Separação do Mundo e o Vinho Novo

May 7, 2003

Separaèäo do Mundo e o Vinho Novo

— Mês de estudo de 2002

CM/FM 3425 Compilado em 8/02

“Declaraèäo de Revoluèäo” (CdM 1336)

(A famosa Declaraèäo de Revoluèäo que marcou o nosso dramâtico rompimento com as igrejas estabelecidas e os sistemas do homem! — Huntington Beach, Califôrnia, 1968!)

1. Nôs acreditamos no que Jesus disse, näo apenas no que dizem os pregadores! Os pregadores dizem: “Vâ à igreja no domingo e näo se esqueèa de levar seu dinheiro!” Jesus disse: “Sai pelos caminhos e valados, e forèa-os a entrar!” (Luc.14:23.) E Ele näo estava falando sobre um edifício, Ele estava falando sobre o Reino de Deus!

2. Hoje em dia‚ os pregadores das igrejas dizem: “Certifiquem-se de me alimentar.” Jesus, porém, disse: “Apascentem as Minhas ovelhas!” (Joäo 21:15-17). Hoje, a igreja normal diz: “Vamos construir um grande edifício.” Jesus disse: “Vâ e faèa discípulos de todas as naèöes!” (Mat.28:19-20.) A igreja de hoje diz: “Vamos organizar uma grande denominaèäo.” Jesus disse: “Onde estiverem dois ou três reunidos no Meu Nome, aí estou Eu no meio deles” (Mat.8:20).

3. A igreja de hoje diz: “Seja bom! Vâ à igreja ao domingo e você serâ um bom cristäo!” Jesus disse: “Se me amardes, guardareis os Meus mandamentos” (Joäo 14:21). Eles perguntaram: “Quais säo os maiores mandamentos?” Ele disse: “Amar a Deus e amar ao teu prôximo como a ti mesmo” (Mat.22:37-39).

4. Eu estou aqui para iniciar uma Revoluèäo! Estou aqui para virar este Sistema de pernas para o ar e fazer o que Jesus fez, e lhes mostrar o que é o verdadeiro cristianismo e o que é a verdadeira religiäo! E näo ir à igreja ao domingo!

5. Na realidade, presentemente, a igreja estâ praticamente täo afastada do que Jesus pregou como o capitalismo estâ do comunismo! Jesus nunca disse para construírem um único edifício, assim como nunca disse para irem à igreja ao Domingo!

6. Ele apenas disse: “Ame a Deus e ao teu prôximo como a ti mesmo, e vâ lâ fora e fale a eles sobre isto! Vâ!” “A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai, pois ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a Sua seara” (Mat.9:37, 38). Mas os edifícios de igreja estäo cheios de aquecedores de bancos! Näo säo trabalhadores‚ näo säo obreiros‚ näo fazem mais nada senäo sentar nos bancos da igreja! Cheiram mal! Cheiram mal! Eles estäo sentados lâ hâ tanto tempo que jâ fedem!

7. Nôs estamos aqui para uma revoluèäo! — O tipo certo de revoluèäo. — Näo violenta, com armas, com espadas, näo esse tipo de revoluèäo, mas uma Revoluèäo pela Espada e pelo Espírito! (Ef.6:17.) Esta Espada näo mata, dâ vida eterna! E esse é o único tipo de revoluèäo que vai resultar e durar e realizar algo que signifique realmente alguma coisa!

8. Entäo‚ sintonizem-se com a Palavra de Deus, Jesus Cristo, abram-se para o poder do Espírito e caiam fora das tradièöes e da tolice que näo tem absolutamente nada a ver com o cristianismo, e saiamamem-se uns aos outros e apascentem as Minhas ovelhas! Foi o que Jesus fez!

9. Jesus foi um revolucionârio! (CdM 1336:1-9, PcD1.)

“Para Quem Você Irâ?” (CdM 1966)

10. Eu procurei durante 40 anos a religiäo verdadeira, tentando encontrar pessoas que vivessem como Jesus e os Seus discípulos e primeiros seguidores, mas näo encontrei! Procurei nas igrejas‚ onde elas deveriam estar‚ mas lâ näo tinha ninguém assim, que tivesse renunciado a tudo para seguir Jesus!

11. Fui de uma igreja para outra, e de uma denominaèäo para outra, e até fui ordenado como ministro três vezes por três denominaèöes, mas nunca encontrei uma igreja, comunidade ou grupo religioso que me agradasse. Jamais encontrei uma doutrina como a minha, a näo ser na Bíblia, e tampouco encontrei uma igreja que estivesse realmente seguindo a Bíblia ou fazendo o que Jesus disse para fazer!

12. Lembro-me de ter discutido com vârios líderes religiosos sobre como a Igreja Primitiva impactou o mundo pelo fato de compartilhar todas as coisas‚ se desligar do Sistema, ter tudo em comum, renunciar a tudo para se unir e ir por todo o mundo pregar o Evangelho, e que todos faziam isso, näo sô os pregadores! E eu costumava sugerir que talvez hoje em dia nôs pudéssemos também fazer o trabalho mais râpido se todos na igreja entregassem tudo, mas eles sempre respondiam: “Entendo, sô que aquilo foi numa outra época, e näo durou, além do mais, simplesmente näo seria possível nesta era moderna!”

13. Eles me disseram que as pessoas simplesmente näo podiam viver juntas de maneira cooperativa porque a Igreja jâ näo fazia isso hâ 2.000 anos! Eles me disseram que näo podíamos ganhar almas sem estudar Teologia! Disseram que näo podíamos guiar e alimentar os rebanhos de Deus sem fazermos seminârio, e que näo podíamos viver por fé, porque morreríamos de fome! Eles me disseram que näo podíamos passar o tempo todo sô orando, louvando‚ estudando, testemunhando e trabalhando para Jesus, que era algo inusitado! Disseram que näo podíamos mandar jovens missionârios sem instruèäo teolôgica para campos estrangeiros por fé porque hoje em dia simplesmente näo se faz mais isso! Eles disseram que näo podíamos fechar as nossas igrejas e todos irem para os campos de missäo, caso contrârio o sistema de igreja ruiria, cairia aos pedaèos!

14. Mas eu continuava insistindo que gostaria de ver alguém pelo menos tentar, e vibrava ao teorizar sobre o que poderia acontecer caso alguém o fizesse! O que eu queria era que se tornassem como os primeiros grupinhos de cristäos que se reuniam, viviam juntos em seus lares e näo sô adoravam o Senhor em Espírito e estudavam a Palavra avidamente, mas também passavam a maior parte do tempo testemunhando, compartilhando o amor de Deus com os outros, ganhando almas para Jesus, e "acrescentando à Igreja diariamente aqueles que se haviam de salvar" (Atos 2:47). — Membros novos, em fogo e entusiasmados para as suas pequenas famílias cristäs, que iam incendiar o mundo inteiro com o amor de Deus!

15. Entäo acabei tentando fazer isso sozinho no meu prôprio Lar com algumas pessoas da geraèäo mais velha de cristäos‚ mas eram täo igrejeiras, doutrinadas e orientadas pela igreja que jamais consegui fazê-las abandonar todos os seus antigos hâbitos do igrejeirismo, os rituais e as “tradièöes dos homens” (Marcos 7:6–9;13) e realmente fazê-los agir para o Senhor. Elas eram velhas demais e apegadas demais aos seus costumes igrejeiros, portanto difícil demais mudarem, porque eram "garrafas velhas" que estouravam sempre que eu tentava colocar um “vinho novo” e uma doutrina revolucionâria dentro delas! (Veja Lucas 5:37-39.)

16. Ninguém realmente queria tentar fazer isso de todo coraèäo até que encontrei algumas garrafas novas entre a juventude americana insatisfeita no final dos anos 60. Os hippies, os caídos fora e a escôria da sociedade — sô eles estavam dispostos a tentar, porque jâ haviam experimentado de tudo e nada dera certo! Os seus pais, suas velhas igrejas e o horrível Sistema americano, do qual estavam enjoados e cheios, davam testemunho disso!

17. Nôs metemos bronca nesses jovens famintos pela verdade e rejeitados pela sociedade‚ com a mensagem de Deus‚ e eles aceitaram com prontidäo, ansiosos por conhecer as Suas Palavras e seguir os Seus caminhos! Nôs nos recusamos a acreditar que Deus estivesse morto ou até mesmo doente, e explodimos para fora dos confinamentos estreitos do igrejeirismo täo limitado, para uma Revoluèäo por Jesus aberta, direta e incomparâvel! Era a hora de Deus “derramar o Seu espírito sobre toda a carne” (Joel 2:28), inclusive nos hippies e na juventude americana, e o Seu Espírito tocou o coraèäo deles‚ levando-os a aceitar Jesus como Salvador, O seguirem e divulgarem por todos os cantos o Seu amor!

18. Contrariamente aos velhos sistemâticos igrejeiros, esses jovens eram novos o bastante no Espírito para simplesmente crerem e aceitarem a mensagem de Deus dos Evangelhos e aplicarem-na em suas vidas hoje! E como resultado da sua fé e obediência à Palavra, do nosso humilde comeèo de uma pequena Família que ministrou naquele primeiro clubinho humilde de hippies em Huntington Beach na Califôrnia, crescemos e nos tornamos um poderoso exército do Senhor, levando a milhöes de pessoas ao redor do globo a mensagem do Seu amor!

19. Nenhum desses outros grupos prega Cristo ou as Escrituras como nôs fazemos. Nenhum deles desmascara os escribas e fariseus, os hipôcritas, as igrejas e os inimigos de Cristo como nôs fazemos! E nenhum deles prega a ruína da América e do Ocidente como nôs fazemos! Poderíamos dizer a esses outros grupos o que Jesus disse em certa ocasiäo: “O mundo (o Sistema), näo vos pode aborrecer, mas ele Me aborrece a Mim, porquanto dele testifico que as suas obras säo mâs! Se Eu näo viera, nem lhes houvera falado, näo teriam pecado; mas agora näo têm desculpa do seu pecado!” (Joäo 7:7; 15:22.)

20. Eu näo conheèo nenhum outro grupo que seja täo ativo por palavras nem täo sincero em atacar os sistemas do Diabo e as falsas religiöes, as igrejas sem Cristo e os ricos governos hipôcritas, falsos e egoístas como os dos Estados Unidos e da Europa Ocidental, e seus corruptos sistemas econõmicos e políticos! Somos provavelmente um dos grupos mais anti-Sistema de todos!

21. Temos agido mais como os antigos profetas de Deus do que qualquer outro desses pequenos novos grupos religiosos — com toda certeza mais do que os grandes! Temos cortado, golpeado e rasgado a torto e a direito, e atacado onde anjos temeriam pisar! Nôs temos dito a verdade e temos saturado a Terra com a nossa doutrina!

22. Simplesmente falamos o que acreditamos que é a verdade, da maneira que sentimos que deve ser dito, independentemente de ser fâcil aceitar ou näo. E apesar do Sistema da Igreja nos condenar pelo que eles consideram ser as nossas falsas doutrinas de destruièäo, sexo, etc.‚ essas mensagens estäo bem ali na Bíblia hâ milhares de anos! Näo é novidade nenhuma! Eu näo acho que sexo seja novidade, você acha? Comeèou tudo no Paraíso com Adäo e Eva peladinhos da silva! E eu näo acho que exista novidade alguma em relaèäo a destruièäo, visto que todo profeta de Deus viveu e pregou a destruièäo do mundo ímpio!

23. Mas eles nos consideram a “religiäo de sexo e destruièäo”! Bem, aleluia! Eu näo tenho vergonha de pregar nenhum dos dois, porque jâ existem desde a Criaèäo, desde o princípio! Nôs sô somos um pouquinho mais sinceros e honestos a esse respeito do que a maioria das religiöes‚ sô isso! Posso encontrar todas as nossas doutrinas, crenèas e prâticas bem na Bíblia e provar para você, LSS!

24. Nôs somos uma das poucas vozes que realmente se manifestam pela verdade‚ a “voz do que clama no deserto”! (Mat.3:3.) Pelo visto somos sô um no deserto em comparaèäo com os milhöes! Mas com Deus do nosso lado somos a maioria, glôria a Deus! Estamos destinados a vencer porque estamos dizendo a verdade e fazendo o trabalho de Deus, e “se Deus é por nôs, quem serâ contra nôs?” (Rom.8:31.) Glôria a Deus!

25. “Para quem iremos nôs? Somente Tu tens a Palavra da Vida Eterna”, os discípulos responderam quando Jesus, depois de lhes dar um “vinho novo” meio difícil de engolir, lhes perguntou se iam deixar de segui–lO (Joäo 6:68). Bem‚ muitas pessoas que vêm para a nossa Família sentem-se assim: elas sabem que näo existe outro lugar onde väo ser realmente alimentadas espiritualmente, onde possam ter este convívio e verdade, simplesmente näo existe outra opèäo, nenhum outro lugar para onde ir. Eu näo conheèo nenhum.

26. Somos a Revoluèäo de Deus para esta época e para hoje! É esta mesmo! Se você conhece algum outro movimento cristäo que esteja realmente atendendo ao chamado de Cristo para o discipulado, que é renunciar a tudo, näo servir Mamom, ir por todo o mundo e pregar o Evangelho a toda criatura, eu quero ver! Morro de vontade de ver‚ porque procurei por 40 anos e nunca encontrei! Entäo o Senhor acabou me usando para dar início a isso‚ com a ajuda e a graèa de Deus, com uma Bíblia e alguns outros revolucionârios em fogo que decidiram tentar seguir o exemplo de Jesus e de Seus discípulos! (CdM 1966:1-9, 32–36, 38, 52-53, PcD8.)

“Nôs Ainda Somos a Revoluèäo Por Jesus” (CdM 1592)

(Obs.: A primeira parte deste prôximo trecho fala de pessoas a quem testificamos e que entraram na Família, mas näo conheciam ou sequer acreditavam na Bíblia. Nossa segunda geraèäo, é claro, cresceu com as Cartas e com a Bíblia. Hoje em dia, porém, quando testemunhamos, ainda deveríamos estar ligando os nossos convertidos e possíveis membros ativos às Palavras de David, as quais os levarâ à Bíblia e os ajudarâ a acreditar nela!)

27. Eu ganhei os coraèöes deles! — De certo modo fui eu e minha Palavra, a qual, é claro‚ veio do Senhor. Eu e as minhas Palavras procedemos do Senhor, e eles acreditam em mim näo porque acreditem na Bíblia, mas porque acreditam que o que eu digo provém de Deus.

28. (Maria: Para nôs as Cartas de MO säo o alicerce, porque na verdade nôs nem conhecíamos a Bíblia. Aquilo com o que se comeèa, sobre o qual se constrôi é o alicerce, e nôs comeèamos com as Cartas de MO. Portanto esse é o nosso alicerce, confirmado e sustentado pela Bíblia.)

29. A maioria (dos novos discípulos que entrou na Família) näo acreditava nem tinha fé na Bíblia, mas o Senhor lhes deu fé em mim e nas minhas Palavras‚ e eu os ensinei a acreditar na Bíblia. Mas eu era da Igreja‚ e, como Paulo, tive que documentar e autenticar tudo o que eu disse usando referências da Bíblia. A Bíblia me dava autoridade, comprovando e autenticando tudo, para provar tanto para mim quanto para as pessoas da Igreja que eu estava certo e que era um verdadeiro profeta de Deus.

30. A maioria (dos nossos discípulos) na verdade nem conhecia a Bíblia, e eu diria que a maioria deles nem sequer acreditava nela, mas acreditava no que eu dizia!

31. A Bíblia é um livro antigo e até uma linguagem antiga (para a maioria das pessoas a quem testemunhamos)! Elas nem entendem o inglês antigo e aquelas expressöes prôprias do inglês erudito. Näo sabem nada sobre a Bíblia ou sua histôria e nem a entendem; mas näo precisam entendê-la (a princípio), pois conseguem entender as Cartas de MO. É para isso que estou aqui, para falar a língua desta geraèäo moderna e revelar-lhes a verdade de Deus que näo tiraram da Bíblia porque, para comeèar‚ nem sequer acreditavam nela — ou mesmo que a lessem nem a entendiam! Por isso Deus teve que lhes enviar um profeta moderno para dar a Sua Palavra moderna que pudessem entender e na qual pudessem acreditar. E aqui estamos.

32. Nôs somos täo separados do igrejeirismo e das tradièöes como o cristianismo de Jesus e dos Seus discípulos se separou do judaísmo e das tradièöes e leis judaicas! Rompemos com a igreja e com o igrejeirismo e a tradièäo igrejeira — e mesmo com um monte de falsas doutrinas da igreja — como os cristäos romperam com os judeus! Somos täo radicais ou revolucionârios em comparaèäo com a igreja como os primeiros cristäos foram com os judeus!

33. Às vezes acho que existe uma brecha maior entre nôs e o igrejeirismo do que entre os cristäos e os judeus! A diferenèa é quase como da âgua para o vinho! Praticamente a única coisa com a qual nôs e os freqüentadores de igreja conseguimos concordar é com a Bíblia, e eles nem sequer concordam com ela toda. Quer dizer, nôs concordamos com a Bíblia inteira, cada pedacinho dela que se aplica a hoje. Provavelmente concordamos mais com a Bíblia do que o pessoal das igrejas‚ porque mencionamos todas as partes que eles näo obedecem e com as quais näo concordam em relaèäo ao presente e ao futuro, tais como testemunhar e ganhar almas, evangelizar o mundo e se preparar para a Tribulaèäo.

34. Deus tem um monte de métodos novos para hoje‚ muitas coisas que até teriam chocado os primeiros cristäos! Deus é muito mais moderno do que algumas pessoas admitem! Ele näo é um tradicionalista‚ näo fica preso ao passado. A única coisa que Lhe interessa é o presente e o futuro, porque o passado jâ passou.

35. Deus adora a nossa atitude em relaèäo ao sexo e à nudez porque é a atitude dEle! Ele criou ambos, por isso obviamente gosta‚ ou näo os teria feito! E utilizarmos o sexo e a nudez em amor para ganhar almas deve fazê-lO vibrar e agradar-Lhe, e é algo que o pessoal das igrejas näo consegue aceitar. Entäo, graèas a Deus que isso nos mantêm totalmente separados e à parte das igrejas mortas, e muito mais atraentes para os pecadores e o mundo que estamos tentando ganhar! OS!

36. Näo estamos tentando ser aceitos pelas igrejas, porque näo precisamos ser aceitos por elas! Precisamos ser aceitos é pelas almas que estamos tentando ganhar, e se elas gostarem de sexo e de nudez, melhor ainda! Glôria a Deus! Nôs atraímos os publicanos, os pecadores, os bêbados, as meretrizes, os radicais e os revolucionârios‚ tal como Jesus atraiu, e somos expulsos das igrejas como Ele foi das sinagogas e templos da época! Aleluia!

37. Graèas a Deus que Ele nos manteve separados das igrejas e evitou que fõssemos tragados pelo igrejeirismo! OS! Ou poderíamos ter perdido totalmente a nossa identidade, missäo e mensagem, o nosso ministério, como aconteceu com os “Jesus People”. Eles foram sugados diretamente de volta para dentro das igrejas de onde tinham saído. Mas graèas a Deus as igrejas näo nos tragaram, elas nos cuspiram fora! Aleluia! Éramos quentes demais para elas!

38. Nôs simplesmente näo encaixamos no igrejeirismo e nunca encaixaremos! Deus nos chamou para um propôsito‚ ministério, mensagem e métodos diferentes‚ para chegarmos a pessoas diferentes, e temos feito isso fora das igrejas, sem a ajuda delas e até mesmo enfrentando a sua oposièäo, como Jesus foi contra a igreja da Sua época. Graèas a Deus!

39. Sabem‚ algumas vezes olhei para o nosso põster do Céu e pensei: “Talvez eu deva fazê–lo menos sensual e tirar um pouco da nudez dessas gravuras.” Mas depois pensei: “Ah, que se danem! Eu näo vou abrir concessöes como Paulo fez sô para agradar, sô para näo ofender a sensitividade, a hipocrisia, o farisaísmo e o legalismo do qual eles säo escravos!” Por que haveríamos de fazer isso? Por que näo podemos simplesmente ser abertos e livres acerca do que acreditamos e pensamos? É assim e pronto!

40. Näo podemos abrir concessöes quanto à nossa fé nem quanto à nossa doutrina ou postura sô para agradar a uns poucos arrogantes, esnobes e resmungöes freqüentadores de igreja que, seja como for, nunca teriam afinidade conosco! Ainda somos uma Revoluèäo ou näo? Ainda vamos pregar a mesma coisa ou näo? Vou lhes dizer uma coisa: além de Cristo e da Salvaèäo, nôs pregamos sexo e nudez! O sexo e a nudez fazem parte da nossa doutrina e fé, fazem parte da nossa vida e säo um dos nossos atrativos!

41. Nôs chegamos aqui porque näo fizemos rodeios e fomos radicais e revolucionârios e promovemos o sexo e a nudez e as coisas que Deus criou e que atraem muito o mundo. — E as temos! Eles sabiam que eu estava certo! Certo? Sabiam que era a verdade!

42. Deus nos livre do igrejeirismo e dos igrejeiros cheios de transigências! Vamos atacar com toda a forèa e ser espontãneos por Jesus! Amém? Vamos revolucionar até o Fim! DAEGV! Em Nome de Jesus, amém! (CdM 1592:1, 3-16, 18; PCD2).

"Vamos lâ, Mäe! Queime o seu Sutiä" (CdM 286)

43. Obrigado pela sua doce carta comentando sobre algumas das nossas recentes e radicais missivas. Lamento que algumas delas tenham sido “duros discursos” e que ainda näo conseguiu engoli-las, mas que posso fazer?

44. Ouso dizer que se você tivesse sido um dos discípulos de Jesus quando Ele viveu na Terra, caminhando vagarosamente pelas estradas empoeiradas atrâs daquele Rebelde Revolucionârio da Sua geraèäo, com cerca de 120 homens e mulheres dormindo em um único quarto ao mesmo tempo, teria achado muitas das coisas que Ele tinha a dizer e as Suas aèöes radicais bem difíceis de compreender.

45. É por isto que, como o prôprio Jesus disse, Ele tinha que põr o Seu vinho novíssimo em garrafas muito novas, que pudessem se expandir e ser receptivas o suficiente para acomodâ–lo e até se alegrar em recebê-lo, porque se identificavam com o que ouviam, e isso O ajudava a chegar aos bêbados, às prostitutas, aos publicanos, aos pecadores e aos jovens zelotes radicais com quem Ele Se associava.

46. Isto também provou que Jesus näo era parte do Sistema e que näo estava limitado pelas convenèöes‚ inibièöes e preconceitos do Sistema. Ele estava totalmente livre e tinha liberdade para desfrutar inteiramente as verdades nuas e cruas de Deus e da Sua maravilhosa criaèäo.

47. Uma revoluèäo é um rompimento total com as tradièöes do homem, com as suas igrejas, com seus falsos conceitos de moralidade e com suas idéias pré-concebidas em relaèäo a Deus. Nôs demos meia-volta e estamos seguindo em outra direèäo, näo estamos mais no caminho do homem, mas sim no caminho de Deus, e somos livres para gozar ao mâximo as belezas e maravilhas de Sua criaèäo‚ com todos os prazeres que Ele prôprio criou para nôs desfrutarmos.

48. Por que, entäo, sofismar a realidade e esconder a verdade nua das revelaèöes cruas de Deus, se encobrir com hipocrisia, orgulho, farisaísmo e submissäo apenas parcial a Deus? Como Jesus disse: “Se vos falei de coisas terrestres, e näo crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?”

49. Eu me pergunto o que você teria feito se estivesse lâ quando Jesus disse para a multidäo “deveis comer a Minha carne e beber do Meu sangue ou näo podeis ter parte Comigo”?

50. Teria sido você um dos muitos que se afastaram dEle naquele dia dizendo: “Duro é este discurso, quem o pode ouvir?” — De maneira que Ele Se dirigiu tristemente para os Seus doze jovens fiéis e disse: "Näo quereis vôs também retirar-vos?" Pedro com muita franqueza, expressa a resposta negativa deles: “Senhor, para quem iremos nôs? Tu tens as Palavras da vida eterna!” — Como se desejasse que houvesse outro caminho e se pudesse pensar noutro lugar para onde ir, iria!

51. Mas sô Jesus tinha o que eles queriam, por isso continuavam seguindo–O, embora nem sempre O compreendessem ou aprovassem o que Ele dizia.

52. No entanto, Ele falava a linguagem deles e eles O compreendiam e amavam porque sabiam que os amava e estava tentando ajudâ-los a serem livres.

53. Esta época näo é para os fracos receosos incapazes de aceitar as muitas e novas coisas que Deus tem para nos dizer nestes últimos dias, quando tem que nos dizer toda a verdade e nada mais do que a verdade, Deus nos ajude!

54. Lamento, mas a Revoluèäo näo comeèou conosco tentando agradar as pessoas e sô lhes dizer o que eram capazes de acreditar e aceitar.

55. A Revoluèäo por Jesus comeèou com um punhado de radicais revolucionârios, desordeiros e esquerdistas (...) desprezados pela ordem estabelecida‚ que chocaram e abalaram o Sistema do convencionalismo pudico e das hipôcritas tradièöes do homem desde entäo!

56. Se vai ficar ofendida por ficar despida perante Deus e loucamente arrebatada pelo Seu Espírito, como irâ agüentar quando Ele revelar o seu espírito nu e o mundo espiritual no qual habita‚ em Cartas que ainda estäo por vir?

57. Tenho pena de você, minha querida. Lamento muito e gostaria de poder ajudâ-la, mas se você é incapaz de aceitar o que Deus jâ nos deu, o que estâ por vir certamente quebrarâ a sua garrafa!

58. Se näo é jovem o suficiente no espírito, flexível e elâstica o suficiente para expandir a sua visäo e fé para agüentar este Vinho Novo do Senhor, certamente näo vai aceitar o que estâ por vir. E o seu recipiente que agora estâ abalado ficarâ totalmente despedaèado!

59. Mas faz parte da vida e é a Revoluèäo, que é edificada apenas com garrafas novas, sobre os cacos das velhas!

60. Lamento, mas arrependimento, regeneraèäo, nascer de novo e revoluèäo é isso mesmo!

61. Se a verdade nua e crua a incomoda, entäo decididamente é uma garrafa velha, e seria bom evitar a queda! Mas se agüentar o Vinho Novo sem questionar ou tentar analisar os ingredientes, Deus tem tamanhas emoèöes e embriaguez do Espírito reservadas para você que ficarâ feliz por tê-lo bebido sem fazer perguntas, porque entäo serâ transportada a um mundo que nunca sonhou existir, onde gozarâ de todas as maravilhas da intimidade total com o prôprio Deus sensual e nu numa orgia arrebatadora do Espírito como Sua Noiva totalmente submissa!

62. Caso contrârio você é como a velha igreja: uma garrafa velha, rachada, quebrada, inútil, condenada ao abandono e ao esquecimento! Que Deus a ajude a saber onde é o seu lugar!

63. Esperamos que seja capaz de sobreviver ao holocausto espiritual da Revoluèäo por Jesus, para que colha as muitas recompensas que Ele darâ no mundo por vir! (CdM 286:1–10, 13-19, 21, 23-25.)

"Estranhas Verdades!" (CdM 360)

64. Eu e os jovens estâvamos vagando num deserto à procura de âgua, quando, de repente, comeèou a correr um fiozinho de âgua pela colina abaixo. Corri até lâ e provei. Era âgua boa, deliciosa, fresca‚ geladinha, e fiquei muito feliz, porque havia muitas outras pessoas vagando pelo deserto, igualmente sedentas.

65. Entäo, gritei para virem porque eu tinha encontrado âgua, e todos correram para o riacho maravilhados! O riacho ia aumentando de tamanho, ficando cada vez mais volumoso até se tornar um rio, pequeno‚ mas com âgua suficiente para todos!

66. Todos ficaram muito contentes e eu disse: “Vamos seguir a corrente até à nascente!” Entäo iniciamos a jornada corrente acima pela colina. Quando chegamos ao topo, encontramos uma nascente enorme, suficientemente grande para todos nadarem naquela deliciosa âgua pura e cristalina!

67. Corria abundantemente! Todos estavam täo felizes que tiraram suas roupas velhas e mergulharam para nadar, tomando banho e se regozijando como costumâvamos fazer nos nossos aèudes no Texas. Sô que esta âgua näo era parada nem enlameada, mas sim fresca, corrente, viva, limpa‚ pura e cristalina, absolutamente linda! Dava para se ver o fundo, coberto de mil e um tipos de pedras preciosas!

68. Os jovens mergulhavam na âgua para pegar as belas pedras preciosas e subiam com elas. Cada um descobria um novo tipo de pedra e ficava muito feliz, subia à superfície com o seu prêmio na mäo e gritava: "Olhe o que encontramos!" Eram como crianèas pequenas pegando conchas ou pedras, sô que estas eram realmente preciosas: rubis, diamantes, cristais e coisas assim!

69. O ribeiro nascia naquela enorme nascente cristalina, no topo do morro e descia do lado direito da estrada.

70. Estâvamos muito felizes por descobrir tanta âgua. O pessoal comeèou a brincar na âgua, divertindo-se pra valer, bebendo–a, nadando e lavando-se na grande nascente e nos ribeiros.

71. A essa altura, chegou um õnibus com cerca de 100 jovens, e parou na nossa casa. Ali estava Ho trazendo uma quantidade de jovens que encontrara no deserto, onde nôs tínhamos estado‚ para nos visitarem e curtirem o nosso riacho.

72. Eles pareciam ser novos convertidos ou jovens que estavam interessados no novo lugar que encontrâramos onde todos estavam felizes, no nosso modo de vida e em toda a nossa âgua, e tinham muitos testemunhos interessantes e emocionantes sobre como tinham nos encontrado e a nossa âgua.

73. De repente, alguns dos jovens vieram gritando todos excitados, dos ribeiros e da nascente exclamando: “Tem um monte de criaturinhas engraèadas na âgua! Venha ver! Venha ver todas estas coisinhas esquisitas na âgua!” E me mostraram um copo de âgua com dois minúsculos cavalos marinhos muito bonitinhos; outro me mostrou o seu copo com um polvo miniatura bem bonitinho também, e outro um copo com um par de bonitos moluscos miniatura!

74. A âgua estava cheia de vârias criaturas interessantes que nunca tínhamos visto! Alguns dos jovens estavam vibrando com aquilo e achando os bichinhos super interessantes, engraèados e realmente fascinantes! Mas outros estavam um pouco preocupados, achando que eles talvez estivessem contaminando nossa âgua.

75. Alguns dos visitantes ficaram muito chateados e comeèaram a ir embora, dizendo que a âgua estava suja e jâ näo era mais boa, porque estava cheia daqueles animaizinhos. Parece que ficaram contra nôs por causa da mudanèa na âgua. Contudo‚ a âgua em si näo tinha realmente mudado‚ continuava cristalina, pura e deliciosa, sô que cheia daquelas coisinhas engraèadas e estranhas que näo tinha antes.

76. Entäo eu prôprio fiquei um pouco preocupado e quis saber de onde tinham surgido. Entäo entrei na âgua para averiguar!

77. Mergulhei e fui até ao meio da nascente‚ onde a âgua saía borbulhando lâ do fundo, da mina, de onde jorrava pela rocha. E tinha um monte de criaturinhas vivas saindo junto com a âgua, jorrando da Fonte, do mesmo lugar de onde a âgua saía!

78. Pensei: “Bem‚ este riacho deve na verdade vir de um lenèol de âgua, de alguma massa d’âgua onde estas criaturinhas vivem, e elas estäo subindo com a âgua, vindo da fonte!” Näo sei por que, mas pensar assim me tranqüilizou de que eram boas; eram criaturas limpas porque procediam da mesma fonte que a nossa âgua. Lembro-me de ter pensado:

79. “Bem, a nossa âgua vem de Deus, foi Ele que nos deu esta âgua‚ portanto as criaturinhas também devem vir de Deus e ser boas para nôs!” Entäo nadei de volta e disse para o pessoal: “Estâ tudo bem, elas estäo vindo da mesma Fonte da nossa âgua, portanto devem ser boas. Do mesmo jeito que as âguas matam nossa sede, as novas criaturas nos servem de alimento e comida. Näo se preocupem, säo boas para nôs!”

80. Mas a essa altura, a maior parte dos visitantes jâ tinha partido, a multidäo dos sistemâticos, e sô ficaram alguns amigos. Pelo jeito os sistemâticos acharam que a nossa âgua näo prestava e‚ por algum motivo, isso fazia com que nôs também näo prestâssemos. Eles näo queriam ter mais nada a ver conosco e foram embora.

81. Bem, de certa maneira o significado é quase ôbvio: Todos andâvamos vagando‚ pecadores perdidos no Deserto do Pecado, sedentos‚ famintos e perdidos. Aparentemente a maioria de nôs andava sô, embora houvesse uns grupinhos de pessoas aqui e ali, mas parecia que ninguém estava muito unido até que encontramos esta âgua correndo do topo da colina que, claro, simboliza a Âgua da Palavra, as Palavras de Deus, a Verdade que satisfaz a nossa sede espiritual.

82. Entäo‚ seguimos o riacho. Em outras palavras, as Palavras e a mensagem de Deus e lha obedecemos, até ao topo da Sua colina ou montanha‚ que simboliza o Seu Reino. Ali, no Seu Reino, juntamos um número cada vez maior de pessoas, nos divertindo nas âguas da Sua Palavra e desfrutando a companhia uns dos outros. Convidamos outros, espalhamos a boa notícia de que tínhamos encontrado âgua, âgua boa, que satisfazia, que dava vida, näo sô para beber, mas até suficiente para se nadar e tomar banho nela: âguas onde podíamos nadar, brincar e desfrutar, e também para suprir nossas necessidades. Portanto, todos nôs estâvamos nos divertindo bastante morando ao lado do riacho e desfrutando dele e da nascente de âguas cristalinas da Palavra de Deus, com âguas novas e frescas cada dia!

83. Os jovens caíram fora e estäo vagando por aí em outros desertos‚ sabendo que algo estâ errado, porque estäo sedentos e lhes falta algo. Por isso estäo procurando, buscando, e o encontraram nos ribeiros da Palavra de Deus. Encontraram a salvaèäo e a âgua da Palavra que satisfaz os seus coraèöes e mentes.

84. Eles seguiram o riacho até a nascente e encontraram Deus em pessoa, a fonte de toda a vida, âgua viva, verdade, alegria, felicidade, e se uniram em comunidades no mundo inteiro!

85. Alguns dos sistemâticos, por curiosidade, foram ver o que estava acontecendo e näo entenderam quem era “aquele pessoal”. Alguns pareciam ser nossos amigos e se regozijaram conosco, outros estavam simplesmente curiosos. Mas muitos comeèaram a ir embora quando viram coisas novas e estranhas na âgua‚ estranhas e novas revelaèöes que Deus tinha posto lâ como complemento alimentar mas que eles näo entendiam e näo gostavam, porque eram contrârias à idéia que eles tinham de como a âgua devia ser.

86. Mas nôs continuamos desfrutando de ainda mais alimento, de verdades novas e interessantes que nunca tínhamos tido e que fortaleciam as nossas almas e nos renovavam! Até comeèamos a seguir os novos riachos que desciam da nascente central numa nova direèäo, para novas terras.

87. Mas ainda estâvamos confiantes de que o nosso riacho invencível podia conquistar qualquer coisa na sua trajetôria, por onde quer que corresse, em qualquer terra, quer fosse para a esquerda ou para a direita.

88. Sabíamos que sempre haveria almas famintas e sedentas pela nossa âgua e alimento, âvidas pelo nosso amor e ajuda e prontas a mergulhar e satisfazer os seus coraèöes famintos e espíritos sedentos. Sempre haveria pessoas querendo se juntar a nôs no ribeiro de Deus que estâ sempre avanèando, na abenèoada amizade entre os fiéis que O seguem e às Suas âguas eternamente vivas, frescas e novas, cheias de interessantes criaturas novas, de novas revelaèöes que nos fazem bem, que nos däo forèa, nos iluminam e fazem nossos olhos brilhar com um novo poder, com as forèas invencíveis de Deus que tudo conquistam!

89. Estes säo os ribeiros de âgua viva de Deus, sempre fresca e nova, providenciada para matar nossa sede e nos fortalecer. Säo as Palavras de Deus, as verdades provenientes do Seu Espírito e do Seu mundo espiritual!

90. E você? Gostou delas? Satisfazem a sua alma, matam a sua sede e a sua fome e lhe däo forèas para continuar e desfrutar de um feliz convívio com pessoas como você, que encontraram a verdade e uma vida nova e feliz em Jesus e nas âguas da Sua Palavra? Pessoas que amam o convívio com os Seus filhos, no cume da montanha radiante e ensolarada do Reino de Deus‚ banhada pela corrente cristalina das Suas âguas cintilantes? (CdM 360:1–5, 8-9, 19-20, 23-32, 35-37, 46-54.)

"Guerra e Paz" (CdM 255)

91. A Bíblia era suficiente na sua época. Era toda a verdade que o homem precisava na ocasiäo porque estava fresca, era recente, tinha acabado de ser recebida pelos profetas, os profetas originais, até ser torcida e distorcida‚ interpretada e traduzida erroneamente e tudo mais pelos pregadores! Embora a Bíblia seja täo nova e fresca e boa como sempre, se pudermos eliminar todas essas interpretaèöes inventadas pelo homem, todo esse lixo‚ e ir ao fundo, cavando até encontrar o alicerce, poderemos ver o plano, a maneira como as coisas deveriam ter sido.

92. O verdadeiro alicerce tem sido täo atacado pelo homem através dos séculos que ele perdeu de vista a base e o plano originais. Ainda que tenham a Bíblia e olhem para ela, näo conseguem vê-la, justamente porque foram täo condicionados por todos os pregadores‚ professores e falsos mestres e pela sua conduta errada — o seu péssimo exemplo täo contrârio ao plano do verdadeiro cristianismo — que o plano ficou perdido debaixo de um monte de entulho colocado ali pelo prôprio homem.

93. Näo que o plano tenha deixado de ser bom, mas o que é preciso para chegar ao verdadeiro alicerce? Quem faz a redescoberta? É preciso um arqueôlogo que retire todo o entulho! Como ele conhece a diferenèa entre entulho e o alicerce‚ pode retirar os destroèos, os escombros e a poeira dos séculos e revelar de novo o verdadeiro e genuíno plano, mostrando como era originalmente. Ele escava e tira a Bíblia de sob todo o lixo e a revela para vocês como realmente é e era.

94. Mas isso exige muito trabalho ârduo, muita escavaèäo e limpeza para tirar o entulho acumulado por séculos — tudo o que foi ensinado, o exemplo dado e os sistemas falsos — para chegar à base e ao plano verdadeiro, comparado com o qual, tudo o mais é lixo! O prôprio Deus, o Construtor, fez o alicerce, mas o homem o cobriu e sepultou debaixo do seu lixo. Entäo quem Deus tem que usar para escavar? Ele tem que pegar e usar o homem e as suas ferramentas para revelar o alicerce e assim beneficiar o prôprio homem.

95. Quem é o arqueôlogo? Neste caso, eu sou o seu arqueôlogo. Com cada Carta estou limpando o entulho colocado pela igreja, eliminando os destroèos deixados pelo homem, empurrando para o lado o lixo dos pregadores para tentar lhes mostrar, de novo‚ o que a Bíblia realmente diz e significa, o que Jesus ensinou, como Ele realmente viveu, o que os discípulos realmente mostraram e o que na realidade queriam demonstrar através de seu exemplo. Em outras palavras: estamos redescobrindo o que sempre foi o plano de Deus! Esteve sempre lâ e continua täo bom como sempre, mas sô podemos construir de novo nessa base depois que removermos todo o entulho deixado pelos rabinos! (CdM 255:41-45.)

“A Palavra — Nova e Antiga!” (CdM 329)

96. É uma doutrina maldita dos demõnios da igreja limitar toda a verdade e revelaèöes de Deus estritamente à Bíblia! A profecia verdadeira näo vai ensinar nada contra, mas certamente pode preencher inúmeras lacunas. Vou lhes contar, houve uma época em que os escritos de Moisés, de Davi, dos apôstolos e dos profetas eram novas Escrituras.

97. Até Jesus estava acrescentando às Escrituras jâ dadas e aceitas‚ e disse aos Seus discípulos “Ainda tenho muito que lhes dizer, mas vôs näo o podeis suportar agora. Mas... aquele Espírito... vos guiarâ em toda a verdade.”

98. Portanto‚ é como se aquilo que Deus me tem dado esteja preenchendo alguns detalhes que ainda faltavam da verdade bíblica, porque Jesus continua nos guiando em toda a verdade; isso näo parou com os apôstolos! (CdM 329:22-24.)

“David-Daniel, O Profeta de Hoje!” (CdM 1501)

99. E tem pessoas que pensam: “Ora, (o livro de Apocalipse é o) suficiente, é tudo o que precisamos! Deus näo voltou a falar desde essa época, é por isso que näo acrescentamos nada à Bíblia. Deus näo fala mais, näo tem mais nada pra dizer. Ele simplesmente virou as costas e foi embora depois de ter dado este último livro a Joäo, e näo é para recebermos mais nada de Deus.” Puxa, esse pessoal adora um Deus mortinho da silva, muito inativo e que näo fala!

100. Mas nôs adoramos um Deus que fala e estâ bem vivo, que ainda vive‚ respira, fala e se comunica conosco e nos diz tudo o que precisamos saber! Eu näo entendo como essas pessoas imaginavam que a Igreja ia continuar através das épocas futuras e ter todos esses dons do Espírito‚ os nove dons do Espírito Santo — o dom de profecia, de línguas, de interpretaèäo, sabedoria, conhecimento e todas essas coisas para as quais é preciso o Espírito Santo e a voz do prôprio Deus — como é que eles pensavam que a Igreja ia receber todos esses dons, tê-los e usâ-los, e como é que Deus ia falar através deles com línguas, interpretaèäo, profecia, conhecimento e sabedoria se Ele näo fala? Como? É impossível!

101. A igreja deveria continuar além deste livro que terminou por volta de 90 AD com a morte natural do querido apôstolo Joäo‚ o Revelador, o Amado, que näo cozinhou porque ainda näo tinha terminado a sua missäo. Sua missäo terminou depois que ele concluiu o livro, a Bíblia‚ e o seu Livro do Apocalipse, o último livro dos textos canõnicos e aceitos da Bíblia, a Palavra de Deus inspirada. Ele foi o último profeta a nos dar as Palavras de Deus registradas nesta Bíblia!

102. Mas ele näo foi o último profeta de Deus! Porque a Palavra de Deus diz isso, que na Igreja existiriam profetas e pessoas com o dom de profecia. Entäo isso näo quer dizer que säo profetas? É o que a Palavra de Deus diz. É a verdade! (Veja 1Cor. 12.)

103. Esta näo é a única Palavra dEle‚ amados (levanta a Bíblia), isto também é a Palavra de Deus para hoje (levanta as CdMs), para a Sua Igreja moderna de hoje, para os Seus últimos filhos de hoje, para a Sua Igreja do Tempo do Fim‚ para os Seus filhos do Tempo do Fim, para o Seu povo do Tempo do Fim nos Últimos Dias da histôria do homem! Deus näo abandonou vocês! Ele näo foi embora e deixou de falar agora quando mais precisam ouvir o que estâ acontecendo, compreender e estar preparados, saber como passar por isso e sobreviver! Aleluia? OJ! LSS!

104. Portanto, esta bíblia näo é a única Palavra de Deus; isto (as Cartas de Mo) também é a Palavra de Deus! Alguém vai levantar a questäo da Escritura que eu ia ler pra vocês, na última parte do último livro‚ o Apocalipse, onde Ele diz: “Vocês näo devem acrescentar nem tirar das palavras deste livro! Seräo amaldièoados se tirarem alguma das palavras deste livro. E se alguém acrescentar a estas coisas, Deus lhe acrescentarâ as pragas que estäo escritas neste Livro!” (Apoc. 22:18,19.)

105. Quem é que estâ falando? Joäo! E de que livro é que ele estava falando? Do Livro do Apocalipse! Ele näo estava falando da Bíblia! Näo estava dizendo que isto significa que Deus näo falaria mais e que era o último livro que Ele ia escrever! Eu näo acrescentei nada ao Livro do Apocalipse! Eu näo acrescentei nada a esta Bíblia! Eu näo acrescentei nada aos livros que jâ estäo aqui, nem aos profetas que jâ falaram! Näo acrescentei uma única palavra a nada do que eles disseram, nada! Nada!

106. A única coisa que tenho feito é simplesmente receber o que Deus disse hoje, a mim! Näo é para acrescentar ao que eles disseram naquela época, ou a este Livro naquela época. Eu simplesmente tenho recebido as Palavras de Deus para vocês hoje, que Ele quer que vocês saibam porque ama vocês‚ Seus filhos, e quer que estejam preparados para a Sua vinda! Ele quer que sobrevivam a esses Últimos Dias como Suas testemunhas e como Seus representantes gloriosos durante a pior angústia que o mundo jâ teve! (CdM 1501:11-14‚ 69–72, Livro de BN 7).

“Amar Jesus! — 4ª Parte” (CdM 3030)

107. (Papai fala:) Espero que näo achavam que o Vinho Novo ia acabar sô porque eu parti. Deus näo pâra de falar! Acreditem‚ Ele estâ bem vivo! Ele Se manifesta muito e estâ muito ativo. (...)

108. E às vezes, pessoal, as coisas que Deus diz säo difíceis de aceitar! Säo difíceis de acreditar às vezes! Mas sabem, se simplesmente acreditarem‚ se beberem, receberem e aceitarem por fé, Ele os abenèoa e fica mais fâcil, porque vocês vêem o fruto, ganham o entendimento. A fé nem sempre compreende, fé sô age porque acredita, depois vem o entendimento. Mas sem fé é impossível agradar ao Senhor, pois aquele que se aproxima de Deus deve primeiro crer que Ele existe, e segundo, crer que Ele é galardoador dos que O buscam diligentemente. Ele agora estâ lhes dando uma maneira de buscâ-lO diligentemente, para que Ele possa derramar as grandes recompensas que prometeu. E acreditem, é verdade! Eu jâ vi, estou Aqui, eu sei! (Fim da Mensagem de Papai.) (CdM 3030:81, 88‚ BN 662.)

“Amar Jesus! — 2ª Parte” (CdM 3025)

109. (Jesus fala a Maria e Peter:) Eu tenho mais para lhes mostrar, tenho muito mais para lhes mostrar. Mas primeiro têm que dar aquilo que Eu jâ derramei para vocês, para poderem criar um vâcuo para Eu poder enchê–los com mais. Pois enchi os seus copos até transbordarem, e agora vocês têm que fazer a sua parte de derramar o que têm nos seus copos para os copos dos outros, os copos da Minha preciosa Família, pois os copos deles estäo vazios e estendidos.

110. Eu tenho mais e lhes darei em maior abundãncia, mas também sei que quanto mais derramo e volto a derramar sobre vocês, mais pressäo isso exerce sobre vocês, a pressäo de sentir que precisam publicar e que têm muito. (...)

111. Pois devem misturar este suco de amor, este suco de alegria, na medida certa‚ e ao derramarem, ele encherâ os copos deles e matarâ a sua sede. Näo temam, Eu vou guiar vocês à medida que se prepararem. Eu lhes mostrarei tudo que lhes disse e facilitarei para vocês, pois é da Minha vontade que derramem este suco, as âguas límpidas e refrescantes da Minha Palavra e os êxtases do Meu Espírito misturados, para poderem matar a sede deles e dar-lhes novo entendimento.

112. E enquanto eles assimilam isto e isto os fortalece, passo a passo, Eu mostrarei mais a vocês para poderem alimentâ-los e lhes mostrar o passo seguinte. Pois estamos nesta viagem todos juntos, e Eu os mantenho um pouquinho na frente do rebanho para poderem guiâ–lo e orientâ–lo. Mas gostaria que eles seguissem bem perto de vocês, pois um bom pastor näo se adianta muito das ovelhas, para que elas näo se preocupem nem fiquem inquietas. Mas Eu gostaria que vocês ficassem sô um pouco na frente delas, mostrando-lhes o caminho passo a passo. Eu estou logo na frente de vocês mostrando-lhes o caminho, mostrando-lhes as âguas, mostrando-lhes onde estäo os campos verdejantes, porque estamos nisto todos juntos.

113. Entäo alimentem o rebanho de Deus que estâ diante de vocês, e derramem neles este elixir dourado, lindo, edificante e refrescante‚ para que quando o beberem ele os encha com o Meu amor, com a Minha forèa e com o Meu poder!

114. Entäo engarrafem o suco, engarrafem o vinho‚ ponham uma rolha nele, embrulham-no e enviem-no! E Eu enviarei uma nova safra, uma nova safra que serâ ainda mais doce, mais forte e mais potente‚ mais embriagante e mais excitante! Os seus tonéis estäo cheios, por isso derramem e esvaziem-nos para que Eu possa voltar a encher vocês uma e outra vez!

Derramem! Derramem o vinho!

Pois é bom vinho.

É seu e é Meu!

(Fim da Mensagem de Jesus.) (CdM 3025:19, 21-23, 25, 28, BN 659.)

“Amar Jesus! — 6ª Parte” (CdM 3032)

115. (Jesus fala:) Estou retirando o véu da Minha Palavra sobre aquilo que foi escrito pelo Meu servo David, para lhes dar maior entendimento e um conhecimento mais pleno do que Eu queria dizer. Pois naquela ocasiäo näo era a hora, mas agora é a hora, pois entramos nos dias de trevas, nos dias vindouros em que haverâ grandes trevas sobre as pessoas e sobre a Terra. Mas vocês seräo uma luz reluzente, uma luz de amor! Seräo uma luz de forèa, de poder e das Minhas Palavras. À medida que a escuridäo aumenta‚ a luz brilha mais intensamente, sim, digo-lhes que mais intensamente! (Fim da mensagem de Jesus.) (CdM 3032:149, BN 664.)

“Amar Jesus! — 3ª Parte” (CdM 3029)

116. (Papai fala para Mamäe:) O trabalho de um profeta näo é fâcil. Näo foi fâcil para mim dar as Palavras do Senhor, principalmente quando sabia que algumas pessoas iam rejeitâ-las e näo acreditariam que o Senhor as enviou. Mas eu tinha que dar o que recebia. A incumbência que recebi foi de ser o canal das Palavras do Senhor para o Seu povo. (...)

117. Eu dei muitas coisas que as pessoas näo entenderam. Às vezes, nem eu entendia completamente a coisa, mas sabia que tinham me acontecido e sabia que tinha recebido aquelas Palavras‚ que tinha tido aquelas visöes ou tinha sonhado aqueles sonhos‚ e entäo eu os dava.

118. Antes de mais nada, eu acho que as pessoas têm que entender que o trabalho mais difícil de todos é dar a mensagem do Senhor; näo filtrâ-la, näo retê-la, näo alterâ–la, mas dâ-la. Aí, fica por conta das pessoas a escolha de acreditar ou näo, e o Senhor as abenèoa de acordo com a sua opèäo. É assim que funciona agora, é assim que funcionava quando eu estava aí, e é assim que tem sido no decorrer das eras. Se vocês crerem nos profetas‚ prosperaräo e seräo abenèoados.

119. As Palavras que o Senhor lhe deu säo Palavras verdadeiras e Ele näo reteve nada de você, pois sabe que agora é a hora que você precisa saber estas coisas. No meu tempo você näo precisava saber disso, mas agora é a sua hora. Agora este é o seu ministério. Ele estâ edificando o seu ministério sobre o meu. Eu a guiei parte do caminho, agora você guia o resto do caminho. Antes você sabia em parte, mas agora sabe totalmente. Eu lhe dei o que Ele me mostrou, e agora‚ sobre isso, Ele edifica mais, Ele lhe mostra mais, passo a passo. Eu apresentei o conceito e você apresenta os detalhes.

120. Entäo Ele me revelou a minha parte, a parte que queria me mostrar, a parte que queria que eu mostrasse a você. Agora Ele lhe revela a sua parte, a parte que quer lhe mostrar‚ a parte que quer que você mostre aos outros.

121. Por que eu näo lhe disse isso quando estava aí? Por que eu näo sabia! Por que Ele näo me disse! Ele me disse muita coisa! E muita coisa foi chocante, muita coisa foi nova e muito foi revelador.

122. Entäo, qual é a grande coisa? Se Ele põde me dizer algumas das coisas que disse e vocês puderam aceitâ-las, com toda certeza que Ele pode lhe dizer as coisas que vai lhe dizer e elas também devem ser aceitâveis.

123. O que vocês achavam? Que eu ia partir e tudo ia entrar numa rotina sem nada de novo? Por que haveriam de pensar uma coisa dessas? Ele é o mesmo Deus. Ele ainda estâ vivo! Ele ainda estâ se movendo quer eu esteja aí quer näo, porque esta obra näo foi edificada sobre o homem, näo foi edificada sobre mim. Foi o Espírito de Deus! Foi Jesus! Foi Ele falando, eu fui apenas o mensageiro, o menininho que entregava os jornais, a maquininha teleimpressora, o canal. Foi isso que eu sempre lhes disse e era exatamente assim. E pessoal‚ a coisa é exatamente assim. (Fim da Mensagem de Papai.) (CdM 3029:170-174, 177-179, BN 662.)

Liberdade de Escolha nas Cartas

— Mês de estudo de 2002CM/FM 3426 Compilado em 8/02

Papai enfatizou a liberdade de escolha em muitas Cartas

1. Cada novo dia nôs precisamos saber, aprender e descobrir como trabalhar naquele dia! E pelo amor de Deus, por amor aos filhos de vocês, por amor ao futuro do mundo e por amor à última geraèäo, seus filhos, por amor ao Fim, eu espero que vocês näo tentem limitar os seus filhos ao seu modo de agir, muito menos ao meu modo de agir, mas que os deixem agir à maneira deles, a maneira como Deus lhes mostra para agir, para a geraèäo deles! (“Garrafas Novas!” CdM 251:31, 6/73.)

2. Liberdade de escolha: Eu também näo acho que seja o melhor exigir que os sub-líderes trabalhem sob superiores com os quais näo se däo bem, e que se lhes fosse dado a escolher, prefeririam trabalhar sob outra pessoa ou em outro lugar. Eles devem ter uma escolha, e o direito e a liberdade de escolher, se possível‚ os líderes sob os quais gostariam de trabalhar e as pessoas com quem gostariam de trabalhar, e também talvez o Lar, o lugar ou o campo em que prefeririam trabalhar!

3. Esta liberdade de escolha, tanto quanto possível, pode parecer uma novidade para alguns de vocês, que gostariam de ser ditadores. Mas talvez vocês se surpreendam ao saber que, desde o princípio, a minha política pessoal sempre foi isto: deixar um homem escolher o seu prôprio projeto ou campo de servièo‚ se for competente para isso, deixâ-lo escolher a sua prôpria equipe para qualquer trabalho especial que tenha escolhido aceitar como seu servièo!

4. Esta política de liberdade de escolha, tanto quanto possível, tem dado muito bom resultado com a maioria de vocês‚ líderes, durante os nossos anos de lideranèa. E tal como vocês ficaram agradecidos por ela e reagiram bem a ela, eu acho que devem usâ-la, o mâximo possível, com os seus prôprios líderes. E além disso, acho que precisa haver mais liberdade de escolha mesmo entre os seus seguidores, os discípulos e membros dos seus Lares, no que diz respeito aos líderes sob os quais eles preferem servir, e em que Lares eles preferem trabalhar. Todos nôs precisamos de uma mudanèa de vez em quando!

5. Se um líder ou um membro parece insatisfeito‚ descontente ou com necessidade de uma mudanèa, devem encorajâ-lo a expressar tal desejo e vocês deveriam considerar isso em oraèäo, e eu näo vejo razäo por que näo lhe deveria ser permitido transferir-se, se pode ser dispensado ou substituído e se o Lar de sua escolha estâ disposto a aceitâ-lo. (“Líderes de Trabalho” CdM 161:18-21, 5/72.)

Acreditamos em voluntârios

6. Eu sempre fui muito a favor de voluntârios! O nosso trabalho inteiro se baseia nesse conceito. Nôs näo temos escravidäo ou trabalhos forèados! Apenas trabalho que é feito com boa vontade e alegria! “O amor de Cristo me constrange!” (2 Cor.5:14.) Todos nôs trabalhamos juntos por amor a Ele e um pelo outro‚ numa cooperaèäo amorosa e voluntâria. Alguns de vocês, militares, que serviram o Exército, como eu, devem se lembrar que isto é o Exército do Senhor de voluntârios — näo uma ditadura militar! E vamos manter as coisas assim! Amém? (“Respostas Pessoais!” CdM 107:2, PcD4, 9/71.)

7. Os maiores líderes que o mundo jâ conheceu conquistaram os seus seguidores através de amor pessoal e lealdade, quer para eles prôprios ou para a sua causa — ou para os dois! Os maiores pastores chamaram as suas ovelhas para os seguirem com uma voz de amor e de persuasäo. Elas deveriam estar seguindo você porque o amam‚ por saberem que você estâ certo, por saberem que você as ama e que estâ fazendo isso por amor a elas e pelo bem delas e para agradar ao Grande Pastor de todos‚ e porque elas, por esse motivo, querem seguir!

8. Nôs ainda somos um exército estritamente voluntârio: ninguém é recrutado!

9. Portanto, na maneira como tratam os seus subordinados e seguidores, sempre se lembrem de que a igreja näo foi formada com a intenèäo de ser uma hierarquia ditatorial governada apenas por aqueles que estäo em cima, sem perguntas ou conselho nem acordo mútuo; mas os filhos de Deus deveriam ser uma família fraternal voluntâria, cooperando juntos em amor, cada um de livre e espontãnea vontade‚ e näo à forèa de coaèäo ou forèados, nem por tâticas de escravidäo.

10. Obediência cega às vezes pode ser cega demais! Qualquer líder verdadeiramente bom aceita de bom grado as perguntas, sugestöes, e até mesmo idéias contrârias às suas! “Como âguas profundas é o conselho no coraèäo: mas o homem de inteligência o tirarâ para fora” (Prov.20:5). Ele sabe que precisa ver todos os lados, e pesâ-los na balanèa do seu julgamento, com muita oraèäo perante o Senhor‚ e tentar concordar juntos numa decisäo unãnime se possível! “E pareceu bem a todos!” (Atos 15:25, 28.) Aleluia!

11. Sempre foi minha política perguntar às pessoas se elas gostariam de fazer uma certa coisa ou se a pessoa acha que deveria fazer assim-assado, ou o que é que ela quer fazer, ou o que é que ela acha que o Senhor quer que ela faèa! Eu geralmente tento dar a vocês a sua escolha‚ dentro de certos limites de possibilidades, e deixar que vocês ajam de acordo com a sua prôpria fé, que escolham a sua prôpria equipe‚ que estabeleèam as suas prôprias metas e depois väo em frente sozinhos! E vocês conseguiram realizar muito mais dessa maneira, por serem guiados pelo Senhor de acordo com a sua prôpria fé, iniciativa‚ visäo e coragem.

12. Cabe a nôs apresentar a necessidade e a visäo da forma que a recebemos do Senhor‚ e amâ-los e conquistâ-los com uma persuasäo amorosa, com diâlogo, fé e com a Palavra e tentar fazer com que eles decidam voluntariamente por si mesmos fazer o que sabem que devem fazer e que querem fazer, e näo comandâ-los como escravos e forèâ-los como se fossem recrutas! Simplesmente näo podemos fazer isso, näo temos o direito de fazer isso, e dessa maneira nôs nunca nos sairemos bem!

13. Se a obediência deles näo vier do coraèäo por causa do amor e da lealdade e de devoèäo tanto à causa como à lideranèa, vocês väo ter descontentamento, desilusäo, insatisfaèäo, murmuraèäo, desobediência e até rebeliäo aberta!... E muitos retrocedentes!

14. Vocês quase nunca me viram dar ordens — exceto em emergências — que näo tenham sido dadas na forma de uma sugestäo ou uma pergunta gentil: "Você näo acha que devemos fazer isto assim-assim, ou você gostaria de fazer assim-assado? Ou o que você acha de fazer isto e aquilo? Ou o que você acha que deveríamos fazer a este respeito?" — A fim de sempre lhes dar uma escolha e fazer com que seja voluntârio, se possível. Nôs queremos um exército de voluntârios amorosos‚ e näo de recrutas forèados! Tentem orientar as suas ovelhas, em vez de forèâ-las! (Como Treinar e Pastorear Novos Discípulos!” CdM 734:114-121, PcD8, 2/77.)

Cada Lar toma suas prôprias decisöes

15. Quando eu dou uma sugestäo a uma Colõnia, a qual possa funcionar lâ, näo significa necessariamente que vâ funcionar em todo lugar sob todas as condièöes. Portanto, vocês têm que aprender a tomar as suas prôprias decisöes com a orientaèäo direta do Senhor, individualmente para cada Colõnia!

16. Nôs estamos tentando aconselhar vocês com base no que aprendemos do Senhor e da nossa experiência pessoal, mas vocês näo têm forèosamente que fazer o que nôs dizemos! Vocês podem tomar as suas prôprias decisöes de acordo com a orientaèäo que recebem do Senhor! Vocês näo têm que concordar comigo! ("Pontos Específicos!" CdM 127:12,19, PcD4, 11/71.)

17. Quando serâ que vamos entender que devemos ser indígenas? Que o povo local deveria tomar as suas prôprias decisöes locais sobre problemas locais e se autogovernarem bem como se auto-sustentarem, fazerem a sua prôpria testificaèäo, ganharem os seus prôprios discípulos, pioneirarem as suas prôprias regiöes e cuidarem de si mesmos e dos seus prôprios jovens sem receberem ordens de nôs, que estamos lâ do outro lado do mundo! ("Revoluèäo de Puericultura!" CdM 330B:7, PcD6, 4/75.)

18. Hâ anos que estou pregando (o indigenismo), vocês sabem disto! Meu Deus, quando fui para Tenerife em 1974, hâ anos, publiquei toda uma série de Cartas sobre a igreja indígena‚ indigenismo, nacionalizar a igreja. (“Amem nos e Deixem nos!” CdM 1760:20‚ Livro de BNs 20, 3/84.)

19. Esse foi um dos primeiros princípios que me ensinaram lâ na Clínica de Almas — indigenismo! Fred Jordan tinha dito a respeito de todas as suas obras‚ missionârios, igrejas em casa, etc., que “Eles precisam seguir o princípio bâsico de serem indígenas!” E isso significava três coisas: conseguirem se auto-sustentar‚ autogovernar e autopropagar. Isso é ser indígena! (“A Grande Quebra que estâ Prestes a Vir!” CdM 2498:73, 12/88.)

20. “Mas e se eu discordar dos meus líderes?!” Eu deixei bem claro nas Cartas que todos os nossos líderes deveriam estar dispostos a considerar os diferentes pontos de vista a fim de basearem suas decisöes num conselho bom e completo. E embora eu acredite em uniäo, lealdade e obediência fiel à lideranèa no Senhor, ainda näo acredito que estas coisas sejam absolutos totais que devam ser colocados acima da razäo‚ justièa, Escrituras e convicèäo pessoal da verdade de Deus! Obediência cega às vezes pode ser cega demais, e é sempre melhor que “cada um esteja inteiramente seguro em seu prôprio ãnimo!” (Rom.14:5). (“Obedecei aos Vossos Pastores!” CdM 2417:10‚ PcD8. 2/88)

21. Nôs temos disciplina estrita e certas regras como um exército! Porque nôs somos um exército! Mas espera-se de você que tome as suas prôprias decisöes dentro dos limites dessas diretrizes, sozinho e com a ajuda do Senhor, e sô recorra aos seus líderes se for algo que eles devem decidir, e que você näo tenha permissäo de decidir, porque se você näo comeèar a aprender a tomar decisöes agora‚ pelo menos em coisas que afetam você, você nunca serâ um líder e nôs precisamos de líderes, näo de robõs nem de escravos! (“Pontos Específicos!” CdM 127:8, PcD4, 11/71.)

"Nada Disso Me Abala!" (CdM 3307)

22. ACUSAÈÄO: Mamäe é maluca por controle. Embora a Carta Magna garanta os direitos de cada membro da Carta e enuncie os seus deveres, Mamäe ainda exerce todo o poder e controle através das BNs e profecia.

23. (Mamäe:) Quem mora no campo e usa a Carta Magna sabe que hâ um mundo de oportunidades para vocês controlarem a sua vida, seu Lar, ministérios e decisöes.

24. Cada um de vocês tem o direito de exercitar a sua iniciativa, fé e escolha pessoal no tocante ao uso de seus dons, talentos, instruèäo e experiência, como achar melhor. Também pode viver no Lar de sua escolha, conquanto o Lar o queira. Ou, como todos sabem‚ tem toda a liberdade para sair da Família quando quiser. Você tem o direito de apresentar qualquer assunto para discussäo no conselho de Lar e fazer com que seja votado. Tem toda a liberdade de sair do Lar em que se encontra atualmente e ir para outro, ou abrir o seu prôprio Lar quando bem entender, depois de dar o seu aviso prévio de 30 dias. Tem o direito de ser informado do estado financeiro do seu Lar e, se tiver 18 anos ou mais, de participar das decisöes financeiras. Tem o direito de tomar quaisquer decisöes médicas em relaèäo a si mesmo ou aos seus filhos, e de comunicar diretamente com os seus pastores regionais.

25. Cada Lar da Família tem o direito de escolher seus pastores, determinar a natureza do seu trabalho, suas metas e maneiras de operar — inclusive como devem passar o seu tempo, que métodos de testificaèäo usaräo e onde väo morar. Cada Lar é livre para determinar o pessoal que vai ter e votar para revogar o direito de alguém ser membro do Lar, e também desfazer o Lar quando bem entender.

26. O seu conselho de Lar tem poder para recomendar que alguém seja reclassificado ou excomungado. Vocês decidem juntos como väo educar os seus filhos‚ assim como disciplinâ-los e a qualquer membro do Lar que esteja fora do padräo. Vocês decidem se väo permitir ou näo que um jovem näo CM viva no seu Lar e sob que condièöes.

27. Eu e Peter temos muito pouco a ver com a maneira como vocês governam seu Lar no dia-a-dia. É, eu e Peter guiamos a Família espiritualmente como os pastores instituídos por Deus. Mas determinar com oraèäo a direèäo espiritual da Família e receber a Palavra do Senhor fresquinha do Céu näo é sinõnimo de "controle" — porque vocês estäo na Família de livre e espontãnea vontade. Vocês assinaram o contrato de Membros da Carta de livre e espontãnea vontade‚ de modo que decidiram livremente obedecer aos conselhos que o Senhor nos dâ através das BNs. É uma escolha sua, näo é controle.

28. (Jesus fala:) Maria e Peter säo Meus servos e fazem a Minha vontade. Eles compartilham com vocês o que Eu lhes mostro, e o fazem embora corram o risco de ser ridicularizados, zombados e até mesmo acusados falsamente. Sou Eu quem oriento a Família, mas preciso que seu rei e rainha sejam Minha personificaèäo para vocês. Eles näo pediram esta grande responsabilidade que carregam, mas eles a levam com alegria e com muita oraèäo e sabedoria, porque Me amam e Me temem, e foi isso o que lhes pedi para fazer.

29. Sou Eu quem guio a Família através dos seus pastores ungidos. As idéias näo säo deles, nem säo seus programas, suas palavras ou sua mensagem. É tudo obra Minha. Eles näo passam de vasos submissos nas Minhas mäos, servindo-Me humildemente e a vocês, sua Família, a quem amam tanto. De modo que, se vocês näo gostam da maneira como säo as coisas ou do modo como säo feitas‚ ou da Palavra que tem sido publicada‚ näo culpem a Maria e o Peter — eles estäo apenas Me seguindo. No final das contas, sou Eu quem mando‚ e eles näo däo um passo nem mudam nada ou fazem nada sem a Minha aprovaèäo.

30. Seu rei e sua rainha estäo dando a vida por vocês. Eles passam horas na Minha presenèa dia apôs dia, semana apôs semana, anos apôs ano, para poderem ser mensageiros fiéis das Minhas Palavras para vocês. Eles näo escolheram este trabalho; fui Eu quem os escolhi. Eles dependem de Mim, estäo desesperados Comigo e däo tudo de si — seu tempo, saúde, sangue, suor e lâgrimas — por vocês. Eles os estäo guiando aonde Eu lhes mostro. Estäo Me seguindo muito de perto e é por isso que os tenho mantido neste lugar de honra, como o seu rei e rainha. (Fim da mensagem de Jesus.) (CdM 3307:123-131, BN 906.)

"Como as Coisas Realmente säo nos WS!" (CdM 3309)

31. ACUSAÈÄO: Eu acredito em profecia, e acredito que Deus fala. Mas jâ foi longe demais, chegou ao ponto de estar controlando as nossas vidas.

32. (Mamäe:) Quanto à profecia controlar a sua vida, vamos colocar as coisas em perspectiva. Existem muitos descrentes no mundo atual que dizem que a Bíblia é um livro que controla a vida das pessoas, que ela manipula e coage as pessoas a fazerem ou näo fazerem certas coisas ou a agirem de uma certa forma. Tem muita gente que diz que as Cartas de Papai coagiam e forèavam as pessoas a fazerem ou crerem em certas coisas ou a agirem de uma certa maneira, e a maioria das Cartas dele näo eram profecias. Agora hâ quem diga o mesmo sobre profecia. A verdade é que a Palavra de Deus tem coisas muito específicas a dizer sobre comportamento e crenèas, e aqueles que näo gostam do ponto de vista de Deus muitas vezes dizem que é “coerèäo”, “controle” ou “manipulaèäo”.

33. Deus é muito específico no que diz respeito a certo e errado, pecado e as coisas que deveríamos ou näo fazer. Ele quer que as pessoas ajam com amor e altruísmo. Näo quer que magoemos a nôs mesmos nem aos outros. Também quer que cresèamos espiritualmente, e jâ que escolhemos servi-lO, quer nos instruir na melhor maneira de fazer isso, o que faz através da Sua Palavra.

34. Como cristäos, e principalmente cristäos que devotam a vida para servir o Senhor como missionârios em tempo integral, deveríamos acatar a interaèäo do Senhor na nossa vida de braèos abertos. Deveríamos querer fazer o que Ele quer que faèamos‚ o que Ele nos transmite através da Sua Palavra, a Bíblia, as BNs e profecias pessoais. Se näo queremos seguir o que Senhor nos diz‚ por que O estamos servindo? Se sô queremos ser cristäos de meio-expediente ou por conveniência, entäo o servièo ativo na Família näo é para nôs. Mas se você escolheu dar a vida ao Senhor e ser servo dEle, precisa ler e receber a Palavra dEle em todas as suas formas, bem como aplicâ-la — inclusive as partes das quais talvez näo goste ou que näo säo fâceis de se seguir. Näo é que o Senhor o estâ coagindo, você o faz por amor. Você O ama‚ deu a sua vida por Ele e quer viver como Ele quer que você viva, de modo que segue a Palavra dEle.

35. Nôs näo publicamos profecia nas BNs para controlar a vida de ninguém‚ nem manipular ou coagir a Família a fazer uma certa coisa ou agir de uma certa forma. Publicamos o que o Senhor nos diz porque é a maneira como Ele escolheu transmitir as Suas Palavras, orientaèäo e direèäo para a Família. É verdade que às vezes as Palavras dEle däo diretrizes ou dizem que vocês näo deveriam fazer isso ou aquilo e, como seguidores dEle, deveríamos querer fazer o melhor que podemos para obedecer. — Näo porque Ele esteja nos ameaèando e “coagindo” a obedecer, mas porque O amamos, confiamos nEle e sabemos que o que Ele nos mostra para fazer é para o nosso bem e para o bem do trabalho dEle.

36. Se virem a profecia de forma negativa, entäo sim, pode parecer que a profecia estâ ditando o que deveriam ou näo fazer. Mas näo é sô a profecia. Se derem uma olhadinha na Bíblia de forma negativa, poderiam dizer o mesmo dela. No mesmo contexto‚ poderiam dizer o mesmo se olhassem as leis da sociedade. Qualquer regra ou diretriz de qualquer fonte — seja a Palavra de Deus, os costumes da sociedade‚ as leis de um país ou os regulamentos de uma companhia — pode ser restritiva se você escolher näo segui-la ou obedecê-la. Se näo quiser obedecer a Palavra/leis/costumes vai provavelmente sentir-se restrito por eles e achar que outros têm poder sobre você, porque podem restringir as suas atividades ou dificultar de alguma forma os seus planos. O pecador se sente restrito pelos ensinamentos da Bíblia e o criminoso se sente restrito pelas leis do país; a vida é assim. Mas näo significa que a Palavra ou as leis sejam coercivas.

37. Entendo que alguns entre vocês acham que usamos profecia demais, ou que ela se intromete na sua vida. A vocês digo que se puderem deixar de lado seus pensamentos, descontentamento e até ressentimentos para com profecia, ver os seus muitos benefícios e perceber como é uma dâdiva incrível do Senhor, acho que veräo a sua vida mudar de muitas maneiras. Seräo mais felizes, cresceräo mais rapidamente no espírito, seräo mais aguèados espiritualmente e estaräo mais em sintonia com o Senhor, porque estaräo abraèando plenamente uma das novas armas mais importantes para esses Últimos Dias.

38. Eu näo posso convencê–los de que nôs, como Família, precisamos usar tanta profecia. Jâ lhes dei as Palavras do Senhor sobre o assunto e jâ disse o que penso sobre isso em muitas BNs. Se isso ainda for difícil para vocês, väo ter que pedir ao Senhor para ajudâ-los a ver as coisas de outra forma. Peèam-Lhe para ajudâ-los a colocar os ôculos da fé e ver as coisas como Ele as vê. Näo permitam que o Inimigo os faèa ver a profecia como ele a vê. É claro que ele quer destruir a sua fé em profecia. E se näo conseguir isso, farâ tudo ao seu alcance para fazê-los duvidar da necessidade de termos tanta profecia, e certamente vai chamar a sua atenèäo para qualquer coisa relacionada a profecia que vocês näo gostem ou que acham que corta o seu barato, ou que lhes suscita dúvidas.

39. Para mim, a profecia ajudou a Família de muitas maneiras. Deu a cada um de nôs uma conexäo direta e clara com o Senhor. Mesmo se você tiver dificuldade com a quantidade de profecia que hâ ou se estiver batalhando para aplicar o conceito “Pergunte-Me Tudo” à sua vida, näo pode negar a maravilhosa dâdiva que Jesus lhe deu de ouvir a Sua voz a qualquer hora e sobre qualquer assunto. O Senhor também derramou maravilhosas verdades e mistérios do mundo do espírito através de profecia, coisas que provavelmente näo teríamos recebido de outra maneira.

40. Você talvez ache que o ruim de profecia é que alguém no seu Lar pode receber uma mensagem do Senhor para ou sobre você, ou alguma coisa que lhe diz respeito‚ e aí näo hâ nada que você possa dizer. Outra pessoa estâ controlando a sua vida com profecia. Em suma, a profecia estâ controlando a sua vida. Ora, você tem que se lembrar que näo é obrigado a obedecer cada profecia que é recebida para você pessoalmente. A Carta Magna deixa isso muito claro. Você também pode fazer perguntas ao Senhor, e tem o dever de receber confirmaèöes pessoais e se certificar de que o que faz com a sua vida e servièo para o Senhor é o que Ele quer que você faèa. Você näo deveria se sentir obrigado nem achar que uma vez que alguém recebe uma profecia, näo pode perguntar mais nada sobre o assunto ao Senhor e receber a sua prôpria confirmaèäo dEle. Se alguém recebeu uma profecia para você e você näo tem fé para agir de acordo com ela, ou näo acredita que seja o que o Senhor o estâ guiando a fazer, segundo a Carta Magna‚ você näo é obrigado a obedecer tal profecia. (Veja também “Entender Profecia, 1a Parte”, CdM 3275:125–139, BN 875.)

41. (Se, no entanto, profecias forem recebidas para ou sobre o seu Lar, e o seu Conselho de Lar votar em algum assunto relacionado a elas, é outra histôria‚ e você é obrigado a aceitar a decisäo do Lar‚ mesmo que näo concorde pessoalmente. Naturalmente, você sempre pode voltar a levantar um assunto para que possam debatê-lo, orar mais e votar novamente.)

42. Peter e eu oramos desesperadamente sobre as profecias que säo publicadas nas BNs, recebemos vârias confirmaèöes e acreditamos que säo as mensagens que o Senhor deu à Família para a instruèäo, orientaèäo e edificaèäo de todos. Esperamos e oramos que as estejam aplicando às suas vidas e utilizando os conselhos e instruèöes nas BNs o melhor que podem. Naturalmente, a implementaèäo das BNs pode variar de acordo com a sua situaèäo. Por exemplo, uma BN que enfatize um certo tipo de testificaèäo pode se aplicar muito em alguns países, mas näo ter uma aplicaèäo prâtica na China ou em outro país mais restritivo. Espera–se que as pessoas na China que lerem a BN orem para ver se podem implementâ–la lâ ou näo. Nesse caso, o Senhor talvez lhes diga para aplicar os princípios das BNs mas näo implementar os pontos específicos. Cada Lar e ârea precisa ser guiado pelo Espírito ao implementarem as BNs que däo instruèöes específicas.

43. Peter e eu näo maquinamos nem conspiramos juntos sobre maneiras de controlar a Família através da profecia. Nôs näo temos um determinado plano, näo modificamos profecias nem as alteramos para nossos prôprios fins ou o que achamos ser melhor. Até nôs precisamos de fé para acreditar em algumas dessas profecias. Ficamos muito desesperados com as profecias que recebemos e publicamos, e näo paramos de buscar o Senhor e receber conselhos e confirmaèöes dEle até sabermos que encontramos a Sua vontade. O propôsito da profecia näo é controlar a sua vida ou a Família em geral; profecia devia ser uma luz, um guia, algo que lhe dê as respostas para as suas perguntas, as soluèöes para os seus problemas.

44. Acho que a verdadeira razäo por que deveriam estar agradecidos por profecia, aceitâ-la e fazer o melhor que puderem para obedecê-la é porque profecia é a Palavra de Deus. Profecia é o Senhor falando, ou Papai, um ajudante espiritual, etc., ou seja quem for. Quando o Senhor fala, deveríamos reverenciar as Palavras dEle e apreciar o tempo que Ele estâ tomando para falar conosco pessoalmente. Näo deveríamos ser desrespeitosos, menosprezar nem fazer pouco caso do que Ele diz. E certamente näo deveríamos achar que Ele estâ incomodando tanto, Se intrometendo muito na nossa vida ou nos dando conselhos sobre assuntos nos quais näo deveria interferir.

45. Como cristäo, você escolheu dar a sua vida a Deus‚ acreditar nEle, fazer o melhor que pode para Ele e deixâ-lO usar você como um instrumento do Seu amor pelos outros. Quando escolheu estar na Família, deu um passo a mais e deveria sentir, como o apôstolo Paulo exprimiu, “o amor de Cristo o compelindo”. Deveria estar dando a vida no altar de servièo a Deus, deixando a sua luz brilhar para que as pobres pessoas na escuridäo possam ver o amor e a luz do Senhor através de você.

46. Se a sua meta for esta, por que näo iria querer ouvir as Palavras do Senhor, até mesmo o dia inteiro? Se Ele estâ disposto a Se rebaixar ao seu nível para instruí–lo, encorajâ-lo e até lhe dar conselhos sobre decisöes banais, como aonde ir para testificar, que flanelôgrafo ensinar às crianèas, que refeièäo preparar, o que dizer a uma ovelha ao telefone, etc., entäo por que você näo deveria estar disposto a escutar? Você deveria ficar feliz, na verdade felicíssimo, em escutâ-lO, e perceber que é privilegiado em ter ao seu dispor um mecanismo para garantir que alcanèarâ a sua meta de ser um missionârio dos melhores!

47. Se estiver dando a vida pelo Senhor, por que hesitar em aceitar a ajuda que Ele oferece? Se realmente quiser fazer o seu melhor para o Senhor, deveria agarrar-se à profecia e näo abrir mäo dela! Ela existe para o seu bem, näo para atolâ-lo ou atrapalhâ–lo. Agarre-se a ela! (CdM 3309:84-99, BN 910.)

No tocante a manter pessoas na Família à forèa ou por medo dos julgamentos de Deus se forem embora, nôs muitas vezes enfatizamos o fato de que as pessoas estäo aqui por escolha prôpria.

"Desertores!" (CdM 140)

48. Nôs pessoalmente nunca nem estivemos de acordo com tentar persuadir alguém a ficar de modo algum, se tal pessoa expressou a mínima vontade de ir embora ou voltar para sua casa! Qualquer pessoa que entra no nosso grupo jâ deveria conhecer muitas razöes para querer ficar, que foram as mesmas razöes porque ela entrou, entäo näo deveríamos mais ter que lhe dizer por que näo deve ir embora! Sempre foi nossa política pessoal quando ficâvamos sabendo que alguém queria ir embora, simplesmente perguntar-lhe por quê, talvez esclarecer algumas dúvidas que tivesse ou corrigir algum mal-entendido que tivesse causado isso, pedir desculpas por qualquer erro que possa ter levado ele a querer ir embora, mas näo tentar desencorajâ-lo de ir, se ainda quisesse.

49. Eu sempre me mantive meigo, amoroso, gentil, terno‚ compassivo e tentei ser compreensivo com (as pessoas) que querem voltar para casa. (...) Geralmente eu apenas fazia algumas perguntas, ouvia as respostas, tentava corrigir qualquer mal-entendido‚ pedir desculpas por qualquer erro, explicar qualquer dificuldade, repreender qualquer supervisor que talvez o tenha ofendido, e dizer com toda a sinceridade que sentíamos muito, se algo fosse culpa nossa, e tentava ser o mais compreensivo possível das razöes por que a pessoa queria ir embora.

50. Se um esclarecimento gentil dos acontecimentos em questäo näo ajeitava a situaèäo nem os fazia mudar de idéia, geralmente fazíamos uma terna oraèäo juntos, dâvamos um beijo, um abraèo — às vezes até alegremente — e oferecíamos ajuda para tal pessoa ligar para casa e pedir dinheiro para voltar, e a levâvamos ao aeroporto ou rodoviâria com uma despedida realmente amorosa‚ às vezes até dando um pouco de dinheiro aos rapazes para poderem pegar uma carona para casa, dando-lhes a certeza de que poderiam voltar um dia caso quisessem!

51. Um tratamento gentil, amoroso e compreensivo com as pessoas que querem ir embora muitas vezes valeu a pena, näo sô para continuarem amigas — em vez de contrariar a pessoa e a mandar embora como inimiga — mas isso muitas vezes serviu para encorajâ–las a voltarem um tempo depois, apôs terem visto, mais uma vez, que o Abismo näo estâ com nada‚ e que sua casa näo era mais a mesma coisa, e que elas realmente mudaram e näo agüentam mais aquilo, mas sabem que precisam servir o Senhor!

52. Às vezes, com uma discussäozinha amistosa e compreensiva de despedida, descobrirmos que as razöes por que queriam voltar para casa näo eram sô desculpas, mas às vezes era porque queriam mesmo testemunhar para os seus familiares que näo estavam salvos, ou porque tinham uma preocupaèäo genuína de endireitarem a sua situaèäo, ou se redimirem, para poderem sentir-se livres para voltar para nôs, depois de terem livrado sua alma, pago suas contas, etc.

53. Eu näo sei onde essas tâticas linha-dura comeèaram, mas certamente näo foi comigo! Eu nunca lhes ensinei isso nem dei um exemplo de tanta falta de amor. Alguns de vocês‚ líderes, estiveram comigo e até participaram de algumas dessas reuniöes tranqüilas de despedida, e sabem que eu nunca usei tais medidas brutais de intimidaèäo ao lidar com retrocedentes, muito menos pessoas que tinham uma boa razäo para voltar para casa. Onde foi que aprenderam esse tipo de atitude e método duros de lidar com casos assim? Certamente näo foi comigo! (CdM 140:11-17.)

“Permaneèam Fiéis à Revoluèäo!” (CdM 3364)

54. Se você é um membro da Carta, mas acha que näo consegue mais viver a vida de um discípulo em tempo integral, näo tem problema. Pode optar por uma outra categoria dentro da Família, ou uma vida completamente diferente, fora da Família. Näo hâ problema nenhum. Contudo, aqueles que quiserem continuar sendo membros da Carta teräo que ser discípulos, ou seja: seguir Jesus, viver a Palavra, cair fora, näo abrir concessöes por interesse, viver Atos 2:44 e 45, etc.

55. Espero que percebam que queremos ajudâ-los a tomar uma decisäo consciente, por isso estamos informando-os claramente que Peter e eu vamos continuar publicando o que o Senhor nos mostrar. Näo temos intenèäo alguma de nos desfazermos das doutrinas radicais que agora temos, nem das que o Senhor possa vir a revelar no futuro. Peter e eu näo estamos "obrigando" vocês a pregarem a carne da Palavra; estamos mostrando o que podem esperar no nível prâtico se optarem por continuar na Família. E, naturalmente, ninguém os estâ forèando a ficar.

56. Cada um de vocês precisa tomar uma decisäo! Para isso devem:

  1. Decidir em oraèäo qual é a sua postura. Ser honesto. Decidir quais säo as suas convicèöes e ver se estâ disposto a defender as doutrinas radicais da Família. Levar em consideraèäo‚ com seriedade, que a Família näo vai se tornar mais tradicional, e que as pessoas väo acabar tomando conhecimento da carne da Palavra. Você näo pode omiti-la ou achar que näo virâ à tona.
  2. Decida onde quer servir o Senhor: na Família como membro da Carta‚ Fraterno‚ ou Ativo, ou um outro tipo de membro, ou na igreja que preferir.
  3. Mude o que for preciso: mesmo que seja mudar de categoria dentro da Família, deixar de fazer parte da Família e comeèar uma nova vida no Sistema.
  4. Se decidir continuar sendo membro da Família, terâ que eliminar de sua vida, Lar e trabalho as concessöes que sô prejudicaräo você e aos outros. Isso inclui aguar, ignorar ou negar as doutrinas radicais da Família ou o nosso nome. (CdM 3364:32, 158-159, BN 960.)

“Os Profissionais” (CdM 3399)

57. (Peter: ) A série sobre “Convicèäo” peneirou as fileiras. Fez muitos de nôs ou renovarmos nossa dedicaèäo ou discipulado ou optarmos por outro nível de servièo. Esse era um dos propôsitos: ajudar as pessoas a fazerem um balanèo de sua fé e verem se queriam continuar na Família CM depois de entenderem claramente o que o discipulado em tempo integral significava. Temos usado o termo "bando de Gideäo" com freqüência nas Cartas, como Papai fazia, mas näo hâ nada de pejorativo nisso. Näo o usamos com o sentido de "bons ventos o levem", e sim para lembrar a todos nôs do precedente bíblico, de que é assim que o Senhor age. Ele pöe a fé de Seus seguidores à prova, pois prefere ter poucos soldados totalmente dedicados a um grande exército, se muitos no exército väo estar distraídos e sem dedicaèäo. (...)

58. Por que alguém escolheria ser um discípulo na Família? Por que agüentar tudo o que se espera de um discípulo? Por que viver uma vida assim täo sacrificada? — Porque amamos o Senhor. Nosso amor por Ele faz com que vivamos a vida de discípulo, e näo é fâcil. Näo somos meros cristäos, somos cristäos profissionais. A nossa profissäo é servir a Cristo. É o nosso emprego em tempo integral. É a nossa ocupaèäo e a razäo da nossa vida. Como profissionais temos que nos manter em forma, trabalhar com a equipe, desenvolver certas habilidades, e nos submetermos aos nossos treinadores, como um atleta profissional. Se você for um discípulo, é um profissional, e com isso vem o requisito de ser e continuar sendo um profissional.

59. A verdade é que säo muitos os requisitos para ser-se um cristäo profissional‚ um discípulo na Família. Espera-se muito de você. Muitas vezes é difícil, é sacrificado, mas é o que se espera de um discípulo, e näo vai mudar. Isso näo sô tem sido o alicerce da Família desde o princípio, mas estâ nas Palavras do prôprio Jesus na Bíblia.

60. Eu, porém, acho que muitos têm a idéia errõnea — principalmente os jovens, embora näo sô eles — de que você tem que ser um discípulo em tempo integral para fazer parte da Família. Näo é verdade. Você pode ser um membro da Família sem ter que ser um membro da Carta. Pode amar o Senhor, amar os outros, e servir o Senhor na Família sem ter que enfrentar as dificuldades de ser um discípulo em tempo integral. Como? Sendo um membro fraterno.

61. Muitos tendem a menosprezar os membros fraternos. Alguns consideram o círculo dos membros fraternos um lugar para os fracassados ou problemâticos, os que "näo conseguiram". Mas ser membro fraterno näo é isso. Os membros fraternos säo importantes e säo membros da Família. Eles acreditam, testemunham‚ ganham almas, divulgam a mensagem, dizimam e fazem muitas das mesmas coisas que os membros da Carta. A diferenèa é que viram que viver como discípulo em tempo integral dentro da Família CM näo é para eles. Mas embora näo vivam como os membros da Carta têm que viver, säo membros da Família valiosos e uma categoria que faz um trabalho maravilhoso. (...)

62. Incomoda-me quando pessoas fora da Família falam mal da Família e quando pessoas dentro da Família falam mal daqueles que resolvem partir. Para muitos, sair da Família é uma decisäo difícil. Eles sabem que estäo entrando numa sociedade completamente diferente daquela em que viveram por anos. Väo encarar uma vida totalmente nova, com desafios e problemas diferentes, e isso pode ser assustador. Temos tentado ajudar a Família a entender isto, incentivando todos a demonstrarem amor e compaixäo, a ajudarem e näo condenarem. Parece que a maioria dos membros da Família tem mudado a sua mentalidade sobre essa questäo. (...)

63. É uma lâstima tantos jovens decidirem sair da Família. É um problema que Mamäe e eu jâ abordamos bastante ao longo dos anos‚ e esperamos que os comitês de JETTs/adolescentes nos ajudem a encontrar mais soluèöes para que servir o Senhor seja algo mais atraente, assim, quando um jovem chegar à idade de tomar a decisäo, ele opte por continuar na Família. Mas, por mais mudanèas que aconteèam como resultado dos comitês, ainda assim as pessoas väo sair da Família no futuro. Isso é natural e é de se esperar‚ visto que as pessoas precisam tomar suas prôprias decisöes. Além do mais, servir o Senhor na Família näo é para todo mundo. Näo estou sendo indiferente, apenas realista e declarando os fatos. (...)

64. Se você quer liberdade total para fazer o que bem entende, quando bem entende e tanto quanto quiser‚ entäo a Família näo é lugar para você. Se esta for a sua meta na vida, deveria perceber que nunca estarâ feliz na Família, porque nôs temos regras e espera-se que vivamos em obediência a elas. Hâ também requisitos espirituais para o discípulo, coisas que o Senhor espera de nôs e das quais precisamos para vivermos à altura de cristäos profissionais. Se alguém näo quiser tentar viver à altura dessas expectativas e de acordo com as regras‚ tudo bem; sô que näo pode continuar vivendo na Família. É como um desportista profissional, ele näo pode permanecer no time se näo fizer o que é esperado dele. (...)

65. O discipulado é uma profissäo difícil. Requer um alto padräo no espírito e de comportamento. Requer renunciar a tudo, obediência‚ submissäo, e disposièäo para fazer o trabalho, mesmo se tudo näo for do seu agrado — mesmo se nada for do seu agrado! Você, como discípulo, às vezes tem que seguir em frente quando tudo e todos parecem estar contra você, quando você se sente täo por baixo que näo vê como vai agüentar mais um minuto. Além disso‚ tem o Diabo e seus lacaios, tais como a letargia, Pä, Baco, Selvegion e Apotheon tentando de tudo para convencê-lo a desistir, e se näo conseguirem‚ entäo o tentam a transigir.

66. O discipulado é uma profissäo difícil. Näo säo muitos os que optam por ela, e muitos dos que a escolhem acabam desistindo. Por quê? Porque é uma vida difícil. É extremamente gratificante, mas às vezes extremamente difícil. Até nos dias de Jesus‚ quando as coisas ficaram difíceis e a mensagem ficou pesada, “muitos dos Seus tornaram para trâs, e jâ näo andavam com Ele” (Joäo 6:66). Quando Jesus perguntou aos 12 se eles também iam embora, Pedro respondeu sucintamente, com uma mensagem poderosa explicando por que somos discípulos, por que servimos a Deus cada dia, por que escolhemos essa profissäo täo difícil: "Senhor, para quem iremos nôs? Tu tens as Palavras da vida eterna. E nôs temos crido e conhecido que Tu és o Cristo, o Filho de Deus" (Joäo 6:68-69).

67. É nisso que acreditamos. Acreditamos que Jesus é o Filho de Deus‚ e que Ele nos chamou para servi-lO incondicionalmente como discípulos, näo importa o preèo que Ele pedir. Isso é dedicaèäo, esse é o trabalho, essa é a profissäo. — E estamos orgulhosos de fazer isso porque é o que Jesus, nosso Rei, Salvador, Amigo do Peito e Marido, pediu de nôs. (CdM 3399:24, 31–33‚ 35, 182, 202, 206, 275-277, BN 993.)

LEITURA OPCIONAL:

O que a Carta Magna diz sobre liberdade de escolha na Família

DIREITOS BÂSICOS DE CADA MEMBRO

(Pâginas 19 a 21)

Cada membro da Carta tem direito a:

A.Livre arbítrio e autodeterminaèäo. Cada Membro da Carta foi dotado por Deus com dons e talentos, os quais, junto com suas experiências, educaèäo e formaèäo tanto física como intelectual e espiritual contribuem para formar a pessoa inigualâvel que é. Cada indivíduo tem o direito de exercitar iniciativa, fé e livre arbítrio quanto à utilizaèäo de seus dons, talentos, educaèäo e experiência‚ desde que isso esteja em conformidade com as metas da Família em geral e as “Regras Fundamentais da Família”, e também com as metas e os regulamentos que o Lar onde reside concordou em seguir. Se vir que näo pode exercitar esses direitos nas circunstãncias onde se encontra no momento, tem o direito de tentar mudar as circunstãncias por meio de reuniöes de conselho do Lar, da eleièäo dos supervisores do Lar, mudando-se para outro Lar ou abrindo o seu prôprio Lar.

O termo “livre arbítrio” é usado para enfatizar que todo e qualquer membro da Carta em idade para votar tem isso mesmo: o direito de escolher as coisas que quer fazer. É claro que se decidir fazer coisas que näo estäo de acordo com a natureza da Família, entäo talvez corra o risco de perder o privilégio de ser membro, ou‚ se quiser, pode optar por deixar a Família.

Por autodeterminaèäo entende-se: “Determinaèäo feita sem influência alheia, por livre vontade”. Incluímos isto para lhe garantir o direito de tomar decisöes pessoalmente sem ninguém o obrigar a fazer algo que näo quer fazer. A definièäo de obrigar é esta: “Sujeitar, forèar, constranger; mandar, impor; pressionar alguém de forma irresistível”. Como o Papai disse: “Nôs prôprios temos que escolher, nôs prôprios temos que procurar a Vontade de Deus, buscâ-lO diligentemente para saber qual é a Sua Vontade e saber o que é melhor para nôs e para os outros através do nosso conhecimento da Sua Palavra e por experiência prôpria. A razäo por que Ele nos põs aqui, o que estamos aqui para aprender, e a parte principal da nossa formaèäo é tomar as decisöes certas através do nosso contato pessoal com o Senhor, do nosso conhecimento da Sua Palavra e da Sua Vontade, e do nosso amor por Ele e pelos outros” (CdM 238:9).

Nas Cartas, Papai e Mamäe disseram que cada pessoa deveria determinar o seu curso de aèäo sem que ninguém o obrigue, force ou pressione de forma irresistível a fazer algo que ela näo quer. Estamos confiantes de que você ama o Senhor o suficiente e que é espiritualmente maduro o bastante para tomar decisöes certas através da oraèäo, da Palavra de Deus e de conselheiros divinos. O único que deveria nos compelir ou constranger a fazer seja o que for é Jesus. “Pois o amor de Cristo nos constrange” (2Coríntios 5:14). O que deveria motivar você a fazer as coisas certas é a Palavra de Deus e o seu amor por Ele‚ näo o fato de alguém obrigâ–lo a fazê-las, mas fazê-las por decisäo prôpria, por amor. Se você tem que ser obrigado a obedecer e a seguir o Senhor em vez de Lhe obedecer por amâ–lO‚ entäo você näo é um discípulo muito forte.

Isto näo significa que agora você deve “fazer o que bem entende” e agir como bem entende sem se preocupar com os outros ou com a Família. Se você quer continuar a ser um membro da Carta, tem que operar dentro dos limites da “Carta de Deveres e Direitos”, e das “Regras Fundamentais da Família”. Enquanto operar assim, você tem liberdade de seguir o Senhor como se sentir guiado por Ele, sem ninguém obrigâ-lo a fazer nada que ache que näo é a vontade de Deus para você.

Você tem o direito de exercitar sua prôpria iniciativa e fé e de estar num Lar onde tem mais condièöes de fazer isso. Se näo, tem o direito de tentar mudar a situaèäo por meio do seu poder de voto, ou mudar-se para um outro Lar‚ ou abrir o seu prôprio Lar com aqueles que pensam como você; ou, se acha que o seu lugar näo é na Família, tem a liberdade de ir embora se quiser.

•Espera-se que você tome as suas prôprias decisöes dentro dos limites destas diretrizes, você pessoalmente e com a ajuda do Senhor; e que apenas mencione para os seus líderes se for algo que eles têm que decidir e que você näo tem permissäo de decidir, porque se näo comeèar a aprender agora a tomar decisöes que digam respeito pelo menos a você, nunca serâ um líder. E nôs precisamos de líderes, näo de robõs nem escravos! (CdM 127:14.)

B.Determinar por meio de oraèäo, conversa, debate e votaèäo a natureza, metas, direèäo e atividades do Lar, desde que condigam com as metas da regiäo continental onde residem e com as da Família em geral.

Você tem o direito de ajudar a decidir a direèäo, as metas e a natureza do seu Lar‚ e as atividades que o seu Lar empreende para alcanèar essas metas. Você tem o direito de orar, conversar com os outros e discutir quaisquer assuntos nas reuniöes de conselho do Lar antes de votar por um certo curso de aèäo.

•Todas as decisöes, sejam de que tipo forem, nunca deveräo ser ditadas por uma sô pessoa sem que outros líderes e/ou o resto do corpo concorde‚ conforme for necessârio... Qualquer decisäo tomada por uma pessoa sem consultar devidamente os outros e obter o seu acordo pode ser anulada e invalidada, porque as outras pessoas afetadas näo foram consultadas ou näo deram o seu parecer. Foi sempre assim que nôs pessoalmente agimos, mesmo com a nossa prôpria familiazinha (CdM 210:40).

OBRIGAÈÖES DE TODOS OS
SUPERVISORES DA FAMÍLIA

(Pâginas 152 a 154)

Todos os supervisores da Família säo obrigados a:

D.Esforèar-se por responder a perguntas e dar conselhos sobre como resolver problemas, indicando à pessoa as passagens adequadas da Bíblia ou das publicaèöes dos WS que oferecem orientaèäo e conselho sobre o assunto; quando necessârio, oferecer conselhos dados com oraèäo e baseados na Palavra, aconselhando-se com os outros supervisores da sua equipe se necessârio; ou pedir o conselho de uma autoridade superior sobre assuntos que näo se encontram em nenhuma publicaèäo dos WS ou que estäo além da experiência e/ou jurisdièäo do supervisor.

Este é um ponto muito importante! Näo é o trabalho de um líder tomar pelas pessoas ou Lares as decisöes que eles deveriam tomar sozinhos, nem exigir que faèam certas coisas. Um dos principais objetivos da Carta é permitir e incentivar as pessoas a tomarem as suas prôprias decisöes de acordo com a Palavra e com a maneira como elas se sentem guiadas pelo Senhor e Ele lhes mostra através das “Sete Maneiras de Saber a Vontade de Deus”.

Por vârias razöes, os membros da Família às vezes dependeram muito dos líderes para tomarem decisöes pessoais por eles, em vez de decidirem sozinhos. Além disso, em algumas ocasiöes, os líderes assumiram autoridade demais. Nôs esperamos que a Carta ajude todos na Família a superar estes dois problemas.

O trabalho do líder näo é tomar decisöes que os outros devem tomar sozinhos; os líderes devem evitar — na verdade recusar–se — tomar decisöes que näo sejam da sua alèada. O trabalho do líder é indicar a Palavra e outras publicaèöes da Família às pessoas de modo a guiâ-las para os conselhos que jâ foram escritos. Os líderes têm que se esforèar por ensinar as pessoas a recorrerem à Palavra, a orarem, a escutarem o Senhor e a se aconselharem, para poderem saber pessoalmente o que o Senhor quer que elas faèam.

Quando alguém procura respostas ou orientaèäo na Palavra, vai ver que existe uma grande variedade de opèöes na Palavra de Deus. Num caso assim, talvez a pessoa queira se aconselhar com os líderes e pedir orientaèäo.

Seja como for, a pessoa ou Lar — e näo o líder — deve tomar a decisäo final sobre o assunto.

•Ensinem os Lares a tomarem as suas prôprias decisöes. Quando (vocês, líderes) chegam e as pessoas lhes perguntam o que fazer‚ digam: "Por que vocês näo lêem as Cartas? Estâ nas Cartas. E se näo estiver lâ, por que näo oram sobre o assunto? A responsabilidade de decidir é sua, näo minha". Bem, se for uma pergunta a respeito de algo que os Lares realmente näo sabem ou nunca ouviram nada, é outra histôria (CdM 671:8).

•Todos os líderes espirituais que lidam com o público têm que conhecer a Palavra extremamente bem e saber ministrar a Palavra. Esse é o ministério de quem é pastor: tem que alimentar as ovelhas. Depois elas (as pessoas ou os Lares) têm que tomar as suas decisöes baseando-se no que vocês lhes mostram e no alimento e na Palavra que lhes ministram. Elas têm que tomar a sua prôpria decisäo (CdM 1002:33).

OS PRINCÍPIOS QUE FUNDAMENTAM AS REGRAS

(Pâginas 231 a 232)

C.Regras da Família säo apenas aquelas coisas especificamente ordenadas ou proibidas na “Carta de Deveres e Direitos” ou nas "Regras Fundamentais da Família".

Se näo constar na Carta ou nas "Regras Fundamentais da Família", entäo näo é uma regra da Família! Este é um ponto muito importante. Todos precisam compreender que, além das regras específicas que constam na Carta ou nas “Regras Fundamentais da Família”, näo existem outras regras para a Família no mundo inteiro.

Espera-se da Família que ela cumpra a “Carta de Deveres e Direitos” e obedeèa às “Regras Fundamentais da Família”, bem como a regulamentos do Lar que o prôprio Lar fixa por uma maioria de votos. Se alguém violar, infringir ou deixar de cumprir essas regras, pode ser disciplinado, mas por essas razöes.

D.Todas as questöes näo mencionadas na Carta e nas "Regras Fundamentais da Família" devem ser decididas pelo indivíduo e/ou o Lar depois de oraèäo, conselho‚ leitura da Bíblia, das CdMs e de outras publicaèöes da Família.

Como estâ declarado acima, qualquer assunto que näo conste na Carta ou nas “Regras Fundamentais da Família” näo é uma regra. Fica por conta de cada indivíduo e/ou Lar decidir como ou se outras questöes deveriam ser regras na sua vida ou Lar. É claro que serâ bom orar por todas essas questöes, aconselhar-se sobre elas, estudar as Cartas e outras publicaèöes da Família para saber os conselhos dados, mas depois fica por sua conta — e/ou do seu Lar — tomar a decisäo sobre como e se devem ou näo aplicar esses conselhos.

Como sabem, hâ uma abundãncia de conselhos e orientaèäo espalhados pelas Cartas e em outras publicaèöes os quais deveriam ser colocados em prâtica, e se vocês os lerem e fizerem isso, o Senhor sem dúvida nenhuma vai abenèoâ–los. Entretanto, fica por sua conta tomar a decisäo de seguir ou näo tais conselhos. Vocês têm a responsabilidade de tomar essa decisäo e arcar com as conseqüências das suas decisöes. Vocês têm o direito de escolher nessas questöes e säo responsâveis por suas escolhas.

•É isso o que estamos tentando fazer em todas as Cartas de MO, como as epístolas de Paulo, queremos lhes dar conselhos com base no que aprendemos com o Senhor e com a nossa prôpria experiência‚ mas vocês näo têm que fazer forèosamente o que dizemos! Podem tomar as suas prôprias decisöes segundo a orientaèäo que o Senhor lhes dâ! (CdM 127:28.)

Testificaèäo:
Nosso Ministério como
Missionârios

— Mês de estudo de 2002

CM/FM 3427 Compilado em 8/02

Nossa incumbência de testificar

1. “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura” (Mar.16:15) näo é uma opèäo! É um mandamento! A mensagem estâ clara! Näo podemos negâ-la, näo temos desculpa!

2. Jesus deixou bem claro que todos os Cristäos foram ordenados a pregar o Evangelho quando disse em Joäo 15:16: “Näo me escolhestes vôs a Mim, mas Eu vos escolhi a vôs e vos nomeei para que vades e deis fruto.”

3. Portanto, testemunhar e falar de Jesus aos outros näo é sô uma coisa bonita que fazemos quando nos apetece, ou quando arranjamos tempo, mas é um trabalho dado por Deus, uma responsabilidade de todos os Seus verdadeiros filhos. Paulo disse: “Porque, se anuncio o Evangelho, näo tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigaèäo, e ai de mim se näo anunciar o Evangelho!” (1Cor.9:16. Ver também Eze.3:17-19.)

4. É por isso que nos reunimos em grupos e nos espalhamos por todo o mundo: para devotar todo o nosso tempo e energia a pregar o Evangelho a toda a criatura e ganhar as suas almas para Jesus Cristo‚ e os seus corpos para trabalharem para Ele servindo os outros! É por isso que estamos aqui: para conquistar outros para Cristo! “Nisto é glorificado Meu Pai: que deis muito fruto‚ e assim sereis Meus discípulos!” (Joäo 15:8.) (“Testemunhar”, CdM 344:1-4, PcD8.)

5. Qual é a desculpa que um cristäo tem para viver? Por que estamos aqui? Sô ser salvo? Tornar-se um devoto de igreja auto-satisfeito? Näo! Se todo o propôsito da sua existência fosse simplesmente ser salvo, entäo por que o Senhor simplesmente näo levou você para casa, para o Céu, assim que recebeu Jesus? Por que o Senhor deixou você continuar a viver? Para salvar outros!

6. O ministério principal e primordial de cada um de nôs é alcanèar os perdidos‚ as pessoas que precisam da mensagem de Deus! Jesus disse: "Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vôs." (Joäo 20:21) — E Ele ainda diz isso para os Seus discípulos, os Seus seguidores atuais, e os chama para dar a vida diariamente num cuidado e preocupaèäo amorosos pelos outros, para compartilhar o Seu coraèäo e amor com as pessoas que estäo buscando “o Caminho, a Verdade e a Vida”. (Joäo 14:6) Ele veio para amar o mundo, e Ele nos chama para fazer o mesmo em todas as facetas da nossa vida, para darmos o Seu amor e salvaèäo aos outros.

7. A última pergunta que Jesus fez aos Seus discípulos foi: “Amas-me?” Eles disseram: “Mas é claro Senhor, Tu sabes que nôs Te amamos!” Ele disse: “Entäo apascenta as minhas ovelhas!” (Joäo 21:15-17) O trabalho principal que temos a fazer se O amamos verdadeiramente é apascentar as Suas ovelhas‚ “ir por todo o mundo e pregar o Evangelho a toda a criatura!” (Marcos 16:15).

8. Jesus os chamou e queria que todos os Seus filhos obedecessem a esse mandamento!Todos eles! — Todos vocês! Ele disse: “Eu vos escolhi a vôs‚ e vos nomeei, para que vades e deis fruto! Nisto é glorificado o Meu Pai, que deis muito fruto” (Joäo 15:16,8). O dever principal de todo Cristäo” é este: testemunhar, ser um testemunho e pregar o Evangelho do Amor de Jesus!

9. E é para isso que nôs, na nossa Família, estamos nesse negôcio: para pregar a verdade da Sua Palavra e alcanèar o mundo com o Evangelho do amor de Deus! Esse é o nosso trabalho! É o maior trabalho do mundo! Testemunhar as Palavras de Deus‚ pregar o Evangelho, falar às pessoas sobre o amor de Deus, mostrar-lhes o amor de Jesus!

10. Contrariamente às igrejas, nôs acreditamos que sô precisamos obedecer ao chamado de Jesus de: “Sai pelos caminhos, desvios e valados‚ e forèa-os a entrar!” (Lucas 14:23), testemunhar para as pessoas onde elas estäo! Sair e ir onde os perdidos podem ser encontrados e dar-lhes o Seu amor e Suas Boas Novas do Evangelho da Salvaèäo em Jesus! Sem o estorvo de edifícios ou de grandes denominaèöes nem de nenhuma armadilha do sistema do igrejeirismo moderno, mas com a fé simples, a salvaèäo simples e um Evangelho simples para pessoas simples, para simplesmente acreditarem, receberem e serem salvas. Assim elas também podem simplesmente servi-lO o melhor que podem, e testemunhar para todo o mundo!

11. Deus nos deu “as naèöes por heranèa” (Sal.2:8) como resultado da nossa obediência à Sua Palavra. Estamos em mais de 100 países, à medida que pregamos o Evangelho em (vârias) línguas por todo o mundo! Nôs temos testemunhado o Evangelho em massa para bilhöes, e litificado o Evangelho através de literatura para centenas de milhöes‚ e ganho de maneira pessoal mais de (25) milhöes de pessoas para Jesus Cristo nos poucos anos da nossa existência‚ em somente (33) anos desde que comeèamos a dar o amor de Deus para os hippies naquela minúscula missäo numa lojinha na rua principal de Huntington Beach, na Califôrnia!

12. Deus nos prosperou e nos abenèoou‚ e eu acredito que agora temos a maior testificaèäo e estamos ganhando mais almas do que qualquer outro grupo do tamanho do nosso no mundo inteiro, e temos mais publicaèöes e tudo o mais!

13. Näo que sejamos täo numerosos, na verdade nôs somos um dos menores grupos religiosos do mundo! Mas nôs somos militantesativos e estamos no ataque para o Senhor! Nôs nos movimentamos muito mais do que a maioria dos membros da igreja, pregamos mais do que a maioria dos membros de igreja, distribuímos muito mais Evangelho do que a maioria dos membros de igreja, ganhamos muito mais almas do que a maioria dos membros de igreja, e recebemos mais publicidade do que a maioria dos membros de igreja ou outros grupos!

14. Nôs somos como as tropas de elite de Deus, menos numerosos do que o exército normal, mas mais fortes no Espírito! A nôs é exigido que demos mais‚ que amemos mais e compartilhemos mais, mas a nossa vida transborda com alegria, a nossa satisfaèäo é ilimitada e a nossa felicidade é incomparâvel.

15. A maioria dos cristäos atuais é como o exército normal que näo trabalha realmente de maneira ârdua nem serve muito. Esses cristäos näo deixam as suas famílias nem desistem de muito nem compartilham. Na verdade, a maioria deles vive de maneira bem egoísta, mas mesmo assim eles säo Cristäos e ainda acreditam em Jesus e amam-nO um pouquinho.

16. Mas para nôs, isso näo é o suficiente! Nôs queremos renunciar a tudo, queremos dar tudo, nôs queremos dar a nossa vida toda para o Senhor! Jesus näo disse que você tem que renunciar a tudo e pregar o Evangelho. Ele sô disse que se você renunciasse a tudo por Ele, você poderia ser Seu discípulo e Ele o abenèoaria muito, muito mesmo‚ e você receberia uma grande recompensa especial por esse servièo especial!

17. Um discípulo é melhor do que um mero crente. Um crente sô faz parte do exército normal, mas um discípulo faz parte das forèas especiais! Ele renuncia a tudo e caminha com Jesus, segue Jesus e vive com Jesus! Essa é a diferenèa! Mas você näo tem que estar nas forèas especiais, você pode sô fazer parte do exército normal, se é isso o que você quer. Você pode ser um cristäo de 5%, ou um cristäo de 10%, como a maior parte do exército, as pessoas das igrejas. Ou você pode ser um cristäo a 100% e pertencer totalmente a Jesus Cristo!

18. A nossa Família é um ramo especial e dedicado do exército do Senhor, e para ser parte dela você tem que se sacrificar e largar tudo — 100% — a sua vida e tudo para o Senhor! As pessoas näo se juntam a nôs a menos que estejam falando sério e queiram fazê-lo! Desde o comecinho nôs insistimos em renúncia total‚ 100% de dedicaèäo, lealdade absoluta e servièo em tempo integral, e é por isso que temos os discípulos dedicados que temos hoje, 100% até o fim, que renunciam a tudo‚ soldados ferrenhos, que daräo tudo por Jesus Cristo e testemunharäo e ganharäo almas para o resto de sua vida!

19. A Palavra de Deus diz: “Pelos seus frutos os conhecereis” (Mat.7:20). Os nossos frutos säo näo somente todas as almas que foram ganhas para Jesus e todas as pessoas que foram alcanèadas com o Evangelho, mas também todas as que mudaram radicalmente, que realmente mudaram, mudaram todo o seu modo de vida, a sua vida passou a ser completamente diferente do que era antes, 100% “novas criaturas” em Cristo Jesus” (2Cor.5:17), pessoas que näo sô pararam de fumar e beber e comeèaram a freqüentar a igreja uma vez por semana, mas pessoas que renunciaram a tudo por Jesus, exatamente como Ele disse para fazermos! (“Para Quem Você Irâ?” CdM 1966:10-14, 17-22‚ 25–28, PcD8.)

Prosseguir o contato com o “rebanho de Deus”

20. (Peter:) Quando comparamos em nível de membros as nossas estatísticas com a da maioria das principais denominaèöes cristäs, vemos que praticamente näo existe outro movimento cristäo que ganhe tantas almas como nôs. Outras igrejas têm mais membros, mais dinheiro, mais pastores, professores e líderes do que nôs na Família. Mas, quando comparamos a testificaèäo e o número de almas ganhas em nível individual‚ ganhamos de longe! Temos condièöes de fazer isso porque dedicamos a nossa vida a essa obra. Dedicamos todo o nosso tempo e atenèäo e‚ tanto em nível de organizaèäo como pessoalmente, temos o fervor missionârio no coraèäo. Como o apôstolo Paulo disse, “o amor de Cristo nos constrange” (2Cor.5:14).

21. Se por um lado nôs, na Família, somos peritos em testemunhar e ganhar almas para o Senhor e com certeza somos dedicados e temos convicèäo, existe um aspecto no qual deixamos muito a desejar, e é o de prosseguir o contato com as pessoas que ficam salvas e transformâ-las em crentes firmes, em discípulos, sustentadores e cristäos úteis para o trabalho do Senhor.

22. Por que serâ que um grupo täo maravilhoso que ganha tantas almas, têm visäo missionâria e de testificaèäo e ganhou 22 milhöes de almas em 30 anos sô tem 29 mil membros externos? A razäo principal é porque, no geral, falhamos em prosseguir o contato com as pessoas que ganhamos para o Senhor. (Obs.: nos 3 anos desde que essa Carta foi publicada, nossos membros externos aumentaram para mais de 72 mil!)

23. Se nesses 30 anos tivéssemos ministrado e transformado 10% das pessoas que ganhamos para o Senhor em membros externos‚ teríamos agora 2 milhöes e 200 mil membros externos. Imaginem como estaríamos ganhando muito mais almas se tivéssemos mais 2 milhöes e 200 mil pessoas testemunhando um pouco ou sustentando os missionârios que testemunham! Mesmo que cada membro externo ganhasse apenas uma alma por ano‚ isso quase triplicaria a nossa média de salvaèöes. E se cada um desses membros desse apenas um dôlar por mês para o Lar, seria um aumento incrível na renda da Família e aliviaria grandemente o fardo financeiro que os Lares carregam.

24. É claro que alimentar, ensinar‚ treinar e ajudar esses convertidos a crescerem e tornarem-se testemunhas, ajudantes e sustentadores leva tempo. É preciso alimentâ-los espiritualmente constantemente e responder às suas perguntas. Requer estar à disposièäo quando eles precisam de ajuda, de soluèöes e de oraèäo. É necessârio acima de tudo o amor do Senhor, que se manifestarâ através da fé, da paciência e do amor que demonstrarem a cada um.

25. A soluèäo que o Senhor nos mostrou foi montar o programa Contato! (...) Oramos e esperamos que, à medida que vocês enviarem o endereèo das pessoas que receberem o Senhor — ou a quem venderam uma assinatura da revista, — e à medida que os escritôrios Contato! comecem a enviar as revistas gratuitamente e a propaganda de outros livretos e livros que as pessoas também podem adquirir, esses leitores faèam (ou renovem) suas assinaturas e adquiram a Palavra. Esta Palavra os alimentarâ, fortalecerâ e os farâ crescer no espírito para se tornarem um corpo de crentes cristäos que procuram a Família e o Vinho Novo da Palavra de Deus para alimentâ–los, fortalecê-los, orientâ-los e ajudâ-los no seu cotidiano.

26. Uma das nossas maiores esperanèas com este programa e provavelmente o maior benefício para o seu Lar é que à medida que esses convertidos assinarem a revista Contato! e adquirirem os livretos, livros, etc., passarem a conhecer nossas doutrinas e crenèas‚ e crescerem espiritualmente. Se Deus quiser alguns väo aprender a testemunhar e a ganhar almas para o Senhor. Esperamos que depois que esses convertidos estejam no programa por um certo tempo, possamos enviar o seu endereèo de volta para os Lares da Família na sua regiäo que optaram por participar do programa de follow–up do Contato!

27. Pode chegar uma ocasiäo quando o seu Lar receberia 10, 20 ou mais endereèos de pessoas (na sua regiäo) que estariam ativas na assinatura ou adquirindo material da Família através do programa Contato!, com as quais poderäo ter contato pessoal e fazer follow-up se tiverem fielmente enviado o endereèo das almas que ganham para o Senhor. Seriam pessoas que jâ teriam lido o nosso material, jâ teriam crescido no espírito e jâ estariam comeèando a testemunhar, e provavelmente gostariam muito de ser ministradas a nível pessoal pelo seu Lar. Se Deus quiser, essas pessoas passaräo a dizimar para o seu Lar ou ajudâ–los financeiramente de alguma forma.

28. Quando os Lares que optaram por participar comeèarem a receber endereèos do escritôrio Contato!, podem convidar esses novos convertidos para a “Igreja de Amor” do seu Lar ou para o seu estudo bíblico semanal‚ e isso vai a se tornar o seu “Capítulo” ou “Igreja” local da Família.

29. Outra vantagem é que o seu Lar poderia sair para testemunhar com esses novos membros externos. Capacitando vocês a ganharem mais almas e fazerem mais pelo Senhor! Poderiam também ajudar na distribuièäo de material, adquirindo o material que väo passar de vocês, o que também ajudarâ a sustentar o seu Lar. As almas que eles ganharem poderiam ser alimentadas através do programa Contato!, ou poderiam adquirir esse material e vocês mesmos alimentar as pessoas, se preferirem. Os novos convertidos poderiam ser convidados a participar de suas reuniöes semanais e se vocês forem fiéis e diligentes, poderiam pouco a pouco aumentar a base de sustento do seu trabalho local.

30. Vemos também este ministério em potencial como uma oportunidade incrível para alguns membros mais velhos da Família que têm mais dificuldade em acompanhar o trabalho cansativo de testificaèäo diâria. Qualquer Lar interessado em alimentar e fazer prosseguimento com essas ovelhas muito potenciais precisarâ de pastores para a sua nova congregaèäo — aqueles que se dedicam e que assumem o compromisso de alimentar e pastorear as pessoas‚ de orar e selecionar aulas da Palavra‚ planejar reuniöes semanais, testificaèäo na rua, estudos bíblicos‚ etc. Através deste programa vocês poderiam ajudar a cultivar outras pessoas para ajudâ-los a testemunhar, no trabalho de atender aos pobres e nos seus ministérios de testificaèäo. Pessoas que poderiam ajudar fisicamente participando do trabalho com vocês. Essas pessoas provavelmente estariam dispostas a ajudâ-los financeiramente, e nos dias escuros por vir seriam uma fonte valiosíssima de ajuda, proteèäo, sustento e apoio.

31. Se näo edificarmos uma base mais ampla de crentes e obreiros, prejudicaremos grandemente a nossa capacidade de ser e fazer tudo o que o Senhor quer no futuro. Se näo comeèarmos a enfatizar mais o ensinar e treinar outros, fazer follow–up, alimentar as pessoas que ganhamos para o Senhor e ajudâ-las a aprender e crescer dentro das verdades que o Senhor nos deu, a nossa eficâcia nos dias, meses e anos por vir serâ muito limitada. Nôs, como Família, sô podemos chegar a um certo ponto sem mais ajuda. Somos discípulos dedicados, abnegados, 100%, e temos a visäo e o desejo de alcanèar o mundo com o Evangelho. Estamos dando nossa vida, fazendo tudo o que podemos, queimando a vela nas duas pontas para realizar o trabalho. Para podermos realizar mais, precisamos de ajuda em termos de mäo de obra, dinheiro e materiais, o que o programa Contato! tem o potencial para suprir.

32. Eu, Mamäe e a nossa equipe nos WS assumimos o compromisso de fazer a nossa parte. Os COs e as pessoas que väo trabalhar nos escritôrios Contato assumiram o compromisso de fazer a sua parte. Vocês väo assumir o compromisso de fazer a sua parte? Uma corrente é täo forte quanto o seu elo mais fraco, e se um dos elos näo fizer a sua parte, o programa inteiro vai fracassar. Por melhores que as novas revistas sejam, por mais que os novos livros alimentem, por mais fiéis que os escritôrios Contato sejam, se vocês näo enviarem o endereèo das pessoas ou conseguirem assinantes, näo vai dar certo.

33. Jesus disse: “Amas-Me? Apascenta os Meus cordeiros”, e o programa Contato é exatamente isso, é para alimentar as ovelhas do Senhor. Vocês väo ajudar? Väo trabalhar junto conosco? Podemos comeèar hoje mesmo? Vocês väo ajudar? Oramos para que ajudem. (“O Programa Contato”, CdM 3238:3, 6‚ 11‚ 19, 21, 34, 55, 87-89, 92-93, 96, 103, 106‚ BN 849.)

Distribuir a carne da Palavra

34. (Jesus fala: ) Näo disse Eu que nestes Últimos dias os entendidos entre o povo ensinariam a muitos? Vede, quem tem mais entendimento do que tu? Sobre quem as Palavras de David foram derramadas em tal abundãncia, a näo ser sobre ti? Quem a näo ser tu tem as Palavras de vida eterna para esta geraèäo? A quem confiei Eu o chamamento de David para esta geraèäo? Serâ que declaraste todo o conselho de Deus? Sim, mas, dizes tu, se o fizermos, seremos perseguidos. Tu vês a perseguièäo como se fosse uma coisa vil. Näo te lembras que é um elogio Meu, é a soberana vocaèäo dos Meus Profetas?

35. Mas tu dizes: “Precisamos salvar os nossos pequeninos e precisamos salvar a nossa vida.” Lembras-te da advertência que Eu dei, que qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-â? É sô perdendo a tua vida que Eu a salvarei. Quantas vezes tenho que te livrar do laèo do passarinheiro antes que creias em Mim, que te livrarei todas as vezes? Porque andas de leve como se estivesses pisando uma coisa desprezível? Quando Eu te dei os tesouros e os segredos desta era que todos os profetas e homens santos buscaram ver, mas estavam reservados para ti. Desprezas tu estas riquezas que Eu te dei?

36. Eis que Eu te dei uma mensagem que foi reservada para este dia, e que näo falharâ. És tu a Igreja de Filadélfia? Tens te agarrado às Palavras de David? Tens honrado essas Palavras? Elas säo mais preciosas do que ouro, sim, do que muito ouro fino! Um homem darâ tudo o que tem em troca dessas Palavras, porque elas säo as verdadeiras riquezas. Somente tu tens as verdadeiras riquezas pelas quais multidöes clamam, milhöes no vale da indecisäo‚ se interrogando o que serâ deles. Tu tens a resposta, tu tens o plano, a ti foi dada a chave para saberes o futuro que foi reservado para o Meu David. E ele derramou a sua vida para ti em medida dupla e tu deverias saber como instruir os que te procurarem para saber o caminho. Isto reservei Eu para ti. Portanto‚ guarda o que tens, para que nenhum homem tome a tua coroa. Porque é a Minha vontade que as Minhas ovelhas recebam a Minha mensagem.

37. Eu te ordenei para esta tarefa. Portanto näo duvides que se fores fiel em ficar na vocaèäo que Eu te dei, Eu suprirei todas as tuas necessidades e proteger-te-ei em cada passo que deres. Pois vôs sois aqueles sob os quais é chegado o fim do mundo!” ("Preguem a Palavra! — Profecias Recebidas na Cúpula 92", BN 498, parâgrafos 23 a 26.)

38. (Mamäe:) Quero voltar a tocar no assunto de sermos fiéis à mensagem singular que o Senhor deu a nôs, os filhos de David. Estou falando da carne da Palavra — as Palavras radicais, diferentes e polêmicas de David. Mesmo que fortaleèamos esses outros pontos fracos (...) näo vai ser suficiente se näo estivermos dispostos a ser fiéis à mensagem que o Senhor nos deu. Nem viver bem em comunidade e confiar no Senhor para suprir ou expandir a nossa igreja é tudo, se estivermos descartando ou enterrando as Palavras singulares e importantes de David que a Família tem o privilégio de ter recebido.

39. Alguns de vocês escrevem a Peter e a mim, censurando-nos pela nossa “falta de sabedoria” ao publicarmos certas coisas. Algumas pessoas acham que por causa da sua experiência no campo, säo peritas quanto ao que deve ser pregado de modo a evitar "ofender as pessoas" com o que elas chamam de “doutrinas desnecessârias”. Em suma, o que elas sugerem é: “Por que näo pregamos apenas Jesus e a Bíblia?” E o argumento delas é: “Isso é tudo que você precisa para ser um missionârio, entäo por que fazer as ovelhas tropeèarem com todas essas outras coisas, essas verdades estranhas que mais ninguém estâ pregando?! E se mais ninguém prega essas coisas, por que é que nôs temos que pregâ-las? Afinal, serâ que näo poderíamos ter um movimento missionârio perfeitamente eficaz e ganharmos novos membros sem nos distrairmos com todas essas novas doutrinas particulares?”

40. Mas (...) obviamente näo foi isso o que fez da Família o que ela é hoje. Se você sô quer testemunhar com a Bíblia, deveria estar nas igrejas! Se quiser que as coisas sejam como eram no comeèo, quando você sô tinha que seguir as “Regras Revolucionârias”, e quer ignorar a importãncia de ou até esquecer 30 anos de Cartas, entäo você estâ no lugar errado! Que Deus nos ajude!

41. Estamos aceitando pessoas que näo querem ou näo podem cair fora em nossos círculos externos, e temos uma boa quantidade de literatura excelente para o público em geral e para novos convertidos, semelhantes à de outros grupos ou igrejas cristäs. Contudo, quero deixar bem claro que o lado radical da Família e a carne da Palavra näo väo desaparecer. Portanto, você estarâ prejudicando a si mesmo e às suas ovelhas se tentar levar uma vida dupla, lendo as BNs no seu Lar e talvez até as praticando em particular‚ mas näo se associando com as doutrinas ou até com o nome da Família quando testemunha. Isso näo dâ fruto e näo vai dar certo!

42. Quero lembrâ-los do que o Senhor disse na 1ª Parte desta série (Convicèäo versus concessäo e transigência):

43. A Família sô vai cumprir o seu papel especial na grande visäo do Tempo do Fim se os seus membros forem fortes na fé e estiverem dispostos a pregar a verdade transmitida nas Palavras de David. Se testemunharem sem abrir concessöes, entäo poderei continuar dando a Minha bênèäo integral à Família. Esse é um daqueles princípios espirituais contrârios à mente natural do homem. Vocês talvez tenham pensado que a Família se expandiria‚ prosperaria, se tornaria forte e uma potência financeira pelo aumento do número de membros, se dissessem o que as pessoas querem ouvir e ficassem agradando-as‚ fazendo-as se sentir bem a respeito de si mesmas‚ e näo as afastando com doutrinas fortes e que fogem ao convencional. Mas na realidade, é o contrârio.

44. Se ficarem firmes na sua vocaèäo singular, pregando a Palavra, até mesmo aquela que ficam meio sem graèa de pregar e que aparentemente näo vai agradar muito, e ganhando as pessoas que querem segui-los no espírito, entäo os seus novos membros seräo fortes, poderosos, e frutíferos. Com o tempo, vocês teräo muito mais fruto do que se tivessem seguido pelo caminho convencional e näo tivessem colocado os seus novos membros à prova com um alimento mais sôlido (CdM 3361:57-58, BN 957).

("Permaneèam Fiéis à Revoluèäo," CdM 3364:37-38‚ 53, 60, 73, BN 960.)

Encontrar um bom meio-termo nos nossos ministérios e “ministrar para os ricos”: líderes de trabalho!

45. Quero lembrâ-los de um conselho que Papai deu à Família em 1973, na Carta “De Trapos às Riquezas”. Ele disse:

46. (…) A classe mais negligenciada de todas é a rica! A minha mäe dizia: “Eu näo era parte da ralé, mas sim da nata da sociedade‚ em outras palavras, na verdade a escôria. Era a alta sociedade, os frívolos, e ninguém nunca pregou o Evangelho para mim. Nunca me falaram sobre receber Jesus! Era algo que sô se fazia nas missöes para os pobres! Os ricos säo a classe mais negligenciada espiritualmente!”

47. Näo vamos ter tempo, antes do Senhor voltar, de ir a cada vilarejo e testemunhar para cada roceiro! A revoluèäo primeiro atrai a camada mais alta, e depois eles väo e ministram aos pobres! Sabem em que círculos se discutia mais a revoluèäo francesa e a revoluèäo norte-americana antes delas acontecerem? Ou antes da revoluèäo na Rússia, e antes de cada revoluèäo? Era nos círculos onde as pessoas tinham mais tempo para conversar, ou seja‚ entre os abastados! Näo era entre os coitados dos trabalhadores que tinham que ralar para sobreviver! Estes tinham tempo para trabalhar e ganhar o päo de cada dia!

48. Aos pobres foi dado o dom de serem ricos em fé, mas as pessoas mais pobres no mundo, espiritualmente falando, säo as que têm condièöes materiais. E säo também as mais difíceis de serem alcanèadas, por causa do nosso maldito orgulho, o orgulho espiritual dos pobres! Temos vergonha de abordar os ricos por receio que eles nos acusem de estarmos interessados em seu dinheiro! E por que näo haveríamos nôs de querer o dinheiro deles para a obra de Deus?!

49. Somos ricos espiritualmente‚ mas se näo compartilharmos essa riqueza com os que säo pobres espiritualmente, entäo estamos sendo egoístas! Aos pobres foi dado o dom de serem ricos em fé. E aos ricos? — O dom de serem pobres em fé! (...) Por que é que os pobres säo ricos em fé? Porque é a única coisa que eles têm — fé e Deus! Entäo Deus derrama copiosamente as riquezas espirituais sobre eles, entäo säo — ou deveriam ser — pessoas mais felizes, mais saudâveis e mais ricas espiritualmente. A maioria delas é salva espiritualmente, ao contrârio dos ricos do mundo!

50. Nôs näo comeèamos a Revoluèäo com os pobres! Foi essa a impressäo que as igrejas tiveram, ao verem aquele monte de hippies desmazelados e desarrumados sentados no chäo! Mas o que eles näo sabiam é que aqueles jovens nos quais eles nem queriam encostar eram filhos de ricos e de milionârios, jovens cansados, fartos da vida que tinham com os pais. Eles tinham renunciado a tudo aquilo em busca de paz, verdade e a soluèäo! Sabiam que o dinheiro näo era a soluèäo, entäo estavam experimentando a pobreza!

51. Deus quer que vocês peguem os líderes‚ as pessoas que jâ säo líderes! Se näo estäo demonstrando nenhuma capacidade de lideranèa onde se encontram agora‚ antes de as conhecerem, provavelmente nunca a demonstraräo depois! As pessoas precisam ter algum potencial. Precisamos de líderes de trabalho, pessoas qualificadas, até mesmo jâ com curso superior — pessoas inteligentes, talentosas e habilidosas.

52. Näo temos tempo para treinar os pobres e iletrados do nada para guiarem esta revoluèäo! Para podermos ganhar o mundo, näo podemos usar nosso tempo para treinar as pessoas do zero.

53. Estamos progredindo mais nos lugares onde ministramos primeiro aos ricos (CdM 211:20, 21, 31-33, 39-41).

54. (Mamäe:) Muitos Lares e membros da Família se desviaram dessa visäo. Muitos de vocês näo estäo conquistando as pessoas cultas, de condièöes‚ os líderes de trabalho, como deveriam. Näo estäo ganhando discípulos entre as pessoas que, como Papai disse‚ têm a inteligência, o talento e a condièäo de serem líderes nesta revoluèäo! É um desvio e tanto da incumbência que o Senhor e Papai deram à Família, que é täo vâlida e importante hoje como quando foi dada. Para cumprirmos o plano que o Senhor deu de expandirmos a Família, ministrarmos ao mundo e fazermos discípulos de todas as naèöes, temos que ganhar os líderes de trabalho.

55. Um dos motivos principais porque näo estamos ganhando discípulos — quer internos quer membros ativos — que säo líderes de trabalho e convencidos das Palavras de David, é porque muitos irmäos e Lares se concentram quase que completamente em ajudar e ministrar às pessoas muito pobres. Apesar de nôs, como cristäos e missionârios, devermos amar os pobres e os ajudarmos o mâximo possível, essa näo é a vocaèäo principal dos filhos de David. Enfatizar demais o trabalho de cuidar dos pobres é principalmente prejudicial para o nosso progresso futuro se é feito sem conexäo com o nome da Família, sem a utilizaèäo da literatura e do material da Família e do programa Contato, para evitar que se “descubra” que fazem parte da Família.

56. Se continuarmos errando o alvo quanto ao enfoque da testificaèäo e distribuièäo de material, daqui a uns anos, quando formos avaliar as nossas realizaèöes, veremos que tecemos algo bem diferente do que o Senhor queria. Quanto mais tempo continuarmos nesse caminho que näo estâ inteiramente dentro do que Papai nos ensinou, mais deficientes seräo as nossas realizaèöes para o Senhor e os nossos preparativos para o futuro. Todo o nosso trabalho missionârio‚ ou seja, o que o Senhor pediu para a Família realizar, poderia fracassar devido a esse erro!

57. Um princípio ou padräo que Papai nos ensinou é que a melhor maneira de alcanèar o mundo é chegando aos ricos e aos cultos, porque através deles é possível alcanèar o mundo bem mais râpido e de forma mais eficiente. É como a ilustraèäo que ele deu sobre Paulo e Barnabé, que, ao chegarem a Chipre, foram direto ao palâcio do governador romano. Este ficou salvo e entäo eles puderam ministrar de verdade em Chipre, que se tornou uma das primeiras naèöes cristäs do mundo. Essa lièäo encontra-se na Carta “De Trapos às Riquezas”. Papai disse:

58. Quero que vejam onde nossas missöes têm prosperado mais. Muitos outros ali, depois de tantos anos, näo prosperaram tanto quanto nôs ali nos últimos meses, porque comeèamos com os ricos, com os intelectuais, com os presidentes e governantes, com a polícia e os chefes do servièo secreto. Enfim, as pessoas que têm o poder e a autoridade para nos permitirem trabalhar‚ e para ajudarem o nosso trabalho! Quando Paulo chegou à ilha de Chipre, ainda estaria lâ até hoje se tivesse sô se relacionado com os pescadores. É claro que pregou para eles! Paulo pregou a todos os pobres que encontrou, mas estava a caminho da casa do governador! Ele o ganhou para o Senhor, e assim, Chipre se tornou a primeira naèäo cristä do mundo, porque ele ganhou a pessoa que tinha poder e autoridade para autorizar e patrocinar o seu trabalho de pregar aos pobres!

59. Quando Paulo foi apenas aos pobres, ele se deu mal. Quando as autoridades ouviram falar do alvoroèo que ele estava causando‚ como näo sabiam do que se tratava, o expulsaram da cidade. Mas quando ele procurou primeiro os poderosos, eles entenderam e receberam Jesus. E essas pessoas tinham o poder e condièöes para autorizar e patrocinar o seu trabalho. Elas precisavam entender o que ele estava pregando, e viram que era algo que todos precisavam, inclusive elas! (CdM 211:36, 37.)

60. (Jesus fala: ) Eu os chamei para “pregar o Evangelho a toda a criatura”. Disse que Eu mesmo fui enviado para levar as boas novas aos pobres, mas näo para os pobres. Eu quero, e na verdade espero, que vocês sejam testemunhas a todas as pessoas em todo lugar. Näo quero que fiquem täo envolvidos com apenas uma camada da sociedade que näo consigam se identificar com ou ministrar a pessoas de um outro nível social. Quero que ministrem aos pobres, pois eles säo muito carentes. Mas também é essencial que cheguem aos ricos e ministrem para eles, para as pessoas de classe média e alta, porque säo elas que têm os recursos, condièöes financeiras, educaèäo, contatos e dinamismo para ajudâ-los a chegarem a outros.

61. Os pobres säo necessitados, eles precisam de amor‚ de cuidados, de salvaèäo e também de coisas materiais como roupas e alimentos‚ e muitas vezes quero que sejam vocês a lhes suprir essas necessidades. Näo desejo de forma alguma que negligenciem ou desprezem os pobres. Mas quero que olhem além, com uma visäo mais alta e maior. Quero que tenham uma visäo global, como Eu tenho.

62. Para poderem ministrar de verdade em qualquer país, precisam chegar às pessoas em altas posièöes. Näo Me refiro apenas às realmente altas posièöes em termos de governantes e dos milionârios, apesar de que isso näo faria mal. Mas Me refiro à camada mais alta, ao setor mais alto da sociedade, às pessoas da classe média e alta, aos cultos e visionârios.

63. O programa Contato é ideal para mudar o mundo, inclui ministrar aos ricos‚ ganhar novos discípulos, cultivar membros ativos e atrair o tipo de pessoas que näo sô ajudarâ a sustentâ-los, mas que também os ajudarâ a permanecer no país. — Pessoas que väo protegê–los e continuar o trabalho bem depois que vocês se forem. O Contato estâ com tudo! É assim que alcanèaräo os ricos. — As pessoas estudadas, dinãmicas, empreendedoras, os líderes de trabalho‚ as classes média e alta. (Fim da mensagem de Jesus.)

64. (Mamäe:) Vocês precisam ser obedientes e andarem na linha quanto à maneira como testemunham e em todos os aspectos do seu estilo de vida. Senäo, com o tempo é fâcil se desencaminhar bastante, e anos depois o seu trabalho näo serâ nem de longe o que o Senhor queria que fosse. Näo teräo uma rede de sustentadores, de membros ativos, de colaboradores e de pessoas influentes que os apoiaräo. Näo teräo disseminado a mensagem como o Senhor queria que fizessem, e näo estaräo preparados para a perseguièäo que ocorrerâ!

65. Estas säo coisas que precisam constar no seu trabalho para poderem ser bem-sucedidos. Precisam:

  1. Usar métodos de testificaèäo que promovam a Palavra e o material da Família, para edificarem uma igreja em vez de apenas angariar fundos.
  2. Promover o programa Contato se ele existir na sua ârea, ou utilizar outras publicaèöes da Família e Cartas para alimentarem as suas ovelhas de forma mais profunda.
  3. Cultivar um trabalho missionârio com uma visäo que atraia líderes de trabalho.
  4. Ter um bom equilíbrio entre alcanèar líderes de trabalho e ministrar aos pobres.
  5. Ter um padräo apresentâvel para as pessoas de classe média e alta.
  6. Ensinar os seus convertidos a participarem ativamente do seu trabalho testemunhando para seus amigos e conhecidos, vendendo assinaturas e produtos do Contato, dando um bom exemplo e testemunhando para os seus familiares e para outros, ajudando a planejar e preparar aulas e seminârios, etc.

66. O Senhor mencionou na série sobre “Convicèäo” que a Família precisa ter um trabalho missionârio sério e frutífero‚ e näo sô ter métodos para angariaèäo de fundos que säo superficiais e näo geram fruto duradouro. Os possíveis líderes de trabalho que precisamos alcanèar näo väo ficar satisfeitos sô vivendo ali no seu Lar, com pouca ou nenhuma visäo. As pessoas de classe média e alta, que têm educaèäo, dinamismo, contatos e o dinheiro que vocês precisam para prosperar o seu trabalho com certeza väo querer participar de algo que considerem uma obra missionâria digna e frutífera! Mal sobreviver, sem visäo ou fruto, sô disseminando a mensagem aqui e ali näo vai inspirar ninguém a se juntar a vocês e a fazer parte da Família!

67. Pensem um pouco! Por que você entrou na Família? Você näo queria mudar o mundo por Jesus? (...) E se conhecesse a Família hoje, largaria o seu emprego, educaèäo, independência, família, namorado(a), carro e dinheiro para fazer o que o seu Lar faz? (“Ministrem para os Ricos”, CdM 3400:5‚ 7–9, 36-38, 50-53, 56, 70-71, 108-109, BN 992.)

Concluindo

68. Se hâ uma coisa que a Revoluèäo é, é uma Revoluèäo de ganhar almas e fazer discípulos‚ ou entäo näo é nada e näo é melhor que o resto das igrejas! A Revoluèäo nasceu nos fogos incandescentes de uma explosäo de ganhar almas entre os jovens espiritualmente famintos desta geraèäo‚ e de um movimento de ganhar discípulos dentro de um exército de salvaèäo em fogo por Deus, entusiasmado para conquistar os jovens do mundo e tirâ-los da vida triste e desesperada de drogas, vício, crime, vazio e inutilidade, levando-os para a vida emocionante, excitante, inspiradora e gloriosa do amor e de ser útil para os outros no Reino de Deus na Terra!

69. Se paramos de ser esses ganhadores de almas e de discípulos, e se paramos de amar os perdidos‚ de desejar salvâ-los e treinâ-los para servirem a Deus e aos outros, entäo perdemos a nossa razäo para viver e näo temos mais nenhuma razäo para existir e o melhor seria cessar as nossas operaèöes como mais uma igreja morta que adormeceu e deixou o motor funcionando! O melhor seria nôs acabarmos com isso e pouparmos energia; pararmos de fingir que somos uma Revoluèäo se paramos de revolucionar!

70. Se nôs näo queremos ser outro movimento ultrapassado, é melhor entrarmos râpido em marcha, pisarmos no acelerador e comeèarmos a dirigir outra vez como doidos e comeèarmos a chegar a algum lugar, porque senäo estamos fritos! Se estagnamos e paramos de crescer, de ir e de ganhar novos discípulos para a causa do Senhor, entäo jâ estamos mortos! É melhor fecharmos a loja se näo vamos fazer nada a näo ser espalhar semente e nunca colher a seara!

71. Se näo vale a pena ganhar discípulos para este tipo de vida‚ entäo vamos poupar saliva, poupar papel, poupar caminhadas e voltar para o buraco de onde viemos, porque näo nos tornamos nada a näo ser outro sistema de ganhar dinheiro, de ganhar simplesmente a vida e meramente sobreviver, como eles! Você é o quê? ("A Revoluèäo de Discípulos", CdM 328B:36-39, PcD6.)

LEITURA OPCIONAL:

Mais Cartas sobre testificaèäo:

“Por que Testemunhar?,” CdM 3132, BN 741

“Seja um Missionârio!” CdM 3135, BN 744

“Testificaèäo Instante!” CdM 3137, BN 747

Mais Cartas sobre prosseguimento:

“A Série de Aèäo, 1ª Parte: Contato… O Nosso Futuro,” CdM 3298:94-128‚ BN 895

“A Série de Aèäo, 3ª Parte: O Futuro e o Programa de Expansäo da Família,” CdM 3308:20-151, BN 908

Mais Cartas sobre a carne
da Palavra:

“Permaneèam Fiéis à Revoluèäo,” CdM 3364:84-104, 162-177, BN 960

O principal requisito para um missionârio: amor

72. Deixem-me enfatizar aqui que o requisito preeminente para (...) qualquer pessoa na Revoluèäo, deveria ser a mesma paixäo arrebatadora que motivou o Apôstolo Paulo e todos os Apôstolos, todos os mârtires e todo grande homem e mulher de Deus. — Na realidade aquela compaixäo irresistível que deveria motivar todo filho de Deus em tudo o que faz, tudo o que diz, onde quer que vâ, com todas as pessoas, e que aquele grande e fanâtico apôstolo resumiu nestas poucas e ressonantes palavras que bradaram do fundo do coraèäo de cada verdadeiro Cristäo em toda a boa aèäo que tenha feito, e pela qual ele na verdade estâ disposto a morrer: "O amor de Cristo nos constrange"! (2Cor.5:14.)

73. “Conhecemos o Amor de Deus nisto, que Ele deu a Sua vida por nôs e nôs devemos dar a vida pelos irmäos.” “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” (1Joäo 3:16; Joäo 15:13).

74. Você näo vai se tornar um missionârio a menos que as ame o suficiente para morrer por elas. “Ah, doce mistério da vida, por fim te encontrei! Por fim encontrei a razäo de tudo! Ah, é amor e sô amor o que o mundo inteiro anseia! E é o amor que os impulsiona a atender ao Teu chamado!” Aleluia! O amor a todos conquista, e para cativar alguns você precisa ser cativante e estar disposto a se tornar tudo para todos para que possa ganhar alguns.

75. Sô o amor de Deus os fortalecerâ o suficiente para serem bem-sucedidos — Cristo em vocês‚ a esperanèa da glôria! Entäo podem tudo em Cristo que os fortalece! Mas se tiverem qualquer outro motivo, falharäo! — Falharäo aos seus líderes, falharäo aos seus seguidores e falharäo ao Senhor! Mas o amor nunca falha! — Vocês querem ser bem-sucedidos para o Senhor e com os outros? — Amem e näo podem perder — porque o amor nunca falha! Vocês querem saber qual é a chave para todo o coraèäo? — Experimentem o amor! Nunca falha, porque Deus é amor, e é impossível para Ele falhar! (Col.1:27; Fil.4:13.)

76. Se forem com o amor de Deus, näo podem deixar de ganhâ-los‚ como muitos de vocês jâ fizeram. Vocês jâ descobriram que o amor de Deus é a resposta para tudo: salva almas, perdoa pecados, satisfaz coraèöes, purifica mentes‚ redime corpos, conquista amigos e faz valer a pena viver. É a única Verdade, o único Caminho e a única Paz!

77. Portanto, a única maneira de ganhar o mundo (...) é com o amor de Jesus! — Que é o que nôs estamos fazendo e mostrando à medida que prosseguimos, e continuaremos ganhando se continuarmos amando as pessoas com o Seu amor! Viva o amor! (“Leitura, Põsteres de Garotas, Erros, e a Conquista do Mundo!Através do Amor”‚ CdM 151:7-8, 10‚ 12-14, PcD5.)

Copyright © 2002 por A Família

(fim de arquivo)