua educação era o equivalente à primeira série. Eu fui criado na Família e ele foi um dos meus amigos na infáncia‚ entre os 10 e 18 anos. Ele era uma pessoa extremamente inteligente. Quem me dera que vocês tivessem nos dado o mesmo espaço que deram a Roselle e a outros na sua história. Acho que seria justo. Mas, já que é tarde demais para isso, aqui está a minha humilde opinião a respeito do assunto. —Mike Moore, San Diego, Califórnia (revista People, 8 de agosto de 2005)

92. No artigo em outubro na revista Rolling Stone eles também imprimiram trechos da refutação de Claire. No entanto, incluíram uma refutação do autor do artigo original, que aparentemente não gostou de ser admoestado por causa de seu artigo tendencioso e extremamente incorreto.

93. Um jornal em uma metrópole americana também abordou a história, concentrando-se no trabalho local, e depois imprimiu por completa a refutação que nossos porta-vozes redigiram junto com o Lar naquela cidade.

94. Estamos na expectativa de alguns outros artigos e programas que tivemos informações serão divulgados. Nos últimos seis meses uma empresa na Inglaterra tem gravado um documentário sobre a morte de Ricky e Ângela‚ o qual, pelo que ouvimos falar, enfoca as acusações feitas por detratores. Por favor, orem para que seja feita a vontade do Senhor e que os produtores incluam a informação que receberam de nossos porta–vozes, para que o programa tenha um certo equilíbrio e também contra qualquer efeito secundário. A revista Cosmopolitan na Inglaterra publicou a história de detratores, mas não entrou em contato com a Família antes, portanto foi extremamente tendencioso.

95. O programa 60 Minutes na Nova Zelándia também transmitiu um segmento de meia hora sobre a Família que, apesar de bastante negativo, os irmãos já tinham recebido em profecia que seria uma "tempestade em copo d'água". Pelo jeito foi mesmo, já que o programa tem atacado várias igrejas ou grupos religiosos não tradicionais no que mais parece uma campanha anti-religião. Este programa foi mais um nessa série.

96. E por último, tínhamos mencionado a campanha ativa de Jim LaMattery contra a Família nos EUA. No momento ao que parece, um programa com boa audiência chamado "Dr. Phil Show," tem intenções de gravar uma tomada com LaMattery e sua família para promover a causa dele. O Dr. Phil é um psicólogo, e o programa é tipo um talk show, como o de Oprah Winfrey, só que com a inclinação psicológica "deixe-me lhe dar um bom conselho". Pelo que ouvimos falar já está aparecendo na TV chamados para esse programa, que deverá ir ao ar em setembro. Normalmente é sensacionalista, com cámeras escondidas e armações que precipitam crises. Por favor, orem contra qualquer efeito secundário negativo desse programa, e principalmente para que o Inimigo não o use para agir contra o processo de reconciliação e cura com ex-membros. A perspectiva é de que o programa seja bem negativo e tendencioso, mas o Senhor pode reduzir ou neutralizar qualquer dano e proteger os Seus filhos, se orarmos.

97. Muito obrigado, querida Família, por suas contínuas orações para o término da cobertura dessa história na imprensa. Por favor, orem para que, se for a vontade de Deus que a Família continue aparecendo na mídia, Ele permita um testemunho e que as Suas ovelhas ouçam a Sua voz e discirnam a verdade. Por favor, também continuem orando pelas equipes de porta-vozes e comitês de RP que estão orando, se aconselhando e ouvindo o Senhor sobre respostas à mídia e medidas proativas em suas respectivas regiões.

98. Vamos também continuar orando para que cada um dos nossos Lares seja fortalecido durante essas batalhas na imprensa e para os preparativos para uma futura perseguição, e que o Senhor continue usando esses obstáculos para fortalecer cada um e a Família no geral para o futuro que Ele nos preparou, o de sermos testemunhas que vão resplandecer. "A sua herança‚ Meus amores, é justamente terem a maior fé, a conexão mais forte e a unção mais óbvia que jamais dei a alguém na Terra! Vocês serão os Meus faróis na Terra, e quando as pessoas os tocarem também serão iluminadas!" (CdM 3351:94, CdM 3359:88).

99. Mamãe e eu estamos muito gratos por cada um de vocês e pela maneira como têm enfrentado as tempestades e continuam dando testemunho da verdade cada dia, testemunhando, fazendo follow up e alimentando as Suas ovelhas fielmente! A verdade de Deus segue adiante cada dia e vai crescendo no coração das muitas vidas influenciadas pelo seu testemunho! "Eles não podem parar a nossa chuva!"

Com muito amor,

Peter

Aviso Nº 16

Assuntos: Treinamento para liderança e Academia Internacional

18 de outubro de 2005

Querida Família‚

100. Deus abençoe vocês! Mamãe e eu os amamos muito e estamos muito gratos por todas as orações que têm feito desde o meu último aviso. Elas estão ajudando a mudar a direção da batalha no espírito e capacitando o nosso Marido a realizar muitos milagres grandiosos em seu favor.

101. Como sabem, o Senhor denominou este ano o ano de fortalecimento, e mostrou a Mamãe e eu que devemos trabalhar no sentido de fortalecer a Família no geral através da Palavra, com BNs abordando temas específicos, como, por exemplo, a série "A Arte da Guerra", "Treinar Equipes Vencedoras", além de coisas como a reestruturação‚ as revisões de Lar e a Renovação. Além dessa meta, o nosso marido também nos disse que uma parte importante no fortalecimento da Família para o futuro é fortalecer a liderança da Família em todos os níveis.

102. Nós buscamos o Senhor para vermos que nível de liderança era mais importante fortalecer primeiro, já que todos eles precisam de mais treinamento. Ele nos mostrou claramente para concentrarmos nossos esforços primeiro na liderança dos Lares. Portanto dedicamos bastante tempo para desenvolver e produzir o Curso Para Treinamento de Pastores e o Programa de Treinamento de Técnicos.

103. O Senhor nos disse que a maior urgência era desenvolver esses programas, já que tratam com aspectos da liderança que são vitais para o fortalecimento da Família no Lar. Se tivermos pastores de Lar com um melhor treinamento, isso vai fortalecer os Lares espiritualmente, que é um fator chave para se ter Lares compostos por equipes vencedoras. Além disso, outra coisa que, se Deus quiser vai colaborar muito para fortalecer os Lares, é usar o programa para técnicos para ajudar os pastores a fazerem o seu trabalho.

104. Depois disso o Senhor nos mostrou para nos concentrarmos em fortalecer a alta liderança, que inclui os RSs (pastores regionais) e os presidentes dos comitês internacionais. A carga de trabalho dos RSs e também dos presidentes de comitês internacionais aumentou muito no decorrer dos anos, a ponto de ficar quase insuportável. Tornou-se cada vez mais claro que, além de fortalecer as pessoas que já se encontram nesses cargos, precisamos também de outras que possam entrar nesse nível de liderança, quer como RSs quer como assistentes e colaboradores dos RSs ou presidentes de comitês internacionais.

105. Pensando nisso, o Senhor nos orientou a desenvolver um programa de treinamento para as pessoas que estão entrando nesse nível de liderança. Apesar da pequena quantidade de pessoas nesse nível, Ele disse que era importante investir o tempo necessário para termos um programa de treinamento para elas, e também conscientizá-las das dificuldades e sacrifícios ímpares ligados à alta liderança. Assim poderiam orar e estar bem informados antes de tomarem a decisão de ingressar nesse nível de liderança, acreditando que é realmente a sua vocação. O Senhor deixou claro que ia dar muito trabalho desenvolver esse programa, mas que era vital tanto a curto como a longo prazo, e que poderia ser usado para treinar as pessoas que ingressarem nesse nível de liderança no momento e mais tarde.

106. Mamãe e eu, junto com o comitê de TP, iniciamos esse programa de treinamento. Todos os RSs participaram dando suas sugestões e conselhos. Depois de meses de preparação‚ tivemos uma reunião de seis semanas presidida por mim e pelos presidentes do comitê internacional de TP, Misty e Joy. Mamãe não participou, pois precisou ficar em casa para trabalhar em muitas BNs necessárias.

107. Vinte e quatro jovens líderes em potencial de várias partes do mundo participaram do programa‚ denominado Academia Internacional, que durou quase seis semanas, do dia 22 de agosto a 30 de setembro, no México, no CTC. Deus abençoe a Família lá, que cuidou muito bem de nós e foram ótimos anfitriões.

108. Uma equipe de RSs e membros dos WS — 14 no total‚ que nós denominamos a "equipe básica" — nos ajudou a apresentar esse programa. A nossa equipe se reuniu uma semana antes dos participantes chegarem para orarmos‚ discutirmos os assuntos, planejarmos, ouvirmos o Senhor‚ etc., portanto a maioria das pessoas na equipe básica ficaram fora de seus Lares sete semanas ou mais. Fico muito grato a todo esse pessoal por estarem dispostos a se sacrificar e ir me ajudar a cuidar dessas reuniões. Eu não teria conseguido sem a ajuda deles. Foi um verdadeiro trabalho em equipe.

109. As semanas de treinamento foram intensas, tanto para os participantes como para os que apresentaram o programa. Não só estávamos oferecendo um treinamento de seis semanas, mas também filmando, produzindo vídeos, arquivos em áudio, outras leituras, etc., que, como mencionei acima‚ vão servir para treinar as outras pessoas que ingressarem nesse nível de liderança no futuro. Deus abençoe a equipe básica que cuidou desse aspecto, e os participantes que desempenharam um papel importante em nos ajudar a realizar muito mais do que pensamos que seria feito em termos de filmagens e gravações.

110. Quero agradecer a todos que, sacrificadamente abriram mão de seus cónjuges, de pessoas queridas ou membros do Lar para poderem participar desse programa. Tenho certeza que não foi fácil terem-nos ausentes por tanto tempo‚ mas sei que o Senhor os recompensará de maneiras especiais pelo papel que desempenharam para possibilitar essas reuniões. Talvez não vejam as recompensas de imediato, mas esses sacrifícios e doações ao Senhor foram muito importantes para o avanço da Família.

111. Esperamos continuar desenvolvendo mais programas de treinamento como esse. Levam tempo, mas oramos para que durante 2006 possamos preparar outros para a Família. Vários comitês estão começando a desenvolver programas específicos de treinamento. Por favor, orem por tudo isso.

112. Querida Família, muito obrigado por sua fidelidade, lealdade e amor. Quero lhes agradecer pelo papel que cumprem em fazer da Família o que ela é, por cada um continuar fortalecendo a sua vida pessoal e Lar, por serem testemunhas fiéis e cumprirem a incumbência que nos foi dada, de mostrar o amor de Jesus ao mundo. Mamãe e eu estamos muito orgulhosos de vocês e os amamos muito.

Com muito amor,

Peter

Aviso Nº 17

Assunto: Nomeação de novos RSs

9 de dezembro de 2005

113. Querida Família, Deus abençoe vocês. Nós os amamos muito! Mamãe e eu queremos lhes dar as boas novas de que estamos indicando oito novos RSs‚ todos jovens que recentemente participaram do programa Academia Internacional (AI). Antes do AI, os RSs de suas respectivas regiões enviaram o nome dessas pessoas como sugestões para a posição de RS. Depois de orarmos a respeito, eles foram notificados durante o AI da oportunidade de se tornarem RSs, se assim o desejassem, e depois tiveram algumas semanas para orar a respeito do assunto, conversar e orar junto com seus cónjuges, entregar suas responsabilidades conforme necessário, etc. Eles aceitaram a oferta, confirmamos o assunto mais uma vez com o Senhor, e agora estamos anunciando suas indicações. Eles começaram seu trabalho oficialmente como RSs em janeiro de 2006.

114. Os novos RSs são:

Carola na América do Sul

Claire (casada com Pedro, RS) no México

David (casado com Victoria) no Brasil

Esther (casada com Miguel, RS) no México

Isamu (casado com Leika) no Japão

Nora (recém-casada com Gabe) na África

Timothy (casado com Mercy) na Índia

115. Estamos muito agradecidos por esses queridos irmãos estarem dispostos a dar um passo e entrarem nessa posição de liderança do topo. O trabalho de RS continuou a crescer, e os atuais RSs estão muito agradecidos por poderem contar com mais ajuda para carregar sua carga de trabalho. E nós estamos agradecidos por mais jovens para dar nova inspiração‚ idéias, visão e até mesmo força física ao trabalho de liderança do topo. Muitos desses novos RSs já eram presidentes de comitês regionais há vários anos, e outros ajudavam a supervisionar ou gerenciar o escritório regional ou escritório de pastoreio, ou ofereciam outros serviços do tipo à Família em suas regiões.

116. Estas indicações não significam que essas oito pessoas que participaram da Academia Internacional e agora estão se tornando RS sejam as únicas que estão "assumindo posições de liderança." Estamos apenas anunciando a nomeação desses novos RSs como um dos resultados imediatos da Academia Internacional. Os outros que participaram da AI também se saíram muito bem no curso de liderança da AI. Tomaram ótimas decisões de dedicação, convicção e submissão, e eles também estão a caminho de serem usados grandemente no trabalho de liderança. Há uma grande necessidade de liderança em cada área da Família, e não consideramos o fato de ser um RS o "máximo" a se alcançar. Esperamos continuar a treinar líderes em cada campo da vida na Família, não apenas RS, mas também presidentes de comitês regionais, equipe de apoio para os RSs (aqueles que ajudam os RSs diretamente), os que ajudam a preencher os cargos dos escritórios regionais e de pastoreio, membros de unidades de WS, técnicos, pastores de Lar‚ etc. Os comitês também estão trabalhando nesse sentido‚ criando programas de treinamento para levantar e fortalecer colunas dentro da estrutura de comitês em todos os níveis.

117. Há meses atrás, quando orávamos sobre a melhor maneira de levantar nova liderança na posição de RS, o Senhor enfatizou a importáncia de haver em andamento um programa de treinamento para orientar com mais facilidade os novos RSs em ação, para que pudessem receber o treinamento necessário desde o início. É claro que fazer parte da liderança é uma experiência de aprendizado contínua, e esperamos que toda a liderança da Família continue a receber treinamento‚ como é o caso com todos os membros da Família. Num trabalho que está constantemente expandindo, mudando e crescendo como o da Família, é crucial que todos nós permaneçamos incitados e desesperados para continuar a melhorar e crescer, tanto espiritualmente como no nosso trabalho. Contudo, há desafios especiais que fazem parte do trabalho de liderança em qualquer novo nível, e o Senhor nos mostrou que seria bem mais fácil para os novos RSs, se eles tivessem um plano programado para seu treinamento. Com este tipo de abordagem, eles entenderão o que é requerido deles desde o começo, se sentirão mais confiantes de que estão aprendendo o que devem aprender, e saberão que estão recebendo o input necessário para seu trabalho.

118. Portanto, montamos um programa de um ano através do qual os novos RSs serão treinados. Durante este tempo, eles serão chamados de RSs principiantes (FRS) Este ano será um tempo para se acostumarem ao que é requerido deles. Receberão treinamento de mim, Mamãe e de suas equipes de trabalho. Ficarão cientes dos aspectos em que precisam crescer — seja no seu exemplo pessoal, vida espiritual, ética de trabalho, etc. Mas serão RSs mesmo sendo principiantes e estando fazendo o programa de treinamento. Seu voto contará dentro do corpo de RSs e terão autoridade e responsabilidade total de RSs como é estabelecido na Carta Magna. Não estão seguindo um programa de treinamento para ver se qualificam-se como RSs; eles são RSs. Foram nomeados. O programa de treinamento é para benefício deles, para que possam aprender sobre seu trabalho e novas responsabilidades de maneira programada. Infelizmente, este tipo de programa de treinamento era algo que faltava em anos anteriores, dificultando as coisas para novos RSs, já que às vezes eles ficavam meio "por conta própria", o que não era um bom começo no trabalho de liderança do topo, causando às vezes alguns primeiros anos bem difíceis aprendendo enquanto faziam o trabalho. Esperamos facilitar as coisas para novos RSs com este programa para RS principiantes.

119. Muito obrigado pelo seu apoio e orações por esses novos RS principiantes. Confiamos que vocês ficarão agradecidos por terem mais pastores para ajudar a guiar e fortalecer sua região, e apreciamos suas orações por eles.

120. Nossos RSs principiantes receberam instruções de Mamãe e eu recentemente de que sua nomeação fora confirmada, mas só começarão seu trabalho em janeiro de 2006. Como eles foram nomeados enquanto processamos as avaliações dos Lares em algumas regiões, nós os avisamos que são convidados a observarem o processo, sentando-se na parte que cabe aos RSs do processo de avaliação se assim desejarem, todavia sem voto. Mamãe e eu não achamos que seria justo esperar que os RS recém-nomeados recebessem sua nomeação e imediatamente tivessem que enfrentar a responsabilidade de passar pelos questionários de revisão dos Lares com os outros RSs de sua região. O Senhor confirmou que seria melhor nossos novos RS observarem o processamento dos questionários da avaliação dos Lares‚ mas sem voto nem palavra oficial em questão de decidir a nota dos Lares. (Todavia, eles terão voto pleno de RS em todas as decisões de RS‚ a partir de janeiro de 2006.) E durante a avaliação de Lar de abril de 2006, os RS recém-nomeados participarão integralmente. (Obs. Maiores explicações em breve através de um aviso no MO site com relação ao processamento das avaliações de Lar, o que significa sua nota e outros detalhes.

121. Querida Família, nós amamos muito vocês e oramos sinceramente que este acréscimo na liderança de RSs lhes ofereça melhor cuidados e serviços. Por favor, orem por todos nossos pastores regionais (RSs) no mundo inteiro; eles levam uma grande carga e estão dando o máximo para bem servi-los.

122. Mamãe e eu, e todas as nossas unidades de WS, continuamos orando pela sua testificação de Natal, e confiamos que estão tendo um tempo maravilhoso‚ frutífero, seguro e feliz ao ministrarem o amor do Senhor a outros‚ e fazerem a enorme colheita de almas que está à espera.

Muito amor em nosso Marido‚

Peter

Aviso Nº 18

Assunto: Notas de avaliação dos Lares

12 de dezembro de 2005

Querida Família,

123. Mamãe e eu os amamos muito e estamos muitíssimo orgulhosos de vocês por darem diariamente suas vidas pelo Senhor, pelos perdidos e seus irmãos. Vocês estão manifestando seu discipulado de muitas formas diferentes, e sabemos que isso lhes custa. Mas também sabemos, como vocês indubitavelmente vivenciaram, que quanto maior for seu nível de obediência para com o Senhor apesar dos custos, mais Ele lhes abençoa e recompensa, tanto espiritual como fisicamente. Louvado seja o Senhor!

124. É inspirador fazer uma retrospectiva do último ano e ver o progresso que a Família fez como um todo e como estamos mais perto de onde o Senhor quer que estejamos como Seu exército do Tempo do Fim totalmente dedicado. Estamos progredindo assim graças à sua disposição em aceitar o desafio de viver a vida de discípulos e fazer tudo que for necessário para formar verdadeiras equipes vencedoras de discípulos. Muitos de vocês ainda estão no processo de construir essas equipes, enquanto outros acabaram de começar, mas os primeiros passos foram dados e sabemos que o resto seguirá à medida que continuamos a seguir e obedecer. Tem sido um ano difícil para muitos de vocês, mas vocês estão se superando, e estamos orgulhosos de vocês!

As notas da avaliação de Lar e o que significam

125. Ao receberem esta notificação devem também receber as notas de sua avaliação de Lar de outubro de 2005. Embora a avaliação de outubro não tenha conseqüências‚ é importante avaliarem suas notas e quaisquer comentários que receberem de seus RBCs (presidentes dos comitês regionais, sigla em inglês) ou RSs quanto à sua avaliação, pois isso lhes ajudará a medir como estão em relação a cada critério de comitê, e salientar áreas em que precisam progredir antes da próxima avaliação em abril de 2006. Oramos para que também seja encorajador vocês verem quão bem estão em certos comitês onde tiverem nota alta!

126. Vocês receberão seis notas, uma para cada comitê, e cada uma é expressa através de porcentagem. Segue-se a legenda de cada nota:

90% ou mais: Excelente.

80% a 89%: Bom.

Menos de 80%: Ruim

127. Cada Lar de discipulado deveria se esforçar para obter 80% ou mais em cada um dos seis comitês.

Sua nota geral

128. Avaliando as notas acima, consideramos que tipo de nota geral os Lares receberiam. Deveria ser uma porcentagem baseada na média das seis notas dos comitês ou alguma fórmula semelhante? Isso teria a vantagem de facilitar para um Lar realmente forte em um comitê compensar pelas suas faltas em outro comitê, permitindo que uma nota "excelente" equilibrasse a nota "ruim" em outro comitê.

129. Entretanto, para ser uma equipe vencedora e um Lar de discipulado que é um bom exemplo, um Lar precisa estar no padrão em todas as colunas de comitês. Não basta dizer: "Nossas crianças não estão sendo propriamente educadas, mas está bem porque estamos muito bem na nossa testificação." Ou‚ "Os membros do Lar não são pastoreados como manda o figurino, mas está bem, porque nosso ponto forte é ensinar nossas crianças." Embora o Senhor não espere perfeição, Ele deixou claro no vinho novo que espera que tenhamos Lares exemplares de discípulos, e para fazermos isso, temos que viver os critérios para todos os comitês — não só alguns.

130. Então o plano do Senhor é simples: Para ser aprovado na avaliação de Lar, um Lar precisa tirar uma nota boa ou excelente — isto é, 80% ou mais — em todos os seis comitês.

131. Se vocês já receberam suas notas de outubro, podem sentir que este padrão é inalcançável ao as avaliarem. Então‚ antes de entrarem em pánico, por favor‚ leiam o restante deste aviso para compreenderem como isto será implementado e quando será esperado que alcancem tal meta.

A meta: Um padrão alto!

132. Claro que percebemos que não é realista esperar neste momento, que cada Lar FD, ou até mesmo a maioria dos Lares FDs, atinjam 80% ou mais em cada comitê. Muitos de vocês ainda estão trabalhando em edificar e fortalecer suas equipes vencedoras‚ e embora muito progresso tenha sido feito, ainda há mais para se fazer para chegarmos onde precisamos. Não obstante, ao discutirmos este assunto e perguntarmos ao Senhor, Ele indicou que seria importante termos uma meta sólida pela qual lutarmos por um padrão alto.

133. Segue-se um trecho de uma mensagem que o Senhor deu sobre estabelecer esta meta:

134. (Jesus:) A meta é que cada um de seus Lares vivam o padrão FD em cada uma das colunas de comitês. Isso iguala a verdadeiramente viver-se como um Lar de discipulado. E é isso que vou exigir de cada Lar FD. Não vou abrir concessão nesta área porque sei que vocês precisam alcançar este padrão, e sei que é uma meta alcançável. Pode não parecer atingível agora mesmo para a maioria de vocês, mas vocês estão progredindo bem em direção a esta meta‚ e estou usando essa meta como padrão de medida pelo qual podem avaliar seu progresso.

135. O que isso quer dizer quanto à avaliação de Lar é: Espero que o processo de fortalecimento leve tempo e embuti isso no plano. Não espero de vocês perfeição. O que quero é progresso. Mas é progresso com uma meta. (Fim da mensagem.)

O caminho para atingir nossa meta

136. Uma vez que o Senhor estabeleceu qual deveria ser nossa meta, a de conseguir uma nota boa ou excelente em cada coluna de comitê, nós então nos aconselhamos com o Conselho de Políticas da Família e buscamos ao Senhor sobre quando deveríamos esperar que os Lares FDs alcançassem esta meta. Deveria ser na avaliação em abril de 2006? Se não, qual deveria ser o cronograma para se atingir isto?

137. Explicarei agora o plano que o Senhor nos deu, que é uma continuação daquilo ao que Ele tem nos trazido nos últimos dois anos — o de um progresso sólido num ritmo que nos encoraja a seguir adiante e a não cairmos de novo em nosso antigo estado de transigência, enquanto ao mesmo tempo somos realistas e não tentamos fazer demais tão rapidamente de modo a fazer com que os Lares trabalhem num frenesi ao tentarem cumprir todos os pontos dos critérios para manter sua classificação FD.

138. Mamãe e eu percebemos que a introdução do sistema de avaliação do Lar foi uma enorme mudança para a Família. Enquanto muitos de vocês expressaram como tem sido útil ter os critérios de comitê e os questionários, para assim poderem medir seu progresso mais eficazmente e ver onde melhorias se fazem necessárias, sabemos que também tem adicionado pressão e estresse às suas vidas. É preciso tempo para se reunir como Lar, discutir e preencher os seis questionários. É preciso tempo para tentar ir até o final nos pontos em que vêem que precisam melhorar. É simplesmente trabalho duro arregaçar as mangas coletivamente como Família, e sabemos que todos vocês têm sentido a tensão. É trabalho duro, e em alguns casos‚ vocês têm se sentido avassalados e se perguntam como vão ser capazes de ficar em dia e fazerem o progresso que precisam fazer. Vocês sentiram a pressão de chegarem à altura em todas as seis colunas dos comitês, e viram que não é possível trabalhar em tudo de uma só vez.

139. Mamãe e eu entendemos isto, e por isto temos buscado o Senhor para termos Seu cronograma realista de progresso. Como diz o velho ditado, "Roma não foi construída em um dia", nem nossos Lares FDs serão fortalecidos em uma noite, nem mesmo em seis meses ou um ano. Passamos pelo ano de fortalecimento e um progresso tremendo foi realizado. Mas a Família em geral‚ e cada Lar FD, é uma operação complexa, e dada a diversidade das pessoas e necessidades, o que se vê refletido nos critérios dos comitês, vai simplesmente levar tempo para atingirmos a meta final que o Senhor estabeleceu para nós.

140. Tendo dito isso‚ o Senhor nos deu um cronograma para o progresso rumo às metas que Ele nos determinou como Família. Este plano será revisado nos meses seguintes, pois continuaremos a buscar o Senhor e nos aconselharmos com os RSs sobre o andamento da avaliação dos Lares e se o Senhor quer que façamos ajustes enquanto prosseguimos adiante. Então o que vou explicar nesse aviso não é algo necessariamente escrito em pedra, mas é o que vamos seguir a menos que o Senhor nos guie de modo diferente ou faça ajustes mais para a frente ao vermos como as coisas acontecem.

141. Até a avaliação de abril de 2007, esperaremos que todos os Lares FD tenham uma nota boa ou excelente (80% ou mais) em todos os seis comitês. Isso significa que se em abril de 2007 você receber uma nota ruim (menos que 80%) em um ou mais de seus questionários, seu Lar será reprovado na avaliação de Lar e passará por um processo que denominamos de conseqüências, uma das quais poderá resultar na perda de sua classificação FD. Vou explicar mais sobre as várias possíveis conseqüências mais adiante neste aviso.

142. Este cronograma dá aos Lares FD quase um ano e um meio para continuar a construir e fortalecer suas equipes vencedoras, para que no mais tardar até abril de 2007 cada Lar esteja verdadeiramente vivendo os critérios em todos os seis comitês. Esperamos que esta meta alivie a pressão de ter que imediatamente superar em todas as áreas, enquanto continuar a prover bastante ímpeto para continuarem a trabalhar em todas as áreas em que seu Lar esteja fraco para assim acertarem no alvo em abril de 2007.

143. Talvez abril de 2007 soe distante agora, mas isso não significa que não precisamos nos preocupar sobre alcançar nossa meta até então. Já estamos no caminho do progresso, e continuaremos com nossa escalada até alcançarmos a meta. Então o Senhor mostrou para fazermos das próximas duas avaliações de Lar — abril de 2006 e outubro de 2006 — passos de incrementação rumo a meta de abril de 2007.

144. Em abril de 2006, que é a próxima avaliação de Lar, um Lar será aprovado na avaliação de Lar se conseguir notas boas ou excelentes em quatro ou mais comitês, com uma exceção: se um Lar receber nota abaixo de 50% em qualquer questionário, então o Lar não passará na avaliação e sofrerá as conseqüências. Em outras palavras, se um Lar receber uma nota ruim em três comitês ou receber uma nota abaixo de 50% em qualquer comitê, ele não passará na avaliação e sofrerá as conseqüências.

145. Em outubro de 2006, um Lar será aprovado na avaliação de Lar se conseguir uma nota boa ou excelente em cinco ou mais comitês, com duas exceções: se um Lar receber uma nota ruim no questionário de TP, ou uma nota abaixo de 50% em qualquer questionário, então o Lar reprovará na avaliação e passará às conseqüências. Em outras palavras, se um Lar receber uma nota ruim em dois comitês ou no TP ou receber uma nota abaixo de 50% em qualquer comitê, reprovará na avaliação e passará às conseqüências.

146. Ao implementar a execução desta elevação gradativa do padrão, o Senhor confirmou que não deveríamos mudar o padrão em si. Em outras palavras, Ele disse que não deveríamos facilitar para atingirem notas boas ou excelentes nos questionários de comitês agora só porque todos os Lares não estão ainda fortes o bastante para atingirem notas altas em cada comitê. Em vez disso, o Senhor nos mostrou que as conseqüências por não se alcançar o padrão deveriam ser menos fortes por agora, mas aumentá-las com o passar do tempo, à medida que os Lares FDs são fortalecidos.

147. Digamos que, por exemplo, vocês recebam notas excelentes/boas em abril de 2006 em quatro comitês e notas ruins em dois comitês. Vocês ainda serão aprovados na avaliação de Lar, mas as notas lhes demonstrarão como estão com respeito aos critérios em que precisam melhorar, para terem certeza de que até outubro já progrediram o bastante para serem aprovados em pelo menos cinco comitês, e em abril do ano seguinte em todos os seis. Isto seria muito mais útil a vocês do que receberem notas altas em abril de 2006 que não refletem com precisão como seu Lar está com relação à meta final.

148. Segue-se uma mensagem do Senhor que explica por que Ele está nos dando mais tempo para alcançar a implementação plena dos critérios para todos os comitês:

149. (Jesus: ) Minhas queridas noivas, quero que vocês despendam o tempo para examinar os últimos dois anos e ver o progresso que fizeram. Vieram de um longo trajeto e têm feito progresso sólido. Estou muito orgulhoso de cada uma de vocês porque têm agüentado firme durante este tempo de mudança e têm avançado. Fizeram os sacrifícios necessários e recuperaram sua posição como Minhas noivas do Tempo do Fim.

150. É muito importante que se lembrem disto, caso contrário quando se depararem com este próximo passo em seu fortalecimento e os resultados de sua avaliação de Lar, podem ficar desencorajados. Levando em consideração tudo que estou pedindo de vocês, e realmente exigindo de vocês, não dá para só olhar onde se encontram no presente momento; vocês precisam ver onde estavam e para onde vão e assim medir seu progresso. É assim que vejo as coisas. Vejo seu progresso e estou contente.

151. Sei que o homem é fraco. Caminhei na carne e vivi com as mesmas tentações e limitações‚ como vocês. Tive que superá-las tal como vocês precisam superá-las. E por tê-las superado, compreendo e sei das dificuldades com as quais se deparam. Embora Eu estivesse sem pecado, não era isento de batalhas, tampouco da necessidade de aprender. Não sou um Deus injusto sem compreensão alguma das suas enfermidades e fraquezas da carne. Eu entendo tudo. Sou, acima de tudo, um Deus de amor. Por amor trouxe as avaliações de Lar e o esclarecimento do padrão, e em amor permiti um ritmo no qual todos vocês podem ser fortalecidos para atingirem o padrão.

152. É por isso que quando olho para vocês Eu não julgo apenas seu estado atual. Também vejo a distáncia que já percorreram e se estão progredindo. Olho para seu esforço e crescimento. Crescimento é a palavra chave aqui. Eu não espero que vão do 0 a 100 num instante. Sei que leva tempo para crescer na mudança, e dou espaço para isso. Contanto que haja crescimento, crescimento que pode ser visto e medido e que esteja de acordo com Meu cronograma, então estou satisfeito. Se fizerem isto, não importa quais sejam suas imperfeições e faltas no momento, vocês estão indo bem no que Me diz respeito e estou orgulhoso de vocês!

153. Por que estou trazendo tudo isto à tona? É porque quero lhes explicar como guiei na implementação das avaliações de Lar, notas, e o que essas notas significam para seu Lar. A direção na qual estou guiando está no caminho do progresso fixo e fortalecimento para uma meta suprema. Minha meta é para seus Lares serem os exemplos de discipulado e os filhos de David que foram destinados a ser e que vocês querem ser. As avaliações de Lar são uma ferramenta para ajudá-los a atingir essa meta. Mas muitos de vocês não chegaram lá ainda, e para chegarem lá precisam dar passos de progresso.

154. Não posso permitir que a transigência volte a ter algum domínio na Família, e é por isso que existe a avaliação de Lar. É por isso que esclareci o padrão de discipulado da Família, e deixei claro que responsabilizarei vocês, Minhas mais queridas noivas‚ por esse padrão. Não vou oscilar nisto, porque sei que neste momento estas são as ferramentas que precisam para alcançar o padrão. Para aqueles dentre vocês que quiserem viver o discipulado da Família em sua plenitude, estas avaliações de Lar são Meu amor por vocês e algo a ser apreciado.

155. Mas na implementação das avaliações de Lar, não vou exigir de vocês nada além de sua capacidade. Sei que para alguns de vocês as avaliações tem sido uma grande coisa. Os critérios são amplos e cobrem muitas coisas. E quando se coloca tudo junto‚ pode ser avassalador. É por isso que vou gentilmente guiá-los e treiná-los para então progredirem num ritmo constante e contínuo. Quero que seu progresso seja um estilo de vida, e a única forma de atingirem essa meta é se o progresso for firme e constante.

156. Com cada avaliação sucessiva exigirei que alcancem um pouco mais alto em direção à meta suprema. Não vou usar o desvio padrão. Não vou abaixar o padrão para que seja mais fácil alcançá-lo. Não, vou manter o padrão onde está como a meta que quero que alcancem. Vou lhes dizer até quando quero que atinjam esta meta. Mas como sei que vão precisar de tempo para chegarem plenamente a esta meta em todos os sentidos, vou dar metas menores e prazos intermediários para ajudá-los a alcançar a meta geral e final.

157. Pensem nisto como um treino para uma maratona. Mesmo que estejam em boa forma e tenham corrido um bom tanto, não podem simplesmente correr uma maratona de um dia para o outro; vocês precisam de tempo para treinar. Então estabelece-se uma meta de correr uma maratona, e eventualmente em correr uma dentro de um certo número de horas. Se nunca correram uma maratona antes, sua primeira meta é completá-la independentemente de quanto tempo leve. Vocês não estão tentando correr rapidamente, querem condicionar seu corpo para correr aquela distáncia e agüentar a duração completa. De modo que treinam e estabelecem uma data designada para uma corrida, e trabalham nesse sentido.

158. Quando atingem a meta, então podem começar a traçar novas metas para diminuir a duração de sua maratona até, eventualmente, mais lá para frente, estarem prontos para correrem a corrida e atingirem sua meta suprema de tempo. Mas tudo isso leva tempo e treinamento constante, e progresso para alcançar a meta suprema. Também exige que se estabeleça muitas metas menores através das quais podem medir seu progresso. Ao terem essas metas menores não estão colocando sua meta suprema em risco; estão simplesmente sendo realistas e percebendo que para chegar de A a B precisam avançar passo a passo, destrinchar sua meta suprema em várias metas menores e atingi-las uma de cada vez.

159. Então, como se destrincha sua meta suprema com as avaliações de Lar em metas menores e as atinge uma de cada vez? Em primeiro lugar, vocês precisam saber qual é a meta suprema. Com as avaliações de Lar a meta é que cumpram os critérios de cada uma das colunas de comitê a um nível aceitável para os Lares de discipulado da Família. Em outras palavras, que tenham por nota mais de 80% em cada uma das colunas dos comitês. O prazo para isso é a avaliação dos Lares em abril de 2007. De modo que têm bem mais de um ano e duas avaliações para atingirem essa meta. Essas avaliações são seus "marcos" em direção à sua meta suprema.

160. Quando receberem suas notas na avaliação de Lar de outubro de 2005‚ poderão ver onde estão com relação a cada uma das colunas dos comitês. Alguns de vocês talvez só precisem progredir em uma ou duas colunas‚ outros em duas ou três colunas de comitês, e alguns de vocês em mais. Mas, independente de onde estejam agora mesmo‚ seu primeiro "marco" é a avaliação de Lar em abril de 2006‚ e o que precisam é se esforçar para passar por essa avaliação em pelo menos quatro colunas de comitês. Portanto, vocês precisam se sentar e avaliar de vez em quando como estão, e então identificar suas áreas fracas para atingirem a meta.

161. Se falharam em quatro colunas de comitês na avaliação em outubro de 2005, não estou pedindo que passem em todas na avaliação em abril de 2006. Estou lhes pedindo que passem em pelo menos duas delas, sem perderem terreno nas áreas em que estão bem. Não tentem fazer tudo de uma só vez. Simplesmente façam progressos sólidos em direção a cada um de seus "marcos" e perceberão que é mais fácil progredir do que pensam. Então, uma vez que passarem pela avaliação de abril e receberem suas notas, conseguirão ver onde precisam progredir em seguida e como estão indo em seu regime de treinamento, e quanto mais precisam avançar para chegarem ao próximo marco e assim por diante.

162. Meus amores, sei que vocês conseguem. Sei que são capazes de atingir o padrão da Palavra e viverem a vida de discipulado como pretendo que seja vivida. Tenho fé em vocês e estou orgulhoso de vocês e do quanto já percorreram. Vocês estão progredindo até a meta suprema‚ e se persistirem nisto, se forem realistas quanto ao que vocês podem fazer e no que podem trabalhar dentro do prazo que delimitei, quando chegar abril de 2007 estarão onde precisam estar.

163. Vocês conseguem porque estou logo aí com vocês‚ animando-os e guiando o caminho. Eu sou seu Treinador e vocês têm uma multidão de parceiros de treinamento nas hostes celestes que lhes dei. Usem-nos ao máximo e logo correrão mais longe e mais rápido do que jamais imaginaram que poderiam. Talvez essas metas pareçam completamente inatingíveis hoje, mas com dependência em Mim e no mundo do espírito, determinação‚ disciplina, trabalho duro e clamando no poder das chaves, vocês ficarão maravilhados com o que posso fazer através de vocês e a que alturas posso levantá-los. Avante, time‚ avante!

Com amor, seu treinador pessoal e técnico,

Jesus

Circunstáncias atenuantes

164. Talvez a esta altura você se pergunte: Se espera-se que os Lares, em suma, atinjam notas boas ou excelentes em cada comitê‚ então o que acontece quando acontecem coisas fora de seu controle que fazem com que recebam uma nota ruim em uma ou mais colunas de comitês?

165. Às vezes há razões legítimas para um Lar não poder cumprir com certos critérios durante um certo período de avaliação, como doenças sérias prolongadas ou um falecimento, perseguição prolongada, partida súbita de pessoal fundamental de um Lar para a qual o Lar não pode se preparar, catástrofes naturais, e outras circunstáncias e eventos além de seu controle que afetam grandemente a operação do Lar. São esses acontecimentos que denominaremos de circunstáncias atenuantes.

166. Cada questionário tem uma pergunta no final onde podem especificar qualquer circunstáncia atenuante que afetou sua capacidade de responder "sim" a várias perguntas no questionário. (Se for uma questão relacionada a uma única pergunta, então‚ por favor, coloque seus comentários na pergunta em si. Isto só se refere a assuntos pertinentes ao questionário geral.) Por exemplo, se houve uma comoção civil violenta prolongada em sua cidade durante o último mês e não puderam sair para testificar muito porque as ruas estão inseguras, afetando assim suas respostas a várias perguntas no questionário do DIT‚ isso é algo que vocês deveriam mencionar nas circunstáncias atenuantes gerais.

167. Ao revisar sua avaliação, o corpo de avaliação‚ composto de RBCs e RSs, examinará seus questionários e determinará se as circunstáncias atenuantes declaradas realmente são legítimas — o que quer dizer que são suficientes para justificar uma nota ruim para aquele comitê. Circunstáncias atenuantes não serão julgadas levianamente, pois podem servir de avenida de transigência — permitindo que Lares que não estão verdadeiramente arcando com o padrão como deveriam sejam aprovados devido a circunstáncias atenuantes que poderiam ter sido evitadas com mais oração e obediência à Palavra. De modo que será limitado a fatores extremos fora do controle do Lar ou capacidade de lidar com a situação.

168. Se as circunstáncias atenuantes forem caracterizadas como legítimas, então a nota ruim para aquele comitê não irá prejudicar vocês, o que quer dizer que se receberem notas boas nos outros comitês, serão aprovados na avaliação de Lar.

169. Por exemplo, digamos que em outubro de 2006 vocês recebam como notas 82, 87, 91, 75, 78, 93. Como não receberam notas boas ou excelentes em pelo menos cinco comitês, tecnicamente reprovariam na avaliação de Lar e passariam às conseqüências. Entretanto, usando o mesmo exemplo, se o comitê de avaliação julgar que vocês tiveram circunstáncias atenuantes legítimas que ocasionaram sua nota de 75 em um dos comitês devido a acontecimentos fora de seu controle, então essa nota ruim não contaria, e vocês ainda seriam aprovados na avaliação de Lar.

170. Então segue-se como o processo funciona: Primeiro o comitê de avaliação avalia as suas notas para ver se vocês têm suficientes notas boas ou excelentes para serem aprovados na avaliação (que depende do período de avaliação em que se encontra; em abril de 2006 serão exigidas quatro notas "bom" [ou excelente]‚ como citado acima). Se vocês não tiverem suficientes notas boas para serem aprovados na avaliação, então eles buscarão saber se vocês tiveram alguma circunstáncia atenuante legítima. Se tiverem circunstáncias atenuantes‚ elas serão avaliadas e incluídas no processo. Se não tiverem, ou se suas circunstáncias atenuantes não forem consideradas legítimas‚ então seu Lar estará sujeito às conseqüências.

Conseqüências

171. Falemos um pouco sobre o que são essas conseqüências. Quando seu Lar passar à fase de conseqüências, significa que seus pastores regionais avaliarão seu Lar e decidirão quais deveriam ser as conseqüências por vocês terem sído reprovados na avaliação de Lar. A esta altura eles já consideraram as circunstáncias atenuantes‚ portanto, na fase de conseqüências eles estarão avaliando outros fatores.

172. Eles avaliarão suas notas e em quantos comitês vocês receberam uma nota ruim e que notas são essas. Por exemplo, um Lar em abril de 2006 (onde quatro notas boas se fazem necessárias para ser-se aprovado) que recebe notas de 82, 87, 93, 79, 75, 78, está consideravelmente, no geral‚ melhor do que um Lar que recebe notas de 82‚ 80, 80, 71, 62, 58, embora ambos os Lares foram aprovados em três comitês e faliram em três. No primeiro, o Lar por pouco reprova em dois dos três comitês que falhou. No posterior, o Lar recebeu notas bastante baixas em dois comitês e mal foi aprovado nos três comitês que passou.

173. Eles vão avaliar suas notas de avaliações passadas. Se seu Lar tem sido aprovado nas últimas duas avaliações com ótimas notas e nesta avaliação em particular caíram no seu padrão um pouco é uma situação muito diferente do que um Lar que mal tem passado, ou que até tem estado aquém do padrão, nas últimas duas avaliações. Eles também avaliarão o progresso feito nos comitês em particular. Usando o exemplo anterior, talvez vocês receberam três notas ruins de 79, 75, 78, mas na avaliação anterior suas notas foram de 59, 65, 72 nesses mesmos três comitês. As notas de seu Lar ainda são ruins, mas fizeram muito progresso.

174. Eles vão avaliar se, depois de avaliações de Lar anteriores, vocês receberam advertências ou foram colocados em Suspensão Condicional por fracassar nos critérios.

175. Eles vão avaliar os próprios questionários e que respostas levaram a uma nota baixa para seu Lar.

176. Eles, é claro, buscarão ao Senhor para receberem Seus conselhos sobre o estado de seu Lar.

177. Tendo feito isso, os RSs decidirão se seu Lar receberá uma das seguintes conseqüências:

•Serem aprovados com uma advertência de que seu Lar precisa melhorar na área fraca em particular até a próxima avaliação ou sua classificação poderá estar ameaçada.

•Colocar seu Lar em Suspensão Condicional. De acordo com os procedimentos de SC‚ isto quer dizer que os RSs lhes dariam pontos específicos que precisam ser retificados dentro de 60 dias para saírem da Suspensão Condicional. Se seu Lar não retificar os pontos fracos, então sua classificação FD estará ameaçada.

•Reclassificar seu Lar para MM.

•Reclassificar seu Lar para FM. (Isto deveria ser raro. Geralmente um Lar FD iria para MM, a menos que este não satisfaça o padrão MM.)

178. Como podem ver, os RSs têm várias opções. Em alguns casos‚ será uma decisão difícil quanto a que conseqüência um Lar em particular deve sofrer por ser reprovado na avaliação de Lar, e seus RSs vão precisar buscar o Senhor com relação à Sua vontade em cada caso. Há muitos fatores e muitos possíveis cenários para se propor uma lista de regras exaustiva por meio da qual se um Lar tirar tal e tal nota então receberá uma SC em vez de uma advertência, etc. Em cada caso precisará ser uma decisão guiada pelo Espírito, então, por favor, orem pelos seus RSs, pois a responsabilidade é pesada e difícil. Eles — e Mamãe e eu — amamos vocês e queremos fazer todo o possível para ajudá-los a manter sua classificação FD, se essa for a vontade de Deus para vocês. Mas por outro lado eles têm a responsabilidade de manter o padrão e não permitir que concessões entrem nas fileiras, para poderem proteger o futuro da Família e nosso ministério do Tempo do Fim como um todo.

Comitê e processo de avaliação

179. Agora vamos voltar um pouco e dar uma olhada no procedimento de avaliação que acontece antes de receberem suas seis notas (uma para cada comitê) e pontuação geral dizendo se foram aprovados ou não. Como sabem‚ quando terminam de preencher seus questionários, vocês os transferem para o site de avaliação de Lar (ou os enviam a seu RD se não puderem acessar o site). A esta altura, os questionários para cada comitê são enviados para os seus RBCs. Então, por exemplo, o presidente regional de RP da África vai receber todos os questionários do comitê de RP dos Lares na África. O presidente regional de cada comitê verá como você respondeu às perguntas e decidirá, baseado na informação que lhes for disponibilizada, se na opinião deles, seu Lar se julgou com precisão. Tanto nas avaliações em abril de 2005 como em outubro de 2005, os presidentes regionais acharam que alguns Lares se julgaram com muita dureza em alguns questionários enquanto outros Lares foram muito generosos consigo mesmos. Eles também se depararam com vários casos onde a resposta de um Lar fora inexata, pois obviamente não haviam entendido corretamente a pergunta.

180. O programa de avaliação de Lar gera uma nota baseada nas respostas de seu Lar, usando os critérios de notas estabelecidos pelos comitês internacionais. Esta nota é disponibilizada ao presidente regional para revisar seu arquivo. Eles têm a oportunidade de mudar algumas de suas respostas se, em casos como foi mencionado, acharem que vocês foram muito severos ou muito generosos em seu julgamento, ou onde compreenderam mal. Suas respostas originais às perguntas são guardadas, junto às mudanças dos presidentes regionais e sua explicação de por que sugeriram uma mudança de nota para aquela pergunta. Aí então uma segunda nota para seu Lar é calculada pelo programa. Portanto, os presidentes regionais não mudam simplesmente sua nota arbitrariamente, mas mudam as respostas que eles consideram inexatas, de modo que o programa gera uma nota nova baseada nas mesmas fórmulas pelas quais calculou sua nota original. Cada vez que os presidentes regionais mudam uma de suas respostas, eles precisam incluir uma explicação do por quê fizeram isso.

181. Depois que terminarem de revisar seu questionário relativo a cada comitê, ele conterá a seguinte informação: Suas respostas iniciais e sua nota geral inicial, junto com qualquer comentário que tenham feito no questionário; quaisquer alterações que os presidentes regionais venham a fazer nas suas respostas e à nova nota gerada como resultado; qualquer comentário acrescido por eles. Toda esta informação é então passada aos seus pastores regionais (RSs), que juntos vão revisar os questionários dos seis comitês.

182. O papel do grupo de RSs no processo de avaliação compreende duas coisas. Primeiro, eles agem como salvaguardas para os presidentes regionais‚ examinando cada uma das mudanças que fizeram em seus questionários originais, lendo os comentários dos presidentes regionais, e depois decidindo se aceitam cada mudança feita por eles, se deixam sua resposta original a uma certa pergunta, ou mudam a resposta a qualquer outra coisa baseado em outra informação que possam ter. Tendo passado pelas mudanças dos presidentes regionais e aceitando-as ou rejeitado-as, o computador então calcula sua nota final, mais uma vez usando a mesma fórmula que gerou sua nota original. (Então, por exemplo, se responderam "sim" a todas as perguntas e esperavam uma nota de 100%, mas receberam 92%, é porque seu presidente regional mudou algumas respostas e os RSs concordaram com tais mudanças.)

183. Tal como acontece com os presidentes regionais, os RSs não podem simplesmente mudar sua nota geral. Se o computador gerar uma nota de 78%‚ baseado nas suas respostas, então nem os presidentes regionais nem os RSs podem decidir simplesmente mudar sua nota para 82% porque sentem que vocês deveriam receber uma nota melhor para aquele comitê. Em vez disso, eles precisariam examinar as respostas às perguntas e ver se vocês responderam alguma coisa incorreta ou de forma imprecisa. Se for esse o caso, eles podem mudar as respostas e automaticamente será gerada uma nova nota. Se eles acharem que vocês responderam a tudo corretamente, então a nota original permanecerá.

184. Assim que os RSs revisarem as mudanças dos presidentes regionais e suas notas finais forem calculadas, o segundo passo dos RSs no processo de avaliação é ver qualquer circunstáncia atenuante‚ como explicado anteriormente. Então, para qualquer Lar que passar às conseqüências como resultado de notas ruins, os RSs decidirão quais serão as conseqüências.

185. Caso os presidentes regionais e RSs façam alterações no seu questionário e isso resulte em aumento ou diminuição significativo em sua nota final‚ eles provavelmente lhes informarão a razão de tais modificações. Talvez também se comuniquem em relação ao seu questionário‚ ou lhes enviem conselho com relação às áreas em que talvez devam se concentrar para melhorarem sua nota, ou esclarecer perguntas que aparentemente compreenderam mal, etc. As notas que vocês acabaram de receber da avaliação de Lar em outubro de 2005 serão consideradas finais. Lembrem-se, porém, que não são passíveis de conseqüências; ou seja, o seu Lar em nenhum caso passará às conseqüências neste momento. Então, embora esteja bem escrever para os presidentes regionais pedindo esclarecimentos quanto a mudanças que tenham feito ou comentários que lhes enviaram, por favor, não peçam para alterarem suas notas. Obrigado!

186. Por favor, levem também em consideração que a pontuação dos Lares continua a ser um trabalho em desenvolvimento. É provável que com cada período de avaliação as perguntas dos questionários, como também as fórmulas de pontuação, continuem sendo ajustadas por parte dos comitês internacionais para nos certificarmos que acertam o alvo e refletem o padrão dos critérios o melhor possível, como também para manter os questionários atualizados, esclarecê-los e facilitar ao máximo o seu preenchimento. As mudanças nos questionários entre outubro de 2005 e abril de 2006 provavelmente não serão tão importantes quanto as que vocês podem ter notado nos questionários de abril de 2005 e outubro de 2005 em alguns comitês, mas modificações menores podem continuar a ser feitas a cada avaliação.

Em suma

187. Expliquei bastante informação neste aviso, e vocês talvez estejam um pouco confusos em alguns pontos, então farei um breve resumo dos pontos principais.

•Quando submeterem seus questionários preenchidos, uma pontuação inicial é gerada para cada questionário, usando-se as políticas de pontuação criadas pelos comitês internacionais.

•Seus questionários são revisados pelos seus RBCs (cada um avalia os questionários para seu comitê em particular), e fazem mudanças se sentirem que o Lar respondeu a alguma pergunta incorretamente. O computador então gera uma nota nova baseada nestas mudanças.

•Os RSs então revisam as mudanças dos RBCs e decidem então se deixam suas respostas originais ou aceitam as mudanças efetuadas pelos RBCs. Baseado nisso, o computador gera sua nota final para cada comitê.

•Seu Lar então recebe (pelo Escritório Regional) as seis notas finais dos comitês, cada uma expressa como uma porcentagem. (Pode ser que também recebam comentários de seus RBCs ou RSs em seus questionários.)

•Uma nota de 80% ou mais em um questionário significa que foi aprovado naquele comitê em particular: 80% a 89% é considerado uma nota boa, e 90% ou mais uma nota excelente.

•Uma nota abaixo de 80% é considerada uma nota ruim e quer dizer que você reprovou no questionário daquele comitê em particular.

•A nota geral que seu Lar receberá será um aprovado ou reprovado baseado na quantidade de comitês nos quais receberam notas boas/excelentes ou ruins.

•Na avaliação em abril de 2006, seu Lar será aprovado na avaliação de Lar se tirar nota boa/excelente em quatro ou mais comitês, com uma exceção: Se seu Lar receber nota abaixo de 50% em qualquer questionário então não será aprovado na avaliação.

•Na avaliação em outubro de 2006, seu Lar será aprovado na avaliação de Lar se tirar nota boa/excelente em cinco ou mais comitês, com uma exceção: Se seu Lar receber uma nota abaixo de 50% em qualquer questionário, então não passará na avaliação.

•Na avaliação em abril de 2007 (e depois), seu Lar precisará tirar nota boa/excelente em todos os seis comitês para ser aprovado na avaliação de Lar.

•Se receberem suficientes notas baixas de modo que são reprovados na avaliação de Lar, então seus RSs avaliarão quaisquer circunstáncias atenuantes que resultaram em suas notas baixas. Se eles julgarem que as circunstáncias atenuantes são válidas, então as notas baixas provenientes dessas circunstáncias atenuantes não vão prejudicá-los‚ ou seja, seu Lar passaria na avaliação (desde que o resto de suas notas não afetadas pelas circunstáncias atenuantes sejam boas ou excelentes, é claro).

•Uma vez que as circunstáncias atenuantes foram avaliadas, se suas notas baixas continuarem‚ então seu Lar passará às conseqüências.

•Se seu Lar passar às conseqüências, então seus RSs avaliarão melhor suas notas atuais e as respostas em seus questionários, como também as notas de seu Lar em revisões anteriores, e qualquer outra informação que lhes estiver disponível, e decidirão por meio de conselho e ouvindo o Senhor com relação a quais devem ser as conseqüên-cias. Conseqüências incluem aprovar seu Lar com uma advertência, colocar seu Lar em Suspensão Condicional, ou reclassificar seu Lar para MM ou FM.

Por que precisam saber disto agora

188. Considerando que a avaliação de Lar em outubro não tinha conseqüências, vocês talvez se perguntem por que precisam ter conhecimento de todas essas informações neste aviso. A razão é porque precisam saber o que será esperado de vocês na avaliação em abril de 2006 para que possam começar a planejar e se preparar para isto adequadamente.

189. Vejam suas notas da avaliação em outubro de 2005‚ as que acabaram de receber (ou que receberão em breve)‚ e julgue-as pelo padrão de abril de 2006 e vejam como teriam se saído caso a avaliação de outubro tivesse conseqüências. Se tivessem falhado nessa avaliação caso houvesse conseqüências, então sabem em que áreas precisam trabalhar para se certificarem de ser aprovados na avaliação em abril de 2006. Por outro lado, se as notas de sua avaliação de outubro mostram que teriam passado na avaliação em abril de 2006, então podem fixar seus olhos em alcançar o padrão de outubro de 2006 ou abril de 2007.

190. Lembrem–se: Não percam tempo simplesmente porque sua classificação FD não está em jogo no momento‚ achando que têm tempo antes de precisarem cair na real e atingir o padrão. Comecem hoje, lidando com suas áreas fracas uma a uma, para não terem que fazer um intensivão quando chegar a hora da prova!

Corra a carreira e vença!

191. Para encerrar, seguem-se alguns conselhos e encorajamento que o Senhor deu quando Lhe perguntamos sobre avaliação de Lar, e em particular quanto à meta de atingirem uma nota boa ou excelente em cada comitê, e sobre o cronograma para ajudar cada Lar a atingir esta meta tal como foi delineada neste aviso.

192. (Jesus:) As avaliações de Lar não têm por propósito serem um sistema para se comparar aos outros; tem-se por intuito serem uma fórmula para cada Lar medir sua colocação e posição contra o padrão de discipulado‚ e lhes dar uma visão quanto ao que trabalhar em seguida. Antes de tudo é importante compreender que a pontuação da avaliação de Lar não serve para criar uma competição inter-Lares. Serve para cada Lar avaliar individualmente onde estão em relação ao padrão esperado. Essa é a razão para a revisão de Lares — para dar aos Lares uma imagem de si mesmos, dar-lhes um reflexo de seu trabalho e mostrar quão de perto estão vivendo o espírito da Palavra e do discipulado da Família.

193. Sempre haverá áreas em qualquer Lar que precisa de ajuda ou melhoria, e essas áreas provavelmente mudarão de período de avaliação a período de avaliação como resultado de eventos nos seis meses anteriores e das diferentes áreas em que o Lar precisou enfocar. Lares da Família sempre terão prioridades diferentes em momentos diferentes‚ focalizando-se nas condições variáveis e necessidades do momento. Pode ser que em determinado momento um Lar invista grandemente na testificação, mais tarde em suas crianças e na educação‚ durante outros meses pode ser que haja envolvimento em acampamentos para JETTs ou projetos de comitês, ou noutro momento o envolvimento seja com alguma medida proativa de RP. Mas durante cada um desses períodos de tempo, quer sejam semanas ou meses, compreende-se que seja dada menos atenção a outras áreas da vida e do trabalho do Lar, e pode haver algumas coisas que saem um pouco dos eixos. De modo que haverá flutuações de período de avaliação em período de avaliação. Isso é compreensível.

194. Mas à medida que um Lar cresce e cuida do seu trabalho geral, sua presença no mundo ao seu redor, e o progresso equilibrado em todas as áreas‚ eles não só ficarão mais fortes em cada área, mas também ficarão mais peritos em manter o equilíbrio em todos os comitês ainda que focalizem primordialmente em um ou em outro. É um pouco como uma apresentação de malabarismo e leva tempo para se profissionalizar, tal como acontece com qualquer outra coisa. É preciso edificar uma equipe — uma equipe focalizada, unida e vencedora que trabalha junta onde os membros ajudam-se uns aos outros; uma equipe que consegue ver as áreas nas quais precisam de atenção e se adaptam àquela necessidade, sem deixar as outras necessidades por fazer. Leva tempo formar esse tipo de equipe, e o sistema de pontuação da avaliação de Lar tem por intuito ajudar ao refletir para o Lar uma imagem de como estão para que saibam ao que precisam prestar mais atenção.

195. Haverá circunstáncias atenuantes sob forma de acontecimentos imprevistos para os quais não poderiam estar preparados, coisas que influenciam o Lar e o que ele pode fazer ou desempenhar num certo período de tempo. Estas coisas acontecem por muitas razões e podem afetar grandemente um Lar e como ele se sai na avaliação — e tais circunstáncias serão consideradas no resultado final na nota da avaliação. Mas o ponto aqui é que apesar dos altos e baixos no desenvolvimento, ou nas circunstáncias que afetam as notas, que os Lares estejam crescendo e se fortalecendo. Eles ainda deveriam lidar com o leque de coisas que têm a fazer e com o padrão geral que precisam manter e, embora agora seja necessário mais tempo do que se esperava originalmente para compreenderem isto em sua totalidade e aprender a lidar com todas essas coisas, o fortalecimento está acontecendo e é maravilhoso de se ver.

196. Você pergunta como encorajar um progresso sólido na direção certa enquanto os Lares ainda estão nas fases de condicionamento e construção, e como avaliar sem floreados ou o uso do desvio padrão para assim refletir uma imagem precisa para cada período de avaliação e permitir um fortalecimento contínuo. Isto pode ser feito ao diminuir as expectativas do que constituirá um cumulativo de notas até os Lares chegarem ao desejado patamar de profissionalismo. Não estou falando de ajustar o padrão, mas de qualificar o que será esperado nos resultados da avaliação. Isto pode ser feito ao criar-se um sistema de notas de expectativas maiores a cada período de avaliação entre agora e abril de 2007.

197. A meta final não será alterada durante estas avaliações interinas; os Lares ainda serão julgados de acordo com o padrão de abril de 2007, mas menos será esperado deles durante as avaliações interinas. Assim, quando chegar a avaliação em abril de 2007, deveria se esperar que Lares atinjam o padrão profissional. A avaliação em outubro de 2005 não teve conseqüências, mas a de abril de 2006 terá. Aí a coisa começa para valer e haverá conseqüências para o fracasso, embora as expectativas sejam mais baixas do que a meta final. As expectativas para a avaliação seguinte em outubro de 2006 precisa ser um pouco mais alta, e em abril de 2007 a avaliação refletirá o nível que deveria ser esperado dos Lares.

198. Este aumento gradativo de expectativas nas próximas revisões ajudará a aliviar um pouco a tensão que os Lares estão sentindo como resultado do sistema de avaliação de Lar. Claro que haverá um pouco de pressão; isso é inevitável, pois as exigências estão aumentando e os Lares precisam enfrentar os desafios vindouros à altura. Mas não quero que se preocupem desnecessariamente, tampouco quero colocar de repente a maçaneta tão alta que ninguém consegue alcançá-la. O propósito não é dificultar as coisas demais. Quero que a Família tenha paz com relação às avaliações e que estejam genuinamente contentes com o seu propósito e pelo progresso que se observarão fazendo. A idéia é fortalecer, não eliminar. A idéia é edificar, não derribar. A idéia é se tornar profissionais no que a Família faz de melhor, ou seja, serem discípulos de amor, e isso exige o mesmo tempo, trabalho, dedicação e condicionamento necessário de qualquer profissional independente de sua especialização.

199. Tenho fé na Família. Sei que estarão à altura dos desafios. Sei que com cada avaliação que se passa eles vão cavalgar cada vez mais alto e saltarão acima da próxima barreira, e por cima da próxima‚ até poderem saltar cada barreira‚ cada obstáculo que enfrentarem sem interromper o ritmo nem perder o momentum até chegarem na linha de chegada — no glorioso dia em que voltarei — tendo corrido a carreira e vencido! (Fim da mensagem.)

200. Mamãe e eu sabemos que vocês podem correr a carreira e vencer, e estamos orando por vocês enquanto lutam para atingirem essa meta. E se estiverem se sentindo fracos ou desanimados ao olharem para suas notas da avaliação de Lar em outubro de 2005, e sentirem que têm muito chão pela frente, por favor, não se desesperem. É como o Senhor disse, vocês agora estão na fase de "condicionamento e construção", e tampouco o Senhor nem nós esperamos que passem agora mesmo em todos os comitês. Na verdade‚ se receberam uma nota ruim em alguns comitês agora, não há nada com o que se alarmarem. Isso quase que faz parte do processo, e vocês têm tempo para trabalhar nas áreas nas quais estão fracos e melhorar. Por favor, usem este tempo com sabedoria, e invoquem as chaves de progresso, vitória e união à medida que sua equipe vencedora enfrenta junta os desafios que os aguardam!

201. Sabemos que vocês conseguem, querida Família, porque o Senhor disse que vocês conseguem fazer isto — com a ajuda dEle! Estamos todos juntos nisto. Mamãe e eu estamos lutando ao seu lado em oração, e apoiando-os durante este tempo de grandes mudanças, avanço e fortalecimento! Por favor, agüentem firmes aí e não cedam às preocupações ou temores. Manejem a invencível arma do louvor sempre que o Diabo os tentar a sentirem-se derrotados ou desencorajados.

Nós os amamos. Estamos muito orgulhosos de vocês.

Com muito amor em nosso Marido,

Peter

Aviso Nº 19

Assunto: Lista atualizada de presidentes de comitês internacionais

10 de Janeiro de 2006

Querida Família,

202. Feliz Ano Novo! Nós os amamos e estamos muito gratos por cada um de vocês e por sua fidelidade, amor, dedicação e interesse pela Palavra e pelas coisas do espírito‚ que faz de vocês os discípulos maravilhosos que são.

203. Oramos para que as notícias e informação publicadas em "O Ano do Fortalecimento" (CdM 3577, BN 1163) tenham sido uma inspiração e encorajamento para vocês, ao verem quanto vocês e toda a Família no mundo têm feito pelo Senhor! Mamãe e eu estamos muito orgulhosos de vocês e louvamos o nosso maravilhoso Marido por podermos servi-lO junto com vocês. Não vemos a hora de testemunhar o cumprimento das Suas promessas para este novo ano e de conquistarmos maiores vitórias juntos!

204. Vocês talvez se lembrem que em "O Ano de Fortalecimento" foi mencionado que os WS estavam passando por algumas mudanças. Há uns meses, o Senhor orientou Mamãe e eu a reavaliarmos a estrutura dos WS , tanto para enxugar as operações que os departamentos dos WS fornecem à Família como para suprir a crescente necessidade por mais ajuda e pessoal nos WS que possa efetivar no nível internacional as decisões e metas dos comitês.

205. Estamos no processo de efetivar o conselho do Senhor‚ o que resultou em várias mudanças nos WS. Uma meta é criarmos equipes dentro dos WS que ajudam cada comitê internacional, fortalecendo assim todo o comitê, pelo fato de dispor de mais pessoas para ajudá-lo a alcançar suas metas e realizar seus projetos. O novo pessoal que passar a participar das equipes de comitês não serão necessariamente membros desses comitês, mas trabalharão junto com os presidentes internacionais para ajudar a cumprir o decidido por cada comitê especificamente.

206. No momento, as "equipes de comitês" ainda são bem pequenas, já que os WS continuam com as suas antigas responsabilidades e serviços. Mas oramos para que o fato de termos mais gente ajudando alivie a carga de trabalho dos presidentes internacionais e também possibilitem que‚ com o tempo se realize mais à medida que as equipes de comitês forem aumentando. Esperamos que cada presidente internacional tenha uma equipe sólida com a qual trabalhar que assuma os vários projetos e iniciativas que o Senhor está sugerindo aos comitês. Ficaríamos muito gratos por suas orações por tudo isso.

207. Temos apenas um certo número de pessoas nos WS, portanto essas modificações afetaram as responsabilidades de alguns presidentes internacionais. O Senhor deu a entender que alguns deles seriam mais úteis em outras colunas ou deveriam até mudar de ministério, portanto fizemos algumas mudanças de acordo com a necessidade. As pessoas que mudaram de ministério aceitaram alegremente suas novas responsabilidades. Deus as abençoe, pois desempenham funções vitais em seus novos cargos.

208. Segue-se uma relação mostrando as mudanças feitas no nível de presidentes internacionais de comitês e as pessoas que ocupam esse cargo no momento:

Presidente Internacional do DIT: Francis

Presidente Internacional do RP: Matthew (que antes era co-presidente com Andrew, que agora faz parte do comitê de TP)

Presidente Internacional do JTA: Nathaniel

Presidente Internacional do TP: Misty (que antes era co-presidente com Joy, que agora está ajudando em outros serviços)

Presidente Internacional de PFE/DEF: Dawn/Julie

209. Mamãe e eu estamos muito gratos por suas orações conforme efetuamos essas mudanças para melhor servi-los e fazermos nossa parte para ajudar a Família a ingressar no futuro lado a lado com vocês, seguindo o nosso Marido e Comandante a cada passo do caminho.

210. "Tomem posse das chaves com plena fé e entrem com ousadia e coragem na luz de um novo dia!"

Nós os amamos muito e oramos por vocês.

Com muito amor, Peter

Notícias No 20

Assuntos:

Cúpula 2006

Conselho de Políticas da Família (FPC)

Não teremos mais Conselhos Continentais

Não temos mais representantes internacionais dos comitês

Reuniões dos comitês internacionais em 2006

Nomeação de uma nova RS

Notícias sobre a Carta Magna online

Finanças da Família

27 de Junho de 2006

Queridíssima Família,

211. Mamãe e eu amamos vocês e oramos por vocês cada dia! Nós vibramos com todos os testemunhos do que o Senhor está realizando através de vocês ao trabalharmos juntos para ganhar o mundo para Ele, como também os relatos pessoais de vitórias e mudanças que Ele tem efetuado em suas vidas.

212. Estamos orgulhosos de vocês pela sua diligência ao lerem e estudarem o Vinho Novo e aplicá-lo a suas vidas, e então ensinar outros a fazerem o mesmo. Isso é que é ser um discípulo e "fazer discípulos de todas as nações"!

213. Mamãe e eu oramos que a visão e o conselho dado na BN "Nosso Plano de Pré–Ataque" (CdM 3600) vai tanto inspirá-los como deixá-los desafiados! Estamos esperando com ansiedade o futuro como também ver o progresso e o crescimento que o Senhor dará à Família como um todo, como também trará à vida de cada um de nós, nesses próximos 18 meses. Ao passo que obedecermos ao conselho do nosso Marido, ficaremos mais forte em espírito, um bando mais coeso‚ e uma força espiritual lutadora digna de nota.

214. Neste aviso, quero compartilhar com vocês uma série de pontos relacionados aos negócios e administração da Família, como também algumas mudanças que o Senhor nos guiou a fazer. Oro que esta informação seja uma bênção para vocês.

215. Antes de qualquer coisa‚ quero lhes dar um apanhado geral das recentes reuniões de Cúpula e dos comitês internacionais.

Cúpula 2006

216. A Cúpula 2006 ocorreu no México, e contou com a participação de Mamãe e eu‚ 39 RSs (Sweetie não póde comparecer devido a problemas de saúde, e Nora [de Gabe] teve seu primeiro bebê, Kiara Tarine‚ nesta ocasião), os presidentes dos comitês internacionais e outros membros dos WS, uma equipe de apoio maravilhosa, e um neném (Kylan, seis meses, de Mark e Nicole), formando um total de 61 pessoas.

217. A Cúpula durou duas semanas e meia (de 1 a 17 de março), e durante este tempo tivemos reuniões de um subcomitê de Conselho de Políticas da Família nas quais discutimos e oramos acerca de uma série de assuntos que envolviam os negócios e administração da Família.

218. Mamãe e eu tivemos sete reuniões ou aulas com os RSs, duas das quais foram aulas dadas por Mamãe em que ela compartilhou uma série de lições, jóias e mensagens com os RSs. (Vários assuntos que Mamãe abordou com os RSs são coisas que o Senhor colocou em seu coração para compartilhar com todos vocês, de modo que ela agora está ocupada recebendo mais conselhos do Senhor e compilando-os em BNs para vocês.) A reunião "O Estado da Nação!", que eu guiei, abrangeu uma recapitulação dos últimos dois anos e meio de "tempo de guerra" desde a Cúpula de 2003, as vitórias ganhas e as mudanças efetuadas na Família, como também algumas das metas que o Senhor nos deu como parte da preparação para o futuro. (Ver "Nosso Plano de Pré-Ataque", BN 1177, para mais informações sobre isto.)

219. Mamãe e eu também passamos tempo pessoal com os RSs, e tivemos jantares mais privados com grupos de seis a sete pessoas por vez. Esses momentos de convívio pessoal foram muito especiais para Mamãe e eu. Os RSs têm levado uma carga muito pesada e difícil ao longo dos últimos dois anos e meio de tempo de guerra ajudando a salvar a Família e levando a cabo a reestruturação da Família. Eles tiveram que fazer muitos sacrifícios pessoais para isso, e Mamãe e eu ficamos muito contentes pela oportunidade de elogiá-los e apreciá-los pessoalmente pelo trabalho maravilhoso que fizeram pela Família. Deus os abençoe! Não teríamos conseguido sem eles, e sem vocês, querida Família, fazendo também o que lhes cabia.

Conselho de Políticas da Família (FPC)

220. Como explicamos no Manual dos Comitês da Família, o FPC (segundo sigla em inglês) é formado pelos RSs, os IBCs, e alguns outros membros dos WS que Mamãe e eu nomeamos para o FPC. O FPC serve como um conselho de consultoria para Mamãe e eu no tocante ao governo da Família.

221. Há sempre uma lista bastante longa de assuntos relacionados às políticas da Família e negócios para discutirmos, e é esse um dos propósitos das reuniões de Cúpula — para que possamos falar pessoalmente com a liderança de topo da Família, discutirmos e orarmos sobre os maiores pontos e questões da Família.

222. Durante Cúpulas anteriores‚ a maior parte das discussões do FPC envolvia todo o corpo do FPC (formado geralmente de aproximadamente 50 ou mais pessoas). Na reunião de Cúpula 2006, o Senhor nos guiou a dividir em subcomitês menores em grupos de 10 a 14 pessoas, que ficaram responsáveis por discutir e orar sobre o ponto do qual o FPC os incumbiu e apresentar uma proposta inicial para todo o FPC para mais discussão‚ oração e voto (através de um comitê de discussão num website).

223. Um dos motivos que o Senhor nos mostrou para usarmos este método durante a Cúpula foi porque seria mais eficiente em termos de tempo, nos permitindo ter várias reuniões simultaneamente, e portanto discutirmos mais tópicos em menos tempo, suprindo ainda assim uma avenida (através do comitê de discussão no website) para cada membro do FPC considerar e comentar com oração a respeito das propostas, e para que esses comentários fossem incorporados, antes de ser puxado um voto final. Além disso, cada proposta foi trazida perante o Senhor para Sua confirmação por pelo menos dois canais, como também para recebermos mais conselhos que Ele pudesse ter com relação ao assunto.

224. Mamãe e eu estamos muito gratos pelo tempo, concentração, enfoque e oração que cada membro do FPC dispensou aos assuntos discutidos. Acreditarmos firmemente que "na multidão de conselheiros há sabedoria" (Pro. 24:6), e estamos agradecidos por termos uma base tão ampla de conselheiros sábios e guiados pela oração e pelo espírito.

225. Finalizamos duas mudanças de política durante a Cúpula que gostaríamos de anunciar aqui. (Mais mudanças em nossas políticas serão anunciadas via BNs‚ NUHs ou avisos dos WS, e constarão na nova Carta Magna.)

Nº1: Não teremos mais Conselhos Continentais

226. No começo da estrutura de comitês, a Família foi geograficamente dividida em 12 regiões; antes disso, era dividida em cinco regiões continentais. As regiões continentais eram supervisadas pelos Conselhos Continentais, que formavam todas as regiões continentais dos RSs.

227. Nos últimos anos, as regiões‚ que eram supervisadas pelos RSs residentes nelas, assumiram virtualmente todas as responsabilidades a nível regional que costumavam ser cuidadas pelos Conselhos Continentais. Portando, o FPC concluiu que seria melhor não termos mais os Conselhos Continentais e passarmos essas responsabilidades oficialmente para os pastores regionais. Portanto, não existem mais Conselhos Continentais. Esta mudança constará na nova versão da Carta Magna na qual estamos trabalhando no momento.

Nº 2: Não temos mais representantes internacionais dos comitês

228. Uma vez que concordamos que o Conselho Continental não era mais necessário, discutimos se seria necessário termos representantes internacionais dos comitês. (Anteriormente, o comitê internacional de cada coluna era formado por um RBC de cada região continental, selecionados pelos Conselhos Continentais, como também pelos IBCs, e alguns membros adicionais nomeados pela Mamãe e eu.)

229. O FPC concluiu, e Mamãe e eu concordamos, que os representantes internacionais dos comitês não são mais necessários, e que cada comitê internacional agora consistirá oficialmente dos IBC e todos os RBCs desta coluna, e mais qualquer pessoa que Mamãe e eu nomeemos.

Reuniões dos comitês internacionais em 2006

230. As reuniões dos comitês internacionais (IB) (todos os comitês internacionais se reuniram ao mesmo tempo) foram no mesmo local da Cúpula, e duraram duas semanas e meia (de 18 de março a 3 de abril). Durante as reuniões do IB, 50 RBCs, mais 2 bebês‚ 2 ajudantes e 9 pessoas dos WS (membros dos comitês internacionais e secretários dos comitês) se uniram a nós no local‚ perfazendo um grande total de 124 pessoas.

231. Os IBCs cuidaram da organização, planejamento e presidiram suas respectivas reuniões de IB, como seria para acontecer caso as reuniões de IB ocorressem em outro período ou local.

232. Mamãe e eu não nos envolvemos pessoalmente nas reuniões de comitê internacional, a não ser em duas reuniões que tivemos com os RBCs: reunião de introdução, na qual compartilhamos com os RBCs um panorama geral das metas que o Senhor nos deu de consolidarmos, treinarmos e fortalecermos a Família num período de 18 meses, e para passarmos os agradecimentos tanto de Mamãe como meu a cada um deles por tudo o que fizeram para ajudar a Família a fazer progressos; e uma aula de Mamãe para os RBCs que nos ajudou muito a aumentar nossa visão sobre a alegria do Senhor, e como resgatá-la se a perdeu. (Assuntos e conselhos cobertos nesta aula também estarão saindo em breve via BN, se Deus quiser.)

233. Os comitês internacionais tiveram reuniões diárias, progrediram nas suas agendas, e tomaram inúmeras decisões — muitas relacionadas à criar e prover treinamento para a Família. Foi um trabalho monumental enquanto ainda no local, e também gerou muito trabalho do qual eles terão que cuidar nos próximos 18 meses‚ para prepararem a Família para a vindoura ofensiva.

234. No passado, Mamãe e eu, e os RSs teríamos tentado calcular tudo. Estamos muito gratos pela estrutura dos comitês, e por cada uma das principais colunas da vida na Família poder receber atenção individualizada, graças àqueles dentre vocês que estão nos comitês, quer nacionais, regionais ou internacionais‚ e que possibilitam isso, como também todos vocês, nossa Família, pelas suas boas idéias‚ input, orações e apoio.

Nomeação de uma nova RS

235. Mais para o final das reuniões dos comitês internacionais, Mamãe e eu nomeamos uma nova RS, a querida Nicole (ASG, de Mark, que também é um RS) em Taiwan. Nicole participou das reuniões de Cúpula/IB como uma candidata potencial a RS principiante e o Senhor confirmou para Mamãe e eu que era a Sua vontade que pedíssemos a Nicole para assumir o ministério e responsabilidade de RS principiante. Nicole aceitou a oferta, Deus a abençoe. Estamos gratos pela sua disposição em assumir o trabalho de RS‚ e acreditamos que ela será uma grande bênção para vocês, nossa Família na região ACTON, como também para seus colegas de trabalho, Mamãe e eu. Muito obrigado pelo seu apoio e orações por ela e todos os RSs.

236. (Obs.: Nós agora contamos com 42 RSs — 23 APGs e 19 ASGs. Nove desses RS foram nomeados neste último ano.)

Notícias sobre a Carta Magna online

237. Vocês já ouviram várias vezes que a nova Carta Magna atualizada sairá "em breve", e ela ainda sairá! Entendemos como é importante enviá-la a vocês, e o comitê da Carta Magna dos WS e outros têm dado duro neste projeto, pois o que a princípio parecia algo bastante simples evoluiu para algo muito além do que antecipamos.

238. Com a reestruturação da Família dos últimos dois anos e as muitas mudanças resultantes disto na estrutura de governo da Família, surgiram vários pontos a serem acrescentados, mudados ou trabalhados. Por exemplo, tivemos que atualizar a antiga terminologia, mudar coisas como "CO" para "RS"; eliminar supervisores regionais e acrescentar técnicos; mudar equipes de pastores do Lar para Conselho Executivo; retirar todas as referências ao velho CRAT — que não tinha sequer entrada na versão impressa da Carta Magna; e acrescentar SDs e RDs; incluir explicações com relação aos monitores de critério, os critérios dos comitês, as revisões de Lar, e mais.

239. Todas as cláusulas e seções da Carta Magna relativas a isso tiveram que ser atualizadas para refletir a Família atual, e então todas essas novas entidades tiveram que ter referências e serem representadas ao longo das quase 500 páginas da Carta Magna. Muitos dos exemplos e explicações na Carta Magna foram modificados e as citações de CdM foram atualizadas para refletir mais precisamente e se identificar com a Família de hoje.

240. Também decidimos incorporar o Manual dos Comitês da Família, visto que os comitês desempenham um papel chave na estrutura da Família e seu modo de operação. Isto também envolveu atualizar as diretrizes do Manual dos Comitês da Família para refletirem as mudanças efetuadas durante a reestruturação da Família, tais como o papel dos RBCs no processo de avaliação de Lar‚ etc.

241. Tanto texto foi mudado e reescrito que a Carta Magna que em breve sairá será realmente um novo documento bem atualizado.

242. Ficamos felizes em anunciar que estamos para completar as inúmeras revisões, e atualmente estamos revisando todo o documento, por completo‚ mais uma vez, juntamente com todo o FPC, para nos certificarmos de que tudo é expressado de maneira precisa e consistente, e que nada passou despercebido, e que ela reflete o espírito que o Senhor quer que reflita.

243. Contudo, visto que isto vai levar mais alguns meses, o Senhor confirmou que enquanto isto, deveríamos afixar no site MOv3 um arquivo que é uma combinação da versão da Carta Magna de 1998 e aquelas emendas que já foram publicadas em "Emendas à Carta 2003" (BN 1033), "Adendo à BN 1109, 'Ficando mais Forte — 2ª Parte" (BN 1109ª), e "Adendo a 'Ficando mais Forte — 4ª Parte" (BN 1136), NUHs contendo as emendas à Carta Magna, e outras publicações. Esta Carta Magna temporária será uma medida paliativa até a nova edição da Carta Magna ser finalizada, se Deus quiser, nos próximos seis a oito meses. Mas esperamos que ter isto afixado no MOv3 site enquanto isto facilite para vocês encontrar e ter a referência das mudanças à Carta publicadas até agora.

244. À medida que as novas seções da Carta Magna são terminadas, vamos afixá-las num novo arquivo da Carta Magna, juntamente com a velha versão no Mov3, até a nova Carta Magna ficar completa e ser afixada na sua totalidade. (Poderão encontrar esta "versão online" provisória da Carta Magna, juntamente com mais explicações detalhadas pelo link http://www.familymembers.com/pubs/pub.gd.6. [somente em inglês, por enquanto])

245. Por favor‚ mantenham as pessoas que estão trabalhando na finalização da nova Carta Magna em suas orações, visto que é um projeto monumental. Muito obrigado!

Finanças da Família

246. Nos últimos cinco anos as despesas da nossa Família a nível mundial (que os WS gerencia e administra) cresceram drasticamente dadas às várias mudanças necessárias que o Senhor nos mostrou para efetuarmos por amor ao contínuo progresso da Família. Temos ficado boquiabertos em ver como o Senhor supriu através de muitas avenidas — inclusive através das suas doações fiéis de dízimos e ofertas. Estamos muito gratos por vocês e sua generosidade, querida Família.

247. Quando a visão dos comitês deslanchou, simplesmente não sabíamos como teríamos condições de sustentá-los. O que sabíamos é que o Senhor podia fazer o milagre, e visto que Ele estava definitivamente guiando naquela direção‚ iria definitivamente suprir. E foi o que fez! Louvado seja o Senhor!

248. Em março de 2002, os WS assumiram as finanças do orçamento de 6 comitês regionais em cada uma das 12 regiões, ou seja, o orçamento de um total de 72 comitês regionais. Além disso, os WS começaram a economizar mensalmente para poder cobrir as despesas de viagem das reuniões regionais, que ocorrem duas vezes ao ano. Tudo isto somou uma quantia considerável que os WS tiveram que assumir para fazer com que os comitês funcionassem.

249. Em 2004, os WS assumiu as finanças dos 12 escritórios regionais, que representou um grande impacto para as finanças. Tudo o que sabíamos é que o Senhor ia ter que fazer o milagre, e Ele fez! Em 2005, os WS assumiu a responsabilidade financeira pelos 12 departamentos de pastoreio, e o Senhor mais uma vez supriu milagrosamente. Louvado seja o Seu nome! Ele nunca falha!

250. Além de tudo isto, os WS póde dar Donativos para Missões para cerca de 70 Lares da Família em campos de missão difíceis e situações carentes. Se vocês se lembram, em 2003 e 2004 os WS tiveram que repassar a maioria dos donativos a missões para o FAF por quase um ano e meio‚ visto que os WS simplesmente não tinham condições de abraçar essas despesas juntamente com as despesas dos comitês na época. Isso funcionou, e por volta de junho de 2004, os WS mais uma vez voltaram a financiar com seus fundos os Donativos para Missões, e tem conseguido desde então.

251. Contudo, à medida que a Família e suas necessidades aumentam, chegamos novamente de certa forma a um impasse‚ e estamos orando desesperadamente por um influxo de fundos, tanto para facilitar os mandatos dos WS e as várias doações e orçamentos que os WS cobrem‚ mas também por vocês, querida Família, ao assumirem os novos projetos e iniciativas para cumprirem o que o Senhor tem para nós como discípulos.

252. Nos últimos anos, os dízimos para os WS têm permanecido praticamente no mesmo nível, e inclusive aumentaram um pouco nos últimos dois anos. Contudo, as ofertas para os WS diminuíram drasticamente. Nós geralmente dependemos das ofertas para cobrir muitos donativos às missões e outros projetos extra necessários para expandir os serviços da Família.

253. Nos primeiros meses de 2005 as ofertas para os WS diminuíram em 29%, em comparação com o mesmo período em 2004, e agora nesta primeira metade de 2006, diminuíram em 66%, mais uma vez comparado ao mesmo período de 2004 — ou seja, as ofertas para os WS agora diminuíram em 76% em comparação a dois anos atrás.

254. Os dízimos durante esses mesmos períodos aumentaram em 2% em 2005 e depois caíram 0,5 % em 2006‚ de modo que agora estão numa faixa de 1,5 % a mais que em 2004. Então‚ graças a Deus, os dízimos da Família não estão diminuindo, e estamos muito gratos a todos vocês pelos seus dízimos fiéis.

255. Mas como tivemos uma grande queda nas ofertas para os WS, desde abril todos os orçamentos distribuídos pelos WS sofreram um corte em 5% até segunda ordem. Não queremos cortar mais os orçamentos, nem queremos cortar quaisquer serviços prestados pelos WS à Família. Acreditamos que o Senhor quer que a Família expanda, e que Ele quer aumentar nossa produtividade. Então, acreditamos que Ele vai suprir, mesmo se for através de meios sobrenaturais e inexplicáveis.

256. Sabemos que vocês, nossa Família, estão fazendo tudo o que podem, e sabemos que muitos de vocês também estão passando por apertos financeiros, e oramos diariamente para o Senhor suprir abundantemente todas as suas necessidades. Queríamos, porém, informar-lhes da situação financeira atual dos WS, para que possam também orar por nós, e também, caso tenham uma entrada extra‚ ou até mesmo queiram por à prova as promessas de Deus‚ estejam cientes da nossa necessidade desesperadora no momento.

257. Obrigado, meus queridos, por orarem conosco e louvarem o Senhor de antemão pelo Seu suprimento infalível e milagroso. É o trabalho dEle, e sabemos que Ele vai honrar a fé da Família de dar um passo e fazer o que Ele nos pediu.

258. Mamãe e eu oramos para que cada dia seja realmente mais doce e feliz para cada um de vocês‚ queridos cónjuges, ao se aproximarem cada vez mais de nosso maravilhoso Marido, revestirem-se de Sua mente, progredirem no seu entendimento das coisas do espírito, manejarem as armas do espírito com uma concentração aumentada e precisão, e ao passo que constroem laços mais fortes com seus cónjuges e camaradas de guerra que Ele colocou ao seu lado.

259. Temos tanto pelo que ansiar e esperar, ao entrarmos no futuro de mãos dadas com o Senhor!

Com amor em nosso Marido‚

Peter

Copyright © 2006 por A Família Internacional

fim do arquivo