Direto ao Assunto, 13a Parte—Outras Cartas: Está sentindo?

March 22, 2005

Table of Contents

(CdM 3536, BN 1127)

FD/MM/FM Outubro de 2004

A Última Chance de Tony!

CdM 2714:10-39, PCD 10

ANDAR POR FÉ, E NÄO POR SENTIMENTOS!

10. Você diz: "É difícil viver por Jesus quando näo tenho uma conexäo pessoal e forte com Ele que mexe com as minhas emoèöes. Eu anseio por isso, oro por isso, e às vezes até sinto, mas geralmente näo‚ ou acho que näo." - E você fica em prantos e chora por causa disso: "Eu anseio pelo Seu toque, há muito tempo, me sinto täo solitário... Você ainda é meu? Eu preciso do Seu Amor, eu preciso do Seu Amor‚ Deus me envie o Seu Amor rapidamente."

11. Que triste, Tony, que esteja buscando, chorando, implorando e pedindo que Deus toque você quando Ele já o tocou! O amor de Deus o toca a cada momento! Cada membro da Família que o cumprimenta amorosamente e olha no seu rosto com os olhos cintilando com o amor de Deus é o toque do Senhor! Cada líder da Família que se sentou com você por horas para tentar ajudá_lo a sair dessa confusäo em que se encontra, está manifestando o amor de Deus por você! Cada Palavra que você tem o privilégio de receber da boca do Profeta de Deus é Deus tocando você! Cada olhar amoroso e atos de consideraèäo cheios de amor da sua meiga esposa é Deus tocando você! O toque daquela criancinha que Deus lhe deu é Deus tocando você! É Deus que está tocando você. Como é que você pode sentir mais que isso? O que mais você quer de Deus além de tudo o que Ele já lhe deu? O que mais Ele poderia lhe dar?

12. Você disse: "Às vezes acho que Deus quer que eu seja um exemplo de alguém que continua servindo_O só por causa da Verdade na Sua Palavra, sem sensaèöes, sem sinais, sem nenhuma revelaèäo." É verdade‚ Tony, tenho certeza que Ele quer que você seja um exemplo disso! Mas todos nós temos que ser um exemplo disso, quer venhamos a sentir alguma coisa um dia ou näo! Deus quer que confiemos nEle totalmente por fé, totalmente apoiados no que Ele diz na Sua Palavra. É isso o que todos nós temos que fazer.

13. Eu raramente recebo sinais, raramente recebo revelaèöes, näo recebo profecias. Näo tenho freqüentemente experiências de êxtase espiritual, näo sinto emoèöes nem fico super entusiasmada o tempo todo. A maioria das pessoas na Família também näo! Simplesmente temos que seguir a nossa vida para o Senhor tranqüila e calmamente, perseverando, sem muito excitamento, sem muito estardalhaèo nem aquele espírito de "torcedor fanático", temos que repetir cada dia o nosso mesmo trabalho, vez após vez. As mamäes continuam limpando narizes, trocando fraldas‚ as crianèas väo à escola‚ lavam a louèa, varrem o chäo; as secretárias continuam datilografando cartas, atendendo o telefone; as cozinheiras preparando as refeièöes que mal säo servidas logo acabam e elas têm que recomeèar tudo poucas horas depois, é a mesma rotina dia após dia. Os testificadores fazem o mesmo trabalho árduo de ir de porta em porta cada dia, uma porta de cada vez, sendo recebidos por alguns, rejeitados por muitos‚ e eles têm que batalhar para näo ficarem desanimados. Näo existe nenhum grande sinal, nenhuma revelaèäo‚ nenhum grande êxtase emocional, simplesmente a tranqüilidade e o sossego de saber que estäo fazendo a vontade de Deus e que Ele está ao seu lado, cuida deles e tem tudo sob o Seu maravilhoso controle - e eles O estäo ajudando e ajudando outras pessoas.

14. Do jeito que você fala, dá a impressäo que se considera a única pessoa na Família que tem que aceitar tudo por fé sem nenhuma sensaèäo, sem nenhuma profecia‚ sem nenhuma visäo, sem nenhuma revelaèäo, sem nenhum milagre, sem nenhuma voz, sem nenhuma luz nem troväo vindos do Céu! Por que é que você precisa de mais experiências visuais e de sentir mais coisas do que nós? Você talvez seja muito idealista, mas com toda certeza näo está sendo muito realista! (Amém!)

15. Eu näo ouèo vozes, eu näo recebo profecias, eu näo tenho visöes, e mesmo assim acredito e sei que Jesus me toca. Sinto o toque dEle constantemente. Mas näo posso dizer que eu O "sinta" no sentido físico ou emocional, e tenho certeza que o mesmo acontece com a grande maioria dos nossos queridos irmäos na Família. Nós temos que andar por fé, näo por vista, audièäo ou sentimentos. (OJ!)

16. Esse é um problema que muitas pessoas da dita "Santidade" e da igreja Pentecostal têm, elas sempre querem sentir a "emoèäo do Espírito". Elas parecem sempre precisar de uma revelaèäo e uma "conexäo pessoal" forte e tangível, e se näo têm isso, näo ficam satisfeitas por simplesmente aceitar o que o Senhor diz na Sua Palavra. A fé delas se baseia em sentimentos e em grandes ondas de excitamento emocional, vibraèöes e "arrepios" e esse tipo de coisa.

17. A Palavra de Deus diz que devemos "andar por fé e näo por vista." - 2Cor.5:7. E apesar disso, você diz que está falhando na sua relaèäo com o Senhor porque näo tem tantas sensaèöes como deveria. Talvez a sua fé seja fraca porque você näo está vivendo na Palavra como deveria ... "A fé é pelo ouvir a Palavra de Deus. E sem fé é impossível agradar_Lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que O buscam diligentemente." - Rom.10:17; Heb.11:6. A sua fé precisa estar na Palavra e na fidelidade do Senhor em responder à oraèäo e recompensar os que O buscam‚ quer você venha a sentir alguma coisa ou näo!

18. Talvez também lhe faèa bem lembrar_se do exemplo de Papai. Papai só recebeu o dom de línguas quando a Revoluèäo já estava em pleno andamento, quando chegamos à TSC. Ele näo estava se apoiando em sinais e maravilhas. Ele simplesmente fazia o melhor que podia fielmente para amar o Senhor e viver de acordo com as suas convicèöes e obedecer e seguir Jesus, pregar a Palavra, ganhar almas e levar outros a testemunhar. É claro que o mesmo acontece com a maioria dos grandes homens de Deus mencionados na Bíblia; o Senhor só lhes deu revelaèöes importantes quando eles provaram que eram fiéis em simplesmente perseverar, obedecer e fazer a Sua Vontade sem nenhum sinal, maravilhas nem sensaèöes.

19. Você me lembra Tomé. Você se lembra do que Jesus lhe disse? "Porque Me viste, Tomé, creste; bem_aventurados os que näo viram e creram." – Joäo 20:29. Você, porém, está dizendo que‚ pelo fato de näo conseguir vê_Lo nem senti_Lo o suficiente, está tendo muita dificuldade em acreditar que Ele tocou você. "Bem_aventurados os que näo Me viram, näo Me sentiram" física e emocionalmente, e "mesmo assim creram". (Que o Senhor continua junto deles, que Ele os está tocando)

O PERIGO DE SEGUIR AS EMOÈÖES!

20. Você lamenta o fato de näo ter uma forte conexäo pessoal com Jesus, que mexa com as suas emoèöes. Desde quando as nossas emoèöes têm alguma coisa a ver com o fato de vivermos para o Senhor? Se seguirmos nossas emoèöes vamos ser derrotados e nos sentir desanimados a maior parte do tempo, porque o Diabo pode jogar com as nossas emoèöes e sensaèöes e nos fazer sentir o que ele quer que sintamos! Mas näo há nada que ele possa fazer para alterar o fato da Palavra de Deus, ou o fato de que pertencemos ao Senhor e Ele nos ama e nos toca cada dia com o Seu Amor. Estamos perdidos se tentarmos depender das nossas emoèöes para confirmar a nossa conexäo com o Senhor! Isso é completamente contrário à Palavra e é a maneira totalmente errada de fazer as coisas‚ e só vai nos causar derrota.

21. As nossas emoèöes säo quase como o clima; às vezes estäo fora do nosso controle. Às vezes acordamos e de repente nos sentimos deprimidos sem saber por quê. É claro que näo temos que ficar assim. Mas isso mostra que o Diabo pode fazer coisas com as nossas emoèöes sem a nossa permissäo e pode nos fazer sentir deprimidos, desanimados e derrotados. É claro que temos o poder de recusar continuar nesse estado ou situaèäo.

22. Em outras palavras, às vezes o Diabo apodera_se das nossas emoèöes e praticamente faz o que bem entende com elas, pelo menos temporariamente. É por isso que näo podemos usar as nossas emoèöes como um ponto seguro de referência para absolutamente nada! Entäo é ridículo dizer que a sua religiäo tem que estar ligada às suas emoèöes!

23. Nós andamos por fé, e näo por vista, näo por sensaèöes, näo por audièäo nem por paladar, mas por fé! E na realidade näo faz muita diferenèa o que sentimos ou como nos sentimos! Você talvez se sinta uma porcaria o tempo todo! E se estiver realmente doente? Se a sua religiäo e a sua fé estiverem ligadas aos seus sentidos e emoèöes, você näo vai ter nenhuma fé de sobra! Por isso você näo pode seguir o que sente! Nossas emoèöes, sensaèöes e sentimentos podem ser terríveis o tempo todo! Mas simplesmente temos que continuar seguindo por fé de que estamos nas mäos do Senhor, pertencemos a Ele e sabemos que Ele nos ama e cuida de nós. E a Palavra é o que nos garante tudo isso. A Palavra é o Fato que nos ajuda a acreditar e ter fé!

24. Nunca‚ jamais, deveríamos tentar relacionar a nossa fé com as nossas emoèöes ou sentimentos, nem com nada a näo ser a Palavra! As emoèöes säo täo inconstantes, sentimentos säo täo inconstantes, säo täo instáveis, como uma montanha russa! Entäo, é bom näo depositarmos absolutamente nenhuma confianèa em nossos sentimentos! Talvez se você simplesmente esquecesse os seus sentimentos e buscasse primeiro o Reino de Deus, andando por fé, o Senhor Se sentiria mais inclinado a lhe dar algumas dessas sensaèöes que você está buscando.

25. Mas por que é que você precisa de emoèöes e sensaèöes, de excitamento emocional o tempo todo? Isso näo deveria ter absolutamente nada a ver com a sua fé no Senhor. Insistir em ter sinais e maravilhas, grandes sensaèöes e êxtases emocionais e tudo isso, näo só parte do tempo mas o tempo todo, é uma exigência que o Senhor näo pode suprir porque näo está de acordo com a Sua Vontade. Você tem um ponto de vista e uma percepèäo distorcida do que é a nossa vida pelo Senhor. A vida de um cristäo simplesmente näo é assim. Você deveria estar agradecido pelas vezes que sente emoèöes intensas ou êxtases emocionais, mas a maior parte da vida de fé é simplesmente assim, é seguir por fé, e näo por sentimentos. É simplesmente perseverar e fazer o seu trabalho fielmente para o Senhor, mesmo que näo goste dele, mesmo quando é difícil ou maèante.

26. Você se lembra da história que Papai contou de quando ele estava dando aulas para uma série muito difícil do curso ginasial e ele näo sabia se ia conseguir agüentar mais um dia? Um dia de manhä, quando estava se barbeando, ele olhou no espelho e pensou: "Como vou agüentar?" E o Senhor lhe deu o versículo: "Suporta as aflièöes como um bom soldado de Jesus Cristo!" - 2Tim.2:3. (Cf. CM 897:81_83) A nossa vida é uma prova de resistência, é uma escalada, näo é um mar de rosas! A maior parte do tempo näo nos sentimos lá grande coisa, em êxtase, empolgados ou "tocados" emocionalmente e eufóricos!

27. Näo estou querendo dizer que näo podemos ser felizes‚ é claro que somos felizes! Mas a nossa felicidade e contentamento é algo constante e estável, näo é como as nossas emoèöes, que um minuto estäo altas e baixas no minuto seguinte. Nós somos felizes porque conhecemos o Senhor e O temos em nosso coraèäo! "Feliz é o povo a quem assim sucede, feliz é o povo cujo Deus é o Senhor!" - Sal.144:15. A nossa felicidade näo depende de sentimentos, sensaèöes intensas ou algum tipo de êxtase emocional. Nós somos felizes por que temos Jesus, que é o Tesouro mais precioso do mundo! Verdadeira felicidade é a paz, satisfaèäo e a alegria que permanecem apesar de todas as nossas provas e tribulaèöes, apesar do peso que sentimos muitas vezes devido aos fardos desta vida.

28. Para nós, filhos de Deus, felicidade é um estado permanente‚ näo uma mera sensaèäo. Pode ser que às vezes nos sintamos desalentados e com o coraèäo pesado, mas ainda assim continuamos felizes com a felicidade que Jesus nos dá através da Fé, Salvaèäo e todas as bênèäos maravilhosas que derivam disso. Graèas a Jesus, nós sabemos que todos os nossos pecados estäo perdoados e fomos salvos e näo iremos para o Inferno, e estamos destinados a ter uma felicidade eterna no Céu! Entäo‚ independentemente dos nossos sentimentos no momento, a nossa felicidade permanece! As sensaèöes de felicidade flutuam, elas vêm e väo, mas o nosso estado de felicidade permanece. Contudo, para as pessoas que näo säo salvas, para os mundanos, pelo fato deles näo conhecerem Jesus‚ näo podem ser verdadeira e permanentemente felizes, apesar de às vezes realmente sentirem um tipo de felicidade temporária que se manifesta em emoèöes positivas ou sensaèöes de felicidade.

29. Entäo as explosöes momentãneas de alegria, prazer ou êxtase que eles sentem às vezes, é o único tipo de felicidade que conhecem‚ trata_se de Deus derramando as Suas bênèäos, misericordiosamente, sobre o "justo (e também) sobre o injusto". (Mat.5:45) Essas sensaèöes passageiras de felicidade incluem experiências como por exemplo o êxtase momentãneo do sexo‚ ou a emoèäo de conseguir fazer algo que sempre quiseram fazer, etc. Mas depois desaparece com a mesma rapidez que surgiu, passa. De modo que é apenas uma provinha da verdadeira felicidade. Näo é possível terem felicidade genuína e duradoura sem o Senhor. E a única felicidade que eles têm é muito breve e efêmera, ela vem e vai. Pode ser que eles sintam os prazeres momentãneos deste mundo, que duram apenas "por um tempo" (Heb.11:25), mas nós, os filhos de Deus, temos felicidade eterna que só é possível ter quando se conhece o Autor da Verdadeira felicidade, que é Jesus. (Isa.35:10; 61:7)

30. Como o Senhor é bom para nós! Ele näo só nos dá a maior felicidade de todas, o estado permanente de felicidade que deriva do fato de conhecê_Lo e estar repleto com o Seu Espírito‚ mas também nos concede freqüentemente todas as sensaèöes maravilhosas de felicidade: emoèöes, excitamentos, prazeres, êxtases, deleites, sensaèöes que muitas vezes refletimos no nosso comportamento físico quando sorrimos, rimos ou batemos palmas, danèamos ou pulamos de alegria, etc.

31. Apesar de tais sensaèöes de excitamento, emoèäo e êxtase näo serem uma necessidade nem algo no qual apoiemos a nossa fé, näo obstante, pelo fato do Senhor nos amar e querer que desfrutemos da vida, Ele nos dá tais sensaèöes como experiências prazenteiras, como um prêmio. Essas sensaèöes e sentimentos de felicidade muitas vezes säo a exceèäo em vez da regra, mas nós recebemos isso do Senhor de vez em quando; e consideramos uma bênèäo quando acontece! Mas näo devemos esperar sentir isso o tempo todo, nem exigir e insistir que Ele nos dê isso, nem achar que precisamos ter isso como algum tipo de sinal‚ para podermos avaliar se estamos perto do Senhor ou näo.

32. De modo que nós, os filhos de Deus, na verdade temos o que há de melhor, o melhor de tudo! Temos felicidade verdadeira, genuína e permanente que deriva de se conhecer Jesus. Também recebemos freqüentemente a bênèäo de ter emoèöes e excitamento do Espírito, que resultam em sensaèöes tangíveis‚ emoèöes e êxtases espirituais. Isso sem falar na sensaèäo de paz, satisfaèäo e tranqüilidade espiritual que temos normalmente só por sabermos que pertencemos ao Senhor e estamos sob o Seu cuidado amoroso. E como se tudo isso näo bastasse, o Senhor também permite que experimentemos todas as cenas, sons, sentimentos, aromas e sabores agradáveis que Ele criou como parte da Sua Criaèäo, a natureza. Essas säo exatamente as coisas em que a maioria das coitadas das pessoas näo-salvas no mundo se apóiam e procuram como o seu único meio de obter algum tipo de felicidade!

33. Na verdade, nós sentimos ainda mais felicidade, prazer e desfrutamos mais da natureza do que as pessoas mundanas e näo-salvas! Apesar delas obterem um certo grau de prazer, paz e felicidade temporária através da maravilhosa Criaèäo, "porquanto näo conheceram a Deus nem O glorificaram como Deus, nem Lhe deram graèas" por todas as maravilhas que Ele criou, "seus raciocínios se tornaram fúteis, e o seu coraèäo insensato se obscureceu." - Rom.1:21. Mas quando nós, os filhos salvos de Deus desfrutamos da Sua Criaèäo, näo só ficamos maravilhados com as obras das Suas mäos, mas O vemos na obra das Suas mäos! E O entendemos melhor através das coisas que Ele criou, e verdadeiramente O glorificamos e louvamos, e ficamos muito agradecidos, pois nossos coraèöes säo iluminados quando isso acontece!

"FÉ (NA PALAVRA) É A VITÔRIA!" - 1Joäo 5:4

35. Devo dizer que as pessoas que acham que näo só precisam ter esses êxtases e excitamento e emoèöes parte do tempo, mas o tempo todo, e exigem isso do Senhor, me surpreendem! E se elas näo ganham isso, caem em prantos‚ choram, imploram, pensando: "Puxa vida, deve haver algo muito errado!" Elas näo têm a sua fé no devido lugar! Tem um versículo que diz: "Para que a vossa fé näo se apóie na sabedoria do Homem" (1Cor.2:5); e a meu ver, Tony, a sua fé está se apoiando mais na sua própria sabedoria e no que você acha que deveria ser feito, do que no poder de Deus e na verdade da Sua Palavra! Portanto, näo é uma fé firme, näo é fé verdadeira!

36. Que tristeza você ter que ficar se agoniando, chorando, pranteando e implorando por êxtases emocionais ou sensaèöes, quando Deus só quer que você simplesmente acredite e tenha fé. Você tem pedido sem parar algo que Ele já lhe deu e você já tem. Quando você pediu päo ao seu Pai que está nos Céus, Ele näo lhe deu uma pedra, Ele lhe deu päo! - Mat.7:7_11. O problema é que você simplesmente näo gosta do tipo de päo que Ele lhe deu! Você o rejeitou. Você quer algo mais saboroso, mais excitante, mais exótico! Você quer algo que possa sentir!

37. E ainda tem o atrevimento, a arrogãncia e a presunèäo de admitir, depois de murmurar tanto que näo consegue sentir Deus através das suas emoèöes, que Deus já o tocou muitas vezes emocionalmente, e lhe deu as sensaèöes que você exige! E que Ele lhe mostrou claramente que está com você! Mas só porque Ele näo lhe dá isso o tempo todo, e näo mantém você nesse êxtase emocional constantemente‚ você murmura e reclama que a única coisa que lhe resta é a Palavra, e que a Palavra näo é o suficiente! Entäo você continua implorando_lhe por todo o excitamento e emoèäo, exatamente como uma crianèa mimada que fica infeliz e insatisfeita facilmente, e exige atenèäo constante.

38. Você reclama dizendo que a emoèäo das sensaèöes e das vezes que o Senhor o tocou se desvanece, e que a única coisa que lhe sobra é a Palavra: "Entäo eu continuo ansiando por aquele toque pessoal." Você minimiza e rebaixa a Palavra quando diz: "Ah, só me resta aquela velha coisa de sempre, a Palavra‚ e toda a emoèäo, excitamento e toque pessoal simplesmente se desvanecem!" É claro que se desvanecem! A única coisa que permanece é a Palavra! "O Céu e a Terra passaräo, mas a Minhas Palavras näo häo de passar! Para sempre, ó Senhor, a Tua Palavra permanece no Céu!" - Mat.24:35; Sal.119:89. Entäo ao que parece, você precisa mudar radicalmente o seu modo de encarar a vida por fé. É simplesmente isso, uma vida por fé, näo uma vida que se segue por vista, sentimentos‚ emoèöes nem por excitamento!

39. Talvez fosse bom você ler "E Se Näo" outra vez (CdM 313), que fala como primeiro vêm a fé e a obediência, e depois Deus responde à oraèäo! A sua prioridade deveria ser obedecer e ser submisso ao Senhor, amar Jesus de todo o coraèäo, e näo ver sinais e maravilhas ou sentir grandes sensaèöes. Você se sairia muito melhor e ficaria muito mais forte se em vez de ansiar tanto por "aquele toque pessoal", ansiasse mais pela Palavra, e vivesse e meditasse mais na Palavra! Aí entäo você seria como a árvore plantada junto a ribeiros de águas que vai dar o fruto do Senhor. - Se você meditar na Lei do Senhor dia e noite! (Salmo 1)

Sentir-se Perto de Jesus!

CdM 2746, PCD 11

Parece que muitas pessoas têm batalhas e provas porque näo se sentem perto de Jesus. – "Ah, näo devo estar perto do Senhor, porque eu realmente näo me sinto perto d`Ele!"

2. A Bíblia deixa bem claro que näo devemos nos guiar pelos nossos sentimentos! "Porque andamos por fé e näo por vista!" (2Cor.5:7). Se comeèarmos a confiar ou nos apoiar demais no que sentimos para avaliar a nossa condièäo espiritual, vamos ser bem inconstantes! Vamos estar sempre sendo lanèados de uma para outra parte pelo vento dos sentimentos, dependendo do que acontece. (Veja Efé.4:14; Tiago 1:6) Nunca vamos saber como vamos nos sentir no dia seguinte‚ visto que isso dependeria de como nos sentimos quando acordamos de manhä.

3. Independentemente de como nos sintamos, se amamos o Senhor e estamos andando por fé e obedecendo à Sua Palavra, entäo sabemos que a nossa relaèäo com o Senhor continua firme. E com toda certeza sabemos que o amor que o Senhor tem por nós é imutável, inabalável. Ele diz: "Pois que com amor eterno te amei. Porque as montanhas se desviaräo e os outeiros tremeräo; mas a Minha benignidade näo se desviará de ti! Näo te deixarei nem te desampararei!" (Jer.31:3; Isa.54:10; Heb.13:5).

Seguir emoèöes abre a porta para o desencorajamento!

4. Se você se baseia nas suas emoèöes, entäo o Diabo vai fazer tudo o estiver ao seu alcance para fazê_lo se sentir horrível a maior parte do tempo! - Porque ele sabe que se apenas conseguir fazer você se sentir deprimido, aí ele poderá deixá_lo deprimido de verdade! Ele "virá como uma inundaèäo" com os seus pensamentos negativos, na tentativa de convencê_lo de que você é um fracasso e que é täo horrível‚ até o deixar totalmente derrotado, desencorajado e em desespero. Entäo ele dirá: "Você com certeza näo está perto do Senhor! Na verdade, nem deve amar o Senhor! E Ele também näo deve amar você‚ porque veja como você se sente horrível!"

5. Quando nos apoiamos no que sentimos, o Diabo pode manipular nossas emoèöes e fazer_nos sentir muito distantes, longe do Senhor por dias, semanas ou até mesmo meses de cada vez! Quando ele vê que estamos andando por vista, calcula: "Aha, esta pessoa é uma presa fácil para mim! Vou simplesmente fazê_la se sentir horrível, e aí ela vai achar que näo está perto do Senhor, e vai ficar totalmente desencorajada, completamente desesperanèada e vai achar que existe algum problema com ela ou com o Senhor‚ e vai perder toda a esperanèa!" De modo que é perigoso andar por vista, por sentimentos! Quando for atacado com tais dúvidas‚ você tem que "militar a boa milícia da fé" e resistir ao Diabo e às suas mentiras! (1Tim.6:12; Tiago 4:7)

Näo se preocupe se você näo se sente perto de Jesus!

6. Eu sei que algumas pessoas realmente se sentem perto do Senhor, elas se sentem perto de Jesus. Por exemplo, na outra noite quando Techi ia se deitar, ela disse: "Agora vou me aninhar nos braèos de Jesus." Ela consegue imaginar isso. Bem, ainda bem que ela consegue; a maioria das crianèas säo assim e muitos adultos também. Mas eu näo tenho essa habilidade nem esse tipo de imaginaèäo. Näo sinto que estou repousando no peito de Jesus quando vou dormir. Eu simplesmente näo sou assim täo criativa nem tenho uma imaginaèäo täo fértil assim. Nunca tive; é assim que eu sou.

7. Algumas pessoas simplesmente têm mais imaginaèäo, mais criatividade e conseguem imaginar, criar fantasias e desfrutar coisas assim. Eu näo consigo fantasiar porque o Senhor näo me deu esse tipo de imaginaèäo. Algumas pessoas têm uma imaginaèäo mais fértil e têm uma mente mais criativa, é mais fácil para elas conceberem imagens; sendo que outras simplesmente näo conseguem imaginar nem conceber coisas assim.

8. Cada um de nós tem uma personalidade, e alguns de nós säo muito mais emotivos e têm muito mais sentimentos e emoèöes do que outros. Mas só porque eu näo sinto uma grande intimidade emocional com o Senhor, näo posso ficar cabisbaixa pensando: "Pobre de mim, simplesmente näo me sinto perto do Senhor, Jesus! Por favor, me dê alguns sensaèöes e me faèa sentir mais perto do Senhor."

9. Se eu me preocupasse com isso o tempo todo, estaria constantemente na fossa e numa bagunèa! Já sou um desastre mesmo, sem ter preocupaèöes e problemas assim, de modo que nós apenas temos que aceitar as coisas por fé! Näo existem muitos versículos na Bíblia sobre sentimentos, mas existem muitos sobre fé e confiar no Senhor e acreditar na Sua Palavra!

Como saber se você está perto do Senhor!

10. Entäo, como você pode saber se está perto do Senhor? Pode saber através da Sua Palavra, que diz que se você "se chegar a Deus" - sendo submisso e obediente a Ele - "Ele se chegará a você!" (Tiago 4:7,8). Mesmo que você näo consiga sentir nada, absolutamente nenhuma intimidade, ainda assim pode saber que está perto do Senhor se estiver fazendo o melhor que pode para amá_Lo e Lhe agradar, obedecer à Sua Palavra e fazer o que sabe que Ele disse para fazer.

11. Nós simplesmente temos que nos basear nos fatos, na Palavra. E a sua fé na Palavra e o fato de obedecer e se submeter näo tem nada a ver com o que você está sentindo! Portanto, na verdade, näo faz diferenèa se você se sente perto do Senhor ou näo. Näo precisa sentir essa emoèäo!

E se você cometeu um deslize, caiu ou desobedeceu?

12. É claro que quando cometemos um deslize e erramos por causa de um pecado ou desobediência, é fácil se sentir condenado e pensar: "Ah, näo há jeito de eu ficar perto do Senhor por causa dos meus pecados, por causa de todas as minhas faltas e falhas!" Mas você näo pode deixar o Inimigo - nem mesmo o seu coraèäo - condená_lo (1Joäo 3:20). Mesmo que você tenha desobedecido ao Senhor, se se arrepender dos seus pecados e quiser sinceramente ficar perto d`Ele, "Ele será misericordioso e piedoso, longãnimo e grande em benignidade. E mesmo que você caia, näo ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a Sua mäo! Porque se confessamos os nossos pecados, Ele é fiel e justo em perdoar os nossos pecados, e nos purificar de toda a injustièa. Um coraèäo quebrantado e contrito Ele näo desprezará" (Sal.103:8; 37:24; 1Joäo 1:9; Sal.51:17).

13. Muitíssimo depende do seu coraèäo, da sua atitude. Se você quer, sinceramente, agradar ao Senhor e fazer a Sua vontade, amar Jesus e viver por Ele, entäo Ele com toda certeza se "chegará a você" quando você clamar a Ele. Ele diz: "Perto está o Senhor de todos os que O invocam em verdade. Perto está o Senhor dos que têm o coraèäo quebrantado, e salva os contritos de espírito" (Sal.145:18; 34:18).

14. Entäo, independentemente de qualquer sentimento de desencorajamento ou condenaèäo que o Inimigo tente usar para atacá_lo, se você sabe que está verdadeiramente procurando amar e agradar ao Senhor, obedecer à Sua Palavra e segui_Lo, entäo você está perto d'Ele! Quer você se sinta perto d'Ele ou näo!

15. Na verdade, às vezes as pessoas estäo mais perto do Senhor quando se sentem mais longe d'Ele! Por exemplo, quando somos humilhados por causa de nossos erros, falhas e pecados, normalmente näo nos sentimos muito inspirados nem perto do Senhor, mas talvez na verdade estejamos bem perto de Jesus nessas ocasiöes! E sempre há ocasiöes quando algumas pessoas talvez sintam que estäo bem perto do Senhor, quando na verdade näo estäo perto d'Ele de modo algum. - Principalmente se estäo, de uma maneira autojusta, confiando na sua própria bondade ou boas obras em vez de se apoiarem no Senhor e na Sua bondade, graèa e misericórdia! Isso é um aspecto que Papai deixa bem claro na Carta "Os Benefícios de Retroceder" (CM 312)‚ que diz:

16. "Quando as pessoas perdem a sua inocência, näo se sentem täo perto de Deus como antes. É porque näo compreendem de verdade o que é a justièa de Deus. A sua idéia de justièa é täo diferente da de Deus! Quando você se sente muito justo e bom é porque é autojusto e näo está mais perto de Deus, mas sim mais perto de si mesmo! Mas confessar que somos pecadores, desmascarar verdadeiramente a nós e aos nossos pecados, recorda_nos que näo somos a imagem da pureza e inocência! E, apesar de näo nos sentirmos mais täo angélicos, somos muito mais santos, segundo a idéia que Deus tem de santidade!"

17. Entäo, só porque você se sente deprimido, isso näo significa obrigatoriamente que está longe do Senhor. Pode estar muito perto do Senhor‚ mesmo que se sinta horrível!

18. E näo podemos dizer que cada vez que nos sentimos desencorajados ou mal sobre algo, que a culpa é do Diabo. Existem ocasiöes quando o Senhor tenta se comunicar com você através dos seus sentimentos também! - Sentimentos de culpa, remorso, tristeza‚ etc., os quais muitas vezes säo resultado dos pressentimentos que Ele nos dá, de Seus castigos ou do sentimento de convicèäo. Do mesmo jeito que o Diabo e os seus lacaios demoníacos tentam nos atrapalhar, condenar e desencorajar através de nossos sentimentos para näo fazermos a vontade de Deus, o Senhor e os Seus Espíritos Santos também tentam nos ajudar, dar convicèäo e incentivar a fazer a Sua vontade através dos nossos sentimentos. Mesmo que às vezes eles pareèam ser sentimentos desagradáveis ou "ruins".

19. Vocês se lembram da história que Papai contou sobre aquela vez quando teve uma "experiência de estar às portas da morte", quando ele se sentou na sua cama, fora do seu corpo e viu o Dr. Koger, etc.? (Veja "Outra História de Espíritos Santos." CM 679.) Papai tinha acabado de dizer "näo" ao Senhor, tinha dito ao Senhor que Ele deveria arranjar outra pessoa para pioneirar e abrir uma escola de Clínica de Almas em Miami. Aí o Senhor mandou o Dr. Koger vir buscá_lo, para levá_lo para se encontrar com o Senhor, e como foi que o Papai se sentiu, assim que percebeu o que estava acontecendo? Ele disse: "Fiquei täo envergonhado! Acho que nunca me senti täo insignificante na minha vida! Nunca me senti täo ínfimo, täo mau e täo horrível, ao pensar que tinha recusado algo ao Senhor, e agora tinha morrido e tinha que encarar o Senhor!"

20. Entäo, apesar de näo ignorarmos os ardis do Diabo, e sabermos que ele frequentemente tenta usar nossos sentimentos para nos desencorajar e deprimir, näo podemos dizer que todos os sentimentos ruins provêm do Inimigo. Às vezes nos sentimos mal porque o Senhor está falando conosco sobre algo, nos deixando sob convicèäo de um pecado ou até mesmo nos avisando de algo. Por isso‚ näo podemos simplesmente descartar todos os sentimentos ruins e dizer que todos provêm do Diabo. Quando nos sentimos mal, muitas vezes precisamos "examinar a nós mesmos e ver se permanecemos na fé" (2Cor.13:5), e ver por que estamos nos sentindo assim, ou o que o Senhor está tentando nos mostrar!

O segredo para ficar perto do Senhor:

fato, fé e obediência!

21. Entäo‚ como você sabe se está perto do Senhor? Como é que faz para ficar perto de Jesus? Ficamos perto de Jesus obedecendo à Sua Palavra e submetendo_nos à Sua vontade! É assim que se fica perto de Jesus! Jesus diz: "Se alguém Me ama, guardará (obedecerá) a Minha Palavra, e Meu Pai o amará, e viremos para ele‚ e faremos nele morada" (Joäo 14:23). Entäo, se você está obedecendo e seguindo o que Ele diz na Sua Palavra, nesse caso é claro que está perto do Senhor! Ele virá e fará morada com você. Isso é bem perto! É simples assim. Näo é uma questäo de sensaèäo de modo algum. Mas näo sei o que se pode fazer para se sentir perto de Jesus. Eu acho que näo há muito que possamos fazer. Sei que eu näo posso.

22. A coisa é que näo podemos confiar nem depositar nossa fé no que sentimos. Nós näo seguimos emoèöes! Quer você se sinta perto de Jesus ou näo, näo vem ao caso! Você pode estar perto de Jesus quer se sinta perto d'Ele ou näo! A Palavra de Deus diz: "Cheguemo_nos perto* em inteira certeza de fé!" (Heb.10:22). Você simplesmente tem que seguir por fé! "O justo viverá da fé!" (Heb.10:38). Muitas vezes, alguns de nós näo nos sentimos perto de Jesus em termos de emoèäo, mas isso näo tem nada a ver, porque näo deveríamos seguir nossas emoèöes! Devemos andar por fato e por fé, e por obediência e submissäo. (*NT: Versäo King James.)

Quando você acha que deveria sentir_se

inspirado, mas näo se sente!

23. Existem sentimentos, emoèöes, êxtases e excitamento do Espírito que sentimos às vezes. Como por exemplo os êxtases espirituais que talvez sintamos quando guiamos uma alma faminta a Jesus, ou quando a Palavra fala conosco de uma forma bem forte e clara, ou quando o Espírito Santo se manifesta através de nós com uma profecia, mensagem, visäo, etc. Quando sentimos essas coisas nessas ocasiöes, elas säo como um sinal do amor do Senhor. Ele sabe que gostamos de sentir essas coisas‚ entäo as dá como experiências agradáveis para nós.

24. Mas até mesmo em ocasiöes assim, näo podemos insistir‚ exigir nem depender de sentir essas coisas. Apesar da maioria de nós ter essas sensaèöes em momentos assim, se näo temos, näo deveríamos ficar desencorajados nem achar que temos algum problema terrível ou algo está terrivelmente errado na nossa conexäo com o Senhor. Só o fato de você ter guiado uma alma a Jesus, ou ter tido tempo de se alimentar com a Sua Palavra, ou o fato do Senhor tê_lo usado ou falado através de você, deveria ser o suficiente. Em outras palavras, se você näo se sente extasiado depois de ganhar uma alma‚ näo volte para casa e fique se condenando achando que desertou no seu coraèäo, só porque näo ficou todo excitado nem se "sentiu inspirado" quando alguém recebeu o Senhor.

25. Normalmente, você provavelmente se sentirá inspirado e ficará excitado por ganhar uma alma, mas há ocasiöes quando o Inimigo tenta entrar e nos desencorajar e roubar de nós essas lindas sensaèöes que o Senhor gostaria de nos dar, ou o Senhor simplesmente retém tais sensaèöes porque está colocando a nossa fé à prova. Do mesmo jeito, se você ora em línguas e profetiza, mas näo sente um grande êxtase no Espírito, näo deixe o Diabo lhe dizer que você está por fora ou que näo recebeu algo do Senhor, ou que desertou‚ só porque näo ficou excitado com uma manifestaèäo do Espírito.

26. Ou se lê uma nova Carta e näo fica pulando de alegria no coraèäo e cheio de inspiraèäo e entusiasmo, näo deixe o Inimigo lhe dizer que você já era, que perdeu o seu fogo, que näo ama mais a Palavra. Simplesmente dispare contra ele dizendo: "É claro que eu amo a Palavra, estou vivendo_a! Sou um `praticante` da Palavra, e vou me levantar daqui e fazer o que a Palavra diz, independentemente de como me sinto! Jesus diz: `Se você Me ama, vai guardar os Meus mandamentos,` de modo que eu sei que O amo, porque estou fazendo o melhor que posso para obedecer aos Seus mandamentos! E sei que amo a Palavra porque Jesus é a Palavra, e amo Jesus porque estou obedecendo aos Seus mandamentos!

27. Por isso näo deixe o Diabo enganá_lo com a sua condenaèäo e acusá_lo: "Ah, olhe só você! Você nem ama a Palavra! Porque nem está excitado com ela! Você näo ama o Senhor, porque näo está extasiado nem se sentindo inspirado!" Simplesmente repreenda o Inimigo‚ ria na cara dele e diga: "Cale a boca, seu mentiroso! Eu sei que amo a Palavra porque faèo o que ela diz!"

28. Você nem sempre vai se sentir excitado‚ inspirado nem ficar pulando de alegria! Às vezes sentimos fome ou cansaèo, às vezes estamos doentes. E vou te contar, quando se está doente, pode ser bem difícil desfrutar qualquer coisa! Às vezes você sente que mal consegue fazer um pequeno pedido de ajuda ao Senhor, e fica lutando só para manter a sua mente firme no fato de que Ele o ama e se preocupa com você, e que se você simplesmente aguentar a mäo, Ele vai lhe dar a vitória.

Estar perto de Jesus!

29. Entäo, pode ser que às vezes você näo se sinta perto de Jesus. Em outras ocasiöes talvez se sinta perto de Jesus. Normalmente, quando se sente perto do Senhor, provavelmente näo tem uma batalha ou problema com isso. A batalha ou problema normalmente aparece quando você deixa de ter essa sensaèäo de que está perto do Senhor, quando näo se sente perto de Jesus. Mas näo fique preocupado com isso. Mesmo que näo se sinta perto de Jesus‚ ainda assim pode estar perto d'Ele, porque estar perto de Jesus é muito mais do que uma mera sensaèao!

30. Veja bem, um estorvo ou problema que as pessoas que se sentem perto de Jesus a maior parte do tempo frequentemente têm, é que quando näo se sentem perto do Senhor, aí comeèam a achar que algo deve estar muito errado, e isso as desencoraja com muita facilidade, e as deprime. Pelo fato delas conseguirem se sentir perto do Senhor, têm a tendência de se apoiar nesses sentimentos, de modo que quando näo se sentem assim, muitas vezes têm grandes batalhas. Mas aqueles de nós que näo sentem tanto assim, näo podem se apoiar nos seus sentimentos, e por isso somos mais propensos a nos apoiarmos em fontes mais estáveis e sólidas, como por exemplo a Palavra e nossa fé e obediência a ela, para determinar se estamos ou näo perto de Jesus.

31. Algumas pessoas simplesmente se sentem perto de Jesus mais do que outras. Mas no caso das que se sentem perto de Jesus com mais frequência do que as outras, näo estäo necessariamente mais perto d'Ele nem säo mais espirituais do que as que näo se sentem perto de Jesus assim com tanta frequência.

32. Na verdade näo há como medir a espiritualidade de uma pessoa, com base em como ela se "sente" espiritualmente, quanto grita, chora, canta, suspira ou profetiza; ou quäo alto ora ou quäo extasiada parece estar, ou quanto pula de alegria! As sensaèöes säo boas se vocês as têm, mas näo se pode julgar a sua espiritualidade com base nelas. Quer você se sinta perto de Jesus ou näo, isso näo vem ao caso. O que nós queremos fazer é estar perto de Jesus! - Quer nos sintamos perto d`Ele quer näo!

33. Entäo, simplesmente desista de tentar se sentir perto de Jesus! Se por acaso se sentir perto d'Ele, fique agradecido, dê graèas a Deus por isso. Se por acaso näo se sentir perto de Jesus, näo fique desencorajado. E lembre_se que dá para saber quando está perto de Jesus, se estiver fazendo a Sua vontade, sendo obediente‚ submetendo_se e fazendo tudo o que deveria estar fazendo. Principalmente se estiver se alimentando com a Sua Palavra, confiando na Palavra, absorvendo a Palavra, aplicando a Palavra e fazendo o melhor que pode para viver a Palavra. Aí dá para saber que está perto de Jesus‚ o que é muito melhor do que simplesmente se sentir perto d'Ele!

34. Este poeminha de Martinho Lutero resume, de uma maneira linda, o que eu estou dizendo:

Sentimentos que vêm e que väo,

Säo engano e inseguranèa;

Da Palavra de Deus näo abro mäo‚

Nada mais há de confianèa!

Mesmo que o meu coraèäo se sinta condenado

Por uma evidência näo me ser dada;

Há Alguém maior do que o meu coraèäo

Cuja Palavra näo pode ser quebrada!

Confiarei na Palavra imutável

Até alma e corpo Deus separar;

Pois embora todas as coisas passaräo,

Sua Palavra para sempre ficará!

Sentir-se "Inspirado" Para Fazer a Vontade de Deus!

CdM 2747:1-5, 16-21, PCD 11

1. (Mamäe:) Todos nós temos certas responsabilidades e obrigaèöes que o Senhor espera que faèamos quer sintamos vontade quer näo! Até mesmo oraèäo - a nossa comunhäo com o Senhor - é um dever! É algo que o Senhor espera que faèamos e sabemos que devemos fazer! Entäo‚ quer você sinta vontade de orar ou näo‚ você tem essa obrigaèäo‚ essa responsabilidade.

2. Memorizar é outra de nossas obrigaèöes, é uma de nossas responsabilidades. Testemunhar é outra obrigaèäo muito importante que temos, é indiscutivelmente uma responsabilidade. Existem muitas coisas que säo nosso dever e responsabilidade‚ o que significa que simplesmente precisamos fazê_las porque o Senhor espera que as faèamos, quer sintamos vontade ou näo! Nem sempre nos sentimos inspirados‚ entusiasmados e com vontade de ficar pulando de alegria quando saímos para testemunhar, quando memorizamos, lemos a Palavra, ou até mesmo quando oramos! Por isso, precisamos tirar da nossa cabeèa a idéia de que, para fazermos algo, precisamos sentir vontade de fazer tal coisa! Achar que só devemos fazer algo quando nos sentimos realmente "inspirados" para isso!

3. É claro que às vezes vamos sentir vontade de fazer, mas se nos guiarmos só por isso‚ pelo que sentimos, o Inimigo vai fazer com que näo sintamos vontade a maior parte das vezes! Näo podemos nos guiar pelos nossos sentimentos! É claro que é agradável sentir_nos entusiasmados para fazer qualquer uma das coisas que säo nosso dever, é maravilhoso! E se os nossos professores conseguirem fazer com que as nossas crianèas fiquem entusiasmadas e inspiradas a fazer algo, a aprender coisas novas, isso é maravilhoso! É o ideal, é ótimo!

4. Mas näo podemos ficar de braèos cruzados esperando até nos sentirmos inspirados, ou achar que temos que sentir prazer em fazer seja o que for que devemos fazer, porque se for assim talvez vamos acabar nunca fazendo nada! O Diabo vai se certificar de que näo sintamos nenhuma dessas sensaèöes agradáveis, porque muitas vezes ele pode tirar_nos essas sensaèöes agradáveis. Näo podemos seguir nossos sentimentos nem nos guiar apenas pelo que sentimos, ou estaremos fritos!

5. Nós gostaríamos que as pessoas estivessem inspiradas, mas näo precisamos sentir_nos inspirados nem sentir seja o que for a respeito de uma coisa que sabemos que o Senhor quer que faèamos. Só precisamos fazê_la!

16. Entäo, quer você se sinta inspirado a fazer uma certa coisa ou näo, se souber que é a vontade de Deus, simplesmente Lhe obedeèa e faèa por fé, como para o Senhor, e Ele irá abenèoá_lo por isso! "Porque sem fé é impossível agradar a Deus!" (Heb.11:6).

17. Se os grandes homens de Deus na Bíblia só tivessem obedecido ao Senhor se e quando se sentiam "inspirados," nunca teriam realizado nada para Ele! Moisés com certeza näo sentiu vontade de meter bronca no Faraó e conduzir todos aqueles judeus para fora do Egito! Nem tampouco os profetas‚ como Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel, etc., sentiram vontade de fazer todas as coisas difíceis e perigosas que o Senhor lhes ordenou que fizessem. Na realidade‚ a maior parte deles discutiu com o Senhor, dizendo que Ele tinha escolhido o cara errado e que devia escolher outra pessoa para fazer o trabalho!

18. E nós sabemos que Jesus näo se "sentia inspirado" para morrer na cruz pelos pecados do mundo, e até suplicou ao Seu Pai dizendo "se é possível, passe de Mim este cálice!" Mas o ponto principal foi: "Todavia, näo seja como Eu quero, mas como Tu queres!" (Mat.26:39).

19. E vejam só as muitas ocasiöes e situaèöes em que o Senhor testou e põs à prova a fé e a obediência de Papai. A Carta "`Guenta"‚ só trata disso! (Ver CdM 703). Muitas vezes ele näo se sentia particularmente "inspirado" para persistir nas tarefas difíceis e cansativas que o Senhor lhe dava. Como por exemplo, ser um carregador, motorista e criado de sua mäe por 20 anos, ou ser um viajante trabalhando para Fred Jordan por 14 anos, ganhando pouco e trabalhando muito, tendo que ficar longe de casa e de sua família e viajar sozinho por todos os E.U.A.‚ para colocar no ar o programa de TV de Fred sobre o Evangelho no país inteiro.

20. Papai também näo se sentia inspirado para acordar todas as manhäs e ter que dirigir um õnibus escolar cheio de crianèas sistemáticas desordeiras, levando_as e trazendo_as da escola, e ainda por cima ter que dar aula para elas! Uma turma täo indisciplinada que todos os professores anteriores tinham abandonado e desistido daquela série! Mas o Papai perseverou dia após dia, mês após mês, até que o Senhor lhe deu uma nova incumbência, dois anos depois! Chegou a um ponto, durante esse tempo em que estava dirigindo o õnibus e lecionando, que ele nem tinha certeza se iria aguentar mais um dia, e o Senhor disse_lhe: "suporta as aflièöes como um bom soldado de Jesus Cristo!" (2Tim.2:3). Entäo ele suportou! Quer sentisse vontade quer näo!

21. E todos nós deveríamos fazer o mesmo: quando sabemos que o Senhor quer que faèamos algo, quer sintamos vontade de fazer ou näo, deveríamos simplesmente seguir em frente e fazer, sabendo que é para isso que estamos aqui. Nós somos Seus servos‚ Seus escravos de amor, os quais Ele comprou e pelos quais pagou, e Ele pode fazer conosco o que Lhe convém! Amém? LSS!

Sofre as Aflièöes Como Bom Soldado

CdM 2786:15-17, PCD 11

15. (Mamäe:) Antigamente, quando tínhamos batalhas e provas pessoais, se näo nos recuperássemos totalmente e saíssemos de debaixo das nossas nuvens de desencorajamento, depressäo e pesar em algumas horas, ou no máximo um ou dois dias‚ ficávamos preocupados achando que nunca íamos sair daquilo. Se näo nos sentíssemos inspirados, amados ou ungidos durante alguns dias ou algumas semanas, ficávamos preocupados achando que havia algum problema terrível e quase ficávamos convencidos de que devíamos desistir de lutar.

16. Para o futuro, talvez vocês tenham que ver que podem vir a passar por períodos prolongados de tempo em que näo sentem muita coisa, períodos esses em que, se na realidade sentirem alguma coisa, talvez se sintam pessimamente mal! Períodos em que näo poderäo de maneira nenhuma se guiar pelo que sentem, mas em que teräo que se agarrar ao fato da Palavra de Deus: que Ele ainda os ama e ainda Se importa, e espera que vocês sigam adiante por Ele, independente do que sintam, e independente de por quanto tempo sintam ou näo a vontade de seguir adiante! Väo ter que aprender a continuar seguindo em frente mesmo que se sintam meio apáticos e que näo passam de meros robõs fazendo tudo mecanicamente, simplesmente fazendo o que devem porque Deus disse para fazer!

17. É bem possível que tenham que continuar seguindo em frente mesmo quando absolutamente tudo parecer adverso, só acreditando que a verdade no final vai triunfar e que Jesus sairá vitorioso.

Manual da Palavra: Fé

1-2‚

1.O que é a fé?

A.Fé é acreditar no invisível:

2 Coríntios 4:18 Nós näo atentamos nas coisas que se vêem, mas nas

que näo se vêem... que säo eternas

2 Coríntios 5: 7 Andamos por fé, e näo por vista

Hebreus 11:27 Pela fé... ficou firme porque viu aquele que é invisível (Ver também Rm 8:24.)

B.Fé é uma coisa palpável e real:

Hebreus 11:1 Fé é a certeza (título de propriedade) das coisas que se

esperam, e a prova das coisas que näo se vêem

2.A Importãncia da fé:

Gálatas 5:6 [Nada] tem valor algum, (a näo ser) a fé que opera pelo

amor

A.Somos salvos pela fé:

Joäo 3:16 Todo aquele que nele crê (em Jesus)... tenha a vida eterna

Joäo 3:36 Aquele que crê no Filho tem a vida eterna

Lucas 7:47-50 Os teus pecados te säo perdoados. A tua fé te salvou

Atos 10:43b Os que nele crêem receberäo o perdäo dos pecados

Atos 16:31 Crê em... Jesus Cristo, e serás salvo

Romanos 5:1 Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus

Gálatas 3:26 Todos vós sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus

Efésios 2:8,9 Pela graèa sois salvos, por meio da fé

Efésios 3:17a Para que Cristo habite pela fé nos vossos coraèöes

(Ver também 1Pe 1:9.)

B.Nós devemos viver por fé:

Gálatas 2:20 A vida que agora vivo, vivo-a na fé (em Jesus)

Hebreus 10:38a O justo viverá da fé (Ver também Rm 1:17b.)

1 Joäo 5:4b Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé

C.Sem fé näo podemos agradar a Deus:

Hebreus 11:6 Sem fé é impossível agradar a Deus

Romanos 14: Tudo o que näo provém da fé é pecado

23b

D.Fé dá–nos forèa para continuar:

Salmo 27:13 Creio que ainda verei a bondade do Senhor na terra dos

viventes

Romanos 11:20a Tu estás em pé pela fé

2 Coríntios 4:16– Näo desfalecemos... näo atentamos nas coisas que se

18 vêem‚ mas nas que näo se vêem

DJCA 1: 383

Se você näo tem grandes emoèöes e sensaèöes quando conversa Comigo, quando Me ama intimamente ou Me louva de coraèäo, näo se preocupe nem pense que existe algum problema. Eu entendo o seu desejo de Me agradar, de obedecer às Minhas Palavras e de satisfazer as Minhas necessidades.

Eu entendo que você talvez nem sempre tenha as mesmas emoèöes e sensaèöes ou êxtases que ouviu outros dizerem que têm, mas isso näo significa que você tenha algum problema. Pelo contrário, se estiver obedecendo por fé e sussurrando as suas palavras de amor para Mim de coraèäo, significa que tudo está certo, e que você está fazendo as coisas certas. Você só precisa fazer, e Eu só quero e preciso que você declare o Seu amor por Mim‚ näo importa a maneira, näo importa as palavras, pode ser do jeito que você quiser se expressar, de coraèäo.

Sei que você Me ama‚ e vejo e sinto o seu amor quando você Me diz isso. Para Mim näo importa se você sente alguma emoèäo ou näo, entäo tampouco permita que isso importe para você.

Copyright © 2005 por A Família Internacional