Como Estabelecer Diretrizes para o Lar

Maria
February 2, 2005

MariaFD/MM/FM 3526 12/04

BN Somente On-line 17

Querida Família,

Amo vocês e oro que nesta época de Natal, seus esforèos para compartilhar com o mundo carente o amor e a salvaèäo de nosso Marido tenham sido gratificantes e frutíferos. Peter, eu e todos nos WS temos também orado por vocês nesse tempo em que oram, discutem, ouvem do Senhor e votam para definirem seus planos pôs–renovaèäo, definindo as regras e diretrizes do seu Lar‚ assim como as pessoais.

2. Estabelecer regras e definir diretrizes para o Lar parece um trabalho ârduo. É trabalho duro porque existem tantos fatores a considerar e um leque täo grande de coisas a levar em conta. Estamos clamando as chaves de direèäo e orientaèäo por vocês que estäo enfrentando o desafio agora de determinar suas diretrizes pôs–Renovaèäo com relaèäo a influência mundana. Sabemos que estäo lutando para serem equipes vencedoras, unidas e fortes. Näo querem que as coisas voltem ao que eram‚ estäo desesperados para manter as vitôrias da Renovaèäo que conquistaram e desejam ser fortalecidos no ano por vir. Vocês querem traèar diretrizes que os ajudaräo a consolidar suas vitôrias e estarem alinhados com o fortalecimento que desejam obter no ano que vem.

3. Nosso pessoal aqui nos WS estâ fazendo o mesmo. Em suas discussöes e ao ouvirem o Senhor com respeito a que diretrizes e regras pôs-Renovaèäo instituir nos Lares dos WS, uma pergunta que surgiu repetidamente foi com relaèäo a onde traèar a linha entre as diretrizes pessoais e aquelas definidas para o Lar. Para o nosso pessoal näo estava bem claro o que exatamente precisa ser decidido como indivíduo e o que deve ser uma decisäo coletiva do Lar.

4. Nas mensagens que o Senhor e Papai deram nas BNs “Direto ao Assunto”‚ ficou claro que cada Lar precisa orar e criar regras, diretrizes e salvaguardas, segundo o que o Senhor lhes mostrar ser necessârio na sua situaèäo. Mas um problema que surgiu é que alguns achavam que o Lar deveria definir diretrizes muito específicas e que todos devem apenas pedir conselhos gerais para si pessoalmente, enquanto que outros sentiam exatamente o oposto.

5. Para ilustrar este ponto, eis aqui um exemplo de um possível cenârio que poderia ocorrer no seu Lar.

6. Vocês querem definir as diretrizes do Lar com respeito às influências do Sistema para as crianèas. Alguém no Lar pode sugerir que deva ser estabelecido o número exato de horas no qual seria permitida influência do Sistema para as crianèas e aplicar de maneira uniforme a todas as crianèas no Lar. Apesar de ser uma possibilidade, um problema com essa alternativa é que as crianèas têm necessidades variadas e näo existem duas crianèas iguais. Entäo, se o Lar fosse decidir por voto instituir essa regra, poderia possivelmente interferir no que o Senhor possa querer dizer aos pais quando Lhe pedissem diretrizes pessoais para seu filho ou filha.

7. Esse é um dos muitos cenârios possíveis que demonstra a aparente necessidade de saber onde traèar a linha entre o que precisa ser decidido pela pessoa e o que deve ser uma decisäo coletiva do Lar.

8. Quando perguntamos ao Senhor a esse respeito, Ele confirmou a necessidade de tratar desse tôpico näo apenas a nível dos WS, mas de toda a Família e nos instruiu a fazê-lo täo logo quanto possível, jâ que provavelmente vocês jâ estäo trabalhando nas suas diretrizes pôs-Renovaèäo cuja sintonia fina continuaräo fazendo nas semanas que vêm. O Senhor quer ajudâ-los a evitar as armadilhas e a "acertar no alvo" ao estabelecerem suas regras e diretrizes logo de início — e nôs também. Sei que é justamente isso que o seguinte conselho do nosso Marido os ajudarâ a fazer. Ao lerem esta mensagem, por favor, lembrem-se que, ainda que o Senhor esteja falando das suas decisöes pôs-Renovaèäo referentes à influência mundana‚ os mesmos princípios se aplicam a quaisquer diretrizes e regras do Lar que possam querer definir no futuro.

9. (Jesus:) É importante que os membros do Lar concordem e sigam as diretrizes gerais do Lar. Cada Lar é diferente, mas cada Lar ainda precisa de um conjunto de regras e diretrizes que mantenha o padräo espiritual do Lar elevado e que lhe permita alcanèar suas metas coletivas.

10. A maioria das pessoas entende que essas regras e diretrizes do Lar säo necessârias, mas a grande pergunta é como defini-las e depois impõ-las. Estipular e impor regras do Lar é um dos aspectos mais delicados da vida comunitâria e confiro a cada membro do Lar o õnus de fazer o que lhe cabe para trabalharem juntos em amor e uniäo, para que essas coisas sejam efetivadas.

11. Para comeèar, todos devem ter a atitude certa com respeito às regras do Lar e entender para que servem:

As regras do Lar säo:

ØPara ajudâ-los a manter um alto padräo espiritual em conformidade com a Palavra.

ØPara ajudâ-los a atingir as metas do seu Lar.

ØPara facilitar o bom andamento do Lar, o que lhes darâ mais tempo para Me servir‚ e desfrutar o convívio dos outros e se divertirem.

ØPara ajudar a distribuir a carga de trabalho.

ØPara suscitar maior uniäo.

ØPara tornar as diretrizes claras para todos, para que possam entender com maior clareza os limites e permanecer dentro deles.

As regras do Lar näo säo:

ØUma fôrmula de obras, segundo a qual quanto mais regras houver, ou quanto mais rígidas forem, mais automâtico serâ vocês se transformarem em uma equipe vencedora.

ØPara ser criadas sô para que existam‚ sem uma razäo definida, boa ou específica.

ØAlgo ditado pela lideranèa do Lar sem a aprovaèäo e o consentimento do Lar.

ØNormas ditadas tendo como único fundamento algo que alguém ouviu falar ter sido implementado em outro Lar ou nos WS, sufocando assim a liberdade e a habilidade dos membros do Lar de orar e ouvir a Mim e tomar decisöes pessoais.

12. Jâ deixei claro que as regras säo necessârias e que cada Lar precisarâ criar algumas‚ mas agora gostaria de lhes apresentar o equilíbrio. Sua atitude näo deve ser: "Vamos ver quantas regras conseguimos criar", mas “Vejamos quäo poucas regras podemos implementar que, ao mesmo tempo, assegurem um padräo espiritual alto e que alcancemos nossas metas do Lar.”

13. As regras näo säo o caminho primordial para se tornarem uma equipe vencedora‚ näo é essa a maneira principal de alcanèar um padräo espiritual alto nem a maneira principal para alcanèar suas metas. Na verdade, as regras säo secundârias, säo ferramentas para complementar a fé e a convicèäo pessoais dos membros do Lar. Esses meios secundârios ainda säo muitas vezes necessârios, mas é sempre muito melhor primeiramente procurar meios de apoiarem-se na fé e convicèäo pessoais das pessoas, em vez de recorrer automaticamente ao estabelecimento de regras.

14. Tomemos a influência do Sistema como exemplo. Isso é algo que afetarâ praticamente todos os Lares. Eu lhes pedi que orassem sobre a influência do Sistema individualmente e como Lar. Foi algo que mencionei repetidas vezes ao longo da série “Direto ao Assunto”. O que isso quer dizer? Que os Lares precisam criar um conjunto de regras altamente detalhado quanto à influência do Sistema‚ com o número exato de horas, horârios para influência do Sistema perfeitamente organizados e uma longa lista de que conteúdo é permitido?

15. Olha, talvez alguns se surpreendam ao ouvir que näo é isso que Eu tinha em mente. Existem algumas situaèöes que precisam de regras do Lar mais detalhadas, especialmente se o Lar tem tido um problema extremo com influências do Sistema ou se vocês têm muitos JETTs e adolescentes que näo säo responsâveis pessoalmente. Mas, sob circunstãncias normais, um conjunto täo detalhado de regras do Lar para regular a influência do Sistema tem o potencial de anular uma das lièöes primârias do período pôs-Renovaèäo que quero ensinar: que todos aprendam a Me buscar no tocante a minimizar a influência mundana‚ que possam viver segundo as diretrizes pessoais que lhes dei e que se tornem pessoalmente responsâveis pela manutenèäo do padräo espiritual, tanto individualmente quanto como Lar.

16. Por isso, em vez de seu Lar criar toneladas de regras que poderiam atropelar a fé e a convicèäo individual, ao ponderarem diretrizes e regras do Lar com respeito à influência mundana, quero que pensem e orem sobre os aspectos que afetam seu Lar como um todo. Aqui estäo alguns exemplos de perguntas sobre as quais poderiam discutir e orar. Por favor, näo se limitem a elas, mas peèam-Me por outras que possam se aplicar especificamente ao seu Lar e situaèäo.

ØQual deveria ser o padräo para a exibièäo de filmes para o Lar? Devem ter uma noite de vídeo? Que filmes devem ser exibidos? Quem irâ prever e orar sobre os filmes, etc.?

ØOs membros do seu Lar estäo passando tanto tempo lendo romances do Sistema que negligenciam seus deveres ou näo investem o suficiente na testificaèäo e follow-up?

ØAlguém no Lar estâ ficando até tarde brincando com jogos de computador, a ponto de ficar cansado demais para as devoèöes ou testificaèäo?

ØExiste uma situaèäo em que música do Sistema é tocada nas âreas comuns do Lar, sem que tenha sido algo sobre o qual o Lar orou e concordou?

ØExiste algum tipo de sistema de salva–guarda ou responsabilidade pessoal que vocês possam implementar como Lar que ajude os indivíduos a obedecer ao conselho personalizado que dei a cada um?

ØComo podem formar melhores hâbitos de Me perguntar sobre influência mundana?

ØO seu Lar tem um ministério específico que seria prejudicado por certos tipos de influência mundana ou que de alguma forma ofenderia suas ovelhas locais? Se assim for, vocês optariam por evitar qualquer tipo de influência mundana como Lar por amor ao seu exemplo ou de suas ovelhas, ou do país no qual vivem, etc.?

ØExistem situaèöes de influência do Sistema dentro do Lar que estejam causando desuniäo?

ØVocês estäo gastando em excesso dinheiro do Lar em influência mundana?

ØComo podem, como Lar, promover mais atividades divertidas e agradâveis que näo sejam centradas em influências mundanas?

ØAs pessoas do Lar estäo revertendo às influências mundanas como conseqüência de falta de organizaèäo do Lar? (Talvez algumas pessoas estejam trabalhando demais, enquanto outras têm tempo demais sobrando.)

ØExistem situaèöes de influência do Sistema no Lar que estejam afetando negativamente as crianèas?

17. Estou pedindo para se concentrarem no que possa afetar seu Lar como um todo, em vez de criarem muitas regras específicas que possam näo se aplicar a todos. É importante que entendam isto. Se por um lado as regras säo eficazes para ajudâ-los a seguir na direèäo certa, jamais seräo suficientes para mudar os coraèöes e romper permanentemente com os hâbitos mundanos, e podem‚ na verdade, até promover a preguièa de Me ouvirem em profecia com respeito às influências do mundo em suas vidas. A melhor maneira de porem fim a hâbitos ruins é cada pessoa, individualmente e com freqüência, perguntar-Me sobre a influência mundana em suas vidas e ficarem firmes no que lhes digo para fazer.

18. As regras, às vezes, podem ser uma saída fâcil. A tendência é sentir que as coisas seriam muito mais fâceis se vocês simplesmente "seguissem o manual" e instituíssem um número de regras e conseqüências. Em alguns aspectos, isso é verdade, mas o problema é que essa facilidade tem vida curta.

19. Por exemplo: imaginem que, como Lar‚ vocês decidem instituir uma regra para "banir toda e qualquer forma de influência mundana". Talvez achem que isso eliminaria a necessidade de orar individualmente sobre as influências mundanas, ou de se organizarem e participarem de reuniöes de Conselho de Lar sobre o assunto; estariam livres de ter de encarar questöes que pudessem surgir com respeito a pessoas viciadas em coisas do mundo; talvez se poupariam de desentendimentos e diferenèas em pontos de vista sobre o padräo de influência mundana padräo, etc.

20. Fazer coisas dessa maneira pode parecer muito mais fâcil, mas, como expliquei detalhadamente em “Uma chamada inequívoca” (“Direto ao Assunto, 8ª Parte,” BN 1100), hâ muitas boas razöes para näo banir completamente as influências mundanas. Por favor, lembrem-se que sô porque é mais fâcil näo significa sempre que seja o melhor, ou o melhor para vocês. E se vocês decidissem viver em uma ilha deserta para näo terem que se preocupar com perseguièäo? Talvez näo tenham de se preocupar que alguém os esteja perseguindo, mas tampouco poderäo aprender e crescer com os muitos benefícios que a perseguièäo traz.

21. É por isso que fiz questäo de näo banir toda influência mundana em toda a Família. Poderâ haver algumas raras circunstãncias onde vocês, como Lar, concordem que certa influência mundana näo seja apropriada ao seu Lar por causa da natureza dos seus ministérios, ou do lugar onde vivem‚ mas, se Eu näo lhes dei uma razäo muito boa e específica para banir completamente, entäo o que vocês estariam fazendo seria passando por cima do conselho que lhes dei na Palavra. Quero especificamente que os membros da Família combatam as influências mundanas para que cada um aprenda como minimizâ-las individualmente e cada um descubra pessoalmente os muitos benefícios que isso pode lhes trazer.

22. Vocês precisam se permitir espaèo para crescer. Ao fazerem isso, com o tempo, se sairäo muito melhor, porque a responsabilidade pessoal e o uso do dom de profecia pessoal, em conjunto com o conselho divino, é o que vai pastoreâ-los.

23. Vocês precisaräo de algumas regras e diretrizes, e especialmente precisaräo criar algumas regras específicas para as crianèas, JETTs e adolescentes, pois ainda säo menos responsâveis‚ ou para os adultos que sejam incapazes ou que näo estejam dispostos a Me buscar para receber e obedecer o Meu conselho. Portanto, peèam-Me para ajudâ-los a encontrar um ponto de equilíbrio.

Aqui estäo alguns exemplos de situaèöes nas quais seriam necessârias regras mais rígidas:

24. — Quando as pessoas estäo ignorando Minhas instruèöes de Me perguntar tudo e minimizar as influências mundanas.

25. — Para aqueles que säo simplesmente incapazes de controlar seus vícios, talvez seja necessârio haver algumas regras que ajudaräo esses irmäos a näo tropeèar. Por exemplo: se uma ou mais pessoas tiverem dificuldade de controlar seu vício pela Internet, talvez sejam necessârias algumas diretrizes mais rígidas com respeito ao acesso desses indivíduos à Internet. Isso pode ser estabelecido pelos pastores se apenas envolver uma ou algumas pessoas, com o consentimento das pessoas envolvidas, é claro. Mas se o problema for generalizado, entäo o Conselho do Lar talvez queira optar por diretrizes mais rígidas para todo o Lar quanto ao uso da Internet.

26. Quero reiterar que as regras do Lar devem sempre ser para um propôsito muito específico. Näo devem ser instituídas apenas com base na opiniäo pessoal do pastor‚ de uma ou mesmo de algumas pessoas. As idéias e opèöes devem ser apresentadas ao Conselho do Lar para que todos dêem suas opiniöes, contribuam para que, entäo, o assunto seja submetido à oraèäo e decidido pelos membros votantes do Lar, conforme prevê a Carta Magna. O Lar como um todo deve determinar se é necessârio implantar as diretrizes sugeridas, versöes modificadas das mesmas, ou outras completamente diferentes.

27. Qualquer pessoa que esteja orando sobre possíveis novas regras ou diretrizes do Lar — quer sejam membros do Conselho Executivo do Lar ou outra pessoa que gostaria de apresentar uma idéia ao resto do Lar — deve se certificar de Me ouvir antes de apresentar suas sugestöes. Isso digo porque vale a pena receber Minha confirmaèäo de que a sua idéia justifica o tempo de todos que iräo considerar‚ discutir e orar a respeito dela. Näo estou falando sobre receberem de Mim uma resposta do tipo “Sim! Essa idéia é a Minha vontade!” Provavelmente, Eu diria algo como “Sim, essa é uma idéia que vale a pena apresentar ao Lar para que se aconselhem, orem a respeito, discutam e ouèam o que tenho a dizer, pois assim deixarei clara a Minha vontade.” Eu raramente dou a uma pessoa uma idéia completa. É comum Eu ter mais detalhes que revelarei depois de vocês discutirem suas idéias juntos, como Lar. Portanto, é importante colocarem tudo sobre a mesa, revisarem o que a Palavra diz sobre a questäo, discutirem, ouvirem todos os lados, trocarem idéias e percepèöes e, entäo, novamente Me buscarem‚ tantas vezes quantas forem necessârias, até que estejam prontos para votar e tomar uma boa decisäo. Esse processo é uma parte muito importante da vida comunitâria e ajudarâ a mantê-los unidos e avanèando na mesma direèäo.

28. Conforme oram e clamam as chaves de sabedoria, entendimento, orientaèäo e lideranèa, Eu os ajudarei a encontrar o equilíbrio apropriado para estabelecerem tanto as diretrizes para o Lar e as pessoais, de forma que as regras do Lar näo invalidem a fé e a convicèäo pessoal. Vocês precisam das duas. As diretrizes do Lar näo devem eliminar a necessidade de cada indivíduo Me ouvir a respeito de suas necessidades pessoais. Em vez disso as diretrizes e regras do Lar devem abranger os aspectos de influência mundana ou quaisquer outras coisas que afetem o Lar como um todo. (Fim da mensagem.)

29. (Mamäe:) Näo é maravilhoso poder contar com conselho claro e específico sobre como encontrar o equilíbrio entre as diretrizes do Lar e as pessoais? As diretrizes e as regras do Lar säo importantes, mas näo eliminam a necessidade de cada um receber diretrizes pessoais específicas do Senhor. É muito importante exercer a sua fé individual nesse sentido e isso contribuirâ com seu crescimento‚ progresso e bem-estar espiritual. Nosso marido quer pastorear você pessoalmente, mas se negligenciarem ouvi-lO com freqüência sobre suas diretrizes pessoais, estaräo privando-O desse direito.

30. A seguir encontra-se um sumârio dos principais pontos da mensagem anterior, mas, por favor‚ despendam tempo para relerem e estudarem cuidadosamente a mensagem completa antes de finalizarem suas diretrizes e regras do Lar.

31. Sumârio:

— As diretrizes e regras do Lar devem existir para um propôsito específico e näo ser criadas com base na opiniäo de uma ou mesmo de algumas pessoas. É importante que as diretrizes e regras sugeridas näo sejam instituídas antes de serem apresentadas a todo o Lar para discussäo e votaèäo e, caso necessârio, outra vez apresentadas ao Senhor para mais perguntas e para obter maiores detalhes, para entäo receberem uma confirmaèäo final.

— Todos devem ter a atitude certa com relaèäo às regras do Lar e entender para que servem e para que näo servem. (Por favor, consultem as listas detalhadas no parâgrafo 11.)

— Embora algumas regras do Lar sejam necessârias, é importante obter um equilíbrio. A meta näo deve ser ver quantas regras do Lar vocês podem criar simplesmente para ter regras. O objetivo deve ser alcanèar as metas do Lar e manter o padräo espiritual alto‚ com o mínimo de regras possível.

— Cada Lar deve pensar e orar em conjunto sobre as coisas que afetam seu Lar como um todo e, com base nisso, estabelecer suas diretrizes e regras.

— As regras säo necessârias e ajudam a todos a se voltarem para a direèäo certa, mas para mudar os coraèöes e permanentemente romper hâbitos mundanos, cada membro do Lar deve ouvir o Senhor pessoalmente e com freqüência sobre as influências mundanas em suas vidas e ficarem firmes nas direèöes que Ele dâ.

— O Senhor fez questäo de näo banir toda influência mundana na Família inteira. Ele quer especificamente ajudar a todos os membros da Família a aprender a minimizar as influências mundanas individualmente e a obterem os benefícios de fazerem isso.

— As diretrizes do Lar näo eliminam a necessidade de cada pessoa ouvir o Senhor especificamente com respeito às suas diretrizes pessoais, mas devem abranger os aspectos das influências mundanas ou quaisquer outras coisas que afetem o Lar como um todo. Elas devem complementar a fé, a convicèäo pessoal de cada membro do Lar e as diretrizes que cada um recebeu do Senhor.

32. Estamos clamando as chaves de sabedoria‚ de amor, de insight e de tomada de decisöes, querida Família, neste momento em que vocês estabelecem suas diretrizes e regras pessoais, assim como as coletivas para o Lar. “A orientaèäo divina é sua quando clamam as chaves do Reino!”

Com muito amor, Mamäe

Copyright © 2005 por A Família Internacional

(fim de arquivo)