Direto ao Assunto, 11a Parte

Maria
January 2, 2005

A perspectiva de Deus sobre questöes e atitudes atuais na Família

MariaFD/MM/FM 3517 12/04

BN Somente On-line 16

Jogos de computador

A questäo:

Algumas pessoas näo däo a mínima para jogos de computador, mas para outras eles säo uma fonte importante de lazer e entretenimento. Contrariamente a outros assuntos abordados nas BNs "Direto ao Assunto" como filmes, Internet e a leitura de romances, que foram abordadas‚ algumas vârias vezes em BNs passadas, nunca falamos muito sobre jogos de computador.

2. Antes de passarmos à leitura do conselho do Senhor, gostaria de explicar que nunca joguei um jogo de computador, tal como näo leio um romance hâ uns 20 anos. Näo navego na Internet, e provavelmente assisti a 10 ou menos filmes nos últimos 10 ou 15 anos. Obviamente, estas formas de entretenimento do Sistema näo säo uma grande parte da minha vida — näo por falta de interesse meu, mas acima de tudo por causa dos meus olhos. A razäo näo é eu näo gostar de ler um bom romance ou assistir a bons filmes. Na verdade‚ desfruto muito de tais entretenimentos quando posso, o que é bastante infreqüente. Quando jovem, eu era uma leitora âvida, e tenho certeza que leria alguns livros de tempos e tempos e desfrutaria de mais filmes se meus olhos agüentassem. Quem sabe‚ talvez eu experimentaria algumas das formas de entretenimento modernas que alguns de vocês desfrutam, como navegar na Internet ou me aventurar a experimentar um jogo de computador, ha!

3. Entäo näo quero soar farisaica ou dar a entender que nunca faria estas coisas que sei que muitos de vocês desfrutam quando querem se descontrair e se entreter, pois gosto de algumas dessas coisas e desfrutaria delas se meus olhos fossem mais fortes. Mas o fato é que preciso preservar meus olhos para dedicâ-los ao trabalho do Senhor, às necessidades da Família, e näo posso me dar ao luxo de usâ-los para me descontrair e divertir com freqüência. Tive que tomar esta decisäo. Embora tenha sido um pouco triste eu ter que renunciar a algumas destas coisas das quais desfruto, por causa de meus olhos‚ ao mesmo tempo tenho agradecido ao nosso Marido pela sua “bênèäo disfarèada”, porque isso me deu mais tempo para dedicar a servir a vocês e a enviar-lhes, minha preciosa Família, as palavras do Senhor.

4. Entretanto, sô porque eu näo me ocupo com muito entretenimento do mundo, devido às razöes acima mencionadas, isso näo quer dizer que vou ser severa e dura e esperar que todos sejam como eu. Isso seria irrealista e injusto, e definitivamente näo é o que o nosso Marido quer. Sei que vocês‚ querida Família, precisam de entretenimento e lazer, e como podem desfrutar de tais coisas nessa altura de suas vidas — com moderaèäo e dentro dos critérios da vontade do Senhor e com Sua bênèäo — entäo compreendo perfeitamente. Compreendo seus interesses, gostos e desgostos, porque também gosto de muitas dessas coisas, embora näo possa partilhar delas como vocês.

5. Peter também gosta de filmes e ele pode assistir mais do que eu, porque seus olhos näo säo fracos como os meus. De vez em quando, ele também lê romances‚ geralmente histôricos‚ quando estâ no aviäo ou de folga. Entäo, entendo que todos precisam de uma "folga". Precisam parar de pensar no trabalho, e querem aprender ou experimentar algo diferente de vez em quando.

6. Quanto aos que desfrutam de jogos de computador, entendo que é um mundo com o qual muitos de nôs, especialmente os APG, näo têm tido muito contato. É difícil entendermos esses jogos — quer como se joga eles‚ ou como säo, ou porque as pessoas gostam deles. Peter nunca jogou jogos de computador, e como disse anteriormente, nem eu.

7. Visto que jogar no computador é um passatempo bastante exclusivo da geraèäo mais jovem, gostaria de advertir vocês, APGs‚ que resistam à tentaèäo de terem uma atitude linha dura e farisaica. Essa tendência existirâ porque vocês näo entendem esses jogos, näo os jogaram, entäo poderiam facilmente ser tentados a deduzir que “jogos de computador säo um desperdièo de tempo”, ou “jogos de computador säo violentos demais”‚ ou “jogos de computador viciam”, etc. Bom‚ isso tudo é verdade em alguns certos casos, mas o mesmo também pode ser verdade com relaèäo a todas as outras formas de entretenimento mundano que jâ abordamos.

8. Jogar no computador é algo novo, entäo é fâcil para nôs, que näo estamos inteirados, nos alarmarmos facilmente. Como näo estamos acostumados a isso, os jogos podem facilmente nos parecer “ímpios” e é da natureza humana às vezes temer o que näo entendemos. Com isto näo estou dizendo que näo hâ o que "temer" quanto a jogos de computador, mas estou explicando porque nôs, APGs, podemos ter reaèöes bastante negativas quanto a jogos.

9. As seguintes mensagens e perspectivas do Senhor däo uma compreensäo clara sobre o assunto de jogos de computador. O intuito näo é promover esse tipo de entretenimento mundano, mas sim ajudar aqueles de nôs que säo totalmente ignorantes quanto a jogos de computador a compreender um pouco do que existe “por aí” — naquele mundo.

10. Quero que compreendam que quando orava e preparava esta BN para vocês, eu me aconselhei com alguns membros nos WS que têm familiaridade com jogos de computador ou que jâ os jogaram antes da Renovaèäo. Nossas unidades dos WS têm um comitê de jogos de computador, e com o passar dos anos eles investiram muito em termos de oraèäo, discussäo, e ouvir do Senhor, nesse assunto. Busquei as opiniöes e perspectivas daqueles que têm experiência‚ e pedi para vârios canais orarem sobre jogar esses jogos — alguns desses canais eram jogadores âvidos antes da Renovaèäo, outros nunca haviam jogado ou sequer visto um jogo de computador. O conselho dado pelo Senhor foi lido por vârias pessoas, e levamos o assunto de volta ao Senhor conforme se fez necessârio, até sentirmos que havíamos obtido claramente o que Deus pensa disso.

11. Näo tivemos que fazer isto porque esse passatempo é täo importante‚ nem por ser algo täo difundido na Família. Mas por ser uma incôgnita para muitas pessoas e quase que impossível de se “prever”‚ esse passatempo tem sido fonte de conflito entre adolescentes e pais, e hâ uma variedade imensa de jogos para se escolher.

12. Antes de passarmos ao conselho do Senhor, tenho que explicar que WS näo poderâ classificar jogos de computador. Simplesmente näo temos tempo para isso, pois seria um empreendimento que exigiria tempo demais. O Senhor estâ deixando por conta de vocês tomarem as decisöes conforme esse conselho. Ele espera que vocês O busquem sobre seus hâbitos quanto a jogos de computador, tal como O estäo buscando em relaèäo a todas as outras formas de influxo e entretenimento do Sistema. Ele estâ contando com vocês para colocarem seu discipulado, sua vida espiritual, seu servièo e relacionamento com Ele e com os outros acima dos jogos de computador e do tempo que despende jogando-os.

13. Hâ muitos princípios espirituais e diretrizes nas mensagens jâ publicadas sobre Internet, filmes, TV, esportes, leitura de romances e música que, obviamente, deveriam aplicar às suas decisöes quanto a jogos de computador. Näo podemos ficar repetindo vez apôs vez cada ponto com cada novo assunto que surgir. Vocês precisam ser sâbios o suficiente para perceberem que muito do que o Senhor disse sobre estas outras formas de influxo mundano também se aplica a jogos de computador. Nesta BN abordaremos apenas as diretrizes específicas quanto a jogos de computador. Entäo, se lhes parecer incompleta, lembrem-se dos princípios que jâ aprenderam e que foram aplicados a outros tôpicos, pois aplicam–se igualmente a jogos de computador.

O que Deus pensa disso:

14. (Jesus:) É preciso manter-se atento aos jogos de computador, tanto quanto qualquer outra forma de influência mundana que jâ abordei. A mensagem mais importante que estou lhes dando depois da Renovaèäo também se aplica ao jogos de computador. Se resume em: O que espero de vocês é que sejam caídos fora, que estejam no mundo, mas näo sejam do mundo; que näo voltem a seus hâbitos e mentalidades pré–Renovaèäo. A essa altura deveriam ser diferentes, e deveriam continuar sendo diferentes, com um compromisso maior para Comigo, um desejo mais profundo pelas coisas do Espírito, uma conexäo melhor com seus companheiros na Família e levando uma vida que obviamente condiz mais com a de um discípulo.

15. Näo é proibido jogar tais jogos‚ mas devem ser jogado de acordo com as Minhas diretrizes e a Minha permissäo. Assim como acontece com as outras formas de entretenimento e influxos pelos quais o Sistema poderia entrar em seu Lar e afetar seus espíritos, vocês säo responsâveis por Me buscarem e estarem submissos às Minhas orientaèöes. Teräo que viver de acordo com as diretrizes que Eu estabelecer aqui, mas näo säo preto e branco‚ tal como as outras diretrizes que estabeleci näo säo preto e branco.

16. Näo vou fazer regras inequívocas, que se aplicam a todos, e determinar limites de tempo, pois näo é a Minha forma atual de operar. Eu poderia enclausurâ-los todos em uma caixa feita por regras e proibir que fizessem qualquer coisa que poderia prejudicar seus espíritos ou seduzi-los aos caminhos e atitudes do mundo. Mas para fazer isso, eu teria que proibir praticamente tudo que provem do Sistema — todo entretenimento e todas as atividades näo baseadas na Palavra. Isto näo é saudâvel, nem bom para vocês, porque agora é a hora em que desejo que a sua obediência seja uma oferta de livre e espontãnea vontade. Näo Me refiro apenas a jogos de computador‚ mas também a todas as outras formas de entretenimento de que desfrutam.

17. Nem todos gostam dos mesmos tipos de lazer e entretenimento. Alguns tem uma queda por filmes. Outros gostam mais de ler ou escutar um bom romance. Outros preferem jogar cartas. E outros preferem lazer que proporcione mais “aèäo” como trabalhar com as mäos, esportes ou malhar. Cada pessoa é diferente, mas a meta pela qual todos deveriam lutar é manter seu relacionamento Comigo, proteger e alimentar sua vida espiritual e ser o exemplo de discipulado que foram chamados a ser.

18. Aqueles que tiveram problemas com vício a jogos de computador antes da Renovaèäo, ou que têm propensäo aos jogos errados, deveriam considerar e orar seriamente sobre näo voltar a jogar depois da Renovaèäo. Vocês deveriam ser cautelosos por respeito à Palavra, à Família, ao seu exemplo e lugar como um discípulo, dirigindo o "mais longe possível do precipício" quanto possível, e isso significar renunciar esses jogos.

19. Meu conselho nesta mensagem näo deve‚ de forma alguma, servir de desculpa para simplesmente voltarem à condièäo em que estavam antes da Renovaèäo — näo no que diz respeito a jogos de computador ou qualquer outra forma de influência mundana. O ponto é se agarrarem às vitôrias que ganharam durante a Renovaèäo — e quando Me refiro a vitôrias durante a Renovaèäo estou falando sobre passar mais tempo com suas crianèas, JETTs e adolescente, investir mais tempo na interaèäo uns com os outros, na Palavra e em fortalecer seu relacionamento Comigo, e sobre quebrar velhos hâbitos de vícios.

20. Especificamente quanto a jogos de computador hâ alguns perigos principais.

1) O tempo que se despende nesse passatempo. Jogos podem ser grandes responsâveis por desperdièo de tempo. Uma noite de vídeo pode consumir duas horas, mas alguns jogos podem se prolongar por muitas horas ou até por dias e semanas à medida que se progride de um nível para o outro, e a possibilidade de se viciar em jogos de computador é muito maior do que outras formas de entretenimento do Sistema.

2) Despender tempo demais jogando freqüentemente conduz ao vício ou à obsessäo a jogos de computador. Isto pode lhes acarretar uma falta de equilíbrio na sua vida cotidiana‚ a ponto de sua vida revolver em torno do jogo e a prôxima "dose" de seu vício, de modo que você vive cada momento a espera da prôxima oportunidade de jogar.

3) Jogos de computador em excesso podem calejar sua sensibilidade ao mundo do espírito, o que embora talvez näo pareèa ser algo sério hoje, serâ muito sério nos dias por vir. Obsessäo por qualquer coisa deste mundo pode fazer com que você deixe passar ou ignore os pressentimentos do espírito, do mundo do espírito e de tudo que nele hâ. As correntes de Baco, o senhor dos vícios o prendem quando lhe permitem fazer com que qualquer coisa deste mundo lhes seja mais importante do que as coisas do espírito. Quando ele o tem em suas garras, você näo consegue ver as coisas do mundo do espírito; ele intencionalmente coloca seus tentâculos sobre seus olhos, cegando-o para o mundo do espírito e oprimindo–o com a mente carnal.

21. Existem vârios tipos de jogos de computador, e muitas diferentes características nos jogos em si. Alguns jogos de computador säo permissíveis, enquanto outros devem ser evitados por completo. Seguem–se características que colocam muitos jogos de computador na categoria de “evitar totalmente”:

¸ Cenas muito realistas cheias de imagens cruentas.

¸ Violência e morte excessiva e sem sentido, onde brutalidade e destruièäo säo as metas principais ou únicas.

¸Quando se faz o mal ou se brinca com ele.

¸Atividades criminosas‚ ilegais, ímpias e näo cristäs; fazer o mal.

¸Profanidade ou linguajar sujo.

¸Qualquer coisa perversa, ímpia, que inspira o ôdio, vinganèa , sadismo ou crueldade.

¸Qualquer coisa do oculto ou demoníaca.

¸Bruxaria ou feitièos malignos. (Alguns jogos têm aspectos espirituais, e os poderes que a pessoa jogando possui säo bons como “cura”, “salvaèäo”, "lideranèa", “resistência” e “rejuvenescimento”. Entäo näo é o caso de todo jogo que se situa em um mundo de fantasia ou que emprega poderes especiais mâgicos ou espirituais seja ruim. Entretanto, se os poderes forem malignos, ímpios ou beirarem a bruxaria, entäo acautelo Meus filhos a se abdicarem deles.)

22. Os outros tipos de jogos podem ser jogados com moderaèäo, dependendo do jogo‚ da idade de quem vai jogar, da sua maturidade e condièäo espiritual, da sua tendência a ficar viciado‚ o tempo que passa jogando, etc. Mas até mesmo esses jogos, que podem ser bons, ou ao menos näo prejudiciais‚ podem ter efeitos negativos em alguns jogadores. Entäo se estiver se perguntando se serâ melhor você‚ pessoalmente, evitar um tipo de jogo específico que näo estâ na categoria de “evitar completamente”, por näo ser bom para você espiritualmente, seguem-se algumas coisas para considerar e Me perguntar:

• O jogo faz com que você fique excessivamente competitivo?

• O jogo faz você ficar no espírito errado? Faz você ser desamoroso, ficar frustrado, bravo ou irritâvel?

• O jogo o ensoberbece ou alimenta seu orgulho ou arrogãncia fazendo-o se sentir “esperto”, “capaz” ou simplesmente melhor e mais forte que os outros?

• O jogo faz com que você fique mundano ou que deseje ardentemente as coisas do mundo?

• Você tem atitudes ímpias quanto a forèas armadas ou propensäo ou fascinaèäo por guerra? Se tiver, serâ que um jogo com tais elementos faz bem para você espiritualmente?

• O jogo faz com que você queira viver uma vida sistemâtica, em vez de levar a vida de um missionârio e discípulo?

• O jogo consome horas de seu tempo precioso de uma sô vez e faz com que você fique desesperado para voltar para jogar mais?

• O jogo faz com que você fique egoísta, recluso, independente e no seu prôprio mundinho?

(Caixa de texto: )

23. (Pergunta: ) Pode-se ter muitos desses mesmos problemas — tais como ira, frustraèäo, competitividade, orgulho, mundanismo, etc., sem ter jamais jogado um jogo de computador. Entäo serâ que jogos de computador realmente trazem esses problemas à tona? Quando alguém tem um problema espiritual, nem sempre é conseqüência de um jogo de computador, é?

24. (Jesus: ) Se perceber algo em sua vida que estâ errado, que estâ fora de linha, entäo uma boa idéia seria dar uma olhada nas modalidades de entretenimento mundano das quais participa e ver se os tipos de filmes que assiste, ou o tipo de jogos dos quais desfruta, ou o tipo de livros que lê ou música que escuta, estäo contribuindo para o agravamento de suas CPMs, de um problema que estâ tendo ou de uma batalha que estâ lutando.

25. Jogos de computador podem‚ às vezes, ocasionar coisas negativas em sua vida como ira, frustraèäo, competitividade, mundanismo, e outras qualidades ímpias. Mas entretenimento mundano näo é sempre a raiz dessas coisas. Algumas pessoas podem ter esses problemas mesmo se nunca jogam jogos de computador. Entäo näo estou dizendo que a culpa por esses problemas é sempre desse passatempo. O que estou dizendo é que se você tiver esses problemas em sua vida, e especialmente se perceber que eles crescem mais quando joga no computador, entäo deveria orar e Me perguntar se hâ algum nexo ou näo — ou se estäo ligados a alguma das outras modalidades de entretenimento mundano que desfruta.

26. Outra coisa a considerar é que se jâ batalha com certas coisas, e se elas jâ säo pecados dominantes para você‚ mesmo sem a entrada de entretenimentos mundanos em sua vida, entäo acrescentar algo como jogos de computador à equaèäo de sua vida pode piorar as coisas, e fazer com que fique mais difícil combater essas fraquezas.

27. Também nunca é bom recorrer a algum tipo de influência mundana para afogar seus problemas ou suas batalhas, tal como nunca é bom fazer isso com o âlcool. Se estiver batalhando com frustraèäo‚ ira, ou até mesmo algo como solidäo ou desencorajamento, näo recorra a um jogo de computador, filme ou livro em busca de consolo, embora Eu tenha certeza de que a tentaèäo de fazer isso serâ muito grande em certos momentos. Näo permita que jogos de computador — ou qualquer tipo de entretenimento mundano — se tornem uma muleta na qual se apôia em tempo de tribulaèöes ou dificuldade. Näo permita que eles substituam a Mim e a ajuda, o conforto e a instruèäo que quero lhes dar. Entretenimento mundano pode ajudâ-los a esquecer sua ira‚ seus problemas ou suas batalhas momentaneamente, mas nunca lhe daräo a ajuda‚ as soluèöes e o consolo permanentes que sô Eu posso dar. (Fim da mensagem.)

(Fim de caixa de texto:)

28. Como acontece com filmes, os jogos de computador precisam ser considerados, ou permitidos ou näo de acordo com a idade do jogador. Embora um filme seja permissível para um adulto, o mesmo filme seria absolutamente inaceitâvel para um JETT ou jovem adolescente, e o mesmo acontece com jogos de computador.

29. Eu näo darei títulos de jogos específicos que podem ou näo jogar, pois isso näo é eficiente nem efetivo, jâ que diariamente novos jogos säo lanèados no mercado. Mas as diretrizes principais que decreto säo que jogos que contêm violência sem sentido e descritiva devem ser evitados a todo custo, como Eu disse anteriormente. Ninguém deve jogar tais jogos. Quando digo "jogos que contêm violência sem sentido e descritiva", quero dizer se a idéia toda do jogo é centrada em violência‚ e especialmente se hâ imagens cruentas, sangue e outros detalhes descritivos e repugnantes. Hâ negativismo e impiedade demais nesses tipos de jogos para permitir-se que qualquer um em Minha Família os jogue.

30. Entretanto, alguns jogos que contêm violência que näo é descritiva — e com isso estou dizendo que violência näo é o único propôsito do jogo e näo contém detalhes descritivos ou desagradâveis — sô podem ser jogados por quem tem 21 anos ou mais. Tais jogos näo descritivos, quando se refere a violência, que sô podem ser jogados por quem tem 21 anos ou mais‚ podem incluir (embora definitivamente isso näo abranja todos os jogos):

31 ¸Encenaèäo, geralmente no mundo de fantasia, em que você geralmente controla um grupo de pequenos aventureiros e guerreiros, explorando e lutando no decorrer do jogo. Estes jogos geralmente incluem criar, aperfeièoar e elevar o nível de qualidade de um personagem.

32. ¸Jogos de aèäo e baseados em forèas armadas, em que o jogador pode até portar ou usar uma arma; sendo que, embora o objetivo do jogo näo seja matar, parte do jogo pode envolver o uso de armas de fogo.

33. Estes säo os jogos mais polêmicos, pois näo säo “ímpios”, mas podem ser questionâveis, e a forma que afetam diferentes pessoas pode variar muito. Portanto, para facilitar a tomada de decisöes quanto a estes tipos de jogos, e evitar que isso se torne uma questäo que fomente conflitos e possivelmente desuniäo, e acima de tudo para proteger os coraèöes‚ mentes e espíritos dos jovens jogadores, instituo essa diretriz de limite de idade.

34. A razäo para isto é que obviamente qualquer tipo de exposièäo a violência através de jogos de computador serâ perigoso para as crianèas. JETTs e adolescentes ainda estäo num momento turbulento de suas vidas. Estäo edificando seu carâter, tomando decisöes, e passando por um período que é, de modo geral, confuso e difícil. Eles têm muitos desafios a sua frente sô por estarem crescendo. Eles näo têm a estabilidade ou senso de realidade para discernirem entre o que é fantasia e o que näo é, e portanto, sujeitâ-los a mais conflitos e complicaèöes que acentuariam as batalhas espirituais que jâ estäo travando é imprudente e desnecessârio.

35. Jovens adultos também näo devem jogar games com violência (mesmo que näo seja descritiva), pois ainda estäo resolvendo muitas coisas em sua vidas de servièo. Hâ pouco assinaram o contrato de discipulado, e hâ muitas novas responsabilidades que estäo assumindo. Muitos estäo se envolvendo em relacionamentos amorosos ou se casando, muitos sô agora estäo aprendendo a ser missionârios a tempo integral‚ e muitos ainda estäo eliminando a atraèäo infantil que sentiam pelo Sistema ou pelos militares. Por estas razöes, geralmente näo é espiritualmente saudâvel ou aconselhâvel que JAs sujeitem suas mentes ou espíritos a jogos que incluem violência, mesmo que näo seja descritiva.

36. Bom‚ no final das contas, você como discípulo é responsâvel por Me buscar e ficar desesperado para tomar as decisöes certas. Você terâ que valorizar seu discipulado, sua forèa espiritual, e sua conexäo com seus irmäos e irmäs em espírito mais do que valoriza seus jogos de computador. Se vê que as coisas estäo ficando desequilibradas, dando mau fruto, tomando muito tempo‚ afetando suas atitudes, linguajar e relacionamentos com os outros‚ entäo espero que você pare de jogar por livre e espontãnea vontade. A escolha é sua. (Fim da mensagem.)

37. (Mamäe:) Voltamos ao Senhor vârias vezes pedindo esclarecimentos e confirmaèöes quanto ao limite de idade de 21 anos. Segue-se uma de Suas mensagens, que quero incluir aqui para que compreendam o por que da instituièäo dessa regra.

38. (Jesus:) Alguns de vocês provavelmente se perguntam por que jovens de 18 a 21 anos näo podem seguir as mesmas diretrizes dos que têm 21 anos ou mais. Quero explicar. Além das razöes que acabei de dar, hâ mais algumas:

1) Esses jogos com violência näo descritiva näo säo o que Eu prefiro. Às vezes‚ permitirei que alguém jogue um desses jogos, como expliquei‚ mas aqueles que estiverem Me buscando e abertos ao Meu conselho e que querem viver a vida de um discípulo descobriräo que permito tais coisas muito raramente, e que as diretrizes säo bastante estritas. Disponibilizar esses jogos para os que têm 21 anos ou mais, limita muito o leque de pessoas que sequer se interessaräo por tais jogos. A maioria das pessoas com 21 anos ou mais é ocupada e que tem uma vida cheia, entäo os momentos para Me pedirem permissäo e quererem jogar seräo muito mais limitados, diferente do que aconteceria caso Eu abrisse essa porta para os que têm 18 anos, que, em termos gerais quanto a essa faixa etâria, têm muito mais tempo e propensäo a esses tipos de jogos. Esta é uma razäo principal.

2) Outra razäo é que‚ embora vocês — de 18 a 21 anos — jâ sejam adultos, ainda estäo formando seus hâbitos e gostos, e quero resguardâ-los para näo desenvolverem maus hâbitos ou vícios contra os quais teräo que lutar depois.

3) Outra razäo é que — como Eu disse quando anulei as restrièöes alcoôlicas para maiores de 21 anos — os mais jovens estäo aprendendo a agir com responsabilidade. O mundo também sabe disso, e é por isso que em certos lugares é proibido fumar e/ou beber até fazer 21 anos. Jogos de computador sem violência descritiva estäo, aos Meus olhos, um tanto quanto na mesma categoria. É algo que näo quero permitir até você ter idade suficiente para adotar mais as Minhas perspectivas e manter seu apetite sob limites saudâveis.

39. Sei que este serâ um duro discurso. Sei mesmo. Mas como sou seu Pastor fiel, é Meu dever instituir as diretrizes que, se as seguir, näo permitiräo que se prejudique. Se Eu näo fizer isso, seria um pastor delinqüente, um mercenârio. Entäo‚ embora seja difícil, saiba que faèo isso por você com muito amor e que compreendo suas necessidades. Quero satisfazer essas necessidades de uma maneira muito melhor do que deixar com que se vicie ou se influencie indevidamente com certos tipos de jogos de computador. (Fim da mensagem.)

(Caixa de texto:)

40. (Jesus:) Sei que hâ pastores, pais e até jogadores que esperam diretrizes mais especificas e até classificaèöes de jogos. Depois de ler essas mensagens, talvez pareèa, para alguns de vocês, que muito depende de vocês.

41. Entretanto tenho uma razäo específica para apresentar as Minhas instruèöes com menos detalhes do que alguns de vocês gostariam, e a razäo é que uma das lièöes mais importantes que jogadores precisam aprender é autocontrole e desejo de Me perguntar e receber Minhas respostas quanto ao conteúdo dos jogos que querem jogar. Eu poderia impor regras bem estritas que proibiriam a maioria das categorias de jogos, mas assim Eu näo estaria ensinando aos que jogam o que precisam aprender.

42.Além disso, quero que vocês, pais e pastores, se envolvam um pouco mais no que seus jovens jogam‚ e assumam um papel mais ativo de pastores nesta ârea. Se Eu impusesse regras específicas demais‚ muitos de vocês pais e professores achariam que poderiam apenas ler as regras, abolir um monte de jogos, e deixar por isso mesmo. Mas como as diretrizes para os jogos säo um tanto quanto gerais, ou pelo menos alguns aspectos delas o säo, vocês, pastores e pais, teräo e deveräo sentir–se mais constrangidos a participar ou pelo menos a organizar devidamente o processo para decidirem as diretrizes do Lar para jogos de computador.

43. Entäo, mais uma vez: essas diretriz säo simples e gerais, e a razäo delas näo serem mais específicas é porque quero que vocês, Meus filhos‚ orem seriamente sobre essa modalidade de influência mundana e que tomem decisöes bem específicas quanto ao que é aceitâvel ou näo para vocês espiritualmente — baseando-se no que Eu lhes disser como Lar, e também a vocês individualmente como jogadores. (Fim da mensagem.)

(Fim de caixa de texto:)

44. (Jesus:) A decisäo é sua, Minha Família do futuro pôs-Renovaèäo, e como falei sobre as outras modalidades de influxos de entretenimento mundanos, cabe a vocês decidir o quanto absorveräo e até que ponto permitiräo que os jogos entrem em sua vida. Com essas BNs “Direto ao Assunto” que apresentam Meus conselhos e instruèöes quanto a influxos do Sistema, reconheci sua necessidade de relaxar, descontrair e se entreter. Disse que um pouco de seu entretenimento pode vir de fontes sistemâticas, desde que ajam em oraèäo, tenham cuidado e sejam guiados pelo espírito.

45. Näo estou proibindo jogos de computador e pronto. Mais um vez, entretanto, Eu os oriento a se concentrarem no seu discipulado, focalizarem nas razöes pelas quais estäo na Família, por que säo caídos fora do Sistema, porque vivem para servir a outros e a Mim. Ao julgarem essa faceta de jogos de computador em sua vida sua preocupaèäo primordial deveria ser seu discipulado, a importãncia de preservarem seu espírito e os compromissos que fizeram.

46. Todas as modalidades de influxos do Sistema os afetam, e embora exista um certo grau de influências e efeitos positivos provindos do mundo de entretenimento e influxos do Sistema, tais efeitos "bons" säo muito escassos. Um discípulo sâbio näo se concentrarâ nas “vantagens” de uma certa opèäo de entretenimento mundano sem também considerar as desvantagens ou razöes que faräo com que näo seja a melhor coisa espiritualmente. Um discípulo que cuida do seu espírito näo tentarâ rotular certas modalidades de entretenimento dizendo: “Este é bom, porque tem tal e tal benefício.” Embora haja benefícios em certos entretenimentos mundanos, o discípulo verdadeiramente sâbio lerâ Minhas palavras, aceitarâ e acreditarâ nelas, e adotarâ o rumo de reconhecer as influências do Sistema e seu entretenimento como eles realmente säo.

47. Minha opiniäo sobre isso é a seguinte: Entretenimento do mundo e suas influências podem ser divertidos, ajudar a espairecer, relaxar‚ dar a adrenalina que querem, entreter vocês, ser emocionante, etc. Mas é também uma avenida em potencial para o Inimigo enfraquecer seu espírito, causar concessäo‚ amortecer sua percepèäo, roubar seu tempo, e fazer com que fique espiritualmente letârgico. Embora Eu lhes dê espaèo para Me buscar, orar e decidir como Lar quais seräo suas diretrizes quanto a jogos de computador‚ de acordo com o conselho geral que lhes dei quanto a influências do Sistema e entretenimento mundano, vocês também precisam ficar em guarda contra os métodos que o Inimigo tenta usar para enfraquecê-los espiritualmente. Vocês precisam neutralizar seus ataques e proteger ativamente sua vida espiritual.

48. Estou exigindo mais de Meus discípulos hoje do que costumava. Estou pedindo que vocês, Minha Família pôs-Renovaèäo, entrem nos eixos, se dediquem mais plenamente, dediquem mais de seu tempo a Mim, a alcanèar os perdidos e a amar seus irmäos e irmäs. Estou pedindo que vocês, Meus filhos, renunciem muitas das coisas supérfluas e inúteis do mundo para que se fortaleèam e permaneèam fortes e dedicados. Assim teräo a forèa e a fé para acreditar nas Palavras fortes e radicais que Eu lhes darei no futuro, assim permaneceräo caídos fora do mundo, e assim seräo holofotes para o mundo —exemplos vivos do Meu poder e Espírito.

49. Se você gosta de jogar no computador e este for seu passatempo e modalidade de lazer e descontraèäo predileto acredite em Mim quando digo que compreendo. Compreendo todos os Meus filhos e seus gostos, desejos e fascinaèöes particulares. Sô porque jogos de computador näo existiam quando fui à Terra näo significa que näo sinto o que sentem. Näo significa que näo consigo Me relacionar a vocês. Conheèo cada um de vocês intimamente, e sinto suas alegrias e pesares. Sei que seria um grande sacrifício se lhes pedisse para renunciar a jogos permanentemente. Sei o que esse pedido lhes custaria.

50. Também vejo seu amor por Mim. Conheèo os desejos de seu coraèäo. Sei que anseiam sinceramente pelas emoèöes do espírito até mesmo mais do que pelas coisas que lhes trazem alegria, emoèäo e frenesi físicos momentãneos. Sei que alguns de vocês näo sentem as “emoèöes do espírito” sobre as quais lêem, entäo freqüentemente comparam seus jogos à guerra espiritual — o frenesi ao ganhar batalhas, superar, e as outras coisas que têm paralelo ao mundo espiritual e à algumas das armas do espírito que revelei aos Meus filhos, pois ajuda-os a se identificarem com tais coisas e trazê-las a um nível que compreendem.

51. Seja lâ o que estiver fazendo, seja trabalhando seja brincando, se Me envolver e incluir as coisas do espírito às suas atividades, Me agradarei disso. Agrado-Me no fato de que alguns tentam adaptar os momentos que jogam para que produzam fruto positivo‚ por assim dizer — ao verterem aspectos físicos do jogo ou estratégia em pensamentos sobre a guerra espiritual, ou ao refletirem ou discutirem com outros sobre como um certo jogo reflete aspectos do mundo espiritual; como os poderes sobrenaturais que dei às forèas boas e às malignas no Céu e no Inferno‚ ou outros paralelos. Isso é bom, vale a pena e também é sâbio Me incluir numa atividade quando puderem ou extraírem uma lièäo ou benefício para si mesmos depois de partilharem de entretenimento mundano. Mas vocês precisam entender que isso näo anula os efeitos negativos que os influxos do Sistema ou entretenimentos mundanos têm.

52. O tempo que você despender com entretenimento mundano terâ efeito em você, e isso é ponto pacífico. Uma das maiores ciladas dos jogos de computador é o tempo que consomem. Näo se traduz em tempo bem usado e geralmente desencoraja o convívio em vez de fomentâ-lo. Näo é baseado no espírito nem edificante no sentindo que o anima, fortalece seu discipulado ou agrega à sua vida por Mim. É recreativo, relaxante, entretém e é divertido — às vezes envolve outros, às vezes näo. Hâ um momento e lugar para isso‚ mas cada um de vocês que joga no computador teräo que vir a Mim e Me buscar desesperadamente para encontrarem o equilíbrio em sua vida. Como acontece com outras modalidades e influxos mundanos, vocês também precisam receber as instruèöes de seu Lar e ter sua permissäo‚ para que seu Lar, como um todo, possa receber bênèäos através da obediência coletiva.

53. Estou pedindo que diminuam, e bastante, o quanto jogam no computador, como em todas as outras formas de entretenimento mundano. Estou pedindo que se disponham a renunciar e desistir de muito do tempo que costumavam passar jogando no computador, e que dediquem esse tempo a Mim, à sua família e amigos, e ao seu fortalecimento espiritual. Estou pedindo para fazerem um sacrifício. Essa é a Minha mensagem geral para todos os membros FD que querem ser discípulos de todo coraèäo, que säo absolutamente convictos e querem prosseguir.

54. Simplesmente näo é possível ser um discípulo radical, caído fora e estar com a bola toda enquanto estiver acorrentado a tantas influências do Sistema. Sim, podem ter um pouco, e através destas mensagens estipulei muitas diretrizes, e se estiverem desesperados para ficarem bem pertinho de Mim, encontraräo muitos salvaguardas eficientes que poderäo usar para julgar se estäo obedecendo e fazendo o que peèo e se estäo mantendo o entretenimento do Sistema limitado, a perspectiva correta e sob equilíbrio.

55. A mensagem simples é que quero mais de seu tempo. Quero que você dê mais de seu tempo a outros. Quero que todos os Meus filhos limitem ainda mais as avenidas através das quais o Inimigo tem tido tanto acesso aos seus coraèöes e mentes. Quero ter 100% do seu tempo para que eu possa fortalecê-los e infundir em vocês nova vida e espírito. Quero ser Aquele que diz: "Estâ bem, pode passar um tempinho jogando, pois tem sido fiel com seu tempo na Palavra, tem passado tempo Me escutando como deve, tem derramado e dado de seu tempo a outros, e agora libero um tempinho para relaxar e desfrutar dessa atividade." Eu quero ser o juiz‚ näo você.

56. Se você é um discípulo, entäo mesmo se lhe for bem difícil, estarâ disposto a deixar de jogar no computador mesmo que apenas por obediência. Näo é isso que estou pedindo, mas estou tentando esclarecer a questäo. O importante é que estou pedindo que renuncie a grande parte disso. Estou pedindo que coloque restrièöes mais estritas e rígidas espiritualmente quanto a jogar no computador. Peèo-lhe que esteja aberto aos conselhos de outros e disposto a renunciar o tempo que jogaria quando Eu lhe mostrar que näo é algo necessârio.

57. Estou pedindo que esteja disposto a Me dar uma oferta de bom grado desta modalidade de entretenimento que você tanto preza e anseia em busca de emoèäo ou diversäo, e do qual talvez nem mesmo sinta os danos, estorvos nem veja como o distrai do Meu trabalho. Estou perguntado se estâ disposto a renunciar as amarras que, no passado, o mantiveram täo preso ao computador e jogos. Estou pedindo que esteja disposto a ter uma nova perspectiva dos jogos‚ a perspectiva de Meu plano para sua vida, do Meu chamado para você como Meu discípulo caído-fora, de que existe muitos necessitados ao seu redor, de ser alguém que maneja as chaves transformadas em espadas dentro do Meu mundo de fantasia real do futuro.

58. Tenho aventuras extraordinârias reservadas para aqueles que anseiam pelo frenesi, mistério, trama e desafios difíceis nos jogos. Hâ verdadeiros monstros, demõnios, dragöes e vampiros no submundo que pode matar. Hâ verdadeiras conquistas a alcanèar, e estratégias täo complexas que väo deixâ-lo desnorteado. O conceito de derrotar seus inimigos, ou matar “o bandido” e ser vitorioso näo é errado; como você sabe, é bem assim no espírito. Entretanto, esse é o “prôximo nível”, por assim dizer. E sô vai passar para ele quando deixar essa vida e for para o Céu. Entäo terâ acesso as armas tangíveis do espírito e receberâ suas missöes, se tiver interesse por tais coisas.

59. Talvez se pergunte por que näo estou dando o aval para “mandar ver e praticar” se certos tipos de jogos parecem ter tanto a ver com a guerra do mundo espiritual. Olha, a resposta é muito simples: Näo é a hora. O seu trabalho agora é mais monôtono‚ entretanto, é extremamente importante. O que peèo que faèa hoje com sua vida por Mim é o que o capacitarâ a ser um guerreiro habilidoso na guerra espiritual do futuro. Incumbi você de amar seus irmäos e irmäs, viver em comunidade, dar a outros, ganhar os perdidos, absorver a Palavra, aprender a manejar as armas espirituais através de sua fé, palavras e de colocar suas crenèas em aèäo de forma prâtica. Estou pedindo que passe por este nível de ensaio antes de entrar no verdadeiro mundo de combate espiritual. Estou pedindo que se torne agora um perito nas suas novas armas na Terra, para que as use ao mâximo no futuro para depois fazer um upgrade e obter armas espirituais ainda mais poderosas.

60. Sei que estâ ansioso para se atualizar, para seguir a coisas mais “emocionantes”, mas sei o que você precisa, e este tempo na Terra estâ testando a sua fibra, analisando o seu valor, e através dos testes que lhe dou hoje, julgo a quem convidarei para participar das Minhas forèas de combate de elite — aqueles que assaltaräo as profundezas do Inferno e invadiräo e arrasaräo a prôpria fortaleza de Satanâs!

61. Sim‚ foi isso mesmo que ouviu. Haverâ aèäo no mundo espiritual‚ guerras e batalhas tal como jamais ouviram. À medida que o mundo corre para seu fim, o mundo do espírito também dispara em direèäo de seus últimos confrontos. Hâ sempre batalhas no mundo do espírito e säo intensas, como as que lhes descrevi, mas as maiores e mais incríveis ainda häo de ocorrer. E estou reservando para vocês as experiências mais incríveis‚ Meus filhos‚ para quando estiverem aqui ao Meu lado.

62. Entäo se o desafio, emoèäo ou frenesi de jogos de computador o fascinam muito, näo se preocupe, Eu compreendo. E receberäo 100 vezes mais pelos seus sacrifícios. Você vai pirar quando vier para se juntar à “real da parada”. Mas por agora, se estudar o que lhe incumbi de fazer aí e agora, o seu trabalho‚ verâ que se passar muito tempo jogando, näo estarâ equipado nem qualificado para preencher sua vaga nem aqui nem mais adiante. Entäo por isso‚ estou pedindo que diminua o ritmo, que reduza ao mínimo o tempo que joga, ou que até o renuncie totalmente se Eu lhe pedir.

63. Näo estou proibindo jogos que servem sô para entretenimento e descontraèäo, mas com certeza você deveria Me perguntar antes de sô mergulhar de cabeèa num jogo que poderia sugar duas horas de sua vida monitor a baixo. Näo sou contra você se divertir e se entreter, desde que obedeèa às Minhas instruèöes e apelos para se manter em contato Comigo e ser fiel às solicitaèöes espirituais que exijo de vocês como discípulos. Näo posso e näo abenèoarei se colocar jogos de computador acima da Minha Palavra‚ ouvir de Mim, convívio com os outros, ou acima de alguma outra coisa que sabe que estou pedindo de você.

64. Eu lhe darei algumas dicas, orientaèöes e salvaguardas aos quais poderâ recorrer e Me perguntar em busca de mais detalhes.

65. ¸Pergunte-Me como vejo os jogos de computador em sua vida. Quero que os renuncie completamente, ou os permito como uma limitada modalidade de entretenimento?

66. ¸Pergunte-Me, especificamente, quanto tempo por semana ou por mês, você poderia dedicar a jogos de computador sem que isso o prejudique ou impeèa de progredir espiritualmente. (Este limite de tempo näo deveria ser acima do tempo que seu Lar determinar para influências ou entretenimento do Sistema em geral por semana/mês, e teria que ser diminuído se você estiver participando de outros entretenimentos mundanos.)

67. ¸(Se você näo joga no computador:) Pergunte-Me se sua atitude em relaèäo aos outros que jogam coaduna com a Minha. Pergunte-Me se deixou o Inimigo tentâ-lo com farisaísmo ou espírito crítico em relaèäo àqueles que desfrutam desta modalidade de entretenimento, ou que têm dificuldades para diminuir o tempo que passam jogando. Peèa-Me para lembrâ-lo dos sacrifícios que estou pedindo para você fazer para assim näo exalar um ar de farisaísmo ou ter uma atitude de condenaèäo para com os outros.

68. ¸Pergunte-Me sobre cada jogo que quiser jogar antes de comeèar. Receba Minha aprovaèäo específica para cada jogo, e näo num espírito apressado, como: “Jesus, eu poderia, por favor, jogar este jogo? Serâ que estâ bem, por favor?” Pergunte-Me com sinceridade acerca de cada jogo, e esteja disposto e aberto a receber quando digo näo.

69. ¸Peèa para outra pessoa ser seu “salvaguarda” de jogos. Esta pessoa näo tem que ser alguém que joga, mas alguém que você sabe que estâ determinado a seguir e obedecer a Palavra e ser um discípulo dedicado. Mantenha–o informado de seus hâbitos de jogo, o conselho que recebeu de Mim e quanto tempo passa jogando. Confesse a ela (e aos pastores de seu lar) se você passar dos limites que impus para você jogar.

70. ¸Nunca jogue um jogo de computador se näo foi fiel com seu tempo na Palavra cada dia naquela semana. Se näo ouviu de Mim sobre sua vida pessoal hâ alguns dias, entäo deveria primeiro Me dar o que Me é devido.

71. ¸Se näo contribuiu com seu Lar e estilo de vida comunitâria tendo convívio com outros em seu Lar e participando das atividades, etc., na semana que passou, entäo deveria primeiro buscar passar tempo com os outros em vez de jogar.

72. ¸Se perceber que freqüentemente conversa sobre seus jogos, pensa ou fala sobre suas estratégias, ou repensa sobre seus prôximos lances ou avanèos, entäo deveria parar de jogar para colocar suas prioridades no devido lugar.

73. ¸Se estiver com pouca inspiraèäo ou fica chateado ao pensar em participar de atividades que geram convívio porque preferiria jogar no computador, isto demonstra que você näo tem uma “balanèa justa”, e deveria deixar de jogar até reaver o apreèo por convívio e interaèäo com sua Família.

74. ¸Adultos, jamais joguem no computador jogos inadequados para crianèas quando estas estiverem presentes.

75. Se realmente quiser Me agradar e acertar no alvo como discípulos, estes salvaguardas lhes proveräo informaèäo suficiente para saber em que pé estäo. Reconheèo que é bem difícil renunciar ou diminuir a freqüência de algo divertido, emocionante e que aguarda com empolgaèäo. Mas acredite quando digo que as recompensas e bênèäos que estou lhe reservando valem muito mais do que qualquer quantidade de tempo que passe se entretendo em jogos, filmes, romances, música, ou qualquer forma de entretenimento ou prazer do Sistema que poderia renunciar.

76. Você näo pode dar mais do que Eu e ponto final. Eu lhe retribuirei mais do que é justo. Ou você acredita nisso ou näo. Se acreditar‚ entäo pode diminuir essa influência com alegria, mesmo que às vezes com lâgrimas, porque sabe que hâ coisas melhores lhe aguardando. Se näo acredita nisso, entäo cada dia serâ uma grande luta, às vezes tentarâ se manter dentro dos limites e outras os jogarâ pela janela e se entregarâ ao entretenimento; mas enquanto estiver nessa, näo terâ a satisfaèäo de saber que estâ Me obedecendo e lutando pelo prêmio da soberana vocaèäo que lhe dei. O que você vai escolher?

77. Sua vida é uma rua de muitas escolhas, e a medida que você coloca sua vontade no altar do Meu servièo, Eu lhe darei aquilo que sei ser bom para você ou com o qual você consegue lidar em medidas pequenas‚ coisas que näo prejudicaräo seu espírito nem faräo com que você perca terreno espiritual. O ãmago da questäo näo é sacrifício, tristeza nem miséria, mas sim alegria e felicidade em Me servir! Näo dâ para raciocinar com a mente carnal. É impossível para alguns de vocês compreender como poderiam ser felizes se tiverem que renunciar a um ou mais de seus passatempos preferidos ou diminuir consideravelmente o tempo que dedica a eles.

78. Olha, para aqueles de vocês que se sentem assim‚ digo o que disse para os Meus primeiros discípulos: "Venham e vejam!" Você tem que experimentar para provar as Minhas Palavras. Precisa experimentar as âguas e ver se Eu lhe susterei e darei poder para caminhar sobre elas! Eu näo lhe falharei. Näo o deixarei definhar na miséria. Prometo que o ajudarei e trarei felicidade, emoèäo e a alegria que precisa à sua vida. (Fim da mensagem.)

(Caixa de texto:)

79. (Jesus:) Näo estou dando a vocês‚ Minha Família, luz verde para deleitarem-se em influências mundanas. Dou-lhes uma luz amarela, um lembrete de "prossiga com cautela", uma mensagem para “proceder com oraèäo”, ou pode ser acertado por um enviado do Inimigo em alta velocidade ou deparar-se com uma armadilha de Pä ou um tentâculo de Baco.

80. Mas também näo lhes dou uma luz vermelha, dizendo que näo podem desfrutar nem um pouco de entretenimento mundano‚ pois quero ver vocês, Minhas noivas, fortalecendo-se ao fazerem as escolhas certas e tomando decisöes sâbias sendo guiados pelo Espírito. Sei que näo tomaräo a decisäo certa cada vez, pois assim é a natureza humana. Mas até mesmo através de seus erros, vocês que säo verdadeiros discípulos passaräo a ficar mais perto de Mim, aprendendo a ver o que näo é certo e ficando mais decididos em seus coraèöes acerca do que é.

81. Nesta mesma estrada‚ depois da sinaleira, também encontraräo muitos sinas de “dê a preferência” como lembretes que deveriam submeter a Mim os seus desejos por influências mundanas, tal como fazem com quaisquer outros desejos que tenham. Fazer isso os protegerâ de muitos acidentes e problemas, e lhes garantirâ uma viagem mais segura pela vida. (Fim da mensagem.)

(Fim de caixa de texto:)

Em suma:

82. (Mamäe:) Como acontece com todas as outras formas de influências do Sistema‚ nosso Bom Pastor estâ lhe pedindo que seja muito mais vigilante e que fique mais em guarda quanto a influências do mundo via jogos de computador. Aqueles de vocês que costumavam jogar no computador têm estado um pouco em desvantagem, porque embora influências mundanas têm sido abordadas vârias vezes, e BNs inteiras foram dedicadas a certas formas específicas de influências mundanas (como Internet, filmes‚ música do Sistema, etc.)‚ nunca houve muito conselho publicado sobre jogos de computador. Mas agora que o Senhor nos deu conselhos mais profundos sobre o assunto, Ele também vai responsabilizar vocês mais.

83. Se você tem o costume de jogar no computador, a primeira coisa a fazer é perguntar ao seu Marido se isso ainda estâ dentro da vontade dEle para você. Se estiver, entäo vai querer perguntar–Lhe sobre diretrizes específicas em relaèäo a quantidade de tempo que é espiritualmente saudâvel para você passar jogando e como fazer para assegurar que isso näo substitua outras coisas importantes; que tipos de jogos deve jogar (dentro dos limites e diretrizes dadas nesta BN); quais säo as ciladas para você pessoalmente das quais deveria se precaver; como manter essa prâtica sob controle; como ficar em guarda contra o vício, a obsessäo e o amortecimento de sua percepèäo espiritual; como assegurar que esta prâtica näo o enfraquecerâ como discípulo; e quaisquer outras questöes que Ele lhe traga à mente.

84. Para facilitar, seguem-se as perguntas para fazer ao Senhor que Ele deu nas mensagens anteriores:

¸Qual é a Sua perspectiva quanto a jogos de computador em minha vida? Você quer eu os renuncie completamente? Ou estâ permitindo que os jogue como uma modalidade limitada de entretenimento?

¸Especificamente‚ quanto tempo por semana ou por mês, posso despender com jogos de computador sem que isso me prejudique ou impeèa de progredir espiritualmente? (Este limite de tempo näo deveria ser acima do tempo que seu Lar determinar para influxos ou entretenimento do Sistema em geral por semana/mês, e teria que ser diminuído se você estiver participando de outros entretenimentos mundanos.)

85. Jogos de computador constituem outro assunto sobre o qual precisamos discutir, orar, ouvir o Senhor e é uma questäo sobre a qual cada Lar deverâ chegar a um acordo — da mesma forma que o Senhor estâ pedindo com respeito a todas as demais vias de influência mundana. Ele deixou claro que os jogos de computador podem ser uma forma de entretenimento aceitâvel nos Lares‚ se mantidos no devido lugar, e se o Senhor concordar com a quantidade e o tipo de jogos usados para esse fim. Teräo também de levar em consideraèäo que outras formas de entretenimento o seu Lar usa e equilibrar as coisas como um todo. Conforme assimilarem esse conselho do Senhor, sei que Ele lhes ajudarâ, como Lares e como indivíduos, a tomar decisöes sâbias, em oraèäo e guiadas pelo Espírito.

86. Também, conforme leram na primeira mensagem acima‚ o Senhor estâ deixando a porta um pouco aberta para as pessoas a partir de 21 anos jogarem games que tenham alguma violência näo explícita. Isso näo significa necessariamente que esses jogos seräo automaticamente bons para vocês, nem que todos seräo bons para vocês, ou que seja a suprema vontade de Deus para vocês neste momento. O Senhor estâ deixando por conta de vocês orarem sobre seus hâbitos de jogo e tomarem decisöes, tal como nos estâ dando escolhas e responsabilidades em todas as outras âreas de entretenimento mundano. Com isso, vocês seräo totalmente responsâveis pelas suas decisöes como discípulos.

87. Parte dessa responsabilidade é entender que a violência nos jogos de computador, mesmo os näo-explícitos‚ pode afetâ-lo negativamente. Talvez näo faèa de você uma pessoa violenta, mas provavelmente irâ afetâ-lo de alguma forma. Talvez o efeito seja simplesmente o aumento do risco de você ficar viciado nesse tipo de jogos, ou perder o interesse por outras coisas. (Obs.: Para saber mais sobre os efeitos que a violência pode ter na vida espiritual de alguém, leia a seèäo seguinte: "Os Efeitos da Violência".)

88. Além disso, se você tiver 21 anos ou mais e o Senhor lhe autorizar a, ocasionalmente, jogar games näo-explícitos, terâ que ser vigilante para näo deixar de consultâ-lO antes de jogar, ser purificado depois de jogar e estar “em dia” com seus deveres para com Ele antes. Você precisarâ também estar pessoalmente convicto de que o tempo gasto nesses jogos irâ ajudar mais que prejudicar. Como o Senhor nos advertiu em mensagens nas BNs “Direto ao Assunto” anteriores sobre os outros tôpicos de entretenimento mundano, toda forma de influência e entretenimento do mundo tem efeito na pessoa.

89. Acredito que este conselho do Senhor sobre jogos de computador, assim como sobre as outras vias de entretenimento mundano, é um tipo de teste. Ele quer ver quanto aplicaremos esse conselho às nossas vidas. Quer ver se vamos mostrar maturidade e sabedoria e Lhe provar nossa habilidade de sermos moderados em todas as coisas. Somos fortes suficiente para lidar com isso? Se näo somos, näo descarto a possibilidade de o Senhor apertar as coisas no futuro. Se no futuro surgirem problemas na Família por causa dessa liberdade, o Senhor poderâ muito bem reavaliar e reconsiderar Sua postura. Se esses tipos de jogos de computador näo podem ser mantidos em seu devido lugar, se vocês que jogam passam dos limites, entäo Seu conselho no futuro pode ser diferente do que Ele deu desta vez. Portanto‚ se däo valor a essa liberdade, querida Família, usem-na com sabedoria!

Promessa das Chaves:

90. Com as chaves de sabedoria e convicèäo, vou ajudâ-los a aprender a se descontrair e desfrutar de entretenimento dentro do círculo encantado da Minha proteèäo, sem põr seu espírito em risco nem enfraquecer as paredes de sua defesa espiritual.

Pensamentos Estimulantes:

91. (Papai:) Se quer entretenimento de verdade, conectem-se ao poder do Céu e recebam visöes frescas, viagens espirituais ilimitadas e acesso total à forma mais interessante de entretenimento jâ criada: a mente de Deus! As fontes celestes de entretenimento säo refrescantes‚ revigorantes e emocionantes — e você pode experimentar esses deleites tanto quanto quiser.

v

92. (Papai: ) A maioria dos jogos do mundo “legais” e “na moda”, infelizmente, caem na categoria daqueles com os quais vocês näo deveriam se envolver. É assim que é o mundo e, como o Senhor disse, o mundo é inimigo dEle e de Seus caminhos. Portanto, näo deveria ser surpresa que seguir o caminho do Senhor implique abrir mäo de algumas dessas coisas que o mundo considera täo legais, maravilhosas e divertidas. Os jogos obviamente demoníacos e com violência explícita täo comuns hoje em dia näo deveriam ter lugar nos Lares da Família. Se você encontra diversäo e prazer nesses jogos, entäo algo precisa mudar no seu coraèäo e na sua vida se quiser ser um discípulo.

v

93. (Papai:) É preciso haver alguma convicèäo pessoal para querer manter seu coraèäo reto com o Senhor e o espírito limpo. É preciso também reconhecer que, indiferente do que você pense dos jogos de computador e como eles o afetam ou deixam de afetar, eles afetam seu espírito. Se näo se mantiver firme no padräo do Senhor, você serâ poluído e seu espírito sofrerâ por isso. Se näo estiver obedecendo ao conselho do Senhor, serâ poluído e, como resultado‚ seu espírito sofrerâ. Se näo obedecer ao conselho do Senhor, seu espírito sofrerâ, de um jeito ou de outro‚ e isso é um fato. Talvez o sofrimento näo seja visivelmente relacionado ao jogo propriamente dito, como no caso da poluièäo do seu espírito. O efeito pode näo ser nada que você sinta estar relacionado ao jogo em si. O efeito pode ser simplesmente a perda das bênèäos de Deus em alguma outra ârea da sua vida, como resultado da sua desobediência. Portanto, vale a pena obedecer ao que o Senhor diz — tanto em Sua Palavra escrita quanto em Suas Palavras pessoais para você em profecia. Se obedecer, näo tem errada, e você serâ plenamente abenèoado.

Vâ mais fundo:

q“Pastoreamento e Interaèäo Amorosos — Ao Estilo Da Carta!,” CdM 3018:12‚ 47, 49, 53, BN 661

q“Näo Se Deixe Apanhar na Teia da Web”, CdM 3174:16-19, BN 779

q“Conselhos Prâticos para a Educaèäo no Lar”, CdM 3189:180, 188-191, 193; BN 794

q“O Desafio De Papai Para Mudar,” CdM 3240:16-18, 33-34, BN 842

q"A Sacudida 2000 — a S2K," CdM 3257:127-128, 142, 151–153‚ BN 857

q“Mais sobre ‘A Sacudida 2000,’” CdM 3262:15–21, 40-41, 43-45‚ 252, 254-261, 264, BN 863

q“A Era de Aèäo! — 3ª Parte,” CdM 3290:32-43,
BN 996

q“Uma Futura Perseguièäo?” CdM 3361:161‚ 168‚ BN 957

q“Você é um Pai ou Mäe Delinqüente?”
CdM 3388:75, 77-82, BN 984

q“Soluèöes para Pais, Pastores e todos,”
CdM 3389:136-152‚ BN 985

q“Os Profissionais,” CdM 3399:110-111, 273-277, BN 993

q“Desmascarando Baco,” CdM 3402:52-54,
BN somente on-line 4

q“Pérolas e Preciosidades – 1a Parte,” CdM 3416:66-74, BN 1003

q“Questöes – 14a Parte,” CdM 3442:93, 97-107,
BN 1026

q"Renovaèäo: A Visäo Geral," CdM 3489:43-46,
BN 1073

q“Paralelos fatais nos vídeo games,” FIM 10

q“Quando a vida imita o vídeo,” FIM 19

Leitura adicional:

94. (Jesus:) Esta é uma mensagem para vocês, pais e professores. Infelizmente, antes da Renovaèäo, a prâtica de permitir que as crianèas ficassem horas a fio na frente de um computador entretendo–se com jogos estava desenfreada e teve um efeito negativo nas crianèas. O motivo desse efeito negativo foi que muitas vezes vocês as deixavam jogar para näo terem de planejar uma atividade para elas ou fazer algo com elas. Isso afastou as crianèas de vocês. Separou-as do convívio íntimo que Eu queria que tivessem com vocês, pais e professores.

95. As horas gastas na frente de um jogo de computador näo estimulam o amor, o respeito, a amizade e a uniäo com seus filhos — fatores que precisaräo ter quando se depararem com dificuldades na vida. A vida de algumas crianèas tem sido dificultada e muito pelos jogos de computador, porque näo desenvolveram habilidades de comunicaèäo nem criaram vínculos com seus pais enquanto cresciam.

96. Nos últimos anos observa-se um aumento do conteúdo negativo dos jogos de computador que as crianèas têm tido acesso nos seus anos formativos, de modo que seus valores säo deformados pelos valores (ou‚ devo dizer, falta de valores) encontrados nos jogos.

97. Em vez de fundamentar suas decisöes em mentalidades saudâveis, muitas as basearam nas interaèöes que tiveram com um jogo de computador, um programa, ou — se puderam brincar on-line com outras crianèas — nas aèöes das crianèas do Sistema. Isso resultou na construèäo de um alicerce fraco em seus coraèöes, incapaz de suportar as coisas mais fortes e pesadas do espírito, das quais precisam para se tornarem os discípulos cuja formaèäo incumbi a vocês.

98. Os efeitos negativos das horas sem supervisäo dedicadas aos jogos de computador podem ser vistas na rebeldia e letargia de tantos JETTs e adolescentes juniores, assim como nos OCs e MCs. Até alguns YCs foram afetados por causa das atitudes que cada faixa etâria viu ser adotada por aqueles a quem admiram.

99. A infãncia deveria ser um período de aèäo, cheio de diversäo, atividade‚ aventura‚ desafio e emoèöes, näo de jogos de computador que induzem à letargia. Isso näo quer dizer que as crianèas nunca possam jogâ-los, mas quando se tornam sua forma principal de entretenimento, seus espíritos se tornam insensíveis, preguièosos e comeèam a näo ter metas na vida. Todas essas coisas säo prejudiciais como, tenho certeza‚ häo de concordar comigo.

100. Quais deveriam ser as diretrizes para os jogos de computador das crianèas? Vocês precisam se certificar que estejam tendo uma abundãncia de outras atividades além dos jogos de computador. Isso farâ uma grande diferenèa para elas. Talvez elas ainda gostem dos momentos que passam jogando no computador, mas seus espíritos estaräo muito mais vibrantes e estimulados a servir a Mim e aos perdidos.

101. Vocês devem estar atentos ao conteúdo dos jogos. Isso näo significa que têm de jogâ-los vocês mesmos antes de autorizâ-los, mas podem estar informados. Podem procurar críticas on-line para ter uma idéia do conteúdo, podem dar uma olhada no jogo antes de tomar uma decisäo se elas podem ou näo jogâ-lo, podem Me perguntar e estar por perto enquanto a crianèa estiver jogando para ver o que acontece. E através de tudo isso, poderäo tomar decisöes sâbias e em oraèäo.

102. Na qualidade de pais, vocês teräo de decidir quanto tempo é aceitâvel para seus filhos brincarem, dentro das diretrizes definidas pelo seu Lar referentes à influência mundana como um todo. Mas lembre-se que se lhe for permitido passar tempo demais jogando, väo ficar entediadas, sem entusiasmo‚ preguièosas e letârgicas em outras âreas da vida. Se mantiverem um hâbito muito constante de jogarem no computador, as crianèas poderäo até ficar mais entediadas do que se estivessem empolgadas com passeios, testificaèäo, ganhar almas, mudar vidas, aventuras educativas‚ artes e trabalhos manuais, aventuras de acampamento, passeios ao zoolôgico, etc. — as muitas outras coisas que podem ser feitas com as crianèas para inspirar uma vida espiritual e física ativa.

103. As crianèas formam sua maneira de pensar quando ainda säo pequenas. Estäo decidindo como väo encarar a vida e o que faräo com ela, e passar horas na frente de um jogo de computador porque vocês, pais ou professores näo querem se dar ao trabalho de organizar algo mais ativo para elas é muito triste. Vocês väo ficar envergonhados um dia quando descobrirem que as atitudes adotadas pelas crianèas näo säo suas nem Minhas, mas aquelas que absorveram da influência mundana à qual foram expostas durante todas aquelas horas que vocês lhes permitiram passar com jogos de computador. Vocês väo descobrir que elas näo têm a motivaèäo nem o desejo de fazer nada com sua vida, o que as levarâ a se acomodar e achar um tédio viver para Mim.

104. Vocês têm de incutir nelas o desejo por um estilo de vida ativo fazendo atividades com elas e mantendo–as motivadas. Jogos de computador inspiram a letargia nas crianèas, näo uma vida ativa. E isso é algo que teräo de levar em conta ao orarem sobre quanto tempo querem que seus filhos passem na frente do computador.

105. É diferente quando os adultos se entretêm com um jogo de computador, pois‚ geralmente, podem manter a coisa no seu devido lugar ou serem ajudados a fazer isso. Mas para as crianèas, que estäo formando sua opiniäo com respeito ao mundo, é triste vê-las passar tempo demais grudadas na tela de um monitor, sugando entretenimento inútil, em vez de toda a diversäo enriquecedora e livre de poluièäo que poderiam ter.

106. Elas väo empacar e querer sentar ao computador, mas cabe a vocês encontrar maneira de energizar suas vidas, fazer com que queiram sair e se divertir lâ fora em vez de ficarem dentro de casa o dia inteiro esvaindo suas forèas. Näo induzam seus filhos a serem sedentârios. Treinem discípulos! Amém?

107. As crianèas säo o futuro, a esperanèa do amanhä, e aquilo com que vocês as alimentam é o que viräo a ser amanhä. Aquilo que vocês transmitem a elas é o que constituirâ o carâter delas. Preciso de novos recrutas fortes, valorosos e militantes! Näo falhem a Mim, tomando o caminho preguièoso do entretenimento do Sistema. Dê a elas uma razäo para Me servir e näo ficaräo decepcionados. (Fim da mensagem)

Os Efeitos da Violência

A questäo:

108. (Mamäe:) Alguns de vocês que se entretêm com jogos de computador, assistem filmes ou lêem romances parecem pensar que näo hâ mal algum no “fator violência”. Por verem claramente que um jogo “näo passa de um jogo”, ou um filme "näo passa de um filme" ou um livro “passa de um livro” e que näo é violência “real”‚ e como nunca fariam nada assim na vida “real”, deduzem que essas coisas näo têm efeito na sua mente, nas suas atitudes‚ nas suas reaèöes ou vida espiritual e‚ por isso, näo ficam täo em guarda como deveriam.

109. Existem muitos tipos diferentes de violência, algumas das quais säo muito explícitas, desnecessârias, cruentas e descaradas. Hâ também outros níveis de violência nos filmes e jogos de computador, por exemplo, que säo comparativamente amenos e, às vezes, apresentados de maneira cõmica. Mas sô porque vocês estäo assistindo algo, ou jogando um jogo de computador que näo seja "explícito" ou “cruento” näo quer dizer que näo seräo afetados. Provavelmente seräo, como o Senhor nos advertiu, entäo sejam sâbios e fiquem em oraèäo.

110. Para lhes ajudar a estar mais bem informados em como podem ser influenciados pela violência no que assistem, lêem ou nos jogos com os quais brincam, especialmente se näo oram antes nem säo purificados depois, incluímos a seguir uma mensagem do nosso Marido sobre o assunto. Foi recebida especificamente quando Lhe perguntamos sobre as formas explícitas e vívidas de violência e cenas sanguinolentas, mas é uma boa visäo geral da Sua postura e pontos de vista quanto à violência e forèa física, assim como um lembrete de que precisamos estar em oraèäo sobre tudo com que permitimos que nossos espíritos assimilem, mesmo se achamos que näo somos afetados.

O que Deus pensa disso:

111. (Jesus:) Tudo à sua volta, tudo o que você se permite — o que cheira‚ saboreia, toca, ouve e vê — tem um efeito em você. Tudo aquilo a que você sujeita seu corpo ou espírito tem um efeito, que pode ser positivo ou negativo. A meta é que você, como Meus discípulos, receba as coisas que säo boas‚ positivas, construtivas, inspiradoras e espiritualmente saudâveis, e rejeitem quaisquer que forem negativas e do mundo.

112. Pare por um minuto e pense na violência. Eu sou violento? Salvo em Meus julgamentos sobre os ímpios, näo, näo sou. Gosto de ver as pessoas se machucarem ou sentirem dor? É assim que sou? Näo. Sou amoroso, terno, gentil, longãnime, acessível, cheio de misericôrdia e um amigo do oprimido e dos desprezados pelo mundo.

113. Nunca Me envolvi em nenhuma forma de violência quando estava na Terra. Duas vezes entrei no templo e derrubei a mesa dos cambistas. Fiz um chicote de cordas para atrair a atenèäo deles e derramei seu dinheiro e os expulsei por fazerem pouco da casa de Meu Pai, que deveria ser um lugar de oraèäo. Eu lhes dei uma sacudida bem merecida, mas näo machuquei ninguém para isso. Foi indignaèäo justa e algo que Meu pai Me orientou especificamente a fazer quando orei fervorosamente pedindo Sua orientaèäo.

114. Foi um caso raro e näo pode ser comparado à violência genuína em termos do sangue, carnificina e horror do mundo de hoje, näo apenas nos filmes ou nos jogos de computador, mas na vida real. O único ferimento sofrido pelos cambistas foi em seu orgulho e no seu bolso, mas ninguém sofreu dano físico.

115. Existe algum registro nos Evangelhos que Eu tenha machucado alguém, que tenha batido em alguém ou que tenha infligido dor a quem quer que seja? Näo. Os registros da Minha vida mostram que fiz exatamente o oposto. Amei, curei‚ restaurei, promovi a paz e falei palavras de compaixäo. Eu disse: “Amem os seus inimigos. Faèam o bem aos que os odeiam” (Mt. 5:44).

116. A violência nunca foi parte da Minha vida e nunca tive prazer em assistir à violência ou aos atos violentos. Quando um dos Meus discípulos cortou a orelha do servo do sumo sacerdote, que estava dentre os que foram incumbidos de Me prender, pedi na mesma hora que guardasse a espada e curei o homem. Naquele momento, admoestei Meus discípulos que os que empunhassem a espada dessa forma pereceriam pela espada. (Lucas 22:50-51; Mt.26:52). Dois dos Meus discípulos portavam espadas‚ mas era para proteèäo deles, näo para agressäo.

117. Eu ficava angustiado quando via pessoas sentindo dor e sofrendo, motivo pelo qual Me comovia e as curava e livrava de muitas de suas dificuldades e doenèas da carne. Se Eu näo gostava‚ näo aceitava nem tolerava a violência, por que você deveria? Se o seu objetivo é ser como Eu — Meu seguidor, Meu discípulo — a violência näo tem a ver Comigo.

118. Foi justamente por rejeitar e odiar a violência, a dor e o sofrimento, assim como pelo Meu grande amor pela humanidade, que morri na cruz pelos seus pecados. Eu näo queria que você tivesse de sofrer pelos seus pecados‚ nem pagar o preèo brutal de ser punido pelos seus erros. Portanto, recebi a violência por você, sofri a dor no seu lugar, sangrei e sofri por você.

119. Na qualidade de discípulo‚ você deve ser como Eu. Isso significa rejeitar os caminhos violentos do mundo, a natureza violenta do homem. Como discípulo, você deveria odiar a dor e o sofrimento, näo aceitâ-los. Hoje o mundo estâ cheio dos horrores da violência — filmes violentos, jogos de computador violentos, livros violentos, gente violenta e atitudes violentas. Mas vocês, Meus filhos, devem estar no mundo, mas näo ser do mundo. Vocês devem superar os caminhos vis do mundo e deixar que Meu Espírito prevaleèa em suas vidas — Meu Espírito de amor, aceitaèäo, gentileza e compaixäo. O amor pela violência, ou até mesmo a tolerãncia dela, säo inaceitâveis aos Meus olhos.

120. Posso ver alguns de vocês revirarem os olhos e pensarem: “Certamente‚ Senhor, Você näo pode estar dizendo que näo podemos nunca assistir a um filme violento, ou que näo podemos nunca desfrutar de um jogo de computador (ou ler um livro) que tenha uma pitada de violência. Isso é muito irrealista.” Tem razäo: seria irrealista nos dias de hoje por o mundo em que vivem ser täo violento. E vocês também têm razäo ao dizer que näo estou dizendo que näo podem nunca mais assistir nenhum ato de violência de nenhum tipo. Às vezes, é inevitâvel. Às vezes hâ algum bom filme que permito que assistam‚ por exemplo, que têm uma pitada de violência nele. Às vezes, um jogo de computador com violência näo explícita é aceitâvel para pessoas a partir de 21 anos.

121. Mas o problema é que dentro da Família, esses tipos de exceèöes cresceram a ponto de se tornarem mais aceitas e serem vistas como normais. Hoje passou a ser a regra, em vez de a exceèäo. A tolerãncia pessoal de algumas pessoas à violência saiu do controle e atingiu limites ímpios. É por isso que estou deixando bem claro, nesta mensagem, a Minha posièäo com respeito à violência.

122. É errado quando você chega a ponto de desfrutar da violência, quando você deseja filmes, jogos ou livros com violência explícita e sanguinolentos — a ponto de procurar um jeito para assistir, jogar ou ler essas coisas. Sinto muito, mas alguns de vocês chegaram a esse ponto ou estäo quase lâ. Seus sentidos espirituais ficaram embotados por terem rejeitado Minhas admoestaèöes para protegerem e manterem seus espíritos puros e imaculados diante de Mim.

123. A verdade é que assistir à violência ou (ler sobre violência) regularmente näo é bom para você. Prejudica seu espírito e estou decepcionado por alguns de vocês terem exagerado e muito nisso. Esta ârea de desobediência na sua vida pode näo tê-los transformado em pessoas exteriormente violentas, mas os tem afetado mais do que percebem e em mais maneiras do que sabem. Enfraqueceu vocês espiritualmente e às suas convicèöes.

124. Assistir ou ler sobre alguns atos violentos de vez em quando — em um filme‚ jogo de computador, ou livro — näo lhes vai causar dano permanente se limparem seus espíritos, se levarem a sério as Minhas advertências e se fizerem a sua parte para evitar o mal. Entretanto, existe aí um grande “se” e muitos de vocês näo têm cumprido sua parte no acordo.

125. Muitos na Família se acostumaram a aceitar cada vez mais violência nos filmes, nos livros e nos jogos de computador. Alguns desenvolveram uma atitude nada saudâvel a esse respeito, a ponto de esperarem ansiosos o momento de jogar jogos de computador que sô têm violência, ou de assistir aos filmes impregnados de violência ou de ler livros igualmente violentos. Isso me desagrada porque näo é assim que sou. Sou amor‚ Sou paz e Sou gentileza. Meu Espírito näo coabita com um espírito violento.

126. Cobièar ou desejar a violência, a dor e o sofrimento näo é segundo Meus caminhos. Ou se você näo chegou ao ponto em que cobièa a violência ou deseja violência, mas se tornou insensível a ela, entäo também estâ sendo afetado negativamente por essa via de penetraèäo do Inimigo na sua vida. Se você assiste a violência, acha que näo é afetado por ela e descarta qualquer tipo de preocupaèäo porque é “forte” e “agüenta”, devo dizer que estâ errado. Você tem sido afetado. Embora näo perceba, estâ deixando o mal entrar em sua vida.

127. Muitos de vocês sentem que a violência näo os afeta. Orgulham–se de poder “agüentar”, de ser "calejado". Muitos até menosprezam os que säo afetados negativamente pelas cenas violentas ou explícitas nos filmes, por exemplo, e acham que essas pessoas säo apenas uns frouxos por serem täo fracos. Muitas vezes, as pessoas afetadas pela violência säo aquelas mais sensíveis espiritualmente — coisa que vocês que säo täo “invulnerâveis” poderiam ser muito mais.

128. Talvez pensem que näo säo afetados, mas sô porque os efeitos näo se manifestam externamente näo significa que seu espírito näo é afetado. Seu espírito é sempre afetado por tudo, quer vocês percebam quer näo, e o efeito da violência (especialmente se for vívida e explícita) no seu espírito näo costuma ser bom. A violência näo faz parte da Minha natureza, näo procede de Mim e se você desfruta ou näo vê nada errado com isso, entäo hâ grandes riscos de seu apetite estar pervertido e de você precisar orar por um apetite espiritual mais saudâvel.

129. Ao considerar assistir a um filme que contenha violência, ou jogar um game ou ler um livro muito explícito, faèa a si mesmo (ou melhor ainda, a Mim) algumas perguntas: Eu assistiria este filme, jogaria esse game ou leria esse livro com Jesus, com Mamäe ou com Peter? É algo que vai me fazer bem espiritualmente? Vai melhorar a minha qualidade de discípulo? Vai fortalecer minha vida espiritual? O aspecto bom do que estou prestes a assistir, jogar ou ler supera os aspectos negativos? Vale a pena tolerar esse tipo de violência sô porque quero assistir, jogar ou ler isso — especialmente a violência explícita e desagradâvel? Por eu ser um discípulo, alguém cuja vocaèäo é emanar os frutos do Seu Espírito — amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade‚ mansidäo e domínio prôprio —‚ serâ que eu deveria estar fazendo isso?

130. Vocês säo muito mais responsâveis hoje do que jamais foram com respeito ao que permitem que seus espíritos assimilem. O que faziam antes näo é mais aceitâvel hoje. As coisas às quais fiz a vista grossa no passado, näo ignorarei no futuro. Vocês estäo crescendo em espírito, amadurecendo como Meus discípulos, e ansiar, desejar ou simplesmente aceitar a violência é uma das coisas “de menino” que vocês, Meus discípulos‚ precisam renunciar para receberem os melhores dons do Meu Espírito que lhes darei.

131. Vocês estäo no mundo e o mundo estâ cheio de violência‚ entäo é claro que teräo contato com ela de tempos em tempos. Mas sejam maduros e sempre orem fervorosamente pelo Meu Espírito de amor e paz para limpâ-los dos males da violência. Lembrem-se: tem um efeito sobre você, quer você acredite, quer näo. (Fim da mensagem.)

Em suma:

132. (Mamäe:) Todo jogo de computador‚ filme e romance vai afetâ-lo de alguma maneira. Portanto, escolha em oraèäo e com sabedoria toda sua influência e suas atividades do Sistema, e opte por aqueles que näo afetam o seu espírito negativamente. Lembre-se que a violência pode prejudicar seu espírito, quer perceba, quer näo.

133. Em tudo que fizer e em todas suas escolhas, considere o valor da sua vida de discípulo! Faèa as coisas que väo agradar o Senhor e fortalecer seu espírito, mesmo se isso significar sacrifício físico. Peèa ao Senhor pela Sua orientaèäo e salvaguardas em profecia com respeito a qualquer influência do Sistema que absorver, porque, ainda que você näo saiba o que é melhor para você, Ele sabe.

Promessa das Chaves:

134. Se quiser fazer a Minha vontade acima da sua prôpria, que Meus pensamentos substituam os seus, e toda a carne da Minha verdade, clame as chaves de submissäo e receberâ as revelaèöes do Meu Espírito.

Vâ mais a fundo:

q"Filmes para Crianèas," CdM 1137:18-19, 33-37

q“O tipo de filmes que eu gosto,” CdM 2452:4-5, 27, 30-33

q“Você é o que Vê,” CdM 3182:6-11, 22-24, 55-66, BN 787

q“Deveres estipulados pela Carta,” CdM 3197:52-55, 61–67, BN 803

q“Mais sobre ‘A Sacudida 2000,’” CdM 3262:40-41, BN 863

q“Entender Profecia – 2a Parte,” CdM 3304:100-110, 119-120‚ BN 905

q“Ler e Ver,” Nos 1, 12, 13, 23, Esfregäo 2

qArtigos e mensagens do FIM:

— FIM 4: “Quer criar filhos diabôlicos? Consulte este manual passo a passo – É sô um filme?”

— FIM 5: “Violência e valores na TV“

— FIM 10: “Paralelos fatais nos video games“

— FIM 19: “Quando a vida imita o vídeo“

Pensamento Estimulante:

135. (Papai: ) Se algo for ferir seu espírito‚ atrapalhar seu discipulado ou tornâ-lo menos efetivo em seu servièo para o Senhor, entäo provavelmente é algo que deveria minimizar radicalmente ou evitar totalmente. Seu discipulado é importante, por isso qualquer coisa que possivelmente tenha potencial para sabotar sua vida espiritual deve ser posta na balanèa, avaliada e, se necessârio, eliminada.

Outras Vias de Acesso do Mundo

A questäo:

136. (Mamäe:) Quando a maioria das pessoas pensa em mundanismo e permitir influências mundanas em suas vidas, o que vem à mente säo as principais formas de entretenimento mundano — a Internet, os filmes‚ os jogos de computador, a música do Sistema, romances, TV, etc. Jâ falamos de todas essas coisas nas questöes da série “Direto ao Assunto”. Entretanto, jâ que estamos no ritmo de avaliaèäo de nossas vidas espirituais‚ nosso discipulado e quanto do mundo permitimos em nossas vidas, o Senhor mostrou que seria importante falarmos de algumas outras formas de mundanismo ou vias de acesso do mundo que näo se classificam especificamente como entretenimentos mundanos, coisas nas quais nem mesmo pensamos muito nem nos concentramos. Às vezes, säo resultado de certos tipos de entretenimento, mas nem sempre.

137. Agora, logo depois da Renovaèäo, é provavelmente um dos melhores momentos para vocês olharem para essas âreas da sua vida nas quais talvez nunca pensaram muito antes. Vocês passaram pela Renovaèäo‚ um período no qual o Senhor lhes pediu para renunciarem o entretenimento mundano, mas quando olham para sua vida, hâ provavelmente alguns pontos de vista, obsessöes, vícios ou atitudes que säo vias de acesso do mundo, ou formas como o mundo os tem afetado. Como o Senhor disse em “Renovaèäo: o Desafio”: “Influências do Sistema é um aspecto, uma maneira do Inimigo penetrar, mas ele usa muitas outras... Todos esses säo aspectos nos quais é importante um ser salvaguarda do outro, como na questäo de influências do Sistema (CdM 3511:10, BN 1097)

138. Pedi a alguns grupos de pessoas em algumas de nossas unidades dos WS que se reunissem e discutissem o tôpico. Primeiro discutiram coisas que haviam observado em suas prôprias vidas durante a Renovaèäo e aí promoveram uma chuva de idéias de vârios outros exemplos que lhes vieram à mente. Chegaram a alguns pontos muito interessantes, e por serem todos bons tôpicos de reflexäo e poderem servir de trampolim para uma avaliaèäo de coraèäo mais profunda, decidi incluí-los aqui para sua informaèäo.

139. Alguns desses tôpicos jâ foram abordados em edièöes anteriores das da série “Direto ao Assunto” e outros possivelmente seräo abordados em maiores detalhes em BNs "Direto ao Assunto" futuras. Portanto, por favor, lembrem-se que säo apenas pontos abordados de uma forma muito resumida para estimulâ-los, ou coisas no que pensar, pois näo podemos incluir conselhos sobre cada um deles. Esta näo é, em hipôtese alguma, uma lista completa. Portanto, se algum ponto se destacar para você como um possível problema na sua vida, leve diante do Senhor e peèa Seu conselho personalizado sobre a questäo. É bom todos nôs, de vez em quando, darmos uma olhada nas âreas de nossas vidas as quais normalmente näo consideramos nem pensamos, e avaliarmos se fomos afetados pelos caminhos, mentalidades ou atitudes do mundo.

140. Outro ponto para se lembrar ao ler esta lista é que algumas coisas aqui mencionadas, como alimentaèäo saudâvel, exercícios físicos, cuidar de si e da sua aparência física, etc. säo, na verdade coisas boas e necessârias, se praticadas em moderaèäo. Você precisa se exercitar, cuidar de si mesmo e comer bem‚ como Papai nos ensinou desde o início. Mas é possível exagerar nessas coisas e formar mentalidades mundanas com relaèäo a elas. Este é o propôsito da lista: ressaltar obsessöes‚ vícios e mentalidades do mundo, näo as coisas que säo necessârias‚ boas e importantes que tenhamos em nossas vidas em moderaèäo.

141. Além disso, ao lerem esta lista e notarem a menèäo de vícios, lembrem-se da definièäo de vícios dada pelo Senhor publicada em “Renovaèäo: a Visäo Geral”:

Um vício pode ser bem fraco ou extremamente forte. Para Mim‚ vício é qualquer coisa: desde um hâbito, desejo ou interesse ao qual a pessoa dê uma importãncia um pouquinho exagerada, até algo que prejudique seriamente o seu servièo a Mim. Um vício pode ser qualquer coisa à qual você às vezes, ou freqüentemente, dâ mais prioridade do que às coisas importantes na vida, como, por exemplo‚ o seu tempo Comigo, convívio com outros ou tempo que poderia investir no seu Lar‚ nos seus filhos ou no seu trabalho por Mim. Para ser vício, näo precisa ser algo super importante do qual näo consiga se abster. A Minha definièäo é muito mais abrangente. Um vício pode ser qualquer coisa que você faèa regular ou repetidamente à qual dê uma importãncia um pouco demasiada, ou que o atrapalhe de alguma forma, o faèa perder tempo ou que seja um deus na sua vida, dê mau fruto ou que substitua o “melhor” na sua vida. (CdM 3489:27, BN 1073).

Exemplos de outras formas de “mundanismo”:

1) Estar excessivamente fascinado por automôveis velozes e caros, ou simplesmente carros em geral. Talvez você näo leia livros sobre eles nem assista todos os filmes sobre carros, mas leia bastante aos pouquinhos aqui e ali em revistas ou na Internet, fale sobre o assunto com freqüência e tenha como meta pessoal ser um especialista em automôveis extremamente caros.

2) Manter–se constantemente a par da vida de celebridades e ter uma fascinaèäo excessiva por saber os detalhes de suas vidas, inclusive informaèöes e trivialidades completamente inúteis.

3) Ter uma fascinaèäo por parecer intelectual. Isso se manifesta às vezes pelo estudo excessivo de dicionârios, trechos e fragmentos de matemâtica avanèada, partes de pouca relevãncia ou trivialidades da Histôria, com o propôsito principal de tentar impressionar os outros ou parecer esperto de um jeito mundano.

4) Vício em decoraèäo da casa, ou certo estilo de decoraèäo. Algumas pessoas gostam de viver em ambientes agradâveis ou estar cercados de quadros bonitos, mobília que combine, cortinas ou bugigangas agradâveis aos olhos. Se por um lado é importante manter o Lar com uma boa aparência para poder "alcanèar os ricos" e ser um bom exemplo para as ovelhas, você pode se tornar de tal forma obcecado pela idéia de “deixar sua casa perfeita” que passa uma quantidade excessiva de tempo procurando artigos de decoraèäo, estudando revistas mundanas ou pesquisando idéias na Internet.

5) Ter uma atitude mundana e vaidosa sobre saúde pessoal e forma física, ou um vício por musculaèäo e pela melhoria do corpo em vez de se exercitar regularmente para estar em forma para fazer o servièo do Senhor. Passar tempo demais fazendo levantamento de peso, exercícios físicos‚ lendo sobre musculaèäo em revistas ou na Internet‚ tendo uma fascinaèäo desordenada por fisiculturistas e/ou atores musculosos.

6) Anorexia/bulimia, ou uma obsessäo por controle de calorias, peso e gordura. Uma determinaèäo doentia por näo ganhar peso. Exercitar-se excessivamente ou fazer coisas extremas se notar que engordou um ou dois quilos.

7) Fascinaèäo pelas forèas armadas ou por mâquinas e armas de guerra modernas ou antigas, o que pode acarretar leituras e discussöes freqüentes sobre guerras, e atitudes erradas de modo geral.

8) Gastar uma quantidade de tempo excessiva e desnecessâria cuidando da aparência — fazendo tratamentos para o cabelo, frisando, alisando ou tingindo o cabelo‚ aplicando gel, fazendo penteados, exagerando no uso de cremes e produtos de beleza‚ tirando as sobrancelhas em busca do traèo perfeito, etc.

9) Ficar de bobeira com amigos do Sistema. Entrar para rodinhas e se socializar com eles no territôrio deles, em vez de testificar para eles. Näo ter convicèäo para dizer a verdade, meramente tentando ser aceito e fazer amizade com eles (Também näo dâ para minimizar a música do Sistema tocando à sua volta.)

10) Descontentamento por näo ter, como algumas pessoas do Sistema, muito dinheiro pessoal, e comparar-se com pessoas no mundo que têm mais dinheiro que você, mais roupas, mais coisas, etc..

11) Dar importãncia demais aos signos. Entender os signos do zodíaco tem seu valor, mas pode também se tornar uma obsessäo, a ponto de você ficar täo preso a isso que passa a rotular ou prejulgar as pessoas com base no signo zodiacal.

12) Envolver-se excessivamente em algo‚ mesmo que seja uma coisa boa, como um hobby ou um interesse especial, a ponto de se tornar uma obsessäo. O desejo de se destacar ou se especializar em algo a ponto de se tornar uma distraèäo da sua vida de discipulado, ou talvez tirar do tempo que poderia estar investindo para se tornar um profissional dentro da Família, como um angariador de fundos‚ testificador, aprovisionador, professor, etc., profissional.

13) Atitudes mundanas com respeito a sexo. Por exemplo, dizer que näo precisa de afeto‚ amor, sexo ou agir como se fosse algo baixo demais para você. Ser orgulhoso demais para pedir sexo ou fazer os outros pedir ou implorar para ter sexo com você. Ser sexualmente conservador e ter a mentalidade de “guardar-se para o casamento”. Ter opiniöes deturpadas quanto ao que é sexy e o que näo é, segundo os padröes do mundo. Querer saber tudo sobre sexo para ser “o(a) melhor” e mais habilidoso(a), mais bem informado(a), etc.; estudar manuais e fazer pesquisas na Internet e em outras fontes; ter obsessäo por estar “à frente” no aspecto sexual e fazer as coisas mais ousadas, impressionantes e inovadoras — näo necessariamente ruins‚ escuras ou contrârias à série “Direto ao Assunto”.

14) Ser ligado demais em bugigangas eletrõnicas: ter um monte de engenhocas, estar sempre tentando se atualizar para ter o último modelo, e falar muito disso. Ou fazer o upgrade de seus computadores ou programas de computador excessivamente — näo apenas por causa do seu trabalho para o Senhor, mas para poder ter o equipamento melhor e mais moderno.

15) Ficar ligado demais ao humor e tolice mundana.

16) Ser ligado demais a um determinado estilo de roupa (o que às vezes pode incluir cabelo, maquiagem, atitude e maneirismo) para transmitir uma determinada imagem e espírito. Por exemplo: usar roupas militares e coturnos para ficar com o “visual militar”, fazer o “tipo surfista”, adotar um estilo “gôtico” na maneira de se vestir ou de se maquiar, etc.

17) Ser obcecado com a moda e as tendências, e apenas usar tipos de roupas e acessôrios que estejam “na moda”.

18) Obsessöes com “qualidade”, no sentido de roupas ou coisas de grife, comida ou bebida de alta qualidade, ou na ênfase excessiva dessas coisas. Ter ou comprar coisas de boa qualidade pode ser bom, como Papai nos ensinou em “Pechinchas Caras”‚ porque as pechinchas podem ser um desperdício do dinheiro do Senhor em longo prazo. Mas a coisa pode ultrapassar a isso, a ponto de a preocupaèäo com a qualidade näo ser para economizar dinheiro‚ mas por uma questäo de orgulho, de querer ser “refinado” e ter coisas caras, ou porque é uma obsessäo com artigos de grife.

19) Projetar uma imagem de “duräo” ou de “solteiro” convicto: “Ninguém me atinge. Ninguém chega perto de mim. Näo preciso de ninguém”. Ter uma atitude machista, segundo a qual as mulheres näo säo capazes de fazer certas coisas como dirigir, trabalhar em capacidade de lideranèa e que näo fica bem um homem fazer coisas como lavar roupas, lavar a louèa, fazer trabalhos domésticos ou cuidar das crianèas. E‚ no caso das mulheres‚ ter mentalidades feministas, näo aceitando seu papel de mulher.

20) Sempre estar em uma “onda” ou obcecado com algo — seja roupas, dietas, tendências de fisiculturismo ou esporte, conhecimento de algum tipo — ou até vârias coisas diferentes ao mesmo tempo.

21) Modelar sua vida segundo pessoas do mundo, envolver-se no que alguém no Sistema faz‚ e copiar suas tendências e estilos. Você vê a imagem (em um filme, revista ou na Internet) de uma pessoa que parece ter tudo sob controle, ou alguém que seja a personificaèäo do Mr. Ultra-inteligente‚ ou o maior gênio no mundo, e tenta modelar sua vida segundo a deles.

22) Colecionar qualquer coisa (inclusive as coisas boas) em excesso, tal como bibelõs‚ velas, sapatos, produtos de beleza, ou seja o que for. Ter o vício de comprar ou colecionar coisas das quais näo precisa, especialmente quando as consegue por “excelentes preèos” ou de graèa.

23) Atitudes mundanas com relaèäo a bebidas alcoôlicas. Por exemplo, tentar beber tanto quanto possível, ou ficar muito ligado a beber “o que hâ de melhor”, achar que näo é possível se divertir sem âlcool‚ ficando dependente dele ou querendo parecer ser grande entendedor de bebidas alcoôlicas e, entäo, desperdièar muito tempo adquirindo esse tipo de conhecimento, etc..

24) Obsessäo por esportes (jogar, assistir, pensar e acompanhar) e ser viciado em competièäo.

25) Vício em esportes radicais, manobras radicais, correr riscos e viver “no limite”.

26) Mentalidades superficiais e mundanas com relaèäo a relacionamentos. Por exemplo, näo querer ficar com alguém a menos que essa pessoa seja "bonita"‚ e falando de outros casais serem uma boa combinaèäo porque ambos säo täo bonitos.

27) Orgulhar-se de ter mentalidades do Sistema com respeito a relacionamentos e casamento — tal como ter orgulho de ser ciumento, de näo compartilhar seu marido ou esposa, näo viver a Lei de Amor por estar "acima dela" e ser esperto demais para se arriscar a viver a Lei de Amor pois algo poderia dar errado e prejudicar seu relacionamento‚ etc.

28) Exagerar em querer ser “profissional” no seu trabalho ou excessivamente empenhado em “ser bom” no que faz, inclusive aprender todo o jargäo e ler tudo que é produzido no mundo sobre seu ministério e seu trabalho para o Senhor, o que pode levar ao orgulho, fazer você se ver em um patamar superior aos demais, apoiar-se no braèo da carne, perder a unèäo dada por Deus, ou desejar usar seus talentos para ganhar dinheiro.

29) Obsessäo com alimentaèäo saudâvel e nutrièäo. É bom cuidar do seu corpo, mas isso pode ultrapassar os limites. É possível ficar obcecado por certos tipos de “alimentos saudâveis”, vitaminas e suplementos, ou chegar ao ponto extremo de näo estar tendo uma dieta equilibrada e acabar por privar seu corpo de nutrientes essenciais. Este é apenas um exemplo dos vârios “extremos” possíveis no departamento de saúde/alimentaèäo/nutrièäo.

30) Ficar obcecado com dietas especializadas ou tendências que väo além da alimentaèäo saudâvel normal.

31) Ficar preocupado demais com a prôpria imagem, aparência e como as pessoas o vêem. Sempre que diz qualquer coisa fica preocupado como vai soar‚ ou se olhar no espelho toda vez que vê um. Näo querer que as pessoas tirem fotos de você, etc.

32) Ser obcecado com “näo querer ficar velho” e que vai fazer tudo que pode para ficar “jovem para sempre”. Adotar métodos do mundo usados para “vencer” o processo de envelhecimento.

33) Adotar o conceito do que é "bonito" ou “sexy” com base nos modelos e revistas ou outras fontes de informaèäo mundanas, e entäo comparar a si prôprio e a todos os demais a esse padräo.

34) Atitudes näo saudâveis com relaèäo a maquiagem. Ser de tal forma obcecada que näo passa um dia sem maquiagem; quando acorda a primeira coisa que faz é se maquiar; e näo deixa nem mesmo seu marido vê-la sem maquiagem, etc.

35) Transigir e se conformar com o mundo se você tem um trabalho do Sistema, mesmo se por uma razäo legítima (tal como para obter um visto consular, etc.).

36) Ser viciado em ir às compras e ficar de bobeira em shoppings‚ etc..

37) Se você tiver um ministério altamente visível, ficar orgulhoso, achando-se um astro ou uma estrela, quando é a unèäo do Senhor.

38) Falar demais de entretenimento mundano. Por exemplo, repetindo falas de filmes, comentar filmes recentes, cantar canèöes do Sistema, contar piadas, deixar gírias e o linguajar dos filmes entrar na sua vida e conversas diârias. Estar cheio desse tipo de coisas.

39) Orgulhar-se de apoiar, pesquisar e defender coisas que se oponham à Palavra ou às crenèas da Família. Por exemplo, opiniöes sobre eutanâsia, aborto, controle da natalidade, etc. Orgulhar-se de ter suas prôprias filosofias e percepèöes das coisas‚ mesmo que näo estejam em conformidade com a Palavra.

40) Näo aceitar a Palavra por fé, a menos que lhe seja explicada de uma forma lôgica e aceitâvel, ou lhe seja dado um argumento a toda prova, que satisfaèa sua mente carnal.

41) Minimizar o material da Família sobre assuntos relacionados à saúde ou outros, preferindo fazer muita pesquisa para ver o que o Sistema tem a dizer.

42) Fascinaèäo por artes marciais, ou qualquer outra forma de violência.

43) Recorrer automaticamente a remédios e ao sistema médico quando fica doente, em vez de perguntar ao Senhor, depender de oraèäo e ter fé. Por exemplo: tomar analgésicos sempre que tem dor de cabeèa ou qualquer outro tipo. Recorrer automaticamente aos médicos, por ser täo “fâcil” e perder a fé simples que costumava ter. Recorrer a fontes mundanas de informaèöes, tais como livros, a Internet, etc., para descobrir que doenèa uma pessoa tem, como tratar a doenèa, em vez de perguntar primeiramente ao Senhor‚ ou reconhecer a Ele, ou ao Seu poder para curar e libertar.

44) Uma fascinaèäo pelas drogas. Näo consumir drogas (uma ofensa que pode causar a excomunhäo do culpado), mas estar excessivamente interessado nelas e seus efeitos. Estar informado sobre as mais recentes drogas ilícitas‚ seus efeitos, custos e outras trivialidades.

45) Ficar ligado demais em comprar e vender em sites da Internet ou leilöes on-line.

46) Falar das coisas do mundo mais que das coisas do espírito e desculpar-se quando fala de assuntos espirituais. Por exemplo: “Desculpe se isso parecer meio espiritual.…” Ou ter medo de se manifestar e dizer “Podemos ter tempo de louvor enquanto esperamos?” Ou se sentir desconfortâvel em falar sobre coisas boas da Palavra em conversas, etc. Uma atitude de que é bom usar as novas armas e ser “espiritual” quando for "hora de ser espiritual"‚ mas o resto do tempo é para falar de coisas mundanas.

47) Colocar convívios e festas acima de outras coisas mais importantes, tais como seus filhos ou suas ovelhas.

48) Näo ficar inspirado sobre o estilo de vida cristäo, em que tudo muda e exige trabalho e sacrifício. Desejar que sua vida fosse como a de um sistemâtico “perfeito”, como aparece na TV, em filmes, revistas, etc. Desejar viver uma vida estereotipada mas totalmente irrealista, com a familiazinha perfeita, na casa perfeita, com todas as conveniências modernas, etc.

49) Usar regularmente pessoas mundanas famosas como referência para julgar e comparar os outros. Até comparar a aparência de pessoas da Família com a de celebridades, dizendo: "Você parece com aquele ator, o fulano de tal."

50) Ficar obcecado com certos filmes e temas, tais como “Senhor dos Anéis”‚ “Matrix”, “Guerra nas Estrelas”, etc. Ou deixar seus filhos ficarem obcecados por coisas como “Veggie Tales,” “Bob the Builder,” etc..

51) Envolver-se demais em política do mundo.

52) Ser nacionalista e achar que “seu país” é o melhor‚ etc.

53) Atitudes que aumentam o abismo entre as geraèöes.

54) Vício em certos alimentos, tais como refrigerantes, doces ou chocolates. Exagerar na clâusula da Carta Magna que diz que tais alimentos podem ser consumidos quando “inevitâvel ou em ocasiöes apropriadas”, fazendo essas ocasiöes a regra em vez de a exceèäo.

55) Conformar-se aos costumes do mundo quando celebra coisas como Natal, Ano Novo, aniversârios, Pâscoa‚ casamentos, etc. Sentir que tem de fazer as coisas à maneira do mundo, tradicionalmente e que näo pode expandir seus horizontes nem pedir ao Senhor idéias novas e diferentes. Ou ser excessivamente sentimental com relaèäo a aniversârios ou feriados.

56) Comparar as coisas em sua vida com as coisas no mundo — quer seja seu trabalho ou sua vida pessoal. Pensar que tem de fazer as coisas à maneira do mundo.

57) Ficar sonhando acordado excessivamente sobre como as coisas seriam se você estivesse no Sistema, muitas vezes em relaèäo ao sucesso no mundo.

58) Egoísmo. Cuidar de si e os outros que se virem.

59) Rotular as pessoas e categorizâ-las segundo os padröes e estereôtipos mundanos. Aplicar conceitos generalizados às mulheres, aos homens, ou a qualquer grupo ou segmento.

60) Atitudes igrejeiras. Ler e pesquisar os escritos de cristäos do Sistema, pensando que estes encontraram algo melhor ou com mais êxito que a Família.

61) Colocar qualquer coisa relacionada ao Senhor ou que seja espiritual em uma categoria, e festas, coisas carnais e “divertidas” em outra. Pensar que os dois näo se misturam ou que näo vai ser täo divertido se os dois se misturarem.

62) Näo estar aberto a coisas como casamento, ter filhos‚ etc.

O que Deus pensa disso:

142. (Jesus:) É ingenuidade achar que as únicas vias de infiltraèäo do mundo em suas vidas säo as ôbvias como o entretenimento mundano. Um discípulo sâbio vai mais fundo e além, verifica todo aspecto de sua vida espiritual e näo deixa pedra sobre pedra na hora de efetuar uma mudanèa ou uma revoluèäo. Um discípulo é alguém que näo quer que sua vida espiritual seja contaminada ou empalidecida pela ferrugem do mundo e seus caminhos.

143. Vocês‚ Minhas noivas, estäo aprendendo mais sobre o significado de estar no mundo, mas näo ser do mundo. Por isso‚ se houver algo “do” mundo no seu coraèäo e vida, vale a pena fazer o esforèo para superar e eliminar, para que você possa ser um melhor conduto do Meu Espírito e um discípulo mais dedicado e melhor focado. Isso näo é uma obra da carne, mas do Meu Espírito, e para isso basta Me perguntar em que âreas da sua vida você permitiu que o mundo entrasse, seja por meios de seus vícios, atitudes‚ hâbitos ou complexos.

144. Existem muitas coisas no mundo que säo legais, divertidas e que lhes dei para seu trabalho e até para seu prazer. Criei, ou inspirei o homem a inventar, a maioria das coisas para vocês usarem em seu servièo para Mim, e até as coisas das quais desfrutam ou pelas quais se sentem atraídos no mundo. Mas todas säo para que as usem para Minha glôria e elas deveriam jamais usâ-los. Vocês estäo no mundo, mas näo säo do mundo.

145. Quero que cada um de vocês dê uma olhada em suas vidas e pense que atitudes e vícios mundanos têm. Existe algo no mundo pelo qual você tem tido uma fascinaèäo näo saudâvel, ou pelo qual esteja viciado ou obcecado? Existem atitudes ou pontos de vista que você formou como resultado das influências do mundo? Em que âreas da sua vida você pensa como o mundo? Você tem padröes mundanos com respeito a qualquer coisa na sua vida? Você recorre mais ao mundo que à Palavra? Estâ agindo e pensando como um discípulo?

146. Um discípulo é alguém que se recusa a viver segundo os padröes do mundo. Um discípulo é alguém que sente repulsäo pelos caminhos mornos e transigentes do mundo. Um discípulo estâ sempre precavido contra as vias de acesso do mundo, inclusive as menos ôbvias, para näo seguir por esses caminhos, mas, antes, bloqueâ-los. Um discípulo tem orgulho de ser revolucionârio e caído fora. O credo do discípulo é viver as regras de Deus e desprezar os caminhos e os pensamentos do homem. Um discípulo nunca se sente radical o bastante e estâ sempre procurando maneiras de ter uma mentalidade mais celestial e de ser menos apegado às coisas e atitudes do mundo.

147. Um discípulo é alguém cuja meta principal na vida é servir a Deus e näo a Mamom. Um discípulo é alguém que crê e pratica a Palavra, näo um seguidor dos caminhos do mundo. Um discípulo é um indivíduo singular, constrôi sua vida na fundaèäo da verdade, näo um planôide ordinârio cuja vida estâ edificada sobre a areia. Um discípulo é um transformador do mundo, näo um conformista. Um discípulo estâ sempre determinado a procurar saber o que Eu penso e nunca aceitar a sabedoria do homem sem pesar bem as coisas. Um discípulo é alguém que busca a verdade — a Minha verdade. Um discípulo näo se conforma com nada que näo seja o melhor — o Meu melhor.

148. Um discípulo estâ sempre determinado a deixar uma marca — uma marca de amor, de sacrifício, de verdade, uma marca de convicèäo! Um discípulo deseja ser como Eu e como aqueles na Minha esfera celestial — näo como as estrelas e celebridades do mundo. Os exemplos que um discípulo segue säo os dos que vivem no mundo do espírito, ou dos que Me servem de todo coraèäo na Terra, näo os acorrentados às estacas do Sistema. Um discípulo acorda cada manhä se perguntando o que de novo e diferente trarei em seu caminho, coisa que nunca vivenciaria nem conheceria se fosse parte do mundo e vivesse segundo os seus caminhos.

149. Um discípulo é “um louco por amor a Cristo”, näo um covarde sem fibra que nunca quer ir contra a maré. Um discípulo é livre como um pâssaro no espírito, näo estâ numa gaiola de mentalidades mundanas. Um discípulo é legal, em voga e na onda, porque faz as coisas que realmente contam, vive uma vida que faz uma diferenèa e acumula recompensas em outro mundo que nunca väo perder o brilho nem desaparecer.

150. Pode ser que um discípulo näo tenha o melhor carro nem o mais moderno, ou uma casa luxuosa e moderna com as últimas conveniências ou um guarda-roupa cheio de roupas de grife nem um monte de dinheiro para gastar no que bem entender, ou um corpo perfeito tipo capa de revista, ou uma vida cheia de fama mundana e fortuna. Mas todo discípulo é um astro no Meu mundo — o mundo real — o único lugar onde ser um astro realmente significa algo.

151. Quero que vocês‚ Meus discípulos‚ mudem seu enfoque. Em vez de tentarem se conformar com o mundo, dêem meia-volta e mudem completamente a maneira segundo a qual fazem as coisas, sua maneira de pensar. Parem de tentar ser aceitos pelo mundo, ou pensar da maneira que os sistemâticos pensam! Comecem a se orgulhar de serem diferentes, caídos fora! Entendam que é legal pensar diferente, agir diferente e acreditar em coisas diferentes! Näo tente ser o que você näo é (um mundano)! Seja o que você é (um discípulo revolucionârio)!

152. Se você näo se sente muito como um discípulo revolucionârio e se näo acha que estâ vivendo à altura desse padräo, näo desanime nem se sinta condenado. Apenas determine-se em seu coraèäo a continuar lutando pela meta maior que é o discipulado inabalâvel e de todo coraèäo. Você nunca serâ perfeito, mas deve perseguir o objetivo de ser o melhor discípulo que lhe for possível, fazendo o melhor para demonstrar todos os frutos do discipulado na sua vida e evitar promover os elementos do mundo a todo custo.

153. Você näo tem nada do que se envergonhar e tudo do que se orgulhar — da maneira certa! Sô quando você verdadeiramente comeèa a perceber como é rico em espírito‚ o valor da sua singularidade e diferenèas, é que poderâ comeèar a fazer a colheita completa. Você näo conseguirâ convencer ninguém do seu produto (sua vida para Mim) se näo comeèar a agir como se fosse o que existe de melhor e algo do qual estâ totalmente convencido! As pessoas do mundo promovem seus caminhos, entäo por que você näo promove mais ativamente os Meus caminhos?

154. Deixe que o mundo faèa o que bem entender e a seu modo. Você faèa o que deve fazer a Meu modo! Um discípulo jamais deve sentir vergonha do que é, ou da vida que vive, ou do que acredita! Um discípulo jamais deveria tentar fazer as coisas como o mundo, ou ser como os outros no mundo, ou pensar da maneira que milhöes de pessoas do mundo pensam. Um discípulo sabe mais que isso, porque estâ conectado a Mim e ao Meu Espírito. Ele estâ vivendo em um mundo que os mundanos nem sequer ouviram falar, mas espero que venham a conhecer, porque Meus discípulos lhes ensinaräo e os conquistaräo.

155. Pare de deixar o mundo ensinar e treinar a você como viver. Vâ lâ fora e ensine-os e treine-os a viver. Säo eles que deveriam estar copiando você‚ näo o contrârio. Entäo, seja esse exemplo! Seja esse discípulo! Tenha orgulho do que você é e viva segundo esse valor! O mundo, seus caminhos, pensamentos, mentalidades e atitudes näo säo para você. Você é um discípulo! — Lembre-se disso! (Fim da mensagem.)

(Caixa de texto:)

156. (Pergunta) Nesta mensagem, o Senhor fala rapidamente sobre “orgulho bom”. Ele diz coisas como "Um discípulo tem orgulho de ser revolucionârio e caído fora" e “Comece a se orgulhar de ser diferente, caído fora!” Normalmente, pensamos em orgulho ou em ser orgulhoso como algo muito ruim — algo que devemos evitar ou eliminar a todo custo. Mas estaria bem usar a palavra “orgulho” ou “orgulhoso” quando falamos sobre nossa heranèa e vida para o Senhor?

157. (Jesus:) Existe uma coisa chamada “orgulho divino” e isso é bom. Pessoas demais na Família näo têm esse tipo de orgulho‚ mas precisam. Näo faltam aqueles dentre vocês que, pelo contrârio, sentem-se intimidados pelo mundo e permitem que o Inimigo os tente a se sentir inferior, ou a achar que viver os Meus caminhos e obedecer a Minha verdade é algo do qual deveriam se envergonhar.

158. Chamo vocês, Meus discípulos, para serem orgulhosos de serem revolucionârios, orgulhosos de serem caídos fora, livres diferentes e iconoclastas! Esse orgulho do qual falo é diferente do orgulho do Diabo — na verdade, é exatamente o oposto. Por que Meus filhos näo podem manifestar orgulho divino — näo de uma maneira farisaica, condescendente ou desamorosa‚ mas de uma forma linda e cheia de convicèäo?

159. Somente quando vocês‚ Meus discípulos, verdadeiramente entenderem o que possuem em termos de riquezas espirituais, e somente quando tiverem orgulho da sua heranèa e de todas as bênèäos que lhes dei, poderäo cumprir seu destino final. (Fim da mensagem.)

(Fim de caixa de texto:)

Leitura adicional:

160. (Pergunta: ) Existe algum momento em que estâ bem ser "obcecado" por algo! Ou nunca é apropriado? É possível ficar ligado a algo simples, saudâvel e bom — como uma atividade, um hobby ou algo do gênero — e dedicar tempo demais a isso a ponto de o afastar do Senhor?

161. (Jesus:) Sempre que estiver tentando avaliar se você estâ "obcecado" demais com algo, ou se algo é importante demais na sua vida, faèa as seguintes perguntas a si mesmo:

162. — “Se o que gosto me fosse tirado, eu ficaria feliz sem isso?” Se você näo estivesse disposto a renunciar, ou se fosse difícil demais para você abrir mäo de tal coisa, é provâvel que isso seja importante demais para você.

163. — “Que efeito essa coisa na qual estou ligado tem em mim? Dou maior prioridade a isso que ao Senhor ou outras coisas importantes na minha vida, como convívio com os outros?” Se você der maior prioridade a qualquer coisa que a Mim e às coisas importantes na sua vida, entäo é importante demais para você e você näo estâ em um estado espiritual saudâvel.

164. O problema normalmente näo é no que você se liga ou do que gosta intensamente. Existem muitas coisas que você pode desfrutar e que estäo totalmente de acordo com a Minha vontade. Mas a “intensidade” se torna um problema quando passa a ser algo grande demais para você, importante demais na sua vida e quando comeèa a consumi–lo. Quando é algo no que você pensa a maior parte do tempo, é do que você fala com freqüência, ou que dâ mais importãncia que a Mim e aos outros, entäo é preciso reconsiderar e ver se isso deveria ao menos ter alguma parte na sua vida.

165. Existem muitas coisas boas no mundo, muitas coisas das quais você pode desfrutar e partilhar, mas ter moderaèäo e um equilíbrio saudâvel é fundamental. Lembre-se também que o amor é a coisa mais importante que existe. Seja o que for no que você esteja ligado, se faz com que você pense mais em si mesmo que nos outros, se faz com que você se torne de alguma forma egoísta, entäo é errado. Você estâ dedicando a maior parte do seu tempo livre a mim e investindo nos outros? Ou gasta a maior parte do tempo consigo mesmo, ou na busca da felicidade pessoal e auto-aperfeièoamento, ou relaxando?

166. Tudo tem seu lugar nas suas vidas, Minhas noivas — pelo menos tudo que é bom e espiritualmente saudâvel. Mas se o lugar de qualquer coisa — um gosto, um hobby, ou uma atividade — se tornar predominante ou importante demais, entäo passou dos limites e näo posso mais abenèoar isso. Entäo‚ até uma coisa boa pode se tornar um detrimento à sua vida espiritual. (Fim da mensagem.)

Em suma:

167. (Mamäe:) Permanecer limpo, caído fora‚ puro e revolucionârio nos dias de hoje näo é café pequeno. Mas esse espírito revolucionârio, caído fora, näo conformado com este mundo é nossa meta como discípulos. É o que deveríamos estar buscando — e clamando pelo poder das chaves de discipulado — cada dia! Indiferentemente de qualquer outra coisa que gostemos ou a que estejamos ligados, nada jamais deveria nos distrair ou nos desviar do nosso discipulado.

Promessa das Chaves:

168. Näo hâ nada neste mundo que possa afetar negativamente seu espírito ou diluir suas convicèöes‚ se você clamar as chaves de discipulado para fortalecer sua determinaèäo e transformar suas decisöes em compromissos inquebrantâveis.

Vâ mais a fundo:

q“Usem-no,” CdM 27:7-9, PcD 4

q“Jesus People?— ou Revoluèäo,” CdM 148:1–14, 18, 20-22, PcD 4

q"Ensinar sobre os gênios da arte," CdM 996:1‚ 3-5, 7, 9, 11, 20‚ 21, PcD 7

q“Sou estrangeiro aqui,” CdM 1533:7, 10, 16-18‚ 27-30, Livro de BN 12

q“Revoluèäo! — por Jesus,” CdM 1963:1-4, 7-13, 17-21‚ 43-46‚ 51, 53, PcD 8

q“Para quem você irâ?” CdM 1966:21-27, PcD 8

q“Mundano ou Livre?” CdM 3233:3-4, 15-38, 42-47, 50-62, BN 836

q"Posse Total," CdM 3376:5, 8‚ 36-52, BN 973

q“O que significa ser verdadeiramente revolucionârio?” Maria 44, PcD 3

qDJCA 1: 219, 370

qDJCA 2: 177, 434

q“O Relacionamento do Cristäo com a Sociedade Mundana,” 1–3, 5‚ 11, Manual da Palavra

q“Being a World-Class Christian,” FIM 57

Pensamento Estimulante:

169. (Papai: ) Faèa a diferenèa ao ser verdadeiramente diferente e separado do mundo! Algumas pessoas väo amâ-lo, outras odiâ-lo, mas você deixarâ sua marca no Céu e granjearâ para si um lugar na galeria dos herôis de Deus! Nos dias de hoje, näo existe nada pior para você que ser parte do sistema do mundo e seus caminhos, e nada melhor que ser um revolucionârio em fogo por Jesus! Deus näo errou ao tornâ-lo parte de Sua Família neste momento. O seu destino é fazer uma diferenèa e ser honrado para sempre por ter escolhido se sacrificar, obedecer e se entregar a Mim nesta vida!

Copyright © 2005 por A Família Internacional

(fim de arquivo)