Renovação: O Desafio de Investir nos JETTs e Adolescentes Juniores

Maria
June 15, 2004

DF/MM/FM 3492 4/04

Maria 680

Querida Família

Nesta BN vou enfocar nos nossos JETTs e adolescentes juniores e em suas necessidades durante a renovaèäo sendo que‚ como veräo‚ muitos conselhos nas BNs sobre esse período podem ser aplicados a eles. Podem ler: "Renovaèäo: A Visäo Geral" com eles, se ainda näo o fizeram, porque, embora seja mais voltada para os adultos (maiores de 18) e adolescentes seniores, contém bons princípios espirituais com relaèäo à renovaèäo que os ajudaräo a entender a visäo geral.

2. “Renovaèäo: Um Presente de Amor para as Crianèas” também contém conselhos muito importantes que podem usar no seu trabalho criando, pastoreando e cuidando dos seus JETTs e adolescentes. Por exemplo:

 Acreditar que tudo o que o Senhor os instruiu a fazer para cuidarem dos JETTs e adolescentes juniores nesta BN é possível e viâvel com a ajuda dEle e o poder das chaves.

 O Lar se unir para orar e planejar como väo atender às necessidades dos JETTs e adolescentes juniores durante a renovaèäo, unindo esforèos e cada pessoa orando para ver como fazer a diferenèa.

 Cada um ter fé e convicèäo na renovaèäo e também uma atitude positiva para poder ser uma influência edificante e um apoio para os JETTs e adolescentes juniores no seu Lar.

 Enfocar nos benefícios em longo prazo da renovaèäo na vida dos seus JETTs e adolescentes, o que lhes darâ a fé de perseverarem e obedecerem mesmo quando for difícil — näo sô por amor a si mesmos, mas por amor a eles.

 Planejar de antemäo coisas especiais que podem fazer para os JETTs e adolescentes juniores e até orar sobre recompensas por comportamentos exemplares e passos de progresso.

 Usar as armas de louvor, oraèäo de intercessäo e as chaves.

3. Entäo, nesta BN vou incluir e abordar principalmente conselhos sobre outros aspectos e pontos específicos relacionados mais aos JETTs e adolescentes juniores. E além desta BN, provavelmente häo de notar que haverâ uma Carta mais curta (BN 1078) dirigida aos prôprios JETTs e adolescentes juniores que incluiremos no pacote da renovaèäo que receberäo. É uma carta pessoal minha para eles, com algumas mensagens do Senhor que podem ler com eles antes da renovaèäo, e eles podem ter suas prôprias côpias para estudarem e recapitularem. Embora seja endereèada especificamente aos JETTs e adolescentes juniores, por favor, queridos adultos e adolescentes seniores, näo deixem de lê-las.

4. Preparar essas BNs para a renovaèäo tem sido uma aventura emocionante. Quando o Senhor nos disse para termos a renovaèäo, Ele nos revelou pouquíssimos detalhes, de modo que apenas obedecemos e publicamos o plano "Avante, Sempre Avante!". Näo tínhamos conhecimento das razöes‚ mas sabíamos que era importante e que deveríamos obedecer ao Senhor. Entäo, quando chegou a hora de comeèarmos a preparar essas BNs ainda näo tínhamos o plano geral. Na verdade, a princípio pensâvamos que sô haveria uma BN sobre o assunto, mas nosso Marido nos guiou passo a passo, e tem sido inspirador ver o plano dEle se desenrolar e Ele usar essa situaèäo ao mâximo. É algo muito maior e melhor do que Peter e eu esperâvamos, e vai dar bom fruto na vida de todos nôs.

5. Embora a renovaèäo seja uma aèäo conjunta, tem sido emocionante descobrir que o Senhor tem um propôsito e uma meta especiais näo para nôs como Família e para cada um individualmente, mas também para cada faixa etâria. Ele tem em mente os nossos melhores interesses — desde a pessoa mais nova à mais velha — e adequou Seu presente de amor sob medida segundo as necessidades de cada faixa etâria. Ele promete que a renovaèäo serâ para benefício de todos, inclusive dos JETTs e adolescentes juniores. Embora no princípio vâ ser difícil para muitos deles, e certamente um desafio para os pais e pastores convencê-los de que vai ser bom e positivo, à medida que seguirmos o Senhor e Lhe obedecermos, poderemos confiar que eles, como todos nôs, de alguma maneira, väo sair da renovaèäo melhores. É uma promessa maravilhosa à qual nos agarrarmos!

6. (Jesus: ) Eu dispenso o Meu amor de vârias formas, e a renovaèäo é um presente que dou em amor para cada membro da Família‚ do mais novo ao mais velho. Vocês, adultos, sentiräo o Meu amor de uma maneira especial. As crianèas menores sentiräo de outra forma e os jovens, principalmente os JETTs e adolescentes juniores, sentiräo de ainda outra forma.

7. O Meu amor por vocês adultos virâ principalmente sob forma de limpeza e renovaèäo, que os traräo de volta ao seu Primeiro Amor, ajustando as suas prioridades e fortalecendo suas convicèöes e determinaèäo de Me servir no nível para o qual Eu os tenha chamado. O Meu amor serâ sentido mais fortemente sob a forma de revitalizaèäo‚ mudanèas e crescimento. Para as suas crianèas menores o Meu amor se manifestarâ de forma diferente. Elas o sentiräo no tempo a mais que passaräo com elas‚ nas leituras mais emocionantes e alimentícias da Palavra‚ ao se divertirem mais, terem mais oportunidades de fazer coisas diferentes, e ao serem ministradas mais por aqueles a quem admiram.

8. Jâ os jovens‚ principalmente JETTs e adolescentes juniores, sentiräo o Meu amor de maneira diferente. Eles näo o desejam manifestado tanto sob a forma de mais tempo com seus pais, ou das mesmas atividades que para as crianèas mais novas säo divertidas. Essa näo é a extensäo do Meu amor que quero derramar neles durante a renovaèäo. Para eles o Meu amor através da renovaèäo tem que ser sob a forma de desafios, realizaèäo e na descoberta do Meu Espírito como nunca antes. Os jovens precisam descobrir do que se trata a Família; sua fé precisa ser fortalecida e eles precisam descobrir que Me servir é divertido. Muitos dos nossos JETTs e adolescentes juniores säo fracos e precisam desesperadamente desta oportunidade de se fortalecerem.

9. A renovaèäo é um período durante o qual quero mostrar aos JETTs e adolescentes juniores o que significa estar na Família. Quero que experimentem a alegria e as emoèöes advindas de Me servir. Quero acender o fogo de revoluèäo nos seus coraèöes. Mas näo posso fazer isso sozinho. Vocês, adultos e adolescentes seniores, precisam concretizar essa visäo, o que ocorrerâ se fizerem com que a Palavra ganhe vida para eles como nunca antes: levando-os para testificar e ganhar almas para que possam ganhar amor pelos perdidos; ajudando-os a recorrerem à Palavra em busca de respostas para usarem na testificaèäo, ao incluírem-nos em formas radicais de testificaèäo, mesmo que näo seja a sua favorita. Festas e atividades säo divertidas e tem o seu momento, mas se os JETTs e adolescentes sô ganharem isso com a renovaèäo väo perder alguns dos benefícios mais importantes desse período.

10. Para os seus JETTs e adolescentes juniores se tornarem discípulos e membros da Família dedicados, é preciso investir — näo sô em atividades e convívios divertidos, mas também em experiências que mudaräo suas vidas e que os colocarâ no campo de servièo a Mim. Eles precisam comeèar a serem desafiados a assumir mais responsabilidades e crescerem no discipulado. Quero que fiquem entusiasmados com a Família. Näo quero com isso dizer que até o final da renovaèäo eles väo ter que ser discípulos totalmente dedicados, de fazer ou morrer, mas quero que seus coraèöes sejam mais iluminados e que haja mais fogo e luz do que antes. Para alguns deles essa talvez seja a última chance de se conectarem a Mim e serem ganhos pelo Meu Espírito.

11. Em muitos Lares os JETTs e adolescentes juniores trabalham para ajudar a manter o Lar funcionando. Mas embora vocês väo continuar dependendo de sua contribuièäo para o Lar e que carreguem suas responsabilidades de alguma forma — com oraèäo e profecia, aconselhando–se e reorganizando o horârio — as necessidades específicas deles precisam ser atendidas. Talvez exija alguns sacrifícios, mas esse é o preèo que teräo de pagar para ajudâ-los. Näo peèo mais de vocês do que podem suportar ou cumprir, mas vocês têm que fazer a sua parte.

12. Esta renovaèäo tem o potencial para ser um salva-vidas para muitos de seus jovens. É um meio de colocâ-los num caminho firme de servièo a Mim, seguindo na direèäo certa. Mas para funcionar, é necessârio investir nos JETTs e adolescentes juniores com orientaèäo, ajuda, pastoreamento, amor, desafio, oportunidades de testificaèäo gratificantes‚ tempo na Palavra emocionante e atividades e eventos cheios do Espírito. Se quiserem ver uma diferenèa na vida deles ao final da renovaèäo, väo ter que ministrar para eles. Eles precisam daqueles que estäo dispostos a ajudâ-los a saírem vitoriosos.

13. Durante a renovaèäo Eu vou derramar copiosamente o Meu poder para o discipulado, Meu poder revolucionârio. Todos os que se abrirem para Mim, independentemente da idade, seräo renovados com uma alegria e entusiasmo que näo conhecem. Quanto aos seus jovens, se fizerem tudo direitinho e lhes derem o que precisam, colheräo as Minhas bênèäos na forma de forte dedicaèäo e compromisso. A renovaèäo pode vir inclusive a salvar a vida espiritual de alguns que estäo para abandonar o servièo a Mim. Tenho a chave para o coraèäo de cada um e garanto que se vocês fizerem a sua parte, ao final da renovaèäo eles estaräo visivelmente mudados para melhor, e seguiräo a Mim e à Minha Palavra com mais convicèäo.

14. (Mamäe:) Vai ser um desafio para todos os Lares pastorearem os JETTs e adolescentes juniores e lhes darem atenèäo. Num certo sentido eles säo um grupo à parte quando se trata do que vai satisfazê-los, ajudarem-nos a sair vitoriosos da renovaèäo e suprir suas necessidades. Eles estäo numa categoria ímpar, porque säo muito mais responsâveis pelos seus atos do que as crianèas, porém ainda näo säo täo responsâveis por prestar contas quanto os adultos. Sendo assim, as coisas‚ abordagens e os benefícios da renovaèäo que atraem as crianèas menores e elas consideram vantajosos näo väo funcionar com os JETTs e adolescentes juniores. Entäo näo adianta ter um plano genérico para todas as faixas etârias.

15. Como o Senhor disse na mensagem acima‚ boa parte da renovaèäo para os JETTs e adolescentes juniores terâ que ser espiritual. Eles precisam de desafios e educaèäo espirituais, porque muitos deles precisam crescer, ser limpos, e aprender o que significa ser um discípulo. Mas as suas outras necessidades säo bem físicas e prâticas, e também têm que ser supridas, tais como emoèäo, mudanèas, atividades físicas, diversäo, aventuras de testificaèäo, recreaèäo e conhecimento. Espiritualidade demais durante a renovaèäo em detrimento das necessidades físicas prôprias dessa idade é um tiro que vai sair pela culatra; vocês väo encontrar resistência. Mas, por outro lado, se enfatizarem demais os aspectos físicos em detrimento do espírito no final também näo serâ suficiente. É imperativo haver um meio-termo, e é por isso que precisamos clamar as chaves de equilíbrio e sabedoria.

16. Os JETTs e os adolescentes juniores precisam se divertir e ter emoèöes, recreaèäo e tudo o mais, mas sô essas coisas físicas sem o fortalecimento espiritual necessârio nunca serâ suficiente. Vocês podem fazer tudo quanto é tipo de coisas divertidas no mundo para eles e satisfazer todos os desejos de seus coraèöes, mas se eles näo forem desafiados espiritualmente nunca seräo fortalecidos. Eles jâ näo säo mais crianèas; estäo passando rapidamente para a idade de adultos totalmente responsâveis, e se näo forem fortalecidos agora, talvez nunca venham a ser os discípulos que o Senhor os destinou para serem. É um pensamento sério e motivador. Para alguns deles, esta pode muito bem ser a sua última grande oportunidade de serem fortalecidos.

Quatro investidas principais

17. Vocês jâ leram muitos conselhos sobre a renovaèäo nas primeiras quatro BNs desta série, nas quais o Senhor deu muitas orientaèöes e tarefas. Eu me preocupo achando que talvez a esta altura vocês estejam um pouco desanimados sem saber como väo conseguir se concentrar nos JETTs e adolescentes juniores além de tudo o mais que têm para fazer e que jâ lhes parece uma montanha. Poderíamos falar muito sobre os JETTs e adolescentes juniores‚ e abordar diversos ãngulos interessantes e específicos de suas vidas, mas näo quero que se sintam esmagados pela sobrecarga de informaèäo. Näo queria esperar demais de vocês, entäo pedi ao Senhor que nos mostrasse as questöes principais, os pontos principais que väo ajudar nossos JETTs e adolescentes juniores durante a renovaèäo.

18. Acho que väo ficar felizes em ouvir que o Senhor disse que queria que mantivéssemos Suas instruèöes simples, e que embora os JETTs e adolescentes juniores às vezes sejam complicados, as suas principais necessidades na verdade säo bem simples. Claro que satisfazer essas necessidades é outra histôria e um desafio em tanto, mas vocês teräo condièöes de enfrentâ–lo com a ajuda do nosso Marido e do poder das chaves!

19. O Senhor näo espera que consigamos transformar todos os JETTs e adolescentes juniores em discípulos totalmente dedicados em apenas seis meses. Se esta for a nossa meta e näo a alcanèarmos, vamos acabar com sentimento de culpa e desencorajados. Mas esses seis meses väo influenciar. Serviräo de alicerce para o discipulado, e com isso os JETTs e adolescentes juniores väo tomar decisöes. Alguns talvez decidam 100% que querem ser um discípulo. Alguns talvez prefiram dar ao Senhor mais tempo e oportunidade de trabalhar nas suas vidas antes de decidirem que o discipulado näo é para eles. Seja como for, decisöes seräo tomadas, e a renovaèäo serâ o catalisador.

20. Seguem-se as quatro coisas principais que o Senhor disse que os JETTs e adolescentes juniores precisam durante a renovaèäo. É claro que nem é preciso dizer que säo essas coisas que o Senhor gostaria que continuâssemos proporcionando para os nossos jovens‚ mesmo depois do período de renovaèäo.

21. 1) A Palavra e conhecimento espiritual: A necessidade de aulas da Palavra, devoèöes, inspiraèöes e atividades espirituais que os motivaräo e inspiraräo. Se os seus JETTs e adolescentes juniores ainda näo têm tempo na Palavra e aulas da Palavra voltados para eles, esta é uma necessidade que deveriam perguntar ao Senhor como suprir. Eles precisam comeèar a ingerir mais carne da Palavra para serem discípulos mais fortes. Mas, ao mesmo tempo‚ näo säo adultos e näo se pode esperar que absorvam a Palavra como os adultos, de modo que precisam de uma educaèäo espiritual divertida, animada, inspirada, nova, original, agradâvel e que satisfaèa as suas necessidades. De vez em quando vocês väo ter que deixar queimar um fogo descontrolado para que haja fogo sequer. É melhor eles estarem em fogo do que mortos. (Obs.: Vejam idéias para isto e para os prôximos três pontos no final desta Carta.)

22. 2) Recreaèäo e diversäo: Eles precisam de bons momentos de diversäo e recreaèäo saudâveis regularmente. Sem filmes, jogos de computador ou outros meios de entretenimento mundano, vocês väo ter que inovar mais e orar por idéias. Poderiam planejar ou provisionar passeios de antemäo, dependendo do que é possível fazer na sua ârea, como também excursöes que säo em conta e nem precisam provisionar. Festas e atividades especiais no Lar ou na ârea que satisfaèam as necessidades dos JETTs e adolescentes juniores também ajudaräo a suprir suas necessidades físicas.

23. Aparentemente vai dar bastante trabalho, e vai mesmo. Mas vocês näo têm que achar que tem que fazer tudo pelos JETTs e adolescentes juniores. Incluam-nos no planejamento, e ensinem-nos a trabalhar em prol da sua diversäo. Se eles comeèarem a aprender desde agora a planejar e coordenar as coisas para si mesmos e seus colegas, com conselho e supervisäo, dependeräo cada vez menos de vocês para idéias e planejamento de cada pequeno evento para eles.

24. 3) Aventuras de testificaèäo: Os jovens precisam aprender a testemunhar‚ alimentar as ovelhas e prosseguir o contato com elas. Durante a renovaèäo o Senhor quer que fisguemos os JETTs e adolescentes juniores na Família e os ajudemos a fazer mais firme o seu chamado e vocaèäo como discípulos, ou pelo menos que comecem a seguir nesse sentido, e a testificaèäo é uma parte importante disso. Precisamos ensinâ-los a ser testificadores e ganhadores de almas profissionais. A emoèäo que a testificaèäo produz é algo que os JETTs e adolescentes juniores precisam desesperadamente experimentar regularmente.

25. Mais do que qualquer outra coisa que possam fazer por eles, sentirem-se realizados testemunhando é o que vai motivâ-los a dar suas vidas para Jesus como discípulos e missionârios. Como um CO que leu uma côpia avanèada desta BN comentou:

Testificar vai fazê–los ver a criaèäo que receberam com outros olhos. Quando se virem cara a cara com uma ovelha que se agarra a cada palavra que dizem em busca de resposta, de repente vai cair a ficha e tudo que aprenderam vai fazer sentido. Quando eles perceberem que têm no coraèäo a chave (toda a Palavra que têm armazenada) para destrancar os mistérios e resolver os segredos mais profundos nas vidas daqueles com quem entram em contato e que estäo buscando desesperadamente respostas, daräo valor à sua criaèäo.

26. Além disso, oportunidades de testificaèäo interessantes e gratificantes aumentam a auto-estima e autoconfianèa dos jovens, apura suas habilidades de comunicaèäo e os ajudam a superar a timidez, além de preencher parte do grande vâcuo que eles têm por emoèöes. Planejar algumas oportunidades memorâveis de testificaèäo para os seus JETTs e adolescentes juniores durante a renovaèäo é um investimento que vai render e muito.

27. (Jesus: ) Assim como grandes líderes, tantos bons como ruins, personificaram seus reinos, Eu personifico o Meu. E assim como o amor e a lealdade dos súditos os motivava a lutar e morrer pelos seus monarcas nos campos de batalha deste mundo, assim serâ com os jovens do Meu Reino.

28. Eles sô se sentiräo motivados a travar as batalhas ou, ainda mais importante, a atacar os exércitos do Inimigo, se for por amor a Mim. Sô teräo condièöes de implementar uma testificaèäo radical se Me amarem o bastante para fazerem isso. Entäo, se quiserem métodos radicais de testificaèäo‚ primeiro têm que orar para que eles se apaixonem por Mim e pela Minha Palavra — que é Eu. Eles precisam, antes de tudo, Me amar o bastante para estarem dispostos a dar suas vidas como homens livres no Meu Reino, em vez de entregarem-se às forèas de Satanâs e tornarem-se servos e escravos de seu domínio tenebroso.

29. Vocês têm que orar para que os JETTs e adolescentes juniores se apaixonem por Mim e pela Minha Palavra. Orem e clamem as chaves com toda a diligência, depois faèam a sua parte para treinâ-los nos caminhos da guerra espiritual e levâ–los à batalha. Eles säo idealistas, e se dedicaräo aos seus ideais, quer bons quer maus. Vocês têm que fazer tudo ao seu alcance, primeiramente em oraèäo, para que eles fiquem entusiasmados com os ideais certos. Se eles se empolgarem estaräo dispostos a fazer coisas loucas por Mim para serem testemunhas, e testemunhas radicais. Mas vocês näo podem esperar que eles estejam dispostos a tentar essas coisas se näo estiverem empolgados.

30. E lembrem-se que o sucesso gera sucesso. Orem para encontrar outros jovens convictos — jovens na Família que também estejam em fogo para testemunhar‚ para que possam trabalhar juntos e se ajudar mutuamente. E também jovens no Sistema que se empolguem com a mensagem e a testificaèäo. Nada incentivarâ mais os seus JETTs e adolescentes juniores na testificaèäo do que o sucesso, do que verem jovens que fiquem convencidos da mensagem, do que verem a Palavra agir na vida das pessoas, e terem a oportunidade de alimentar discípulos em potencial.

31. Testificaèäo radical é feita por gente radical. Nem sempre é o tipo de testificaèäo que tem que ser radical, visto que às vezes aventuras de testificaèäo radicais e memorâveis podem acontecer de maneiras e em lugares tradicionais e conservadores. A testificaèäo serâ radical se um radical estiver testificando. Seus filhos säo rebeldes, mas infelizmente muitos deles estäo se rebelando contra vocês e por causa disso contra Mim. O seu trabalho é virar as mesas e transformar essa rebeldia numa rebeldia contra o Diabo.

32. 4) Metas pessoais: Eles precisam de uma ou mais metas definidas para näo ficarem por aí perdidos ou entediados durante a renovaèäo. Eles precisam se empenhar em algo e de algo no qual investir suas energias no seu tempo livre. Eles nem sempre estäo estudando, testemunhando, ajudando no Lar ou participando de atividades divertidas. Às vezes näo haverâ nada planejado para eles, de modo que cada um precisa ter algo para preencher essas lacunas. Eles näo sô precisam que se faèam coisas com eles para preencher os momentos vazios dantes ocupados pelas coisas do mundo‚ mas também väo precisar aprender a preenchê–los sozinhos — a ter iniciativa, a se auto-motivarem, a serem criativos e inovadores, porque vocês, adultos, näo väo estar às ordens deles 24 horas por dia.

33. (Jesus:) Cada JETT e adolescente júnior tem que encontrar pelo menos uma meta pela qual lutar durante a renovaèäo. Mais metas é melhor, porque eles têm um monte de tempo livre, mas uma é o mínimo. Eles precisam de algo — pelo menos uma coisa — à qual se dedicar e na qual trabalhar. Näo tem que ser necessariamente algo espiritual, embora possa ser. Pode ser algo profissionalizante, recreativo, educativo ou até físico. Mas a questäo é que nenhum JETT ou adolescente júnior deveria ficar sem uma meta, boiando por aí durante a renovaèäo sem um objetivo ou direcionamento. Eles precisam de pelo menos uma meta sôlida, ou se forem ambiciosos, de vârias.

34. Deve-se esperar que se empenhem nessa meta ou metas durante a renovaèäo, para que até o final desse período tenham realizado e aprendido algo novo ou crescido de alguma forma. Principalmente no comeèo eles väo precisar de ajuda dos pais e adultos [inclusive de vocês, adultos jovens e da segunda geraèäo], mas na realidade näo väo poder contar com essa ajuda o tempo todo. Väo ter que aprender a se auto-motivar, se aplicar, serem autodidatas e aprenderem e crescerem por conta prôpria.

35. No comeèo os adultos podem ajudâ-los, mas depois, num determinado momento‚ deveräo incentivar os jovens a continuarem por conta prôpria, ou pelo menos a maior parte do tempo. E mais para o fim da renovaèäo‚ os JETTs e adolescentes juniores no Lar, ou até mesmo na ârea, poderiam ter uma noite especial de atividade para comunicar a outros as suas metas e dizer como as alcanèaram. Se a meta for algo que pode ser demonstrado, como por exemplo tocar algo ou danèar, poderiam fazer uma apresentaèäo.

36. O ideal é que os JETTs e adolescentes juniores escolham algo que queiram, mas se estiverem sendo muito rebeldes e näo quiserem fazer nada, vocês deveräo decidir por eles. Se näo se motivarem por conta prôpria, por preguièa demais ou por estarem se rebelando contra a renovaèäo, podem motivâ-los dando-lhes uma meta. Podem até lembrâ-los que näo estäo sendo discriminados, mas que todos os JETTs e adolescentes juniores na Família estäo passando pela mesma coisa. Um dia eles väo olhar para trâs e ver o que vocês os incentivaram a aprender‚ e os hobbys e coisas prâticas que talvez tiveram que forèâ-los a aprender‚ e ficaräo agradecidos.

37. Suas decisöes deveriam ser coisas viâveis e dentro da realidade, mas ao mesmo tempo vocês, adultos, também teräo que ter cuidado para näo jogar um balde de âgua fria em coisas que pareèam um pouco radicais. Lembrem-se que o seu JETT ou adolescente júnior tem seis meses para alcanèar a sua meta, e as opèöes säo ilimitadas.

Ensinar nossos JETTs e adolescentes juniores a se automotivarem e a tomarem a iniciativa

38. (Mamäe:) Na mensagem acima o Senhor disse que os JETTs e adolescentes juniores precisam saber se automotivar, aprender e crescer por conta prôpria. Isso é algo muito importante näo sô para o seu desenvolvimento pessoal‚ mas para aliviar os pais e pastores. Se durante todo o período da renovaèäo os JETTs e adolescentes juniores esperarem que vocês faèam e planejem tudo para eles ou faèam e desfaèam para mantê-los felizes e ocupados a cada minutinho‚ vocês väo ficar esgotados. Jâ têm que dedicar cada minuto do dia às crianèas menores, entäo se os JETTs e adolescentes juniores ficarem contando com essa mesma quantidade de tempo de dedicaèäo intensa‚ vocês väo acabar tendo um esgotamento. Simplesmente näo é realista.

39. Nem é bom para eles esperarem serem privilegiados e que se faèa tudo por eles, porque isso os ensina a serem preguièosos, e näo incentiva motivaèäo, criatividade e iniciativa. Se quiserem fazer coisas divertidas, eles väo ter que se mexer. Caso se sintam entediados, eles precisam trabalhar com vocês para remediar esse tédio. Eles têm que aprender a se motivarem e planejarem as coisas para si mesmos, e manterem-se desafiados e fazendo progressos, pois faz parte de amadurecer. Vocês podem e deveriam ajudâ-los e orientâ-los, mas eles precisam, de alguma forma‚ aprender a se automotivarem para aprenderem coisas novas, serem produtivos e fazerem coisas úteis com o seu tempo livre.

40. Muitos dos nossos JETTs e adolescentes juniores näo têm nem uma motivaèäo e iniciativas bâsicas. É um problema muito disseminado nessa faixa etâria. Eles ficaram preguièosos e acostumados a ganhar tudo de mäo beijada. Muitos adotaram a mentalidade de que se estäo entediados ou se näo se sentem desafiados a culpa é dos pais ou do Lar. É possível, caso näo estejam suprindo as necessidades bâsicas dos jovens que säo de sua responsabilidade suprir, como os quatro pontos mencionados acima. Mas muitas vezes eles estäo entediados ou näo se sentem desafiados porque näo têm nenhuma meta na vida — nem mínima que seja — e porque alguns deles näo têm a mínima motivaèäo para produzir, aprender, crescer, progredir e fazer algo para si mesmos.

41. Essa seria uma boa pergunta para fazerem ao Senhor: “Como podemos ajudar os JETTs e adolescentes juniores no nosso Lar a se motivarem mais? O que podemos fazer para remediar o problema e encorajar mais criatividade e iniciativa?” Vocês, adultos, deveriam discutir juntos o conselho que o Senhor der e fazer planos definidos para implementâ–los.

42. Autodisciplina e automotivaèäo iräo beneficiar nossos JETTs e adolescentes juniores na sua vida, näo importa quais sejam suas decisöes futuras. Eles precisam ter uma visäo mais em longo prazo‚ porque a maioria deles näo entende o conceito de que o tempo que investem hoje para aprender, crescer e progredir seja no que for, vai beneficiâ-los mais tarde. Eles precisam de ajuda para entender que as coisas que aprendem e fazem hoje väo beneficiâ-los no futuro, quer permaneèam ou näo na Família. Trata–se de tornarem-se pessoas bem preparadas‚ com o mâximo de conhecimento, instruèäo e know-how possível. Tudo vai ajudâ-los como missionârios e membros da Família, mas também vai ajudâ-los mesmo que um dia saiam da Família.

Vamos abrir exceèöes para os JETTs e adolescentes juniores?

43. Pouco depois de anunciarmos a renovaèäo em “Avante, Sempre Avante!”, recebi a seguinte pergunta de um CO:

44. [Um casal na nossa ârea] estâ tendo dificuldades com seu filho de 15 anos. Ele estâ passando pelos anos de rebeldia da adolescência e näo tem um compromisso genuíno com o estilo de vida da Família‚ embora os pais estejam fazendo tudo o que podem para ajudâ–lo‚ e orando para que ele ganhe a vitôria.

45. Eles ainda näo leram a Carta “Avante, Sempre Avante!” com seu filho porque temem sua reaèäo ao período de seis meses de renovaèäo, e que se ele ficar sabendo que näo vai poder brincar no computador nem assistir a filmes durante seis meses isso talvez seja a última gota. Ele talvez fique täo chateado e zangado com o Senhor e a Família, achando que näo é justo, a ponto disso ser-lhe mais prejudicial do que benéfico e ele entäo realmente forèar para näo ficar na Família.

46. O que fazer num caso desses‚ em que os pais realmente querem passar pelo período da renovaèäo e se absterem de influências do Sistema, mas seus adolescentes juniores näo?

47. Conversamos um pouco sobre isso e eu lhes lembrei que houve épocas na vida do filho deles (como também foi o caso do meu filho e basicamente de quase cada adolescente que conheèo), que ele se comportou mal e sofreu restrièöes semelhantes, como, por exemplo, näo poder usar o computador ou ficar sem assistir a filmes por um tempo, até mesmo por um mês ou mais. Eles admitiram que esse jovem jâ passou por algo assim, que jâ o puniram antes e obtiveram êxito, mas que na época o garoto via claramente que estava sendo castigado por algo errado que fizera. Eles näo acham que ele vai realmente entender ou aceitar que ele estâ sendo proibido de certas coisas por causa dos erros da Família de modo geral.

48. Eu acho que muito depende da atitude dos pais e do quanto eles apôiam a Palavra, pois isto näo tem como näo afetar a atitude dos filhos e de como eles aceitam esse anúncio.

49. Quando conversamos um pouco a respeito, nos perguntamos se talvez para os adolescentes juniores, em vez de banir totalmente os jogos de computador e os filmes, se näo poderíamos impor restrièöes, como, por exemplo‚ apenas uma hora por semana, ou algo assim? Näo é que eles queiram que o seu filho fique isento de seguir as diretrizes do período de renovaèäo no mundo inteiro, mas se todos os Lares DF e MM väo ter que se certificar de que seus adolescentes juniores seguem as restrièöes do período de renovaèäo, eles sô querem estar preparados para lidar com a reaèäo do seu adolescente. (Fim do trecho.)

50. (Mamäe:) Eu imagino que provavelmente existem outros pais em situaèöes semelhantes com adolescentes juniores que estäo às margens da Família, ou que näo estäo bem espiritualmente, ou que estäo passando por um período difícil, e vocês talvez estejam se perguntando como väo lidar com suas reaèöes, se forem negativas, que em alguns casos podem ser bem rebeldes e explosivas.

51. Quando lerem esta BN‚ seus adolescentes juniores e JETTs provavelmente jâ estaräo cientes da renovaèäo, e talvez até apreensivos, como alguns pais provavelmente estäo em relaèäo ao início desse período, preocupando-se com seus JETTs e adolescentes achando que eles väo infernizar a sua vida. Eles näo väo ficar felizes em abrir mäo dos jogos de computador nem em parar de assistir a filmes e coisas assim. E se realmente se rebelarem contra as regras da renovaèäo e armarem um barulho dos diabos, o que väo fazer? Serâ que väo ter que seguir as regras da renovaèäo? Ou abriremos exceèöes?

52. O que o Senhor disse basicamente é que näo poderâ haver exceèöes.

53. (Jesus:) O Lar inteiro, quer DF quer MM, e todos os seus membros, têm que seguir o que é requerido para o período de renovaèäo, exceto os Lares FM, embora isso lhes seja recomendado. Por amor à uniäo no Lar e um verdadeiro espírito de renovaèäo no Lar inteiro e de seus membros, näo é hora de abrirem exceèöes. Seria difícil para um Lar estar unido e fazendo progresso se todos näo fizerem a mesma coisa e obedecerem em tudo. Para näo haver dúvidas, por amor à uniäo e para receberem as verdadeiras bênèäos desse período de renovaèäo, é melhor näo haver exceèöes.

54. (Mamäe:) Os JETTs e adolescentes juniores provavelmente seräo a categoria que mais vai apresentar desafios, principalmente porque väo ser os mais afetados pelo jejum de influências mundanas. Eles no geral absorvem mais coisas do mundo para se entreterem e distraírem do que as outras faixas etârias‚ entäo para eles serâ uma grande renúncia. E, como mencionei antes, pelo fato de muitos deles näo serem automotivados nem terem iniciativa e a boa e velha criatividade, existe maior probabilidade de acharem que vai ser um tédio para eles, pelo menos no comeèo‚ o que serâ motivo de preocupaèäo tanto para eles como para os pais e pastores. E além de todas essas razöes, muitos deles säo espiritualmente fracos; é uma idade rebelde, de modo que é natural que reajam negativamente e considerem injusto.

55. Eu ouso dizer que quase todos os JETTs e adolescentes juniores väo reclamar pelo menos um pouco, e muitos väo armar um fuzuê no comeèo. Alguns deles talvez sejam insolentes e rebeldes e tenham uma reaèäo extremamente negativa à renovaèäo, mas väo sair dessa à medida que o Senhor ajudâ-los a se adaptarem e eles optarem por se submeter. Mas alguns talvez väo reclamar até o fim da renovaèäo, caso decidam näo se submeter e prefiram ficar de molho no seu negativismo e rebeldia.

56. Näo importa como os seus jovens reajam, vai haver algum tipo de desafio, e vocês teräo que orar e pedir ao Senhor para lhes mostrar o segredo para chegar ao coraèäo deles. Também teräo que clamar as chaves de convicèäo‚ bom senso e sabedoria para pastorearem seus JETTs e adolescentes juniores com amor‚ compreensäo, eqüidade e com uma perspectiva certa, contudo sem ceder às exigências deles nem vacilar nas suas decisöes. Lembrem-se sempre de que näo os estäo privando de coisa alguma nem os prejudicando. Ao obedecerem ao Senhor vocês estaräo fazendo o que é melhor para eles, mesmo que no princípio nem vocês nem eles vejam isso.

57. No final das contas, a decisäo de aceitar ou näo a renovaèäo de coraèäo e se submeter é deles. Vocês säo responsâveis em fazer a sua parte‚ que inclui oraèäo desesperada e invocar as chaves por eles, e o Senhor serâ paciente e continuarâ lhes dando oportunidades e a ajudâ–los no plano espiritual. Mas no final fica por conta deles. Esta renovaèäo pode ser um período que vai para inspirâ-los ao discipulado quando tiverem idade para isso e preparâ-los para a sua vocaèäo e para cumprirem o seu destino, mas säo as decisöes deles que väo determinar os resultados.

E se o tiro sair pela culatra?

58. Eu entendo que alguns de vocês, pais e pastores, provavelmente estäo preocupados sem saber se restringir as atividades e influências mundanas dos adolescentes juniores e JETTs näo serâ um tiro que vai sair pela culatra e lhes dar um empurräozinho a mais para fora da Família. Porém, um ponto positivo no qual se concentrar é que no caso de muitos desses jovens que estäo passando por uma fase difícil, o Senhor disse que a renovaèäo poderia ser um catalisador para aproximâ-los dEle. Vai ser bom para eles, mesmo que näo o vejam a princípio. A renovaèäo pode muito bem ser exatamente o que eles precisam para ficarem empolgados com a Família e levarem a sério servir o Senhor. O jejum de influências mundanas no Brasil salvou a vida de servièo de muitos adolescentes para o Senhor e agora Ele quer usar esta renovaèäo como um salva-vidas para alguns dos nossos jovens em outras partes do mundo.

59. Vai ser difícil para os JETTs e adolescentes juniores. Näo estou dizendo que serâ fâcil. Com a renovaèäo vai se esperar muito mais deles. Mas vai ser bom eles renunciarem certos tipos de influência e entretenimento mundanos que os estäo enfraquecendo. Vai ser bom eles serem espiritualmente fortalecidos, aprenderem e crescerem para estarem preparados para sua vida futura, qualquer que seja ela.

60. Num certo sentido o Senhor estâ lhes pedindo para abrir mäo das coisas que gostam para colocar à prova o seu carâter. Talvez para ver se estäo dispostos a renunciar a tudo por Ele porque querem ser Seus discípulos. Ou se näo estiverem ainda nesse ponto‚ para ver se estäo ao menos dispostos a dar-Lhe uma chance de lhes mostrar o que é a vida sem as fortes influências do mundo, e ver se a vida de dedicaèäo e discipulado é o tipo que querem seguir.

61. (Jesus:) Eu Me compadeèo de vocês, pais e pastores dos JETTs e adolescentes juniores, porque näo serâ fâcil. Mas vai salvar a vida de alguns deles para Mim e também a vida de servièo deles. Para outros vai deixâ–los mais preparados para a vida fora da Família, se acabarem optando por isso.

62. Eu poderia, para facilitar mais as coisas para os pais e pastores, permitir que os JETTs e adolescentes juniores se safassem dessa e escapassem do jejum de influências mundanas. Mas näo serviria para fortalecê-los, apenas para enfraquecê-los. Eles ficariam momentaneamente felizes por näo terem que se sacrificar e provavelmente näo causariam tantos problemas durante a renovaèäo, e, de certa forma, seria um pouco mais fâcil para vocês, pais e pastores, mas definitivamente näo seria o que eles precisam em longo prazo. Eles e a Família perderiam muito se näo participassem dessa renovaèäo, porque significaria que uma grande percentagem dos seus futuros discípulos näo seria fortalecida nem treinada nesses seis meses. Eles acabariam ficando para trâs no espírito, e näo seria fâcil para eles ficarem em dia depois.

63. Se seus JETTs ou adolescentes juniores armarem uma grande confusäo, podem ter certeza que eles provavelmente estäo entre aqueles que mais precisam desta renovaèäo. Por mais que eles detestem e resistam, precisam disso. Eles näo vêem como precisam, mas Eu sim. Eles precisam ser fortalecidos e crescer. Isso é um presente do Meu amor para ajudâ-los a aprender mais o que significa ser Meu discípulo. Ou se eles jâ tiverem bastante certeza de que näo querem este tipo de vida, entäo é um presente do Meu amor dar-lhes um pouco de bom treinamento que vai beneficiâ-los no futuro, näo importa o caminho que decidam seguir.

64. (Mamäe:) Outra coisa para se lembrar se você se deparar com resistência é que JETTs e adolescentes juniores ainda säo menores e sujeitos às decisöes dos pais. Vocês‚ seus pais e responsâveis ainda säo quem manda, e eles väo ter que simplesmente se submeter e obedecer‚ mesmo se näo gostarem. A autoridade dos pais näo é nada de novo. Até os pais do Sistema tiram privilégios de seus adolescentes por certos períodos — e embora as razöes para a renovaèäo sejam diferentes, e ela näo seja um castigo, o princípio de que é totalmente normal e aceitâvel para os pais instituírem regras e diretrizes para seus JETTs e adolescentes juniores existe e vigora.

65. Lembrem-se que eles estäo na idade de questionarem os adultos e os padröes ao seu redor, mas ainda säo maleâveis e os amam. Vocês väo ter que lhes provar que estäo falando sério e que vocês é que mandam, mas também têm que amâ-los incondicionalmente. É verdade que quanto mais velha for a crianèa, mais difícil é para os pais. Seus adolescentes juniores e JETTs talvez tentem mais do que os menores culpâ-los de näo terem nada “divertido” para fazer. Eles talvez resistam mais quando vocês sugerirem jogar jogos da Palavra com os seus filhos, ou lhes dar mais aulas da Palavra, ou levâ-los para testemunhar mais vezes. Mas näo desistam. Eles ainda säo maleâveis‚ e o seu empenho em amâ-los e orientâ–los com o tempo seräo recompensados. Pode ser o canal para uma grande mudanèa e progresso na vida dos seus jovens como nunca viram.

66. (Jesus: ) Este período da renovaèäo é uma oportunidade para cada um de vocês — inclusive seus JETTs e adolescentes juniores — voltarem ao bâsico e refletirem sobre o que estäo fazendo com sua vida, para fazerem um balanèo de sua vida e futuro. É hora de limparem seus espíritos das concessöes e das coisas que os estäo fazendo desobedecer. É hora de fortalecerem e aprofundarem seu relacionamento Comigo, de renovarem suas convicèöes e prepararem–se para o futuro.

67. Eu poderia ter escolhido fazer as coisas de outra forma. Poderia ter dito que os adolescentes juniores poderiam assistir a filmes, e sô os adultos deveriam deixar de assistir a filmes, etc., mas isso näo realizaria a meta da renovaèäo espiritual que é uma necessidade de todos. O espírito de todos precisa de limpeza e fortalecimento, e isso sô vem ao absorver das coisas do espírito, e näo do mundo.

68. Abster-se de influências mundanas näo é grande coisa se você comparar isso com as coisas que jâ pedi a outros ao longo da Histôria. Näo estou pedindo aos seus adolescentes juniores e JETTs para sofrerem. Eles näo seräo machucados, nem passaräo fome, nem seräo privados de suas necessidades. Simplesmente lhes foi pedido — como a todos os demais — para darem prioridade a Mim e às coisas do espírito, e todos vocês colheräo as bênèäos dessa decisäo.

Como lidar com um JETT ou adolescente júnior rebelde

69. (Mamäe:) Segue-se uma mensagem do Senhor com algumas dicas úteis sobre como pastorear e ajudar um JETT ou adolescente júnior muito rebelde. Estou orando e clamando as chaves para que näo sejam muitos os que passem por esse tipo de situaèäo. Mas gostaria de publicar este material para aqueles que venham a precisar. Além disso, hâ alguns conselhos incluídos aqui que seriam benéficos para todos no pastoreamento até mesmo dos JETTs e adolescentes juniores mais submissos durante a renovaèäo.

70. Se o seu JETT ou adolescente júnior tiver uma atitude negativa, rebelde ou insolente, lembre-se que ainda hâ esperanèa que venha a mudar‚ se submeter e se sujeitar ao que o Senhor estâ fazendo em sua vida. Suas reaèöes com relaèäo à renovaèäo, embora difícil para vocês tratarem e lidarem a princípio, no final serâ o catalisador que o Senhor sabe que eles precisam para serem ajudados e pastoreados adequadamente. Se eles entrarem num espírito muito negativo, se fecharem ou reagirem explosivamente, esse poderia ser o ponto de partida para se envolverem mais em suas vidas e se comunicarem profundamente com eles.

71. Alguns dos nossos JETTs e adolescentes juniores estäo em péssimas condièöes espiritualmente e precisam desesperadamente de se reconectarem ao Senhor, seus pais e seus pastores. Mas às vezes‚ seus problemas e batalhas näo säo muito ôbvios, eles os ocultam e näo säo diretos ou sinceros sobre sua vida pessoal e as coisas pelas quais passam — até se depararem com uma grande crise pessoal, como a renovaèäo talvez seja para alguns, e entäo seus pensamentos e o que têm no íntimo comeèa a se manifestar. No início vocês talvez encarem isso como uma grande confusäo a ser solucionada, e desejem que nunca tivesse acontecido. Mas embora näo seja täo agradâvel, podem estar gratos por pelo menos as coisas virem à tona, assim o Senhor poderâ lhes mostrar como transformar a situaèäo para o bem e em grandes degraus de progresso.

72. Uma situaèäo como essa näo parece uma maneira lôgica ou a melhor para trazer progressos, mas às vezes uma crise é a única coisa que precipitaria uma mudanèa. Mesmo o fato da renovaèäo ser uma grande batalha para os seus JETTs e adolescentes juniores poderia ser o comeèo de algo muito bom se o forèar a comeèar a se intrometer na vida deles e a lhes oferecer ajuda. Entäo‚ se estiver enfrentando uma situaèäo potencialmente explosiva considere-a uma oportunidade que o Senhor estâ lhe dando de ajudar o seu jovem‚ de se conectar com ele e ajudâ-lo a se abrir e comeèar a se comunicar. Näo considere uma derrota, mas sim uma vitôria em potencial.

73. (Jesus:) Vocês têm uma grande variedade de JETTs e adolescentes juniores na Família. Hâ aqueles que estäo totalmente dentro, obedecendo a Palavra, usando os dons do Espírito, que adoram testemunhar e que estäo progredindo espiritualmente. Ainda säo jovens e têm uma grande necessidade de diversäo‚ recreaèäo e emoèäo, mas também säo dedicados e querem Me servir. E aí têm aqueles que säo bonzinhos, que Me amam‚ e que querem fazer o que é bom para Mim e para os outros‚ mas que estäo um pouco perdidos ou sem direèäo‚ näo säo muito sôlidos nem disciplinados. Mas as mensagens e pedidos feitos pela Mamäe e por Mim na BN “Renovaèäo: A Visäo Geral” e a carta pessoal dela para eles (BN 1078), väo mexer com eles, eles väo ser tocados e se sentir desafiados a passar por este período por amor a Mim e para serem melhores discípulos e uma bênèäo maior para os outros. Mesmo se demonstrarem uma pequena decepèäo ou rejeièäo inicialmente, e näo responderem com entusiasmo, seräo tocados pelas Minhas Palavras, como prometi.

74. Aí tem os outros grupos, inclusive os que basicamente näo estäo nem aí para nada, e que näo säo necessariamente maus, mas que näo têm visäo para testemunhar nem serem discípulos‚ e simplesmente querem “ser jovens” e "curtir" e sô pensam nisso. E aí, mais para o extremo, hâ os que näo querem estar na Família e sô estäo esperando ter idade para saírem e serem membros do Sistema e fazer o que bem entendem. Os que se encaixam nesse grupo — dos sem visäo nenhuma e sô esperando para ter idade suficiente para saírem da Família — väo ter muita dificuldade em se submeter à renovaèäo. Eles väo precisar de um pastoreamento bem personalizado, explicaèöes e vai ser preciso lhes mostrar como aplicar os conselhos. Eles näo väo ler as mensagens nas BNs e dizer: “Ah, sim, quero ser um discípulo e missionârio melhor. Entäo, embora näo goste desta renovaèäo, vou ter uma atitude positiva, agradecer ao Senhor e aproveitar ao mâximo esse período.” Pode ser que com o tempo eles venham a ter esse entendimento e atitude, mas isso näo vai acontecer imediatamente.

75. Entäo, vou lhes dar alguns conselhos agora de como vocês, pais e pastores, podem abordar, lidar e tratar com os que se enquadram nessas últimas duas categorias — que sô recalcitram contra os aguilhöes e que näo vêem nada de bom na renovaèäo e näo têm nada de bom a dizer sobre ela. Eles näo väo ser muito receptivos quando vocês lerem para eles as profecias ou citarem um “roteiro”, mas vou lhes dar um discernimento espiritual, exemplos e perspectivas que podem usar ao trabalharem com eles. Em muitos casos vocês näo teräo condièöes de sentarem–se calmamente e explicar–lhes essas coisas enquanto eles os ouvem respeitosamente. Provavelmente em muitos casos vai ser uma sessäo de discussäo, debate ou negociaèäo. — E vocês têm que ganhar essas discussöes, debates e negociaèöes, e algumas dessas atitudes e ãngulos podem ajudâ-los nisso.

76. Um alicerce importante que precisa existir é aceitaèäo e compreensäo, tanto da sua parte como dos JETTs e adolescentes juniores, sabendo que mesmo que eles estejam totalmente infelizes com a renovaèäo e forem rebeldes até o fim‚ mesmo se odiarem a situaèäo e näo pararem de reclamar, é a "lei" e eles väo ter que cumprir, quer gostem quer näo. Esta é a conclusäo. Como foi explicado antes‚ vocês säo seus pais e têm todo o direito de lhes pedir que sigam as regras ou diretrizes que estabelecerem para eles.

77. Fico feliz em lhes dar dicas e idéias sobre como apresentar as coisas a eles para facilitar um pouco mais e ajudâ-los a passar por este período. Eu lhes darei algumas agora e sempre que precisarem de conselho personalizado para os seus JETTs e adolescentes juniores. Sei que eles precisam de muito amor, oraèäo e compreensäo‚ mas alguns deles precisam acima de tudo de amor e firmeza.

78. Näo é que estejam sendo castigados pelos seus prôprios pecados com esta renovaèäo, mas em muitas situaèöes bem que poderia ser o caso. Alguns jâ causaram problemas o suficiente e têm sido difíceis o bastante, desamorosos, nada cooperativos e rebeldes o bastante para lhes dar todo o direito de considerar isso um castigo pelo seu comportamento. Vocês näo têm que lhes dizer isso, mas se entenderem essa questäo e tiverem essa perspectiva poderäo ter convicèäo e coragem para permanecerem firmes e inabalâveis quanto a cobrar o que lhes mostrei e que cumpram as diretrizes que dei.

79. Cada adolescente e jovem precisa de disciplina. Todo mundo precisa passar por ocasiöes em sua vida que ajude a fazer deles um “homem” ou “mulher”. Para algumas pessoas essas experiências acontecem naturalmente, para outras elas têm que se colocar em tais situaèöes, ou serem postas em tais situaèöes pelos seus pais ou responsâveis. É amplamente reconhecido, até mesmo no mundo, que é bom para adolescentes encontrarem-se num ambiente desconfortâvel, ter que trabalhar duro e sacrificar-se, porque isso os deixa mais sôbrios, os acorda, os amadurece e os prepara para a vida no “mundäo” — que é uma dura realidade em comparaèäo àquele no qual muitos ou a maioria dos jovens crescem. Muitos pais no mundo mandam os filhos para internatos‚ até mesmo para um colégio militar, como parte de sua educaèäo, justamente para lhes dar uma estrutura‚ disciplina e para eles verem como é a vida”. E eles precisam disso para poderem encarar o futuro.

80. (Mamäe:) Além dos internatos e colégios militares, os pais no mundo também enviam seus filhos em idade de JETTs e adolescentes a acampamentos especializados que lhes ensinam disciplina e outras qualidades vitais. Esses acampamentos anunciam seus servièos dizendo que podem ajudar jovens rebeldes e desmotivados, que näo se submetem à autoridade dos pais ou às regras, com baixa auto-estima, deprimidos, incontrolâveis, frustrados com seus pais, insolentes, etc. Alguém me enviou recentemente um artigo e propagandas desse tipo de acampamentos e programas e eles diziam coisas como:

 “Experimente as conseqüências da mäe natureza e aprenda técnicas de sobrevivência. Combate a baixa auto-estima, imaturidade e tira a maioria dos adolescentes de seu mundo de fantasia e os traz de volta à realidade”.

 “Nosso ambiente ímpar de pressäo social positiva dâ aos jovens, de 12 a 17 anos, apoio e orientaèäo enquanto eles aprendem o valor da responsabilidade, recobram a auto-estima, aprendem motivaèäo e lideranèa. Eles aprendem a serem confiantes e criativos.”

 “Entendemos sua frustraèäo ao lidar com seus adolescentes que estäo seguindo um caminho sem futuro. [Nôs] lhe ensinaremos respeito pela família, responsabilidade, disciplina e auto-estima, num ambiente instigador na natureza.”

 “Um programa ímpar testado e comprovado para adolescentes perturbados e insolentes caminhando na direèäo da autodestruièäo”.

 "Decisöes sadias, um senso de apreèo e redirecionamento säo os resultados do nosso programa especial em contato com a natureza. Se o seu filho precisa de ajuda... ligue".

81. Como podem ver, näo somos os únicos que reconhecemos que precisamos motivar, desafiar e ajudar os nossos jovens a aprenderem a autodisciplina, motivaèäo, criatividade, iniciativa e tudo o mais. Essas säo qualidades que mesmo as pessoas do mundo sabem que säo essenciais para uma vida feliz e produtiva. E se elas fazem o que for preciso para ajudar seus jovens‚ até mesmo pagando altas somas para enviâ-los a esses tipos de acampamentos por este motivo, quanto mais nôs deveríamos estar dispostos a fazer o que for preciso para ajudar nossos jovens com amor nos nossos Lares na Família. De certa forma, a renovaèäo é como um programa especializado que o Senhor quer que aproveitemos para incutir nos nossos jovens algumas dessas virtudes vitais e também satisfazer todas as suas outras necessidades, como mencionamos anteriormente nesta BN.

82. (Jesus continua: ) Algo que podem dizer aos seus jovens que säo mais rebeldes sobre o período da renovaèäo é que näo esperam que se sintam felizes com isso ou gostem da idéia; na verdade, esperam que seja realmente difícil para eles. Mas, ainda assim‚ sabem que é a coisa certa a fazer, e väo fazer em obediência ao Senhor‚ e eles também väo fazer porque vocês sabem que é bom para eles. Como jovens eles precisam passar por ocasiöes em sua vida que edifiquem seu carâter — especialmente se sua vida tem sido bastante “protegida” ou näo se tem esperado muito deles. Muitos de seus jovens precisam ter uma melhor idéia e dose do que é sacrificar e renunciar um pouco, porque muitos adolescentes e JETTs da Família desta atual geraèäo nunca realmente tiveram que fazer isso.

83. Vocês podem ser bem diretos com os jovens‚ principalmente com aqueles que säo insolentes e rebeldes. Eles precisam disso. No final eles precisam mesmo é de serem colocados a par das regras com uma abordagem curta e grossa. Vocês näo têm que pintar tudo cor de rosa e fazer rodeios para falar e dar a impressäo de que é täo “legal” e täo “doce” e “inspirado” e sempre falar do lado positivo e de todos os benefícios. Podem comeèar com isso, mas com alguns, se essa abordagem näo funcionar, väo ter que ir direto ao assunto: “Olha, provavelmente vai ser difícil e você näo vai gostar, mas vai ser bom pra você. Mesmo se näo concordar nem entender, vai ter que se submeter, e no final, mesmo se ainda näo concordar e entender, terâ sido bom para você porque vai forèâ-lo a estar numa posièäo em que vai ter que tomar decisöes sobre a sua vida, e isso faz parte de amadurecer. Hâ benefícios, e mesmo que näo goste, aprecie, nem os queira, eu como seu pai/mäe sou responsâvel em garantir que você recebe alguns desses benefícios na vida. Embora seja muito difícil você entender todas as razöes agora, saiba que estou fazendo isso porque te amo e quero o melhor para você.”

84. Este tempo de renovaèäo vai colocâ-los numa situaèäo crucial que farâ com que mostrem suas verdadeiras cores. Eles näo väo mais poder deixar o barco correr nem passar impunes e ficar em cima do muro indefinidamente, sem fazerem parte da Família, mas tampouco estarem fora. Väo ter que comeèar a se mexer numa direèäo ou em outra. Alguns säo jovens demais para tomarem uma decisäo definitiva ou assumirem um compromisso, mas nenhum é jovem demais para tomar algum tipo de decisäo quanto à direèäo que vai tomar na vida e em que tipo de pessoa quer se tornar.

85. É um bom momento para eles sondarem seus coraèöes e espíritos‚ para verem que tipo de material eles säo. Desafiem-nos a se conhecerem durante este período, a usarem este tempo para tomarem algumas decisöes sobre sua vida. Querem ficar na Família? Estäo dispostos a fazer alguns sacrifícios para se tornarem pessoas melhores e estarem mais capacitados a ajudar e servir os outros? Ou serâ que o mais importante para eles é fazer o que lhes agrada e se divertir? O mundo e os seus caminhos é o que eles prefeririam ter em vez da Família e uma oportunidade de Me servir? Este período forèarâ, de certo modo‚ todo mundo a tomar uma decisäo de alguma espécie.

86. Digam-lhes que durante este tempo quero colocâ-los contra a parede, e que o Meu plano é fazer com que este seja um momento que promova mudanèas na vida deles, de uma forma ou de outra. Eu quero, e vocês também, que eles saiam deste período com uma idéia muito melhor se väo ser um membro da Família, um discípulo ou missionârio ou näo. Digam-lhes que sigam em frente e Me coloquem também contra a parede, que Me desafiem. Se estiverem bastante convencidos de que näo podem ser felizes sem as coisas do mundo, podem Me desafiar a provar o contrârio. Eles podem "Me demandar" a ajudâ–los a ter algum tipo de experiência que lhes mostrarâ, de uma forma ou de outra, do que säo feitos e qual é o propôsito e a direèäo da sua vida. Se eles näo acreditam que a vida pode ser inspirada sem as influências, a diversäo e os jogos do Sistema, desafiem-nos a Me desafiarem a lhes provar o contrârio.

87. Pode lhes parecer desrespeitoso e desafiador eles virem a Mim neste espírito — e é verdade que Eu preferiria muito mais que Me buscassem em humildade, submissäo e num espírito de doaèäo e obediência, dispostos a fazerem sua parte primeiro, antes de esperarem que Eu faèa a Minha. Mas aceito cada um no ponto em que estâ. Se um adolescente muito rebelde cujo coraèäo näo estâ verdadeiramente na Família estiver disposto a dar esse passo de se submeter e se abster do que digo que näo deve fazer — mesmo se com relutãncia e reclamando — e se entäo der um passo a mais e orar, Me desafiar e Me colocar contra a parede para fazer algo que o ajude a encontrar o seu lugar e lhe provar se vale a pena ou näo estar na Família e Me servir‚ considero isso um progresso para eles. Eu o receberei no ponto em que estâ e honrarei seus minúsculos passos de fé e de espiritualidade, e lhe responderei. Se alguém me desafiar a provar–lhe que Me servir é a Minha vontade para ele, ou que pode ser gratificante‚ honrarei tal oraèäo, aceitarei o desafio, e de uma forma ou de outra responderei a sua oraèäo — e muito provavelmente näo da forma que esperariam.

88. Se a semente de convicèäo, de fé e de um espírito missionârio se firmou em seu coraèäo, este período vai ajudâ-la a desabrochar e crescer. Busque essa sementinha e encontre maneiras de desafiâ–la. Se eles mostrarem quaisquer sinais de querer Me servir, de ser um membro da Família, encoraje-os de que, mesmo se näo for divertido nem inspirado de jeito nenhum, mas sim um tempo sô de batalhas e sofrimento, podem ter certeza que farâ deles pessoas melhores — mais capacitadas a ajudarem outros, a testemunhar e servir aos outros. Mesmo se odiarem isso a princípio, se seguirem o melhor que puderem, ou mesmo se forem rebeldes e este período näo passar de um período de sofrimento‚ quebrantamento, dificuldades e batalhas, ainda assim poderâ lhes fazer bem.

89. Se eles estiverem täo convencidos de que näo vai ser divertido e de que näo tem nada inspirado, näo continue tentando convencê-los do contrârio — eles näo seräo convencidos. Em vez disso‚ concorde com eles e diga: “Sabe, você tem razäo, provavelmente vai ser bem horrível e provavelmente nada divertido. Mas vai ajudâ-lo a crescer e preparâ-lo para os desafios que você vai enfrentar, quer dentro quer fora da Família. É algo que você precisa, e você vai ver isso depois”.

90. Talvez também ajude em muitos casos fazer algumas comparaèöes positivas da situaèäo deles com outras situaèöes nas quais poderiam se encontrar e que poderiam ser muito piores. Por exemplo, se eles fossem um missionârio em treinamento em alguma outra religiäo que näo a Família, como, por exemplo, na igreja catôlica e quisessem Me servir, em muitos casos se esperaria deles votos de celibato, pobreza e obediência. E mesmo antes de fazerem esses votos, ou de serem aceitos permanentemente, esperaria-se deles que se portassem como se jâ os tivessem feito. Eles entäo teriam realmente que abrir mäo da sua “juventude” e da “diversäo” de uma vez por todas, para o resto da vida, ou pelo menos por vârios anos — näo apenas seis meses. Em comparaèäo, o que estou lhes pedindo é um preèo muito pequeno.

91. Eu lhes dei na Família uma religiäo feliz‚ livre e divertida, e vocês estäo livres de muitas das restrièöes autojustas e legalistas impostas por tantas outras igrejas aos seus membros, inclusive aos jovens. Pelos menos vocês podem desfrutar dessas formas de entretenimento de vez em quando‚ ao passo que em outras religiöes elas säo sempre proibidas, e ponto final, para sempre. Alguns jovens crescem totalmente sem essas coisas extras e os benefícios que os jovens na Família têm tido, ou têm que abrir mäo dessas coisas ainda bem novos. Em algumas religiöes você näo pode ouvir nenhuma música (exceto a da igreja), näo pode danèar, ir a festas, consumir bebidas alcoôlicas ou ter sexo antes do casamento, nem fazer nada que os seus adolescentes ou podem fazer agora ou poderäo fazer quando ficarem mais velhos.

92. Se os seus JETTs ou adolescentes juniores fossem de uma dessas ordens religiosas, eles teriam que renunciar as coisas que estäo renunciando agora — e mais um monte de outras coisas — para o resto da vida em vez de apenas por seis meses. E os jovens nessas religiöes näo têm escolha, pelo menos näo até atingirem uma certa idade. Muita gente tem que aceitar essas coisas como seu estilo de vida‚ a maneira como säo criados e treinados, sua cultura ou sociedade, ou a decisäo que os pais tomam por eles, e têm que viver com isso.

93. Entäo, na verdade‚ os adolescentes na Família, mesmo durante este período da renovaèäo com o que eles consideram "restrièöes extremas" tem uma vida mansa, especialmente levando–se em consideraèäo que pertencem a um grupo religioso altamente compromissado! Por pertencerem a um grupo religioso altamente compromissado, a maioria deles näo tem tido na verdade que fazer quaisquer sacrifícios nem assumir compromissos. De modo que jâ era hora deles terem um gostinho disso. É bom para eles, e vai ajudâ-los a tomarem decisöes importantes sobre sua vida.

94. (Mamäe:) Como o Senhor disse aqui, nossos JETTs e adolescentes juniores realmente têm uma vida mansa. Em comparaèäo com a de muitos outros jovens em grupos religiosos, eles têm muitas liberdades e benefícios. Esses sacrifícios e restrièöes certamente foram a minha realidade na infãncia e adolescência, e depois outros. Além de tudo o que o Senhor mencionou, eu também tinha muitas outras restrièöes. Por exemplo, eu näo podia usar calèas jeans nem shorts ou saias curtas (sô bem abaixo dos joelhos); näo podia usar cabelo curto nem brincar nos domingos porque era um dia santo. Tenho certeza que havia muitas outras coisas também, mas a minha memôria agora me falha em alguns detalhes.

95. Näo digo com isso que esse tipo de restrièöes ultra conservadoras sejam certas; estou feliz que o nosso Marido nos deu muito mais liberdade na Família! Mas o Senhor usou essas restrièöes para o bem de diversas formas na minha vida, e com certeza näo me prejudicaram nem traumatizaram para o resto da vida. Ha! Entäo, embora os JETTs e os adolescentes juniores estäo tendo que se submeter a mais restrièöes do que jâ sofreram, com certeza “sobreviveräo”, e até sairäo de tudo isso melhores — se orarmos e fizermos tudo ao nosso alcance para ajudâ-los a saírem vitoriosos.

96. (Jesus: ) Vocês podem desafiâ-los a ver este tempo como uma experiência‚ tipo: “Este período vai me mostrar coisas sobre mim mesmo e a Família que me ajudaräo a saber com certeza de uma vez por todas se quero ou näo estar na Família. Vou entender melhor o que realmente significa ser um missionârio, ter fé no Senhor e ser dedicado e compromissado com Ele, colocando-O em primeiro lugar e renunciando ao mundo. Se conseguir passar por este período de seis meses, poderei certamente passar pelo resto da minha vida na Família, que serâ muito mais fâcil em comparaèäo a isso, e em comparaèäo a muitas outras coisas que eu poderia estar fazendo ou situaèöes nas quais poderia ter nascido. Ou, se eu acabar vendo que detesto, que näo consigo viver assim, que näo encontro nada que queira fazer com a minha vida na Família, e que sô consigo pensar que estou perdendo os meus jogos de computador, entäo sei que ser um missionârio näo é para mim, pelo menos näo por agora.” É assim que vocês, pais, deveriam estar vendo esse tempo para os adolescentes juniores mais velhos que estäo “em cima do muro”, e podem dizer-lhes isso e que eles deveriam encarar as coisas assim também. É uma experiência.

97. Alguns jovens se orgulham de serem “duröes” e capazes de suportar muita coisa, de agüentarem mais do que os outros em questäo de capacidade ou inteligência ou de fazer coisas super difíceis, ou que a maioria das outras pessoas näo consegue ou nunca farâ. Desafiem-nos a ver este período sob este prisma. É literalmente uma batalha espiritual e mental ver como podem agüentar e quanto “sacrifício” säo capazes de agüentar no que diz respeito a renunciar a essas coisas. É um desafio fazer algo que näo muita gente pode ou estâ disposta a fazer, e se eles conseguirem deveriam se orgulhar disso. Eles estäo fazendo algo que a maioria das pessoas da sua idade e até mesmo de muitas outras idades näo tem a forèa de vontade nem disciplina e forèas para fazer, e se conseguirem ir até o fim deveriam se considerar bastante duröes e que "estäo por cima".

98. De volta ao exemplo do treinamento num colégio militar: A maioria dos jovens que vai para essas escolas näo estâ pulando de alegria; na verdade‚ a maior parte do tempo eles ficam sofrendo com a situaèäo, tendo que conviver com oficiais duröes, aposentos austeros e simples, e muitas vezes suportando bastante truculência e pressäo por parte dos outros alunos. Mas depois que se formam e seguem sua vida, geralmente se orgulham de dizer que estudaram num colégio militar. Sentem-se fortes e orgulhosos de saber que sobreviveram a algo difícil. Entäo, desafiem-nos a ver este tempo desta forma. É uma espécie de treinamento bâsico, uma prova de perseveranèa para soldados potenciais e oficiais no Meu exército. É um tempo para eles mostrarem o seu calibre e se agüentam ou näo as batalhas e provas e se väo sair por cima, vencedores.

99. Desafiem-nos também, juntamente com isso, a näo apenas "agüentar" numa obediência relutante‚ mas também a se disciplinarem para näo reclamarem nem resmungarem constantemente da situaèäo. Algo que em internatos rígidos, colégios militares ou em qualquer círculo näo se admite é gente molenga e resmungona. Adolescentes e JETTs de modo geral, näo gostam de ser vistos como choröes ou resmungöes‚ entäo desafiem-nos a "encarar feito um homem" e que, mesmo se passarem reclamaèöes pelas suas cabeèas o tempo todo e eles acharem que näo conseguem evitar isso, bem, näo permitam que essas coisas saiam pela sua boca o tempo todo. Essa é uma maneira muito infantil, fraca e “chorona” de encarar uma dificuldade.

100. Outra abordagem que podem usar para desafiar seus JETTs e adolescentes juniores que estäo lhes causando dificuldades é o ãngulo de fazer isso por outros — especialmente pelos seus irmäos mais novos. Podem inclusive lhes dizer: “Olha, se você vai ficar na pior e se recusar a ver o bem nessa situaèäo, é com você. Mas você é responsâvel por ser um exemplo para as crianèas mais novas no Lar, porque elas o copiam. Você realmente quer ser responsâvel em fazê-las infelizes e tristes sô porque se sente assim e näo esconde? Se näo sorrir e agüentar por amor a Jesus, ou por amor a nôs seus pais e pastores, pelo menos esteja disposto a fazer isso por amor às crianèas. Se as ama e quer vê-las felizes durante a renovaèäo, vai ter que guardar as suas reclamaèöes, murmuraèöes, problemas e resmungos para si mesmo.”

101. Outro ãngulo para abordar a renovaèäo é que esse período de certas restrièöes durante o qual näo podem fazer o que bem entendem, é na verdade preparaèäo para a “vida real” para os JETTs e adolescentes juniores que queiram sair da Família‚ ou que acham que querem sair da Família. Muitas vezes os jovens têm a idéia errada e acham que se saírem da Família väo poder fazer o que bem entendem. Talvez num certo sentido possam fazer isso, jâ que näo teräo que seguir uma “lista de filmes recomendados” como devem seguir, ou um horârio do Lar comunitârio‚ ou restrièöes sobre a quantidade de tempo que podem passar jogando. Por outro lado, porém, existem muitas e muitas outras restrièöes!

102. Se forem para o Sistema e fazer sua vida lâ, väo ter que se submeter a todo o tipo de autoridade e regras na forma de professores ou patröes, proprietârios de imôveis ou parentes com quem vivem, cobradores de contas, horârios e horas a cumprir, e por aí vai. E essas pessoas näo väo ser pastores ou pais amorosos que lhes mencionaräo o horârio de antemäo para que näo se esqueèam, ou que os acordaräo caso venham a dormir demais para irem ao trabalho, ou que faräo o seu servièo por eles se ficarem doentes, ou se uniräo a eles para angariarem fundos para uma viagem que queiram fazer, ou todas as coisas legais nas quais conseguem ajuda na Família. No mundo, as pessoas que tiverem autoridade sobre eles sô väo usâ-los e sugâ-los, depois exigir que estejam à altura dos seus padröes, seguindo suas diretrizes e suas operaèöes metôdicas, sem misericôrdia nem flexibilidade.

103. Jovens que saem da Família muitas vezes reclamam dizendo que näo estäo devidamente preparados. Olha, este período na verdade vai ajudar os que querem sair da Família a estarem bem mais preparados para uma vida na qual as coisas säo difíceis, na qual väo ter que sacrificar, näo väo ter as coisas do jeitinho que querem, e väo ter que se submeter ao que näo gostam porque “säo as regras” determinadas por alguém. Para eles serem bem-sucedidos fora da Família, väo precisar de autodisciplina, e este período vai ajudâ-los nesse aspecto.

104. Outra coisa para salientarem para os adolescentes juniores e JETTs é sobre usar este tempo para desenvolver suas habilidades. Isso talvez nunca pareèa algo “divertido de se fazer” para aqueles verdadeiramente rebeldes, e eles näo väo ficar todos contentes e inspirados em ter esse tipo de aulas de “educaèäo para o lar” quando na verdade queriam é estar jogando no computador. Vocês podem tentar apresentar isso como algo divertido, instigador e inspirado, é claro! Mas se näo colar, exijam que obedeèam assim mesmo. Digam-lhes que faz parte da sua preparaèäo para a vida, e que essas säo coisas que precisam saber e, visto que têm tempo para aprendê-las, esperam que eles faèam bom uso de seu tempo. Facilitem as coisas para eles‚ se puderem‚ encontrando maneiras de lhes ensinar coisas prâticas que lhes seräo úteis e para as quais têm aptidäo e/ou gostam.

105. Se conseguirem encontrar algo no qual estejam especialmente interessados, é claro que é bom encorajâ-los e ajudâ-los a desenvolver isso. Mas se eles disserem que näo estäo interessados em nada, que näo têm nenhum objetivo nem ministério ou metas para seu treinamento, sejam quais forem — e alguns agiräo assim — bem, encontrem algo para lhes ensinar assim mesmo. É difícil ensinar alguém que näo quer aprender, mas o seu trunfo é que na maioria dos casos eles estaräo entediados e sem o que fazer, entäo‚ embora reclamem‚ ressintam‚ digam que detestam o que estäo aprendendo e näo queiram cooperar‚ e mesmo que proclamem que preferem ficar olhando para a parede e para o teto, näo lhes dê ouvidos.

106. Todo adolescente ou jovem, bem lâ no fundo, quer ser útil, saber fazer as coisas e ter a confianèa que tal treinamento lhe confere. Entäo ensinem-lhes coisas e ajudem-nos a desenvolverem seus talentos e confianèa de alguma forma — ou em vârias âreas diferentes se tiver os meios para isso e a oportunidade e os professores para ajudâ–los a desenvolverem diferentes talentos. Se eles forem permanecer na Família, essas coisas os ajudaräo a servir e ajudar melhor os outros. Se forem sair da Família, os ajudaräo a terem melhores condièöes de sobreviver e se virarem sozinhos. Ao dizer isso näo estou dizendo que vocês, pais, deveriam desistir dos seus adolescentes mesmo se eles disserem que querem sair da Família. Muitos adolescentes juniores‚ especialmente os de 14 anos de idade, ainda estäo naquela idade em que dizem o que lhes dâ na telha sô para chocar ou porque estäo frustrados ou zangados com os pais ou com a situaèäo.

107. Seja qual for a postura deles, metas e ambièöes ou falta de ambièäo, encontrem maneiras de ensinar-lhes coisas prâticas e ajudâ-los a desenvolverem seus talentos. Faèa o mais divertido que puder, mas mesmo se näo conseguir fazer com que seja divertido, faèa com que aconteèa de qualquer forma, e eles veräo com o tempo que é bom para eles, e benéfico. Um dia lhes agradeceräo e Me agradeceräo por esses dons de treinamento e crescimento, embora tenha custado algo e eles näo tenham gostado do “embrulho” do presente nem “curtido” na ocasiäo.

Instruèöes especiais para os adultos jovens e da segunda geraèäo

108. (Mamäe:) Quero me dirigir um instante a vocês, adultos jovens e da segunda geraèäo. Vocês têm uma grande responsabilidade nos ombros por serem os mais velhos. O Senhor espera que sejam exemplos de discípulos em fogo para os JETTs e adolescentes, que sejam irmäos mais velhos compreensivos, que os apôiam e os ajudam nas suas dificuldades, e pessoas que väo fazer com que as coisas aconteèam para os JETTs e adolescentes. Vocês säo responsâveis näo sô pela sua prôpria vida espiritual, mas também säo guardadores dos seus irmäos e responsâveis em cuidar dos mais novos, em se esforèarem para ajudar a satisfazer as necessidades deles, e fazerem o que for preciso para ajudâ-los a saírem vitoriosos dessa renovaèäo, e no final discípulos.

109. Infelizmente, muitos de vocês se esquivam‚ por uma razäo ou por outra, de assumir responsabilidade por outros, e isso tem que mudar. Vocês sabem que requer sacrifício, tempo, oraèäo‚ interesse e esquecer-se de si mesmo e pensar nos outros. Vocês também talvez sintam que mal conseguem ganhar a vitôria nas suas prôprias batalhas ou manter a cabeèa acima d’âgua para manter sua prôpria vida espiritual na linha com o seu prôprio ministério, servièo para o Senhor e outras responsabilidades pessoais, sem ter que ainda por cima cuidar de outra pessoa.

110. Alguns de vocês, principalmente os adultos da segunda geraèäo, talvez sintam que jâ tentaram de todo o coraèäo aceitar o desafio de ajudar a suprir o que os JETTs e adolescentes precisam mas diversas coisas os fizeram perder a visäo. Talvez tenham deixado de lado esse chamado especial e ímpar porque desenvolveram uma atitude fatalista e derrotista quando suas tentativas näo deram certo. Talvez tenham se desencorajado porque sacrificaram muito para ajudar os JETTs e adolescentes, mas seus esforèos näo parecerem compensar — quer porque os jovens para os quais ministraram acabaram saindo da Família‚ quer porque o Lar que pioneiraram ou ajudaram a pastorear näo teve êxito. Ou vocês talvez estejam cansados porque quando participaram de diferentes campanhas ou programas para ajudar os JETTs e adolescentes antes, näo sentiram apoio e apreèo suficiente por parte de outros, ou talvez näo tinham dinheiro suficiente para ajudar a coisa a “decolar” como esperavam.

111. Alguns de vocês também têm filhos pequenos e estäo dando duro para criar sua família, tentando ensinar seus filhos em casa, concentrando-se no seu casamento, ou têm grandes cargas de trabalho, entäo imagino que podem achar que näo têm tempo para mais nada. Mas Deus näo quer que se acomodem e satisfaèam sô em cuidar de si mesmos e do seu prôprio bem-estar espiritual. Para cumprirmos a incumbência que recebemos para este período de renovaèäo, nôs e o Senhor precisamos desesperadamente de vocês. Por favor, näo deixem suas atuais circunstãncias ou as dificuldades do passado, impedi-los de assumirem mais responsabilidade pelos JETTs e adolescentes, e ajudâ–los com amor.

112. A renovaèäo poderia ser uma situaèäo de “vida ou morte”para alguns JETTs e adolescentes. Pode ser um tempo em que eles realmente tomam decisöes boas e sôlidas para o Senhor, em que seus espíritos de discípulo comeèam a desabrochar. Mas se no final da renovaèäo eles näo estiverem mais ganhos para a Família em algum aspecto, alguns deles talvez nunca venham a acreditar que a Família vai algum dia satisfazê–los e percam o trem totalmente.

113. Para alguns esta poderâ ser sua última chance de pegar a visäo, e a única maneira deles pegarem a visäo é se houver um grande esforèo‚ por parte de muitos indivíduos, de derramar neles, levâ-los para aventuras desafiadoras e divertidas de testificaèäo, fazer coisas divertidas com eles, planejar e guiar aulas da Palavra vivas e novas, para ajudar a motivâ-los a crescer, aprender e comeèar a fazer algo produtivo com seu tempo.

114. Os adultos mais velhos näo têm condièöes de assumir esse desafio sozinhos. Eles precisam fazer o que lhes cabe, claro, mas näo podem fazer tudo. Eles precisam de vocês, adultos jovens e da segunda geraèäo, para carregarem a maior parte dessa carga. — E isso talvez signifique reorganizar as prioridades do seu Lar e ministérios para certificarem-se de que ninguém estâ sobrecarregado e que as necessidades dos JETTs e adolescentes säo satisfeitas de alguma forma.

115. Precisamos de um avivamento do desafio apresentado em “Chamado ao Resgate”(CdM 3114-3115), e precisamos implementâ-lo e näo permitir que outras coisas nos impeèam de suprir o que nossos JETTs e adolescentes precisam. Infelizmente, o “Chamado ao Resgate” näo decolou totalmente, e essa foi provavelmente uma das razöes por que tantos dos nossos JETTs e adolescentes estäo täo fracos, entediados e desmotivados atualmente. Eles precisam desesperadamente de vocês, seus irmäos e irmäs mais velhos, para ajudâ–los a "chegar lâ". E se você näo atender ao chamado, quem atenderâ?

116. Você talvez pense que tem um monte de problemas e dificuldades, entäo como é que vai poder ajudar os JETTs e adolescentes. Olha, o Senhor tem maneiras sobrenaturais de ajudar aqueles que ajudam os outros. Ele honra quando damos sacrificadamente do nosso tempo e energia. Ele recompensa aqueles que renunciam seus prôprios interesses e busca pela felicidade para ajudar os outros. E você näo tem que ser perfeito para ser um carneiro-guia e amigo dos JETTs e adolescentes. O Senhor vai ungi-lo se estiver disposto a obedecer e tiver o amor para ver a necessidade e responder. Vocês, novos discípulos e nacionais da idade dos adultos jovens e da segunda geraèäo, também podem ser uma grande bênèäo para os JETTs e adolescentes. Vocês têm experiências sem igual, zelo, entusiasmo e inspiraèäo, entäo, por favor, faèam a sua parte para ministrarem a eles também.

117. Segue-se um trecho de uma mensagem sobre esse assunto que foi dada aos carneiros-guia numa recente reuniäo de JETTs/adolescentes nos EUA, e que o Senhor disse que seria apropriado incluir nesta BN:

118. (Papai:) Vocês querem ver o fogo se apagar nos seus irmäos mais novos? Eu com certeza näo quero! Tenho dado uma espreitadinha nos coraèöes dos JETTs e adolescentes e vejo o anelo deles. Eles querem ir longe para o Senhor, mas precisam de motivaèäo, de ajuda, de alguém que os apôie. Precisam de um exemplo para seguir.

119. Você vai ser esse exemplo? Vai ser esse discípulo? Vai ser um seguidor do ensinamento que outros possam copiar? Basta olhar ao seu redor e ver os principiantes que precisam de ajuda e de alguém para cuidar deles. É claro que nunca admitem isso‚ e poucos admitiräo que precisam de você‚ mas pode ter certeza que precisam. E eles seguem o que você faz. Você näo tem que sair e ganhar discípulos nas ruas, pois têm esses discípulos bem nos seus prôprios Lares. Tem aqueles que cresceram na Família, que têm o alicerce da Palavra, mas que perderam aquela centelha. Eles ficaram desiludidos porque tem visto muita fumaèa mas nenhum fogo, um monte de conversa fiada e nenhum exemplo. Entäo, você vai ser esse fogo? Vai manter a chama ardendo em seu coraèäo para que eles possam senti-la e pegar esse mesmo fogo?

120. Considere-os o seu campo de missäo. Peèa ao Senhor para ajudâ-lo a ver além das aparências, em alguns casos, além da rebeldia‚ da letargia, e da indiferenèa. Peèa ao Senhor para ajudâ–lo a entender o íntimo deles. A realidade é que para muitos tudo näo passa de uma fachada, e lâ no fundo eles querem estar em fogo e participando de algo. Você sô tem que descobrir a chave para o coraèäo deles. O Senhor pode ajudâ–lo, e você tem legiöes de anjos e ajudantes espirituais às suas ordens que querem ver os JETTs e adolescentes saírem vitoriosos, que querem ganhâ-los como discípulos. Mas eles precisam da sua ajuda. Precisam que você esteja à disposièäo deles no físico.

121. Vai aceitar o desafio? Vai atender ao chamado? Vai acordar cada manhä com aquele desejo ardente de ganhar almas, ganhar discípulos‚ e fazer a sua parte para salvar a Família ajudando a salvar os JETTs e adolescentes? É claro que dizer-lhes que estâ lâ para salvâ-los näo vai colar. Em muitos casos você sô tem que ser um exemplo e fazer o que o Senhor lhe mostrar, tem que trazê-los para perto e ministrar para eles, fazer coisas com eles, mostrar-lhes que servir o Senhor pode ser divertido, emocionante e legal! A vida para o Senhor näo é monôtona nem chata. É emocionante! É uma revoluèäo! Eles precisam desse fogo, dessa vida, e a querem.

122. Mas vocês têm que permitir ao Senhor colocâ-los em fogo primeiro. Vocês têm que ser os discípulos que o Senhor quer que sejam. Têm que estar lâ na frente para guiar o caminho, e entäo eles seguiräo. É uma idade delicada na qual eles säo muito críticos, pequenos juízes, e detestam dois padröes de comportamento e hipocrisia. Lembram-se de quando tinham essa idade? Ora‚ o mesmo acontece com eles. Vocês têm que praticar o que pregam senäo näo väo fazer progressos com eles. Mas se os amarem‚ se fizerem o melhor que podem por eles e de todo o coraèäo, väo fazer a diferenèa.

123. Nem todos sairäo vitoriosos. Haverâ alguns nos quais vocês derramaräo seu coraèäo e alma e que no final sairäo da Família. Mas näo pensem que sô porque eles näo estäo na Família perderam seu tempo e esforèos. Näo perderam! Serâ algo do qual, mesmo se eles näo apreciarem agora, väo se lembrar no futuro com apreèo e gratidäo.

124. Entäo, metam a cara, pessoal. Dêem-lhes tudo o que têm e veräo os milagres que o Senhor vai fazer. Vejam a revoluèäo que vai ocorrer. Vejam os discípulos que seräo ganhos para a Família. Estou vibrando com o que hâ pela frente. Mas vocês säo parte do quebra-cabeèa, e se näo fizerem a sua parte, quem farâ? Por favor, väo responder que sim? Väo aceitar o desafio de ajudar a guiar o caminho? Vocês têm que manter os fogos acesos, amém?

(De uma moèa de 22 anos de idade no campo:) Eu adoro esta Família com todo o meu coraèäo e quero que ela continue sendo o exército forte e convicto que Papai e o Senhor desejam. Mas a menos que nôs, adultos jovens e da segunda geraèäo peguemos a tocha, esta revoluèäo vai morrer. O compromisso que fizemos de estar nesta Família de todo o coraèäo é em grande parte devido ao amor e à fidelidade de nossos pais e pastores, mas eles näo väo poder levar este exército nas costas para sempre. Se näo aceitarmos o desafio de ensinarmos e treinarmos nossos irmäos mais novos, quem farâ? Eu nem sempre fiz a minha parte, mas estou determinada a ver que tudo o que foi ministrado a mim ao longo dos anos näo seja perdido.

O Senhor tem sido täo bom para mim! Como é que eu posso agora dar meia volta e dizer: “Ah, sinto muito, estou ocupada. Peèa a alguém mais ou entäo espere até eu acabar.” Ou: “Näo fui feita para ser pastora. Tenho certeza que o Senhor vai encontrar outra pessoa para isso”. A realidade é que todos somos chamados para sermos pastores, quer achemos isso quer näo. Jâ vi muitos jovens que amo abrirem mäo da sua vocaèäo e vejo muitos dos mais novos seguirem pelo mesmo caminho. Näo é fâcil fazê-los seguir no caminho estreito e apertado, mas se näo participarmos, esta revoluèäo näo vai durar muito. A escolha é nossa. Se näo lutarmos por eles‚ o Inimigo vai encaixâ-los no Sistema com o maior prazer. Mas com a ajuda do Senhor podemos mudar isso. Que Deus nos ajude a acender o fogo do Espírito de David nos coraèöes dos JETTs e adolescentes. Que esta revoluèäo continue avante e ganhando os perdidos até o Milênio.

Observaèäo especial para os adolescentes seniores

125. (Mamäe:) Estou orando para que vocês‚ adolescentes seniores, também aceitem esse desafio de serem exemplos e carneiros-guia para as crianèas, para os JETTs e os adolescentes juniores tanto quanto puderem. Näo espero tanto de vocês como dos adultos jovens e da segunda geraèäo, mas gostaria que pensassem e orassem sobre como podem fazer a diferenèa na vida dos mais novos durante a renovaèäo. Vocês näo säo täo responsâveis quanto os JAs e ASGs, mas têm o potencial de serem uma grande bênèäo no seu Lar. Sei disso porque em muitos casos vocês jâ säo colunas fortes e representam uma percentagem significativa da forèa de trabalho da Família, portanto podem ser uma ajuda imensa no tocante a realizar o que o Senhor estâ pedindo de nôs durante a renovaèäo, participando e tomando decisöes baseadas em sacrifício para ajudar os mais novos.

126. Sei que passar pelo período de renovaèäo näo vai ser fâcil para vocês, adolescentes seniores‚ e pensar em ajudar a fazer as coisas divertidas para as crianèas‚ para os JETTs e os adolescentes juniores provavelmente näo é muito atraente. Também entendo que para vocês estarem felizes nos seus Lares e dispostos a ajudar os mais novos, väo ter que ter as suas necessidades satisfeitas em termos de diversäo, emoèäo, e “curtièäo”, lazer, convívio, novas experiências de aprendizado‚ oportunidades de testificaèäo, e mais. Estarei orando para que os adultos no seu Lar ouèam o Senhor sobre o que podem fazer para também suprir as suas necessidades específicas, para que a renovaèäo näo seja apenas uma obrigaèäo chata para vocês. Acredito que tem potencial para ser também um período bem feliz, gratificante, divertido e motivador para vocês adolescentes seniores, e que o Senhor darâ idéias aos adultos que faräo com que as suas necessidades sejam suficientemente satisfeitas, enquanto vocês também fazem o que lhes cabe para satisfazer as necessidades dos mais novos.

127. (Obs.: Queridos pais e pastores, por favor comuniquem-se com os adolescentes seniores em seu Lar e perguntem ao Senhor como podem satisfazer as necessidades deles por input, diversäo, experiências de aprendizado, convívio‚ etc.) Parte do que os capacitarâ a estarem felizes em ajudar o Lar e contribuir para cuidarem das crianèas, JETTs e adolescentes juniores é ter as suas necessidades satisfeitas. Quando os adolescentes seniores sentirem-se felizes e realizados e suas necessidades forem levadas em consideraèäo e atendidas, eles estaräo muito mais inclinados a serem as colunas e bênèäos no seu Lar que vocês precisam que sejam. É uma rua de mäo dupla. Vocês precisam deles, e eles de vocês!)

A Chave da Irmandade

128.(Jesus:) Eu lhes dou a chave da irmandade para ajudâ-los a pastorear os Meus discípulos jovens. Através dela Eu quero realèar todos os dons que precisam para convocar os Meus jovens para a luta, para fundi-los no Meu Espírito e acender em seus coraèöes o verdadeiro fogo da revoluèäo e devoèäo. Tem muita coisa que os prendem — os ataques do Inimigo, fraquezas pessoais, preguièa, falta de vontade e muito mais — mas invoquem essa chave quando orarem por eles e nas suas interaèöes com eles, pois ela cria uma forèa que impulsiona e unifica no espírito.

129. Quando se invoca a chave da irmandade‚ ela coloca ao seu lado um grande exército de ajudantes espirituais cuja meta e objetivo é ver os filhos de David unirem-se na revoluèäo e no discipulado. Eles trabalham nos bastidores para encorajar os coraèöes dos desviados, animar os cansados e ajudar a unir os Meus filhos num poderoso espírito de fraternidade e camaradagem. Esta chave também lhes dâ‚ como pastor [ou carneiro-guia], a unèäo que precisam para ser uma forèa unificadora que ajudarâ a unir e desafiar os Meus jovens.

130. Promessa das chaves: Vocês, com a assistência dos Meus ajudantes espirituais e seus colegas de trabalho na Terra, väo Me ajudar a formar uma forte irmandade de discípulos e seguidores da verdade radical para esta geraèäo. A chave de irmandade vai atrair e unir os Meus filhos no espírito, e ungi-lo com um novo poder.

Revoluèäo para cuidar dos jovens

131. (Mamäe:) De volta à minha conversa com todos vocês, adultos de todas as idades: Seguem-se trechos de mais duas profecias da reuniäo que mencionei acima para JETT/adolescentes nos EUA. Säo mensagens de conselho para os coordenadores e pastores. Embora tenham sido dadas para uma reuniäo específica, o Senhor disse que Sua intenèäo era beneficiar toda a Família, especialmente durante a renovaèäo, entäo as incluímos aqui. Elas abrem nossos olhos para a situaèäo desesperadora e também altamente motivadoras que os JETTs e adolescentes juniores enfrentam. Entäo, por favor, permitam-nas deixâ-los sob convicèäo e fazê-los orar sobre como vocês podem fazer a diferenèa.

132. (Jesus:) Hâ um grito de revoluèäo! Eu convoquei uma revoluèäo. Convoquei uma revoluèäo nas suas fileiras e na Família, de modo que é uma convocaèäo para se unirem à revoluèäo pelos jovens. Vocês väo ganhar novos discípulos dentre os que jâ se encontram nas suas fileiras, mas que ainda näo estiveram na revoluèäo no espírito — alguns porque nem sabiam do que se tratava. Mas agora é a chance de ganhar esses para serem discípulos. Porque muitos têm o potencial, mas simplesmente näo têm uma direèäo‚ orientaèäo nem um verdadeiro propôsito ou conhecimento do que se trata a Família. Eles näo viram ainda um exemplo dentre seus colegas, ou entre os seus pais, de modo que näo conhecem na verdade o que motivou os seus pais a caírem fora e renunciarem a tudo. Agora é a chance deles verem, sentirem e entenderem.

133. Dêem-lhes tudo de si, Meus amores, por amor a esses jovens. Hâ muitos discípulos entre eles. Seu fogo tem simplesmente que ser reacendido‚ seu entendimento despertado, e uma vez que isso acontecer eles seräo uma forèa notâvel para o bem. O Inimigo vai lutar porque sabe que vai perder alguns das suas garras por causa do despertar desses jovens. Mas näo o deixe detê-los! Lutem no espírito, e continuem clamando esses coraèöes, essas vidas e almas para Mim, e Eu os ajudarei.

134. O Inimigo näo é pâreo para Mim, para o Meu espírito e nem para as chaves da revoluèäo. Vai chegar aos coraèöes dos JETTs e adolescentes. Eles estäo buscando e querem ser alcanèados. Querem algo para acender a centelha nos seus coraèöes, um propôsito para Me servirem.

135. A revoluèäo tem que comeèar e ser despertada em seus coraèöes primeiro, e para muitos agora é a hora. Orem por eles. Näo importa o que faèam, nunca deixem de orar por eles, porque tenho a chave para eles, e chegarei aos seus coraèöes. Faèam o que puderem, e depois confiem em Mim para o resto. Usarei vocês como ferramentas para chegarem aos seus coraèöes, mas no fim serei Eu quem falarâ direta e pessoalmente com eles. Entäo, deixem-Me usâ–los e depois recuem e vejam-Me agir.

136. Reflitam e lembrem–se do que fez a diferenèa nas suas vidas quando eram jovens, quando buscavam respostas‚ quando estavam confusos e precisavam de orientaèäo e direèäo. Talvez tenha sido alguém que tomou tempo com você, que lhe mostrou amor‚ às vezes um amor firme; ou em outros casos foi ver o exemplo de alguém que estava em fogo por Mim, e que tinha aquele fogo de revoluèäo queimando no coraèäo e que você sabia que näo tinha o que o apagasse. Pense apenas o que foi que funcionou com você, e Me peèa para ajudâ-lo a ser isso para os JETTs e adolescentes. Eles precisam, acima de tudo, de um exemplo de amor, de dedicaèäo e daqueles que estäo em fogo por Mim e dispostos a Me servir a todo custo.

137. Estenda a mäo em amor, em dedicaèäo e em humildade, e verâ o fogo deles acender. Você testemunharâ mudanèas; verâ caídos fora e jovens renunciando a tudo. Eles talvez näo tenham muito no físico para renunciar, porque tecnicamente jâ estäo na Família‚ mas têm muitas coisas para renunciar no espírito — suas ondas, manias, atitudes, etc. Mas você verâ uma mudanèa, verâ fogo e revoluèäo. É um chamado à revoluèäo! Você vai ajudar os preciosos JETTs e adolescentes juniores a atenderem ao chamado?

G

138. (Jesus: ) O período de renovaèäo vai afetar muito [os JETTs e adolescentes] em particular, porque väo ter que abrir mäo de basicamente tudo o que consideram “divertido” ou um “desafio”. Eles näo vêem a Palavra como algo legal e interessante; na verdade, muitos chegaram a desprezâ–la considerando-a um monte de regras chatas pelas quais säo forèados a viver. Näo digo com isto que todos os adolescentes sejam assim, mas muitos säo. Muitos näo descobriram o amor por Mim que precisam; eles ainda näo viram a verdadeira revoluèäo em suas vidas porque seus pais têm um estilo de vida cheio de concessöes. Muitos têm tido contato freqüente com ex-membros e foram bastante enfraquecidos por essas interaèöes.

139. Muitos säo fracos e estäo cansados sô porque näo têm uma visäo. Esse é o problema. E como näo têm visäo, eles perecem. Eles näo têm visäo para o Tempo do Fim nem a mínima idéia do que Eu disse sobre muitos dos assuntos mais fundamentais das suas vidas. Estäo perdidos, como ovelhas sem pastores em muitos casos. Esta é uma época desesperadora para os jovens da Família. Se näo embarcarem agora e ficarem em fogo‚ väo acabar saindo da Família, e näo seräo apenas um ou dois, mas centenas. Eles estäo fracos assim espiritualmente.

140. O que os jovens da Família precisam ver é dedicaèäo‚ fogo e inspiraèäo! Eles precisam pegar o espírito. É, muitos säo doces, säo “bonzinhos”‚ mas näo basta. Se näo tiverem o fogo da revoluèäo ardendo em seus coraèöes‚ näo väo sobreviver. O que quero ... é uma revoluèäo violenta do espírito‚ uma mudanèa total! Quero romper as correntes da conformidade e quebrar os muros do mundanismo. Quero estraèalhar as ilusöes do Diabo e desarraigar, arrancar e destruir a obra dele em suas vidas. Quero libertar os jovens. Quero esquentâ-los tanto que Eu possa mais uma vez usar os jovens da Família como tièöes nas Minhas mäos!

141. Seus fogos esfriaram com o tempo, ou eles têm ficado fora do fogo. Ainda näo sabem o que é ficar em fogo e totalmente convencido por Mim. Talvez tenham conhecido isso quando crianèas, mas muitos deles nunca sentiram isso, de modo que se tornaram clavas na Minha mäo, em vez de espadas incandescentes. Ficaram täo cegos, sem corte e frios, que näo pude usâ-los para marcar o Meu Nome nos coraèöes de outros. Näo pude dar início a incêndios impetuosos de revoluèäo anti-Sistema em seus coraèöes porque eles foram guardados numa lareira apagada em vez de numa fogueira em chamas.

142. Muitos dos jovens näo sabem o que é ter um coraèäo partido pelas ovelhas. Eles näo sabem por que estäo na Família, acham que é um estilo de vida, e muitos‚ muitos säo membros de igreja no espírito. Eles Me amam um pouco mas näo têm aquele fogo ardendo. É isso que Eu quero acender. Quero jogâ-los nas fornalhas mais quentes do Meu Espírito e aquecê-los, derretê–los para transformâ-los em novos vasos, e aí tirâ-los do fogo e transformâ-los nos novos discípulos que quero criar. Quero que se transformem em fogo nas Minhas mäos — näo pedras de gelo.

143. Seu trabalho é libertâ-los dos galhos e teias de aranha que se formaram à sua volta enquanto estavam sentados na pilha de entulho esperando para serem aquecidos. Seu trabalho é jogâ-los no fogo da revoluèäo, queimar as impurezas, os maus hâbitos e o mundanismo. E entäo os libertarei para poderem libertar outros.

144. Quero usâ-los! Näo quero que sejam tirados do fogo sô para voltarem para a sucata onde estavam. Quero usâ-los. Quero que vocês os usem para queimarem com o Meu Espírito e que continuem colocando-os de volta no fogo, vez apôs vez, até ficarem incandescentes com o Meu Espírito.

145. Em muitos casos vou colocar fogo no coraèäo dos jovens pela primeira vez. Vou atraí-los para o mundo espiritual e fazer com que as coisas aconteèam para abrir os seus olhos para o espírito e o Meu amor. Vou fazer coisas na vida de cada um que decidir largar as vestes do pecado, as quais têm usado com tanto orgulho. Vou mudâ-los radicalmente. Vocês têm que ver este tempo como uma centelha, o comeèo‚ o acender do fogo que precisa depois ser alimentado e cuidado.

146. Vou acender essa chama, vou comeèar o fogo e fazê-lo arder e dar início às coisas, mas vocês têm que abanar as chamas para o fogo ficar cada vez mais forte. Têm que estar prontos para jogar os que jâ estäo prontos no fogo e fazer com que seus coraèöes ardam por Mim. Vocês väo ter de estar lâ para cuidar das chamas, para colocâ-los em fogo e deixâ–los queimar.

147. Quero fazer algo radical e imenso! Quero criar uma tropa de elite destes jovens, mas no momento eles estäo täo enterrados na lama do Sistema que mal dâ para ver que säo Meus filhos. Tudo isso tem que mudar. Vocês têm que jogâ-los [nos fogos ardentes da Minha revoluèäo], mantê-los lâ, e fazer com que cada reduto do Inimigo seja queimado até chegar ao ponto em que a única coisa que tiraräo desse fogo sejam tièöes ardentes e incandescentes para fazerem a Minha vontade.

148. Este é um período sério‚ mas também emocionante! É uma época de mudanèas, tempo para destruir radicalmente o velho e queimar as impurezas. É hora de quebrar as correntes e libertar os cativos!

149. (Mamäe:) Repito‚ como mencionei antes, que essas mensagens e promessas säo o conselho do Senhor tanto para a renovaèäo quanto para esse acampamento para o qual foram recebidas. Säo mensagens de conselhos para cada um de nôs, para nôs aplicarmos hoje!

150. Peter e eu estaremos orando por todos vocês que väo tomar a tocha de ajudar nossos JETTs e adolescentes juniores durante este período täo importante. É na renovaèäo que o Senhor quer comeèar a reacender o fogo da revoluèäo nos coraèöes de todos nôs — inclusive dos nossos jovens. E embora o Inimigo queira sabotar os benefícios que a renovaèäo pode trazer à vida dos nossos JETTs e adolescentes juniores, e põr um fim às mudanèas radicais e imensas que o nosso Marido tem em mente, Seu poder e as chaves do Reino säo muito superiores de todas as formas e väo derrotar quaisquer ataques do Inimigo. Obrigado a cada um de vocês por tomar tempo para orar e ouvir o Senhor sobre o que podem fazer para que esta revoluèäo aconteèa com os nossos jovens‚ para que Jesus possa libertâ–los para amâ-lO e servi-lO como nunca antes.

151. Clamo, em nome dos nossos jovens, as chaves de submissäo, aceitaèäo, discipulado, revoluèäo, mudanèa e um forte vâcuo espiritual. E para vocês que väo estar ajudando a pastoreâ-los ou que seräo guardadores dos seus irmäos, clamo as chaves de sabedoria, convicèäo, equilíbrio‚ irmandade, unèäo e amor. Nosso querido Marido quer que nossos JETTs e adolescentes juniores sejam felizes e que a renovaèäo seja um catalisador de mudanèas positivas e progressos. — E como Ele os ama até mais do que nôs, vai fazer tudo ao Seu alcance para que isto aconteèa. Enquanto fizermos a nossa parte com fé, aceitaèäo, submissäo e com o poder das chaves nas mäos, podemos confiar que Ele mais do que cumprirâ a Sua parte do trato.

Orando desesperadamente por vocês enquanto investem no futuro da Revoluèäo por Jesus,

Com amor, Mamäe

Idéias Prâticas

1) Idéias para tempo na Palavra e treinamento espiritual:

? Faèa uma caminhada ou escale uma montanha alta e leia “Homens da Montanha” juntos no topo e faèam um piquenique.

? Peèa a todos que tragam alguma coisa para as devoèöes, e uma porèäo de uma Carta que os faz pensar naquilo, e podem ter uma devoèäo variada. Por exemplo, se alguém trouxer uma chave, deveria também trazer trechos de uma Carta sobre as chaves do Reino. Se alguém trouxer uma vela, deveria trazer uma Carta tipo “Ardam Livres”. Se alguém trouxer uma bola, poderia trazer trechos de uma Carta tipo "Poder da Oraèäo" ou “O Bebê”.

? Prepare uma devoèäo em que o tema seja ler trechos engraèados e humorísticos das Cartas. Você vai ficar surpreso com o que vai encontrar.

? Prepare uma devoèäo cujo tema seja ler fatos impressionantes das Cartas com relaèäo ao mundo espiritual (como as que se encontram no Volume 1, 2 e 3, na série Meninos do Céu, ou em Cartas tipo “Perguntas e Respostas”, etc.)

? Leia alguns devocionais para JETTs e adolescentes juniores, que seräo afixados no site sô para membros para a renovaèäo, se Deus quiser.

? Leia alguns dos velhos sonhos de Papai para as devoèöes. Ou faèa uma coletãnea de vârios sonhos de Papai tirada das Cartas e forme grupos para preparar esquetes e representar esses sonhos. O público entäo tem que adivinhar de que sonho se trata e de que Carta foi extraído.

? Faèa um estudo sobre profecias cumpridas.

? Leia uma lista de Cartas ou BNs e formule perguntas ao ler. Depois de ter uma boa quantidade, faèa um questionârio para o Lar — avisando todo mundo de antemäo de que Cartas seräo tiradas as perguntas, para que tenham tempo de estudâ-las antes.

? Leia histôrias ou biografias de missionârios em fogo e abnegados. (Obs.: O Senhor nos deu permissäo para lermos histôrias de missionârios durante a renovaèäo, e vamos ver sobre a possibilidade de afixâ-las no site sô para membros para vocês lerem com seus JETTs e adolescentes juniores. Por favor orem por isso.)

? Tenham uma aula sobre interaèäo amorosa. Leiam Cartas tipo "Expressar-se com Amor" (CdM 2894, BN 570), e preparem de antemäo cenârios hipotéticos bem prôximos da realidade nos quais uma apresentaèäo amorosa é necessâria. Leia e discutam como poderiam abordar a situaèäo ou problema com amor e segundo os princípios da Carta Magna.

? Tenham aulas sobre o Tempo do Fim.

? Estudem a vida de Jesus ou o livro dos Atos.

? Tenham aulas sobre quem estâ do seu lado na guerra espiritual‚ todos os anjos, guerreiros e ajudantes celestes. Depois tenham aulas sobre os monstros contra os quais eles estäo lutando, e como têm nas mäos os meios para derrotarem-nos.

? Tenham aulas sobre as chaves e o que elas podem fazer. Deixem os JETTs e adolescentes juniores imaginarem a realidade das tremendas armas das chaves, e o que podem fazer com elas. Imaginem o que poderiam fazer e como deveriam reagir a certas situaèöes, como responderiam alguém se isso assim assim acontecesse, etc. Ou conversem sobre situaèöes difíceis ou “impossíveis”, e vejam quem consegue encontrar uma promessa das chaves que se aplique e que poderiam clamar para a situaèäo.

? Deixem-nos receber suas prôprias mensagens estilo Espada ou LinkUp.

? Tirem nomes de um chapéu e escolham algo interessante para perguntar ao Senhor uns para os outros, como por exemplo receber uma mensagem do espírito ajudante da pessoa ou do seu anjo da guarda, ou perguntar algo que a pessoa fez quando estava no Céu, etc.

? Faèam esquetes nos quais se fantasiam e interpretam histôrias da Bíblia ou de uma XN. Elas podem ser complexas, com muitos personagens, ou simples. Inventem o roteiro e o que väo dizer que descreverâ a cena ou os sentimentos dos personagens. Ou encontrem histôrias de CdM recentes que possam interpretar, como a “Coroas no Gelo”.

? Reúnam–se, diminuam as luzes‚ e peèam ao Senhor para lhes falar sobre um determinado assunto, tal como se hâ vida em outros planetas. Talvez queiram cantar uma ou duas músicas para comeèar, tipo “We Live in the Fifth Dimension”, que os levarâ para o plano espiritual.

? Peèa ao Senhor para lhes dar uma histôria de espírito quando estiverem todos juntos. Por exemplo‚ se pedirem uma histôria de espírito do tempo em que o Império Romano perseguia os cristäos‚ peèam ao Senhor para dar um personagem a cada um, inclusive um narrador, e deixem cada um falar a sua parte. Cada pessoa fala, e a histôria assim se desenvolve! (Obs.: Certifiquem-se de gravar qualquer histôria de espírito e viagens espirituais no ditafone, para poderem enviâ-las se o Senhor lhe mostrar.)

? Leiam poemas juntos. Encontrem poemas nas CdMs, no Grapevine, no site sô para membros, e leiam-nos juntos.

? Algumas Cartas entram em Ciências. Por exemplo, tem um estudo sobre cristais na Carta “Pirãmide de Cristal”. Em outras Cartas Papai salienta e explica princípios de Ciências. Podem encontrar essas Cartas e depois fazer experiências científicas dos fenõmenos físicos explicados lâ, tais como fazer ou criar cristais a partir de materiais apropriados.

? Procurar pessoas famosas na Palavra, tais como Dwight L. Moody e William Gladstone, e descobrir o que Papai falou sobre elas, que palavras dessas pessoas estäo na Palavra, como também histôrias de sua vida disponíveis nas publicaèöes da Família. Podem fazer isso com uma busca no HomeArc [Baú da Palavra], ou checar a sessäo “Famous Characters” no final do Good Thots Vol.2. Aí falem sobre a contribuièäo de tal pessoa, e como ela fez deste mundo um lugar melhor do que era antes. Discutam que características admiram na pessoa.

? Procurem todos os homens e mulheres de Deus famosos mencionados na Palavra que eram JETTs ou adolescentes juniores quando comeèaram seu ministério. Alguns exemplos säo: Pocahontas, Jeremias, Charles Spurgeon, Joana d’Arc, Lady Jane Grey. Falem sobre a vida deles e o que fariam se estivessem no lugar deles. Por exemplo: e se você recebesse o chamado de Jeremias? Qual seria a sua reaèäo e o que teria feito?

? Procure e reúna citaèöes na Palavra sobre nossos jovens e as promessas de Deus com relaèäo aos jovens da Família. (Dica: REF 220, “Promessas de Vitôria”, tem um monte de profecias sobre o futuro das crianèas e dos jovens da Família!) Leiam essas e outras juntos, e discutam os talentos e dons que os jovens têm e que os ajudam a servir o Senhor.

? Procurem e juntem dicas na Palavra sobre jovens relacionando–se com os adultos da primeira geraèäo‚ e depois discutam como podem colocar isso em prâtica. Planejem um evento para demonstrarem apreèo aos adultos da primeira geraèäo, lendo promessas das Cartas para eles e lhes agradecendo pelo seu servièo para o Senhor.

? Peèam ao Senhor um assunto para estudarem, e depois leiam tudo o que encontrarem na Palavra sobre esse tôpico. Por exemplo, computadores: encontrem todas as profecias, todas as mensagens nas XNs, todas as histôrias no GT, e qualquer coisa que Papai tenha falado sobre computador, e leiam isso juntos. Discutam como sua vida é afetada pelos computadores, e como podem usâ-los e näo serem usados por eles.

? Tenham uma noite em que sentam-se com pouca luz e lêem as viagens no espírito de Papai, tais como “Cidade Espacial”, ou “A Mais Fantâstica Viagem”. Depois peèam ao Senhor para dar a cada um de vocês visöes, que poderiam explicar aos outros.

? Väo nadar num lago. Quando saírem leiam “Estranhas Verdades”.

? Discutam o que gostam sobre o início da Família, e joguem idéias de maneiras para fazer com que aquele fervor, fogo e dedicaèäo desenfreados tornem-se algo comum no seu Lar.

? Tenham uma noite para observar as estrelas em que cada pessoa relata o que acredita ser o maior milagre que o Senhor fez por ela. Leiam histôrias de milagres na Bíblia, nas CdMs, ou em outras publicaèöes.

? Cada manhä, no café da manhä ou nas devoèöes, peèa a um JETT ou adolescente júnior (revezem) para apresentar uma promessa das chaves para o Lar aprender naquele dia. Depois, um dia na semana revisem as promessas das chaves que aprenderam.

? Componham músicas para as promessas das chaves, para facilitar a memorizaèäo do Lar.

? Leve suas promessas das chaves consigo quando forem testemunhar, em cartöes fâceis de pegar, para poderem olhâ–las e revisâ-las durante o dia.

? Escolham uma noite em que se reúnem com todo o Lar para contar testemunhos de milagres ou respostas à oraèäo que tiveram ou que testemunharam.

? Procurem publicaèöes antigas que os seus JETTs e adolescentes juniores nunca leram, tais como os testemunhos traumâticos‚ as REFs com testemunhos de jovens que voltaram para a Família, as revistas Esperanèa do Futuro, revistas Espada antigas, LinkUps, artigos pertinentes de Grapevines antigos, etc. Lembrem-se de que se algo saiu num Grapevine hâ sete anos, o jovem de 12 anos tinha apenas 5 anos de idade, e provavelmente näo leu.

? Faèa uma simulaèäo tipo juiz/tribunal/júri; um debate. Peèam aos adolescentes que tomem uma posièäo de acordo com as Escrituras e defendam–na. O adulto ou pessoa presidindo a aula pode tomar a postura contrâria e defendê-la.

? Expresse as coisas nas suas prôprias palavras. Resuma os principais pontos de uma BN, ou uma seèäo de uma BN‚ nas suas prôprias palavras. Colocar as coisas nas suas prôprias palavras o forèa a realmente pensar no que estâ dizendo.

? Pegue um princípio ou um “afazer” da Palavra que leu e que tenha uma recompensa específica ou bênèäo anexada. Escreva isso num grâfico, como também a data em que a implementou, e como. Depois anote as bênèäos e as recompensas que recebeu como resultado. Ou se näo houver nenhuma recompensa visível depois de um tempo, peèa ao Senhor para lhe dizer que recompensas ocultas você recebeu pela sua obediência.

? Dedique certos espaèos de tempo na Palavra para que cada JETT ou adolescente júnior possa escrever sua “declaraèäo de fé” pessoal. Os assuntos poderiam ser salvaèäo, Tempo do Fim, a Lei de Amor, viver por fé‚ cair fora do Sistema, etc. Näo deveria ser uma prova de “livro aberto”, mas sim algo que vem do coraèäo e que eles diriam a alguém se estivessem testemunhando para a pessoa sem qualquer material ou publicaèäo para pesquisarem sobre o assunto. Deixem-nos pesquisarem sobre o assunto‚ ou pesquisarem juntos e fazerem uma aula sobre o tôpico primeiro, e depois no dia seguinte, ou semana seguinte, peèam-lhes que escrevam sua declaraèäo pessoal, inclusive o que aprenderem com o estudo e/ou aula.

? Revezem-se para darem aulas sobre certos aspectos da doutrina da Família. Sorteiem assuntos e depois tenham uma aula por semana seja lâ quanto tempo for preciso (é claro que depois de dar tempo suficiente para cada JETT ou adolescente júnior se preparar). Esta é uma boa maneira de praticar antes de testemunhar para alguém ou dar aulas para ovelhas.

? Peèa a cada JETT ou adolescente júnior que guie uma aula baseada num tema da Palavra do “Word Topic”. Poderiam escolher os assuntos ou pedir que cada um escolhesse um tema que gostaria de apresentar. Incentivem uma discussäo animada sobre cada assunto apresentado. Por exemplo, amizade, fofoca, pressäo social, sentir-se excluído, fascinaèäo pelo mal, espírito de competièäo, etc.

? Discutam: “Como a Família cresceu e mudou?” e “O que continua igual na Família?”

? Estudem as aulas das 12 Pedras do Alicerce juntos.

? Mantenham um “registro” das citaèöes da Palavra que mais falaram com vocês com uma pequena observaèäo tipo "diârio" do motivo e quaisquer pensamentos relacionados a ela.

2) Idéias para lazer e diversäo:

? Visitem um museu.

? Visitem um lugar famoso ou histôrico onde moram.

? Passem um dia num parque de diversäo ou parque aquâtico.

? Andem a cavalo.

? Väo esquiar na neve ou andar de rollerblade.

? Almocem ou jantem fora.

? Faèam uma caminhada.

? Väo esquiar ou fazer snowboarding (se morarem perto da neve)‚ ou surfar, mergulhar ou esquiar no mar (se morarem perto do mar).

? Väo andar de barco (certifiquem-se de usar o equipamento de seguranèa adequado).

? Faèam uma excursäo à praia/montanha/mata.

? Tenham um dia de esportes com outros Lares da ârea.

? Procurem atividades desportivas incomuns, tais como esquiar na âgua (ou o que estiver disponível na sua ârea).

? Faèam um churrasco ou piquenique num parque local ou no quintal de um dos Lares.

? Montem quebra-cabeèas juntos.

? Consigam ou faèam uma mesa de ping-pong, ou de totô*. (*totô é um jogo baseado no futebol e jogado numa mesa com fileiras de bonequinhos que representam os jogadores e estäo presos a varas e deslizam de um lado para o outro, giram e se movimentam de um lado para o outro para atingirem a bola.)

? Convidem todos os jovens na sua ârea para o seu Lar para um brunch ou almoèo‚ concordando que cada pessoa leve um prato‚ lanche ou contribuièäo para o bufê.

3) Idéias para aventuras de testificaèäo:

152. (Mamäe:) Nem todas essas idéias säo viâveis ou aconselhâveis em todas as situaèöes. Depende grandemente do país ou ârea na qual vivem. Algumas dessas idéias definitivamente näo säo recomendadas em países fechados, em situaèäo delicada ou mais conservadores, entäo por favor, certifiquem-se de confirmar cada idéia com o Senhor para assegurarem-se de que elas säo o que Ele tem de melhor para vocês na sua situaèäo.

? Faèam exemplos do Espírito Santo. Mesmo se näo cantarem ou tocarem bem, ainda assim podem atrair as ovelhas. Juntem-se com diferentes Lares na ârea se possível para que seja mais poderoso.

? Tenham uma aventura de testificaèäo cigana. Vistam–se como ciganos e faèam uma danèa cigana num parque ou ârea onde haja gente.

? Vistam-se de palhaèos e passem folhetinhos.

? Oportunidades para testemunhar: lavando carros, montando barraquinhas de limonada, provisionando, montando um estande num shopping‚ uma mesa em que vende materiais, busking‚ pontos de encontro de jovens, do lado de fora de cinemas quando as pessoas estiverem saindo de filmes com sentido‚ feirinhas hippies ou num píer.

(Mark e Leila B, Brazil:) Quando eu era adolescente, as vezes que mais me lembro foram as ocasiöes em que formei um elo com alguém e consegui testemunhar para a pessoa numa conversa profunda.

Quando tinha 19 anos, testemunhei para um jovem da minha idade quando estava provisionando uma regulagem para o carro do Lar. Ele também estava na oficina mecãnica esperando trabalharem no motor de seu carro esporte novinho em folha para o fazerem mais veloz e com melhor desempenho. Aceitei o desafio e testemunhei para ele, e isso abriu a porta para toda uma multidäo de jovens de classe alta que ele trazia ao nosso Lar. Ele me chamava de “guru”, e muitas vezes vinha ao nosso Lar com uns 10 a 15 outros jovens e lhes dizia: “Sentem-se, näo falem, sô escutem”, ha!

Através deste ministério pudemos alcanèar vârios jovens. Eles nos pegavam e apresentavam a outros jovens, nos encontravam fora de concertos de rock e nos ajudavam a distribuir folhetos para os jovens que saíam desses lugares, freqüentavam o nosso Lar para terem aulas da Palavra ou para pedirem oraèäo por libertaèäo das drogas e problemas nas suas famílias, etc., e tudo comeèou na oficina mecãnica. O que prova que näo é o tipo de testificaèäo que você faz que faz com que seja radical; você tem que ser um radical, e entäo coisas radicais väo acontecer em lugares nada radicais.

? Assar biscoitos, embrulhâ-los ou apresentâ-los de maneira atraente, e ir de porta em porta ou de loja em loja dando-os juntamente com folhetinhos, ou para os seus contatos de provisionamento.

? Peèa a todos na sua equipe de testificaèäo que se vistam com as mesmas cores alegres‚ tais como azul celeste ou verde claro, e pintem seus rostos com a mesma cor para chamar atenèäo. Vistam entäo placas estilo sanduíche ou cartazes com coisas que chamam atenèäo, pöem as pessoas para pensar ou engraèadas, relacionadas aos folhetos ou põsteres que estiverem distribuindo.

? Tirem os últimos artigos sobre “os sinais dos tempos” do FIM e imprimam-nos. Tenham um dia para testificar sobre o Tempo do Fim passando folhetos e artigos recentes sobre isso. Näo se esqueèam de levarem suas Bíblias e uma lista de versículos sobre o Tempo do Fim.

? Aprendam o "Endtime Street Play" [teatro de rua sobre o Tempo do Fim] e representem num bom local de testificaèäo. (Obs.: O VCD estâ à sua disposièäo através do Comitê do DEF do Sudeste Asiâtico, ou no seu centro local do DEF. Entre em contato com o seu comitê regional do DEF para mais informaèöes.)

? Se vivem perto da praia, väo lâ com a intenèäo de testemunhar. Levem bebidas e lanchinho, ou até preparem um churrasco, e convidem ovelhas. Comam, bebam, divirtam-se, cantem e testifiquem.

? Se forem um grupo de garotas, vistam–se como aeromoèas e distribuam "entradas grâtis" para o Céu, feitas pelos JETTs e adolescentes juniores. Um lado do ingresso poderia dizer “Entrada grâtis para o Céu. Vâlida a qualquer hora”. E do outro lado poderia ter um versículo ou dois e uma pequena oraèäo de salvaèäo.

? Imprimam trechos de uma Carta de MO em forma de folheto, e distribuam-na. Algumas Cartas que poderiam usar säo: “Pelo Amor de Deus, Sigam a Deus!” ou “Pare, Olhe, Escute!” ou “Serâ que Deus Cometeu um Erro?”

? Se moram perto de um porto‚ väo testemunhar nos navios para os marinheiros. Os portos geralmente têm navios de vârios países, de modo que pode ser uma experiência multicultural bem interessante.

? Se forem fazer algum tipo de excursäo divertida, tenham uma meta de testificaèäo de antemäo. Por exemplo: "Assim que ganharmos X almas, podemos ir patinar no gelo." Ou “Assim que distribuirmos um certo número de folhetos vamos almoèar no restaurante que provisionamos”.

? Enviem pessoas de duas em duas para parques e para saída de escolas, para uma praia ou arredores de um local de concerto para cantarem e passarem folhetos.

? Faèam um teatro ou esquete. Continuem vestidos com suas fantasias para testemunharem depois.

? Ajudem os seus jovens a comeèarem um trabalho de catacumbas nas escolas e outros locais. Se tiverem que ensinar outros, isso vai motivâ-los a estudar a Palavra.

? Testifiquem ao caminhar na vizinhanèa ou peguem um õnibus e väo testemunhar em um bairro vizinho e vejam as oportunidades de testificaèäo que surgem. Muitas vezes sô o fato de se estar disponível para testificar libera os seus ajudantes espirituais para trabalharem e lhes provê as oportunidades necessârias. Väo a uma biblioteca, um parque de diversöes, para a praia; estejam prontos e vejam sô o que acontece. Peèam ao Senhor‚ quando estiverem caminhando‚ para lhes revelar o que Ele quer lhes dizer. Tentem ouvir a voz dEle e seguir a Sua orientaèäo, e quando Ele disser para dobrarem a direita na rua, faèam-no. Entäo se Ele lhes mostrar para entrarem numa loja, entrem, etc. Finjam que têm fones de ouvido e que o Senhor estâ falando com vocês e lhes dando instruèöes e orientaèöes ali na hora. (Obs.: Na maioria das bibliotecas näo é permitido conversa, mas se a biblioteca for um local de eventos, você talvez tenha boas oportunidades de testificaèäo lâ ou num parque ali perto.)

? Vâ a uma cafeteria ou Internet café, se for um bom lugar para puxar conversa e testificar.

? Vâ a um estacionamento e coloque folhetos nos pâra-brisas de cada carro.

? Envolva-se no seu bairro. Talvez um dos seus vizinhos precise de ajuda, como uma senhora de idade que precisa de alguém para rastelar o jardim. Ajudar alguém que você conhece pode ser um bom ponto de partida, quando for apenas uma boa aèäo. Ou pode trabalhar fazendo outros pequenos servièos ou jardinagem para pessoas na vizinhanèa em troca de um donativo, que poderia guardar para usar exclusivamente em viagens, excursöes ou outras atividades. Isto poderia se transformar num meio de testemunhar também. Sua "equipe jovem" talvez queira abrir uma conta poupanèa num banco local e colocar o dinheiro lâ, o que também os ajudaria a aprender a abrir e manter contas bancârias. Podem entäo depositar o dinheiro lâ para um projeto especial e todos que trabalharam podem votar o que seria.

? Organizem uma viagem de fé de três dias para uma cidade vizinha e distribuam revistas Contato e vendam assinaturas. Provisionem tudo o que precisarem e os seus jovens experimentaräo o poder milagroso da providência divina em aèäo‚ Sua proteèäo, orientaèäo e portas abertas.

(Sam e Leila, Brasil) Alguns anos atrâs no Chile, Steven e Grace organizaram excursöes juntos com os outros pais, acampamentos de 3 dias, caminhadas e dormir em barracas e aulas inspiradas da Palavra. Eles provisionaram praticamente tudo, e o Senhor supriu abundantemente.

Recentemente, Joseph e Clara do escritôrio levaram um grupo de quatro adolescentes juniores numa viagem de fé do Chile até a Argentina, e depois até Punta Del Este no Uruguai (um famoso balneârio de alta classe no litoral). Quando os adolescentes voltaram para casa, estavam muito inspirados e disseram que teriam ficado mais tempo se pudessem. O Senhor fez centenas de milagres para eles. Provisionaram tudo e testemunharam como nunca.

? Väo a um parque e faèam um concurso para verem quem ganha mais almas. Unam-se a outros jovens na ârea, dividam-se em grupos de dois e tenham um tempo limite para se encontrarem e verem qual foi a equipe vencedora. Peèa a alguém para provisionar um almoèo ou jantar num restaurante como prêmio, ou faèam um picnic ou churrasco juntos depois para celebrarem as almas ganhas.

? Tenham um dia “Contato”. Leiam uma revista Contato para as devoèöes, depois saiam para testificar e vender assinaturas da Contato. Combinem uma hora para dedicarem a fazer uma vigília de oraèäo e concentrarem suas oraèöes na visäo da Contato e orem pelos seus assinantes.

? Escreva uma carta para o editor de um jornal ou revista sobre um assunto de interesse social, com um testemunho embutido.

4) Idéias para metas pessoais:

? Aprender a tocar violäo (ou outro instrumento).

? Aprender a ler partitura.

? Aprender a cortar cabelo e fazer penteados.

? Aprender um novo esporte (tênis, basquete, futebol, etc.).

? Aprender tudo sobre massagem e como fazer massagem.

? Aprender sobre maquiagem (como aplicâ-la com moderaèäo, tipos naturais de maquiagem, e outras técnicas).

? Aprender a cozinhar um novo tipo de comida (indiana, tailandesa‚ chinesa, grega‚ etc.)

? Aprender a costurar, fazer crochê ou tricotar.

? Aprender a bordar com entrelaèados, fazer artesanato ou algo de retalhos.

? Aprender a compor músicas.

? Aprender a fazer segunda voz.

? Aprender um novo estilo de danèa (balé, hip hop, jazz, danèa do ventre, etc.)

? Estudar teatro. (Montar uma peèa com um roteiro completo e figurinos.)

? Planejar e organizar um exemplo do Espírito Santo na rua.

? Aprender a dar uma aula bíblica.

? Aprender dicas sobre oratôria‚ ou relaèöes públicas e provisionamento. Peèa ao seu comitê de mídia para lhe dar lièöes sobre como responder perguntas numa entrevista. Estudar sobre os seus direitos e aprender a defender as suas crenèas.

? Aprender sobre vendas e pedir aos distribuidores de material de seu Lar para lhe dar dicas sobre como vender os produtos da Família. Aprender a vender os materiais sozinho incluindo ao mesmo tempo uma boa testificaèäo.

? Fazer uma boa lista de leitura e assumir o compromisso de terminâ–la antes do final da renovaèäo.

? Ler a Bíblia ou o Novo Testamento.

? Comeèar e completar um livro de citaèöes personalizado e artisticamente preparado.

? Comprometer-se a praticar seu dom de profecia, para o seu canal estar mais exercitado até o fim do período de renovaèäo. Estabelecer metas para com que freqüência vai ouvir o Senhor em profecia. Depois siga-as.

? Separe um caderno pessoal de profecia e veja se consegue completâ-lo.

? Aprender layout bâsico e fazer uma carta de notícias do Lar.

? Estabelecer uma meta pessoal de assinaturas da Contato, e trabalhar nesse sentido.

? Aprender um novo idioma.

? Aprender a digitar sem olhar as teclas.

? Aprender secretariado.

? Aprender a usar programas úteis de computador‚ como o Word, Excel, Access, PowerPoint, etc.

? Aprender contabilidade bâsica e pedir ao encarregado das finanèas do Lar para lhe ensinar como ele faz a contabilidade. Fazer grâficos no Excel para estatísticas e as finanèas do Lar. Fazer um grâfico geral da situaèäo financeira para as reuniöes de Conselho de Lar e afixâ-lo no quadro de avisos do Lar.

? Aprender a preencher o TeleTRF e assumir a responsabilidade de compilar os comentârios e sugestöes do Lar, estatísticas‚ etc.

? Aprender estenografia.

? Aprender a desenhar.

? Aprender mecãnica, marcenaria ou artesanato em madeira.

? Aprender a redigir; tornar-se “repôrter” da sua ârea e enviar eventos de testificaèäo e outros para os WS se possível para publicaèäo ou para ser afixado no site sô para membros.

? Completar um curso do CVC.

? Treinar um animalzinho de estimaèäo.

? Tornar-se perito no Tempo do Fim.

? Aprender a fazer fantoches e fazer um teatro de fantoches.

? Aprender truques simples de mâgica, que podem ser usados para entreter as crianèas mais novas, ou como quebra-gelo na testificaèäo.

? Aprender origami ou outra forma de artesanato em papel (como flores de papel, por exemplo).

? Aprender a nadar bem.

? Aprender primeiros-socorros.

? Aprender a sobreviver em diferentes situaèöes (ver no site do CVC uma série de idéias).

? Aprender tudo sobre escultura em argila.

? Aprender fotografia.

? Aprender como fazer um vídeo: montar o projeto‚ planejar as cenas e partes do vídeo e a seqüência das cenas. Pedir a um dos Lares se você pode aparecer como repôrter para gravar sua excursäo ou aventura ou atividade de testificaèäo. Faèa–o profissional, com crédito, e apresente-o quando terminado. Ou grave “um dia na vida de” alguém no Lar que tenha um dia interessante pela frente ou um ministério interessante. Grave tudo que a pessoa fizer naquele dia, desde as preparaèöes da manhä antes de sair, visitas aos amigos, testificaèäo‚ ou trabalho — um dia inteiro para mostrar o que a pessoa faz e como é interessante. Você poderia também entrevistar um testificador ou provisionador para ver como fazem o seu ministério, e depois entrevistar o assinante da Contato a quem eles estäo ministrando. Depois todos podem assistir juntos comendo uma tigela de pipoca. (Obs.: Você talvez até possa enviar para o Vine.)

? Forme um clube no seu Lar ou ârea baseado numa mesma visäo ou meta específicas.

(Jesus:) Hâ muitos hobbys ou atividades sobre os quais podem organizar um clube e fazer com que seja uma fonte divertida e educativa de atividade e convívio. Talvez queiram estabelecer regras para seus membros‚ eleger os responsâveis, o tesoureiro, decidir no requisito para tal clube‚ etc. Podem também incluir vârios projetos da Palavra‚ de testificaèäo ou oraèäo nos exames do clube ou requisito para membros, e organizar projetos ou excursöes baseados na missäo do clube. Tudo poderia incorporar algum aspecto de pesquisa da Palavra e/ou testificaèäo e produtos da Contato.

O JETTs e adolescentes juniores poderiam testemunhar e convidar uma pessoa especial (da Família ou näo) que sabe muito sobre o tema do clube, para uma reuniäo em que a pessoa dâ uma palestra ou aula — tal como um chefe de polícia, um político local, um bombeiro, um mestre de escotismo, um fotôgrafo, um repôrter de um jornal.

Seguem-se algumas idéias para clubes:

• Um clube de camping poderia aprender tudo sobre as diferentes facetas de acampar‚ fazer trilha‚ e sobrevivência, e depois acamparem juntos para testarem o que aprenderam. Poderiam pesquisar as Cartas e quaisquer materiais apropriados do Sistema. Podem aprender a ler mapas, ler o céu e as estrelas, e sobre terreno e vegetaèäo na ârea onde querem acampar. E aí, depois de aprenderem, de experimentarem certas coisas e passarem em algum tipo de teste tipo exame de escoteiro, poderiam ganhar medalhas de mérito. E depois de medalhas suficientes tornarem-se um escoteiro âguia com mais responsabilidades.

• Um clube de leitura poderia escolher projetos de leitura, näo sô de BNs e da Palavra, mas livros selecionados sobre diversos assuntos (durante a renovaèäo teriam que procurar livros que se enquadrem nas diretrizes da renovaèäo, ou poderiam também usar histôrias de missionârios para isso, veja o site sô para membros)‚ ou correlacionar certos livros com a Palavra. O clube poderia fazer resumo de livros‚ juntarem-se para discutirem e comparar anotaèöes. Quando lerem sobre algo ou um local numa BN ou Bíblia, poderiam escolher equipes de pesquisa para aprenderem mais sobre aquele assunto ou local. O clube poderia também organizar uma festa de poesia: pedir a todos para trazerem seu lanche e poemas favoritos, e se revezarem para ler a poesia que encontraram ou escreveram. (Hâ vârias poesias lindas no Good Thots e Rhymes from Our Times e espalhadas por todas as publicaèöes da Família.)

• Clube de culinâria: Aprendam a fazer pratos diferentes de diversos países. Aprendam sobre os diferentes sabores e gostos. Tenham um projeto de provisionarem em diferentes restaurantes, ou até mesmo apenas visitar o restaurante, mas arranjem para ir ao restaurante numa hora em que näo esteja muito cheio para poderem conversar com o chef ou com o proprietârio e aprender algumas de suas dicas. O chef talvez possa comparecer a uma das reuniöes do seu clube e dar uma palestra ou fazer uma pequena demonstraèäo. Planejem uma maneira de angariarem fundos testemunhando para que possam comprar todo tipo de ingredientes que precisem para trabalhar. Arranjem e planejem uma excursäo do clube a uma ârea étnica da cidade e aprendam mais sobre as pessoas e sua culinâria e cultura. Depois planejem uma maneira de fazer follow-up com elas para conhecê-las melhor. Vejam se podem visitar um mercado e aprender sobre ervas e temperos frescos.

• Um clube de idiomas.

• Um clube de teatro.

• Um clube de danèa.

Propaganda do CVC

153. (Mamäe:) A renovaèäo poderia ser o tempo ideal para os JETTs e adolescentes juniores investirem um tempo para ganharem diplomas e certificados do CVC. (Obs.: Os JETTs podem fazer as leituras requeridas para receberem o certificado profissionalizante de estudo do CVC, para abrir caminho para suas horas de experiências profissionalizantes quando fizerem 14 anos, quando entäo recebem o certificado do CVC. Contudo‚ näo hâ nada que impeèa os Lares ou ârea de criarem certificados que näo sejam do CVC para os JETTs em reconhecimento das suas realizaèöes.) Segue-se um pequeno encorajamento do departamento de CVC dos WS:

A renovaèäo pode ser uma época maravilhosa para os seus adolescentes desengavetarem os livros do CVC e tirarem alguns diplomas e certificados, além de acrescentarem ao seu dia um bom tempo na Palavra. Vocês encontraräo o conteúdo de todo o programa do CVC no endereèo

http://www.cvcollege.com.

Para entrar no Student Center [centro de alunos], use seu nome ou senha do site sô para membros. Se o seu JETT ou adolescente Junior näo tiver um livro do CVC, encontrarâ um PDF dele no site. Estude a Palavra, testifique e ganhe crédito por isso com um dos seis Christian Studies Certificates [certificado de estudos cristäos]. Ou ganhe um certificado de aptidäo em um dos departamentos de estudos profissionalizantes: Puericultura e Educaèäo‚ cursos técnicos, Prendas Domésticas, Secretariado e Negôcios, Comunicaèäo, Arte Criativa e teatro, Sobrevivência, Educaèäo Doméstica e Familiar.

Você näo tem um diploma de ensino fundamental? O CVC tem dois diplomas de ensino fundamental. O Diploma Geral de Ensino Fundamental, é requerido de todos os jovens da Família DF. E os jovens mais voltados aos estudos acadêmicos podem tirar um Diploma de Ensino Médio estudando um pouquinho mais. Alunos se qualificam para esses estudos através do estudo do curso ou de provas.

Lista de afazeres para o Lar

1) Unam–se como Lar e orem e planejem como väo satisfazer as necessidades dos JETTs e adolescentes juniores no seu Lar durante a renovaèäo. Cada pessoa deve orar sobre como pode fazer a diferenèa.

2) Planejem de antemäo coisas especiais para os JETTs e adolescentes juniores durante a renovaèäo, e orem sobre recompensas por comportamento exemplar e passos de progresso.

3) Certifiquem–se de que vocês, como Lar, estäo fazendo todo o possível para satisfazer as principais necessidades dos JETTs e adolescentes juniores durante a renovaèäo:

  1. A Palavra e input espiritual
  2. Recreaèäo e diversäo
  3. Aventuras de testificaèäo
  4. Meta ou metas pessoais

4) Perguntem ao Senhor: “Como podemos ajudar os JETTs e adolescentes juniores no nosso Lar a aprenderem a ter mais motivaèäo? O que podemos fazer para remediar o problema e encorajar mais criatividade e iniciativa?” Depois discutam juntos o conselho que o Senhor lhes der e faèam planos concretos para implementarem Suas idéias no seu Lar.

5) Peèa ao Senhor chaves específicas para o coraèäo de seus JETTs e adolescentes juniores.

6) Para os JAs, ASGs e jovens nacionais e novos discípulos: Orem sobre como podem ser um pastor, carneiro guia, ou amigo dos JETTs e adolescentes‚ e como podem fazer sua parte para derramar neles, levâ-los para aventuras desafiadoras e divertidas de testificaèäo, fazer coisas divertidas com eles‚ planejar e guiar aulas da Palavra cheias de vida e diferentes, ajudar a motivâ-los a crescer, aprender e aproveitar bem o seu tempo.

7) Para adolescentes seniores: Orem sobre como podem estar à altura do desafio de serem modelos e carneiros guia para as crianèas, JETTs e adolescentes juniores seja de que maneira for.

Copyright © 2004 por A Família

(fim de arquivo)