Direto ao Assunto, 13a Parte—Outras Cartas: Quando está bem ficar zangado?

March 22, 2005

Table of Contents

(CdM 3536, BN 1127)

FD/MM/FM Outubro de 2004

Oraèäo por Amor e Misericórdia

CdM 75 (trechos); Vol.1

1. Você nunca será um líder ou pastor verdadeiramente grande a menos que aprenda a ter compaixäo das ovelhas, até que aprenda a ter muito amor e muita misericórdia.

4. Oraèäo: Jesus, Jesus! Precisamos de ti, Jesus! Amoroso e querido Jesus que chorou pela multidäo, que estava täo cansado, e mesmo assim apareceu e olhou para a multidäo, teve compaixäo deles e curou–os‚ mesmo exausto como estava näo endureceu o Seu coraèäo!

5. Senhor, você näo endureceu o seu coraèäo, mas teve compaixäo da multidäo. Continuou terno‚ sereno e humilde. Você chorou por eles vezes sem conta. Chorou por causa da dureza dos seus coraèöes. O que fez Você sofrer mais do que qualquer outra coisa foi a dureza de seus coraèöes, até mesmo daqueles que vocês quis juntar a vocês. Você näo queria vê-los sofrer e chorou por eles. Ajude-nos a näo ficarmos duros. Estamos täo habituados a encarar problemas e dificuldades. Como estamos com pressa, a maneira mais rápida é endurecer nosso coraèäo. Näo tomamos tempo para nos comovermos, para nos enternecermos, para amar e cuidar deles. Queremos quebrá-los imediatamente, depressa, em vez de os tratar gentilmente. Pomo–los de rastos, em vez de os tratar, de sondar e gentilmente tentar curá–los. Queremos remexer, cortar e apreciar a sangria. Em vez de ser como o osteopata que procura encontrar meios naturais para curar a doenèa e achar a raiz do problema. Cortamos o sintoma, arrancamos o cãncer e tentamos amputar rapidamente o braèo ou a perna, sem procurarmos achar uma maneira de curar a ferida. Simplesmente a cauterizamos com a espada aquecida no fogo, e às vezes queimamos e magoamos ainda mais. Ô Deus, ajude–nos a näo nos tornamos duros!

6. Você tinha tanto para dizer contra a dureza do coraèäo: "Portanto‚ és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo, naquilo em que julgas o outro; pois tu, que julgas‚ fazes o mesmo. E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem. E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus? Ou desprezas tu as riquezas da Sua benignidade, e paciência, e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento? Mas, segundo a tua dureza e teu coraèäo impenitente, entesouras ira para ti, no dia da ira e da manifestaèäo do juízo de Deus; o qual recompensará cada um segundo as suas obras." Ajude-nos a näo os julgarmos com dureza. … Amputar um braèo numa operaèäo rápida - isso näo leva tempo nenhum e, às vezes, mata o paciente! Mas as formas naturais levam tempo! Uma mudanèa de dieta, uma mudanèa de cenário, o encorajamento para fazer exercício, tentar coordenar. Guiar os cegos de uma maneira täo gentil, compreender com tanta compaixäo os fracos de espírito, estas coisas levam tanto tempo! Você podia jogá-los numa cela almofadada, põ-los numa camisa de forèas e deixá-los enlouquecer com esse tratamento assim täo violento; ou entäo podemos abraèá-los, encorajá-los e inspirá–los e mostrar que temos fé neles.

7. Isso leva tempo! Às vezes estamos apressados demais, é como ficar zangado com um bebezinho. Quantos anos precisa para crescer, e para os pais o ensinaram e treinarem a comer e ir no banheiro sozinho! Isso leva anos de amor e paciência, mas mesmo assim os pais näo desistem nem ficam zangados, nem os embora só porque as crianèas näo conseguem fazer tudo sozinhas! Ajude-nos a ter paciência, ajude-nos a ter amor. Ajude-nos a ser mais condescendentes com os deficiente espirituais e físicos! Leva tempo a mudar a dieta, estabelecer o exercício, para compreender que eles precisam descansar mais do que as pessoas normais, que näo podemos forèá-los tanto. Leva tempo; os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais. Consolem os de ãnimo fraco. Näo endureèam os seus coraèöes. Ajude-nos a estar dispostos a tomar tempo! Ter pressa é uma falta de fé, que é preciso ser feito agora ou näo se faz! Estamos tentando fazer a coisa com a nossa própria forèa!

8. Levou tempo para ensinar-me e preprar–me para chegar onde estamos agora: no fundo! Näo poderíamos estar mais em baixo! Se alguma coisa tem de ser feita, Você tem que fazê-la, Senhor! Nós só temos que esperar em Você e saber que é Você! Näo por forèa, nem por violência, mas pelo Seu Espírito! Ajuda-nos a ter paciência para tomar tempo com Você e com outros, com aqueles que säo deficientes, fracos, inválidos, e bebês - até com nossos próprios líderes! Às vezes passamos dias cuidando dos problemas de algum de nosso pessoal do topo, o que nos custou muitos riscos, despesas e transtornos! Podíamos simplesmente tê-los mandado embora, mas Você quis conservá-los, Senhor. Pedimos que ensine Seus filhos e filhas a terem paciência e fé, o que leva tempo; ensine-os a nunca estarem täo apressados; a näo se esforèarem tanto, como se tivessem que fazer as coisas com sua própria forèa! Ajude-os a aprender a apoiarem-se em Você e a saber que, de alguma forma, Você vai cuidar do assunto‚ ajude-os a confiar em Você! Carregar nós mesmos os fardos só nos poria doidos, e essa dureza que algumas pessoas têm é uma forma de insanidade! Pode ir ao extremo; essa falta de misericórdia vem de tirarem os olhos de Você. Você disse que manterias em perfeita paz aquele cuja mente está firme em Ti, porque ele confia em Ti!

9. Perdoe-me, senhor‚ pelas vezes em que fui impaciente porque näo mantive meus olhos em você. Às vezes fico täo zangado que só tenho vontade de esfregar o chäo com algumas pessoas, e espancá-las à minha maneira‚ em vez de deixar Você discipliná-las da maneira que Você sabe que é melhor!

10. Obrigado, senhor, por toda a sua paciência‚ e por nos mostrar que a melhor cura leva tempo. Näo pode ser feito de um dia para o outro, temos que chegar à raiz do problema, temos que corrigir a causa. Estas manifestaèöes exteriores säo apenas sintomas de uma doenèa interna. Podíamos nos livrar delas simplesmente cortando-as fora, mas temos que chegar à raiz, e para isso é preciso amor, sondar, massagear e tocar com doèura, para isso é preciso mäos de amor e mäos de misericórdia e mäos de doèura!

11. A única maneira de podermos ser pacientes com os outros é sabermos como nós próprios somos um caso perdido! Você tem sido täo terno conosco – näo tem nos recompensado segundo as nossas iniqüidades. Tens sido täo paciente e amoroso!

12. Se há alguma coisa que devemos mostrar aos jovens, ajude-nos a mostrar-lhes ternura e gentileza, o quanto säo queridos para nós, que Você se afastou tanto do Seu caminho, que as Suas mäos ficaram arranhadas pelas rochas e pelos espinhos para salvar essas ovelhinhas perdidas. Ajude-nos a tomá-las nos nossos braèos, a abraèá-las junto ao nosso peito e a cuidar delas até ficarem curadas, se fortalecerem e ficarem boas. Ô Jesus, ajuda-nos!

13. Obrigado, senhor! Ô, obrigado, Jesus! Senhor se tem algo que você é, como o vemos aí, é o retrato da paciência, da calma, do amor‚ da gentileza e da longanimidade, o retrato da ternura, amando gentilmente como uma pomba, arrulhando como uma pomba que se assusta facilmente se encontra resistência e dureza. Você näo forèar ninguém, Senhor! O Seu Espírito Santo desce gentilmente e pode ser afastado com facilidade. Näo pousa onde näo é desejado.

17. Se há algo por que somos conhecidos é pelo amor. Eles olham para nós com tanta confianèa, tanta fé e esperanèa de que temos a resposta, de que podemos ajudá-los, porque Você está em nós! Somos como o pastor com voz persuasiva, tom suave e dedos gentis e hábeis! Nós curamos os de coraèäo quebrado, ligamos as feridas e libertamos os cativos, näo com violência, mas com gentileza, para conquistar o mundo com Amor! Se Você pudesse ao menos ensinar-nos esta lièäo, ela é maior do que fé: embora nós tenhamos fé e sabedoria, línguas e interpretaèäo, e até mesmo um espírito sacrificado‚ o nosso servièo näo é nada sem amor!

18. Você disse: "misericórdia quero e näo sacrifício." Temos que passar tempo a sós com você para aprendermos o que isso significa! O melhor guia é aquele que mostra o caminho! Nós somos exemplos! Senhor Jesus, ajude–nos a ser como Você! Ajude-nos a näo sermos como o Inimigo, o Acusador dos Santos, o severo, o cruel‚ o devorador, mas como o gentil Cordeirinho de Deus! Com toda a nossa disciplina, às vezes somos demasiado severos. Näo temos tido a paciência que deveríamos ter com estes cordeirinhos. Ajude-nos a perdoar e a ser pacientes, a ter piedade, tal como queremos piedade, e a tratá-los em relaèäo aos seus erros como nós queremos que Tu nos trates em relaèäo aos nossos!

27. Senhor, mandei-os embora esta manhä com uma surra. Näo os alimentei! Alimenta-os, senhor, conforta-os! Esse é o problema quando se tem pressa! Sempre que os aèoito, tenho que ter tempo para os amar, Senhor, caso contrário eles ficam desencorajados! Perdoe-me, Senhor! Ajude-os! Eu falhei, mas encoraje-os, Senhor, pelo Seu Espírito Santo, tal como uma Mäe encoraja e consola os filhos depois do pai lhes bater. No Nome de Jesus. Peèo perdäo, Senhor. Ajude–me a fazer melhor! Encoraje-os, inspire-os, instrua-los e conduza-os pela Sua própria mäo, Senhor! Obrigado, Pai! Ajuda-me a ser um Pastor melhor, Senhor!

28. Eles têm feito tanto, têm trabalhado tanto e fizeram täo bem‚ até mais do que deviam. (O pastor prostra-se sobre o rosto e chora:) Perdoa–me, Senhor, por lhes ralhar. Sabemos que precisavam, mas perdoe-me por näo os consolar depois. Ajuda-me a ter mais interesse, mais amor e mais consideraèäo. Ajuda-me a levantá-los e näo só abatê–los, a erguer suas cabeèas. Jesus, ajude–me a näo aumentar seus fardos‚ mas a compartilhá-los e levá–los! Ajude-os, fortaleèa-os, dê-lhes misericórdia, amor e alegria! Ô Jesus (o pastor chora) como posso ralhar com os outros‚ quando eu sou um fracasso täo grande. Tem misericórdia, Senhor, tem misericórdia! Ajude-me, Senhor, a ser mais amoroso, mais bondoso, mais misericordioso, mais paciente! Perdoe-me‚ Senhor, por me ter aborrecido. Descobrimos que Seus servos näo obedeceram, que deixaram o Seu trabalho por fazer‚ e ficamos muito zangados. Deve ter sido culpa minha, de alguma maneira. Eu sou o líder. Perdoe-me, Senhor, näo devo ter sido claro o suficiente. Ajuda-me a tornar as coisas mais simples, para que possam compreender. Senhor, eu nada sei. Sou um servo inútil. Perdoe-me e ajude-me. Näo quero ser assim! Mantenha-me humilde, quebrado e dependente de Você, Senhor! Ajude–me a fortalecer os Seus Filhos, a alimentar o Seu rebanho, a guiar os Seus pequeninos. … Ajude–nos a näo sermos duros, mas ternos e suaves como Você, Precioso Senhor! Dê-nos agora forèas para concluir o trabalho, sabedoria e amor para que eles possam sentir o Seu amo, e isso os faèa levantar as cabeèas e os torne felizes, lhes dê alegria, inspiraèäo e forèas! No Precioso Nome de Jesus‚ Lhe peèo! Amém.

O Sonho da Mansidäo

CdM 1250, PCD 1

1. PARECIA QUE ESTÂVAMOS TODOS ALINHADOS NUMA LINHA DE PARTIDA ESPERANDO POR UMA CORRIDA ou pelo início de um raly. Eu estava fincando muitíssimo impaciente porque as pessoas que tinham obrigaèäo de estar no meu carro näo estavam e nós näo podíamos comeèar a corrida sem eles! De modo que eu dirigi bem lá para o campo subindo por uma estrada de campo para a casa onde a Família deveria estar, mas näo estavam lá. Depois dirigi de volta para um refeitório de uma Colõnia e entrei para os procurar, estava procurando por todos os cantos e comecei a ficar absolutamente frenético porque näo os conseguia encontrar!

2. Entäo recebi uma Escritura sobre um espírito manso e quieto! As palavras que me vieram à idéia foram: "Um espírito manso e quieto Deus näo desprezará!" Havia um irmäo muito doce, manso e quieto que parecia andar por ali servindo às mesas, muito incógnito, servindo simplesmente às mesas muito quieto, humilde e manso. De modo que eu fui ter com ele e agarrei-lhe no ombro como se estivesse muito desesperado para encontrar esse versículo, e lhe disse: "Irmäo, onde está esse versículo do espírito manso e quieto que Deus näo desprezará?" E ele olhou pensativo por um instante e respondeu: "Acho que você irá encontrar isso em Gedeäo 2 ou 3."

3. E entäo, eis que quando saí para o carro no estacionamento‚ ali estava a Família esperando por mim! Mas pelo visto, eu estava muito impaciente por comeèar a corrida, porque dirigi para essa mesma estrada de campo onde tinha estado procurando-os, em direèäo à casa onde aparentemente eles moravam.

4. De repente, quando quase tinha chegado à casa me lembrei que näo estava indo pelo caminho que deveria ir‚ De modo que comecei a fazer marcha-a-ré estrada abaixo furiosamente, apressada e impacientemente! Estava täo chateado comigo mesmo por ter tomada a estrada errada, a estrada habitual que ia em direèäo a casa. De modo que estava voando para trás em marcha-a-ré‚ orando desesperadamente que näo batesse nalguma árvore, apressada e impacientemente tentando chegar onde eu tinha que ir e manifestamente esquecendo tudo sobre a resposta escritural que tinha acabado de receber me admoestando a ser de um espírito manso e quieto - quando de repente acordei!"

5. A PRIMEIRA ESCRITURA SOBRE MANSIDÄO NA MINHA PEQUENA CONCORDÃNCIA DE CRUDEN É NÚMEROS 12:3: "Era o varäo Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a Terra!" Uáu! Näo é assim exatamente a maneira como normalmente nos recordamos de Moisés! É verdade, Moisés era geralmente o mais manso de todos os homens, mas Deus teve que mostrar que até mesmo Moisés, nas poucas vezes em que se zangou de verdade, apenas ficou todo agitado em väo, e ele próprio fez alguns erros sérios por se zangar tanto. - Uma vez matou alguém, da outra vez quebrou todos os Dez Mandamentos lanèado tudo ao chäo de uma só vez, e por último iradamente feriu a rocha nas águas de Meribá. (Ex. 2:12; 32:19; Núm. 20.)

6. Näo que a vara do castigo seja uma coisa errada, mas é o espírito no qual ela é empunhada que conta! Porque o próprio Deus nos castiga com a Sua vara, mas Ele o faz com amor e paciência e sempre nos conforta depois e tenta nos encorajar apesar dos nossos erros. Portanto, é muito importante que vocês e eu tenhamos o espírito certo e nos portemos tal como Deus gostaria diante nos nossos filhos, quer eles sejam filhos naturais ou espirituais. Mas parece que quando näo podemos chamar a atenèäo de nenhuma outra forma, parece que praticamente a única maneira que nós conseguimos fazer com que vocês prestem atenèäo e escutem!

7. Portanto, nós de fato temos que ralhar, repreender e berrar com vocês algumas vezes por causa dos vossos erros. Temos mesmo que castigar vocês algumas vezes por causa dos vossos erros estúpidos e desobediências‚ mas é a maneira come é feito que interessa. Näo duro demais, näo cruel demais, näo forte demais, näo ao ponto de desencorajamento desespero total de modo que o teu filho desista e deixe de tentar, ou ao ponto do teu bebê espiritual desistir e retroceder e ir para casa porque simplesmente näo consegue viver de acordo com os teus padröes.

8. Temos que ter a certeza de que é feito no espírito correto com a mansidäo e a quietude, a ternura e gentileza, amor e coraèäo contrito, com toda a humildade. - Para termos a certeza de que estamos no espírito correto quando corrigimos os que nos rodeiam por causa dos seus erros, suas faltas e seus pecados, tal como Deus faz conosco e tal como gostaríamos que os outros fizessem conosco por causa dos nossos erros: amando e perdoando uns aos outros por amor a Cristo, tal como Ele nos perdoou pelos nossos pecados. Tal como Jesus nos ensinou a orar, perdoa-nos pelas nossas iniqüidades tal como nós perdoamos os outros pelas iniqüidades deles. (Ef. 4:32; Mat. 6:12, 14,15.)

9. VOCÊ IRÂ ENCONTRAR A HISTÔRIA DE GEDEÄO EM JUÍZES 6, 7 E 8. Foi um período triste na história de Israel, desta vez, eles já estavam na Terra da Promessa, e estavam tentando sobreviver ali debaixo dos ataques dos seus inimigos. Mas pelo visto, como eles estavam desesperados e clamando ao Senhor que os ajudasse, Deus na Sua misericórdia enviou um ajudante. O filho simples de um fazendeiro simples.

10. Deus lhe diz: "Vai, nesta tua forèa, e livrarás a Israel da mäo dos Medianitas: porventura näo te enviei Eu?" E o que é que ele faz? Ele tem uma grande discussäo com Deus e finalmente insiste que Deus lhe dê algum tipo de sinal. Ele exige sinal após sinal até que finalmente fica convencido de que Deus está mesmo com ele. E o último sinal, se vocês se lembram‚ é o velo de lä de Gedeäo, de onde nós fomos buscar a nossa expressäo "lance um velo de lä" e veja se Deus a honra. Portanto em Gedeäo 1, Juízes, capítulo 6, é certo que ele näo mostrou muita mansidäo e quietude‚ acham que mostrou?

11. No capítulo seguinte temos o maior teste à mansidäo de Gedeäo e à sua quietude, sua fé em Deus‚ quando ele tinha em exército de 32.000 e Deus lhe disse que isso era demais! E vou te contar, Ele diminui o número deles! Dos 32.000 com que tinha comeèado, acabou por ficar somente com 300! Bem, sem dúvida nenhuma que isso foi um teste à mansidäo e quietude do nosso jovem amigo Gedeäo, näo foi? Näo dúvida que ele depois teve que confiar no Senhor‚ porque o exército dos Mediantias era de milhares e milhares e milhares! Bem, nesta altura a fé do amigo Gedeäo parecia estar aumentando e ele comeèa a acreditar no Senhor um pouco mais rapidamente e agir também um pouco mais rapidamente!

12. Portanto, quando Deus lhe diz para fazer a coisa louca seguinte, ele nem sequer põs isso em questäo! Lanèou-se para a frente e enviou os seus trezentos homens para a batalha com nada a näo ser uma buzina, um cãntaro e uma tocha em cada mäo. Eles fizeram um barulho dos diabos com todas aquelas buzinas e com todos aqueles cãntaros se quebrando e de repente com todas aquelas luzes fortes acesas no meio da noite! Os pobre Medianitas pensavam que o mundo inteiro os estava atacando e ficaram täo excitados na escuridäo que desataram a matar–se uns aos outros com suas espadas, e correram como loucos abandonado o campo, e assim o exército inteiro gritava e fugia.

13. Depois, em Gedeäo 3 (Juízes 8) o nosso querido e amado pequeno herói e os seus 300 homens partiram perseguindo esse imenso exército que comeèou por ser formado por 135.000 Medianitas! - Pensem só, 300 homens com nada a näo ser buzinas, cãntaros e tochas, assustaram de morte os 135.000 homens e a verdade é que mataram mesmo 120.000 deles!

14. QUANDO GEDEÄO CHEGOU AO PONTO DE ACREDITAR MANSAMENTE EM DEUS E FOI QUIETAMENTE FAZER O SEU TRABALHO DE OBEDECER A DEUS, Deus näo desprezou os seus insignificantes e poucos 300 e seus ridículos e pequenos esforèos mas o abenèoou mesmo com uma incrível vitória sobre um inimigo tremendo! Deus gosta imenso de um espírito manso e quieto! Ele irá abenèoar isso e te irá abenèoar por isso!

15. É Deus que ganha a batalha! É a obediência que ganha a batalha. É a fé humilde que ganha a batalha. É a mansidäo e a quietude, mansidäo de humildade‚ é o acreditar em Deus e a quietude da obediência fiel ao Senhor que faz ganhar a batalha - sem ter em conta quäo poucos vocês sejam ou quäo fracos vocês pareèam ser ou quäo pouco vocês tenham. E Deus que honra a tua fé, a tua mansidäo, a tua quietude e a tua obediência, para ganhar a batalha. - E foi isso o que aconteceu!

16. Portanto vocês podem ver como é que Deus certamente estava tentando me ensinar uma lièäo através deste sonho‚ porque eu estava me inquietando e preocupando, me afligindo, enfurecendo e apoquentando! E quando clamei ao Senhor pedindo uma soluèäo, quando fiquei mesmo desesperado, Ele disse que "um espírito manso e quieto Deus näo desprezará"‚ Em outras palavras, näo se preocupe, näo fique todo excitado e todo contrariado, mas simplesmente esteja calmo e seja manso, humilde, quieto, crente e obediente e tudo correrá bem!

17. Portanto, que Deus abenèoe você e te ajude a ter um espírito manso e quieto o qual o Senhor näo desprezará, tal como Ele fez até por alguém que estava cheio de defeitos, que fez tantos erros e que no princípio teve tanta má vontade e foi täo descrente e desobediente como Gedeäo. Se houve esperanèas para um cara como o Gedeäo‚ se Deus põde ser täo misericordioso e bom para um homem apesar de todas aquelas coisas, que quando ele finalmente comeèou a acreditar e a obedecer-Lhe Deus finalmente o abenèoou poderosamente‚ entäo certamente que Deus pode abenèoar você! Ele ainda te pode perdoar pelos teus erros e faltas passadas e Ele ainda te poderá usar imensamente em enormes batalhas, vitórias e grandes coisas que estäo para vir, amém? - Seja apenas manso e quieto, para que Deus näo despreze os teus próprios esforèos‚ glória a Deus? - SEJA MANSO!

Em Guarda

CdM 1377:50-54, Livro de BN 03

50. Deus ficou täo zangado com aqueles (...) Judeus por toda a murmuraèäo deles no deserto que acabou por destruir todos eles, exceto seus filhos! Só foram poupadas as pessoas com menos de 20 anos de idade, pensem só! Ele destruiu toda a geraèäo mais velha e näo a deixou entrar, mas a manteve no deserto 40 anos para que morressem todos! Deus só permitiu que dois homens com mais de 20 anos entrassem na Terra Prometida, sabe quem foram? (Maria: Josué e Caleb.) (...) Devem ter sido homens fortes na fé, näo? (Maria: Para se oporem a tudo aquilo!)

51. Pensem só, Ele nem sequer deixou que Moisés entrasse por causa de alguns erros que fez! E se formos ver a raiz da questäo, o que poderá ter feito ele fazer esse erro de ficar täo zangado e bater na rocha duas vezes em desobediência e ira? Bem, admito que aqueles (...) Judeus já eram provocaèäo suficiente em quase qualquer ocasiäo! Mas ele deixou que isso o afetasse, perdeu a calma e ficou zangado o suficiente para desobedecer ao Senhor e bater na rocha duas vezes em vez de falar com ela.

52. Vocês dizem: "Isso é coisa pequena! Você quer dizer que quando Deus lhe disse que falasse para a rocha para lhes dar água e ele ficou furioso e disse: 'Está bem‚ seus rebeldes, devo dar-lhes água desta rocha de novo?’ - e pá‚ pá‚ bateu nela duas vezes; está dizendo que Deus guardou aquilo contra ele todos aqueles anos e näo o deixou entrar na Terra Prometida só por causa disso?"

53. Porque é que foi täo mau? Porque é que foi um pecado täo terrível? (Maria: Foi um mau exemplo, isso com certeza!) Para comeèar, foi um terrível mau exemplo! E porque foi um exemplo täo mau? Só porque ele perdeu a calma? Bem, isso já foi mau o bastante. Porque é que nós às vezes perdemos a calma? Bem‚ até Jesus ficou zangado. Eu näo diria que Ele perdeu a calma, Ele tinha um gênio‚ ficou zangado com os cambistas e os expulsou! (Joäo 2:15) Mas foi uma indignaèäo justa, um julgamento justo, eles mereciam!

54. Eu às vezes perco a calma e comeèo a gritar e a repreender. … Eu às vezes tenho que fazer isso para incutir algo à forèa nas suas cabeèas, mas põr outro lado talvez devesse ter mais paciência. Entäo, o que é preciso para ter paciência? É sempre por que precisamos de mais fé. O que foi que ele disse? "Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós?" E ficou zangado e bateu nela duas vezes de täo zangado que estava, mesmo na frente da congregaèäo! (Números 20:10,11).

Expressar–se Com Amor!

CdM 2894:5-8, 10, 12, 14, BN 570

5. (Mamäe:) O que é mais importante? Ser sincero ou ser amoroso? A resposta, claro, é ser amoroso. Por exemplo, se você tem vontade de gritar com alguém, mas em vez disso controla as suas emoèöes e tenta ser amável com a pessoa‚ talvez você ache que näo está sendo sincero, que näo está sendo franco.

6. Mas eu acho que o Senhor vai recompensá-lo mais por ser amoroso do que se você disser o que bem entende e der vazäo às suas emoèöes‚ porque decidiu que: "Nós devemos ser sinceros e dizer o que realmente pensamos, entäo vamos dar vazäo à nossa ira e frustraèöes!" Esses sentimentos negativos provêm do seu velho homem e da sua velha natureza maligna; você deveria encobrir tais sentimentos, e deixar que o Espírito do Senhor se expresse através de você com boas palavras e boas aèöes.

7. Quando eu estava pensando nisto, me veio o versículo que diz: "O amor de Cristo nos constrange" (2Cor.5:14). Ou seja, nos refreia de mostrar abertamente as nossas frustraèöes, de ficarmos zangados com as pessoas ou sermos duros com elas. Essa é a nossa inclinaèäo natural, o que o nosso homem natural quer fazer, mas o amor de Cristo nos constrange (o que significa "nos forèa") a fazer o contrário.

8. O que é mais importante? O Senhor diz que a coisa mais importante é amar. Quando você diz algo amável a alguém apesar da sua reaèäo natural ser ficar zangado ou chateado, talvez você pense que está sendo um pouco "hipócrita" ou "fingido" no princípio. Mas näo se preocupe nem deixe que isso pare você, porque se agir por fé e fizer o que você sabe que o Senhor quer que faèa, Ele vai mudar os seus sentimentos. Se você apenas tentar dizer as palavras que deveria, ou mostrar o afeto ou respeito que deveria mostrar, o Senhor vai ajudá-lo a sentir isso também. Com o tempo, aquilo que você sente vai condizer cada vez mais com as suas aèöes e as suas palavras. O Senhor vai recompensar a sua fé e o seu desejo de fazer a coisa certa, mesmo que num dado momento você näo sinta vontade de fazê-la.

10. Mas se você expressar amor quando näo sente vontade, isso mostra que apesar de você näo sentir vontade, o Senhor sente vontade, e Ele precisa mostrar esse amor através de você. Ele näo está mentindo e Ele näo está sendo hipócrita, porque o Senhor realmente ama essa pessoa e é nosso dever mostrar o Senhor e o Seu Amor aos outros. Aquilo que nós sentimos‚ näo é nem de longe täo importante como o que o Senhor sente. É o que o Senhor sente e o que o Senhor quer que expressemos que deveria ter primazia nos nossos pensamentos.

12. O que estamos querendo enfatizar é o seguinte: "Você quer que lhe mostrem o amor do Senhor ou só quer ver o sentimento nu e cru de alguém? Para quê preocupar–se se säo os sentimentos da pessoa ou os sentimentos do Senhor? Fique feliz por serem bons sentimentos! Eu acho que prefiro ver o amor do Senhor em alguém do que ver a sua velha natureza perversa se manifestando!

14. Além de achar as coisas certas para falar e novas maneiras de se expressar ou falar com alguém, talvez você também precise sentar com a pessoa ou pessoas com as quais se sente ressentido ou zangado e pedir desculpa. Se parece que você näo consegue se dar bem com alguém ou sente que existe alguma barreira ou atrito entre vocês, pode ir falar com a pessoa, com amor e oraèäo, e pedir-lhe para orar por você e lhe perdoar por qualquer coisa que você tenha feito que a magoou. Também poderiam conversar sobre o assunto e ver se conseguem pensar em alguma dica para poderem trabalhar melhor juntos. Se você se humilhar, talvez a outra pessoa ou pessoas também peèam desculpas pelo que elas talvez tenham feito para causar problemas na sua interaèäo, e o Senhor vai abenèoar a comunicaèäo entre vocês.

DJCA 1: 259

Quando Eu o humilho e permito que você cometa o que parecem ser erros, em vez de ficar todo frustrado e condenado, simplesmente Me louve e diga: "Obrigado por me humilhar! Obrigado por me expor. Obrigado por expor os meus erros e fracassos."

Quando outros o desapontam ou cometem o que parecem ser erros, em vez de estourar de raiva e frustraèäo, diga: "Eu oro por eles e os amo. Quero ajudá-los e tornar as coisas mais fáceis para eles." Tenha pensamentos de amor por aqueles que o frustram. Ore por eles. E ao ter esses pensamentos de amor e fazer essas oraèöes de amor, o amor no seu coraèäo penetrará no seu espírito e irradiará além das suas roupas (de orgulho e egoísmo), e as roupas se dissiparäo. Entäo tenha pensamentos de amor - amor pelos outros. (CdM 3043)

Raiva

Fatos e Relatos 1

1.Quando eu perco a cabeèa

Também perco a razäo

Nunca me orgulho näo

daquilo que com raiva eu faèo

Quando eu falo com raiva

e minha bochechas ficam coradas

Eu normalmente falo algo

que dói até em minha orelha

Com raiva só bobagens,

bons atos nem pensar

mas muita coisa para, depois,

eu me desculpar

Quando olho para meu passado

e tudo que deixei de lado

Näo me recordo de uma única vez

que foi bom ter ficado zangado

Entäo, eu hoje luto para ser paciente

pois a sabedoria veio com a idade

Hoje uso outro expediente

nada daquela palavra dura e ardente

Aprendi através daquela dura experiência

que quando perco a ciência

Meus atos näo säo a minha melhor parte

pois viver com sabedoria é uma arte.

2.O Imperador Júlio César, quando provocado por alguém, comeèava a

repetir todo o alfabeto Romano antes de se pronunciar.( Jonas 4.4

Efésios 4.26)

4. Anger is just one letter short of danger.

4.Raiva anda muito próxima do perigo.

5.A raiva de hoje é o remorso de amanhä.

6.O pior para o escravo é ser governado com regras raivosas.

7.Uma outra coisa que parece melhorar quanto mais você guarda, é a sua ira.

8.Ficar zangado com um homem fraco é prova de grande fraqueza.

9.O seu temperamento pode trazê–lo problemas e o orgulho pode

fazer você continuar com eles.

10.Raiva é um estado que comeèa com loucuras e termina com remorso.

11.Raiva é como um ácido que pode fazer um mal maior para o vaso que o

contém do que para aquilo que é derramado.

12.Aquele que consegue evitar um momento de raiva, se previne de um dia

de tristeza.

13.É muito fácil você dar um ataque de nervos - qualquer um pode fazer

isso - mas ficar nervoso com a pessoa certa, na hora certa‚ por um

motivo justo e da forma mais adequada - isso näo é fácil e näo é

qualquer pessoa que pode agir assim - Aristóteles.

14.Nossa raiva e nossa impaciência normalmente prova ser muito mais

importunante do que aquilo pelo qual estamos com raiva ou impacientes.

- Marco Aurélio.

15.Toda raiva tem uma razäo, mas raramente é uma boa razäo. - Benjamin

Franklin.

16.Nunca aja de maneira furiosa, pois será como levar uma tempestade no

mar.

17.Enquanto o ódio enchia o coraèäo de Caim, o homicídio era mais

eminente. - Matthew Henry.

18.Nada abre mais o caminho para Satanás que o ódio.

19.O melhor remédio para raiva é deixá-la para depois. - Seneca

20.Ôdio pode subir ao coraèäo do homem, mas näo deve permanecer ali. -

John Trepp.

21.Para cada minuto de raiva que você vive, você deixa de viver 60

segundos de felicidade.

22.Aquele que näo se enerva é chamado de bobo, mas aquele que se controla

é chamado de sábio.

23.Palavras quentes näo provocam um julgamento tranqüilo.

24.Quando alguém tem um ataque de nervos geralmente se perde o objetivo.

25.Quando você está certo, você pode se dar ao luxo de ficar calmo.

Quando você está errado, você näo pode se dar ao luxo de perder a

cabeèa.

26.Se você quer controlar seu temperamento, seja como uma panela de

pressäo - cante quando você ferver.

27.O melhor remédio para um estopim curto é uma oraèäo longa.

28.Algumas pessoas säo como bombinhas de Festa de Säo Joäo - explodem

quando o calor se aproxima.

29.Perdäo economiza os prejuízos da ira, o custo alto do ódio e toda uma

energia desperdièada.

30.Quando um homem perde a cabeèa, sua razäo sai de férias.

31.Sempre é uma boa idéia ser egoísta com o seu temperamento - entäo

fique com ele para você.

32.Aquele que tem uma língua afiada, logo corta a própria garganta.

33.O ódio faz com que sua língua aja mais rapidamente do que sua cabeèa.

34.Paciência reforèa o espírito, adoèa o temperamento, acaba com o ódio,

subjuga o orgulho e controla a língua.

35.O homem que näo consegue ser contra o ódio, tem falta de entusiasmo

pelo bem.

36.Deus nos permite ter raiva para cerrarmos os dentes para Diabo - näo

para nos lanèarmos uns contra os outros. – (Efésios 4:26)

37.Nunca responda com uma palavra ríspida, uma provocaèäo. É a resposta que

provoca uma briga.

38. Näo diga aos outros o que pensa, eles já têm problemas que lhes bastem.

39.Engolir palavras duras é mais fácil do que ter que comê–las.

40.Você nunca estará totalmente certo do tipo de pensamento que alguém

possa ter, até que esse alguém tenha a chance de se revelar.

41.Aquele que tem os punhos cerrados, näo consegue dar as mäos.

42.Quando o companheiro se enerva, ele está sendo um chato. Quando eu me

descontrolo é porque meus nervos estäo me incomodando.

43.O problema em perder a calma, é que cada vez você se descontrola mais.

44.Aquele que braveja sua fúria, contribui para a poluièäo do mundo.

45.Você näo conseguirá acertar as coisa se näo as fizer com calma.

46.Um homem enraivado raramente é uma pessoa razoável, e um homem

razoável raramente é uma pessoa enraivado.

47.Ôdio é como aquele extintor de incêndio em um prédio - somente deve

ser usado em caso de emergência.

48.Quando estiver com raiva‚ conte até dez antes de se pronunciar. Quando

estiver muito bravo, conte até cem e näo se pronuncie.

49.Malhar o ferro enquanto ele está quente, é sempre bom, mas näo se

atreva a malhar enquanto a cabeèa estiver quente.

50.Você näo é uma pessoa dinãmica simplesmente porque você estourou no

topo.

51.O tamanho de um homem é medido pelo tamanho daquilo que o faz ficar

bravo.

52.Todo aquele que consegue te deixar com raiva, já conquistou a batalha

sobre você.

53.Há duas coisas com as quais um homem nunca deve ficar bravo – aquilo

que está a sua mäo e aquilo que näo está.

54.Adquira o hábito de fechar a boca quando estiver bravo.

55.De um modo geral, a pessoa mais nervosa numa discussäo, é aquela que

está sem a razäo.

56.Aquele que vai dormir com ódio no coraèäo, tem como companheiro de

sono o Diabo - nunca leve seus inimigos para cama consigo.

57.É fácil acordar nas nuvens‚vir à realidade que é difícil.

58.Näo importa o quanto você percorreu em uma estrada ou em uma discussäo‚

se você vir algo vermelho, Pare!

59.Uma das cenas mais tristes é quando duas pessoas iniciam uma discussäo

sobre um assunto que ambas desconhecem.

60.Normalmente pensamos em raiva como um pecado, e isso é correto, mas

algumas vezes é pecaminoso näo ter raiva.

61.Cheio de ódio, Moisés matou um egípcio e teve que fugir para näo

morrer. E isso, custou a ele 40 anos de aprendizado de paciência e

humildade, cuidando de ovelhas no deserto e escutando a voz de Deus ao

invés de seus próprios impulsos, antes dele estar pronto para a lenta

e trabalhosa obra do êxodo - lenta‚ mas correta!

62.Moisés esteve 40 dias e 40 noites na montanha escutando Deus, e em

um segundo de raiva, ele quebrou as tábuas com todos os mandamentos e

põs tudo a perder, e teve de voltar a gastar mais 40 dias - sua fúria

lhe custou o dobro do tempo.

63.Quando Moisés ficou furioso e quebrou as tábuas da lei‚ ele teve de

voltar e permanecer outros 40 dias na montanha, e ficou calmo de

novo! Resultou alguma coisa de boa toda aquela fúria? Ele teve de

se acalmar para escutar do Senhor - ele foi obrigado a ficar bem

calminho ou ele teria outros 40 dias lá no topo da montanha.

64.Eu abomino todo tipo de violência exceto aquelas do julgamento de Deus

e a violência das varas para as crianèas, o que dá no mesmo. A

palavra de Deus diz: "Näo tenha por companheiro um homem enraivado!"

( Pro 22:24), porque um homem zangado é capaz de agir com violência e

realmente se machucar fisicamente e causar todo tipo de problemas.

65.Quem somos nós para compreender a ira de Deus?

Por acaso Deus levanta a sua voz...,

fica com as faces vermelhas...‚

permite que seus sentimentos atrapalhem seus objetivos...,

e perde o controle?

Näo, a ira de Deus é täo pura quanto Ele. Quando Deus está com raiva‚

Ele está perfeitamente com raiva. Quando Deus está insatisfeito,

existem vários motivos para Ele estar assim.

66.O ódio é um ladräo que rouba o controle das faculdades dos homens e

as usa cega e destrutivamente. Normalmente, um homem que perde a

cabeèa, perde temporariamente, sua habilidade de pensar logicamente.

Os Perigos da Ira

Tesouros

1.Falei uma palavra irado

Para alguém meu amigo.

Como um punhal entrou profundamente,

E o deixou muito ferido.

Essa palavra dita sem pensar

Será uma ferida difícil de curar:

Quem me dera que a esquecêssemos!

Mas a memória a ecoará.

2. Um escritor cristäo conta a seguinte história verídica: "No princípio da minha infãncia eu tinha muito mau gênio o que frequentemente me fazia dizer e fazer coisas rudes quando estava irado.

3. "Um dia‚ depois de ter metido bronca num dos meus coleguinhas que voltou para casa chorando, o meu pai disse-me que cada vez que eu dissesse uma palavra descortês e zangada, ele pregaria um prego no pilar do portäo, e que cada vez que eu fosse paciente e dissesse algo amável e gentil‚ ele tiraria um prego.

4. "Os meses foram passando. Cada vez que eu entrava pelo portäo da nossa casa, me lembrava da razäo porque aqueles pregos estavam sempre aumentando! Um dia decidi finalmente que para aqueles pregos sairem de lá seria um desafio e que eu iria fazer tudo que estivesse ao meu alcance! Finalmente chegou o dia que eu ansiava! Só mais um prego! Quando o meu pai o tirou eu dancei e exclamei orgulhosamente: "Está vendo, Papai? Já näo tem mais prego nenhum!"

5. "Lembro-me do meu pai olhar atentamente para o pilar cheio de buracos e responder pensativamente: "Sim, já näo tem mais pregos... mas as marcas ficaram!"

6. Como é verdade o ditado que diz: "A ira de hoje é os remorsos de amanhä". Como nos arrependemos profundamente de palavras faladas quando estamos zangados e impacientes, palavras que nós gostaríamos de nunca ter dito! A ira descontrolada pode ser uma coisa terrível e perversa! Houve alguém que disse: "Quando a ira estava no coraèäo de Caim‚ o homicídio näo estava muito longe!" Nós nunca ficamos täo vulneráveis aos pensamentos do Diabo como quando estamos irracionalmente irados. O autodomínio näo podia estar mais fraco, a razäo diminui e o bom senso geralmente nos abandona! A ira só trás perigos!

7. Foi numa súbita explosäo de ira que Moisés matou o egípcio e teve que fugir para salvar a vida! - êxodo 2:11-15. Depois precisou de passar 40 anos apascentando paciente e humildemente ovelhas no deserto, o que lhe deu tempo para escutar a voz de Deus em vez dos seus próprios impulsos, antes de estar pronto para o trabalho lento, laborioso e paciente de libertar os Hebreus do Egito.

8. A Bíblia tem muito a dizer sobre a ira - principalmente contra a ira! - Pelo menos contra a ira humana sem amor, impaciente, egoísta, orgulhosa, prejudicial e injustificada! Paulo nos diz para "nos livrarmos do rancor, da ira e da cólera." - Efésios 4:31. Salomäo nos avisa: "Näo te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira abriga-se no seio dos tolos." – Eclesiastes 7:9. A Palavra de Deus também nos avisa: "Näo sejas amigo do homem que se ira facilmente, näo te associes com um homem colérico" (Provérbios 22:24,25), porque uma pessoa zangada é suscetível de ficar violenta e de causar dano e problemas tanto a você como aos outros!

Indignaèäo Justa!

9. Mas nem toda a ira é forèosamente errada. Afinal de contas, a ira é uma coisa natural, uma emoèäo dada por Deus e näo é, em si, certa nem errada. O certo ou o errado depende da nossa razäo ou motivo para nos zangarmos. Aristóteles, o filósofo grego, escreveu com toda razäo: "é fácil encolarizar-se - qualquer pessoa consegue fazer isso - mas näo é fácil estar zangado com a pessoa certa, no momento certo, com o objetivo certo, da maneira certa e nem todos conseguem fazer isso!"

10. Hoje em dia a maioria dos Cristäos parece pensar que a ira é pecado e, infelizmente, na maioria dos casos geralmente é. Mas às vezes é pecado näo nos zangarmos! O Próprio Deus fica frequentemente muito zangado, principalmente com os ímpios rebeldes e rejeitadores da Verdade que oprimem, perseguem e maltratam os outros! Na verdade, a Palavra de Deus diz: "Deus se ira com os ímpios todos os dias!" - Salmo 7:11.

11. O sábio rei Salomäo escreveu: "Tudo tem o seu tempo determinado, e há um tempo para todo o propósito debaixo do Céu" (Eclesiastes 3:1), e há, sem dúvida nenhuma, ocasiöes em que deveríamos nos zangar! Se assim näo for, como é que vamos ter a vontade de lutar e o ãnimo, o fervor e a compulsäo para "combater o bom combate"‚ "militar a boa milícia", "resistir ao Diabo", "pregar a Palavra, reprovar, repreender e exortar" e fazer todas as outras muitas coisas que nós, como soldados cristäos ativos, temos que fazer a fim de resistir e lutar contra o pecado, o mal e as forèas do Diabo! - 1Timóteo 6:12; 1:18; Tiago 4:7; 2Timóteo 4:2.

12. Embora haja muitos exemplos na Bíblia que ilustram claramente os maus efeitos da ira descontrolada, também há muitos exemplos de homens de Deus que ficaram zangados por boas razöes, pelas razöes certas, e cuja ira divina os compeliu a lutar contra o mal, a corrigir injustièas e a endireitar as coisas!

13. Por exemplo, a Bíblia conta-nos que Sansäo - o juíz inconvencional que Deus usou para libertar o Seu povo dos inimigos deles - descobriu uma vez que os seus inimigos o haviam traído e enganado, e "o Espírito do Senhor se apossou dele... e acendeu–se a sua ira!" O Senhor o ungiu para ficar irado e usou a ira de Sansäo para fazer com que ele se levantasse e derrotasse os inimigos do povo do Senhor! - Juízes 14:19

14. Encontramos outro exemplo semelhante no capítulo 11 de 1Samuel: Saul tinha acabado de ser escolhido como rei. Alguns dos inimigos de Israel, os Amonitas‚ vieram contra a cidade de Jabes-Gileade e a cercaram. Entäo mensageiros foram enviados a Saul e lhe contaram que os Amonitas tinham jurado cruelmente que só fariam paz se os homens de Jabes se rendessem e permitissem que os Amonitas lhes arrancassem os olhos direitos, trazendo assim vergonha para todo Israel. A Bíblia diz que "ouvindo Saul estas palavras, o Espírito de Deus se apoderou dele e acendeu-se em grande maneira a sua ira!" - 1Samuel 11:6. Entäo, ordenou que todos os homens de Israel fossem imediatamente ajudar Jabes, e reuniu um grande exército que dispersou e totalmente derrotou os perversos Amonitas!

15. O Novo Testamento nos conta que até o Próprio Jesus frequentemente ficava cheio de ira divina‚ ou indignaèäo justa. Lemos no capítulo 3 de Marcos que Jesus entrou na sinagoga dos Judeus e encontrou lá um homem que tinha uma mäo mirrada ou atrofiada. Alguns de Seus inimigos religiosos hipócritas estavam observando para ver se Ele iria quebrar as Leis de Moisés ao curar este pobre homem no Sábado, que era o dia santo deles. Jesus ordenou ao homem que tinha a mäo atrofiada: "Levante-se na frente de todos!" Depois, voltando-se para os beatos hipócritas, e perguntou-lhes: "é lícito no sábado fazer o bem ou fazer o mal, salvar a vida ou matá-la?"

16. Esta pergunta os emudeceu. "E, olhando para eles em redor, com indignaèäo, afligido com a dureza do coraèäo deles, disse ao homem: "Estenda a sua mäo!" E a mäo do homem foi completamente recuperada e curada! - Marcos 3:1-5. Entäo, aqui vemos um exemplo do Próprio Jesus ficando irado e afligido com a hipocrisia e a dureza dos coraèöes de Seus acusadores.

17. Outra ocasiäo em que a Bíblia diz que Jesus ficou irado foi quando as pessoas estavam Lhe trazendo criancinhas para Ele as tocar e abenèoar. Mas os discípulos repreenderam e procuraram mandar embora aqueles que traziam as crianèas. "Jesus, porém, vendo isto‚ indignou-se e disse-lhes: Deixem que as criancinhas venham a Mim e näo as impeèam, porque delas é o Reino de Deus!" - Marcos 10:13,14. O fato de Seus Próprios discípulos tentarem evitar que as criancinhas se aproximassem de Jesus‚ O deixou irado. E foi sem dúvida com um tom de voz indignado que Ele ordenou: "Deixem que as criancinhas venham a Mim!" Entäo, porque näo haveríamos nós também de ficar irados com qualquer coisa ou alguém que tente impedir ou näo deixar que as pessoas se cheguem a Jesus?

18. É claro que o exemplo supremo da ira de Jesus foi quando Ele investiu num ataque total contra a falsidade, falsificaèäo e impostura farisaica dos líderes religiosos dos Seus tempos! Quando descobriu que os religionários roubavam e exploravam os pobres em nome de Deus, Jesus fez um chicote com as Suas próprias mäos e‚ entrando impetuosamente no Templo, bateu pessoalmente nos cambistas e os expulsou, derrubando as suas mesas, jogando o dinheiro no chäo e repreendendo-os em voz alta, dizendo: "Vocês transformaram a casa de oraèäo num covil de ladröes e assaltantes!" - Joäo 2:14-16; Mateus 21:12–13.

19. Mais tarde, nesse mesmo dia, Jesus deu a Sua mensagem final aos Fariseus, durante a qual Ele ficou täo furioso com a auto-justièa hipócrita deles, com a maneira implacável como oprimiam os pobres e sua rejeièäo da Verdade de Deus, que explodiu absolutamente numa explosäo da Verdade que desmascarou, condenou, amaldièoou e literalmente os destinou ao Inferno! Esta mensagem doeu tanto que a partir desse momento determinaram matá-Lo e O mandaram crucificar apenas uns dias mais tarde! - Veja Mateus 23!

20. Estes e muitos outros exemplos da Bíblia, deixam bem claro que um tempo para ficar irado, e que tal "indignaèäo justa" é de Deus! A Sua Palavra até nos diz: "Irai-vos e näo pequeis!" - Efésios 4:26. Entäo‚ na verdade, o Senhor nos instrui para ficarmos irados... se for pelas razöes certas e com as coisas certas, como por exemplo contra a hipocrisia, injustièa ou contra magoar pessoas inocentes ou tirar vantagem delas. Uma tal ira divina deveria nos motivar a tentar corrigir as injustièas, a fazer justièa e a tomar medidas positivas para remediar situaèöes que precisem de ajuda!

21. Esta é a diferenèa entre a ira divina e a "ira do Homem", da qual a Bíblia diz: "A ira do Homem näo opera a justièa de Deus." - Tiago 1:20. Ao passo que a ira justa‚ ou ira divina, produz bons resultados.

O que Fazer com a Ira

22. Infelizmente, nós näo costumamos ficar zangados por razöes täo nobres como as acima mencionadas. Acontece muitas vezes que a nossa ira resulta simplesmente de estarmos preocupados conosco mesmos‚ do egoísmo. Como as coisas näo correm da nossa maneira, o nosso orgulho fica ferido ou de alguma forma nos sentimos menosprezados ou maltratados pelos outros, ficamos frustrados, contrariados e zangados.

23. Quando você perceber ou reconhecer que está ficando zangado ou contrariado por razöes assim - e isso obviamente näo é "indignaèäo justa" - você deveria fazer um esforèo consciente para manter tal ira sob controle em vez de deixar que os seus sentimentos desagradáveis se manifestem em aèöes ou palavras descontroladas! A Bíblia diz: "Todo o homem seja rápido para ouvir, lento para falar e lento para se irar." - Tiago 1:19.

24. Ser "rápido para ouvir" é outra maneira de dizer "escutar cuidadosamente". Se você conseguir escutar pacientemente o que está acontecendo e se refrear o bastante para pensar e orar sobre o que você vai dizer ou como vai responder, assim você consegue geralmente controlar a sua ira e expressar os seus sentimentos de uma boa maneira. "Um tolo expande toda a sua ira‚ mas o sábio consegue controlar-se". - Provérbios 29:11. Näo fale quando estiver zangado e contrariado no seu próprio espírito, mas só depois de ter se acalmado. Palavras escaldantes nunca resultam em decisöes tomadas com a cabeèa fria. Um sábio controla o seu gênio. Ele sabe que a ira causa erros, magoa aqueles que amamos e destrói amizades!

25. A ira é uma emoèäo forte e precisa de ser expressada de alguma forma. Uma coisa triste do mau gênio é que näo podemos nos livrar dele perdendo a cabeèa! é verdade que expressar a ira de uma maneira colérica - com gritos, palavras cortantes e raiva - obtem resultados, mas geralmente os resultados näo säo muito positivos! "Subir pelas paredes", como se diz, "é uma maneira ruim de subir na vida!" E, quem perde as estribeiras cai de cara no chäo!

26. É claro que aqui nos referimos à "ira do Homem" que é gerada por nossos próprios espíritos, näo de uma indignaèäo justa, que é inspirada pelo Senhor, porque se você ficar cheio de ira justa, as palavras cortantes e a raiva podem obter resultados positivos, pois assim você acorda os outros e faz com que eles fiquem cientes do pecado, do mal ou de injustièas que indignaram você em primeiro lugar! O Senhor disse ao Seu profeta Isaías: "Clama em voz alta, näo te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e mostra ao Meu povo os seus pecados!" - Isaías 58:1.

27. A Palavra de Deus até nos diz: "Vós, que amais o Senhor, odiai o mal." E "O temor do Senhor é odiar o mal, o orgulho‚ a arrogãncia e o mau caminho!" - Salmo 97:10; Provérbios 8:13. Se você realmente amar e temer o Senhor e tiver uma convicèäo genuína e um entusiasmo divino, você näo vai ficar parado nem calado nem irá reagir passivamente quando se fizerem absolutas maldades, más aèöes e injustièas ao seu lado‚ mas em vez disso você vai se levantar e falar contra tais coisas... irado, se necessário for!

28. Uma tal ira justa é boa e deveria ser expressada. O Profeta Jeremias, ao ver a rebeliäo e a iniquidade do seu povo retrocedido, disse: "Estou cheio do furor do Senhor e näo consigo contê-lo!... Se eu disser: "Näo farei menèäo Dele e näo falarei mais no Seu nome" a Sua Palavra é no meu coraèäo como um fogo ardente, encerrado nos meus ossos! Estou cansado de retê-lo, e näo consigo!" - Jeremias 6:11; 20:9.

29. Contudo, se você souber que a sua ira é meramente o resultado dos seus sentimentos feridos ou de orgulho, você ainda precisa de fazer algo a respeito disso, se essa ira cresceu dentro de você. Mas, como nós já mostramos, geralmente é muito pouco prudente descarregar tal ira sobre os outros.

30. Uma soluèäo que muitas pessoas descobriram que funciona para elas é dar um rumo diferente à sua ira. Dar um rumo diferente à energia acumulada que a sua ira gerou, fazendo coisas como cortar a grama, trabalhar no jardim, dar um passeio, fazer exercício, lavar o carro, etc., isso as faz pensar em outra coisa e näo na razäo porque ficaram zangadas, proporcionando–lhes assim tempo para "esfriar a cabeèa"‚ para pensar e orar sobre a soluèäo do problema.

31. É claro que muitos Cristäos se sentem culpados por ficarem zangados, por isso tentam simplesmente ignorar o fato de que estäo zangados e fingem que näo estäo. Mas ignorar a ira pode ser como pegar num cesto de lixo cheio de papéis queimando e escondê-lo no armário! é verdade que o fogo poderá apagar-se, mas o mais provável é que‚ eventualmente, queime a casa inteira! A ira acumulada que näo é expressada é prejudicial para a saúde e foi provado por médicos que causa todos os tipos de problemas desde úlceras, ansiedade‚ dores de cabeèa e até mesmo depressäo!

32. Por isso, se você reconhecer que está ficando irracionalmente zangado com alguém, procure confessar isso antes dos seus sentimentos ficarem descontrolados! Por exemplo, você poderia dizer para a sua companheira quando a conversa está esquentando e ficando um pouco tensa: "Sabe, pela maneira que esta discussäo está indo, acho que vou comeèar a ficar zangado. Eu näo quero ficar zangado, e eu sei que você näo quer que eu fique zangado, por isso talvez seja melhor a gente parar e orar e comeèar esta conversa outra vez mais tarde, depois de termos pedido ao Senhor para nos ajudar a resolver esta situaèäo." Esta é uma reaèäo excelente, confessar a sua ira de tal maneira que informe a outra pessoa de que você está ficando zangado, sem essa pessoa ficar também zangada! Você poderá dizer: "Sinto muito‚ mas estou ficando chateado. O que posso fazer para resolvermos esta coisa? Você pode orar comigo‚ por favor?"

33. Se for tarde demais e você já estiver injustificadamente zangado com alguém, näo seja orgulhoso demais para dizer que está arrependido! O mau gênio mete as pessoas em encrencas, mas o orgulho faz com que elas continuem em encrencas! E se alguém tiver se irado injustificadamente com você, perdoe!

34. A melhor cura para o mau gênio é uma boa oraèäo! Ore e peèa para Jesus ajudar você se tiver dificuldade de controlar a sua ira! Até pode pedir aos outros para orarem em conjunto por você, porque existe muito poder na oraèäo em conjunto! Memorize versículos que falem de ira e de como nós, como Cristäos, devemos nos comportar com os outros! Provérbios 16:32 diz: "O que é lento para se irar melhor é do que o valente; e o que controla o seu gênio do que o que conquista uma cidade." Peèa hoje a Jesus para o ajudar! Ele nunca falha! (Ver também "O Argumento contra Discussöes" na página 537, e "Como Vencer os Vícios!" na página 727)

35. É claro que tem certas ocasiöes em que ficamos justificadamente zangados ou contrariados com alguém, como por exemplo quando as pessoas nos enganam ou nos prejudicam de propósito e obstinadamente, ou quando fazem isso aos outros. Jesus disse: "Qualquer que‚ sem motivo se encolerizar contra seu irmäo será réu de juízo" (Mateus 5:22), o que mostra que às vezes existe um "motivo" ou razäo para ficar irado, mesmo com um "irmäo". E foi por essa razäo que o Senhor disse: "Se o seu irmäo pecar contra você, repreenda-o, e se ele se arrepender perdoe-lhe." - Lucas 17:3. Segundo o dicionário "repreender" significa "censurar rispidamente, passar uma reprimenda".

36. Mas lembre-se que o amor, a humildade e a oraèäo resolvem todos os problemas, e que "da mesma maneira que você perdoar os pecados dos outros, o seu Pai Celestial perdoará os seus pecados." - Mateus 6:14,15. "E como você quer que os outros lhe faèam‚ faèa-lhes também o mesmo" (Mateus 7:12) porque esta é a Lei do Amor de Deus! Entäo, que Deus o ajude a ser amoroso, gentil e a perdoar, e a só ficar incitado e irado se e quando o Senhor o levar a isso! Amém? Deus abenèoe você!

Manual da Palavra: Ira e Mau Gênio

Definièöes: Má índole ou disposièäo de caráter, irascibilidade. Forte sentimento de desagrado e geralmente oposièäo contra alguém ou algo, geralmente causado por injúria real ou imaginária; raiva; fúria; cólera. A ira é um termo amplo que se aplica a vários níveis de emoèäo que a pessoa pode ou näo exteriorizar. Mau gênio aqui refere-se à "tendência de se zangar facilmente".

1. A Palavra de Deus nos adverte para näo nos submetermos à ira.

¸ Tiago 1:19,20 Sabei isso, meus amados irmäos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar,
20 pois a ira do homem näo opera a justièa de Deus.

¸ Salmos 37:8 Deixa a ira‚ e abandona o furor; näo te indignes para fazer o mal.

¸ Eclesiastes 7:9 Näo te apresses no teu espírito a irar-te, pois a ira abriga-se no seio dos tolos.

2. A ira cria uma brecha na nossa defesa espiritual.

¸ Provérbios 16:32 Melhor é o longãnimo do que o valente, e o que governa o seu espírito do que o que toma uma cidade. [Ver também Pv 14:29.]

¸ Provérbios 25:28 Como cidade derrubada, que näo tem muros, assim é o homem que näo pode conter o seu espírito.

3. A ira geralmente é resultado de orgulho e egoísmo.

¸ Provérbios 21:24 Quanto ao soberbo e presumido, zombador é o seu nome; procede com indignaèäo e soberba.

¸ Tiago 4:1 De onde vêm as guerras e contendas entre vós? Näo vêm disto, dos prazeres que nos vossos membros guerreiam?

4. Se dermos lugar à ira injustificada, nós é que vamos sofrer.

¸ Provérbios 19:19a O homem de grande ira tem de sofrer a penalidade.

¸ Provérbios 25:8 Näo te apresses a litigar, para depois, ao fim, näo saberes o que hás de fazer, podendo-te confundir o teu próximo.

¸ Mateus 5:22a Eu‚ porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmäo‚ estará sujeito a julgamento.

¸ Romanos 12:19 Näo vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira‚ pois está escrito: Minha é a vinganèa; Eu retribuirei, diz o Senhor.

5. A pessoa sábia controla o seu temperamento porque sabe que isso causa erros e até maiores problemas.

¸ Números 20:7,8,10-12; Salmo 106:32,33 [O acesso de raiva de Moisés o fez perder a bênèäo e o privilégio de liderar o seu povo para entrarem na Terra Prometida.] Disse o Senhor a Moisés: 8 Toma a vara‚ ajunta o povo, tu e teu irmäo Aräo. Na presenèa deles [da congregaèäo rebelde] ordenai à rocha que dê as suas águas. Assim lhes tirareis água da rocha, e dareis a beber ao povo e aos seus animais. … 10 Moisés e Aräo reuniram o povo diante da rocha, e lhes disseram: Ouvi, agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós?
11 Entäo Moisés levantou a mäo, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara. A água jorrou abundantemente, e a congregaèäo e os seus animais beberam. 12 Mas o Senhor disse a Moisés e a Aräo: Visto que näo crestes em Mim, para Me santificardes diante dos filhos de Israel, näo introduzireis este povo na terra que lhe dei. Salmo 106:32,33 Indignaram-no [a Moisés] também junto às águas de Meribá, de sorte que sucedeu mal a Moisés, por causa deles; 33 pois se rebelaram contra o Espírito de Deus‚ de modo que Moisés falou irrefletidamente.

¸ Provérbios 29:11 O tolo expande toda a sua ira, mas o sábio a encobre e reprime.

¸ Provérbios 14:17a O que facilmente se ira faz doidices.

¸ Provérbios 14:29 O longãnimo é grande em entendimento, mas o de ãnimo precipitado demonstra loucura.

¸ Provérbios 19:11 A sabedoria [prudência, moderaèäo, sensatez] do homem lhe dá paciência; a sua glória está em esquecer ofensas.

¸ Provérbios 29:22 O homem iracundo levanta contendas, e o furioso multiplica as transgressöes.

¸ Eclesiastes 5:2‚6a Näo te precipites com a tua boca, nem o teu coraèäo se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus. Deus está nos céus, e tu estás na terra‚ pelo que sejam poucas a tuas palavras. 6a Näo consintas que a tua boca faèa pecar a tua carne.

6. A pessoa ainda mais sábia ajuda os outros a controlarem o temperamento deles.

¸ Provérbios 15:1 A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. [Ver também Pv 29:8b.]

¸ Provérbios 15:18b O longãnimo apazigua a luta.

¸ Gênesis 13:7-9 [Abraäo sabiamente pacifica a contenda que surgiu entre os pastores de seu gado e os de Ló, seu sobrinho.] Houve contenda entre os pastores do gado de Abräo e os pastores do gado de Ló. Nesse tempo os cananeus e os ferezeus habitavam na terra. 8 Disse Abraäo a Ló: Ora, näo haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores‚ pois irmäos somos. 9 Näo está toda a terra diante de ti? Rogo-te que te apartes de mim. Se escolheres a esquerda, irei para a direita; se a direita escolheres, irei para a esquerda.

¸ I Samuel 25:1-35 [Abigail sabiamente apazigua a ira do futuro rei de Israel, Davi, quando ele quis matar seu marido:] 32 Entäo Davi disse a Abigail: Bendito o Senhor Deus de Israel que hoje te enviou ao meu encontro. 33 Bendito o teu conselho, e bendita sejas tu, que hoje me impediste de derramar sangue, e de vingar-me pela minha própria mäo.

7. Devemos abandonar a ira e orar para o Senhor nos dar amor, paciência, mansidäo e misericórdia.

¸ I Coríntios 13:5 [O amor] Näo se porta inconvenientemente, näo busca os seus próprios interesses, näo se irrita, näo suspeita mal.

¸ Efésios 4:31,32 Toda a amargura, e ira‚ e cólera, e gritaria, e blasfêmias e toda a malícia sejam tiradas de entre vós. 32 Antes sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

¸ Colossenses 3:8,12-15 Agora, porém, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência‚ das palavras torpes da vossa boca. 12 Portanto, como eleitos de Deus‚ santos, e amados‚ revesti-vos de compaixäo, de benignidade‚ de humildade, de mansidäo, de longanimidade. 13 Suportai-vos uns aos outros, perdoai–vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós. 14 E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeièäo. 15 E a paz de Deus, para a qual fostes chamados em um só corpo, domine em vossos coraèöes. E sedes agradecidos.

¸ Efésios 4:26b Näo se ponha o sol sobre a vossa ira.

[Ver também Tg 3:17,18.]

8. Embora devamos evitar a "ira do homem", existe uma hora para a "indignaèäo justa" ou ira divina‚ uma hora para se levantar contra o mal, a maldade e a injustièa. Mas devemos nos certificar de que é ira divina, näo a nossa ira.

¸ Provérbios 25:23 O vento norte traz chuva, e a língua fingida o rosto irado.

¸ Efésios 4:26a Irai-vos, e näo pequeis.

¸ Juízes 14:19; 15:14,15; 16:28-30 [O Senhor ungiu Sansäo várias vezes para ficar zangado e usou essa ira para derrotar os inimigos do Seu povo.] Entäo o Espírito do Senhor se apossou dele de tal maneira que desceu aos ascalonitas, matou deles trinta homens, tomou as suas vestes. … 15:14,15 Tendo ele chegado a Lei, os filisteus saíram-lhe ao encontro, jubilando. Mas o Espírito do Senhor se apossou dele de tal maneira que as cordas que ele tinha nos braèos se tornaram como fios de linho queimados no fogo‚ e as suas amarraduras se desfizeram das suas mäos. 15 Achando uma queixada fresca de jumento, tomou-a e com ela feriu a mil homens. 16:28–30 Entäo clamou Sansäo ao Senhor: Senhor Deus, peèo-te que te lembres de mim, e fortalece-me agora só esta vez, ó Deus, para que de uma só vez me vingue dos filisteus pelos meus dois olhos.
29 Entäo abraèou-se Sansäo com as duas colunas do meio, em que se sustinha a casa. ... 30 Entäo se inclinou com forèa‚ e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela estava. Foram mais o que matou na sua morte do que os que matara na sua vida.

¸ Marcos 3:5 [O próprio Jesus muitas vezes demonstrou ira divina, como quando os hipócritas religiosos, Seus inimigos, estavam vigiando para ver se Ele ia transgredir as Leis de Moisés e curar o homem com a mäo mirrada no dia santo, o sábado:] Olhando para eles em redor com indignaèäo, e condoendo-Se da dureza do seu coraèäo, disse ao homem: Estende a tua mäo. Ele a estendeu e a mäo foi-lhe restaurada completamente. [Leia os versículos de 1 a 4.]

¸ Joäo 2:14-16 [O exemplo supremo da ira de Jesus foi quando Ele viu alguns religionários roubando e explorando os pobres em nome de Deus:] Achou [Jesus] no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e os cambistas assentados. 15 Tendo feito um chicote de cordas, lanèou a todos fora do templo, bem como os bois e as ovelhas; espalhou o dinheiro dos cambistas, derrubou as mesas‚ 16 e disse aos que vendiam pombas: Tirai daqui estas coisas! Como ousais transformar a casa do Meu Pai em mercado?!

Copyright © 2005 por A Família International