Treinar Equipes Vencedoras, 6a Parte

Maria
March 23, 2006

Table of Contents

Equilíbrio e Diversão

Esta BN deve ser lida em conjunto como um Lar.

MariaFD/MM/FM 3586 11/05

Querida Família,

Estou adorando preparar esta série "Treinar Equipes Vencedoras" para vocês, e espero que estejam gostando de estudar o conselho que o Senhor tem dado e de colocá–lo em prática em suas vidas e Lares. Logicamente eu entendo que também dá bastante trabalho, como acontece às vezes quando se trata de aplicar a Palavra. Mas no final vocês vão se sentir mais felizes e o seu Lar vai sentir os benefícios de tudo isso.

2. Nesta BN vou tratar de dois assuntos ligeiramente interligados: ter um Lar bem equilibrado e ter diversão no Lar. Um aspecto do Lar equilibrado é o das pessoas se divertirem juntas, portanto alguns conselhos vão se interpor, já que as duas questões estão relacionadas. Oro para que estas mensagens sirvam de referencial no futuro.

3. O seu Lar se parece muito com aquelas balanças antigas, de dois pratos e as coisas precisam estar o mais equilibradas possível. Caso exista uma quantidade maior de algo no seu Lar, a balança vai se inclinar para um lado e o resultado vai ser insatisfação‚ falta de fruto ou problemas. Mas se vocês tiverem tudo na medida certa — trabalho suficiente, tempo suficiente para se divertirem, para ficarem com as pessoas, para dedicarem às crianças e ao Senhor (que, é, claro, o mais importante) — então haverá harmonia e felicidade.

4. Um outro fator primordial para o seu Lar ser bem-sucedido é vocês se divertirem juntos. Lares felizes são aqueles que sabem se divertir, ficar à vontade e se descontrair‚ e que gostam de ficar com os companheiros de equipe e confraternizar. Lares felizes são os que sabem distinguir quando é hora de trabalhar e de se descontrair, e fazem as duas coisas com entusiasmo. Os Lares felizes entendem que o ser humano precisa de diversão, lazer e recreação, e que sem isso as pessoas vão ficar insossas e vai faltar algo.

5. Querida Família, lembrem-se que devemos desfrutar da vida, desfrutar da companhia uns dos outros e, acima de tudo‚ de Jesus. Nós temos uma religião feliz, não triste. Somos sérios em relação ao nosso serviço para o Senhor, mas também temos o "gozo inefável", como diz a Bíblia (1 Ped.1:8). Temos muito pelo que agradecer e muitos motivos para sermos felizes e festejarmos; temos uma vida maravilhosa da qual desfrutarmos ao máximo. A nossa vida é uma enorme, demorada e feliz aventura em comparação a de muitos no mundo.

6. Então vamos tomar regularmente o tempo necessário para saborearmos a doçura da vida feliz que temos a bênção de possuir, os amigos e amados‚ e a família que temos o privilégio de conhecer e com a qual conviver (além das pessoas que vamos conhecendo na nossa caminhada), as importantes responsabilidades por Jesus que temos a honra de assumir, os nossos filhos e o fato de podermos participar de sua educação e criação e de amá-los, e tudo relacionado à nossa vida divertida, animada e revolucionária por Jesus.

7. Leiam esta BN pensando na vida maravilhosa que temos para Jesus. Com certeza temos mais pelo que agradecer do que teríamos condições de expressar, e mais coisas para desfrutar na vida do que qualquer outra pessoa no mundo. Obrigada, Jesus, por ser a nossa fonte de perfeita felicidade! Nós também Lhe agradecemos pelas palavras que nos deu nesta BN, as quais vão nos alimentar e orientar para sabermos como ter mais equilíbrio e diversão na nossa vida e nos nossos Lares.

Com amor,

Mamãe

Ter uma vida equilibrada

Resumindo

8. Equipes vencedoras estão cientes da importáncia de se ter uma vida equilibrada, e querem alcançar essa meta. Um Lar com uma equipe vencedora não é um núcleo de pessoas viciadas no trabalho nem um centro de recreação ou um santuário sagrado cujos membros passam os dias em meditação, leitura, oração e contemplação. Uma equipe vencedora é bem equilibrada e cuida de todos os aspectos da sua vida. Inclui no horário todas as coisas importantes e busca o Senhor para saber equilibrar e fazer um malabarismo no andamento do Lar quando necessário. Vencedores sabem que existe um tempo para tudo e que tudo deveria estar no seu devido lugar.

Dicas para equipes vencedoras

As quatro colunas para uma vida equilibrada

9. (Mamãe:) É muito importante o seu Lar ter uma vida equilibrada. Apesar de esse conceito parecer bem básico, é fácil os Lares saírem do eixo nesse aspecto, por exemplo, enfatizando demais o trabalho e negligenciando outras coisas importantes para o êxito do Lar e para todos se sentirem felizes. É claro que vocês precisam trabalhar arduamente para Jesus, se dedicar de corpo e alma ao Seu serviço e demonstrarem profissionalismo em sua ética de trabalho. (um assunto que vou abordar na próxima BN desta série), mas não podem ter só isso.

10. Na verdade, a alguns anos atrás, quando Peter estava orientando nossas unidades dos WS quanto à sua ética de trabalho e compromisso com a excelência como o Senhor estava exigindo, ele enfatizou também a importáncia de todos os outros aspectos de suas vidas e a necessidade de terem um equilíbrio. Para ajudar as pessoas nos WS a entenderem esse princípio, ele agrupou cada aspecto de suas vidas para o Senhor em quatro colunas principais, a saber:

1) Vida profissional e ministério

2) Vida espiritual

3) Vida comunitária

4) Vida pessoal e familiar

11. Peter mencionou que era preciso haver um equilíbrio entre todos esses aspectos da vida. Esperava-se que as pessoas nos WS trabalhassem duro e cumprissem suas horas de trabalho de acordo com o horário. Elas tinham a responsabilidade de se concentrar no aspecto espiritual quando tomavam tempo com o Senhor‚ e também precisavam passar tempo com outros e contribuir para a sua "comunidade", o Lar dos WS onde viviam. Precisavam também investir em sua vida pessoal — sua família, casamento e amizades, além de dedicarem um tempo para lazer e diversão. Ele disse que tudo isso era importante e que nenhum desses aspectos deveria ser negligenciado.

12. Quando estávamos preparando esta BN para vocês, o Senhor disse que ajudaríamos vocês a entenderem o conceito de ter uma vida bem equilibrada, se compartilhássemos esta analogia. Apesar de, como sabem, as unidades dos WS serem diferentes de um Lar normal no campo, já que a maioria de seus membros faz serviço de escritório (apesar de que temos nosso fiel staff — as pessoas que dão aulas para as crianças, os pastores e gestores do Lar, que não passam o dia sentados à frente de uma mesa), o Senhor disse que mesmo assim estes princípios se aplicariam.

13. É claro que não podemos incluir tudo o que acontece na vida na Família em uma "coluna", pois muitos aspectos estão interligados. Mas a razão por que estamos lhes explicando o princípio dessas colunas é para mostrar que são as quatro áreas principais da sua vida das quais precisam cuidar regularmente, e que se negligenciarem alguma, provavelmente o seu modo de vida vai sair dos eixos. À medida que eu for explicando um pouco mais sobre as colunas e tudo relacionado a elas, vocês vão entender melhor essa questão.

14. A primeira coluna é a sua "vida profissional e ministério" o trabalho principal que cada um faz para o Senhor. Apesar de a maioria de nós ter várias atividades no nosso sempre mutante serviço para o Senhor, geralmente nos especializamos em algo. O trabalho principal de algumas pessoas é dar aulas, de outras é cozinhar, outras testemunham mais, algumas se dedicam principalmente a pastorear o Lar, e já outras fazem serviço de escritório ou são secretárias. Portanto, o tempo que você dedica à sua "vida profissional e ministério" é o que você passa fazendo, a sua função principal, ou seja, o seu trabalho para o Senhor. Não é só o que você faz, e com certeza não a sua única função, mas sim o seu ministério ou vocação principal.

15. A segunda coluna é a sua "vida espiritual". Está relacionada ao tempo que cada um de nós dedica à nossa vida espiritual e relacionamento com o Senhor. Como todos nós sabemos, o aspecto espiritual deveria fazer parte de todos os aspectos da nossa vida, mas o tempo dedicado a essa coluna é o tempo concentrado e de qualidade que passamos com o Senhor, na Palavra‚ ouvindo o Senhor, orando‚ meditando, etc. O nosso espírito precisa ser alimentado, bem cuidado e precisa de atenção. Nós investimos na nossa vida espiritual pessoalmente, nos momentos de comunhão com o Senhor a sós e junto com o Lar, como, por exemplo‚ durante as devoções em conjunto, momentos de louvor todos juntos‚ vigília de oração junto com outras pessoas‚ etc.

16. A terceira coluna é a sua "vida comunitária", sendo a "comunidade" o Lar onde você reside — é aquela à qual o Lar se dedica além do ministério principal. No geral inclui coisas como lavar a louça, serviços domésticos, fazer da casa um Lar, consertar o que estraga, manter o padrão de limpeza, cuidar de quem adoece, participar das reuniões e convívios do Lar que vão fortalecer a "comunidade", ou seja, o seu Lar, ajudar a suprir as necessidades de quem mora no Lar, ajudar os outros‚ etc. Envolve também substituir alguém quando a pessoa não tem condições de fazer o seu trabalho.

17. Por exemplo, digamos que você é testificador em tempo integral, mas a professora em tempo integral está doente então você a substitui; nesse caso estaria contribuindo para a sua "comunidade", para o andamento do Lar. O seu trabalho principal para o Senhor não é dar aulas, mas você o faria para manter o Lar feliz e funcionando bem. Esse é basicamente o propósito de tudo nesta categoria, e incluiria participar das atividades no Lar, mesmo que não sejam do seu gosto. Nós também investimos na nossa "comunidade" quando passamos tempo com as pessoas, quando interagimos com outros, fazendo qualquer coisa para fomentar união e felicidade no Lar em geral.

(Caixa de texto:)

18. (Pergunta:) Será que a questão da interação e da comunicação entre as pessoas não se encaixaria em vida pessoal ou tempo de folga? E ir "além" do que lhe é pedido não se encaixaria na nossa vida pessoal na questão de interação com os outros?

19. (Jesus: ) É verdade que essas coisas podem ser feitas no seu tempo livre, e muitas vezes é justamente quando ocorrerão. Mas mesmo que decidam fazê-las no tempo livre, ainda assim podem ser consideradas parte da vida comunitária. Por exemplo, se um casal convidar pessoas solteiras para irem ao seu quarto uma noite para alguns jogos, talvez o façam no seu tempo livre, mas na realidade estão contribuindo para a sua comunidade, o seu Lar. Eles vão estar promovendo união pelo fato de se aproximarem dessas pessoas solteiras, e isso faz parte da vida em comunidade‚ apesar de estar também relacionado a tempo pessoal.

20. Mas quero enfatizar a questão de se aproximar das pessoas e incluir isto no quesito vida em comunidade — e nesse caso qualquer coisa que colabore para a felicidade da comunidade. Quero incluir também coisas que as pessoas fazem fora do seu ministério principal, as quais contribuem para a comunidade no aspecto físico. Portanto, se aproximar das pessoas, principalmente das que não fazem parte diretamente da sua família ou que não são um cónjuge ou namorado(a) seu‚ com certeza se encaixaria na coluna de "vida comunitária". São essas as coisas que ajudam a transformar uma casa em um Lar, que edificam uma comunidade. (Fim da mensagem.)

(Fim de caixa de texto: )

21. A quarta coluna é a sua "vida pessoal e familiar". Inclui passar tempo com os seus amados‚ sua própria família e cónjuge, além das coisas que faz para si mesmo, como‚ por exemplo, projetos pessoais e cuidar do próprio corpo; descontração pessoal (ou com amigos), exercícios e atividades físicas, etc. Nessa coluna também seria necessário um equilíbrio, ou seja, não dedicar tanto tempo a si mesmo que você se torne egoísta, nem à sua própria família em detrimento da sua família maior, ou se desgastar durante o seu tempo particular sempre se esforçando mas não tomar tempo para se descontrair, etc.

22. Por exemplo, digamos que você trabalha incansavelmente a semana inteira no seu ministério; toma o seu tempo na Palavra fielmente, então a sua vida espiritual e profissional estão nos conformes. Você participa da "comunidade", em outras palavras, das atividades e deveres do seu Lar, além de ter tempo para si regularmente. Nesses aspectos está tudo bem. Mas aí no seu dia de folga, você sempre passa o dia surfando ou fazendo caminhadas, chega em casa cansado e vai dormir, e não passa tempo de qualidade com o seu cónjuge. Nesse caso a sua vida conjugal — ou "vida pessoal e familiar" — não vai ser boa, vai estar desequilibrada.

23. Portanto, deve haver um equilíbrio em cada coluna — na sua vida pessoal e familiar (investindo tempo em si mesmo e na sua família); equilíbrio na vida comunitária (por exemplo‚ algumas pessoas poderiam desequilibrar esse aspecto se só servem aos outros e fazem as coisas para os outros, mas nunca passam tempo com as pessoas nem participam dos convívios); equilíbrio na sua vida espiritual (utilizando diferentes novas armas, tendo tempo na Palavra‚ fazendo vigília de oração‚ recebendo profecias‚ meditando, e fazendo tudo relacionado a comunhão espiritual), e também equilíbrio na sua vida profissional e no seu ministério (agindo em oração, não indo rápido demais nem devagar demais, fazendo bem o seu trabalho, etc.)

24. Os bons discípulos têm uma vida equilibrada e suas atividades bem distribuídas. Eles não ficam só curtindo sem trabalhar, mas também não ficam só trabalhando e nunca se divertem. Você talvez seja um ótimo trabalhador, mas se não toma tempo com as pessoas, não tem uma vida equilibrada nem suas atividades bem distribuídas. Talvez contribua incrivelmente para a "vida em comunidade" no seu Lar, mas não esteja investindo tempo suficiente na sua "vida pessoal e familiar". Em outras palavras, não dedica tempo suficiente ao seu cónjuge e filhos‚ e nisso também falta equilíbrio. Para haver equilíbrio é preciso ter tudo na medida certa.

25. São muitos os ingredientes necessários para se ter um Lar feliz, e o equilíbrio nas atividades é importante. Se enfatizarem demais o trabalho e não dedicarem tempo suficiente à descontração e ao convívio, as pessoas vão ficar insatisfeitas; ou se não passarem tempo suficiente com as crianças ou para amar as pessoas, as coisas vão sair dos eixos. Então é importante tentar manter um bom equilíbrio no Lar, não só para alcançarem êxito no trabalho, mas também para que o Lar seja feliz. Todo Lar e discípulo precisa de uma balança "justa".

26. Ao pensarem nessas colunas, lembrem-se que ter um bom equilíbrio não significa necessariamente que devam dedicar a mesma quantidade de tempo a cada uma delas. Por exemplo, provavelmente dedicariam a maior parte do dia à sua "vida profissional e ministério". Mas se dedica tanto tempo a esse tipo de trabalho que negligencia seus filhos ou cónjuge, ou se não ajuda em outros aspectos da vida doméstica quando necessário, então está fora dos eixos; assim como quando você não dá a Jesus tempo de qualidade como Ele pediu.

27. Outra coisa é que não estamos determinando que precisam fazer todas essas coisas todos os dias, apesar de que provavelmente vão dedicar um certo tempo a cada uma dessas colunas diariamente. Por exemplo, precisam investir cada dia na sua "vida espiritual", porque é uma exigência da Carta Magna. Se você tem filhos, precisa ter tempo em família todos os dias, o que faz parte da sua "vida pessoal e familiar". E a maioria das pessoas faz algo cada dia para contribuir para a "vida em comunidade", e para a sua "vida profissional e ministério".

28. Mas não estamos apresentando estas quatro colunas para colocar um peso sobre vocês ou mais uma coisa sobre a qual devem pensar, ou mais exigências. Elas servem apenas para serem um medidor e ajudá-los a ver se estão tendo uma vida equilibrada, além de avaliarem a condição do Lar no geral. (Obs.: Alguns trechos desta mensagem a seguir foram publicados na "Direto ao Assunto, 4ª Parte", CdM 3502:26-33, mas quisemos incluir a mensagem completa nesta BN.)

29. (Jesus: ) Ter um meio-termo em tudo sempre Me agradou e sempre Me agradará. Mas esse equilíbrio saudável em cada aspecto de sua vida não é apenas algo bom de se ter, mas essencial.

30. Um arco-íris é composto de várias cores, e todas têm que estar presentes para formar aquele lindo semicírculo que risca o céu. O ano é composto de estações, todas elas vitais para o ciclo da natureza. De modo que, tal como há uma variedade e um equilíbrio na natureza, na Minha criação, assim quero que vocês tenham variedade e equilíbrio na sua vida. Na verdade, insisto que o tenham, porque é a única maneira de possuírem a Minha alegria e felicidade completas e de satisfazerem as grandes necessidades à sua frente. É o único meio de evitarem um esgotamento nervoso.

31. Até mesmo no caso de algo simples como, por exemplo, fazer um bolo, precisa incluir todos os ingredientes‚ e na quantidade certa para o bolo sair direito. Se não colocar fermento ou bicarbonato na medida, não vai crescer como deveria. Se colocar farinha de menos, vai ficar mole demais. Se não puser líquido suficiente vai ficar muito seco. Se você se esquecer dos ovos, fica sem liga.

32. No "bolo" da sua vida é necessário incluir certos ingredientes para ter êxito como discípulo. Esses ingredientes, esses fatores vitais na sua vida são: vida profissional e ministério; vida espiritual e relacionamento Comigo; vida em comunidade e interação com as pessoas, e sua vida pessoal e familiar. São todos importantes, necessários e essenciais para você ser um discípulo com um bom equilíbrio das características inerentes a essa função.

33. A sua vida profissional e ministério estão relacionados ao trabalho que vocês fazem por Mim. Essa parte da sua vida é a sua carreira, na qual precisam investir tempo, porque é algo importante e pelo qual Eu lhe "pago". Espero que se dediquem totalmente quando estão fazendo o seu trabalho principal para Mim, que se concentrem‚ mantenham a mente firme no trabalho, usem o poder da oração‚ estejam atentos, fervorosos e comprometidos. Quando estiverem trabalhando para Mim espero dedicação total. Mas não significa que devam dedicar cada hora do dia ao seu trabalho, pois se o fizessem não estariam vivendo de uma forma equilibrada.

34. A sua vida espiritual e relacionamento Comigo está relacionada ao que faz para manter o seu espírito alimentado. É o tempo que passa na Palavra, em oração, Me amando intimamente, louvando, Me ouvindo, e no Meu leito de amor. É o aspecto da sua vida que o sustêm, que mantém o fogo aceso no seu coração, que lhe dá forças todos os dias para cumprir a Minha vontade. Jamais deveria negligenciar esse aspecto, e precisa dedicar a Mim o tempo que Me é de direito todos os dias. Esse é um mandamento. Mas não pode passar o dia inteiro no leito de amor, senão não vai fazer nada. Precisa ter um equilíbrio.

35. A sua vida comunitária e interação com as pessoas inclui estender a mão a outras pessoas, passar tempo com elas, e se comunicar com elas. Inclui também o que você faz para ajudar o Lar, as ocasiões quando ajuda a carregar o fardo, mesmo que não seja sua "responsabilidade". Você precisa passar um tempo ajudando a "sua comunidade"‚ ou seja, as pessoas com que vive e trabalha, mesmo que seja um sacrifício. Se está sempre só fazendo o seu "trabalho profissional" para Mim, o seu ministério principal, e não demonstra amor nem se dedica às pessoas ao seu redor‚ sem nunca ir além ou fazer mais do que apenas cumprir com aquilo para o que está escalado no horário, então falta equilíbrio na sua vida. Esse aspecto da sua vida precisa de um equilíbrio.

36. A sua vida pessoal e familiar é o que você faz no seu tempo livre. Alguns de vocês não têm tempo livre, ou muito pouco, e isso precisa mudar. Precisam de tempo regularmente para se descontrair, relaxar, e fazer algo legal e agradável. Sem isso vão se esgotar. E se você tem filhos‚ é casado ou namora, então é sua responsabilidade passar tempo suficiente com essas pessoas, pois são a Minha dádiva de amor para você, e você tem uma responsabilidade para com elas, tal como tem uma responsabilidade para com o seu trabalho, que também é uma dádiva de amor que lhe dou. É preciso um equilíbrio em tudo isso.

37. A maioria das pessoas na Família luta para encontrar um meio–termo em suas vidas. Algumas são viciadas em trabalho e precisam aprender a se descontrair. Outras fogem do trabalho e precisam aprender a trabalhar mais. Algumas são viciadas em tempo livre e precisam aprender a estender a mão aos outros e contribuir mais para a "comunidade".

38. Quando vivi na Terra tive uma vida equilibrada. Eu não só passava tempo com o Meu Pai ou alimentando as multidões. Não só ministrava para os Meus discípulos mais próximos, que era a Minha "família" na época. Por outro lado não ficava só Me descontraindo e de folga. Fazia um pouco de tudo.

39. Passava o tempo necessário com o Meu Pai fortalecendo-Me espiritualmente para a grande carga que tinha de levar. Testemunhava para as multidões, alimentava as ovelhas e curava os doentes. Contribuí com a "vida comunitária", nosso grupo de discípulos, ajudando durante nossas viagens nas tarefas como limpeza, preparo de refeições, acendendo o fogo ao redor do qual dormiríamos, etc. E também passava tempo com os Meus discípulos mais chegados‚ demonstrando-lhes o Meu amor, para que estivessem confiantes de que eram importantes para Mim.

40. E também tirava uma folga; Me descontraía, ria, dançava, bebia, cantava‚ conversava‚ dormia, tomava banho e desfrutava da companhia dos outros. Naquela época, as formas de recreação e descontração eram muito mais simples, mas Eu desfrutei do que tinha, e incentivava os Meus discípulos a participarem desses convívios e momentos de descontração Comigo. Eu não estava sempre pregando, ensinando ou trabalhando. Quando acabava o serviço e tinha cumprido a vontade de Meu Pai para aquele dia, tirava uma folga. Eu tinha que fazer isso, porque estava num corpo humano. A descontração e a recreação eram uma necessidade para Mim, tal como é para vocês.

41. De todos os aspectos de sua vida, o espiritual e o seu relacionamento Comigo são os mais importantes e deveriam sempre estar acima de tudo. Mas todos os outros aspectos são igualmente importantes. Não pense que você vai ganhar pontos Comigo se, ao observar a sua vida profissional e ministérios Eu vir que está trabalhando bastante, além da obrigação. Se estiver fazendo isso em detrimento da vida em comunidade ou vida pessoal e familiar, para Mim não vai estar se saindo muito bem. Vocês precisam de um meio–termo e um pouco de tudo na vida, e é assim que Me agradam.

42. Quando tiram a folga que precisam — não em excesso, mas com moderação — isso Me agrada. Quando tomam tempo para amar e cuidar de sua família pessoal, isso Me agrada. Quando tomam tempo para ajudar o Lar ou a sua "comunidade" — o Lar onde vive — além da obrigação‚ isso Me agrada. Existe uma hora e um local para tudo e deveriam se empenhar em cada uma dessas importantes colunas. É assim que vão ter um equilíbrio e Me agradar.

43. (Mamãe:) Quando eu estava trabalhando nesta BN, me lembrei de um testemunho que alguém me enviou recentemente sobre uma importante lição que aprendeu. Foi numa época quando essa pessoa tinha negligenciado todas as outras coisas por causa do seu trabalho. Mas no final o trabalho não foi usado e ele percebeu que tinha perdido muita coisa — e seus amados também — por não ter tido um equilíbrio na sua vida. Apesar disto já ter sido publicado em um Passarinho, achei que seria um exemplo bem claro para incluir aqui. Deus abençoe esta pessoa por ter compartilhado suas experiências para beneficiar vocês.

Queridíssima Mamãe

Tive uma experiência certa vez que ilustra a importáncia do que o Senhor disse na BN "O que é realmente importante para Mim" sobre a necessidade de sermos amorosos enquanto lutamos pelas nossas metas — e que é isso que Ele leva em conta.

Quando eu morava no IVM há vários anos, fui designado para um projeto de vídeo. Para mim, isto era muito importante e uma meta que me consumia por completo. Eu sentia que precisava ser fiel com esta tarefa, e enquanto eu estava trabalhando nela, eu passei muito pouco tempo com os outros. Afinal de contas, eu tinha um trabalho "importante" para fazer, e não tinha tempo para parar e conversar ou dar um abraço em alguém. Isso teria que esperar até depois que eu terminasse.

A meta era minha única visão, e como eu chegasse lá era de importáncia secundária. Minhas crianças também me viram pouco durante este tempo — não que alguém estivesse me pedindo para limitar meu tempo com elas — mas eu tomei por mim para colocar esse trabalho acima de tudo. Puxa, como eu sentia que eu realmente estava fazendo algo e realizando pelo Senhor!

O projeto seguiu em frente por uns três meses, e então para meu espanto, a idéia toda foi impedida! Ôpa! Agora eu tive que examinar esses três meses e ver quais eram os frutos daquele tempo. Considerando que o projeto foi impedido, eu definitivamente não tinha isso por fruto, e infelizmente‚ não tinha mais muita coisa.

O Senhor me mostrou que se eu não estiver trabalhando em amor, é só obra da carne‚ e vai queimar. Se durante aqueles três meses eu tivesse ido mais devagar, despendido tempo com outros, feito a coisa humilde, preferido aos outros, tido tempo de qualidade com minhas crianças, despendido tempo para amar Jesus, e investido nas coisas que realmente importam, então não teria feito diferença para mim se o projeto tivesse sido impedido ou não. Eu ainda teria feito progresso durante aquele tempo, e não haveria perda alguma. — Homem anónimo, Terra (Tirada do Passarinho GV 91).

O aspecto espiritual deveria sempre ter preeminência

44. (Mamãe:) Como o nosso Marido disse na mensagem anterior, a nossa vida espiritual e relacionamento com Ele deveria ser sempre a nossa prioridade número um. Deveria ser não só a prioridade na vida pessoal de cada um, mas também do Lar, como o Senhor já deixou bem claro tantas vezes e enfatizou tanto nesta série de BNs. Isso inclui tempo na Palavra e de louvor, amar Jesus, receber profecias relacionadas à sua vida pessoal, etc. — coisas que realçam nossa vida espiritual e nos aproximam mais de Jesus.

45. Entretanto, como vivemos na carne, é uma luta constante manter o devido equilíbrio nesse aspecto. É sempre um desafio dar prioridade às coisas do espírito em vez de às coisas da carne, e especificamente ao trabalho sempre presente na nossa frente. De modo que requer muito esforço — e é necessário fazermos esse esforço — para garantir uma balança justa nos nossos Lares e darmos a devida atenção ao Senhor e às coisas do espírito. Não é fácil, mas como todos nós bem sabemos a esta altura, isso é imperativo para nossa vida espiritual e relacionamento com o Senhor.

46. (Jesus:) Uma maneira de manter vivo o aspecto espiritual do seu Lar para que sempre tenha prioridade e não seja relegado a segundo plano é promovendo as coisas do espírito e tornando-as o ponto alto na sua vida‚ como deveriam ser. Empenhem–se para que as coisas espirituais — momentos Comigo todos juntos, devoções e ocasiões quando comemoram o Meu Espírito, dons e poder — sejam animadas, agradáveis e convidativas. É da natureza humana tomar tempo para se dedicar àquilo que gosta‚ portanto, se anseiam pelas atividades espirituais, vão lhes dar a merecida prioridade.

47. Logicamente‚ mesmo que o seu Lar apóie atividades de cunho espiritual e se dedique bastante nos momentos de leitura da Palavra, oração, louvor e outras atividades, nem sempre vão ser o que você "mais gosta". Primeiro, porque o Inimigo está sempre lutando para não tomarem tempo Comigo. Ele se esforça ao máximo para que o deixem de lado, porque sabe como é importante. Então, mesmo que devam tentar tornar os seus momentos juntos no Lar o mais convidativos e interessantes possível‚ às vezes não vai dar — apesar de toda a sua boa intenção — e vão ter que simplesmente obedecer, dando prioridade a Mim, porque foi o que Eu lhes disse para fazer. Se tudo o que envolver os elementos espirituais no seu Lar puder ser legal, convidativo e agradável, ótimo. Mas como nem sempre é assim, vocês vão ter que Me dar prioridade só por obediência, porque isso é o que gera as Minhas bênçãos.

Incluir no horário ajuda

48. (Mamãe:) É preciso haver um horário para se ter um Lar bem equilibrado. Pelo fato de vocês terem tanto trabalho, no final podem estar todos trabalhando o tempo todo, e negligenciando coisas tão importantes quanto o trabalho mas cuja necessidade parece menos gritante como, por exemplo, tempo na Palavra e em comunhão com o Senhor, convívio com seus cónjuges, filhos e amados, tempo para espairecer, etc. Tendo isto em conta é de suma importáncia incluir tais atividades no horário. Por mais que desejemos um equilíbrio nas coisas, se não dedicarmos tempo para as que temos dificuldade em encaixar ou que muitas vezes deixamos de lado‚ provavelmente vamos falhar em alcançá-lo.

49. Para vocês, pastores e gestores de Lar, é bom ter em mente, pelo menos no geral, essas quatro colunas da sua vida, em relação ao horário do Lar. É bom entender que as pessoas no seu Lar precisam de tempo para investir nessas quatro colunas. Quando vocês e todos no Lar se conscientizam disso, fica mais fácil perceber quando a vida de alguém está um pouco fora dos eixos. — Por exemplo, conseguirão reconhecer se alguém estiver trabalhando demais no seu ministério em detrimento de uma ou mais das outras colunas.

50. Os membros do Conselho Executivo deveriam considerar a carga de trabalho das pessoas no Lar, o horário do Lar e avaliar tudo com base nessas quatro colunas. Levar tudo isso em consideração e se deixar nortear por essas questões os ajudará a não deixar passar certas coisas como às vezes ocorre, como, por exemplo, garantir que cada um tem dia de Descanso e Palavra, tempo de qualidade com o Senhor, ou com sua família. Depois disso podem fazer as modificações necessárias.

51. É claro que muito também depende das pessoas. Mesmo que incluam no horário algumas das atividades principais — tempo na Palavra para todos‚ atividades todos juntos no Lar para contribuírem para a "vida comunitária", tempo para os pais ficarem com os filhos, para todos investirem no seu ministério principal, etc., ainda assim muito vai depender da iniciativa e fidelidade de cada um. Vejamos o caso de um dia de folga: você é que decide como preenchê-lo.

52. Portanto‚ se por um lado ter um horário no Lar ajuda, por outro também existe a questão do indivíduo prestar contas por seus atos — avaliar sua vida e se certificar de que há um equilíbrio nas suas atividades e que não está negligenciando nada importante. Você pode verificar se está dedicando tempo e atenção suficientes aos aspectos espiritual, familiar e pessoal, comunitário, vida profissional e ministério na sua vida. E se por acaso algo estiver fora do eixo, pode se esforçar para consertar isso.

53. (Jesus:) É uma lei do plano físico a qual vocês, que vivem no tempo, precisam assimilar bem para poderem ter uma vida feliz, frutífera e bem equilibrada: Precisam fazer tempo para as coisas importantes. Se não fizerem tempo para elas, por mais que queiram que aconteçam e se certifiquem de incluir tudo o que é necessário, não vai acontecer. — Isso porque sempre terão coisas demais para fazer; emergências e imprevistos.

54. Então, quando existem coisas importantes que sabem que não podem se dar ao luxo de negligenciar, como, por exemplo, o seu tempo Comigo, tempo de qualidade com seus filhos‚ tempo para união no Lar e para se descontraírem, precisam incluir no horário. Tem gente que não gosta do conceito de determinar uma hora em que vão ficar Comigo, ou para relaxarem ou ficarem com os outros, porque acham que deveria ser algo mais espontáneo. Olha, é bom quando as coisas acontecem espontaneamente, mas para vocês, missionários e discípulos tão atarefados, no longo prazo isso normalmente não funciona, porque estão ocupados demais.

55. Sendo assim‚ precisam parar e avaliar o tempo de que dispõem. Vocês têm 24 horas no dia, isso é fixo. Mas o que pode variar, e varia mesmo, é o que fazem durante essas 24 horas. Então precisam começar com o que é mais importante. Dediquem às coisas mais importantes os períodos necessários para garantir que sejam feitas.

56. Não vai ser possível encaixar cada tarefinha e necessidade ou emergências. Mas precisam encaixar o que sabem que não podem deixar de fazer. É bem simples. Se não determinar uma hora para fazer as coisas importantes, elas não vão ser incluídas no seu dia.

57. E quando forem fazer o seu horário e virem que não vão ter tempo para tudo, precisam se lembrar da seguinte lei espiritual: Se buscarem primeiro o Reino de Deus e a Minha justiça — em outras palavras, aquilo que Eu lhes disse para fazer, o que Eu considero prioridade — todas as outras coisas lhes serão acrescentadas (Mat.6:33).

58. Quando estiverem determinando os períodos preciosos em que vão passar tempo Comigo, com seus filhos, para se descontraírem juntos, para as prioridades relacionadas ao seu trabalho, para exercício e outras necessidades físicas‚ podem clamar a Minha promessa de que "todas as outras coisas lhe serão acrescentadas". Eu ou lhes darei o tempo para fazê-las, ou cuidarei da situação para não terem que se preocupar com elas. Seja como for, vocês sairão ganhando.

59. É preciso muito altruísmo para um bom horário funcionar num Lar comunitário. Todos precisam estar dispostos a substituir os outros para todos terem tempo na Palavra e fazerem o seu trabalho. O Lar precisa concordar nas prioridades, como vão aplicar a sua mão-de-obra. Mas vale a pena dedicar o tempo e o esforço para juntos elaborarem um bom horário.

60. Um ponto primordial para um Lar e trabalho frutífero‚ feliz e bem equilibrado é ter um bom horário. Esse é o segredo para garantir que vão cumprir suas prioridades. E quando as cumprem, podem clamar com plena fé a Minha promessa: todas as "outras coisas" lhes serão acrescentadas.

Se as coisas estiverem fora dos eixos

61. (Mamãe:) Se as coisas no seu Lar estiverem fora dos eixos e o Senhor estiver falando com vocês através destas mensagens, vai requerer um pouco de empenho e trabalho para restaurarem o equilíbrio das coisas. Isso não é ruim. Na verdade, pode ser uma maravilha, porque é uma oportunidade do Senhor lhes passar o Seu poder equalizador quando forem ajustar o seu horário e efetuar as mudanças.

62. O seu Lar talvez precise se empenhar todos juntos para terem um equilíbrio nas suas atividades. Por exemplo, se têm relegado a segundo plano a Palavra, louvor, oração e as coisas do espírito, vão ter que trabalhar duro para promoverem isso como algo tão importante quanto o trabalho — na verdade até mais importante. Ou caso não estejam dispensando a devida atenção aos seus filhos por causa do trabalho, vão ter que retificar a situação e recorrer ao Senhor em busca de soluções.

63. Como Eu disse antes, não precisam dedicar o mesmo tempo a todos os aspectos da sua vida. Algumas coisas simplesmente exigem mais tempo; ou, quando estão deixando a desejar em um aspecto, têm que dedicar mais tempo a isso até o Lar chegar onde deveria.

64. (Jesus: ) Seguir os critérios dos comitês serve de bom salvaguarda para manter o Lar nos eixos, porque não vão conseguir cumprir os critérios sem dedicarem tempo e se empenharem nesse sentido. É um lembrete constante de vários aspectos importantes no Lar.

65. Existe, porém, a possibilidade do Lar em certas ocasiões se concentrar tanto em um aspecto que negligencia outros. Se isso ocorrer de vez em quando e depois as coisas se equilibrarem, tudo bem, porque às vezes vocês precisam deixar de lado ou enfatizar menos um aspecto para concentrarem sua mão-de-obra‚ tempo, esforço ou recursos para melhorarem um outro aspecto. É natural. Não podem se concentrar em tudo o tempo todo.

66. Mas quero incentivá-los que é muito importante recuarem de vez em quando e avaliarem o seu Lar no geral, a vida das pessoas e verem se existe um equilíbrio. É fácil se concentrar no trabalho e negligenciar as outras coisas, mas isso só dá certo por um tempo. Logo as pessoas ficam insatisfeitas, os problemas aumentam e ficam insuportáveis e então vocês precisam parar e dar atenção às coisas das quais deveriam estar cuidando esse tempo todo. No longo prazo essa não é uma maneira eficiente de se trabalhar.

67. Então, além de trabalharem no sentido de cumprir os requisitos dos critérios de avaliação dos comitês — que automaticamente os ajudará a dar atenção a cada coluna de vez em quando — recomendo que também tenham uma reunião de Lar de vez em quando para avaliarem o Lar e verem se estão tendo uma vida equilibrada. Existem certas situações com as quais podem se precaver e que podem lhes servir de aviso se as coisas começarem a sair dos eixos. Façam-se perguntas como estas, por exemplo:

§O nosso Lar é um lugar feliz? Nós rimos, brincamos, sorrimos e louvamos na hora das refeições, nas devoções e quando passamos tempo nos descontraindo juntos?

§As nossas crianças demonstram segurança, que se sentem à vontade e "em casa" entre si e com os adultos no Lar?

§As nossas crianças estão felizes com os seus professores? Os professores estão felizes no seu ministério?

§Todos têm oportunidade de sair para testemunhar de vez em quando, mesmo que não seja o seu ministério principal?

§Nós investimos tempo e recursos em oportunidades para o Lar se descontrair todos juntos‚ alternando entre atividades direcionadas para a geração mais jovem e mais velha, para todos ficarem na expectativa de algo legal em relação à vida no Lar?

§Todos têm algum aspecto do seu trabalho que os agrada e mantêm desafiados? Todos estão ocupados trabalhando, ou algumas pessoas estão sobrecarregadas e outras entediadas?

§Quando é hora de trabalhar, todos normalmente começam na hora certa e cumprem a carga horária necessária?

§No nosso Lar o dia e o trabalho começam no horário estipulado de manhã, ou é difícil fazer o pessoal começar a trabalhar, o pessoal que vai testemunhar sair, as crianças começarem a aula na hora, etc.?

§Todos têm tempo para relaxar — um dia de Palavra e Descanso regularmente, e pelo menos um tempinho cada dia para meditar, fazer contato Comigo, tirar uma soneca‚ limpar o quarto ou fazer outras coisas pessoais caso precisem?

§As pessoas têm coisas que consideram legais e divertidas que podem fazer no tempo livre além de entretenimento mundano?

§As áreas sociais do Lar são limpas e bem cuidadas? Todos contribuem para manter o Lar com uma boa aparência e agradável, além de um bom testemunho para visitas?

§Os nossos jovens (principalmente JETTs e adolescentes) participam ativamente no nosso Lar, tanto nas tarefas como nas reuniões e atividades? Eles estão sendo treinados para assumir responsabilidade?

§As nossas devoções em conjunto, noites de Amar Jesus, momentos de convívio espiritual e vigília de oração são animados e inspiradores? Existe variedade e surpresas ou são momentos insossos‚ rotineiros e previsíveis?

§O nosso Lar tem um espírito de ocupação ou de paz e fé?

§Temos o hábito de colocar o trabalho na frente do nosso tempo com o Senhor ou dar prioridade ao trabalho em vez de às necessidades das crianças, ou à felicidade e necessidades das pessoas?

68. Essas perguntas não abrangem cada aspecto da vida no Lar, mas vão ajudá–los a pensar em algumas questões importantes que às vezes são negligenciadas devido a todo o trabalho e por falta de planejamento. Quanto mais serviço têm, mais importante é lutarem para ter uma vida equilibrada e um Lar equilibrado. O trabalho sempre tereis convosco. Não o deixem dominar a sua vida!

69. Tomem tempo para equilibrar as coisas em sua vida e no Lar. Tomem um tempo para recuar e ver as áreas que têm sido negligenciadas e lhes dediquem um pouco de atenção. O seu Lar vai ficar mais feliz e cada pessoa vai dar mais fruto e produzir mais. Evitem problemas e incómodos, mantendo um bom equilíbrio em tudo — que é o Meu prazer!

Dedique-se de corpo e alma

70. (Mamãe:) A nossa vida de serviço ao Senhor é bem atarefada e envolve bastante coisa, por isso muitas vezes, para haver um equilíbrio‚ não podemos dedicar tempo demais a apenas uma coisa. Por isso, um elemento primordial é fazer tudo de todo o coração; trabalhar com glória em tudo que fizer, aproveitar ao máximo cada precioso minuto, não importa a tarefa. Como tudo é importante e contribui para criar um equilíbrio no Lar‚ dedique-se de coração.

71. Na verdade, o seu Lar deveria tomar uma decisão consciente e deveriam concordar que vão se dedicar de coração a cada aspecto do Lar. Assumam o compromisso de que, quando for hora de trabalhar, vão trabalhar como se tudo dependesse disso. Quando for para passar um tempo com outras pessoas ou com as crianças, vão fazê-lo de todo o coração. Quando forem passar tempo Comigo, este será de qualidade; quando alguém lhes pedir para fazerem algo no Lar que não seja seus ministérios ou trabalhos principais, vão fazer com alegria. Quando for hora de relaxar e se divertir, também vão se empenhar, ou seja, vão se esforçar para participar, apoiar, colaborar, e não ser desmancha-prazeres, etc.

72. (Jesus:) São muitos os aspectos da vida no Lar, e essa multifuncionalidade é uma das características dos Lares da Família! O Lar é a sua igreja, escola, o local onde criam os seus filhos, trabalham e é também o seu clube. Ele é a sua sede, onde planejam suas campanhas de testificação e a partir de onde as efetuam. Ele é creche‚ restaurante/lanchonete, e um mostruário da vida missionária. Nossos Lares são locais de lazer‚ dormitórios e locais de descanso, de estudo e de trabalho.

73. Um fator-chave para terem equipes felizes e vencedoras é o Lar decidir que todos esses aspectos são uma parte importante no Lar e na sua vida, e que todos vão se dedicar ao máximo a cada aspecto de acordo com a necessidade. Agindo assim existirá camaradagem entre as pessoas, união e altruísmo, que cria equilíbrio e incentiva o progresso.

74. Quando se trata da vida no Lar, todos têm os seus aspectos preferidos nos quais preferem investir, e os que não lhes agradam muito e preferem ignorar. Mas quando todos fazem o melhor que podem na sua tarefa‚ tudo fica imbuído de um espírito de excelência, felicidade e realização, o que motiva o Lar ainda mais.

75. Se o professor se dedica ao máximo às crianças, os pais ficam tranqüilos, agradecidos e se sentem à vontade para deixar as crianças e irem trabalhar. Se os pais se dedicam ao máximo ao seu trabalho por Mim enquanto suas crianças estão sendo educadas, o professor se sente realizado, motivado e feliz em ministrar para as crianças na ausência dos pais.

76. Quando é hora de terem devoção juntos‚ se o Lar se une e todos participam no espírito, criam um vácuo incrível que atrai o Meu Espírito, e então as devoções alimentam mais cada pessoa e são mais inspiradoras. Quando é hora de se descontrair e todos comparecem e se dispõem a participar, a felicidade e satisfação se multiplicam, e isso cria fortes vínculos no espírito entre todos vocês.

77. Estão vendo como é importante se dedicar de coração a cada aspecto da vida no Lar? Se alguém pensar "Puxa, tenho um monte de trabalho importante, não deveria estar fazendo o jantar", olha, o jantar provavelmente não vai ser muito inspirado e as pessoas vão sentir essa atitude. Mas se quem for cozinhar trabalhar de todo o coração‚ quando as pessoas chegarem para jantar elas vão se sentir amadas e motivadas a fazer o melhor possível.

78. Meus amores, realmente vale a pena concordarem juntos que vão fazer tudo de todo o coração, pois essa atitude gera amor, confiança‚ união e fraternidade. Incentiva as pessoas a fazerem o melhor que podem por Mim, e elas vão incentivar você também nesse sentido. Esforcem-se por ter um espírito de excelência no trabalho no seu Lar — não perfeição, mas dedicação. Irá bem longe no sentido de fazer o seu Lar ser não só bom, mas maravilhoso; não só passável, mas um Lar que dá fruto e onde as pessoas gostam de estar. Experimentem!

Cuidado com o espírito de ocupação

79. (Mamãe:) Um sinal claro de falta de equilíbrio na vida no Lar é se a sensação e o ambiente é de ocupação, com as pessoas correndo de um lado para o outro, se sentindo sobrecarregadas, estressadas, sem tempo para dar atenção aos outros, sem tomarem tempo suficiente com as crianças, relegando a segundo plano o seu tempo com o Senhor, etc. Não deveria ser assim no seu Lar.

80. O espírito no seu Lar deveria ser de paz‚ alegria e felicidade. O seu Lar deveria manifestar o espírito de alegria do Senhor. Se não acontecer isso‚ existe uma grande probabilidade de que algo esteja fora dos eixos. Se as pessoas no seu Lar não estão muito felizes, se as coisas são sempre apressadas em vez de tranqüilas, se não têm tempo para se descontrair e espairecer, então tem algum problema. Algo está fora do lugar, e provavelmente é por estarem enfatizando demais o trabalho em detrimento de outras coisas que contribuem para deixar as pessoas no Lar contentes.

81. (Jesus: ) Uma simples maneira de verem se existe um equilíbrio no seu Lar é se perguntando o quanto todos estão felizes. As pessoas no Lar emanam a Minha alegria? Ou todos sempre parecem estar cansados e ocupados? As pessoas no seu Lar no geral transmitem um espírito de paz, fé e confiança? Ou vocês normalmente sentem que é tudo corrido e que as pessoas estão estressadas? As pessoas no seu Lar estão ocupadas demais para tomar tempo umas com as outras, para parar um minuto ou dois e conversar com uma criança, dar um abraço, demonstrar apreço a alguém‚ para ter um pequeno convívio ou momento descontraído depois de um dia inteiro de trabalho?

82. Se existe equilíbrio no seu Lar as pessoas vão estar felizes, porque terão o que precisam. Vocês vão ter a alegria que Eu dou e emanar paz, fé e confiança. Vão tomar tempo com as pessoas e Comigo, e o espírito do Lar vai dar testemunho de que existe um equilíbrio. Os que observarem ou visitarem o seu Lar perceberão claramente, pelo espírito das pessoas, se existe um equilíbrio ou não, ou se as pessoas no Lar têm o que precisam ou não.

83. Se os pastores do Lar não têm certeza se o Lar manifesta essa alegria e paz dos quais falo aqui, em vez do espírito de ocupação, perguntem ao técnico. Ou peçam a opinião dos pastores de um outro Lar. Às vezes ter uma opinião de fora ajuda, se estiverem envolvidos demais na situação e não conseguirem avaliá-la direito. É claro que podem também Me perguntar, mas ver o que os outros pensam também ajuda.

84. Manifestar alegria e felicidade no serviço que prestam a Mim é muito importante, e é fruto principalmente de um bom equilíbrio em tudo no Lar — vocês trabalham bastante, mas não demais; investem nas crianças, mas não em detrimento de outras coisas importantes; passam tempo Comigo todos os dias e asseguram sua qualidade; dedicam tempo às pessoas e para lhes demonstrar amor e que têm tempo para elas, porque elas merecem; tomam tempo regularmente para se descontrair, descansar, ter convívio e desfrutar do vínculo de amor e camaradagem com os quais os abençoei.

85. Eu não julgo o seu Lar só pelo seu trabalho. Vejo o quadro geral e se dedicam tempo a tudo que é importante. Desejo ver o equilíbrio no seu Lar e que são fiéis em incluir no seu horário as prioridades determinadas por Mim. Quando chegarem ao Céu vão ficar tristes se descobrirem que perderam grande parte da alegria de viver por não pararem para desfrutar dos momentos de lazer ou diversão, ou se considerarem ocupados demais para conhecer melhor as crianças e lhes dar amor, ou porque passaram a vida correndo e não pararam para dedicar um tempinho às pessoas.

86. Não quero que cheguem ao Céu e digam "Vivi uma vida proveitosa pois estava sempre ocupado, trabalhei noite e dia e tive uma vida cheia para Jesus. Fiquei ocupadíssimo trabalhando para Ele e fiz muitas boas obras. Realizei muita coisa!" Quero apenas ouvi-los dizer: "Vivi uma vida plena para Jesus, dando o Seu amor aos outros!" A razão principal para ter uma vida bem-equilibrada não é apenas a vida equilibrada em si; é para serem amorosos com os outros, Me colocarem em primeiro lugar, e não se esgotarem. Quando vierem diante de Mim, serão os efeitos da sua vida equilibrada ou desequilibrada que vão ver, e não o fato de ser equilibrada ou não. Se foi uma vida repleta do Meu amor, ficarei feliz com o serviço que Me prestou, e você também ficará.

Conversem a respeito

Pergunta opcionais para discussão

·Cada um na sala explique quais das quatro colunas — vida espiritual, vida pessoal, vida comunitária e profissional — tem a tendência de enfatizar demais ou de menos, e por que agem assim. Poderiam também perguntar isso em relação ao Lar todo e orarem juntos para equilibrarem as coisas, ou conversarem e verem maneiras de enfatizar mais a coluna que no momento está mais fraca.

·Discutam algumas das coisas que o Lar talvez deixe de ganhar se pensarem demais no trabalho e forem ocupados demais. Quais seriam as perdas? Ajuda falar sobre as perdas, porque se souberem quais seriam se sentirão motivados a viver de forma equilibrada.

·Acham que o seu Lar no geral transmite um espírito de ocupação ou de paz e alegria que o Senhor dá? Se o espírito na maioria das vezes for de ocupação, por que isso acontece, e o que podem fazer para modificar essa situação?

·Quando chegar ao Céu e for feita uma recapitulação da sua vida, que coisas acha que mais vão ter agradado ao Senhor? Vai ser algo diferente das suas prioridades diárias?

Idéias para louvor

Idéias opcionais para louvor

·Louvor das quatro colunas: Louve o Senhor por algo relacionado ao seu trabalho por Ele (especificamente ao seu ministério principal) pelo qual está agradecido. Depois louve-O por algum aspecto de sua vida espiritual e da sua comunhão com Ele que aprecia em especial. Faça o mesmo pela sua vida comunitária (vida em comunidade, as pessoas com quem vive, etc.), e para sua vida pessoal também (tempo livre, família e amigos).

·Louvor de virtudes: Agradeça ao Senhor por uma virtude de alguém e Lhe diga como essa qualidade o faz pensar nEle. Por exemplo: "Obrigado, Jesus, pelo espírito manso da Patrícia. Faz-me pensar em Você e no Seu amor e misericórdia para conosco quando erramos."

·Preencha as lacunas nos louvores: Use alguns dos seguintes louvores e preencha as lacunas:

"Jesus, o Seu amor é tão caloroso como _____." (Exemplo: "O Seu amor é tão caloroso como o Sol."

"Querido Esposo, com Você eu sinto liberdade, como _____." (Exemplo: "Querido Esposo, com Você eu sinto liberdade, como um pássaro que é levado pela brisa.")

"Quando ------_______ eu vejo um pouquinho do Seu amor mágico." (Exemplo: "Quando ------vejo um lindo pór-do-sol eu vejo um pouquinho do Seu amor mágico.")

"Pratique" a Palavra

Opções de maneiras práticas de serem "praticantes da Palavra"

·Peça ao Senhor para lhe falar sobre cada uma das quatro colunas da sua vida — espiritual, pessoal, vida comunitária e trabalho — e avaliar o seu desempenho em cada uma. Pergunte-Lhe se você está dedicando tempo suficiente e se empenhando como deveria em cada área da sua vida, ou se existe um desequilíbrio.

·Se estiver negligenciando alguma área da sua vida, como, por exemplo, passar tempo com os outros‚ ou ser amoroso e carinhoso com as pessoas, passar tempo com as crianças, ajudar no Lar de maneira sacrificada só por amor e para ajudar os outros, dedicar um tempo para lazer e recreação‚ ter tempo de qualidade com o Senhor, usar as novas armas‚ etc., assuma o compromisso de fazer algo (mesmo que seja pouca coisa) na próxima semana para melhorar nesse aspecto.

·Discutam no Conselho do Lar as perguntas do parágrafo 67. Se em algumas perguntas a resposta for "não satisfatória", façam um brainstorm para encontrarem soluções e medidas práticas que o Lar possa tomar para melhorar nesse sentido.

·Pastores de Lar, façam como o Senhor disse em uma das mensagens anteriores: "Se os pastores do Lar não têm certeza se o Lar manifesta essa alegria e paz das quais falo aqui, em vez do espírito de ocupação, perguntem ao técnico. Ou peçam a opinião dos pastores de um outro Lar. Às vezes ter uma opinião de fora ajuda, se estiverem envolvidos demais na situação e não conseguirem avaliá-la direito. É claro que podem também Me perguntar‚ mas ver o que os outros pensam também ajuda."

Chave mestra: Equilíbrio

87. (Jesus: ) Invoque a chave de equilíbrio para ajudá-los a ter um meio-termo no seu Lar, o qual vai ajudá-los não só a formar uma equipe vencedora, mas a conservar o progresso que fizerem e a longo prazo continuarem sendo uma equipe bem coesa. A chave de equilíbrio lhes dará acesso à força estabilizadora do Meu Espírito, a qual os ajudará a ser o Lar sólido, no entanto flexível, que preciso que sejam. Se invocarem essa chave será mais fácil encontrarem e manterem um meio-termo.

Turbinando com oração

88. Querido Amor, sabemos que uma balança justa Lhe agrada, e que existe um tempo para tudo debaixo do Céu. Você já explicou como é vital tudo ser feito em decência e em ordem, na hora certa e no local certo. Às vezes é difícil encontrar esse meio-termo, mas queremos Lhe pedir uma unção especial nesse sentido.

89. Jesus, nós queremos ser uma equipe que se movimenta rápido, que é eficiente, tem sabedoria e trabalha duro, no entanto que se diverte e se ama. Queremos encontrar o meio-termo em cada coisa e dar a tudo a devida prioridade e empenho. Para isso, querido Marido, precisamos de Você. Nós dependemos de Você para nos ajudar a continuar mudando, ajustando e nos adaptando até ficar tudo acertadinho. Ajude-nos a sempre nos incitarmos e não hesitarmos nem termos receio de reavaliar as coisas, repensar nossos métodos ou horário ou qualquer aspecto no qual possamos melhorar ou ser mais eficientes.

90. Como somos uma equipe vencedora de discípulos na Sua Família, precisamos e queremos dar a devida importáncia a todos os aspectos da vida para estarmos felizes, sermos eficientes e produtivos. É algo difícil de se manter a longo prazo; é difícil se manter renovado e com um bom equilíbrio nas coisas. Mas Você pode nos ajudar a ter motivação e vontade para alcançarmos e mantermos um equilíbrio que não exija muito trabalho, mas que, por outro lado Lhe agrade, e, acima de tudo‚ seja benéfico e eficiente para a nossa vida e serviço.

91. Nós Lhe pedimos para ativar as chaves de equilíbrio, inspiração, diligência, descontração e comunicação em nosso favor. Por favor, ajude-nos a manter um meio-termo entre nosso trabalho, vida pessoal e descontração, vida espiritual e comunitária. Você tem as respostas e as soluções radicais que queremos. Você tem a sabedoria que precisamos. Somos Suas submissas e humildes noivas que nada podem fazer sem Você. Por favor, preencha o nosso vácuo. Ajude–nos a termos um meio-termo na nossa vida de serviço a Você.

Rir é o melhor remédio

Largue esse cavalo no chão, recruta!

Kevin

Há um velho provérbio chinês‚ que inventei certa vez, que diz: "Aquele que carrega o seu cavalo para o local da batalha deve ter inalado incenso demais ou algo parecido" (circa 2005).

Você talvez queira saber qual a moral desse provérbio. Segue-se o que penso a respeito dele:

1. Criar uma equipe vencedora não significa carregar pesos e fardos três vezes acima da sua capacidade e que de vez em quando lhe dão um coice no traseiro.

2. Criar uma equipe vencedora não significa transformar o seu Lar em um templo de espiritualidade do mais alto grau onde só se permitem atividades de intensa meditação espiritual, corrigir as pessoas quando sua meditação não é intensa ou espiritual o suficiente, e talvez um pouco de limpeza da casa.

3. Somos guerreiros, então ainda temos que ir à batalha, mesmo que para nós cada dia seja realmente, realmente "como Natal" e já tenhamos começado a comer rabanada."

4. Se eu tivesse vivido na época da China antiga, provavelmente teria sido preso por escrever provérbios horríveis como esse.

Olha, este é um provérbio de verdade, escrito por Salomão, que não só sabia escrever provérbios de verdade‚ mas também produziu vários CDs de sucesso, como‚ por exemplo, "Cantares de Salomão capítulo 1", e "Cantares de Salomão capítulo 2". Dê uma olhadinha nestes:

"Vede a cama de Salomão; três dezenas de valentes estão ao seu redor..."

Não, espere; peguei o livro de Salomão errado. Vamos de novo, é este aqui:

Balança enganosa é abominação para o Senhor, mas o peso justo é o seu prazer" (Provérbios 11:1).

Acho que o Senhor está falando sério sobre precisarmos de um equilíbrio. Tendo isto em mente, suponho que os seguintes Lares fictícios devem ser, no mínimo, abomináveis:

O Lar Sauna e Sossego: Nossa encantadora propriedade à beira do mar dispõe de um excelente complexo de piscinas, inclusive duas jacuzzi e uma ampla sauna completa. Mas não passa disso, já que nunca tivemos condições financeiras de comprar cadeiras, camas, material de testificação ou qualquer outra coisa.

O Templo Sagrado da Perpétua Devoção: No nosso Lar não temos muito espaço‚ para evitar que os membros se tornem "cristãos confortáveis" de qualquer maneira possível. Para entretenimento contamos com uma exibição anual (com pow-wow) dos últimos 10 minutos do filme "The Apple."

Lar Ralar sem Parar Ltda: Nosso escritório está localizado em um local central e provê aos membros do Lar cadeiras ergonómicas que também proporcionam ótimas acomodações para aquela uma hora de sono necessária por noite. Cada membro desfruta de um horário integral diário que compreende o que nós denominamos "os três ingredientes básicos" para uma equipe vencedora: "muito trabalho duro, muita labuta constante e muito pouco mais além disso". (Obs.: Exige-se dos bebês que troquem suas próprias fraldas e ajudem a gerar eletricidade utilizando andadores especiais com pedais.)

Então acho que para podermos "agradar" ao Senhor e não sermos uma abominação e coisas desse gênero‚ precisamos pensar em termos de equilíbrio em tudo o que fazemos.

Talvez devêssemos nos empenhar em colocar em prática a mensagem da velha canção "Atchim! Você gosta de mim!" Brincadeirinha. A mensagem da velha canção "É muito legal servir o Senhor". O problema é que às vezes é fácil ficar preso só na parte do "legal". Quando alguém lhe pede para clamar uma chave durante a vigília de oração e você só se lembra das categorias "diversão" e talvez "alegria e felicidade", uma hora todos vão parar de lhe pedir para clamar as chaves.

Por outro lado, é fácil se concentrar tanto em "servir ao Senhor" que começamos a nos perguntar se não seria mais eficiente colocar o Lar inteiro em fila na hora do jantar e alimentar a todos como se fosse uma linha de montagem industrial.

Mas se conseguirmos aprender a ter um meio-termo em todos os importantes aspectos de nossa vida, acredito que seremos servos e soldados bem mais felizes no serviço ao Senhor. Agindo assim, cada dia pode ser "como Natal", mas nos divertiremos a valer brincando na "neve" para entregar "presentes" de peso pela chaminé do Inimigo. Avançar!

(Caixas de texto: )

Todo trabalhador precisa ter diversão e trabalho, o que lhe proporcionará uma vida em equilíbrio perfeito.

Se a sua vida espiritual e o seu trabalho estivessem se afogando para qual deles você jogaria o salva-vidas?

As coisas relacionadas ao espiritual são de suma importáncia e deveriam ter preeminência total.

Dedicar-se completamente a cada aspecto da vida no Lar provê um meio-termo que é um fator chave para terem uma equipe feliz e vencedora.

Equilíbrio é um elemento importante para a felicidade nos seus Lares e vidas.

Se não houver um equilíbrio em todas as colunas da sua vida, a sua felicidade pode começar a ruir.

Quando tiverem que tomar decisões que talvez afetem o equilíbrio no seu Lar, perguntem-se o que Jesus faria.

Lares bem equilibrados são Lares felizes.

Aprenda com o acrobata na corda bamba: se ele perder o equilíbrio, cai.

Com equilíbrio existe harmonia; o desequilíbrio gera confusão.

(Fim das caixas de texto: )

Diversão

Resumindo

92. (Mamãe:) Equipes vencedoras fazem tempo para se divertirem juntas, porque sabem que esse é um fator importante para a felicidade e união dos jogadores. Elas sabem que só trabalhar sem se divertir torna o Lar muito insosso; existe uma hora para trabalhar e outra para investir nos aspectos espirituais do Lar, mas também existe uma hora para as pessoas se descontraírem, relaxarem e se divertirem juntas. Diversão‚ convívio, lazer e descontração são elementos importantes em toda equipe vencedora.

Dicas para equipes vencedoras

Diversão juntos no Lar

93. Não posso enfatizar o suficiente como é importante vocês se divertirem juntos no Lar. Atividades agradáveis juntos, se descontraírem juntos, rirem juntos, aprenderem a se conhecer, serem amigos, momentos de lazer juntos, tudo isso contribui para formar um Lar bem equilibrado. Esse elemento da diversão e lazer muitas vezes é ignorado ou menosprezado‚ no entanto é essencial para todo discípulo bem formado e para todo Lar feliz. O tempo que tiram do trabalho para se descontraírem e terem um convívio e diversão não é desperdiçado nem deveria ser considerado uma perda de tempo. Faz parte da vida e é o que a completa.

94. (Jesus:) Ter um meio-termo em tudo e experiências diversificadas faz parte da vida. Discipulado não é só trabalhar duro e morrer diariamente, mas também se divertir e ter a alegria da salvação. Casamento não é só duas pessoas trabalharem juntas ou cuidarem juntas dos filhos, mas também se divertirem juntas. Para um Lar ser uma equipe vencedora‚ é importante haver um meio-termo, tal como no seu casamento ou vida pessoal, porque, na verdade um Lar é isso, só que numa escala maior.

95. Testemunhar e fazer follow-up é importante; cuidar das necessidades das crianças também. Ter um padrão de limpeza e saúde é importante; aprovisionar e ter o que precisam também, assim como os muitos outros aspectos do funcionamento do seu Lar. Mas tão importante quanto isso é o lazer e o convívio no Lar‚ tanto todos juntos como individualmente ou em grupos menores.

96. Divertirem-se juntos, terem convívio e tomarem tempo para se descontraírem juntos na realidade fortalece os seus laços. Fazer um passeio ou excursão todos juntos ou ter jogos uma noite ou uma festa é agradável e legal, mas nem sempre é preciso envolver tanto trabalho para preparar‚ nem mesmo envolver o Lar inteiro no planejamento ou numa decisão de que a ocasião vai ser especificamente para "diversão". Diversão ou descontração espontáneas geram união do mesmo jeito, e uma interação mais "light", desvinculada do trabalho, dos prazos, horários ou serviços cria boas lembranças que geram sentimentos positivos no Lar.

97. Uma parte imensa da união é a diversão. É claro que não podem passar o dia se divertindo e não produzirem nada, não ministrarem às ovelhas nem cuidarem dos negócios. Mas, por outro lado, não podem esperar ter um Lar unido, uma equipe vencedora coesa como numa união conjugal, como uma família‚ se não tomam tempo para se descontrair e divertir.

98. Um Lar que trabalha com afinco e se diverte pra valer todos juntos é frutífero, bem-sucedido e garrafa nova, porque a diversão preserva a sua juventude. Esforçarem-se por ter experiências legais todos juntos, convívio, e se esbaldarem na alegria da salvação os une mais e cria um vínculo de amizade e laços de família.

99. Eu adoro Me divertir e Me divertir com vocês. Portanto, se o Lar criar esse tempo para se divertirem juntos estarão Me incluindo não só no seu trabalho missionário ou nas ocasiões de leitura da Palavra e de comunhão Comigo, mas em todos os aspectos da sua vida e Lar. Isso é Me incluir de verdade em tudo — no trabalho, quando se alimentam espiritualmente, descansam e se divertem — e abre a porta para maiores bênçãos, mais união e para darem mais fruto como Lar.100. Valorizem essa dádiva que é poderem se divertir, pois é um fator chave para uma equipe bem-sucedida, além de contribuir enormemente para promover união. Quando vocês param para confraternizar e se divertir juntos, passam a se conhecer melhor, fica mais fácil resolver os problemas no Lar, ocorrem menos atritos e estresse e o Lar funciona melhor; o seu trabalho é mais eficiente e a equipe mais forte e flexível.

101. Se perderem esse importante ingrediente para o sucesso da vida em comunidade, as pessoas vão se sentir apenas como colegas de trabalho em vez de familiares ou cónjuges. Vocês não vão se conhecer tão bem‚ então os mal-entendidos ou conflitos de personalidade serão questões mais delicadas e estressantes. As pessoas não vão se sentir tão ligadas umas às outras nem considerar o Lar verdadeiramente o Lar delas. Vai haver mais tendência ao egoísmo, a querer se aproveitar do Lar, defender o seu ou cuidar dos seus próprios interesses em vez de as pessoas se sentirem renovadas com as ocasiões de descontração em que relaxam juntas‚ sabendo que o sucesso e fruto do Lar depende da contribuição delas e de sua participação nesse sentido.

102. Se acharem que não têm tempo para se divertirem, incluam no horário. Determinem uma hora no final do dia, dois dias por semana, ou de vez em quando no fim de semana para confraternizarem, quer seja algo calmo, conversando, ou praticando um esporte. Podem também organizar jogos uma noite, ou jantar em pequenos grupos (e estender o convívio até mais tarde) para as pessoas terem tempo de conversar e se conhecer melhor.

103. Um Lar feliz e unido é um Lar bem equilibrado. Então, se o seu Lar não for feliz é porque está faltando algo, e poderiam muito bem ter mais diversão e convívio.

Jesus é divertido e gosta de se divertir

104. (Mamãe:) Infelizmente é fácil se autocondenar por se divertir, tirar uma folga, se descontrair e confraternizar. Pelo fato de termos tanto trabalho e trabalharmos arduamente e estarmos conscientes disso e da necessidade de remirmos o tempo o máximo possível, às vezes sentimos que tirar uma folga não é investir bem o nosso tempo. Achamos que seria mais benéfico se preenchêssemos nosso tempo com outras coisas.

105. Embora isso possa ser verdade em alguns casos, principalmente se não existir um meio-termo no seu Lar e estiverem tendo folga demais e negligenciando o seu trabalho e responsabilidades. Mas no geral é o contrário‚ e precisamos atacar a mentalidade de que se divertir e confraternizar é um desperdício de tempo. O Inimigo está sempre ali para nos dizer que não estamos fazendo o suficiente ou trabalhando com afinco como deveríamos‚ ou que não deveríamos estar relaxando e tirando uma folga devido às outras coisas muito mais importantes que precisamos fazer.

106. Portanto‚ quando o Inimigo quiser fazê-lo se sentir culpado em relação a isso, precisam considerar os fatos, ou seja‚ que tirar uma folga, se descontrair, confraternizar e fazer coisas fora do trabalho, como‚ por exemplo, atividades de lazer, fazem parte da vida de discípulos e Lares bem-equilibrados, como já foi dito. Não é só legal, mas necessário.

107. Algo que também ajuda é se lembrar que Jesus é divertido e gosta de se divertir. Isso faz parte da natureza dEle. Ele não é todo sério e só pensa em trabalho — Ele também sabe desfrutar a vida. Quando estamos nos divertindo, descontraindo e desfrutando da vida, dentro dos limites da Sua vontade, estamos sendo como Ele. Ele nunca nos menospreza ou condena por fazer isso, pelo contrário, nos incentiva a desfrutar dEle, uns dos outros e da vida maravilhosa que nos deu.

108. (Jesus:) A Minha personalidade tem vários aspectos. Eu sou a personificação do amor, da verdade, convicção, do reto juízo, da comunicação espiritual, do equilíbrio, das armas espirituais e de muitas outras coisas. Mas também represento diversão e liberdade no espírito. Um aspecto importante da Minha personalidade é a diversão e a liberdade. Quando preciso ser sério sou sério, mas também Me descontraio com freqüência. Tenho o Meu trabalho e a Minha diversão‚ e se querem ser como Eu, também vão precisar de ambas as coisas.

109. Talvez achem engraçado Eu lhes dizer que Me divirto. Até já os vejo imaginando em que tipo de diversão Eu Me envolveria. Olha, vou lhes dar um vislumbre. No Céu existem muitas atividades legais. Na verdade, Eu aprecio praticamente todos os tipos, porque quando passo tempo com Minhas noivas o conceito de diversão varia bastante entre elas. No Céu existem mil e um tipos de atividades de lazer, descontração, entretenimento e diversão e muitas vezes o Meu convívio com os que se encontram no Céu gira ao redor da diversão.

110. Sim‚ existem as ocasiões de trabalho quando discutimos negócios, e outras quando ministro e dou treinamento de caráter espiritual‚ e é claro que existem ocasiões de comunhão espiritual direcionada e de intimidade, fazendo amor no espírito. Mas, além de todos esses aspectos do Meu relacionamento com Minhas noivas, existem muitas outras ocasiões quando Me divirto com elas. Faço atividades de tudo quanto é tipo‚ de acordo com a preferência e a necessidade das Minhas noivas.

111. Faço piqueniques, vou a banquetes‚ assisto a concertos, compareço a partos, nado, assisto a acontecimentos emocionantes nas nossas imensas TVs tridimensionais, danço, contemplo pores-do-sol, passeio no bosque, subo montes, brinco na areia na praia, surfo, ando a cavalo, vóo, viajo pelo universo em veículos celestes, passeio de barco pelo Mágico Rio da Vida, converso com os anjos à porta dos portões de pérola, esquio, faço snowboard em uma das simulações de colinas, escorrego pela lateral da Cidade Celestial, jogo pingue–pongue e futebol, ajudo uma das Minhas noivas femininas com decoração de interiores, ou Me disfarço e ando pela Cidade Celestial observando os acontecimentos.

112. Essas são apenas algumas das coisas que gosto de fazer para Me divertir, sem mencionar tudo o que faço nesse sentido envolvendo vocês, na Terra, como, por exemplo, acompanhá-los nas suas atividades divertidas. É claro que para vocês é difícil saber que estou ali porque não Me vêem, não Me sentem nem conversam Comigo na carne. Mas sempre que Me pedem para estar ao seu lado nas ocasiões de descontração, lazer e diversão, fico bem juntinho de vocês curtindo tudo que curtem. Acho legal isso. Gosto também quando fazemos amor no espírito; esses momentos para Mim são o ponto alto do nosso relacionamento.

113. Uma outra coisa que gosto de fazer com vocês e por vocês é operar milagres e atender às suas orações. Essas são as coisas "legais" que mais gosto de fazer por vocês, porque sei que muitas vezes vêem a manifestação do Meu poder, o que lhes serve de prova de que estou ali, vivo e ativo e ajudando-os no espírito. É por isso que fico tão feliz quando percebem um milagre que faço ou uma oração que atendo e Me agradecem por isso. Isso completa a Minha "diversão". Não é tão "divertido" quando vocês não reparam nem Me agradecem.

114. A razão por que estou dando tantos detalhes de como Me divirto é para lhes mostrar como isso é importante. Afinal de contas, se Eu sou o cara mais espiritual que existe e o mais ocupado no universo e mesmo assim entendo que é importante se divertir e descontrair, quanto mais vocês? Não é apenas algo bom de se fazer, mas uma necessidade. Não é algo que deveriam encaixar se tiverem tempo ou se os membros do Lar tiverem tempo, mas algo que todos precisam para estarem saudáveis espiritualmente e felizes Me servindo.

115. Trabalhar para Mim não é só diversão, mas por outro lado não deveria ser só trabalho. Eu não sou assim nem quero que vocês sejam assim. Se não têm condições de se divertir, descontrair, ficar à vontade e deixar o Meu Espírito de diversão e liberdade reinar, então estão negligenciando um aspecto muito importante do Meu Espírito e não estão copiando o Meu exemplo.

116. Talvez em comparação com o trabalho, pensar em diversão não lhes pareça tão importante‚ mas não podem julgar pela aparência. Quando estão trabalhando vêem progresso e resultados imediatos, mas quando tiram uma folga ou se divertem ou relaxam, não vêem fruto tangível. É verdade que quando estão se divertindo ou descontraindo não se faz nada tangível no físico, mas essas ocasiões servem para fortalecer, rejuvenescer e inspirar o espírito das Minhas noivas, portanto são extremamente importantes.

117. Meus amores, vocês se esforçam tanto para serem como Eu em tantos aspectos de suas vidas. Têm por meta serem amorosos e compreensivos como Eu sou, amáveis e amistosos como Eu sou e serem Meus representantes em todos os aspectos. Então lembrem–se que faz parte da Minha natureza gostar de curtir, desfrutar das liberdades do espírito, descontrair e admitir a necessidade de relaxar, Me entreter e Me divertir. Vocês precisam disso, assim como as pessoas com quem vivem e trabalham. Sejam como Eu: Divirtam-se, e não tenham medo de proclamar isso!

Vale a pena

118. (Mamãe:) Apesar de nem sempre precisarem incluir no horário convívio, descontração e lazer, já que algumas das ocasiões de descontração mais significativas podem acontecer com pouco ou nenhum planejamento, verão que para isso fazer parte regularmente da sua vida e Lar, talvez seja mais fácil incluir no horário e planejar de antemão. Já que fazem horário para tudo de modo a garantir que cumprem suas obrigações — seu tempo na Palavra, suas vigílias de oração, seu trabalho, etc. — faz sentido pensar que alcançarão mais êxito se programarem, pelo menos até um certo ponto, suas ocasiões de diversão e lazer.

119. Um outro ponto positivo de programarem convívios e ocasiões legais‚ e incluir no horário‚ é que lhes dá bastante tempo para planejar algo que vai valer o tempo das pessoas. Se as ocasiões de lazer e descontração forem bem planejadas, mesmo que as pessoas estejam ocupadas, existe mais probabilidade de sacrificarem o tempo quando normalmente estariam trabalhando para desfrutar de convívio e descontração com os membros do Lar. Podem também fazer um rodízio de quem vai planejar essas ocasiões para não ficar sempre por conta das mesmas pessoas.

120. Planejar ocasiões legais para o Lar vai custar um pouco em termos de tempo, empenho, oração, e às vezes até dinheiro. Mas vale a pena para manter o Lar feliz e inspirado.

121. (Jesus:) Um executivo sábio sabe que alcançar o seu objetivo engloba mais do que só o serviço que ele faz. Ele sabe que os seus funcionários são tão importantes para o êxito da empresa que vale a pena investir tempo, dinheiro e interesse pessoal neles. Ele não vai conseguir administrar a empresa sem uma equipe, ou alcançar sua meta sem essas pessoas, e não só com uma equipezinha qualquer, mas com uma boa equipe. E depois que consegue reunir uma boa equipe, a qual ele sabe que vai fazer o trabalho porque é capacitada, esperta, dedicada e tem potencial para o sucesso, ele quer manter essa equipe junta. Não quer que ninguém se desligue em busca de "grama mais verde", porque cada jogador desempenha um papel chave para o sucesso da empresa.

122. Sendo um sábio executivo, para ele os funcionários fazem parte de uma equipe, e leva em consideração todos os aspectos de suas vidas. — Não só sua produção, mas sua família, saúde, vida pessoal, grau de satisfação no trabalho, problemas, e faz o máximo possível para cuidar disso. Quando possível, ele lhes dá incentivos, organiza eventos no escritório, destaca o "funcionário do mês", dá festas na sua residência, planeja boas atividades desportivas para todos‚ etc. Ele lhes dá folgas e paga hora extra quando precisam trabalhar além do expediente. Talvez até inspire a equipe com uma palavra de ordem que todos gritam juntos: "Todos juntos sai melhor!" Ele procura ver que incentivos e benefícios vai inspirar os funcionários a ficarem juntos, produzirem muito bem e se sentirem felizes fazendo isso.

123. Que jogador não faria o melhor que pode no serviço se ele se sentisse valorizado, respeitado e estimado como pessoa? Nenhum jogador iria querer mudar se não só se sente satisfeito com o trabalho mas gosta de fazê-lo‚ gosta das pessoas com quem trabalha, sua família e filhos também gostam delas e além disso se divertem juntos.

124. Os seus Lares deveriam ser assim; mais do que um local onde trabalham e fazem o serviço. Fazer o trabalho é importante, porque é a incumbência que lhes dei de irem por todo o mundo e darem as Minhas Palavras aos perdidos. Mas, acreditem ou não, para serem testemunhas eficazes a vida no Lar precisa ser feliz, interessante, funcionar tranqüilamente, ser tal que as necessidades são supridas‚ as pessoas se sentem respeitadas e valorizadas, e o Lar é um local onde não só você e sua família vivem, mas também os seus amigos.

125. O Lar precisa ser um lugar onde você gosta de estar‚ que fica esperando voltar para lá depois de um dia de trabalho e onde se sente inspirado ao levantar de manhã. O Lar deveria ser um lugar onde se sentem felizes em encontrar seu irmão ou irmã na cozinha e onde sente que as pessoas ficam felizes ao ver você.

126. A sua vida pessoal e a de todo membro da Família no Lar é muito importante para Mim, não só para poderem fazer o trabalho que lhes peço (apesar disso ser muito importante), mas porque quero que se sintam felizes e desfrutem do serviço que Me prestam todos juntos. Quero que reflitam a alegria sincera que sentem em Mim para o mundo todo, para ser um testemunho de que Me servir em tempo integral é maravilhoso e que, se obedecerem, as Minhas promessas não falham. Lembrem-se que não sou um Deus triste. Amo a vida! Adoro Me divertir com vocês. Adoro quando vocês gostam dos momentos de descontração juntos.

127. Talvez pensem "Tudo bem. Acredito. Mas não é o que tenho visto em muitos Lares." Mas é possível se investirem um tempo e um pouco de planejamento, oração e sim‚ até dinheiro, se preciso, para o seu Lar ser um lugar legal de se viver. Todos no Lar merecem se divertir, curtir às vezes — muitas vezes — desfrutarem da companhia uns dos outros e da vida. A vida já é bem curta e a meta não é chegar ao Céu e verem tudo o que realizaram, mas como chegaram às realizações, quem vocês amaram nesse processo, quanto do Meu amor compartilharam com as pessoas.

128. O Lar deveria dedicar um tempo a fazerem coisas legais juntos. É importante conhecerem melhor os seus cónjuges e as pessoas com quem trabalham, suas características pessoais e engraçadas. Quando trabalham juntos vêem a maneira da pessoa trabalhar. Quanto mais trabalham juntos e oram juntos, quanto mais travam batalhas espirituais juntos‚ melhor vai ser o seu desempenho profissional juntos. Mas, como bem sabem‚ só trabalho sem diversão deixa o aluno bem insosso, e isso também se aplica à sua vida pessoal. Se o Lar só trabalha juntos, só cumprem as "obrigações" juntos, como, por exemplo, devoções em conjunto, vigília de oração‚ alimentar as ovelhas, angariar fundos, etc., e nunca tomam tempo para descansar, se inspirar e se animarem juntos, provavelmente os membros do Lar vão sentir mais o aspecto das obrigações do que vivenciar o sentimento de que "o nosso Lar é ótimo".

129. E o seu Lar é ótimo! Todos vocês são membros maravilhosos que dedicam a vida a Mim e aos outros, então exibam isso. Deixem as pessoas verem como vocês são divertidos‚ como o Lar pode ser um lugar legal e como é divertido Me servir.

130. Se for preciso, disponham-se a investir um pouco de dinheiro em uma atividade legal todos juntos. Não que seja preciso ter dinheiro para se divertir, pois podem fazer um monte de coisas legais juntos sem gastar um tostão. Mas também não se preocupem em gastar um pouco de vez em quando, se precisarem. Incluam no horário e no orçamento. Façam com que aconteça‚ porque é muito importante para todos se sentirem felizes, e também para conhecerem o outro lado da personalidade uns dos outros.

131. Às vezes é humilhante para as pessoas se reunirem simplesmente para se divertirem em vez de para trabalharem. Esse tipo de humilhação faz bem para o espírito do Lar. Alguém talvez tenha um ministério que pareça "superior" ao de uma outra pessoa e ela esteja acostumada a dar instruções; mas quando vocês se reúnem só para se divertir juntos‚ ninguém é "superior" a ninguém. Isso faz bem para criar um ambiente humilde e de camaradagem.

132. Se a sua relação com alguém é só de trabalho e a pessoa talvez lhe pareça séria demais, ou "letra da lei" ou algo assim, mas depois você a vê se divertindo numa festa ou cantando no volume máximo, ou se oferecendo para fazer um esquete, você fica com uma visão totalmente diferente dela. Você começa a ver um outro lado da pessoa que o ajuda a apreciá-la mais. Quando vocês se divertem juntos, no dia seguinte é muito mais inspirador trabalharem juntos. Fica mais fácil ter uma atitude positiva uns com os outros e ver o lado humano e simpático das pessoas com quem vive. Ajuda a aliviar dificuldades relacionadas ao serviço e à pressão do trabalho e lhes dá uma nova perspectiva em relação ao seu trabalho. Se as pessoas têm momentos de descontração e diversão, vão se sentir mais preparadas para encarar um dia inteiro de trabalho.

133. Quando os amigos Contato e Membros Ativos os vêem vivendo a alegria que dou, isso também é um bom exemplo para eles. Como diz o ditado, se você agir como se estivesse inspirado, em breve se sentirá inspirado! Se o Lar se unir para fazer coisas divertidas juntas‚ quer sintam vontade na hora quer não, em breve vai ser divertido e vão começar a gostar ainda mais de viverem juntos, e o Lar passará a ser um lugar super legal.

134. (Jesus:) A questão de ser guardador do seu irmão‚ do Lar prestar contas por seus atos, e de um pastoreio mais integrado só vai funcionar se houver um espírito de amor, união e camaradagem. Se o ambiente no Lar é frio e distante, quando alguém quiser ser guardador do irmão pode ser considerado farisaico, "implicante" e receber uma reação bem negativa e melindrosa. Por isso é tão importante os membros de uma equipe vencedora criarem vínculos de amizade entre si.

135. Com isso não quero dizer que cada membro do Lar precisa obrigatoriamente ter uma super amizade com todos. Talvez a personalidade de certas pessoas não bata muito bem com a de outras para poderem ficar juntas nas horas de folga, e se sintam mais à vontade com certas pessoas. É natural e não é um problema. Mas é importante criar momentos de convívio e diversão juntos, quando não estão discutindo assuntos relacionados ao Lar, problemas, crianças, horários, etc., apenas se divertindo juntos desfrutando de Mim e da companhia uns dos outros.

136. Quando o relacionamento entre os membros do Lar é só impessoal, de negócios ou para resolver problemas, é muito mais difícil ter um relacionamento pessoal em questões de pastoreio ou de ser "guardador do seu irmão", porque não existe um amortecedor de amor. Vocês só vão ter a estrutura dura, e depois fica muito mais difícil aceitar uma correção ou instrução por parte de alguém.

137. É como ter um sanduíche de carne sem o pão: vão ter o essencial, que é o bife, o ingrediente básico. Mas para o sanduíche ficar gostoso é preciso ter duas fatias de pão‚ além de colocar uma manteiga ou molho para não ficar seco, e até uma fatia ou duas de queijo, e cebola. Apesar dessas coisas não serem essenciais, com certeza dão mais sabor ao sanduíche.

138. Criar um ambiente que fomenta união e vínculos não é tão difícil quanto parece. Muitas pessoas têm as mesmas preferências, e se usarem essas coisas em comum, fizerem atividades todos juntos, incluírem o Meu Espírito e assim o Meu amor, isso será um grande passo para inspirar amor e amizade na sua equipe vencedora.

139. Não precisa ser um plano muito trabalhoso nem dispendioso. Eu posso usar imensamente as alegrias simples para incluir o Meu Espírito no seu meio. É claro que separar um dinheirinho para atividades ou eventos é bom e seria um bom investimento dos seus recursos, já que se divertirem juntos é um passo importante para trazer união no Lar e alcançarem a meta de serem uma "equipe vencedora".

Quando é um sacrifício

140. (Mamãe:) De vez em quando pode até ser um sacrifício participar das atividades de lazer, diversão e entretenimento. Às vezes você não vai ter vontade de participar em uma atividade planejada para o Lar, ou talvez esteja cansado depois de trabalhar o dia inteiro, ou prefira ter um convívio mais tranqüilo com poucas pessoas, ou a atividade não lhe agrada e preferiria outra coisa. Talvez você nem seja o tipo de pessoa que gosta de atividades e preferiria nem ter convívios ou participar de eventos. Ou talvez seja tímido ou algo mais o trave. Mas o Senhor abençoa quando você não fala negativamente de tais atividades e participa o máximo possível por amor à união e às muitas vantagens relacionadas ao fato do Lar ter convívio e se divertir todos juntos.

141. (Jesus: ) Mesmo que você não sinta vontade, é bom participar das atividades e eventos no Lar. A sua participação não só promove união, mas também lhe faz bem. Quando você dá um passo mesmo não sentindo vontade, isso faz bem para o seu espírito e Eu abençóo o seu sacrifício. Eu o abençóo por contribuir para a diversão e recreação mesmo que a atividade não seja a sua preferida. Abençóo a sua humildade. Eu o abençóo por tomar o tempo para conhecer as coisas que as pessoas com quem você mora gostam e desfrutar delas, mesmo que essa nunca venha a ser a sua atividade preferida.

142. Quando todos são implicantes e exigentes demais quanto ao tipo de atividades das quais vão participar, isso cria uma certa desunião no Lar. As pessoas que planejaram as atividades em conjunto ou os convívios talvez até fiquem desanimadas se os outros não participarem. Vão achar que nem adianta preparar nada. E se cada um só quer fazer o que gosta e não participa das atividades em conjunto, o Lar pode se tornar egoísta. Precisam tomar bastante cuidado com isso, porque ainda que Eu não espere que gostem de cada atividade, espero que dediquem o seu tempo e contribuam para fomentar união na sua equipe vencedora tanto quanto possível, e os abençoarei se tiverem essa atitude.

Mantenham a Renovação viva

143. (Mamãe:) Nos seus momentos de diversão‚ lembrem-se de manter o espírito da Renovação vivo no Lar. O que quero dizer é que devem se assegurar de não recorrerem a entretenimento mundano para se distraírem, descontraírem e relaxarem. Como leram nas BNs "Direto ao Assunto"‚ podem ter no Lar e nas suas vidas diferentes tipos de entretenimento mundano‚ mas é importante manter esse tipo de atividade no devido lugar e se esforçarem por ter atividades que vão gerar união, vínculos‚ diversão e convívio, sem ligação alguma com entretenimento mundano.

144. É importante também garantirem que o Lar tem uma variedade de ocasiões e atividades legais — algumas para os adultos, outras das quais as crianças possam participar, outras direcionadas para JETTs e adolescentes, etc. Nada mais justo que permitir a todos uma oportunidade de se descontrair e se divertir, já que pessoas de todas as idades precisam disso. Além desse raciocínio, isso faz maravilhas para a sua união e ajudará as gerações posteriores a também saberem manter um equilíbrio em suas vidas.

145. (Jesus:) O mais importante quando forem planejar suas atividades de lazer e descontração é Me buscarem. Não tem problema usarem entretenimento do mundo de vez em quando, com a Minha permissão e de acordo com as diretrizes que estipulei na Palavra. Mas como bem sabem, não deveria jamais ser a atividade automática. Certifiquem-se de planejar boas ocasiões e convívios de qualidade nos quais o Lar possa se divertir todos juntos. A melhor maneira de acertarem o alvo é Me perguntando e conferindo Comigo para Eu poder direcioná–los e instruí–los.

146. Certifiquem-se de variar bem o público das atividades em conjunto. Às vezes com certeza vou querer que seja apenas para os adultos. Mas em outras ocasiões seria bom fazer uma festa ou atividade para o Lar do qual todos possam participar e desfrutar — do menorzinho ao mais velho. Em algumas ocasiões vão querer voltar toda a atividade para os JETTs e adolescentes, e talvez até convidem alguns jovens de um Lar próximo. E, claro, sempre vão Me incluir e os elementos do Meu Espírito, para Eu poder derramar o máximo de bênçãos nos seus momentos de diversão todos juntos.

Saber o que precisa e quando

147. (Mamãe:) Se estiver cansado e fatigado e só quiser se descontrair um pouco, espairecer ou relaxar, não deixe de orar e perguntar ao Senhor exatamente o que precisa. Muitas vezes o que você sente e acha que precisa é exatamente o que precisa — uma atividade física de lazer, descontração e diversão. Mas às vezes você talvez até esteja cansado espiritualmente e uma grande festa ou atividade não vai ser a cura para você, e precise na verdade passar tempo com o Senhor, para ser reabastecido e revigorado espiritualmente.

148. A diversão e o lazer físicos talvez o façam se sentir bem por um tempinho, mas se estiver esgotado e precisar se renovar e fortalecer espiritualmente, tem que tomar um tempo para isso, não apenas trocar o trabalho por atividades que não vão lhe dar o reabastecimento espiritual que precisa. Se estiver se sentindo esgotado espiritualmente, é muito mais importante dedicar um tempo para se reabastecer do que para se descontrair.

149. Lembre-se, porém, que às vezes precisa das duas coisas, de descanso espiritual, reabastecimento e tempo com o Senhor‚ e de diversão física, entretenimento e descontração. Só não pode fazer uma (suprir suas necessidades físicas) e negligenciar a outra (se reabastecer espiritualmente) que é ainda mais importante.

150. (Jesus:) Quando você se sente desgastado‚ às vezes uma atividade física estimulante vai ajudá-lo. Mas Eu também quero participar, e muitas vezes gostaria de tomá-lo em Meus braços, reconfortá-lo e fortalecê-lo. A descontração física muitas vezes é como um band-aid, sendo que o reconforto que supro e as Minhas Palavras curam a ferida por completo. Então, não deixe de ter um bom equilíbrio neste aspecto da sua vida e de ficar em guarda para não estar sempre atrás da diversão física para aliviar o seu fardo ou sua mente ou relaxar o corpo. Talvez às vezes você precise exatamente disso, mas em outras ocasiões talvez seja apenas um paliativo, sendo que Eu quero ajudá-lo com o Meu Espírito.

Conselho para suas festas serem um sucesso

151. (Mamãe:) E por falar em "diversão", algo que muitos de vocês, principalmente os jovens, gostam de fazer para se divertir é ir a festas. Peter e eu somos totalmente a favor de festas e achamos que é um meio incrível de diversão, descontração, convívio e entretenimento — se houver pastoreio, consultarem o Senhor quanto aos detalhes e se mantiverem dentro dos limites determinados pela Palavra e a Carta Magna.

152. Infelizmente, há pouco tempo dois pastores preocupados com a situação me enviarem um relato sobre festas. Vou compartilhar trechos com vocês e depois uma mensagem que o Senhor deu a respeito, que contém lições para todos.

Tivemos algumas ocasiões, festas e convívios em que houve um consumo muito excessivo de bebida alcoólica, e ao que parece ninguém supervisiona isso, a ponto de os pastores simplesmente acharem que agora isso "está liberado". Tem gerado condutas questionáveis, como, por exemplo, jovens que passam a noite "festejando" em um parque bebendo direto‚ criando uma situação potencialmente perigosa para o trabalho. Em outras ocasiões se ouve comentários de festas onde coisas básicas, como, por exemplo‚ levar em consideração e seguir as diretrizes da Lei do Amor e respeitar as pessoas, são ignoradas porque todos beberam demais.



A umas duas semanas atrás tiveram uma festa, na qual aparentemente foram cometidos vários erros dos quais estamos tomando conhecimento a cada dia que passa. Mas, ao que parece, as pessoas não oraram muito quanto aos preparativos do evento, e o bar estava nas mãos de um adolescente, um jovem visitante que na verdade está em suspensão condicional, e um outro jovem que, pelo que dizem‚ incentivava os menores de idade a beber. A festa foi meio descontrolada e serviram uma batida que não foi preparada com muita oração (estava forte demais).

Cometeram outros erros nessa mesma noite, como, por exemplo, irem dançar no jardim da casa e fazerem muito barulho, que, pelo jeito foi o que fez a polícia aparecer por lá. [Um dos jovens também ficou passando muito mal no dia seguinte, apesar de que não se sabe ao certo se foi devido ao consumo de álcool, mas é bem provável.] Graças a Deus ele está se recuperando.

Depois de tomarmos conhecimento de mais detalhes sobre o que transcorreu na festa e o desenrolar dos acontecimentos naquela noite, conversamos a respeito no nosso Lar e escrevemos uma carta para o Lar que promoveu a festa para ver que lições, perguntas e profecias‚ e as reações deles a essa situação tão grave. Como isso aconteceu [um rapaz ficou muito mal] depois de uma festa sem muito pastoreio na qual serviram bebida destilada (num drinque‚ mas forte demais, desconsiderando o regulamento quanto ao consumo de bebida alcoólica, e menores de idade ficaram bêbados)‚ achamos que o Senhor queria que enviássemos uma mensagem aos Lares na nossa região compartilhando as lições que aprendemos com a situação.

Ontem tivemos um conselho municipal com a participação de um RS representando o departamento de pastoreio, e um pastor de um dos Lares. Graças a Deus puderam discutir bastante o acontecido. O que nos pareceu estranho foi que várias pessoas, principalmente os pastores do Lar onde tiveram a festa, não perceberam a gravidade da situação e por que isso tinha acontecido. Por exemplo, eles ficaram surpresos quando ouviram que deveriam ter perguntado ao Senhor não só se deviam ter uma festa, mas como organizá-la, o que servir para beber, qual o tema da festa, qual o meio-termo entre música do Sistema e da Família (foi mencionado que não tocaram nenhuma música da Família), e simplesmente entenderem que ter uma festa envolve muito mais do que apenas receber uma confirmação do Senhor.

As pessoas reagiram bastante bem e isso serviu para abrir os seus olhos, o que nos fez pensar que talvez outras pessoas na nossa região também precisem dessa orientação e lembretes‚ além de medidas práticas que devem tomar para ter uma festa legal e divertida, no entanto segura!

153. (Jesus:) Eu adoro ver as Minhas noivas desfrutando da vida e da companhia umas das outras. Adoro ver vocês fazendo festas e se divertindo. Mas fico triste e até zangado quando extrapolam os limites que determinei e suas ações prejudicam os outros ou fogem à Lei de Amor; quando não seguem as diretrizes da Palavra, deixam as coisas ficarem descontroladas e não se mantêm na linha no espírito. Vocês têm muitas liberdades, mas se não tiverem sabedoria, Eu talvez tenha que retirá-las.

154. Antes de mais nada é importante tanto as ovelhas como os pastores entenderem que é imperativo Me consultarem a respeito de tudo relacionado a planejar e fazer uma festa. Se querem que a sua festa seja um sucesso, uma bênção para os convidados; se querem que seja no espírito e o mais agradável possível, sem acidentes, incidentes ou infrações à Lei de Amor, e sem problemas com a segurança ou qualquer outro efeito negativo que poderia ocorrer quando não estão no Meu Espírito, vão precisar Me buscar especificamente sobre cada detalhe.

155. Não Me perguntem apenas se devem ou não ter uma festa, mas levem além. Perguntem–Me quando deveriam ter a festa, quem deveriam convidar e qual a idade dos participantes. Perguntem-Me o que devem servir para comer, se é que deverão servir algo; que bebidas servir, se é que deverão servir bebida, e quanto. Perguntem–Me que atividades deverão ter e que música tocar — se forem ter isso na festa. Perguntem-Me como Eu gostaria que Me incluíssem na noite — se gostaria que começassem a noite com louvores, jogos especiais dedicados a Mim, brindes a Mim, dedicar uma dança a Mim, receber uma mensagem ou oração escrita de Mim para lerem na festa, ou o que mais queiram incluir. Peçam-Me todo e qualquer conselho que Eu talvez queira lhes dar para que essa festa seja um sucesso.

156. Quem for planejar a festa precisa ser guiado pelo espírito‚ estar em oração e ser uma pessoa madura. Ter uma festa, principalmente para o Lar todo, ou se convidarem outros da área, é uma grande responsabilidade. Se forem receber as pessoas, têm o dever de se certificar que Eu aprovo os detalhes, e é sua obrigação garantir que as atividades da noite ficam dentro dos limites do Meu Espírito. Se forem servir bebida alcoólica, deveriam ficar de olho nas coisas e se certificarem que as pessoas se mantêm dentro do limite do consumo de álcool e não bebem demais ou passam mal. É claro que quem estiver na festa precisa Me ouvir para saber o quanto devem beber na festa, com base nas diretrizes para consumo de bebida alcoólica que constam na Palavra e Carta Magna‚ mas mesmo assim vocês deveriam ajudar as pessoas a "serem boas". Se estiverem dando uma festa, provavelmente é bom beberem pouco (ou nada) para poderem ficar de olho nas coisas para garantirem que tudo segue na direção certa. Lembrem-se que vocês são os responsáveis!

(Caixa de texto: )

Mais dicas sobre festa com bebida alcoólica

·Lembrem todos que forem participar da festa para consultarem o Senhor de antemão e saberem como deveriam se conduzir quanto ao consumo de bebida naquela noite, com base no conselho dado em "Liberdade para Beber = Responsabilidade ao Beber!" (CdM 3466, BN 1057). Mesmo que sirvam uma certa quantidade pré-determinada para cada pessoa, todos deveriam seguir o que o Senhor lhes mostrar pessoalmente caso Ele lhes diga para beberem menos do que o que vai ser servido.

·Se possível, sirvam bebidas sem álcool para os que não vão beber na festa. Muitas vezes tem pessoas que não podem beber, ou por que o Senhor lhes disse para não beberem ou estão grávidas‚ são menores de idade ou por qualquer outro motivo.

·Certifiquem-se de que a pessoa servindo a bebida é bem responsável e vai seguir os limites de bebida por pessoa e não ser dissuadida a servir além do que deveria.

·Certifiquem-se de saber a idade de quem vai estar na festa‚ para não servirem bebida para menores. Sigam as regras da Carta Magna quanto ao consumo para menores de 21.

·Se alguém na festa for dirigir depois, certifiquem-se de ter um número suficiente de motoristas já designados.

·Se forem servir bebida alcoólica na festa e não servirem comida, como, por exemplo, se servirem uma bebida antes do jantar, é bom servir também um aperitivo, tipo chips, biscoitinhos salgados, ou castanhas, se tiverem. O álcool afeta muito algumas pessoas e elas ficam enjoadas se beberem sem comer nada.

·Sirvam bastante água durante a festa para todos ficarem bem hidratados.

Com respeito a beber em festas ou em outras ocasiões, por favor, observem o seguinte conselho encontrado na BN 1033‚ "Emendas à Carta Magna".

É importante entenderem o significado desta suspensão do regulamento [para consumo de bebida alcoólica]: os maiores de 21 anos são agora responsáveis pelo seu próprio consumo de álcool. São vocês que vão se certificar de que usam de sensatez e moderação e não causam repercussões negativas para si mesmos ou para outros. Não lhes dá o direito de beber quanto quiserem, sempre que quiserem e sem limite. Como em todas as outras coisas que fazemos, precisam agir com oração e consultar o Senhor sobre o que vão beber, quando e em que quantidade

A suspensão temporária do regulamento quanto ao consumo de bebida alcoólica na Carta aplica-se apenas às pessoas de 21 anos para cima. Ela continua em vigor para aqueles menores de 21 anos de idade‚ já que os de 18 a 20 anos ainda estão aprendendo a beber álcool com responsabilidade. A maioria dos jovens também tem uma toleráncia menor ao álcool do que os que já bebem há mais tempo e aprenderam a reconhecer o seu limite. Para aqueles entre 18 e 20 anos, o estipulado na cláusula C. da seção "Regulamento quanto a Comidas e Bebidas", continua em vigor. Em outras palavras, o limite máximo semanal e a graduação alcoólica de no máximo 20% em qualquer bebida ingerida.

(Fim de caixa de texto:)

157. Agora que ouviram todo este conselho, provavelmente estão achando que organizar uma festa não vai mais ter graça. É verdade, dá bastante trabalho ter que Me consultar a respeito dos detalhes, e é verdade que talvez não se divirtam tanto quanto se divertiriam se estivessem apenas na festa sem responsabilidade pelas conseqüências. Mas, por ter essa responsabilidade, carrega um grande fardo de responsabilidade, e é importante carregá-lo com maturidade e espírito de oração. Lembre-se que você é responsável por todos que estão ali. Não está na festa para promover sua própria diversão, mas sim para se certificar que todos se divertem. Você está ali para ajudar as pessoas a se divertirem sem irem longe demais. É da sua responsabilidade fazer a sua parte, com amor e oração, para garantir que ninguém bebe demais ou passa mal, e que não ocorrem acidentes ou problemas com a segurança.

158. Organizar uma festa dá bastante trabalho, e a maioria das pessoas não gosta disso porque envolve muito sacrifício. Mas, Meus amores, se querem ter festas frutíferas, no espírito e seguras, é importante sempre terem alguém ou uma equipe que fica responsável pela festa. Às vezes o anfitrião da festa pode ser um dos pastores do Lar, ou dois pastores. Mas não precisa. Qualquer um pode dar uma festa se estiver disposto a assumir responsabilidade pelos outros, agir com oração e cautela e Me ouvir quanto aos detalhes, além de se aconselhar com seus pastores a respeito de qualquer dúvida. Pastorear e aconselhar são fatores importantes para se ter festas legais‚ inspiradas e que são um sucesso.

159. Portanto‚ quem for planejar uma festa, por favor, esteja receptivo a conselhos e pastoreio. E, é claro, receptivo a Mim e ao Meu conselho acima de tudo. E vocês, queridos pastores de Lar, se disponham a pastorear as festas no seu Lar. Não significa que tenham que vetar os planos da pessoa caso não sejam da sua preferência. Vocês não deveriam ser "desmancha-prazeres", mas sim orientadores, guias e incentivadores. A melhor coisa é incentivar quem estiver planejando a festa a Me ouvir quanto aos detalhes. Se vocês tiverem alguma dúvida quanto ao que está sendo planejado, peçam para as pessoas Me consultarem a respeito e lhes darem a profecia. Orientem, direcionem e aconselhem as pessoas, e deixem-nas aprender a fazer festas cheias de amor‚ legais e no espírito, festas memoráveis.

160. Em alguns casos vocês precisam estar preparados para pastorear depois da festa também. Esperamos que as festas não acabem mal na maioria dos casos, principalmente se as estiverem pastoreando já desde o início do planejamento. Mas se alguma coisa não der muito certo, surgir problemas ou excessos, podem orar e Me consultar depois‚ ou melhor ainda‚ pedir para quem deu a festa, os responsáveis por ela, Me consultarem, para Eu poder mostrar as lições e fazer com que seja um aprendizado. Não fiquem preocupados demais se uma festa não der certo, pois posso e ensinarei a todos os envolvidos — se vocês continuarem pastoreando-os nessas situações.

161. Por favor, Minhas noivas, façam festas no espírito. Se Me deixarem planejar a festa com vocês e estar do seu lado durante a noite toda, a festa será bem melhor e mais legal. Comigo tudo é mais legal, pois realço tudo, até mesmo as suas ocasiões de curtição e festa. Na verdade, ficariam surpresos em ver como Eu gosto de festas e como fico feliz quando Me incluem no seu convívio e diversão!

162. (Mamãe:) Muito obrigado‚ querido Marido, por essa tão séria mensagem sobre a responsabilidade de terem festas. Ajude todos nós a atendermos ao Seu conselho e fazermos o que Você nos orientar a fazer, para poder nos abençoar plenamente.

163. Querida Família, queria lhe passar mais estas dicas que me vieram à mente depois de ler a mensagem acima.

164. — Não deixem de orar pelas bebidas que vão servir nas festas ou em qualquer outra ocasião. Peçam ao Senhor para enchê-las com um bom espírito — feliz, alegre e amoroso. Peçam-Lhe para protegê-los dos efeitos negativos do álcool‚ quer seja enjóo‚ mau humor, etc. Poderiam usar algumas destas promessas das chaves que foram publicadas numa revista Eva:

Invoque as chaves de santificação quando for beber. Eu limparei a bebida de qualquer coisa que não provenha de Mim e a encherei com o Meu Espírito animador, edificante e amoroso.

Se invocarem o poder das chaves, encherei com o Meu Espírito as ocasiões de descontração, lazer e festas em que servirem bebida alcoólica.

As chaves ajudarão o álcool que ingerem a afetá-los de maneira positiva, para poderem se descontrair e desfrutar de um convívio amoroso Comigo e com os outros, sem efeitos colaterais negativos.

O Meu amoroso Espírito purifica, limpa e pode preencher qualquer coisa, até mesmo uma bebida alcoólica — se pedirem isso usando as chaves.

165. — Faça uma boa oração antes da festa começar. Invoquem as chaves de lazer, diversão, convívio, festa, e quaisquer outras. Clamem algumas promessas das chaves de "lazer e descontração", ou algumas destas novas chaves recebidas especialmente para festas (ou receba algumas novas para a ocasião).

Sou o Anfitrião na sua festa e estarei entre vocês para dar mais brilho a tudo que fizerem‚ nos mínimos detalhes, se clamarem as chaves de lazer, convívio e diversão!

Clame as chaves de festa e a sua festa não só será legal, mas terá sentido, será agradável‚ descontraída e será beneficiada com coisas super legais e especiais direto do Céu que só o Meu Espírito pode proporcionar.

Cerquem a sua festa com uma bolha do poder das chaves e manterei fora dessa bolha qualquer coisa negativa que não provenha do Meu Espírito, e dentro da bolha manterei felicidade, diversão, convívio e terão uma experiência extremamente significativa.

Essa festa é um presente que lhes dou por amor, e se invocarem as chaves‚ a cada um darei um presente personalizado durante essa noite, aqueles que sei que mais vão lhes agradar.

Conversem a respeito

Perguntas opcionais para discussão

·Que nota, numa escala de 1 a 10, vocês dariam ao seu Lar para o grau de amizade e união que existe entre vocês? Com que freqüência tomam tempo para se descontrair e se divertir juntos, tanto a nível de Lar como em grupos menores? Acham que têm um número suficiente de convívio e ocasiões em que podem se conhecer melhor? Se não, que atividades em conjunto gostariam de planejar e ter no Lar?

·O Lar diversifica suas atividades e tipos de descontração para suprir as necessidades de ambas as gerações e sexos?

·Você participa das atividades mesmo que não sejam da sua preferência, por consideração aos outros e para terem união?

·Você acha que você, pessoalmente‚ inclui as pessoas nos convívios, ou você tem a tendência de só ficar curtindo e se descontraindo com um grupo menor de amigos com os quais se sente à vontade?

·Como o seu Lar está se saindo no tocante a seguir as diretrizes da Renovação em relação a minimizar o entretenimento mundano?

·Você consegue pensar em outras maneiras de incluir o seu rebanho (membros ativos, etc.) nos seus convívios e atividades de lazer que são uma inspiração e incluem o Espírito do Senhor?

·Vocês têm atividades suficientes e legais das quais as crianças, JETTs e adolescentes podem participar? Ou quando se trata de convívio, lazer e diversão vocês pensam mais nos adultos?

Idéias para louvor

Possíveis opções de louvor

·Louvor-lazer: Louvem o Senhor por todas as coisas que gostam de fazer para lazer‚ principalmente as que geram união e amizade com as pessoas.

·Louvor ousado: Louvem o Senhor por algo legal que sempre quiseram fazer mas nunca tiveram (e provavelmente nunca terão) a oportunidade de fazer na Terra — ou por ser caro demais, ou perigoso demais, ou por que o Senhor ainda não abriu as portas para fazerem. Digam-Lhe que estão muito gratos por saberem que um dia, quando chegarem ao Céu, vão pode fazer isso ou algo ainda melhor. (Uma variação desse louvor é agradecer ao Senhor apenas por atividades de lazer que querem fazer no Céu — coisas que acham que vão poder fazer ou que o Senhor nos informou em algumas publicações, como‚ por exemplo, LinkUp, Blade, Xn, etc.)

·Louvor para festas: Na próxima festa ou convívio, experimentem uma das seguintes idéias de louvor:

·Louvem o nosso maravilhoso Marido por algo que estão na expectativa em relação à festa — tomar uma bebida, um dos pratos a serem servidos‚ a dança, o convívio, os jogos ou atividades, ou algum outro aspecto específico.

·Quando olha para todos os que estão na festa, qual a primeira palavra que lhe vem à mente? Diga e depois faça um louvor ao Senhor incluindo esse pensamento.

·Louvor de preencher as lacunas: "Jesus, esta festa é um toque especial do Seu amor por mim, porque _______."

"Pratique" a Palavra

Possíveis maneiras práticas de serem "praticantes da Palavra"

·Se ainda não têm‚ formem um comitê de atividades para ajudar a organizar e planejar as atividades do Lar. Esse comitê não teria que fazer todo o trabalho, mas poderia ajudar a manter as coisas em movimento, fresquinhas, e ser a espinha dorsal desse aspecto da vida no Lar. Por exemplo, poderia mencionar o assunto em um conselho do Lar e pedir sugestões ou discutir um evento que vão ter‚ delegar tarefas para diferentes pessoas no Lar, orar sobre idéias e se aconselhar com os gestores para verem datas para a atividade/evento, etc.

·Perguntar a cada um no Lar (inclusive JETTs e adolescentes) que tipo de atividade gostaria de ajudar a organizar. Isso ajuda a dividir a carga e também dá às pessoas a oportunidade de se envolver em algo que gostariam de fazer. Poderiam estar totalmente abertos para qualquer sugestão ou colocar uma relação de idéias que já discutiram no Lar e que gostariam de fazer e depois as pessoas podem se oferecer para ajudar a organizar pelo menos uma das atividades. Por exemplo: um jantar especial, um aniversário‚ festa, inspiração, noite de Amar Jesus (para quem tem idade para isso), noite de jogos‚ devoção legal no fim da tarde, esportes, passeio, churrasco ou piquenique, etc. Esses mini-comitês poderiam então trabalhar junto com os gestores para coordenarem e planejarem suas atividades para as semanas ou meses seguintes.

·Ler as diretrizes para entretenimento mundano pós-Renovação na série "Direto ao Assunto" e perguntar ao Senhor como estão se saindo e se estão ou não reduzindo ao mínimo a absorção de coisas mundanas quando estão se divertindo ou descontraindo.

·Experimentar uma destas simples atividades no Lar:

Dançar um pouco depois do jantar.

Formar pares e fazerem uma caminhada um dia por semana na hora de exercícios.

Fazer um piquenique. Pegar o seu jantar e ir comer em um parque quando o Sol estiver se pondo. Desfrutar da companhia uns dos outros e da criação de Deus.

Ter jogos esportivos todos juntos, contanto que ajam num espírito de amor, sem ficarem competitivos demais.

Contar testemunhos uma noite após o jantar, ainda à mesa.

Passar o violão uma noite e cantar canções antigas da Família.

Se reunirem uma noite e fazerem perguntas interessantes para se conhecerem melhor.

Ter uma noite de jogos. Procurem alguns jogos novos ou da Renovação no CD da Renovação. Mesmo que sejam para crianças, ficarão surpresos em ver como são divertidos (ou até mais divertidos) para os adultos.

Cada um retire um nome no início da semana e seja o "anjo" dessa pessoa, fazendo coisas legais para ela durante a semana. Só revelem de quem você é o anjo no final da semana.

Reúnam-se uma noite para contarem histórias sobre um tema que escolherem: anjos, milagres‚ testificação, como um casal resolveu se casar‚ etc.

Contem testemunhos pessoais. Todos contem como ficaram salvos ou entraram na Família, ou no caso de adultos da segunda geração, como assumiram o seu compromisso com o Senhor e o que os levou a esse ponto.

Façam um lanche especial uma noite e tenham um momento de apreço uns pelos outros. Façam uma rodada e cada um diga algo pelo que está agradecido em alguém. Poderia ser escrito antes, e depois as pessoas só leriam ali na hora.

Tentem compor uma cançãozinha simples todos juntos no Lar uma noite. Uma equipe pode trabalhar na letra e outra na melodia, e depois juntarem as duas coisas. Pode ser muito engraçado e bem divertido‚ mesmo que não componham um sucesso.

Ter uma noite de "viagem no espírito". Coloquem uma música calma, diminuam as luzes e Me peçam para falar com vocês sobre o Céu, anjos, os seus ajudantes espirituais, etc.

Conseguir um vídeo instrutivo sobre massagem e experimentar um fazer uma mensagem no outro.

Os rapazes podem preparar uma noite especial para as garotas de acordo com o que elas mais gostam (por exemplo‚ um jantar à luz de velas, uma massagem nos pés, muita conversa, etc.) e vice–versa. Na semana seguinte (ou mês seguinte) as garotas fariam algo para os rapazes de acordo com o que eles mais gostam. (Por exemplo, uma refeição para homem mesmo, como, por exemplo, hambúrgueres, ou um churrasco e cerveja, e também algumas danças ou apresentações, etc.)

História ilustrativa

Certa vez um homem abastado teve que se ausentar de casa para embarcar em uma demorada viagem. Após os preparativos, com sua bagagem já pronta, chamou os empregados e despediu-se, pedindo-lhes que cuidasse de sua propriedade e dos seus bens durante sua ausência. Ele também colocou alguém encarregado da administração que deveria determinar os serviços e se certificar que os seus negócios continuavam prosperando. E lá foi ele.

O administrador era um antigo amigo que há muito trabalhava para ele. Querendo muito se mostrar digno da honra recebida, explicou ao resto dos empregados a sua meta antes do regresso do patrão. Era preciso fazer a colheita, vender a safra, e além disso o administrador também queria expandir a propriedade, ou seja, adquirir mais terra e iniciar novos empreendimentos. Com certeza tanto trabalho mostraria ao patrão a dedicação dos empregados. As normas na propriedade foram modificadas e todos passaram a despender mais horas trabalhando.

O tempo foi passando e qual não foi a tristeza do administrador ao perceber que a situação não estava melhorando. Os negócios estavam diversificados e os comerciantes ocupados, mas não ocorrera a prosperidade desejada. Havia mais terra‚ mas a falta de trabalhadores a mais não permitira que o solo fosse devidamente arado e trabalhado. Ele não poupou esforços‚ mas logo percebeu que todo o trabalho a mais e o estilo de vida mais desgastante afetara tanto a sua saúde como dos outros empregados. Por outro lado, ouvia-se menos cantorias e percebia-se menos alegria durante o serviço, e alguns até começaram a cogitar irem trabalhar em outras terras.

Quando o patrão voltou, percebeu a gravidade da situação e logo reorganizou sua mão-de-obra. Ele deixou bem claro exatamente o que esperava de cada um no seu quadro de empregados e se certificou de que eles tinham ocasiões e oportunidades para lazer. Em breve os negócios voltaram a crescer e os empregados voltaram a cantar ao trabalhar.

Chave mestra: Espíritos Celestiais

166. (Jesus:) As Minhas chaves de espíritos celestes os libertam para poderem adentrar novas dimensões de liberdade e honestidade que os ajudarão a se unir de coração aos irmãos, aprofundar o seu amor por eles, retirar as mágoas e fazê-los estender as mãos em amor para eles.

Turbinando com oração

167. (Oração:) Jesus, queremos ser alegres como Você! Você é o cara mais legal em todo o universo‚ o sujeito mais massa! Você não é apenas o nosso grandioso Deus e Sumo Sacerdote, mas realmente gosta de se envolver conosco e Se divertir! Você Se diverte no Céu, e gosta de participar dos nossos momentos legais, de torná-los especiais, memoráveis e melhores do que seriam sem o Seu Espírito para realçá-los.

168. Jesus, ajude-nos a não ficarmos tão ocupados Lhe servindo que nos esquecemos de desfrutar da vida e da companhia dos queridos e amados que Você nos deu. Ajude–nos a não nos desgastarmos por não tomarmos tempo suficiente com Você acima de tudo, mas também porque não paramos para nos descontrair e revigorar. Ajude-nos a nos lembrar como isso é importante, a fazermos os sacrifícios necessários nesse sentido e encaixarmos no nosso horário. Sabemos que se é importante Você pode nos ajudar a encaixar isso.

169. Ajude-nos quando formos nos divertir, descontrair, ter ocasiões de lazer e entretenimento a sermos fiéis em incluir Você, nosso maravilhoso Esposo. Ajude-nos a nos lembrarmos de incluí-lO em tudo, a convidá-lO para participar de nossas atividades e festas para poderem ter o tchan do Seu Espírito e também para nos manter dentro dos limites da Sua vontade. Sabemos que quando O incluímos, não importa a atividade ou evento, sempre se torna melhor. Jesus‚ com Você os nossos momentos de descontração são muito mais legais!

170. Queremos nos divertir entre nós e, acima de tudo, com Você, invocando as chaves do Reino e nossos ajudantes espirituais. Jesus, muito obrigado pelo Seu assombroso poder que no entanto é tão pessoal e presente no nosso nível também. Muito obrigado por nos amar tanto que até desfruta conosco das coisas das quais gostamos. Ajude-nos a jamais esquecermos que Você está bem ao nosso lado, com um monte de felicidade e diversão para nos dar. Obrigado, Jesus, pelas bênçãos e dons do Seu Espírito!

(Caixas de texto:)

Um mágico vínculo de amor se forma quando tomam tempo para se descontrair e desfrutar da companhia uns dos outros.

Tomar tempo para parar‚ descansar e relaxar não é desperdiçar tempo‚ porque vai ajudá-lo a seguir adiante por mais tempo e com mais inspiração.

A vida é preciosa e deve ser saboreada com prazer.

Tirar uma folga, desfrutar do Senhor e uns dos outros é como tomar um analgésico. Retira parte da dor dos períodos atribulados ou atarefados e nos ajuda a relaxar, descansar e revigorar.

Caso esteja com sentimento de culpa por se descontrair e divertir de forma saudável e segundo Meus preceitos, isso é condenação proveniente do Inimigo.

Falta de diversão na vida o envelhece mais rápido, o deixa rabugento mais depressa e o faz se desgastar antes do tempo.

Divertir-se pode mantê-lo jovem, vibrante‚ garrafa nova, livre e feliz — um melhor discípulo.

Desejar se descontrair e divertir não é uma fraqueza, mas sim um dom dado por Deus.

Deus tem um coração alegre, como nós deveríamos ter.

Curta com Jesus e sempre terá curtição além da expectativa!

O maquinário do seu trabalho não vai funcionar bem se você se esquecer de se reabastecer.

(Fim das caixas de texto:)

Copyright © 2006 por A Família Internacional

fim do arquivo