Direto ao Assunto, 12ª Parte—Outras Cartas: Primeiro Lugar

March 7, 2005

Table of Contents

(CdM3534, BN 1125)

FD/MM/FM Agosto 2004

DISCIPULADO REVOLUCIONÂRIO!

CdM 1965: 1-33

1. Quando Jesus caminhou pela beira do mar, ele chamou os pescadores que haviam feito a maior e mais milagrosa pesca de suas vidas, dizendo: "Vinde agora e sigam–Me! Esse é o máximo de peixes que vocês pescaräo na sua vida, isso é o máximo que vocês apanharäo, isso é o máximo! Entäo é melhor vocês virem Comigo agora e Eu os ensinarei a pegar algo melhor!"

2. Será que eles pararam para raciocinar sobre essas coisas? "Bem, vamos ver, e a minha casa? E a minha esposa e as crianèas? E o meu pai e a mäe? Será que consigo pagar todas as contas?" Ou será que eles argumentaram dizendo: "Bem, nós näo sabemos como pegar nada melhor‚ nós somos pescadores de peixe!"? Näo! Eles largaram tudo no mesmo instante, renunciaram a tudo e seguiram Jesus!

3. "e jesus, andando junto ao mar da galiléia, viu a dois irmäos, Simäo, chamado Pedro, e André‚ os quais lanèavam as redes ao mar‚ porque eram pescadores. E disse-lhes: Vinde após Mim, e Eu vos farei pescadores de homens! Entäo eles‚ deixando logo as redes seguiram-No. E adiantando-se dali viu outros dois irmäos, Tiago e Joäo seu irmäo, num barco com seu pai Zebedeu, consertando as redes; e chamou-os. Eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-No!" (Mat.4:18-22)

4. Eles tinham tamanha fé que simplesmente largaram tudo e renunciaram a tudo imediatamente e seguiram jesus! Como é que eles podiam renunciar aos seus empregos, às suas famílias e amigos sem aviso nenhum para seguir esse Estrangeiro estranho e o Seu bando heterogêneo? Porque Ele falou a Verdade e eles sentiram que era a Voz de Deus em Pessoa! E porque talvez eles quisessem algo melhor, algo além do que o papai, o emprego, os peixes e as riquezas lhes haviam dado.

5. "vamos lá! Sigam-me! Esqueèam o velho papai Zebedeu e todos os peixes e o barco fedorento, e vamos seguir adiante, rapazes, vamos lá!" Afinal de contas, o papai sempre pode arranjar mais alguém para lhe ajudar com os negócios. Sempre existe alguém disposto a ganhar dinheiro, sempre existe alguém disposto a cuidar das coisas materiais. Mas Deus só consegue pouquíssimas pessoas que estejam dispostas a realmente servi-Lo!

6. É um grande privilégio ser chamado pelo senhor para o Seu Servièo, e quando chega a hora, é algo urgente, e muitas vezes Ele espera que você largue tudo imediatamente! Inúmeras vezes‚ a prova de fogo de Jesus para os Seus discípulos em perspectiva era ver se eles estavam dispostos a renunciar a tudo, largar tudo, deixar tudo para trás e segui-Lo! - E sem nem olhar para trás, sem lamentar o passado‚ e sem desejar poder voltar atrás. - E hoje em dia é do mesmo jeito: uma das primeiras provas que Deus dá para cada discípulo é ver se ele O ama o suficiente para colocá-Lo em primeiro lugar, renunciando a tudo imediatamente para segui-Lo agora!

7. Mas algumas pessoas hesitam: "E disse a outro: Segue–Me! Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus. Disse também o outro: Senhor, eu Te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estäo em minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém, que lanèa mäo do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus!" (Lucas 9:59-62)

8. Que tristeza! As histórias mais tristes na bíblia säo de pessoas que desapontaram deus, as pessoas às quais Ele deu todas as chances e oportunidades de se saírem bem, mas elas furaram e retrocederam, renunciaram a Ele ou renunciaram ao trabalho delas, renunciaram ao Trabalho de Deus, porque näo estavam dispostas a renunciar a outra coisa em vez disso - suas esposas‚ suas famílias, sua casa, suas riquezas, seu orgulho, ou sua suposta "liberdade"!

9. Jesus nem permitia que voltassem atrás para se despedirem de seus pais, muito menos para enterrarem o seu pai! Bem, isso pode parecer desumano e imisericordioso para algumas pessoas, e alguns incrédulos até já me disseram: "Isso é horrível! Que monstro, Jesus nem deixou o coitado do cara voltar e despedir-se da sua família!" Bem, muitas vezes essa era uma das suas primeiras e maiores provas, e é por isso que Deus muitas vezes ainda traz divisäo nas famílias hoje em dia.

10. Jesus disse: "näo cuideis que vim trazer a paz à terra; näo vim trazer a paz, mas espada! Porque Eu vim põr em dissensäo o homem contra seu pai, e a filha contra sua mäe, e a nora contra sua sogra; e assim os inimigos do homem seräo os seus familiares! Quem ama o pai ou a mäe mais do que a mim näo é digno de Mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a Mim näo é digno de Mim. E quem näo toma a sua cruz, e näo segue após Mim, näo é digno de Mim!" (Mat.10:34-38)

11. Muitas vezes‚ uma das primeiras provas para os discípulos recém-chamados é a oposièäo da família e dos amigos. Deus permite isso para testar a sua fé e ver se você realmente está falando sério, para ver se você realmente tem fé, e para ver se você realmente O ama. Jesus näo quer dividir famílias, Ele preferiria que todos ficassem unidos na fé e no servièo a Ele.

12. Se você puder trazer a sua família, os seus amigos, o seu paträo e os seus empregados consigo para servirem ao senhor, tudo bem! Mas como ficou bem óbvio, o pai do pescador näo estava disposto a largar o seu barco, o seu negócio e todos aqueles peixes fresquinhos para seguir Jesus junto com os outros, e nós nunca mais ouvimos falar nele! O pai que ficou para cuidar dos negócios desvaneceu-se na obscuridade e no esquecimento, enquanto que os seus filhos‚ aqueles pescadores fedorentos, foram embora com um perfeito Estranho, e fizeram História que tem ajudado a salvar milhöes de almas para a Eternidade!

13. Näo é ridículo agora comparar aqueles poucos peixes, um barco, um negócio e até mesmo um pai e uma família, que logo pereceram todos, com os milhöes de almas imortais que foram salvas para a Eternidade através da decisäo daqueles simples pescadores de colocarem Deus em primeiro lugar naquele dia, largarem tudo e renunciarem a tudo para seguir Jesus? Agora que vemos os resultados, é fácil saber que eles fizeram a escolha certa, apesar das prováveis objeèöes de seu pai, e da ruína do seu negócio!

14. Jesus disse: "se alguém vier a mim, e näo aborrecer a seu pai, e mäe, e mulher, e filhos, e irmäos e irmäs, e ainda também a sua própria vida, näo pode ser Meu discípulo." (Luc.14:26) Em outras palavras, se você näo ama Jesus mais do que ama os seus pais, mais do que a sua própria família e parentes de sangue, você näo é digno de ser Seu discípulo! Se você näo ama o Senhor e o servièo de Deus mais do que ama os seus próprios pais, praticamente aborrecendo-os em comparaèäo a Ele, entäo você näo pode ser discípulo do Senhor!

15. O próprio jesus deixou a sua mäe em pé lá fora uma vez e nem quis falar com ela, preferindo ficar com os que estavam fazendo a vontade de Deus: "E, falando Ele ainda à multidäo, eis que estavam fora sua mäe e seus irmäos, pretendendo falar–lhe. Porém ele, respondendo‚ disse ao que lhe falara: Quem é minha mäe? e quem säo meus irmäos? E‚ estendendo a Sua mäo para os Seus discípulos‚ disse: Eis aqui minha mäe e meus irmäos; Porque‚ qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmäo‚ e irmä e mäe." (Mat.12:46-50)

16. Entäo custa algo servir o senhor, e depois que você escolhe Deus e o caminho d'Ele‚ Ele recusa-se a ficar em segundo lugar em relaèäo a qualquer coisa ou qualquer pessoa, e näo permitirá que você coloque outros deuses diante d'Ele, nem o seu antigo emprego, nem o seu antigo paträo, nem mesmo a sua antiga família e amigos!

17. Afinal de contas, se vale a pena servir deus, vale a pena servi-lo a tempo integral e até o fim! Ele diz: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coraèäo, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. E amarás o teu próximo como a ti mesmo." (Mat.22:37-40) Ele diz que estes säo os primeiros e os mais importantes de todos os mandamentos, e que você näo terá nenhum outro deus diante d'Ele, pois Ele é um Deus zeloso. (Êxo.20:3-5) Ele deseja o seu amor e que você O ame mais do que tudo, acima de tudo, e que busque primeiro o Seu Reino!

18. Ele quer certificar–se de que você vai colocá-lo em primeiro lugar, e ele pöe você à prova para descobrir! Porque a menos que Deus consiga provar que você O ama mais do que a qualquer outra pessoa ou coisa, Ele näo pode ter certeza se você O ama o suficiente! Além disso, a menos que os outros vejam que você está disposto a largar todas as outras pessoas, até mesmo as que estäo mais próximas de você e renunciar a tudo para amar e servir Jesus‚ entäo você também jamais vai provar para o resto do mundo que você realmente está falando sério!

19. O maior testemunho para os outros sempre é quando a pessoa realmente larga tudo e renuncia a tudo para seguir jesus e devotar o seu servièo a tempo integral a Ele! Isso é um exemplo täo convincente de rendièäo e dedicaèäo e vida por Jesus, o qual fala mais alto e mais claramente do que todos os sermöes que você possa pregar! É isso que irá desafiar, emocionar, encorajar e inspirar as outras pessoas, quando elas virem um exemplo täo dedicado, de coraèäo‚ e perceberem que você está feliz servindo o Senhor a tempo integral ao invés de ao Sistema, trabalhando para as multidöes ao invés de para Mamom, para os muitos ao invés de para o dinheiro!

20. Afinal de contas, a maioria das pessoas querem algo pelo que valha a pena viver bem como morrer! Como a minha mäe costumava dizer: "Eu prefiro morrer por algo do que viver por nada!": o desafio de realmente poder dar sua vida e dar de si para algo digno, mesmo que isso o mate! Porquê contentar-se com algo menor e medíocre? O Sistema da Igreja e os seus igrejeiros sistemáticos mornos näo väo nem um décimo do caminho, e enojam Deus! Ele diz: "Oxalá foras frio ou quente!" (Veja Apoc.3:15,16) Porque näo ir até o fim para o Senhor?

21. Mas houveram muitos casos na bíblia, de pessoas que foram até jesus e que estavam realmente interessadas e atraídas pela idéia toda, mas nunca estavam muito dispostas a pagar o preèo. Elas sabiam que Ele tinha e era o que elas precisavam, mas elas simplesmente näo conseguiram passar a prova‚ e isso é algo muito triste: quando Deus chama alguém e a pessoa olha para trás‚ dá meia volta ou até mesmo foge e deserta o seu arado no campo!

22. Algumas oportunidades só aparecem uma vez! E depois desaparecem para sempre! Obediência tardia pode tornar–se desobediência total se demorar muito, e você pode vir a decidir tarde demais se ficar se debatendo, "de coraèäo dobre e inconstante em todos os seus caminhos"! (Tiago 1:8) Nós nem sempre podemos escolher a menos que escolhamos a hora de Deus, senäo nos arriscamos mais a ser perdedores!

23. Entäo näo cometa o erro de colocar a mäo no arado, no arado do senhor, no chamado e no trabalho que deus tem para você e depois olhar para trás! Ele diz: "Esqueèa as coisas que atrás ficam, e avance para as que estäo diante!" (Fil.3:13) Isso é um mandamento do Senhor! Esqueèa o passado! Pense somente nas coisas gloriosas que Deus pode fazer, quer fazer e está para fazer agora mesmo através de você, se você simplesmente submeter-se e obedecer-Lhe!

24. Jesus disse: "lembrai-vos da mulher de ló!" (Luc.17:32) Quando o Senhor a chamou para renunciar à sua velha vida na ímpia cidade de Sodoma‚ ela estava relutante em partir, e apesar de Deus tê-la avisado para nem mesmo olhar para trás - pois isso significaria e mostraria que ela realmente gostaria de voltar atrás - ela voltou atrás do mesmo jeito, e imediatamente virou um pilar morto de sal, enfiado na lama fora daquela cidade ímpia! (Veja Gên.19:17,26)

25. Entäo se você sente pena de ter que deixar esse velho mundo e os seus prazeres passageiros e interesses egoístas para trás, assim como a mulher de Ló sentiu em ter que sair de Sodoma e assim como o jovem teve pena de ter que seguir com o Senhor sem despedir-se de sua família, entäo sinto muito. Porque a menos que você tenha uma mudanèa de coraèäo e atitude, você näo é digno de ser discípulo de Jesus!

26. Näo seja como o jovem rico que foi correndo até jesus buscando sinceramente algumas respostas, e para o qual Jesus disse: "Vai, vende tudo o que tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no Céu, e vem‚ e segue-Me!" (Mat.19:21) Quando o mancebo ouviu isso, diz que ele retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades!

27. A coisa mais triste é que esse mancebo tinha riquezas que, para comeèar, jamais lhe trouxeram felicidade nem satisfaèäo‚ senäo ele näo teria ido correndo para Jesus implorando por uma resposta para a sua condièäo lastimável! Mas quando Jesus lhe deu a resposta para a vida, o amor e a felicidade, em renunciar a tudo por Jesus e pelos outros, ele foi embora ainda cheio da tristeza que as riquezas davam, ele voltou para as suas riquezas que nunca o tinham satisfeito. Täo rico quanto ele era‚ mesmo assim ele foi incapaz de pagar o preèo da alegria de dar tudo! Coisa que‚ logicamente, mostra que ele amava as coisas mais do que Deus! Que história mais triste!

28. Essa triste história pode se aplicar a qualquer pessoa que esteja prendendo-se a algo que näo esteja disposta a renunciar pelo senhor. Você näo tem que ter muito para ter "muitas propriedades". Só tem que ser um pouquinho maior do que Deus para você, só um pouquinho maior para evitar que você O sirva, só isso. Só o suficiente para evitar que você se desprenda, se liberte e sirva o Senhor.

29. Quer seja fama ou fortuna, diversäo ou família, näo será fácil largar as coisas! E geralmente quanto mais você tem, mais difícil é largar! Mas se você está disposto a renunciar a uma coisa boa por algo melhor e maior Deus te abenèoará grandemente! É como a ilustraèäo da garotinha que deixou cair o seu brinquedo e perdeu totalmente interesse nele ao erguer a sua mäo para receber uma linda pomba que desceu e pousou em seu dedo!

30. Porque você jamais aprenderá realmente a ser um servo totalmente dedicado a deus‚ você jamais saberá como confiar verdadeiramente n'Ele, e você jamais se deleitará na plenitude das bênèäos de realmente viver por fé, até que tenha renunciado a tudo para seguir Jesus! Você jamais conhecerá a plenitude da alegria de servir Deus ao máximo até que você realmente renuncie a tudo para segui-Lo!

31. Mas deus normalmente näo vai contra a vontade humana. Ele deixa você fazer o que quer e seguir o seu caminho se você näo quer fazer o que ele quer que você faèa. Jesus nunca forèou ninguém a segui-Lo, Ele só disse: "Siga-Me" e "Venha e veja"! Ele näo recruta você, você tem que ser um voluntário. Ele disse: "Rogai pois ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a Sua seara." (Mat.9:38) Ele ficará feliz em mandar você se você estiver disposto, mas você tem que estar disposto. Ele gosta de voluntários de todo coraèäo, pessoas dedicadas 100%, que renunciam a tudo: dedicaèäo total!

32. Afinal de contas, jesus deu tudo o que ele podia! Ele veio, sofreu, sangrou e morreu por você para salvar a sua alma, para salvar a sua vida para a Eternidade! De modo que você deveria estar disposto a fazer qualquer coisa por Ele agora, seja o que for que Ele lhe peèa ou lhe diga para fazer! Se você näo estiver disposto agora a dar meia volta e dar a sua vida por Ele, dar meia volta e viver, lutar e morrer por Jesus‚ que esteve disposto a sofrer e morrer por você, entäo você näo é discípulo coisa nenhuma!

33. Jesus esteve disposto a morrer por nós para nos salvar, e ele quer que nós estejamos dispostos a morrer por ele para salvar outros! Ele morreu por outros, Ele morreu por nós‚ entäo Ele espera que nós estejamos dispostos a fazer o mesmo! "Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos." (Joäo.15:13)

METAS PARA 1998

CdM 3160:176-184

176. (Peter:) Vocês provavelmente notaram que recentemente existe uma onda na Família de ser mais mundano em muitos aspectos. Quando digo mundano‚ quero dizer mais perto do mundo. Parece que algumas pessoas acham que é bastante aceitável näo estar täo longe do Sistema; que é possível servir o Senhor com um pé na Família e o outro no Sistema. Ouso dizer que tal atitude entra bem devagar. É raro uma pessoa mudar imediatamente e deixar de ser completamente caída fora no espírito e passar a transigir e ficar contaminada com as maneiras e atitudes do mundo.

177. Assim que implementamos a Carta Magna‚ houve um problema com um excesso de liberdade, grande parte da qual chegava quase a ser mundanismo. Era de se esperar. Essa repercussäo negativa näo foi uma surpresa, visto que muitos de vocês estavam reagindo a restrièöes anteriores. Graèas a Deus, muitos agora voltaram a um meio-termo no tocante às suas liberdades‚ e puseram mais ênfase nos seus deveres para com o Senhor e a Família como estipula a Carta.

178. No entanto, ainda existe na Família uma grande atraèäo pelo Sistema. Isso se manifesta de diferentes formas, tais como: excesso de influência do Sistema, de filmes, música do Sistema, Internet ou assistir muito esportes na televisäo‚ etc.; laèos e amizades infrutíferas com pessoas de fora que näo tem base em testificaèäo nem na Palavra; trabalhos no Sistema que näo levam a nada e näo säo portas abertas para testificaèäo ou para se ministrar a outros; e relacionamentos com parentes no Sistema que säo muito dominadores e isso leva alguns membros da Família a transigirem para ganharem algo ou serem aceitos.

179. Talvez o Senhor tenha permitido este tempo de mais liberdade no nosso relacionamento com o mundo para testar a convicèäo de cada pessoa, e também como parte do processo de lapidar a sua fé. Mas o Senhor deixa claro na mensagem seguinte que haverá uma divisäo inevitável na Família entre os que desejam continuar caídos fora e revolucionários e aqueles que continuam a desejar o Sistema e a transigir com ele.

180. Peèo-lhes que ao lerem a mensagem seguinte analisem o seu coraèäo e vejam em que categoria se encaixam. Independentemente da sua condièäo até agora, ainda é possível renunciar a tudo mais uma vez e voltar ao seu Primeiro Amor - o Senhor e a revoluèäo para Jesus! Vamos todos ter como meta pessoal em 1998 sermos um dos soldados caídos fora do Senhor!

181. (Jesus fala:) Para poderem andar em uniäo devem estar unidos em mente; seus padröes e obediência à Palavra devem estar sincronizados, e devem estar na mesma freqüência quanto a resistir ao mundanismo do Sistema e se manter puros, caídos fora e separados da Grande Prostituta.

182. Näo pode haver grande uniäo entre os que estiverem transigindo e os que se mantém fieis à mensagem. Os que foram em direèäo ao Sistema e participaram dos seus males, e deixaram os seus pensamentos e aèöes se contaminarem e transigiram ao ponto de quase näo haver muita diferenèa entre eles e os filhos do mundo, näo podem estar unidos com os que desejam permanecer caídos fora, que querem ser diferentes, e que estäo dispostos a se levantarem pela verdade e serem leais.

183. Advirto àqueles que foram se aproximando cada vez mais das maneiras do mundo, aos que perderam a sua pureza e inocência por se deixarem ludibriar, achando que näo ia afetá–los porque eles "agüentam" - a esses Eu digo que estäo em perigo de se afastarem completamente. A chama da sua fé está perigosamente baixa‚ e devem ser atraídos de volta ao pilar. Têm que se levantar e fortalecer as suas convicèöes contra as maneiras do mundo e as seduèöes do Sistema. Os que participarem dos males da Prostituta e beberem dos seus pratos finos com grande entusiasmo, perdendo a visäo, a Palavra e a meta de vista, näo podem estar em uniäo com aqueles que continuam a dar tudo de si a Mim e que näo querem se misturar com as maneiras do mundo, da carne e do Sistema.

184. Näo podem estar sob um jugo igual com os infiéis e aqueles do mundo e ao mesmo tempo querer estar em uniäo com os filhos de David que estäo em fogo e säo caídos fora. (Fim do trecho da mensagem de Jesus.)

MAIS SOBRE A SACUDIDA 2000!

CdM 3262:24–25, 29-33 BN 863

24. (Papai fala:) O que é exatamente uma atividade "ímpia" ou "näo edificante"? Às vezes é bem difícil julgar. Muitas pessoas têm idéias ou opiniöes diferentes sobre a questäo de uma certa atividade ser "näo edificante" ou "ímpia", e essa diferenèa de opiniäo às vezes torna-se um pomo de discórdia entre as pessoas, entre pais e filhos, entre Lares ou até entre pastores e seus rebanhos.

25. Além disso, existe o fato de que, em alguns casos, uma certa atividade pode ser considerada "näo edificante" ou "ímpia", mas em outras circunstãncias com outras pessoas, talvez näo seja.

29. Vejamos agora a questäo de parentes no Sistema. Para algumas pessoas, ter muito contato com os parentes e ficar muito perto deles realmente atrapalha o seu servièo para o Senhor. As enfraquece espiritualmente, as faz aguar as suas convicèöes, transigir por interesses, e näo viver segundo o padräo da Palavra, porque têm receio de ofender os parentes. Muitas vezes abre as portas para o materialismo e exerce uma influência errada nos seus filhos.

30. Entäo, em situaèöes assim, decididamente é ímpio e näo edificante e, de acordo com a Carta‚ essas pessoas deveriam reduzir ao mínimo tal contato. Isso näo significa que nunca possam falar com seus parentes nem visitá-los, mas sim que deveriam diminuir o contato, realmente buscar o Senhor para verem como os está influenciando e aos seus filhos, e entrarem de novo na linha em termos de seguir o padräo, mesmo que signifique ter menos contato com os parentes. Eles precisam se certificar de que näo estäo se prendendo a um jugo desigual com os infiéis e‚ se estiverem, deveriam arrancar esse jugo do pescoèo!

31. Em outros casos, porém‚ o contato que alguns membros da Família têm com seus parentes é positivo e bom. Estäo testemunhando para eles e ajudando-os espiritualmente; näo transigem suas convicèöes nem baixam o padräo. Tomam cuidado para näo ter contato demais, por amor aos filhos. Entäo, contato com parentes näo é algo necessariamente ímpio ou näo edificante, mas com certeza pode ser, caso dê fruto ruim, caso enfraqueèa as pessoas espiritualmente e a faèa baixar o padräo.

32. Entendam bem, esse é o segredo. É assim que dá para ver: pelos frutos. Näo se pode fazer uma lista, preto no branco, e dizer: "Isto é ímpio, isto näo é; isto näo é edificante, mas isto é". Bem, algumas coisas säo preto no branco e a Carta deixa bem claro. Ouvir música poluente com letras diabólicas é obviamente ímpio; näo existe dúvida. Ou fumar maconha. Ou assistir a filmes terrivelmente violentos e sem sentido. Isso é bem claro e fácil de perceber. Mas existem muitas outras influências que podem ser ímpias ou näo edificantes que näo se pode dizer preto no branco porque muito depende das pessoas envolvidas, do grau de envolvimento, das circunstãncias, do efeito que exerce nelas, do grau de contato com tais atividades, etc. Entäo, em casos onde existe dúvida‚ podem decidir pelo fruto.

33. Ter um emprego no Sistema‚ colocar os filhos numa escola ou ter muito contato com parentes talvez näo seja algo ímpio ou näo edificante em todos os casos, mas se estiver dando mau fruto‚ é ímpio e näo edificante, e deveria-se parar ou reduzir ao mínimo! "Pelos seus frutos os conhecereis". É pelo fruto que se julga! Se o fruto é ímpio, entäo a árvore, neste caso a atividade, é ímpia.

ENTENDER PROFECIA (2a PARTE)

CdM 3304:100-110, BN 905

Contato com o Sistema pode entupir a sua conexäo?

100. (Pergunta:) Qual o efeito, se é que existe algum, na conexäo de alguém se a pessoa näo reduz influências näo edificantes e ímpias na sua vida ou se apenas recentemente comeèou a reduzi-las, mas antes tinha um apetite pervertido pelas coisas do mundo? Por acaso ficar ouvindo música do Sistema, jogando jogos de computador ruins‚ ler livros do Sistema, assistir a filmes violentos‚ desconexos ou que säo uma perda de tempo; ficar surfando na rede (inclusive näo só vendo coisas ruins, mas só navegando de bobeira) podem afetar o canal da pessoa?

101. (Jesus fala:) Tudo que você absorve na sua mente e espírito o afeta. Ninguém deixa de ser afetado de alguma maneira quando partilha de influência do Sistema através de filmes, música, romances, atitudes mundanas exibidas em jornais, revistas ou na Internet. Toda essa propaganda do Inimigo vai se tornando parte de você.

102. Se você tem um alicerce firme na fé, é menos afetado e a propaganda näo se apega tanto ao seu coraèäo e mente, conquanto tome tempo para se lavar regularmente com a Palavra e com o Meu Espírito. Mas se você é fraco na fé e tem maus hábitos na leitura da Palavra e na oraèäo, entäo a propaganda do Sistema tem mais efeito. E o efeito é cumulativo; vai aumentando cada vez mais e ficando mais nocivo com o passar do tempo. Quanto mais você absorve e por quanto mais tempo permite que isso permaneèa no seu coraèäo e mente, maior a influência, principalmente se näo se lavar logo com a Palavra. Näo deixe as coisas penetrarem na sua mente, näo as absorva. Confira Comigo o que está deixando entrar. Consulte-Me a respeito da informaèäo que lhe for dada e ouèa-Me em profecia para saber o que Eu penso do assunto. Eu lhe direi o que é verdadeiro e falso e o que deveria se recusar a aceitar. Obter o Meu ponto de vista e ver o que Eu penso sobre o assunto o ajudará a manter-se limpo de informaèöes falsas e de atitudes erradas.

103. As pessoas que há muito tempo têm absorvido influências do Sistema, sem perceberem desenvolvem reaèöes e um modo de pensar pervertidos. Essa influência do Sistema pode ser assistir demais a filmes, ou assistir a filmes ruins, ou ficar ouvindo música maligna ou jogando jogos de computador violentos, ou aceitar filosofias väs do homem. Quando as pessoas, sem perceberem, submetem–se à influência do Sistema e brincam com atitudes erradas ou com perspectivas erradas, desenvolvem um modo de pensar contrário ao de Deus. Essa mentalidade ímpia luta contra o espírito. É chocante e contrária aos caminhos do Meu Reino. Mas muitas vezes a pobre vítima näo percebe que suas primeiras reaèöes e muitas das conclusöes que tira näo säo baseadas na Palavra.

104. Por isso, quando se trata de Me ouvir‚ a pessoa está em desvantagem, porque näo consegue discernir claramente os espíritos e distinguir qual é a Minha voz. Ela embotou os seus sentidos pelo fato de ter ouvido as vozes do mundo do Inimigo por tanto tempo, de modo que näo reconhece que é errado e que essas vozes, atitudes e reaèöes tornaram-se parte dela.

105. Quando a pessoa encontra-se nesse estado espiritualmente, suas profecias provavelmente seräo menos puras. Entäo, até ela se limpar espiritualmente através de doses cavalares da Minha Palavra, de oraèäo em conjunto, e coadunando os seus pensamentos à Minha perspectiva, vai precisar ter muito cuidado com as profecias que recebe. É preciso buscar confirmaèöes e conselho de pessoas mais fortes espiritualmente.

106. À medida que a pessoa que por um tempo foi contaminada pelo mundo procurar ser limpa pela Minha Palavra‚ oraèäo e espírito, ela se tornará um canal mais confiável e nítido. Mas faz sentido pensar que se alguém alimentou-se descontroladamente com as coisas do Sistema, bebendo profundamente dos poèos malignos da sabedoria do homem e de suas perversöes, e estocando em sua mente um grande "banco de dados" de valores e atitudes do mundo, terá que desfazer-se de tudo isso e ser limpo e fortalecido no espírito.

107. Eu ainda tenho condièöes de Me comunicar com aqueles que foram contaminados por alimentarem-se durante muito tempo com o mundo, mas precisam perceber que säo deficientes e estarem bem desesperados. Precisam também estar cientes de que, devido à sua fraca condièäo espiritual, algumas impurezas de sua mentalidade pervertida e do Inimigo podem vazar nas profecias. Isso ocorre porque näo estäo bem sintonizados com a Minha voz e os Meus caminhos. Sendo assim, quando ouvem a voz do Inimigo‚ näo percebem que é contrária à Minha Palavra e Espírito, entäo näo conseguem levantar um estandarte contra a voz do Inimigo logo na hora.

108. Esse é um outro tipo de mensagens seriamente maculadas pelo fato da pessoa ter se sujado com influências do Sistema, principalmente durante um longo período. Em profecias maculadas assim as mensagens muitas vezes abrem concessöes e contêm uma permissividade que forèa ao máximo os limites e diretrizes estipulados na Palavra e na Carta Magna.

109. Se alguém quer ser um canal digno de confianèa, alguém que recebe profecias completas resultantes de uma forte fé e submissäo, entäo precisa procurar limpar a sua mente e espírito dos valores do mundo. Se a influência do mundo tem sido muito grande, vai demorar mais e exigir um esforèo maior para trocar os "circuitos" na mente da pessoa, para suas primeiras reaèöes e modo de pensar estarem de acordo com a Minha Palavra e verdade, em vez de com as perversöes do mundo. Assim ela poderá reconhecer a Minha voz e discernir quando o Inimigo tentar se infiltrar. Se alguém foi contaminado com muito input do mundo, deveria tomar mais tempo lendo a Palavra e orando, e até ter uma oraèäo de libertaèäo.

110. Mesmo que se tenha bons hábitos de leitura da Palavra‚ se existe um contato regular com o mundo através de filmes, da Internet, de romances‚ etc., é preciso levantar um estandarte contra essa influência. Isso será feito através de oraèäo e implorando-Me que os limpe à medida que beberem profundamente das coisas do espírito. (Fim da mensagem de Jesus.)

Renovaèäo: A Visäo Geral

CdM 3489:68-69, BN 1073

68. (Jesus:) Talvez você näo jogue jogos de computador nem assista a filmes, esportes ou TV, talvez näo fique ouvindo música do Sistema. Entäo para o que vai servir esse período de renovaèäo? Näo olhe só na superfície, para o que é mais lógico ou óbvio que talvez precise mudar na sua vida, porque Eu talvez queira limpá-lo de várias coisas: conceitos errõneos, maus hábitos, vínculos com parentes no Sistema que estäo prejudicando você e seus amados, vício a certos alimentos, álcool, malhaèäo ou malhaèäo em demasia, apetite sexual pervertido ou fascinaèäo por sexo ímpio, espíritos de seduèäo, distúrbios alimentares, espírito materialista‚ vício de adquirir as últimas invenèöes mundanas‚ dentre outras. Algumas dessas coisas näo säo täo distintas, nem säo vícios e hábitos óbvios como assistir a filmes, ler romances‚ ouvir música do Sistema, etc., mas podem ser täo perigosas ou até mais para a sua vida espiritual.

69. A limpeza nesse período de renovaèäo vai afetar a todo o mundo, TODOS. Ninguém vai escapar. Todos väo mudar em algum sentido e ser limpos de alguma forma.

Manual da Palavra: O Relacionamento do Cristäo com a Sociedade Mundana

1-5,

1.Os cristäos näo säo deste mundo (sociedade):

Joäo 15:19 Näo sois do mundo, antes, dele vos escolhi

A.Nós somos cidadäos do Céu:

Hebreus 11:14 Claramente mostram que estäo buscando uma pátria

Hebreus 11:15,16Agora desejam uma pátria melhor... celestial

Hebreus 13:14 Näo temos aqui cidade permanente... buscamos a vindoura

Joäo 14:2,3 Vou preparar-vos lugar... para que onde Eu estou estejais vós também

(Ver também Jo 18:36.)

B.Somos peregrinos neste mundo, estamos só de passagem:

Hebreus 11:13 Confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na Terra

Salmo 39:12b Pois habito contigo como um estrangeiro, um peregrino

Salmo 119:19a Sou peregrino na Terra

C.Terras e lares terrenos säo apenas temporários:

Levítico 25:23b A terra é Minha (de Deus), vós estais comigo como estrangeiros e peregrinos

D.A nossa vida na Terra é breve, entäo näo nos acomodamos aqui:

1 Crõnicas 29:15 Somos estranhos diante de Ti, e peregrinos... como a

sombra säo os nossos dias sobre a Terra

1 Pedro 1:17 Andai em temor, (de Deus) durante o tempo da vossa

peregrinaèäo

(Ver também Sl 39:4,5.)

E.Precavenha-se de pensar que este mundo é o seu lar permanente:

Salmo 49:11,12 O seu pensamento íntimo é que as suas casas seräo

perpétuas e as suas habitaèöes

2.Apesar de estarmos neste mundo, näo devemos ser parte dele:

A.Cristäos näo fazem parte da sociedade do mundo atual:

Joäo 17:14-16 Näo säo do mundo, assim como Eu (Jesus) näo sou

Romanos 12:2a Näo vos conformeis com este mundo

Efésios 2:2,3 Nos quais andastes outrora, segundo o curso deste

mundo

Gálatas 6:14 Cruz de... Cristo, pela qual o mundo está crucificado

(morto) para mim, e eu para o mundo

Filipenses 2:15 Filhos de Deus... no meio de uma geraèäo corrompida e

perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo

1 Joäo 4:4-6 Säo do mundo... nós somos de Deus

1 Joäo 5:19 Somos de Deus‚ e... o mundo inteiro jaz no maligno (no mal)

(Ver também 1Pe 2:9.)

B.Näo devemos nos prender a um jugo desigual com os infiéis:

2 Coríntios 6:14 Näo vos prendais a um jugo desigual com os infiéis.

Pois que sociedade tem a justièa com a injustièa?

2 Coríntios 6:15 Que parte tem o fiel com o infiel?

C.Näo devemos ter amizade íntima com os mundanos que rejeitam Jesus:

Provérbios 1:15 Filho meu, näo te ponhas a caminho com eles, desvia o

teu pé

Provérbios 24:1 Näo tenhas inveja dos homens malignos, nem desejes

estar com eles

1 Coríntios 10: Näo quero que sejais participantes com os demõnios.

20,21 Näo podeis beber o cálice do Senhor e... dos demõnios

Efésios 5:11 Näo associeis com as obras... das trevas

(Ver também Pv 4:14-17; 13:20.)

D.Nós devemos estar separados dos mundanos:

Isaías 52:11 Saí de lá! Näo toqueis coisa imunda! Saí do meio [de-

les], purificai-vos

2 Coríntios 6:17 Saí do meio deles, apartai–vos... näo toqueis

Apocalipse 18:4 Sai dela, povo Meu, para que näo sejas participante

E.Näo se separe totalmente; precisamos testemunhar:

Joäo 17:15 Näo peèo que os tires do mundo, mas que os guardes

do mal

Joäo 17:18 Assim como Tu Me enviaste ao mundo, também Eu os

enviei ao mundo [para testemunharem]

Marcos 16:15 Ide por todo o mundo‚ e pregai o Evangelho

F.Casamento com pessoas incrédulas e mundanas é desaprovado:

Deuteronõmio 7:3,4Näo te aparentarás com elas... pois afastariam teus

filhos de Mim

Josué 23:12,13 Se de alguma maneira... com elas vos aparentardes...

vos seräo por laèo e rede

2 Reis 11:1-8 O rei Salomäo amou muitas mulheres estrangeiras...

suas mulheres lhe perverteram o coraèäo para seguir a outros deuses

Neemias 13:26, 27Salomäo... foi amado de seu Deus... contudo as mulhe-

res estrangeiras o fizeram pecar

1 Coríntios 7:39 Fica livre para casar com quem quiser, contanto que

seja no Senhor

1 Coríntios 7: 12-16[Se já estiver casado com um incrédulo, tenha fé, e

talvez o ganhe através do seu exemplo cristäo]

(Ver também Gn 26:34,35; 27:46; Jz 14:1–3; Ed 9:1‚2;

Ml 2:11,12.)

3.A nossa atitude em relaèäo aos valores do mundo:

A.Cuidado para näo amar este mundo presente:

Tiago 4:4 A amizade do mundo é inimizade com Deus

1 Joäo 2:15,16 Näo ameis o mundo‚ nem o que há no mundo

B.A atitude do peregrino:

1 Pedro 2:11 Como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das

concupiscências da carne, [mundanas] as quais combatem contra a alma

Tito 2:12,13 Abandonar a impiedade e as paixöes mundanas,

vivamos, neste presente século, sóbria... aguardando a bem-aventurada esperanèa

Hebreus 11:24-27 Moisés... escolhendo antes ser maltratado com o povo

de Deus... deixou o Egito

Tiago 1:27 A religiäo pura... guardar-se incontaminado do mundo

1 Pedro 1:17 (Deus) julga... a obra de cada um, [entäo] andai em

temor‚ durante o tempo da vossa peregrinaèäo

2 Pedro 3:11,14 Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pes

soas näo deveis ser

1 Joäo 2:16‚17 A concupiscência da carne, a concupiscência dos

olhos...(é) do mundo. O mundo passa

C.Deveríamos resistir a sermos influenciados por ondas, modas e meio de informaèäo:

Êxodo 23:2a Näo seguirás a multidäo para fazeres o mal

Salmo 1:1 Bem-aventurado o homem que näo anda segundo o

conselho dos ímpios

Provérbios 1:10 Filho meu, se os pecadores... te quiserem seduzir, näo

o consintas

Romanos 12:2a Näo vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos

1 Coríntios 7:31b A aparência deste mundo passa

Colossenses 2:8 Cuidado, para que ninguém vos faèa presa sua, por meio

de... väs sutilezas (Ver 1Pe 3:2-4 sobre "modas".)

D.Advertência contra usar diversöes mundanas indiscriminadamente:

Salmo 101:3 Näo porei coisa má diante dos meus olhos

Salmo 119:37 Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade

Isaías 33:15 O que anda em justièa... fecha os olhos para näo ver o mal

2 Reis 17:15b Seguiram a vaidade e se tornaram väos, como também

seguiram após as naèöes que estavam ao redor deles

E.O efeito prejudicial deste mundo ímpio nos que acreditam:

2 Pedro 2:7,8 Ló... afligia... a sua alma justa com as injustas [dos

Sodomitas pervertidos], (por causa das) obras deles

2 Pedro 3:17 Guardai-vos de que pelo engano dos homens perversos

sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza

F.Pressäo social e influência:

2 Reis 12:3–16 [O rei Jeroboäo seguiu‚ tolamente, o conselho] os

jovens que haviam crescido com ele

G.Näo transija nem tolere coisas mundanas:

Êxodo 23:32 Näo farás alianèa alguma com eles, nem com os seus

deuses

Êxodo 23:33 Na tua terra näo habitaräo... se servires aos seus deu-

ses, isso te será um laèo

1 Timóteo 5:22 Nem participes dos pecados alheios; conserva-te... puro

H.Evite festas e atividades devassas do mundo:

Romanos 13:13, Näo em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em

14 orgias e dissoluèöes... näo tenhais cuidado... em suas concupiscências

1 Pedro 4:3,4 [Näo devemos nos entregar a bebedeiras e farras]

(Ver também Ef 2:2,3; Tt 2:12.)

I.Mas näo vá ao outro extremo:

Mateus 9:9-13 [Os fariseus perguntaram:] Por que come o vosso Mestre com os cobradores de impostos e pecadores?

1 Coríntios 10:27 [Podemos aceitar convites para banquetes e festas]

4.Se possível, viva em paz com os outros, para poder ganhá-los para o Senhor:

A.É preferível ter relaèöes tranqüilas com os outros:

Romanos 12:18 Quanto depender de vós, tende paz com todos os homens

Provérbios 16:7 (O) Senhor, até... seus inimigos faz que tenham paz

com ele

Jeremias 29:7 Procurai a paz... da cidade... orai por ela ao Senhor,

porque se ela prosperar vós também prosperareis

Mateus 5:25 Reconcilia-te depressa com o teu adversário... para que

näo

Colossenses 4:5 Andai em sabedoria para com os que estäo de fora

1 Timóteo 2:1‚2 [Orem] para que tenhamos uma vida tranqüila e sossegada

B.Tente ver como as pessoas pensam, para poder conquistá-las:

1 Coríntios 9: Fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os

19-22 judeus. Fiz-me tudo para com todos

1 Coríntios 10:32 Näo vos torneis causa de tropeèo nem para judeus,

nem para gentios

1 Coríntios 10:33 Agrado a todos... para que... se possam salvar

C.Identifique-se com as pessoas, falando-lhes da sua vida e formaèäo seculares:

Atos 22:3 Sou judeu... nesta cidade criado... instruído conforme...

(a) lei de nossos pais... como todos vós

Atos 21:39 Sou... natural de Tarso, cidade näo insignificante

(Ver também At 16:36-38; 22:25-28.)

5.Aviso para näo transigir com o mundo:

Gálatas 1:10 Procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agra-

dando a homens, näo seria servo de Cristo

A.Aviso para näo agradar ao ponto de transigir:

Lucas 6:26 Ai de vós‚ quando todos os homens de vós disserem bem

2 Reis 5:17,18 Nisto perdoe o Senhor ao Teu servo... quando... me

encurvar na casa de Rimom (um deus pagäo)

B.Deveríamos defender e näo nos envergonharmos de nossa fé:

Marcos 8:38 Qualquer que, nesta geraèäo adúltera... se envergonhar

de Mim e das Minhas Palavras... (Jesus) se envergonhará dele

Romanos 1:16 Näo me envergonho do evangelho

2 Timóteo 1:8a Näo te envergonhes do testemunho de nosso Senhor

1 Pedro 4:16 Se padece como cristäo, näo se envergonhe

C.Nós näo somos deste mundo, e ele nos odeia por causa disso:

Lucas 6:22 Homens... vos injuriarem e rejeitarem

Joäo 15:18,19 Mas como näo sois do mundo... o mundo vos odeia

1 Pedro 4:4 Acham estranho näo correrdes com eles no mesmo

desenfreamento de dissoluèäo, e blasfemam de vós

Copyright © 2005 pela Família Internacional