Direto ao Assunto, 12a Parte

Maria
March 7, 2005

Table of Contents

A perspectiva de Deus sobre questöes e atitudes atuais na Família

MariaFD/MM/FM 3534 8/04

Rápido para crer no lógico?

A questäo:

A fé é algo maravilhoso! - Mas parece que às vezes as pessoas têm mais fé nos fatos que o Sistema apresenta do que fé ou convicèäo no que o Senhor diz. A pessoa talvez leia um livro do Sistema, por exemplo, ou assista a um programa de televisäo, ou escute a idéia ou teoria de alguém do mundo – seja com respeito à saúde‚ acontecimentos atuais ou qualquer outro assunto -, e aceite sem questionar. O conhecimento e as informaèöes mundanas muitas vezes parecem ser aceitos na hora e considerados uma verdade indiscutível, mas as Palavras do Senhor säo recebidas com reservas, analisadas ou questionadas. A ironia disso é que os fatos do mundo se tornam informaèöes provenientes de "uma fonte correta e confiável", enquanto que a fé nos fatos da Palavra e da verdade do Senhor é muito mais fraca.

O que Deus pensa disso:

2. (Papai:) Como a Bíblia diz, a inclinaèäo da carne é inimizade contra Deus - é contra Deus (Rm 8:7). A primeira reaèäo da mente carnal é resistir à verdade de Deus se for algo que näo caiba nos limites da lógica humana natural. É assim que fomos feitos‚ por mais estranho que pareèa, foi assim que Deus nos criou, porque queria introduzir o conceito de acreditar por fé. Algo que você entende completamente, toca e sente näo exige fé. De quanta fé precisaram aqueles que viram com os próprios olhos Jesus realizar milagres? Näo muita. Mas os que simplesmente ouviram falar ou leram nos Evangelhos sobre esses milagres precisaram de muito mais fé! E é isso que o Senhor quer nos ensinar: a ter fé!

3. Para entender melhor esse conceito, pense como considera importante a confianèa. É muito importante para você que seus amigos confiem em você, mesmo que näo o compreendam? Ouso dizer que é bem importante. Se você achasse que teria que dar prova de tudo para que cressem em você, näo sentiria verdadeira confianèa da parte deles e‚ portanto, que seriam amigos de verdade que ficariam ao seu lado num momento difícil. De certa forma, o mesmo acontece com Deus. É por isso que Ele, deliberadamente, nos criou com uma mente carnal, para que nos esforèássemos por superá-la e aceitar as coisas por fé, manifestando assim nosso amor e confianèa nEle. A confianèa é uma das maiores manifestaèöes de amor por alguém.

4. Isso näo responde à questäo diretamente, mas está relacionado a ela e é importante que entendam, caso contrário, podem comeèar a questionar por que é täo difícil crer e aceitar certas coisas na Palavra ou certos princípios espirituais. - E se for muito difícil, podem até comeèar a se indagar se essas coisas säo mesmo verdade. Afinal‚ se todos os fatos da Palavra de Deus e Seus princípios celestiais fossem verdadeiros, näo seria mais fácil entendê-los e aceitá-los? Näo é a intenèäo de Deus facilitar que as pessoas creiam nEle e na Sua Palavra? De certa forma, sim. Ele facilita quando O buscamos, mas Ele näo quer que seja fácil demais, ou näo haveria espaèo para a fé e para a confianèa.

5. É por isso que, às vezes, é mais fácil acreditar no que alguém do Sistema diz, como um artigo de revista, um escritor ou até mesmo a opiniäo de alguém publicada na Internet. Quando as pessoas estäo ponderando as coisas com suas mentes carnais – o que muitas fazem às vezes, ou a maior parte do tempo, dependendo de quäo fervorosas estäo com o Senhor –, entäo as coisas que säo ditas ou escritas por outras pessoas de mente carnal parecem fáceis de entender e aceitar. A mente carnal está naturalmente em inimizade contra Deus, mas näo necessariamente em inimizade contra outras mentes carnais. É por isso que muitos säo täo facilmente iludidos pelo que as outras pessoas têm a dizer, em vez de crerem no que Deus tem a dizer.

6. Isso näo significa que as outras pessoas näo têm coisas boas para falar. Às vezes, o que dizem está em harmonia com a Palavra de Deus de alguma maneira. O Senhor inspira muitas pessoas a falarem a verdade porque quer plantar as sementes através de diferentes fontes. Mas se as coisas "boas" das fontes mundanas näo estäo em conformidade com a Palavra de Deus, entäo vocês teräo de escolher. Para a mente natural, a escolha mais fácil é aquela que a pessoa entende melhor, a que faz mais sentido lógico. Mas será que por isso é mais verdadeira?

7. Vou lhe dar um pequeno exemplo tirado da natureza. Digamos que uma pessoa lhe diz que o salmäo nasce em um rio, vai para o mar onde passa a vida inteira nadando de lá para cá e, depois um dia‚ "acontece" de encontrar o mesmo rio onde nasceu. Aí vem outra pessoa e lhe diz a mesma coisa, exceto que o salmäo näo consegue encontrar o caminho de volta para o rio onde nasceu porque se perde e näo dispöe dos meios necessários nem de ferramentas de navegaèäo como nós, o que matematicamente reduz suas chances de voltar ao mesmo rio onde nasceu. Qual relato parece mais lógico? O segundo, obviamente. Mas a verdade é o primeiro, mesmo que ninguém entenda totalmente nem seja capaz de explicar como ocorre. E há muitos outros exemplos na natureza que näo fazem sentido lógico, mas que nem por isso deixam de ser verdadeiros. Entäo, por que näo aconteceria o mesmo em relaèäo às coisas espirituais?

8. Portanto, ao ler algo do Sistema, näo vá logo acreditando só porque faz sentido para a sua mente carnal. Talvez seja verdade, talvez näo. Certamente vocês deveriam ser mais cépticos das informaèöes que vêm do mundo do que säo com relaèäo a algo que lêem na Palavra de Deus que näo lhes pareèa fazer muito sentido. É próprio da natureza humana rejeitar a Palavra de Deus se näo fizer sentido, mas o Senhor pode ajudá-lo a mudar essa reaèäo.

9. Você talvez argumente que seu problema näo é näo acreditar na Palavra de Deus, porque acredita nela. Entretanto‚ näo tem certeza se o que está lendo é de fato a Palavra de Deus. Você se pergunta se a pessoa que recebeu a profecia recebeu errado ou se talvez a inventou. Bem, de novo, é aí que a fé entra em cena - näo apenas a fé em Deus, mas a fé em mim e na Mamäe. Se Mamäe acredita ou se eu ensinei‚ vocês deveriam ter fé que somos os profetas de Deus e que estamos ouvindo o Senhor. Entendo que näo é fácil. Näo foi fácil para as pessoas acreditarem que Isaías estivesse ouvindo a Deus ou até mesmo Jesus, diga-se de passagem. Mas é necessário!

10. Se näo consegue ter essa fé e confianèa em Mamäe e em mim, entäo está no grupo errado e deveria servir o Senhor com alguém que você considera que está ouvindo Deus. Mas se confia em mim e na Mamäe e ela publica algo em uma BN que acredita que é a Palavra de Deus, você também deveria acreditar. Mesmo que näo compreenda uma determinada mensagem e seja difícil aceitá-la, faèa um pacote de fé e simplesmente tenha fé na fé de Mamäe quanto ao assunto. E o Senhor também o abenèoará por isso!

Em suma:

11. (Mamäe:) Só porque algo agrada ao seu entendimento carnal näo significa que seja verdadeiro. E só porque você näo entende algo, como, por exemplo, uma revelaèäo mais recente na Palavra de Deus, näo significa que ela seja falsa! Se tudo que você entendesse fosse verdade, você seria Deus, porque você entenderia tudo! Mas, obviamente‚ você näo é Deus! Ha!

Promessa das chaves:

12. As chaves despedaèaräo os caminhos, os pensamentos e os ideais do mundo que o mantém preso nas correntes da conformidade e lhe daräo asas de liberdade para chegar a alturas que as pessoas deste mundo jamais conheceräo.

Vá mais a fundo:

"Cometeu Deus um erro?" CdM 35:10-13‚ PCD 4

"Planotauros" CdM 57:2-13, Vol.1

"Acreditar em Profecia!" CdM 3130:194-196

"Buscador e os Tesouros!" CdM 3131

"Questöes‚ 5ª Parte" CdM 3322:64-99, BN 925

"Concentrem-se no Poder!" CdM 3374:27-31, BN 971

"Posse Total!" CdM 3376:5-8, 21-52, BN 973

"As Misteriosas Chaves, 1a Parte," CdM 3472:25-32, BN 1060

"O "Povo Singular" De Deus!" págs. 155-164, Tesouros

"DJCA 01": 224, 261

"DJCA 02": 186, 196, 350, 545

"Fé," 1-2, 7, Manual da Palavra

"Raciocino Carnal‚" Manual da Palavra

Pensamento estimulante:

13. (Papai: ) O Diabo fez com que as palavras do mundo fossem doces, os sons do Sistema atraentes e os conceitos dos mundanos lógicos para atrair as massas para si! Näo seja um otário que vai cair na do Sistema e seguir os seus caminhos! Ainda que os caminhos e as Palavras de Deus sejam muitas vezes ilógicos, näo convencionais e absolutamente loucos, seja radical e siga–os assim mesmo!

Näo joguem fora o "bebê com a água do banho"!

A questäo:

14. (Mamäe:) Estamos vivendo um novo momento na história da Família, mas, infelizmente, perdemos alguns aspectos revolucionários da nossa antiga maneira de viver e operar. No início da Família, por exemplo, havia muita liberdade no espírito, de forma que a norma era louvar o Senhor, falar em línguas era corriqueiro, estar em fogo para memorizar era o máximo e citar a Palavra era legal e parte da vida. Mas pelo jeito algumas pessoas hoje têm a atitude de que alguns desses aspectos revolucionários do nosso passado estäo superados, näo säo mais necessários, säo caretas, ou que näo é assim que devemos agir hoje e decididamente näo será assim que agiremos no futuro.

O que Deus pensa disso:

15. (Jesus:) Deixar de aprender com o passado seria um erro tremendo! Com certeza, em geral, é melhor näo permanecer no passado ou ficar muito apegado aos métodos antigos, mas, ao mesmo tempo, seria uma pena jogar tudo pela janela.

16. Näo há dúvida que foram cometidos erros bobos que näo precisam ser repetidos. Mas se perceberem que estäo dando tanta ênfase a eles que suas conversas consistem principalmente de histórias sobre os erros tolos cometidos há anos e anos, ou como vocês acham que foram maltratados pela tia fulana há 10 ou 20 anos, ou dos métodos e regras dos combos antigos que nunca se aplicariam hoje, entäo algo está errado. De certa forma, é bom poder se lembrar disso tudo com senso de humor e rir das coisas engraèadas que a Família fez, tal como se lembrariam das coisas engraèadas que fizeram na infãncia. Mas tenham cuidado se esse se tornar o estilo principal de suas conversas.

17. Em vez de enfatizar os eventos negativos do passado, por que näo discutir como podem aplicar os aspectos positivos? Por exemplo, você näo tem de se sentir obrigado a se vestir como hippie todo dia, mas o que há de errado com uma boa inspiraèäo no estilo antigo na qual todo mundo pode realmente queimar livre no espírito? Em alguns lugares, para algumas pessoas‚ isso é uma arte perdida, e é uma grande lástima, porque vocês estäo perdendo algo pra lá de divertido e muito doido no espírito.

18. É verdade que durante um período de crescimento muitos membros da Família exageraram nas regras na época em que havia escolas e combos, mas isso näo significa que näo havia coisas ótimas também. Talvez seja mais fácil falar e repisar os muitos deméritos que receberam quando adolescentes ou as longas horas que passaram limpando a casa. Mas também havia atividades especiais incríveis promovidas pelos Lares que vocês poderäo adaptar para o seu Lar atual. Muitos pastores de adolescentes também demonstraram um amor tremendo e dedicaram-se em tempo integral a ensinar e treinar os jovens. E näo vamos esquecer do trabalho magnífico dos professores! E se vocês, professores (ou alguns que eram crianèas naquela época) tiverem uma conversa positiva, väo se lembrar do sistema de premiaèäo de brilhantes, das instalaèöes das escolas ou de algum método organizacional que poderia beneficiar as crianèas do seu Lar hoje.

19. Säo inúmeros os exemplos que podemos citar de cada período da Família. Talvez a Família näo pratique nenhuma forma de FF, mas vocês com certeza poderäo aprender umas boas lièöes com muitas das FFadoras da Família sobre amar os desprezíveis e ser altruísta. Talvez o atual clima político näo seja idêntico ao que prevalecia nas décadas de 60 ou 70, mas a arte de testemunhar com fervor e protestar contra a guerra näo está de forma alguma ultrapassada.

20. Portanto, comecem a falar sobre o positivo e vejam como poderäo dar um tempero à vida da Família moderna usando lièöes do passado. Com certeza vocês precisam do vinho novo do Espírito para este novo dia, mas näo se esqueèam que, às vezes, as safras antigas podem ser muito saborosas!

Em suma:

21. (Mamäe:) Que o Senhor nos ajude a näo nos afastarmos tanto de como as coisas eram feitas antes a ponto de abrandarmos os fogos da revoluèäo de hoje! Há muitas coisas boas, maravilhosas, revolucionárias e radicais do passado que ainda fazem parte de nossa vida hoje! Estamos vivendo um momento diferente da história mundial, mas nem por isso devemos ser mortos, frios e inertes! Que sejamos sempre revolucionários, livres, radicais, em fogo e cheios do Espírito selvagem e livre de Jesus em tudo que fizermos!

Promessa das chaves:

22. Tudo que você precisa para se tornar um discípulo radical, revolucionário e fora de série pode ser encontrado nas chaves!

Vá mais a fundo:

'Vamos Ficar Todos Em Fogo Por Jesus!" CdM 2678:8, 12-21

"A História De Amor Da Mamäe! - 7ª Parte" CdM 3002:76-95

"Mais Sobre "A Sacudida 2000!"" CdM 3262:252-264, BN 863

"Você Consegue! 1ª Parte" CdM 3277:82-92, BN 880

"Permaneèam Fiéis À Revoluèäo!" CdM 3364:34, 85-104, BN 960

"Questöes, 16a. Parte" CdM 3450:142-154, BN 1040

"Libertaèäo" CdM 3455:270–290, BN 1039

"Wholeheartedness," Word Topics

Pensamento estimulante:

23. (Papai:) Se vocês empregassem hoje alguns elementos radicais da nossa história, isso mudaria a sua vida, principalmente se for algo que promova o Senhor e a Palavra, vivifique as coisas do espírito, esmague seu orgulho, o deixe selvagem e livre, embriagado em Jesus e o ajude a se esquecer de si mesmo e das coisas desta Terra! Por que näo tentar?

*

24. (Jesus:) Um diamante ou uma jóia näo perde o valor só porque já foi usado!

BNs e os comitês

A questäo:

25. (Mamäe:) As BNs comunicam as novas normas e däo a orientaèäo para a Família, mas algumas pessoas estäo se perguntando se isso deveria mudar agora que instituímos os comitês. O raciocínio é que já que os integrantes dos comitês säo profissionais em suas áreas e estäo no meio do "povo"‚ eles é que deveriam estabelecer as normas e determinarem a direèäo da Família, em vez de executarem o que é ditado pelas BNs. A atitude é que os comitês näo têm "poder verdadeiro" e por causa disso a Família näo está progredindo como deveria.

O que Deus pensa disso:

26. (Jesus:) Mudar é uma necessidade na Família. Minha Família precisa avanèar, e para continuar na direèäo do futuro que lhes reservei‚ precisam fazer progresso de verdade. Agora näo é hora de ficar acomodado, patinando no mesmo lugar ou simplesmente viver das conquistas passadas. Os comitês devem ser comitês de aèäo‚ precisam ajudar a efetivar essas mudanèas. É para isso que foram criados, porque sei que sem a ajuda de cada membro da Família e sem uma grande base de integrantes dos comitês disposta a fazer sua parte, a Família näo fará o progresso que precisa.

27. A pergunta é: como mudar e onde se origina essa mudanèa? Como a Família pode avanèar? Como a Família pode dar os passos radicais que precisa para ser tudo que precisa ser? David näo teve medo de ser radical‚ diferente e levar a Família numa nova direèäo se foi isto que lhe mostrei. Mostrei–lhe algumas coisas bem radicais e a Família seguiu em muitas direèöes porque é isto que se precisa em uma revoluèäo. Vocês precisam mudar, continuar se mexendo ou o movimento vai voltar para o pãntano da imobilidade do Sistema e a revoluèäo morrerá.

28. O segredo para todas as mudanèas e revoluèöes que aconteceram na Família é que era Eu quem guiava a Família. David nunca tomou para si o crédito nem se considerou o guia da Família nem o autor das idéias ou das novas maneiras de fazer as coisas. Ele deu o mérito a Quem de direito: a Mim. A Família é obra Minha! Esse movimento é obra Minha, e, no final das contas‚ a Minha revoluèäo! Toda grande mudanèa e revoluèäo na Família foram iniciadas por Mim e é assim que precisa continuar sendo.

29. Eu ainda Sou necessário, Minha Palavra ainda é necessária e as revelaèöes e orientaèöes vindas de Mim ainda säo necessárias para governar esta Família. Mas também preciso da ajuda dos membros da Família e é por isso que os comitês säo necessários. Preciso dos comitês, näo para serem "comitês de atividades" que apenas entretêm a Família, mas que têm poder no movimento da Família. Preciso que se envolvam e lhes dei autoridade para isso. Näo criei uma estrutura de "marionetes" com pessoas incapazes de pensar por si mesmas. Criei os comitês para que possam traèar e executar os próprios planos, idéias e programas.

30. Entretanto, acima de todas as coisas está a Minha Palavra. É o que tem liderado e mantido a Família até agora. As Cartas e as BNs - as Palavras que dou - däo a orientaèäo geral e, às vezes, específica do que quero que a Família faèa. Säo os marcos que mostram o caminho. Mas fica a critério de cada regiäo a maneira como seguem e implementam Minhas Palavras dentro das suas circunstãncias e da fé que lhes dou. Mas a Minha Palavra tem de ser a lãmpada para seus pés e a luz para seu caminho.

31. David disse vez após vez que assim que vocês acharem que podem passar sem Mim e especificamente sem a Palavra, estäo em apuros. Os comitês precisam seguir as instruèöes que lhes dou nas BNs, mas também têm oportunidade de compartilhar suas percepèöes do que precisa ser feito e como a Família precisa mudar para progredir. É assim que os comitês influenciam as políticas atuais da Família – tanto o que sai nas publicaèöes quanto as emendas à Carta Magna.

32. A Palavra e os comitês trabalham lado a lado. Eu näo montei uma estrutura de forma que os comitês näo tenham influência sobre as normas ou nenhuma autonomia. Verifiquem tudo que disse sobre os comitês. Os comitês säo verdadeiros. Têm autoridade verdadeira para ajudar a moldar as políticas da Família em suas respectivas áreas de especialidade. Todas aquelas BNs sobre os comitês näo säo apenas belas palavras. Estäo ali para serem vividas e é o que está acontecendo hoje! Os comitês estäo causando um impacto na Família e nas normas da Família. Mas leva tempo e requer paciência. As mudanèas na Família näo acontecem da noite para o dia. Mas creia no que digo: as coisas estäo mudando.

33. Os comitês estäo se manifestando, os WS estäo ouvindo e as publicaèöes estäo refletindo as necessidades da Família segundo as percepèöes dos comitês. Mas essas coisas tomam tempo! Se os comitês näo falarem, as mudanèas väo demorar muito mais. Se os membros dos comitês, cada pessoa em todos os tipos de situaèöes em todo o mundo näo pensarem realmente e orarem sobre as necessidades e problemas em suas áreas, näo vai acontecer muita coisa. É preciso que todos trabalhem juntos.

34. A Palavra dá a direèäo para a Família, os comitês Me buscam para saber como podem ajudar os Lares a implementar Minha Palavra, e também têm a incumbência de comunicarem o que entendem serem as necessidades e os problemas da Família‚ assim como o que pode ser feito para ajudá-la.

35. Näo há limite ao que posso fazer por intermédio de vasos submissos! Os comitês säo limitados apenas quando impöem limites a eles mesmos. Seguir Minha Palavra näo implica em limites, mas é liberdade, porque abre tantas possibilidades maravilhosas! Comigo – e isso quer dizer também Minha Palavra, porque Eu sou a Palavra – nada é impossível. O céu é o limite para os comitês e há mais que pode ser feito do que qualquer um de vocês poderia imaginar. Alguns comitês estäo parados esperando alguém fazer alguma coisa, enquanto outros estäo avanèando‚ fazendo e provando que para Mim tudo é possível!

36. Os comitês têm voz e essa voz está sendo ouvida! A mudanèa está acontecendo agora mesmo. Nem todos os comitês estäo vivendo à altura do seu potencial, mas isso näo significa que exista uma falha na estrutura. A estrutura é firme‚ e a fundaèäo e o princípio säo fidedignos. Sim, haverá mudanèas e acertos aqui e ali, mas edificaräo sobre o que já existe. A estrutura está ali, montada e pronta para explodir e realmente mudar o mundo. Agora cabe a você, Minha Família, e aos membros dos comitês em todo o mundo viver à altura do seu potencial e efetivar as mudanèas. E elas väo acontecer se vocês se encarregarem de certificar-se que aconteèam, porque vocês têm o poder para ajudá-las a acontecer!

Em suma:

37. (Mamäe:) Com os comitês em funcionamento, os programas e as normas estäo sendo instituídas (em conselho com o nosso Chefe), devido às idéias e sugestöes do "povo". Todo o propósito dos comitês é ajudar a distribuir as responsabilidades das tomadas de decisöes da Família em tantos ombros quanto possível, para que essas decisöes sejam boas‚ considerem todos os aspectos e levem em conta as necessidades de todos. Mas, por mais importantes e necessários que os comitês sejam, a orientaèäo divina do nosso Marido ainda é necessária, a Palavra permanece essencial e a Família näo sobreviverá sem as revelaèöes e orientaèöes que Ele nos dá. A Palavra é o que nos guiou e nos manteve até agora e continuará a ser nossa bússola e a "lãmpada para os nossos pés" no futuro.

Promessa das chaves:

38. Se apoiar-se nas chaves de capacitaèäo e posse total, você terá todo dom do espírito e todo espírito ajudante necessário para desempenhar sua parte no fortalecimento e na transformaèäo da Família.

Vá mais a fundo:

" Pelo Amor De Deus, Siga A Deus!" CdM 4:1-28, PCD 4

"Olhando Para Jesus" CdM 126‚ PCD 4

"A Visäo dos Comitês (1ª Parte)" CdM 3352:69–85, 130-135, BN 949

"A Visäo dos Comitês (2ª Parte)" CdM 3353:6–13‚ BN 950

"A Visäo dos Comitês, 3ª Parte" CdM 3387:12-31, 196-200, BN 983

" Vídeo de treinamento para a visäo de comitês, 2ª Parte‚" CdM 3407:12-40, BN Somente online

" Vídeo de treinamento para a visäo de comitês, 3a Parte‚" CdM #3408:58-71, BN Somente online

"O Que Jesus Vale Para Você?" CdM 3433:4-47, 213-225, BN 1016

Pensamento estimulante:

39. (Papai: ) Progresso e transformaèäo na Família é um esforèo de equipe! O Senhor näo pode guiar a Família sozinho, porque precisa de vasos submissos por intermédio dos quais trabalhar. Näo apenas Mamäe e Peter, mas também aqueles que fazem parte dos comitês e todos os membros da Família. Cada pessoa participa em moldar a Família! Mas, no final das contas, é o Senhor Quem está no controle! Ele é que dá as cartas e é a Sua Palavra que mantém a Família no caminho certo e na direèäo certa!

Promover nossas doutrinas-carne!

A questäo:

40. (Mamäe:) Uma preocupaèäo e pergunta que parece näo estar esclarecida para alguns de vocês é por que nós, a Família, devemos divulgar ou promover nossas doutrinas radicais "carne", como, por exemplo, nossas convicèöes sobre a Lei do Amor, para pessoas que poderiam vir a tropeèar. Alguns acham sinceramente que o trabalho prosperaria e floresceria mais se näo compartilhássemos essas questöes controversas com nossas ovelhas ou amigos, especialmente por näo esperarmos que eles as pratiquem e as vivam.

O que Deus pensa disso:

41. (Jesus:) Dei a vocês, Minha Família, verdades profundas e radicais, a mais forte das carnes fortes, e lhes pedi para crerem nelas, aceitá-las, vivê-las e näo terem vergonha disso. Também lhes pedi para näo transigirem em suas convicèöes e para compartilharem a carne da Palavra com as pessoas do seu rebanho que dela precisarem.

42. No tocante à questäo específica de mencionar as suas crenèas sobre a Lei do Amor‚ é Minha vontade que defendam essas crenèas quando questionados e, na maioria dos casos, que tragam à tona e comuniquem essa verdade com as pessoas que vocês estäo alimentando‚ ou seja, seu rebanho. A verdade é que eles podem vivê-la‚ pelo menos a princípio. Algumas väo até se identificar com a doutrina e serem cativadas por ela! Talvez näo possam compartilhar sexualmente fora de seus casamentos, mas talvez seja uma grande liberaèäo para uma pessoa solteira que estiver tendo sexo com seu namorado ou namorada, saber que näo estäo vivendo em pecado aos Meus olhos. Existem também aqueles que chamarei para serem discípulos, entäo quando chegar essa hora, eles deveräo estar preparados para a vida na Família como um membro residente, e isso inclui o aspecto sexual da Lei do Amor.

43. O segredo‚ todavia, é que há um tempo e um lugar para tudo. Se estiverem ganhando alguém para o seu "rebanho", chegará o momento em que precisaräo apresentar essas crenèas para a pessoa, ou porque vou lhes mostrar que ela está pronta‚ ou porque ela ficará sabendo através de outros e lhes perguntaräo a respeito. Como disse na série "Convicèäo versus Concessäo e Transigência", näo fico feliz quando Meus filhos se recusam a admitir suas convicèöes nessas áreas ou as negam, ou transigem nelas. Isso näo significa, entretanto, que precisam sair por aí contando para todo mundo a quem ministram sobre a Lei do Amor‚ e incluí–la no seu programa básico de follow-up.

44. É uma mensagem avanèada, para aqueles suficientemente avanèados no espírito para recebê-la. É importante as pessoas que estiverem cogitando entrar na Família entenderem. E também é importante os membros externos, ou membros ativos ou os que visitam seu Lar regularmente e interagem com vocês de forma pessoal estarem a par, já que em algum momento, perceberäo certas coisas na maneira como vocês interagem entre si. Vocês näo podem esperar que isso nunca aconteèa e devem estar preparados para explicar para eles quando for a hora.

45. Vocês também devem dar aulas sobre o conceito geral da Lei do Amor, logo nas primeiras fases do prosseguimento - sem incluir o aspecto sexual, mas ensinando apenas o conceito geral de tratar os outros como gostaria de ser tratado, preferindo cuidar das necessidades dos outros do que das suas próprias, agindo e se comportando como se fossem todos uma Família, tendo grande desvelo uns pelos outros. O aspecto sexual da Lei do Amor é mais avanèado e para os que se encontram em um nível mais elevado de discipulado.

46. Näo é possível conquistar alguém para a Família como um membro sem que a pessoa concorde com os princípios do aspecto sexual da Lei do Amor, porque em algum ponto ela ou vai praticar essa doutrina porque se tornou um membro em tempo integral da Família, ou vai ter tanto contato que teräo que dar satisfaèäo a esse respeito e explicar o princípio a outros. É bom eles compreenderem, acreditarem e aceitarem os princípios da Lei do Amor - inclusive o aspecto sexual - mesmo que só venham a praticá-la depois que entrarem na Família como discípulos em tempo integral. Se estiverem associados a vocês e pensando em serem membros da Família, mesmo que näo sejam discípulos residentes, entäo é seu dever lhes transmitir todas as nossas crenèas radicais e ensinar a base bíblica delas. Simplesmente näo é justo esconder deles.

47. Para os que se encontram nos círculos mais externos, como visitantes, assinantes da Contato, e aqueles que estäo aprendendo sobre a Família, nem sempre é preciso falar das doutrinas radicais. Vocês certamente näo têm de sentir que devem incluí–las nas primeiras aulas. Precisam ser guiados pelo Espírito, trazer as pessoas passo a passo e näo soltar tudo de uma só vez, todas as variantes da Lei do Amor numa só tacada.

48. O que Eu disse na série "Convicèäo versus Concessäo e Transigência" é o padräo. Vocês näo devem se envergonhar das suas doutrinas-carne. Näo devem negá-las, fingir que näo existem, nem ignorar que, sendo discípulos, as praticam, possivelmente por medo de serem "descobertos" pelos seus amigos e ovelhas. Essas coisas säo transigências. Mas demorar a compartilhar essas verdades-carne com aqueles para os quais estäo ministrando näo quer dizer que estejam automaticamente transigindo. Existe uma diferenèa entre transigir e usar sabedoria na sua apresentaèäo, esperando pelo tempo certo, e é difícil encontrar esse meio-termo. É preciso pedir Minha orientaèäo para a sua situaèäo. Um segredo para isso é estar submisso o bastante para verdadeiramente estar aberto ao que tenho a dizer e obedecer Meu conselho.

49. Alguns säo täo extremistas e zelosos que acham que para viverem à altura de suas convicèöes têm de dizer para todos que vocês conhecem sobre cada doutrina-carne täo logo quanto possível, o que pode ser meramente uma demonstraèäo de falta de sabedoria. Outros väo ao outro extremo e näo querem que suas ovelhas nem ouèam falar da mínima coisa sobre a Lei do Amor, por medo que tropecem. Näo quero nem um extremo nem outro. Quero que vocês, sendo membros da Família, creiam e vivam essas doutrinas. Näo quero que tenham vergonha de, na hora certa, compartilharem essas doutrinas e defenderem essas crenèas com seu rebanho.

50. Talvez algumas das suas ovelhas estejam täo apegadas a doutrinas de igreja que, näo importa quanto tempo as estejam alimentando, elas väo tropeèar na Lei do Amor e em outras crenèas radicais. Alguns tropeèaram até no conceito de que o sexo näo é um pecado! Mas vocês precisam ver que, no caso de algumas pessoas‚ só väo trazê-las espiritualmente até um certo ponto, pois näo avanèaräo mais. Alguns a quem vocês ministram cresceräo na Minha verdade e na Palavra, mas apenas até certo ponto. É aí que vocês precisam perceber que fizeram sua parte‚ que as alimentaram tanto quanto elas quiseram receber, que as trouxeram até o ponto em que queriam crescer espiritualmente e que seu trabalho está concluído.

51. Depois disso precisam continuar procurando aqueles que querem ir mais além, que säo revolucionários o suficiente para receber a carne da Palavra, e que têm gabarito para se tornarem discípulos. Na realidade‚ a sua incumbência principal, sendo filhos de David, é justamente irem a essas pessoas que säo radicais o bastante para aceitarem Minhas verdades mais carne. Vocês säo enviados para os radicais, para os iconoclastas, para os insatisfeitos com o Sistema e seus caminhos - os que estäo desgostosos com as igrejas. Se perderem alguns por causa de uma doutrina-carne, bem, assim tem sido com todos os filhos de Deus, com todos os Meus profetas e apóstolos no decorrer das eras.

52. Afastar as ovelhas por falta de sabedoria é muito triste. Mas se as conduzirem com sabedoria, lentamente, passo a passo, construindo sua fundaèäo na Palavra e ainda assim elas tropeèarem, entäo säo fracas e näo foram criadas para serem discípulas ou membros das suas fileiras. Näo as condeno por isso, Eu as amo de qualquer forma e verei outro lugar onde podem servir e ser úteis, se assim desejarem. Mas os filhos de David têm o ministério de formar uma igreja radical, forte e caída fora que viva completamente fora dos limites do Sistema e das doutrinas da igreja. Essa deve ser sua meta ao treinar seus membros. Com alguns, teräo de avanèar mais lentamente, mas mesmo assim continuaräo avanèando.

53. Se forem sábios‚ estiverem em oraèäo e edificarem a fé de seu rebanho na Palavra, passo a passo, näo precisam ter receio de que em algum ponto perderäo sua igreja e que suas ovelhas tropeèaräo e desertaräo. Vocês perderäo alguns, com certeza, porque é um princípio bíblico que "muitos säo chamados, mas poucos escolhidos". Mas sempre haverá aqueles que seräo como os doze discípulos que, quando os outros foram embora, disseram: "Para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna" (Jo 6:68).

54. Aqueles que vocês têm alimentado com a Minha Palavra há anos, que têm orientado e fortalecido, aqueles que os reconhecem como pastores e que viram os bons frutos da Minha Palavra e das doutrinas da Família em suas vidas väo, na maioria dos casos, sobreviver quando conhecerem as doutrinas mais difíceis. Isso näo significa que näo teräo dificuldades no início. Existem aqueles cuja primeira reaèäo será: Uáu! Fantástico! Quero fazer isso também!" Haverá muitos que num primeiro momento ficaräo chocados e impressionados, mas, se vocês os guiaram adequadamente desde o início e se dedicarem tempo para responder suas perguntas, ensinar–lhes a partir das Escrituras e do seu exemplo e experiência pessoal, sobreviveräo e se tornaräo ainda mais fortes.

55. É isto que busco: discípulos fortes e seguidores da verdade-carne. Essa é a sua vocaèäo e a essência da Família.

*

56. (Papai: ) Temos um Jesus radical! Temos um Deus radical! Temos uma Família radical! E se vocês se afastaram disso, talvez fosse bom verificarem sua atitude espiritual para ver em que direèäo estäo indo.

57. A igreja já foi um movimento radical. Eles já foram perseguidos e romperam com os tabus e tradièöes da época, mas comeèaram a se acomodar. Ficaram populares e passaram a ter receio de defender suas doutrinas mais radicais por medo de perderem seus amigos e sua base de sustento. Eles ficaram mais preocupados com o dinheiro do que com a mensagem e comeèaram a se acomodar. É isso que está acontecendo a vocês? Estäo ficando täo preocupados com o dinheiro que seus amigos lhes däo cada mês que näo lhes estäo dizendo a verdade? Vocês estäo ocultando as crenèas que sentem que säo radicais demais por que talvez näo acreditam mais nelas?

58. Claro que nossas crenèas säo polêmicas! É o que faz as pessoas amarem ou odiarem a Família. Näo somos convencionais. Se quiserem fazer parte do convencional, estäo na organizaèäo errada. A Família näo faz parte do movimento cristäo dominante. A Família é a voz de Deus para o mundo nestes Últimos Dias! Vocês säo Seus embaixadores e missionários para o mundo neste momento. É na Família que o Senhor está derramando Sua unèäo e em quem está Se apoiando completamente. Ele näo pode contar com os outros grupos cristäos porque todos têm algo que os travam. Vocês por acaso têm algo que os travam a ponto de o Senhor näo poder derramar Sua unèäo sobre vocês? Pensem nisso por um minuto.

59. Estäo täo preocupados com as opiniöes do homem que näo podem pregar a carne da Palavra e a mensagem radical do Senhor? Acreditem ou näo, seus amigos väo descobrir de um jeito ou de outro. Näo há como esconder suas crenèas para sempre! - E de quem seria melhor tomar conhecimento delas senäo de vocês? Eles väo ficar sabendo, e quando acontecer väo ficar ofendidos de näo terem ouvido de sua boca.

60. Como você se sentiria se descobrisse, por meio de outra pessoa, que sua esposa está grávida, só porque ela estava com vergonha de lhe contar? Você näo se sentiria traído? Bem, seus amigos väo se sentir da mesma forma. Väo sentir que houve uma séria traièäo de confianèa e entäo os frutos seräo muito piores do que se vocês tiverem a coragem e a humildade de lhes contar pessoalmente.

61. Sim, vocês devem construir um alicerce. Sim, devem edificar um trabalho! Mas um trabalho forte, um alicerce forte que näo será abalado pelos ventos da perseguièäo. E se vocês näo têm tido sabedoria para serem abertos com seus amigos a respeito das suas crenèas, entäo näo esperem que os defendam quando precisarem deles. Näo esperem que fiquem firmes quando seus inimigos lhes disserem o que vocês acreditam e distorcerem as coisas e derem a sua conotaèäo ímpia como costumam fazer.

62. É difícil acreditar que têm convicèäo de suas convicèöes se näo estäo dispostos a explicá-las aos seus amigos. Há um tempo para tudo e Deus sabe que isso deve ser conduzido com sabedoria. Vocês näo podem jogar isso de uma vez em cima das pessoas, mas tampouco devem ocultar suas crenèas polêmicas por medo que parem de sustentá-los. Vocês podem concordar em discordarem desses pontos, mas, mesmo assim, as pessoas devem tomar conhecimento disso vindo de vocês.

63. Será que ficaram mornos que nem têm fé para explicar as coisas para seus amigos? Vocês esqueceram o que significa ser verdadeiramente revolucionário? Esqueceram por que praticamos a Lei do Amor? Talvez devam levar uma sacudida para descobrirem no que estäo se apoiando e se realmente acreditam ou näo.

64. A Família näo é apenas um belo modo de vida. É um movimento revolucionário e se vocês näo conseguem aceitar‚ acreditar e acompanhar a revoluèäo‚ entäo talvez precisem sondar o seu coraèäo. Talvez precisem ver se realmente acreditam no que a Família de fato é, se perguntar se têm fé que a Palavra do Senhor é verdade e que Ele sabe o que é melhor. Eu ponho em dúvida o seu alicerce se vocês näo conseguem, em amor‚ oraèäo e conselho, explicar e alimentar seu rebanho com a carne da Palavra.

65. É melhor que eles saibam o que vocês de fato säo e ouèam da sua boca uma apresentaèäo sábia dada em oraèäo, em vez de escutarem das línguas mentirosas de nossos inimigos e a perspectiva maligna deles. A escolha é sua, mas destruirá seu trabalho de um jeito e o fortalecerá de outro. Vocês é que decidem como querem que seu trabalho continue. Aqueles que têm täo pouca fé e convicèäo que säo preguièosos demais para investir tempo e esforèo para explicar essas coisas aos seus amigos, devem verificar seus coraèöes agora. Quando a perseguièäo chegar e seus amigos lerem tudo sobre vocês nos jornais e descobrirem mais do que sabem agora, vocês väo se arrepender.

Em suma:

66. (Mamäe:) Usem de sabedoria, oraèäo e profecia e o Senhor lhes mostrará o que o seu Lar precisa fazer para ensinar às suas ovelhas e amigos as doutrinas-carne da Família - como, quando e onde. Se tiverem plena convicèäo de que devem ser membros da Família e seguir suas doutrinas, entäo confiem que o Senhor vai ajudá-los a apresentá-las ao seu rebanho no tempo certo e no lugar certo, porque, se näo estiverem dispostos a ensinar e pregar nossas crenèas radicais, estaräo abrindo concessöes. Ou se‚ ao avaliarem seus coraèöes e mentes virem que näo têm esse tipo de fé e convicèäo, entäo têm liberdade para seguir um outro estilo de vida, e montar sua própria igreja que näo seja da Família.

67. Vocês podem realizar boas obras sem fazer parte da Família. Podem ter um estilo de vida parecido, dando aulas bíblicas e até terem um rebanho que os sustente na sua velhice. Podem ajudar os carentes e assim por diante, sem serem membros da Família nem acreditarem nas doutrinas da Família. Mas se você for um membro da Família e acreditar nas doutrinas da Família, entäo, tem de estar preparado para, em algum momento, ensinar essas doutrinas para seus amigos e lidar com as conseqüências.

68. Existe sempre um lugar para testificadores dedicados e ganhadores de alma. O mundo é imenso e há muitos a serem alcanèados. O Senhor aprecia e precisa de cada pessoa que está pregando a sua Verdade e a Sua Palavra, de alguma forma. Ele näo pediu a todo mundo para acreditar e ensinar suas doutrinas-carne e radicais. Entretanto, essa é uma vocaèäo especial para os filhos de David e se vocês estäo na Família, essas doutrinas säo parte do seu credo. Vocês têm essa responsabilidade!

Promessa das Chaves:

69. Clame as chaves de revoluèäo para ter humildade suficiente para ser um jornaleiro para Mim‚ disposto a proclamar a Minha verdade e Minhas Palavras radicais nestes Últimos Dias!

Vá mais a fundo:

"Os Perigos da Testificaèäo e do Follow-up", CdM 3245:57-77, BN 847

"Nada Disso Me Abala!", CdM 3307:132-149, BN 906

"Uma Possível Perseguièäo?", CdM 3361:57-58, BN 957

"Permaneèam Fiéis à Revoluèäo!", CdM 3364:37-122, 162-205, BN 960

"Definindo o Pecado", CdM 3453, "Aos Pastores de Follow-Up," págs 18-21, BN 1038

Pensamento estimulante:

70. (Papai:) As fileiras da Família devem ser fortes‚ radicais, crentes, receptivas e revolucionárias! Suas ovelhas, amigos e discípulos potenciais que säo "feitos do material certo" deveriam florescer ao tomarem conhecimento das "estranhas verdades" novas, diferentes, ímpares, exclusivas e até malucas do manancial do Espírito de Deus. Os "cavalos-marinhos", "moluscos" e outras "criaturas" espirituais que tornam a Família ímpar têm o propósito de nos manter caídos-fora, separados do mundo e garantir que permanecemos um bando de Gideäo.

(Caixa de texto:)

71. (Papai: ) O Senhor está no controle! Nunca se esqueèam que este trabalho é obra dELe! Assim que comeèarem a achar que vocês säo os autores, que säo grandiosos, que estäo ganhando muita gente para o Senhor e fazendo um trabalho maravilhoso, cuidado! O Senhor vai jogá-los no chäo e tirar tudo de vocês para verem Quem é o Chefe‚ e Quem é que manda! Vou lhe dizer uma coisa‚ meu amigo, você näo vai querer estar sentado no trono da arrogãncia quando o Senhor bater à sua porta! É uma estrada difícil, triste e dolorida, e o Senhor terá que tirar tudo de você para lhe ensinar uma lièäo, para você ver quem é realmente o autor de tudo isso.

72. Näo permita que seu orgulho destrua seu trabalho para o Senhor. Näo pense que näo acontecerá a você nem à sua área, porque o Senhor näo faz acepèäo de pessoas. Näo importa quem você seja, se ficar inchado em orgulho e comeèar a achar que sabe mais que Deus, o Senhor vai colocá-lo nos eixos. Amém? Näo permita que isso lhe aconteèa!

(Fim de caixa de texto:)

Conhecimento Bíblico

A questäo:

73. (Mamäe:) Pelo fato de algumas de nossas crianèas e jovens näo terem uma boa base de conhecimento bíblico como deveriam - e alguns de vocês me disseram que acham que eles estäo completamente fracos nesse aspecto - certas pessoas se perguntam se isso talvez seja devido a todo o vinho novo que recebem regularmente e se deveríamos enfatizar menos as Cartas e a Palavra nova para as crianèas e jovens, para fortalecer sua base na Bíblia.

O que Deus pensa disso:

74. (Jesus:) A Bíblia é a base do cristianismo! É a história do cristianismo e contém o alicerce de todos os princípios espirituais do viver para Mim. Portanto, claro, seus filhos e jovens precisam de uma boa base de conhecimento bíblico! Na verdade‚ é responsabilidade de vocês, pais e professores‚ garantirem que esse alicerce é edificado. É importante para a vida espiritual deles e para o exemplo que däo como cristäos e discípulos e os ajudará a se tornarem discípulos melhores para Mim.

75. Mas näo caia no engodo do Diabo que algumas crianèas ou jovens näo têm uma base firme por causa do vinho novo. Isso näo contém um pingo verdade. Se a fundaèäo espiritual deles é fraca, inclusive o conhecimento bíblico básico‚ näo é culpa do vinho novo, mas de vocês, pais e professores, se näo lhes deram suficiente treinamento nessa área. O vinho novo e as publicaèöes do vinho novo para jovens e crianèas näo säo a causa de um alicerce fraco. O vinho novo fortalece esse alicerce, aumenta sua estatura espiritual e dá Minhas Palavras frescas para hoje!

76. Seus filhos e jovens precisam ter pelo menos um conhecimento geral da Bíblia. Devem saber onde estäo as principais histórias da Bíblia e conhecerem bem o Novo Testamento, particularmente os Evangelhos e o Livro dos Atos. Também devem memorizar todos os versículos do Livro de Memorizaèäo e saber de cor alguns capítulos-chave como 1 Coríntios 13‚ alguns Salmos, etc. - ou se empenhando em atingir essa meta. Também devem conhecer as profecias sobre o Tempo do Fim em Daniel, no Apocalipse e em outras passagens. Mas näo têm de conhecer a Bíblia como a palma da mäo para considerar-se que têm uma boa base. Eles precisam saber o básico e ter os versículos fundamentais memorizados, mas näo precisam ser especialistas na Bíblia.

77. Os jovens e as crianèas absorvem informaèöes como esponjas, e quanto mais jovens forem, mais poderäo absorver e aprender. Eles sem dúvida têm a capacidade e a aptidäo para aprender tudo que precisam aprender da Bíblia, tanto o conhecimento básico como a memorizaèäo de versículos e capítulos importantes, além de se manterem em dia com as publicaèöes do vinho novo para hoje, o que inclui memorizar promessas das chaves. Näo há necessidade de reduzir a leitura do vinho novo para hoje com a intenèäo de fortalecer a base bíblica dos jovens e das crianèas. Eles säo mais que capazes de dar conta dos dois - o vinho velho e o novo - se vocês derramarem os dois neles.

78. Alimentar seus filhos e jovens somente com o vinho novo em detrimento do seu alicerce bíblico näo vai dar certo, da mesma forma que näo devem se concentrar exclusivamente na Bíblia e negligenciar o vinho novo. Tirar a ênfase da Palavra nova para hoje apenas enfraquecerá suas crianèas e jovens; näo os fortalecerá. Eles precisam de um bom equilíbrio na sua dieta da Palavra e fortalecimento espiritual. E cabe a vocês, pais e professores, garantir que nenhum aspecto desse alicerce espiritual é negligenciado.

Em suma:

79. (Mamäe:) Nossos filhos e jovens precisam de uma boa base de conhecimento bíblico e precisam conhecer o vinho novo para hoje. Quem precisar tirar o pó de suas bíblias e fazer uma reciclagem de conhecimento bíblico - ou colocar seus filhos ou jovens para fazerem isso - deveriam. Mas, no processo‚ näo negligenciem as BNs e as publicaèöes do vinho novo para vocês e para as crianèas e jovens. O vinho novo, a Palavra de Deus para hoje, é uma grande parte do fortalecimento deles - assim como do seu.

Promessa das chaves:

80. Pelo poder das chaves, você terá a fé para dar aos seus filhos o alimento espiritual, a Palavra e a verdade que precisam para hoje e para estarem aptos para cumprir seu destino no futuro.

Vá mais a fundo:

"O Monstro!" CdM 175:16,18-20,22–23, Vol.2

"Velhas Garrafas" CdM 242:38-39,42,47-49, Vol.2

"Guerra e Paz" CdM 255:41-45, Vol.2

"Graèa Versus Lei" CdM 635, PCD 1

"O Básico da Bíblia!" CdM 1381:7-9,35-37‚ Vol.18

"David-Daniel!" CdM 1501:2-5, 11-14, 69-72, Livro de BN7

"Nós Ainda Somos A Revoluèäo Por Jesus!" CdM 1592:1-6‚ PCD 2

"Esqueèa O Passado!" CdM 1598, PCD 2

"Näo Esqueèa Todo O Passado!" CdM 1691, PCD2

Pensamento estimulante:

81. (Papai:) O vinho novo é o que a Família precisa, provavelmente mais do que a Bíblia. As Cartas é o que tornam a Família diferente. Naturalmente, vocês, da geraèäo de hoje‚ precisam mais do vinho novo que nunca, porque o Senhor finalmente encontrou um grupo de crentes que realmente acreditam em ouvi–lO hoje. Ele vibra, está entusiasmado e derramando do Céu em grande quantidade, porque Ele tem aqueles que näo apenas receberäo e ouviräo, mas que também poräo em prática Suas Palavras!

Reuniöes de família

A questäo:

82. (Mamäe:) Ao que parece hoje em dia é moda fazer grandes reuniöes de família. Às vezes se tornam empreendimentos caros e extravagantes, e aparentemente promovem demais o vínculo com a família de sangue. Algumas reuniöes de família têm sido uma mistura de todos os tipos de pessoas - membros da Família a tempo integral, ex-membros, parentes sistemáticos e até ex-membros antagõnicos. Algumas pessoas acham que essas reuniöes säo extremamente importantes, mas näo percebem que‚ em alguns casos, talvez näo dêem os melhores frutos, ou que podem até dar bastante mau fruto, especialmente se forem enfraquecer ou ser desgastantes para os que estäo na Família, devido à presenèa de parentes que näo apóiam - ou que, em alguns casos, querem mesmo destruir - a sua vida de servièo ao Senhor.

O que Deus pensa disso:

83. (Jesus:) Para Mim é muito triste ver que muitas dessas reuniöes – algumas das quais acontecem regularmente - se tornaram vias de acesso e trampolins para a propaganda do Inimigo e suas tentativas de desencaminhar os Meus filhos através de ex-membros descontentes e de apóstatas. O efeito colateral que essas reuniöes têm no espírito säo tristes e contínuos, entretanto as pessoas continuam se achando na obrigaèäo e responsabilidade de as terem. Meus filhos näo têm julgado os frutos de acordo com Meus padröes e Minha Palavra. Eles têm usado um padräo carnal em vez de usarem um mais profundo e espiritual para pesarem e avaliarem.

84. É triste ver tantos membros da Família participando dessa necessidade mundana de ter reuniöes freqüentes, sem verem o que penso ou confirmarem seus planos suficientemente Comigo. Eles se tornaram presas desta mentalidade mundana e necessidade e desejo desordenados de estar sempre fortalecendo e estreitando os laèos familiares. Cuidado‚ pois isso tem se tornado mais uma ferramenta nas mäos do Inimigo em suas constantes tentativas de arrancá-los de cima do muro do Meu servièo. Ele usará qualquer coisa, e encontrou nos laèos de sangue, nos vínculos emocionais e senso de responsabilidade nesse sentido, um meio bem eficaz com muitos, até mesmo com os Meus.

85. O fato do Sistema promover no mundo todo a unidade familiar e os valores de família é outro estratagema e meio que o Inimigo usa para cumprir o seu propósito e plano malignos. Ele tem um programa sutil para fortalecer laèos e vínculos de sangue‚ na tentativa de frustrar Meu plano de convocar discípulos de todas as naèöes e famílias, e criar um forte exército do Tempo do Fim e uma Família que é Uma Esposa, preparados para Me amar e seguir näo importa o que este mundo tenha a oferecer. Ele está tentando enaltecer a unidade familiar da carne e fortalecer o senso de responsabilidade nesse sentido para entäo destruir e acabar com o Meu desígnio da unidade Familiar maior.

86. Sou eu quem promove e dá o amor, e lhes dei pais, familiares, irmäs, irmäos e filhos. Mas mesmo assim, vocês, por serem Meus discípulos, näo podem dar preferência nem a essas pessoas acima da Minha vontade em suas vidas e de seguirem o Meu chamado e o que sei que é melhor para vocês. Eu estou reunindo, reestruturando e equipando o Meu exército do futuro, e ele é composto de indivíduos. Esses indivíduos freqüentemente säo "fragmentos" de uma unidade familiar, tal como aconteceu no comeèo da Família e desde o início dos tempos.

87. O Inimigo é um falsificador‚ e sua meta é sempre tentar atrasar, atrapalhar ou impedir que o Meu plano se cumpra. A esperanèa dele é que Meus filhos sintam uma ligaèäo e responsabilidade maior com sua família e seus irmäos de sangue, até a ponto de arriscarem sua própria saúde espiritual, fé, convicèöes‚ e servièo para Mim. O negócio dele é promover a santidade da carne acima do espírito.

88. Deixe-Me reformular para vocês os princípios que dei a seu Pai David há muitos anos em "Uma Esposa", que ainda valem para hoje: "Eu näo desprezo os laèos familiares, mas seus laèos Comigo e com a Família em geral säo maiores e mais importantes. E quando seus laèos de família interferem com sua responsabilidade para Comigo e Meu servièo e até mesmo seu bem-estar espiritual, podem ser prontamente abandonados para a Minha glória e o bem da Família. Eu näo estou abrindo mäo da unidade familiar, apenas adotando um conceito maior, mais importante e muito mais amplo de unidade familiar e laèos familiares: A totalidade da Noiva e de casamento a Mim, a Família e Meu servièo!"

89. Eu lhes digo o mesmo que disse aos Meus discípulos na Terra quando eles Me perguntaram acerca de Minha própria mäe. Eu respondi: "Quem é minha mäe e quem säo meus irmäos? Aquele que faz a vontade de meu Pai." (Mt 12:48–50). Eu näo medi Minhas Palavras naquela época, e para vocês‚ Meu discípulos do Tempo do Fim chamados-para-fora‚ näo posso fazer por menos. Essas Palavras foram um duro discurso na ocasiäo, e muitos ficaram ofendidos‚ sem compreenderem o princípio por trás delas. O princípio näo era algo fácil de engolir para muitos na época, e ainda hoje näo é fácil.

90. Esta questäo de reuniöes de família é um dos compromissos que quero que todos Meus discípulos revisem e reavaliem. Até mesmo o tempo, energia e despesas que investem nessa forma de se conectarem‚ unirem, e se reunirem regularmente deveria ser trazido perante Mim e seriamente revisado e avaliado em conselho Comigo‚ com a Palavra, e seus pastores.

91. Qual é o seu compromisso pessoal neste aspecto de sua vida? Você ama e estima seu servièo a Mim mais do que o seu senso de responsabilidade em relaèäo a tais reuniöes, principalmente quando envolve parentes que säo ex-membros e antagõnicos, e entes queridos que você sabe que só väo infeccionar e contaminar o seu espírito? Você está pondo esses laèos da carne acima dos laèos que tem Comigo, seu Salvador e Marido‚ com sua Família, e seu servièo a Mim?

Leitura adicional:

92. (Mamäe:) É importante consultar o Senhor a respeito de quaisquer reuniöes de família ou visitas a parentes que estejam planejando. Mas é até mais importante desejar desesperadamente saber o que Deus pensa sobre a questäo e solicitar conselho divino de seus pastores ou de pessoas fortes na fé‚ caso sua reuniäo envolva alguém em sua família que é um ex-membro antagõnico, apóstata, ou simplesmente que näo apóia sua decisäo de estar na Família e servir a Deus. Nosso Marido deixou bem claro na mensagem acima que Ele, freqüentemente‚ näo está de acordo com reuniöes desse tipo, e você deveria avaliar seriamente se deveria sequer participar de uma reuniäo dessas, ou se a estiver planejando e sendo o anfitriäo, deveria ver bem quem deve participar.

93. Mas existem ocasiöes quando Deus dá luz verde para uma reuniäo familiar mesmo quando a situaèäo ou circunstãncias näo säo ideais, ou quando um dos presentes näo é muito favorável. Nestes casos Ele quer estar bem envolvido nos detalhes. Ele quer lhe dar conselhos e instruèäo sobre como aproveitar ao máximo a reuniäo sem afetar ou prejudicar a sua fé.

94. A seguinte mensagem é um conselho do Senhor acerca de reuniöes de família ou visitas que envolvem parentes desfavoráveis. Mas só deve ser aplicada se você já orou, se aconselhou, e se o Senhor lhe disse que a reuniäo é a Sua vontade suprema para você. É importante entender isto, caso contrário pode dar a impressäo que o Senhor está dizendo nesta mensagem que sempre está bem ter reuniöes de família com parentes desfavoráveis se você tomar as devidas precauèöes e seguir o conselho dado aqui. Entretanto, na mensagem anterior, o Senhor está enfaticamente instruindo que você tenha toda a certeza de que participar de tal reuniäo é de Sua vontade, e avisa que as desvantagens freqüentemente excedem os benefícios. Entäo o que você precisa determinar primeiro é: Esta reuniäo ou visita é da vontade de Deus? Se Ele confirmar que é através de profecia e de conselheiros divinos, entäo a seguinte mensagem contêm informaèöes importantes para você.

95. (Jesus: ) Visitar sua família de sangue para uma reuniäo ou férias pode ser parte de seu testemunho e demonstraèäo do Meu amor. Quando envolve pessoas que saíram da Família e que talvez estejam amarguradas e antagõnicas - no entanto, Eu tenha confirmado por profecia e sábio conselho que é Minha vontade que você passe um tempo com eles - é importante investir um certo tempo em oraèäo para planejar sua reuniäo.

96. Se você orar e Me pedir conselhos, sua reuniäo fluirá muito mais tranqüilamente. Se simplesmente prosseguir com seu plano sem as devidas medidas de precauèäo, poderá acabar sendo uma experiência espiritualmente desgastante e desanimadora. Depois da reuniäo você talvez esteja fraco espiritualmente, batalhando com perguntas e dúvidas que poderiam ter sido evitadas‚ ou pelo menos näo terem se tornado questöes de maior porte se você tivesse tomado um tempo para Me consultar e ver qual o Meu plano para sua reuniäo familiar. Vale a pena dar alguns passos em oraèäo com antecedência.

97. Na maioria dos casos é Minha vontade para vocês na Família ficarem em contato com membros de sua família de sangue que näo fazem mais parte da Família - como também com os que nunca estiveram na Família. Mas ao mesmo tempo näo é Minha vontade que fiquem desencorajados por causa das insinuaèöes ou ataques descarados de ex-membros antagõnicos ou amargurados ou parentes desfavoráveis. Näo é Minha vontade que, no final de uma reuniäo de família vocês estejam magoados, batalhando com dúvidas e perguntas, e precisando ser pastoreados por dias ou semanas para fortalecer sua fé e juntar os cacos de sua vida espiritual.

98. Se você fez uma visita a seus familiares ou participou de uma reuniäo de família que teve um efeito negativo em você, venha a Mim em busca de conselho sobre os passos que deveria dar antes de planejar outra visita ou reuniäo. Há coisas práticas e espirituais que você pode fazer que ajudará a tornar suas visitas mais edificantes e a reduzir a possibilidade de controvérsias ou debates. Se for investir dinheiro e seu período de férias, vai querer que seja algo bom para você e do qual vai desfrutar e recordar com alegria. E isto é possível, na maioria dos casos, com a Minha ajuda, o poder das chaves e com um pouco de planejamento e preparaèäo.

99. 1) Antes de tudo‚ pergunte-Me se desejo que você participe ou seja o anfitriäo de uma reuniäo. Entäo, se for Minha vontade suprema, peèa-Me conselhos sobre o que esperar‚ como lidar com perguntas antagõnicas de familiares, como responder, e qual deveria ser sua atitude. Estar preparado de antemäo e com Meus conselhos lhe dará fé e facilitará muito mais a sua situaèäo. Você näo será pego de surpresa nem ficará chocado com quaisquer atitudes de amargura, nem ficará ferido por possíveis ataques diretos contra a sua fé.

100. Você precisa ter Minhas Palavras em seu coraèäo e mente, pois elas lhe daräo a convicèäo e fé de lidar com quaisquer situaèöes e perguntas. Você precisa estar preparado espiritualmente e saber como quero que lide com situaèöes potencialmente difíceis. Se você näo tem a convicèäo e fé que precisa, talvez seja mais sensato näo comparecer à reuniäo nem ser o anfitriäo, até se sentir preparado para defender a sua fé.

101. 2) Além da medida de precauèäo que é estar preparado em espírito antes de uma reuniäo de família, você pode também determinar outras que poderiam ser úteis no decorrer da reuniäo, como, por exemplo, participar do planejamento e tomada de decisöes, em vez de só ser levado pela correnteza e acabar numa situaèäo ou lugar que poderia dificultar as coisas para você. Ofereèa ajuda com o planejamento, ofereèa-se para orar sobre coisas tais como o local‚ as datas, a ordem de eventos, etc.

102. 3) Considere com oraèäo o local da reuniäo proposta e veja se é ou näo uma boa situaèäo para você. Se näo sente que é‚ sugira outra alternativa. Se tem que viajar e é muito caro para chegar ao local proposto, ou se for perto demais de um conhecido grupo de pessoas que säo contra a Família‚ ou se tiver que conviver com membros da sua família com os quais näo se dá bem‚ entäo tente mudar as coisas antes de sequer chegar lá. Busque-Me e Eu lhe mostrarei como abordar a situaèäo, e que alternativa funcionaria melhor para você - e para todos os envolvidos.

103. Você näo quer acabar ficando com alguém que só vai repreendê–lo o tempo inteiro e fazer pouco de seu servièo a Mim, sua fé, crenèas e convicèöes. Mesmo se eles forem parentes em primeiro grau, você näo é obrigado a ficar na casa deles durante toda a visita. Muitas pessoas visitam seus familiares, mas näo ficam na casa deles por razöes semelhantes. Se simplesmente näo se däo bem, preferem ficar em um hotel ou em outro lugar, e visitam durante o dia ou à noite.

104. Se você precisa arranjar um lugar para ficar um pouco afastado de sua família de sangue, entäo dê um jeito disso acontecer. Pergunte–Me e Eu lhe mostrarei como fazer e o que fazer. Você näo deveria se sentir obrigado a ficar com eles 24 horas por dia. Só explique que precisa de um tempo, e saia por algumas horas‚ um dia, ou seja lá quanto tempo precisar, e passe um tempinho a sós Comigo.

105. 4) Pense sobre o que você vai fazer. Se a reuniäo for durar bastante, é sensato planejar algumas atividades e ter algumas idéias construtivas para contribuir para ser um tempo inspirador. Peèa para participar do planejamento de atividades, e näo só deixe para os outros decidirem e você depois ficar seguindo tudo o que eles quiserem fazer, principalmente se isso se traduz em dias e mais dias de influências mundanas. Esse tipo de situaèäo só vai sugar o seu espírito, e você se sentirá cada vez menos inspirado a lutar pela sua fé e ser um testemunho para Mim.

106. Se você acha que a situaèäo vá se inclinar mais para o lado de passar muito tempo assistindo a vídeos e TV‚ indo para Disneylãndia ou outros parques de diversäo parecidos, lendo livros, bebendo, indo para fliperamas ou shoppings ou cinemas - em outras palavras, se a tendência for influências mundanas e muito pouca influência da Família – entäo você tem que estar preparado com algumas atividades que possam gerar um pouco de uniäo, trazer o Meu Espírito e companheirismo. Sugira atividades que promovam a uniäo de sua família, mesmo se vocês tiverem interesses diferentes, como um mapa de história de sua família ou árvore genealógica, uma galeria de fotos, um vídeo de reuniäo familiar‚ esquetes e jogos, etc.

107. Se as crianèas forem participar, é bom ter atividades para mantê–las ocupadas e felizes. Peèa-Me por atividades e Eu lhe mostrarei o que fazer.

108. 5) Você tem o direito de manifestar suas perspectivas e vontades, especialmente se espera que haja situaèöes com as quais vai ser difícil lidar. Näo é exigir demais estipular que você participará desde que seus irmäos (ou seus pais, ou filhos - qualquer que seja o caso) entendam que näo devem tentar minar a sua fé, ou usar você, ou o tratar como vítima de uma seita. Deveria haver um acordo de que näo haverá abuso verbal contra a sua fé e vice-versa‚ que você respeitará as decisöes deles e näo irá verbalmente minar as decisöes que eles tomaram em suas vidas. O propósito de sua reuniäo familiar deveria estar claro para todos - que o intuito é desfrutar da companhia uns dos outros, celebrar sua família, encorajar e amar um ao outro.

Em suma:

109. (Mamäe:) Reuniöes de família podem dar fruto bom e ruim. Se derem bom fruto, o Senhor permite isso como um presente de amor para os envolvidos, e estäo de acordo com a Sua vontade. Mas se derem mau fruto e forem um trampolim para denegrir a sua vida de discípulo, o debilitar espiritualmente, ou aguar suas convicèöes, entäo o Senhor disse que Ele fica "muito triste" com reuniöes desse tipo.

110. Se você é facilmente influenciado pelos seus parentes‚ em vez de defender suas convicèöes e resistir a atitudes erradas, entäo se fortaleèa espiritualmente antes de participar de uma reuniäo. Fortaleèa a sua fé e convicèäo na Palavra e esteja preparado para responder a qualquer um - até para seus parentes. Você näo tem que fazê-los mudar de opiniäo, mas deveria ser capaz de defender sua fé em seu próprio coraèäo e mente. Você näo deveria sair de uma reuniäo questionando sua fé; deveria ter uma convicèäo firme sobre aquilo no que acredita, independentemente do que outros dizem.

111. Sua família de sangue é importante para você e também para Deus. Näo há nada errado em amar sua família de sangue, ter laèos com eles, querer passar tempo com eles e se reunirem de vez em quando. Mas se seus laèos e responsabilidades para com sua família de sangue forem mais fortes e mais importantes do que seus laèos e responsabilidades para com Deus e a Família, entäo algo está errado. Lembre-se que Deus espera que nós, como discípulos, coloquemos a Ele em primeiro lugar!

112. (Observaèäo: Embora a maioria do conselho nesta seèäo aborde reuniöes de família onde há uma variedade de pessoas [alguns membros da Família, alguns parentes, e até mesmo ex-membros negativos], há muito conselho nas mensagens que podem ser aplicadas a reuniöes familiares somente de membros da Família - o conselho sobre certificar-se que é a vontade de Deus, orar sobre os detalhes, fazer com que o tempo seja edificante, etc.

113. Às vezes vocês väo querer se reunir para ter um pouco de companheirismo com sua família de sangue dentro da Família, principalmente se Deus suprir os fundos ou criar a oportunidade. É claro que tais reuniöes geralmente säo edificantes e näo säo desgastantes para o seu espírito - porque säo todos membros da Família. Mas ainda assim é bom confirmar esses planos com o Senhor, assegurar–se que está de acordo com a Sua vontade‚ ver se por acaso Ele näo quer que inclua outros que näo fazem parte de sua "família de sangue", e receber qualquer conselho que Ele queira lhe dar‚ etc.)

Promessa das chaves:

114. Fica mais fácil tomar decisöes difíceis quando você destranca e libera a sabedoria, perspicácia e previsäo de Meu Espírito através do poder das chaves.

Vá mais a fundo

"Mais Sobre 'A Sacudida 2000!'", CdM 3262: 29-32, BN 863

"Questöes, 2ª Parte", CdM 3297: 66-89, BN 894

"O Poder da Oraèäo em Conjunto!", CdM 3404: 172-181, BN 994

Pensamento estimulante:

115. (Papai:) Quando você realmente quer fazer algo, mas näo tem certeza se é a coisa certa‚ pergunte-se: Vai fazer de mim um discípulo melhor ou de alguma forma aprimorar o meu servièo para o Senhor? Vai ser bom para mim? Vai fortalecer minhas convicèöes e resoluèöes ou debilitá-las? Se envolver dinheiro, veja se é um investimento aconselhável e se vale a pena gastar o dinheiro de Deus com isso. Será que é a vontade suprema de Deus para mim? Vou receber as bênèäos plenas de Deus por tomar esta decisäo‚ ou estou escolhendo a Sua segunda opèäo?

Favoritismo

A questäo:

116. (Mamäe:) Existe na Família uma atitude sutil e insalubre de favoritismo para com parentes consangüíneos dentro da Família - favoritismo quanto a pais, ou filhos, ou irmäos ou irmäs, ou outros parentes de sangue. Esta atitude geralmente näo é intencional, mas existe e passou a ser um problema e uma causa de desuniäo em alguns Lares.

117. É claro que você naturalmente passa mais tempo com sua família de sangue - principalmente os pais com seus filhos - e você sempre os amará de uma forma muito especial. Isso näo é errado. Porém, quando outros na Família maior, ou em seu Lar, säo negligenciados, passam despercebidos‚ suas necessidades näo säo supridas, ou se sentem magoados por suas aèöes täo aparentes, entäo o favoritismo se torna um grande problema. Por exemplo, näo é a vontade de Deus, nem promove uniäo ou o espírito de Uma Esposa quando as famílias se tornam privativas e só fazem coisas juntos - só com a própria família, ou talvez com sua família ampliada – mas raramente pensam em incluir outra pessoa de seu Lar ou área.

118. Vai contra os padröes de Deus e a Palavra quando você se concentra tanto em sua família pessoal e parentes a ponto de negligenciar os outros, quando você fica egoísta e recluso no mundinho da sua família pessoal, insensível às necessidades de outros e quando seus laèos naturais com sua família de sangue chegam a ponto de ser algo doentio e contra os padröes de Deus‚ e você deixa de dar atenèäo às suas responsabilidades para com sua Família maior, a espiritual.

O que Deus pensa disso:

119. (Jesus: ) Meus queridos, qual é a Minha Lei de Amor? Vocês conseguem citá-la? "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coraèäo, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o primeiro e grande mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos depende toda a lei e os profetas" (Mt 22:37-40). Este deveria ser o princípio que norteia todos os Meus filhos, e é um que vocês na Família adotaram para si e tentam viver diariamente. Vocês estäo muito familiarizados com este princípio, e sei que se perguntam por que é que estou repetindo isto.

120. Meus amores, repito porque quero ter certeza que compreendem isto bem para poderem vivê-lo mais plenamente. Às vezes presumem que estäo vivendo e cumprindo um certo aspecto da Minha Palavra só porque sabem bem o que ela diz, porque a conhecem täo bem e a estäo vivendo, pelo menos em parte. Vocês pensam: "Bem, é claro que estou vivendo a Lei do Amor. É lógico que eu poderia me sair melhor, mas o Senhor näo espera que sejamos perfeitos."

121. E têm razäo. Eu näo espero perfeièäo. Sei que vocês säo humanos e conheèo a condièäo do homem, como também seu coraèäo. Mas Me entristece que vocês parecem näo compreender a Lei do Amor nem vivê–la como devem, em particular a parte que diz: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo".

122. Näo me entendam mal. Vejo que existe uma certa obediência nesse aspecto. Eu os vejo tentando amar o seu próximo no mundo, transmitindo–lhes o Meu amor. Eu vejo que vivem em comunidade para serem mais eficientes nessa tarefa‚ e os vejo tentando amar os outros em seu Lar. Mas também vejo muito favoritismo e parcialidade, coisas que väo contra e até invalidam seus esforèos de amar seu próximo como a si mesmo.

123. Você está verdadeiramente amando seu próximo como a si mesmo? Ou está apenas amando ao seu cõnjuge, filhos‚ irmäos e pais como a si mesmo? Por "próximo" näo se entende apenas aqueles a quem você prega o Evangelho. Säo as pessoas que moram com você no mesmo Lar. Säo os outros casais com seus filhos, as mäes solteiras, ou os solteiros. Estes säo os seus próximos, aqueles que Eu lhes peèo que ame da mesma maneira que ama a si mesmo e os seus entes queridos - e na verdade, como você Me ama. Este é Meu segundo mandamento, semelhante ao primeiro‚ e disto depende toda a lei e os profetas, toda a Minha Palavra.

124. Quando você constantemente favorece ou dá preferência ao seu cõnjuge, filhos ou parentes mais do que a outros no Lar, näo está amando as pessoas ao seu redor como a si mesmo. Você está sendo parcial no amor que dispensa e seletivo quanto se trata de dar atenèäo ou se preocupar com as pessoas, exatamente como agem os que estäo no mundo. Näo seja como o homem que Me perguntou, "Quem é meu próximo?" Seus próximos säo todos os que moram ao seu lado e com você, e peèo-lhes que se libertem da parcialidade e do favoritismo.

125. Sigam a mesma incumbência dada em Minha Palavra aos Meus discípulos de antigamente: "Conjuro-te diante de Deus, e de Cristo Jesus, e dos anjos eleitos, que sem prevenèäo guardes estas coisas, nada fazendo com parcialidade" (1Tm 5:21). "Meu amor e Minha sabedoria säo "sem parcialidade" (Tiago 3:17). Peèo que amem uns aos outros como Eu amei vocês – sem parcialidade e favoritismo. Eu näo amo um mais do que o outro. Todos säo preciosos para Mim. Tenham o mesmo sentimento‚ tendo o mesmo amor, o mesmo cuidado e preocupaèäo e afeto uns para com os outros, näo só para os seus parentes de sangue.

126. Por favor, faèam isto por amor ao Meu trabalho, por amor ao seu próximo, e até por amor a si mesmos, para que possam viver em harmonia e amor. É importante as pessoas no seu Lar sentirem que formam uma unidade com você, que as ama e as considera importantes. Você passa este amor e preocupaèäo para elas näo só pelo que faz, mas também pelo que se certifica que é feito. Você näo só manifesta seu amor cumprindo os seus deveres, mas indo além, dando um passo a mais e demonstrando mais.

127. Em outras palavras, queridos, vocês näo só demonstram amor pelo seu próximo ajudando a arrecadar sustento para o Lar inteiro, ensinando e cuidando das crianèas no Lar, cozinhando as refeièöes do Lar, fazendo os negócios do Lar‚ ou cuidando da casa e dos veículos. Säo boas medidas e Eu os parabenizo por isso. Fico contente por estarem dispostos a fazer essas coisas. Mas, num certo sentido, esses säo os seus deveres, pois seus próximos estäo fazendo o mesmo para você.

128. Mas será que você vai além do dever, do necessário, para amar seu próximo como a si mesmo, como ama as pessoas da sua própria família? Você faz coisas que os fazem se sentir amados e importantes para você, úteis e estimados, assim como faz com sua esposa e filho, seu namorado ou namorada, seu irmäo ou irmä? Se você adquire algo ou faz algo especial para os seus filhos, também pensa nas outras crianèas no Lar? As crianèas se contentam com muito pouco; elas däo valor a coisas mínimas. Você faz esse esforèo para chegar até elas? Se vai fazer uma excursäo com sua família, você pensa em outras famílias, ou nos solteiros? Ou, se você for solteiro, tenta chegar aos outros solteiros no Lar, ou só se interessa em passar tempo com seu namorado(a), seus irmäos ou seus pais?

129. Há tantas coisas que você pode fazer para incluir os outros, como‚ por exemplo, preparar um lanche para outra pessoa quando faz para você‚ convidar alguém para dar uma caminhada, receber uma profecia para alguém quando a pessoa precisa de consolo ou orientaèäo e conselho, e por aí afora. Vocês encontraräo ótimos exemplos nas Palavras de David e Maria, e muitas advertências para fazerem isso para que seus Lares sejam verdadeiros Lares de amor, famílias de amor. Aconselho-os a lerem essas coisas, e sobretudo, a cumprirem-nas.

130. Por falta destas coisas, muitas pessoas nos Lares ficam fracas e acham que näo säo amadas, úteis‚ benquistas‚ desejadas, ou que cuidam delas. Elas, como você, fazem sua parte no Lar - testemunham, cuidam de crianèas, dos negócios e de tudo o que abrange administrar seus Lares täo ocupados. Mas no final do dia, ou nos fins de semana ou durante os momentos de folga, vêem outros dando atenèäo só aos seus cõnjuges e filhos, aos seus irmäos, pais, e sentem-se deixadas de fora, excluídas por näo fazerem parte de sua família de sangue. Elas säo do mesmo espírito e deveriam ser consideradas sua família em espírito, seu próprio marido ou esposa, ou filho, ou parente em espírito, mas näo säo.

131. Essa situaèäo deixa muitas pessoas angustiadas e tristes. Embora tentem ser valentes e näo demonstrar, vejo muitas lágrimas serem derramadas e as recolho em Meu cálice, enquanto derramo conforto e consolo em retorno. Mas como facilitaria Meu trabalho, querida Família, se vocês estendessem as mäos aos outros que näo säo da sua própria família, para lhes demonstrar o seu amor e o Meu amor das muitas maneiras - grandes e pequenas - que lhes ensinei durante os anos. Entäo seu Lar seria um em que todos se sentem especiais e necessários, näo só um dente de uma engrenagem ou um trabalhador anõnimo em Meus campos, alguém que faz o seu trabalho, mas acha que näo faz muita diferenèa se está aqui, ali ou em outro lugar, porque ninguém se importa mesmo! Eu Me importo, e vocês também deveriam.

132. Estendam as mäos aos outros para formarem um verdadeiro Lar de coraèöes, em que todos se sentem úteis‚ especiais e amados. Amem os outros como amam a si mesmos, como amam aqueles da sua própria família. Se fizerem isto, veräo vida nova e crescimento brotar nas pessoas no seu Lar, uniäo e harmonia floresceräo como as flores da cerejeira na Primavera, e as pessoas no mundo seräo atraídas à sua uniäo sincera e de todo o coraèäo como nunca antes! Vocês verdadeiramente seräo um só corpo, com cada membro tendo o mesmo cuidado um pelo outro, sem cismas e divisöes. Estaräo vivendo a Minha Lei do Amor como quero que seja vivida, e Me orgulharei de vocês.

133. É possível, Meus queridos. Vocês conseguem fazer qualquer coisa através do poder das chaves. Resistam e repreendam a atitude de que näo dá, de que näo têm tempo, que é difícil demais, e de que você näo se dá bem com uma certa pessoa e nem gosta dela. Simplesmente faèa, e peèa–Me para ajudá-lo a desfrutar disso. Peèa-Me para transformar seu coraèäo, atitude e personalidade para que isso passe a fluir mais naturalmente para você. Peèa-Me para substituir parcialidade ou egoísmo por imparcialidade e amor. Peèa para Eu fazer de você um novo homem ou mulher‚ uma nova criatura, com um novo coraèäo. Eu consigo‚ quero e farei isso.

Em suma:

134. (Mamäe:) É natural seus sentimentos pessoais e amor pela sua família de sangue e familiares serem fortes e mais especiais. Näo é motivo de constrangimento, nem devem ter sentimento de culpa. Deus lhe deu uma família pessoal e também sentimentos por essas pessoas, e há uma razäo para isso. O Senhor näo quer que você dê menos importãncia à sua família pessoal ou que os ame menos. Mas a meta é se esforèar para amar sua Família maior tanto quanto você ama seus parentes e família de sangue. Talvez você nunca alcance essa meta com perfeièäo, mas mesmo assim deve ser a meta‚ de acordo com o plano do Senhor para a sua vida, e você comeèa a caminhar nesse sentido ampliando as bordas de suas tendas para incluir outros em seu círculo de amor.

135. É da natureza humana ser privativo e exclusivo e se concentrar nas necessidades de sua própria família, mas o Senhor pode lhe dar o amor sobrenatural que precisa para ser täo generoso, amoroso e altruísta com as pessoas na nossa Família maior como você é com a sua própria família. É esse tipo de amor que Ele abenèoará de desmedidamente - e as bênèäos beneficiaräo a você, à sua família pessoal e à sua Família maior! Como conseqüência, todos seräo mais felizes.

Promessa das chaves:

136. O amor sobrenatural e uniäo que lhe darei através das chaves de camaradagem transcenderäo os limites da carne.

Vá mais a fundo:

"Uma Esposa", CdM 249:22-26

"O Amor é a Resposta"‚ CdM 1396:12-19

"Precisamos Ser mais Carinhosos nos Nossos Lares", CdM 2857‚ PCD: 11

"Diretrizes para a Disciplina na Família"‚ CdM 2919:101-104

"Libby Vai para o Céu", CdM 2936, PCD 12

"As Cartas da Cúpula 96! - 1ª Parte", CdM 3063

"Viver a Lei de Amor do Senhor - 5ª parte", CdM 3205:117-133, BN 808

"Viver a Lei de Amor do Senhor – 7ª parte", CdM 3207:112, 145-146, BN 810

"Viver a Lei de Amor do Senhor - 11ª parte", CdM 3211:49-93, BN 814

"Jóias Sobre Comparar-Se com os Outros" CdM 3326:82-84, BN 932

"Partiality and Favoritism," Word Topics

Pensamento estimulante:

137. (Papai:) Qualquer um pode amar, cuidar, e se sentir responsável por seus parentes de sangue. Até as pessoas no Sistema fazem isso. Mas é preciso o Espírito sobrenatural de Deus e o poder do amor do Céu para ajudá-lo a cuidar de sua Família espiritual com esse mesmo grau de preocupaèäo e responsabilidade. No mundo, esse tipo de amor que ultrapassa os limites físico näo é normal, mas para os filhos de Deus deveria ser o seu modo de vida!

Primeiro Lugar

A questäo:

138. (Mamäe:) No princípio da Família, a maioria das pessoas näo tinha muito contato com seus parentes sistemáticos. Isso nem sempre gerou bom fruto, e em muitos casos o tiro saiu pela culatra, sendo um reflexo negativo da Família quando os membros näo interagiam com seus familiares em oraèäo e com sabedoria.

139. Entretanto, hoje em dia parece que o pêndulo oscilou demasiadamente para o outro extremo. Muitos membros da Família estäo excessivamente preocupados em agradar seus parentes sistemáticos, a ponto de colocar as necessidades e desejos deles acima da vontade e dos desejos do Senhor. O laèo que algumas pessoas têm com suas famílias sistemáticas é täo forte que as leva a abrir concessöes - em questöes de maior e de menor porte – para mantê-las felizes, receberem sua aprovaèäo‚ ou manterem fortes seus "laèos de família". Outro problema é que as obrigaèöes com os parentes do Sistema podem se tornar mais importantes do que o tempo que as pessoas deveriam passar com sua Família espiritual ou suprindo as necessidades dela.

O que Deus pensa disso:

140. (Jesus: ) Eu tenho que ser seu Primeiro Amor. O que isso significa? Que deve passar tempo Comigo? Sim. Que é em Mim que você busca ajuda e forèas? Sim. Por acaso também significa que seja o que for que lhe digo tem prioridade máxima em seu coraèäo e mente?

141. Vocês dizem que Eu sou seu Primeiro Amor e que tenho primeiro lugar em seu coraèäo. Mas "entäo, que balido de ovelhas é este nos meus ouvidos? Que mugido de bois é este que ouèo?" (1Sm 15:14). Suas palavras de louvor näo revelam por completo o seu íntimo. A verdadeira prova daquilo no que acredita e o que sente säo os seus atos. Eu estou em primeiro lugar somente enquanto ninguém que você ama discorde com o que Eu lhe disse? Será que a Minha Palavra é a verdade apenas se näo for contra as opiniöes de alguém que você quer agradar?

142. Quando disse que sou um Deus zeloso e que näo terei nenhum outro Deus diante de Mim, será que isso significava até mesmo pais, filhos, parentes, a opiniäo alheia, e as vantagens financeiras que você pode ter por näo defender a verdade? Meus amores, o amor total é incondicional. Ou Eu estou em primeiro lugar na sua vida ou näo estou.

143. Se as opiniöes do homem, mesmo que de pessoas que você ama, alteram suas convicèöes, entäo ainda näo estou em primeiro lugar em sua vida. Ou entäo você permitiu que Eu fosse retirado dessa posièäo. Para alguns, este pode ser um duro discurso‚ e por causa disso alguns voltaräo e näo caminharäo mais Comigo. Mas näo existe a opèäo de Me colocar em segundo, terceiro, ou em qualquer outro plano. Eu näo aceitarei o segundo lugar. Minhas bênèäos e seu lugar como Meu discípulo näo podem estar junto com a atitude de colocar outros acima de Mim.

144. É tudo ou nada. Se você colocar outros acima de Mim retirarei Minhas bênèäos e você perderá aquilo que se tornou um ídolo para você. Se você adora seus familiares sistemáticos e nega a verdade que Eu lhe dei para ser benquisto, incluído, por ganho financeiro, ou até mesmo porque almeja ser aceito por seus amados, entäo falhou em dar a Mim o lugar que Eu exijo no seu coraèäo. Arrependa–se e volte ao seu Marido, ou tudo que você colocou acima de Mim se transformará em bolotas na sua boca.

145. Tenho sido muito paciente com alguns que näo têm valorizado o Meu amor como deveriam‚ mas hoje é o dia de arrependimento e näo vou mais tolerar isso. Meus amores, que o exemplo de Saul lhes sirva de advertência. Ele pensava que Me amava, mas o seu amor por Mim foi substituído pelo amor pelo louvor do homem, até que ele perdeu seu lugar. Embora freqüentemente buscasse o Meu perdäo com lágrimas, ele näo o encontrava, pois näo Me colocava em primeiro lugar incondicionalmente em sua vida.

*

146. (Jesus:) "Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-Me" (Lc 9:23). Se você ama a sua família do Sistema mais do que a Mim, você näo é digno de Mim. "Quem ama o pai ou a mäe mais do que a Mim, näo é digno de Mim; quem ama o filho ou a filha mais do que a Mim, näo é digno de Mim" (Mt 10:37). Tudo se resume a isso. Você näo é digno do Meu amor, da Minha proteèäo e das Minhas dádivas se näo consegue Me amar e Me colocar acima de seus parentes do Sistema.

147. Em comparaèäo, você deve amar um e odiar o outro! "Ninguém pode servir a dois senhores. Ou há de odiar a um e amar o outro, ou se devotará a um e desprezará o outro" (Mt 6:24). É assim que funciona; Eu e Meu trabalho devemos ser colocados em primeiro lugar, sem questionamentos‚ antes de seus parentes e amigos do Sistema, para que possa ser digno de Mim.

148. Você precisa decidir o que é mais importante para você. Näo pode servir a dois senhores. Tudo se resume a isso. Você näo pode servir a Mim e aos seus parentes sistemáticos. Ponto final. É assim que é. Ou você Me ama plenamente, ou você os ama plenamente. Näo é possível dar 100% a ambos; você tem que escolher. Vai doer‚ vais ser difícil, mas esse é o custo de Me servir.

149. Você näo precisa ser insensato ou ofensivo. Mas quando é preciso tomar uma decisäo‚ você tem que se levantar por Mim e Minha obra e colocar isso acima das vontades e desejos de seus familiares do Sistema. É isso que significa pegar sua cruz e Me seguir. Você precisa estar disposto a deixar seus amados. Precisa estar determinado a "sair do meio deles e apartar-se" se quiser realizar o trabalho.

150. A quem você ama mais? Se você ama seus familiares e parentes mais do que a Mim, entäo näo é digno de Mim nem da soberana vocaèäo que lhe dei. E se näo pode apartar-se e "sair do meio deles" entäo, por favor, volte para junto deles. Vá para casa e dedique o seu tempo a amar e cuidar deles. Mas näo tente fazer ambos - näo é possível.

151. Você pode ser amoroso e doce‚ mas precisa ser firme no seu compromisso com o trabalho e a vocaèäo que tenho para você. Você precisa se dedicar completamente a um ou ao outro, näo a ambos. Escolha hoje a quem vai servir - a seus parentes, sua família sistemática, ou àqueles que estäo Me servindo, seguindo‚ amando e Me servindo em seu Lar todos os dias.

152. Seus parentes do Sistema näo faräo de você o discípulo revolucionário que precisa ser. Eles podem ajudar, podem sustentar, mas se o seu relacionamento com eles se tornou infrutífero e está prejudicando o seu desenvolvimento e o fazendo abrir concessöes, entäo é hora de examinar seriamente seus relacionamentos e considerar interrompê-los.

153. Seu lugar de servièo tem valor? Entäo vale a pena se sacrificar. Se näo, vá para casa e fique perto deles. Mas näo tente ser um discípulo totalmente dedicado e abnegado e também um perfeito filho ou irmäo. Tem que ser do Meu jeito ou do jeito dos seus parentes - você precisa escolher!

Em suma:

154. (Mamäe:) Näo há nada de errado em ter contato com seus parentes do Sistema. Na verdade, o Senhor pode usar você para ser um grande testemunho do Seu amor quando interagem com eles e para ser uma grande bênèäo na vida deles. Se o contato com seus familiares está dando bom fruto‚ e você quer agradar primeiramente ao Senhor em todo o seu contato com eles e näo está transigindo em suas convicèöes por amor a eles, entäo é algo bom. Mas se comeèa a abrir concessöes quanto à sua fé e convicèöes, ou a dar preferência ao que os parentes querem – acima da vontade do nosso Marido -, ou a negligenciar a Família maior e sua vocaèäo como discípulo, entäo você está na zona de perigo! Deus näo vai aceitar o segundo lugar por causa de nada nem ninguém!

Promessa das chaves:

155. Ative as chaves de convicèäo e Eu endireitarei suas prioridades e lealdades e lhe darei forèas e fé para Me manter em primeiro lugar.

Vá mais a fundo

"Discipulado Revolucionário", CdM 1965: 1-33 PCD 8

"Metas para 1998!", CdM 3160: 176-184

"Mais Sobre 'A Sacudida 2000'", CdM 3263:24, 25, 29–33 BN 863

"Entender Profecia - 2a parte" CdM 3304:100-110, BN 905

"A Visäo geral da Renovaèäo", CdM 3489:68-69‚ BN 905

"O Relacionamento do Cristäo com a Sociedade Moderna", 1-5, Manual da Palavra

Pensamento estimulante:

156. (Papai:) Jesus disse "Quem é Minha mäe, e quem säo Meus irmäos? Qualquer que fizer a vontade de Deus‚ esse é meu irmäo, irmä e mäe". Isso näo significa que você näo ama sua família de sangue. É claro que os ama e sempre amará. Mas seus maiores compromissos säo para com os que fazem a vontade de Deus! Isso sim é carne pesada! Mas é a verdade! Você agüenta? Acredita? Pode vivê-la?

*

157. (Papai:) Vocês precisam reconhecer que a transigência é um ardil destrutivo do Inimigo! Eu näo me importo com as suas razöes para querer transigir – seja por ganho, para ser aceito, para agradar ao homem, para que outros pensem bem de você, por poder‚ riquezas, prazer, ou porque você é preguièoso e näo quer se dar ao trabalho de manter o padräo. Abrir concessäo nunca é uma opèäo!

Ficar de bobeira na Família

A questäo:

158. (Mamäe:) Algumas pessoas acham que Peter e eu estamos vivendo num mundo de fantasias no que diz respeito à dedicaèäo dos membros da Família; acham que pensamos que a maioria dos membros da Família está na Família de todo o coraèäo e apóia a direèäo na qual o Senhor está nos guiando‚ mas que na realidade há muita gente que opta por permanecer na Família só porque se sente confortável com o estilo de vida, mesmo que näo acredite no que a Família defende. A idéia é que a maioria das pessoas fica e "agüenta" porque näo tem para onde ir. - A Família foi o único referencial que tiveram a vida toda, ou a maior parte de sua vida, entäo mesmo que näo apóiem a Família de todo o coraèäo, permanecem nela. Sendo assim, Peter e eu estamos iludidos, näo sabemos o que realmente acontece e quais säo os verdadeiros sentimentos das pessoas.

O que Deus pensa disso:

159. (Jesus:) Essa forma de pensar näo só está completamente errada, mas é também uma atitude que destrói a fé. É uma atitude letárgica, preguièosa, e vocês que pensam assim provavelmente sofrem de uma severa falta de fé e convicèäo. O Inimigo está embalando vocês, porque acharem que a Família está cheia de pessoas de meio coraèäo e frouxas, que näo acreditam nem têm convicèöes, é uma forma de justificarem a sua preguièa, indolência espiritual e falta de convicèäo.

160. É claro que a Família tem problemas! É claro que há pessoas que precisam ser fortalecidas espiritualmente e solidificar suas convicèöes! A Família inteira precisa ser fortalecida! Quanto a isso näo há dúvida. Esse é o por quê da reestruturaèäo da Família. Mamäe e Peter näo estäo vivendo num mundo de sonhos achando que a Família é imaculada, perfeita e santa. Eles sabem que há problemas, e estäo trabalhando mais duro do que nunca para fazer o que lhes compete para efetuar as mudanèas. Também é ridícula a idéia de que eles andam por aí com antolhos, achando que todos na Família querem estar na Família, sendo que na realidade a maioria odeia a vida na Família‚ mas näo tem coragem de dizer!

161. É verdade, existe uma quantidade pequena de pessoas na Família que realmente näo deveria estar na Família. Eles näo acreditam na Palavra, duvidam da unèäo de seus líderes, e näo têm o coraèäo inclinado para a Família. Mas isso näo chega nem perto de ser a maioria; é, de longe, uma minoria. No entanto freqüentemente é uma minoria bastante atuante que divulga a sua insatisfaèäo aos quatro ventos. Em comparaèäo, a grande maioria da Família está satisfeita e feliz, é dedicada e leal‚ mas a atitude positiva delas näo faz manchete, enquanto as atitudes negativas da minoria fazem.

162. A grande maioria de vocês está na Família porque quer‚ sabe que esta é Minha vontade suprema para você, e está fazendo o melhor que pode para Me amar e servir. Vocês säo imperfeitos e, como bem sabem, há muito em que podem melhorar, mas seus coraèöes estäo retos e seu desejo é Me agradar e querem fazer parte da Família.

163. Ficar na Família só porque é uma vida confortável é coisa de frouxo! Há pouquíssimas pessoas na Família que se encaixam nessa categoria. Eu eliminei a maioria dos que estavam só para curtir. E acreditem, se houver mais pessoas assim, näo väo querer continuar por muito mais tempo, porque a vida na Família está ficando bastante desconfortável - pelo menos para os que vivem com concessöes‚ dúvidas e incredulidade.

164. A Família näo é lugar para quem quer uma vida confortável. É o lugar para quem sabe que essa é a Minha vontade suprema. É o lugar para quem quer aèäo‚ mudanèas e liberdade; desafios, satisfaèäo e metas; para quem quer ser um revolucionário e iconoclasta radical, sair do mundo e se apartar, e para quem quer aceitar, acreditar e obedecer ao vinho novo que dou para hoje. A Família näo é um ninho confortável; é um carro de corridas revolucionário, em ponto morto mas acelerando à espera da largada na próxima grande corrida. Você está Comigo?

165. A Família é para os robustos, os valorosos, os que säo fortes em Mim‚ os lutadores e guerreiros do espírito, os Valentes de David! Näo é para os covardes ou os fracotes e frouxos!

Em suma:

166. (Mamäe:) A Família está sendo reestruturada e fortalecida‚ e o Senhor, mais do que nunca, está enfatizando a importãncia de cada membro estar em Sua perfeita vontade, no lugar de servièo onde se encaixa melhor e para o qual tem fé.

167. A Família precisa mudar e progredir bastante, como as muitas BNs que vocês têm recebido ultimamente evidenciam. E, reitero, Peter e eu apreciamos e precisamos ouvir suas idéias, sugestöes ou até mesmo perguntas, para podermos orar e ouvir do Senhor sobre como melhorar as coisas na Família. Mas näo faz sentido algum ficar na Família se você näo concorda com suas metas, näo acredita em suas doutrinas nem considera essa a suprema vocaèäo de Deus para você. "Ficar de bobeira" na Família - sem acreditar, transigindo, duvidando e desobedecendo - é inaceitável!

168. Contudo, Peter e eu acreditamos, e o Senhor confirmou na mensagem anterior, que näo se trata de uma suposièäo ingênua afirmarmos que a maioria de vocês está na Família de todo o coraèäo. Ainda que tenham problemas, fraquezas, ou áreas em sua vida nas quais precisam melhorar, tem convicèäo da Família, acreditam‚ aceitam e vivem as Palavras do Senhor para hoje. Você näo tem que ser perfeito para estar na Família, mas tem que ter a convicèäo de que é onde Deus quer que você esteja.

Promessa das chaves:

169. Se você está de bobeira na Família ou em cima do muro, invoque as chaves de convicèäo para aderir ao espírito de revoluèäo ou passar a uma condièäo mais de acordo com o seu nível de fé.

Vá mais a fundo:

"Contato... o Nosso Futuro! - A Série de Aèäo! 1a parte"‚ CdM 3298:77-93, BN 895

"Nada Disso Me Abala", CdM 3307:213-226‚ BN 906

"Como as Coisas Realmente säo nos WS", CdM 3309:28-44‚ BN 910

"Entrando em 2002! - 1a parte", CdM 3385A:126-140‚ BN 987

"Orem‚ Obedeèam e Preparem-se", CdM 3420:96-99, BN 1007

Pensamento estimulante:

170. (Papai:) Uma coisa que eu nunca suportei säo pessoas que ficavam em cima do muro‚ dando uma de neutras; ou pessoas frouxas, mornas, ou desonestas quanto às suas convicèöes. Como eu sempre disse, prefiro que a Família seja um bando de Gideäo, só com aqueles que estäo aqui de todo coraèäo!

Copyright © 2005 por A Família Internacional

(fim de arquivo)