Liberdade para Beber = Responsabilidade ao beber

Maria
March 17, 2004

Serâ que você vai saber lidar com as suas liberdades?

Maria 660 CM/FM 3466 9/03

Querida Família

Bebida alcoôlica näo é um tema muito comum para uma BN, mas o Senhor nos mostrou que é importante, principalmente durante este período em que os regulamentos quanto ao consumo de bebida alcoôlica para maiores de 21 estäo suspensos. Vocês agora säo responsâveis pelo que bebem, e quando, quanto e com que freqüência bebem. Estamos numa época em que cada um de vocês estâ, sem dúvida alguma, aprendendo a ser responsâvel, maduro e sâbio quanto ao seu consumo de bebidas alcoôlicas. E, como Peter disse em “Emendas à Carta 2003”‚ a decisäo final com relaèäo a esses regulamentos vai depender das decisöes que vocês tomarem e de agirem com responsabilidade nesse aspecto durante esse período.

(Peter:) Vocês precisam entender que essa suspensäo näo lhes dâ liberdade para beberem demais nem abusarem do âlcool... Suspender as regras quanto ao consumo de âlcool no momento é mais uma responsabilidade que vocês väo ter que assumir na vida, e a maneira como os adultos no geral lidarem com a situaèäo vai determinar se ela pode continuar suspensa ou näo.

Nôs näo estamos fazendo uma modificaèäo permanente, apenas permitindo uma suspensäo da regra em carâter experimental para ver se nossos Lares e adultos säo dignos dessa confianèa. Um ano apôs a publicaèäo desta BN, avaliaremos os efeitos dessa mudanèa na Família. Se tiver dado mau fruto nos Lares ou na vida das pessoas, näo pensaremos duas vezes em voltarmos às regras antigas quanto ao consumo de bebida alcoôlica. Neste caso‚ a falta de moderaèäo de sua parte pode vir a afetar muitos.

Esperamos sinceramente que cada membro da Família afetado por esta mudanèa aja com responsabilidade. Se näo conseguirem lidar com ela da maneira certa e der mau fruto na sua vida‚ ou se ocorrer abuso grave no consumo de bebida alcoôlica justamente por causa desta mudanèa, cancelaremos esta suspensäo e voltaremos às cotas antigas. Em outras palavras, cada pessoa terâ que ser guardador do seu irmäo e todos se certificarem de beber moderadamente. (“Emendas à Carta 2003”‚ BN 1033, pâg.4.)

2. (Mamäe:) Por volta de maio de 2004 nôs reavaliaremos as Regras Fundamentais da Família na questäo do consumo de bebida alcoôlica. Sendo assim, querida Família — se däo valor à regra atual que lhes permite mais liberdade, flexibilidade, variedade e que ajam de acordo com a sua fé nessa questäo — é do seu interesse proceder em oraèäo e com cautela no consumo de bebidas alcoôlicas. Porque se der mais mau fruto do que bom, reinstituiremos as antigas regras da Carta.

3. Quando suspendemos as regras quanto ao consumo de bebidas alcoôlicas‚ pedi a todos nas unidades dos WS para perguntarem ao Senhor como deveriam encarar essas novas liberdades. Eles Lhe pediram conselhos, salvaguardas, limites, orientaèöes e estipulaèöes, bem como qualquer informaèäo que Ele quisesse lhes dar sobre possíveis ciladas, situaèöes de risco ou fraquezas pessoais em relaèäo à bebida. O Senhor entäo deu um monte de conselhos bons e prâticos para cada pessoa, o que as têm ajudado a usufruir dessas novas liberdades com oraèäo e de uma maneira responsâvel.

4. Eu gostaria de pedir que cada um de vocês também ouvisse o que o Senhor tem a lhe dizer sobre o consumo de âlcool. É de suma importãncia receber o conselho do Senhor sobre todos os aspectos da nossa vida‚ principalmente relacionado a coisas como o consumo de bebidas alcoôlicas, que é algo que pode ser perigoso e prejudicial‚ vindo a se tornar um fardo e uma maldièäo caso você näo aja com oraèäo e no espírito certo. Vou incluir no final desta BN uma pergunta para cada um fazer ao Senhor. Por favor näo deixem de tomar tempo para fazerem isso! Tenho a fé que o faräo, pois sei que väo querer as bênèäos completas do Senhor nesse aspecto de suas vidas.

5. Numa mensagem publicada quando anunciamos a suspensäo das regras sobre âlcool em maio de 2003, Jesus disse que seria um teste para ver como nos comportaríamos. Ele nos pediu que O deixâssemos lidar com essa nova liberdade com sabedoria. Como você estâ se saindo? Segue-se um trecho daquela profecia:

(Jesus:) A suspensäo das regras de consumo de bebida alcoôlica faz parte do Meu plano de lhes dar outra oportunidade de demonstrar sua maturidade, de provar que querem ficar perto de Mim e exercitarem moderaèäo‚ evitando assim enfraquecer o seu testemunho como cristäos e discípulos. Fico feliz por estarem tendo esta oportunidade, pois sei que trarâ alegria a muitos de vocês. Orientei os seus pastores a lhes darem esta liberdade por um tempo, e ao mesmo tempo que é uma bênèäo proveniente da Minha mäo, também é uma prova.

Minha querida Família, apesar de beber poder ser uma bênèäo, säo muitos os riscos e perigos. Estou lhes confiando este privilégio, mas precisam se lembrar que é um período de experiência. As regras estäo sendo retiradas temporariamente e vai depender de cada um para a situaèäo continuar assim. Estou lhes pedindo para serem guardadores de seus irmäos e para que Me deixem ajudâ-los a saber lidar com esta liberdade. A maneira de fazerem isso é Me consultando a respeito de tudo, procurando confirmaèäo da Minha vontade e estando abertos a pastoreamento e conselhos. (“Emendas à Carta 2003”, BN 1033‚ pâg. 6,7.)

6. (Mamäe:) Nesta BN vou compartilhar com vocês trechos de algumas mensagens recebidas em diferentes Lares dos WS quando oraram sobre o consumo de âlcool como lhes pedi. Elas foram recebidas por muitas pessoas em diferentes situaèöes e locais, e seräo conselhos úteis para vocês, querida Família. As pessoas receberam estas mensagens porque lhes pedi que orassem a respeito do assunto, e näo por que alguém nos WS tem problemas com bebida.

7. Ao lerem estes trechos de profecias, veräo que o Senhor deu conselhos bem diferentes para cada pessoa‚ porque nôs somos muito diferentes uns dos outros, e nossas necessidades assim como nossas fraquezas säo ímpares. Alguns conselhos talvez até pareèam contraditôrios, mas isso ocorre porque o Senhor deu cada um sob medida para a pessoa em particular.

8. Como provavelmente sabem, o âlcool afeta cada pessoa de um jeito, de modo que näo existe um padräo genérico para essa questäo. É algo bem pessoal que devem levar a sério e ouvir o que o Senhor tem a dizer. Näo basta apenas se apoiar no que o Senhor disse a uma outra pessoa. Cada um precisa ouvir o Senhor pessoalmente e receber as orientaèöes e estipulaèöes que Ele queira lhe dar pessoalmente. Oro para que faèam isso!

9. Apesar do conselho prâtico que o Senhor deu para cada um ser bem diferente‚ vê-se em cada mensagem uma certa constãncia nos temas, coisas que Ele repetiu. Ele avisou vârias vezes sobre a importãncia de ter uma atitude responsâvel, em oraèäo, madura, cuidadosa e sensata. O Senhor também reiterou a importãncia de consultâ–lO a respeito de tudo, principalmente quando se trata de beber, para sabermos quanto, quando e o que beber, e outros conselhos específicos.

10. As mensagens säo bem variadas, entäo tenho certeza que vai ter algo interessante para todos. Comeèarei com algumas profecias mais longas e depois uma coletãnea de pequenos trechos que dividi em categorias para facilitar a consulta. Para näo ter que incluir "Jesus fala" no início de cada parâgrafo, porque fica um pouco repetitivo, quero mencionar de antemäo que‚ salvo outra indicaèäo‚ todas as mensagens foram dadas por Jesus.

11. Jesus quer participar de todos os aspectos da nossa vida, e Ele pode e quer nos dar conselhos sobre coisas bem prâticas, como‚ por exemplo, quanto beber, que tipo de bebida consumir, quando, orientaèöes e muitas outras coisas que Ele quer nos dizer. Entäo, se näo absorver mais nada desta BN e sô perceber melhor como o Senhor quer participar de todos os detalhes da sua vida e que você O consulte sobre literalmente tudo, até mesmo as coisas aparentemente triviais e físicas como bebida, e obedecer e receber os conselhos que Ele tiver para você pessoalmente a esse respeito, entäo terâ aprendido uma lièäo muito importante e serâ um discípulo mais forte.

12. Como eu sempre gosto de dar a última palavra ao nosso Marido, segue-se um trechinho de uma mensagem que resume tudo: “Eu os abenèoarei com Meus conselhos e com instruèöes que poderäo tornâ-los mais sâbios e deixâ–los mais felizes. Quero participar de tudo em sua vida, e é bom Me incluírem buscando o Meu conselho. Eu os amo e quero que estejam repletos do Meu conselho e Espírito em todos os aspectos de sua vida”.

Com muito amor no nosso maravilhoso Marido que quer ser incluído e reconhecido em tudo,

Mamäe

Esteja grato, tome cuidado e aja com responsabilidade

13. Eu quero que você amadureèa na questäo de tomar bebidas alcoôlicas. Com esta liberdade estou lhe dando mais uma responsabilidade que quero que leve a sério e aja em oraèäo.

14. Os antigos limites estipulados na Carta Magna proviam certas orientaèöes, como uma “rede de proteèäo”, para lembrâ-lo de que existiam limites e que precisava se precaver. Eram como acessôrios no seu aprendizado para definir seus prôprios limites. Com a experiência‚ inclusive algumas ruins, você adquiriu mais “temor divino” quanto ao consumo e ao abuso de bebida alcoôlica. E agora, entrando num período de menos restrièöes, quero lembrâ–lo dessas experiências para que o ajudem e lhe sirvam de aviso.

15. Jâ lhe mostrei algumas coisas importantes sobre o seu consumo de âlcool, e fico feliz em vê-lo levando isso a sério agora que näo imponho mais limites. É muito importante se lembrar e consolidar as lièöes que aprendeu para näo entrar num espírito de “Tâ liberado! Chega de regras, agora vale tudo!” As regras quanto ao consumo de bebidas alcoôlicas näo foram suspensas nesse espírito, e näo desejo que as entenda nesse espírito, mas sim que as viva em oraèäo, cautelosamente e num espírito responsâvel.

16. Näo vou determinar regras rígidas para você neste momento, porque se o fizesse você perderia o espírito da coisa. A questäo é orar sobre o que vai beber e quanto vai beber, ou ver se deveria sequer beber quando for servida uma bebida ou quando for comprar ou consumir.

17. Regras ou diretrizes näo säo a soluèäo para você. A soluèäo é querer viver de acordo com o Meu Espírito em todos os aspectos da sua vida — inclusive nos momentos de folga — Me incluir em tudo e Me ouvir sobre tudo. Quero que ore cada vez antes de beber e Me pergunte: "O que devo beber? Quanto? Preciso ter algo em mente? Devo comer algo? Mostre-me quando devo parar, enquanto ainda hâ tempo."

18. Segue-se um sumârio de vârios fatores ou dicas para ter em mente de forma a ajudâ-lo cada vez que for orar sobre beber. A quantidade de âlcool que ingere näo é o único fator! Outros fatores importantes säo:

• Se você comeu algo ou näo e quanto.

• O teor alcoôlico da bebida.

• A mistura de bebidas alcoôlicas. Algumas combinam, outras näo. Algumas você agüenta, outras näo. Até mesmo alguns “coquetéis” com diferentes bebidas que combinam talvez näo combinem com você.

• Cansaèo e seu estado de saúde.

• Se ingeriu bebida alcoôlica na noite ou no dia anterior, ou naquela semana, e quanto.

19. Se mantiver estes pontos em mente, orar e Me perguntar antes de beber e se seguir o que Eu sugerir, vai estar dentro da "zona de seguranèa" e abenèoado pelo Meu Espírito. (Fim da mensagem.)

Descontrair com o vinho do Espírito

20. Você gosta de beber socialmente, e agora chegou ao ponto de achar que näo consegue se descontrair e se desligar do trabalho, ou até desfrutar da companhia de outros, a menos que beba. Sô que essa concepèäo de que näo é possível se descontrair ou curtir sem bebida alcoôlica é errõnea. Você vai ver que se for mais devagar vai relaxar como se tivesse tomado uma cerveja, e vai ser mais fâcil se conectar às pessoas da maneira certa. Quando bebe você fica um pouco tolo e se sente bem por näo ter que se preocupar consigo mesmo ou com a sua imagem. Mas por outro lado sei que em certas ocasiöes se arrepende de ter se desligado um pouco ou fica sem saber se por acaso näo afastou alguém um pouco devido ao seu deboche ou palavras atrevidas.

21. A sua medida de prevenèäo deverâ ser a seguinte: perguntar-Me o que deve beber em qualquer ocasiäo e näo sô o que vai beber e quanto, mas com que intervalo entre as bebidas, caso beba mais de um copo.

22. É possível desfrutar do âlcool no Meu Espírito porque criei para poder desfrutâ-lo e pode ser uma parte bem agradâvel da vida. Mas às vezes você se convence de que “precisa beber algo logo”‚ e bebe uma‚ apoiando-se na aèäo râpida da bebida e dependendo dela para ajudâ-lo a mudar de ritmo e passar do ritmo de trabalho para o de descontraèäo, ou de trabalho para o social.

23. Näo é nada terrível beber para ajudâ-lo a mudar de ritmo, mas prefiro que näo tenha essa dependência mental, esse padräo de pensamento consciente de que sô vai desfrutar da noite e relaxar se beber.

24. Como você tem entrado nesse ritmo ultimamente, gostaria que näo bebesse nas prôximas duas vezes que estiver confraternizando. Näo é um castigo, é para lhe dar a oportunidade de colocar em prâtica o que estou dizendo aqui‚ ver as Minhas Palavras agindo na sua vida e perceber que sô ir mais devagar, ficar em sintonia Comigo e Me pedir para ajudâ-lo a agir como quero que aja em uma reuniäo social jâ basta. Näo precisa beber para isso.

25. É uma boa coisa de se aprender, porque pensando no futuro, se estiver “ministrando aos ricos” ou, vendo além, se estiver se escondendo na Tribulaèäo‚ näo vai querer estar preso por nenhum dos tentâculos de Baco na forma de dependência do âlcool e de achar que näo consegue se descontrair numa reuniäo social a menos que beba alguma coisa. Precisa ter fé e certeza de que näo precisa beber, que näo precisa se apoiar nisso — como os filhos do mundo — para fazer o seu trabalho e se integrar numa situaèäo ou fazer contato com quem quer que seja.

Baco, o príncipe do Vício, e sua contrapartida: Boheme

A jurisdièäo de Baco é sobre o principado e a fortaleza do vício. A missäo dele é afastâ-lo do Senhor e fazê-lo recorrer ao vício, a qualquer um‚ a qualquer muleta ou excessos físicos ou carnais. (“Lista Pessoal de Conferência da série 'Convicèäo vs. concessäo e transigência', BN 965).

(Jesus:) Esse é o soberbo, o arrogante príncipe do vício‚ Baco. A sua forèa, domínio e tentâculos säo muitos e fortes, mas o poder das chaves os derrete como se fossem manteiga!

Qualquer tentâculo de vício‚ qualquer hâbito ou domínio exercido sobre os Meus filhos podem ser quebrados com o poder das chaves! Ele blefa para ver se você vai tremer de medo e ficar intimidado, pois acha que assim perderâ fé de que o domínio dele pode ser quebrado. Mas näo se deixe enfraquecer nem trema com a arrogãncia e a forèa deste demõnio. Pelo contrârio, utilize as chaves para enfrentâ-lo com fé e coragem, pois isso é o que ele mais teme, pois sabe que vai ser arrasado! (CdM 3365:83-84, BN 963).

(Peter ora:) Através do poder das chaves de libertaèäo, eu convoco a ajuda de Boheme contra Baco ... Por favor, liberte os nossos amados das muletas físicas ou carnais e dos excessos com os quais Baco os tenta.

Pedimos que use Boheme para cortar os tentâculos de Baco e de seus vícios. Ele é poderoso‚ e possui tudo que é apropriado e näo abre concessöes. (CdM 3455:207–208, BN 1039).

26. O efeito de um pequeno câlice de vinho em particular é diferente de quando se bebe socialmente, numa situaèäo em que a sua meta é se descontrair e ter um momento de lazer. Neste último caso, a menos que tenha Me consultado, pode estar com a resistência espiritual em baixa, e se estivesse numa situaèäo estilo Tribulaèäo, o preèo a pagar poderia ser bem alto.

27. Eu posso lhe dar descontraèäo mental e habilidade de interagir socialmente através do vinho do Espírito‚ do poder transbordante do Espírito Santo, para que até pareèa que bebeu um ou dois goles e esteja em sincronia com as pessoas ao seu redor. Sô que a diferenèa é que o vinho do Meu Espírito Santo näo diminui a sua resistência espiritual, näo embota os seus sentidos espirituais nem o faz perder a sensibilidade à Minha voz. Você deveria dar mais valor a essas coisas do que à descontraèäo proveniente de uma bebida, porque assim pode mudar de ritmo instantaneamente e entrar em ritmo de luta, de escape, de testificaèäo ou de exorcismo se necessârio. Você pode fazer e ser o que Eu quiser que seja, sem deixar o seu físico mais lento por causa do efeito da bebida.

28. Entäo, essa é a visäo a longo prazo, e queria compartilhâ-la com você porque sei que vai ajudar a motivâ-lo a fazer o que Eu lhe pedir e adotar essas medidas preventivas de sempre Me perguntar quando e quanto beber e em que ritmo. Se agir assim näo vai ficar com “complexo de privaèäo”, achando que é mais um pedido fora da realidade que lhe faèo justamente nos momentos em que quer soltar a franga e se descontrair.

29. Quero que fique à vontade e se descontraia também, sô que do Meu jeito, no Meu Espírito, dependendo sempre de Mim e näo de escoras físicas, porque seria como adorar a criaèäo em vez do Criador. Portanto adore e dependa de Mim e Me agradeèa pela dâdiva que é poder beber, mas sem deixar que se torne importante demais na sua vida a ponto de nem conseguir desfrutar das coisas sem essa escora. (Fim da mensagem.)

Conselho de um ex-alcoôlatra

30. (Ajudante espiritual para um adulto da primeira geraèäo:) Oi, meu filho. Espero que näo se importe por chamâ-lo de filho, porque você é meu neto. Eu tenho observado o servièo que você presta ao Senhor e estou muito feliz por tudo o que tem feito por Ele e por alguém na nossa família estar vivendo para Jesus.

31. Sei que estâ um pouco chocado porque näo me conheceu e com certeza nunca pensa em mim, mas tenho uma mensagem para você‚ e Jesus foi täo bom que me deixou transmiti-la. É uma mensagem sobre bebida alcoôlica e consumo de âlcool, duas coisas que conheèo bem, porque morri alcoôlatra.

32. Tudo comeèou quando a sua avô (minha esposa) morreu e fiquei arrasado, porque perdi o amor da minha vida e fiquei com uma menininha, sua mäe, que tive que criar sozinho. Fui dominado pela dor e näo agüentava a situaèäo, entäo recorri ao âlcool. Eu sei que devia ter recorrido ao Senhor e Ele teria me ajudado, mas näo O conhecia täo bem. Eu era salvo, e pelo menos tinha essa fé‚ mas minha fé e conhecimento dos caminhos do Senhor näo passavam disso. Sendo assim, recorri ao âlcool em vez de ao Senhor.

33. No início, se estâ numa situaèäo como a minha, acha que näo tem problema beber. Você se sente mal‚ com uma ferida no espírito, e em vez de consultar o médico celeste para ser tratado e se recuperar, decide se automedicar. Toma um monte de analgésico (bebida alcoôlica) que ajuda a disfarèar a sua agonia‚ e esquece a tristeza por um tempo. Mas o problema é que depois que passa o efeito do analgésico alcoôlico, a angústia persiste, e näo sô isso, mas você sente os efeitos colaterais do âlcool, bem como depressäo‚ remorso e um monte de sentimentos negativos, o que piora ainda mais a situaèäo.

34. Entäo recorre ao âlcool para tomar mais uma dose de analgésico, sô que desta vez uma dose maior, ou seja, bebe por um período mais longo, e o ciclo continua. Pelo menos foi o que aconteceu comigo, razäo pela qual a sua mäe ficou ôrfä täo pequena. Eu me matei de tanto beber, a ponto de nem sentir mais dor, de estar totalmente insensível. Apesar de no comeèo näo ser essa a minha intenèäo, foi o que fiz, e chorei muito no Céu, foram muitas as lâgrimas a serem enxugadas. Passei por um longo período de reabilitaèäo até conseguir sequer aceitar que estava aqui e agüentar me encarar. Deus abenèoe a minha querida esposa que me ajudou nesse processo.

35. Näo estou lhe dizendo isso sô para contar os meus pesares na terra, mas sim, como pediu, para lhe dar umas palavras de advertência quanto à bebida. Algumas destas coisas aprendi por experiência prôpria.

36. Primeiro‚ beber de vez em quando às vezes é agradâvel, mas näo substitui o Senhor e o auxílio que Ele pode dar. Se estiver tendo algum problema, mâgoa ou dor, alguns goles näo väo resolver, apenas adiar a resoluèäo e piorar o problema, porque depois você näo sô tem que lidar com ele‚ mas com os efeitos secundârios da bebedeira, caso tenha feito isso. Âlcool em excesso o enfraquece física e espiritualmente, de modo que o seu problema näo sô aumenta, mas você fica mais aberto aos ataques do Inimigo e mais suscetível a ele. Recorra ao Senhor. Peèa ajuda aos seus pastores, amigos e amados. Sei que é difícil para homens se abrirem e fazerem isso, e esse é um dos motivos porque a maioria dos alcoôlatras säo homens.

37. Segundo, se continuar recorrendo ao âlcool para lhe servir de muleta, ou sô porque lhe dâ uma sensaèäo boa e de liberdade e o ajuda a se esquecer da labuta diâria, depois de um tempo fica dependente. Você conhece o versículo que diz que "a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus" (Rom.10:17). A sua fé aumenta através da Palavra. Bem, quanto mais você bebe, mais tem vontade de beber, e quando menos percebe estâ viciado. É um vício físico e espiritual. O seu corpo sente necessidade e o seu espírito fica viciado, porque Baco e seus asseclas malignos percebem a brecha e o atacam. O Diabo e sua turma detestam a vida, amam a morte, e pulam de alegria quando conseguem prender alguém nas garras do alcoolismo.

38. Terceiro‚ algumas pessoas simplesmente näo deveriam nem chegar perto da garrafa — nem um gole. Jamais. Se comeèam a beber e têm dificuldade em se controlar, deveriam parar e nunca mais recomeèar. Jâ que é um ponto fraco, deveriam simplesmente parar de beber.

39. Graèas a Deus pude vir lhe dar este conselho, e espero que ajude. Eu te amo e estou torcendo por você na sua vida de amor e servièo ao Senhor. Continue fazendo o melhor que pode por Ele. (Fim da mensagem.)

Liberdade no Espírito vs. liberdade na carne

40. O seu espírito na verdade anela pela liberdade do Meu Espírito. É o que você quer e deseja. Mas jâ hâ um tempo tem tentado encontrar liberdade nas coisas da carne, e essa abordagem e soluèäo carnais sô o prenderam ainda mais, e nas garras de Baco.

41. A carne jamais o satisfarâ, e a sua carne nunca se contentarâ. A carne sempre quer mais, e quanto mais lhe dâ, mais ela exige, o que freqüentemente cria uma prisäo espiritual e física.

42. No caso de bebida, por exemplo‚ quanto mais a pessoa bebe‚ mais precisa beber para poder sentir o efeito do âlcool. Se, em vez de ficar satisfeita em manter limites e diretrizes razoâveis, ela opta por ser dominada ou se entrega a fazer o que a faz se sentir bem ou acha que "precisa" ou “merece”, isso abre uma porta para os espíritos de vício e de alcoolismo provenientes do Inimigo. Ela vai comeèar cada vez mais a achar que "precisa" disso, e passar a depender da bebida. Com o tempo se tornarâ escrava dela, serva da bebida, e na realidade serva dos espíritos de vício que a controlam. Como Paulo explicou em Romanos, você se torna servo daquilo a que se sujeita (Rom.6:16).

43. O ruim näo é o ato de beber, assim como näo é ruim comer ou desfrutar de qualquer outra coisa agradâvel para a carne. Até mesmo extrapolar um pouco os limites na bebida näo é o fim do mundo‚ porque todos em alguma ocasiäo comem ou bebem mais do que deveriam. Sô porque alguém fica com dor de cabeèa de vez em quando e se sente mal no dia seguinte porque bebeu um pouco mais do que devia näo é razäo para deixar o Inimigo entrar e acusâ-la. Mas com certeza é razäo suficiente para a pessoa ficar esperta e näo repetir tal feito.

44. Muito depende da razäo por que a pessoa estâ bebendo, da sua atitude, do por quê e‚ é claro, dos sentimentos que o âlcool lhe causam ou do que a incitam a fazer, em outras palavras, os resultados‚ o fruto da bebida em sua vida. Depende da importãncia dessas coisas da carne para a pessoa. Se lhes permitiu importãncia demais ou se deu lugar demais a elas, ou se consomem tempo ou energia demais, entäo é balanèa enganosa em sua vida. Se agir assim terâ comeèado a dar prioridade a outras coisas em detrimento da Minha pessoa e do servièo a Mim, o que as prejudica e retarda o Meu trabalho, e é algo que Eu levo muito a sério.

45. Nem todos têm a mesma tendência ou propensäo ao vício ou a problemas com bebida. O Inimigo usa diferentes tâticas e diabinhos em diferentes situaèöes, dependendo do que ele acha que vai ser melhor — ou pior, devo dizer.

46. Esse é o grande problema, näo tanto a bebida em si, mas sim aonde ela o leva. À medida que crescer no aspecto de Me perguntar tudo, vai saber quando e em que circunstãncias é seguro beber‚ e quanto deve beber. Enquanto seguir estas diretrizes que lhe dou e näo der mau fruto, näo precisarâ de mais salvaguardas. Mas caso näo consiga se limitar a beber nessas circunstãncias e ocasiöes, vai ter que reconhecer a sua situaèäo e pedir ajuda.

47. Näo deveria se sentir mal ou com sentimento de culpa. Todo o mundo é fraco, incapaz, e precisa da ajuda de outros em algum sentido. Ninguém é auto-suficiente. Criei as pessoas para precisarem de ajuda, apoio e salvaguardas, para forèâ-las a lutar para manter o convívio e a uniäo do Meu Espírito com outros.

48. Por acaso Eu näo disse que dois säo melhor do que um, e que o cordäo de três dobras näo se quebra facilmente? É por isso que os coloco juntos em famílias, porque precisam uns dos outros. Ninguém é bom‚ ninguém mesmo. É bom admitir que você é fraco e que sozinho näo consegue, porque isso o mantém humilde‚ submisso e desesperado. (Fim da mensagem.)

E caso se sinta incomodado ao ver outros bebendo?

49. Você precisa lembrar de se perguntar se estâ sendo amoroso, agindo com amor, pensando com amor‚ amabilidade e perdäo, e se estâ aceitando as pessoas — até mesmo os seus hâbitos quanto à bebida. Você tem facilidade em criticar. Quando você bebe a bebida näo o afeta da mesma maneira que afeta a outros. Mas criticar näo o deixa feliz.

50. Esses pensamentos näo provêm de Mim, entäo o que você vai fazer? Estâ sendo amoroso‚ tendo pensamentos positivos, pensando no que gosta na pessoa? Precisa fazer isso. Precisa pensar e agir em amor.

51. Quando as pessoas bebem e perdem um pouco sua capacidade de julgamento, às vezes acontecem coisas das quais você talvez näo goste. Mas Minhas noivas normalmente näo agem assim de propôsito, entäo você sô precisa aprender a se esforèar para orar antes de tudo, que é o que os outros também estaräo fazendo se viverem num espírito de oraèäo. Se fizer tudo isso pode estar certo de que abenèoarei os seus festejos, diversöes e atividades de lazer e tudo o que faz. (Fim da mensagem.)

Fique em guarda!

52. O âlcool é um espírito, e podem ser vârios, dependendo da ocasiäo e da pessoa. Quando você bebe, perde certas inibièöes na carne, e sem elas, dependendo da sua personalidade ou âreas de submissäo, fica bem mais fâcil ser afetado por seres do mundo espiritual.

53. Por exemplo, as pessoas com tendência à carne e que gostam de diversöes carnais väo agir muito mais assim, porque o âlcool retira os limites e as barreiras que normalmente existem no comportamento delas. Isso obviamente tem certos perigos.

54. Quando Eu estava na Terra, gostava de relaxar e desfrutar do convívio com os Meus discípulos bebendo algo. Na verdade, foi uma razäo por que Me chamaram de beberräo e companheiro de bêbados e prostitutas. Eu näo Me esquecia do Meu chamado nem tomava o nome de Meu Pai em väo, assim como nunca disse nada do que pudesse vir a Me arrepender. Mas agia assim porque sabia, através da oraèäo e Me aconselhando com Meu Pai, quando seria um bom momento para relaxar e quando näo devia relaxar, mas sim trabalhar e realizar as incumbências de Meu Pai.

55. Se estiver disposto a Me deixar guiâ-lo na questäo de beber, pode ficar sossegado que ficarei de sentinela à porta da sua mente e vigilante quando você quiser se descontrair um pouco. Mas quando näo Me inclui nos seus pensamentos antes de beber, a bebida vai enfatizar quaisquer hâbitos arriscados que jâ tenha. Qualquer coisa que jâ esteja "no limite" na sua vida antes de ir se divertir ou beber vai acabar “passando dos limites”, levando-o a dizer e fazer coisas das quais vai se arrepender, assim como também criando muitos momentos de imprecauèäo.

56. Seria bom reler a Carta "Momento de Imprecauèäo" (CdM 838), pois decididamente vai incutir temor a Deus no seu coraèäo. Näo é aconselhâvel de jeito nenhum relaxar espiritualmente. Perder o controle dos seus sentidos pode levar a veredas perigosas espiritualmente.

57. Na verdade näo se trata de autocontrole e de se auto-restringir, mas sim de deixar que Eu o controle e deixar os Meus pensamentos determinarem as suas aèöes. Agora estou disposto a conceder às Minhas noivas — que suportam — mais liberdade no consumo de âlcool. Espero, porém, que usem essa liberdade com responsabilidade, revestindo-se da Minha mente e Me deixando ter o controle total. (Fim da mensagem.)

Pontos importantes para se lembrar ao beber

58. Beber é uma questäo bastante subjetiva. Eu näo posso simplesmente dizer: “Todos podem beber tanto”, porque näo é assim que funciona. Algumas pessoas precisam de diretrizes específicas e nem todos podem beber a mesma quantidade. Normalmente você näo tem problema de beber demais, mas seguem-se algumas coisas que pode ter em mente enquanto estiver bebendo ou numa festa em que seja servida bebida alcoôlica:

59. • Inclua-Me na equaèäo. Agradeèa-Me pela bebida alcoôlica e logo que se reunirem ou comeèarem uma festa, peèa–Me para abenèoâ-la e ao tempo que väo passar juntos, como faria com o alimento que supri. Depois, quando estiver bebendo, ore por cada copo, para que tenha um bom efeito em você e você, por sua vez, tenha um bom efeito nos outros. Você pode orar em silêncio para que tenha um bom efeito e para que Eu o abenèoe, pois assim vai abrir os canais para o Meu Espírito entrar, dar-lhe liberdade e um tempo legal, bem melhor do que o âlcool poderia lhe proporcionar.

60. • Seja responsâvel. Pense nos seus irmäos. Se näo tiver problema de beber demais, seja um observador amoroso e cuide de outra pessoa. Ajude-a a näo beber demais. Seja uma boa influência e ajude-a a ver quando deve parar de beber. Cuide bem dos outros näo os deixando beber demais, porque näo faz bem e podem ocorrer situaèöes das quais väo se arrepender mais tarde caso ninguém os ajude ou mantenha as coisas sob controle.

61. • Seja amoroso quando beber. Seja amoroso na quantidade de bebida que ingere e deixe as suas palavras serem governadas pelo amor. Näo deixe o âlcool liberar todas as partes ruins da sua natureza. Pelo contrârio, deixe liberar o Meu Espírito para que Eu possa fluir através de você. Näo se aproveite do fato de outros beberem e ficarem mais “soltos” do que o normal. Seja amoroso e trate os outros como gostaria de ser tratado. Faz parte da maturidade agir certo quando você tem a possibilidade de se aproveitar da falta de condièöes de outra pessoa.

62. • Näo beba demais. Sei que talvez pense: "Isso é ôbvio!" Mas leve a sério. Näo adquira o mau hâbito de beber por beber em demasia. Quanto mais você bebe, mais o seu corpo agüenta, mas näo significa que lhe faèa bem. Tente manter um equilíbrio na quantidade de âlcool que ingere, porque beber demais muitas vezes é insalubre tanto para a mente como para o corpo, e tem efeitos colaterais ruins no geral. Beba apenas por lazer, e näo passe a depender disso para se divertir ou se sentir feliz.

63. Tenha estas coisas em mente e assim os momentos em que beber seräo agradâveis e você agirâ com responsabilidade. (Fim da mensagem.)

Perigos e pontos negativos do âlcool

64. O perigo do âlcool é quando ele se torna uma muleta, um escape, uma maneira de ajudâ-lo a ganhar a vitôria, sô que näo funciona. Eu quero ser a sua forèa e o seu auxílio.

G

65. Beber em excesso pode baixar o seu padräo espiritual e salientar suas CPMs ou pontos fracos. Quando você bebe demais o seu lado egoísta sobressai. Näo o inspira a dizer ou fazer coisas que encorajam as pessoas, mas sim chamar atenèäo para si mesmo e exaltar a si mesmo. Quando você bebe demais näo se importa se o que estâ fazendo ou dizendo vai ser um bom ou mau exemplo para os outros e o torna insensível, evitando que esteja consciente das pessoas ao seu redor.

G

66. Para você o âlcool é um perigo em potencial. Você ainda näo deixou chegar a um nível perigoso, mas se “der à sua carne” muito do que ela quer‚ vai ficar viciado.

G

67. O âlcool tem um efeito típico em você, fazendo–o querer acima de tudo se divertir. Mas além de se divertir, também minimiza a importãncia dos limites do espírito. Quando bebe você normalmente näo se sente täo no espírito e acha que näo vale a pena lutar tanto contra todas as coisas que normalmente resiste. Isso muitas vezes se manifesta na sua maneira de falar e você comeèa a se gabar e comete deslizes em termos de comentârios mais orgulhosos e väos. Você precisa se precaver contra essas coisas, porque quanto mais bebe, mais elas väo provavelmente acabar escapando.

G

68. Mesmo que esteja numa festa e as pessoas estejam bebendo‚ você continua debaixo da Lei de Amor, e é importante näo avaliar como vai agir com base no que o faz se sentir bem no momento, mas sim com base no que estâ certo no geral. Se bebeu tanto que perdeu essa visäo, entäo bebeu demais.

G

69. Você bebeu em excesso näo sô quando fica enjoado, quando é prejudicado espiritualmente ou fica deprimido, zangado, etc. Essas näo säo as únicas manifestaèöes na sua vida. Se em alguma ocasiäo beber a ponto de dar menos importãncia aos limites espirituais no que diz, no que absorve do Sistema e na obediência à Lei de Amor‚ entäo bebeu demais. Se alguma dessas coisas ocorrer, é porque bebeu demais.

G

70. O âlcool também carrega espíritos caroneiros, como acontece com outras coisas. Por isso é täo importante orar antes de beber, pedindo para Eu limpar o âlcool e enchê-lo com os Meus bons espíritos. Se näo orar pode estar convidando espíritos ruins, como acontece com algo que traz de uma loja. É sô uma questäo de orar, estar em oraèäo e limpar as coisas com o Meu Espírito.

G

71. Você vai se manter em guarda no espírito, mesmo quando estiver bebendo? Ou vai usar a bebida como desculpa para se tornar uma cidade totalmente destruída e sem muros espirituais?

72. Você pode beber e ainda assim continuar em guarda, sô que às vezes, apesar de ainda conseguir ouvir Minha voz e pressentimentos, opta por ignorâ-los. Nem sempre depende da quantidade que bebe, mas mais da posièäo do seu espírito, se estâ usando a bebida como desculpa para ignorar os Meus avisos e travar a sua prôpria consciência.

73. Cuidado para näo barrar a Minha voz. Ouèa–Me sempre e fique na sintonia certa. Divirta–se! Faèa coisas divertidas e loucas, mas sem violar as leis espirituais que estipulei, porque isso näo gera felicidade, sô tristeza e remorso.

G

74. Quando comeèa a ingerir bebidas de teor alcoôlico mais alto‚ principalmente coquetéis, os efeitos no princípio säo lentos. Um coquetel com bebida de alto teor alcoôlico às vezes engana, porque você pode até beber algo de sabor suave e que às vezes nem contém muito âlcool, mas bebe uma quantidade grande. Depois comeèa a sentir os efeitos, que vêm como ondas trazidas pela maré, que você näo consegue deter. Mesmo que pare de beber quando os efeitos ficam mais fortes, eles continuam ficando mais intensos mesmo depois que tenha parado de beber‚ até chegarem ao âpice e estabilizarem por uma hora ou mais, e você näo vai poder fazer nada. É esse o perigo da bebida de alto teor alcoôlico — a reaèäo retardada.

75. Quando estâ comendo, você pâra assim que se sente satisfeito, e sabe quando deve parar porque sente o estõmago cheio. Mas com a bebida é diferente, porque muitas vezes é difícil discernir quando jâ bebeu o suficiente. Talvez ainda queira sentir os efeitos agradâveis do âlcool no seu corpo, entäo bebe mais um pouco‚ sem perceber que os efeitos jâ estäo comeèando e que näo väo mais ser täo agradâveis, porque você extrapolou o seu limite. Portanto conheèa o seu limite e pare de beber quando deve e, se necessârio‚ pode Me pedir ou a outros para ajudâ-lo a parar. Se agir assim‚ poderâ evitar os efeitos retardados derivados do excesso de bebida no seu corpo.

G

76. O que Eu näo aprovo é a importãncia que você dâ ao âlcool, tanto no seu comportamento quanto na maneira de falar. O fato de achar que näo consegue se divertir sem beber e a importãncia que dâ a isso quando conversa, tanto em festas como em outras ocasiöes‚ säo os seus maiores problemas. É uma forma de idolatria, porque permitiu que o âlcool se tornasse algo importante demais, sem o qual acha que näo pode passar.

G

77. O maior perigo para você seria esse, porque normalmente você näo se excede e nem gosta tanto assim de beber, entäo acha que näo precisa estar em guarda a esse respeito. Mas jâ houve ocasiöes em que você bebeu o suficiente para permitir um momento de imprecauèäo, no qual disse coisas fora do Espírito e que näo deram bom fruto. Estava com a guarda baixa, e isso ocorreu principalmente por näo estar acostumado a se sentir “de foguinho”. Entäo precisa orar e Me pedir para ajudâ-lo a ficar em guarda e no espírito, principalmente em situaèöes quando bebe o suficiente para "sentir".

78. Näo estou querendo dizer que näo deva ou näo possa beber o suficiente para “sentir” os efeitos‚ relaxar e ter uma sensaèäo boa que um pouquinho de âlcool — e no seu caso pouquinho mesmo — pode lhe dar. Näo tem problema “ficar à vontade” e se sentir um pouco “alto”. Sô quero que esteja ciente de que precisa orar e Me pedir para guardar o seu espírito e as palavras que saem da sua boca nessas ocasiöes! Você continua pertencendo a Mim, e quero que o Meu Espírito brilhe através de você.

G

79. As coisas estäo mudando — näo sô na sua vida pessoal, mas também no mundo. É mais importante do que nunca ter a sua ligaèäo Comigo e Me deixar ser a sua ãncora. É vital. Se Eu for a sua ãncora, você vai continuar equilibrado, centrado e estabilizado, e as mudanèas e dificuldades ao seu redor näo faräo diferenèa. Mas se Eu näo for e você basear a sua inspiraèäo e alegria em outras coisas‚ vai cair quando as coisas ficarem difíceis.

G

80. O que forma um vínculo de amor e uniäo entre vocês näo é o âlcool. Ele o ajuda a relaxar, mas você precisa mantê-lo no devido lugar. Precisa se unir aos seus amados com o Meu amor, no Meu Espírito e na uniäo que proporciono, entäo näo dependa do âlcool para ajudâ-lo nisso.

81. Quando se juntar com outras pessoas, certifique-se de se unirem no Meu Espírito e amor. O âlcool näo vai aumentar a uniäo‚ o amor e o vínculo entre vocês, porque isso sô o Meu amor pode fazer.

A importãncia de beber quando estâ no espírito certo

82. Näo beba para escapar das batalhas. Um dos perigos de beber é quando as pessoas comeèam a recorrer à bebida para escapar dos problemas da vida, das tensöes, do estresse, de achar que falhou ou que deveria ter agido melhor. Quando bebem elas abafam a voz da consciência, ou seja, suas convicèöes. É como se colocassem linimento numa ferida ou esperassem que a bebida fizesse o que Eu gostaria de fazer em seus coraèöes.

G

83. Quando você estâ um pouco por fora e bebe, o âlcool nesse momento errado enfatiza o seu mau humor. — Como estâ um pouco chateado‚ acha que se beber vai se sentir melhor, mas na realidade näo é o que acontece. O que vai fazê–lo feliz é o Meu Espírito, é Ele que vai lhe dar alívio quando estiver batalhando contra o Inimigo. Você näo pode esperar que o âlcool lhe dê a vitôria, sendo que desejo que invoque as Minhas forèas espirituais e o Meu poder para ganhar a vitôria.

G

84. É importante näo beber quando estâ desencorajado ou tendo batalhas, porque pode aumentar ainda mais o desencorajamento ou fazê-lo despejar esse sentimento sobre os outros. Às vezes, quando estâ batalhando e teve uma semana dura, quer sô se sentar e relaxar com uma bebida. Mas tome cuidado‚ porque a bebida pode fazê-lo ficar com a guarda baixa e dificultar ainda mais a luta contra o Inimigo quando ele o ataca com desencorajamento. Entäo, certifique-se de estar na vitôria e numa boa antes de beber.

G

85. O âlcool tende a intensificar as suas emoèöes‚ quer esteja sentindo-se feliz ou chateado e deprimido. Entäo, se estiver tendo alguma batalha, näo tiver Me ouvido sobre o que o estâ incomodando e näo estiver no caminho da vitôria, näo deveria beber‚ senäo sô vai se afundar mais e ficar mais suscetível e aberto ao Inimigo e aos seus ataques.

G

86. Näo seria bom beber quando o seu espírito näo estâ em boas condièöes ou você estâ sofrendo ataques espirituais ou desencorajado. O âlcool muitas vezes faz sobressair os seus sentimentos e salienta tudo muito mais‚ fazendo-o sentir mais a dor das batalhas ou dos ataques, bem como a alegria ou a diversäo, dependendo do seu estado de espírito naquele momento.

87. Entäo, se tiver intenèäo de beber um pouco mais do que o normal ou uma quantidade para o deixar relaxado, certifique–se de que näo estâ tendo nenhuma grande batalha, provaèäo ou desencorajamento. Tome cuidado para que o momento em que bebe näo seja justamente um momento de fraqueza.

Efeitos benéficos e prejudiciais do âlcool à saúde

88. A sua posièäo quanto ao consumo de bebidas alcoôlicas sempre foi que por estar na Família e seguir os limites anteriormente estipulados pela Carta, näo conseguiria beber o suficiente para prejudicar o seu fígado. Bem, Meu amor, essas diretrizes da Carta foram escritas para a Família no geral, mas você é responsâvel por Me consultar quanto às diretrizes que tenho para você dentro dessas outras jâ estabelecidas. Deveria estar ciente da sua saúde e corpo, e orando sobre o que consome, sobre os seus limites e o que é saudâvel no seu caso, näo sô esperando que outras medidas preventivas “cuidem de você”.

G

89. Para você normalmente näo tem problema beber vinho moderadamente, e é até benéfico. Uma taèa de vinho de dois em dois dias näo tem problema nenhum. Uma cerveja ou duas por semana também näo é um grande problema. Mas o excesso nessas coisas näo é saudâvel‚ principalmente porque se você se acostumar a isso, sua dependência vai aumentar, e com o tempo é possível que prejudique o seu estõmago e fígado.

G

90. Você agüenta mais âlcool do que outras pessoas, e demora mais para afetâ-lo. O negativo é que você pode comeèar a beber mais do que os outros para poder “sentir o efeito”. E o perigo disso é que vai afetar o seu corpo e os seus ôrgäos do mesmo jeito que afeta os outros.

91. Apesar de algumas pessoas conseguirem beber apenas uma cerveja e jâ sentirem o efeito mas você precisar beber duas, isso é irrelevante quando se trata do efeito que o âlcool tem no seu corpo e na sua saúde. Quer ache que uma cerveja o afeta ou näo, o seu corpo continua trabalhando para processar o âlcool, ele ainda afeta o seu fígado e outros ôrgäos. Entäo você precisa ter isso em mente quando for beber. Mesmo que esteja totalmente no controle e sinta vontade de beber mais um pouco para “sentir o efeito”, pense no seu corpo e Me pergunte se estaria certo beber mais ou näo.

G

92. Quando se trata de bebidas de alto teor alcoôlico você precisa tomar cuidado com a sua saúde. Elas säo muito mais agressivas ao seu estõmago, fígado e outros ôrgäos do que as de baixo teor alcoôlico, entäo näo beba com muita freqüência nem muito de cada vez. Atenha-se à quantidade de âlcool previamente recomendada na Carta Magna.

G

93. Lembre-se que o âlcool näo faz bem para você, exceto um pouco de vinho tinto. Você deve ficar longe de bebida destilada porque näo lhe faz bem.

“Perguntar-Me tudo” e conhecer os seus limites

94. Você precisa agir mais em oraèäo e Me perguntar qual deveria ser o seu limite em cada ocasiäo em que for servida bebida alcoôlica. Näo se apôie em experiências passadas, pensando “ah, jâ fiz isto e näo tive problema nenhum”‚ ou “eu agüento beber tanto”. É bom aprender pela experiência e essa é uma maneira de ajudâ-lo a estipular limites, mas se apoiar apenas nas experiências é se apoiar no braèo da carne.

95. Você precisa se esforèar mais‚ näo sô na sua prôpria forèa, mas Me pedindo para ajudâ-lo, para lhe mostrar quanto deveria beber e quando deveria parar. Depois, é claro, precisa ouvir e obedecer.

G

96. Quando se trata de âlcool você jâ é consciencioso e evita beber demais. Mas näo fique confiante demais, achando que conhece os seus limites, porque o Inimigo adoraria atrapalhâ–lo e prejudicâ-lo‚ quer física ou espiritualmente. Entäo fique em oraèäo e continue conferindo Comigo, e lhe mostrarei o que e quanto deve beber. Ou talvez, numa determinada situaèäo, Eu lhe mostre que talvez seja melhor näo beber nada. O principal é Me perguntar tudo em cada ocasiäo, e Eu o guiarei, orientarei e protegerei.

G

97. Aplicar o princípio de “Pergunte-Me tudo” quando for beber vai ajudar a mantê-lo no espírito. Assim como você ora antes de qualquer atividade‚ também ore antes de beber. Näo deixe que seja apenas "hora de relaxar" e Me exclua nesse momento. Eu o orientarei sobre quando deve beber, o que e a quantidade. Tenha peito de seguir as Minhas instruèöes.

G

98. Você conhece o seu limite e sabe quanto o seu corpo agüenta. Você jâ aprendeu pela experiência quanto âlcool consegue ingerir sem ficar enjoado ou sem afetar o seu sono, entäo seria prudente ater-se a isso. Cuidado para näo ultrapassar o limite que você mesmo estabeleceu, pois sabe que näo vai surtir bom efeito no seu corpo. Eu o abenèoarei se mantiver-se dentro dos limites que estipulei para você.

G

99. Permiti este privilégio para você poder se descontrair e ter momentos relaxados, mas näo precisa sentir o efeito da bebida sempre que bebe; näo é necessârio beber a esse ponto. Tudo depende da maneira como você age. Se for fiel em Me buscar e Me incluir em todos os aspectos da sua vida, Eu o ajudarei a seguir as Minhas diretrizes e a ter experiências agradâveis quando beber.

G

100. O principal é tomar cuidado para näo beber demais depois que comeèa. Depois que toma um drinque a sua tendência é querer outro e depois mais um. Você na realidade näo sente muito o efeito de uma ou duas doses de bebida, e mesmo quando comeèa a sentir um pouco do efeito, a sua tendência é querer beber mais um pouco. Deveria sempre Me consultar antes para saber qual deve ser o seu limite.

G

101. Meus filhos‚ Eu lhes dei esta nova liberdade porque muitos de vocês cresceram e se tornaram responsâveis e mais capazes de prestar contas pelas coisas que fazem. Responsabilizo cada um por esta nova liberdade, porque, como disse antes, pode ser uma bênèäo, mas na mäo de certas pessoas uma praga. É muito importante Me consultar e pedir Minha orientaèäo para conhecer os seus limites, saber lidar com a situaèäo e se policiar.

Exemplos de conselhos e medidas de prevenèäo específicos

102. No geral você deveria beber no mâximo duas taèas de vinho de cada vez, jâ que o afeta bastante. Este é sô um conselho útil a seguir, näo uma regra estrita. Às vezes Eu talvez lhe peèa para se abster completamente, e outras vezes talvez lhe dê permissäo de beber mais uma dose de alguma bebida. A questäo é agir em oraèäo. Consulte–Me para saber quando e o que beber, e use isso para Me exaltar e desfrutar do convívio com as pessoas.

G

103. Lembre-se de agir com moderaèäo em tudo. Näo comece a beber mais do que antes sô porque agora pode. É bom seguir o mâximo possível as antigas diretrizes da Carta no geral, como por exemplo, sobre quanto beber em uma dada ocasiäo e com que freqüência beber. No seu caso Eu recomendo que continue seguindo a cota semanal de âlcool determinada na Carta Magna, apesar de que pode beber uma dose a mais em certas ocasiöes se receber Minha aprovaèäo e Meu consentimento.

G

104. Na realidade näo mudou muita coisa. As suas opèöes de bebida apenas foram ampliadas um pouco, mas näo significa que deveria ingerir mais âlcool. Pode beber outros tipos de bebida, e isso é uma bênèäo que estou lhe dando desde que você seja sensato. Certifique-se de usar de sabedoria.

G

105. Às vezes você sentirâ os efeitos do âlcool imediatamente, outras vezes näo, depende das circunstãncias, do que estâ bebendo, se estâ cansado, se comeu faz pouco tempo, etc. Sendo assim, uma dose de algo poderia afetâ-lo rapidamente numa dada ocasiäo e numa outra você nem sentir nada. É aí que você precisa tomar cuidado e orar para näo ir logo bebendo mais um copo, porque pode entrar no espírito errado.

G

106. Muitas vezes você näo sente o efeito do âlcool imediatamente, entäo vâ com calma. Veja como seu corpo estâ reagindo e tenha autocontrole para parar quando tiver bebido o suficiente.

G

107. Agora que näo existe mais limite para o consumo de bebidas alcoôlicas, você vai precisar ficar ainda mais em guarda quando comeèar a beber, principalmente quando quiser mais. Para você essa é a zona de perigo. Você pode desfrutar de uma bebida para “relaxar” no final do dia, mas näo deveria criar o hâbito e comeèar a achar que "precisa" beber e passar a depender disso. Você adora se divertir e descontrair‚ e isso é ôtimo. Mas use a liberdade que Eu dou, e näo o âlcool, para ter liberdade no espírito.

G

108. Se puder mudar a sua atitude em relaèäo a bebida alcoôlica, se conseguir encarar a liberdade de beber como ela é: algo para desfrutar e usar para se descontrair, näo uma desculpa para "soltar a franga", entäo pode continuar bebendo, sô que moderadamente, sem que haja efeitos ruins.

G

109. Você näo sô deveria adotar o hâbito de conferir Comigo antes para ver quanto deveria beber, mas também de vez em quando perguntar para as pessoas o que elas acham do seu comportamento quando bebe. Pergunte se você faz algo que possa prejudicar alguém ou suscitar dúvidas. Sô o fato de saberem que väo ter liberdade para falar sobre o assunto depois ajudarâ você a se policiar no espírito quando estiver “curtindo”.

110. Você deveria ter uma atitude responsâvel, sabendo que por “melhor” que se sinta, é responsâvel perante as pessoas com quem estâ. Isso o manterâ em contato com as pessoas e agindo de forma mais extrovertida, evitando os efeitos negativos que o âlcool às vezes pode causar, como por exemplo depressäo e tristeza.

G

111. Se você näo beber com responsabilidade e estiver constantemente excedendo os limites e näo seguindo os conselhos que lhe dei em profecia, seria bom recuar um pouco, deixar de beber por um tempo e perguntar a Mim e até aos seus pastores, cõnjuge ou outros com quem vive o que deveria fazer.

112. Se os conselhos que jâ lhe dei näo forem suficientes como medida de prevenèäo na sua vida para mantê-lo bebendo com moderaèäo, prudentemente‚ com sabedoria e em oraèäo, ou caso näo os esteja seguindo, entäo vai ter que reavaliar a situaèäo, se aconselhar e receber um novo plano de Mim. Ser discípulo inclui beber com responsabilidade e prestar contas pelo seu consumo de âlcool.

Benefícios do âlcool quando o espírito reina

113. O vinho foi dado para “alegrar o coraèäo” (Sal. 104:15). Näo tem problema usâ–lo para “inspirar” os momentos de confraternizaèäo, festas, encontros amorosos ou ocasiöes especiais, ou beber à noite para relaxar e passar um momento de descontraèäo Comigo.

G

114. Beber âlcool foi uma dâdiva que você ganhou para usar nos seus momentos de descontraèäo e convívio, como um bõnus e algo que vai inspirar mais esses momentos. Entäo Me agradeèa e ore para ser dominado pelo Meu Espírito para que Eu seja a sua fonte de vitôria, paz, felicidade, calma e alegria. Se assim for, o âlcool acentuarâ tudo isso e serâ uma bênèäo para você.

G

115. Quando estiver numa festa e todos estiverem bebendo, näo tem problema você ficar um pouco mais liberal do que o normal ou mais sensual‚ pois faz parte da diversäo. Mas você tem a responsabilidade de permanecer no Meu Espírito, agindo com amor e dentro dos limites da Lei de Amor, sem prejudicar seus irmäos. Se näo conseguir desfrutar do efeito benéfico do âlcool de deixâ-lo mais à vontade e curtindo mais a si mesmo e aos outros, porém, mantendo–se amoroso, em oraèäo e dentro do Meu Espírito, entäo näo tem maturidade para lidar com a responsabilidade que é poder beber, e vai ter que diminuir o seu consumo ou se abster.

G

116. Se estiver Me incluindo naquilo que lhe agrada ao Me agradecer por essas coisas, entendendo que é um toque do Meu amor Eu lhe permitir tal atividade de lazer e descontraèäo, entäo tenho o maior prazer em deixâ-lo desfrutar disso. Näo Me importo se de vez em quando você beber algo para se descontrair num momento de convívio, ou sô para relaxar no final de um dia atarefado ou durante uma refeièäo. O segredo é agir com moderaèäo.

G

117. O segredo para quando for beber é ter o Meu Espírito e agir em oraèäo em tudo. O equilíbrio é näo depender do âlcool para entrar no espírito, porque isso Eu é que faèo por você, e é por isso que você Me inclui em todas as suas atividades. Mas o âlcool ajuda a abrir a porta um pouco mais e o ajuda a se expressar com mais liberdade sem se preocupar com a opiniäo alheia.

G

118. Se você for depender apenas do âlcool para se divertir, vai colher frutos carnais. Mas se depender de Mim para esses momentos serem especiais e descontraídos no espírito, Me louvando e amando-se uns aos outros, quer beba ou näo vai colher os deleites espirituais que tanto vocês como Eu desejamos, e que seräo benéficos e geraräo mais amor‚ uniäo e dedicaèäo entre vocês.

G

119. Certifique-se de Me incluir na situaèäo quando estiver bebendo. Faèa com que esses momentos sejam benéficos para o seu espírito, näo sô Me incluindo na diversäo e Me louvando, mas também deixando o Meu Espírito abafar suas inibièöes e temores, para você ter mais confianèa para se comunicar com as pessoas. Deixe o vinho do Meu Espírito chegar ao fundo do seu coraèäo, controlar suas aèöes e deixâ-lo desenfreadamente livre, bêbado com os prazeres do Meu Espírito.

Mais palavras de sabedoria do nosso Marido

120. É importante continuar Me consultando, buscando o Meu amor e êxtases quando for se divertir e descontrair. Eu é que vou lhe dar emoèöes e levâ-lo aos lugares incríveis que preparei para você e que estäo à sua espera.

G

121. Quero dar boas coisas aos Meus filhos, e também liberdade. A sua maior liberdade provém do Meu Espírito, pois com ele näo existem limites. Posso elevâ-lo a qualquer altura, explorar qualquer profundidade e transportâ-lo além da sua imaginaèäo, no Meu Espírito. Entäo continue explorando, estendendo as mäos e se lanèando na expansäo das profundas âguas do Meu Espírito, pois é aí que se encontra a liberdade total e verdadeira.

G

122. Meus filhos, desfrutem desse dom e privilégio que lhes dei para usarem juntos e também para se descontraírem, e abenèoarei esses momentos dando-lhes maiores êxtases no espírito.

G

123. Se quiser ter liberdade verdadeira, permaneèa nos limites do Meu Espírito, näo extrapole para poder ter a liberdade da carne, porque ela näo é a soluèäo. A soluèäo é a liberdade no espírito! Näo é possível ter liberdade de espírito passando dos limites na carne.

124. Agora é hora de garantir as suas defesas e tomar as devidas precauèöes para poder enfrentar as batalhas e tempestades por vir. Tome as precauèöes de defesa obedecendo ao Meu Espírito. Näo se exceda nas liberdades da carne, caso contrârio corre o risco de cair do barco do Meu Espírito.

G

125. Tenha uma atitude verdadeiramente agradecida por este privilégio e bênèäos, e näo macule essa bênèäo devido ao egoísmo. Quero que seja feliz e desfrute dos prazeres da vida, mas agir no espírito errado näo Me agrada.

126. Vou desfrutar desses momentos de convívio junto com você se Me incluir e se lembrar de Me consultar‚ se fizer o melhor que pode para dar o exemplo do Meu amor e de uma das Minhas noivas. Mas se você ensimesmar-se e agir de maneira que Me constranja, vamos ter uma conversinha depois e você sabe que vou Me desagradar. Entäo aja em oraèäo e invoque as chaves em cada ocasiäo‚ porque isso Me agrada bastante e vai Me deixar orgulhoso.

G

127. Näo deixe o âlcool usâ-lo. Deixe-o ser uma bênèäo na sua vida, utilizando este privilégio em oraèäo. Lembre-se que näo é um direito seu, e que a sua felicidade näo deveria depender disso. O que é realmente importante é Me fazer feliz e levar felicidade aos outros, e isso lhe darâ o verdadeiro barato do espírito, o que dura para sempre!

O vinho é como…

128. (Mamäe:) Quando eu estava finalizando esta BN, me lembrei de uma mensagem linda e interessante que o Senhor deu alguns meses atrâs quando umas pessoas no nosso Lar se reuniram para um convívio especial quando foi servido um lanche e vinho. Ler esta mensagem antes deu um toque especial do Espírito do Senhor à reuniäo, portanto eu queria compartilhâ-la com vocês para ser mais um exemplo de como qualquer convívio ou momento de lazer é muito mais terno, profundo‚ melhor‚ faz mais sentido e é mais completo em todos os aspectos quando o Senhor é incluído!

129. (Jesus:) Eu transformei a âgua em vinho porque sabia que às vezes seria uma bebida agradâvel que serviria para “alegrar o coraèäo”. Vocês sempre têm âgua, e precisam dela para viver. Mas um bom vinho é uma bênèäo proveniente de Mim que pode ajudâ-los a desfrutar a vida e dar valor a ela. Assim como vocês sempre têm a Minha Palavra e ela os ajuda a perseverar e os sustenta, mas às vezes precisam de uma mensagem especial de Mim para superar o obstâculo e prosseguir no sentido da vitôria. Uma mensagem Minha pode encorajâ-los, ajudâ-los a entender e a ter fé, para poderem entäo descansar nos Meus braèos em paz, sem preocupaèöes, como se sentem depois que tomam uma taèa de um bom vinho.

130. Vinho branco é como o ribeiro de cristal da Minha misericôrdia‚ perdäo e purificaèäo infinitos. É como a âgua borbulhante que precisam para se lavar e se limpar de seus pecados e erros, para poderem receber a verdade incandescente. Ele ajuda a preparar o ambiente. As borbulhas säo como a Minha verdade que efervescem para purificar, limpar e aprontâ-los para o que Eu quiser fazer. Elas preparam o cenârio e criam o ambiente para o que Eu for fazer a seguir.

131. O vinho rosé tem o seu momento. Vocês precisam de um pouco de brilho rosado para se prepararem para Me receber. Cria o ambiente, os anima e os faz vir até Mim com perguntas, apresentando suas necessidades e ouvindo o que tenho a dizer. Vocês Me perguntam tudo e ficam prontos para ouvir. Quanto mais ouvem as Minhas Palavras de amor e vêem como sou sâbio e incrível‚ mais querem voltar para ouvi-las.

132. E quando voltam Eu lhes dou o vinho tinto bem encorpado que sim, simboliza o Meu sangue derramado por vocês, mas também simboliza o Meu corpo pronto para vocês! Encorpado, näo é? Eu tenho um corpo encorpado pronto para fodê-los com as sementes que väo excitâ-los, energizâ-los e soar os sinos da felicidade!

133. Sabem como se sentem depois que tomam uma taèa de um vinho tinto bem forte? Näo importa o que esteja acontecendo, vocês ficam felizes por estar acontecendo! É assim que Eu quero que se sintam a respeito do tempo que passamos no leito do amor. — Näo importa o que esteja acontecendo em suas vidas, independentemente do estresse‚ dos prazos, dos detalhes, lembrem-se sempre que podemos tocar aqueles sininhos enquanto descansam nos Meus amorosos braèos.

134. Invoquem as chaves do vinho tinto encorpado e Eu os tomarei em Meus braèos e os amarei de forma completa para que nada nem mesmo os perturbe. Väo se sentir täo satisfeitos e em paz que ficariam tranqüilos mesmo que caíssem bombas ao seu lado.

135. E mais uma bênèäo que é ainda melhor do que a maravilhosa sensaèäo de ser amado plenamente pelo melhor Amante do mundo, é receber a Minha unèäo para fazer o trabalho. Uma taèa do tempo que passamos no nosso leito de amor lhe darâ unèäo para ajudâ-lo a superar qualquer situaèäo e realizar qualquer tarefa com um sorriso no rosto.

136. Entäo, Meus amores, desfrutem cada gole de vinho e‚ ao fazerem isso, lembrem-se que estâ lhes dando algo que a âgua näo pode lhes dar. Vai lhes proporcionar um momento muito agradâvel Comigo e uns com os outros. Mesmo depois que o vinho terminar e as taèas estiverem vazias, o Meu Espírito continuarâ no seu íntimo e se tornarâ o que precisarem, porque teräo feito como para Mim. (Fim da mensagem.)

Para perguntar ao Senhor

137. Jesus, querido Marido, quero receber o Seu conselho sobre as novas liberdades de consumo de âlcool que Você nos permitiu, suspendendo as regras da Carta sobre esse assunto. Quero agir com responsabilidade‚ com sabedoria e de uma maneira madura e em oraèäo em tudo‚ entäo, por favor, me mostre se quer que eu tome algumas medidas preventivas para ficar dentro dos Seus limites, ou se tem algum limite ou conselhos para me dar que me ajudariam. Existem armadilhas contra as quais devo me precaver, ou fraquezas que eu tenho nesse aspecto das quais deveria estar ciente e que Você gostaria de mencionar? Por favor, me ajude a estar aberto e submisso, e aceitar qualquer coisa que Você tiver para me dizer, para poder lidar sensatamente com esta liberdade.

Cartas relacionadas

q“Emendas à Carta 2003”, pâg. 3-9 (Suspensäo Temporâria do Regulamento para Consumo de Bebida Alcoôlica), BN 1033

q“Atualidades! — Nº 85”, CdM 3118:2-21

q“BN somente on-line Nº 4: Desmascarando Baco!” CdM 3402

“Massacre na Véspera de Natal”, CdM 856, PCD 1

Copyright © 2004 por A Família

(fim de arquivo)