Jóias sobre Adolescentes Juniores, 3a Parte

Maria
May 7, 2003

Maria 639 CM/FM 3441 12/02

   16 para cima

Continuaèäo da 2ª Parte, BN 1027

(Salvo indicaèäo contrâria, todos os trechos curtos de profecia a seguir säo de Jesus:)

Esta é uma idade difícil e por um bom motivo: é a última chance da pessoa escolher a direèäo principal e geral de sua vida. Claro que posso ajudar qualquer um a mudar, mas especialmente na Minha Família, a decisäo dos jovens de dedicarem ou näo suas vidas a Mim ocorre nessa época. Eles talvez näo estejam cientes disso, mas é o que acontece. É um período de decisäo, e embora os jovens pareèam indecisos por bastante tempo, na verdade estäo formando os seus conceitos e‚ com base nessas conclusöes‚ as suas decisöes para o resto da vida seguiräo essa mesma direèäo.

2. Como o Inimigo sabe disso, procura atrapalhar e afastâ-los do Meu servièo. Ele luta tenazmente, sem trégua e incansavelmente pela vida e alma desses jovens. Sabe como väo afetar duramente o seu reino, portanto näo poupa esforèos para afastâ-los da Minha vereda e fazê-los se rebelar contra os Meus caminhos.

3. Por isso näo basta fazer tudo como manda o figurino mas de maneira passiva quando se trata de cuidar desses jovens. Näo basta dizer as coisas certas ou agir da maneira certa, embora isso ajude. Como acontece numa guerra, você tem que revidar, estar desesperado Comigo, fervoroso nas suas oraèöes e buscando as Minhas respostas por eles. Esse fervor, o fato de Me buscarem, essa luta no espírito, é que väo ganhâ-los.

4. Entäo, tome tempo para orar. Busque–Me a respeito deles cada manhä; Me busque e näo desista! O Inimigo näo vai desistir; ele estâ sempre pronto para entrar em cena de novo e invalidar qualquer progresso que tenham feito. Por isso você tem que apoiâ–los em oraèäo. No final das contas a decisäo serâ deles, claro, mas e você? Por acaso terâ falhado em fazer a sua parte e deixado de orar por eles?

5. (Mamäe:) Se ainda näo leram, recomendo que leiam o resumo do livro “She Said Yes”‚ disponível no site sô para membros. É uma leitura inspiradora e que dâ muita convicèäo a pais e pastores de adolescentes que estäo passando por momentos difíceis. O Senhor disse o seguinte sobre esse resumo de livro: "É um bom exemplo de estar disposto a mudar o seu estilo de vida, seus hâbitos, qualquer coisa, o que for preciso para resgatar seus filhos. O segredo é estar desesperado Comigo, e se estiver fervoroso e disposto, sou capaz de lhe dar as soluèöes em cada caso que lhe possibilitaräo ganhar as vitôrias necessârias." (Fim da mensagem de Jesus.)

6. O cinismo impregnado nos jovens atualmente, devido ao fato de näo verem muita razäo para viver, também se infiltrou entre os jovens na Família. A única maneira de se livrarem disso é lhes dar uma razäo para viver, e a melhor maneira de eles verem isso vai ser se você tiver uma razäo para viver. – E sô sobreviver näo é um grande motivador. Entäo entre na linha e siga tudo o que tenho reservado para você, e serâ um grande passo no sentido de ganhar os seus jovens para Mim!

7. A influência do Inimigo sobre os nossos adolescentes e as forèas com que os estâ combatendo säo enormes, porque sabe que eles têm potencial para coisas grandiosas, para terem uma grande fé, cumprirem promessas grandiosas e tornarem-se grandes testemunhos. Mas isso vai depender de suas decisöes individuais‚ de suas escolhas – de decidirem ler e absorver a Minha Palavra‚ acreditar em Mim e na direèäo que lhes estou mostrando, e confiar nos canais através dos quais estou dando a Palavra nesses dias. E näo é fâcil nessa época em que estäo vivendo! Näo é fâcil para eles aceitarem esse tipo de fé nem tomarem esse tipo de decisäo. É contra isso que o Inimigo luta com unhas e dentes, porque esse é o segredo, o ponto chave que os nossos adolescentes precisam para superarem, serem mais fortalecidos e terem uma fé mais ativa, tendo uma boa compreensäo das chaves do Reino.

8. Quando você era adolescente gostava daquela pessoa mais velha que sabia danèar conforme a música e que näo ficava todo ofendido com as coisas estranhas que você dizia ou fazia. É importante se lembrar disso. Os adolescentes às vezes fazem e dizem coisas estranhas sô para perturbar, para verem a sua reaèäo, como väo afetâ-lo‚ ou porque estäo chateados e se sentindo por fora. Näo esquente nem fique ofendido. Busque a Minha forèa que vê além do momento, que vê os soldados nos quais esses jovens estäo se tornando.

9. Cuidado com a gozaèäo. Você tem uma queda para gozar dos outros‚ e é divertido e inofensivo com aqueles que säo mais fortes. Mas você deveria ter cuidado, porque se um adolescente estiver se sentindo vulnerâvel, existe maior probabilidade dele se melindrar e, em vez de ver que se trata apenas de uma brincadeira inocente, achar que você o estâ ridicularizando.

10. Demonstrar fé em alguém que é fraco numa ârea ou que estâ passando por um tempo difícil, sendo que a prôpria pessoa tem pouquíssima fé em si mesma e na sua prôpria capacidade de superar, pode, de vârias formas, ser o catalisador que a ajudarâ a efetuar a mudanèa e ser a pessoa que você espera que ela seja. Dê-lhes um servièo e um certo nível de confianèa para realizâ-lo sem que você fique ali esperando eles darem uma mancada e precisarem de sua ajuda. É claro que provavelmente väo errar e precisar ser inspirados muitas vezes ao longo do caminho, mas se sentirem que você estâ contando com a pisada na bola‚ näo väo nem querer tentar.

11. Se você clamar a Mim pelo Meu Espírito e orientaèäo sobre cada situaèäo, se Me pedir ajuda para ver as coisas e reagir a cada situaèäo como Eu reagiria, entäo darâ o mesmo fruto que Eu dei com os Meus discípulos. Näo pense que isso é impossível e que näo consegue, que a sua personalidade o impede de ganhar o coraèäo dos jovens, que näo tem o mesmo espírito ou unèäo para ganhar discípulos e fazer deles pescadores de homens. Este é o dia de milagres e de grandes obras! Estou chamando você para isto‚ e farei acontecer. Se Me permitir possuí–lo por completo, näo importa a sua natureza ou personalidade, pois se Eu estiver no seu interior, farei a obra através de você e o impossível.

12. Näo tem outro jeito‚ pois nenhum de vocês tem a chave para o coraèäo desse adolescente. Ele estâ fechado, trancado e lacrado. Sô Eu tenho a chave e sô Eu posso entrar. Entäo, repito, peèa-Me a chave. Invoque as chaves do Céu. Esta é mais outra chave que lhe darei: a chave para abrir coraèöes. Invoque-a e serâ sua. Clame-a; pegue-a, use-a para abrir os coraèöes e para libertar os cativos.

13. A única maneira de ser bem–sucedido em seja o que for, principalmente nessa batalha para ganhar as mentes e os coraèöes dos jovens para Mim, é dando tudo de si. Você também precisa dar o exemplo de estar disposto a mudar e de ser submisso, mostrando que näo sô estâ tentando continuar firme‚ mas que considera a coisa mais maravilhosa do mundo estar perto de Mim e seguir na direèäo que o Meu Espírito guia!

14. Lembre-se que um professor que tenta ensinar sem motivar o aluno estâ malhando em ferro frio.

15. Näo importa o que digam ou faèam, seja consistentemente positivos nas suas reaèöes e demonstre-lhes consideraèäo da mesma maneira que gosta que demonstrem consideraèäo por você. Se o jovem tem certeza que você tem a melhor das intenèöes, fica mais inclinado a seguir.

16. Tente ver além das palavras do adolescente, que quase sempre têm um toque de exagero ou säo carregadas de emoèäo, e veja as intenèöes. Pergunte-lhe o que ele quer, e ainda mais importante, por que quer aquilo.

17. Dê aos seus adolescentes liberdade para lhe dizerem qualquer coisa, sem você se horrorizar. Às vezes eles sô querem expressar o que sentem, e depois se sentem melhor e esquecem o assunto, tal como você faz às vezes. Ofereèa-se para orar com eles, e se você näo for o pastor, encoraje-os a procurar o seu pastor ou pastora para pedir ajuda caso Eu lhe mostre que é isso que deve fazer.

18. Desdobre-se para passar tempo com eles e conversar. Todo relacionamento requer esforèo e trabalho.

19. Esteja disposto a mostrar–se fraco e pedir desculpas quando cometer um erro ou magoâ-los de alguma forma. Seja sincero com eles, porque assim os incentiva a serem sinceros com você.

20. Ore para ter senso de humor‚ caso näo tenha, e use-o. Adolescentes gostam dos adultos que sabem levar a vida com humor.

21. Ajude-os a se sentir necessârios e elogie-os a cada oportunidade. Ame-os também. Eles nunca väo passar da fase que em precisam de apreèo e amor.

22. Esteja disposto a ouvir o que eles realmente têm a dizer, näo o que você acha que eles estäo dizendo. Certifique–se de tomar tempo para entender por que estäo dizendo o que estäo dizendo. Isso os faz se sentir importantes e os encoraja a estarem abertos para aprenderem coisas novas com você.

23. Adolescentes juniores precisam e desejam receber uma quantidade enorme de informaèöes. Se você näo lhes der a informaèäo que desejam, väo conseguir por outros meios. E‚ claro, os outros meios provavelmente näo seräo fontes divinas e amorosas. Sendo assim, näo deixe de dedicar o tempo para lhes providenciar as informaèöes e aprendizado que precisam e desejam desesperadamente. Eles precisam de todo o tipo de informaèäo. E claro, o espiritual é o mais importante, mas também o mais difícil de suprir e que vai requerer muita oraèäo e desesperaèäo da sua parte Comigo para poder supri-lo de uma maneira que eles aceitem.

24. Passar pela adolescência é muito parecido com a fase que as crianèas passam aos dois anos de idade, quando normalmente têm um comportamento terrível. Esses jovens estäo aprendendo a expressar o seu novo sentimento de independência. É uma idade de inseguranèa. Eles näo säo mais crianèas‚ mas tampouco jâ säo adultos. Seus corpos ainda estäo passando por mudanèas e suas emoèöes e hormõnios estäo desenfreados! Eles têm toda uma vida pela frente e säo muitas as possibilidades, perspectivas e experiências que podem vir a ter. Além disso‚ o tempo é algo muito fora de perspectiva para eles, pois até mesmo uns poucos dias parecem um tempäo, quanto mais uma semana, ou um ano ou anos. Todos esses fatores juntos fazem da adolescência uma fase difícil.

25. Deixe o amor governar a sua vida. Eu lhes dei vârias diretrizes e até regras para ajudâ-los a entender o que significa viver por amor. Mas näo se prendam a elas com farisaísmo, pensando que se seguirem todas no mínimo detalhe väo estar vivendo no Meu amor. Viver o Meu amor é muito mais do que um monte de regras‚ e o pecado do farisaísmo jâ causou muito dano à Minha causa e afastou muitos dos Meus filhos de Mim. Entäo‚ cuidado para näo caírem nesse pecado e serem culpados de dificultar ainda mais uma decisäo jâ difícil.

26. Eu farei a parte de atraí-los à luz. Você precisa ser um exemplo de como se é feliz ao estar na luz, o que os ajudarâ a continuar seguindo nessa direèäo.

27. Entenda que estâ numa luta pelo poder, mas que näo estâ lutando contra a carne e o sangue, mas contra principados e potestades que combatem os jovens para impedi-los de Me servir e aos outros. Portanto, as suas armas precisam ser mais espirituais do que carnais. Embora ser “bonzinho”, “amigo”, “compreensivo” e “solidârio”, seja muito importante‚ näo é suficiente. Você tem que ser militante e travar uma guerra no espírito pela alma dos jovens. Tem que invocar as chaves e todas as forèas do Céu. Ore sem esmorecer! Mantenha–se em contato estreito Comigo, pois estâ num campo minado, e sô o Meu Espírito sabe como resgatar os jovens e ajudar você a passar por esse campo em seguranèa.

28. Limpe a sua prôpria vida para ver claramente como ajudar alguém em dificuldade. Quando alguém decide pular de cabeèa no espírito no poèo de Satanâs, você näo tem que mergulhar junto e comeèar a nadar no poèo para mostrar que é amoroso, atencioso, compreensivo e que se condôi da pessoa. Mostre-lhe a dificuldade na qual ela se meteu deliberadamente‚ e jogue-lhe uma bôia!

29. Saiba quando parar de tentar "resolver o problema" e colocar tudo em Minhas mäos. Os jovens podem se tornar extremamente egocêntricos e egoístas na sua batalha contra os "adultos", e fazem e dizem um monte de coisas pungentes que magoam terrivelmente aqueles que tentam ajudâ-los. Você vai ter que clamar a Mim para ajudâ-lo a estar acima de tudo isso‚ mais do que em qualquer outra época da vida, para poder se proteger dessa tempestade espiritual täo pessoal que enfrentarâ assim que você se dispor a lutar pela alma de um jovem.

30. Satanâs vai usar o seu medo, a sua inseguranèa, qualquer sentimento de culpa, dúvida ou vergonha de erros passados, e tudo o que puder para jogar uma bomba em você e mandâ-lo pelos ares. Orgulho paterno (materno), laèos emocionais, o desejo de proteger e de fazer vista grossa se tornaräo grandes impedimentos no seu caminho. Você vai se sentir tomado pela tentaèäo de “desistir”, “recuar”, “ir com calma”, “dar um tempo”, sair das fileiras e ir socorrer o jovem, e talvez até “sinta” a raiva‚ a frustraèäo e a rebeldia deles, como se fossem suas. É aí que deve lutar ainda mais para ligar o seu espírito ao Meu em vez de ao deles.

31. Eles näo precisam de mais ventos, ondas e mares agitados para experimentarem e permanecerem à tona; precisam de um farol que lhes mostre o caminho para o ancoradouro‚ uma rocha na qual possam se firmar. Näo importa o quanto você ache que os ama e queira fazer por eles, você e o seu espírito näo possuem a forèa que eles precisam. Essa forèa se encontra em Mim e no Meu Espírito. Você näo pode resgatâ-los sozinho, porque eles sô väo afundâ-lo. Você näo é o salvador; Eu sou. Você näo é o autor e consumador da sua fé; Eu sou. Você näo é o solucionador; Eu sou. Seja um reflexo Meu e um exemplo de Mim. Continue Me levantando e apontando-os para Mim para encontrarem as respostas que precisam na vida.

32. Você näo deve confiar na sua capacidade de ajudâ-los, mas sim na sua capacidade de se apoiar em Mim para ser o que eles precisam que você seja. Tem que ser o Meu Espírito em você estendendo a mäo para eles e ajudando-os na sua caminhada, e näo você se empenhando no que acha que eles precisam ou que vai ajudâ-los. Você tem que ser um canal de amor para eles, mas tem de ser o Meu amor agindo através de você, independentemente de se dar bem com eles ou näo, ou de eles o considerarem um amigo ou näo. Você tem que sair da frente para poder chegar a eles e o Meu amor poder entäo agir através de você para tocar a vida deles.

33. O Meu amor näo se acovarda frente à confrontaèäo‚ nem se esquiva de manter o padräo. O Meu amor é o mais puro e verdadeiro amor que hâ, e por isso também lhe pede que os ame o bastante para corrigi-los e adverti–los sobre as coisas que eles às vezes falam.

34. Eu o chamei para ajudar esses jovens, para ser o exemplo que eles precisam, para sacrificar de modo a ajudâ-los, e para manter uma conexäo sôlida Comigo para que possa continuar sabendo como ajudâ-los.

35. Sabendo da grande responsabilidade que recai sobre os seus ombros, esta tarefa talvez näo lhe pareèa muito divertida, e você até talvez se questione por que lhe peèo isso. Mas esta é a forma errada de encarar a situaèäo. Em vez disso, considere que é parte do seu papel na transformaèäo dessas mentes e coraèöes.

36. Um dia destes, através do amor, encorajamento, orientaèäo e oraèäo que lhes dispensou, eles podem estar diante de Mim e de todos vocês como verdadeiros discípulos‚ dispostos e ansiosos por fazer o que lhes cabe para Me seguir. Nesse dia näo haverâ comparaèäo nem lembranèa de sacrifício, e essa deveria ser a sua motivaèäo. Seu desejo de ajudâ-los e de aceitar esta responsabilidade tem o poder para efetuar mudanèas na vida deles, e deveria incentivâ-lo a fazer tudo o que pode para se tornar um canal através do qual o Meu Espírito possa chegar até eles.

37. É como a citaèäo que diz: “Ele fez um círculo que me deixou de fora, mas o amor e eu fizemos um círculo para incluí-lo”. É isso que você deve fazer. Faèa um círculo de amor para incluí-los na sua confianèa‚ no seu coraèäo, na sua vida e acima de tudo, nas suas oraèöes, porque o amor verdadeiro näo apenas se preocupa, mas leva a preocupaèäo a Mim através da oraèäo de intercessäo e da súplica por aqueles a quem ama e que têm uma grande necessidade. É assim que poderâ ajudâ-los ao mâximo.

38. Uma das maiores necessidades de um adolescente é entender melhor o que significa Me servir. Na cabeèa da maioria dos adolescentes servir o Senhor é uma tarefa chata que eles sentem que lhes foi imposta a vida toda, como um servièo de limpeza! Eles querem um desafio, querem ter metas na vida, mas näo sabem bem o que seria. E embora talvez tenham tido momentos em que se sentiram realizados Me servindo, näo entendem que existe uma alegria enorme em fazê–lo em longo prazo‚ tomando a decisäo de abandonar o mundo e colocar sua vida aos Meus pés para Me servir!

39. Ser um missionârio näo é apenas uma tarefa ou um programa de treinamento em um ministério. É uma profissäo vitalícia, repleta de emoèöes e desafios! Muitas vezes a emoèäo e o desafio vem ao se superar grandes dificuldades, ou quando cometemos erros e aprendemos com eles. É um desafio, mas realmente vale a pena!

40. Os adolescentes cheiram longe quando alguém é falso! Mesmo que você faèa o melhor que pode para se identificar com eles, se estiver se esforèando demais e exagerando, näo vai demorar muito e eles väo colocar seu nome na sua lista mental de panacas. O segredo é ser espontãneo. Näo se esforce demais para se identificar com eles, mas trate-os como irmäos‚ que é o que säo. Eles näo querem ser mimados, mas querem ter amigos, pessoas com quem podem contar e com quem se sentem à vontade.

41. As suas oraèöes podem fazer grandes coisas! Näo cesse de orar por esses queridos jovens e de trazê–los ao Reino com muito amor e através de sua intercessäo. A oraèäo é poderosa e pode ajudar todos por quem você ora a resistirem ao poder do Inimigo quando ele tentar influenciâ-los, aumentando o poder dos Meus espíritos ministradores que estäo estendendo as mäos para eles. Suas oraèöes podem fortalecer nessas pessoas o desejo de tomar as decisöes certas.

42. Hâ muitos fatores que podem influenciar a decisäo de alguém, e ter um amigo íntimo talvez seja um deles. Repito que você sô precisa encontrar a chave. Quando um jovem se fecha para a geraèäo mais velha, é bom tentar encontrar uma ponte, alguém da geraèäo mais jovem que seja forte no Senhor para tentar ajudâ-lo.

43. Adolescentes querem ser úteis de alguma forma e ajudar os outros. Mas ao mesmo tempo eles batalham com a vontade de se divertir e desfrutar a vida enquanto ainda säo jovens. Olham para os adultos da primeira geraèäo, ou até da segunda, e vêem muitos que perderam a alegria de viver e se sentem sobrecarregados com as responsabilidades e preocupaèöes, de modo que jâ nem desfrutam mais a vida. Os adolescentes vêem isso e imaginam que seria melhor aproveitarem a vida nos poucos anos que lhes resta enquanto ainda estäo livres e desimpedidos!

44. Sermöes näo funcionam; seräo rejeitados. Eles väo ter que vê-lo e resolver que querem ser como você, täo felizes e realizados como você; que querem se divertir tanto quanto você tem se divertido servindo o Senhor; que querem ajudar os outros como você faz, e desfrutar a vida em comunidade e a interaèäo com outros como você desfruta.

45. Você lanèa o alicerce para o crescimento deles. Se ficarem inspirados com o que o vêem fazer, väo lutar para seguir de livre e espontãnea vontade sem você ter que empurrâ-los. Se o que virem näo inspirâ-los, entäo todos os sermöes, tempo na Palavra, regras e cutucadas no mundo näo väo adiantar!

46. Adolescentes precisam de uma meta na vida. Eles säo idealistas e querem fazer algo que valha a pena. Por outro lado, querem desfrutar da vida e se divertir enquanto ainda säo jovens e despreocupados. De modo que essas säo duas coisas que precisam lhes dar: uma razäo para viver, um exemplo dos frutos de sua labuta; e liberdade e condièöes para se divertirem e desfrutarem da adolescência.

47. O primeiro ponto, que é ver o fruto de sua labuta‚ é muito importante. Sô lavar louèas ou cuidar das crianèas num Lar grande e "ajudar a propagar o Reino de Deus", possibilitando que outros saiam para angariar fundos, näo é algo que eles väo considerar uma boa razäo para viver. Se a vida num Lar da Família for sô sobreviver, com talvez um pouquinho de testificaèäo e trabalho de atender aos pobres de vez em quando, eles väo chegar à conclusäo de que é melhor irem para o Sistema, arranjarem um emprego, terem sua liberdade, e ainda testificarem um pouco e servirem o Senhor quando podem, como fazem os outros cristäos.

48. Em outras palavras, se näo virem uma diferenèa tangível entre cristäos sistemâticos e a Família, väo questionar por que deveriam se sacrificar para estar na Família e viver em comunidade. Mas se virem que eles prôprios estäo fazendo a diferenèa na vida de outros‚ e forem testemunhas da diferenèa e do efeito que estäo surtindo, acharäo que vale a pena estar na Família. Os adolescentes näo se importam em fazer sacrifícios se conseguirem alcanèar os seus ideais.

49. Você Me pergunta qual é a chave para ganhar o coraèäo deles e ajudâ–los a sentirem e vivenciarem o Meu amor para que queiram dedicar a sua vida a Mim? Você é a chave! O seu exemplo é a chave! O nível de inspiraèäo de seu Lar é a chave! Os frutos que o seu Lar produz säo o segredo! Vocês estäo ganhando outros para Mim e testificando ativamente? Estäo ministrando aos ricos‚ promovendo a Contato e ganhando discípulos? Estäo fazendo a diferenèa na sua comunidade através de um trabalho social frutífero e equilibrado? Embora atender aos pobres näo seja täo importante como mudar espiritualmente a vida das pessoas, é bom para os adolescentes participarem de projetos assim‚ porque é mais fâcil verem os frutos do seu trabalho e que estäo fazendo a diferenèa na sociedade.

50. Mudanèas espirituais nas pessoas säo mais lentas e levam mais tempo para se tornarem ôbvias na maioria dos casos. Mas até mesmo nos trabalhos sociais, os mais eficazes säo aqueles que têm um efeito obviamente duradouro nas pessoas, näo algo que se faz apenas um pouquinho aqui e ali nos fins de semana, mas um programa que tenha um impacto a longo prazo! É isso que os seus adolescentes väo querer ter e ver.

51. É claro que nem todo adolescente é täo altruísta que quer apenas ajudar os outros. Muitos säo bastante egocêntricos. Mas, no fundo, eles querem fazer a diferenèa, sô que näo querem desperdièar a adolescência, e sua luta é entre desfrutar a juventude e ao mesmo tempo näo desperdièar sua vida. Você tem que ajudâ-los a conseguir esse meio-termo.

52. Meu amor, o segredo para ganhar o coraèäo deles estâ no que eles vêem em você — sua dedicaèäo, seu relacionamento íntimo Comigo, o fato de dar tudo de si para Mim e ganhar os perdidos com o Meu amor. Você é a chave que girarâ o coraèäo deles para Mim, que ajudarâ a aumentar o amor deles por Mim e a crescerem no seu relacionamento Comigo. O seu exemplo, o poder de suas oraèöes e sua determinaèäo de seguir o que lhe mostro é o que serâ preciso para ganhâ-los. Se o que eles virem em você, nos membros de seu Lar e na sua família, for um exemplo do que eles gostariam de ser‚ entäo teräo um objetivo. Mas‚ ao mesmo tempo, eles precisam saber que podem ser como você, mas sem perderem a sua identidade, de modo que possam entender e estar à vontade para crescerem e tornarem-se os discípulos ímpares que quero que eles sejam, näo uma côpia sua.

53. O segredo é usar o poder das chaves do Reino e Me invocar para efetuar milagres nos coraèöes deles, e para libertâ-los do poder que o Inimigo exerce sobre eles. Clame o poder das chaves para destrancâ-los e libertâ-los! Ore por eles‚ e eles seräo o que você e Eu queremos que sejam. Näo desistam!

54. Vocês näo precisam refletir as aèöes e atitudes deles. Podem amâ-los mesmo se forem rebeldes, fora do espírito, melindrosos ou ranzinzas.

55. Uma das coisas mais importantes nessa idade para eles é ter um amigo de verdade para quem possam abrir o coraèäo. Passa tanta coisa na sua cabeèa e coraèäo, e seus pontos de vista sobre a vida mudam, e isso é muito confuso para eles. Eles têm perguntas ou dúvidas, e muitas vezes sentem ou sabem que algumas delas estäo erradas, portanto sentem–se condenados ou culpados por isso. Podem ter medo de expressar essas coisas por näo quererem ser rotulados de que duvidam, ou por medo de se meterem em encrenca. E assim as dúvidas e perguntas contaminam, envenenam e os deixam rancorosos e com raiva das coisas.

56. Eles realmente querem e precisam ter alguém em quem possam confiar e com quem compartilhar essas coisas e que näo os farâ se sentirem culpados ou maus, mas que possa ouvir suas piores dúvidas e piores perguntas e ajudâ-los a entender tudo isso e a esclarecer as coisas na sua cabeèa. Eles no final das contas väo ter que se decidir por si mesmos de qualquer maneira, mas serâ muito mais fâcil para eles se näo estiverem reprimindo uma raiva em relaèäo a seus sentimentos ruins ou negativos.

57. Rebeliäo é uma reaèäo. Muitas vezes é alguém reagindo de maneira contrâria às coisas com a intenèäo de magoar os outros, visto que se sentem magoados. Às vezes nem eles entendem essa reaèäo mas, seja como for, você pode abordar o assunto e tentar ajudâ-los a ver que quem mais sofre com isso säo eles mesmos. Näo väo encontrar satisfaèäo magoando os outros nem a si mesmos.

58. O segredo é entender por que, e se você conseguir entender o porquê e o que os leva a serem rebeldes‚ entäo pode buscar maneiras de ajudâ-los a ver por si mesmos como isso afeta a sua situaèäo. Tente entender o que eles realmente querem‚ e aí tente ajudâ-los a ver como podem conseguir o que realmente querem sem terem que se magoar ou aos outros para obterem tal coisa. O segredo para entendê-los e saber como ajudâ–los reside em Me perguntar. Posso lhe explicar, deixar tudo claro e lhe dar uma boa base com a qual comeèar na sua comunicaèäo com eles.

59. A Palavra também é verdadeiramente a chave. Ajude-os a ver a Palavra como a soluèäo e uma ajuda na sua vida e näo apenas algo que serve para subjugâ-los. Näo use a Palavra para fazê-los se submeter, mas mostre–lhes que ela é a soluèäo para libertâ-los do vício da rebeliäo, do medo, da mâgoa e da dor, e como ela pode lhes dar verdadeira alegria, amor, luz e alegria.

60. Aquele a quem muito foi perdoado muito ama. Aquele que foi liberado de uma dívida maior e perdoado, tem mais amor e apreèo. Mas você tem que conhecer o coraèäo antes de demonstrar misericôrdia repetidas vezes, e a única maneira de realmente conhecer o coraèäo é Me pedindo para lhe revelar as coisas que näo estäo à vista. Quantas vezes deve perdoar o seu irmäo ou irmä? Setenta vezes sete por dia, se eles voltarem e lhe pedirem perdäo.

61. Às vezes‚ se acham que näo seräo perdoados‚ eles näo pedem perdäo. Pensam: “De que adianta? Por que eu deveria confessar, pedir perdäo e admitir que errei se näo serei perdoado e sô me meterei em encrenca? Se väo me rotular e vou ter que viver com esse estigma, para que me dar ao trabalho de me humilhar perante essas pessoas que näo väo me perdoar de qualquer maneira?” Eles têm que ser convencidos do seu amor por eles e de que estâ disposto a perdoar, esquecer e comeèar de novo.

62. Eles querem ver o que é importante para você, o que tem valor para você, e o julgam com base nisso. Embora os jovens às vezes pareèam superficiais, na verdade têm um lado profundo que muitos näo vêem. Você näo tem que ser super divertido, cheio de idéias e dar a impressäo de que estâ sempre despreocupado, porque eles buscam virtude de carâter, profundidade de espírito, alguém que seja sincero com eles e que trabalhe duro naquilo que eles consideram importante.

63. Se você näo esperar que eles sempre “ajam de acordo com a sua idade”, mas permitir-lhes momentos descontraídos, mostra que você entende que a vida é para ser vivida e também desfrutada‚ e lhes dâ um exemplo de moderaèäo. Se você é sempre sério e estâ sempre querendo ajudâ-los a “desenvolver o seu potencial”, väo achar isso desequilibrado, e entäo querer levar as coisas mais na brincadeira. Se você orar e mantiver um meio termo, eles respeitaräo mais quando você estiver falando sério.

64. Treine–os e dê-lhes responsabilidades para desempenharem, tarefas das quais säo capazes, em vez de esperar que ajam com maturidade para depois esperar algo deles. Demonstre fé na sua capacidade de fazer certas coisas, e às vezes lhe mostrarei que deve esperar mais deles do que tinha a fé para esperar. Mas ajude-os a levar a carga, aconselhando–os, certificando-se de que explica as coisas direito‚ e lhes dando listas de leitura sobre diferentes assuntos‚ etc. Mas confie-lhes responsabilidade.

65. Tome tempo para conversar. Eles talvez achem que näo têm muita voz ou talvez näo queiram nem mencionar certos assuntos, mas se você criar um canal de comunicaèäo, tudo vai ficar mais fâcil. Se eles virem que você se importa com o que eles estäo passando por dentro e que os ama como pessoa acima de tudo‚ ficaräo mais à vontade para deixâ-lo pastoreâ-los.

66. Se a sua comunicaèäo for sô coisas tipo: “Você fez aquilo que eu te pedi?” ou “Por que você näo fez a coisa direito?”, eles ficam achando que o seu interesse neles é simplesmente como trabalhadores, e que você é o chefe e manda em tudo porque é mais velho do que eles. Mas väo sentir mais confianèa se virem que o seu interesse neles vai além disso e que o mais importante para você é o coraèäo deles, a sua alma, os seus pensamentos e o seu futuro deles que você estâ ajudando a construir.

67. Você sabe como é, pois jâ passou por isso! Entäo quando olhar para esses jovens lembre-se que também jâ foi jovem e teve que passar por experiências semelhantes, entäo lhes dê uma mäozinha. Ah, claro, eles aparentemente rejeitaräo, diräo que näo precisam e que “se viram”. Mas näo se preocupe, apenas estenda a mäo, näo a retire, e espere com paciência até eles a agarrarem, porque sempre acabam aceitando a ajuda.

68. Parte de ser jovem é querer fazer as coisas sozinho primeiro‚ mas acabam vindo e aceitando a sua ajuda. Näo é uma idade fâcil; hâ muitas tentaèöes e armadilhas do Inimigo, principalmente para os Meus escolhidos, para aqueles que foram chamados com um propôsito. Mas é uma vitôria pela qual vale a pena lutar, e mesmo que a situaèäo pareèa impossível‚ näo hâ nada difícil demais para Mim. Se você fizer a sua parte, Eu farei os milagres!

69. Outra parte da sua responsabilidade é orar sem cessar. Ore por eles, para que Eu opere poderosamente em suas vidas e transforme a escuridäo em luz, o mal em bem, e o desejo pelo mundo em anelo por Mim e pelos Meus caminhos, para que possa aproximâ-los da pirãmide de cristal onde poderäo pulsar e brilhar com todos os outros cristais. Ore fervorosamente contra os borröes de escuridäo que querem se grudar neles e afastâ-los. Destrua-os com o poder da oraèäo, que é o Meu poder — muito maior do que o do Inimigo! ?

Copyright © 2003 por A Família

(fim de arquivo)