Direto ao Assunto, 12ª Parte—Outras Cartas: Favoritismo

March 7, 2005

Table of Contents

(CdM 3534, BN 1125)

FD/MM Agosto 2004

Uma Esposa

CdM 249:22-26

22. Favoritismo especial e parcialidade - é interesse egoísta de propriedade privada! Se ama os seus filhos de carne e sangue mais do que filhos de Deus da Família de Deus, entäo näo entendeu bem o que é a Família de Deus! Se é mais amável para com os seus próprios filhos de carne e sangue e lhes dá coisas que näo dá aos outros‚ ou cuida que tenham mais conforto do que as outras crianèas, entäo está sendo parcial, egoísta e privado! Com o seu egoísmo e falta de espírito de sacrifício está atacando a base em si da Família de Deus, e esse tipo de egoísmo destruirá e minará a uniäo da Família como um todo.

23. Ou seja, parcialidade em relaèäo à sua própria mulher, marido ou filhos ataca a própria base da vida comunal - contra a uniäo e a supremacia da Família de Deus e a sua unicidade e totalidade! O que está fazendo quando faz isso é reduzir gradualmente e cortar pequenas lascas e pedacinhos da Família para os separar em espírito e, por vezes, até, na realidade, do resto da Família, simplesmente porque säo "seus"!

25. Está realmente certo de que as outras crianèas no berèário têm precisamente uma cama täo confortável, e comida täo boa e täo bom treino quanto as suas? Eu näo gosto desta expressäo! Todos säo "nossos" filhos! Ora, naturalmente, você sente um pouco mais de afeto pessoal pelas crianèas a quem gerou, e é inevitável que haja uma relaèäo peculiar de interesse pessoal especial. Mas se você fosse perfeito em espírito perante Deus näo haveria diferenèa! Se o seu espírito fosse perfeito perante Deus, todo mundo na Revoluèäo seria seu irmäo e irmä, precisamente tanto quanto os da sua carne e sangue, e sentir-se-ia absolutamente täo responsável por cada crianèa e as amaria tanto quanto Deus as ama!

26. Ora, se há qualquer razäo pela qual Deus possa permitir-lhe dar aos seus filhos naturais um pouco mais de atenèäo pessoal é porque Deus sabe que todas as crianèas necessitam atenèäo individual e de ser tratadas com carinho e amor. Mas qualquer pessoa pode lhes dar isso. Qualquer pessoa pode ser uma mäe ou um pai para elas! Quanto a Ele e à Sua Família näo existe diferenèa! - Deus e a Sua Família vêm primeiro. Näo há lugar para quaisquer relaèöes privadas se, de algum modo, estorvam ou interferem com Deus e a Sua Família.

O Amor é a Resposta!

CdM 1396: 12-19

12. (Mamäe:) É difícil dar tanta atenèäo e mostrar tanto interesse por outras crianèas como pelas suas próprias, porque näo é natural! Eu acho que isso explica o que acontece aqui, é uma coisa sobrenatural! O Senhor dá a você um amor natural pelas suas crianèas, e a menos que você goste muito de crianèas, tem que ser uma coisa quase sobrenatural você amar outras crianèas! Mas muitas pessoas näo têm esse grande desejo de estar com crianèas e amá-las assim tanto. Deus fez as pessoas de jeitos diferentes. Se todos nós adorássemos trabalhar com crianèas, näo faríamos mais nada! Mas mesmo que você näo ame outras crianèas naturalmente, tanto quanto as suas, ainda precisa fazer um esforèo consciente para pelo menos näo excluí–las inteiramente. Precisa tentar fazer com que se sintam bem e se esforèar para näo mostrar demasiado favoritismo.

13. É claro que as vezes espera-se que você mostre um pouco de favoritismo e uma coisa que fazemos para ajudar Techi e David a saberem que säo especiais para nós, é deixar que eles venham todas as noites no nosso quarto para um tempo especial de convívio juntos. Mas vocês também vêem que na mesa Papai é muito bom com a Davida, muito meigo, e tenta conversar com ela, orar e segurar a mäo dela. Mas nós näo temos que tratar todas as crianèas exatamente do mesmo jeito, assim como o Senhor também näo trata todos nós do mesmo jeito! Se você comeèar a tratar todas as outras crianèas do mesmo jeito que trata as suas, entäo suas crianèas näo väo ter essa sensaèäo especial de que säo importantes para você, e que têm um lugar especial em sua vida, e elas precisam sentir isso!

14. Todo mundo precisa sentir que é especial para alguém, certo? É por isso que existem maridos e esposas‚ você precisa sentir-se especial para alguém! Se você simplesmente trata todo mundo do mesmo jeito, em certo sentido vai perder aquele sentimento pessoal de que pertence. Mesmo que você tenha oito filhos‚ ainda trata cada um deles um pouco diferente. Pode dar algo especial a cada um, quer seja atenèäo especial ou uma coisinha especial que seja importante para eles. Ou pelo menos deveria tentar, para näo pensarem que säo só mais uma crianèa. De algum modo, elas precisam sentir que säo especiais para você. A tentaèäo é querer dar algo para o David sempre que dou algo para a Techi! Temos essa tendência porque achamos que o outro vai ficar magoado. Mas näo se pode exagerar, e achar que só porque David precisa de um sapato novo, também temos que dar algo para a Techi. Eventualmente eles têm que aprender que nos guiamos pelas necessidades, e näo podemos dar exatamente a mesma coisa a todo mundo.

15. É difícil as crianèas entenderem que você näo pode dar-lhes toda a sua atenèäo. E se näo pode, você tem que ter o cuidado de dar atenèäo especial a cada uma delas no seu momento especial. Quando säo pequenas, as crianèas näo têm muita noèäo do tempo. Se você dá algo para uma, e para a outra diz "Na próxima vez é você que vai ganhar", essa "próxima vez" está muito distante e vaga; entäo, na maior parte das vezes, se der algo para uma, você deve tentar dar alguma coisinha especial para a outra, nem que seja só uma lembrancinha. É muito difícil para crianèas pequenas entenderem que você as ama do mesmo modo, se näo lhes dá algo ao mesmo tempo.

16. Por outro lado‚ existem ocasiöes quando você tem que mostrar–lhes que säo especiais, que cada uma é especial, e näo tratar todos os seus filhos exatamente do mesmo modo o tempo todo. Elas têm que saber que säo especiais do seu jeitinho, exatamente como às vezes elas têm que sentir que você näo ama os filhos dos outros tanto como eles, porque as pessoas precisam disso! Todos precisamos sentir que somos especiais para alguém‚ e você näo pode sempre tratar todos do mesmo jeito.

17. É por isso que todas as crianèas precisam passar pelo menos parte do tempo com seus pais. No seu Lar elas precisam ter um elo e relacionamento especiais com os pais, näo ser só um grande kibutz ou comunidade onde só têm seus professores. Isso tem suas vantagens, mas eu näo acho cada crianèa possa ter esse sentimento pessoal de ser especial ou necessária se só passar tempo com os professores.

18. Tem que haver momentos especiais em que lhes dispensam atenèäo‚ ou lhes däo algo ou seja o que for, e é claro que elas têm necessidades diferentes. Se uma precisa de algo e a outra näo, bem você tem que ensinar: "Quando o seu vestido ficar velho, você também vai ganhar um vestido novo!" Quando levamos David para comer fora, ele sempre toma iniciativa de guardar algo para levar para as meninas: um palito de dentes colorido, um guardanapo bonito ou algumas frutas secos, etc. Ele sempre teve muita consideraèäo principalmente com a Davida, e agora é assim com as duas. Ele sempre queria trazer algo para a Davida, e do mesmo jeito se você levar uma lembrancinha ou fizer algo pelas outras crianèas que näo ganharam a atenèäo principal, presente, ou seja o que for‚ isso é bom, porque mostra que você também pensou nelas! É simplesmente consideraèäo e amor‚ exatamente como David sempre dizia: "Ah, eu quero levar isto para Davida! Quero guardar um dos meus päezinhos para a Davida!" Entäo, tal como ele tinha muita consideraèäo, os pais também deveriam ter uma consideraèäo assim e perceber que as outras crianèas podem sentir-se deixadas de lado.

19. As crianèas apreciam muito até as coisas mais insignificantes! Você näo tem que dar-lhes nada caro! Elas näo sabem o valor, as crianèas pequenas claro. Quando ficam maiores talvez saibam, mas se näo forem ensinadas a reparar nisso näo väo se importar. Elas na realidade näo comparam muito o valor das coisas. Entäo se você sai com uma e lhe dá um par de sapatos e para a outra traz um brinquedinho ou algo assim que talvez tenha usado 10 centavos, para elas tem o mesmo valor, entende? Para elas tem o mesmo valor, e você nem sempre tem que gastar quantias exorbitantes de dinheiro que nem tem, para comprar e fazer tudo igual para as crianèas. É suficiente dar-lhes uma lembrancinha para mostrar que também as ama e se lembra delas.

Precisamos Ser Mais Carinhosos Nos Nossos Lares!

CdM 2857

1. (Mamäe:) Um dos nossos líderes mencionou numa de suas cartas para nós, que está preocupado - e nós também estamos - com o que se tornou uma situaèäo bem grave em muitos de nossos Lares: pouquíssimo calor humano e demonstraèäo espontãnea de afeto entre os Membros da Família, sem ter absolutamente nada relacionado com sexo. Ele disse que vem de uma família grande e, até quando vivia no Sistema, as pessoas na sua família eram mais carinhosas entre si do que muitos Membros da Família em nossos Lares hoje em dia. O carinho era caloroso e espontãneo, eles se abraèavam muito, beijavam-se e faziam carinho para demonstrar que se preocupavam uns com os outros.

2. Em muitas culturas, as pessoas crescem sendo carinhosas por natureza, faz parte de seu cotidiano, é algo sem nenhuma relaèäo com sexo, sem fobias quanto aos seus corpos ou o corpo dos outros, sem terem medo de contato físico. Na verdade, esse contato é um aspecto muito importante da sua interaèäo com os outros. Abraèar, fazer carinho‚ um afago, dar um tapinha, apertar, acarinhar, dar as mäos, colocar o braèo ao redor da pessoa, ficar nu na frente dos outros, todas essas coisas säo muito normais‚ e se näo fazemos isso, ficamos com a impressäo de que é anormal e de que está faltando algo. Como alguns estudos científicos já provaram, os países em cuja cultura existe uma ausência de carinho, produzem muito mais pessoas com problemas de neurose, comportamento sexual anormal e violentas. (Veja "Christian Digest" Nº10, "Afeièäo"‚ pág.5.)

O Carinho Devia Prevalecer nos Nossos Lares

3. No que diz respeito a demonstrar carinho‚ como em tudo o mais, Papai sempre nos deu um bom exemplo de alguém que é terno, amoroso e que demonstra abertamente, através de muito carinho e ternura, o amor que tem por nós. Ficamos tristes com a falta de carinho que existe em nossos Lares, e sabemos que cada um de vocês vai querer fazer tudo o que pode para remediar a situaèäo. Nos nossos Lares, ser carinhoso deveria ser täo comum como dizer "Te amo" ou "Glória ao Senhor" ou "Obrigado Jesus" ou "Vamos orar".

4. É claro que percebemos que temos grandes obstáculos a superar, e um dos maiores é o ciúme. Acho que uma coisa que vai ajudar a superar isso até um certo ponto vai ser estabelecer limites e um certo padräo para as nossas demonstraèöes de carinho‚ e interpretar o que esse carinho quer dizer e o que näo quer dizer.

5. Por exemplo, ouvir o seu cõnjuge dizer "Eu te amo" para todos nos Lares da Família, normalmente näo incomoda muito as pessoas ciumentas. Isso porque, ao contrário da maneira como essa frase é usada no Sistema - principalmente de uma só maneira, no sentido romãntico - na nossa Família ela é usada num sentido muito mais amplo. Refere-se ao doce amor divino que todos temos uns pelos outros. Na Família, usamos essa frase nesse sentido a maior parte do tempo. Entäo, o fato de dizermos isso freqüentemente para todos os nossos irmäos e irmäs‚ näo importa quem seja, normalmente näo desperta sentimentos fortes de ciúmes, nem mesmo nas pessoas com tendência a serem mais ciumentas‚ já que elas entendem em que sentido usamos a frase "Eu te amo". Sabem que é algo que dizemos para todos‚ que é generalizado, e näo interpretam isso com uma conotaèäo sexual. Sabem que o fato de seu esposo(a) dizer "Te amo" näo significa que irá automaticamente para a cama com a pessoa para quem disse isso.

6. Eu acho que na Família deveríamos ser carinhosos e ternos com a mesma naturalidade com que dizemos "Eu te amo". Deveria ser algo normal, natural e generalizado‚ se for assim, näo vai ter outro sentido nem ser interpretado como mais do que realmente é. Vamos fazer as coisas de maneira que decididamente näo tenha outro sentido. Mesmo que alguém queira que tenha, vamos dizer: "Escute aqui, ninguém deve achar que este tipo de carinho significa mais do que isto: simples ternura e carinho‚ amor uns pelos outros como membros da mesma Família que somos, esse é o comportamento natural entre pessoas que se amam. Por isso näo interprete como nada além disso!"

7. Carinho entre os Membros da nossa Família deveria ser täo natural como cumprimentar ou se despedir de alguém. E se você vai dar um abraèo em alguém, näo deveria ser um abraèo com as duas pessoas a um metro de distãncia! (Fam: O abraèo estilo letra "A"!) Deveria ser um bom abraèo dado com naturalidade, com amor genuíno, näo tendo o ato sexual como sua maior motivaèäo.

8. Acredito que a maioria da Família tem condièöes de lidar com carinho da maneira adequada e demonstrar carinho num espírito puro e amoroso, näo carnal. Como diz na Palavra, väo ter que "manter seus corpos subjugados".

9. Algumas mulheres säo exigentes demais, e alguns homens säo lascivos e sensuais demais num espírito carnal, de modo que todos väo ter que trabalhar nos seus pontos fracos. E todos väo ter que trabalhar para superar o ciúme‚ e simplesmente väo ter que comeèar a ser carinhosos e amorosos de maneira natural como Deus quer que sejam! Tenho receio que em muitos de nossos Lares, praticamente a nível mundial agora‚ permitimos que as pessoas que têm batalhas com ciúmes nos impedissem de ser a Família abertamente amorosa e carinhosa que deveríamos ser, e isso é lamentável.

Näo Deveríamos ser Carinhosos só na Cama!

10. Näo só precisamos de muito mais carinho em público entre os membros do nosso Lar durante o dia, durante suas atividades diárias mas, pelo que ouvi, muitos de nossos homens também precisam ser mais carinhosos com nossas mulheres quando estäo a sós. Näo me refiro apenas ao carinho que deveria ser parte do ato sexual, de fazer amor, mas também do carinho amoroso que se deveria manifestar antes e depois, que é o que demonstra um amor altruísta e interesse sincero pela pessoa com quem estäo.

11. Pelo jeito, um problema que muitos homens têm é que näo querem ter um encontro nem estar com uma mulher a menos que possam foder. Mas quando um homem tem essa atitude ou transmite isso a uma mulher, o que ela vai deduzir? É bem óbvio que ele está dizendo: "Só estou com você por causa do que eu vou ganhar com isso." Se essa é a sua atitude, entäo é bem óbvio para a mulher que ele só quer estar com ela para fazer sexo e para seu próprio prazer egoísta.

12. Algumas pessoas só säo carinhosas, amorosas, só beijam, se abraèam e colocam os braèos em volta de alguém quando estäo na cama fazendo amor. "Meus irmäos, näo convém que isso se faèa assim!" - Tiago 3:10. Nós deveríamos ser carinhosos em tempo e fora de tempo!

13. O carinho que você demonstra pelo seu cõnjuge quando näo está na cama também é importante. Esse tipo de carinho tem menos conotaèäo sexual, mas tem muito valor, principalmente para uma mulher. Esse tipo de carinho sem conotaèäo sexual é um sinal que mostra ao companheiro(a) que você realmente o(a) ama e se preocupa com ele(a). Entäo, é importante ser carinhoso quando isso näo está relacionado com o ato sexual, quando demonstramos que notamos a presenèa da pessoa e que ela é importante para nós. E é isso o que queremos promover na Família inteira, independentemente do fato das pessoas se amarem de maneira romãntica ou näo.

14. Por isso, acho que precisamos ensinar a todo o nosso pessoal que precisam estar juntos num espírito sacrificado, pelo que podem dar uns aos outros, muito mais do que pelo que väo ganhar. Isso é algo super básico! É como dar aula para maternal ou primeira série! Nós precisamos ensinar o nosso pessoal que uma das razöes por que o Senhor permite que tenham esses relacionamentos é para aprenderem algo sobre amor verdadeiro e sacrificado, e que o Senhor näo aprova que as pessoas se envolvam em relacionamentos por motivos puramente egoístas. O que quer que faèamos, deveríamos fazer tudo por amor a Deus e aos outros, e amor é a coisa mais importante.

15. Se tivermos amor verdadeiro, vamos amar a pessoa pelo que ela é, näo só pelo que ela pode nos dar em termos de sexo. Afinal de contas, você pode sempre se virar sozinho, näo é que só pode se satisfazer sexualmente fodendo alguém. Amor verdadeiro é muito mais profundo do que simples sexo. Sexo e relaèöes sexuais podem ser e deveriam ser, se possível, uma parte maravilhosa e importante do amor verdadeiro, mas o amor verdadeiro é muito, muito mais do que sexo. algumas pessoas às vezes se amam tanto que podem passar sem relaèöes sexuais para o resto de suas vidas se for preciso. Algumas pessoas até já se casaram sabendo que näo poderiam fazer sexo‚ como por exemplo casando–se com alguém que é aleijado ou paralítico. Mesmo que näo possam foder, isso näo as impede de amar a pessoa e querer viver com ela. Isso é amor verdadeiro. Você näo fica pensando se a pessoa vai satisfazer as suas necessidades sexuais ou näo. O amor verdadeiro vai muito além disso.

16. É claro que quando existe amor verdadeiro entre um homem e uma mulher, normalmente isso também resulta em sexo. Graèas a Deus por esse "bõnus". Com certeza faz tudo mais agradável e você se sente mais realizado, mas a relaèäo sexual näo é algo inato do amor verdadeiro. É algo a mais, um complemento, um "bõnus" que normalmente acompanha o amor, é ótimo e pode ser uma maneira importante de se comunicar e ficar unido. Mas näo é uma parte absolutamente necessária do amor verdadeiro.

O Carinho faz Maravilhas!

25. Depois da Reuniäo de Cúpula 93, alguns dos nossos líderes visitaram alguns Lares e sugeriram que as pessoas comeèassem a ser mais carinhosas. Depois dessa sugestäo, houve uma mudanèa total no espírito do Lar. Os membros sentiram-se mais liberados, mais felizes‚ se comunicavam melhor, eram mais tolerantes com os erros e peculiaridades uns dos outros, ficaram mais felizes fazendo o seu trabalho e houve um monte de outras vantagens como conseqüência dos membros do Lar serem mais carinhosos entre si.

26. Isso näo é de se estranhar, já que carinho é um sinal de amor, é uma manifestaèäo física de amor que outros vêm e sentem. Isso ajuda as pessoas a saber que você se preocupa com elas, que elas säo importantes para você. Mostra que você nota a sua presenèa e que elas têm valor. O carinho já provou ajudar incrivelmente a superar mágoas e sérias dificuldades emocionais e até físicas. A Ciência já demonstrou que um toque carinhoso faz o cérebro produzir e emanar certas substãncias que podem afastar o "mau humor" e fazer a pessoa que recebeu o carinho se sentir muito melhor. Para saber mais sobre esses poderes e qualidades impressionantes que um toque de carinho tem, veja o Christian Digest Nº10, "Afeièäo".

27. Que Deus abenèoe e ajude-nos a sermos mais carinhosos! "Amor nunca falha! - Entäo você näo pode estar errado se for mais amoroso‚ amém? DAV! AV! Carinhosamente, Mamäe.

(Fantástico! Concordo plenamente! - P.)

Diretrizes Para A Disciplina Na Família

CdM 2919: 101–104

Disciplina sem favoritismo

101. Quando disciplinamos precisamos pensar nas necessidades da crianèa e näo permitir que personalidade, preconceitos, impressöes ou opiniöes pessoais sejam a causa de favoritismos ou impeèam que sejamos justos e imparciais com as crianèas sob os nossos cuidados.

102. "Todos nós precisamos pedir ao Senhor para nos dar amor imparcial pelas nossas crianèas. - Esse amor sobrenatural que só o Espírito de Deus pode dar! Mas é possível‚ e alguns membros da nossa Família manifestam esse amor imparcial pelas crianèas da Família e amam crianèas de outros membros da Família como se fossem seus próprios filhos. Isso é um amor sobrenatural‚ e tem que ser dado por Deus. Muitas vezes näo é fácil ter esse amor, entäo deveríamos pedir a Deus.

103. "Muitos pais até têm dificuldade em amar os próprios filhos com imparcialidade, e infelizmente demonstram mais predileèäo por uns filhos do que por outros. Isso para mim é uma das coisas mais tristes que existe, porque deve magoar profundamente as crianèas que näo säo täo favorecidas. E a outra coisa mais triste é os membros da nossa Família darem preferência aos seus filhos na frente de outras crianèas da Família.

104. "Sempre que eu vi Papai com os meus dois filhos de sangue junto com filhos de outros membros da Família, nunca o vi ser parcial com David e Techi nem favorecê_los mais do que Davida ou outros. É claro que se você estiver sozinho com os seus próprios filhos é diferente, näo vai magoar as outras crianèas. Ou se você der atenèäo especial aos seus filhos num dia em família ou no tempo em família enquanto outros pais estäo dando atenèäo especial aos filhos deles, está perfeitamente bem e näo é ter parcialidade nem favoritismo. Mas quando você está com qualquer outra crianèa da Família, deveria tratá_la de maneira que näo a faèa sentir injustamente isolada, menosprezada, negligenciada ou menos amada do que as outras." (Maria, CdM Nº2670:42_44, BN 460.)

Libby Vai Para O Céu!

CdM 2936

1. (Mamäe:) Quando recebi a notícia de que Libby foi para o Céu, näo chorei; fiquei muito feliz em saber que ela ficou livre da dor e dos pesos deste mundo e que agora está täo feliz no seu maravilhoso Lar Celestial. Mas sabem quando foi que eu chorei? Quando ouvi dizer que ela tinha morrido sozinha, desamparada e sofrendo, sentindo-se incompreendida e que tinham feito mau juízo dela. Fiquei muito triste quando ouvi dizer que os nossos irmäos, por mais bem intencionados que fossem, näo tiveram compaixäo dela quando ela estava doente, mas que minimizaram o que ela estava passando e num certo sentido a repreenderam por ser täo fraca, e foram muito autojustos com ela. E depois ela morreu.

2. Acho que é uma lièäo que essas pessoas nunca väo esquecer. Disseram que foram influenciados pelo diagnóstico do médico, que tinha a atitude de que ela näo tinha nenhum problema grave e que ela simplesmente deveria sair da cama, comeèar a trabalhar e näo fazer uma tempestade num copo d`água. No relatório que recebemos da Família local sobre a morte de Libby eles disseram: "Foi o médico que deu um diagnóstico errado e que foi implacável ao avaliar o seu estado de espírito, achando que a doenèa dela era imaginária. Ele disse para ela voltar para casa e ir trabalhar".

3. Sabe, eu prefiro ser leniente demais com as pessoas e até deixá–las escapar impunes com certas coisas do que ser dura demais, muito criticadora e autojusta demais, e talvez até acusá-las falsamente e dificultar ainda mais os momentos difíceis pelos quais já estäo passando, com as minhas críticas e as minhas acusaèöes de que näo estäo ajudando, ou que näo estäo trabalhando duro, ou que näo estäo lutando como deveriam.

4. A mensagem sobre Libby diz: "Acho que todos nós cometemos um engano por causa do diagnóstico do médico de que era apenas uma `enxaqueca normal' e que se ela lutasse um pouco ia passar". Será que as pessoas que pensaram isso já tiveram alguma vez uma "enxaqueca normal", quanto mais uma anormal?

5. Quero lhes dizer uma coisa meus queridos irmäos, quando alguém diz que está doente ou comeèa a agir como se estivesse, é bom levarmos a sério. Se depois virem que a pessoa näo estava doente e que só estava usando isso como desculpa para escapar de uma situaèäo, o problema é dela e o Senhor vai ensinar-lhe lièöes da maneira amorosa que Ele achar melhor. Mas pelo menos vocês teräo demonstrado amor, consideraèäo e compaixäo pela pessoa, mesmo que ela näo mereèa. Näo é isso que Deus faz conosco todos os dias? Ele demonstra continuamente a cada um de nós - Seus filhos que freqüentemente nos desencaminhamos – misericórdia e um amor que näo merecemos. Se cada vez que tentássemos fugir das "regras" ou evitar fazer a Sua Vontade Ele acabasse conosco‚ nos desse uma surra e uma grande bronca pelos nossos fracassos, näo teríamos agüentado. Se Deus aplicasse toda a lei quando a infringimos, näo estaríamos aqui hoje.

6. Vocês näo acreditam no que a Palavra de Deus diz? Que o Amor é a coisa mais importante? Se aprendemos a orar, se aprendemos a testemunhar, se aprendemos a organizar um Lar‚ mas näo tivermos aprendido a amar, é uma vergonha e um opróbrio para nós!

7. Näo se preocupem mais com Libby! Agora ela está numa situaèäo maravilhosa! Glória ao Senhor! O Senhor a levou rapidamente, e a dor excruciante que sentia já passou, e a sua "leve e momentãnea aflièäo" foi esquecida e apagada pela experiência mais linda que se pode imaginar‚ e ela herdou "um peso eterno de glória mui excelente". - 2Cor.4:17. E a dor igualmente grande de se sentir incompreendida e que os membros da sua Família estavam fazendo mau juízo dela - pessoas que deviam ter chorado com ela, dormido com ela, acordado com ela, e ajudado-a a levar seus fardos com compreensäo e compaixäo – também já desapareceu e tudo foi perdoado e esquecido na alegria que ela sente por estar com Jesus no Seu Lar celestial. Ela näo quer que seus entes queridos se sintam mal‚ mas espera que através da sua experiência possamos poupar outros de sofrerem críticas injustas, incompreensäo e de serem mal interpretados.

8. Näo acho que aqueles que sabiam da situaèäo de Libby nos seus últimos dias precisam desta repreensäo, acho que eles aprenderam a sua lièäo. E Jesus - e Libby – os perdoaram.

9. Mas e você? Quantas vezes você, com uma atitude crítica e autojusta aponta o dedo para condenar alguém sem conhecer todos os fatos, ou sem parar para "se colocar no lugar da pessoa", ou "se colocar na pele dela"? E se você soubesse que amanhä seria o último dia na Terra para uma certa pessoa e que ela partiria desta vida ainda ouvindo as suas duras censuras? Você faria o máximo possível por ser bom para ela, näo faria? Ou se soubesse que amanhä seria o último dia dela na Família e que essa pessoa partiria com o seu comportamento desamoroso gravado vividamente em seus pensamentos? Você näo permitiria que isso acontecesse, permitiria? Em ambos os casos, a sua atitude desamorosa doeria igualmente; só que em um dos casos os efeitos durariam apenas um tempinho até o Senhor limpar todas as lágrimas, ao passo que no outro caso os efeitos permaneceriam para assombrar a pessoa, a lembranèa de como seus entes queridos a desampararam quando ela mais precisava do seu apoio. Só Deus sabe até que ponto você é culpado e quanto as suas atitudes desamorosas contribuíram para a pessoa deixar de servir o Senhor.

10. Esta lièäo näo é para nenhum dos nossos irmäos que teve a atitude errada com Libby. Eles näo precisam disto. Tenho certeza que aprenderam a lièäo, foram perdoados, e por amor a eles gostaria de näo ter que falar no assunto. Eu me sinto muito mal por ter que entristecê-los ainda mais por mencionar esta situaèäo para todos. Amo estas queridas pessoas e näo gostaria de magoá-las de jeito nenhum.

11. Entretanto, para poder ensinar ao resto de vocês uma lièäo, e talvez evitar que tenham que aprendê-la pela amarga experiência, estamos permitindo que aprendam com as tristes experiências destas pessoas. Por isso, "jogar pedras" é a última coisa que deveriam fazer, e näo deveriam nem pensar em criticar e condenar. Pelo contrário, deveriam agradecer a estas pessoas por aprenderem esta lièäo para que vocês possam aprendê-la também. E deveriam orar por qualquer pessoa que fez mau juízo de Libby - para que fique livre da dor e da condenaèäo, e para que deste quebrantamento e das cinzas do fracasso nasèam lindos lírios, e para que seja fortalecida para servir em amor e em novidade de vida.

12. Orem também por vocês, que freqüentemente têm sido täo culpados como eles, só que sem ver täo claramente o fruto da sua atitude. Chorem pela sua falta de amor freqüentemente demonstrada por críticas, impaciência, condenaèäo‚ frieza, incompreensäo ou egoísmo. Orem para que Deus nos perdoe e cure a nossa terra! E para que Libby näo tenha morrido em väo. E para que estes irmäos preciosos näo sofram em väo por este exemplo público.

13. E para näo serem autojustos e criticarem estes irmäos pelo que fizeram, pensando "como é que eles foram fazer isso?", pense nas vezes em que você foi tudo menos amoroso! Pense nas vezes em que você foi duro com as pessoas, fez mau juízo delas, as criticou, lhes deu uma bronca e as deixou banhadas em lágrimas. Você teria agido diferente se soubesse que näo estariam ali no dia seguinte? E aqueles por quem você näo demonstrou interesse nenhum, aqueles que você näo compreendeu, aqueles que morreram no dia seguinte? - Aqueles que perderam a esperanèa, perderam a , e que saíram do nosso grupo porque acharam que já näo havia mais Amor.

14. Você vai se comprometer neste momento a fazer um esforèo sincero e de todo coraèäo para amar os outros como Jesus amou você, amá-los porque "o amor de Cristo o constrange"? (2Cor.5:14) Vai comprometer-se a deixar Jesus brilhar através de você para mostrar a cada membro da sua Família a compaixäo, o interesse e a compreensäo que Ele tem e que eles necessitam täo desesperadamente para o grande trabalho que precisam fazer?

15. Você vai pedir cada dia: "Jesus, por favor me ajude a ter Amor hoje por aqueles com quem trabalho, por aqueles que ensino, por aqueles com quem falo. Mesmo que eu näo realize mais nada hoje, me ajude a demonstrar amor por cada pessoa que encontro - um abraèo e carinho para os que precisam de afeto; compaixäo por aqueles que precisam saber que eu compreendo; paciência com aqueles que estäo confusos e duvidando; sabedoria com os que precisam abrir o coraèäo mas näo sabem como; tolerãncia pelos que parecem näo estar se esforèando o suficiente; orar pelos que estäo sobrecarregados; ter interesse amoroso e compreensäo pelos que estäo doentes; ajudar os que estäo tendo dificuldades com alguma tarefa".

16. E mais uma coisa, se você näo entende qual é o problema de uma pessoa e se sente tentado a criticar ou a julgá-la com dureza por seus problemas físicos‚ emocionais ou espirituais - ou seja qual for o problema que tenha – näo se apóie no seu próprio entendimento. Vocês, jovens, conversem e orem com seus Pastores sobre o assunto. Vocês, Pastores, busquem ao Senhor sobre o assunto. Todos vocês, por favor procurem ver as coisas sob o ponto de vista misericordioso do Senhor e ver o problema como Ele o vê. Vocês têm um Deus grandioso que ama e Se importa e tem o maior prazer em responder às suas perguntas. Peèam-Lhe para lhes mostrar qual é o verdadeiro problema e a soluèäo, e Ele mostrará!

17. Uma vez recebi um relatório sobre alguém que estava gravemente doente. Eu disse à pessoa que escreveu o relatório: "Näo espere até ela morrer, peèa agora ao Senhor para falar especificamente sobre ela. Para quê tomar conhecimento da situaèäo depois que é um fato consumado? Vamos lhe dar as `flores' agora enquanto está viva. Dê-lhe as instruèöes de Deus agora enquanto ela pode fazer algo a respeito da situaèäo. Dê-lhe o consolo e encorajamento do Senhor que podem ser o toque divino que vai curá-la". E eles perguntaram! E o Senhor lhes mostrou muita coisa! E uma das coisas mais importantes que Ele disse foi para amarem. Para amarem aquele membro mais fraco, para cuidarem dela, para passarem tempo com ela e a ajudarem. "Agora permanece a fé‚ esperanèa e o amor‚ estes três. Mas o maior deles é o Amor". – 1Cor.13:13.

18. Se querem saber o que Papai e eu mais desejamos para cada um de vocês, é que todos tenham ardente amor uns para com os outros, para que se amem uns aos outros como Jesus os amou. Nisto todos conheceräo que säo Seus discípulos, se tiverem amor uns pelos outros - näo amor só por uma hora nem só por um dia‚ mas constante. - Amor que nunca pára, amor que nunca desampara, amor que persiste. Amor que ajuda os outros, que fica firme, que vê além. Amor que suporta‚ que agüenta, que cura. Amor infindável, que näo tem limites.

19. Você vai se comprometer hoje a orar cada dia para que Jesus o encha com o Seu Amor para poder derramar o Seu bálsamo sanador sobre todos os que encontra e tratar os outros como gostaria que eles o tratassem? E pedir para que, em vez de ser incompreensivo e autojusto‚ criticador, insensível, em vez de ter uma perspectiva egoísta, um espírito murmurador, uma atitude minimizadora e desrespeitosa, para que em vez de julgar as pessoas com severidade e formar uma opiniäo sem oraèäo, Ele o ajude a ver as coisas como Ele as vê, sentir como Ele sente - com amor‚ se importando com os outros, com compaixäo, compreensäo, com interesse sincero, se dando, sacrificando, tendo , e querendo ver os outros felizes.

20. Jesus disse: "Eu vim buscar e salvar o que se havia perdido... como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós". - Luc.19:10; Joäo 20:21.

21. A ovelhinha perdida, presa nos espinhos‚ pode ser qualquer um de seus irmäos ou irmäs, qualquer pessoa da sua Família que talvez esteja presa no desencorajamento, presa na confusäo, presa na condenaèäo, presa em dúvidas, presa no desalento, presa na dor.

22. Você näo vai obedecer à incumbência dada por Jesus para curar os enfermos‚ limpar os leprosos, ressuscitar os mortos e expulsar os demõnios? Curar os doentes em corpo e em espírito com palavras amorosas, expulsar os diabos da dúvida e da condenaèäo com um amor compreensivo, ressuscitar os mortos que perderam a esperanèa demonstrando fé e confianèa na pessoa. Limpar com o seu amor e aceitaèäo incondicionais os "leprosos" que se sentem imundos, indignos, doentes e näo reconhecidos? "De graèa recebestes, de graèa dai". - Mat.10:8.

23. Lembre-se do velho ditado‚ que ainda se aplica hoje em dia: "A caridade comeèa em casa".

24. Existe tanta gente aí mesmo no seu Lar que precisa neste momento do seu amor. Amanhä talvez seja tarde demais. Por favor näo os decepcione!

As Cartas Da Cúpula 96! - 1ª Parte

CdM 3063:86-92

Näo julguem pelas aparências! Vejam com os olhos do Senhor e com o Seu Amor!

86. (Mamäe:) Por favor certifiquem-se de que todos vocês, pastores, se lembram de que é muito mais fácil derramar em jovens que säo extrovertidos, que expressam mais o que pensam, que contribuem mais, que säo menos tímidos‚ que o procuram para conversar, etc. Mas näo se esqueèam que alguns dos tímidos, ou menos extrovertidos, säo os jovens que talvez mais precisam de vocês. Precisam que vocês mergulhem nessas águas profundas e, com sabedoria e compreensäo, os ajudem a se expressar.

87. Aqueles com personalidades mais expansivas podem parecer muito ansiosos e felizes para acumular muitos conhecimentos e dicas sobre a lideranèa, etc. Mas se parecer que alguns, exteriormente, näo estäo aprendendo tanto, talvez seja só porque säo tímidos, se sentem inferiores e um pouquinho sem jeito e intimidados pelos outros jovens mais expansivos. Mas pode ser que alguns desses acabem por ser pastores ainda melhores - mais compreensivos, mais sábios‚ mais amorosos, mais estáveis, mais perseverantes. Talvez continuem muito depois dos outros terem desistido. Bem‚ espero que ninguém do nosso pessoal aí desista assim, mas nunca se sabe. Talvez näo possamos usá-los todos como pastores, mas temos que derramar neles como se pudéssemos. Temos que ter a fé que o Senhor vai usá-los.

88. Mas por favor ajude os CROs a entenderem que por mais difícil que pareèa, eles têm que se esforèar para ver cada um desses jovens com os olhos do Senhor, com o amor do Senhor e procurar näo ser parciais só porque é mais fácil gostar mais de umas pessoas do que de outras. Para isso, você tem que orar muito pelo amor e compreensäo do Senhor. É muito importante que os que säo líderes no Senhor näo deixem os seus sentimentos naturais se interporem e impedirem de demonstrarem o amor do Senhor a todos com equidade. É claro, que você entende que quando digo com equidade, näo se pode dedicar a cada pessoa a mesma quantidade de tempo e a mesma atenèäo, etc. Mas näo tenho que pregar um sermäo sobre isso porque você entende o que quero dizer.

89. Este é um princípio importante que vocês também precisam transmitir aos jovens de alguma forma: a importãncia de ser imparcial com os nossos irmäos e näo ser culpado de favorecer mais a uns dos que outros só porque gostam mais deles ou porque eles fazem mais por vocês, etc. Favoritismo pelas razöes erradas tem sido um problema muito sério, por isso imagino que alguns dos exemplos que os jovens viram disso näo foram muito bons.

90. Este é um ponto importante para líderes que viajam e vêem muitas pessoas. Amy mencionou que quando estavam visitando os Lares na Rússia, os nossos rapazes tinham a tendência de se concentrarem em certas garotas que gostavam e que ela teve que conversar com eles várias vezes sobre isso. Às vezes näo eram só garotas de quem gostavam, mas também pessoas com quem se sentiam mais à vontade, de quem tendiam a se aproximar mais e com quem passavam mais tempo. Entäo isto também pode ser um problema. Pessoas com quem é mais fácil falar, que parecem gostar da nossa companhia, pessoas que parecem ter um vácuo maior, säo, claro, aquelas com quem vocês naturalmente väo querer passar mais tempo.

91. Näo devemos esquecer que às vezes, quando parece que as pessoas näo têm nenhum vácuo, é só porque näo sabem expressá-lo. Às vezes, mesmo quando näo têm um vácuo muito grande, sabemos que elas precisam e temos que derramar nelas mesmo assim, e às vezes säo as que mais precisam. Entäo os fatores säo muitos, mas o mais importante é orar desesperadamente para que o Senhor nos ajude a näo negligenciar as pessoas que talvez precisem mais do nosso amor, dos nossos cuidados e do nosso input, por preferimos aquelas em quem é mais divertido derramar e que nós consideramos mais potenciais.

92. Provavelmente podemos olhar para trás na nossa história e ver que muitos dos que nós achávamos que eram mais potenciais e que tinham mais talento para lideranèa já näo estäo mais conosco! Enquanto que alguns dos que nós achávamos que näo tinham muito potencial ficaram e têm se saído bem.

Viver A Lei De Amor Do Senhor! (5ª Parte)

CdM 3205:117-133 BN 808

O seu dever de viver a Lei de Amor em todas as suas atividades cotidianas

117. (Mamäe:) Um dever relacionado com o que acabamos de falar é o de viver de uma maneira amorosa‚ näo só em relaèäo ao sexo, mas também em todas as nossas atividades do dia-a-dia. Eu já tratei deste assunto bem detalhadamente nesta série, mas quero voltar a mencioná–lo porque é algo em que podemos melhorar muito. E é algo em que até vocês, adolescentes seniores, que preferem näo compartilhar sexualmente ainda, podem trabalhar. Vocês näo precisam fazer sexo para aprenderem sobre a Lei de Amor‚ pois podem se concentrar em põ-la em prática em muitos outros aspectos da sua vida além da cama!

118. Por exemplo, amar sem parcialidade näo deveria se limitar à atividade sexual, mas deveria incluir coisas como convidar os outros para participarem das suas atividades, tempo na Palavra ou em oraèäo, louvor, conversas, get-out, convívio informal, etc., principalmente se näo forem pessoas com quem normalmente fazem essas coisas. Ou seja, näo fiquem com favoritismos nem excluam as pessoas; em vez disso, incluam todos e os faèam sentir-se amados e cuidados.

119. O mesmo se aplica ao simples afeto: sejam igualmente afetuosos com todos no seu Lar, näo só com os seus amigos, pois quando deixam alguém de fora pode doer muito. Ser ignorado assim pode aumentar os complexos de inferioridade e batalhas de comparaèäo das pessoas, coisas que säo muito chatas, como a maioria de vocês sabe!

O seu dever de amar sem parcialidade

120. Como estamos falando de amar sem parcialidade, quero incluir um ponto muito importante, ponto esse que é o ãmago da Lei de Amor. É algo que já tratamos nesta série, por isso vou só mencionar brevemente. Um dos deveres da Lei de Amor é ajudar um irmäo ou uma irmä carente. Se tem necessidade sexual, a Lei de Amor nos compele a satisfazer essa necessidade‚ ainda que näo nos sintamos pessoalmente atraídos pela pessoa. Sei que às vezes isso pode ser difícil de se fazer, mas difícil ou näo faz parte da Lei de Amor.

121. Repetindo mais uma vez, se vamos receber os benefícios da Lei de Amor, como a liberdade de compartilhar sexualmente, precisamos estar dispostos a cumprir também com os deveres, e um desses deveres é dar ao irmäo ou irmä carente. Os nossos membros da Carta assumiram o compromisso de näo fazerem sexo com pessoas de fora‚ para proteger a Família. Isto significa que suas necessidades sexuais precisam ser satisfeitas por nós na Família; é a única opèäo que têm. Cuidar dos nossos irmäos sexualmente faz parte do nosso dever para com o Senhor e do servièo que lhes prestamos em amor. "Quando o fizestes a um destes Meus pequeninos irmäos, a Mim o fizestes" (Mat.25:40). Se este aspecto da Lei de Amor é difícil para vocês, sugiro que revisem a 2ª Parte desta série e peèam ao Senhor para ajudá-los a compreender a importãncia de dar amor aos seus irmäos imparcialmente.

122. Deixaria o Senhor triste se pusessem em prática a liberdade maravilhosa que Ele lhes dá compartilhando apenas com aqueles por quem se sentem atraídos, ou pior ainda, com aqueles de quem esperam receber algo em troca. No mundo, é comum as pessoas dispensarem favores sexuais para conseguirem os seus objetivos. Por exemplo, talvez alguém queira fazer amor com alguém perto do "topo" por uma questäo de prestígio, ou para tentar se aproveitar do seu poder e posièäo ou para que essa pessoa se sinta na obrigaèäo de lhe dar um tratamento especial. Espero que nenhum de vocês seja culpado de um comportamento assim. Essas säo as razöes erradas! Mas, se virem que estäo mais "disponíveis" para pessoas com posièäo ou autoridade do que para os que näo as têm, talvez queiram examinar o seu coraèäo. O homem olha para a aparência. Mas näo esqueèam que Jesus disse: "O que fizerem a um destes Meus pequeninos irmäos, fizeram a Mim."

123. (Uma observaèäo para vocês, adolescentes seniores: o que estou dizendo aqui sobre dar amor e sexo aos seus irmäos carentes disso é algo que têm que põr em perspectiva de acordo com as decisöes que tomaram pessoalmente quanto a acharem se estäo prontos ou näo para fazer sexo. Eu expliquei na 4ª parte desta série que vocês, adolescentes seniores, decidem pessoalmente quando väo comeèar a compartilhar sexualmente, e que ninguém deveria pressioná-los nem fazê-los sentirem-se na obrigaèäo de fazer sexo se näo sentirem-se prontos para isso nem à vontade com isso. Entäo, väo ter que lembrar-se disto ao lerem esta seèäo desta Carta.

124. Eu näo quero que sintam que näo só têm que comeèar a fazer sexo‚ mas ainda por cima a fazer sexo sacrificado. Vocês têm que agir de acordo com a sua fé. Mas, embora isto deixe vocês que näo estäo fazendo sexo um pouco sem jeito, preciso incluir nesta Carta este ponto muito importante, porque é algo que aqueles que estäo fazendo sexo precisam aprender! Bom, voltemos ao ponto sobre amar sem parcialidade.)

125. Tenho um pequeno conselho de Papai que acho que talvez os ajude a ter mais fé para compartilharem sexualmente com outros, ainda que näo sintam uma grande atraèäo sexual por eles. Em profecia, Papai deu um pequeno testemunho sobre as vezes em que compartilhou com mulheres por quem näo se sentia muito atraído. Ele disse:

126. (Papai fala:) É claro que vai haver vezes em que é um sacrifício um pouco maior do que em outras. Eu lhes contei que houve algumas das nossas garotas com quem compartilhei "sacrificadamente", entre aspas. Talvez näo fossem exatamente o meu tipo, ou talvez a sua personalidade näo fosse exatamente o que eu gostava‚ mas isso näo mudou em nada a minha religiäo, näo mudou em nada a minha fé cristä, näo mudou em nada a minha convicèäo, e näo mudou em nada o meu amor por elas. Eu fui e lhes dei o meu tempo e o meu amor, e lhes mostrei tanto amor e afeto como àquelas cujas personalidades eram mais do meu gosto. E sabem uma coisa? Eu gostei! Nos divertimos pra valer! Sabem porquê? Porque fiz isso como para o Senhor. (Fim da mensagem de Papai.)

127. (Mamäe:) Acho que este conceito de "compartilhar sacrificadamente", ter algum tipo de convívio sexual com aqueles por quem näo se sentem atraídos, é algo muito novo para muitos de vocês‚ jovens. Pelo que sei, vocês da segunda geraèäo compartilham muito pouco com o simples intuito de cuidar de alguém carente. Tenho a impressäo de que muitos de vocês até acham estranho o princípio de compartilhar sacrificadamente, e näo têm nenhum entusiasmo pela idéia.

128. Entendo que seja difícil para vocês, e que é algo que näo vem naturalmente fazer sexo com alguém quando näo se sentem atraídos pela pessoa. Mas, quero lembrar-lhes que quando Papai nos ensinou sobre o aspecto sexual da Lei de Amor, a razäo principal foi para dar amor sacrificadamente, e continua sendo assim. Quando comeèamos a viver a Lei de Amor plenamente, a razäo foi para ministrar a pessoas de fora näo salvas e ganhar as suas almas para o Senhor, bem como ministrar aos nossos irmäos que precisavam e mereciam que suas necessidades sexuais fossem satisfeitas, independente de haver ou näo atraèäo física!

129. Podem acreditar no que lhes digo - e se perguntarem às nossas FFadoras da primeira geraèäo tenho certeza que elas concordaräo comigo - quando passamos aquelas muitas noites fazendo FF, näo decidimos quais dos homens eram dignos de passarmos tempo com eles na cama por quäo atraídas nos sentíamos por eles na carne. Isso näo tinha absolutamente nada a ver! Nós avaliávamos a situaèäo de acordo com a sua fome espiritual e sua necessidade e apreèo pelo amor e mensagem do Senhor. É claro que às vezes os nossos encontros no FF foram agradáveis logo desde o princípio, e havia uma atraèäo física mútua, o que era bom. Mas outras vezes, quando estávamos com alguém que näo era nada do nosso gosto, o tempo que passávamos fazendo amor com essa pessoa freqüentemente era algo especial e surpreendentemente agradável‚ porque o amor do Senhor brilhava täo intensamente.

130. O mesmo acontece quando se compartilha sexualmente com os irmäos. Se vocês estenderem as mäos para alguém carente, acho que väo ficar surpresos com a experiência gratificante e agradável que isso pode ser. Talvez näo estejam ardendo de paixäo sexual‚ talvez essa pessoa näo os beije ou toque do jeito que gostam, talvez näo tenha os atributos físicos que vocês preferem, mas se estiverem abertos para lhe dar o que precisa e amarem essa pessoa com o amor do Senhor, talvez encontrem algo muito mais valioso do que só paixäo física‚ beijos perfeitos, ou o tipo de corpo ou aspecto físico que os excita. Sentiräo a profunda gratidäo da pessoa, saberäo que significou muito para ela passar esse tempo nesse contato íntimo com vocês, teräo a satisfaèäo de ser um canal do amor do Senhor, e saberäo que fizeram com que a vida de alguém fosse mais feliz!

131. Como Papai nos ensinou, quando deixam de pensar em procurar felicidade para si mesmos e procuram fazer os outros felizes, a felicidade entäo os encontra. Às vezes, "compartilhar sacrificadamente" com alguém que está sozinho ou näo recebe muita atenèäo pode ser a maneira de compartilhar mais gratificante no espírito, porque‚ como tem menos coisas da carne, vocês têm que estar mais desesperados com o Senhor, e a pessoa com quem estäo está muito grata. Tudo isto contribui juntamente para introduzir mais do Espírito do Senhor no encontro.

132. Entäo, se nunca experimentaram dar amor a alguém só porque a pessoa precisa, ainda que pareèa que vocês näo väo ganhar nada com isso, sugiro que experimentem, ainda que comecem devagarinho, com um passeio de mäos dadas‚ dando um doce abraèo e alguns beijos, passando uns momentos de carinho ou danèando afetuosamente. Um pouquinho de amor tem um alcance enorme, principalmente naquelas pessoas que realmente precisam! E se comeèarem devagarinho, logo väo ver que näo é täo difícil como pensavam, e provavelmente em breve teräo a fé para darem mais.

133. (Um aviso: näo esqueèam que ninguém deveria sentir-se obrigado ou pressionado a ter contato sexual com outra pessoa. Embora compartilhar sexualmente seja algo que o amor de Deus deveria nos constranger a fazer‚ ainda assim é uma decisäo pessoal, e ninguém deveria forèar ninguém a compartilhar nem fazer a pessoa sentir-se mal nem condenada se näo quiser. Talvez você se considere muito "carente", mas talvez outra pessoa näo ache o mesmo, e é muito errado você forèar a barra ou fazer alguém sentir-se na obrigaèäo de compartilhar com você. O amor tem que ser dado livre e alegremente, ainda que seja por sacrifício. Entäo, näo quero ouvir de ninguém usar este conselho para conseguir o que quer, ou para tentar conseguir mais do que a pessoa que está dando acha que pode dar.)

Viver A Lei De Amor Do Senhor! (7ª Parte)

CdM 3207:112‚ 145-146 BN 810

112. (Jesus fala: ) Eu näo quero que ninguém fique de fora ou tenha falta. Chamo vocês a viverem a visäo de "Uma Esposa", para amarem sem parcialidade. Parcialidade e preferir um acima do outro ataca o alicerce da unidade e uniäo que desejo que a Minha Família tenha. Tenho espaèo para todos, e peèo que unam-se e amem imparcialmente, que incluam todos, porque todos säo Meus e todos os que ponho aos seus cuidados säo seus.

145. (Jesus fala: ) Embora Eu queira colocar as Minhas futuras mäes solteiras em equipes de pais, sei que só isso näo vai suprir todas as suas necessidades. A soluèäo maior, mais profunda e duradoura para as necessidades das mäes solteiras é viverem pura e plenamente a visäo de "Uma Esposa". Até equipes de pais, por melhores que sejam‚ têm suas desvantagens e suas fraquezas. É por isso que a meta suprema, a visäo completa‚ e a soluèäo mais profunda, mais duradoura e mais frutífera é viver a visäo de "Uma Esposa", em que cada Lar é uma grande equipe de pais onde todos carregam as necessidades e se sentem responsáveis pelos seus irmäos - quer sejam casais, solteiros, mäes solteiras, jovens ou crianèas. Viver a visäo de "Uma Esposa" é a soluèäo suprema!

146. Esse requisito mínimo de uma equipe de pais é um passo, uma medida quebra-galho. Está treinando a Família a se abrir e estender a mäo, a alargar as fronteiras das suas tendas. Está treinando a Família a aprender a dar mais, a ser mais responsável‚ a näo ser täo egoísta. Mas‚ até mesmo essa responsabilidade mínima näo irá providenciar a resposta completa que a Família precisa‚ e é por isso que Eu näo requeiro responsabilidade por um período maior de tempo, porque ainda estou puxando a Família na direèäo da visäo de "Uma Esposa". Näo vou ficar satisfeito até a Família alcanèar essa meta, até que cresèam e venham a entender, aceitar e assumir a responsabilidade do seu casamento maior na sua plenitude. (Fim da mensagem de Jesus.)

Viver A Lei De Amor Do Senhor! (11a Parte)

CdM 3211:49-93 BN 814

O que significa põr a Família maior em primeiro lugar!

49. (Papai fala:) Põr o casamento maior em primeiro lugar näo significa que deva menosprezar o seu vínculo com sua família, mas significa dar a importãncia devida ao casamento maior. Näo significa renunciar ao casamento, mas abraèar o conceito muito mais amplo de casamento. Significa que em vez de desenhar um círculo ao redor da sua familiazinha e excluir os outros, você faz um círculo que inclui outros. Por exemplo, näo significa amar menos os seus filhos‚ mas tomar nos braèos os filhos de outros, aceitá-los e incluí–los na sua vida, tentar amá-los tanto quanto ama os seus. Significa elevar outros para o nível do seu casamento e família, erguê-los até o nível de amor, de compreensäo, solidariedade, preocupaèäo e de todas as coisas que sente naturalmente pela sua própria família.

50. É um conceito complicado, porque o Senhor quer que amemos aos outros como amamos a nós próprios. Ele quer que levemos em consideraèäo o que os outros precisam‚ que lhes dediquemos tempo, forèas, amor e oraèäo, que faèamos o possível para nos certificarmos de que todos os nossos companheiros(as) estäo bem cuidados, felizes e realizados, dentro do possível. Por outro lado, Ele propositada e distintamente, dentro da Sua vontade‚ lhe dá sentimentos mais fortes pela sua própria família, pelo seu esposo(a) e também pelos seus filhos. O Senhor faz isso porque sabe que todos precisamos de um toque pessoal na nossa vida. As crianèas precisam de atenèäo personalizada e sentir que säo de alguém, que têm um lugar. Elas precisam sentir a seguranèa, consolo e calor de uma família.

51. De modo que existe espaèo para as duas coisas - para a família pessoal, individual, e para a família maior. Cada uma tem o seu propósito, e podem amar uma sem negligenciar a outra.

52. Eu diria que a tendência da maioria das pessoas logicamente é ter um amor mais profundo por sua própria família, por seu cõnjuge e filhos. Normalmente priorizamos nossos cõnjuges e filhos - näo só devido ao nosso egoísmo e independência inatos, mas também porque Deus nos dá o desejo e a vontade de cuidar e proteger a nossa família.

53. É muito natural e compreensível que alguém se preocupe mais com seu próprio cõnjuge e filhos - querendo que tenham o que precisam, que estejam felizes, que sintam-se amados, satisfeitos e desafiados. É bom amar o seu cõnjuge e filhos dessa forma, e faz parte do seu dever como marido ou mulher ou como pai ou mäe.

54. As pessoas no mundo também se preocupam com sua própria família. Mas é preciso o amor sobrenatural de Jesus, a graèa milagrosa de Deus para tentar amar os outros tanto quanto ama a sua própria família, e preocupar-se igualmente com o que os outros precisam, se estäo felizes, sentem-se seguros, satisfeitos e desafiados.

55. É preciso o amor sobrenatural do Senhor para preocupar-se com uma mäe solteira e com o que seus filhos precisam tanto quanto se preocupa com sua própria esposa e filhos. É preciso uma visäo sobrenatural no espírito para ver a mäe solteira e seus filhos como sua esposa e filhos no espírito. É preciso o amor sobrenatural de Deus para sentir compaixäo por aquele irmäo solteiro (ou irmä) e estender a mäo e dar-lhe o que precisa, quer seja um ombro no qual chorar, uma oraèäo, um tempinho conversando ou fazendo amor.

56. Tudo isso tem que ser obra do Espírito. Sozinhos vocês näo conseguem. Têm que ser fortes no Espírito‚ em fé, em amor, em sacrifício. Por isso täo poucas pessoas na Família entendem plenamente o princípio de "Uma Esposa" ou o conceito do casamento maior, porque pouquíssimas pessoas querem se sacrificar dessa forma. E o sacrifício ao qual me refiro näo é renunciar, minimizar ou tratar mal a sua própria família, mas sim ampliar as suas tendas e dar mais amor e atenèäo, incluir mais as pessoas e fazê-las se sentirem incluídas.

57. É triste o fato da Família ter ficado täo dividida e egoísta como está hoje. Os casais têm um relacionamento bem exclusivo‚ e existe muita solidäo. Muitas pessoas sentem-se bastante sozinhas. Sabe, Deus colocou no homem o desejo de fazer parte de uma família, de uma equipe, de algum tipo de grupo onde você sente que é o seu lugar e que pode fazer a diferenèa, onde as pessoas o querem, precisam de você e onde você pode contribuir significativamente.

58. É por isso que as empresas que fazem os funcionários sentirem–se importantes, úteis e vitais para o êxito do empreendimento, säo geralmente bem prósperas. Os funcionários säo leais, trabalham duro e sacrificam-se de boa mente porque sentem uma coesäo, sentem que fazem parte daquilo e isso é um grande motivador. Motiva muito mais do que só dinheiro, promoèäo ou glória‚ porque esse sentimento é algo dado por Deus, algo que o Senhor põs no coraèäo do homem.

59. É lamentável que até em alguns dos nossos Lares as pessoas sintam que ali näo é o seu lugar. Sentem-se um pouco como alguém de fora, como se faltasse algo. Estäo ali, fazem a sua parte, cumprem os seus deveres, mas näo sabem se alguém realmente se importa com elas. Lógico que fazem uma diferenèa na realizaèäo das tarefas do Lar, e testemunham, ajudam a cuidar das crianèas, fazem limpeza, angariam fundos‚ mas näo sentem-se parte integral de uma equipe, de um corpo, ou de um casamento.

60. Acho que é por isso que tem tanta gente mudando de um Lar para outro. As pessoas näo ficam muito tempo juntas nem se empenham para pioneirar, cuidar e edificar um trabalho forte e duradouro para o Senhor. Estäo sempre pulando pra cá e pra lá, de um Lar para outro, de um campo para outro.

61. Acho que o que elas realmente querem é sentir que fazem parte de algo. Elas querem encontrar o seu lugar e as pessoas com quem podem se sentir bem. Querem estar em um lugar onde sintam-se aceitas, úteis e necessárias - um lugar onde caso saíssem, isso faria uma diferenèa, os outros sentiriam falta delas como pessoa, näo só como alguém que participa dos deveres ou ajuda a angariar dinheiro ou a limpar a casa, mas que os seus dons, talentos, personalidade, senso de humor, pontos fortes e até fracos, e sua individualidade ou manias, fariam falta.

62. Colocar a Família maior em primeiro lugar significa amar os seus irmäos com o máximo de amor que conseguir ter! Significa dar, pela graèa de Deus, aos seus irmäos, cõnjuges‚ colegas de equipe, de trabalho, amigos, mäes solteiras, irmäos e irmäs, e a todas as crianèas tanto amor‚ atenèäo, reconhecimento e apreèo quanto possa.

63. Quando achar que está fazendo tudo o que pode para ter esse amor, lembre-se que é aí que tem que deixar o amor de Cristo constrangê-lo! Tudo tem que ser um milagre do amor do Senhor! O amor sobrenatural de Deus é amor suficiente para amar qualquer pessoa - e é isso o que vai ser preciso para viver a Lei de Amor. A Lei de Amor é isso mesmo, é amar a outros com o amor divino‚ que é sobrenatural. Mas veräo que se derem um passo e obedecerem‚ Ele lhes dará esse amor que precisam.

64. Deus quer fazer isso, quer amar a outros através de vocês. Ele só tem as suas mäos, os seus braèos e a sua boca para proferir as Suas palavras de amor e encorajamento. No momento talvez lhes pareèa impossível, mas se apenas derem a Deus uma chance de amar outros através de vocês‚ Ele fará o resto, o que näo conseguem fazer. O Seu amor os constrangerá e os impelirá a amar aos outros como nunca imaginaram ser possível. Se O puserem em primeiro lugar e amarem a Família com o Seu amor, Ele derramará a Sua graèa sobre vocês. Graèa suficiente para amarem os outros‚ porque será o Seu amor sobrenatural através de vocês.

65. Cada um de vocês precisa pedir ao Senhor para ajudá–los a amar os outros tanto quanto amam a sua própria família. Esse é o espírito de "Uma Esposa" e de dar prioridade ao casamento maior. Quando está disposto a expandir o seu relacionamento exclusivo e privado e estender a mäo aos outros; quando estäo dispostos a sacrificar parte do tempo que teriam juntos para incluir os outros; quando estäo dispostos a abrir o coraèäo, mente e tempo para incluir outras crianèas quando está cuidando das suas, ou para ensiná-las a ler, ou fazer um projeto de Ciências com elas; ou ler uma história para elas, ou ajudá-las a aprender uma nova língua, ou simplesmente se divertir, conviver ou fazer exercício com elas.

66. É muito fácil ter uma vida privada e ser exclusivista; é a natureza do homem. Exige algo sobrenatural se doar, ser aberto, altruísta e amar outros como ama a sua própria família. Mas näo é impossível! O Senhor pode fazê–lo! Você só tem que se esforèar um pouco e estar disposto a tentar. E acima de tudo tem que pedir ao Senhor para lhe dar o Seu amor e graèa sobrenaturais.

67. Algumas pessoas säo chamadas para tomar uma decisäo que exige que ponham a sua própria família em segundo lugar diante da vontade de Deus. Às vezes as pessoas, principalmente pastores e líderes, ou pessoas com vocaèöes diferentes, têm que fazer grandes sacrifícios por amor ao seu ministério. Veja a nossa lideranèa hoje e constatará que muitos deles passam bastante tempo longe de seus entes queridos ou filhos, e fazem isso para o bem maior do Reino e da Família. Em muitos aspectos parece que eles estäo pondo a sua família em segundo plano, e acho que estäo, porque a prioridade no seu coraèäo e o seu maior desejo e disposièäo é realizar o que o Senhor quer, näo importa o preèo. Se Ele lhes pede para fazer algo para servir a Família, para pastorear a Família, para pioneirar, alimentar a Família e para isso têm que sacrificar o tempo que normalmente passariam com a sua família, estäo dispostos a fazer isso.

68. Em casos assim as pessoas pöem a sua família em segundo plano. Mas pode ter certeza que o Senhor abenèoa esses sacrifícios - tanto no caso do cõnjuge que tem que ir para cumprir a vontade do Senhor como para o que fica atrás e os filhos. E mesmo que esses sacrifícios sejam difíceis e às vezes até pareèa que as crianèas ou o cõnjuge sofram, podem ter certeza, e eu garanto, que o Senhor abenèoará esses sacrifícios de formas visíveis e invisíveis. Talvez nem sempre pareèa assim para as pessoas envolvidas‚ mas no final o Senhor mais do que retribui. Nunca se pode dar mais do que Deus!

69. O Senhor pede a todos os membros da Família, alguns mais outros menos, que faèam sacrifícios. Assim como o exemplo acima do líder ou pastor, o Senhor lhe pedirá algo pessoalmente para fomentar o Seu Reino, amor‚ e a uniäo que Ele está tentando gerar, e para ajudá-los a ser a Família amorosa que quer que sejam.

70. Por exemplo‚ digamos que vocês säo um casal jovem com filhos pequenos e näo vêem a hora de irem juntos fazer um piquenique no dia em família, querem passar um tempinho sossegados‚ conversar e dar uma atenèäozinha individual aos seus filhos depois de uma semana täo atarefada. Mas o Senhor os faz pensar naquela mäe solteira no seu Lar e nos filhos dela que gostariam de ir com vocês ao parque e fazer um piquenique. Ela está sozinha e os seus filhos gostariam do convívio.

71. Nesse caso, o Senhor num certo sentido está lhes pedindo para põr a sua família e até o que querem, em segundo plano no momento, para que possam abrir a sua vida e tempo e dar atenèäo a alguém que precisa. Mas vejam bem, na realidade näo estäo amando a sua família menos - estäo amando os outros mais do que antes ou quando havia a tendência de uma perspectiva mais exclusivista! Estäo se esforèando ao máximo por amar a mäe solteira e seus filhos tanto quanto amam os seus próprios, incluindo-os no seu círculo.

72. Um outro exemplo: talvez vocês, o casal, quisessem ir para a cama cedo e ter um tempinho se amando, mas um dos colegas de trabalho está tendo uma grande batalha com solidäo e realmente sentindo falta de um bom amigo que tinha. Entäo, em vez de passarem o seu tempinho juntos, convidam o colega para ler a Palavra juntos, conversarem e orarem. Ou väo andar um pouco. Ou talvez até peèa ao seu cõnjuge para ir passar um tempo e fazer amor com a pessoa que está sozinha. Isso é um outro exemplo de como põr o que você quer e a sua família em segundo plano. Mas näo significa que ame menos o seu cõnjuge; significa que tenta amar a pessoa solitária e dedicar-lhe um pouco do tempo, atenèäo e amor que antes iam passar juntos ou que antes era exclusivo de vocês dois.

73. Significa que abrem a sua vida juntos para outros, para ouvir o clamor das pessoas ao seu redor. Para isso näo têm que amar menos a sua família, e é claro que quando estendem a mäo para outros têm que haver um equilíbrio, levando em conta o que a sua família e casamento precisam e o tempo que precisa investir neles também. É claro que ainda vai precisar passar tempo a sós com a sua própria família, e näo têm que sentir que sempre têm que convidar outros para sair ou ficar com vocês.

74. Mas podem crer no que digo, garanto que se comeèarem a considerar o que os outros precisam, se comeèarem a olhar para fora, se ficarem mais sensíveis ao que os outros ao seu redor precisam, väo ver que o tempo que sacrificarem-se para suprir o que os outros precisam näo é de modo algum um sacrifício. Väo ver que näo prejudica o seu casamento nem a sua família se ajudarem as pessoas ao seu redor, alguém que tenha menos do que vocês, alguém que precise. Väo ver que em vez de ser um sacrifício teräo a bênèäo do Senhor e receberäo uma recompensa por dar. Descobriräo as grandes vantagens de se viver a Lei de Amor de Deus, e que nunca se perde por dar!

75. Foi o que eu fiz. Sempre abri meu lar e braèos para outros. Desenhei um círculo que incluía os outros! É por isso que temos a Família hoje. Sempre cabe mais um! Sempre é possível estender a mäo a outros e incluí-los no seu círculo de amor e convívio. Orem e deixem o Senhor guiar. Orem e perguntem-Lhe como encontrar o equilíbrio, e Ele deixará bem claro.

76. Naturalmente näo väo poder suprir de forma igual o que todos precisam; o importante é estarem abertos para quando o Senhor os orientar a estender a mäo! Foi por isso que Ele nos deu a Família! Nós somos um corpo! E todos deveriam ter o que precisam, todos deveriam estar fazendo a sua parte, näo importa como, para que isso aconteèa‚ seja como for que o Senhor os guiar nesse sentido. Se o Senhor falar ao seu coraèäo e lhes disser para estender a mäo às pessoas ao seu redor, seria sensato dar-Lhe ouvidos e obedecer. Experimentem e descubram as grandes vantagens que será para a sua vida e para a vida dos outros.

77. Entäo vejam, põr o casamento maior em primeiro lugar näo significa põr o seu casamento pessoal numa posièäo inferior, ou numa posièäo em que seu cõnjuge ou filhos säo prejudicados. Significa erguer os outros e dispensar–lhes mais atenèäo, estar disposto a colocar em segundo plano o que você quer e prefere e às vezes dar preferência ao que os outros precisam.

78. Sei que näo é fácil‚ mas viver "Uma Esposa " é isso mesmo. E podem ter certeza que o Senhor abenèoará e retribuirá os seus esforèos. Talvez näo aconteèa imediatamente, e talvez nem seja como você esperava‚ mas de alguma forma o Senhor fará com que compense. Ele lhes mostrará que nunca perdem por dar‚ por dar amor‚ atenèäo e por preocupar-se com os outros como faria com seus amados, cõnjuge, filhos e pessoas com quem têm mais intimidade. (Fim da mensagem de Papai.)

79. (Mamäe:) Esta boa mensagem de Papai realmente ajuda a esclarecer alguns pontos que acho que interpretamos errado. Pelo jeito muitas pessoas achavam que para dar prioridade ao casamento maior teriam que diminuir o seu amor pelo esposo(a) e filhos no seu casamento privado. É claro que essa idéia näo é muito atraente. Agora podem ver que a questäo é tentar incluir as pessoas no seu círculo de amor. Em vez de minimizar a sua família e colocá–la numa posièäo onde tem menos amor por ela, tem que erguer outros e colocá-los numa posièäo onde lhes dispensam mais amor!

80. A questäo toda de viver "Uma Esposa" é dar mais amor, ter preocupaèäo, dar mais atenèäo e compartilhar sacrificadamente. Näo faria sentido achar que para isso teríamos que amar menos a nossa própria família. Näo é o caso absolutamente! Devemos continuar amando nosso cõnjuge e filhos como sempre, mas deveríamos tentar amar os outros de forma imparcial, e isso só pode ser feito por um milagre de Deus! É claro que o ideal é isso, é a meta que podemos ter. Nem sempre vamos alcanèá-la, mas podemos tentar! Tenho certeza que à medida que exercitarmos os nossos músculos de doar, compartilhar e amar, vamos crescer em amor.

81. Vocês casais, talvez sintam-se tentados a achar que para estenderem a mäo a outros assim, teräo muito menos tempo para passar com seus cõnjuges ou filhos. Apesar de darem parte do seu tempo a outros, ampliar o seu casamento ou equipe de pais desta forma näo diminui nem tira a atenèäo que dispensaria aos seus filhos ou cõnjuge. Näo é para enfraquecer o seu casamento e vida familiar.

82. É claro que‚ como Papai mencionou, têm que equilibrar o que os outros precisam e seus clamores com o que o seu casamento verdadeiramente precisa e com o investimento que precisam fazer no seu relacionamento. Mas, se comeèarem a olhar ao seu redor e ficarem mais sensíveis às necessidades dos outros‚ talvez constatem que parte do tempo pessoal que estäo acostumados a ter juntos como casal ou família pode ser compartilhado ou até doado a outros sem prejudicar o seu casamento ou núcleo familiar. Quando däo desta forma para suprir a alguém que tem menos do que vocês ou que tem uma necessidade extra na ocasiäo‚ podem contar com a bênèäo e retribuièäo do Senhor.

83. Pelo fato das circunstãncias diferirem bastante, sugiro que os casais conversem abertamente sobre essa possibilidade de abrirem sua vida mais para os outros. Leva tempo avaliar e ponderar a condièäo do seu casamento. Consultem o Senhor juntos, busquem o Seu conselho e recebam orientaèäo dEle para verem se precisam investir um tempinho fortalecendo o alicerce do seu casamento. Ou se acham que o seu casamento é bem estável, se sentem-se seguros do amor um do outro, busquem o Senhor para verem como podem comeèar a incluir mais os outros no seu círculo de amor, quer seja lendo com as pessoas, conversando, passando tempo íntimo com os que precisam ou todas estas e outras atividades. O Senhor pode esclarecer–lhes tudo isso se Lhe pedirem e forem fiéis em fazer o que Ele lhes pedir.

84. Estender a mäo a outros desta forma näo significa que o seu amor diminui, mas sim o amplia, pois fazem um círculo para incluir os outros. Através da série sobre a Lei de Amor e mais esta explicaèäo sobre a visäo de "Uma Esposa", o Senhor e Papai querem nos ajudar a perceber que precisamos mudar algumas das nossas concepèöes antigas. Um dos CROs explicou muito bem da seguinte forma:

85. Quando os casais passam tempo longe um do outro para ficarem com outras pessoas, ou se passamos tempo lendo ou conversando com alguém em vez de fazermos isso sozinhos, só o casal‚ näo significa que diminui o amor que o casal tem entre si nem degenera o relacionamento conjugal.

86. Se nós, casais, olharmos de forma realista, provavelmente concordaremos que temos um tempo juntos que é "extra" ou "confortável", ou que nos acostumamos a ter. É claro que a vida conjugal é isso, é ter o outro "por perto" e amar a presenèa do outro, e dói mudar essa situaèäo. Pode parecer que está diminuindo o amor que tínhamos um pelo outro ou pondo-o num plano inferior para podermos estender a mäo a outros e incluir mais os outros. Mas talvez parte daquilo a que nos acostumamos, apesar de ser legal‚ de amarmos e valorizarmos, seja realmente "extra" se compararmos com o pouco que outras pessoas têm‚ principalmente os solteiros, e também dentro do contexto da meta que o Senhor estabeleceu para nós, que é vivermos a visäo de "Uma Esposa" tendo cada pessoa na Família como cõnjuge dentro do nosso casamento maior.

87. De modo que alguns aspectos da nossa vida conjugal väo ter que mudar, e um deles provavelmente será o tempo que nós, casais, passamos juntos, ou pelo menos passamos a sós. Mas näo devemos confundir isso com o que o Senhor e Papai disseram, que viver "Uma Esposa" näo significa diminuir nosso amor por nosso cõnjuge e filhos no casamento privado, näo é colocar nossa família direta num plano inferior em termos de amor, mas que devemos continuar amando nosso cõnjuge e filhos como sempre.

88. Parece que o significado disso é percebermos que parte daquilo a que nos acostumamos em termos de tempo e vida juntos como casal, tempo que passamos a sós, como casal, é bem egoísta e exclusivista, e bastante baseado nos valores do Sistema. É verdade que os casais precisam passar tempo juntos, como foi explicado nas BNs sobre casamento, mas ser exclusivista e protetor näo é do Senhor‚ nem como Ele age, e precisamos mudar essa atitude.

89. Entäo viver a visäo de "Uma Esposa" vai significar mudar o tempo que passamos exclusivamente com os nossos cõnjuges. E para isso acontecer e näo sentirmos que precisamos reduzir o amor por nosso cõnjuge ou colocá-lo num plano inferior, parece que precisamos mudar nossa atitude sobre o que é realmente necessário e as coisas a que simplesmente nos acostumamos e que näo säo realmente necessárias. Parece que muitas das atitudes que temos atualmente e nosso senso de valores nesse sentido säo mais velhos hábitos que näo percebíamos que tínhamos, mas que säo resultado da nossa natureza egoísta e também do que absorvemos do Sistema e os valores do Sistema que aceitamos em nossa vida, e agora precisamos mudar a nossa perspectiva.

90. Sobre esse aspecto de casais "passarem tempo juntos", parece ser importante ajustarmos nosso modo de pensar para podermos viver "Uma Esposa", sem acharmos que estamos perdendo algo que tínhamos e com isso virmos a pensar que significa realmente uma reduèäo do amor que temos ou demonstramos um pelo outro. (Fim dos comentários de um CRO.)

91. (Mamäe:) Os pontos apresentados por este CRO säo muito válidos. Por favor, perguntem ao Senhor se precisam mudar a sua expectativa em termos do que passaram a considerar necessário no seu casamento e família. Pode ser que alguns de vocês tenham se acostumado a um certo padräo – um pouco exagerado - em termos de tempo pessoal ou em particular juntos, e talvez precisem ajustar um pouco o seu modo de ver as coisas para poderem expandir o seu círculo de amor.

92. Uma outra dica útil seria os casais avaliarem a sério o tempo que passam juntos e buscarem o Senhor para verem como melhor empregar o tempo que têm, tanto juntos como com outras pessoas. Quer seja realmente difícil encontrar o tempo que precisam para ficarem juntos - devido a seus ministérios e responsabilidades – ou quer estejam acostumados a um padräo exagerado, o Senhor pode ajudá-los a encontrar o equilíbrio e aproveitarem ao máximo o tempo que estäo juntos, e com os outros. Sempre ajuda ter um horário para aproveitar o seu tempo ao máximo. Portanto, peèam ao Senhor para lhes mostrar como ajustar e encaixar tudo que precisam e assim terem tempo suficiente juntos e com outras pessoas.

93. Väo ter que consultar o Senhor em oraèäo muitas vezes quando comeèarem a trabalhar no sentido de encontrar um bom equilíbrio entre fortalecer e desfrutar do seu casamento e estenderem a mäo a outros. Sugiro que busquem–No freqüentemente para saberem quando estender a mäo, para quem, quanto e como. Busquem-No também para saberem quando é necessário ter tempo a sós com seu cõnjuge e filhos. Se O buscarem para saber como aplicar na sua vida estes princípios de "Uma Esposa", Ele os guiará fielmente a cada passo do caminho. É um processo contínuo. Näo é algo sobre o qual se ora uma vez e depois se esquece. Näo se dá uma vez e depois para-se. Continuem orando para saber o que Ele quer que faèam e como quer que demonstrem amor. Orem sobre cada aspecto para aplicarem na sua vida a visäo de "Uma Esposa", e Ele os guiará e fortalecerá o seu casamento, sua família e seu círculo de amor.

Jóias Sobre Comparar-Se Com Os Outros

CdM 3326:82-84 BN 932

Sobre favoritismo…

82. (Jesus fala: ) Você fez de Mim um Pai orgulhoso, e é o Meu filho favorito. Cada um dos Meus filhos é favorito‚ pois vocês näo compreenderiam o Meu padräo de avaliaèäo para eles ou para as Minhas noivas. Cada um de vocês é a Minha jóia mais rara e mais preciosa. Säo todas as Minhas noivas mais preciosas. Näo poderia encontrar noivas melhores do que vocês‚ pois cada uma‚ do seu jeito täo especial‚ é a Minha favorita e mais querida. Amo cada uma mais do que todas, mas näo amo nenhuma menos do que a outra. Amo todas de maneiras diferentes, mas com o máximo de amor que poderiam jamais receber.

83. Nada se compara ao Meu amor. Eu näo amo uma pessoa mais do que outra nem tenho preferência. Tenho planos diferentes para a vida de cada uma, e as situaèöes säo feitas sob medida para cada uma, porque quero que tenham o melhor.

84. Näo pense que está sendo deixado de lado, para trás ou excluído. Isso nunca acontecerá. A Minha mäo está sobre a vida de cada um e conheèo cada um de vocês. O Meu plano se cumprirá. Nunca o deixarei de lado, excluído ou para trás. Apesar de sentir-se assim no momento, isso acontece apenas porque näo tem a visäo panorãmica da situaèäo, porque näo consegue ver o futuro. (Fim da mensagem de Jesus.)

Manual da Palavra: Parcialidade e Favoritismo

Definièöes: Parcialidade é ter a tendência de gostar mais de um do que do outro; ser preconceituoso. Favoritismo é mostrar tratamento que favorece alguns, e menospresa outros.

1. Parcialidade e favoritismo säo características carnais e mundanas.

* 1Coríntios 3:3 Ainda sois carnais. Pois havendo entre vós inveja e contendas, näo sois carnais, e näo andais segundo os homens? 4 Pois dizendo um: Eu sou de Paulo, e outro: Eu de Apolo, näo sois carnais?

* Gálatas 5:19,20 As obras da carne säo conhecidas, as quais säo: 20 inimizades, porfias (discordia), ciúmes, iras, dissensöes, facèöes. ... [Veha tamém Tito 3:3.]

2. Ter favoritismo sempre produz má fruto.

* Gênesis 25:27,28 [O favoritismo dos dois pais conduziu a disputa, que eventualmente resultou em Esau determinar que mataria o seu irmäo.] Cresceram os meninos. Esaú tornou-se perito caèador, homem do campo, ao passo que Jacó‚ homem sossegado, habitava em tendas. 28 Isaque, que tinha gosto pela caèa, amava a Esaú, mas Rebeca amava a Jacó. [Veja Gênesis 27:6-41 para o resto desta história.]

* Gênesis 29:30b [Jacó favoreceu a sua esposa‚ Raquel‚ acima de sua outra esposa, Lia, que resltou em constante ciúmes e hostilidade entre as irmäs.] E ele [Jacó] amou a Raquel muito mais do que a Lia.

* Gênesis 37:3,4 Israel amava a José mais do que a todos os seus outros filhos‚ porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. 4 Vendo seus irmäos que seu pai o amava mais do que a todos os outros seus irmäos, odiaram-no e já näo podiam falar com ele pacificamente.

* Gênesis 43:34a [José favoreceu seu irmäo, Benjamin, acima dos seus outros irmäos.] Entäo lhes apresentou as porèöes [de comida] que estavam diante dele [José]; porém a porèäo de Benjamim era cinco vezes maior do que a de qualquer deles.

* 1 Samuel 1:4-6 No dia em que Elcana sacrificava, dava porèöes do sacrifício a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos e filhas. 5 A Ana, porém, dava porèäo dupla‚ porque ele a amava, ainda que o Senhor lhe tivesse cerrado a madre. 6 A sua rival [Penina] a provocava excessivamente para a irritar‚ porque o Senhor lhe havia cerrado a madre.

3. Parcialidade e favoritismo muitas vezes säo motivados por egoismo, para vantagem própria, ou para ganhar o favor dos outros.

* 1 Samuel 8:3 [Os filhos mimados e corruptos do profeta Samuel, sendo os juizes de Israel‚ aceitaram subornos, fazendo com que o povo perdera confianèa nos seu governo.] Porém seus filhos näo andaram nos caminhos dele, antes se inclinaram à avareza, aceitaram subornos e perverteram o juízo. [Veja versículos 5-7.]

* Amos 5:12 Porque sei que säo muitas as vossas transgressöes, e enormes os vossos pecados. Afligis o justo, tomais suborno, e rejeitais os necessitados na porta.

* Lucas 6:32-34 Se amardes os que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam os que os amam. 33 Se fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem o mesmo. 34 Se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto. [Veja também Mateus 5:46-47.]

* Judas 16 Estes säo murmuradores, queixosos, andando segundo as suas concupiscências, cuja boca diz coisas muito arrogantes, bajulando as pessoas por motivos interesseiros.

4. A imparcialidade e justice de um Deus amoroso:

* 2 Crõnicas 19:7b Pois näo há no Senhor nosso Deus iniqüidade, nem acepèäo de pessoas, nem aceitaèäo de presentes.

* Jó 34:19 Ele [Deus] que näo faz acepèäo das pessoas de príncipes, nem estima ao rico mais do que ao pobre‚ pois todos säo obra de suas mäos?

* Mateus 5:45b Ele faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e envia chuva sobre justos e injustos.

* Romanos 2:11 Pois para com Deus näo há acepèäo de pessoas. [Veja também Atos 10:34.]

* Efésios 6:8,9 Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja escravo, seja livre. 9 E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles [servos], deixando as ameaèas, sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu, e que para com ele näo há acepèäo de pessoas.

5. Näo deveriamos basear amizade e respeito no sucesso ou na riqueza.

* Levítico 19:15 Näo farás injustièa no juízo; näo favorecerás ao pobre, nem serás complacente com o poderoso‚ mas com justièa julgarás o teu próximo.

* 2 Crõnicas 19:6 E disse aos juízes: Vede o que fazeis, porque näo julgais da parte do homem, mas da parte do Senhor, que está convosco no julgamento.

* Provérbios 22:2 O rico e o pobre se encontraram; a ambos fez o Senhor.

* Tiago 2:1-4,9a Meus irmäos, como crentes em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, näo faèais acepèäo de pessoas. 2 Por exemplo: Se na vossa reuniäo entrar algum homem com anel de ouro no dedo, e com trajes de luxo, e entrar também algum pobre andrajoso, 3 e atentardes para o que tem os trajes de luxo, e lhe disserdes: Assenta–te aqui em lugar de honra, e disserdes ao pobre: Fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do estrado dos meus pés, 4 näo fazeis distinèäo entre vós mesmos, e näo vos tornais juízes movidos de maus pensamentos? ... 9 Mas‚ se fazeis acepèäo de pessoas‚ cometeis pecado.

6. Näo deveriamos basar o nosso amor pelos outros em capacidades ou atributos naturais.

* 1Coríntios 12:20-26 Pois há muitos membros, mas um só corpo. 21O olho näo pode dizer à mäo: Näo tenho necessidade de ti! Nem ainda a cabeèa aos pés: Näo tenho necessidade de vós! 22 Antes, os membros do corpo que parecem ser mais fracos, säo necessários, 23 e os que nos parecem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais. 24 E aos que em nós säo menos decorosos damos muito mais honra, porque os que em nós säo mais nobres näo têm necessidade disso. Mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela, 25 para que näo haja divisäo no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros. 26 De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.

* Deuteronõmio 1:17a Näo mostrareis parcialidade no julgamento; ouvireis tanto o pequeno como o grande.

* Romanos 12:16a Sede unãnimes entre vós. Näo ambicioneis as coisas altivas, mas acomodai-vos às humildes.

* Romanos 14:1 Quanto ao que é fraco na fé‚ recebei–o‚ mas näo para condená-lo em questöes discutíveis.

7. A Lei do Amor de Deus supera a parcialidade.

* Joäo 13:34,35 Novo mandamento vos dou: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei a vós, assim também deveis amar uns aos outros. 35 Nisto conheceräo todos que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.

* Joäo 15:12 O meu mandamento é este: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.

* Romanos 12:9a,10 O amor seja näo fingido. [hipocrisia]. ... 10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.

* Romanos 12:18 Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.

* Romanos 13:9b,10 Se há algum outro mandamento‚ tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 10 O amor näo faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.

* Filipenses 2:2 Completai o meu gozo‚ para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo ãnimo, pensando a mesma coisa.

* 1 Timóteo 5:21 Conjuro-te diante de Deus, e de Cristo Jesus, e dos anjos eleitos, que sem prevenèäo guardes estas coisas, nada fazendo com parcialidade.

* Tiago 3:17,18 Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 18 Ora, o fruto da justièa semeia-se em paz para os que promovem a paz.

* 1 Pedro 1:22 Tendo purificado as vossas almas na obediência à verdade, que leva ao amor fraternal näo fingido [sincero], amai-vos ardentemente uns aos outros de coraèäo.

* 1 Pedro 3:8 Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos‚ cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes.

8. Imparcialidade fortalice a uniäo.

* Atos 4:32 Era um o coraèäo e a alma da multidäo dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria‚ mas todas as coisas lhes eram comuns. [Veja também Atos 2:44-45.]

* 1Coríntios 1:10 Rogo-vos, porém, irmäos‚ pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos a mesma coisa, e que näo haja entre vós divisöes, para que sejais unidos no mesmo sentido e no mesmo parecer.

* 1Coríntios 12:25 para que näo haja divisäo no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.

* Efésios 4:16 Do qual todo o corpo bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operaèäo de cada parte‚ faz o seu próprio aumento para a edificaèäo de si mesmo em amor.

* Colossenses 2:2a Combato para que os seus coraèöes sejam consolados, e estejam unidos em amor.

* Colossenses 3:15 E a paz de Deus‚ para a qual fostes chamados em umcorpo‚ domine em vossos coraèöes. E sede agradecidos.

Copyright © 2005 pela Família Internacional