O Próximo Passo! —Membros Missionários

Peter
March 17, 2004

PeterCM/FM 3483 1/04

Querida Família,

Nôs amamos vocês e oramos para que tudo esteja correndo bem neste novo ano de 2004. Na primeira parte desta série, denominada “Avante, Sempre Avante”, Mamäe e eu mencionamos a formaèäo de uma nova categoria na Família: a de Membros Missionârios. Agora explicaremos melhor essa mudanèa e como ela serâ benéfica tanto para a Família quanto para vocês pessoalmente.

2. Para entenderem claramente como o Senhor nos guiou, quero contar como chegamos a esse ponto, o raciocínio por trâs da decisäo de formar esta nova categoria, e a soluèäo maravilhosa que ela é para alguns dos problemas que nôs e os líderes da Família temos tentado resolver jâ hâ bastante tempo.

3. Como bem sabem, desde a Sacudida 2000 e depois com a série “Convicèäo”, o Senhor deixou mais do que claro que precisamos preservar o exemplo de discipulado em tempo integral como ele é definido nas Palavras de David. Recapitulando brevemente, significa que o Senhor vai exigir de nôs que nos certifiquemos de näo deixar diminuir, degenerar nem desaparecer — através de uma concessäo aqui e outra ali — as características que tornam a Família única e que däo o nosso exemplo atual de discipulado a 100%. Algumas dessas qualidades ímpares da Família säo características do nosso estilo de vida, como por exemplo viver em comunidade, compartilhar todas as coisas, viver a visäo de Uma Esposa e a Lei de Amor, criar nossos filhos para serem missionârios, etc.

4. Em outras palavras, qualquer Lar CM que näo estivesse vivendo de acordo com esse padräo de discipulado em tempo integral näo deveria ter continuado sendo Membro da Carta, mas sim ter sido transferido para a categoria FM. Sô que tem sido bem difícil para os seus COs e VSs fazerem isso, porque muitos Lares e pessoas, apesar de näo estarem vivendo à altura do padräo de discipulado em tempo integral, também näo estäo vivendo o padräo dos Membros Fraternos em geral. Com base nisso, compreende-se por que tem sido difícil para os seus VSs e COs darem início ao processo para transferir para a categoria FM Lares que têm um estilo de vida bem parecido com o CM, mas que näo estavam conseguindo cumprir esse padräo totalmente.

5. E, como jâ explicamos, também havia outros problemas de tolerãncia em demasia por parte dos líderes (CdM 3468:56-66, BN 1054). A falta de disciplina era quase uniforme, e existia a tendência de se concentrar nas regras bem determinadas, preto no branco, na hora de fazer cumprir o padräo, e ignorar os aspectos mais subjetivos de obediência aos padröes espirituais estipulados na Palavra. Mas, além dos escritôrios continentais e regionais falharem em exigir o cumprimento do padräo, havia outro problema. Na categoria FM, o nível de compromisso e de servièo varia bastante‚ e o padräo geral é bem mais baixo do que o seguido na categoria CM. Apesar de que muitas pessoas ou Lares CM deveriam ter sido transferidos para a categoria FM por näo cumprirem totalmente o padräo CM, ainda assim o seu nível de obediência e servièo era superior ao que tem se esperado da Família FM.

6. Com isso os seus supervisores se viram, como diz a expressäo‚ entre a espada e a parede. Eles näo queriam permitir concessöes dentro da Família CM, mas também näo queriam que missionârios ou Lares missionârios bons e fiéis se desanimassem por serem transferidos para a categoria FM, sendo que viviam num nível muito mais semelhante ao CM do que ao FM. Diante dessa situaèäo, a tendência dos supervisores foi dar uma colher de châ aos Lares ou membros CM que näo cumpriam o padräo e permitir que continuassem sendo CM, na esperanèa de que melhorassem. Essa tendência resultou no que descrevemos antes como a "síndrome do desvio padräo", que pouco a pouco foi levando a Família CM a um nível bem mais baixo de obediência.

7. Quando me envolvi na situaèäo no Brasil, desde que os pecados do campo foram desmascarados e o castigo anunciado, até estabelecermos o critério para a avaliaèäo dos Lares, sempre surgia a questäo do que fazer no caso dos Lares que näo se encaixam na categoria CM e nem na FM. Era um dilema que nos deixava perplexos, porque, se por um lado sabíamos que precisâvamos preservar o exemplo de discipulado em tempo integral e näo podíamos abrir concessöes nesse aspecto, senäo correríamos o risco de ver a Família cair no esquecimento, por outro ficâvamos tristes por causa dos bons missionârios que queríamos preservar‚ incentivar e recompensar por todos os anos que dedicaram a servir o Senhor.

8. No período em que nos envolvemos na situaèäo no Brasil, também passamos a entender melhor o sentimento praticamente de derrota que alguns Membros da Carta sentiam ao pensarem em serem transferidos para a categoria FM — näo que fosse uma atitude correta nem que deviam se sentir assim, jâ que os Membros Fraternos também fazem parte da Família. Mas esse receio existia provavelmente devido a algumas situaèöes näo muito boas que ocorrem na Família FM‚ e que na verdade säo uma vergonha para a Família. Essas situaèöes têm sujado a reputaèäo dos membros fiéis e dedicados que se encontram na Família FM, gerando uma noèäo negativa dessa categoria. Como sabem, quer seja certo ou errado, depois que algo é rotulado e as pessoas passam a ter um certo conceito em relaèäo àquilo, é bem difícil mudar essas percepèöes e atitudes.

9. Levando isso em consideraèäo, vimos que devia haver uma outra soluèäo, algo que suprisse melhor as necessidades da Família atualmente, sem termos que transferir membros CM que näo viviam completamente à altura do padräo para a categoria FM. Buscamos o Senhor desesperadamente e fizemos o melhor que podíamos para "pensar fora do molde" — em outras palavras, para estudarmos qualquer outra idéia ou possível soluèäo.

10. Quando comeèamos a discutir o assunto em agosto de 2003, nosso primeiro desafio foi saber que em breve precisaríamos julgar os Lares no Brasil de uma maneira justa e honesta. Näo podíamos apenas ficar discutindo a teoria desse dilema devido ao abismo que existia entre o padräo dos Lares CM e muitos Lares FM‚ e depois esquecer o assunto. Sabíamos que em breve íamos ter que tomar uma atitude. Precisâvamos de algo diferente, e graèas a Deus, devido à imensa sabedoria e previsäo do nosso Marido, a Cúpula ocorreu antes de termos que iniciar a reintegraèäo dos Lares no Brasil.

11. Ficou ôbvio que outros campos tinham as mesmas dificuldades e desafios que enfrentâvamos no Brasil na questäo de como agir com os Lares CM que näo se encaixavam em nenhuma das duas categorias. O Senhor nos deixou ver que a situaèäo no Brasil era um microcosmo da Família‚ o que abriu os nossos olhos para alguns problemas fundamentais e a necessidade de efetuarmos mudanèas de grande porte.

12. Foi com base nesse raciocínio e diante dessas necessidades que surgiu a idéia da categoria de Membros Missionârios. Em agosto, quando estâvamos no Brasil, discutimos essa idéia de termos uma nova categoria de servièo, e quando gravei os vídeos até pensei em mencionar essa possibilidade. Mas quando oramos a respeito, o Senhor disse que ainda era cedo para fazermos tal promessa e que precisaríamos orar, nos aconselharmos e O ouvirmos muito mais antes disso, e que näo sabíamos com certeza a que conclusäo Ele nos levaria.

13. Sô que por um milagre o Senhor possibilitou que discutíssemos essa possibilidade a fundo na hora certa, durante a Cúpula, e deixou bem claro que queria que criâssemos a categoria de Membros Missionârios, que é uma soluèäo incrível para vârias necessidades. Näo sô faz com que seja mais fâcil conservarmos o exemplo de discipulado nos Lares da Família CM, mas também supre um lugar de servièo mais parecido com a Família CM para aqueles que, por algum motivo, näo conseguem viver o padräo integral de discipulado, mas que säo muito mais ativos do que os Membros Fraternos em geral.

14. Discutimos amplamente na Cúpula os detalhes dessa categoria de Membros Missionârios e oramos bastante a respeito, redigindo na ocasiäo o rascunho dos critérios e procedimentos relacionados a ela. Graèas a Deus, como isso foi decidido e entraria em vigor em abril de 2004, pudemos usar essa nova categoria quando avaliamos os Lares no Brasil. Na verdade, o processo de reintegraèäo dos Lares no Brasil nos possibilitou uma boa experiência para testarmos a eficâcia desse novo plano, e ficamos felizes com os resultados.

15. O fato de termos uma outra categoria de servièo facilitou sobremaneira o trabalho dos COs de reintegrarem os Lares no Brasil, porque se um Lar näo estava cumprindo o padräo de discipulado mas era ativo no trabalho missionârio e vivia perto do padräo, pudemos lhe oferecer um nível de servièo alternativo. Essa decisäo resolveu dois grandes dilemas que estâvamos enfrentando, de modo que pudemos continuar avaliando os Lares dentro do padräo pré-estipulado e näo deixar que continuassem CM aqueles que näo estavam realmente vivendo dentro do padräo de discípulos. Mas, ao mesmo tempo, pudemos colocar esses Lares num nível muito mais correto e de acordo com o seu grau de dedicaèäo e servièo.

16. O resultado da reintegraèäo no Brasil foi o seguinte: Dos 72 Lares que antes eram CM, 37 foram reintegrados nessa categoria, 23 foram reintegrados para a categoria de Membros Missionârios e 12 para a categoria FM. A decisäo para se reintegrar os Lares na categoria CM foi feita com base nos relatôrios de Lar e individuais que foram preenchidos durante o período do castigo, os quais deram uma boa idéia das estatísticas de testificaèäo e no programa Contato, do trabalho missionârio em geral‚ da condièäo espiritual e do grau de obediência à Palavra e à Carta Magna das pessoas. Lembrem–se que demos aos Lares no Brasil de antemäo o critério para a sua avaliaèäo. Na mesma época publicamos a coletãnea de citaèöes do vinho novo apoiando o critério de avaliaèäo, deixando entäo bem claro que se os Lares quisessem voltar a ser CM, teriam que estar à altura do que lhes era exigido. (Veja o GV 162 [este anúncio foi publicado separadamente em português] e BNs 1055-1056.)

17. Os Lares outrora CM que foram reintegrados como MM säo Lares missionârios ativos, compostos por pessoas sinceras e dedicadas ao Senhor e à Família que tinham algum tipo de trabalho missionârio. Apesar de muitos deles serem um bom exemplo em uma boa quantidade de aspectos, viverem por fé, educarem os filhos em casa e testemunharem, näo receberam a categoria CM devido a certos fatores — alguns relacionados ao seu modo de vida e outros à sua condièäo espiritual — que os desqualificaram para a categoria de Lar que dâ um exemplo completo de discipulado revolucionârio de acordo com as Palavras de David.

18. Näo se deveria considerar a categoria de Membro Missionârio um castigo ou rebaixamento‚ porque é algo que o Senhor estâ dando à Família. Mamäe e eu consideramos isso um passo positivo de progresso, algo que reflete honestamente a condièäo de muitos membros da Família e supre muito bem o que a Família precisa no momento. Alguns de vocês que acham que se encaixam melhor na categoria de Membro Missionârio no princípio talvez fiquem um pouco desapontados, mas queremos encorajâ-los a verem a situaèäo de um modo diferente.

19. A categoria de Membros Missionârios é para Lares ativos e em fogo, pessoas dedicadas à Família e bons missionârios. Os Lares e membros que forem permitidos fazer parte dessa categoria na Família seräo os que estäo trabalhando para o Senhor, testemunhando, promovendo o programa Contato e mantendo um bom padräo espiritual. Essa categoria é muito mais parecida com o padräo CM do que o nível de servièo FM‚ e as pessoas que receberem essa classificaèäo teräo que dar duro para preservâ-la. Tais Lares seräo avaliados regularmente (como anunciado sobre os Lares CM), e haverâ medidas de disciplina para aqueles que näo cumprirem o padräo. Nôs näo vamos permitir que a integridade desse nível de servièo se degenere como aconteceu com alguns Lares FM, o que puxou para baixo a categoria FM no geral e contribuiu grandemente para a visäo negativa que muitos têm tido dessa categoria.

20. As diferenèas entre Membros Missionârios e Membros da Carta estaräo mais relacionadas ao exemplo de discipulado segundo o determinado nas Palavras de David. Ou seja, os Lares CM teräo que obviamente estar vivendo todos os aspectos do discipulado, tanto em estilo de vida como espiritualmente. Eles têm a responsabilidade de preservar o exemplo completo de discipulado em tempo integral que diferencia a Família dos outros cristäos e missionârios que existem. Esse exemplo diz respeito a coisas como a vida em comunidade (em breve consistirâ de Lares bem maiores), evitar o mâximo possível empregos no Sistema, viver em uniäo e ter tudo em comum, viver por fé‚ educar os filhos em casa e criâ-los para serem missionârios e discípulos, ter um trabalho missionârio bem equilibrado que inclui a promoèäo do programa Contato‚ etc.

21. No final talvez venhamos a ter mais Lares MM do que CM, e näo tem problema nenhum. Cada nível de servièo cumpre um propôsito. O Senhor espera que os Lares CM dêem um exemplo ímpar para o mundo, mas se, por algum motivo, você ou o seu Lar näo têm condièöes de fazê-lo, näo é um ponto preto no seu registro. Ele ainda espera muito de vocês, e deveriam ter orgulho de serem Membros Missionârios. Significa que vocês säo missionârios da Família e seguidores dos ensinos de David.

22. Conferimos aos Lares CM o título de "Lares de Discipulado modelo" porque essa é a missäo e o dever deles. Deveräo dar um exemplo das Palavras de David, para evitar que a Família perca as características que a diferenciam e que têm sido nossa marca registrada desde o início.

23. Para lembrar a todos a direèäo que a Família estâ tomando, os membros e Lares da Carta Magna agora seräo chamados de Discípulos da Família (DFs) e Lares de Discipulado da Família (Lares DF). Teremos também a categoria de Membros Missionârios (MMs) e Membros Fraternos (FMs). A partir deste ponto nesta BN e nas seguintes, usaremos estes novos termos. (Obs.: Em países onde é ilegal ser missionârio, a lideranèa local vai orar sobre um outro nome que defina essa categoria no nível local, em vez de Membros Missionârios.)

A importãncia do Lar ser um modelo de discipulado

24. Para recapitularmos, incluirei aqui alguns parâgrafos tirados da Carta “Avante, Sempre Avante”, que explicam como é importante o Lar ser um modelo de discipulado.

O Lar é o ponto de início para se estimular e viver o discipulado na Família. A pessoa pode desejar ser discípula, mas é no Lar que ela vai desenvolver o discipulado. Sem dúvida existem cristäos que seguem um estilo de vida de discípulos de acordo com a verdade que têm na Bíblia, mas o nosso estilo na Família é determinado tanto pela Bíblia quanto pelas Palavras de David, e sô é possível cumprir as qualidades ímpares desse estilo de vida em um Lar da Família.

Os Lares da Família däo ao mundo o exemplo de que existe atualmente o verdadeiro cristianismo, vivo e vivido segundo o Novo Testamento. Lares verdadeiramente comunitârios de discípulos mostram ao mundo que existem cristäos vivendo 100% por Deus, dispostos a abrir mäo dos confortos e conveniências da vida egoísta no Sistema para se dedicarem a servir os outros. Estarmos dispostos a viver por fé, a testemunhar em tempo integral e confiar que Deus vai suprir as nossas necessidades à medida que compartilhamos tudo, é um testemunho de que existe um Deus verdadeiro mesmo, que cuida das pessoas e Se preocupa com elas. Existe pouquíssima evidência disso no mundo e, como Mamäe afirmou claramente na série "Convicèäo vs. Concessäo e Transigência", o nosso exemplo nesse aspecto é importante.

O fato da Família ter Lares comunitârios é o que nos distingue da maioria dos cristäos no mundo e torna a Família única; é onde o discipulado floresce e é uma parte vital da vida como discípulo.

Discipulado 100%, em tempo integral, significa ir por todo o mundo e pregar o Evangelho a toda a criatura (Marcos 16:15); estar junto com pessoas que crêem, ter tudo em comum (Atos 2:44,45); negar-se a si mesmo, tomar a sua cruz cada dia e seguir o Senhor (Luc.9:23,24); renunciar a tudo que possui (Luc.14:33); sair do meio deles, apartar-se e näo tocar nada imundo (2Cor.6:17); abster-se de servir a dois senhores, Deus e mamom (Mat.6:24); dar a vida pelos irmäos (1Joäo 3:16); confiar que Deus suprirâ todas as suas necessidades (Fil.4:19); permanecer na Palavra (Joäo 8:31,32); glorificar o Pai dando muito fruto (Joäo 15:8); mostrar que é discípulo pelo amor que têm uns pelos outros (Joäo 13:35).

É muito difícil para as pessoas viverem o discipulado sozinhas, provavelmente uma das razöes por que o Senhor promoveu a vida comunitâria jâ desde a Igreja Primitiva. Ele sabia como seria difícil viver o padräo de discipulado e, na Sua sabedoria, sabia que precisaríamos nos ajudar mutuamente. Ele disse aos Seus primeiros discípulos para largarem suas redes de pesca, servièo de coletor de impostos, empregos e família, e seguirem-nO. Quanto êxito serâ que teriam obtido aqueles primeiros discípulos se tivessem continuado pescando todas as noites e recolhendo impostos todos os dias? Serâ que teriam tido condièöes de ser discípulos? Serâ que teriam seguido até o fim e disseminado o cristianismo pelo mundo inteiro? Provavelmente näo.

A partir do Dia de Pentecostes, “todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo a necessidade de cada um” (Atos 2:44,45). Eles precisavam viver e trabalhar juntos, compartilhando a carga, para conseguirem viver o discipulado. (CdM 3479:68-69, 71-74‚ BN 1067).

25. (Peter:) Se o seu Lar näo for um exemplo de discipulado assim, você pessoalmente ainda pode ser um discípulo no coraèäo. Talvez näo consiga cumprir todos os requisitos para ser um Lar de Discipulado modelo‚ mas ainda assim você é um discípulo, um seguidor dos ensinamentos da Família. Você acredita, é um missionârio e é muito importante para o Senhor, para Mamäe, para mim e para os perdidos do mundo.

Por que escolhemos os nomes "Discípulo da Família" e “Membro Missionârio”

26. Quero explicar por que Mamäe, eu e a lideranèa da Família escolhemos os nomes “discípulo da Família” e “Membro Missionârio” para esta reestruturaèäo. Obviamente precisâvamos de um nome para definir uma nova categoria de servièo. Entäo, depois de muita oraèäo‚ conselho, deliberaèäo e de ouvir o Senhor, ficou claro que, dadas as circunstãncias e as metas a que estâvamos nos propondo, estes nomes eram os melhores. Eles precisavam refletir o nível de compromisso e servièo exigido de cada categoria e serem claros, fâceis de entender e simples, nada complicado.

27. Como explicamos antes, salvar a Família significa preservar o exemplo de discipulado em tempo integral. Näo é um conceito fâcil de explicar e näo tem sido fâcil para a Família no geral entender a seriedade disso. O exemplo de discipulado estâ relacionado ao exemplo dos seus Lares, e näo sô das pessoas. Na época de Jesus havia muitos discípulos com diferentes graus de dedicaèäo. Eles eram seguidores dos ensinamentos de Jesus, sô que tinham estilos de vida diferentes. Mas o padräo de discipulado em tempo integral para os filhos de David foi esclarecido nas Cartas, aprimorado e explicado a ponto de que o discipulado em tempo integral segundo as Palavras de David inclui muitos pontos específicos relacionados ao modo de vida‚ como por exemplo, viver em comunidade (em Lares relativamente grandes), viver por fé, compartilhar todas as coisas‚ educar os filhos em casa e criâ–los para serem missionârios e discípulos, ter um trabalho missionârio bem equilibrado que inclui promover o programa Contato, etc.

28. Os membros DF têm a incumbência de preservar o exemplo de discipulado em tempo integral da Família. Precisam retratar o discipulado no sentido pleno da palavra, têm que viver todos os aspectos do discipulado em tempo integral mencionados nas Cartas e manter um estilo de vida que retrate o discipulado nos tempos atuais. Por essa razäo o nome da sua categoria possui a palavra discípulo, porque é a qualidade primordial que define mais diretamente tanto a sua categoria como a sua vocaèäo e incumbência ímpares, e disso vocês nunca devem se esquecer.

29. Os Membros Missionârios säo pessoas ativas, de visäo missionâria e que däo fruto, mas como näo precisam refletir o padräo completo do discipulado em tempo integral em todos os aspectos de suas vidas — tanto os Lares como individualmente — o nome da sua categoria oficial na Família näo inclui o termo discípulo. Mas, como membros da Família em servièo ativo, podem optar por abraèar e viver os ensinamentos do discipulado de acordo com a sua fé e convicèäo pessoais. Podem ser discípulos de coraèäo e na sua dedicaèäo, e continuarem sendo seguidores dos ensinamentos de Jesus e de David. Talvez o seu exemplo de vida reflita diferentes graus do discipulado, mas é algo voluntârio, näo é exigido que vivam o padräo total de discipulado.

30. Jâ os Lares DF precisam ser modelos de discipulado nos dias de hoje, segundo o explicado nas Palavras de David, e essa é a essência. Näo estamos nos referindo a pessoas, mas sim ao exemplo dado pelos nossos Lares comunitârios que estäo seguindo o padräo de discipulado. Isso näo significa que achamos que os DFs na Família säo os únicos discípulos de Jesus no mundo ou na Família. Existe muita gente no mundo — näo sô nossos MMs e FMs, mas também cristäos dedicados de outras denominaèöes — que podem ser considerados discípulos de Jesus.

31. Para salvarmos o nosso navio que estâ indo a pique, precisamos conservar o diferencial da Família, aquilo que define discipulado para a Família. Precisamos preservar o que dâ esse exemplo, e isso serâ vivido por uma pequena percentagem da Família, e näo tem problema. Esperamos que seja assim.

32. Uma coisa que o Senhor mencionou é que a nova visäo que a Família estâ assumindo, o padräo de discipulado atual definido no vinho novo e na série “Convicèäo”, é frâgil. Como sabem, na Família é muito difícil mudar modos de pensar e perspectivas. Temos feito bastante progresso e agora estâ bem mais claro na Família o que é o exemplo de discipulado em tempo integral e o que implica vivê-lo, e o Senhor nos orientou a proteger esse conceito. Uma maneira que Ele nos mostrou para fazermos isso é denominando uma categoria “discípulos da Família” e a outra "Membros Missionârios".

Perguntas e respostas a respeito da categoria de Membros Missionârios

33. Tenho certeza que vocês têm muitas perguntas quanto aos detalhes dessa nova categoria de servièo. Vou abordar algumas coisas num estilo pergunta e resposta. Outras questöes ficaräo mais claras quando lerem o Estatuto do Membro Missionârio, que serâ publicado junto com esta BN.

?Quando entra em vigor a categoria de Membro Missionârio?

34. A categoria de Membro Missionârio entrarâ em vigor oficialmente em abril de 2004. É claro que vai demorar um pouco até estar tudo funcionando e transcorrendo suave e eficientemente. Criar uma nova categoria de membros na Família exige bastante trabalho, e no comeèo veremos muitos detalhes relacionados ao aspecto prâtico, logística e negôcios que precisaräo ser melhor definidos, entäo por favor tenham paciência durante este período de transièäo. Mas a partir de abril de 2004, esta categoria serâ uma opèäo para aqueles que atualmente säo CM.

?CMs seräo transferidos para a categoria MM, e se forem, quando serâ isso?

35. Ao receberem esta BN, todos que no momento säo Membros da Carta deveriam tomar um tempo para ponderar seriamente sobre esta nova opèäo de servièo, e consultar o Senhor para ver se você ou talvez o Lar inteiro näo se encaixe melhor na categoria de Membro Missionârio. Se for sincero consigo mesmo e admitir que näo estâ vivendo segundo o padräo CM, ou talvez hâ um tempo näo o tenha feito, entäo o certo seria informar aos seus COs e VSs da sua decisäo de passar para a categoria de Membro Missionârio. Ninguém vai menosprezâ-lo por essa decisäo. Na verdade, vamos admirâ-lo e ficar agradecidos por você ter feito um “balanèo” da sua situaèäo e ter obedecido ao Senhor, passando para um nível de servièo que coadune mais com a sua realidade cotidiana. É um ato muito louvâvel.

36. Mamäe e eu incumbimos os seus COs e VSs de avaliarem em oraèäo todos os Lares CM em suas âreas e decidirem quais estäo realmente vivendo dentro do padräo e exemplo de discipulado de acordo com o determinado na série “Convicèäo” e na Carta Magna. Os que näo estiverem vivendo esse padräo de maneira constante ou cumprindo os requisitos exigidos para CMs/DFs seräo auxiliados na sua transferência para a categoria de servièo mais apropriada para eles: a de Membro Missionârio. Ou, se for mais adequado, para a de Membro Fraterno.

37. Vai levar alguns meses até todos os que säo CM no momento, mas näo estäo vivendo dentro do padräo de discipulado, serem recolocados no seu devido nível de servièo como Membros Missionârios. Ao receberem esta BN, os COs e VSs comeèaräo a se aconselhar e/ou visitar as pessoas na Família CM que se encaixariam melhor como Membros Missionârios, mas vai demorar um pouco‚ jâ que säo poucos os COs e VSs em comparaèäo com os 668 Lares CM espalhados pelo mundo. Isso significa que, apesar de alguns Lares e pessoas serem transferidos para a categoria de Membros Missionârios imediatamente, talvez até mesmo jâ em abril, outros Lares e pessoas talvez sô sejam transferidos bem mais tarde, jâ mais para o fim do ano.

38. Por favor estejam receptivos ao conselho e orientaèäo de seus COs ou VSs caso abordem o seu Lar sobre a possibilidade de servirem o Senhor e a Família como Membros Missionârios. Entendemos que talvez näo fiquem muito felizes com tal orientaèäo‚ mas neste momento precisamos nos concentrar nas metas que o Senhor tem para a Família em geral‚ sendo uma delas que cada membro seja colocado no nível de servièo mais adequado para ele. Por quê? Porque é onde cada um se encaixa melhor e onde o Senhor vai poder usar o potencial da pessoa ao mâximo.

39. Por favor, entendam que a categoria em que servem o Senhor na Família näo afeta o amor e o apreèo que Mamäe e eu temos por vocês. Näo é que nôs amamos mais os Membros da Carta e menos os Membros Missionârios e Fraternos. Por favor‚ näo dêem ouvido às mentiras do Inimigo se tentar vocês que näo säo CM a se sentirem menos amados ou valorizados. Mamäe e eu amamos cada membro da Família encarecidamente; nôs respeitamos e estamos verdadeiramente agradecidos por cada um de vocês. Nôs acreditamos de todo coraèäo que cada um de vocês é parte importante e integral da Família, e desempenha um papel vital no nosso trabalho de levar ao mundo a verdade e o amor de Deus. Nôs estamos no mesmo barco! Mamäe e eu näo julgamos as pessoas nem as rotulamos de acordo com a sua classificaèäo, quer CM, MM ou FM. Amamos cada pessoa na Família pessoalmente, como o Senhor ama, e isso näo vai mudar!

40. Neste momento o Senhor estâ nos pedindo para efetuar mudanèas relativamente grandes na estrutura da Família e até mesmo nas categorias de membros de modo a fortalecermos e aprimorarmos a Família em todos os níveis. Nôs estamos decididos a obedecer ao nosso Marido, e para isso os seus líderes se vêem diante da difícil decisäo de ajudar vârios de vocês a encontrarem o nível de servièo que se encaixe mais no seu estilo de vida e condièöes. É um trabalho duro, porque eles os amam e reconhecem que têm feito sacrifícios. E, além disso‚ eles e nôs queremos que vocês que näo conseguem viver à altura do padräo de discípulos estejam numa posièäo em que se sintam felizes‚ realizados, desafiados e em condièöes de servir o Senhor o melhor possível. Essa é a meta‚ e acreditamos que o Senhor supriu esse lugar para vocês nesta nova categoria de MM. Nôs ficamos felizes com ela e oramos para que vocês também fiquem.

?Qual é o padräo de discipulado da Família?

41. A série “Convicèäo” e a Carta Magna definem o padräo para os discípulos da Família. Esse é o padräo que o Senhor e Mamäe claramente definiram, e estamos a par disso hâ mais de dois anos. Näo podemos dizer que näo sabíamos, porque jâ fomos mais do que avisados. Nôs näo temos desculpa. Portanto, se você näo tem seguido regularmente o padräo para discípulos definido na Carta Magna e na série “Convicèäo”, e os líderes lhe mencionarem isso‚ por favor aceite e fique agradecido pela categoria de Membro Missionârio, na qual poderâ continuar a servir o Senhor ativamente na Família.

42. Durante 2004 publicaremos mais sobre o padräo de discipulado da Família. Como o Senhor incumbiu a Mamäe e eu näo sô de fortalecermos a Família, mas também especificamente de preservarmos o exemplo de discipulado em tempo integral, de acordo com as Palavras de David, vamos esclarecer e modificar algumas coisas relacionadas a essa questäo. Quando buscamos o Senhor quanto às principais concessöes que têm prejudicado o exemplo e o testemunho de discipulado da Família, Ele nos mostrou vârios aspectos nos quais precisamos nos concentrar e fortalecer. Nos prôximos meses abordaremos essas questöes. Parte desse conselho vai acarretar emendas à Carta. Durante o resto de 2004, porém, o critério para o discipulado na Família continuarâ sendo a série “Convicèäo” e a Carta Magna. Foi como agimos no Brasil e, repetindo, se quiserem recapitular o padräo em mais detalhes, podem fazê-lo lendo “Critério para Avaliaèäo dos Lares no Brasil” (publicado no GV 162[anúncio publicado separadamente em português]) e a compilaèäo “O que Significa o Discipulado em Tempo Integral?” (CdM 3469, BN 1055-1056).

?Preciso efetuar alguma mudanèa nova imediatamente?

43. À medida que forem lendo sobre mudanèas ou os novos requisitos para as categorias CM/DF, como, por exemplo, o novo tamanho mínimo dos Lares, é importante se lembrarem que essas mudanèas sô entram em vigor em janeiro de 2005. Nôs estamos passando estas informaèöes para vocês agora para comeèarem a seguir nessa direèäo e se prepararem de acordo. Contudo, é muito importante entender que você e o seu Lar näo seräo avaliados com base nos novos requisitos ou mudanèas antes de janeiro de 2005.

44. Como eu disse antes, o critério para o discipulado na Família é a série “Convicèäo” e a Carta Magna. Esse padräo, junto com as regras que jâ constam na Carta Magna, continuaräo intactos até o final de 2004. Algumas emendas à Carta entraräo em vigor em janeiro de 2005 devido aos esclarecimentos sobre o padräo de discipulado na Família que vocês receberäo em BNs durante 2004. As regras e procedimentos da Carta, contudo, continuam sem alteraèäo‚ e os seus líderes continuaräo agindo com base neles. A partir de janeiro de 2005, porém‚ comeèaremos a exigir o cumprimento das emendas à Carta, como por exemplo‚ o tamanho mínimo do Lar.

45. Se por um lado seria prudente comeèarem a seguir na nova direèäo que o Senhor estâ dando, vocês näo seräo punidos nem transferidos para outro nível de servièo no decorrer de 2004 caso näo cumpram, por exemplo, a nova regra do tamanho mínimo do Lar ou qualquer outro novo requisito ou "mudanèa futura" sobre as quais os estamos informando antecipadamente. Lembrem-se que quaisquer novas regras da Carta ou emendas relacionadas ao padräo de discipulado entraräo em vigor em janeiro de 2005.

46. Isso significa que, se nos prôximos meses a lideranèa recomendar que você seja transferido de CM para MM‚ o estäo fazendo com base no fato de que você näo tem seguido constantemente o critério para o discipulado ou vivido à altura do que foi estipulado na Carta Magna e na série "Convicèäo". Näo tem nada a ver com as novas mudanèas que seräo efetivadas ou com o fato de näo estar seguindo o “novo” ou “mais alto” padräo nem as novas emendas à Carta. Apenas significa que o seu estilo de vida atual na realidade estâ mais de acordo com a categoria de Membro Missionârio, e näo a de discipulado da Família, portanto é preciso alterar a sua classificaèäo.

47. Os COs e VSs väo avaliar em oraèäo os Lares em suas âreas nos prôximos meses se baseando e orientando pela série “Convicèäo” e pela Carta Magna.

48. É muito importante entenderem que os COs e VSs agora väo aplicar a Carta Magna como ela deveria ter sido aplicada antes. Entäo, se eles näo concederem a você as antigas exceèöes ou näo permitirem tantas coisas automaticamente nem derem isenèöes desta ou daquela clâusula, ou caso disciplinem você ou o seu Lar por infringirem a Carta, por favor entendam que os seus supervisores näo estäo exigindo o cumprimento de novas regras, mas sim das que jâ existem. Näo é um padräo novo ou mais alto, mas sim o que jâ foi publicado anos atrâs e que deveríamos estar seguindo este tempo todo.

49. Como expliquei em "Desafio de Ano Novo para 2004" (BN 1054), Mamäe e eu incumbimos os COs e VSs de empregarem a Carta como deveria ser feito. Alguns de vocês talvez fiquem surpresos com isso, porque se acostumaram a näo ver o padräo da Carta ser aplicado na íntegra. Se por acaso se sentirem assim, peèam ao Senhor para ajudâ-los a se adaptar. Por favor, näo achem que os seus supervisores estäo sendo injustos se lhes pedirem para viver à altura das regras que jâ existem.

50. A partir de janeiro de 2005 as novas regras entraräo em vigor. Até lâ, o padräo de discipulado na Família e os procedimentos para a avaliaèäo de pessoas e Lares a fim de determinar suas categorias teräo sido explicados de forma mais completa e todos entenderäo. A essa altura vocês teräo uma visäo bem clara do que se espera de vocês, das novas regras e mudanèas e de seu impacto sobre o Lar. Talvez no momento a visäo esteja um pouco embaèada‚ porque näo temos condièöes de compartilhar todo o conselho e explicar todas as mudanèas de uma sô vez, mas ao receberem as prôximas BNs nesta série, veräo se desenrolar o abrangente plano do Senhor.

?Quais seräo os benefícios para os Membros Missionârios?

51. Como afirmamos em “Avante, Sempre Avante”, os Membros Missionârios teräo que dar o dízimo e também 1% para o FAF e 3% para o Fundo Comum da sua regiäo. A respeito dos benefícios para essa categoria, seräo os seguintes: Lares MM continuaräo recebendo todas as publicaèöes que os Lares CM recebem atualmente e, dentro do possível, tanto servièo do comitê quanto os seus membros possam lhes prestar. Os Lares MM receberäo os seguintes benefícios do FAF: empréstimos, bõnus para bebês, donativos para falecimentos, e fundo para material. Também estaräo à sua disposièäo os donativos pioneiros, se os COs da sua ârea considerarem que é cabível de acordo com os requisitos para um Lar MM pioneiro. (Por favor, vejam o adendo no fim desta BN, com detalhes sobre os requisitos para um Lar MM pioneiro.) No entanto, haverâ uma diferenèa em relaèäo ao HER para Lares MM.

52. Estamos contando com uma grande quantidade de novos Lares de Membros Missionârios durante a reestruturaèäo da Família, e jâ que muitos deles provavelmente seräo pequenos, e em alguns casos apenas uma pessoa, dar um HER para cada novo Lar MM poderia esgotar rapidamente o FAF. Mas os WS querem garantir que todos os Lares MM tenham acesso a um fundo para emergências. Quando consultamos o Senhor a respeito, Ele disse que seria melhor pedir aos Lares MM que antes eram CM, ou seja, DF, para entregarem o seu HER. Isso garantirâ ao FAF uma quantia suficiente para liberar para os Lares MM numa emergência, os quais poderäo usufruir desse fundo tanto quanto os Lares DF, sô que o dinheiro näo ficarâ em sua posse‚ como acontece com o HER.

53. Para nos assegurarmos que o dinheiro de emergência chegue aos Lares MM rapidamente, os WS faräo as adaptaèöes necessârias com a lideranèa e os escritôrios das diferentes âreas para que essa quantia chegue dentro de 48 horas ao Lar MM que pedir auxílio e se qualificar para tal. A decisäo de atender à solicitaèäo do HER por parte de um Lar de Membros Missionârios e a quantia a ser liberada ficarâ por conta dos COs da regiäo. Qualquer Lar MM que estiver muito afastado, dificultando portanto que o dinheiro chegue a eles em 48 horas, receberâ 500 dôlares como fundo de emergência‚ o qual poderâ ser usado imediatamente quando preciso, depois de receber permissäo dos supervisores continentais. Se a situaèäo näo for considerada uma emergência‚ essa quantia se tornarâ uma dívida. O HER serâ disponibilizado apenas para Membros Missionârios, e näo para outros moradores da casa que näo sejam MM.

?Se eu for transferido para Membro Missionârio, posso pedir para voltar a ser discípulo da Família?

54. Com certeza! Estamos contando com uma boa movimentaèäo entre DF e MM, e uma das nossas metas é facilitar e agilizar esse processo para aqueles que efetuaram as mudanèas necessârias em suas vidas e Lares de modo a poderem voltar ao servièo DF.

?Se dentro dos prôximos meses eu passar de CM para MM e depois quiser voltar a ser DF, quando posso fazer isso?

55. Se você for um Membro Missionârio em algum momento em 2004, terâ a primeira oportunidade para pedir seu retorno à categoria DF em janeiro de 2005. Isso significa que se você passar de CM para MM no início de maio de 2004‚ por exemplo‚ vai ter que esperar oito meses até poder pedir para reingressar como DF. Esse período de espera é um fator que existirâ apenas em 2004. Depois desse período näo haverâ essa espera.

56. A partir de janeiro de 2005 serâ possível para um MM solicitar seu reingresso como DF. Vocês receberäo informaèäo quanto aos procedimentos nos prôximos meses. Entretanto‚ pelo fato da Família inteira estar passando por muita mudanèa e reestruturaèäo durante o ano de 2004, näo vai dar para a lideranèa no campo processar os pedidos para transferência de MM para DF. Nos prôximos meses de 2004‚ os COs e VSs teräo um trabalho imenso — avaliando todos os Lares CM/DF e ajudando pessoas e Lares a encontrarem o nível certo de servièo, quer na Família DF, MM, ou FM, o que vai exigir deles muita oraèäo, deliberaèäo, comunicaèäo e visitas. Vamos produzir vârias publicaèöes relacionadas à reestruturaèäo durante 2004, e os COs e membros do comitê internacional estaräo envolvidos nesse trabalho e na produèäo do manual de cada comitê. Também, por causa das muitas mudanèas, da nova categoria de Membros Missionârios na Família, etc., temos que elaborar e publicar vârios procedimentos da Carta Magna. Em suma, 2004 vai ser um ano bem ocupado para todos nôs.

57. Por essa razäo, o Senhor nos mostrou que para a lideranèa no seu campo cuidar direito das muitas questöes relacionadas à reestruturaèäo em 2004, teríamos que esperar até janeiro de 2005 para cuidarmos de solicitaèöes de transferência de MM para DF. Ficamos sentidos de ter que tomar essa decisäo‚ porque temos certeza que alguns de vocês que se tornaräo Membros Missionârios väo logo reconhecer os aspectos nos quais deixaram a desejar e väo trabalhar duro para fortalecer seus pontos fracos e poderem voltar ao servièo DF. Se näo tivéssemos que esperar esse tempo até fazer as transferências de MM para DF, alguns de vocês provavelmente voltariam à categoria DF mais râpido. Mas, no momento, vocês väo ter que esperar até janeiro de 2005. Discutimos bastante essa questäo em busca de uma soluèäo, sabendo que para algumas pessoas isso seria difícil, mas no final tomamos esta decisäo para os COs e VSs terem tempo suficiente para coordenarem os muitos aspectos relacionados à reestruturaèäo. Uma coisa a lembrar é que o Lar MM receberâ as mesmas publicaèöes e terâ direito à maioria dos mesmos benefícios que o Lar CM.

58. Oramos para que entendam porque tivemos que tomar a decisäo de esperar até o início de 2005 para comeèar a receber solicitaèöes daqueles que foram transferidos para MM para voltarem a ser DF, e que näo era o que preferíamos. Quando se inicia uma reestruturaèäo mundial da Família, surgem algumas decisöes difíceis. Temos um número limitado de pessoal, de recursos e tempo, e como a prioridade era salvar o nosso navio e obedecer às instruèöes do Senhor, esta foi uma decisäo dessas. Apesar de näo ser o ideal, esperamos que esta explicaèäo esclareèa as suas dúvidas e lhes dê uma visäo global e o motivo desse período de espera.

59. Nôs acreditamos que a categoria de Membros Missionârios vai ser um nível de servièo inspirador e gratificante. Mas mesmo que um membro ou Lar MM queira voltar logo à categoria DF, näo terâ que esperar muitos meses para solicitar seu reingresso. Enquanto isso podem e devem comeèar a viver o padräo DF na íntegra, para que, quando entregarem sua solicitaèäo, esteja bem claro para a lideranèa do campo que eles estäo vivendo o padräo total de discipulado e portanto se qualificam para a categoria DF.

60. Apôs janeiro de 2005, para facilitar a movimentaèäo de MM para DF, orientamos os COs e VSs a reservarem o primeiro trimestre do ano ao processamento de solicitaèöes de pessoas e Lares MM para retornarem à categoria DF. Entäo, apesar desse período de espera no início, podem ficar tranqüilos que se forem MM e pedirem para ser DF, suas solicitaèöes seräo prioritârias nos primeiros meses de 2005. Esperamos que esta decisäo proporcione aos que desejem voltar à categoria DF a oportunidade de o fazerem.

?E os FM?

61. Apesar de alguns dos nossos Membros Fraternos näo estarem vivendo dentro do padräo e terem que trabalhar nesse sentido, o padräo para essa categoria continuarâ parecido com o que estâ determinado no jâ existente Documento sobre Membros Fraternos. A nova categoria de Membros Missionârios exigirâ um nível mais alto de dedicaèäo e aèäo em termos de servièo e de um padräo espiritual saudâvel. Apesar de que os membros da Família em todas as categorias säo incentivados a testemunhar, pregar o Evangelho e cumprir certos requisitos, para o círculo FM esses requisitos säo em número bem menor — tanto no ãmbito de estilo de vida como de trabalho missionârio — do que o esperado dos círculos MM e DF.

62. Resumo dos três círculos de membros da Família:

 •FM é um nível de compromisso mais baixo em termos de fé e como membro da Família.

 •Membro Missionârio é um nível de servièo ativo e trabalho missionârio com bastante compromisso.

  •Discipulado da Família é um nível em que o compromisso é total — Lares modelo de discipulado vivendo segundo as Palavras de David.

63. Existe atualmente no círculo FM uma grande variedade de pessoas. Algumas säo missionârias dedicadas que por algum motivo näo se qualificam para a categoria CM, como por exemplo, por terem que morar sozinhas para cuidar de seus filhos menores de idade que estäo saindo da Família, ou porque näo conseguem viver e interagir harmoniosamente com outras pessoas dentro de uma comunidade. Outros, porém, acreditam e lêem os envios, apôiam com oraèäo e financeiramente dando o dízimo e ofertas, mas por vârios motivos se envolvem em pouco ou nenhum servièo‚ como por exemplo, testificaèäo. Existe uma diferenèa bem grande no nível de compromisso e de servièo dentro do círculo FM.

64. Algumas pessoas ou Lares que hoje säo FM poderiam‚ depois de um tempo, se tornarem MM. Estou me referindo a pessoas ou Lares FM que jâ estäo seguindo o critério determinado no Estatuto do Membro Missionârio. Vocês provavelmente conhecem algumas pessoas na sua ârea que säo FM e que poderiam ser Membros Missionârios, porque säo ativos na testificaèäo, säo um bom exemplo e um reflexo positivo da Família no seu dia–a-dia; vivem em uniäo com as pessoas e com os Lares com os quais têm contato, seus filhos demonstram fruto de um treinamento segundo os preceitos cristäos, recebem educaèäo escolar fielmente, etc. Se existisse a categoria MM quando pessoas assim mudaram de categoria‚ elas poderiam ter se tornado MM, mas como näo havia outro nível de servièo entre CM e FM, elas se tornaram FM. Apesar de näo estarem vivendo segundo o padräo CM, também näo se encaixavam exatamente na categoria FM. Sendo assim, a categoria MM vai suprir para essas pessoas um nível de servièo que näo sô estâ mais de acordo com seu grau de compromisso‚ mas que também faz jus ao bom servièo que jâ estäo fazendo e lhes oferece o devido reconhecimento.

65. A partir de janeiro de 2005, vocês que se encontram no círculo FM podem pedir para ingressar na categoria MM ou DF. Pelas mesmas razöes que expliquei antes, os COs e VSs simplesmente näo têm condièöes de processar as solicitaèöes para transferência de categoria antes dessa data. Isso também se aplica a quem é FM atualmente e desejar passar para outro nível de servièo. Solicitaèöes de transferência individuais ou de Lares FM para a categoria MM ou DF seräo uma das prioridades dos COs e VSs nos primeiros meses de 2005, mas näo seräo processadas antes disso. Por favor, entendam e respeitem.

66. Em janeiro de 2005, os que säo FM atualmente, mas que na verdade têm o estilo de vida de Membros Missionârios‚ säo mais do que bem–vindos a solicitarem transferência para a categoria MM. Se você tiver intenèäo de passar para MM, recomendo que comece hoje mesmo a seguir na íntegra esse padräo. Agir assim mostrarâ a você e à lideranèa local se você realmente tem condièöes de manter esse nível ativo de servièo. Säo vârias as exigências para um Membro Missionârio, entäo, antes de solicitar sua transferência, certifique-se de que tem condièöes de cumpri-las de forma constante e que vai se sentir feliz e realizado fazendo isso. Antes de mais nada, comece a testemunhar, a promover o programa Contato e a colocar o seu prosseguimento na linha, para poder alimentar as ovelhas e dar muito fruto!

67. Vocês provavelmente têm muitas outras perguntas a respeito dessas mudanèas e como elas os afetaräo especificamente. Nos prôximos meses lhes daremos mais respostas e informaèöes explicando em detalhes a reestruturaèäo e ajudando a esclarecer as suas dúvidas. Enquanto isso, por favor‚ apeguem-se ao Senhor e näo deixem o Inimigo tentâ-los a duvidar do amor que o Senhor, a Mamäe ou eu temos por vocês. Posso garantir que o Inimigo vai tentar perturbar o seu equilíbrio espiritual e fazê-los se preocupar, vacilar, temer ou encarar essas täo importantes mudanèas sob um ãngulo negativo.

68. Sabendo que muitos de vocês provavelmente travaräo esta batalha, nosso onisciente Marido deu uma mensagem que apresenta um desafio e uma promessa para cada um de nôs sobre como podemos optar por encarar esta notícia de mudanèas. Por favor, acreditem nesta mensagem e peèam Àquele que lhes é mais querido para ajudâ-los a tomar a decisäo certa, para poderem receber as maravilhosas recompensas e o sentimento de realizaèäo que Ele prometeu! Vale a pena!

Coloque os ôculos positivos

69. (Jesus:) Meus amores, têm dois ôculos espirituais na sua frente, e podem pegar um dos dois. Um deles os ajudarâ a ver as coisas sob um prisma positivo, como Eu as vejo, e o outro lhes darâ uma perspectiva negativa e os farâ ver as coisas como o Inimigo quer que vejam.

70. Fica por sua conta como encaram e percebem as mudanèas que estou efetuando na Família. Cada pessoa tem que decidir qual vai ser a sua percepèäo. Ou väo ficar apavorados com essas mudanèas e encarâ-las de forma negativa, com desencorajamento e temor, ou väo ficar empolgados, entusiasmados, positivos e cheios de fé ao verem como estou agindo e como vocês seräo afetados.

71. Prometi que as mudanèas que vou causar säo boas, positivas e teräo um papel vital em deixar cada uma das Minhas amadas noivas feliz no servièo a Mim. Estou abrindo novos ãmbitos de classificaèöes na Família para realizar essa meta e ajudar cada um a se sentir satisfeito Me servindo.

72. Näo quero que ninguém ache que estou exigindo demais, porque entäo väo viver se sentindo desapontados, com sentimento de condenaèäo e achando que estäo falhando a Mim. Mas também näo quero que achem que estou esperando pouco demais, ou que estäo servindo num nível que abafa os seus desejos, iniciativa e vontade de Me servir. É por isso que estou redefinindo cada nível de servièo e abrindo uma nova categoria, para que cada um de vocês, Meus filhos, se encaixe confortavelmente e fique satisfeito no lugar de servièo onde se encontra, sentindo–se feliz‚ realizado e estimulado.

73. Minha meta é vê–los felizes‚ em paz, alegres e dando fruto para o Meu Reino. Eu efetuo essas mudanèas por amor a vocês. Sei que algumas delas väo ser difíceis, mas säo para o seu bem e para facilitar a sua vida no final. Entäo venham para junto de Mim‚ apôiem-se em Mim e recebam toda a forèa e poder que posso lhes dar. Invoquem as chaves de forèas, de mudanèa, de superar‚ de vitôria, e de revoluèäo para terem os meios para efetuar as mudanèas necessârias! Usem a arma do louvor e coloquem os ôculos positivos.

74. Näo se deixem persuadir pelas tentaèöes do Inimigo de fazê-los pegar os ôculos negativos. Decidam agora mesmo que väo usar os ôculos positivos e de fé‚ e que väo escolher, desde o início, encarar cada mudanèa e modificaèäo que Eu efetuar na Família — e na sua vida e Lar — com a Minha perspectiva. Às vezes näo conseguem ver tudo imediatamente como Eu vejo, mas se decidirem que é isso que querem, com o tempo veräo e ficaräo muito felizes.

75. Sô existem duas maneiras de encarar as mudanèas e a reestruturaèäo da Família: positiva ou negativamente, e é uma decisäo que cabe a cada um pessoalmente. A situaèäo vai continuar igual, as mudanèas seräo promulgadas e implementadas de qualquer jeito, mas a sua perspectiva é que determinarâ como vai enfrentar o futuro, se com pavor e desencorajamento ou se vai conseguir seguir as mudanèas, desfrutar delas e vibrar com a maneira como estou agindo.

76. Vocês é quem decidem como väo encarar a situaèäo. Vocês podem facilitar ou dificultar a sua vida‚ dependendo das decisöes que tomam. — Podem optar por invocar as chaves para terem uma visäo positiva, usando os ôculos positivos, e Me pedir para ajudâ-los a ver tudo com os olhos do Meu espírito de fé e entendimento. Näo hâ nada a temer quanto ao futuro, nada para deixâ-los apavorados ou preocupados se estiverem usando os ôculos positivos, porque eles filtram tudo o que näo é correto, que provém do Inimigo e que näo faz parte de Mim nem do Meu Espírito.

77. Entäo, coloquem os ôculos positivos para poderem enfrentar e desafiar o negativismo do Inimigo. Eles säo a sua proteèäo espiritual, a sua garantia de proteèäo contra os ataques do Inimigo, e os guiaräo a caminhar na Minha luz da verdade, seguindo o rumo que planejei, até chegarem à sua “terra prometida” de servièo que preparei para vocês aqui na Terra durante este período de reestruturaèäo.

78. Näo temam os “gigantes na terra” mas sigam com fé para o nível de servièo que estipulei para vocês. Eu os guiarei a uma terra positiva onde flui o leite e o mel do espírito na medida certa para as suas necessidades e desejos. Vocês poderäo se deliciar com uvas de bondade e os campos na sua terra de servièo a Mim estaräo maduros e prontos para serem colhidos, pois a Minha perfeita vontade é que, à medida que se dedicam totalmente a Mim, sintam uma felicidade abundante e a sua alegria floresèa mais do que nunca! (Fim da mensagem de Jesus.)

79. (Peter:) Glôria ao Senhor! Vamos fechar esta BN com essas palavras incríveis de esperanèa e promessa para o futuro da Família e todos os níveis de membros. Por favor, saibam que Mamäe e eu estamos apoiando cada um de vocês em nossas oraèöes, clamando as chaves de fé, confianèa, paz, consolo, visäo e inspiraèäo para o ano por vir. Esperamos ansiosamente as mudanèas que o nosso comandante trarâ, porque sabemos que Ele “faz todas as coisas bem”, e nos transformarâ numa Família mais frutífera!

Com amor e oraèöes‚

Peter

Adendo à BN “O Prôximo Passo!”

Pelo departamento de administraèäo dos WS

1.Mudanèa no tamanho do Lar para Lares de discipulado

  1. Abrir e pioneirar Lares de Discipulado da Família
  2. E se o Lar ficar com menos de seis pessoas?
  3. Requisitos quanto ao tamanho do Lar em países em situaèäo delicada
  4. Por que adolescentes seniores näo contam para compor o tamanho mínimo do Lar
  5. Novos discípulos e pessoas que estäo voltando para a Família podem ser incluídas para perfazer o tamanho mínimo?
  6. Residir no Lar (presenèa física dos membros no Lar)

2.Definièäo de um Lar de Discipulado pioneiro da Família

3.Definièäo de Lar de Membros Missionârios pioneiro

4.Benefícios do FAF para Lares de Membros Missionârios

5.Procedimento para transferir um Lar de Discipulado da Família para a categoria de Membro Missionârio

1.Mudanèa no tamanho do Lar para Lares de Discipulado

Como foi explicado em "Avante, Sempre Avante" (CdM 3479‚ BN 1067), o tamanho mínimo para um Lar estipulado na Carta Magna subiu para seis membros de 18 anos para cima. Apesar do novo tamanho mínimo e dessas regras sô entrarem em vigor para os Lares de Discipulado a partir de janeiro de 2005, achamos que gostariam de ficar a par de mais alguns detalhes agora.

Durante a Cúpula 2003 discutimos muitos aspectos dessa mudanèa‚ inclusive detalhadamente por um comitê de COs e VSs, que levaram em consideraèäo todos os ãngulos e como quaisquer modificaèöes afetariam a Família no geral. Esses assuntos foram apresentados ao Senhor para receberem o Seu conselho. Depois foram formuladas as propostas e posteriormente apresentadas ao grupo inteiro de líderes. Depois que mais pontos foram apresentados para discussäo pelo grupo, as propostas foram mais trabalhadas para serem a base das emendas ao tamanho dos Lares que constaräo na Carta Magna. Segue–se uma explicaèäo dos pontos principais abordados e do consenso a que chegaram.

Essas regras entraräo em vigor no dia 25 de janeiro de 2005‚ de forma que os Lares que quiserem continuar sendo Lares de Discipulado da Família precisaräo ter no mínimo seis membros votantes de 18 anos. Nessa data, qualquer Lar que näo tiver alcanèado esse mínimo se tornarâ automaticamente um Lar de Membros Missionârios.

A. Abrir e pioneirar Lares de Discipulado da Família

No momento a Carta Magna permite que duas ou três pessoas de 18 anos ou mais abram um Lar em qualquer cidade que näo seja considerada fechada, contanto que obtenham permissäo do(s) Lar(es) CM que porventura jâ esteja(m) estabelecido(s) no local. Com o aumento do tamanho dos Lares para seis membros e com a ênfase em se formar equipes vencedoras, todos os novos Lares precisaräo comeèar com no mínimo quatro membros de 18 anos ou mais e teräo quatro meses para chegar ao mínimo de seis. A exceèäo a essa regra serâ os Lares pioneiros. Por favor, vejam a seèäo abaixo “Definièäo de um Lar de Discipulado pioneiro da Família” que troca em miúdos o que é um Lar de Discipulado pioneiro na Família.

Pioneirar sempre foi um aspecto importante da Família e da nossa obediência à grande incumbência de “ir por todo o mundo e pregar o Evangelho a toda criatura”. O Senhor nos admoestou a “ir e fazer discípulos de todas as naèöes”‚ e a Família näo teria chegado onde estâ hoje sem todos vocês, bravos pioneiros. Entendemos que ao aumentar o tamanho dos Lares, quando alguém quiser ir pioneirar nem sempre vai ser possível conseguir seis pessoas de 18 anos para cima que estejam dispostas a ir e fazê-lo. Mas mesmo um Lar pioneiro precisa de uma equipe firme e de ser um bom exemplo de discipulado da Família, edificando um trabalho bem equilibrado. Recomendamos‚ portanto, que formem a equipe antes de irem pioneirar. O ideal seria que as equipes se formassem primeiro antes de pioneirarem um Lar, mesmo que enviem antes uma equipe de batedores para procurarem a casa.

Entendemos que às vezes as pessoas väo se sentir mais atraídas a ir para uma equipe que jâ estâ num campo pioneiro e estâ pedindo pessoal para incrementar o trabalho, em vez de assumirem o compromisso de irem com a primeira equipe. Por causa disso, e porque queremos incentivar que os pioneiros saiam para pioneirar, a Carta continuarâ permitindo aos Lares pioneiros um período de graèa de até seis meses para chegarem ao mínimo de seis membros.

Além disso, pode-se abrir um Lar pioneiro com duas ou três pessoas, mas sô com permissäo dos COs da regiäo. Esse Lar precisarâ chegar ao mínimo de seis membros em seis meses, como qualquer outro Lar pioneiro composto de quatro ou cinco pessoas. A Carta Magna näo permitirâ que a lideranèa conceda exceèöes além dessas jâ embutidas. Se depois desses seis meses o Lar pioneiro näo tiver o mínimo de seis membros de 18 anos para cima, ele entrarâ automaticamente em Suspensäo de Lar. Se depois de dois meses de suspensäo ainda näo tiver o número mínimo de membros, serâ transferido para a categoria de Membros Missionârios até conseguir seis membros de 18 anos ou mais. Quando isso acontecer podem solicitar seu reingresso no Discipulado da Família de acordo com os procedimentos para Lares MM solicitarem transferência para a categoria de Lar de discipulado.

Aqueles que näo se enquadrarem nessas exceèöes para Lares pioneiros, teräo quatro meses para alcanèarem o mínimo de seis membros. Se no quarto relatôrio o Lar näo tiver alcanèado o tamanho mínimo, ele serâ automaticamente colocado em Suspensäo de Lar. Se näo tiver o número mínimo de membros até o final do segundo mês de suspensäo, serâ transferido para a categoria de Membro Missionârio.

B. E se o Lar ficar abaixo do mínimo de seis pessoas?

No momento, a Carta Magna permite ao Lar que estâ abaixo do mínimo quatro meses para aumentar sua populaèäo, e depois disso ele entra em Suspensäo, isso näo vai mudar. Se por causa da mudanèa de membros a populaèäo do Lar ficar abaixo do mínimo de seis pessoas com 18 anos ou mais (mas näo menos de dois membros de 18 para cima), poderâ continuar sendo um Lar de discipulado, contanto que no relatôrio do quarto mês apôs isso conste no mínimo seis membros de 18 anos ou mais. Se depois de quatro meses o Lar näo conseguir esse mínimo, serâ colocado automaticamente em Suspensäo de Lar, e se no final do segundo mês da suspensäo ainda näo tiver esse mínimo, serâ transferido para MM. Esta regra serâ executada rigidamente, e os COs näo teräo autoridade para dar exceèöes a Lares que estejam aquém do exigido.

Como foi explicado antes, näo estamos incentivando Lares de seis pessoas, mas sim de 8 a 15 pessoas, para terem o necessârio para formar uma equipe bem equilibrada. O Lar que tiver apenas o mínimo näo serâ punido. Por outro lado, se estiver constantemente caindo abaixo do mínimo e depois recebendo novos membros sô a tempo para continuar como Lar de Discipulado, serâ muito improvâvel que se forme uma equipe sôlida, e‚ sendo assim, näo serâ aprovado na revisäo anual.

Se quiserem ter uma equipe vencedora, precisam de um número suficiente de membros para poderem contar com a flutuaèäo da populaèäo e ainda assim continuarem acima do mínimo. Na revisäo do Lar‚ serâ levado em consideraèäo o seu tamanho médio durante o ano inteiro, e o Lar serâ avaliado de acordo.

C. Requisitos quanto ao tamanho do Lar em países em situaèäo delicada

Nos países em situaèäo delicada os Lares deveräo ser do mesmo tamanho dos outros Lares de Discipulado da Família‚ a menos que os COs da ârea solicitem uma exceèäo e os WS aprovem. As exceèöes quanto ao número de membros em um país em situaèäo delicada sô podem ser solicitadas para Lares individualmente, näo para o país em geral.

D. Por que adolescentes seniores näo contam para o tamanho mínimo do Lar

O ponto central na edificaèäo de um Lar é formar equipes vencedoras. Apesar de muitos jovens de 16 e 17 anos serem vitais para o funcionamento do Lar e uma parte importante de uma equipe vencedora, sô precisam assumir o compromisso com o discipulado depois que completarem 18 anos, como foi explicado em “A Sacudida 2000” (CdM 3257). Adolescentes seniores participam do Lar e têm responsabilidade em diferentes ministérios, mas a maioria deles ainda estâ estudando e precisa de tempo para isso e também para um treinamento profissionalizante de modo a concluírem o ensino médio. Eles também precisam de liberdade para participar de atividades dos comitês de JTA, acampamentos e convívios, programas de treinamento/intercãmbio, etc. É importante que os adolescentes seniores cresèam paulatinamente rumo ao discipulado‚ sem terem que carregar a mesma carga que os jovens de 18 anos ou mais que jâ assinaram o Contrato de Discípulo da Família (ex-Contrato de Membro da Carta), nem se sentirem pressionados a continuar num Lar que näo consegue suprir o que precisam sô para que o Lar possa ter ou manter o número mínimo exigido.

Por essas razöes achamos que seria melhor o Lar montar a sua equipe com membros que jâ assinaram o Contrato de Discípulo da Família. Näo significa que adolescentes seniores näo tenham condièäo de ser — nem que näo se espera que sejam — dedicados e participar no Lar como parte da equipe vencedora, apenas que eles seräo um acréscimo a uma equipe-base de membros de 18 anos para cima. Sendo assim, adolescentes seniores dedicados seräo uma bênèäo a mais no Lar.

E. Novos discípulos e pessoas que estäo voltando para a Família podem ser incluídas para perfazer o tamanho mínimo?

Novos discípulos e membros que estäo voltando sô seräo discípulos integrais da Família depois que passarem pelo período de experiência e o Lar aceitâ-los — por meio de voto — como membros votantes. Como estamos nos empenhando em ter Lares compostos por equipes-base com pessoas experientes e capazes de manter um trabalho missionârio bem equilibrado‚ achamos importante que sô membros com 18 anos ou mais que tenham assinado o Contrato de Discípulo da Família sejam incluídos para perfazer o mínimo. E apesar das pessoas que estiverem sendo disciplinadas ainda contarem para o mínimo‚ novos discípulos e pessoas que estäo reingressando sô podem ser incluídas depois que cumprirem as exigências da Carta, forem aceitas pelo Lar e assinarem o Contrato de Discípulo da Família.

F. Residir no Lar (presenèa física de membros no Lar)

Para o Lar ser uma equipe vencedora e alcanèar suas metas, os membros precisam ficar juntos para edificarem o Lar, e passarem a maior parte do tempo morando juntos num mesmo lugar. Estar sozinho ou longe do Lar por longos períodos näo faz bem para as pessoas nem contribui para um espírito de vida comunitâria e para a edificaèäo de um trabalho.

No momento a Carta Magna permite que o Lar decida quanto tempo os membros podem passar fora. Às vezes existe justificativa para alguém ficar fora do Lar, como por exemplo, se tiver que ir para seminârios de comitês, acampamentos de PFE, JTA, de jovens ou da Família‚ projetos sociais, viagens de testificaèäo, etc., atividades que väo promover positivamente as metas do Lar e da Família. Em outras ocasiöes talvez um membro precise se ausentar do Lar por razöes pessoais ou negôcios, para visitar parentes, por motivo de saúde, etc.

Mas desde que a Carta Magna entrou em vigor, ficou bem claro também que se os membros do Lar se ausentam por muito tempo, mesmo que para testemunhar ou por outras razöes positivas, pode enfraquecer o Lar e a vida espiritual da pessoa, fazendo com que seja difícil viver verdadeiramente de acordo com Atos 2:44,45 e edificar um trabalho ali. Se o Lar regularmente permitir que seus membros se ausentem por períodos prolongados, é pouco provâvel que consiga cumprir suas responsabilidades de ser uma equipe vencedora, portanto talvez näo possa continuar sendo um Lar de Discipulado da Família. Tendo isso em conta, achamos que para um Lar ser uma equipe vencedora as pessoas precisam passar a maior parte do tempo juntas, trabalhando para edificar um trabalho.

Vamos fazer uma emenda à Carta para que o Lar, por voto da maioria, possa permitir que seus membros se ausentem por no mâximo um mês de cada vez.

Entendemos que em algumas ocasiöes haverâ necessidade de exceèöes. Se for assim, o Lar poderâ, por voto de dois terèos‚ permitir que um membro se ausente por um período maior, contanto que confirmem a decisäo com o Senhor e comuniquem ao Conselho de Regulamentos e Autorizaèäo de Transferência (CRAT) por escrito, especificando para onde a pessoa estâ indo, o motivo por que vai se ausentar do Lar, por quanto tempo a exceèäo foi concedida, as profecias recebidas e qualquer outro detalhe relacionado à questäo.

Esta informaèäo e o período total que a pessoa ficar ausente do Lar seräo levados em consideraèäo na revisäo do Lar e o Lar serâ avaliado de acordo.

2. Definièäo de um Lar de Discipulado pioneiro

A definièäo de um Lar de discipulado pioneiro se encontra nos novos “Regulamentos Quanto ao Tamanho do Lar”, onde explica que uma equipe de quatro membros votantes de 18 anos para cima pode funcionar como Lar pioneiro durante os seis primeiros meses e depois terâ que alcanèar o tamanho mínimo de seis membros votantes de 18 anos para cima.

Os COs da regiäo onde o Lar foi aberto podem, se houver atenuantes, garantir certas exceèöes ao tamanho da equipe pioneira, permitindo que duas ou três pessoas de 18 anos para cima abram um Lar. Independentemente da exceèäo no início, apôs seis meses a equipe pioneira precisa ter seis membros votantes de 18 anos para cima, todos jâ com o Contrato de Discípulo da Família assinado, ou serâ implementada a clâusula apropriada da seèäo “Procedimentos para Colocar um Lar em Suspensäo”.

Apôs receber a solicitaèäo do Lar que tem intenèäo de pioneirar, os COs da ârea decidiräo se ele se qualifica para receber classificaèäo de pioneiro e o donativo pioneiro do FAF.

Para uma nova equipe se qualificar como pioneira‚ precisa cumprir pelo menos um dos seguintes pontos. O Lar que näo cumprir um desses pontos serâ considerado um Lar novo‚ e näo um Lar pioneiro, segundo o afirmado em “Regulamentos quanto ao Tamanho do Lar”, e näo se qualificarâ para o donativo pioneiro do FAF.

Um Lar de Discipulado pioneiro deverâ:

1. Abrir um novo trabalho num país ou ârea metropolitana onde näo exista Lares da Família.

Ou

2. Estabelecer um trabalho, ter um ministério ou prestar um servièo em alguma cidade ou ârea metropolitana que os COs da regiäo considerem que vai ajudar o trabalho de promover o Evangelho e o trabalho que jâ existe ali, ou que supriria um servièo para outros Lares naquele país ou regiäo. Os Lares que quiserem se qualificar nesse sentido precisam solicitar tal classificaèäo aos COs da regiäo e seguir as diretrizes que a Carta dâ em “Procedimentos para Abrir um Lar Numa Cidade ou Ârea Metropolitana Onde jâ Existem Lares de Discipulado da Família”.

Se os COs considerarem que a nova equipe é pioneira, o donativo pioneiro do FAF (que atualmente é de 500 dôlares em espécie e 500 dôlares em material de testificaèäo) serâ enviado ao Lar assim que o escritôrio de relatôrios receber o seu primeiro TRF.

3. Definièäo de um Lar pioneiro de Membros Missionârios

Membros Missionârios (no mínimo três pessoas com 18 anos ou mais) que queiram pioneirar um Lar em qualquer outra ârea metropolitana ou país além daquele onde a maioria deles reside‚ podem requisitar o donativo pioneiro do FAF. Os COs na ârea onde o novo Lar serâ aberto levaräo em consideraèäo a solicitaèäo para a equipe ser considerada pioneira com base nas razöes apresentadas para abrirem tal Lar; a cidade ou país onde o faräo e se jâ existem Lares naquela regiäo metropolitana. Pesarâ também na decisäo a quantidade de material que distribuem no momento e quanto testemunham, seu proposto meio de sustento e o tipo e ãmbito de trabalho que estäo propondo estabelecer no seu novo campo. Na maioria dos casos, Lares pioneiros de Membros Missionârios seräo aqueles que forem abrir um Lar numa ârea metropolitana onde näo exista um Lar de Discipulado ou de Membros Missionârios. Equipes pioneiras que pedirem para abrir um Lar numa cidade onde jâ existem Lares da Família precisaräo agir segundo as diretrizes que se encontram no Estatuto do Membro Missionârio relacionadas a se abrir um Lar numa cidade ou ârea metropolitana onde jâ existam Lares.

Se os COs da regiäo concederem classificaèäo de pioneira à nova equipe, o donativo pioneiro do FAF‚ que no momento é de 500 dôlares em espécie e 500 dôlares em material de distribuièäo, serâ enviado para o Lar pioneiro assim que o escritôrio de relatôrios receber o primeiro TRF do Lar no seu novo campo.

4. Benefícios do FAF para Lares de Membros Missionârios

Lares de Membros Missionârios teräo que dar o dízimo e também 1% da sua renda para o FAF e 3% para o Fundo Comum da sua regiäo.

A respeito dos benefícios para Membros Missionârios:

Lares MM que antes eram CM continuaräo recebendo todas as publicaèöes que os Lares CM recebem atualmente, e o mâximo de servièo possível por parte dos comitês e seus membros.

Membros Missionârios podem fazer parte dos comitês se forem nomeados pelo conselho continental. Entretanto, o presidente do comitê e também a maioria dos membros teräo que ser discípulos da Família. Membros Missionârios näo poderäo participar dos comitês de VP, e a decisäo de continuarem fazendo parte de outros comitês ficarâ por conta de cada conselho regional.

Lares MM receberäo os seguintes benefícios do FAF: empréstimos de Lar‚ bõnus para recém-nascido, donativos para falecimentos e fundo para material. Donativos pioneiros também estaräo disponíveis se os COs da regiäo considerarem que as pessoas se qualificam, segundo os requisitos para Lar pioneiro de Membros Missionârios. (Favor consultar o Estatuto do Membro Missionârio, que explica os requisitos para um Lar pioneiro MM.) Contudo, como foi explicado antes nesta BN, haverâ uma diferenèa em relaèäo ao HER para Lares MM.

O fundo para emergência estarâ disponível para Lares MM assim como para os DF‚ mas o HER näo poderâ ficar nos Lares MM. Para garantirmos que o fundo de emergência seja disponibilizado rapidamente para Lares MM, os WS väo tomar as medidas necessârias para que qualquer Lar MM que se qualifique e peèa auxílio, receba o seu fundo para emergências dentro de 48 horas. Aos Lares MM em locais mais distantes serâ dada a quantia de 500 dôlares como fundos de emergência para ser utilizada imediatamente se necessârio, até ser possível lhes enviar mais do FAF.

5. Procedimentos para transferir um Lar de Discipulado da Família para a categoria de Membro Missionârio

Este serâ o novo procedimento que os COs e CRATs utilizaräo quando tiverem que transferir um Lar de discipulado para MM.

A.A classificaèäo de um Lar de Discipulado da Família sô poderâ lhe ser retirada e o Lar e todos os seus membros transferidos para a categoria de Membro Missionârio pelo Conselho de Regulamentos e Autorizaèäo de Transferência ou pelos supervisores continentais da regiäo se o Lar infringir, transgredir ou deixar de cumprir os Deveres de um Lar de Discipulado da Família, as "Regras Fundamentais da Família" ou os princípios ou requisitos que se encontram na série “Convicèäo vs. Concessäo e Transigência”.

B. Um Lar de Discipulado da Família pode ser transferido para a categoria de Membros Missionârios por voto de dois terèos ou do Conselho de Regulamentos e Autorizaèäo de Transferência ou dos supervisores continentais da regiäo, desde que se siga os seguintes procedimentos:

1. O Conselho de Regulamentos e Autorizaèäo de Transferência deverâ enviar uma carta ao Lar ou visitâ-lo, caso achem necessârio, explicando as razöes para essa mudanèa de classificaèäo‚ e mostrando justa causa para tal decisäo.

2. Se o Lar näo apelar a decisäo do Conselho de Regulamentos e Autorizaèäo de Transferência, a transferência para a categoria de Membros Missionârios serâ oficial.

3.Se, ao receber a carta do Conselho de Regulamentos e Autorizaèäo de Transferência, uma maioria absoluta dos membros votantes do Lar de Discipulado da Família discordar de tal decisäo, têm sete dias para enviar uma refutaèäo aos supervisores continentais da regiäo, com uma côpia para o Conselho de Regulamentos e Autorizaèäo de Transferência.

a.Ao receberem a refutaèäo do Lar, os supervisores continentais da regiäo deveräo avaliar a decisäo feita pelo Conselho de Regulamentos e Autorizaèäo de Transferência, levando em consideraèäo ambos os lados, e tomar uma decisäo quanto à classificaèäo do Lar dentro de 30 dias.

b.Enquanto estiver sendo avaliado, o Lar continuarâ sendo um Lar de Discipulado da Família, a menos que seja notificado do contrârio pelos supervisores continentais da regiäo.

c.Depois que os supervisores continentais da regiäo tomarem sua decisäo, deveräo comunicar ao Lar e ao Conselho de Regulamentos e Autorizaèäo de Transferência, e o Lar ou continuarâ sendo um Lar de Discipulado da Família, ou se tornarâ um Lar de Membros Missionârios.

Copyright © 2004 por A Família

(fim de arquivo)