Jóias sobre Adolescentes Juniores, 2a Parte

Maria
May 7, 2003

Maria 638 CM/FM 3440 12/02

  16 anos para cima

Eles väo oscilar de um extremo a outro no caminho estreito e apertado do amor. Se existir uma conexäo com eles, é como ter uma corda ou barbante amarrado neles. Quando eles fizerem o seu zigue-zague de um extremo a outro, o cordäo de amor sempre os puxarâ de volta. E eventualmente entenderäo o valor do caminho verdadeiramente estreito e apertado da verdade e do amor.

Continuaèäo da 1a Parte, BN 1025

A Fôrmula Mâgica

(Jesus fala:) Näo se esqueèa da fôrmula mâgica: Perguntar-Me tudo! Deixe-me guiar e orientâ-lo a cada passo desse caminho emocionante e repleto de desafios que é guiar seus adolescentes mais novos ao discipulado. Se agir assim, poderei protegê-lo das armadilhas e lhe mostrar os lugares bons onde descansar e brincar, e também garantir que sempre tenha comida e forèas para a jornada. O segredo para sair vitorioso e chegar ao seu destino é Me buscar passo a passo. Näo se estribe no seu prôprio entendimento, porque é uma jornada perigosa e mais complicada do que parece à primeira vista. Mas tenho um plano mestre, e vou guiâ-lo com seguranèa até o fim, se Me permitir orientâ-lo.

2. Use as chaves que lhes dei! Você sem dúvida se depararâ com muitas portas, obstâculos, problemas e dificuldades, mas as chaves do Reino podem destrancar tudo isso. É seu dever e responsabilidade usar as chaves, lutar pelos seus amados no poder delas, e usar o poder colocado ao seu dispor. (Fim da mensagem de Jesus.)

Considere que estâ testemunhando!

3. (Jesus fala: ) Num certo sentido‚ alguns dos nossos adolescentes säo como ovelhas perdidas. Estäo observando, sentem–se desambientados e excluídos; nem sabem exatamente o que sentem! Você quase tem que tratâ–los como adolescentes que encontraria na rua, e tentar ganhâ-los pelo exemplo e atraí-los pelo amor. Jâ têm idade suficiente para tomar suas prôprias decisöes e escolher o que fazer‚ e é o que faräo. Se acharem que as pessoas os tratam com superioridade e autojustièa näo väo nem querer saber de você. Se tratasse adolescentes rebeldes recém vindos da rua assim‚ eles achariam que você estâ completamente louco!

4. E este é o estado no qual alguns adolescentes na Família se encontram. Com jovens nessas condièöes você tem que mudar de atitude e parar de pensar “este cara foi criado na Família e conhece nossas convicèöes”, e mudar para “este é um adolescente rebelde vindo da rua”! É quase como comeèar do zero. Se eles forem muito rebeldes e insolentes, esta é a abordagem que você tem que ter.

5. Alguns adolescentes da Família estäo no mesmo estado que os rebeldes das ruas, muito presos à pressäo social e querendo dar uma de que estäo por dentro. Eles säo cheios de atitude e bem atrevidos! Na verdade às vezes é um espírito, e muito contagioso — um espírito de ira‚ violência, boca suja e rebeldia.

6. O que este espírito imundo näo agüenta é amor e o poder do Meu Nome, o poder das chaves. Entäo se agir com amor e no Meu Nome e no nome de David‚ clamando as chaves e estando disposto a lutar em oraèäo e no espírito, ele fugirâ. O adolescente ou se submeterâ, tomarâ as decisöes certas e encararâ a luz, ou se entregarâ ao outro lado e se tornarâ destrutivo e oprimido. É ele quem decide.

7. Todos os Meus filhos têm que encarar este momento de decisäo, de optar por seguir em frente por Mim ou dar as costas para a luz. Quando atingem a maturidade, a decisäo é deles.

8. A guerra pelas suas almas é grande, e quando esses jovens ficam do Meu lado, säo ferramentas poderosas nas Minhas mäos. Eles säo inteligentes e cheios de dons, conhecimento, sabedoria e poder. Mas se rejeitam, alguns chegam ao ponto de ficar completamente entenebrecidos, enganados e violentos, porque säo alvos do Inimigo e ele os persegue com tudo! E uma vez que se submetem ao espírito errado, buscam as coisas das trevas até mais do que os filhos do mundo, porque estäo na mira desses maus espíritos.

9. Isso muitas vezes acontece aos Meus filhos que conhecem a verdade e a rejeitam — especialmente os jovens da segunda e terceira geraèäo que se rebelam. Eles ou se viram na direèäo da luz e säo limpos ou, se fogem dela e continuam nas trevas, säo quase que dominados. Digo “quase dominados” porque, embora percam tudo, a sua alma estâ salva e eles ainda têm a salvaèäo.

10. Embora a decisäo seja deles e somente deles‚ näo importa as circunstãncias, você tem influência. As suas atitudes e o que diz, as vibraèöes que emana‚ podem encorajâ-los ou lhes dar um pequeno “empurräo” em uma das direèöes. Se você tiver um espírito de indiferenèa ou farisaísmo, pode lhes dar um pequeno empurräo na direèäo errada. Mas se agir com o Meu amor acontecerâ o que Eu disse: “Se Eu for levantado, todos atrairei a Mim.”

11. Simplesmente aja no Meu Espírito de amor e aceitaèäo. Basta fazer isso. Näo tem que se preocupar com o que eles estäo pensando — se gostam ou näo de você — ou se disse ou näo a coisa certa. Simplesmente esteja repleto de Mim‚ e Eu o ajudarei a se colocar no lugar deles e ter um bom meio–termo, e você farâ a coisa certa. (Fim da mensagem de Jesus.)

12. (Jesus fala: ) É importante ter isto em mente em relaèäo aos seus JETTs e adolescentes: o Inimigo estâ fazendo de tudo para impedi-los de se tornarem discípulos. E tem todo o tipo de demõnios e espíritos ímpios tentando persuadi–los e influenciar suas mentes e coraèöes. Näo deveriam usar isto para assustar os seus JETTs e adolescentes, para espiritualizar demais quaisquer pequenos problemas que tenham nem para condenâ–los ou tratâ-los com mais severidade. De jeito nenhum. Mas, como säo pais e pastores, isto deveria ajudâ-los a perceber que eles geralmente säo vítimas de fortes ataques espirituais, e vocês deveriam Me buscar e pedir para lhes revelar quem estâ lutando contra os seus filhos no mundo espiritual. Depois, nos seus momentos de intercessäo em particular por eles, orem contra esses demõnios malignos e os repreendam pelo nome. Väo notar uma diferenèa marcante em seus filhos. Eles seräo mais felizes‚ mais receptivos e ficaräo mais leves no espírito. Aceitaräo as Minhas Palavras com mais facilidade e mais boa vontade, e estaräo mais livres para tomarem as decisöes certas.

13. É claro que uma vitôria duradoura depende deles e de sua submissäo, de se entregarem totalmente a Mim e tomarem as decisöes certas. Näo é nada que vocês possam fazer nem martelar na cabeèa deles. Mas, ao pastoreâ-los, estejam apenas cientes que o Inimigo os ataca ferozmente, e lutem por eles através da oraèäo e clamando as chaves, até eles estarem fortes e maduros o bastante para aprenderem a reconhecer essas coisas e lutar por si mesmos. (Fim da mensagem de Jesus.)

É importante ter limites

14. (Jesus fala:) Um segredo para ganhar a confianèa e respeito de um jovem que esteja travando batalhas é demarcar limites e diretrizes, impor regras firmes, e fazer o jovem segui-las. É claro que devem orar sobre tais regras e diretrizes, devem ser boas para eles e necessârias e adequadas à sua idade.

15. Este é um segredo que muitas pessoas ignoram, porque quando você estâ lidando com um jovem perturbado e que estâ descontando em todos ao seu redor a confusäo e a rebeldia que sente, jâ é difícil simplesmente conviver com ele, quanto mais se envolver, pastorear e se meter no que ele considera sua vida particular, para tentar ajudâ-lo. Os jovens deixam claro que näo querem nem precisam de ajuda.

16. A realidade é que por dentro estäo gritando em desespero, pedindo socorro e orientaèäo. Estäo confusos porque as coisas säo muito indefinidas. Estäo divididos pelas suas novas emoèöes, pelas mudanèas em seus corpos e espíritos, vêem tantas coisas novas no mundo ao seu redor e näo sabem como e onde se encaixam. Querem tanto ser aceitos que väo ao extremo e fazem praticamente qualquer coisa para serem aceitos e sentirem-se incluídos.

17. Incluam-nos, amem-nos incondicionalmente e também facilitem as coisas para eles‚ para ajudâ-los a encontrar o seu lugar. Demarquem limites na sua vida para eliminar algumas das incertezas com as quais estäo continuamente batalhando. Mesmo se você instituir boas diretrizes para os adolescentes mais jovens, eles ainda teräo experiências suficientes para deixâ–los até atordoados. Podem ter certeza que no fundo eles gostam das regras e dos limites, porque percebem que os mantêm seguros e protegidos.

18. Alguns adolescentes mais novos parece que gostam de extrapolar. Eles däo a impressäo de que querem tentar de tudo e ficam doidos sô de pensar que vocês väo estabelecer uma regra que poderia restringir a sua liberdade — e deixam isso bem claro! Contudo, anseiam secretamente pela estabilidade e o consolo de saberem que alguém se importa com eles o bastante para estabelecer diretrizes e obrigâ–los a segui-las. Embora reclamem‚ esperneiem, lutem e faèam um escarcéu, eles admiram e respeitam alguém que esteja disposto a seguir as suas convicèöes e que os obrigue a fazer o mesmo.

19. Admiraèäo e respeito säo duas chaves que podem ajudar a mudar uma situaèäo com um adolescente desviado ou perturbado. Realmente ajuda muito se o adolescente o admira e respeita, mas isso näo lhes é nato. Você tem que ganhar a sua admiraèäo e respeito, e é essa a dificuldade para a maioria das pessoas quando tenta ajudar adolescentes. Muitos tentam ganhar a admiraèäo e o respeito deles sendo um cara legal como acham que os jovens gostariam, ou consideraria mais ou menos e näo muito por fora. Mas querer agradar a homens näo é a chave para o coraèäo do adolescente. Eles detectam essas coisas com muita facilidade e sabem quando alguém tenta se aproximar deles e conquistar seu coraèäo, por assim dizer‚ ou ficar do lado deles com essa estratégia. Eles näo engolem essa. Talvez o achem legal por um tempo, mas depois perdem o respeito e a admiraèäo por aqueles que fazem jogo duplo‚ por assim dizer.

20. A única maneira de ganhar o respeito e a admiraèäo de um adolescente é da maneira de Deus, ou seja‚ sendo fiel ao que você sabe ser certo e fazendo o melhor que pode para ajudâ-lo a também alcanèar esse padräo. Tem de haver um meio-termo, claro‚ e näo podem viver apenas com regulamentos e restrièöes. Você também tem que fazer coisas divertidas com eles, e suprir suas necessidades e um meio de dar vazäo à sua criatividade e desejos. Mas quando é feito com um meio-termo, exaltando a Mim, ao Meu Espírito e ao padräo da Palavra, entäo você pode organizar atividades bem divertidas e legais, e tudo permanece no seu devido lugar. O adolescente se sente seguro e tranqüilo, sabendo que estâ bem cuidado, além de se divertir e passar momentos empolgantes, como os jovens de sua idade precisam.

21. É uma linha fina, e os que trabalham com adolescentes mais novos precisam Me buscar regularmente para permanecerem na linha. Mas, para comeèar, é muito importante estabelecer o padräo, explicâ-lo claramente e serem fiéis a ele. A admiraèäo e o respeito näo säo conquistados em um dia, entäo näo se surpreendam se levar alguns meses para cultivâ–los. Considere esses meses um período de treinamento bâsico no seu trabalho com os adolescentes. — Você estâ ficando em forma e eles também‚ e ambos estäo aprendendo a trabalhar juntos.

22. Näo vai ser fâcil nem tranqüilo. Haverâ atritos e conflitos, e certamente altos e baixos. Mas se você näo estabelecer esse alicerce forte e exigir que cumpram certas diretrizes, e se eles näo adquirirem respeito pela Palavra‚ pelas coisas do Espírito e por você também, nunca terâ condièöes de fazer progresso de verdade. Sem esses elementos no alicerce, qualquer progresso serâ temporârio ou sô para servir às aparências‚ e isso é uma perda de tempo tanto para você como para eles.

23. Por amor a eles, e por amor à sua felicidade e produtividade, você tem que agir de acordo com as suas convicèöes e ser fiel a elas durante o tempo de treinamento bâsico do jovem. Eles näo väo gostar nem um pouco, väo recalcitrar e espernear, mas quando virem que você estâ falando sério, que chegou para ficar e que também os ama, pouco a pouco comeèaräo a admirâ–lo e respeitâ-lo, e ao Senhor em você‚ que é o mais importante e o que eles precisam.

24. Ore para ser um instrumento do Meu amor — manifestado em limites, diretrizes e um forte padräo‚ bem como em diversäo, inspiraèäo, excitamento e felicidade — para esses queridos jovens que anelam por informaèöes e experiências, mas que säo orgulhosos, confusos ou tímidos demais para expressarem isso. Eles querem ser gente grande, näo querem mais ser tratados como crianèas, e é por isso que tentam guardar tanta coisa para si e näo permitem que ninguém saiba que estäo batalhando ou têm um monte de perguntas, dúvidas e questöes bâsicas que precisam resolver. Têm medo de serem considerados crianèas ou até mesmo pré-adolescentes, como eram considerados antes, e estäo doidos para provarem a si mesmos, aos outros jovens e aos adultos, que conseguem. E näo sô isso, mas que podem superar em muito todo os outros.

25. Em suma, estäo desesperados por encorajamento e aceitaèäo, por isso precisam ainda mais de limites e diretrizes para protegê-los de certas aèöes ou evitar que adquiram maus hâbitos nesse período que desejam tanto provar que säo fortes. Eles näo têm um meio-termo e näo conseguem avaliar as coisas, de modo que precisam da sua ajuda, da Minha e da ajuda de seus irmäos e amigos mais velhos para conseguirem passar por essa fase em sua vida e saírem ainda mais fortes, capazes de vencer e prontos para serem discípulos. (Fim da mensagem de Jesus.)

Näo existe uma maneira generalizada e jâ estabelecida de se agir‚ apenas seja sincero.

u

O interessante sobre regras é que se você for fiel em segui-las, existe abertura para exceèöes esporâdicas depois. E isso se aplica a eles também. Se o seu adolescente estiver disposto a obedecer às regras e aceitar que näo tem permissäo para fazer o que bem entende, essa atitude madura pode ser recompensada com outros privilégios.

Näo Transija!

26. (Jesus fala:) Uma das principais maneiras de ajudar os adolescentes na sua caminhada e relacionamento Comigo é sendo um exemplo de convicèäo e dedicaèäo. – Mostrando-lhes que näo importa o que aconteèa, näo importa as circunstãncias ou dificuldades, você permanece firme no que sabe ser certo.

27. Uma das fraquezas do jovem nessa idade é muitas vezes a indecisäo, estar dividido entre diferentes opiniöes e escolhas, até boas e mâs, e o Inimigo entra com vaidades enganosas e falsas impressöes. É muitas vezes difícil para eles se decidirem e seguirem um certo caminho.

28. Mas também faz parte do Meu plano de ajudâ-los a ter experiências e diferentes opèöes, e para eles às vezes é avassalador e muito difícil seguir pelo caminho certo. Entäo näo abra concessöes nem siga o caminho deles porque quer ganhâ-los. Permaneèa no caminho certo, e com amor e paciência os oriente durante os anos difíceis que têm pela frente. (Fim da mensagem de Jesus.)

Abra espaèo para um pouco de descontraèäo!

29. (Jesus fala:) Senso de humor é umas das principais qualidades que uma pessoa pode ter quando vive com adolescentes. É indispensâvel! Você talvez esteja atribulado pensando em como vai pagar o aluguel, onde vai ter o neném‚ quem vai levar o carro para a oficina, quem vai fazer as compras mensais, e vârios outros problemas e responsabilidades. Mas os adolescentes näo se preocupam com essas coisas, porque ainda näo têm essas responsabilidades.

30. De modo que é um erro condenar ou menosprezar os adolescentes por näo verem o mundo sob uma perspectiva täo séria quanto a sua. Em vez disso, você pode aprender com eles a deixar os seus problemas de lado e dar uma boa risada de vez em quando! É claro que eles precisam aprender a ser responsâveis, mas se o conceito deles de responsabilidade for a sua cara séria o dia inteiro e seus resmungos sobre todo o trabalho e os problemas que tem, entäo, naturalmente‚ eles väo querer correr na direèäo oposta!

31. Pode parecer um conselho ôbvio‚ mas é muito importante você lanèar os seus fardos sobre Mim através do louvor, da oraèäo e da profecia, para seus jovens verem que confia em Mim. É muito importante orar por discernimento para saber quando entrar de cabeèa no sério trabalho de treinar os adolescentes e ensinar-lhes a trabalhar com responsabilidade, e quando mudar o ritmo, dar umas boas risadas, ter uma folga ou simplesmente dar espaèo para um pouco de descontraèäo.

32. Quando Meus discípulos e Eu caminhamos pelas colinas da Galiléia pregando‚ nem sempre conversâvamos sobre assuntos sérios. Brincâvamos e contâvamos histôrias, parâvamos para dar um mergulhinho no rio de vez em quando, pegâvamos frutos e Eu sempre tomei tempo com as crianèas. Aceite essa dica e lembre-se que o seu servièo para Mim pode e deveria incluir curtir a vida, e mostrar aos outros como curti-la também. (Fim da mensagem de Jesus.)

Demonstre respeito

33. (Jesus fala:) Falta de disciplina é falta de amor, e falta de respeito também é falta de amor. Nenhum dos dois deveria ser excluído, tampouco devem ser confundidos.

34. Demonstra-se respeito de verdade ao reconhecer as idéias do adolescente‚ ao tratâ–lo como uma pessoa com suas prôprias idéias e pensamentos que precisam ser extraídos e ouvidos. Requer tempo para demonstrar respeito‚ e até mais tempo para demonstrar respeito por um adolescente júnior cheio de emoèöes e confusäo no coraèäo. Quando um adolescente é rebelde e precisa de disciplina, é preciso ainda mais esforèo para demonstrar-lhe respeito, mas é preciso fazê-lo, e de uma forma tangível, clara e concreta.

35. Demonstre respeito incluindo–os em suas atividades e aconselhando-se com eles sobre o que fazer quanto aos estudos, em vez de apenas lhes dizer como fazer. Demonstre respeito conseguindo fazê-los expressar o que pensam ou sentem, quando prefeririam ficar lamuriando num cantinho ou na cama. Demonstre respeito näo os deixando cuidar de si mesmos. Essas säo maneiras concretas de lhes demonstrar respeito. Dâ trabalho, mas vale a pena. (Fim da mensagem de Jesus.)

Seja transparente

36. (Jesus fala:) Seja um exemplo, näo sendo bonzinho sempre que estiver perto de um jovem, mas vivendo de maneira que Me agradaria, mesmo que ninguém estivesse observando!

37. Abra a sua vida e peèa oraèäo quando precisar, tanto por questöes físicas como espirituais. É um exercício simples do qual as pessoas geralmente esquecem. Na sua tentativa de “dar um bom exemplo”, elas tendem a interpretar que pedir oraèäo contra um ataque de preguièa ou o vício de comer porcarias seria um exemplo horrível e faria os jovens entrar na mesma onda. Mas näo é o caso.

38. Se quiser que os jovens o respeitem, seja transparente e mostre que você näo é perfeito, näo com confissöes de mentirinha, mas sinceras. Os adolescentes sabem, instintivamente, quando você estâ sendo sincero. Quando virem que é sô Jesus em você, väo respeitâ-lo mais.

39. Outra maneira de conquistar o respeito deles é näo sendo melindroso demais. Hâ vârios tipos de sensitividade, mas os dois que estou abordando mais aqui säo, primeiro, o relacionado a problemas, batalhas ou até mesmo doenèas, em que você fala sem parar sobre os seus problemas, quer pedindo oraèäo quer lhes dando sermöes de como a sua vida é difícil. Afinal de contas, na opiniäo deles, ninguém sofre mais do que eles, de modo que às vezes é preciso ser um pouco duräo. Compartilhe o seu problema ou doenèa, peèa oraèäo, e siga em frente com um sorriso no rosto. Eles väo respeitâ-lo por ser humilde o bastante para expor a sua fraqueza e também por ser forte o bastante para manter a cabeèa erguida e näo reclamar de seus problemas o dia inteiro!

40. O segundo tipo de sensitividade que precisa desaparecer é o que se manifesta nas suas reaèöes aos adolescentes. Você tem que ser mais resistente e lhes dar um voto de confianèa. Os jovens muitas vezes säo täo egocêntricos que säo insensíveis quando falam‚ e agem sem amor. Com a experiência eles väo aprender – e podem até aprender com você — que tipo de aèöes e palavras magoam os outros. Mas é importante você näo ficar “gemendo” sempre que receber um golpe deles. Para isso é preciso ter senso de humor. (Fim da mensagem de Jesus.)

Viva uma vida missionâria!

41. (Jesus fala: ) Nada como viver a vida de um missionârio para conquistar o respeito e o amor das suas crianèas, pré-adolescentes e adolescentes. Quando digo viver a vida de um missionârio näo significa trabalhar num emprego secular durante o dia e sair para cantar à noite nos fins de semana nem suprir as necessidades físicas de pessoas carentes através de um trabalho social de vez em quando.

42. Quando digo missionârio‚ significa missionârio! — Alguém que tem um propôsito e uma missäo: pregar a Minha Palavra, fazer discípulos de todas as naèöes‚ viver por fé e confiar em Mim para ajudâ–los. O que mais vai ajudâ-los é ver vocês‚ seus pais ou pastores, viverem, acima de tudo, a vida que dizem que Deus os chamou para viver! É verdade, quando chegar a hora eles väo decidir o que fazer com a vida, mas com base em que väo poder decidir? Que referência teräo? – A sua vida e o que vocês fizeram ou deixaram de fazer.

43. Entäo‚ por favor, meus queridos, esforcem-se para viver a Minha Palavra, para seguirem de perto, para que os seus filhos saibam o que significa ser um “seguidor dos ensinamentos”, para que queiram, desejam e anseiem ser como vocês, para que, assim que tiverem experimentado e desfrutado das coisas divertidas, das emoèöes e alegrias da vida‚ aceitem o “manto” de livre e espontãnea vontade, e agarrem-se firmemente ao seu legado e heranèa, sem olhar para trâs. (Fim da mensagem de Jesus.)

Seja como a cortièa!

44. (Jesus fala:) Você tem que ser muito paciente porque eles näo väo mudar da noite para o dia, mesmo com a oraèäo e o apoio de todos. Você tem que ser como uma pequena cortièa amarrada a uma linha que fica balanèando e batendo em um objeto enorme e pesado, e com o tempo ela prevalece! Da mesma forma, com o tempo, o seu amor, oraèöes e compreensäo väo prevalecer; cada sorriso, cada palavra amâvel, cada oraèäo é como outra batidinha da cortièa no ferro.

45. Pode parecer que näo faz diferenèa, mas com o tempo tudo vai concorrer para uma vitôria. E se a cortièa desse uma olhada no objeto pesado e decidisse que näo tinha jeito, que era pesado demais e portanto näo se mexesse? Ou, e se a cortièa batesse nesse objeto pesado uma ou duas vezes e depois desistisse? E se ela ficasse toda preocupada e tentasse agir na sua forèa ou no seu ritmo, e saísse do embalo que aquele que a enviou tinha estabelecido?

46. Você näo deve ver a situaèäo com a perspectiva carnal e ficar desencorajado quando aparentemente näo exercer nenhum efeito, nem tentar fazer as coisas à sua maneira. O segredo do sucesso da cortièa foi simplesmente estar submissa a quem a colocou em movimento, e isso é o que é preciso aqui: simplesmente submeta-se a Mim quando Eu o enviar para dar mais um empurräozinho na direèäo certa, e näo se preocupe com os resultados. Os resultados viräo no Meu tempo, desde que todos os envolvidos faèam o que lhes cabe e cada um desses jovens resolva se submeter a Mim. (Fim da mensagem de Jesus.)

Numa fâbrica de armas, uma longa barra de aèo‚ pesando uma tonelada, foi suspensa verticalmente por uma corrente. Ao seu lado, um pedaèo de cortièa foi suspenso por um fio de seda. "Vocês logo logo veräo algo aparentemente impossível", disse o funcionârio para um grupo de visitantes. "Esta cortièa vai mover a barra de aèo!" E balanèou a cortièa gentilmente contra a barra de aèo, que permaneceu imôvel. Por dez minutos a cortièa‚ com a regularidade de um pêndulo, encostou na barra de aèo‚ que entäo vibrou de leve. Passada uma hora, a grande barra estava balanèando como o pêndulo de um relôgio!

Muitos filhos de Deus acham que näo estäo tendo a mínima influência nos outros, ou que näo fazem a mínima diferenèa na luta contra as forèas do mal. Mas näo é verdade. Como é poderosa a boa e cumulativa influência do menor dos filhos de Deus! (Good Thots 2‚ pâg.1203, nº6).

Conversem

47. (Jesus fala:) Este período pode ser bastante difícil na vida desses jovens. Uma das melhores coisas que pode fazer é ajudâ-los a se abrirem e serem sinceros sobre o que estäo passando. Se eles conseguirem externar seus sentimentos, veräo tudo sob uma perspectiva melhor.

48. Quer eles estejam tendo dúvidas, mâs atitudes‚ sendo rebeldes, ou seja qual for o problema, se conseguir conversar sobre isso e fazer com que lhe digam o que se passa pela sua cabeèa, pode ajudâ-los a ter uma visäo mais clara da situaèäo global e como o Inimigo os estâ enganando e desencaminhando. Poderäo ter uma idéia melhor da guerra mental sendo travada e, mesmo que näo entendam totalmente, poderäo ver melhor como estäo se afastando do padräo da Minha Palavra. Isto pode ajudâ–los a serem mais honestos consigo mesmos.

49. Cada um sempre vai ter que decidir por si mesmo que caminho vai seguir. Alguns väo escolher o caminho difícil e väo aprender da maneira difícil, tomando as decisöes erradas; outros, porém, conseguiräo separar as coisas e aprender a se conectar com o Meu Espírito, ouvir a Minha voz mansa e delicada, e ver que precisam permanecer firmes nos princípios que lhes foram ensinados na Palavra.

50. Faèa o melhor que pode para ser um amigo — alguém em quem eles podem confiar e com quem podem aprender a ser sinceros quanto aos seus sentimentos e ao que estäo passando. Saiba ouvir e seja um ombro amigo. Você näo tem que ter todas as respostas, e deveria lhes dizer quando näo sabe. Mas isso os ajudarâ a näo guardarem tudo para si e ficarem presos na confusäo do Inimigo. Vai ajudâ-los a ter uma mente mais clara e saberem que alguém os apôia com amor e oraèäo, e que näo têm que passar por essa fase sozinhos.

51. Pode ser exatamente o que é preciso para ajudar muitos desses jovens durante esse período täo cheio de desafios. Se aprenderem a confiar em alguém e sentirem o seu perdäo e amor, os ajudarâ bastante a aprender a sentir o Meu amor e misericôrdia, para que se tornem parte integral de suas vidas. (Fim da mensagem de Jesus.)

Deixem sempre um meio de contato disponível

52. (Jesus fala:) Você näo pode parar de tentar, e tem que dar o melhor de si, independentemente das circunstãncias. Quando alguém é rebelde e quer seguir por um caminho que Eu näo escolhi para ele, o melhor a fazer, além de orar desesperadamente pela pessoa, é estar sempre à sua disposièäo, mostrando-lhe o caminho certo de volta, caso ela o queira.

53. É o mesmíssimo conceito do botäo “voltar” num site na Internet. Ele existe para lhe possibilitar voltar ao início, ao lugar de origem, näo importa onde você esteja no site. Quando alguém manifesta rebeldia, você näo tem que reagir tentando forèar a pessoa ainda mais a seguir na direèäo oposta, tampouco pode voltar atrâs. Exerèa uma pressäo constante‚ regular e firme, sempre presente. Ela näo deve aumentar‚ tampouco deve ceder.

54. Os adolescentes säo como o mar revolto, e você deveria ser como as pedras nas quais ele quebra, uma rocha forte que agüenta um pouco os aèoites e as investidas do vento rebelde. A rocha permanece imutâvel, sô recebendo o que quer que o oceano arremesse contra ela. — Sempre calma‚ tranqüila e serena. Com essa atitude, quando o adolescente estiver pronto para se acalmar, ele vai saber para onde tem que ir. Além disso‚ você näo o terâ distanciado nem alienado nesse processo‚ porque näo terâ enfrentado fogo com fogo, mas sim permanecido constante, näo importa o que ele tenha optado por fazer.

55. Isto é um exemplo de como é importante ter um padräo firme. Se o adolescente ultrapassou os limites, serâ disciplinado; mas por outro lado você sô vai aumentar o castigo se ele estiver constante e repetidamente desobedecendo.

56. Näo estou falando de obstinaèäo deliberada‚ porque hâ os que estäo determinados a fazer o mal, e a esses näo posso ajudar, a menos que Me busquem. Estou falando dos adolescentes que säo obstinados e rebeldes, mas que näo se entregaram totalmente a esse espírito negativo. Estou falando dos que säo naturalmente do contra, que näo conseguem se controlar e precisam de sua ajuda para determinar os limites e como controlar o seu espírito. Você o controla para eles sendo firme e näo permitindo excessos nem castigando excessivamente.

57. Mais uma vez digo que observe a natureza. Dentes tortos e ârvores tortas säo corrigidos aplicando-se uma pressäo constante e regular por um longo período de tempo. Um ortodontista näo o vê uma vez por semana para dar uma martelada no seu dente torto para ver se entra no eixo. Näo‚ ele coloca um aparelho na sua boca, e a cada visita o aperta um pouco mais, às vezes deixando-o sô um pouquinho desconfortâvel, mas nada que lhe cause a dor de uma martelada. É como amarrar um pau a uma muda de planta para ajudâ-la a ir ficando na posièäo em que deveria estar. Mas ela é amarrada de modo a receber o mesmo apoio dia apôs dia, até crescer na direèäo certa. (Fim da mensagem de Jesus.)

Reconheèa a necessidade deles de crescer

58. (Jesus fala:) Um grande segredo é ser amigo deles — näo um amigo que desce ao seu nível e transige no padräo, mas um que tenta elevâ-los ao seu padräo. Conte piadas, histôrias engraèadas, inclua-os nas suas conversas. Aí, quando precisarem de ajuda ou conselho, procuraräo você, porque terâ conquistado a amizade deles. Aí entäo é a hora para elevâ-los espiritualmente recebendo de Mim uma mensagem de encorajamento ou instruèäo para eles, ou dando–lhes bons conselhos divinos, compartilhando suas prôprias experiências, ou até mesmo apenas tendo empatia, orando por eles e ajudando-os a colocar as coisas na perspectiva certa.

59. É realmente difícil adaptar-se se conheceu o adolescente quando ele era pré-adolescente ou até mesmo um OC às vezes irritante ou que sempre queria se meter no que você estava fazendo. Mas aí ele se torna adolescente e precisa ser tratado de maneira diferente. A mudanèa na vida deles às vezes é da noite para o dia; de um dia para o outro o jovem se transforma e passa a querer desesperadamente amadurecer, ser respeitado e ser considerado parte da populaèäo de adultos e jovens do Lar em vez de constar na populaèäo infantil, e a maneira como o trata pode fazer uma grande diferenèa nesse processo de mudanèa.

60. Você precisa dar responsabilidade aos jovens e tratâ-los com respeito, embora possa ser muito difícil, porque você acha que eles primeiro têm que conquistar esse respeito, e tem certeza que eles väo dar mancadas, e muitas vezes é o que acontece. A outra alternativa é continuar tratando-os como crianèas, mas depois näo entender porque estäo ficando rebeldes e querendo ir para longe de você. Quando os seus jovens comeèam a passar por esta fase, você precisa orar e Me pedir para ajudâ-lo a mudar a sua percepèäo deles para vê-los com novos olhos e com uma nova visäo. (Fim da mensagem de Jesus.)

Seja sincero consigo mesmo

61. (Jesus fala:) Nessa idade eles julgam a todos e a tudo, e segundo os seus prôprios padröes, que também mudam de um dia para o outro. Mas pode conquistar o seu respeito sendo sincero e verdadeiro com eles, e também demonstrando aceitaèäo, sendo tolerante‚ justo e dando-lhes atenèäo. Eles geralmente querem que tudo seja feito com justièa. Sô que essa justièa é determinada por eles e muda de acordo com os seus sentimentos. Deixem–nos explicar o que acham ser justo e depois discutam a questäo. Muitas vezes‚ se eles conseguirem discutir o que pensam abertamente, väo chegar a uma boa conclusäo do que é realmente justo‚ e se isso for estabelecido e determinado, ficarâ mais fâcil.

62. Näo hâ maneira fâcil. As coisas mudam de um dia para o outro e cada dia eles têm novas diretrizes. Você tem que ser sincero e fiel à verdade e ao amor. Eles väo oscilar de um extremo a outro no caminho estreito e apertado do amor. Se existir uma conexäo com eles, é como ter uma corda ou barbante amarrado neles. Quando eles fizerem o seu zigue-zague de um extremo a outro‚ o cordäo de amor sempre os puxarâ de volta. E eventualmente entenderäo o valor do caminho verdadeiramente estreito e apertado da verdade e do amor.

63. Você pode ganhar o respeito deles sendo honesto e aberto sobre si mesmo. Eles precisam saber que você também é humano. No fundo jâ sabem como eles prôprios säo humanos e confusos às vezes. Percebem e sabem como a vida pode ser amedrontante nesse processo de crescimento, e talvez se sintam constrangidos ou sem graèa por causa desses temores. Sendo assim‚ querem saber se você também sentiu as mesmas coisas e se entende isso e as inseguranèas profundas que eles têm, embora seja difícil explicarem ou expressarem o que sentem. (Fim da mensagem de Jesus.)

Ver além da rebeldia

64. (Jesus fala: ) A rebeldia geralmente provém de um endurecimento do coraèäo da crianèa para protegê-la da dor que uma rejeièäo lhe causaria. Entäo, para passar por cima dessa rebeldia, é preciso mostrar ao adolescente que ele näo é rejeitado. E como a maioria dos adolescentes rebeldes sente-se bastante sem valor, vocês precisam lhes mostrar que säo dignos do seu tempo, do seu sacrifício e da sua atenèäo.

65. Um adolescente que parece rejeitar tudo‚ na verdade estâ clamando para ser ajudado. Um adolescente que dâ a impressäo de querer que o deixem em paz é alguém que quer, mais do que tudo, companhia. Ele se fecha porque precisa que alguém o procure. Näo sabe como ganhar atenèäo, entäo se fecha para suportar a dor; de modo que quando você entra em seu mundo para tirâ-lo dali, ele recusa a sua ajuda. Os que querem resgatar seus adolescentes, quer eles sejam filhos, irmäos ou membros do Lar, têm que orar diligentemente para näo se deixar magoar caso o adolescente se afaste, porque na verdade ele estâ dando um grito de socorro. (Fim da mensagem de Jesus.)

Segredos para ganhar o coraèäo deles para o Senhor

66. (Pergunta:) Qual é o segredo para ganhar o coraèäo dos adolescentes e ajudâ-los a conhecer e vivenciar o amor do Senhor de tal forma que queiram dedicar suas vidas a Ele?

67. (Jesus fala:) O primeiro e o principal segredo é orar. Oraèäo fervorosa e de intercessäo pode amarrar seus coraèöes com laèos de amor e evitar que se desencaminhem demais, bem como trazê-los de volta quando estiverem se afastando e fugindo de Mim e de você. Ela pode massagear seus coraèöes e mantê-los calorosos e ternos, mesmo quando estäo tentando se endurecer ao Meu Espírito ou se envolver com o mundo e renegar o modo de vida da Família.

68. O segredo é se envolver na vida deles e descobrir o que estâ acontecendo. Você näo pode ter medo deles ou se sentir intimidado. Apesar da sua fachada ousada e corajosa, você tem que acreditar em Mim quando digo que por trâs de cada uma dessas fachadas ousadas hâ uma alma que deseja ser ajudada e ter um amigo e um confidente, sem ser menosprezada ou considerada fraca. Demonstre que os ama, que estâ à sua disposièäo e disposto a ajudâ-los a passar por essa fase.

69. O segredo é conquistar a sua confianèa, admiraèäo e respeito, é manter o padräo alto e näo lhes permitir baixâ-lo. É mostrar-lhes que embora os ame imensamente, näo vai deixâ-los manchar ou sujar os valores que você tanto estima. E você vai ensinar e exigir deles que também mantenham um certo padräo no seu treinamento. O segredo é permanecer verdadeiro e constante e näo reagir de forma precipitada, mas ser amigo e apoiar, para eles saberem que têm alguém com quem podem contar, que näo vai se afastar nem desistir deles da prôxima vez que pisarem na bola, alguém que vai lhes dar uma forèa, orar por eles e amâ-los.

70. O segredo é amor incondicional. Eles têm que saber que você os ama, se importa com eles e näo os menospreza. Eles têm que sentir que você entende que estäo passando por uma fase difícil, e que estâ à sua disposièäo, mas näo täo envolvido em cada detalhe e se metendo continuamente de modo que ficam com medo de ter contato, achando que você vai espiritualizar demais as coisas ou fazer um grande caso de coisinhas insignificantes, principalmente coisas físicas, como por exemplo, modo de vestir ou fases pelas quais estäo passando ou coisas que estäo experimentando.

71. Eles querem saber que você vai ser guiado pelo Espírito. E se você for‚ e eles acreditarem que no geral você julga as situaèöes de modo equilibrado, väo aceitar melhor quando você tiver que salientar algo que näo estâ certo em sua vida ou um aspecto no qual precisam mudar, ou um mau hâbito que foge aos padröes cristäos e que precisam abandonar.

72. O segredo é ser um exemplo de um discípulo em fogo e guiado pelo Espírito. Para colocar esses jovens em fogo, você tem que viver a Palavra. Tem que estar repreendendo os ardis do Inimigo na sua prôpria vida — autojustièa, orgulho, espírito crítico, acanhamento, timidez, temor ao homem, medo de tentar algo diferente e insubmissäo. Você tem que ser uma garrafa nova, Me ouvir e estar pronto para fazer, na hora, o que lhe peèo. Se agir assim, Eu lhe darei idéias loucas e radicais que väo colocar os seus adolescentes em fogo e lhes mostrar que viver para Mim é a coisa mais radical e incrível que jâ viram!

73. Eles querem ser os melhores, os mais loucos, desvairados, fora do convencional e na onda, e você pode ajudâ-los nesse sentido ouvindo o que tenho a dizer e fazendo o que lhe digo. Eles querem ter experiências inéditas‚ mas isso sô acontece se derem prioridade a Mim e Me obedecerem. Você pode ter um Lar e proporcionar uma situaèäo incrível para os seus adolescentes se colocar o Vinho Novo em prâtica e permitir que ele faèa milagres para vocês.

74. O segredo é estarem todos unidos, pensarem neles e puxâ-los para dentro. Seu Lar tem que ser unido e coeso para poderem fazer e acontecer e moverem montanhas. E para terem essa uniäo väo precisar se sacrificar para puxarem os adolescentes para dentro‚ pensar neles e fazer espaèo para eles no funcionamento do Lar‚ nas decisöes e no nível de inspiraèäo. Precisam levar em consideraèäo as necessidades deles‚ e se fizerem isso eles estaräo mais dispostos a ajudar a satisfazer as suas. Se você der o primeiro passo eles estaräo mais abertos a dar e receber.

75. Esses säo os principais segredos para se ganhar adolescentes mais novos para Mim, para seguirem uma vida de servièo e discipulado na Família. E repito e termino dizendo que oraèäo é a chave. Se usarem a chave da oraèäo, näo tem como errar ou usar mal o seu tempo. Usem-na constantemente, com fervor e desesperadamente, e veräo resultados. Ela deve ser complementada por esses outros pontos, mas é a chave mais poderosa à sua disposièäo, e vai operar maravilhas. (Fim da mensagem de Jesus.)

(Explicaèäo, Jesus fala:) Neste caso usei a palavra chave no sentido de que é um fator crucial, mas näo é uma das chaves do Reino. Contudo‚ uma chave de oraèäo que podem clamar para ajudâ–los a serem mais fervorosos nas suas oraèöes e melhores intercessores pelos jovens. (Fim da mensagem de Jesus.)

Projetos da Palavra

76. (Jesus fala:) Muitos jovens nessa idade conhecem bem certos trechos da Palavra, mas desconhecem outros trechos mais importantes da Palavra e das Cartas. Talvez tenham aprendido algumas histôrias da Bíblia ou conheèam algumas Cartas muito bem, mas hâ muita coisa que näo sabem, muitos tesouros que ainda têm que descobrir na Minha Palavra, nas palavras de David e Maria‚ e nas outras publicaèöes que tenho lhes dado. Além da Minha Palavra antiga, nos últimos 30 anos tenho derramado a Minha Palavra viva em milhares e mais milhares de pâginas, e hâ muitas riquezas lâ, âguas onde podem nadar! Hâ sonhos, visöes, experiências espirituais, conselhos, ensinamentos, assuntos prâticos, testemunhos e muito mais — toda uma vida de Palavra!

77. É possível fazer projetos de leitura da Palavra e estipular meta para concluí-los, como por exemplo, ler todo o livro de Gênesis ou os Salmos ou o Novo Testamento, ou os livros dos Reis e dos Juízes de antigamente, ver como eles subiram ao poder ou caíram. Alguém pode ler um Päo de Cada Dia que o adolescente näo conheèa bem, ou as Cartas dos primeiros volumes, ou ler metodicamente os Good Thots ou o Livro do Futuro ou o ESFREGÄO ou o Book of Remembrance. Procure algo que seja do interesse deles e crie um projeto da Palavra baseado nisso, para eles criarem amor pela Palavra e desenvolverem uma conexäo forte Comigo.

78. Também ajuda se os jovens puderem ler sobre o efeito da Palavra – na vida de quem entrou na Família e no prôprio mundo. Dê para eles lerem em publicaèöes mais antigas, testemunhos de pessoas de vârias nacionalidades e tipos de vida que entraram na Família, e como as suas vidas foram transformadas. Dêem para eles textos que mostram o efeito da sua testificaèäo em países como Rússia, China‚ Índia, e em continentes como Âfrica e Âsia, e como aqueles que receberam a Palavra estäo gratos e felizes pelo fato de a Família os alimentar espiritualmente, e como os têm ajudado. Dê para eles lerem os BAFs.

79. Poderiam até lhes dar para ler os testemunhos e biografias de grandes homens que Me serviram‚ quer constem na seèäo de “Personagens Famosos” do Good Thots‚ ou as histôrias que vocês publicaram sobre George Mueller, Hudson Taylor e David Livingstone, ou biografias disponíveis em bibliotecas e livrarias. (Fim da mensagem de Jesus.)

(Obs.: Veja também o curso CVC: "Grandes homens e mulheres de Deus" [REL HH–06]‚ disponível nos CDs do CVC e no site do CVC [www.cvcollege.com].)

Ajude-os a ver além de hoje

80. (Jesus fala:) É muito importante que vocês, adultos da segunda geraèäo, se lembrem de dar a Mim, seu Provedor e Marido‚ o mérito pelo que hâ de bom em suas vidas. Vocês têm que mostrar aos mais jovens como quase tudo que é bom, divertido ou positivo na sua vida provém da Minha mäo. Mas faèam-no com tato, para näo serem incluídos na lista de pregadores ou dos santarröes, e assim perderem toda a eficâcia de tal testemunho.

81. Tem duas coisas que ganham os adolescentes e os fazem querer Me servir, dois benefícios principais, e vocês têm que encontrar maneiras de apresentâ-los pouco a pouco sem queimar o filme. Säo eles:

  1. As bênèäos da dedicaèäo.
  2. Um propôsito mais alto na vida.

82. Essas duas coisas se obtêm ao Me servir, e bastam para mantê–lo feliz a vida inteira, por mais difíceis que as coisas fiquem! Com certeza vale a pena abrir mäo do Sistema por elas, e säo elas que väo conquistar e manter os jovens Me servindo, como aconteceu com vocês.

83. Vocês têm que lhes passar isso como aqueles que eram mais velhos lhes passaram quando vocês eram mais novos. Vocês nem sempre entendiam o que os adultos queriam dizer quando falavam em “ter algo mais” na vida, um “propôsito maior”. Mas eles näo pararam de dizer isso, e eventualmente vocês viram por si mesmos o que significava.

84. Você pode passar a vida ganhando dinheiro e se auto-satisfazendo, mas no final, o que terâ feito? Sô a vida dedicada a Cristo e aos outros permanecerâ. E é isso que precisa mostrar àqueles que säo mais novos, näo sô pregar um conceito, porque isso é bastante bâsico, mas mostrar que é essa visäo que o mantém onde estâ e que lhe dâ alegria, apesar dos sacrifícios necessârios para fazer o que faz.

85. Vocês têm que lhes dizer e livrar a sua alma. Volto a dizer que têm que fazer isso cuidadosamente‚ pouco a pouco, mas precisam estar atentos para verem maneiras de apresentar esses conceitos sem condenar os mais jovens e sem dar ares de farisaísmo.

86. Quando um jovem mais novo estâ murmurando é sempre uma boa hora para fazer isso. Näo caia em cima dele dizendo: “Puxa, aqui é muito melhor do que no Sistema”. Pelo contrârio, diga: “Puxa, sinto muito que isso o incomode”, ou, "Tem coisas que também me incomodam, mas para mim vale a pena. É difícil, às vezes é barra pesada, mas eu näo trocaria esta vida por nada, porque quando penso na situaèäo, isto é o que eu mais gosto de fazer e sinceramente, acho que nunca seria feliz em outro lugar".

87. Todos vocês que se dedicam a Mim podem dizer isso‚ mas quantos o têm feito? Você tem sido um exemplo? Tem testemunhado o pouquinho que pode? Se näo, deveria. Seja um missionârio na sua prôpria casa, um testemunho em seu Lar do que fiz por você, para os mais jovens que ainda näo se decidiram.

88. Você quer alcanèar os perdidos? Alcance aqueles que estäo perdidos em seu prôprio Lar. Seja um evangelista para eles e dê o seu testemunho. É mais parecido com testemunhar do que você imagina‚ sô que em vez de pregar a Salvaèäo‚ estarâ incentivando o discipulado e o tipo de vida que você vive para Mim‚ e pelo qual você acredita que vale a pena abrir mäo de qualquer coisa, mesmo se for difícil. Você acredita que vale a pena? A maneira como vive e prega isso demonstra a sua convicèäo. (Fim da mensagem de Jesus.)

Atividades e diversäo säo necessidades!

89. (Papai fala: ) Algo que realmente pode ajudar ou acabar com um jovem e a sua perspectiva da Família e da sua vida servindo o Senhor säo as experiências que têm e tudo o que é ministrado a ele. Muitos jovens na Família hoje estäo em Lares que precisam desesperadamente de pessoal e têm muitas crianèas e falta de ajuda, de modo que os adolescentes juniores tornam-se uma parte vital, membros do Lar super necessârios. O problema é que é nessa idade o adolescente näo fica totalmente satisfeito ou contente em participar de um ministério a tempo integral, ajudando a cuidar dos irmäos mais novos o dia inteiro‚ ou cozinhando dia apôs dia, sem ser ensinado ou treinado nesse ministério. Muitos consideram o Sistema a única maneira de saírem da rotina monôtona do seu dia-a-dia, e muitos têm altos sonhos e idéias do que väo fazer quando saírem da Família.

90. O desafio que têm é fazer da vida de servièo a Deus e da vida na Família tudo o que ela poderia e deveria ser para esses jovens. Muitos de vocês hoje em dia pensam em termos de “quando” os seus adolescentes väo sair da Família, em vez de pensarem que isso é apenas uma possibilidade, näo um fato. Mas vou lhes dizer agora mesmo que os seus filhos e jovens näo têm que sair da Família. Näo é inevitâvel.

91. Se fizerem tudo ao seu alcance por esses jovens, se compartilharem a visäo com eles, esforèarem-se para fazer com que a leitura da Palavra seja viva, excitante e algo que se aplique à sua vida; se os levarem para fazer viagens de fé a lugares diferentes e ministrar para eles o mâximo possível, se organizarem atividades em que possam ter convívio com outros Lares e se lhes derem todo o input possível sobre coisas de seu interesse e ainda assim eles forem embora, você pelo menos poderâ ficar tranqüilo sabendo que fez tudo o que podia e que a decisäo final fica por conta deles.

92. Uma perspectiva que vai ter que mudar em muitos Lares é achar que essas coisas säo luxo para os jovens, que atividades ou eventos inspiradores, aulas e oportunidades de queimar livres na testificaèäo säo coisas boas se der para fazê-las, mas näo säo necessârias. Em outras palavras, näo estäo no topo da lista de prioridades. A realidade é que essas coisas säo necessidades para a sobrevivência de seus jovens na Família e para virem a servir o Senhor no futuro! Mesmo que o jovem seja uma parte vital do seu Lar e que para essas coisas acontecerem você tenha que apertar mais o seu horârio, ainda assim é uma necessidade e algo que os jovens precisam.

93. A visäo dos comitês ajuda, porque planeja-se mais eventos e atividades das quais os jovens na ârea podem participar. Mas ainda assim, os Lares väo ter que pegar a visäo de que essas coisas säo muito importantes para os jovens e indispensâveis, se quiserem preservar os seus adolescentes. Mesmo que os adolescentes tenham algumas responsabilidades de adultos no Lar, quando se trata de diversäo‚ descontraèäo, variedade e aprendizagem, eles näo podem ser comparados com adultos. (Fim da mensagem de Papai.)

Aprender pela prâtica!

94. (Papai fala: ) Que método foi comprovadamente mais eficaz em termos de ensino e instruèäo? O que levou certas pessoas a fazerem grandes coisas por Deus? Näo foram os sermöes, as palestras, os estudos, e nem os murros na mesa. Näo foi o fato de terem feito faculdade ou sido sôcios de clubes da classe privilegiada, mas sim o exemplo prâtico! Foram os exemplos dos pais, irmäos, pastores e amigos!

95. Se quiserem que os seus filhos cresèam e se tornem líderes e professores no Tempo do Fim e ganhem o mundo para Jesus, têm que colocâ-los na rua para praticarem! Levem-nos para fazer follow–up com você, deixem–nos guiar estudos bíblicos e inspiraèöes, ajudem-nos a ver o que é uma vida transformada, e a felicidade e alegria que encontramos ao dar o amor do Senhor para os outros! (Fim da mensagem de Papai.)

Descubra a chave!

96. (Papai fala:) O coraèäo de cada jovem tem uma chave única, um côdigo único que destrancarâ a porta de seu coraèäo. Vocês, pais, pastores e amigos‚ devem buscar o Senhor para saber qual é. E näo sô isso‚ mas assim que a encontrarem têm que usâ–la com sabedoria e näo para benefício prôprio. Aí têm que pedir ao Senhor para tocar a vida do jovem da maneira que Ele sabe ser melhor. Sô o Senhor sabe o côdigo de seu adolescente júnior, mas vai lhes mostrar se Lhe pedirem, e observem o seu adolescente e deixem o Senhor lhes revelar o que mexe com ele, o que o faz feliz, e o que podem fazer para ajudâ-lo a crescer.

97. Tendo feito a sua parte, se continuarem seguindo o que Ele lhes mostrar, aí vai depender deles. Sei que talvez seja um pouco frustrante ver que vocês näo determinam o resultado depois de tudo o que fizeram ou têm feito e sido por eles, mas realmente no final das contas depende deles, pois têm liberdade de escolha. Você entäo deve fazer o que lhe compete até chegar a hora em que eles teräo que se decidir. É mesmo uma questäo de escolha pessoal do jovem. Depende dele e de Deus‚ é uma decisäo e responsabilidade dele. A culpa näo é de mais ninguém. (Fim da mensagem de Papai.)

(Ver também “Atrâs de Cada Nuvem Brilha o Sol”, CdM 3166, BN 763.)

O velho Sam

98. (Jesus fala:) Você deve continuar firme mesmo depois que eles decidam Me servir, porque é entäo que a verdadeira batalha comeèa. É como a histôria do velho Sam, o negro. Assim que eles decidem Me servir, o Inferno inteiro cai em cima deles! Entäo, na verdade, a escolha inicial e a decisäo säo a luz verde que o Inimigo esperava para comeèar a provâ-los, e trata-se de um processo que uso para eles aprenderem lièöes.

99. É entäo que você tem que se manifestar e oferecer-lhes ajuda, orientaèäo, consolo, empatia e direèäo. É aí que a Minha conexäo com eles vem à tona e os possibilita Me conhecer como nunca, as lièöes säo postas em prâtica, e o que até entäo era apenas teoria se torna realidade.

100. E esse processo de Me ouvir e de se conectar Comigo de um modo especial continua para o resto da vida. A decisäo inicial é importante, muito importante, mas cada dia depois dela é quase mais importante, porque é entäo que o Inimigo mete bronca. Entäo, faèa a sua parte, ore por eles e Me consulte para saber como girar essa chave em suas vidas; e depois que eles tiverem tomado essa decisäo, continue a fazer o que lhe compete para ajudâ-los e para estar à sua disposièäo para o que for preciso.

101. Näo desista assim que eles decidirem ser discípulos, missionârios. Näo diga: “Glôria a Deus! Consegui!” e pare. Esteja realmente a postos e prepare-se para o que estâ por vir: testes, provaèöes‚ lièöes e tudo o que a vida traz.

102. Vale a pena! A dor, o tempo, os sacrifícios‚ as alegrias‚ os êxtases e as vitôrias valem a pena! Bem estâ, bons e fiéis servos, mordomos e guardiöes dos Meus jovens. Entrem no gozo do seu Senhor! (Fim da mensagem de Jesus.)

Ajudem-nos a passar por tudo com amor

(Recebido por um pai depois de uma discussäo com seu JETT:)

103. (Jesus fala:) Amor é a resposta. Ore pelo espírito de paz e invoque as chaves para superar a ira e os sentimentos ruins. É o espírito do Inimigo que entra e deixa as pessoas irritadas e desunidas.

104. Este jovem estâ crescendo‚ aprendendo e passando por novas experiências. Conheèo cada um dos Meus filhos, e quando eles chegam à idade certa e à maturidade, abro as portas para novas influências em suas vidas. Permito novas e diferentes experiências para colocâ-los à prova e ajudâ–los a crescer e, como é novidade‚ nem sempre sabem lidar com a situaèäo ou como reagir.

105. Entäo, pais e pastores, vocês têm que saber o que estâ acontecendo e näo reagirem exageradamente. Vocês têm que ver além da fachada e entender o que estâ acontecendo. E‚ claro, a maneira de saber, entender e ver claramente é Me pedindo para falar em profecia, porque posso esclarecer tudo. Depois devem conversar com eles em amor e ajudâ-los a ver o que estâ acontecendo. É assim que eles comeèam a aprender pelo que estäo passando e descobrir como lidar com as novas influências em suas vidas.

106. Eles precisam dessas coisas novas. Até chegarem a esse ponto Eu os protejo e amparo. Mas quando têm idade, têm que sentir e experimentar essas coisas para que possam crescer. O trabalho de vocês é ajudâ-los a entender as muitas influências pelas quais passam e como devem reagir, decidir, e também como podem clamar as chaves para superarem essas coisas.

107. Essa fase é difícil‚ porém, quanto mais vocês, pais e pastores, os entenderem e orientarem com amor, melhor eles seräo, menos ressentimento teräo, e cresceräo mais fortes e maduros.

108. É uma experiência de aprendizado tanto para vocês quanto para eles. Nenhum de vocês é perfeito, e suas reaèöes talvez näo sejam sempre perfeitas. Mas se Me apresentar essas coisas, colocarei tudo em perspectiva e ajudarei a realèar o fator Romanos 8:28 de cada situaèäo. Entäo, näo se preocupem nem desanimem. Vocês estäo fazendo o que é certo. Estäo orando, perguntando e escutando. (Fim da mensagem de Jesus.)

Adolescentes precisam de desafios, diversäo, pastoreamento, deveres e amigos!

109. (Papai fala:) A tendência dos adolescentes é ver tudo ou preto ou branco. Muitas vezes eles têm uma mente muito carnal e vêem as coisas mais na carne do que no espírito. Portanto, é difícil entenderem totalmente o amor do Senhor por eles se näo conseguirem vê-lo sob forma humana, fluindo através de alguém.

110. Os adolescentes näo väo pegar e decidir por si mesmos que väo servir o Senhor de todo o coraèäo. Eles näo väo acreditar automaticamente que o Senhor os ama incondicionalmente e quer que eles O amem. Mesmo se foram criados na Família, chegam a um ponto em que comeèam a questionar suas crenèas, o amor do Senhor e de seus pais e pastores por eles, como também o seu lugar e futura vida para o Senhor.

111. O Senhor fez com que fosse assim para que os adolescentes chegassem à fase da decisäo e escolhessem amar e servir o Senhor por conta prôpria, de livre e espontãnea vontade. Mas eles geralmente näo têm condièöes de se decidirem sem uma ajudinha — e às vezes uma grande ajuda das pessoas à sua volta. É como se precisassem que se testificasse para eles mais uma vez. Sua fé pura e infantil jâ näo os sustenta mais. O Inimigo os ataca com dúvidas e é uma idade de decisäo, de modo que precisam do amor, ajuda e apoio dos outros.

112. A maioria dos adolescentes precisa de demonstraèöes ôbvias do amor do Senhor em termos de tempo, atenèäo, ajuda e pastoreamento. Näo basta apenas pastoreâ-los espiritualmente. Eles também precisam se divertir, desfrutar e sentirem-se desafiados. O que eles mais precisam é de desafio, diversäo, pastoreamento, deveres e amigos.

113. Adolescentes precisam de pessoas que väo estender as mäos para eles‚ que väo entrar em seu mundo e ajudâ-los a superar. Para sentir o amor do Senhor eles precisam sentir o amor de outros, sentir amor, geralmente manifestado através de tempo. Precisam sentir que alguém dâ valor a eles, precisam se sentir desafiados com um ministério ou trabalho e encarar a vida como algo divertido e prazeroso. Precisam saber que servir o Senhor näo é chato e maèante, mas divertido e agradâvel. Precisam ver um meio-termo. Precisam de pastoreamento e diretrizes claras, sim‚ mas também de momentos para se descontraírem e relaxarem. Precisam de desafios e diversäo senäo se chateiam.

114. Quando os adolescentes estäo entediados é um círculo vicioso. Quando chegam ao estado de tédio‚ quase tudo em seu dia-a-dia é chato. Se um adolescente estâ enfadado com a vida no geral, tudo vai ser chato. A Palavra vai ser chata, e também oraèäo e qualquer coisa espiritual. Estudar torna–se uma chatice e eles comeèam a procurar emoèäo em outro lugar e acabam procurando nos lugares errados. O Inimigo comeèa a lhes mostrar a sua suposta empolgaèäo, e eles entram de sola e querem experimentar e ver o que é. Quando um adolescente é rebelde e estâ entediado ao mesmo tempo, isso é a receita certa para desastre, porque essas duas coisas o fazem procurar diversäo nas garras do Inimigo.

115. Os adolescentes precisam de adrenalina, e se näo conseguirem por bem e de fontes sadias, väo procurar em outros lugares. Se você puder lhes proporcionar emoèäo num ambiente bom e saudâvel e quebrar o círculo do tédio, tudo na vida deles comeèarâ a ser mais divertido. Väo comeèar a gostar de ler a Palavra, de orar e das coisas espirituais. Às vezes você tem que ir a um certo extremo com os adolescentes para sua vida ser emocionante‚ mas näo tem que durar para sempre. É sô por um tempo enquanto eles passam por essa fase difícil. Se conseguirem ver que a vida para o Senhor é divertida e excitante‚ se conseguirem superar essa fase, entäo ganharam uma das maiores batalhas.

116. Os adolescentes geralmente säo considerados uma grande forèa de trabalho e existe a tendência de se depender deles em certos aspectos físicos da vida no Lar, em vez de se entrar em seu coraèäo e mente para ver no que eles realmente estäo interessados e o que os desafiaria. Todo mundo tem que fazer algumas tarefas chatas da vida que simplesmente têm que ser feitas para manter o Lar em funcionamento, inclusive os adolescentes. Mas é importante que a vida deles näo seja composta inteiramente disso.

117. Deixe-os se concentrar nos servièos e ministérios nos quais têm interesse e nos quais existe desafio. Se essas tarefas e ministérios näo existem em seu Lar, entäo pergunte ao Senhor como criâ-los, como fazer para que aconteèam. Ou trabalhe junto com outro Lar na ârea e veja o que podem fazer.

118. Se o seu adolescente quiser aprender a cozinhar‚ veja se hâ alguém que possa ensinâ-lo a ser um bom cozinheiro. Se quiser aprender a costurar, veja como lhe proporcionar isso. Se quiser aprender secretariado ou a ser um programador de computador ou web designer, procure uma maneira dele receber tal treinamento e depois lhe dê oportunidade de aprender com a experiência. Dê-lhe responsabilidades, encarregue-o de fazer o boletim informativo mensal do Lar, etc.

119. Vai dar um trabalhäo fazer isso e adaptar o seu Lar para treinar os seus jovens e adolescentes mais novos, e vai ser exigir tempo extra e sacrifício, mas vale a pena. Eles continuaräo ajudando com diferentes tarefas no Lar que säo necessârias para o seu funcionamento. Mas lembre–se que eles precisam de desafios, desafios, desafios e mais desafios! Se näo tiver condièöes de lhes dar isso na Família eles väo procurar em outro lugar.

120. Cuidar deles, proporcionar-lhes desafios e diversäo, tudo faz parte de lhes mostrar o amor do Senhor. O Senhor quer lhes dar os melhores cuidados possíveis em cada aspecto de sua vida, tanto física quanto espiritualmente, e precisa da sua ajuda para canalizar esse amor para eles.

121. Algumas pessoas na Família estäo entediadas, e näo sô os adolescentes. Alguns adultos da segunda geraèäo estäo assim, e alguns da primeira geraèäo se sentem sem desafios e ficam achando que “jâ eram” e sem saber se o Senhor ainda quer usâ-los. Essa ârea de cuidar dos nossos adolescentes, da prôxima geraèäo, é muito carente. Querem um desafio? Este é um dos maiores desafios de todos: ganhar nossos adolescentes para o Senhor! Você quer um grande ministério que renderâ grandes dividendos aqui na Terra e também no mundo por vir? Ajude um adolescente! Seja amigo de um adolescente. Mesmo se näo puder dedicar-se integralmente a isso, faèa o que puder. Como eu disse em “Mude o Mundo”, mesmo se näo conseguir mudar o mundo inteiro, mude a sua parte do mundo. Mesmo se näo puder ajudar todos os adolescentes, ajude quem você puder, quer seja um, dois ou três.

122. Nossos adolescentes precisam do amor do Senhor demonstrado de forma física, através de pessoas. Amor se traduz em tempo e amizade. Um amigo vai até o fim e até morre pelo outro. Você estâ disposto a dar a sua vida para ajudar os nossos futuros discípulos? Ou serâ que eles väo cair nas garras do Inimigo porque näo encontram na Família a liberdade, o desafio e a empolgaèäo que procuram? Se näo encontrarem o que estäo buscando aqui, onde väo encontrar? Em lugar nenhum. Talvez encontrem uma imitaèäo de felicidade ou uma ilusäo de liberdade no Sistema, mas é exatamente aí que o Diabo quer que eles estejam e estâ fazendo de tudo para levâ-los para lâ.

123. É um grande cabo-de-guerra no espírito! O Inimigo e todos os seus demõnios estäo de um lado da corda, tentando puxâ-lo para um lado, e o Senhor e todos os Seus espíritos ajudantes estäo do outro lado tentando puxâ-lo na sua direèäo. E um dos nossos adolescentes estâ bem no meio, representando todos os muitos adolescentes que temos na Família agora.

124. O Céu estâ lutando pela sua vida e servièo, assim como as forèas do Inferno. Eles estäo lutando com tudo, e parece que o Inimigo estâ ganhando. Você talvez se pergunte por que entäo o Senhor, sendo onipotente, näo puxa a corda na Sua direèäo e salva os adolescentes? É que Ele näo pode fazer isso. Estâ limitado pelas regras do jogo que o impedem de usar todo o Seu poder. Estâ limitado pelas regras da escolha e tomada de decisäo.

125. O que Jesus precisa é de você, da sua ajuda! Ele precisa que todos que possam fiquem do Seu lado da corda para puxar esses adolescentes na direèäo certa e para longe das garras do Inimigo. Com a sua ajuda, o Inimigo näo vai vencer esse cabo-de-guerra pela vida dos nossos adolescentes. Se estendermos as mäos em amor e sacrifício para conquistar esses adolescentes para o Senhor e para dedicarem sua vida a servi-lO‚ vamos ganhar esse cabo-de-guerra! O Céu vai ganhar e as forèas do Inferno seräo derrotadas. Mas o rumo dessa batalha pelos coraèöes, almas e vidas dos nossos adolescentes depende de você, näo do seu vizinho ou de outra pessoa, näo daquela outra pessoa‚ nem de outro Lar que sabe trabalhar com adolescentes, mas de você! O rumo desta batalha depende de você.

126. O que você vai fazer para contribuir para ganharmos este cabo-de-guerra? O que vai fazer para ajudar a ganhar nossos adolescentes‚ para ajudâ-los, ser amigo deles, encorajâ–los, apresentar-lhes desafios, pastoreâ-los, amâ–los e acima de tudo, para representar Jesus para eles, servindo-Lhe de mäos, pés e tudo?

127. O que Jesus faria se estivesse aqui na Terra hoje? O que Jesus faria para ajudar aquele jovem em seu Lar? Serâ que Ele ficaria de lado e deixaria o Inimigo afastâ-lo da luz com tédio‚ falta de desafios‚ falta de amor pela Palavra, solidäo e seus muitos outros truques? De jeito nenhum! Se Jesus estivesse em seu Lar, Ele amaria esse adolescente, seria amigo dele. Sacrificaria o Seu tempo para ajudâ-lo, para conversar com ele‚ para se divertir com ele e esclarecer as suas dúvidas. Ele faria tudo ao Seu alcance para ajudar o adolescente a sair vitorioso.

128. Mas Jesus näo pode estar aqui fisicamente agora no seu Lar para ajudar esse adolescente, de modo que precisa de você. Ele sô pode ajudar esse jovem se puder trabalhar através de você. Você vai permitir-Lhe agir e amar através de você? Vai deixâ-lO usar você para ajudar esse adolescente a vencer? É isso que Ele quer de você, que seja um instrumento do Seu amor.

129. Mesmo se você näo achar que é bom com adolescentes ou que pode ajudar muito, o Senhor tem um trabalho para você. Pergunte-Lhe o que Ele quer que você faèa e o que espera de você hoje, e depois ore desesperadamente pela Sua forèa para ajudâ-lo a fazer o que Ele lhe mostrar. É muito importante, porque o Senhor precisa da nossa prôxima geraèäo. Ele tem coisas grandiosas reservadas para ela. Precisa do fogo, do fervor e de tudo que eles têm a oferecer. Precisa de todos esses jovens! Näo tem nem um de sobra! (Fim da mensagem de Papai.)

Chaves para adolescentes juniores

Se invocar as chaves de renovaèäo, o Senhor mudarâ o que for preciso no seu coraèäo para que você possa cumprir o seu dever de dispensar aos nossos jovens cuidados e conselhos segundo a Palavra.

Invoque as chaves de revelaèäo e entendimento, clame a mente e os pensamentos do Senhor; depois escute, receba‚ acredite e obedeèa. As chaves de obediência e poder lhe capacitaräo a fazer o que for preciso para ajudar cada um de seus filhos a cumprir o chamado que recebeu de Deus.

Diga–Me exatamente o que os seus jovens precisam, invoquem as chaves de mudanèa e elas agiräo a seu favor.

As chaves säo diferentes e variâveis. Elas se adaptam às suas necessidades, e quando intercedem pelos seus jovens, elas atendem as suas petièöes da melhor maneira possível.

Se você se sente fora de sintonia com os jovens de hoje, invoque as chaves de sabedoria, entendimento, flexibilidade, discernimento, convicèäo e mudanèa, e verâ milagres! Você receberâ entendimento, sua fé e visäo seräo renovadas e a diferenèa no seu relacionamento com os jovens serâ visível.

Invoque as chaves de absorèäo e receptividade quando for ler as Minhas Palavras, näo sô pelo seu prôprio bem‚ mas para que você possa se tornar a Palavra viva e transmitir a Minha alegria, fé e convicèäo aos seus jovens.

Nunca tema invocar as chaves para receber um milagre completo. As chaves de milagres se especializam em circunstãncias que estäo além da forèa humana.

Ao clamar as chaves de submissäo para os seus jovens, as decisöes difíceis se tornaräo mais fâceis e eles sentiräo mais paz.

Clame as chaves de proteèäo para proteger seus adolescentes dos ataques do Inimigo. Ele nunca descansa, e você tampouco deveria cessar de orar, pois se orar poderei cercar seus adolescentes com um campo de forèa para protegê–los e fazer com que seja mais fâcil tomarem as decisöes certas e permanecerem na Minha vontade.

Invoque as chaves de amor para as suas interaèöes com os jovens, e o seu amor serâ como o Meu amor: grande‚ incondicional, compreensivo, equilibrado e dispensado com sabedoria.

Continua na 3ª parte

Copyright © 2003 por A Família

(fim de arquivo)