Você está Roubando de Deus?

Maria
March 17, 2004

Convicèäo versus Concessäo e Transigência, 8ª Parte

Maria 655 CM/FM 3461 7/03

Querida Família

Nôs amamos vocês e apreciamos a sua fidelidade ao Senhor e à Família. Essa é a primeira de uma série de três Cartas sobre o estado financeiro da Família. Estou certa que näo tenho que lhes dizer que muitos Lares estäo tendo dificuldades financeiras, a entrada dos WS estâ muito baixa, e a Família no geral poderia estar fazendo muito mais se tivéssemos mais dinheiro. O Senhor deu bons conselhos e soluèöes, pelos quais acredito que estaräo gratos, e vou compartilhâ-los com vocês nas BNs a seguir. Porém, primeiro vamos falar sobre dizimar, näo por ser o mais importante ou a única soluèäo para os seus problemas financeiros, mas sim porque recentemente recebemos muitas perguntas sobre a nossa política quanto ao dízimo, entäo precisamos tratar delas antes de podermos passar para o quadro maior.

2. Peter e eu e todos nos WS estamos muito gratos pelos seus dízimos e ofertas‚ que possibilitam o nosso trabalho e o contínuo progresso da Família. Muitos de vocês däo dízimos e ofertas fiel e sacrificadamente, e apreciamos isso. Por favor nos perdoe se näo dissemos recentemente ou o bastante o quanto estamos gratos pelo que däo. Entendemos que é um sacrifício para vocês darem o dízimo, e levamos isso a sério. Nunca é fâcil dar, mas oramos para que o Senhor os abenèoe sobrenaturalmente como resultado.

3. Recentemente, como disse, recebemos muitas perguntas sobre o dízimo. É compreensível que alguns de vocês tenham perguntas‚ jâ que faz vârios anos desde que publicamos uma explicaèäo mais profunda sobre o seu dízimo e no que ele é usado. Muitos de vocês, novos discípulos e membros mais jovens da Família, provavelmente näo tiveram a chance de ler Cartas passadas em que Papai fala sobre o dízimo, a necessidade de dizimar, o fundamento bíblico disso, etc.

4. Entendemos que estejam ocupados tentando manter-se em dia com o Vinho Novo, e näo tem problema näo terem tido uma chance de estudarem as Cartas antigas mais a fundo. Porém, é perigoso para vocês espiritualmente se contestam a validez e a eficâcia do sistema econõmico da Família, que é fundamentado nos dízimos, sem terem pesquisado a Palavra. E é ainda mais perigoso participarem dos atuais debates em sites de ex–membros, que estäo tentando minar a fé da Família no sistema de dízimo e na credibilidade dos que administram o dinheiro da Família nos WS.

5. Esses debates sem conhecimento sobre o dízimo estäo ficando cada vez mais freqüentes em algumas âreas‚ entäo Peter e eu achamos necessârio responder a algumas dessas perguntas e dar uma explicaèäo um pouco mais atualizada sobre as finanèas dos WS, enfocando nos dízimos e oferendas.

6. Antes de continuar, quero compartilhar com vocês uma palestra que Peter deu sobre dízimos. Nosso encarregado de finanèas mandou-lhe algumas perguntas que estavam circulando sobre o dízimo, e nos seguintes comentârios Peter respondeu tanto a ele quanto a vocês, querida Família. Aqui ele dâ um bom resumo do histôrico de dizimar, e do que acontece com o dinheiro. Espero que isso lhes dê mais fé para continuarem a dar o seu dízimo com alegria, ou a comeèarem a dar o seu dízimo completo se näo têm feito isso.

Os seus dízimos voltam para vocês!

7. (Peter:) A estrutura econõmica da Família desenvolveu-se ao longo dos anos a ponto de agora ser um sistema que funciona bastante bem. No comecinho a Família sobrevivia quase inteiramente de renúncias, com um mínimo de provisionamento. Em TSC e Los Angeles (e em muitas outras primeiras colõnias) muitas pessoas estavam entrando com muitas renúncias: carros, sistemas de som, contas bancârias, equipamento musical — e os novos discípulos simplesmente davam tudo o que tinham, depositavam aos pés dos apôstolos, e tudo era repartido segundo a necessidade de cada um. E funcionava!

8. Depois, quando as colõnias comeèaram a dividir e espalhar-se‚ conforme o Senhor nos instruiu, as novas colõnias comeèaram a levantar o seu prôprio sustento, mais uma vez através de renúncias, e a essa altura o provisionamento comeèou a aumentar. Aí alguns Lares comeèaram a vender literatura, e na época muitos Lares estavam enviando 80% da sua renda para o Escritôrio Internacional para sustentar as publicaèöes e administraèäo. (Isso foi antes dos WS existirem.) Esses Lares davam em gratidäo pela alimentaèäo, direèäo e instruèäo espiritual que recebiam em troca. Isso foi muito antes de Papai instituir o dízimo.

9. Papai vivia com seja o que for que Jethro lhe dava‚ até que finalmente ele pediu se podia ter um orèamento de 1000 dôlares por mês para sustentar a si mesmo, mamäe e o seu Lar. E 1000 dôlares por mês näo era pedir muito, considerando tudo o que Papai estava fazendo! Durante este tempo Papai estava sempre viajando e ocupado pela Família e pelo Senhor. Ele escreveu um monte de Cartas para a Família sobre assuntos físicos e espirituais‚ escreveu cartas a diversos líderes, e ele e Mamäe viajaram, pioneiraram e testemunharam enquanto viajavam, todo o tempo vivendo o mais economicamente possível.

10. Vejam como ele e Mamäe acamparam numa barraca no parque Cheesequake antes de irem para a Europa, porque ele näo queria pagar um quarto de hotel. Depois, enquanto ele viajava pela Europa e Israel, ele e Mamäe dormiam em trens ou viviam em quartinhos minúsculos em pensöes ou hotéis, muitas vezes comendo apenas duas refeièöes por dia, economizando e poupando tanto quanto possível. Pode-se ler as histôrias, e até ver fotos disso em "Agora Podemos Contar". E ele näo mudou nos últimos anos; leiam “O Trapeiro” e outras Cartas e veräo isso!

11. Papai era econõmico, vou lhes contar! Isso me lembra da citaèäo: “Qualquer um que me conheèa e tenha vivido comigo sabe que eu devo ser a pessoa mais econõmica e poupadora que jâ conheceu. Mais parco e econõmico que eu você nunca viu. Sou quase täo ruim quanto o meu avõ, que a minha mäe dizia que ele apertava tanto o dôlar — isso na época em que eles ainda tinham dôlares de prata que valiam alguma coisa — que a âguia chegava a gritar! Eu sou muito econõmico, poupo mesmo” (CdM 702:23).

12. Finalmente, o Senhor revelou a Papai que ele deveria desenvolver o sistema financeiro da Família lanèando mäo do plano que funcionou na Bíblia: o dízimo, ou 10% de toda a entrada. E estou falando de tudo o que entrava, näo sô a renda em dinheiro. Entäo em vez de pedir aos Lares ricos que dessem 80%, ou a maioria, da sua entrada‚ Papai instituiu o dízimo, no qual cada Lar tinha que dar 10% de tudo o que recebia, inclusive provisionamento e donativos de todos os tipos. E eles deram, Deus os abenèoe! Näo murmuraram, simplesmente deram. E o Senhor os abenèoou e eles prosperaram e se multiplicaram por toda a Terra, para os seis continentes, e sô a Antârtica ainda näo tem membros da Família!

13. Com o tempo‚ comeèou a ficar difícil para os Lares dizimarem a imensa quantidade de bens provisionados que estavam recebendo, e era quase impossível para os WS coletar bens, entäo Papai e Mamäe decidiram cancelar o dízimo de bens e sô pedir aos Lares que dizimassem a entrada em dinheiro.

14. Uma estimativa bastante realista que eu ouvi alguns fazerem hoje em dia, tanto pessoas em escritôrios como no campo, é que os Lares däo aos WS na verdade por volta de 5% da sua renda total; isto é, toda a entrada, de bens e dinheiro. Ou seja‚ muitos Lares na Família têm uma abundãncia de bens provisionados, e a minha estimativa é que esses bens provisionados igualam, se näo superam, em valor‚ a entrada em dinheiro. Entäo, ao dizimarem somente da entrada em dinheiro‚ provavelmente estäo dando muito menos do que 10% ou 14% da sua entrada completa, dependendo do seu status.

15. Estamos felizes por o Senhor ter aberto essa exceèäo e permitido isso aos Lares‚ mas nos incomoda quando as pessoas comeèam a murmurar e reclamar por pedirmos que dêem o que talvez equivalha a apenas metade do que teriam que dar se estivessem dizimando toda a sua entrada, principalmente quando se considera o que recebem em retribuièäo. Imaginem também como o Senhor deve Se sentir a respeito disso, depois de tudo o que fez por vocês, todas as muitas formas em que os abenèoou, guardou e providenciou para vocês. Ele graciosamente permitiu essa exceèäo, e alguns de vocês ainda estäo reclamando sobre isso e minimizando o retorno, tanto físico como espiritual. Alguns nem parecem perceber como seriam as suas vidas sem essa retribuièäo dos seus dízimos.

16. Näo querer dizimar é como dizer que näo gosta de pagar impostos. Bem, ninguém gosta de pagar impostos. Mas se todos parassem de pagar impostos ao seu governo nacional‚ estadual ou local, näo teriam um exército para defendê-los, näo teriam estradas, näo teriam semâforos‚ näo teriam qualquer organizaèäo nem policiais para protegê-los, ou bombeiros, etc., etc. Hâ muitos bens e servièos que as pessoas passaram a esperar, e que têm que ser pagos. É isso que acontece com os impostos das pessoas.

17. O mesmo acontece com os dízimos. O dízimo näo é exatamente um imposto — é dinheiro dado em obediência à ordem do Senhor — mas as pessoas têm que perceber que os bens e servièos dos WS, coisas que eles jâ consideram garantidas, näo se materializam do nada. Näo haveria essas coisas se näo fosse pelos seus dízimos. Cada duas semanas, eles väo para o correio e sabem que vai ter um envio lâ. Väo, e ele estâ lâ. E sabem que vai haver publicaèöes para as suas crianèas‚ JETTs, adolescentes e para si mesmos, e materiais para a sua testificaèäo, e conselho sobre como prosseguir o contato e edificar uma igreja local para que possam se sustentar. Vai haver notícias sobre a Família. Cada um dos envios tem todo o tipo de coisas, e a Família jâ conta com isso.

18. A Família precisa ver e entender claramente o que eles recebem pelo seu dízimo e os outros 4%. Eu jâ disse antes, e volto a dizer, que recebem mil vezes mais do que as pessoas nas igrejas recebem pelo seu dízimo ou oferta. Mostre-me uma igreja que tenha um banco e ofereèa empréstimos sem juros para as pessoas (empréstimo para Lares, disponível para membros da Carta via o FAF). Mostre-me uma igreja que dê a cada lar de paroquianos dinheiro para emergências, muito menos os 2 mil dôlares de HER que vai para os Lares CM, e que se oferece para tentar ajudar com mais no caso de uma emergência maior. Ninguém faz isso! Quantas igrejas däo dinheiro às suas mulheres quando elas däo à luz (o bõnus para bebês‚ também disponível para membros CM através do FAF)?

19. E se você vai sair e comeèar um ministério, ou se vai sair e pregar o Evangelho, quantas igrejas väo te dar mil dôlares para ajudâ-lo a comeèar?! Raramente uma igreja faria isso! A maioria delas näo lhe daria nada além do boletim semanal. Nôs, por outro lado, damos materiais para fazerem o trabalho, para angariarem sustento tanto para pregarem o Evangelho como para se sustentarem. Mostre-me uma igreja que dê um décimo desse retorno aos membros que dizimam. Näo existe igreja assim.

20. Entäo, a verdade é que todo o dinheiro que vai para os WS basicamente volta para a Família. Ele é convertido em bens e servièos. As pessoas nos WS näo estäo coletando os dízimos da Família e depois fazendo nada. Se as pessoas näo conseguem ver o que os WS estäo fazendo para elas, entäo säo cegas! Sô têm que ir ao correio uma vez a cada duas semanas e ver o que estâ lâ! O conteúdo daqueles envios näo cresce em ârvores. As pessoas têm que investir longas horas em criar aquelas publicaèöes e produtos, e depois custa-lhes muito para imprimir ou produzi-las e remetê-las a dezenas de países no mundo todo.

21. Nôs somos um governo, mas ao contrârio dos governos do mundo, näo estamos vivendo no luxo. Gastamos o mínimo possível em nôs mesmos. O dízimo volta para a Família na íntegra sob forma de bens e servièos, e em seguranèa, com reservas disponíveis para evacuaèöes de emergência de indivíduos ou até mesmo de países inteiros, o que aconteceu vârias vezes.

22. Os 4% que os membros da Família däo também volta para eles em servièos e benefícios. Por exemplo, quando uma mulher engravida, ela recebe dinheiro. Na verdade, o bõnus do bebê hâ muitos anos era 10 dôlares, depois subiu para cerca de 25‚ depois dobrou para 50‚ mais tarde dobrou de novo para 100, e recentemente o aumentamos para 200 dôlares. Novos Lares recebem ajuda para pioneirar‚ também recebem um fundo de 2.000 dôlares para o caso de emergências (o HER). O Empréstimo para Lares é um banco grâtis. Você pode pegar um empréstimo e näo tem que pagar juros nele. Também temos o FAF para emergências.

Sumârio dos 14%

(10% Dízimo + 1% FAF + 3% Fundo Comum)

O dízimo: 10% (para a Família CM e FM)

1. O dízimo de 10% vai para os WS, e é 10% de toda a entrada em dinheiro.

2. WS por sua vez “dizima” dando 10% disso para o FAF. Portanto, do dízimo da Família, 9% vai para os WS e 1% vai para o Fundo de Auxílio à Família.

3. A única exceèäo ao dízimo de 10% é que näo se tem que dizimar o valor da semente de material da Família. (Essa exceèäo sô se aplica a materiais de testificaèäo da Família, näo a outros materiais de distribuièäo que näo sejam da Família, como Bíblias‚ balöes, etc.)

4. A entrada em dinheiro a ser dizimada inclui näo sô a entrada da distribuièäo de material e testificaèäo, mas também de heranèas, grandes donativos, donativos designados, etc. — toda a renda em dinheiro (exceto a semente de material de testificaèäo da Família, como explicado acima).

O Fundo de Auxílio da Família: 1%

(somente para a Família CM)

1. A contribuièäo de 1% para o FAF vai para o Fundo de Auxílio à Família.

2. Em abril de 1995 a Família CM aprovou por meio de plebiscito mundial o 1% para o Fundo de Auxílio à Família.

3. Os WS também dizimam 10% de toda a sua entrada em dinheiro, dando isso ao FAF.

4. O FAF é usado para:

  1. 2000 dôlares para novos Lares CM, que serve de fundo de emergência (HER).
  2. 1000 dôlares para Lares novos que estäo pioneirando (500 em materiais e 500 em dinheiro).
  3. Fundo de materiais: 50 dôlares para cada novo discípulo CM (depois de 6 meses na Família) e para todos os bebês nascidos para membros CM.
  4. Bõnus de bebê: 200 dôlares para a mäe do bebê.
  5. Donativo de graduaèäo: 2000 dôlares para os parentes de membros CM que faleèam.
  6. Fundo de Empréstimo aos Lares, administrado pelos Escritôrios de relatôrio.
  7. Reembolso aos Lares por uso legítimo do HER (aprovado pelo Escritôrio de relatôrio).
  8. Auxílio a Lares em países muito pobres ou pioneiros.
  9. Emergências médicas (aprovado pelo Escritôrio de relatôrio).
  10. Donativos para os pobres e necessitados (aprovado pelos WS e/ou o Escritôrio de relatôrio).

O Fundo Comum: 3%

(somente para a Família CM)

1. A contribuièäo de 3% para o Fundo Comum vai para o escritôrio da ârea e para a administraèäo do campo.

2. Os Lares CM comeèaram a dar 3% para o seu Fundo Comum local, para projetos e despesas locais‚ antes de 1995.

3. Em abril de 1995, com a implementaèäo da Carta Magna, cada ârea continental aprovou isso como meta oficial por meio de plebiscito entre os Lares, a ser confirmada anualmente em cada ârea continental por um plebiscito entre os Lares.

4. Depois de ter sido aprovada por sete anos consecutivos, no comeèo dos comitês em fevereiro de 2002, um plebiscito mundial aprovou a contribuièäo de 3% para o Fundo Comum, tornando-a permanente para os Lares CM. Ela näo tem mais que ser aprovada por voto cada ano.

5. Os 3% para o Fundo Comum cobrem despesas com a administraèäo regional e outras coisas em cada ârea continental, tal como ajuda financeira para os ABMs, reuniöes e projetos de ârea, donativos especiais para Lares em casos de emergência ou que estejam em necessidade, certos ministérios de “atender aos pobres”, campanhas prô-ativas junto à mídia e despesas relativas a perseguièäo (envios em massa, representantes da mídia que väo a seminârios, etc.), copiar e enviar certos vídeos CM para os Lares, publicaèöes locais, certas fitas‚ CDs e pubs no idioma local, circuitos de vídeo locais, etc. Esses fundos também säo usados para financiar a visitaèäo dos Lares por parte dos pastores regionais. Desde a implementaèäo dos comitês, os donativos mensais para os VSs e os presidentes de comitês nacionais vêm do Fundo Comum. Esses fundos säo administrados pelos COs, näo pelos WS. Mas em todos os casos eles provaram ser essenciais para manter a forte infraestrutura regional que providencia servièos aos seus Lares.

Breve cronologia do dízimo

Em 1974, Papai pela primeira vez pediu à Família que dizimasse 10% de toda a sua renda aos WS, além de darem ofertas adicionais. (CdM 311A e 315C).

Em 1975 Papai tornou obrigatôrio os Lares darem 10% de toda a sua entrada em literatura (CdM 336A e 336B). Na época a entrada de literatura era praticamente o mesmo que a renda completa, jâ que quase toda a renda do Lar provinha da testificaèäo.

Em 1978‚ Papai deixou claro que toda a entrada deveria ser dizimada (CdM 696 e 697).

Em 1988 jâ näo era obrigatôrio dizimar os bens provisionados (NUH 108).

Em 1992 foi feita uma isenèäo para todos os donativos que näo fossem em dinheiro (NUH 153).

Em 1998 a semente de materiais também passou a ser exceèäo, näo tendo que ser dizimada (REF 331).

23. Mantemos um website que serve à Família. Todas as publicaèöes estäo afixadas lâ, bem como notícias e fotos da Família no mundo inteiro. Ele também tem as classificaèöes de filmes, pelas quais as pessoas ficam muito gratas. Temos todo um website GP sô para pregar o Evangelho e explicar a Família. Sem mencionar que tentamos produzir o mâximo possível de publicaèöes no mâximo possível de idiomas.

24. O dízimo da Família, mais seus donativos e os 4%, também lhes providenciam CDs de música, livros e livretos, servièos de administraèäo, a estrutura de comitês, Lares de Servièo e servièos locais (como os LIMs ou Lit–pics, ABMs, Centros de recursos do DEF, escritôrios de relatôrio‚ e alguns websites locais e centros de produèäo ou estúdios locais), o fundo para materiais, bem como ajuda para financiar reuniöes, viagens de VSs e mais! As pessoas precisam acordar e pensar: “Que diabos estâ acontecendo? Por que estou reclamando de dar o dízimo?”

25. Querida Família‚ vocês precisam perceber que se näo tivessem que dizimar, é verdade‚ teriam um dinheirinho a mais. Teriam mais dinheiro cada mês. Seja quanto for o seu dez por cento, teriam isso no bolso. Mas vou lhes contar, esses dez por cento que estariam economizando näo lhes daria dinheiro para emergências. Näo lhes daria envios e alimento espiritual a cada duas semanas para inspirar e instruir vocês e seus filhos e adolescentes, dando-lhes conselhos valiosos sobre cada aspecto da sua vida e servièo para o Senhor! Esse dinheiro näo produziria materiais, revistas, música e tudo o mais, e da melhor qualidade.

26. Se näo dessem o dízimo, gastariam esse dinheiro em alguma coisa, ou talvez reservariam um pouco para alguma eventualidade, mas näo lhes faria bem algum em comparaèäo ao incrível bem que faz se você dâ a Deus. Porque, quando você dâ, Deus lhe dâ de volta — Ele dâ em dinheiro, para comeèar — mas além disso, Deus lhe devolve muitas bênèäos espirituais através da Palavra, do governo da Família e através da paz e da seguranèa que se tem ao saber que se tiver uma emergência‚ receberâ alguma ajuda. E se quiser pioneirar um trabalho, receberâ uma ajuda de mil dôlares. Todas essas coisas säo bênèäos de Deus.

27. O seu dez por cento nunca lhes proveria tudo isso se o guardassem, ou se decidissem dar o dízimo para a igreja local. Na minha opiniäo, vocês estäo recebendo um bom retorno pelo que däo, e precisam ver isso. Näo deveriam estar reclamando, mas sim louvando a Deus pelas maravilhosas bênèäos que estäo recebendo por dizimarem! O seu dízimo ajuda a manter a Família viva, avanèando e funcionando, e sem ele, isso simplesmente näo aconteceria.

28. Entäo‚ da prôxima vez que o Diabo lhes disser que: “Puxa, temos que dar esses dez por cento, e é muito dinheiro! Precisamos desse dinheiro para o aluguel”, ou “Näo teríamos que trabalhar täo duro se näo tivéssemos que dizimar”, olha‚ estâ certo, teriam esse dinheirinho a mais. Mas parem por uns minutinhos e pensem em todas as BNs‚ as publicaèöes, a música, os materiais e todas as reuniöes e vídeos‚ em tudo o que recebeu sô no último ano, e pergunte-se: “Eu teria conseguido tudo isso de outra forma? Teria sido abenèoado desse jeito se tivesse guardado o meu dízimo? Estaria disposto a abrir mäo de tudo isso? Estaria disposto a näo receber mais envios? A näo ter mais websites, música, pastores ou comitês? A näo ter mais VSs? A näo ter mais nada disso? Serâ que vale o meu dízimo?”

29. E se você acha que os seus dez por cento valem mais do que tudo isso, entäo estâ no lugar errado. Os seus dez por cento possibilitam o Evangelho ser pregado em todo o mundo, porque esses dez por cento fazem com que seja possível a Palavra de Deus voltar para você em diversos formatos‚ inclusive sob forma de materiais e mensagens para os perdidos.

30. Seus dez por cento näo sô fazem tudo isso por vocês‚ mas também sustentam muitos missionârios em países onde näo poderiam estar se näo fosse por esse sustento. Por exemplo, temos alguns Lares que teriam muita dificuldade em existir se näo recebessem um donativo missionârio, e talvez até tivessem que fechar o Lar e perder a chance de alcanèar esses campos necessitados. Entäo os seus dízimos, além de todas essas bênèäos que voltam para vocês sob a forma de publicaèöes e servièos, também väo para missionârios, de modo que o Evangelho é pregado em alguns países onde näo seria pregado por nôs se vocês näo estivessem dando.

31. Os fundos que mandam ajudam a Âfrica, o Oriente Médio, a China, a Turquia, a Indonésia‚ a Tailãndia, o Vietnä, o Camboja, a Índia‚ etc.! Queremos ajudâ-los a ver que o seu dízimo realmente estâ fazendo algo e sendo bem usado! E isso sem mencionar os vârios Lares na Europa do Leste que estäo recebendo auxílio financeiro, como Albãnia, Belarus, Bôsnia‚ Bulgâria, Hungria, Casaquistäo, Kosovo, Letõnia, Moldâvia, Polõnia, Romênia, Rússia, Ucrãnia e Usbequistäo! A maioria desses lugares näo estaria sendo alcanèado, ou pelo menos näo täo bem, se näo fosse pelo sistema econõmico escritural da Família, de cada um dar segundo a sua capacidade, para cada um segundo sua necessidade.

32. Vou lhes contar, a Família estâ realizando coisas no mundo! Temos Lares da Família em mais de 100 países e membros da Família de quase 100 nacionalidades! E eles näo estäo sentados, fazendo nada! Estäo saindo e fazendo o trabalho! Porque você estâ dizimando e dando, e Deus estâ abenèoando.

33. Além disso, o seu dízimo possibilitou que eu, e a Mamäe algumas vezes, visitâssemos certos campos. Nunca teríamos tido fundos para essas viagens se näo recebêssemos os seus dízimos. E vârios outros membros dos WS puderam visitar Lares de Servièo e escritôrios de modo a fortalecer os servièos deles para vocês.

34. Por exemplo, em 1996 Gabe e eu fomos às reuniöes dos bellwethers, nos EUA. Depois houve a viagem à Rússia e Europa do Leste em 1997‚ em que Amy, Rebecca e eu pudemos visitar e fortalecer os irmäos. Mais cedo naquele mesmo ano, James, Rebecca e eu fomos ao Japäo e Tailãndia numa viagem para “fortalecer a estrutura”. Em 1999 houve a viagem à América do Sul, em que eu fui com James, Rebecca e Misty para visitar cada ârea da América do Sul, e conhecemos 80% da Família lâ! Durante esse mesmo tempo a Mamäe conheceu todos os COs do SACRO, e depois ela foi ao NACRO para conhecer os COs de lâ. Mais tarde nesse mesmo ano‚ Matthew, Francis, Jenna e eu fomos ao Brasil para fazer uma série de reuniöes sobre follow-up e para estabelecer o curso “As 12 Pedras do Alicerce”. Em 2000, fui a Londres para conhecer o nosso advogado e o Lar Contato lâ.

35. Em 2001‚ voltei ao Brasil para participar do retiro nacional de lâ, junto com Misty, Jenna e Kayla. Mais tarde naquele ano, Mamäe e eu fomos aos Estados Unidos de novo para fortalecer os COs lâ. Recentemente, (maio de 2003) eu voltei ao Brasil, com Misty e Joy, para fazer os vídeos para os irmäos. Ficamos lâ cinco semanas. Depois voltamos em julho de novo por mais quatro semanas para ajudar a planejar a reintegraèäo da Família brasileira.

36. Francis e Lori visitaram o Escritôrio Contato na Índia em 2000 para ajudar a organizar as coisas lâ. Eles puderam voltar em 2002. Em 2002, Francis também visitou os escritôrios Contato no Japäo e na Tailãndia. Além disso, o nosso encarregado de finanèas põde visitar todos os escritôrios de relatôrio, no mundo inteiro, para ajudar a enxugar, melhorar e atualizar os diversos procedimentos relativos ao relatôrio. Nada disso teria sido possível sem os seus dízimos.

37. Aí temos os vídeos de Mamäe e eu que foram circulados. Fizemos uma série de vídeos em 1998, depois mais uma em 2001, esta explicando a visäo dos comitês (“Vídeos de Treinamento para a Visäo de Comitês”, CdM 3406-3411, disponíveis no MO site). Em 2002 fizemos ainda outra série de vídeos para a Família‚ nos quais se baseia a BN “Orem, Obedeèam e Preparem-se”. E mais recentemente fizemos uma longa série de vídeos para o Brasil, dos quais vocês também se beneficiaram ao ler os transcritos ou sumârios na BN. Tudo isso custou dinheiro. Os vídeos têm que ser duplicados e distribuídos, VSs e COs têm que viajar para mostrâ-los‚ às vezes reuniöes têm que ser convocadas‚ e tudo isso custa dinheiro. De onde vem esse dinheiro? A maior parte vem dos seus dízimos.

38. Estamos agradecidos por isso, mas esperamos que também vejam que näo é que estamos sem fazer nada e vivendo no luxo. Estamos trabalhando e duro! E isso às vezes afetou muito a nossa saúde. Mas ficamos felizes em trabalhar! Vocês que conhecem Mamäe ou eu pessoalmente, ou que nos viram em vídeo, precisam entender que näo poderíamos tê-los conhecido se näo fosse pelos seus dízimos.

39. Hâ muito mais trabalho nos bastidores que é feito especificamente para manter a Família andando. Por exemplo, Mamäe e eu até agora jâ nos encontramos duas vezes com alguns acadêmicos que estudaram a Família, tempo no qual estivemos abertos às perguntas deles, e demos as nossas respostas sinceras. Fomos entrevistados, geralmente individualmente, e passamos a conhecer essas pessoas profissional e pessoalmente. Fizemos isso por vocês, querida Família‚ para que esses acadêmicos pudessem ver que näo somos gurus doidos, mas verdadeiros cristäos que amam Jesus e querem espalhar o Seu amor ao mundo.

40. A maioria de vocês provavelmente percebe que temos equipes de RP/mídia no mundo inteiro que passam o seu tempo conhecendo pessoas que estäo ajudando a Família, e isso significa proteèäo para vocês. O ministério de RP/mídia de certa forma é como o seu exército; é uma proteèäo para vocês. É o “ministério das relaèöes exteriores”, por assim dizer. Quando ocorre publicidade negativa ou perseguièäo em quase qualquer lugar do mundo, nossa equipe de RP na ârea entra em aèäo e faz o possível para aliviar a situaèäo.

41. Nossas equipes de RP/mídia se manifestam para protegê–los. Elas também mantiveram linhas abertas de comunicaèäo com acadêmicos e outros profissionais, que em reaèäo à sua franqueza e informaèöes escreveram livros e publicaèöes sobre a Família, bem como estiveram dispostos a defender os nossos direitos no que diz respeito a crenèas religiosas e estilo de vida. Nada disso estaria acontecendo se vocês näo estivessem nos enviando os seus dízimos e sustentando os WS.

42. Olha, quando você pâra pra pensar em tudo isso, quando vê a perspectiva geral do que o seu dinheiro estâ realizando, você entende que investe esse dinheiro cada mês e recebe todo o tipo de benefícios, servièos e bens em retorno. E além dos retornos que cada Lar recebe‚ esse investimento também é o que faz o maquinârio da Família funcionar, e nos ajuda a pregar o Evangelho a milhöes de pessoas cada mês, e ganhar milhöes de almas! Sabem quantas almas foram ganhas mês passado? 77 mil! A Família ganhou mais de um milhäo de almas por ano nos últimos seis anos! Até hoje ganhamos mais de 27 milhöes de almas! Se dividir essa quantia por 35 anos, dâ uma média de 800 mil almas por ano! Säo 15 mil almas por semana! Isso sim é fenomenal!

43. É claro que näo é o dinheiro que ganha as almas, mas sim a fé que vocês têm: fé de estar na Família, de seguir em frente apesar de às vezes ser uma luta täo grande. Bem, de onde obtêm essa fé? Ela vem da Palavra. E de onde vem essa Palavra? Ela vem do Senhor‚ mas o método que Ele usa para dar a Palavra unificadora à Família é os Servièos Mundiais, que säo o armazém e centro de produèäo que manda tudo isso a vocês.

44. E jâ demos algumas palestras aos Servièos Mundiais sobre remir o tempo, sobre dedicarem-se a fazerem o melhor‚ sobre näo desperdièarem tempo ou dinheiro, sobre dedicarem-se a vocês. Vou lhes contar, esses irmäos trabalham duro! Eles näo estäo folgando nem vivendo no luxo.

45. Entäo, da prôxima vez que tiverem vontade de reclamar sobre o dízimo, pensem no que estâ sendo realizado por vocês estarem dando. Pensem em como isso estâ mudando o mundo e os seus coraèöes — e näo sô os seus, mas os de todos os irmäos no mundo todo.

46. A Família é uma sô. Ela pensa do mesmo jeito, acredita nas mesmas coisas, tem as mesmas metas, a mesma visäo, porque todos nôs ouvimos do Senhor através das BNs, recebemos uma sô mensagem. É isso que nos dâ forèa e poder no espírito, a nossa uniäo, o fato de sermos um sô, de termos a visäo que o Senhor deu. E de onde vem tudo isso? Bem‚ o Senhor dâ, e Ele tem um meio de transmitir isso a vocês, que é toda a linha de produèäo de publicaèöes. A maioria de vocês näo estâ ciente de tudo o que envolve a produèäo de publicaèöes, e quanto trabalho e despesas isso gera. Mas acontece porque você estâ disposto a dar, e porque nôs somos fiéis com o seu dízimo.

47. Näo estamos desperdièando o seu dízimo. Mamäe e eu näo estamos vivendo em mansöes e em luxo, como dizem os nossos detratores. A verdade é que, quando Mamäe e eu näo estamos vivendo no nosso motorhome, quando visitamos as unidades vivemos como eles, geralmente em dois quartos pequenos onde vivemos, trabalhamos, temos reuniöes e cuidamos de negôcios. Säo esses os nossos aposentos.

48. Vivemos na mesma condièäo que outros nos Lares dos WS ou escritôrios que visitamos. Näo temos nenhum tipo de mansäo suntuosa. Vocês ficariam surpresos ao ver como vivemos modestamente, e como os outros Lares dos WS também vivem. Entäo näo estamos desperdièando o seu dinheiro, estamos gerenciando-o. É o dinheiro de Deus, näo nosso, e sabemos disso. E temos o temor de Deus quanto a isso. Por favor entendam que estamos fazendo o nosso melhor para gerenciar o dinheiro de forma a beneficiar o trabalho do Senhor‚ e isso estâ beneficiando vocês, e estamos devolvendo-o a vocês cem por cento sob forma de bens e servièos.

49. Entäo todos nôs deveríamos estar louvando a Deus juntos por isso estar funcionando, e a Família estar crescendo, e nôs estarmos fazendo o trabalho‚ e pregando o Evangelho, fazendo o que o Senhor disse para fazer. E Ele estâ nos abenèoando abundantemente através da Sua Palavra e das novas armas que nos deu. Ele estâ derramando muita coisa, e derramaria mais se vocês realmente fossem fiéis com os seus dízimos, donativos e ofertas. À medida que vocês derem mais, continuaräo a receber todos esses servièos e bênèäos espirituais que mencionei, mas o Senhor também darâ a vocês pessoalmente, até financeiramente, ou em bênèäos locais. Sei que isso requer um passo de fé. Mas é o que o Senhor prometeu: “Dê e ser-lhe-â dado” (Lucas 6:38).

50. Entäo vamos parar de reclamar sobre o dízimo. Vamos parar de escutar os nossos inimigos quando disserem: “Ah, você näo deveria ter que dizimar! Os WS estäo enganando vocês, vocês merecem guardar o seu dinheiro, blablablâ!” E vamos comeèar a louvar o Senhor pelas bênèäos que Ele nos deu, e entender que o dízimo — o seu dízimo — é o que possibilita à Família funcionar na prâtica. E o fato de termos uma estrutura financeira, lideranèa, a divulgaèäo de informaèäo e das Palavras, publicaèöes‚ materiais e músicas de Deus, nos permite continuar e fazer o trabalho, o que näo estaria acontecendo se vocês näo estivessem dando.

51. De modo que vocês estäo sendo abenèoados muito mais do que percebem. E se tomarem tempo para ler isto, e pensar e orar sobre o assunto‚ veräo que o seu dízimo estâ fazendo uma enorme diferenèa, e näo sô isso, mas estâ voltando para vocês sob forma de todo o tipo de bênèäos. Portanto deveriam ficar felizes por darem o seu dízimo, e deveriam dar mais, sob forma de ofertas.

52. Mais uma coisa: os WS näo sô pregam para vocês, nos Lares do campo, dizimarem; nôs também dizimamos. Dizimamos tudo o que os WS recebe — näo sô o seu dízimo, mas também quaisquer donativos ou ofertas especiais que recebermos. O nosso dízimo vai para o FAF, o que por sua vez volta para ajudar vocês. Vocês, a Família, däo 1% da sua renda para o FAF. Os WS däo 10% para o FAF.

53. Nos oito anos de existência do FAF, os WS contribuíram mais para o Fundo do que a Família no geral. E isso tem sido difícil para os WS. Se näo tivéssemos que dizimar (de toda a nossa renda) para o FAF, poderíamos usar esse dinheiro para outras coisas, e daríamos de outras formas. Mas nos sentimos compelidos a praticar o que pregamos. Se pedimos a vocês que dizimem, achamos que nôs também devemos dizimar. E o Senhor nos mostrou que tem nos abenèoado por isso. Por mais que tenhamos tido que economizar e raspar o fundo do tacho para sobreviver ao mês vârias vezes nos WS, sempre conseguimos. Acredito que isso se dê porque temos dizimado, e o Senhor tem abenèoado. Se parâssemos de dizimar, acho que o Senhor também reteria algumas das Suas bênèäos.

54. Você e o seu Lar provavelmente têm uma certa dificuldade para reservar os dez por cento, e alguns talvez pensem: “É muito difícil ter que dar isso. Esse dinheiro nos seria muito útil. Poderíamos conseguir isto ou fazer aquilo se tivéssemos esse dinheiro extra, mas temos que dizimar.” Eu sei que é difícil. Näo estamos dizendo que dizimar seja fâcil. Sabemos que näo é fâcil porque fazemos o mesmo! Temos que dizimar para o FAF de todo o dinheiro que entra para os WS, e poderíamos pensar: “Puxa, se näo tivéssemos que dar esse dinheiro, poderíamos fazer isto ou aquilo.” Sempre é um sacrifício dar o dízimo. Mas a verdade é que somos abenèoados por isso‚ e se näo dizimarmos, o Senhor reterâ de nôs.

55. Dar o dízimo é simplesmente bom senso, e um bom negôcio, porque o mantém solvente, em vez de você guardar aquele dinheirinho e depois afundar. Simplesmente faz sentido! É claro que se der com um coraèäo generoso e cheio de fé e obediência, vai obter ainda mais bênèäos.

56. Vocês recebem muitas bênèäos quando dizimam — tanto na sua vida como no Lar — entäo, por favor, continuem dizimando! Näo deixem de dar os seus dízimos e ofertas! Nôs os apreciamos muito! (Fim da palestra de Peter.)

57. (Mamäe:) Espero que essa explicaèäo de Peter os ajude a ver o quanto apreciamos os seus donativos fiéis através dos dízimos e ofertas. Como Peter disse, nôs dependemos muito do que vocês däo; mas näo sô isso‚ sabemos que querem obedecer na íntegra, para que possam colher as bênèäos completas do Senhor sob forma de dinheiro‚ proteèäo, fruto, saúde, etc., como resultado de darem e obedecerem a Ele. Além de ajudar a manter a Família avanèando, os seus dízimos e ofertas também ajudam a manter vocês seguindo em frente!

Dízimo mínimo

Como sabem, o dízimo é 10% da entrada total em dinheiro. Porém, no caso de Lares que fazem menos de mil dôlares, a quantia mínima que eles têm que enviar é 100 dôlares. (Em alguns países pobres‚ o dízimo mínimo foi reduzido para 50 dôlares a pedido dos COs, ou devido a condièöes de extrema pobreza, ou por ter ocorrido uma extrema desvalorizaèäo da moeda local‚ tornando quase impossível enviar 100 dôlares. Isso significa que todos os Lares nesses países precisam enviar 10%, a näo ser que faèam menos de 500 dôlares, e nesse caso deveriam enviar 50 dôlares.)

Algumas pessoas perguntaram por que temos um dízimo mínimo‚ e por que näo pedimos simplesmente 10%, seja qual for a sua renda. Ou seja, um Lar que têm uma renda em dinheiro de 400 dôlares näo teria que dar o dízimo mínimo, mas em vez disso dizimaria apenas 40 dôlares.

As razöes por que Papai originalmente instituiu o dízimo mínimo säo as seguintes (os WS jâ orou sobre essas razöes e as reconfirmou vârias vezes, inclusive em 2003):

1) Isso mal cobre o valor mínimo das publicaèöes e servièos prestados aos Lares. A razäo por que Papai originalmente estabeleceu o dízimo mínimo anos atrâs, e por que isso continua hoje, é simplesmente que os WS näo teriam condièöes de continuar a prover as muitas publicaèöes e servièos que vocês agora recebem se näo recebessem o

suficiente de vocês para fazê-lo.

“Essas somas näo representam nem o custo verdadeiro dessas publicaèöes! Säo apenas o mínimo aproximado que vocês que dizimam pouco precisam dar para mostrar que apreciam e merecem essas coisas, e para que saibamos que säo dignos delas e do que o resto da Família paga e que serve de subsídio para compensar pelos pobres” (CdM 1321:11).

2) Isso tende a evitar que inimigos recebam as publicaèöes ao enviarem um TRF falso com um dízimo baixo.

3) Entendemos que hâ situaèöes em que talvez seja difícil obedecer ao dízimo mínimo de 100 dôlares. Lares pioneiros podem pedir aos WS — através do seu Escritôrio continental — uma isenèäo do mínimo de $100, e dizimarem apenas a sua renda atual nos primeiros três meses de existência‚ caso näo puderem dar o mínimo (REF 331, 1998).

4) Lares que estejam passando dificuldades extremas podem pedir isenèäo ao seu Escritôrio de Relatôrios, ou aos COs de sua ârea, caso näo tenham condièöes de cobrir o dízimo mínimo. Caso recebam permissäo, sô teriam que dizimar a sua verdadeira entrada (REF 331, 1998).

5) Os COs de uma ârea podem pedir aos WS que baixe o dízimo mínimo para 50 dôlares em países extremamente pobres.

Quando pensarem no dízimo mínimo, por favor lembrem-se do que Papai certa vez disse: “Sabe, você näo têm que fazer 300 dôlares por mês para dizimar 30; sô tem que fazer $30! (Jô 23:12; 1Reis 17:8-16)” (CdM 1321:10).

Perguntas sobre o dízimo

58. Parece haver muita algazarra hoje em dia sobre o dízimo. Parece que alguns de vocês visitaram sites de ex-membros, onde leram diversas perguntas questionando a base escritural da prâtica de dizimar. Alguns desses ex–membros sustentam a sua posièäo com versículos da Bíblia. O seu maior argumento é que dizimar é uma prâtica do Velho Testamento, e que näo é requerida no Novo Testamento.

59. Isso pode parecer um simples debate de doutrina, mas o espírito por trâs desses questionamentos insinua que Peter e eu estamos nos aproveitando de vocês, enganando-os, e näo deveríamos pedir que vocês dizimem, deveríamos ter uma maneira melhor de sustentar os WS, ou sô receber ofertas dadas de livre e espontãnea vontade, etc. Alguns de vocês na Família sinceramente se perguntam se esses pontos säo vâlidos. Näo sei quantos de vocês estäo envolvidos nessas discussöes, mas vale a pena tomar tempo para tratar dela até por amor aos poucos que estiverem se perguntando, ou incomodados por isso.

60. Pelo que lemos, alguns dizem que jâ que os Lares estäo “batalhando para sobreviver”, näo deveríamos esperar que dizimem‚ näo deveríamos fazê-los sentirem-se culpados se näo dizimarem, e certamente näo deveriam perder sua classificaèäo por näo dizimarem. Alguns acham que se apenas “tivéssemos cabeèa para negôcios”, teríamos bastante sustento para os WS, e ainda o suficiente para dar. A conclusäo que estâ sendo inferida é que Peter e eu näo estamos lidando sabiamente com o dinheiro da Família‚ que os requisitos para ser membro da Família näo estäo certos, que estamos usando a Bíblia para apoiar exigências que näo condizem com as Escrituras‚ etc.

61. É claro que näo sei quanta experiência com negôcios, ou até mesmo experiência prâtica, essas pessoas que escrevem essas coisas têm. É possível que tenham guiado um movimento missionârio mundial por anos e anos, e encontraram uma maneira melhor de fazê-lo do que Papai, Peter e eu, mas acho isso pouco provâvel. Mesmo assim, como algumas pessoas na Família perguntaram sobre os argumentos desses ex-membros‚ e se perguntam se säo vâlidos‚ oramos sobre eles. Papai deu duas mensagens‚ e acredito que väo achâ-las alimentadoras e instrutivas.

Näo estamos copiando o passado

62. (Papai fala:) Como eu lhes disse quando estava aí, hâ muito tempo, no início da Família, näo estamos copiando o passado, o Velho Testamento‚ nem mesmo o Novo Testamento, exceto que talvez procuremos nele idéias de como operar agora, atualmente, hoje em dia, neste Tempo do Fim. Näo importa se Abraäo, o pai da fé, dizimou apenas uma vez a Melquizedeque, o misterioso sumo sacerdote; nem quantas vezes o dízimo era dado em Levítico, Números e Deuteronõmio; ou se o bando de Neemias coletava dízimos anualmente; ou até se Paulo mandava os gâlatas coletarem ofertas semanalmente! A doaèäo do dízimo é simplesmente uma oferta que o Senhor diz que Lhe pertence‚ e que Ele usa para cuidar dos Seus sacerdotes e levitas, os Seus ministros, aqueles que servem a vocês.

63. Se funciona, que importa quantas vezes é dado?! E näo importa se a Família estâ operando segundo o Velho Testamento ou o Novo Testamento ou o Novíssimo Testamento das Palavras vivas de Deus para hoje! Vou lhes contar, eu näo vou deixar os exemplos do passado ditarem o meu modo de agir hoje. Eu me recusei a deixar qualquer pessoa colocar Deus num molde quando estava aí, e continuo recusando! Vamos olhar o Velho Testamento e o Novo Testamento e observar a maneira como agiam, simplesmente como um padräo de algo que funcionava, e a partir desse padräo, perguntaremos ao Senhor qual é o Seu plano para hoje‚ usando e acrescentando isso à última igreja do jeito que encaixar e funcionar hoje, agora, e conforme Ele nos guiar.

64. Näo é que näo acreditemos na Palavra do Velho e do Novo Testamento. Acreditamos nela. Mas os métodos específicos do Velho e do Novo Testamento säo apenas isso: maneiras de proceder. Se pudermos usâ-los‚ ôtimo; se näo, ôtimo; ou se pudermos adaptar alguma coisa e isso der certo, também estâ ôtimo.

65. Mas a questäo näo é se eles coletavam os dízimos anualmente, ou semanalmente, ou em cada uma das estaèöes‚ ou seja o que for; e nem se dizimavam ou näo no Novo Testamento. A questäo é, dizimar funciona! É o princípio espiritual que o Senhor confirmou que devemos seguir hoje em dia, portanto, é a base econõmica do trabalho de Deus no Tempo do Fim. Estamos avanèando rumo ao futuro, e näo vamos nos deixar prender pelo velho nem pelo novo; pela graèa de Deus essa Família do Tempo do Fim vai usar o método que o Senhor escolher, seja ele qual for.

66. O Senhor näo tinha que basear o sistema financeiro da Família no dízimo. Poderia ter escolhido outro meio de prover para os WS e suprir para a Família os servièos que säo patrocinados pelo dízimo. Mas Ele escolheu agir assim, e funciona. E Deus diz que abenèoa aqueles que näo retêm dízimos e oferendas. E é verdade, Ele abenèoa mesmo‚ especialmente no caso de vocês que sabem tanto‚ e prestam contas por isso. Mas, quando däo, o Senhor abenèoa até mesmo os que näo foram instruídos nesses princípios espirituais com tanta abundãncia de Palavra e experiência pessoal!

67. É um princípio espiritual infalível que você nunca perde por dar, e esse princípio também é vâlido no mundo físico! O Senhor também diz que aquele que retém e é egoísta, em vez de dar, tenderâ, ou rumarâ, à pobreza. Isso também é verdade. Nem sempre é imediato‚ e existem pessoas no mundo que säo muito ricas e também muito egoístas, mas o dia delas virâ. Esses säo apenas princípios simples espirituais que säo verdadeiros, säo a Palavra de Deus, e funcionam. O plano divino de dizimar era simplesmente a sabedoria de Deus quanto a como prover para os Seus ministros, e funciona. É claro que no Velho Testamento era lei‚ mas também é uma forma prâtica de operar hoje em dia, e que funciona.

68. Isso näo faz sentido? É‚ e faz dinheiro também, porque os membros dos WS vivem com muito menos do que os seus dez por cento, considerando que uns bons 80% do que entra para os WS nem é usado pelos “levitas” (aqueles que devotam sua vida a servir a Família de alguma forma), mas volta para o campo, de onde veio, e uma grande porèäo desse dinheiro vai para os pobres no campo, os campos de missäo pobres. E da grande porèäo que näo vai diretamente para os campos de missäo‚ a maioria é devolvida aos dizimistas sob forma das muitas publicaèöes, sustento para as traduèöes para o seu campo, CDs e música, criaèäo de materiais GP, sustento para os escritôrios Contato, iniciar os Centros de Servièo, sustento para os comitês. E é verdade, os levitas também dizimam! Para quem? Para vocês, através do Fundo de Auxílio à Família.

69. Entäo vimos que o dízimo funciona bem, é prâtico, e é algo que o Senhor abenèoa. Ele pura e simplesmente abenèoa quando damos; é um princípio espiritual da maneira como o Senhor opera. E Ele näo abenèoa quando alguém retém. Entäo se você estiver mais para o lado dos que retêm, provavelmente estâ rumando à pobreza. E se estâ mais para o lado dos que däo, entäo sem dúvida estâ rodeado de bênèäos.

70. E se näo se considera rodeado de bênèäos mas tem dado, peèa ao Senhor para lhe mostrar que bênèäos säo essas‚ porque com certeza você as tem! As bênèäos nem sempre säo monetârias; às vezes säo tesouros muitíssimo mais valiosos do que qualquer quantia em dinheiro poderia adquirir: coisas como saúde, proteèäo, felicidade, amor, filhos, ou seja o que for. Coisas que, se näo as tivesse‚ sentiria falta delas! Ou talvez o Senhor esteja derramando as bênèäos, mas você näo as estâ “recebendo”, ou elas de alguma forma estäo sendo desperdièadas ou negligenciadas.

71. Entäo se você estiver dando tudo o que pode, mas näo estâ ciente das bênèäos que estâ recebendo em troca, tome um tempinho para perguntar ao Senhor sobre isso, para poder realmente apreciar o que Ele tem lhe dado! Vou lhes contar‚ seja o que for, vale a pena! Ele näo devolve com eqüidade‚ devolve täo acima e além do que você deu que näo tem comparaèäo! É assim que Deus trabalha‚ e é assim que é. Mas se estiver confiando no seu prôprio braèo da carne para sustentâ-lo, bem‚ entäo o seu nervo do bolso provavelmente estâ doendo por ter que dizimar.

72. O Senhor nos mostrou que a melhor maneira de administrar este exército do Tempo do Fim é pedir os seus dízimos e ofertas para os WS, e vimos que o plano dEle funciona, e muito bem. Vimos que Deus é fiel à Sua Palavra e que abenèoa vocês por isso. E sem dúvida é por isso que o Diabo estâ atacando quem ele puder com batalhas e provaèöes relacionadas ao dízimo, porque näo quer que vocês nem o trabalho em geral prosperem.

73. Como eu jâ disse, no Velho Testamento eles tinham que dar dez por cento, porque era o mâximo que o Senhor conseguia obter deles. Sô dez por cento dos seus bens‚ e quase nada de servièo. No Novo Testamento era 100%, porque foi quando o Senhor nos deu o Seu exemplo de dar tudo, e pediu que, se quiséssemos ser Seus discípulos, renunciâssemos a tudo quanto tivéssemos e tomâssemos a nossa cruz para segui-lO, dando-Lhe o servièo das nossas vidas. Mas o Novíssimo Testamento, a Igreja do Tempo do Fim de David, pede mais de 110%: 100% que é a sua vida e tudo o que você tem, seu coraèäo e seu tempo‚ tudo dado para o Senhor e a Sua obra, mais dez por cento da sua renda para sustentar a administraèäo e organizaèäo‚ além de ofertas especiais. E agora acrescentamos 1% para cobrir necessidades de emergência e trabalhos pioneiros, e 3% para sustentar os seus VSs, comitês e projetos locais.

74. Jâ consigo ouvir as perguntas: por que os WS requerem 4% a mais?! Os 4% foram apresentados à Família num plebiscito mundial em que cada Lar CM deu seu voto. O 1% do FAF foi aprovado quase por unanimidade, e os 3% do Fundo Comum por bem mais da maioria requerida de dois terèos. Isso significa que a grande maioria dos Lares aprovou essa percentagem a mais como um meio de prover servièos adicionais como o Fundo de Auxílio à Família e os seus benefícios, sustento para os VSs, auxílio a projetos locais, etc. Entäo embora os 4% tenham sido iniciados pelos WS e os COs, a Família foi consultada, concordou e aprovou essa medida por meio de voto. Por isso temos os 4%!

75. Estar na Família é um privilégio, mas custa algo. Porém, esse custo é opèäo sua. Somos um movimento voluntârio, e qualquer um‚ ou até todos, säo bem-vindos a se retirarem quando quiserem. Qualquer um que näo queira dar o mínimo de 14% provavelmente deveria deixar a Família CM. Na verdade, por que é que você ainda estâ aqui? É hora de cingir os lombos da sua mente, vestir a sua armadura e entrarmos na batalha juntos, unidos como um exército, e se você näo conseguir fazer isso‚ a porta estâ logo ali e estâ aberta para você. Näo queremos que vâ embora, amamos você e precisamos de você‚ mas nôs näo temos condièöes de tê-lo conosco se você näo tiver condièöes de nos sustentar. É essa a mensagem; sempre foi, näo mudou.

76. Entäo da prôxima vez que o Inimigo aparecer para sussurrar no seu ouvido alguma reclamaèäo sobre finanèas, você deveria saber o que é a verdade depois de todos os seus anos de experiência servindo o Senhor. Ou‚ se você é novo no servièo ao Senhor na Família, entäo por favor leia o que eu e o Senhor dissemos sobre isso, para que tenha o alicerce correto de fé nessa ârea. E talvez devesse parar por um momento e perguntar a si mesmo por que, de repente, comeèou a se incomodar com essas questöes financeiras, e perguntar ao Senhor se o nervo do seu bolso estâ com problemas. (Fim da mensagem de Papai.)

77. (Mamäe:) Como Papai mencionou, näo estamos presos ao modo de operar do Velho Testamento‚ mas também näo estamos presos ao modo de operar do Novo Testamento. Estamos seguindo a orientaèäo do Senhor para hoje, para o Seu exército do Tempo do Fim! A Família chegou a um sistema econõmico que funciona, simplesmente por seguirmos o Senhor e a Sua orientaèäo através de Papai. Com certeza, cada um de vocês deve achar que o seu Lar poderia estar melhor nesse sentido, e nôs nos WS certamente poderíamos usar mais dinheiro para financiar os muitos projetos benéficos que aguardam verba. Entäo nôs näo alcanèamos a perfeièäo, de jeito nenhum, e o Senhor deu algumas soluèöes para as dificuldades financeiras que muitos Lares estäo encarando‚ que vou compartilhar com vocês nas prôximas BNs desta série, mas a questäo é que o sistema econõmico que o Senhor montou para nôs funciona, e vai funcionar melhor à medida que todos nôs obedecermos mais, dermos mais, e colocarmos as soluèöes dEle em aèäo!

Papai fala mais sobre o dízimo

78. Nesta prôxima mensagem, Papai explica o fundamento bíblico para o dízimo. Näo queremos com isto dizer que estamos presos a ele. Como Papai acabou de explicar, nôs dizimamos näo sô porque estâ na Bíblia‚ mas ainda mais porque foi assim que o Senhor nos mostrou que deveríamos viver hoje em dia, e é um princípio espiritual que funciona! Mas acho que essa prôxima palestrinha de Papai serâ muito interessante‚ bem como útil, quando forem explicar o dízimo aos seus amigos e contatos e àqueles que talvez indaguem sobre isso. Também revela um pouco mais da perspectiva do Senhor em relaèäo a finanèas, e alguns dos princípios espirituais pelos quais Ele julga as coisas.

79. (Papai fala:) Tem gente questionando o dízimo, querendo saber se é de acordo com as Escrituras, e mesmo que seja‚ se näo seria apenas uma prâtica do Antigo Testamento que näo deve ser transferida para o Novo Testamento, e por que os coitados dos Lares que jâ têm tantas dificuldades têm que dar o dízimo, sendo que poderiam usar esse dinheiro para tantos outros fins?

80. Ora, quando digo que “tem gente” questionando estou me referindo a ex-membros — e näo apenas ex-membros, mas inimigos que adorariam derrubar a Família destruindo a sua fé. Sendo assim eles näo escrevem para Mamäe, Peter e outros da lideranèa, mas saem por aí semeando suas pequenas dúvidas‚ murmuraèöes, críticas e incredulidade onde podem‚ a qualquer ouvido ou caixa de e-mail receptivo, inclusive o seu!

81. Näo me importo com perguntas sinceras, nem Mamäe e Peter — elas säo bem–vindas, inclusive as que vocês fizeram sobre nossa situaèäo financeira. Mas perguntas feitas com o intuito de semear dúvidas e discôrdias e que atacam o trabalho säo uma abominaèäo para Deus e para mim. Se as pessoas têm dúvidas deveriam perguntar, mas às pessoas certas!

82. Se os detratores querem debater se nossas doutrinas estäo ou näo de acordo com as Escrituras, tenho o maior prazer em fazê-lo, porque me dâ uma chance de proclamar a verdade e desmascarar as suas mentiras! E esperaria que vocês, membros da Família, pudessem fazer o mesmo‚ depois de tantos anos estudando a Bíblia e as mais de três mil Cartas que têm, como também milhares de outras publicaèöes!

83. Entäo‚ vamos repassar essas perguntas. Em primeiro lugar, dar o dízimo estâ de acordo com as Escrituras? Estâ. E näo é apenas parte da Lei Mosaica; faz parte do padräo original de Deus, mencionado no primeiro livro da Bíblia, o Gênesis. Quando Abraäo foi até Melquisedeque, “o sacerdote do Deus Altíssimo” e “deu-lhe o dízimo de tudo” (Gên. 14:20). Depois, o neto de Abraäo, Jacô, fez um voto ao Senhor prometendo–Lhe que “de tudo o que me deres, certamente Te darei o dízimo” (Gên. 28:22).

84. Um voto näo era uma promessinha qualquer ou dizer que vai fazer se der, se for possível ou conveniente ou näo lhe custar muito. Um voto era um compromisso santo e sagrado, e se você fizesse um e näo cumprisse, podia contar com a retribuièäo por parte de Deus! Entäo Jacô disse: “Certamente Te darei o dízimo” — sem falta, sem dúvida. Jacô foi específico sobre a quantia também — a décima parte, dez por cento. Na verdade, é isso o que a palavra hebraica traduzida por “dízimo” significa: a décima parte.

85. Notem bem que antes disso diz, e isso é a chave para se entender o princípio do dízimo: “De tudo o que me deres, certamente Te darei o dízimo”. Qualquer coisa que você receba, quer seja em bens, renda, bênèäos, no final das contas provêm do Senhor. O mundo é dEle, e vocês säo Seus mordomos. “Do Senhor é a Terra e a sua plenitude, o mundo e todos os que nele habitam” (Salmo 24:1). “Pois Meu é todo animal da selva, e o gado sobre milhares de colinas” (Salmo 50:10). E se quiser falar em termos atuais e incluir o dinheiro, Ele também disse "Minha é a prata e Meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos" (Ageu 2:8).

86. Tudo o que você tem e tudo que ganham provêm do Senhor mesmo, entäo por que Ele näo deveria lhes pedir que devolvessem um reles dez por cento? Esse näo é apenas o padräo original instituído por Deus, mas o mínimo que Ele pede.

87. Agora, quando Moisés apareceu na histôria, os judeus eram bem rebeldes, de modo que o Senhor teve que repetir o que dissera antes e Se certificar que Seu povo tinha entendido. Em Levítico 27:30 Ele diz: “Todos os dízimos do campo, da semente do campo, do fruto das ârvores, säo do Senhor; säo santos ao Senhor”.

88. No livro da Lei depois desse, o livro de Números, Ele repete esse mandamento e explica para que serve o dízimo: "Aos filhos de Levi [os que serviam ao Senhor em tempo integral, inclusive o sacerdôcio] dei todos os dízimos em Israel por heranèa, pelo servièo que exercem, o servièo da tenda da congregaèäo... Os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao Senhor... dei-os por heranèa aos levitas" (Núm. 18:21,24).

89. Os levitas, os sacerdotes e aqueles que se devotavam ao trabalho no templo ministravam ao povo em tempo integral, e o povo foi instruído a sustentâ-los. Ora, tal como os levitas de antigamente ministravam ao povo de Deus daquela época, Mamäe, Peter e os Servièos Mundiais ministram a vocês, o povo de Deus atualmente‚ Suas noivas. Vamos nos aprofundar nesse assunto mais tarde, mas vejamos o prôximo livro da Lei, Deuteronõmio‚ onde o Senhor repete o Seu mandamento e continua explicando a razäo do dízimo e quem seriam os beneficiados.

90. Em Deuteronõmio 14:22, 28, 29 diz: “Certamente darâs os dízimos de todo o fruto das tuas sementes [toda a sua renda], que cada ano se recolher do campo... porâs de lado todos os dízimos da colheita... Para que, vindo o levita... e o estrangeiro, o ôrfäo e a viúva, que estiverem em tua cidade, comeräo e se fartaräo, e assim o Senhor teu Deus te abenèoe em todas as obras que as tuas mäos fizerem”.

91. Naquela época quase todos eram lavradores, de modo que se lhes pedia que dessem o dízimo de todo o fruto de seus campos, suas colheitas‚ aos representantes do Senhor, aos sacerdotes, como também a “o estrangeiro, o ôrfäo e a viúva”. Em outras palavras‚ parte do dízimo também devia ir para os carentes. E se verificarem o grâfico que publicamos cada ano, veräo que é exatamente para onde väo os seus dízimos — para muitos Lares carentes em diversos campos de missäo, capacitando as pessoas a permanecerem lâ e ajudarem os verdadeiramente carentes!

92. Entäo essa era a Lei Mosaica. O povo a obedecia? Nem sempre, mas no geral sim‚ como häo de notar no versículo seguinte:

93. “Logo que essa ordem foi promulgada, os filhos de Israel trouxeram em abundãncia as primícias de trigo, mosto, azeite, mel e todo produto do campo, trouxeram também em abundãncia o dízimo de tudo” (2Crõ. 31:5).

94. Por que eles obedeceram a este mandamento? Porque o prôprio Deus disse que seriam abenèoados por isso, tanto nos versículos que mencionei antes como em outros mais tarde, como Provérbios 3:9,10: “Honra ao Senhor com a tua fazenda, e com as primícias de toda a tua renda; entäo se encheräo os teus celeiros abundantemente, e transbordaräo de vinho os teus lagares.”

95. Se você der a Deus o que Lhe pertence, o mínimo que Lhe cabe, Ele o devolverâ a você, e multiplicado! É um fato, Ele até mesmo o desafia a colocâ-lo à prova nessa questäo, dizendo: "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na Minha casa, e depois fazei prova de Mim, diz o Senhor dos Exércitos, se Eu näo vos abrir as janelas do céu, e näo derramar sobre vôs uma bênèäo tal, que dela vos advenha a maior abastanèa" (Mal. 3:10).

96. E se lerem os dois versículos anteriores veräo a séria advertência sobre o que acontece quando você näo dâ o dízimo — sofre todo o tipo de juízos e calamidades. E com certeza foi o que aconteceu ao povo de Deus de antigamente quando näo deram o dízimo, e estou certo que alguns de vocês também têm visto este princípio em aèäo.

97. Estes säo alguns versículos do Antigo Testamento sobre o dízimo, e acho que mostram sem dúvida que dar o dízimo estâ de acordo com as Escrituras. Näo era apenas parte da Lei Mosaica e algo que deixou de ser exigido quando a Lei foi aniquilada — era anterior à Lei, porque era o padräo que Deus instituiu para o Seu povo.

98. Vamos agora para o Novo Testamento, onde o dízimo näo é muito mencionado. Sabem por que? Porque Jesus esperava mais. Lembram-se da histôria do jovem rico que foi correndo até Jesus perguntando o que precisava fazer? Ele guardava todos os mandamentos, era fiel com a Lei Mosaica, dava o dízimo e cumpria todos os outros mandamentos, entäo, o que lhe faltava?

99. “E, pondo-Se a caminho‚ correu para Ele um homem, o qual se ajoelhou diante dEle e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E Jesus lhe disse: Por que Me chamas bom? Ninguém hâ bom senäo um, que é Deus. Tu sabes os mandamentos: Näo adulterarâs; näo matarâs; näo furtarâs; näo dirâs falsos testemunhos; näo defraudarâs alguém; honra a teu pai e a tua mäe. Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade. E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: ‘Falta-te uma coisa: vai, e vende tudo quanto tens, e dâ-o aos pobres, e terâs um tesouro no céu; e vem, toma a tua cruz, e segue-Me’” (Marcos 10:17–21).

100. Na época do Novo Testamento, Jesus pediu 100 por cento, “tudo quanto tens” — tudo o que tiver! E ainda tomar a sua cruz e segui-lO! Ele näo quer sô o seu dinheiro; Ele quer a sua vida, seu servièo, seu tudo! “Amarâs o Senhor, teu Deus, de todo o teu coraèäo, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarâs o teu prôximo como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas” (Mat. 22:37,40).

101. Ele quer você e tudo o que possui a servièo dEle em tempo integral! Se por algum motivo näo puder Lhe dar isso, Ele ainda espera receber seu dízimo, seus dez por cento. É o mínimo que pode fazer por Ele — devolver-Lhe dez por cento do que Ele lhe deu. Mas Ele preferiria os seus 100 por cento‚ como também o seu dízimo, pelo qual Ele o abenèoarâ abundantemente — cem vezes mais! “E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmäos, ou irmäs, ou pai, ou mäe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor do Meu nome, receberâ cem vezes tanto e herdarâ a vida eterna” (Mat. 9:29). Tudo isto e o Céu também! Aleluia!

102. Vejam que, quer dêem tudo quer näo, o dízimo ainda é preciso para sustentar a igreja. Paulo explicou muito bem quando falou a alguns novos cristäos: "Quem jamais milita à sua prôpria custa? Quem planta a vinha e näo come do seu fruto? Ou quem apascenta o gado e näo come do leite do gado? Digo eu isso segundo os homens? Ou näo diz a lei também o mesmo? Porque na lei de Moisés estâ escrito: Näo atarâs a boca ao boi que trilha o gräo. Porventura, tem Deus cuidado dos bois? Ou näo o diz certamente por nôs? Certamente que por nôs estâ escrito... Se nôs vos semeamos as coisas espirituais, serâ muito que de vôs recolhamos as carnais? Se outros participam deste poder sobre vôs, por que näo, mais justamente, nôs? Näo sabeis vôs que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estäo junto ao altar participam do altar? Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o Evangelho, que vivam do Evangelho" (1Cor. 9:7–14).

103. Em outras palavras, Paulo estava lembrando-lhes que eles tinham a obrigaèäo de sustentâ-lo enquanto ele pregava a Palavra tanto a eles como a outros‚ e usou como base o plano de Deus no Antigo Testamento. E nôs temos seguido o mesmo plano ao longo da nossa existência, como também milhöes de outros cristäos ao longo da Histôria, e tem funcionado muito bem. Vocês säo abenèoados ao sustentarem os profetas, sacerdotes e a igreja de Deus com seus dízimos. Primeiro, porque recebem a bênèäo de Deus‚ e segundo, porque os profetas e os sacerdotes ministram a vocês das “prensas que derramam o Vinho Novo”.

104. A Família, como Peter explicou antes nesta Carta e jâ explicamos em Cartas passadas, mais do que recebe retribuièäo pelos seus dízimos. Vocês recebem mais de 400 pâginas de novas publicaèöes cada mês, o HomeArc para pesquisarem e estudarem as publicaèöes, CDs, fitas e vídeos, novos materiais para distribuièäo para angariarem seu sustento, materiais educativos para seus filhos, servièos dos comitês, esclarecimentos às suas dúvidas‚ e um monte de servièos prestados pelos escritôrios, LIMs e centros de produèäo; auxílio para missionârios em campos carentes, os benefícios do Fundo de Auxílio à Família... a lista näo tem fim. Mamäe e Peter e os que vivem nos diferentes escritôrios e Unidades däo duro para fazerem o seu dízimo render o mâximo possível‚ e francamente, eu diria que vocês recebem mais do que däo — principalmente se somarmos as bênèäos de Deus a essa lista!

105. Mas, e se você näo tiver muito dinheiro, se estiver com dificuldades financeiras? Olha, eu entendo, sei que alguns de vocês têm tido dificuldades para ganharem o päo, mas como jâ expliquei muitas vezes, ainda assim‚ precisam dar o dízimo. É a sua dâdiva para Deus, o mínimo que Ele exige, e se näo der vai acabar numa situaèäo pior! Mas se der serâ abenèoado, mesmo se estiver praticamente a ponto de morrer! Vocês se lembram da histôria da viúva de Sarepta?

106. “Entäo, ele [Elias] se levantou e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou e lhe disse: ‘Traze-me, peèo-te, numa vasilha um pouco de âgua que beba’. E‚ indo ela a buscâ-la‚ ele a chamou e lhe disse: 'Traze-me, agora, também um bocado de päo na tua mäo'. Porém ela disse: ‘Vive o Senhor teu Deus, que nem um bolo tenho, senäo somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou preparâ-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos e morramos’. E Elias lhe disse: ‘Näo temas; vai e faze conforme a tua palavra; porém faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-mo para fora; depois, farâs para ti e para teu filho’. Porque assim diz o Senhor‚ Deus de Israel: ‘A farinha da panela näo se acabarâ, e o azeite da botija näo faltarâ, até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra’. E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela‚ e ele, e a sua casa muitos dias. Da panela a farinha se näo acabou, e da botija o azeite näo faltou, conforme a palavra do Senhor, que falara pelo ministério de Elias” (1 Reis 17:10-16).

107. Esta querida viúva estava se preparando para morrer, ela e seu filho, mas quando deu ao Senhor através de Seu profeta, foi salva‚ sustentada e abenèoada! Deus fez um milagre por ela, mesmo em meio a uma fome.

108. E vejam sô a viúva do Novo Testamento que Jesus apontou como exemplo. “E, estando Jesus assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidäo lanèava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos depositavam muito. Vindo, porém, uma pobre viúva‚ depositou duas pequenas moedas, que valiam cinco réis. E, chamando os Seus discípulos, disse-lhes: ‘Em verdade vos digo que esta pobre viúva depositou mais do que todos os que depositaram na arca do tesouro; porque todos ali depositaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, depositou tudo o que tinha, todo o seu sustento’” (Mar.12:41-44).

109. Ela deu tudo o que tinha, "todo o seu sustento". Näo era muito, apenas duas moedinhas, mas era tudo o que tinha, e deu a Deus porque O amava, e Ele cuidou dela depois disso. Isto näo estâ registrado na Bíblia, mas é o que realmente aconteceu, e estâ registrado no Céu. Ela foi abenèoada e prosperou e nunca mais passou necessidade por causa de sua fidelidade, que tem servido de exemplo para vârias geraèöes de cristäos.

110. Se essas queridas viúvas puderam fazer tamanho sacrifício‚ certamente nossos Lares também podem. O Senhor näo pediria isso a elas, nem a vocês, se näo fosse possível. As circunstãncias talvez sejam difíceis e a situaèäo aparentemente impossível, mas se forem fiéis em dar o dízimo mesmo assim, Deus os abenèoarâ e o impossível se tornarâ possível. Talvez näo vejam logo a resposta para o seu problema, mas a fé é "o firme fundamento das coisas que se esperam, a prova das coisas que se näo vêem" (Heb.11:1). Se acreditaremveräo.

111. Agora, quero que observem outra coisa: O Senhor nunca disse que você sô deve dar dez por cento se achar que vale a pena ou se tiver certeza que os sacerdotes ou o templo näo faräo mal uso dele. Näo väo encontrar nada disso na Palavra. Ele sô disse para dar, porque na verdade estäo dando para Ele, e Ele cuidarâ do resto. Entäo näo tem que se preocupar se o dinheiro do seu dízimo estâ sendo mal empregado — isso é problema do Senhor. E na Família, garanto que ele é muito bem empregado. Como eu disse, vocês recebem mais do que däo cada mês, sô em retornos palpâveis aqui na Terra‚ sem mencionar as recompensas espirituais e as bênèäos que colhem!

112. Entäo, conclusäo? Primeiro, dar o dízimo estâ de acordo com as Escrituras. Segundo, qualquer pessoa pode dar o dízimo‚ quer tenha muito ou pouco, e serâ abenèoada. O Senhor prometeu: “Dai, e ser-vos-â dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos daräo; porque com a mesma medida com que medirdes também vos mediräo de novo” (Lucas 6:38). Você colhe o que semeou‚ e se for fiel em semear o seu dízimo e enviar à “casa do tesouro”‚ o Senhor vai “abrir as janelas do céu e derramar sobre vôs uma bênèäo tal, que dela vos advenha a maior abastanèa!” (Mal.3:10).

113. Teste o Senhor, faèa prova dEle e veja se Ele näo vai cumprir a Sua Palavra. Ele ainda é o mesmo, ontem‚ hoje e eternamente! “Nem uma sô palavra caiu de todas as Suas boas palavras” (1Reis 8:56). Aleluia! (Fim da mensagem de Papai.)

114. (Jesus fala:) Vocês na Família däo o dízimo porque foi o que lhes pedi hoje, näo porque pedi isso a alguém no passado. Incluí estes exemplos para o seu bem, para lhes mostrar que funcionou antes, mas vocês näo têm que fazê-lo porque eles fizeram — é o que Eu lhes peèo hoje! Tem muitas coisas que lhes pedi para fazer que näo constam na Bíblia de jeito nenhum. Dar o dízimo por acaso tem precedentes bíblicos, mas näo fiquem presos ao que foi ou näo feito nos tempos bíblicos, porque muita coisa mudou, e näo lhes peèo nem metade das coisas que requeri das pessoas nos tempos bíblicos. Vocês vivem numa era diferente‚ e as coisas que lhes peèo em muitos casos säo diferentes. Mas dar o dízimo é algo que pedi a eles e espero também de vocês hoje, porque sei que funciona para vocês. Funciona e näo sô sustenta a estrutura da Família e possibilita a publicaèäo da Minha Palavra para vocês e para o mundo, mas também libera bênèäos especiais para vocês‚ os doadores‚ por obedecerem. Entäo, tenham fé de que é a Minha vontade para vocês hoje, porque é! (Fim da mensagem de Jesus.)

Quando däo, recebem. Quando retêm, passam falta

115. (Mamäe:) Querida Família‚ na hora do vamos ver, vocês väo ter que decidir se acreditam em Papai e na maneira como administramos a economia da Família seguindo o conselho que o Senhor nos deu ao longo dos anos, e se têm fé de que estamos agindo certo. Peter e eu näo estamos tentando explicar nenhum negôcio escuso‚ e certamente näo estamos encobrindo nada. Temos sido abertos e sinceros com vocês na medida do possível em relaèäo às finanèas.

116. Temos plena fé na estrutura econõmica que o Senhor levou Papai a estabelecer e que ambos confirmaram vezes sem conta. Tem funcionado por anos, e näo temos nenhuma intenèäo de abandonâ-la. Espero que consigam entender com a palestra de Peter, como também através da relaèäo dos benefícios que recebem e de nossos relatôrios e grâficos nas BNs, que näo estamos enganando vocês nem fazendo mal uso do seu dinheiro. Nôs nos WS näo estamos vivendo no luxo nem pedindo que sacrifiquem para vivermos na extravagãncia e no conforto.

117. É verdade que precisamos de seus dízimos e ofertas para que a Família possa operar. Sim, esperamos que nos dêem todo o seu dízimo, e sim, esse é e vai continuar sendo um requisito para se fazer parte da Família. Mas imaginamos que se alguém näo acredita que o que recebe em termos de bens, publicaèöes e servièos condiz ao dízimo que däo, provavelmente deveria procurar outra igreja. Näo estamos tentando pressionâ-los a terem a mesma opiniäo que nôs, mas apenas sendo prâticos, achamos que o que vocês recebem em troca mais do que condiz ao que däo.

118. Além disso, estamos convencidos de que dar o dízimo é uma das maneiras de obterem as bênèäos plenas de Deus‚ ao passo que reter faz o Senhor reter Suas bênèäos. Näo queremos que fiquem com sentimento de culpa, mas nos sentimos responsâveis por orientâ-los nesta questäo, näo sô por amor aos WS, para que a Família continue avanèando, mas também por amor a vocês, para que o Senhor possa abenèoâ-los.

119. Outra razäo que nos leva a esclarecer as suas dúvidas sobre dízimos e ofertas é porque, como leräo em mais detalhes na prôxima Carta dessa série, "Cadê a Grana?" se vocês forem avaros e desonestos em relaèäo ao dízimo, väo sabotar a sua base financeira. Falarei mais disso daqui a pouco, porque algo me chamou a atenèäo e me perguntei se talvez a Família‚ de modo geral, passou a abrir concessöes quanto a dar o dízimo total, honestamente. Nôs nos WS atualmente estamos tendo que cortar alguns servièos que lhes prestamos regularmente, e näo temos tido condièöes de lanèar muitas coisas novas por falta de dinheiro. É uma vergonha, porque a Família tem muitas necessidades; hâ tanto o que fazer, e Deus näo quer que fiquemos tolhidos ou deficientes por falta de dinheiro.

120. Näo é que Peter e eu ou nossos colegas nos WS queiramos mais dinheiro para nôs mesmos ou para projetos frívolos e de menor importãncia. Necessidades genuínas do campo e do trabalho estäo sofrendo por falta de verba. Mas eu com certeza näo queria acusâ-los de reter parte do dízimo, caso näo fosse verdade. E na realidade, näo havia maneira de sabermos com certeza‚ a näo ser perguntando ao Senhor, e foi o que fizemos. Vocês väo ler na mensagem abaixo a confirmaèäo do Senhor. Depois com isso e muitos relatôrios e menèöes de vârias pessoas e campos validando o que Ele disse, temos razäo de sobra para acreditar que alguns de vocês näo têm sido totalmente honestos quanto ao seu dízimo. Isso é sério, e afetarâ näo sô vocês, mas jâ estâ atrapalhando nosso trabalho de ministrar aos perdidos! (Obs.: Depois que os COs leram uma côpia adiantada desta Carta, muitos concordaram que conhecem Lares em sua ârea que näo estäo dando o dízimo total.)

121. Oro para que agora que leram as BNs sobre o Brasil estejam mais no temor do Senhor‚ e talvez sô isso jâ os ajude a voltarem a obedecer totalmente, inclusive em relaèäo aos seus dízimos. Foi interessante notar que depois de apenas um mês de castigo, os dízimos no Brasil tiveram um aumento de 28,5% em comparaèäo com a média de dízimos que recebemos nos outros meses em 2003. Ou os Lares lâ agora estäo dando acima e além do que davam, na forma de ofertas‚ ou estäo dando os dízimos que deveriam ter dado todo este tempo, ou o Senhor os estâ abenèoando mais abundantemente no aspecto financeiro por causa da sua obediência. Seja qual for o caso, sabemos que o Senhor vai abenèoar os Lares no Brasil por darem mais. Estamos muito agradecidos e orgulhosos deles por sua determinaèäo em fazer o que é certo. Louvado seja o Senhor!

A conexäo entre problemas e concessöes

122. (Jesus fala:) A fidelidade da Família em dar o dízimo varia de um Lar para outro, tal como sua fidelidade em obedecer a todos os outros aspectos da Palavra tem variado. Mas‚ no geral, a convicèäo das pessoas têm diminuído e a fidelidade em dar o dízimo completo tem caído lentamente.

123. Isto näo deveria ser uma surpresa para vocês, porque quando as pessoas ficam letârgicas, entorpecidas no espírito, abrindo concessöes e quando se afastam de Mim, geralmente näo acontece em apenas um aspecto de sua vida e relacionamento Comigo, mas freqüentemente é algo generalizado e de efeito bem abrangente.

124. Isso acontece porque a desobediência geralmente é resultado de falta de temor a Mim. Quando você vive com um grande temor a Mim, sente-se motivado a obedecer, é fâcil cutucar sua consciência, e você toma muitas e muitas decisöes cada dia, e as decisöes certas, que exigem sacrifício, que subjugam a sua carne, que däo o exemplo certo. Decisöes de negar-se a si mesmo e de dar prioridade a Mim e aos outros.

125. Mas quando fica calejado no espírito depois de desobedecer repetidas vezes, comeèa a achar que pode se safar indefinidamente. Assume a atitude de que todas as coisas continuaräo como sempre‚ que as suas aèöes näo importam na verdade nem fazem diferenèa. Você perde a visäo do grande segredo da vida: de que tudo de bom na sua vida depende da Minha bênèäo, que por sua vez depende da sua obediência a Mim e à Palavra.

126. Quando você perde esta verdade de vista, perde a verdadeira sabedoria e sô lhe resta a mente carnal, a cegueira e a confianèa excessiva que entram quando acha que pode fazer o que bem entende sem sofrer conseqüências; que pode fazer o que lhe der na telha e que nunca receberâ o troco sob forma de perdas, castigo‚ dificuldades, problemas, doenèas, acidentes, e muitas outras maneiras em que a sua vida pode entrar em decadência.

127. As pessoas muitas vezes näo fazem a conexäo entre os seus problemas e suas decisöes erradas‚ concessöes ou desobediências. Elas acham que é sorte, ou que näo existe um processo de aèäo e reaèäo. Acham que estäo num redemoinho de eventos aleatôrios sem nenhuma ligaèäo com nada que elas tenham feito ou que causaram. Isso é ridículo, mas é o cúmulo do se eximir de culpa e näo assumir responsabilidade por sua vida ou por seus atos.

128. Quanto mais tempo a pessoa for desobediente, mais o problema se dissemina em sua vida. Quanto mais a pessoa acha que pode “se safar” com pequenos pecados e erros, mais o seu coraèäo se dispöe a praticar o mal, porque acha que näo haverâ conseqüências. E logo‚ logo afunda cada vez mais nas concessöes até que, eventualmente, abre concessöes em relaèäo a coisas antes “intocâveis”, tais como o dízimo.

Tudo de bom na sua vida depende da Minha bênèäo, que por sua vez dependa da sua obediência a Mim e à Palavra.

129. No comeèo, a Família no geral tinha muito mais temor de Mim em relaèäo ao dízimo‚ era sacrossanto. Tinham mais conhecimento sobre esse aspecto e aceitavam mais o fato do dízimo pertencer a Deus. Tinham mais conhecimento da verdade de que se roubassem de Deus sofreriam, as coisas dariam erradas, e näo sô com as suas finanèas. Como tinham esse temor a Mim, obedeciam; näo camuflavam, enganavam nem mentiam em relaèäo aos seus dízimos.

130. Mas agora as mesmas concessöes e falta de temor a Mim que estäo levando os membros da Família a aguarem suas convicèöes em diferentes aspectos também os estäo enganando em relaèäo ao dízimo e às ofertas. Eles nem percebem que näo estäo dando o dízimo completo. Ultrapassaram a linha e os limites tantas vezes que agora estäo entenebrecidos em seu entendimento e nem sentem mais a convicèäo. Têm resistido à convicèäo do Espírito por tanto tempo que agora estäo insensíveis, e a verdade perdeu o seu poder para mudâ-los, para mexer com eles e levâ-los a um padräo diferente de comportamento.

131. Houve uma época, anos atrâs, quando muitos dos irmäos que agora näo däo o dízimo completo nem pensariam em fazer tal coisa. Eles realmente tinham temor a Mim‚ e sabiam que roubar a Deus era um grande erro, uma jogada ruim näo sô na sua vida espiritual‚ mas também em relaèäo ao bem-estar do Lar e de sua situaèäo financeira. Era algo simplesmente inconcebível.

132. Mas, como Eu disse, o espírito geral de concessäo, da mentalidade de “tudo bem”, de se fazer o que bem entende, que corroeu muitos dos princípios fundamentais do discipulado na Família‚ também corroeu a convicèäo das pessoas em relaèäo à necessidade de dar o dízimo completo e dos perigos de näo darem o dízimo. Penetrou na Família uma atitude de zombaria e crítica que tem minado muito os princípios de se dar o dízimo, que antes era uma das colunas mais fortes da Família em questäo de obediência e fé.

133. Essa atitude é o subproduto natural de se analisar as coisas, de ficar matutando com a mente natural, achar que sabe mais, e de dar voz a esses pensamentos e opiniöes, em vez de receber a Palavra por fé. Nesse sentido säo influências de Pä, Arakan e dos que buscam confundir as coisas. Sempre que você opta por entreter os seus prôprios pensamentos em vez dos Meus‚ abre a porta a críticas, tolices, zombarias e atitudes que näo säo divinas, e elas passam a dominar e permear os seus pensamentos.

134. Näo deveriam se surpreender com essa mudanèa täo grande quanto a ter fé para dar o dízimo, visto que é uma conseqüência inevitâvel da queda do padräo de discipulado. Näo tem como os irmäos caírem em algumas âreas e decolarem em outras. Quando a pessoa ou o Lar comeèam a abrir concessöes, com o tempo isso geralmente afeta basicamente cada aspecto do seu servièo a Mim.

135. À medida que a Família for fortalecida no discipulado em geral, naturalmente vai melhorar na questäo de convicèäo e obediência em relaèäo aos dízimos e ofertas. Quando aqueles que estäo Me roubando virem que suas aèöes näo passam despercebidas, que näo sou cego e estou ciente; quando perceberem que estäo realmente sofrendo perdas devido aos seus atos, väo se arrepender e voltar a cumprir este ponto fundamental da estrutura econõmica da Família.

136. À medida que a Família continuar se fortalecendo e crescendo em responsabilidade quanto aos seus atos, haverâ progressos em todos os aspectos. Haverâ mais convicèäo em cada aspecto, porque estâ tudo interligado‚ tudo relacionado, e a razäo principal por que retrocederam em todos os aspectos é a mesma — falta de temor a Mim. Entäo‚ quando a Família voltar para Mim, quando renovarem o temor a Mim, teräo medo de desobedecer.

137. Também faz parte de ser responsâvel pelos seus atos ter um temor sadio de Mim e saber que näo väo se safar com o pecado indefinidamente, que mais cedo ou mais tarde väo ter que prestar contas. Quando a Família se empenhar em lutar contra os seus pecados de roubarem a Deus, reconhecerem que abriram concessöes e admitirem suas mentiras a esse respeito, perceberäo o seu erro e mudaräo imediatamente. Acontecerâ automaticamente, como aconteceu no Brasil.

138. Sô o fato de as Minhas noivas brasileiras terem sido “pegas”, de terem sido castigadas por terem retrocedido espiritualmente, gerou uma melhora automâtica nos seus dízimos. Peter nem teve que ficar falando sobre dar o dízimo e roubar a Deus. Embora ele tenha mencionado isso nos vídeos, foi um problema que se corrigiu sozinho no caso deles, porque a Família lâ voltou a temer a Deus, e com isso vem o medo de desobedecer. (Fim da mensagem de Jesus.)

139. (Mamäe:) O Senhor estâ nos dando bastante orientaèäo na questäo de sermos responsâveis pelos nossos atos, no conceito de responder por tudo que Ele nos ensinou ou pela orientaèäo que deu ao longo dos anos, e agora estâ pedindo que prestemos contas pela nossa obediência ou desobediência. Sendo assim, você deveria entender que estâ construindo o seu futuro hoje. É você quem decide o que acontece na sua vida, tanto as coisas boas como as ruins‚ dependendo das decisöes que toma e dos caminhos que segue. Se for sâbio vai voltar a ter o temor do Senhor, em outras palavras, terâ medo de desobedecer. Näo que precise ter medo do nosso Marido, porque Ele o ama incondicionalmente, é tardio para Se irar e grande em misericôrdia. Ele perdoa nossas mancadas e erros quando Lhe pedimos perdäo e näo fica em pé com um porrete enorme, pronto para lhe dar um golpe assim que sair de linha.

140. Mas quando você desobedece repetida e deliberadamente, Ele tem que Se intrometer e fazer algo para lhe ensinar que esse näo é o caminho certo. E o fato de você saber que Ele vai interceder, que vai puni-lo, que por mais que seja difícil para o Senhor Ele vai retirar algumas bênèäos para ver se você volta a entrar na linha‚ é uma grande parte do processo de aprender a ser responsâvel pelos seus atos.

141. Este é certamente um dos aspectos das lièöes que o Senhor quer nos ensinar neste momento. Tenho certeza que ainda vamos ouvir falar sobre isso outra vez. Estamos entrando na era de responsabilidade por nossos atos, entäo, por favor, orem desesperadamente para estarem abertos e verem em que abriram concessöes e permitiram que o pecado entrasse na sua vida. Ao corrigirem essas transigências no seu relacionamento com o Senhor e abandonarem as desobediências com as quais se acostumaram, tanto na sua vida como no Lar‚ sabemos que väo naturalmente melhorar também no aspecto de dar o dízimo completo.

142. Meus queridos, outra razäo pela qual Peter e eu estamos publicando esta BN é porque estamos orando desesperadamente para que a situaèäo financeira dos WS e da nossa Família no mundo inteiro melhore. Para podermos fazer tudo que o Senhor estâ pedindo da Família, precisamos imensamente de dinheiro, de muito mais dinheiro‚ e oramos para que vocês fiquem sob convicèäo de darem o dízimo completo — se ainda näo o fazem — e também de darem ofertas. Acreditamos que o fato de receberem estas respostas da nossa parte, de Papai e do Senhor os ajudarâ a superar quaisquer dúvidas do Inimigo que os incomodem, e que vocês väo comeèar a dar mais do que nunca. Esta é decididamente uma das razöes porque estamos lhes apresentando este desafio.

143. Por outro lado, porém, é para o seu prôprio bem. Queremos que estejam numa posièäo em que o Senhor possa abenèoâ-los totalmente. Queremos que sintam a bondade de Deus tanto quanto possível em termos de provisäo‚ milagres, uniäo, proteèäo, saúde, felicidade, portas abertas‚ frutos e inspiraèäo. Também queremos que vejam como é extremamente importante voltarem ao discipulado pleno, para retirarem de suas vidas e Lares quaisquer concessöes e falta de temor a Deus que, a menos que resistam, poderiam comeèar a influenciar suas aèöes e tudo o que sentem e pensam.

144. Peter e eu estamos orando desesperadamente por vocês, e clamando as chaves de receptividade e verdade para encherem seu coraèäo com convicèäo e levâ-los a se endireitarem com o Senhor e comeèarem a se limpar nas âreas em que tenham baixado o padräo de discipulado nas suas vidas e Lares. Lembrem-se, queridos amigos, que näo tem como manter essas concessöes restritas a apenas um aspecto ou a certos aspectos da sua vida. Elas väo acabar se espalhando, tendo um “efeito generalizado e abrangente”, como o Senhor disse, até dominâ-los e vocês afundarem cada vez mais no abismo do domínio do Diabo.

As chaves do Reino foram dadas para ajudâ-los em tudo; em assuntos grandes e pequenos, físicos, espirituais e financeiros. Entäo usem as chaves e Me vejam suprir mais do que nunca. Se vocês, Meus filhos, derem a Mim, Eu darei a vocês. Invoquem as chaves do Reino e vejam o poder milagroso do Céu ao seu dispor.

145. Mas isso näo tem que acontecer! Vocês podem ser libertados, seus problemas podem se "autocorrigir", se voltarem a ter um temor sadio de Deus que os faèa ter medo de desobedecer, näo sô em relaèäo aos dízimos e ofertas, mas em cada aspecto de suas vidas!

146. Por que näo toma um tempo para fazer uma oraèäo incondicional? Peèa ao Senhor para fazer o que for preciso para você retornar a Ele sem reservas. Dê-Lhe permissäo para agir na sua vida da maneira que Ele sabe ser melhor. Näo importa o que Ele faèa, näo serâ nem de longe täo doloroso como continuar na desobediência, tomando decisöes erradas dia apôs dia, as quais depois o atormentaräo na forma de problemas, divisäo, pobreza, desilusöes, estagnaèäo, desencorajamento‚ e muitas outras coisas ruins.

147. Assuma o controle do seu futuro agora. Construa um bom futuro, uma vida feliz, fazendo hoje o que é certo — obedecendo ao Senhor! Use o poder das chaves e as novas armas para ser tudo o que pode ser!

148. Precisamos de vocês, querida Família. Precisamos que estejam fortes‚ espiritualmente sadios, e cheios de convicèäo. Estamos a caminho de um período maravilhoso e frutífero de crescimento e progresso, e queremos que vocês também venham. Vocês conseguem! Vamos vencer juntos! Vamos lâ! Temam a Deus, obedeèam e vivam!

Com muito amor e fé em vocês,

Mamäe

Uma pergunta sobre o dinheiro da semente

149. P.S.: Enquanto trabalhâvamos nesta BN, um dos escritôrios nos mandou uma pergunta relacionada a finanèas. Alguém perguntou se podia contar as despesas com transporte para irem testemunhar e o preèo dos balöes que usam para fazer bichinhos como “semente”, ou seja, deduzir essas despesas do total angariado, antes de calcularem o dízimo. (Como sabem, os materiais de testificaèäo que compram dos SC säo chamados de “semente”, e näo precisam dar o dízimo disso.)

150. Seguem-se trechos de mensagens do Senhor recebidas em resposta a essa pergunta sobre näo dar o dízimo pelo transporte e o dinheiro gasto com balöes.

151. (Jesus fala:) A única exceèäo ao dízimo é o dinheiro da semente, e essa exceèäo diz respeito aos materiais de testificaèäo da Família, tais como os vídeos, fitas‚ CDs, etc. O negôcio da Família é dar a mensagem‚ o Vinho Novo, e abri uma exceèäo para este Vinho Novo. Mas näo se estende a outras coisas que näo sejam "semente" nem a despesas com transporte para ir dar a mensagem. (Fim da mensagem.)

Vocês, Minha Família, e qualquer pessoa que dê o dízimo, deveriam estar procurando maneiras de Me dar mais‚ näo menos.

152. (Jesus fala:) “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro” — aos levitas, aos WS — "para que haja mantimento na Minha casa", e aí teräo a Minha bênèäo plena. A maneira de receberem a benèäo plena é dando a bênèäo total e até mesmo acima disso, e nunca poderäo dar mais do que Eu. Eu os recompensarei muito além das suas condièöes e Me certificarei de que sobrevivam nos tempos difíceis que estäo por vir. Quanto mais derem aos WS, aos levitas, mais Eu retribuirei, e mais vocês prosperaräo. É simples assim. Sempre foi dessa forma, nunca mudou.

153. Vocês näo têm que dar o dízimo do valor da semente, que säo materiais de testificaèäo da Família‚ pois abri uma exceèäo nesse caso. O Meu rei e rainha querem dar isso de volta para a Família, e aprovo esta medida. Mas a intenèäo dessa exceèäo era a semente dos materiais da Família, näo outros materiais que näo sejam os de testificaèäo da Família e que näo contêm nenhuma “semente”. Vocês, Minha Família‚ e qualquer pessoa que dê o dízimo, deveriam estar procurando maneiras de Me dar mais, e näo menos.

154. Sei que às vezes as coisas no campo ficam difíceis, e dar é um ato de fé, especialmente quando dôi. Honro esse ato e lhes imputo isso como justièa, porque é um ato de obediência a Mim. E recompensarei essa obediência em dar de alguma forma, para no fim verem que valeu a pena. Näo sou um Deus avarento, mesquinho com as Minhas bênèäos nem em relaèäo às Minhas promessas. E uma coisa prometo: dê e lhe serâ dado, boa medida e recalcada! (Fim da mensagem.)

Outras Cartas

Para ler mais sobre dar o dízimo, veja também:

qCdM 683, “Excomunhäo”‚ PCD7.

qCdM 702, “O Dízimo”, PCD7.

qCdM 928, “O Dízimo e a FN”, PCD1.

qCdM 934, "Deus Primeiro", PCD1.

qCdM 3049:56-106, "Notícias e Pontos de Vista da Mamäe, 2ª Parte," BN 676.

qTesouros‚ pâg. 365-366.

As Janelas do Céu!

Uma dramatizaèäo de Malaquias 1:6-14; 3:6-12; Neemias 10:35-39; 12:44–47; 13:4-13.

(Dos Tesouros, pâg 764–769)

O céu estava escuro e carregado, as nuvens turbulentas pairavam sobre as colinas da Judéia. Um homem descia a passos largos por uma ladeira acidentada por entre relva seca e alta, puxando um burro com uma carga bem pesada. Com ele estava um rapazinho com um cesto na mäo. O homem era magro, um pouco pâlido, e segurava firmemente o seu manto grosso em volta do corpo para se proteger do vento. Quando chegaram a um imenso penedo, na sua frente, no vale escurecido, havia uma pequena aldeia. Ali perto havia um conjunto de casas de fazenda.

Poucos minutos depois, chegaram à porta de uma casinha humilde de barro. No pâtio havia duas ârvores secas com os seus ramos desfolhados movendo-se ruidosamente com o vento. Do lado de dentro da casa ouvia-se o som de vozes. Depois de amarrar o burro, o homem retirou os cestos pesados que o animal carregava. Ao entrar na habitaèäo, ele encontrou um grupo de pessoas vestidas com roupas esfarrapadas e um jovem Levita lia-lhes de um velho pergaminho.

Levantando os olhos do pergaminho‚ ele os cumprimentou:

— Malaquias! Joanä! Que surpresa agradâvel! E o que é isso que vocês trazem?

Pondo o cesto no chäo Malaquias o cumprimentou e respondeu:

— Cereais, frutas, figos secos e parte de um carneiro! E lâ fora hâ mais.

— Mas você jâ trouxe o seu dízimo hâ algumas semanas atrâs! — exclamou o Levita.

— Sim! Mas isto é uma oferta voluntâria além do dízimo! — disse Malaquias com um sorriso. — Nôs tínhamos de sobra e pensamos que você talvez precisasse.

— Nôs precisarmos?! Meu bom homem! Você é a resposta às nossas oraèöes! — exclamou ele ao ir com a sua jovem esposa ajudar a trazer o resto das coisas. — Ora, a sua é uma das poucas famílias que sempre däo fielmente!

Do lado de fora‚ ele sussurrou num tom sério para Malaquias:

— Hoje em dia, a maioria das pessoas dâ muito poucas ofertas voluntârias, quanto mais dar fielmente um décimo dos seus bens. Quando os pobres, as viúvas, os ôrfäos e os estranhos vêm ter comigo, eu lhes dou as poucas migalhas que disponho, mas é muito pouco. Mas eu ainda posso ler a Palavra de Deus para eles, de modo que vêm aqui para isso.

Malaquias, dando uma pancadinha na parede com as mäos, se virou balanèando a cabeèa, e disse:

— E você estâ fazendo um trabalho täo bom, Eleazar! Näo é certo que as pessoas näo lhe dêem como deveriam, quando você dedicou a sua vida a servir o Senhor e a ajudar os outros! Porque, afinal, somos o povo do Senhor ou näo somos? Se as pessoas amam o Senhor de verdade por que razäo näo däo aos Seus servos como lhes foi dito para fazer?

— Papai — perguntou o pequeno Joanä — todas as pessoas devem dar o dízimo como nôs?

— Sim, devem! — respondeu o pai. — O Senhor abenèoa o Seu povo com muita abundãncia, dâ-lhes safras abundantes e o protege o ano inteiro‚ e Ele pediu que nôs, em troca Lhe déssemos uma mera décima parte de tudo o que a terra produz e com que Ele nos abenèoou.

— O Senhor ordenou: “Certamente que darâs o dízimo de tudo quanto os teus campos produzirem. O dízimo de tudo o que a terra produz pertence ao Senhor; santo é para o Senhor.” (Deuteronõmio 14:22; Levítico 27:30)

— Se é de Deus, entäo porque é que o damos aos Levitas? — perguntou o garoto.

— Porque é assim que nôs damos a Deus. — responde Malaquias a Eleazar, com um sorriso. — Porque os Levitas estäo servindo a Deus em tempo integral, todos os dias. Por isso, o Senhor disse: “Eu dei aos Levitas todos os dízimos que os Israelitas oferecem ao Senhor‚ em troca do trabalho que fazem enquanto Me servem!” (Números 18:21,24) O Senhor também disse: "Tem cuidado para näo negligenciares os Levitas todos os dias que viveres na terra." (Deuteronõmio 12:19)... Mas coitado do Eleazar, olhem para ele! Estâ täo magrinho! Mal tem que chegue para ele e a sua esposa‚ quanto mais para dar aos outros!

— É mas... nôs conseguimos... — Eleazar comeèou a protestar humildemente.

— Bobagem! — respondeu Malaquias — Como é que você pode continuar a servir o Senhor quando o povo de Deus näo ajuda você dando como deveria? Nôs devemos isso a você! O Senhor disse na Sua Palavra: “É o vosso salârio pelo vosso trabalho!” (Números 18:21)... E você näo deveria ser tímido demais para pedir o seu salârio, deveria?

Eleazar olhou atentamente para Malaquias e disse:

— Que fervor e devoèäo você tem pelo Senhor! Quase dâ para pensar que você é um... bem... um profeta!

Malaquias riu e disse:

— Eu sou apenas um homem que tenta fazer o bem. Mas diga-me uma coisa: eu vou para o Templo em Jerusalém‚ hâ alguma coisa que eu possa fazer por você lâ ou trazer para você?

— Sim, hâ! — respondeu Eleazar — Você pode levar o meu dízimo?

— Pois näo! Com todo gosto!

Eles carregaram para dentro de casa as últimas coisas que a terra havia produzido e a esposa de Eleazar separou com todo cuidado um décimo de tudo o que haviam acabado de receber, para ter certeza de que davam o melhor de tudo. Depois colocaram dentro de uma pequena cesta no dorso do burro, e Malaquias e o seu filho continuaram caminho pelos montes abaixo‚ na direèäo de Jerusalém.

— Papai, porque é que eles deram o dízimo daquilo que nôs lhes oferecemos? — perguntou Joanä. — Eles têm täo pouco, e até däo o dízimo disso. Porquê?

— Porque até os servos de Deus que O servem em tempo integral precisam dar o dízimo (Números 18:25-29) — respondeu Malaquias. — Entäo, como Eleazar e a sua esposa amam o Senhor, eles obedecem fielmente e däo o dízimo a Ele!

Duas horas depois chegaram a Jerusalém e, passando pelas ruas estreitas, chegaram ao Templo. Acompanhado pelo seu filho, Malaquias levou a cestinha para uma das despensas do Templo e a deu ao intendente. Depois, atravessando o Templo, dirigiu-se para o pâtio interior. Um homem idoso com uma barba branca muito longa se encontrou com ele lâ.

— Esdras, meu senhor! — disse Malaquias com reverência, puxando um saco com moedas que trazia à cintura‚ e disse calmamente:

— Eu poupei o dinheiro que prometi, e aqui estâ. É uma contribuièäo para o sustento dos servos do Senhor que trabalham fazendo côpias da Sua Palavra.

— Obrigado. Que Deus abenèoe você! — respondeu o velhinho. — Se ao menos houvesse mais gente do povo de Deus que desse täo generosaente como você! Mas temo dizer que agora näo se pode fazer mais côpias da Palavra do Senhor. As ofertas e os dízimos têm sido täo poucos que nôs simplesmente näo podemos sustentar os servos do Senhor que säo precisos para este trabalho. A maior parte dos nossos melhores copiadores foram embora.

Foram embora? Para onde é que foram?

— A maioria deles foram trabalhar nas fazendas para se susentarem e para terem alguma coisa para comer. — respondeu o velhinho. (Neemias 13:10)

Exasperado, Malaquias inquiriu:

— Mas quando Neemias estava aqui como governador de Judâ‚ o povo näo prometeu que daria fielmente o seu dízimo e ofertas para sustentar o trabalho do Senhor e os Seus servos?

Esdras respondeu:

— Näo sô isso, mas escreveram também um abaixo assinado que dizia que näo deixariam de ajudar o Trabalho do Senhor. Mas nos anos que passaram desde que Neemias se foi, o povo se esqueceu das suas promessas. Na verdade, as despensas estäo praticamente vazias. (Neemias 9:38; 10:28-29, 35-39)

Com uma voz cansada, o patriarca disse com um suspiro:

— Agora, se me dâ licenèa, eu estou muito cansado. — Esdras se retirou para os seus aposentos e Malaquias foi caminhando tristemente para o pâtio exterior do Templo, acompanhado pelo seu filho.

— Como é que podemos reproduzir a Palavra de Deus se o povo näo sustenta os trabalhadores do Senhor? — perguntou ele ao seu filhinho.

Pensando por um momento‚ o pequeno Joanä disse:

— Talvez você devesse lembrar o povo de que devem dar.

— Sim, talvez! — respondeu Malaquias.

Saindo para o pâtio exterior onde as pessoas circulavam lentamente, Malaquias viu um dos nobres ricos de Jerusalém trazendo o seu dízimo. Malaquias olhou para o que ele trazia e sabia que näo podia ser nem de longe um décimo do seu rendimento. Ao se aproximar para ver melhor, mal põde acreditar no que viu: os frutos eram os piores da safra, cheios de bicho e pequenos.

Depois viu outros trazendo gado e carneiros para serem sacrificados. Para seu choque viu que a maioria dos animais era ou cego ou aleijado ou doente! Em vez de oferecerem ao Senhor o melhor dos seus animais e do fruto da terra em gratidäo pela benèäo do Senhor, as pessoas estavam tentando escapar dando-Lhe apenas a escôria e o refugo.

Os olhos de Malaquias se encheram e lâgrimas. De repente‚ o Espírito do Senhor caiu sobre ele e, subindo os degraus do Templo clamou em voz alta:

— Assim diz o Senhor: “Quando vocês trazem animais machucados‚ aleijados ou doentes e os oferecem a Mim, serâ que Eu devo aceitâ-los? Experimentem oferecê-los ao vosso governador! Serâ que ele iria ficar satisfeito com vocês? Serâ que ele os aceitaria?” (Malaquias 1:8)

Virando-se para um nobre abastado, Malaquias continuou:

— O Senhor ordenou ao Seu povo: “Trazei todos os dízimos para que os Levitas, os ôrfäos e as viúvas venham comer e se satisfaèam‚ e para que o Senhor vosso Deus vos abenèoe em todo o trabalho das vossas mäos.” (Deuteronõmio 14:28,29, veja também). (Veja também 1 Coríntios 16:2.)

— Como é que eu posso dizimar? — reclamou um mercador gordo. — Eu tenho que pagar impostos ao governo! O “imposto do rei” leva o dinheiro que eu teria dado ao Senhor!

— Um décimo do seu rendimento pertence a Deus! — gritou Malaquias. — Você o deve ao Rei dos reis, e deve pagâ–lo até antes de pagar o “imposto do rei”! Se você pagasse primeiro o dízimo de Deus, Ele lhe abenèoaria e Se encarregaria de que você tivesse o bastante para o imposto e que ainda sobrasse muito para você!

— Como é que eu posso dar? — protestou um fazendeiro — Os gafanhotos e outros bichos comeram os produtos das minhas terras e as ârvores de frutos! Quase näo sobrou nada para alimentar a minha família! Como é que eu posso dar um décimo disso a Deus?

— Você näo vê? — perguntou Malaquias. — Foi por näo dar que estes problemas caíram sobre você! Deus o abenèoaria e evitaria que os bichos devorassem as suas safras se você O honrasse e Lhe pagasse o dízimo que Lhe pertence! (Malaquias 3:11)

Muitas das pessoas estavam visivelmente comovidas com estas palavras, mas outros ainda resmungavam entre si. Como seria fâcil eles receberem a benèäo de Deus! Contudo, por reterem egoisticamente e näo pagarem a Deus os 10% que Lhe eram devidos, eles näo sô estavam perdendo a benèäo de Deus mas também estavam roubando dEle!

Com as lâgrimas escorrendo pelo rosto, Malaquias profetizou:

— Assim diz o Senhor: “Roubarâ o homem de Deus? Contudo‚ vocês roubam de Mim!”

— Roubar de Deus!? — inquiriu uma mulher — Como é que nôs roubamos de Deus? (Malaquias 3:8)

— Em dízimos e ofertas! — soou a resposta do Senhor sobre a multidäo. — Vocês querem saber porque é que as vossas terras estäo amaldièoadas, por que vocês näo säo täo abenèoados como poderiam ser? É porque estäo roubando de Mim. Tragam o dízimo inteiro para as despensas do Templo, para que haja comida na Minha Casa! (Malaquias 3:9-10)

Depois, levantando os braèos para o céu onde lindos raios de sol dourados perfuravam as nuvens escuras, Malaquias profetizou:

— “Ponham-Me à prova nisto”, diz o Senhor. “Ponham-Me à prova! Dêem-Me os vossos dízimos e ofertas e veräo se Eu näo abrirei as janelas do Céu para derramar sobre vocês tantas benèäos que näo teräo espaèo suficiente para contê-las!” (Malaquias 3:10)

Foi uma promessa linda! Algumas pessoas na multidäo choravam comovidas e resolveram comeèar a dar o seu dízimo.

Pouco depois disto, Neemias, o governador de Judâ, regressou. Quando descobriu que o trabalho de Deus tinha sofrido na sua ausência‚ ele deu o exemplo ao dizimar dos seus bens e depois, num apelo público, pediu ao povo que também fizesse o mesmo para ajudar a sustentar os servos do Senhor! Depois todo o povo de Judâ comeèou mais uma vez a dar os seus dízimos fielmente, e fez isso todos os dias de Neemias. (Neemias 13:6-12, 12:47)

Copyright © 2004 por A Família

(fim de arquivo)