Direto ao Assunto, 3a Parte

Maria
July 16, 2004

Table of Contents

A perspectiva de Deus sobre questöes e atitudes atuais na Família

MariaDF/MM/FM 3501 6/04

Obs.: Os “pensamentos estimulantes” nesta Carta estäo relacionados à dedicaèäo e discipulado em geral e nem sempre aos assuntos abordados.

Copyright © 2004 por A Família. Desenho por Tamar.

As profecias dos WS säo imprecisas?

A questäo:

Algumas pessoas acham que as profecias recebidas nos WS näo säo exatas ou näo podem ser realmente aplicadas à sua situaèäo porque quem as recebeu näo estâ envolvido na situaèäo pela qual estâ orando nem a vivenciou. Por exemplo, vamos dizer que publicamos uma mensagem sobre angariar fundos, recebida por alguém que vive nos WS e näo sai para testemunhar todos os dias. Algumas pessoas presumem que näo se poderia confiar em tal canal para receber uma resposta do Senhor sobre esse assunto.

O que Deus pensa disso:

2. (Papai:) Sei que alguns de vocês têm batalhas para aceitar e aplicar alguns desses conselhos, principalmente os mais prâticos, que säo dados em profecias e publicados nas BNs. Näo ocorre muito quando se trata de princípios espirituais, de assuntos como, por exemplo, revelaèöes sobre as chaves ou conselhos sobre como superar o orgulho. Às vezes as pessoas têm batalhas para aceitar e acreditar nessas profecias, mas essa questäo é diferente.

3. A questäo em pauta é a reaèäo quando säo dados conselhos prâticos através de profecias — mensagens sobre como criar os filhos, pastorear os seus adolescentes‚ testemunhar e angariar fundos. Vocês sabem que as pessoas nos WS näo precisam angariar fundos e raramente podem testemunhar. Sabem também que‚ apesar de haver crianèas e alguns adolescentes em Lares dos WS‚ provavelmente näo é na mesma proporèäo por adulto como no seu Lar, e a situaèäo provavelmente é um pouco diferente.

4. Entäo o Inimigo entra — é verdade, é o Inimigo, pessoal — e lhes diz: “A pessoa que recebeu essa mensagem näo tem a mínima idéia da realidade, entäo isso aí näo é muito exato, possível nem viâvel”. Às vezes também bate o sentimento: “Mamäe e Peter também näo entendem. Quando foi a última vez que eles saíram para angariar fundos? E os filhos deles jâ säo crescidos faz tempo, näo säo?”

5. É verdade que as pessoas que recebem as mensagens publicadas nas BNs, e também os prôprios Mamäe e Peter, às vezes näo têm muita experiência na questäo, ou pelo menos näo experiência recente nos assuntos ou atividades sendo tratados. Entretanto, também é verdade que a maioria das pessoas nos WS, inclusive diferentes canais que recebem as mensagens‚ e Mamäe e Peter, jâ fizeram essas coisas em alguma época. Eles näo estäo recebendo mensagens sobre um assunto que desconhecem completamente.

6. Praticamente todo o mundo nos WS em algum momento jâ teve que angariar o seu prôprio sustento — como vocês fazem — e näo é uma experiência que se esquece täo fâcil! Praticamente todo o mundo nos WS, na sua época‚ jâ teve experiência em vârios tipos de testificaèäo, e alguns ainda testemunham sempre que podem. E, repito, é uma experiência que se torna parte de você, é indelével e inesquecível.

7. Quando se trata de crianèas, adolescentes, educaèäo ou qualquer aspecto da vida doméstica, é verdade que algumas pessoas näo se envolvem de forma täo direta no cotidiano do Lar e em cuidar das crianèas ou adolescentes. Devido ao estilo de vida mais metôdico e por terem que se concentrar num trabalho de escritôrio, a situaèäo delas é diferente da sua. Mas algumas cuidam de crianèas a tempo integral‚ e muitas estäo com elas parte do tempo, de modo que entendem a sua situaèäo. Essas pessoas também vivem em comunidade e têm que dar duro seguindo um horârio puxado, muitas vezes participando também de outras coisas fora o seu ministério principal.

8. Dependendo do seu trabalho e cargo, algumas delas recebem bastante input através dos pedidos de oraèäo, boletins de notícias‚ relatôrios de comitês, comentârios nos TRFs e reaèöes a publicaèöes que vocês enviam, bem como através de cartas enviadas à Mamäe mencionando assuntos pelos quais elas ajudam a orar, etc. E, independentemente de elas estarem a par dessas coisas ou näo, o Senhor as lembra regularmente, tanto através de profecia como dos seus pastores — Mamäe e Peter principalmente — que devem se colocar no lugar de vocês, de modo que é algo que fazem conscientemente no seu trabalho. Essas pessoas sabem que estäo trabalhando para servir vocês e ajudar vocês, e näo väo poder ajudar muito se näo entendem as situaèöes que vivenciam. Entäo, mesmo näo sendo perfeitas, elas se esforèam nesse sentido. O Senhor também é fiel em ocasionar situaèöes em suas vidas para mantê-las em contato com a sua realidade. Ele sabe que é importante e ocasiona tais circunstãncias e experiências que as mantêm conscientes das situaèöes e sintonizadas ao que acontece nos Lares ao redor do mundo.

9. Olha, jâ deixei claro que as pessoas nos WS que recebem profecias têm noèäo dos assuntos pelos quais ouvem o Senhor e näo säo inteiramente ignorantes a respeito deles. Mas sabem, isso na verdade nem vem bem ao caso. A questäo é que o Senhor optou por dar a Sua Palavra à Família através de profecia, e através de Mamäe, Peter e de seus canais nos WS. Foi simplesmente o método escolhido por Ele! Entäo quem é você para questionâ-lO ou ao método que Ele escolheu para dar as Suas Palavras? Ele vai usar quem puder e falar através de quem estiver disposto a ser um canal, e essas pessoas nos WS estäo dispostas e disponíveis.

10. Ele também é prâtico e sabe que‚ apesar de você ser um “perito” em testificaèäo, ora, estâ täo ocupado fazendo isso o dia inteiro que talvez nem tenha tempo para parar e receber longas mensagens de orientaèäo a esse respeito, que possam ser compartilhadas com a Família inteira. Mas essas pessoas nos WS têm tempo, porque esse é o servièo delas, a sua vocaèäo.

11. Seria ôtimo se elas tivessem tempo para fazer as duas coisas, mas as pessoas säo de carne e osso, portanto limitadas. O Senhor deu uma vocaèäo a cada um, seja ela qual for, e a vocaèäo dessas pessoas nos WS que estäo recebendo essas mensagens é justamente essa. Ou seja, faz parte de sua vocaèäo e acompanha os seus outros servièos, quer seja cuidar de crianèas, trabalhar nas publicaèöes, em administraèäo quer presidir a um comitê da Família.

12. Se você acredita em profecia e que Deus tem todas as respostas e que a Sua voz näo se limita à pessoa recebendo a mensagem ou ao conhecimento que ela possui, entäo näo deveria fazer diferenèa se as pessoas nos WS que estäo ouvindo o Senhor “entendem do assunto” ou näo. Näo säo elas que estäo falando, mas sim Deus! Essa é toda a questäo e a essência da coisa. Ou você acredita nisso ou näo. Se acredita que é a mensagem do Senhor e a voz dEle, que diferenèa faz através de quem ela é dada? Ou, se acredita que as mensagens näo provêm realmente do Senhor mas säo “discursos” inventados por pessoas que acham que entendem do assunto, olha, entäo você deve estar no grupo errado.

13. O Senhor estâ dando muito, na verdade a maioria dos Seus conselhos e orientaèöes atualmente para a Família, através de profecia — inclusive profecias nas BNs e conselhos personalizados que Ele dâ a cada Lar e pessoa em profecia. Entäo, se você tem quaisquer dúvidas a respeito de profecia, jâ é mais do que hora de ganhar a vitôria, caso contrârio väo aumentar tanto a ponto de incomodâ-lo e prejudicar a sua fé e fazer com que seja difícil acreditar nas Palavras do Senhor e obedecer–lhes. Releia a série “Entender Profecia”. Consulte o Senhor acerca das suas perguntas ou dúvidas.

14. Na realidade‚ tudo se resume ao seguinte: Você confia no Senhor? Tem fé na maneira como Ele estâ guiando a Família? Tem fé na decisäo dEle de colocar Mamäe e Peter para guiarem a Família? Tem fé na unèäo que eles possuem e na de Mamäe como a degustadora das Palavras do Senhor? Com base nisso‚ você tem fé que as mensagens nas BNs — näo importa quem as tenha recebido originalmente e o seu grau de conhecimento ou falta dele ou o que jâ fizeram ou näo — säo a mensagem de Deus para a Família?

15. Näo posso fazê-lo acreditar nisso. É entre você e o Senhor. Mas esse é o ãmago da questäo e oro para que cada um consiga obter fé do Senhor para aceitar essas coisas, segui-las e näo ficar täo preso a detalhes que venha a perder o mais importante de tudo na sua vida espiritual e servièo na Família, que säo as Palavras do Senhor! (Fim da mensagem.)

Em suma:

16. (Mamäe:) É irrelevante se a pessoa tem experiência no assunto sobre o qual estâ recebendo uma mensagem ou näo. Ajuda, mas o Senhor näo é limitado por isso. Peter e eu estudamos com oraèäo as mensagens que säo publicadas para vocês, e o Senhor prometeu que nos ungiu para esse trabalho. Precisamos confiar na unèäo que Ele deu, e ficamos muito fervorosos com Ele para nos ajudar a acertar. O Inimigo atacar a Palavra de Deus é mais velho do que andar pra frente, e se lhe permitirem ferir a sua fé na Palavra vai acabar fraco e incapacitado. Entäo resolva essas questöes no seu coraèäo e mente com o Senhor! Tudo se resume na sua fé de que Ele ainda fala e fala conosco através de profecia. Se acreditar, näo importa quem recebeu a mensagem. Se näo acreditar, entäo estâ no lugar errado!

Promessa das chaves:

17. Clame as chaves de ferro ao decidir passar mais tempo Comigo e na Minha Palavra para fortalecer a sua fé. Elas rechaèaräo qualquer ataque maligno por parte do Inimigo e lhe daräo proteèäo total se você absorver e ingerir as Minhas âguas de vida.

Vâ mais fundo:

?“Estado da Naèäo em 95”, CdM 3017:81-88, BN 654.

?“Problemas e Soluèöes, 2ª Parte”‚ CdM 3070:134–176, BN 698.

?“Acreditar em Profecia”, CdM 3130‚ BN 740.

?“Entender Profecia, 2ª Parte”‚ CdM 3304:180-187, BN 905.

?“Nada Disso Me Abala”‚ CdM 3307:150-160, BN 906.

?“Como as Coisas Realmente Säo nos WS”, CdM 3309:28-63, 144-149, BN 910.

Pensamento estimulante:

18. (Papai:) Quando chegar aqui nem vai entender como é que dava tanto valor a essa mentalidade mundana. Näo estou dizendo que seja fâcil largâ-la no momento, mas é passageira, fútil e minúscula em comparaèäo à mente de Deus! Quando observa essas coisas sob a ôtica do Senhor elas perdem sua importãncia. É como ficar admirando uma poeirinha na mesa e achar aquilo o mâximo. Do ponto de vista do Senhor parece bobagem fazer isso. Mas quando estäo na Terra parece algo muito importante, de peso, de modo que querem desesperadamente se apegar a isso. Assim que largarem veräo do que se tratava na realidade e ficaräo muito gratos por näo terem trocado as riquezas do Céu pela poeira deste mundo.

“Coisas que eu näo faèo”

A questäo:

19. (Mamäe:) Muitas pessoas decidiram — consciente ou subconscientemente — que tem certas coisas que elas jamais fariam ou agüentariam. Existem mil e um tipos de exemplos, desde coisinhas minúsculas a acontecimentos bem importantes com potencial para mudar uma vida. Alguns exemplos: receber profecias em público; ir para um certo campo; trabalhar num certo ministério; assumir uma posièäo de lideranèa; ter encontros amorosos sacrificados; fazer um strip-tease numa festa; adultos da segunda geraèäo decidirem que näo querem ter encontros amorosos com os da primeira geraèäo ou vice-versa; fazer parte de um trio; ser pai/mäe do filho de outra pessoa, como no caso de uma família mesclada, ou se casar com uma mäe solteira; se casar ou ter filhos em geral; ter um “bebê de Jesus” na sua família, ou seja, um filho com uma mäe solteira ou com o cõnjuge de um outro casal; expectativas que fogem à realidade em relaèäo a um possível companheiro(a), principalmente em termos de aparência; dizer que jamais se casaria com alguém que näo esteja num certo nível, quer físico‚ quer intelectual, etc. Esses säo apenas alguns exemplos. Algumas pessoas dizem que jamais permitiriam tais coisas; outras dizem que näo assumiriam ou agüentariam se algo assim lhes acontecesse. Outras têm medo que aconteèa, entäo ficam preocupadas caso algo dê a mínima impressäo de que poderia seguir numa certa direèäo.

O que Deus pensa disso:

20. (Papai:) Jâ ouvi muitos jovens, e até pessoas mais velhas afirmarem na cara dura que “jamais” fariam isto ou aquilo — muitas vezes devido a grilos passados do mundo ou simplesmente orgulho. Säo vârias as coisas que as pessoas dizem que “näo poderiam” ou “näo conseguiriam” fazer, como, por exemplo, aceitar um cargo de lideranèa ou dar profecias em público numa reuniäo; ter um encontro amoroso sacrificado‚ ou com alguém da primeira geraèäo, ou se casar com alguém que jâ tem filhos; ou simplesmente ter filhos! Algumas cultivaram certas preferências e coisas que gostam e näo gostam. Em alguns casos säo idéias bem definidas sobre o seu futuro — carreira, vida amorosa, o que väo ou näo aceitar num relacionamento ou casamento, e por aí afora.

21. Tenho um versículo para vocês que provavelmente aprenderam quando eram pequenos ou principiantes‚ caso näo tenham nascido na Família. Diz “Posso todas as coisas nAquele que me fortalece”.

22. Sei que cada pessoa enfrenta algo que é difícil ou que näo a atrai, e isso varia muito de uma pessoa para outra. Todos têm alguma coisa que näo gostam‚ que preferem evitar, que temem‚ que consideram "errado" — ou pelo menos errado para si. Olha, podem ter suas preferências e sentimentos. O Senhor fez cada pessoa de um jeito.

23. Mas o problema é quando as pessoas assumem a atitude de que “eu jamais faria isso” e ficam inflexíveis na questäo. É claro que estou me referindo a coisas que säo opèöes dentro da vontade do Senhor. Se quiser dizer: "Eu nunca vou fazer amor com alguém fora da Família" aí é algo bom de se dizer, ha! Mas em outros casos, o momento, as situaèöes ou você podem mudar, entäo talvez fosse melhor näo dizer “nunca”.

24. Existem muitas coisas que o Senhor talvez queira que você faèa. Pode ser uma vez apenas ou talvez uma decisäo de maior porte na sua vida. Às vezes é algo que Ele sabe que lhe faria bem porque ampliaria os seus horizontes ou o humilharia; ou, veja bem, talvez você até gostaria e teria prazer em fazer essa determinada coisa! Ou em outros casos seria bom você fazer porque seria uma bênèäo para outros — um sacrifício‚ mas a coisa amorosa e altruísta nesse caso.

25. Simplesmente näo é sensato colocar Deus, ou você mesmo, dentro de um molde. Você näo sabe o que pode vir a enfrentar ou o que o Senhor possa vir a lhe pedir para fazer. E como sabe que vai ser täo terrível ou desagradâvel se nem experimentou? Ou como sabe que, sô porque foi desagradâvel para outra pessoa, vai ser para você também? Às vezes é até difícil discernir se uma opiniäo täo forte a respeito de algo é coisa da sua prôpria cabeèa ou uma idéia que foi implantada por outros, como, por exemplo, amigos ou o Sistema. Às vezes você acha que algo é humilhante ou constrangedor demais e que nem vale a pena se dar ao trabalho de fazer, mesmo sendo a coisa “certa” ou “amorosa”.

26. Mas entenda bem, quando você se limita, quando diz “daqui näo passo”, ou “isto talvez eu faèa, mas aquilo nunca”, ou “eu nunca agüentaria tal coisa”‚ na verdade você estâ impedindo o Senhor de agir através de você e talvez até impedindo-O de o abenèoar.

27. O Senhor abenèoa quando você ama e age com altruísmo, bem como quando obedece, e as bênèäos que Ele dâ nem sempre säo as que lhe pareceriam lôgicas. Talvez a sua conclusäo "lôgica" seja “Legal‚ vou ter um encontro amoroso sacrificado com fulano(a), mesmo näo querendo e sendo algo que eu achava que jamais faria, aí o Senhor provavelmente vai decidir me 'abenèoar' me dando um relacionamento com essa pessoa, ou fazendo ela gostar de mim, ou eu dela, e näo quero isso, porque näo quero gostar desse fulano(a). Näo faz o meu tipo‚ é muito isto e aquilo e sei lâ mais o quê”.

28. Olha, você assim estâ mais uma vez limitando o Senhor. Como sabe que tipo de bênèäo Ele vai lhe dar? Quem sabe? Talvez por você ter sido altruísta e amoroso com a pessoa que näo era da sua preferência‚ Ele faèa a sua superpreferência ir para o seu Lar e se apaixonar por você? É um exemplo meio extremo‚ mas, seja como for, entende onde estou querendo chegar?

29. Em outras palavras, o Senhor abenèoa quando se age em amor‚ com altruísmo e generosidade, e mesmo que seja o correto na ocasiäo, você näo vai querer deixar passar ou fazer a pessoa perder o que o Senhor quer dar a ela sô por causa dos seus grilos.

30. Às vezes o Senhor talvez lhe mostre que deve fazer uma certa coisa que näo estava nos seus “planos”, e você näo ganhe muito com isso, ou melhor, no princípio ache que näo vai ganhar muito. Mas o Senhor quer usar você para ajudar outra pessoa. Talvez o Senhor lhe mostre que tem alguém super solitârio e carente e queira que você estenda as mäos para essa pessoa e se aproxime dela. Talvez o plano dEle até seja que vocês fiquem juntos e quem sabe se isso näo vai salvar a vida de servièo ao Senhor da pessoa, — porque ela até estava pensando em ir embora, de täo desencorajada que se sentia? E talvez vai ser perfeito para você na ocasiäo! Mas, pelo fato da pessoa ser um pai/mäe solteiro, ou da nacionalidade “errada” ou se enquadrar em alguma outra coisa que você “jurou” que nunca faria, você rejeita a coisa toda antes de sequer tentar.

31. Às vezes você realmente näo vai “sair ganhando” nada no momento.Talvez o Senhor queira que simplesmente faèa algo pela outra pessoa, porque ela precisa, e você estâ disponível e é quem Ele quer usar para ajudar. Pode ser o caso de alguém ter pedido oraèäo em conjunto e o Senhor querer falar com a pessoa e lhe dar uma mensagem importante e vital através de você, mas, por você ser orgulhoso demais para receber uma profecia em público, ela perde o que o Senhor queria lhe dizer. Ou talvez, sem mais nem menos, o Senhor lhe mostre para receber uma profecia para alguém e dâ-la à pessoa, mas como você é orgulhoso demais para isso e sô vai fazê-lo se ela pedir, ela deixa de receber um conselho que o Senhor queria lhe dar, mas que ela näo podia ou näo tinha a fé para receber por si mesma.

32. Säo muitas as possíveis situaèöes nas quais o Senhor talvez lhe peèa para fazer algo que näo se encaixa com você, ou até que você disse que “nunca faria”, mas que Ele quer que faèa e é importante — importante porque vai ajudar alguém de uma maneira significativa ou porque vai colocar você na direèäo da Sua vontade, das Suas bênèäos e do plano que Ele tem para a sua vida. E existem ocasiöes quando as coisas talvez näo sejam täo “ou vai ou racha”, mas ainda assim é bom ter uma mentalidade mais aberta e flexível.

33. Quanto mais aberto e flexível você for com as coisas de menor importãncia, mais serâ quando se tratar de algo de vital importãncia. Mas se tem o hâbito de rejeitar qualquer coisa que fuja ao seu molde pré-estabelecido das "coisas que vou fazer", um dia você vai perder algo que é mais importante e de maiores conseqüências.

34. E mais uma super dica: O Senhor abenèoa e recompensa uma atitude de submissäo, mas näo pode abenèoar uma atitude egoísta e de reter as coisas dEle. Ele às vezes planeja situaèöes para ajudâ-lo a se submeter e ser mais flexível‚ mas quanto mais você se travar, resistir e tentar mudar a situaèäo‚ mais desconfortâvel e desagradâvel para você ela continuarâ, até chegar ao ponto em que dirâ: “Tâ bem, Senhor, faèa-se a Tua Vontade e näo a minha”. Entäo, se quer evitar situaèöes assim täo desagradâveis‚ o melhor é ser flexível‚ e se achar que algo estâ seguindo numa direèäo que näo lhe agrada muito e com a qual näo se sente muito à vontade‚ resolva a questäo com o Senhor imediatamente e faèa o melhor que pode para se submeter. Freqüentemente verâ que‚ assim que fizer isso, tudo vai desanuviar milagrosamente râpido, pois ou as circunstãncias mudam ou você muda e pâra de se incomodar com elas. E às vezes, entende que aquilo que receava ou contra o qual lutava tanto é exatamente o que precisava para completar a sua vida e fazê-lo verdadeiramente feliz — além de também passar a se esbaldar nas bênèäos‚ paz e produtividade abundantes que o nosso Marido e Amado lhe darâ.

35. Näo estou dizendo que cada um de vocês precisa fazer uma relaèäo de “tudo que näo quero fazer”, e verificar item por item e fazer cada um sô para provar que é sacrificado, dedicado, submisso ou que näo é uma garrafa velha. Nesse caso seria uma onda total de obras. E, mesmo que o ajude até certo ponto, seria principalmente esforèo prôprio com base no orgulho em vez de no amor, na humildade e obediência. E sendo assim, näo geraria o tipo de bênèäos ao qual estou me referindo.

36. Eu estou falando sobre ter uma atitude aberta, de submissäo, e näo a reaèäo automâtica de ser teimosa, e recusar-se a fazer algo ou dizer que jamais faria aquilo, sendo que você simplesmente näo sabe qual é a vontade do Senhor. Estou falando sobre näo recalcitrar contra os aguilhöes quando o Senhor prepara algo que Ele sabe que você precisa‚ porque näo é sensato agir assim. Ficar täo preso ou aferrado ao que vai ou näo fazer näo vai dar bom fruto, nem no servièo do Senhor nem na sua vida pessoal, e também näo farâ de você uma bênèäo para outros. Saia da sua caixinha. Liberte-se para fazer a vontade de Deus. Amém?

37. P.S. Um outro ponto positivo de aprender a se submeter e passar por algumas situaèöes em que tem que se submeter e testemunha a conclusäo do plano perfeito do Senhor é que você passa a ter uma atitude mais madura em relaèäo aos outros e ao que o Senhor diz para eles fazerem. Vai julgar menos e estar menos propenso a fofocar a respeito de algo que lhe pareèa estranho. Existe maior probabilidade de ter uma atitude de respeito e admiraèäo pelos outros. O Senhor age de maneiras misteriosas para realizar as Suas maravilhas! Você näo pode tentar calcular como Ele vai agir ou colocar numa caixa — quer seja na sua vida ou de outra pessoa o Seu modo de operar. Entäo se abra um pouco e veja as maravilhas que Ele quer fazer por você! E depois que pegar o jeito passarâ a apoiar muito mais as pessoas que Ele também estiver guiando de maneiras maravilhosas! (Fim da mensagem.)

Em suma:

38. (Mamäe:) Simplesmente näo é sensato limitar Deus e determinar o que você vai ou näo fazer, ou poderia ou näo agüentar. Ele jamais lhe darâ mais do que você agüenta, e normalmente o caminho mais râpido para a felicidade e para sair de uma situaèäo difícil ou desconfortâvel é se submetendo e resolvendo as coisas com o Senhor. Ele o ama e quer o melhor para você, entäo confie nEle e terâ uma vida mais feliz e frutífera do que jamais conseguiria se seguisse o seu plano perfeitinho.

Promessas das chaves:

39. Invoque as chaves para ampliar seus horizontes e elas lhe daräo fé para reconhecer e aceitar a Minha vontade.

40. Pelo poder das chaves as palavras “näo posso” perdem o sentido para você.

Vâ mais fundo:

?“Outra Histôria de um Espírito Santo”, CdM 679‚ PCD 1.

?"Obediência nas Coisas Pequenas", CdM 1781, PCD 2.

?“Oraèäo de Maria por Magdalene”‚ CdM 1798‚ PCD3.

?“Você Estâ Disposto a Assinar uma Folha de Papel em Branco?”, CdM 1927, PCD 2.

?“Adolescentes por Cristo! Você é um?”, CdM 2223:88-96‚ PCD 8.

?"Sujeitai-vos a Deus", CdM 2224, PCD 8.

?“Obedecer É Melhor do que Sacrificar”, CdM 2418, PCD 8.

?“Profecias Sobre Submissäo””, CdM 3044, BN 673.

?“A Sua Oraèäo Sincera ao Senhor”, CdM 3163, BN 769.

Pensamento estimulante:

41. (Papai:) Você é um revolucionârio. Näo pode esperar uma vida tranqüila e confortâvel. Viver para o Senhor näo é fâcil. É por isso que você faz parte da elite, porque escolheu uma vida que näo é fâcil. É claro que o Senhor faz com que valha a pena e o abenèoa ao longo do caminho‚ mas Ele exige bastante dos Seus poucos escolhidos, e você é um deles. Se quisesse uma vida fâcil näo teria perseverado na Família nem optado por uma vida de servièo e dedicaèäo. Isso prova o seu carâter, que você é um lutador! Você adora provar ao Diabo e ao mundo que tem mais peito e convicèäo do que os fulaninhos e beltraninhos e que vai fazer algo! E esta Família é composta exatamente disso, de discípulos corajosos de Jesus! Você tem coragem de continuar sendo um deles?

Pastoreamento sem intromissäo

A questäo:

42. (Mamäe:) Quando se trata de pastoreamento, a atitude de alguns é de que näo deve haver “intromissäo”. Acham que certas coisas em suas vidas säo intocâveis e assuntos particulares. Quando um pastor tenta lhes dar um conselho num certo aspecto de suas vidas que é considerado “sagrado”, rejeitam a ajuda porque “näo é da conta do pastor”. É algo pessoal e näo querem receber ajuda e/ou correèäo. Se alguém aborda um desses assuntos estâ “se intrometendo em assuntos pessoais”. Alguns dos aspectos nos quais as pessoas normalmente näo querem ser ajudadas ou aconselhadas säo relacionamentos, sexo e casamento; criar e disciplinar os filhos; tempo livre e como utilizâ-lo; coisas que querem fazer e sobre as quais jâ ouviram o Senhor pessoalmente.

O que Deus pensa disso:

43. (Jesus:) Se você näo estâ aberto a ser pastoreado em um certo aspecto da sua vida, é sinal de que realmente precisa disso. Esse aspecto que você mantém fechado‚ particular e “intocâvel” é provavelmente aquele no qual mais precisa de ajuda — Minha e dos outros.

44. Existem certas coisas na sua vida que você simplesmente näo consegue ver claramente. Eu às vezes até o impeèo de ver certos problemas para você ter que aceitar ajuda dos outros‚ e näo para se fechar e tornar a sua vida ainda mais privada.

?

45. (Papai:) Os pastores às vezes têm que se intrometer. Eles nem sempre gostam de fazer isso, mas você precisa! Se acha que existem coisas intocâveis em sua vida nas quais näo pode ser pastoreado, é provavelmente nelas que mais precisa de pastoreamento.

46. O Senhor sabe quanto e no que você estâ pecando ou deixando a desejar em sua vida, e normalmente tenta deixâ-lo sob convicèäo antes de um pastor ir conversar com você a respeito. Ele guia os pastores a esses aspectos da sua vida porque sabe o que você precisa. Se você se fechar nesse sentido vai sair perdendo feio.

47. É perigoso fechar-se com relaèäo a um aspecto da sua vida e achar que estâ se saindo bem sem ajuda de fora ou conselhos, porque aí fica muito fâcil o Inimigo enganâ-lo e causar graves danos à sua vida espiritual nesse aspecto, jâ que ele sabe que você näo vai aceitar ajuda dos outros. Ele pode entäo evitar que veja os problemas (algo näo muito difícil, jâ que todos têm dificuldade em discernir claramente os seus prôprios problemas) e ter campo livre para agir.

48. Näo se preocupe‚ eu sei que é mais fâcil achar que aceitaria conselhos do Senhor e pastoreamento direto dEle‚ e que preferiria isso a deixar os pastores terrenos se envolverem e se intrometerem no que você considera assuntos muito pessoais. Mas encare como eu sempre disse: É muito mais fâcil aceitar correèäo e orientaèäo de pastores terrenos, que podem apresentar a situaèäo de uma maneira simpâtica e orar com você e lhe dar amor depois, do que chegar ao ponto em que o Senhor tem que intervir por forèa e dar–lhe uma sacudida para que perceba os seus erros.

49. É claro que o Senhor também vai ser amoroso, se você O consultar e receber pastoreamento dEle, mas se esperar demais e se fechar ao pastoreamento que Ele tentar lhe dar através de outros‚ Ele geralmente vai ter que agir de forma mais drâstica para chamar a sua atenèäo, acordâ–lo e lhe mostrar como se desencaminhou.

50. E a realidade é que você näo estâ aberto aos seus pastores terrenos e näo é humilde e aberto o suficiente diante do Senhor também, de modo que sai perdendo dos dois lados.

51. O negôcio do Senhor é transformar todos vocês em pastores. À medida que Ele for colocando as pessoas em cargos de lideranèa e você perceber que tem novos pastores, quer de Lar quer de ârea‚ talvez seja difícil ver essas pessoas de uma nova maneira. Você vai estar pensando: “Este cara era uma pessoa normal até o mês passado, e agora estâ na equipe de pastores e acha que pode vir se informar sobre meus filhos ou o meu casamento”.

52. Olha, gente, é assim que funciona. O Senhor levanta as pessoas que Ele considera que se encaixam no trabalho e lhes dâ a unèäo, jâ que estäo submissas a serem treinadas por Ele. É claro que é um pouco difícil e demora para se adaptar a ter alguém se envolvendo na sua vida pessoal, mas considere que é proveniente do Senhor. É Ele quem tem o plano completo e tudo jâ bem calculado.

53. Sabe, muitas vezes você vai perceber que aquele aspecto da sua vida no qual näo quer ser ajudado, freqüentemente é uma questäo de suma importãncia para o seu progresso espiritual. Depois que supera nessa ârea, é como se você se abrisse para o Senhor e se entregasse totalmente a Ele, aí tudo se encaixa. Pense nisso.

54. Talvez o incomode muito falar sobre o assunto e considere que se trata da sua prôpria vida, dos seus filhos e do seu casamento; da sua vida sexual e da sua fé. Olha, é verdade que envolve você acima de tudo, mas em nossos Lares, tudo afeta os outros. O que ocorre na sua vida com certeza afeta as pessoas positiva ou negativamente. Você talvez ache que estâ escondendo ou controlando muito bem, mas se näo estiver certo, estâ afetando pelo menos você, e você afeta o seu Lar. E näo sô isso, mas se abrigar pecado ou concessöes em um aspecto da sua vida, vai vazar para outros aspectos da sua vida espiritual. Se você resistir ao pastoreamento em um aspecto, vai acabar rejeitando-o mais e mais até que isso o faèa sair da Família.

55. Uma outra maneira de encarar é que‚ quando você decide ser um discípulo‚ estâ dando a sua vida ao Senhor. Entäo, fica por conta dEle como vai agir na sua vida. E muitas vezes Ele opta por agir através de pastores terrenos — seus cõnjuges‚ colegas de trabalho‚ membros da equipe de pastores‚ etc.

56. É fâcil dizer que você é submisso e receptivo ao pastoreamento por parte do Senhor. Mas näo é täo fâcil dizer que estâ submisso e receptivo ao pastoreamento por parte de fulano de tal. Sô que é assim que o Senhor age. Ele usa pastores físicos para cuidar das Suas ovelhas. Isso também age no sentido de manter todos humildes‚ porque é humilhante ter que corrigir alguém, e também ter que ser corrigido e ouvir alguém lhe mencionar que você talvez esteja errado, ou lhe dar dicas ou pelo menos lhe pedir para orar sobre um certo aspecto da sua vida pessoal. Mas isso lhe faz bem e faz parte do seu processo de crescimento. É imperativo que todos os discípulos da Família fiquem receptivos ao pastoreamento, porque a Família precisa progredir em certas âreas, e pastoreamento é uma das maneiras principais que o Senhor vai usar para ajudar cada um a progredir.

57. Portanto, pensem bem nestas palavras que estâ ouvindo. Quanto mais cedo conseguir se abrir para receber pastoreamento em todos os aspectos de sua vida‚ mais fâcil serâ em longo prazo. Vai dar muito bom fruto porque vocês adquiriräo humildade, melhoraräo nos seus pontos fracos, essa atitude promoverâ uniäo nos Lares e cada vez que forem abertos e demonstrarem que precisam de ajuda, väo receber a forèa e o poder provenientes do Senhor. Quando säo fracos, Ele é forte em vocês. (Fim da mensagem.)

Em suma:

58. (Mamäe:) Pastorear é necessârio e uma das maneiras principais que o Senhor usa para ajudâ–los a progredir e permanecer fortes espiritualmente. Näo é fâcil, mas é necessârio. Para a Família progredir adequadamente, todos väo ter que ser muito mais receptivos a pastoreamento, estando dispostos a pastorear e a serem pastoreados!

59. Entendo que falta a alguns pastores de Lar o treinamento ou experiência para essa funèäo e isso dificulta a situaèäo para eles e para o Lar. Se Deus quiser em breve vamos publicar mais conselhos sobre o que significa ser um pastor e como pastorear. Mas até lâ agüentem firmes, faèam o melhor que puderem para dar e receber, como o Senhor explicou claramente em “Levante-se e Saia Dessa”, e o Senhor os guiarâ e ajudarâ, e vocês aprenderäo e cresceräo com tudo isso.

Outras leituras:

60. (Jesus:) Relacionamentos, casamento, sexo e outras questöes “sagradas” säo bem delicadas e precisam ser tratadas com o mâximo de amor e tato. Säo questöes do coraèäo, envolvem emoèöes e säo muito importantes até mesmo para uma pessoa näo muito emotiva, e têm um forte impacto na vida das pessoas.

61. Nem todo pastor é um ôtimo conselheiro matrimonial ou de relacionamentos, mas mesmo que alguém näo tenha experiência ou conhecimento prâtico, espera-se que Me consulte para saber o que fazer e como ajudar a ovelha a aprender e crescer. Eu cobro isso deles. E, se forem receptivos, posso lhes dar as respostas e orientâ-los para saberem como ajudar as ovelhas. Na verdade, às vezes os pastores podem até ajudar de uma forma excepcional, se estiverem realmente desesperados Comigo, porque näo väo ser influenciados por experiências pessoais, apenas estaräo recorrendo a Mim. Talvez fiquem surpresos ao verem ver as pessoas com as quais podem aprender e que podem ajudâ-los — se decidirem ser receptivos e quiserem ser ajudados.

62. Eu os responsabilizo (pela sua parte na histôria, e isso se aplica a ovelha ou pastor — vocês têm que estar receptivos aos conselhos de outros e Me consultar para ver como efetivâ-los e entender que precisam da ajuda das pessoas.

?

63. (Jesus:) É triste ver como alguns de vocês rejeitam ajuda. Isso mostra que foram bem longe na sua busca por liberdade e querer se desligar da lei. Muitos na Família, na sua busca por liberdade e por viver de acordo com a sua fé sucumbiram à mentira de que isso se aplica a questöes bem definidas da Minha Palavra como, por exemplo, receber orientaèäo, conselhos e sim, até mesmo “correèäo”, essa palavra täo malvada!

64. Quem recusa um conselho é insensato. É o orgulho e o espírito de orgulho que diz às pessoas para rejeitarem pastoreamento pessoal em assuntos delicados como os sentimentais.

65. Orgulho é o grande inimigo, e na verdade no final das contas é ele que o farâ sair perdendo, porque você näo vai receber a ajuda e o pastoreamento que precisa desesperadamente. Em muitos casos, questöes sentimentais que envolvem, por exemplo, relacionamentos, casamentos e sexo precisam de ainda mais pastoreamento do que outras.

66. É hora de arrebentarem as correntes de orgulho e entenderem que, por serem Minha Noiva, vocês säo Uma Esposa. Apôs assimilarem isso, lembrem-se que Eu sou o grande conselheiro matrimonial e tenho um interesse constante em ver Minha Noiva feliz. Se precisar aconselhâ-lo através de pessoas em cargos de lideranèa, seus cõnjuges ou até mesmo de seus colegas, entäo é o que farei. Se todas as pessoas envolvidas estiverem Me buscando e fazendo a sua parte, sô vai ajudar e dar bom fruto.

?

67. (Jesus:) Quando se trata dos seus filhos — uma das maiores dâdivas do Meu amor — deveriam estar desesperados para lhes proporcionar o melhor cuidado‚ pastoreamento e disciplina possíveis. Deveriam aceitar e solicitar ajuda, conselhos e orientaèäo para essa tarefa. Quando se trata de cuidar dos seus filhos‚ näo podem se apoiar no seu prôprio entendimento ou maneira de agir, porque eles merecem mais do que isso. Eles merecem o melhor cuidado que possam lhes dar, e o "melhor" é uma mescla do seu amor e atenèäo junto com Minha orientaèäo e palavras de instruèäo e da ajuda e pastoreamento que vocês, os pais, recebem de outros. (Fim da mensagem.)

Promessa das chaves:

68. As chaves de humildade, fé e receptividade säo excepcionalmente adequadas quando você precisa de ajuda para ser receptivo a pastoreamento. As chaves de fé o consolaräo e o deixaräo tranqüilo sabendo que estou no controle, além de lembrâ-lo do grande amor que tenho por você, e que sô vou permitir que aconteèa o que for para o seu bem. As chaves de humildade o ajudaräo a engolir o orgulho e o lembraräo que precisa disso e quer crescer, fazendo com que a câpsula de correèäo, que é às vezes amarga, se torne bem mais doce e fâcil de engolir. As chaves de receptividade o ajudaräo a realmente entender o conceito, a lièäo que quero lhe ensinar através da situaèäo, e a näo ficar preso a detalhes ou distraèöes colocadas pelo Inimigo. A receita para o sucesso e progresso espiritual é invocar essas chaves!

Vâ mais fundo:

?“As Duas Colunas do Pastoreamento!”, CdM 3067:1–48, BN 695.

?“Metas para 1998!”, CdM 3160:241-253, BN 765.

?“Comunicaèäo no Casamento e em Outros Relacionamentos!”, CdM 3196:89-132, 148-168, BN 800.

?"Viver a Lei de Amor do Senhor, 4a. Parte"‚ CdM 3204:11–20, BN 807.

?“Viver a Lei de Amor do Senhor, 10a Parte”, CdM 3210:4-38, BN 813.

?“Anotaèöes da Mamäe, Nº 8”‚ CdM 3231:44-58, BN 832.

?“O que significa Discipulado a Tempo Integral” CdM 3469:69-119, BN 1055; CdM 3469:431-451, BN 1056.

?“Levante-se e Saia Dessa”, CdM 3497, BN 1082-84.

Pensamento estimulante:

69. (Papai:) Alguns de vocês talvez estejam se indagando se realmente vale a pena tudo isso. — Todas as coisas do mundo às quais têm que renunciar para se revestirem da mente de Deus. A resposta é sim! Sem dúvida vale a pena! Sabe por quê? Porque Jesus vale a pena, e vale a pena fazer qualquer sacrifício por Ele. Este mundo precisa de pessoas dispostas a se entregarem de corpo e alma a Jesus e no final Ele mais do que farâ com que valha a pena. Vocês väo olhar para trâs e sentir vergonha de näo terem se dedicado mais; väo ficar com remorso por näo terem dado o suficiente em comparaèäo com a recompensa que Ele lhes terâ dado. Entäo, serâ que vale a pena? Sem dúvida!

Permanecer dentro dos limites divinos

A questäo:

70. (Mamäe:) O verdadeiro sentido de ser guiado pelo Espírito é fazê-lo dentro dos padröes de obediência estabelecidos pelo Senhor na Carta Magna e na Palavra que trata desse determinado assunto. Aconselhar-se com pastores muitas vezes também vem bem a calhar. Quando você se sente “guiado” a fazer algo que poderia levâ-lo a desobedecer ou desconsiderar os padröes estabelecidos pelo Senhor — como, por exemplo, ter relaèöes sexuais com alguém fora da Família ou dar literatura para um Lar ou pessoa que näo deveria receber, etc., entäo näo é o espírito correto.

O que Deus pensa disso:

71. (Jesus: ) Vocês precisam entender que Eu estabeleci limites através da obediência, tanto no plano físico como no espiritual, e säo para o seu bem. E peèo que näo ultrapassem tais limites‚ porque quero mantê-los protegidos‚ seguros‚ e ajudâ-los a cumprir a Minha vontade. Näo os ajuda quando extrapolam os limites porque acham que sabem o que é melhor. Estäo se colocando numa posièäo de risco, e muitas vezes väo acabar sofrendo as conseqüências. Mas alguns de vocês säo täo broncos no espírito que nem percebem que säo conseqüências. Acham que é o rumo natural dos acontecimentos‚ ou apenas uma "fase ruim". Mas na realidade estäo sofrendo as conseqüências da sua decisäo de ir além dos limites da Minha proteèäo.

72. Entäo, estejam cientes dos limites que determinei quando estiverem pensando, orando e tomando decisöes, ou mesmo sô vivendo a sua vida sem tomarem grandes decisöes. Esses limites näo säo para coibir a sua liberdade ou reprimir o que querem fazer ou reduzir a sua felicidade‚ mas sim para protegê-los. Sendo assim, precisam aprender a confiar em Mim a esse respeito. Quando suas emoèöes ou desejos os inspirarem a ultrapassar esses limites de proteèäo, aprendam a reconhecer a origem desses sentimentos. Mesmo que lhes pareèa perfeitamente seguro näo significa que seja.

73. Podem confiar plenamente que o Meu Espírito näo os guiarâ a ultrapassar os limites da seguranèa que säo para o seu bem. Se, por algum motivo Eu tiver que lhes pedir para abrir uma exceèäo, deixarei super claro — confirmando de vârias formas e através da lideranèa. Vou deixar bem claro para todos qual é a Minha vontade. Näo precisam se preocupar achando que sô vou lhes dar um cutucäozinho e esperar que depois väo ultrapassar os limites que jâ determinei. Näo, se Eu quiser que abram uma exceèäo, deixarei extremamente claro, dando sinais que confirmem a Minha vontade, mensagens através de profecia, e através de conselhos da lideranèa.

74. Portanto, se algo o puxar para fora dos limites que estabeleci — inclusive os determinados na Carta Magna, na Palavra que dei através de David, Maria e Peter, e até mesmo os determinados pelo seu Lar DF ou MM com o intuito de ajudar seus membros a permanecerem dentro do padräo maior de obediência à Palavra — examinem bem para ver a origem desse sentimento. Näo serâ proveniente de Mim nem do Meu Espírito. É o tipo de truque que se pode esperar do enganador e destruidor. Aprenda a ver que esses limites de obediência säo para o seu bem, e respeite-os. Näo se deixe desviar täo facilmente por qualquer espiritozinho maligno que consiga prender a sua atenèäo. Eu näo ajo assim. Se houver motivo para uma exceèäo deixarei bem claro através de muitas fontes, e ao mesmo tempo ampliarei os limites de proteèäo para incluir tal exceèäo, de forma que näo estaria na verdade indo além dos limites e continuaria sob a Minha proteèäo. (Fim da mensagem.)

Em suma:

75. (Mamäe:) O Senhor espera que permaneèamos dentro dos limites de obediência que Ele estabeleceu — a Carta Magna, a Palavra e as regras que o Lar DF ou MM determinou para ajudar seus membros a permanecerem dentro desse padräo. Ele näo vai orientâ–lo a ultrapassar tais limites sem antes confirmar e esclarecer bem e claramente, dando inclusive conselhos através da lideranèa. Portanto, näo se deixe levar à desobediência, achando que estâ sendo guiado pelo Senhor, porque Ele näo o guiarâ nessa direèäo!

Promessa das chaves:

76. As chaves de dedicaèäo o orientaräo, as de humildade o protegeräo, e as de obediência o ajudaräo a ouvir a Minha voz claramente e a segui-la. Quando näo souber bem o que fazer, invoque as chaves e ficarâ extremamente evidente.

Vâ mais fundo:

?“Você deve Obedecer ao Menor Destes Mandamentos”, CdM 1827, PCD 2.

?“Obedecei a Vossos Pastores!”, CdM 2417, PCD 8.

?“Responder a Quem nos Perguntar””, CdM 3016:73-87, BN 653.

?“Profecias Sobre Submissäo”, CdM 3044:119-128, BN 673.

?“Os Ataques Espirituais se Intensificam!”, CdM 3255:70-88, BN 856.

?“Entender Profecia, 2ª Parte”, CdM 3304:207, BN 905.

?“Como as Coisas Realmente Säo nos WS”‚ CdM 3309:216–233, BN 911.

Pensamento estimulante:

77. (Papai: ) Se quer viver a vida de discípulo vai ter que "suportar as aflièöes" de abrir mäo das atitudes e opiniöes do mundo. Mas se o fizer, as alegrias e recompensas que o esperam seräo incomparâveis. Viva por Jesus! É a única maneira de ser livre! É a única verdadeira vida! O resto é sô morte e um monte de merda. Viver por Jesus é o único caminho para serem "os fortes", “os poderosos” e os vencedores que estäo destinados a ser. Siga Jesus incondicionalmente e Ele o imbuirâ de poder como nunca viu! Cada dia que viver por Jesus estarâ juntando mais riquezas eternas do que conseguiria adquirir em 10 mil vidas vividas para o Diabo. Viva por Jesus!

(Caixa de texto: )

Mente aberta

78. (Jesus:) A questäo de "ter a mente aberta", que é uma atitude do mundo, infiltrou-se na Família e agora muitos estäo täo liberais que o Inimigo poderia entrar no seu meio e vocês praticamente pensariam: “Acho que ele tem o mesmo direito que qualquer um de estar aqui”. Quando se trata de aceitar toda e qualquer coisa Eu näo tenho a mente aberta. Existe uma grande diferenèa entre ter uma atitude de fé e ser compreensivo, encarar situaèöes com amor, maturidade, humildade e sem autojustièa, e aceitar qualquer coisa, abrir concessöes ou fazer vista grossa porque näo quer lidar com a convicèäo ou decidir o que fazer ou como abordar certas situaèöes. A maneira de saber qual o meio-termo é avaliando tudo com base na Minha Palavra.

79. Se deixarem essa mentalidade de aceitar os padröes do mundo continuar, a prôpria Família vai se destruir. Imaginem se um exército tivesse uma mentalidade aberta. “Ora, o inimigo tem todo o direito de fazer o que estâ fazendo. Para nôs näo tem problema”. Conseguem imaginar aonde isso levaria? É preciso ter convicèäo e assumir uma postura acerca das coisas. Se têm receio de ficarem autojustos e extremistas demais‚ recorram a Mim, pois posso lhes mostrar o meio-termo. Revistam-se da Minha mente e também saberäo qual é o meio-termo.

(Fim da caixa:)

Permaneèa aberto, mesmo achando que sabe qual é a Minha vontade

A questäo:

80. (Mamäe:) Algumas pessoas acham que se elas “têm a fé” para algo, entäo estâ bem fazer. Ou oram sobre um assunto e ouvem o Senhor, mas depois näo aceitam nenhum outro conselho ou aviso das pessoas. Acham que podem tomar decisöes apenas se aconselhando com o Senhor, e seguem adiante sem ouvirem o que outros têm a dizer ou sem profecias que confirmem o que receberam. E ficam muito ofendidas e melindrosas se alguém questiona sua decisäo. Essa atitude é perigosa, principalmente se a decisäo afeta outros, ou quando estäo fazendo algo que näo coaduna com a Palavra, mas, jâ que “oraram” e "têm a fé", o fazem.

O que Deus pensa disso:

81. (Jesus: ) Se reler a série "Entender Profecia"‚ que é como um manual e explica a maneira correta de usar e aplicar profecia, verâ que esse dom é para ser utilizado junto com os outros princípios bâsicos para se conhecer a Minha vontade, como, por exemplo, submissäo‚ obediência à Palavra, estar aberto a conselheiros divinos‚ etc.

82. Se você näo tem aceitado conselho dos outros e estâ täo decidido e determinado quanto ao que quer fazer, provavelmente nem estâ aberto o suficiente para ouvir a Minha voz nitidamente, muito menos no espírito certo para discernir o que ouve, colocar em prâtica e seguir o conselho recebido.

83. As pessoas afetam-se umas às outras, principalmente no estilo de vida comunitârio que espero dos filhos de David, e todas as suas decisöes mais dia menos dia acabam influenciando o seu Lar e equipe. Entäo, se querem ser uma equipe forte que virâ a dar muito fruto, ser feliz e unida, é sensato estarem abertos uns aos outros e se certificarem que todos os participantes têm fé para as decisöes que estäo sendo tomadas. Uma boa maneira de se mostrar receptivo‚ principalmente caso seja algo que você realmente quer fazer, é pedir a outros para orarem a respeito da questäo, ou pelo menos receberem mais conselhos, confirmaèäo ou esclarecimentos além do que você jâ recebeu. Agindo assim você declara para Mim e todos os seus cõnjuges que quer cumprir a Minha vontade acima de tudo‚ o que abre a porta para o Meu conselho completo e bênèäos totais.

84. Vocês ainda têm muito que aprender sobre profecia e como usâ-la de maneira eficaz e correta. Estudem o manual que lhes dei sobre esse assunto e veräo que, se querem “acertar”, é vital estarem abertos.

?

85. O dom de profecia é para auxiliar o seu processo de tomada de decisöes, para ser mais fâcil descobrir o que espero de você e aceitar a Minha vontade. Mas precisa também se lembrar que é preciso conferir mais de uma vez, de vârias outras maneiras, principalmente durante esta fase em que o estou treinando para usar profecia, porque na realidade você ainda estâ aprendendo. As pessoas que querem agir com sabedoria väo, o mâximo possível, procurar e desejar usar esses outros meios de discernir a Minha vontade.

86. Muitos dos Meus filhos näo têm agido com muita sabedoria e, no seu desejo de “Me seguir” se desviaram, influenciados pelo seu prôprio orgulho a achar que a única coisa que importava era o seu canal e a sua conexäo e Comigo. Entäo aprendam esta lièäo: aceitem quando Eu falar através de outras pessoas e das outras maneiras de encontrar a Minha vontade. Estejam dispostos a ouvir e, se preciso, mudar de opiniäo; e acima de tudo, dispostos e prontos para Me consultar repetidas vezes até terem uma sintonia fina nas perguntas, no seu canal, e saberem ao certo qual é a Minha vontade. Näo fiquem atolados‚ presos ou travados em nenhuma etapa, caso contrârio väo deixar de descobrir o que desejo que faèam. Se permanecerem receptivos a Mim‚ talvez acabem salvando sua vida e o servièo que Me prestam‚ ou a vida e o servièo de alguém mais. (Fim da mensagem.)

Em suma:

87. (Mamäe:) O dom de profecia é para ser utilizado junto com as outras maneiras de descobrir a vontade de Deus. Uma condièäo muito importante para se receber conselho nítido e puro do Senhor é sendo receptivo a outros conselhos que Ele queira dar e também que outros dêem. Tudo funciona junto‚ e sô o dom de profecia näo basta, principalmente enquanto ainda estäo aprendendo a usâ–lo e colocâ-lo em prâtica e têm a bênèäo de viver e trabalhar com muitas outras pessoas que o Senhor também pode usar para guiâ–los e aconselhâ-los.

Promessa das chaves:

88. Quando quiser saber a Minha vontade, invoque as chaves de humildade, e elas o ajudaräo a ficar realmente receptivo ao Meu conselho e sabedoria näo importa através de quem Eu o dê.

Vâ mais fundo:

?"O Líder Sensato e o Líder Insensato!", CdM 263, PCD 5.

?“Ore e Obedeèa!”, CdM 1935:1-3.

?“Intuièäo e Pressentimentos Provenientes do Senhor”, CdM 2749:6-7, 10, 19-21, PCD 11.

?“Palestra de Ano Novo da Mamäe”, CdM 2986:6-14, PCD 12.

?“Perguntas Que Talvez Você Sempre Quis Fazer Sobre Profecias, 1a Parte”‚ CdM 3019:49-56, BN 655.

?“Entender Profecia, 4a. Parte”, CdM 3343:58-77, BN 937.

?“Questöes, 13ª Parte”, CdM 3430:54-80, BN 1012.

?DJCA 1: 244, 284, 291

?DJCA 2: 146.

?“Independence” (Espírito Independente) Word Topics.

Pensamento estimulante:

89. (Papai:) Quer fazer histôria? Olha, entäo invista seu tempo e energia e se empenhe em ganhar o mundo para Jesus. A esta altura do campeonato, esta é a única coisa que vai ser lembrada por todas as eras. “Os que forem sâbios e conduzirem muitos à justièa refulgiräo como as estrelas!”

Nudez... Ser ou näo ser?

A questäo:

90. (Mamäe:) Muitos jovens aparentemente näo gostam de nudez em público ou em locais näo täo privativos, como, por exemplo, caso um adulto da primeira geraèäo deixe a porta do banheiro aberta enquanto estâ se despindo, ou andar pela casa sem blusa ou nu. Eles criticam ainda mais se a pessoa näo tem o “corpo perfeito”, mas também recriminam quando säo adultos da segunda geraèäo que fazem isso. Em alguns países onde precisamos ter uma aparência e forma de testemunhar mais conservadora‚ algumas pessoas adotaram esse comportamento em casa e em suas vidas particulares‚ entäo isso talvez também colabore para a atitude vigente de recriminar a nudez ou ficar incomodado ou ofendido com isso.

O que Deus pensa disso:

91. (Papai: ) Andar por aí nu e se sentir à vontade despido depende muito da criaèäo e preferência das pessoas. Precisam ser sensatos e estar em oraèäo, além de terem que se tornar um no país onde vivem e näo fazer nada que ofenderia ou colocaria em risco o seu testemunho como missionârios.

92. Mas existe o outro lado da medalha também, relacionado à queda do homem no Jardim do Éden‚ quando a primeira coisa que a Serpente lhes disse foi para se cobrirem. Eles ficaram com vergonha de estarem pelados. Deus os criou nus, e eles adoravam e desfrutavam daquela condièäo‚ até que desobedeceram e deixaram o pecado penetrar em suas vidas. Releiam algumas das Cartas mais antigas como, por exemplo‚ "Vem, Mamäe, Queima o Teu Sutiä", ou “A Farmâcia”, ou “Mulheres Revolucionârias”, e verâ que ter grilos a respeito de nudez estâ relacionado a questöes de maior importãncia como liberdade de espírito, humildade, estar disposto a se despir e ficar nu no espírito, e ser a “Igreja Nova”.

93. Informando todos aqueles que näo gostam de andar por aí sem roupa: Näo se preocupem, näo vamos nos tornar uma colõnia de nudismo nem nada assim! Mas é louvâvel näo se ter vergonha de ficar nu nem ter grandes bloqueios a respeito do seu corpo ou ficar se cobrindo, e com certeza näo recriminar aqueles que se sentem mais à vontade com esse conceito.

94. Näo estou dizendo que quanto menos roupa mais espiritual a pessoa. Na verdade‚ alguns de vocês deveriam estar dispostos a usar mais roupa por amor ao seu testemunho — se for inadequado e causar uma impressäo negativa andarem por aí com pouca roupa. Mas se você se incomoda muito com nudez e se tornou uma pessoa super conservadora, ou se critica aqueles que näo se importam de andar nus ou para os quais näo faz diferenèa andarem nus quando é conveniente, talvez devesse reler algumas Cartas antigas e ver se o seu modo de pensar näo estâ sendo um pouco influenciado pelo mundo ou por conceitos igrejeiros quanto à nudez, liberdade e sexo, ou até mesmo pelo seu prôprio orgulho ou inibièöes.

95. Alguns de vocês na realidade assumiram atitudes ímpias e extremamente conservadoras a ponto disso ter sufocado o seu entusiasmo e liberdade e terem passado a se comportar como igrejeiros que menosprezam qualquer forma de expressäo sensual ou qualquer coisa relacionada ao corpo.

96. Esse pode ser um dos ossos do ofício para aqueles que moram em países conservadores onde, devido à necessidade de um comportamento menos espalhafatoso e mais conservador quando estäo ministrando aos perdidos, isso pode vir a influenciar sobremaneira a sua vida doméstica. Alguns de vocês ficaram um pouco igrejeiros e travados, näo täo livres no espírito como o Senhor os criou. Apesar de ser extremamente importante näo terem um comportamento que vâ ofender o público, amigos e contatos, também é importante largarem essas limitaèöes quando estäo com outros membros da Família e continuarem vivendo de acordo com a sua heranèa de filhos ciganos e rebeldes.

97. Näo hâ problema nenhum com a nudez, seus corpos, sexo ou nada que Deus tenha criado e lhe dito que pode desfrutar. Qualquer atitude que vâ contra esses valores provém do Sistema e do Diabo. Näo estou dizendo que é sempre conveniente demonstrar a sua liberdade, mas é importante manter as coisas na perspectiva correta no seu coraèäo e conceitos e näo perder o contato com a humildade e a liberdade de espírito, mesmo que nunca possa manifestâ-la abertamente.

98. Às vezes faz muito bem às pessoas ficarem nuas e fazerem algo sensual perto dos outros, quando conveniente e dentro das diretrizes adequadas. Isso o humilha e pode aproximâ-lo mais dos outros. Pode retirar suas fachadas e a imagem que tenta passar e deixâ-lo um pouco mais solto, o que viria muito a calhar com alguns de vocês. Entäo, apesar de ninguém estar exigindo que faèam isso (usar roupas sensuais ou ficar nu de vez em quando), é bom parar e examinar o seu coraèäo para ver como estäo as suas atitudes quando comparadas com o que o Senhor diz sobre o assunto.

99. Logicamente isso näo é abertura para “usar liberdade para dar ocasiäo à carne”. Näo estâ lhes dando carta branca para montarem campos de nudismo e tudo liberado. É apenas um aviso para se certificarem de que näo estäo perdendo o seu fogo e radicalismo e deixando o orgulho sufocar a liberdade que Deus nos deu. Examine o seu coraèäo e veja se as suas atitudes e modo de pensar podem ficar mais dentro da perspectiva do Senhor, aceitar mais os outros, o corpo deles e suas opèöes. E se você for doido por nudez, examine o seu coraèäo e veja se estâ agindo em amor, ou se a sua conduta estâ constrangendo as pessoas. Se cada um levar em consideraèäo o outro nesta questäo‚ perguntando ao Senhor o que é adequado e qual a reaèäo humilde em cada situaèäo‚ väo encontrar um meio–termo saudâvel. (Fim da mensagem.)

?

100. (Aviso importante:) Mencionamos este assunto, mas näo estamos incentivando nenhum comportamento sexual inadequado‚ assim como nudez näo implica em sensualidade. Existem dois aspectos bem distintos nesse conselho: um é a observaèäo de Papai de que alguns de vocês ficaram conservadores demais e que talvez seja bom fazerem algo um pouco sensual. É claro que esse conselho sô se aplica dentro da faixa etâria pertinente a ele.

101. O segundo aspecto estâ relacionado às atitudes extremamente conservadoras e näo salutares em relaèäo a nudez em geral, que näo tem nada a ver com sexo ou um ambiente sensual. Muitos dos nossos filhos estäo crescendo com atitudes igrejeiras e insalubres em relaèäo a seus corpos, porque temos nos precavido demais para que näo vejam ninguém nu de jeito nenhum. Näo é saudâvel para eles nem cria uma atitude cristä‚ informal e natural em relaèäo à nudez. De modo que estamos falando sobre termos uma atitude mais natural e solta em relaèäo ao corpo que o Senhor nos deu, e passar essa mesma atitude saudâvel para nossos filhos. Muitas famílias de diferentes camadas da sociedade descobriram que uma atitude mais à vontade em relaèäo à nudez é bem mais saudâvel para eles e seus filhos. Na Europa e em muitos outros lugares, existem muitas praias de nudismo ou onde se anda topless, e vêem-se famílias inteiras desfrutando juntas da praia. É algo perfeitamente normal e aceito.

102. Contudo, até mesmo no plano do nudismo social (ou seja‚ sem conotaèäo sexual), devido ao clima que existe no mundo atualmente e o fato de que existem pessoas malévolas e desequilibradas mentalmente, devemos tomar cuidado para nos abster de toda a aparência do mal, que poderia põr em risco nosso estilo de vida comunitârio. Entäo, sabendo disso‚ por favor, sejam sensatos e ajam da maneira adequada, principalmente na presenèa de crianèas ou adolescentes, pois em alguns lugares isso pode ser mal-interpretado. Peèam ao Senhor sabedoria para saberem como aplicar este conselho e continuem clamando as chaves de seguranèa e proteèäo para nossas crianèas e Lares, orando também para que transmitamos a elas a heranèa revolucionâria e caída fora do mundo como devemos, e que ela näo se perca devido à necessidade de mudarmos algumas coisas para nos encaixarmos na sociedade. Por favor, orem por sabedoria para encontrarem um meio-termo!

Em suma:

103. (Mamäe:) Ser conservador demais é uma atitude que vai contra os padröes divinos e näo é a maneira de agir da Família. Quer ou näo a pessoa fique nua é uma preferência pessoal‚ mas näo se permita ficar travado ou preocupado demais com o seu corpo ou ser conservador demais quando se trata de nudez ou de expressar a sua sexualidade!

Promessa das chaves:

104. As chaves de humildade säo polivalentes e você ficarâ surpreso com a maneira como elas podem mudâ-lo ao clamâ-las pedindo fé para fazer a coisa humilde.

Vâ mais fundo:

?“A Drogaria”, CdM 266.

?“Vamos Mamäe! Queime o seu sutiä!”, CdM 286, PCD 5.

?“A Nudez Pode Ser Linda”, CdM 1006:13-15.

?“Terâs Sexo!”, CdM 1181, PCD 2.

?“Sexo sem Pecado”, CdM 1969:1-19, PCD 8.

?“Temos Muito que Aprender”, CdM 2054:16-21.

?“A Bíblia é bem assim!”, CdM 2321:10-18.

?"Por que Nos Apedrejais!", CdM 2835:1-6, 18-22, PCD 11.

Pensamento estimulante:

105. (Papai:) Eu odeio o Sistema! Odeio as vaidades e a afronta espiritual. Eu tenho asco desse mundo carnal, nojo, porque conheèo a pureza e a beleza do Céu! Quer ter a mente aberta? Quer ser uma pessoa legal mesmo? Entäo rejeite o võmito nojento que säo os caminhos do homem e adote o vinho puro e potente do Céu! Vai lhe dar o maior barato. Você é homem ou mulher o bastante para agüentar? Serâ que agüenta o poder do Espírito? Ou vai se acomodar com a mornidäo desse mundo? Ou pior ainda, com o veneno desse mundo?! Quero aqueles que säo livres o bastante para viverem no espírito! Que Deus me dê aqueles que säo radicais o bastante para rejeitarem o mundo e todas as suas vis corrupèöes! Os verdadeiros filhos de David odeiam o Sistema e os caminhos do homem, porque säo corrompidos e imundos em comparaèäo com a embriaguez poderosa que o Espírito dâ. Cuspam fora o veneno do mundo e bebam o poder do Céu! Fiquem bêbados‚ embriagados no espírito!

O abismo entre as geraèöes: conselho para adultos da segunda geraèäo

A questäo:

106. (Mamäe:) Algumas pessoas têm uma opiniäo bem forte em relaèäo ao abismo entre as geraèöes e acham que vai ser sempre assim. O Senhor disse que na Família e com o Seu Espírito e a uniäo que Ele quer nos dar‚ näo precisa haver abismo entre as geraèöes de jeito nenhum. É claro que sempre haverâ uma diferenèa entre o que os jovens e os adultos da primeira geraèäo preferem. Mas muitas pessoas deixam o “abismo entre as geraèöes” servir de desculpa para a desuniäo e falta de laèos e unificaèäo nos seus Lares e relacionamentos. Isso näo é aceitâvel.

107. Uma manifestaèäo do abismo entre as geraèöes é quando os adultos da segunda geraèäo recriminam os da primeira à medida que väo ficando mais velhos, criticando-os por serem fracos de saúde ou por suas dificuldades durante a menopausa‚ etc., e, num certo sentido rotulando-os de "fracos" ou "enjoados".

O que Deus pensa disso:

108. (Jesus: ) A vocês que têm o problema de criticar, especificamente as fraquezas físicas ou preferências da primeira geraèäo que estâ ficando mais velha, digo que sô podem julgar depois de terem passado pelo que eles passaram. A Minha mensagem para vocês é bem simples: primeiro mudem o seu coraèäo.

109. Talvez achem que os adultos da primeira geraèäo poderiam fazer certas coisas para serem melhores soldados, para lutarem mais, reclamarem menos, se esforèarem mais ou, no geral, ficarem mais na vitôria e Me louvarem apesar das dificuldades físicas e emocionais que enfrentam com a idade. Mas gostaria que vocês deixassem tudo isso de lado por um momento e confiassem em Mim que, se os adultos da primeira geraèäo precisarem melhorar em alguns aspectos, Eu vou lidar com essas situaèöes a Meu tempo. Mas por agora, estou Me concentrando em vocês, e a pergunta é: Vocês os têm tratado como gostariam de ser tratados?

110. Muitos de vocês säo exatamente como o servo infiel que näo teve misericôrdia como tiveram dele. Muitos de vocês esperam bastante compreensäo, justièa e eqüidade, no entanto estäo dispostos a dar muito pouco de tudo isso. Examinem seus coraèöes e atitudes em relaèäo àqueles que estäo ficando mais velhos e enfrentam batalhas näo sô espirituais, mas também físicas. Vocês realmente entendem o que eles estäo passando? Têm condièöes de julgar? Estäo lhes dando o mesmo voto de confianèa e encobrindo com amor uma multidäo de pecados como querem que se faèa em relaèäo aos jovens da sua faixa etâria e todas as suas fraquezas, excessos e erros?

111. Vocês por acaso usam as doenèas e dificuldades físicas dos adultos da primeira geraèäo como desculpas para menosprezâ-los e näo manifestarem o amor e a uniäo que pedi para terem entre si independentemente da sua idade ou geraèäo? Por acaso estäo se esforèando o mâximo possível para se darem bem? Ou estäo juntando todas as justificativas‚ tipo eles säo “velhos” demais e “esquisitos”, para justificar o fato de näo estarem estendendo a mäo em amor?

112. Eu entendo que as duas geraèöes serem bem unidas é algo difícil, principalmente a uniäo entre os bem mais velhos e os bem mais novos. Mas serâ que existe mesmo uma distãncia täo grande que o amor näo possa ultrapassar?

113. Peèo a vocês, da geraèäo mais nova, que deixem as suas desculpas e encontrem maneiras de fazer o relacionamento com a geraèäo mais velha dar certo, em vez de arranjarem razöes para explicar por que näo dâ certo. Peèo-lhes que examinem seus coraèöes e ampliem sua perspectiva, pedindo-Me para ajudâ-los a adquirir generosidade de espírito, compaixäo, compreensäo e todos os dons que precisam para entender os que talvez lhes pareèam fracos, lentos, rabugentos e enjoados, mas que‚ no entanto, estäo passando por situaèöes pelas quais vocês ainda näo passaram. Näo pensem no que eles precisam fazer para melhorar ou no que os tornaria pessoas melhores, mas sim no que vocês podem fazer para melhorar e se tornarem pessoas melhores.

114. Ponderem também para ver se as manias e as coisas que às vezes eles têm dificuldade em fazer ou aceitar realmente os incomodam tanto assim quer seja o fato de precisarem dormir mais ou usarem uma certa cadeira ou consumirem certos alimentos. Vejam se realmente os afetam, ou se o fato de vocês ficarem reclamando a respeito dessas coisas, sendo autojustos, críticos ou se incomodando demonstra que o Inimigo e os Selvegion os estäo atacando‚ visto que vivem procurando uma maneira de lanèar sementes de discôrdia entre vocês. Tentem ver se conseguem fazer vista grossa às coisas, dar uma colher de châ e ser um exemplo do tipo de compreensäo e tolerãncia que gostariam de receber.

115. Ninguém gosta que as suas dificuldades sejam minimizadas ou generalizadas. Ninguém gosta de ser incluído com o resto das pessoas da sua idade e näo ser considerado como uma pessoa com batalhas e dificuldades individuais. Ninguém gosta que fiquem murmurando a seu respeito, implicando, ou agindo como se todos ficariam mais felizes se a pessoa näo estivesse ali. Você estâ fazendo alguém no seu Lar se sentir assim? Pense nisso. E se estiver, ore e Me peèa para mudar a sua atitude. Faèa uma distinèäo e analise as coisas para ver se certas situaèöes realmente o incomodam ou se você estâ simplesmente sucumbindo a um espírito crítico ou de murmuraèäo. Pondere e veja se realmente seria täo difícil assim simplesmente deixar algumas coisas passar e adotar a atitude de: “Glôria a Deus, somos todos diferentes, com diferentes pontos fracos e fortes. Sei que os meus säo muitos”.

116. Sei que vocês têm condièöes de fazer isso. Sei que foram bem criados e que lhes ensinaram a ter amor, educaèäo e compaixäo daqueles que estäo passando por dificuldades. Mas em algum momento em suas vidas, o excesso de familiaridade roubou-lhes essas qualidades em relaèäo àqueles que mais precisam: seus irmäos da primeira geraèäo. Näo basta ter esses sentimentos pelos perdidos ou carentes, precisam também sentir isso e agir assim com as pessoas com quem convivem.

117. Dê o primeiro passo na sua vida hoje, mesmo que seja apenas para tomar tempo para ponderar sobre as questöes que apresentei, para pensar no que precisa mudar no seu coraèäo para você se tornar uma pessoa mais compreensiva‚ amorosa‚ tolerante e unida com aqueles da primeira geraèäo com os quais vive. Veja especificamente o que é que os adultos da primeira geraèäo com os quais convive fazem que tanto o incomodam, e se realmente é importante. Em outras palavras, se é mais importante do que a uniäo e as bênèäos completas que ela gera, ou se é apenas algo que pode deixar passar por amor a Mim, para preservar a uniäo‚ e para näo ser um hipôcrita que fica julgando os outros como você näo gostaria de ser julgado.

118. Comeèa com você. É uma questäo do coraèäo. As mudanèas necessârias têm que vir de dentro, do coraèäo de cada um de vocês sem exceèäo. Näo existe ninguém que esteja lendo este texto que näo precise efetuar alguma mudanèa. Sô que nada jamais vai mudar se cada pessoa näo comeèar a efetuar essas mudanèas, ter os pensamentos e fazer as oraèöes que väo ocasionar as mudanèas necessârias. Näo esperem para alguém dar o primeiro passo, dê você. Dê o primeiro passo hoje mesmo! (Fim da mensagem.)

Em suma:

119. (Mamäe:) Se a primeira geraèäo precisa mudar em certos aspectos o Senhor vai agir na vida deles. Por agora examinem os seus coraèöes e vejam como podem ser mais tolerantes, amorosos‚ compreensivos‚ amigâveis e menos egoístas. Näo importa qual seja a “desculpa”, desuniäo é obra do Inimigo e dos Selvegion. Näo permitam que entre em sua vida e Lar!

Promessa das chaves:

120. Você muitas vezes enfrentarâ obstâculos grandes demais para o seu amor, mas nenhum além do Meu amor, que encontra uma maneira de superar os obstâculos ou, se necessârio, os desintegra. Clame as chaves de amor e serâ reabastecido com o Meu Espírito sempre que precisar.

Vâ mais fundo:

?“Anime-se!”, CdM 3047:70–170, BN 677.

?“Superar o Abismo Entre as Geraèöes”, CdM 3161:9-17, 20-24, 161-168, BN 767.

?“Autojustièa — A Grande Barreira Entre as Geraèöes”, CdM 3293:139-169, BN 897.

?“Segredos para uma boa comunicaèäo”, CdM 3323:45-72, BN 927.

?“Como se Precaver dos Selvegion”, CdM 3403:13-20, BN online No 5.

Pensamento estimulante:

121. (Papai:) Meu Deus, como amo essa Família! Amo os que säo radicais, dedicados, leais e que estäo decididos a cumprir a vontade de Deus näo importa o que aconteèa! Dêem ao seu pai motivo de orgulho, tendo coragem de dar preferência ao caminho de Deus em vez de às ilusöes do homem. Tenham peito para derrubar, desarraigar e destruir as obras da iniqüidade e trazer o Reino de Deus à Terra! Você é um dos reinôis? Ou estâ nadando nas fossas sépticas do Sistema? Se forem meus filhos väo seguir na direèäo dos picos das montanhas e deixar o vale para sempre! Saiam do meio do atoleiro da mediocridade e descubram a liberdade que existe na montanha da vontade de Deus. Aleluia! Você estâ do meu lado?

O abismo entre as geraèöes: conselho para os adultos da primeira geraèäo

A questäo:

122. (Mamäe:) Um outro fator que contribui para o abismo entre as geraèöes é a atitude de alguns da primeira geraèäo que acham que todos os jovens säo fracos, transigentes e näo säo dignos de confianèa. E também a noèäo de que os jovens väo sempre estar num nível diferente dos adultos da primeira geraèäo, e nunca seräo tratados no mesmo nível ou respeitados como colegas de trabalho.

O que Deus pensa disso:

123. (Jesus:) Essa atitude Me desaponta muito, principalmente por Eu jâ ter dito tanta coisa esses anos todos sobre uniäo entre as geraèöes. Quando existe fé na Minha Palavra e ela é praticada, a diferenèa entre as geraèöes praticamente some. Digo isto porque jâ foi feito e provado que é possível, e Eu näo pediria às Minhas noivas algo que fosse inatingível.

124. Mas ver esse tipo de atitude ainda ativa e bem viva‚ principalmente entre os adultos da primeira geraèäo‚ Me entristece profundamente. Significa que vocês näo estäo realmente lendo e acreditando na Minha Palavra nem deixando-a mudar seus coraèöes e mentes.

125. Quero que vocês — e estou Me dirigindo aos adultos da primeira geraèäo — peguem a sua lupa espiritual e comecem a dar uma boa olhada no seu coraèäo e nas suas atitudes. Em vez de olharem para os outros — e nesse caso Me refiro aos da segunda geraèäo — olhem para onde deveriam estar olhando: para o seu prôprio quintal e para as suas prôprias atitudes erradas. Quando as pessoas — e mais uma vez Me dirijo aos adultos da primeira geraèäo — säo teimosas e se apegam à atitude de que sempre haverâ um abismo entre as geraèöes, que näo é possível fazer nada, que é intransponível e sempre existirâ, na verdade estäo declarando abertamente sua falta de fé na Minha Palavra. Na verdade, é mais do que incredulidade é rejeitar a Minha Palavra. É dar prioridade ao seu raciocínio e atitudes carnais em vez de à Minha mente e a receber o Meu conselho sobre esses assuntos.

126. Vocês de ambas as geraèöes deveriam estar agindo num nível, num plano diferente dos mundanos. Deveriam estar vivendo no plano do Espírito, onde tudo é possível e nada é impossível através de Mim e do poder das chaves. Mas, em vez disso, quando ficam abrigando essas atitudes, estäo optando por viver dentro das limitaèöes da carne e da sua mente carnal em vez de irem para o plano superior do Espírito.

127. Vocês näo precisam agir no plano carnal e natural. Näo precisam se sujeitar às mesmas barreiras e diferenèas entre geraèöes que existem no mundo. É verdade, existem diferenèas entre as geraèöes‚ é algo natural, mas näo säo intransponíveis, e com certeza näo deveriam ser usadas como desculpa para justificar a impossibilidade da uniäo, da coesäo entre as geraèöes. Aceitar a derrota pelo fato de apegarem–se a essa atitude mundana é o mesmo que entregar sua mente, vontade e atitudes ao Inimigo e aos caminhos do mundo. Agindo assim estäo optando por habitar nos planos inferiores, no natural e carnal e näo optando pelos caminhos do espírito e da Minha mente.

128. Quando decidem acreditar no seu raciocínio e atitudes carnais nessa questäo — mesmo que os tenham desenvolvido devido a tristes experiências pessoais ou sô frustraèäo com certas situaèöes, é fracasso garantido. O que os unirâ é o Espírito, o Meu Espírito — que estâ em todos os filhos de David. Sô através do Espírito é que haverâ verdadeira uniäo. O espírito transcende idade, tempo e todas as barreiras do mundo natural. Se virem que näo têm condièöes de se unir e viver em harmonia com os jovens, ou pior ainda‚ se comeèaram a disseminar que isso é impossível — quer passivamente quer por palavra e aèäo — entäo falta o Meu Espírito em suas vidas. Sendo assim o problema fica totalmente por sua conta, näo da geraèäo mais jovem.

129. E se virem que estäo sendo farisaicos, rotulando os jovens e categorizando todos eles como indignos de confianèa, transigentes e fracos‚ entäo vocês é que têm um problema. E é um problema sério. E esse problema desafia näo sô o seu futuro, mas também o futuro que prometi à geraèäo mais jovem da Família em geral. A meta é dar à geraèäo mais jovem a mesma consideraèäo, amor e respeito que dariam a alguém da sua prôpria geraèäo. Se näo conseguem‚ entäo têm um grave problema de autojustièa e se tornaram uma garrafa velha — quebradièa e incapaz de mudar, de dar lugar a outros, de entregar responsabilidade e estâ inclusive com ciúmes e ressentido de Eu Me manifestar e agir através de outros.

130. Ao se firmarem nessa visäo colocaram-se acima dos outros no espírito e em atitude, e essa é uma grave brecha no muro da uniäo. Se continuarem com essa atitude no espírito em relaèäo aos Meus jovens, por mais que se esforcem na carne näo haverâ uniäo. A uniäo é uma questäo espiritual que sô pode ser alcanèada através do espírito e se as Minhas noivas de todas as idades se humilharem diante de Mim e uma da outra e desejarem desesperadamente incluir o Meu modo de pensar, o Meu amor e o Meu Espírito nas suas interaèöes.

131. Um aviso àqueles que acham que os jovens säo inferiores ou estäo num nível diferente: cuidado. Mesmo que näo concordem, vocês partilharam do fermento dos fariseus — um fermento mortífero que vai se expandir‚ aumentar e vir a inutilizâ-los no Meu servièo e incapacitâ-los de continuar espiritualmente abertos, flexíveis, maleâveis e humildes. É sinal de autojustièa, e na verdade estäo fazendo fiau para Mim e para a Minha Palavra. Essa atitude entrou como um veneno na “corrente sanguínea” do seu espírito, e a menos que a retirem através do filtro de limpeza da Minha Palavra, pedindo fervorosamente por fé e humildade, e depois obedecendo, esse veneno vai penetrar aos poucos no resto do seu corpo e logo logo väo deixar de acreditar e reivindicar muitas coisas que se encontram na Minha Palavra. Se continuarem agindo como se a uniäo entre as geraèöes näo existisse e fosse impossível existir, estaräo dando preferência às suas atitudes mundanas em vez de acreditarem que a Minha Palavra é a verdade. — Que através do poder da Minha Palavra, das chaves do Reino e do Meu Espírito todas as barreiras podem ser transpostas e pode haver verdadeira uniäo entre as geraèöes.

132. Uma última palavra, e um aviso sério a esta altura: Aqueles que persistirem nessa atitude väo ficar para trâs na Revoluèäo. Näo vou poder levar Comigo para o futuro as pessoas que näo estäo dispostas a trabalhar com ambas as geraèöes, as pessoas que, egoisticamente se recusam a dividir responsabilidade, ou que näo conseguem dispensar aos mais jovens, ou menos experientes, um pouco de respeito, amor, confianèa e fé. Isso é inaceitâvel no exército que estou montando para o futuro. (Fim da mensagem.)

Em suma:

133. (Mamäe:) Acreditar que o abismo entre as geraèöes sempre existirâ, na realidade é desafiar as Palavras do Senhor e Suas promessas sobre o assunto. A uniäo é fruto do espírito e para ter o espírito é preciso acreditar na Palavra — que é possível ser feito — e se empenhar em implementar o que ela diz. A autojustièa atrapalha esse tipo de uniäo e no final o futuro da Família. Opte por acreditar nas promessas do Senhor e agir com base nelas. Pelo poder das chaves, da Palavra e do Espírito do Senhor todas as barreiras podem ser transpostas e pode haver verdadeira uniäo.

Promessa das chaves:

134. As chaves podem ajudâ-lo a se tornar uma garrafa nova, que näo sô flui, mas que se regozija e anela pelas últimas novidades do Meu Espírito.

Vâ mais fundo:

?“Superar o Abismo Entre as Geraèöes”, CdM 3161:9-17, 25–31, 147-158‚ BN 767.

?"Autojustièa — A Grande Barreira Entre as Geraèöes", CdM 3293:19-83‚ BN 897.

?“Segredos para uma boa comunicaèäo”, CdM 3323:45-72‚ BN 927.

?“Os Profissionais”, CdM 3399:236–277, BN 993.

?DJCA 2: 67, 193, 412, 414‚ 418, 455.

Pensamento estimulante:

135. (Papai:) Esqueèam os caminhos desse mundo! Esqueèam os pensamentos do homem. Quem eles acham que säo para manchar os filhos de Deus com suas väs filosofias? Vocês säo um povo eleito‚ um sacerdôcio real, e foram escolhidos desde a fundaèäo do mundo para serem a maior ameaèa a Satanâs que jâ existiu! Näo joguem fora esse direito que Deus lhes deu, absorvendo e enfraquecendo suas convicèöes com os poluentes desse mundo. Desprendam-se deles, livrem-se das correntes da conformidade! Vivam como herdeiros do Reino!

Para as duas geraèöes, sobre um relacionamento mais estreito

A questäo:

136. (Mamäe:) Um outro obstâculo à uniäo entre as geraèöes: alguns — de ambas as geraèöes — acham que sô é possível se divertir e descontrair com pessoas da mesma geraèäo.

O que Deus pensa disso:

137. (Jesus:): É claro que existem diferenèas entre os adultos da primeira e da segunda geraèäo. Basta ver que a maioria dos adultos da primeira geraèäo tem a idade dos pais dos jovens da segunda geraèäo, ou os da segunda säo da idade dos filhos da primeira, e é claro que, para comeèar näo väo parecer “amigöes”. Mas näo precisa continuar assim. Achar que sempre haverâ um abismo entre as geraèöes e que a vida é simplesmente assim näo é verdade. Talvez seja esquisito dar um passo e tentar ficar na companhia de alguém de outra geraèäo e podem até achar que é mais fâcil ignorar a convicèäo que coloco no seu coraèäo do que lidar com esse sentimento, ou simplesmente deixar as coisas como estäo, porque é mais fâcil do que mudar.

138. No momento quero que parem e ouèam o que Eu tenho a dizer a respeito, porque simplesmente näo deveria existir um abismo. É claro que existem diferenèas, mas näo deveria haver uma barreira. Como superar a sensaèäo de que existe na realidade uma barreira? Ora, é preciso empenho de ambas as partes. Precisam estar dispostos a se submeter e Me deixar mudar suas atitudes, e também largar essa impressäo imatura que têm de que, por alguma razäo, a juventude, no caso dos adultos da segunda geraèäo‚ ou a sua sabedoria e experiência, no caso dos adultos da primeira geraèäo, lhes dâ uma posièäo de vantagem, porque näo é assim.

139. Se unirem a juventude e a sabedoria väo ter uma forèa imbatível! Entäo é claro que o Inimigo luta com unhas e dentes. Ele coloca em vocês sentimentos que, devido à visäo prevalente no mundo atualmente‚ vocês aceitaram como normal, natural e inevitâvel, e faz com que a outra geraèäo pareèa inatingível e unirem–se a ela algo que nem sequer querem fazer. Sendo assim vocês se acomodam na "confortâvel" posièäo de näo se empenharem e simplesmente sô se envolvem e conversam com os seus colegas, em vez de recorrerem à vasta fonte de poder que possuiriam se estivessem unidos.

140. Meus filhos, o seu poder estâ na uniäo. Quando näo estäo unidos näo têm poder. É simples assim.

141. Vocês precisam tomar tempo, parar para conversar com os adultos da primeira ou da segunda geraèäo. Ambas as partes têm que estar dispostas e prontas para deixar de lado suas preferências e tentar. Depois entäo passaräo a ter uniäo de verdade e entenderäo o que estou dizendo. Väo sentir a diferenèa em suas vidas‚ no fruto que väo dar, na felicidade que väo sentir‚ na eficâcia do seu trabalho, porque estaräo sendo abenèoados. Vocês seräo uma forèa poderosa que o Inimigo näo conseguirâ deter.

142. A Família batalha hâ anos com esse problema de uniäo. Sabem por quê? Porque o Inimigo os combate com unhas e dentes! Ele conhece o poder que seria liberado se realmente se unissem, entäo fica com medo e faz o mâximo possível para evitar que alcancem essa meta. Väo deixâ–lo fazer isso? Sei que näo väo!

143. Essa coisa de acharem que näo sô näo gostam de ter convívio com pessoas da outra geraèäo, mas também o fato de ficarem criticando uns aos outros, essa intolerãncia das fraquezas uns dos outros, das preferências dos outros, e o fato de tanta coisa que a outra geraèäo faz os incomodar näo passa de orgulho. Existe orgulho demais por aí, o que os faz achar que vocês e os da sua geraèäo säo melhores; mas a verdade é que sem a outra metade — a outra geraèäo — falta algo. Precisam de ambas para a Família estar completa e ser um exército completo que vai invadir os portöes do Inferno! Se estiverem desunidos ou na tendência de seguir o que consideram natural, que é sô se envolver com pessoas da sua geraèäo, entäo correm um sério risco de perderem a batalha.

144. Certas mentalidades se infiltram sutilmente, e esta se infiltrou (através do orgulho e das pequenas decisöes diârias de seguir o caminho mais fâcil. Quando se vêem diante de uma decisäo que, em termos de esforèo se equipara ou a uma subida íngreme ou a uma descida, é claro que väo escolher a descida, principalmente se essa escolha aparentemente näo for r a “errada”. Vocês têm ôtimas desculpas — estäo cansados, acabaram de chegar depois de um dia cansativo de testificaèäo, ou passaram o dia cuidando de crianèas e agora sô querem espairecer. É claro que querem fazer algo que lhes agrade, e ter que ceder ao desejo de alguém que prefere fazer outra coisa parece que é pedir demais. Entäo se vêem tendo que decidir com quem väo passar um tempo e optam por ficar com a sua turma e fazerem algo da sua preferência. E têm um bom motivo. — Cumpriram o seu dever e servièo para Mim o dia inteiro, entäo esperam que Eu faèa vista grossa a esta decisäozinha egoísta.

145. Sim, Eu fico feliz pelo amor que têm por Mim e por servirem fielmente, mas quem foi que disse que viver para Mim é bater ponto de 8 às 18 hs? Você näo pode simplesmente cumprir o "expediente" e depois ir embora, porque näo é assim que funciona. O que você faria se Eu estivesse aí com você? E se Eu aparecesse como alguém da outra geraèäo? Você viria passar tempo Comigo e talvez fazer algo que näo era muito a sua praia?

146. O fato é que existem diferenèas de preferências entre as geraèöes. Isso näo é errado. Mas o errado é quando essas diferenèas säo usadas como desculpas para evitar convívio, uniäo e conexäo entre as geraèöes.

147. A maneira de superar esse abismo é comeèar a dar passos na direèäo uns dos outros. Poderia ser um assunto a discutir na reuniäo de Lar. Poderiam fazer uma relaèäo de sugestöes de convívio que agradariam aos adultos da primeira geraèäo, e alguns que seriam da preferência da segunda geraèäo. Depois podem alternar essas atividades no Lar. Coisas como, por exemplo, jantares especiais com convívio, até mesmo uma refeièäo informal no dia de folga, sair juntos para jogar futebol ou passarem um tempo juntos para jogar um jogo de tabuleiro ou de cartas bebendo algo gelado e comendo uns aperitivos. Talvez surjam idéias que agradem a uns e näo a outros, mas se quiserem, sempre é possível encontrar algo em comum.

148. E quem sabe, talvez se você passar a conhecer a pessoa que o incomoda tanto, até venha a entendê-la melhor e amâ-la mais, daí as coisinhas näo väo incomodâ-lo tanto. Lembre–se que "o amor lanèa um véu sobre a multidäo de pecados".

149. Entäo tome a iniciativa de amar! Dê um passo para sair da sua rotina e fazer algo diferente. É claro que näo tem problema passar tempo com os seus colegas de vez em quando e fazer as coisas que gostam de fazer juntos. Mas precisa haver um meio-termo, porque essa é a única maneira de vivenciarem Minhas bênèäos plenas e se tornarem a equipe poderosa que precisam ser para vencerem essa guerra. Faz parte da vida de um discípulo e de ser completamente submisso a Mim.

150. Vou ajudâ–los com essa mudanèa! Estou ansioso por vê-la se concretizar, porque vai transformar a vida em muitos Lares e equipes e tornâ-los bem mais eficientes e felizes!

151. Dêem pelo menos um passinho cada dia, mesmo que comecem apenas cumprimentando alguém que normalmente näo cumprimentariam. É um passo, e a partir daí vai aumentar. Durante esse período em que estäo tentando mudar de hâbitos e atitudes, busquem-Me regularmente‚ até mesmo todos os dias, para receberem idéias de como fazer contato com as pessoas da outra geraèäo e estreitarem os laèos com elas. Abenèoarei o seu empenho lhes dando amor e o espírito sacrificado que väo precisar. E em breve näo vai exigir mais esforèo para ser amigo‚ porque na verdade vocês seräo amigos! É fâcil assim. Dêem um passo cada dia na direèäo certa, tomando as decisöes certas‚ e chegaräo lâ! (Fim da mensagem)

Em suma:

152. (Mamäe:) As duas geraèöes têm diferentes preferências, foram criadas de maneiras diferentes, têm suas predileèöes e coisas que näo gostam e o Senhor näo quer mudar isso. Cada geraèäo tem que ceder e aceitar as diferenèas da outra para se tornarem uma equipe forte e unida — unida näo sô no trabalho, mas também no relacionamento pessoal. O Senhor promete que, se efetuarem essa mudanèa, vai fazer uma diferenèa enorme no grau de eficâcia e de felicidade nos Lares.

Promessa das chaves:

153. Por maiores que pareèam ser as suas diferenèas, as chaves de laèos mais estreitos podem uni–los no Meu Espírito. Vocês näo väo ficar iguais, mas väo se encaixar como uma cavilha bem torneada, para que juntos, por Mim, possam ser mais fortes do que jamais conseguiriam ser sozinhos.

Vâ mais fundo:

?“As Cartas da Cúpula de 96, 6ª Parte”, CdM 3092:93-97, 104-121, BN 725.

?“As Cartas da Cúpula de 96, 7ª Parte”, CdM 3093:23-32, BN 726.

?“A Incumbência do Senhor Para Você”, CdM 3095:25-36, BN 717.

?" Carta de Abertura Para a Celebraèäo de Aniversârio De 1998", CdM 3158:54-85, BN 766.

?“Metas para 1998”, CdM 3160:203-218, BN 765.

?“Superar o Abismo Entre as Geraèöes”, CdM 3161:37-46‚ 126–131, BN 767.

?“Lutando pelas 'Vitôrias de Ouro' Juntos”, CdM 3169:51-55‚ BN 772.

Pensamento estimulante:

154. (Papai:) Eu näo vou fingir que a vida de um discípulo é fâcil. Näo vou enganâ-los. Vou meter bronca em vocês com a realidade. A vida de um discípulo implica trabalho duro, sacrifício, dor e sofrimento‚ e vocês väo ter que abrir mäo de muita coisa. Mas a vida de um discípulo é a mais emocionante que existe! A dor que talvez sinta por ter que endireitar o seu modo de pensar näo é nada em comparaèäo com as emoèöes e a alegria transbordante de servir Jesus de todo o coraèäo. É algo inigualâvel.

Copyright © 2004 por A Família

(fim de arquivo)