Direto ao Assunto, 13

Maria
March 22, 2005

Table of Contents

A perspectiva de Deus sobre questöes e atitudes atuais na Família

MariaFD/MM/FM 3536 9/04

O conceito mundano de "sucesso"

A questäo:

Alguns de vocês adotaram conceitos mundanos do que significa ser bem-sucedido, e medem os seus ministérios, produtividade e utilidade dentro da Família com base nesses conceitos. Com isso vocês se comparam com os outros e deixam de estar dispostos a fazer aqueles trabalhos menos "visíveis"; ficam insatisfeitos ou frustrados com a posièäo onde o Senhor os chamou para servirem. Algumas manifestaèöes ou aspectos óbvios desse tipo de mentalidade säo:

-Menosprezar as pessoas cujos trabalhos säo menos visíveis, ou se comparar com os outros caso você tenha esse tipo de funèäo, achando que isso significa que você näo é muito importante.

-A atitude de que na Família os seus talentos ficam meio desperdièados, sendo que se estivesse no Sistema poderia estar ganhando dinheiro, se tornar famoso ou receber consagraèäo pública.

-Avaliar o seu grau de utilidade com base no que você recebe em troca, como, por exemplo, a quantia de dinheiro que traz para o Lar‚ quanto reconhecimento recebe pela sua funèäo, o cargo que ocupa, etc. E se näo tem nada disso, achar que está perdendo algo ou que näo está usando o seu potencial ao máximo.

-Muitos de vocês passaram a menosprezar a funèäo de professor ou puericultor profissional, principalmente se tiverem que cuidar dos filhos dos outros. Acham que näo é lá grande coisa como carreira.

-A mentalidade de alguns é que ser apenas um missionário näo basta; querem uma carreira "de verdade", e muitas vezes näo está relacionada a ganhar almas ou a ministrar humildemente e ensinar as pessoas, mas sim a algo mais tangível ou glorioso aos olhos do mundo, ou mais legal e emocionante aos seus olhos.

-É uma outra razäo por que näo querem ter mais filhos, porque acham que se tiverem, väo acabar apenas sendo "pai" ou "mäe", e perder a chance de uma "carreira de verdade".

O que Deus pensa disso:

2. (Jesus:) Qual é o Meu conceito de sucesso? Pelo que vocês recebem recompensas eternas? O que é considerado "sucesso" no Meu Reino? O que é a verdadeira realizaèäo aos Meus olhos? Como avalio isso? O que é importante para Mim? É muito simples: amor e fidelidade.

3. Dei uma resposta bem clara na Bíblia quando disse, através de Paulo: "Requer-se do despenseiro de Deus, que seja achado fiel". Isso praticamente resume tudo. Para Mim a verdadeira medida do sucesso é sua fidelidade a Mim e em amar; fidelidade em cumprir a incumbência que lhe dei, da maneira que lhe disse, e no papel que lhe pedi para desempenhar. Se quiser ser bem–sucedido de verdade, é nisso que deveria se concentrar no servièo a Mim.

4. Isso requer humildade, porque às vezes lhe designo uma funèäo que näo lhe parece täo fascinante quanto a de outros. Fazendo uma analogia com os esportes, o cara que faz gols muitas vezes é mais admirado pelo público. Geralmente os jogadores de futebol mais populares säo os artilheiros, porque eles é que marcam os gols. Mas os técnicos e também os fäs sérios, sabem que o artilheiro näo faria nenhum gol se näo houvesse um monte de outros jogadores na equipe fazendo a parte que lhes cabe e assumindo sua posièäo. Se por acaso um dos jogadores näo ficasse na sua posièäo porque queria sair correndo para a frente e fazer o gol, e aí a defesa ficasse descoberta e o adversário penetrasse, o seu time perderia o jogo.

5. Posso lhes garantir que‚ por melhores que sejam as intenèöes desse jogador ao tentar fazer um gol para o seu time, ele ia levar uma bronca do técnico quando voltasse para o vestiário. E se continuasse agindo assim, seria expulso da equipe, porque ali‚ cada posièäo é essencial, e precisa ser preenchida adequadamente, senäo o time näo vai conseguir ganhar o jogo. Isso näo se aplica apenas a um jogo de futebol, mas a praticamente todo esporte em equipe, e é uma boa comparaèäo da maneira como o Meu Reino funciona.

6. Você talvez até ache que está fazendo um favor à equipe caso se desloque da sua posièäo e vá para a área e faèa um gol. Afinal de contas‚ näo é esse o objetivo? Näo é isso o sucesso? Será que o técnico entäo näo deveria elogiá-lo por ser täo competente? Näo, porque sucesso é a equipe vencer junta, e essa é a única maneira de alcanèar o sucesso em longo prazo, näo só fazer um gol ou ganhar um jogo, mas o campeonato. Portanto‚ assim como exijo que sejam fiéis‚ os técnicos também exigem isso dos seus jogadores: que permaneèam em suas posièöes e colaborem com a equipe para realizarem o trabalho.

7. Os melhores jogadores säo os que jogam bem na sua posièäo, qualquer que seja ela. Os torcedores talvez consagrem o artilheiro que faz mais gols‚ mas os donos dos times e diretores dos clubes sabem o que é preciso para chegar a esse ponto e que o artilheiro é apenas uma "peèa da máquina". Na verdade, às vezes eles nem ganham tanto quanto os que jogam no meio de campo. Sabem por quê? Porque estes fazem bons passes para o resto da equipe, colocam todos participando e trabalhando juntos para fazerem os gols, e é isso o necessário para o time ganhar.

8. Agora vamos traduzir isto à vida na Família. Na verdade, qual é a Minha meta para todos os cristäos? Eles devem "ir por todo o mundo e pregar o Evangelho a toda criatura", näo é? - Ou seja, "apascentar as Minhas ovelhas". E o que é preciso para realizar essa tarefa? Logicamente envolve muita coisa, mas resumindo, é preciso pessoas que väo preparar a Palavra que será usada para alimentar as ovelhas, e depois pessoas para imprimir e enviar a Palavra, e pessoas que väo fazer o trabalho visível que é alimentar essas ovelhas com a Palavra. É preciso professores para darem aulas aos filhos de todas essas pessoas para elas poderem fazer a parte que lhes cabe preparando, enviando e alimentando outros com a Palavra. E em muitos casos essas crianèas quando crescerem se tornaräo professoras e também se dedicaräo a alimentar outros com a Palavra. É preciso pessoas que possam cuidar dos negócios do Lar para que outros possam sair para alimentar as ovelhas e disseminar a Palavra e assim todos poderem ter casa e comida. Vocês precisam de pessoas que pastoreiem e ajudem todos a andar na linha e que alimentem outros com a Palavra da maneira apropriada, e por aí afora.

9. As ovelhas só vêem aqueles que as alimentam com a Palavra, pois säo a parte visível, os que recebem o reconhecimento, mas acontece que eles säo apenas a ponta do iceberg. Assim como o iceberg nada seria sem todo o volume que existe por baixo d'água‚ também as pessoas que fazem a parte visível do trabalho e que recebem reconhecimento näo poderiam realizar nada sem a ajuda de todos os outros que lhes possibilitam isso.

10. Eu preciso que cada parte da máquina funcione adequadamente; portanto, para Mim sucesso significa cada pessoa desempenhar bem a funèäo que lhe compete e fielmente, para poderem alcanèar o resultado desejado. Uma razäo por que o conceito mundano de sucesso é täo diferente do Meu é porque o mundo näo faz parte de um grande plano para a concretizaèäo de algo de valor eterno ou que seja digno de nota dentro do ãmbito do eterno. Cada pessoa no Sistema trabalha em prol de suas próprias metas, sendo que a da maioria é ganhar dinheiro. Portanto, a maneira principal de avaliarem o sucesso é vendo quanto dinheiro ganham ou quanto realizam pessoalmente.

11. Mas até as pessoas no Sistema que fazem parte de uma organizaèäo maior que está fazendo algo digno de nota, como, por exemplo, um grupo de auxílio humanitário, entendem que também têm participaèäo nas realizaèöes da organizaèäo, mesmo que trabalhem fora de vista, enfurnadas em um escritório qualquer. É claro que para elas é fácil perderem de vista a meta e a visäo, porque näo partilham da coesäo e do vínculo que existe entre vocês na Família, e näo possuem o Meu Espírito e as Minhas Palavras como vocês. Entäo, se algumas dessas pessoas reconhecem como é importante serem fiéis em desempenhar suas funèöes fielmente dentro da organizaèäo no geral, quanto mais vocês?!

12. O que é que vocês estäo querendo que os faz assimilar a visäo mundana de sucesso em vez da glória de serem fiéis em fazer o trabalho do qual os incumbi - quer visível quer nos bastidores? É orgulho, pura e simplesmente. Vocês querem receber reconhecimento pelo que VOCÊS estäo fazendo. Querem que todos vejam como VOCÊS estäo contribuindo. Esse era o problema dos escribas e dos fariseus. Eles adoravam o louvor dos homens mais do que o de Deus! Näo cometam esse mesmo erro! Talvez recebam a sua recompensa na Terra na forma de reconhecimento do homem, mas lhes garanto que isso näo é nada em comparaèäo a receber o louvor de Deus!

13. Vejo os sacrifícios que lhes custam serem fiéis, principalmente num servièo de bastidores como o de dar aulas a crianèas. Aparentemente näo é täo glorioso como os outros trabalhos. Ou talvez você seja simplesmente um "testificador" e näo entende como deveria explicar a sua "carreira" para as pessoas fora da Família de maneira a deixá–las impressionadas. Porque, afinal de contas, é importante impressioná-las, näo é? Ou será que é mesmo? Quem vocês querem impressionar mais: elas ou Eu? Amam o louvor do homem ou o de Deus? Pensem nisso! O seu trabalho como um "simples testificador" é importante? Com toda certeza! Será que o trabalho que faz, "só cuidando de crianèas" é importante? Com toda certeza! Talvez näo seja importante para o Sistema, mas é importante para Mim, e é isso o que realmente conta!

14. Só que é uma morte para o seu orgulho! Dói ser menosprezado pelas pessoas no mundo que talvez o considerem um "mendigo do evangelho". Por isso às vezes é mais fácil se esconder atrás de um trabalho social, porque é mais fácil explicar para as pessoas de fora, em vez de promover o seu trabalho principal, que é fazer discípulos de todas as naèöes e ganhar o mundo antes de Eu voltar. Podem dizer: "Nós distribuímos alimentos e remédios‚ exatamente como a Cruz Vermelha" - porque acham que com isso väo ser mais respeitados. E näo tem problema algum. É ótimo ajudar as pessoas dessa forma, e é com certeza uma causa digna de respeito. Mas‚ apesar de ser algo a que Eu os guie dentro do seu trabalho de testemunhar, näo é a sua maior vocaèäo; vocaèäo esta da qual näo deveriam ter vergonha, que é auxiliar as pessoas espiritualmente até mais que fisicamente.

15. Se você está na Família é porque foi chamado para ser um missionário, e Eu considero essa "vocaèäo simples e humilde" muito importante. É motivo de orgulho e deveriam se orgulhar disso diante dos outros. E se forem fiéis nesse trabalho, mesmo que o mundo os despreze, receberäo uma grande recompensa no Céu.

16. A verdade é que o mundo vai desprezá-los, entäo se acostumem com a idéia! Eles desprezaram a Mim, e o servo näo é maior do que o seu Senhor. Mas as ovelhas verdadeiras väo amá-los e, acima de tudo, Eu vou amá-los e recompensá-los por alcanèarem êxito na corrida da carreira, por fazerem o que lhes pedi, por desempenharem o papel que preparei para vocês dentro da Minha engrenagem de alimentar o mundo com as Minhas Palavras.

17. Voltando à analogia da máquina: E se uma parte decidisse parar de trabalhar porque era apenas uma engrenagem escondida, e fosse para uma outra parte da máquina onde pudesse aparecer mais e ficar evidente que estava "realizando" algo? A máquina iria parar, ou pelo menos se tornar menos eficiente‚ porque faltaria algo. Aplicando isso a sua vida, se você agisse assim, acha que Eu o consideraria mais bem-sucedido ou menos?

18. E se uma mola decidisse que näo quisesse ficar escondida dentro do relógio e comeèasse a achar que näo estava fazendo nada visível ou aparente, entäo deixasse de ser uma mola e decidisse se tornar um outro ponteiro para que todos pudessem ver as suas realizaèöes? Talvez aumentasse a sua auto-estima por estar ali em evidência‚ reluzente, mas o relógio deixaria de funcionar. O relógio näo precisa de mais um ponteiro e näo serviria para nada. Ser bem–sucedido significa ser aquela mola, engrenagem, ponteiro ou qualquer parte que seja.

19. Alguns servièos podem até parecer mais divertidos que outros, e talvez sejam. Näo estou dizendo que todos os trabalhos têm o mesmo grau de dificuldade, porque alguns com certeza säo mais difíceis, e custa mais sacrifício realizá-los. Além do mais‚ às vezes esses säo exatamente os menos visíveis ou que recebem menos reconhecimento ou mérito aqui e agora, quer seja por parte de seus colegas na Família ou do Sistema. Entäo Eu entendo e sei como se sentem quando querem ter uma atividade que os faèa se sentir melhor acerca de si mesmos.

20. Mas lhes garanto uma coisa: quanto mais sacrifícios fizerem na Terra, maior será o seu "pagamento" em termos de recompensas eternas no Céu. Aqui em baixo talvez tudo pareèa igual, as pessoas que você acha que têm um trabalho "mais fácil" ou mais legal comem o mesmo que você, e desfrutam da mesma moradia confortável, ou talvez até tenham alguns privilégios que você nem tem. Mas garanto que aqui em cima näo é tudo no mesmo nível, e os que se dedicaram de corpo e alma sem receberem reconhecimento, väo ganhar algumas das maiores recompensas.

21. É claro que às vezes é difícil se identificar com isso, porque é algo para o futuro e é fácil se deixar consumir pelo que está acontecendo no momento‚ na Terra. Entendo esse sentimento, porque é assim que a mente carnal pensa. Mas é aí que entra a fé e a confianèa de que faèo todas as coisas bem. Conseguem confiar em Mim? Conseguem acreditar que sou amoroso, justo e Me importo? O primeiro passo é confiar. Depois podem acreditar quando digo na Palavra que o verdadeiro sucesso é ser fiel à vocaèäo que lhes dei‚ ao trabalho do qual os incumbi; é ser obediente a Mim, sabendo que näo estou mentindo nem querendo passar a perna em vocês fazendo-os desempenhar uma tarefa humilde só porque preciso de "peöes" para esses cargos! Eu näo sou um paträo cínico e de coraèäo duro, mas sim amoroso‚ e recompenso cada pessoa segundo as suas obras - obras de amor, de obediência e de fidelidade.

22. Entäo‚ se querem ser bem-sucedidos de verdade, sejam fiéis! Se querem só fogo de palha e ter o seu momento de glória, entäo faèam do seu jeito. A escolha é sua. Näo se preocupem com a opiniäo dos outros nem com a sua própria ou como vêem a situaèäo, preocupem-se apenas com a Minha opiniäo. Quando optam por fazer o que lhes peèo, orgulhem-se disso, näo importa o que os outros pensem! A tolice de Deus é melhor do que a sabedoria do homem! Ter orgulho da sua vocaèäo faz uma grande diferenèa, e o Sistema vai notar essa atitude. Muitos ainda continuaräo desprezando-os, mas outros os respeitaräo por suas convicèöes, mesmo que näo entendam nem concordem. Já outros väo se sentir atraídos no espírito e viräo a Me conhecer através de vocês. E isso, Meus queridos, é o maior sucesso de todos!

Leitura adicional:

23. (Mamäe:) O Senhor disse que nem o nosso trabalho‚ título ou reconhecimento que recebemos determina o valor que temos para Ele. Para nós é difícil entender isso, mas assim säo as coisas na realidade espiritual. Recentemente o Senhor estava falando comigo sobre um dos meus espíritos ajudantes, Asmet‚ e como trabalhar com ele (veja CdM 3446:44-59, BN 1032). Jesus estava explicando a prova que é virmos para a Terra e que estamos aqui para aprender algumas coisas especiais e temos que passar por certas provas que näo podemos passar no Céu.

24. (Jesus:) Muitas pessoas valorosas e vasos escolhidos tiveram o privilégio de vivenciar esse período especial de treinamento e crescimento de maneiras que näo poderia ter acontecido no plano espiritual. Muitos se provaram dignos, enquanto outros ficaram pelo caminho. O tempo na Terra é um campo de provas tanto para eles como para vocês.

25. Meus fiéis profetas e testemunhas do Tempo do Fim, cada um de vocês também está sendo treinado e colocado à prova para Eu ver ao que säo leais. Näo tem nada a ver com o grau de importãncia do seu trabalho na carne. Outros filhos Meus, apesar do seu trabalho no Céu, talvez tenham um papel insignificante na Terra. Devido às provas pelas quais precisam passar, talvez sejam mendigos na rua ou aquele aleijado que passou ao seu lado. Nem todos säo chamados para serem Meus soldados do Fim a tempo integral. Essas vocaèöes säo altamente especializadas e contêm provas ímpares para cumprirem desígnios ímpares.

*

26. (Jesus:) O meu mundo espiritual é uma criaèäo viva, sempre em desenvolvimento e em constante expansäo. As pessoas säo enviadas à Terra por diferentes motivos, e posso explicar-lhes mais a esse respeito em outra ocasiäo. Mas aqui estou Me referindo aos Meus filhos do Tempo do Fim.

27. Cada um de vocês já esteve Comigo no plano espiritual e foi chamado e escolhido. E, quer entendam, quer näo‚ cada um de vocês tem bastante da sabedoria que väo precisar, reservada em seu espírito, de forma a estarem preparados para estes dias de treinamento e provas, para ajudá-los a chegar lá e aprenderem tudo o que devem aprender aí e para o qual foram enviados. Mas precisam se valer dessa sabedoria, darem um passo de fé e usarem-na.

28. (Visäo:) Tive uma visäo da sala do trono e cheia de gente. De vez em quando o Senhor chamava alguém para diante dEle e lhe oferecia uma incumbência de ir à Terra receber treinamento, passar por provas e ganhar uma coroa. Ele estava explicando a tarefa, e se a pessoa concordasse em ir, ela era enviada.

29. Outros estavam voltando para o plano espiritual resplandecentes, como se tivessem percebido que passaram nas provas e estavam recebendo seus lugares nos tronos e poltronas de honra ao redor do trono principal, em diferentes níveis que saíam do trono. Parecia que cada pessoa passou por uma prova de acordo com o seu nível de sabedoria e treinamento, e depois a sua recompensa estava reservada para ser entregue.

30. Alguns tronos estavam vazios, mas havia coroas neles. Perguntei do que se tratava, e me disseram que eram as coroas daqueles tinham recuado da luta por um tempo. Elas emanavam uma certa tristeza, mas seria de incentivo a outros para lutarem até conquistarem a vitória nas suas tarefas. Mas parecia que, até mesmo para esses, ainda havia esperanèa de ganharem a coroa caso se dispusessem a lutar por ela.

31. (Mamäe:) A perspectiva do Senhor é bem interessante, näo é? E muito diferente da maneira como a nossa mente carnal pensa! Oro para que esse vislumbre que tiveram da perspectiva do Senhor seja uma inspiraèäo e encorajamento para vocês e que também os deixe sob convicèäo. Aquele mendigo na rua talvez esteja aqui para passar por uma prova especial e talvez tenha uma vocaèäo muito especial no Céu! Entäo näo julguem o seu próprio valor pelo mérito recebido pelas tarefas que fazem aqui, porque näo tem nada a ver! Sejam apenas fiéis e depois receberäo o mérito Lá, e durará por toda a eternidade!

Em suma:

32. (Mamäe:) Verdadeiro sucesso é cumprir a vontade de Deus para você, seja ela qual for.

Promessa das chaves:

33. Clamar as chaves de fidelidade realèará os seus dons e o tornará mais útil, porque você estará ao Meu dispor onde Eu quiser que esteja.

Vá mais a fundo:

"Cometeu Deus um erro?", CdM 35, PCD 4

"'Guenta", CdM 703, PCD 1

"Os Ninguéns", CdM 974, PCD 1

"Coisas Pequenas", CdM 1372, PCD 1

"Servos Fiéis", CdM 1373, PCD 1

"Discipulado Revolucionário!", CdM 1965:43-45, PCD 8

"Autojustièa", CdM 2140:59-71, PCD 8

"Seja um Missionário", CdM 3135:89-110, 118-122, BN 744

"Pessoas Grandiosas aos Olhos de Deus", CdM 3478:1-19‚ 66-73, 80-85, 152-174, BN 1065

DJCA 1: 114, 304, 335

DJCA 2: 167

Pensamento Estimulante:

34. (Jesus:) Jamais se esqueèa o que lhe está reservado do outro lado, porque cada dia você tem que decidir se quer receber suas recompensas agora ou depois. "Será que vou aceitar o que me é oferecido aqui, ou agüentar para receber algo melhor?" A decisäo sensata é esperar, porque o que lhe está reservado mais tarde será melhor e durará mais do que qualquer coisa que você poderia escolher na Terra.

Está sentindo?

A questäo:

35. (Mamäe:) Alguns de vocês, principalmente alguns adolescentes, nem sempre se sentem "empolgados" quanto a servir o Senhor. Näo é que duvidem do seu lugar na Família, pensem em ir embora ou se imaginem fazendo outras coisas. Näo sentem que o mundo exerce uma forte atraèäo sobre vocês e nem querem viver no Sistema. Na realidade, näo querem ir embora, mas sentem-se confusos, porque também näo "sentem um forte desejo" de viverem na Família.

36. Por um lado acreditam que o seu lugar é na Família, mas por outro näo têm fortes emoèöes a esse respeito, entäo ficam se indagando se é realmente o seu lugar. Näo se "sentem" dedicados e compromissados. Acham que estäo fingindo, porque näo têm as sensaèöes. Na sua opiniäo, para se qualificarem para o discipulado, precisam se "sentir" dedicados.

O que Deus pensa disso:

37. (Jesus:) Seria maravilhoso se vocês sempre estivessem "empolgados" quanto a Me servir e ao seu lugar na Família; se vocês se sentissem motivados e estimulados a testemunhar e ganhar almas; se näo vissem a hora de sair para prosseguir o contato com as suas ovelhas; se sentissem arrepios cada vez que passassem uma revista Contato e pensassem que talvez tenham salvado a vida espiritual de alguém; se ficassem emocionados cada vez que Me louvassem e amassem; e caso tivessem um senso de realizaèäo só por pensarem em fazer parte da Família e do Meu exército do Tempo do Fim. Se tivessem todas essas sensaèöes, num certo sentido seria fácil viver como discípulo, porque poderiam ficar em cima da onda da motivaèäo, levados pelos seus sentimentos. É um fator tranqüilizador e uma bênèäo para os que têm esses sentimentos.

38. Só que, a maior parte do tempo, Me servir‚ implica em viver uma vida de fé simples, acreditando sem ver ou sentir‚ seguindo a Minha Palavra por obediência, sem arrepios ou emoèöes. Muitas vezes é uma prova ainda maior da sua fé quando Me segue passo a passo sem "sentir" nada. Isso näo é sinal de fraqueza, e freqüentemente o torna mais forte‚ porque você sabe que tomou essa decisäo sem nenhuma ajuda. Sempre o abenèoarei se entregar a sua vida a Mim, agüentar na Família; e se o fizer apenas por fé, sem ver, sem excitamentos e sem sentir um fervor que o incentiva a continuar, Muitas vezes o abenèõo ainda mais, porque a prova é bem maior.

39. Pode imaginar o servièo que presta a Mim como se fosse um casamento. Alguns casais se apaixonam e continuam apaixonados pela vida inteira. Ficam arrepiados ou com um nó na barriga quase todas as vezes que se vêem ou pensam um no outro. Outras pessoas comeèam seu relacionamento ardorosamente, apaixonadas, e depois a chama do amor se estabiliza de forma segura. Alguns casais nunca sentem os arrepios‚ só sabem que foram feitos um para o outro, que formam uma boa equipe e têm um relacionamento feliz por muitos e muitos anos.

40. Näo se pode considerar um relacionamento melhor do que o outro, ou que os casais que têm sensaèöes têm um compromisso maior ou um casamento melhor do que os outros. Sentimentos näo säo fatores decisivos no sucesso de um relacionamento; o que conta é a decisäo, o compromisso de perseverar näo importa o que aconteèa.

41. É semelhante à maneira como considero a sua vida de servièo a Mim. Algumas pessoas ficam emocionadíssimas cada vez que Me ouvem e precisam disso, entäo lhes dou essa bênèäo. Outros entre os Meus discípulos têm um coraèäo quebrantado pelos perdidos e anelam por ministrar a eles, e isso os motiva a ir para a rua e ganhar as pessoas para Mim. Existem pessoas que se sentem felizes em Me servir e seguir cada dia sem serem dominadas por nenhuma sensaèäo ou sentirem arrepios. Näo foram criadas assim ou ainda näo passaram por isso, mas o fato de näo "sentirem" essas coisas näo significa que sejam menos dedicadas.

42. Você pode "sentir" paixäo por Me servir, como acontece com muitos, mas näo é uma condièäo para o discipulado. Só isso näo é um indicador do seu grau de discipulado. Se estiver se esforèando ao máximo para ser um praticamente da Minha Palavra, dedicando-Me tempo, amor e devoèäo‚ e tomando cada dia a decisäo de entregar a sua vida a Me servir ativamente, entäo você é um discípulo e lhe darei bênèäos e recompensas nesta vida e na vida por vir.

*

43. (Jesus:) Às vezes permito que as pessoas se sintam uma paixäo por Me servir, mas nunca se pode julgar uma questäo só pelos sentimentos. Näo se pode medir o seu grau de discipulado pelos seus sentimentos, porque eles säo efêmeros e passageiros, vêm e väo, sobem e descem, e se os seguir, você vai estar se firmando em areia movedièa. Os sentimentos näo possuem a mínima solidez, entäo, por favor, näo se fiem neles para avaliar a sua condièäo espiritual, e principalmente näo os use como monitores do seu grau de compromisso e dedicaèäo.

44. A Minha Palavra deixa bem claro que näo quero que se deixem levar por seus sentimentos. Quero que andem por fé, näo por vista, entäo näo deveriam ficar incomodados pela falta de sentimentos e emoèöes. O que Me agrada é a fé. Se fizerem um pequeno estudo a esse respeito, veräo que a Minha Palavra nunca indica que devem confiar nos seus sentimentos, mas menciona freqüentemente a fé, confianèa e credulidade.

45. Quero que aceitem as coisas por fé. Quero que confiem e sejam submissos, e quando fazem o que Eu lhes digo obedecendo às cegas, manifestam o tipo de fé e confianèa que mais Me agrada.

46. Näo ter fortes sentimentos e emoèöes tem o seu aspecto positivo. Vocês podem transformar isso em um dos seus melhores pontos de vantagem, porque se lhes faltar sentimentos e interesses próprios, é mais fácil verem o que Eu penso e descobrirem o que desejo. - Näo vai ser täo fácil os seus sentimentos os atrapalharem e impedi-los de ouvir os Meus pensamentos e receberem a Minha orientaèäo.

47.Os sentimentos e as emoèöes do ser humano às vezes säo bem fortes, mas se os seus näo säo ou näo existem quando ora e Me ouve, é mais fácil seguir o que lhe digo, porque näo vai haver tanta possibilidade de ser influenciado ou desencaminhado pelos seus próprios sentimentos e emoèöes.

48. Isso näo significa que sentimentos fortes ou emoèöes sempre o desencaminham. David, por exemplo, era um profeta cheio de fogo e paixäo, mas também muito submisso à Minha vontade e aos Meus caminhos, e as suas emoèöes näo afetavam a sua capacidade de julgar situaèöes. As pessoas com uma forte opiniäo acerca de algo deveriam procurar ser täo submissas quanto ele era.

49. Näo importa como você se sente, se Me ama, anda por fé e obedece à Minha Palavra, vai ter um relacionamento firme Comigo, e o manterei firme e estabilizado.

Em suma:

50. (Mamäe:) É legal ter sensaèöes e emoèöes, mas näo säo sinal do seu amor, dedicaèäo e compromisso com o discipulado. Näo devem julgar, avaliar ou medir as coisas com base em seus sentimentos e emoèöes.

51. Näo ter sensaèöes näo significa que isso é um ponto fraco seu, mas sim uma prova ainda maior da sua fé, e o fortalece. Se dedicar sua vida ao Senhor e segui-lO, mesmo na ausência de sentimentos fortes e ardorosos, você será grandemente abenèoado por ter passado por grandes provas.

52. É preciso aceitar as coisas por fé. Näo importa se você "sente" a paixäo e a emoèäo. Como já disse antes, a maior parte do tempo eu também näo "sinto" paixäo e emoèäo! O que conta e agrada ao Senhor é a sua fé na Palavra, submissäo e obediência.

Promessa das chaves:

53. As chaves de fé e confianèa o ajudaräo a crer‚ se submeter, obedecer e Me servir, mesmo na ausência de sensaèöes e emoèöes.

Vá mais a fundo

"A Última Chance de Tony!", CdM 2714:10-39, PCD 10

"Sentir-se Perto de Jesus!", CdM 2746, PCD 11

"Sentir-se "Inspirado" Para Fazer a Vontade de Deus!", CdM 2747:1-5, 16–21, PCD 11

"Sofre as Aflièöes Como Bom Soldado", CdM 2786:15-17‚ PCD 11

"Fé" 1-2, Manual da Palavra

DJCA 1: 383

Pensamento estimulante:

54. (Papai:) Um discípulo é alguém que segue as orientaèöes e os ensinamentos. Quando Jesus chamou os Seus discípulos Ele disse: "Aquele que näo renuncia a tudo quanto tem näo pode ser Meu discípulo. Se alguém quiser vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz cada dia e siga-Me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á, mas quem perder a sua vida por amor de Mim, esse a salvará. Ninguém pode servir a dois senhores - näo podem servir a Deus e a Mamom. Nisto todos conheceräo que sois Meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. Se permanecerdes na Minha Palavra, verdadeiramente sereis Meus discípulos. Nisto é Meu Pai glorificado, em que deis muito fruto‚ e assim sereis Meus discípulos. Näo fostes vós que Me escolhestes a Mim, mas Eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneèa. Fostes comprados por bom preèo‚ glorificai pois a Deus no vosso corpo e vosso espírito, os quais pertencem a Deus".

55. Em nenhuma ocasiäo Jesus mencionou sentimentos; em nenhuma ocasiäo Ele disse que era preciso ter emoèöes fortes quanto a servi-lO. Ele nunca colocou sentimentos e emoèöes como requisitos para o discipulado, mas uma coisa Ele disse: "Bem-aventurados aqueles que näo tendo visto, creram".

Coitadinho...

A questäo:

56. (Mamäe:) Alguns de vocês acham que sua vida é bem pior do que a dos outros, e tendem a manifestar isso verbalmente. Criticam as pessoas e menosprezam as batalhas delas e däo a impressäo que säo insignificantes, porque consideram as suas batalhas piores. Falam abertamente sobre como a sua vida é difícil e informam a todos como é muito mais difícil para vocês enfrentarem mudanèas do que para outros.

57. Se algo precisa ser feito, você concorda, mas a contragosto‚ e só depois de explicar todas as razöes - num tom de queixa e má vontade - por que para você vai ser muito mais difícil do que seria para outra pessoa. Você facilmente se torna crítico; acha que trabalha duro e os outros säo preguièosos. Alguns de vocês acham que a sua sina é passar pelo "martírio" espiritual, que Deus dificulta a sua vida de propósito, entäo você deve ser melhor, porque passa por mais "provas" e tem batalhas maiores, quer sejam ataques espirituais‚ doenèas ou outros tipos.

58. Tentam aparentar estar dispostos, mas muitas vezes o tiro sai pela culatra, porque näo agem com a motivaèäo certa; querem ser elogiados por suas boas obras. Ficam sobrecarregados com os fardos que vocês mesmos pegaram, no entanto a sua tendência é culpar o trabalho pelas dificuldades que enfrenta, ou os seus pastores, o Lar, e até mesmo o Senhor. A sua atitude egocêntrica e de autocomiseraèäo torna a sua vida uma desgraèa e você um peso para os outros. É difícil sair dessa condièäo lastimável, porque, segundo a sua maneira de ver as coisas, a sua vida é mais difícil e novos desafios säo um peso.

O que Deus pensa disso:

59. (Papai:) O Senhor age de maneira justa e correta na vida de cada pessoa, de acordo com o que Ele sabe que ela precisa e consegue suportar. Ele näo permite problemas demais na vida de uma enquanto dá uma carga levíssima para outra. Deus age de forma personalizada com cada um‚ e na Sua onisciência Ele sabe exatamente o que é melhor. A essência da questäo é que esse tipo de atitude é uma manifestaèäo de orgulho e insubmissäo.

60. É errado adotar a mentalidade de "mártir" e estar sempre lamentando a sua "aflièäo de espírito", que muitas vezes näo é um reflexo exato das dificuldades pelas quais está passando ou dos fardos que carrega, pelo contrário, está agindo num espírito de murmuraèäo e se queixando dizendo que Deus é injusto nas provaèöes que permite sob medida na vida de cada pessoa.

61. Vocês näo väo ganhar nada por darem voz às suas batalhas, se vocês se gabarem de ser täo generosos e sacrificados, darem tapinhas nas suas próprias costas e conquistar solidariedade dos outros, e ao mesmo tempo menosprezarem as pessoas. Essa autocomiseraèäo näo passa de um espírito de orgulho! Você está procurando uma desculpa, uma maneira de näo ter que fazer o que o Senhor está lhe pedindo, e se continuar por esse caminho vai perder a boa vontade, passar a ser insubmisso e a lutar contra o plano do Senhor para você; vai estar sempre colocando a culpa nos outros ou nas situaèöes, em qualquer coisa, menos em si mesmo.

62. Você näo quer admitir sua má vontade e orgulho; fica ofendido quando alguém lhe diz que se simplesmente tirasse o traseiro da cadeira e comeèasse a louvar o Senhor pelo que Ele permite na sua vida e encarasse o problema, as coisas melhorariam. Em vez disso, você se senta para tomar um chazinho com o Inimigo‚ abre o coraèäo e se queixa com o Sr. e a Sra. Dúvida e todas as duvidazinhas, que ainda o ajudam a fazer uma lista dos seus problemas e a explanar todas as dificuldades que enfrenta.

63. Gente‚ tomem cuidado! Quando assumem essa mentalidade de "coitadinho de mim", estäo dando lugar ao Diabo. Isso é ponto pacífico!

64. Viver pelo Senhor exige sacrifício. Ele nunca prometeu uma vidinha fácil e confortável. Prometeu os rigores da batalha, a renúncia das preferências pessoais, sacrifício e dedicaèäo total a Ele. Ele quer que estejam dispostos a aceitar e aprender com as coisas ruins da vida. Quer que entreguem a sua vontade para poderem realizar a dEle.

65. Por acaso perderam a visäo e se esqueceram que deveriam ter uma vida sacrificada para o Senhor? A vida de um discípulo é um exemplo de fé, sacrifício, obediência, submissäo‚ humildade e amor.

66. Onde está o seu espírito de louvor e a alegria do Senhor na sua vida? Você está com a antena apontada para cima? Ou para baixo, para o lodo e a lama do seu ego imprestável? Lembrem-se da citaèäozinha: "Se pensar, pensar‚ pensar, vai afundar, afundar, afundar, porque você fede‚ fede, fede!" O seu espírito de autocomiseraèäo e a sua atitude de achar que faz tudo fede! Quando se esforèa tanto no braèo da carne para dar a impressäo de ser uma pessoa "disposta", mas no espírito você é tudo menos disposto, näo passa de palha - obras mortas do homem. Näo está permitindo que o Espírito do Senhor o possua e ministre através de você, nem que preencha a sua mente, o seu coraèäo e espírito com a alegria da sua salvaèäo.

67. É semelhante à atitude dos escribas e fariseus que tentavam guardar cada coisinha mínima da lei para provar aos outros que amavam o Senhor e seguiam a Sua Palavra. Mas era tudo papo furado, porque näo viviam segundo a doutrina, em amor‚ nem tinham a energia do Espírito correndo nas suas veias. Eram pessoas hipócritas, vazias e acomodadas com atitudes fedorentas se achando "mais-santo-do-que-tu". Que você näo seja assim também!

68. Vocês já leram na Palavra muitas vezes como as batalhas e provaèöes na vida fazem bem - fazem aflorar uma atitude mais profunda no espírito que näo se obtém de nenhuma outra forma. Só que vocês querem provar que säo duröes que conseguem suportar as batalhas por conta própria. Em vez de deixarem o Senhor agir através de vocês, apóiam-se nas suas próprias obras, que näo passam de obras mortas. Falta alegria no seu espírito, felicidade ao sacrificar, fé nas promessas do Senhor, e, o que é pior, menosprezam as pessoas que têm isso. As rotulam dizendo que têm a vida mais fácil do que a sua. Vocês se exaltam em orgulho por se sacrificarem. Têm a atitude errada e estäo se submetendo ao espírito errado. Culpam todos os seus problemas em algo ou alguém, em vez de superá-los.

69. Sempre vai haver dificuldades a se enfrentar no servièo ao Senhor; há batalhas difíceis que colocam a sua fé à prova‚ há sacrifícios e às vezes é preciso se doar até doer, mas‚ em troca, você só tem a ganhar. Como disse David Livingstone: "Nunca fiz um sacrifício por Deus". O que você tem a ganhar vai bem além de qualquer sacrifício que pudesse vir a fazer. Você ganha a alegria do Senhor, Suas bênèäos por ser generoso, e recompensas devido ao sacrifício feito.

70. Se virem sob este ãngulo, näo há comparaèäo, porque o Senhor näo só retribui nesta vida aos que däo com alegria, mas já está reservando recompensas ainda maiores que colocará aos seus pés quando chegarem aqui em cima. Só que Ele näo pode recompensá-los plenamente pelo que fazem pelos outros se fazem de má vontade. Ele näo pode derramar as bênèäos advindas da submissäo se näo estäo se submetendo de boa vontade e com alegria.

71. Quando tem essa atitude de "coitadinho de mim", de autocomiseraèäo, deixam Deus de mäos atadas. Quando trabalham com má vontade e só seguem por obrigaèäo ou porque querem que os outros vejam as suas boas obras, limitam a Deus, e Ele entäo näo pode satisfazer o seu espírito com uma medida completa de alegria e felicidade. Para o inferno com as suas boas obras e lastimáveis tentativas de fazer a coisa certa no braèo da carne! Fede!

72. Viva para o Senhor, para esta Família e para as ovelhas perdidas simplesmente porque quer Lhe agradar. Pare de tentar provar o seu valor gabando-se dos sacrifícios que faz. Assim você invalida os mandamentos do Senhor - de dar a Ele liberalmente, de se sacrificar e entregar sua vida a Ele completamente.

73. Sem amor, todas as obras das suas mäos näo valem nada. Se näo tem o espírito disposto, se reclama sobre a sua sina, se murmura sobre as provas que Deus permite na sua vida e compara-se com as pessoas ao seu redor achando que elas têm uma vida melhor, entäo você perde a motivaèäo para amar e seguir o Senhor e para se dedicar mesmo que doa e näo importa o que lhe custe.

74. Deus coloca pressäo na nossa vida de acordo com o que Ele acha melhor. Quem é você para questioná-lO? Quem é você para presumir que sabe mais do que Ele? Quem é você para dizer que Ele o trata de forma injusta? Você näo está entendendo nada.

75. Viva a sua vida como discípulo, como alguém que se entrega totalmente näo importa o custo. Um verdadeiro discípulo näo questiona a maneira como o seu Mestre, Jesus, guia a sua vida. Confia que Ele tem um plano, conhece a sua estrutura e permite e esquematiza as coisas como Ele sabe que é melhor. Um discípulo sabe que näo tem como fazer um sacrifício para Deus; que todas as coisas concorrem juntamente para o bem daqueles que amam o Senhor; que há um plano maravilhoso que o Senhor quer realizar na sua vida, mesmo que no momento näo entenda. O discípulo sabe e acredita que a sua leve tribulaèäo [batalhas e provaèöes] é momentãnea, e que no final vai ser para ele um peso mui excelente e eterno de glória, entäo louva o Senhor por isso.

76. Você é um discípulo ou näo? Se é, entäo deixe Deus controlar a sua vida. Pare de fingir que está se submetendo sendo que na verdade está retendo. Você ou confia em Deus de todo o coraèäo, ou näo está confiando absolutamente nada nEle

77. Se a carapuèa desta questäo servir, peèa ajuda. Você näo tem que passar nem mais um dia com um espírito de queixa‚ murmuraèäo e orgulho. Peèa ajuda aos seus companheiros, peèa que imponham as mäos em você e seja libertado desse ego que só o arrasta para baixo! Comece a louvar o Senhor e continue até sair do buraco onde o Diabo está tentando mantê-lo.

78. O Senhor pode mudar as suas atitudes. Ele pode mudar o seu espírito pelo poder das chaves. Näo demore, peèa oraèäo e comece a louvar hoje‚ porque nós precisamos de você; o Senhor precisa de você, e o mundo precisa de você! As chaves de mudanèa podem ajudá-lo a ganhar a vitória. Tome o primeiro passo e o Senhor fará o que você näo consegue. Invoque as chaves de aceitaèäo, clame a mudanèa que deseja e a receberá! Ore e peèa-Lhe para fazê-lo agora mesmo!

Em suma:

79. (Mamäe:) A vida é justa e Deus é bom. Ele sabe o que está fazendo, mesmo quando distribui os fardos e as provas que acha conveniente para a vida de cada um de nós. Ele sabe exatamente o que precisamos e age de forma diferente na vida de cada um. Se você andar por aí falando sobre suas provas e dificuldades; se dá tapinhas nas suas próprias costas porque acha que se dedica e sacrifica tanto; se critica e menospreza os outros; se entrou numa de "coitadinho de mim"; se cede ao orgulho; se está murmurando, reclamando e puxando para baixo tanto você mesmo como os outros; se apóia–se em suas próprias obras; se lhe falta alegria‚ felicidade e fé; se você reclama dizendo que a vida dos outros é mais tranqüila que a sua; se está exaltado em orgulho e culpa algo ou alguém por todos os seus problemas, entäo precisa de ajuda e libertaèäo. Näo deixe para depois‚ peèa oraèäo e saia dessa armadilha horrível do Inimigo!

80. Para você é difícil sair dessa condièäo, mas näo para o Senhor. O poder das chaves é justamente para isso. Näo espere nem mais um minuto. Comece a louvar e a clamar as chaves hoje mesmo!

81. E mesmo que o seu problema näo seja especificamente de ficar sentindo pena de si mesmo, esta mensagem ainda é importante para você. Sacrificar-se faz parte da nossa vida de servièo ao Senhor, e precisamos fazer o que Ele nos pede com alegria e gratidäo‚ näo num espírito de murmuraèäo e queixa. Ter uma perspectiva positiva e ficar feliz quanto a sacrificar faz parte do discipulado. Entäo, vamos todos tentar ter uma atitude melhor! É uma melhora que o nosso Marido pode ajudar todos nós a fazer e que vai mudar a nossa vida - e daqueles com quem vivemos - para melhor!

Promessas das chaves:

82. As chaves de vida nova, louvor, alegria e felicidade säo fortes o suficiente para sobrepujar um espírito de "pobre de mim". As chaves lhe possibilitam uma transformaèäo total.

83. Invoque as chaves de libertaèäo quando o orgulho, a autocomiseraèäo, o espírito crítico e a insatisfaèäo o envolverem, e a Minha luz afugentará as trevas e lhe restaurará a alegria da sua salvaèäo.

Vá mais a fundo:

"Vamos Falar de Jesus", CdM 20:2–4,6,8,10,11,13‚15; PCD 4.

"Pobre de Mim", CdM 33:1-3, 8-16, 18, 24-25, 27–31, 38; Vol.1

"Third Epistle to Pastors," ML #49:25, Vol.1

"Carta a um trabalhador", CdM 325:2,4‚6-12,15-16

"Você é o Seu Pior Inimigo", CdM 1945:2, 12-13, 17, 31-33‚ 39, 42, 45, 84-85, 87, 90-91, 111, 113, 117-118, 120, 130‚ 136, 138

"Rancor!", CdM 2672:67-81; BN 461

"Jóias Sobre Comparar-se com os Outros", CdM 3326:15-19, BN 932

"Vitória sobre Comparar-se 1ª Parte"‚ CdM 3327:21-24, BN 953

"Vitória sobre Comparar-se 2ª Parte", CdM 3328:2-3, 6-7‚ 9‚ BN 999

"Gratidäo" 1-4,7; Manual da Palavra

Pensamento estimulante:

84. (Papai:) Por que näo colocar à prova as chaves de posse total? Deixem-nas provar para você que é possível conquistar o espírito que geralmente mais lhe dá trabalho: o seu. Coloque à prova as chaves de posse total e deixe o Espírito de Deus assumir o controle! Deixe de pensar em si mesmo, largue mäo do seu orgulho e da sua própria justièa, e deixe Deus agir em você. Abra mäo e deixe Deus agir da Sua maneira maravilhosa em seu coraèäo, espírito, e sua mente e vida ainda hoje!

Uma palavra sobre as Leituras Adicionais na seèäo "Vá mais a fundo"

85. (Mamäe:) Muitas pessoas nos agradeceram e enviaram ótimas reaèöes a esta série "Direto ao Assunto". Glória ao nosso Solucionador que nos disse o que Ele pensava a respeito destas questöes, ou diretamente ou através do querido Papai e de vários outros santos já falecidos e ajudantes espirituais. Muitos de vocês têm comentado que as leituras adicionais que incluímos nessas BNs têm sido um ótimo complemento no estudo da Palavra. Glória ao Senhor!

86. O Senhor falou ao meu coraèäo algo importante que gostaria de compartilhar com vocês a respeito dessas leituras adicionais. Como repararam, as leituras incluem a Palavra nova e antiga, algumas até Cartas bem do comecinho da Família. Os trechos de Cartas confirmam e reforèam as Palavras que o Senhor está nos dando hoje. Ao fazerem essas leituras‚ por favor, lembrem-se dos princípios que Papai nos ensinou de como é importante ser guiado pelo Espírito ao aplicar a Palavra à sua situaèäo. Nem o Senhor‚ Papai ou nós esperamos que cada membro da Família coloque em prática cada jota e til das Cartas antigas da maneira como foi falado naquela época, caso näo se aplique à sua situaèäo hoje.

87. Um dos princípios básicos mais importantes que Papai nos ensinou foi ouvir o Senhor fresquinho cada dia e seguir o que Ele nos diz para fazermos hoje. Algumas das coisas que Papai nos disse há 25 anos e a maneira e o tom no qual as disse, estavam de acordo com a época e as necessidades da Família na ocasiäo. Papai transmitia liberalmente o que o Senhor lhe dizia e era exatamente o que precisávamos. Hoje em dia, no geral, Ele está dando as Suas Palavras de uma maneira diferente e num tom diferente, de acordo com a necessidade atual e para suprir o que é preciso hoje. Isso näo nega, de maneira alguma as Palavras antigas e os princípios básicos que elas contêm. A Palavra, tanto antiga quanto nova, näo se contradiz, mas, como Papai nos ensinou claramente, é preciso sempre orar, comparar versículo com versículo e agir de acordo com a maneira como o Senhor lhes mostra que devem aplicar a Palavra hoje. Näo podem interpretar a Palavra pela letra da lei; precisam interpretá–la pelo Espírito.

88. A Família cresceu e amadureceu também como movimento, e o Senhor está dando a cada um de vocês mais responsabilidade por O buscarem para verem como aplicar a Palavra às suas vidas. Ele näo quer que sejam guiados pela lei‚ mas que apliquem a Palavra sendo guiados pelo Espírito e ouvindo-O para saberem como empregá-la em sua situaèäo.

89. Os trechos de Cartas mais antigas demonstram a continuidade que existe entre o passado e o presente, e confirmam o que o Senhor está dizendo hoje, além de possuírem princípios básicos que é bom recapitular. Mas, repetindo, tenham em mente que o tom e a maneira de apresentar as coisas nas Cartas antigas, muitas vezes é diferente da Palavra mais recente, porque foi dada de acordo com a época e as necessidades no início da Família. Portanto, alguns aspectos da Palavra antiga talvez näo se apliquem à sua situaèäo atual. Orem e sejam guiados pelo Espírito; sigam a Deus fresquinho cada dia. Que o nosso fiel transmissor da Palavra continue os guiando e orientando à medida que lêem‚ estudam, oram, obedecem e colocam em prática as Suas Palavras.

Quando está bem ficar zangado?

A questäo:

90. (Mamäe:) Existem pessoas que ficam bravas, zangadas e levantam a voz ou falam num tom zangado. Algumas até usam a desculpa de que Papai às vezes ficava zangado, entäo acham que näo tem problema, que está bem ficarem zangadas assim.

O que Deus pensa disso:

91. (Jesus:) A Minha Palavra os admoesta: "Irai-vos e näo pequeis: Näo se ponha o Sol sobre a sua ira". E no versículo seguinte Ele diz: "Näo deis lugar ao Diabo" (Ef 4:26‚27). Está expresso dessa maneira para poderem ver a ligaèäo entre um e outro. A ira do homem näo produz a justièa divina, mas sim a injustièa de Satanás. A ira raramente é divina.

92. As pessoas que têm um problema com ira deveriam procurar ser libertadas. Algumas se justificam dizendo que David ficava zangado, entäo estäo apenas copiando o que ele fazia. Olha, talvez os que dizem isso deveriam copiar David em tudo. Muitas vezes as pessoas escolhem o que lhes convêm, e justificam os seus atos pelo fato de David de vez em quando agir assim, ou o criticam porque ele agia de uma outra forma.

93. Se você for se avaliar comparando-se com David, entäo precisa fazê-lo em tudo e ver se está à altura. Você por acaso tem a natureza amorosa e compassiva dele? Você por acaso tem o mesmo amor por Mim e pela Minha Palavra que ele tinha? Você por acaso Me busca continuamente como ele fazia? Você está pronto para se sacrificar em tudo como ele fazia?

94. David nunca lhes disse para copiar tudo o que ele fazia. Ele nunca lhes disse para se compararem com ele. Ele às vezes travava uma luta contra o desencorajamento, e näo queria que o copiassem em tudo, pelo contrário, queria que usassem por base a Palavra, ou seja, Eu. Näo é sensato se comparar com os outros e se justificar com base nos atos ou maneira de ser de outras pessoas.

95. Homens de feitos säo homens de defeitos. David com certeza tinha os seus, como todos vocês, no entanto era um homem com um coraèäo segundo o Meu. Ele era um pecador salvo pela graèa, como todos vocês, no entanto Me amava com um fervor raro e imutável, e continua assim. Portanto, ainda que se espelhem em certas pessoas, quando se trata de saber o que é certo e errado, é sensato se basearem apenas na Minha Palavra, e David vai ser o primeiro a lhes dizer isso.

96. Nem sempre era certo o David ficar zangado‚ e ele sempre admitiu isso. No entanto‚ houve ocasiöes em que o guiei a agir e se irar em justa indignaèäo. Mas‚ a menos que você esteja pronto para assumir todas as características de David e carregar a mesma responsabilidade que ele carregava e a fazer os mesmos sacrifícios que ele fez, é melhor ficar bem longe de uma atitude irada ou de se justificar dizendo: "Mas Papai fez".

*

97. (Jesus: ) A humildade e a honestidade de David em admitir os seus defeitos é uma das coisas que fez dele o líder e o grande homem de Deus que foi. Ele näo tinha receio de contar as suas mancadas, fragilidades humanas, ou até mesmo os erros humanos que às vezes anuviavam a mensagem ou correèäo que Eu queria dar à Família ou a alguém específico. Mas David era humilde o bastante para admitir esses erros e mostrar que era täo humano quanto todas as outras pessoas, que ele näo era perfeito.

98. Falta a muita gente essa mesma virtude, a da humildade franca, a de estar disposto a admitir que às vezes se interpöem naquilo que estou querendo dizer, que a sua condièäo humana às vezes obstrui e atrapalha a apresentaèäo correta de uma questäo. Uma boa pergunta a se fazerem é: Você tem a humildade e fraqueza para admitir a outros quando erra ou näo está andando na linha com o Meu Espírito?

*

99. (Papai:) É verdade. Eu ficava bravo, zangado, irado e furioso com o Inimigo e a maneira como ele agia na vida e no coraèäo de pessoas malignas desse mundo. A ira que muitas vezes servia de lenha na minha fogueira era do tipo "amar o pecador mas odiar o pecado", e escrevi a esse respeito.

100. Nesses casos era uma justa indignaèäo que se manifestava através de um dos profetas de Deus. Vejam Elias, por exemplo, e o poder que o Senhor lhe deu quando os 450 profetas de Baal foram mortos! Esse é um exemplo de ira justificada e indignaèäo proveniente do Senhor.

101. Mas a grande diferenèa neste caso é que vocês precisam saber qual o meio-termo entre as suas emoèöes e o Espírito do Senhor caindo sobre vocês. Näo podem se basear nas suas emoèöes, nos seus sentimentos e nas coisas que os chateiam. Precisam ficar fervorosos com o Senhor e täo perto dEle que têm medo de perder as estribeiras ou descarregar nos outros suas emoèöes alteradas. Existe uma linha bem distinta entre manifestar o Espírito do Senhor ou a sua própria natureza maligna ou os seus maus hábitos.

102. Acho que esse é um aspecto no qual as pessoas pegaram o que eu disse e fiz e o usaram para justificar seus próprios problemas ou espíritos e emoèöes descontroladas. Näo está certo. Com certeza em algumas ocasiöes na minha vida o Senhor falou e agiu através de mim, e de uma maneira justificadamente irada. Mas em outras ocasiöes näo foi realmente o Senhor‚ e eu estava irritado ou chateado com algo que me incomodava e tive que pedir desculpas.

103. Vocês têm que ser guiados pelo Espírito. Precisam estar desesperados e näo se deixar alterar pelas situaèöes, a menos que, em casos muito raros, o Senhor já lhes tenha falado especificamente a respeito e lhes dado uma orientaèäo bem clara nesse sentido. Mas essas ocasiöes seräo raras. O mais seguro é determinar uma regra de nunca ficar zangado ou alterar a voz. Assim é muito mais seguro e adquirir esse hábito vai servir de medida de prevenèäo para que näo se encha com a sua própria justièa em vez da justièa do Senhor. Quando você deixa a ira dominá-lo toda e qualquer coisa pode dar errado. Você vai cometer grandes erros e fazer coisas das quais depois se arrependerá.

104. Quando sentir a raiva - em relaèäo a coisas que obviamente säo erradas - comeèar a aumentar dentro de você, é melhor parar e orar, invocar as chaves de posse total, percepèäo, temperanèa e paciência‚ e deixar o Senhor guiar. Ele talvez lhe mostre o problema e diga que algo precisa de atenèäo, mas caso siga adiante na sua própria forèa, se näo estiver em sintonia com Ele, você pode até ter a motivaèäo certa, mas vai agir da maneira errada.

105. Houve ocasiöes quando fiquei zangado e soltei os cachorros nas minhas Cartas e nas pessoas com quem eu vivia, mas é preciso também ver o outro lado. É preciso ter um meio-termo e ver quantas vezes eu chorei, pranteei, pedi desculpas e perdäo e misericórdia.

106. Entäo näo usem o meu exemplo e a maneira como o Senhor agiu através de mim como desculpa para deixarem o seu espírito indisciplinado se manifestar quando querem endireitar as coisas, corrigir as pessoas ou desmascarar o Inimigo com ira. Fiquem desesperados em oraèäo e ouèam o que o Senhor tem a lhes dizer para saberem como agir, o que fazer ou näo fazer, e como apresentar as coisas da maneira mais eficiente e amorosa. O espírito no qual transmitem a mensagem é muito importante, e precisam orar e pedir ao Senhor para ajudá-los a falar no tom certo. Agir com raiva nem sempre significa levantar a voz e gritar. Falar de maneira ríspida, num espírito duro e rabugento, näo provêm do Senhor.

107. Deus é um Deus de amor‚ e Jesus, o Seu Filho, também é assim. O amor é a base de qualquer coisa‚ de tudo que nós, discípulos do Senhor, fazemos. Vocês deveriam chorar, prantear e ficar de coraèäo quebrado pelas pessoas com quem mora, trabalham ou as quais ensinam. Näo andem por aí baixando o cacete nas pessoas e usando o meu exemplo ou o que a Bíblia diz para justificar os seus atos. Está errado e fora dos padröes divinos. "Minha é a vinganèa, diz o Senhor. Eu retribuirei" (Rm 12:19). "Antes seja sarado" (Hb 12:13). Deixem o amor guiá-los e orientá-los em tudo. Deixem a paz que sobrepassa todo o entendimento encher o seu coraèäo e a sua vida hoje mesmo.

*

108. (Jesus: ) Aquele que näo pode conter o seu espírito é como uma cidade derrubada que näo tem muros. A Minha Palavra faz diversas referências àqueles que säo insensatos‚ que näo têm sabedoria, que se zangam com facilidade ou dizem coisas que näo devem.

109. É vital que vocês, sendo Meus filhos e representantes na Terra‚ dominem o seu espírito e o mantenham sob controle. Isso inclui se conter para näo levantar a voz e ficar zangado‚ gritar, discutir num espírito bravo, berrar com as pessoas e ser ríspido e rígido quando fala com os outros.

110. Eu sou retratado como uma pomba, uma delicada pomba que vem arrulhando e pousa onde é aceita, e é muito fácil espantá-la. Eu näo sou como o lobo que uiva e destrói, mas sim como o amável cordeiro. Quero que sejam mais parecidos Comigo e assimilem as qualidades pelas quais sou conhecido.

111. Näo existe motivo para gritar ou berrar com as pessoas. Levantar a voz näo faz nada a näo ser colocar a pessoa na defensiva. É humilhante e ultrajante ter que ouvir alguém gritando com você.

112. Sou apologista do "trate os outros como gostaria de ser tratado". Levantar a voz e ficar zangado só deixa as pessoas menos à vontade, contra a parede, humilhadas e ultrajadas.

113. Os pais nunca deveriam gritar ou berrar com seus filhos ou adolescentes‚ nem deveriam descontar suas frustraèöes neles e serem ríspidos ou duros, e o mesmo se aplica a maridos e esposas, entre colegas, entre pastores e ovelhas, entre membros da Família e pessoas de fora, ou qualquer combinaèäo de pessoas na qual possam pensar!

114. Orem por um espírito manso e tranqüilo, o qual näo desprezarei. Orem por sabedoria‚ tato, amor e paciência. Orem contra o espírito de pressa, de falarem e agirem de maneira ríspida e dura, de julgarem precipitadamente, de abusarem das pessoas verbalmente e falarem com raiva, e principalmente, contra qualquer tipo de violência. Eu sou o Homem da Paz e vim para retratar esse espírito em tudo o que fiz e disse. Clamem o poder das chaves para se revestirem das Minhas qualidades. Elas os transformaräo em pessoas que conversam com amor, que disciplinam bem e que säo mensageiros diplomáticos da Minha verdade.

Em suma:

115. (Mamäe:) Os profetas de Deus às vezes exibem uma ira justificada‚ mas raramente é necessário ficar zangado. É algo muito sério perder o controle do seu próprio espírito, ficar zangado e levantar a voz. Se você tem um problema com ira, seja como for que se manifeste, quer seja gritando, levantando a voz ou agindo e falando com rispidez e de forma grosseira, deveria estudar a Palavra a esse respeito e pedir oraèäo.

116. O mais seguro é criar o hábito de nunca levantar a voz, e de ficar desesperado em oraèäo. Peèa ao Senhor para ajudá–lo a vigiar o seu espírito e ouvir o Seu conselho para saber como agir. Isso servirá de prevenèäo para evitar que fique cheio da sua própria justièa, em vez da justièa do Senhor. O amor é a melhor maneira.

Promessa das chaves:

117. O poder das chaves o ajudará a ser como Eu – lento para se irar, paciente, amoroso, gentil, solidário‚ compassivo, sempre guiando, näo forèando nem obrigando; sempre alimentando, encorajando e fortalecendo as Minhas ovelhas.

Vá mais a fundo:

"Oraèäo por Amor e Misericórdia", CdM 75:1, 4-13, 17-18, 27-28

"O Sonho da Mansidäo"‚ CdM 1250, PCD 1

"Em Guarda", CdM 1377:50-54, Livro de BN 03

"Expressar-se com amor!", CdM 2894:5-8, 10, 12‚ 14‚ BN 570

DJCA 1: 259

"Raiva", Fatos e Relatos 1

"Os Perigos da Ira", Tesouros

"Ira e Mau Gênio"‚ Manual da Palavra

Pensamentos estimulantes:

118. (Jesus: ) Você por acaso é rápido para elogiar e amar, mas lento para se irar? Quando sente vontade de ficar zangado, por acaso vai mais devagar e dá uma paradinha para orar‚ e entäo age com amor? O amor é a resposta. O amor é o segredo. É com amor que deveriam agir em qualquer situaèäo, em toda situaèäo. Nunca existe um bom motivo para näo agir com amor. Mesmo quando for necessário corrigir ou castigar, aja com amor. "Nisto todos conheceräo que sois Meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" (Jo 13:35). Você por acaso é conhecido pelo seu amor?

*

119. (Papai: ) Vejam Moisés. Ele ficou zangado‚ encolerizado, se enfureceu e esbravejou com aqueles judeus rebeldes. Ele ficou bravo e infernizou a vida deles! O Senhor lhe disse para falar com a pedra, mas ele era uma pessoa de paixäo e ardor, entäo, em vez de falar, golpeou a pedra. Deu vazäo à sua ira com toda a sua forèa e poder e bateu na pedra. Mas vejam o que lhe aconteceu! Foi proibido de ingressar na Terra prometida.

120. Ser guiado pelo seu próprio espírito, näo seguir a orientaèäo do Senhor de ser amoroso e guiado pelo Espírito, pode ter graves conseqüências. Se näo agir assim, talvez se veja encrencado com o Senhor por näo controlar o seu próprio espírito e suas reaèöes naturais.

Você está fazendo Contato com o mundo?

A questäo:

121. (Mamäe:) O nosso Marido nos diz que podemos julgar uma questäo pelo fruto. Depois de tudo o que Ele já disse sobre a necessidade de distribuirmos nossas revistas e produtos Contato, o fato é que muitos de nós ainda näo estamos acertando o alvo. No geral existe uma falta de visäo de sair e distribuir esse material täo valioso. Muitos membros da Família ainda näo têm fé, convicèäo, determinaèäo e ousadia para irem e venderem a revista.

O que Deus pensa disso:

122. (Jesus:) Se lhe servissem um pedaèo de päo e um copo de água, e também tivesse outras coisas para comer e beber à vontade, a água e o päo näo iam atraí-lo muito nem lhe pareceriam importantes para satisfazerem a sua fome. No entanto, para uma pessoa que estivesse morrendo de fome e sede fariam a diferenèa porque determinariam se ela continuaria viva ou morreria!

123. O mesmo acontece com as revistas Contato. Vocês‚ na Minha Família, têm tanta fartura da comida e da água da vida, que estäo "entupidos"‚ entäo muitas vezes näo percebem o valor do que têm nas mäos. Comem e bebem à vontade a Palavra escrita, e se alimentam cada dia com a Palavra viva. Olham para as revistas Contato e gostam da sua aparência e conteúdo, mas para muitos de vocês ela é apenas uma gota no oceano em comparaèäo a tudo o que possuem.

124. Cada mês vocês recebem nos seus vasos mais e mais vinho novo, e quando comparam o que vocês têm com o conteúdo das revistas Contato, a tendência é considerá-la insignificante. Sendo assim, às vezes vocês näo saem com convicèäo quando estäo tentando vender assinaturas, sabendo que possuem riquezas muito maiores do que as jóias relativamente pequenas que se encontram na Contato. As pessoas saciadas näo valorizam as coisas tanto quanto às que passam falta.

125. Vocês precisam orar para verem as coisas da perspectiva dos outros. Peèam-Me para sobrepujar o seu modo de ver e ajudá-los a perceber o que possuem, do ponto de vista das pessoas famintas, sedentas e carentes. Só assim conseguiräo dar valor ao que possuem e ter a convicèäo, determinaèäo e ousadia que precisam para distribuir isso. Aí saberäo que têm nas mäos a vara da vida, a cura para tudo que assola os espiritualmente enfermos, o alimento que vai sustentar os que passam fome espiritualmente. Orem para Eu poder lhes dar esse tipo de apreèo pelo seu produto.

126. Vocês‚ na Minha Família, precisam orar para Eu ajudá-los a ver o valor que a revista Contato tem para aquela pessoa que näo possui nada. Peèam-Me para levá-los em uma viagem para entenderem o tesouro que possuem, como aconteceu com Scrooge em "Um Conto de Natal". Näo estou dizendo que vocês säo avarentos como o Scrooge, mas sim que, quando os espíritos o fizeram repassar a sua vida, ele põde ver as coisas de outra perspectiva, e isso mudou a sua vida para melhor para sempre. Ele viu que näo deveria acumular riquezas, mas que usá-la para ajudar a outros era a maior satisfaèäo que se podia ter na vida.

127. Era apenas uma história, mas foi ungida e tocou a vida de milhöes de pessoas desde que foi escrita. Vocês que säo Meus filhos podem Me pedir para lhes dar uma experiência assim ou alcanèarem os mesmos resultados através de outro método. Suas vidas mudaräo e passaräo a dar valor ao que têm e ao que podem dar a outros.

128. Follow-up é a chave, porque o aproxima da realidade dos carentes. Envolver-se na vida das ovelhas e ver suas necessidades os deixa mais agradecidos pelo que têm na Minha Família. Aqueles que têm um ministério próspero de follow-up säo de longe os mais entusiasmados com o programa Contato.

129. Resumindo quero dizer o seguinte: Os que estäo convencidos do produto é que väo promovê-lo mais! Para ficar convencido, o promotor tem que tentar ver sob a ótica do consumidor, principalmente a falta, a fome interior da pessoa, e pensar em todo o amor‚ alegria, vida e esperanèa que a revista vai lhe proporcionar.

130. Se vocês, na Minha Família Me pedirem para abrir os seus olhos, Eu o farei. Eu lhes darei mais apreèo por essas revistas e pelas palavras mágicas que contêm, e uma grande satisfaèäo interior e no espírito quando as distribuírem, porque entenderäo o efeito que elas estäo tendo na vida de outros.

Em suma:

131. (Mamäe:) O nosso Marido resumiu perfeitamente, e eu digo amém! Que Deus os ajude a ir e fazer o trabalho!

Promessa das chaves:

132. As chaves de visäo o ajudaräo a dar valor ao material que lhe dei; as chaves de convicèäo, determinaèäo, fé e amor pelos perdidos lhe dará poder para fazer Contato com o mundo.

Vá mais a fundo

"O Que Significa Discipulado em Tempo Integral?", CdM 3469:309-340‚ BN 1056

"Faèam Contato Com o Mundo, 1ª Parte", CdM 3348:7-19, 22–23, 34; BN 943

"Faèam Contato com o Mundo, 2ª Parte", CdM 3358:4–7, 9, 12, 13; BN 955

"Faèam Contato com o Mundo, 8ª Parte", CdM 3460:13–26, 28-38; BN 1045

"Cadê a Grana", CdM 3462:181-182, 191–203, BN 1048

Pensamento estimulante:

133. (Papai:) Podem ter certeza que quando chegarem aqui em cima e for a hora de recapitularem sua vida o que mais chamar a sua atenèäo näo será as grandes coisas que fizeram, mas sim as que deveriam ter feito e näo fizeram. Eu já lhes disse muitas vezes que vai haver lágrimas no Céu. Saber que possuíam a verdade, as Palavras de liberdade, a cura para doenèas, o päo da vida, água para saciar a sede das pessoas e no entanto näo estenderam as mäos aos famintos, näo deram de beber aos sedentos e näo ajudaram o carente - e sabendo que tinham condièöes de fazê-lo mas retiveram, aí é que väo chorar. Vai ser o momento mais triste da sua existência.

134. Mas a boa notícia é que esse momento näo precisa ocorrer. Näo é tarde demais, se caírem de joelhos e clamarem ao Senhor, invocarem as chaves e se apoiarem na forèa delas para ajudá-los a serem praticantes dessas palavras e ir e fazer o trabalho antes que seja tarde demais.

Desperdício

A questäo:

135. (Mamäe:) Muitos de vocês näo economizam tanto quanto deveriam e, infelizmente, desperdièam as coisas. O problema às vezes ainda é maior quando existe aprovisionamento abundante. Näo se trata sempre de uma decisäo consciente de desperdièar, mas existe no subconsciente quando o Senhor supre abundantemente, sentem–se tentados a pensar: "Tudo bem, näo precisamos economizar tanto, vamos ganhar mais", ou "Temos de sobra mesmo". Para algumas pessoas, é praticamente um hábito formado no decorrer de tantos anos desfrutando da provisäo abundante do Senhor.

O que Deus pensa do assunto:

136. (Jesus:) No princípio criei o mundo para haver suficiente para todos. O Meu modo de agir é a "Terra onde näo há demais", onde todos têm exatamente o que precisavam‚ nem demais e tampouco de menos.

137. Existe no mundo um desequilíbrio muito grande nessa questäo. Säo poucos os ricos e poderosos, e milhöes e milhöes de pobres e carentes‚ e muita gente num nível intermediário. Permito que vocês, os Meus filhos, vivenciem diferentes graus de "abundãncia" em diferentes aspectos em diferentes épocas.

138. Se aprovisionarem uma grande quantidade de um certo produto, a natureza humana é achar que aquilo é garantido e näo se preocupar com o desperdício ou se esforèar por usar apenas o que realmente precisa. Se vivem num lugar onde a água, eletricidade e outras coisas essenciais säo baratas e abundantes, a tendência é nem se preocupar com o consumo.

139. A maioria de vocês da segunda geraèäo foi criado de uma maneira frugal e aprenderam a ser econõmicos, mas a tendência de alguns de vocês agora é achar que ser econõmico é coisa do passado.

140. Na realidade, Eu considero importante ser econõmico, e é importante para vocês. Primeiro, porque é um bom testemunho quando os seus contatos, amigos e ovelhas vêem que vocês têm um bom meio-termo e näo desperdièam. Quando säo bons mordomos e fazem o melhor que podem para usar com sabedoria e sem desperdièar o que têm, isso ajuda muito as pessoas a confiarem em vocês e faz com que seja mais fácil darem para vocês. É um bom exemplo.

141. Ser econõmico também influencia muitíssimo as crianèas e suas atitudes e conduta. As crianèas que näo aprendem o valor das coisas, a poupar, a gastar dinheiro com sabedoria, etc., têm a tendência de achar que tudo é garantido‚ e de desenvolverem uma atitude de "riquinho" mimado, exigente e irresponsável.

142. Serem negligentes com as coisas que lhes dou afeta o Meu grau de provisäo, porque uma das leis do Meu Espírito é que observo o que fazem com o que já têm, antes de lhes dar mais.

143. Desperdièar afeta a sua vida espiritual. Näo posso abenèoá-los e prosperá-los de todas as formas, tanto física como espiritualmente, se näo se esforèam ao máximo para viver da maneira que Eu queria que o homem vivesse. Desperdício näo é o Meu modo de operar. Vocês säo o Meu mostruário para o mundo; deveriam dar o exemplo de uma vida verdadeiramente segundo os padröes divinos em todos os aspectos. Isso inclui ser bons mordomos e näo desperdièarem.

144. Entäo, sondem o seu coraèäo para ver como estäo se saindo nesse departamento. Estäo sendo econõmicos, estäo poupando? Estäo sendo servos fiéis do que lhes dou? Se têm algo em abundãncia na sua área, estäo compartilhando com outros na Família ou com os pobres? Faèam o melhor que podem para serem revolucionários a 110% em todos os aspectos e os abenèoarei sobremaneira.

145. Uma coisinha é uma coisinha, mas fidelidade nas coisinhas, para Mim é uma grande coisa. Quando quero saber para quem dar mais responsabilidade ou mais bênèäos, procuro homens e mulheres fiéis. É muito importante serem mordomos fiéis, economizarem e serem diligentes. É por isso que Eu já disse muito sobre isso na Palavra. David também falou bastante sobre esse assunto. Essas palavras ainda se aplicam. Entäo, o Meu conselho a vocês é que estudem as Escrituras e as Cartas sobre esse assunto.

146. Você vai ser desleixado? Ou fiel, diligente e sábio para Eu poder dizer: "Bem está, Meu bom e fiel servo; você foi fiel no pouco, sobre o muito o colocarei". Eu näo avalio segundo o seu sucesso, mas sim pela sua fidelidade.

Em suma:

147. (Mamäe:) O Senhor näo pode abenèoar o desperdício. Economizar näo é coisa do passado. É importante para o Senhor e para você, porque as bênèäos que Ele dispensa dependem da sua fidelidade com o que Ele lhe dá. Ser diligente e econõmico é uma parte importante do seu exemplo. Anima os seus amigos e contatos a ajudá–los, ensina às suas crianèas os valores certos e coloca vocês em condièöes de receberem as bênèäos.

148. O Senhor näo pode deixá-los prosperar em todos os sentidos, tanto física quanto espiritualmente‚ se näo estiverem se esforèando ao máximo para viver como Ele queria que vivessem, inclusive sendo mordomos fiéis. A lei do Seu Espírito é que quando säo fiéis com um pouco, Ele os abenèoa com mais. Estudem o que a Palavra e as Cartas dizem sobre o assunto e sejam econõmicos, fiéis e diligentes com o que o Senhor lhes confiou - e Ele os abenèoará com mais.

Leitura adicional:

149. (Papai:) O outro lado da moeda‚ querida Família, é que näo é bom guardar tralha e um monte de coisas. Lembram-se da Carta que escrevi há muitos anos, "Deus É Contra o Armazenar"? Se estiverem desperdièando porque säo infiéis com o que Deus lhes deu‚ ou se acham que Ele vai suprir näo importa o que faèam e nem o que jogam fora, Ele näo vai querer ficar suprindo o que precisam. Näo é bom deixarem estragar o que o Senhor supre, mas se têm uma grande quantidade de algo, também näo é bom "segurar". Dêem! Se estäo renunciando coisas e sempre dando seus pertences para terem só uma certa quantidade e conservarem o espírito missionário e pioneiro, entäo isso é ótimo.

150. Näo é bom armazenar as coisas e "economizar" tanto que vocês pessoalmente e o Lar estäo cheios de tralha. Isso só os retarda. Mas também näo é bom desperdièar o que Deus lhes dá. Se näo precisarem de algo, confirmem o seu plano com o Senhor e dêem. Dêem para alguém que precisa desse item. Dêem aos pobres. Perguntem ao Senhor o que Ele quer que faèam com a coisa. Deus näo quer que guardem tudo só para näo "desperdièarem". Perguntem–Lhe como Ele quer que dividam com outros da sua abundãncia em vez de armazenarem. O importante é perguntar ao Senhor.

151. Peèam ao Senhor para lhes dar uma "balanèa justa". Näo desperdicem, mas também näo juntem e "guardem" tanto que fiquem cheios de tralha.

Promessa das chaves:

152. Se recorrer às chaves de fidelidade, mordomia e diligência, elas o ajudaräo a ser econõmico e a poupar, e você será abenèoado.

Vá mais a fundo

"A Ninguém Devais!", CdM 701:37-38, 56–57

"The Tithe," ML #702:1,3‚10-12,21-23,77; Vol.6 (somente em inglês)

"O Trapeiro", CdM 1833:1, 2, 9, 11, 17, 32-37, 41, 46–47

"Cadê a Grana?"‚ CdM 3462:126-133; BN 1047

"Cadê a Grana?", CdM 3462:404-433, BN 1050

"Austerity," Word Topics

Pensamento estimulante:

153. (Papai:) Vocês é que decidem o seu próprio futuro. O seu papel no futuro näo será decidido só por uma vitória ou proeza que realizem, mas sim pelas muitas coisinhas que, somadas‚ se tornam algo grande - positiva ou negativamente.

154. O diligente governará com o Senhor no Seu futuro Reino na Terra. Pessoas assim teräo cargos importantes e seräo governadores, juízes e reis; mas os indolentes näo teräo. A sua fidelidade com as coisinhas, o quanto você economiza, o seu grau de diligência, a sua mordomia ou falta dela – é isso que determina o seu futuro. Quanto mais o Senhor vir que pode lhe confiar, mais Ele lhe dará.

155. Fidelidade nas coisinhas é uma grande coisa, e aos que säo fiéis no pouco Ele dará responsabilidade sobre muitas coisas.

Copyright © 2005 por A Família Internacional