O Poder da Oração em Conjunto!

Maria
June 1, 2002

Maria 617 CM/FM 3404 11/01

Estou chamando vocês para saírem das sombras e do abrigo do ego e virem ao ar livre, onde estarão livres
para dançar outra vez sob o resplendor do Meu Espírito e liberdade!

Continuação da BN 994

As orações sinceras de seus COs

nIncida a Sua luz em mim

283. Faça sua luz brilhar sobre mim, Jesus, para que ela ponha cada cantinho do meu coração em evidência. Encha-me até transbordar com Sua luz e poder e faça de mim uma nova criatura, um vaso de amor, um vaso sanitário, um objeto útil, um servo Seu em primeiro lugar, e do rebanho também. Acima de tudo, ajude-me a ser uma noiva fiel‚ uma amante ardorosa, que vive para amá–lO, louvá-lO e agradar-Lhe.

284. Que a Sua nova canção esteja no meu coração e que eu O bendiga o tempo todo; que a minha boca profira sempre louvores a Você. Que o meu coração esteja aberto e submisso a Você, cheio da Sua presença e do Seu Espírito.

285. Habite no meu coração. Eu Lhe entrego todas as chaves e retiro todas as fechaduras para que Você possa habitar nos lugares mais íntimos do meu coração. Preencha-o com os frutos do Seu Espírito‚ para que a minha vida seja um testemunho de louvor.

286. Por favor, limpe–me, cure-me e livre-me de tudo que me impede de amá-lO e de submeter-me plenamente; de tudo que O impede de agir na minha vida ou que não me permite ser o que Você deseja. Entrego-me a Você plenamente, prostro-Me aos seus pés, com meus pecados e tudo, pedindo que me ajude a renunciar, a abandonar os pecados que tão de perto me assediam:

287. • Meu orgulho horroroso que me faz ser farisaico, crítico, impaciente, que me faz condenar as pessoas e tratá-las com superioridade, ressentir correção ou instrução‚ ser ríspido e desamoroso. Ou o orgulho que se manifesta através de medo de cometer erros e da opinião alheia. Oro contra o orgulho que me impede de aceitar o Seu amor e que me faz achar que tenho que merecê-lo. Mas nunca vou ser merecedor. Ajude-me a ser humilde e apenas aceitá–lo. “Os mansos ouvirão e se alegrarão!”

288. • Mundanismo, que se manifesta através de cepticismo, racionalizando as coisas com a mente carnal; analisando e adotando atitudes que não provêm de Deus, e quaisquer pensamentos ou conceitos contrários à Palavra ou à natureza divina. E contra insensatez, que me faz achar que posso compreendê–lO ou saber mais que a Sua Palavra.

289. • A preguiça, que me impede de estar continuamente incitado no espírito, pronto e ansioso para escutar a Sua voz e criar um vácuo para sugar o poder, a ajuda e as respostas do Céu. Quero trabalhar junto com os nossos ajudantes espirituais; ser fervoroso quanto às coisas do espírito, exercitar mais a fé e receber mais do Céu.

290. • Oro para que “a instrução fiel esteja na minha língua”; para que ponha uma guarda à minha boca e que eu aprenda a me comunicar com amor e claramente, sem causar mal-entendidos ou mágoas. Por favor, use as minhas palavras para sarar, ajudar, consolar e encorajar aqueles com quem falo.

291. • Oro por um temor saudável de Você que será manifestado na minha obediência instantânea à Sua voz mansa e suave através de pressentimentos dados pelo Espírito.

292. • Oro para que eu Lhe dedique o tempo que Lhe é de direito, os momentos que Lhe pertencem, e que altere o que for preciso na minha vida de modo a revelar a simples verdade de que Você tem que estar em primeiro lugar! Você é o mais importante para mim e nem quero tentar fazer nada sem o Seu poder. Quero me sentir feliz quando for fraco e incapaz, e contente por ser um zé–ninguém, para que, ao me apoiar na Sua força e poder, Você receba a glória que merece por qualquer coisa que venha a realizar através de mim.

293. • Por favor, abra o meu coração para aceitar, assumir e utilizar as novas armas mais do que nunca. Quero ser uma nova criatura, usando a nova armadura e novas armas de modo a estar preparado para seguir de perto aonde quer que Você guie nesta nova era. Por favor, me ajude a aceitar seja o que for que Você dê ou tire da minha vida. Ajude-me a confiar plenamente em Você, no Seu amor, e a deixá-lO agir e ter pleno controle na minha vida. Sou Seu!

nDar ao Senhor um livro em branco para Ele preencher

294. Olá, meu ardoroso Marido! Esta é a maior emoção da minha vida, poder vir diante de Você em oração. Sabendo o quanto ela pode fazer, eu poderia ficar aqui horas a fio enviando petições e louvando-O pelo Seu tremendo amor, misericórdia e paixão. Eu Te amo, Jesus! Mas, por enquanto, meu querido, gostaria de entregar-Lhe as coisas mais importantes que estão no meu coração, para poder ter liberdade de correr a carreira que me está proposta, com a força e a liberdade renovadas pelo Seu Espírito.

295. Por favor, me perdoe pelas vezes quando me desencaminhei, quando O deixei em segundo plano em vez de dar prioridade a Você e aos meus compromissos com Você cada dia. Por favor, perdoe-me por ter ficado rancoroso quando achei que cumprira a minha parte do trato em certas situações mas depois ainda vivenciei coisas tão difíceis. Quero entregar-me completamente a Você, queridíssimo Marido. E mesmo que, para isso, Você tenha que tirar tudo de mim para recomeçar o meu treinamento e processo de crescimento, é o que quero que faça.

296. Por favor, perdoe–me por nem sempre refletir a Sua força, o Seu amor e a Sua paciência. Perdoe-me por correr à frente no meu próprio ritmo. Por favor, Meu amor, me perdoe por tantas vezes ser tão negativo sobre mim mesmo e o que sou. Você já me provou o Seu amor de tantas maneiras, milhares de vezes‚ e eu ainda assim me desvio, acreditando nas mentiras do Inimigo em vez de nas Suas promessas de amor e de força. Leve embora todos os meus temores‚ e quando o Inimigo quiser me avassalar com as suas mentiras, preocupações e medos‚ deixe a fé enfrentá-lo.

297. Estamos agora numa nova era‚ as coisas mudaram, e eu também quero mudar. Quero ser aquela nova noiva do meu querido Jesus, acreditando em todas as Suas Palavras, desejando Você e as Suas sementes o tempo todo. Quero ser aquela nova alma do Seu Reino, cuja força foi renovada e cuja força provém de Você.

298. Meu Querido, estou Lhe dando este livro em branco. Por favor, de agora em dia‚ hoje mesmo, comece a preencher cada página, dia a dia‚ com os planos e as incumbências que Você quer me dar. Que cada passo da minha vida de agora em diante seja para me aproximar mais de Você e das metas que ainda tenho que alcançar. Já vivi a minha vida e não quero que ela continue sendo minha; quero viver a Sua vida durante o tempo que ainda me resta aqui na Terra.

299. Fazer as coisas do meu modo não me trouxe satisfação ou alegria nenhuma, então, por favor, leve embora a minha maneira de agir e preencha o meu coração com a Sua maneira, com os Seus pensamentos e sentimentos cada dia, para que eu possa viver como servo de todos‚ como Você nos serviu e ainda me serve cada dia. Você está sempre disponível para responder às minhas perguntas, perdoar os meus pecados e me amar até quando sou difícil de amar e de cuidar.

300. Eu amo Você! É o máximo que posso dizer com as Palavras que conheço. Quero que a minha vida termine hoje e que a Sua flua através de mim até eu me encontrar com Você nos Céus. Eu Te amo, meu Marido, o MAIS ardoroso marido que existe.

nAjude-me a ser como Maria

301. Querido e precioso Amor, amo Você de todo o coração, de toda a minha alma e todo o meu entendimento. Quero servi-lO, obedecer-Lhe e fazer o que Você quiser. Seja feita não a minha vontade, mas a Sua.

302. Jesus‚ existem coisas que tenho permitido na minha vida que estão se interpondo entre nós. Venho agora diante de Você em humildade e sinceridade pedir oração a todos. Por favor, me ajude, Jesus. Preciso da Sua ajuda para mudar.

303. Jesus, retire o orgulho da minha vida e me ajude a ser mais como Você‚ mais humilde e obediente. Ajude-me a fazer a coisa humilde. Elimine o orgulho‚ que em mim se manifesta na timidez, no fato de não recorrer a Você e de não ouvir a Sua voz tanto quanto deveria na minha vida pessoal; no fato de não comunicar aos meus colegas de equipe as minhas fraquezas‚ falhas‚ lições, batalhas e provações; de não ser prestativo o bastante no meu Lar nem sensível às necessidades dos outros; no fato de não admitir às pessoas que preciso de Você constantemente, Jesus‚ e Lhe dar o mérito e a glória por tudo em minha vida. Elimine o orgulho que também se manifesta no fato de eu não usar sempre o dom de profecia, principalmente em público, e de às vezes me esconder atrás dos outros na hora de guiar reuniões ou de falar em público‚ ou até de guiar a inspiração.

304. Elimine essas coisas da minha vida. Não quero nada com elas. Quero que Você me mude. Entrego-Lhe o meu coração e vida. Por favor, me ajude.

305. Jesus, também quero pedir que me ajude a buscá-lO mais e perguntar-Lhe tudo na vida. É um ponto fraco na minha vida, mas algo que Você já me pediu tantas vezes. Eu tenho sido desobediente, não dando ouvidos à Sua voz e Palavra, e sinto muito por isso. Por favor, ajude-me a ter uma transformação, de modo a ser um homem humilde, disposto e pronto a sempre O consultar, sem me apoiar no meu próprio entendimento e no meu modo de ser, mas aprendendo a buscá-lO em oração e profecia tanto os assuntos de menor como de maior porte. Por favor‚ me ajude a mudar nesse aspecto.

306. Jesus, quero que faça o que for preciso para eu ser o que Você quer que eu seja. Por favor, faça o que tiver que fazer. Submeto-me à Sua vontade, aos Seus caminhos, a cada desejo Seu. Juro dedicar-Lhe o meu amor, a minha lealdade e a minha vida e, pela Sua graça, prometo que me submeterei, por mais difícil que seja, a qualquer coisa que me pedir. É necessário que Você cresça e que eu diminua.

307. Querido Jesus, quero pedir mais uma coisa: por favor, ajude-me a ser como Maria. Quero ter todas as qualidades que Maria tinha. Quero amar o convívio com Você e dar valor a cada momento que passamos juntos. Quero ouvir cada preciosa Palavra que Você disser e não perder nada. Não quero nunca recusar quando Você me chamar para ouvir as Suas Palavras e a Sua voz. Jesus, não quero decepcioná-lO nisso. Por favor, ajude-me a mudar, a sempre vir à Sua presença quando Você quiser me dizer algo. Que eu seja como Maria‚ que escolheu a boa parte, a qual nunca lhe será tirada, em nome de Jesus.

nAjude-me a valer-me do Seu poder

308. Queridíssimo Amado, obrigado por me escolher‚ eu que sou um zero à esquerda‚ para fazer parte da Sua incrível Família. E não só isso, mas também por fazer de mim Sua noiva e esposa. Obrigado pelas oportunidades que me deu para progredir, aprender e ganhar vitórias. Estou muito agradecido por este tempo de oração em conjunto em que posso me humilhar perante todos e receber a ajuda que Você quer me dar.

309. Obrigado pelo poder da oração em conjunto. Você prometeu que há grande poder na oração em conjunto‚ e enquanto faço os meus pedidos, estou clamando a liberação desse poder hoje. Você tem falado ao meu coração sobre tantas coisas, e são muitos os aspectos nos quais preciso mudar e melhorar. Agora que estou dando este primeiro passo que é pedir oração, peço que atenda cada uma delas e continue me mostrando como ganhar a vitória.

310. Jesus, sei que falhei terrivelmente em não passar tempo com Você cada dia como deveria. Por alguma razão o trabalho, as crianças e os cuidados da vida me distraíram e me distanciaram desses momentos com Você, a ponto de eu acabar vazio e perder a alegria e a felicidade que quer que eu tenha Lhe servindo. Os dias têm se tornado monótonos‚ os problemas avassaladores, e perdi a alegria que Você dá‚ tudo porque não me valho do Seu poder.

311. Jesus‚ não quero mais agir assim. Estou ciente de como preciso de Você e verdadeiramente desejo ter esse tempo especial com você cada dia, para ser fortalecido e inspirado. Quero que renove em mim a alegria de servi-lO e a felicidade de viver por Você. Tentei melhorar, mas freqüentemente tive uma atitude derrotista, achando que nunca daria certo e simplesmente aceitando as circunstâncias em vez de procurar soluções. Jesus‚ por favor, me perdoe e ajude.

312. Por favor, me ajude também a ser mais fiel em procurá-lO para encontrar as maneiras de colocar em prática o Vinho Novo. São tantos os conselhos e instruções que Você está derramando na Sua Palavra, então, por favor, me ajude a tomar o tempo necessário para estudá-los, orar sobre eles e ver em que aspectos devo mudar e melhorar. Sei que isso é um fator importante para o meu crescimento espiritual, então gostaria de pedir a Sua ajuda sobrenatural.

313. Ajude-me a fazer a coisa humilde sempre que surgir a oportunidade, a me humilhar perante os outros por mais constrangedor ou humilhante que seja. Por favor, fale ao meu coração durante o dia e me dê pressentimentos no espírito quando surgirem oportunidades para eu fazer a coisa humilde. Ajude-me a ficar submisso e aberto aos Seus sussurros, e a fazer o que Você me revelar.

314. Também gostaria de pedir a Sua ajuda para conseguir perguntar-Lhe tudo. Quero muitíssimo usufruir da orientação e da instrução que Você pode me dar durante o dia em cada aspecto da minha vida e trabalho. Por favor, dê-me lembretes, e à medida que eu fizer um esforço consciente para obedecer aos pressentimentos do Seu Espírito, que isso passe a ser um ponto forte na minha vida.

315. Você nos disse que é possível mudar hábitos e mentalidades profundamente arraigados, e clamo essa libertação, Jesus. Não quero aceitar as circunstâncias nem ficar satisfeito com a maneira como sou, como penso ou com os conceitos que tenho. Quero mudar, com a Sua ajuda, para que os meus pontos fracos sejam fortalecidos e a minha fé aumente. Estendo a mão e aceito o dom de mudança que me é oferecido.

316. Doce Amado, obrigado por responder a estes pedidos e, acima de tudo, por estar sempre disposto a me ajudar. Eu O amo, O desejo muito e preciso de Você!

nLiberte-me da cilada do orgulho

317. Queridíssimo Marido, obrigado por deixar bem claro que preciso ser libertado do orgulho. Venho diante de Você e de todos estes‚ meus amados e amigos, pedindo que me liberte do domínio que o orgulho tem sobre a minha vida. Humilhe-me sob a Sua potente mão e ensine-me Seus caminhos de humildade. Quebrante-me, faça o que for preciso para me manter submisso e totalmente dependente de Você — que é o que Você está desejando e exigindo de mim. Obrigado também por ter falado comigo e me mostrado especificamente como o meu orgulho se manifesta. Você disse:

318. Nesta época de mudanças, em que vão estruturar os comitês e reestruturar a Família, o orgulho se manifesta na sua vida no fato de você desejar ter um cargo importante, de participar de um ministério importante que receba muita atenção e conselho lá de cima. No fundo‚ você não considera isso orgulho, mas sim um desejo por treinamento, um desejo de vivenciar, de aprender e de aproveitar a sabedoria dos seus pastores. Embora não seja errado querer participar desses ministérios e da administração da Família, é importante ver que no seu caso a linha é fina, e há o perigo e cilada de que tudo isso lhe suba à cabeça.

319. Cuidado quando todos falam bem de você. Cuidado quando as pessoas o louvam por seus dons e talentos‚ porque é o princípio da soberba para você, e pode causar a sua queda no espírito. (Fim da mensagem de Jesus.)

320. Querido Marido, por favor, não deixe isso acontecer comigo. Por favor‚ me perdoe e me transforme. Obrigado, Jesus! Querido amor, Você também disse:

321. Para vocês, que receberam a grande honra de Me representarem‚ de lutarem por Minha causa e de defenderem a verdade, o orgulho é um grande perigo e cilada. — Existe o perigo de considerar-se auto–suficiente, de desejar ser louvado pelos homens e ter um cargo elevado e talentos visíveis. É um ataque muito sutil, ao qual tem que estar muito atento, e consciente que existe.

322. No seu coração‚ você sempre disse que queria ser o “melhor dos melhores” por Mim. É uma meta nobre, leal e maravilhosa, mas lembre-se que, para ser o melhor que pode por Mim, tem que ser humilde e um nada, fraco e incapaz, disposto a aceitar as mais humildes tarefas de liderança e oportunidades de servir. Ser o melhor por Mim não significa ser o mais sábio, o mais talentoso, o mais eficiente, inteligente, capaz, respeitado, reverenciado, louvado, requisitado, desejado ou aclamado segundo os padrões da carne. Absolutamente. É justamente o contrário.

323. Lembre–se que quando for fraco e incapaz, então Eu serei tudo através de você. E quando perceber que não tem capacidade, mas que é tudo obra Minha, só então terá alcançado a sua meta de ser o “melhor dos melhores” para Mim.

324. Você ainda tem muito chão pela frente, e o Inimigo luta para conquistar certos redutos que o orgulho possui na sua vida. Então não caia nas tentações, não ceda aos luminosos piscando na sua frente. Vá mais fundo e busque os tesouros do desconhecido, as coisas que ficam no fundo das cavernas de humildade e de total submissão, que produzem generais e guerreiros verdadeiramente ungidos, devotados, leais e notáveis no Meu reino. (Fim da mensagem de Jesus.)

325. Queridíssimo Marido, ajude-me a seguir a Sua instrução, a fechar os olhos e esquecer o mundo ao meu redor, os meus objetivos, desejos‚ desafios e emoções carnais. Ajude-me a esquecer todos os desafios da carne e desejos de aprender, de crescer mentalmente e de entender. Pelo contrário, ajude–me a buscar a humildade do Seu Espírito, entregando–Lhe sinceramente o meu coração e mente, dizendo: “Não a minha, mas a Sua vontade seja feita.” Sei que isso me levará ao mais alto caminho da Sua vontade na minha vida e que assim me tornarei o vaso que Você quer que eu seja.

326. Eu me rendo completamente a Você‚ Jesus, meu Eterno Amor, e Lhe peço que toque e cure a minha vida. Os exemplos acima são apenas um mínimo das muitas outras maneiras em que o orgulho se manifesta na minha vida, e vejo agora que estou bem preso nessa armadilha. (Gostaria de acrescentar aqui que Você me ajude, querido Amor‚ a ver melhor de que outras maneiras o orgulho se manifesta na minha vida.) Por favor, me liberte do domínio do Inimigo para que eu possa recomeçar e me tornar uma nova criatura em Você.

nOração por um espírito de luta

327. Jesus, meu querido Amor e Marido, muitíssimo obrigado por este tempo especial de pedir a Sua ajuda com as minhas fraquezas. Eu Lhe agradeço pela promessa de que, quando sou fraco‚ então Você é forte, e o Seu maravilhoso poder se manifesta nesse vaso terreno que eu sou.

328. Primeiro, gostaria de orar por um espírito de luta. Tenho a tendência de ser letárgico no que diz respeito às coisas que preciso melhorar. Você me mostra aspectos em que preciso progredir‚ e tento um pouco, mas depois volto à minha velha rotina. Não quero que isso volte a acontecer. Quero mudar, ajude-me a lutar por essas mudanças.

329. Quero orar contra um espírito de estar ocupado. Ajude-me a não estar ocupado demais para tomar tempo com Você ou com meus irmãos. Ajude-me a me apoiar mais em Você em vez de na minha própria sabedoria e no braço da carne. Ajude-me a perceber no fundo que esse trabalho é seu, não meu.

330. E nesse sentido, ajude–me a Lhe perguntar tudo. Eu tendo a fazer as coisas em minha própria sabedoria, mas só Você sabe de tudo e como as coisas deveriam ser feitas. Ajude-me a me humilhar perante Você.

331. Também quero abraçar as novas armas plenamente. Ajude-me a ser um melhor exemplo de usá-las no meu cotidiano. Ajude-me a me esforçar para alterar meu modo de operar. Ajude-me a amá-lO mais. Ajude-me a louvá-lO mais. Ajude-me a ser mais como Você ao viver a Sua maravilhosa Palavra. Ajude-me a aplicar o Vinho Novo na minha vida, não só as novas armas‚ mas também todas as outras lindas instruções e revelações na Sua Palavra.

332. Também quero orar para que eu fale de minhas fraquezas aos outros. Não é algo que eu faça naturalmente, mas Você pode mudar a minha natureza. Ajude-me a ser mais aberto e honesto com os outros, e mostrar a eles as minhas fraquezas para que saibam que é só Você trabalhando em Mim e que não posso fazer nada sem Você.

333. Muitas vezes também erro o alvo nas minhas interações com minha companheira. Ajude-me a ser mais amoroso e compreensivo para com ela, e a não pensar com tanta altivez de mim mesmo, que sou melhor do que ela e sei mais do que ela. Ela é uma jóia tão preciosa aos Seus olhos. Ajude-me a respeitá-la mais‚ a dar-lhe mais ouvidos e obter mais a ajuda dela humildemente. Ajude-me a não estar ocupado demais para lhe demonstrar o meu amor.

334. E, por último, Jesus, preciso ter fé de que Você vai ungir as pessoas envolvidas na estrutura de comitês. Preciso ter a fé de que Você vai ajudá–las a tomar decisões em oração e que vai proteger o trabalho, e até fazer com que prospere tremendamente. Obrigado pela visão de comitês. Sei que ela será uma grande bênção e encorajamento para a Família. Ajude–me a abraçar essa visão com perfeita fé. Peço no Nome mais belo que conheço, Jesus. Amém.

nQuero viver e respirar Você!

335. Querido Jesus, amo Você e quero Lhe agradecer por esta oportunidade que temos de nos unirmos para abrir o coração diante de Você e uns dos outros para recebermos oração e ajuda. Obrigado‚ meu precioso Amado e Marido, por estar tão perto de nós e por ouvir e responder às nossas orações. Ajude-me a ter a fé de que Você vai fazer a boa obra, como prometeu!

336. Jesus‚ sei que sou falho em muitos aspectos, mas Você me mostrou quais devo apresentar-Lhe hoje, então confio que cuidará destes e do restante.

337. Primeiro, Senhor‚ gostaria de pedir que me libertasse do orgulho. Quero e preciso ser mais humilde, ser mais como Você. Sei que falar é fácil, mas é na hora de “fazer” que fica difícil. Então peço que me ajude a submeter-me e dizer “sim” nas pequenas coisas cada dia. Quando Você me deixa escolher fazer a coisa orgulhosa ou a coisa humilde, ou quando me pede para fazer a coisa humilde, ajude-me a escolher o caminho da humildade.

338. Peço que Você repreenda o orgulho e todas as coisas horríveis que o acompanham: desânimo, falta de convicção‚ melindrice, autoconsciência, farisaísmo e mais. Quero que me preencha com os frutos e dons que vêm quando se faz a coisa humilde.

339. Sei que preciso desesperadamente dessa mudança para os dias vindouros. Sei que preciso dessa mudança para poder confiar em Você e depender cegamente de Você, somente por fé. Sei que preciso me livrar do meu orgulho para ter a fé maluca que precisarei nos dias por vir. Então peço que me ajude a esquecer de mim mesmo e colocar esta fé em prática cada dia em todas as coisinhas.

340. Jesus, também quero que faça de mim a Maria que quer que eu seja. Ajude-me a sentar aos Seus pés e vir a Você a qualquer hora do dia. Sei que não posso fazer nada sem Você, então oro para ser fiel em passar este tempo com Você cada dia e cada semana, que eu faça tempo para Você e passe tempo com Você independentemente do que eu achar importante ou necessário. Porque a verdade é que nada é mais importante do que passar esse tempo com Você. Então peço que me ajude a lembrar disso e a agir de acordo!

341. Com isso quero pedir que fortaleça a minha conexão com Você. Ajude–me a andar muito mais perto de Você ao perguntar-Lhe mais sobre as coisas, ouvir mais a Sua voz e louva-lO e amá–lO muito, muito mais. Ajude-me a ler, absorver e viver não só as Palavras que Você derrama para mim pessoalmente, mas também as que dá para a Família. Ajude-me a concentrar nelas e vivê–las, para que me torne mais o que Você quer que eu seja.

342. Jesus, em suma‚ quero viver e respirar Você. Sei que falta muito‚ mas oro para que eu ande mais perto e reflita Você mais nas minhas ações e vida.

343. Obrigado pelas promessas que me fez. Embora pareça difícil, Você disse que nada é impossível! Então peço que responda a essa oração e me ajude a fazer a minha parte para que Você possa fazer a Sua!

344. Senhor, eu Te amo demais! Você é simplesmente incrível e estou muito agradecido porque‚ embora eu não seja digno, Você ainda quis me dar essa bênção e ajuda adicionais. Por favor, ajude–me a aproveitá-la ao máximo e pôr em prática o que Você me disse e mostrou durante esse tempo, em nome de Jesus!

nAjude-me a saber quais são as minhas prioridades

345. Precioso Amado, quero, antes de tudo, dizer o quanto Lhe amo e como estou agradecido por esta oportunidade de meus amigos, cônjuges e colegas de trabalho orarem por mim. É uma bênção poder me valer da Sua ajuda vindo perante Você e todos aqui, pois sei que há grande poder na oração em conjunto. Também quero agradecer-Lhe por todos aqui e pela humildade que demonstraram ao compartilharem suas lições pessoais. A humildade deles fez com que fosse muito mais fácil eu pedir oração e também ser aberto e sincero. Todos eles são modelos maravilhosos para mim, e estou super agradecido por cada um.

346. Sei que Você sabe tudo sobre mim, mas ainda exige que eu verbalize minhas lições e as diferentes coisas que tenho aprendido, e as compartilhe com os outros. Isso me faz muito bem, pois me mantém humilde e me ajuda a não ter um conceito mais alto de mim mesmo do que deveria. É um privilégio incrível pelo qual estarei sempre grato.

347. Você falou tantas vezes sobre a importância de passar tempo de qualidade com Você, mas mais uma vez tenho sido falho nesse aspecto. Sei que não posso continuar como sempre ou vou ficar queimado e não serei útil para nada. Confesso que deixei as pressões do trabalho e as dificuldades da minha situação pessoal me distraírem, e o resultado tem sido que as circunstâncias ditam se passo ou não tempo com Você. Negligenciei alguns dos meus dias de conferência, o que resultou em não ter o suficiente da Sua graça e forças até para as tarefas mais simples do dia-a–dia.

348. O problema com isto é que não só me afeta pessoalmente, mas também tem afetado o meu exemplo perante os outros, inclusive à minha esposa e filhos. Essa falta de tempo com Você no leito de amor tem me deixado frustrado, confuso e às vezes até rebelde em relação a certas coisas. Isso levou a insubmissão, a ponto de eu quase deixar o meu posto e desertar.

349. A derradeira manifestação deste pecado de não manter o espiritual em primeiro lugar na minha lista de prioridades é que acabei perdendo a alegria da minha salvação. Tantas coisas pareciam maçantes, e às vezes não encontrava forças para fazer coisa alguma; sei que isso foi um mau exemplo para os outros. Houve momentos em que não fui um exemplo de confiar em Você.

350. Quero pedir o Seu perdão por não priorizar o tempo na Palavra e de profecia e os meus dias de conferência. Prometo mantê-los como prioridade de agora em diante, com a Sua ajuda, é claro! Quero que outros vejam o fruto de colocar a Palavra em primeiro lugar na minha vida. Quero isto porque então saberei com certeza que não serão atraídos a Mim, mas sim a Você, e só Você.

351. Também tenho tido receio de cometer erros, o que é orgulho, e isso fez com que não fosse tão honesto com Você e com os outros quanto sei que deveria ser. Sei que o orgulho me atrapalha e às vezes não me permite mostrar-me fraco. Sei que sou tão fraco, e que sem Você sou absolutamente nada; mas ainda tem sido difícil mostrar-me fraco às vezes porque fere tanto o meu orgulho.

352. Oro contra o orgulho e peço para que consiga fazer a coisa humilde, ser um instrumento submisso, moldável e maleável nas Suas mãos. Quero que as coisas mudem porque sei que têm que mudar. Quero me revestir da Sua natureza, assim como Você Se revestiu da natureza de Seu Pai, o que Lhe deu forças para superar qualquer dificuldade. Parece ser humanamente impossível eu superar as minhas fraquezas, mas, revestindo-me da Sua natureza, sei que conseguirei, e que tudo será diferente.

353. Você disse que, quanto mais reconhecer minha própria fraqueza, mais saberei que preciso de Você; e quanto mais sei que preciso de Você, mais clamarei a Você e dependerei de Você. Você disse que, à medida que crescerem a minha necessidade e dependência em Você, também crescerá o Seu poder em mim, até que o Seu Espírito e poder habitem plenamente em mim. Você então disse, e eu cito: “Aí você verdadeiramente se torna uma nova criatura em Mim, uma que desafia todas as circunstâncias e faz o impossível!” E nisso me firmo‚ em nome de Jesus! Amém! (Fim das orações de COs.)

Por que perguntar de novo?

354. (Mamãe:) Quando estiver se preparando para pedir oração, o Inimigo provavelmente tentará de qualquer maneira impedir que o faça. Mas leve suas perguntas ao Senhor de qualquer maneira e saiba que Jesus quer que você dê o passo de pedir oração‚ porque isso Lhe permite ajudá-lo muito mais do que se simplesmente não pedir. Não importa qual o problema ou obstáculo que lhe impeça de pedir oração em conjunto, Ele tem uma solução e lha dará.

355. Um dos jovens na nossa equipe tinha a seguinte pergunta depois de ter pedido oração. Ele recebeu um conselho muito bom do Senhor‚ o qual acho que também lhes encorajará. Eu o enviei a todos na semana antes de muitos no nosso Lar pedirem oração‚ para que todos pudessem se beneficiar desse conselho e estarem preparados para fazer a sua parte para conseguirem a vitória!

356. (Pergunta: ) Por que devo acreditar que esta oração em conjunto fará mais diferença do que a última?

357. (Oração:) Queridíssimo Jesus‚ Você nos contou tantas vezes sobre o poder que há na oração em conjunto, na imposição de mãos e união do corpo de modo a ganhar a vitória sobre batalhas de longa data. Mas, Jesus, eu já tive oração em conjunto, e embora queira acreditar que a oração em conjunto me ajudou a fazer o progresso necessário, quando me vejo voltando a cair nas mesmas coisas contra as quais orei, fica difícil acreditar que funciona mesmo.

358. Então, a minha pergunta é a seguinte: por que devo acreditar que a oração em conjunto agora será a solução que preciso? Se isso não funcionou completamente no passado, por que funcionaria agora? Será que não fiz alguma coisa‚ e isso diminuiu o efeito da oração? Será que fiz algo errado?

359. Por favor, me mostre, Jesus. Eu quero progredir, e se quiser que eu tenha oração em conjunto, se é isso que me dará a vitória, então é o que quero. Mas também quero ter a certeza de que faço isso corretamente para estar certo da vitória desta vez. Não quero perder a fé no poder da oração, então ajude-me agora, enquanto ouço o que Você tem a dizer. Elimine qualquer coisa que possa impedir o recebimento claro disto. Faça de mim o canal que precisa que eu seja.

360. (Jesus fala:) Minha capacidade de mudá-lo completamente é determinada por quanto você deseja a mudança. Todo o mundo quer fazer progresso na vida‚ mas a questão é quanto progresso querem fazer. Para efetuar uma reviravolta completa na vida de alguém, o indivíduo tem que desejar uma transformação completa; só posso levar a pessoa até onde ela estiver disposta a ir.

361. De certa forma, é como aprender um novo esporte. Se você nunca jogou um certo esporte, é difícil imaginar que será bom naquilo. É muito mais fácil esconder-se nos esportes que sabe e entende. Ao aprender um esporte novo, você tem que saber que vai cair, vai ser desajeitado e ser o pior jogador antes que faça progressos. Tem que estar disposto a se humilhar em frente dos outros com quem está jogando, e perceber que ainda tem muito chão pela frente antes de dominar aquele esporte. Cada vez que cai, tem que estar disposto a se levantar e tentar de novo.

362. Você talvez se dedique à idéia de aprender um novo esporte, mas às vezes se encontra no meio da luta e percebe que ainda tem muito a aprender. Aí, é natural que se pergunte se algum dia dominará aquele esporte.

363. Não basta resolver desde o começo que quer aprender o esporte. Sim, esse é o primeiro passo, mas cada vez que for ao campo ou à quadra para praticar e aprimorar suas habilidades no tal esporte, tem que se rededicar ao seu desejo de aprender.

364. Há outros também aprendendo o esporte com você. Alguns estão mais avançados, outros no seu nível, enquanto outros ainda estão mais atrasados. Como é um jogo em equipe, cada um tem que contribuir para o aprendizado do outro. Precisam guiar e mostrar como se joga, ou simplesmente encorajarem-se quando ficam frustrados com a lentidão do progresso. É esse o papel de todos que participam no jogo, não só melhorar suas próprias habilidades, mas também ajudar os outros a melhorarem as deles.

365. Pedir oração é assim. Primeiro você tem que tomar a decisão inicial de pedir oração, de perceber que terá que se humilhar diante de todos para progredir. Esse é geralmente o passo mais difícil porque é quando se é mais desajeitado e se comete mais erros‚ como da primeira vez que pratica um esporte.

366. Mas, daí em diante, ainda tem que haver um compromisso contínuo da sua parte para progredir independentemente das falhas ou falta de coordenação. Esses passos de prosseguimento passam a ser tão importantes quanto o passo inicial que você tomou ao pedir oração. Entretanto, são geralmente os mais frustrantes, e é quando sua perseverança é posta à prova e testada ao limite. É nesses tempos, quando você acha que deveria estar fazendo progresso, mas ele demora tanto, que precisa estar ainda mais determinado.

367. Lembre–se que também tem dias bons e dias ruins no esporte. Existem dias quando você vai jogar e parece ter esquecido tudo o que aprendeu, e é muito frustrante; falta-lhe coordenação e você cai freqüentemente. Pode ser muito desencorajador. Porém, talvez, quando for jogar no dia seguinte, tudo esteja bem‚ e tenha até progredido! Parece ter mais habilidade do que antes e se pergunta como será possível, visto que no dia anterior era exatamente o oposto!

368. Não deveria desistir só porque tem dias em que não sente tanta coordenação. Se desistisse‚ estaria jogando fora todos os prévios dias de prática. Quem quer jogar fora trabalho duro? Ninguém. Geralmente é esse o incentivo que faz com que continue a perseguir seus sonhos e metas na vida.

369. O progresso espiritual às vezes não é visto da mesma forma, mas deveria, porque é a mesmíssima coisa. Primeiro você tem que aceitar o desafio de se tornar o que não é. Aí tem que ir até o final, independentemente dos contratempos, e dominar o que se dispôs a aprender. É simples assim.

370. Outro ponto importante a aprender é que, quando pede oração em conjunto, o corpo também passa a ter um pouco da responsabilidade pelo seu progresso. Ao se humilhar perante ele, está admitindo que não consegue sozinho, está pedindo ajuda. Assim como pede instruções de alguém mais habilidoso num esporte que está tentando dominar. Pedir oração é a mesma coisa.

371. A oração e a sua dedicação a progredir então trabalham juntas para dar o resultado desejado. Você‚ a pessoa que está pedindo oração, tem que estar disposto a perseverar apesar dos tropeços. E as pessoas que oraram por você têm que perceber que o trabalho delas não termina com a oração inicial, ele tem que continuar até você ganhar verdadeiramente a vitória.

372. É fácil ficar desesperado por alguém quando a pessoa confessa pela primeira vez que precisa de ajuda. Se alguém está pensando em começar um esporte novo, a reação natural é ajudar a pessoa a praticá-lo, oferecendo–se para ajudar. No entanto, com o passar do tempo‚ é fácil ficar tão envolvido com seu próprio progresso que esquece de ajudar os outros.

373. Todo o mundo tem que estar ciente disso e perceber que é sua responsabilidade. Não basta se desesperar por alguém uma vez, quando a pessoa se apresenta ao corpo para pedir oração; as orações precisam continuar, o fervor precisa continuar. A batalha não fica mais por conta do indivíduo, passa a ser um esforço conjunto. A vitória deve ser ganha por todos, através das orações individuais de cada um.

374. Este é o caminho da vitória, esta é a plenitude da oração em conjunto. Ela tem que começar com o desejo de pedir oração, de ver que precisa haver uma mudança e progresso. Aí, como corpo, todos devem assumir o compromisso de defender a vitória que Me pediram, e erguer as mãos daquele que precisa de ajuda. E o indivíduo precisa estar disposto a continuar até triunfar‚ por mais difícil que seja. Só assim se pode obter a verdadeira vitória.

375. A batalha então é mais feroz do que nunca. Todos têm que se unir para apoiar aquele que pediu oração, e apoiá-lo a cada passo do caminho. Mas você, a pessoa que pediu oração, tem que se lembrar que a vitória também depende de você. Você está na frente; tem que estar disposto a continuar a investida, a guiar os outros, porque depende de você ganhar a batalha. Os outros estão lá para apoiá-lo na luta, para lhe servirem de amparo, para lutarem contra o Inimigo por você. Mas é você quem tem que procurar a vitória a todo custo. Não culpar os outros pela sua derrota, pois no final é você quem decide se vai ganhar ou perder a batalha.

376. Então, o que vai ser? Vai correr atrás da vitória, custe o que custar? Deseja tanto o triunfo que está disposto a fazer qualquer coisa para obtê-lo? Se este for o caso, então a vitória será sua. Conte o custo agora, no começo. Esteja preparado para seja o que for que estiver à sua frente, depois prossiga e clame a vitória, chamando seus colegas soldados para lutarem com você. Se estiver disposto a tomar essas medidas, a vitória será sua.

377. É um simples processo. Você deve:

  1. desejar a vitória a qualquer custo;
  2. estar preparado para fazer qualquer coisa;
  3. compromissar-se e, finalmente,
  4. perseverar, custe o que custar.

A fórmula é essa. Descubra como incorporá-la à sua vida, aí deixe-a ser o meio que precisa para obter as vitórias necessárias. (Fim da mensagem de Jesus.)

Oração contra orgulho, farisaísmo e espírito crítico

378. (Mamãe:) Esse último pedido de oração é de Matthew, um dos nossos colegas de trabalho que é muito querido para Peter e eu. Não sabemos o que faríamos sem ele. Ele encabeça a equipe de administração, em conselho com Peter, e é uma tremenda bênção. Como eu disse em “Invoquem as Chaves”, tivemos recentemente que lhe corrigir‚ coisa que recebeu muito bem, e conseqüentemente ganhou grandes vitórias. (Veja a CdM 3368:61–65, BN 962.) Este é o pedido de oração que ele compartilhou com o Lar depois de ser corrigido. Estou publicando porque acho que será um incentivo para vocês também, bem como lhes dará convicção. Por favor, observem que ele compartilhou esse pedido de oração vários meses antes da série “Convicção versus concessão e transigência”, ou o dia mundial de oração e jejum. Então, quando ele fala de combater a letargia em sua vida pessoal e de suas batalhas com negativismo quanto aos problemas da Família, saibam que foi antes do nosso maravilhoso Amor ter dado as soluções e os conselhos naquela série.

379. Sempre que publicamos lições ou erros dos seus líderes, gosto de me assegurar que isso não os impeça de respeitá–los ou de confiar no Senhor agindo através deles. A meu ver, seu amor e respeito por eles, e a confiança que depositam neles‚ deveriam aumentar quando os vêem se humilhando diante do Senhor e de vocês e ficando fervorosos para serem o que Ele quer que sejam para servi-los no Espírito dEle.

380. É claro que eles não são perfeitos; mas ninguém é perfeito‚ inclusive Peter e eu! O que importa é que estejam dispostos a reconhecer seus erros e pedir desculpas‚ e assim ajudar vocês a evitar as mesmas ciladas. O Senhor age na vida de seus líderes tanto quanto age na sua, se não mais ainda‚ porque Ele sabe que eles precisam ficar humildes e quebrados perante Ele, e sabe que as lições e quebrantamentos deles fazem com que sejam uma ajuda ainda maior para vocês, pois podem consolá-los com o consolo com o qual foram consolados.

381. Então, sempre que virem um dos seus líderes aprendendo lições, em vez de ficarem críticos ou perderem o respeito por ele, seu respeito e gratidão deveriam aumentar, por saberem que isso lhes ajudará a fazer um trabalho melhor pelo Senhor e vocês.

nMatthew compartilha seu pedido de oração

382. (Matthew ora:) Obrigado por este tempo que tenho esta manhã para pedir aos meus amados que orem por mim. Oro para que ninguém se sinta desconfortável ou envergonhado por mim. Estou muito agradecido por estar aqui‚ na frente de todos, pedindo oração, e também por esta humilhação. Se me aproximar mais de Você e me deixar menos orgulhoso, então fico muito grato por isso, Jesus. Agradeço também por os meus cônjuges estarem aqui para orar por mim e me ajudarem a vencer.

383. Ajude-me a ser claro enquanto leio isto e apresento este pedido de oração. Por favor, unja este tempo. Eu invoco o poder das chaves, para que Você me dê a humildade e a convicção para ler esses pedidos de oração e deixar tudo claro para todos aqui. Obrigado por eles estarem aqui para me ajudar. Amém. (Fim da oração.)

384. Obrigado por terem vindo. Vou ler o pedido que preparei, porque é longo. Se tiverem perguntas ou se algo não ficar claro, ficarei feliz em explicar.

385. (Matthew lê o seu pedido:) Obrigado, queridos cônjuges, por despenderem seu tempo para orar por mim aqui hoje comigo. Sei que não conseguirei ganhar a vitória sem as suas orações em conjunto e a ajuda de todos.

386. Quero dizer que sinto muito e pedir perdão pelo meu mau exemplo antes de partilhar o seguinte pedido de oração. Recentemente, recebi uma correção muito forte do Senhor, de Mamãe e de Peter. Eu precisava muito dela, e estou agradecido. Tenho sido culpado dos pecados de orgulho, farisaísmo, espírito crítico e delinqüência em meu dever.

387. Tenho certeza que todos vocês imediatamente reconhecerão pelo menos alguns dos seguintes pecados e fraquezas minhas, se não todos, e se perguntarão por que me levou tanto tempo para vir aqui e pedir oração. Infelizmente, devido ao meu orgulho‚ geralmente sou o último a ver as minhas fraquezas e pecados, e geralmente preciso de uma boa cacetada para entender as coisas. Sinto muito por isso, e gostaria que não fosse assim, o Senhor usa isso para me humilhar, contra-atacar meu farisaísmo e autoconfiança. Por isso, fico muito agradecido por seja o que for que o meu Marido decide fazer, pois quero ser humilhado e‚ com isso‚ passar a ser mais humilde e dependente de Jesus e de todos vocês.

388. Essa correção não foi diferente‚ eu precisava de ajuda para ver meus problemas. Mamãe e Peter já falaram comigo várias vezes sobre certas CPMs de longa data de ser muito relaxado, não estar em oração ou ser detalhado o suficiente‚ forçar demais a barra com as minhas opiniões‚ etc. Então estavam bem cientes da intensificação de minhas CPMs. Como tenho esses problemas já há um tempo, eles estavam orando por mim e esperando o tempo do Senhor para me dar o pastoreamento que precisava. Mas quando Misty, Deus a abençoe, lhes falou que eu estava ficando crítico‚ isso soou os alarmes, mostrando que eu precisava de ajuda e correção imediatamente. Porque, embora tenho tido essas outras fraquezas e CPMs, só recentemente tenho ficado crítico, e isso indicou que estava mesmo seguindo na direção errada, e que estava dando um mau exemplo que poderia ser prejudicial aos outros se não fosse corrigido.

389. Quero dizer que estou muito agradecido ao meu Marido, que na Sua misericórdia me deu duas esposas durante o tempo em que estou na Família que tiveram a convicção de me ajudar nos meus pontos fracos. Amo as duas encarecidamente por isso. Não sei se ainda estaria aqui sem esse tipo de salvaguarda na minha vida. Muitas vezes tenho dificuldade para perceber quando estou deixando de atentar a toques importantes sobre o meu orgulho ou farisaísmo, ou quando estou ficando relaxado demais, ou insensível às pessoas ou falhando no meu exemplo. Tenho muito orgulho, fraquezas carnais e maus hábitos, e quando fico fora do espírito, essas fraquezas e CPMs ficam muito fortes, são quase avassaladoras. Estou muito agradecido à minha primeira esposa, Mary‚ por tudo o que fez para me ajudar nos anos em que estivemos juntos. Posso dizer com sinceridade que a convicção de Misty em ajudar a me pastorear e me manter no caminho estreito e apertado só me faz amá-la e admirá-la mais ainda.

390. Antes de entrar nos pormenores, gostaria de testificar de um grande milagre que me ocorreu desta vez, ao ser corrigido. Nos meus 50 anos de vida, recebi muita correção, e sempre odiei e ressenti ser corrigido. Antes da Família, era mais que tudo porque ressentia fortemente qualquer tipo de autoridade superior a mim. Graças a Deus, minha passagem pelo exército americano e os primeiros anos na Família ajudaram a quebrar um pouco essa independência. Mas até na Família eu ressentia a correção e “conversas sobre CPMs” — em parte devido a esse ressentimento de autoridade, com certeza. Mas acredito que a principal razão era o desencorajamento e a falta de esperança que sentia, pois no fundo, achava que não conseguiria mudar. É claro que a oração funciona, e mudei um pouco ao longo dos anos, mas às vezes ainda tinha uma sensação avassaladora de que não havia esperança.

391. Porém, desta vez, quando Mamãe veio me dar uma profecia sobre os meus problemas, eu imediatamente invoquei o poder das chaves do Reino para querer ser corrigido, em vez de temer a correção. Antes mesmo de ler a profecia, orei para aceitá-la por completo, sem me sentir condenado ou desencorajado. E o Senhor fez um milagre! Eu não tive um momento de condenação ou desencorajamento, achando que não mudaria e ganharia a vitória sobre esses problemas e fraquezas na minha vida e caminhada com o Senhor. Então, acredito fortemente no poder que o Senhor agora nos deu com as chaves do Reino, e estou seguro de que elas foram ativadas em minha vida. Glória a Deus!

392. Depois que li a profecia — uma mensagem de Jesus para mim — e orei sobre ela, Mamãe e Peter conversaram comigo por duas horas. Mesmo durante esse tempo, senti paz total. Depois eles me deram mais conselhos do Senhor — dessa vez sobre mim, em vez de para mim — com mais detalhes, mais uma vez, contundentes. Li esse conselho adicional do Senhor na manhã seguinte e pude aceitá–lo sem sentir o mínimo de desencorajamento, outro enorme milagre.

393. Agora, gostaria de falar dos meus problemas e pecados; preciso desesperadamente de suas orações para superá–los. É claro que todos têm raiz no nojento e feio orgulho e farisaísmo, como verão.

394. Em primeiro lugar, o Senhor e meus pastores mencionaram claramente como tenho ficado letárgico e preguiçoso no espírito recentemente. Não foi novidade nenhuma para mim‚ pois sabia já há algum tempo que estava desistindo de lutar no espírito e sentindo-me muito cansado, fatigado e derrotado. Estava dando ouvidos à voz do Inimigo sobre como não havia esperança para certos problemas na Família que pareciam não estar mudando. Aquela sensação de “para que tentar? nada está mudando mesmo”, era uma mentira do Inimigo, na qual acreditei porque ficara fraco espiritualmente, e estava desistindo da luta.

395. Eu me deixei enfraquecer ao ler relatórios por anos, a maioria dos quais lidava com problemas, porque comecei a ver as coisas na carne e a tentar entendê–las‚ em vez de levar todos esses problemas ao Senhor para obter a mente dEle‚ Suas soluções e ponto de vista. Essa foi a raiz do meu enfraquecimento: não ser sempre fiel em levar os problemas ao Senhor e ouvir dEle em profecia. Por isso, não recebia as perspectivas e as respostas dEle, e só sentia o negativismo e peso dos problemas.

396. Mas, embora eu tenha sentido que enfraquecia e perdia a visão e o desejo de lutar, em vez de admitir esses problemas e pedir ajuda e oração‚ eu por orgulho simplesmente preferi tentar lutar contra o Diabo na minha própria força. Falhei terrivelmente e acabei ficando cada vez mais relaxado e sendo um mal exemplo e um péssimo representante da minha atual posição na Família. Mamãe e Peter me entregaram uma profecia recebida para mim e outra sobre mim, ambas explicando em detalhes os meus problemas, a maioria deles muito antigos, e hábitos profundamente enraizados. Alguns deles: ser acomodado; falar, sem muita oração, o que me dá na telha; formar opiniões sem estar totalmente informado, e lidar com problemas superficialmente. Mas esses maus hábitos tinham piorado a ponto de se tornarem sérios problemas espirituais de letargia, familiaridade e preguiça espiritual, que afetaram o meu trabalho.

397. Segue-se o que o Senhor disse:

398: Você é como um oficial encarregado de levar um fardo espiritual mas que num certo sentido se ausentou do posto sem licença. Você se cansou de fazer o bem, e em alguns casos abandonou as suas responsabilidades espirituais, ficando relaxado, preguiçoso e familiar com as coisas, ou seja, baixando a guarda. Você não quis aceitar a responsabilidade maior que lhe ofereci. De certo modo a deixou na mão de outros‚ e ao aliviar a sua carga ilicitamente, por assim dizer, perdeu o sentido de urgência, de fervor, de admitir sua incapacide e apoiar-se totalmente em Mim, coisas imprescendiveis para ser bem sucedido e dar o exemplo certo.

399. Veja bem, normalmente o que mantém a pessoa perto de Mim é justamente o grau da responsabilidade que carrega. Quando a pessoa sabe que não tem condições de fazer o trabalho sozinha, vê-se “obrigada” a ficar desesperada, a Me buscar e a se incitar em busca de um poder maior. Quando você está contra a parede e é evidente o peso da sua responsabilidade e tudo o que depende de você, é claro que se sente motivado a obedecer. Uma situação assim o humilha e o faz precisar de outros e respeitar aqueles que também carregam uma carga pesada.

400. Mas quando alguém abre mão dessa responsabilidade, quer por não estar disposto a assumi-la, quer por desejar aliviar a carga e aumentar o seu conforto, perde algumas dessas atitudes espirituais e qualidades vitais. Com menos fervor, é natural se sentir mais autoconfiante, menos temente a Mim, mais confortável‚ mais capaz; e também é mais fácil criticar os outros. (Fim do trecho da mensagem de Jesus.)

401. (Matthew:) O Senhor também disse:

402. Algumas das fraquezas de Matthew se agravaram com a chegada dos jovens e o fato de querer impressioná–los. Ele queria ser aceito‚ mas na sua tentativa de não ser considerado autojusto‚ ele exagerou e permitiu esse espírito acomodado ditar cada vez mais as suas reações. Agora se tornou um problema sério, porque o resultado não é só um trabalho desleixado e sem oração suficiente, mas também uma pedra de escândalo para os que vêem a sua superficialidade e frivolidade em relação ao trabalho e aos problemas.

403. A atitude acomodada de Matthew também se manifesta nas suas reações verbais. Ele é impulsivo e faz rapidamente uma afirmação generalizada, aparentemente por ficar frustrado com algo. Como Matthew não analisa as coisas nem tende a questionar muito, fica exasperado quando outros o fazem. Embora ele não perceba‚ pensa: “Por que eles simplesmente não aceitam a coisa? Por que temos que ficar discutindo este assunto?” E então quer lidar com alguns problemas rapidamente, mas de modo muito irrealista. É uma atitude acomodada porque é uma maneira superficial de resolver as coisas, é simples e não abrangente, é indolente, uma atitude de deixar o barco correr ou irritada‚ tipo: “Vamos acabar logo com isso”. E embora as duas abordagens pareçam diferentes, ambas são acomodadas, porque subestimam o problema e a solução.

404. Isto também está relacionado a preguiça espiritual‚ porque é preciso muito sacrifício, empenho, força, fé e perseverança para ser minucioso e encarar grandes trabalhos e problemas. (Fim dos trechos da mensagem de Jesus.)

405. (Matthew:) Quando pedi ao Senhor para me falar mais sobre a minha letargia e preguiça espiritual, Ele disse:

406. Você por natureza é uma pessoa calma, mas essa natureza acaba gerando uma atitude comodista quando você se cansa de fazer o bem e pára de ter um interesse sincero pelas pessoas como Eu tenho. Eu dei tudo de Mim por cada um, e isso é o que falta na sua vida. Para ser um líder cristão‚ cada pessoa deve ser tão importante para você que fará custe o que custar para ajudá-la e estar à sua disposição. Quando você pára de tratar os outros com o Meu amor, não consegue ajudá-los muito, porque o seu amor não é suficiente, o que você, claro, reconhece. Sente-se então incapaz e se cansa de tentar na carne, adotando uma atitude relaxada‚ tipo “infelizmente não posso fazer nada.”

407. Se você sabe que o Meu amor e sabedoria são a resposta, por que hesita em recorrer a Mim? Sabe por quê? Por preguiça e orgulho. Você ficou preguiçoso no espírito porque num certo sentido se acomodou e não está lutando para avançar. Cansou-se de fazer o bem e quer apenas fazer o mínimo e o necessário. Mas essa é uma atitude orgulhosa e garrafa velha, inaceitável na Minha revolução.

408. Eu estou querendo te acordar, Minha esposa. Entre na linha e comece a cavalgar para a frente‚ rumo à meta. Prepare-se para combater o Inimigo a cada instante. Não há dispensa neste exército! A nova tática do Diabo é convencê-lo (e a muitos outros na Família) que, “você já fez o bastante; está cansado e deveria poder ir mais devagar e descansar mais”. Mas Eu nunca prometi isso aos Meus discípulos. Não posso, porque o Meu Espírito continua em frente, não importa a idade da pessoa ou por quantos anos tenha Me servido. Elas tem que continuar lutando! Não há dispensa nesta guerra! Vou carregá-lo até a próxima montanha, mudança ou revolução‚ e ajudá–lo a enfrentar a próxima batalha. (Fim da mensagem de Jesus.)

409. (Matthew:) Então, neste aspecto, gostaria antes de mais nada de lhes pedir perdão pelo meu mau exemplo e pelas batalhas e decepções que lhes causei. E gostaria que orassem, clamando o poder das chaves, contra:

410. • Letargia, que o Senhor deixou bem claro que é uma das principais raízes do meu vacilo espiritual.

411. • Uma atitude comodista e desinteresse.

412. • Falta de minuciosidade e falta de vontade de se envolver nos detalhes de situações complicadas e problemas. Preguiça espiritual.

413. • Libertação para deixar de falar o que me dá na telha, sem muita oração e sem estar bem informado. E para que eu aprenda a ouvir mais‚ estudar e me informar mais sobre as coisas, e, acima de tudo‚ perguntar ao Senhor antes de falar. E que eu não tente amainar a seriedade dos problemas para fazê-los parecer simples e de fácil solução, se a situação exigir fervor, luta no espírito e envolvimento.

414. • Contra uma atitude de “manda–chuva” e relutância em aceitar projetos complicados ou demorados, e querer passá-los para outros. Que eu aprenda com o exemplo de Peter. O Senhor salientou em profecia que eu precisava aprender uma lição com a história no Good Thots sobre George Washington, que foi ajudar os soldados a tirarem um tronco do caminho e o cabo ficou em pé observando e dando ordens. Quando Washington perguntou ao oficial por que ele não tinha ajudado, ele disse: “Por quê? Eu sou um cabo, não está vendo?” Washington então respondeu: “Estou. Da próxima vez que os seus homens precisarem de ajuda, me chame. Eu sou apenas o comandante deste exército.” Peter é muito como George Washington nesta história, sempre pronto para dar uma mão, e quero orar para ser mais como ele. (Ver Good Thots 2‚ pág.1449, Nº117.)

415. Gostaria de pedir desculpas aos meus colegas de equipe e a qualquer outra pessoa com quem eu tenha manifestado esse espírito, causando batalhas e contribuindo para aumentar a sua carga. Por favor, orem para eu mudar imediatamente nesse sentido, e superar essa letargia e atitude preguiçosa.

416. A próxima coisa pela qual preciso de oração desesperada é contra orgulho, familiaridade, ressentimento, um espírito crítico e autojusto, e falta de temor do Senhor. Eu me permito criticar várias pessoas e situações no Lar, e como se isso já não fosse ruim, por orgulho, baixei ainda mais a guarda e comecei a criticar até Mamãe e Peter, expressando críticas para Misty várias vezes sobre situações das quais eu discordava. Sendo assim, ficou óbvio que eu estava bem por fora. Eu não criticava a Palavra ou a direção na qual a Família está seguindo. Não critiquei a visão dos comitês nem quaisquer decisões importantes em relação à liderança da Família. Estava, e ainda estou, convencido de que Mamãe e Peter são guiados pelo Senhor e que estão seguindo na direção certa. Mas me permiti começar a criticar assuntos de menor importância que deixei se interpor na minha relação com eles.

417. Mamãe e Peter são muito abertos a sugestões, e não se importam se alguém tem outras idéias ou até mesmo discorda deles. Eles aceitam bem novas opiniões, pois sabem que precisam de conselheiros e não querem estar rodados de puxa-sacos. De modo que não tem problema nenhum mostrar-lhes uma outra opção, e eles sabem que às vezes você discorda deles e fica em batalha. É natural. Mas se já dissemos e fizemos tudo que podíamos, é responsabilidade deles orar e ouvir o Senhor quanto à decisão final, pois já demos o nosso conselho. Eu critiquei questões nas quais eles tinham a última palavra. Por orgulho, eu não queria abrir mão das minhas opiniões e aceitar a decisão deles, comecei a criticar as suas decisões, de vez em quando abertamente. Graças a Deus, o Senhor não permitiu que durasse muito tempo.

418. O Senhor disse o seguinte sobre esses problemas:

419. Você foi vítima de um espírito crítico, o que lhe causou infelicidade. Sabe que isso Me desagrada grandemente.

420. A raiz desses problemas é o orgulho. Todo o mundo tem que lutar contra o orgulho em diferentes graus. É uma luta constante. Você se abriu ao orgulho, e ele conquistou um lugar no seu coração. Você tem um conceito muito alto de si mesmo, o que causa muitas atitudes‚ reações e comentários errados, que têm magoado as pessoas.

421. Por causa do orgulho‚ tornou-se autoconfiante‚ o que enfraqueceu grandemente o seu exemplo e relacionamento Comigo.

422. Isto deveria ser a coisa mais fácil de você reconhecer como um problema sério. Suas críticas ao rei e rainha, aos pastores do Lar‚ e a praticamente qualquer membro do Lar de tempos em tempos‚ deveriam tê-lo feito ver que estava correndo perigo. O fato de criticar os outros e não dar ouvidos aos Meus avisos de que estava pisando em terreno perigoso mostra o grau do seu orgulho. Desde que entrou para a Família você aprendeu que é errado, perigoso e gera desunião criticar a liderança, quanto mais o rei e a rainha, que são os pastores que Eu designei para o Tempo do Fim.

423. Várias vezes você expressou para Misty críticas infundadas, e estou zangado com isso. É resultado de orgulho e de familiaridade. Se pensar bem, verá como estava errado, como aceitou atitudes ou “queixas” infundadas, e como julgou situações sem estar bem informado.

424. Você teve atitudes carnais e fez julgamentos superficiais, insinuando que o rei e a rainha estavam errados, e conseqüentemente que não deveriam estar orando ou Me ouvindo.

425.Outras pessoas antes de você caíram nesse mesmo espírito crítico. Algumas foram resgatadas, outras retrocederam, e algumas até se tornaram inimigas. Criticar seus colegas e cônjuges não é café pequeno‚ e disseminar essas críticas é ainda pior. Quando você chega a criticar até o rei e a rainha, então está bem mal. É a ponta do iceberg do orgulho e da familiaridade‚ e se não se arrepender e limpar imediatamente, vai continuar seguindo pela estrada da ilusão e do orgulho, até encontrar súbita destruição.

426. É o orgulho que o deixa autoconfiante e que o faz ignorar os Meus avisos e resistir quando lhe digo para orar e Me perguntar. É ele que o deixa melindroso e na defensiva quando os outros tentam lhe dar um toque sobre algo. O orgulho abre as portas para a mente carnal, que pouco a pouco vai substituindo o domínio que o Meu Espírito exerce na sua vida. O orgulho depende de si mesmo em vez de usar as novas armas de profecia e de oração de intercessão. Ele o faz depender mais do braço da carne do que de Mim.

427. A maioria das críticas e da familiaridade provém do orgulho — principalmente críticas contra o rei e a rainha ou discordar não na frente deles, mas em particular, falando nas costas e semeando divisão. Se alguém discorda da maneira certa, não é uma crítica. Não é errado dar outras idéias e até opiniões contrárias. Faz parte do processo de se aconselhar para receber a Minha orientação, para que o rei e a rainha possam ver todos os lados de uma situação. Mas se alguém continua discordando com a decisão final depois que as pessoas que carregam o peso da responsabilidade já viram, exploraram e oraram sobre as outras opções, ou se manifesta verbalmente esse sentimento nas costas de seus líderes, geralmente é fruto do orgulho e da falta de temor a Mim, de ressentimento e sensitividade. (Fim da mensagem de Jesus.)

428. (Matthew: ) Quando perguntei ao Senhor as razões por que fiquei crítico de Mamãe e Peter, Ele disse:

429. Ser crítico, especialmente de seus líderes, só pode ser resultado de orgulho e autojustiça. Achar que sabe mais, que a sua maneira é a certa, que suas idéias são as melhores. Achar que: “Eles não deveriam ter feito isso, ou deveriam ter feito dessa forma”, e daí por diante, até você estar tão envolvido pela autojustiça, pelo orgulho e por um espírito crítico que nem vê mais as coisas no espírito, só com o seu raciocínio carnal.

430. Criticar os seus pastores pode ser o caminho para a destruição, e depois que começar a trilhá–lo‚ geralmente precisa ser censurado para poder ver no que está se metendo. Estou muito grato por você ter clamado o poder das chaves para Eu ajudá-lo a querer ser humilhado de modo a ver claramente em que tem errado e os pecados que o levaram a isso. O Diabo tenta fazê–lo achar que deveria ter os seus próprios pontos de vista e opiniões e dar voz a eles. Ele está certo, se você compartilhá-los com as pessoas certas e da maneira certa. Mas quando começa a falar nas costas de seus líderes e a mencionar a outros que discorda deles, em vez de apresentar os seus pontos de vista aos líderes, então passou dos limites e está sendo crítico‚ autojusto e orgulhoso.

431. São as rapozinhas que estragam as vinhas‚ e se você der asa ao Diabo nos princípios espirituais que lhe foram ensinados, logo estará lhe dando tudo e fazendo coisas que achava que nunca faria.

432. A familiaridade é um jogo perigoso, tanto no casamento como numa equipe de trabalho ou com os seus líderes. Pode destruir todo o bem que Eu gostaria que fizessem juntos. A familiaridade é um dos ossos do ofício em qualquer um dos relacionamentos mencionados acima‚ e vocês devem ser militantes contra ela‚ porque é medonha. Peter já expressou a você várias vezes, com toda a humildade, que ele se permitiu cair em familiaridade umas duas vezes com Papai, mas que Eu chamei a atenção dele para que visse que estava seguindo rumo à destruição, como aconteceu com Rachel, Jethro‚ Deborah, Timothy e outros. A familiaridade entra sutilmente no coração dos Meus soldados.

433. O Diabo sabe que, se conseguir fazê-lo duvidar e criticar os seus líderes, logo estará criticando todo o movimento e o seu Deus. Por orgulho, você ficou tão autoconfiante e achou que não precisava da humilhação diária e contínua necessária para mantê-lo na Família e na sua posição, e que já era humilde o bastante! Se não fosse tão sério e fatal, seria até engraçado.

434. Através do seu orgulho, você se deixou enganar pelo Diabo, que o fez pensar que sabia das coisas, mas no seu coração você sabia que era uma mentira, o que o deixou infeliz e o fez querer começar a desistir no espírito. A meta do Diabo é justamente convencê-lo a ser orgulhoso e autojusto, levando-o a desdenhar as armas espirituais à sua disposição e a depender de sua própria força e sabedoria. Essa atitude acaba fazendo-o se autocondenar, pois percebe que não consegue sozinho e começa a ver como o seu espírito crítico e autojusto é sujo. O próximo passo, se não se humilhar e pedir perdão e oração, é voltar a chafurdar na lama do ego, porque sabe que nunca poderá atingir a perfeição, mas por outro lado também não quer se humilhar e clamar pela Minha misericórdia e perdão.

435. Sinto muito isto ter acontecido, Meu amor. Se você tivesse se mantido firme na Palavra e íntimo Comigo no leito de amor, se tivesse Me permitido mantê-lo fraco, quebrantado e dependente de Mim, isto não teria acontecido. Mas não se autocondene, pois “agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”. Como você está se humilhando e clamando o poder das chaves, vou elevá-lo a novas alturas do espírito à medida que se reaproximar de Mim.

436. Você não pode continuar nem mais um dia com a vidinha de sempre. Precisa de uma metanóia, precisa da oração dos seus cônjuges e voltar a ser positivo e a estar agradecido a Mim, agradecido pelo rei e pela rainha‚ pelos seus cônjuges e pela sua Família maravilhosa.

437. Vejo que‚ pelo fato de ler constantemente relatórios sobre as diferentes situações, é uma tentação questionar e até mesmo criticar a sua Família. Mas o seu grande erro tem sido não colocar essas batalhas, questionamentos e até mesmo dúvidas que lê nas cartas da Família no campo‚ nas Minhas mãos. Ao invés disso, você tem se apoiado no seu raciocínio carnal, que estava tão errado e por fora. Os Meus pensamentos não são os seus pensamentos‚ nem os seus caminhos os Meus caminhos‚ pois assim como os Céus são mais altos do que a Terra, assim são os Meus caminhos mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos. Por que quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi Seu conselheiro? Porque dEle e por Ele, e para Ele, são todas as coisas.

438. A Palavra é uma luz na escuridão e repelirá a escuridão do seu espírito, da sua mente e da sua vida. Nada mais vai funcionar. Você não pode lutar contra o Diabo na sua própria força e sabedoria, senão ele sempre vai vencê-lo. (Fim da mensagem de Jesus.)

439. (Matthew:) O problema era comigo, não com Mamãe e Peter. Eles levavam as minhas sugestões e observações a sério, oravam sobre elas e confirmavam com o Senhor o que era melhor. Mas eu não fazia isso. Quando eu dava um ponto de vista diferente daquele que Mamãe e Peter recomendavam‚ eles oravam a respeito e depois me diziam que tinham orado sobre o assunto e que o Senhor tinha lhes mostrado isso assim assado. O problema que tive com críticas aconteceu porque nessas ocasiões eu não quis abrir mão do meu ponto de vista e opinião. Eu me apeguei ao que pensava e então comecei a criticar Mamãe e Peter — e o Senhor, que Deus me perdoe!

440. Mamãe e Peter são muito abertos a sugestões e idéias — mais do que qualquer outra pessoa que conheço — e estão dispostos a seguir outros planos e métodos se o Senhor lhes confirmar que está bem. Eu simplesmente fiquei orgulhoso e autojusto‚ achando que a minha maneira era a melhor. Não estava orando sobre as minhas sugestões, de modo que não elas não eram guiadas pelo Espírito ou úteis. Minhas críticas eram totalmente infundadas, uma vez que via as coisas de um ponto de vista super farisaico, na carne. Estou muito envergonhado da minha atitude, mas acredito que o Senhor permitiu isso para me humilhar e me ajudar a ver que rumo eu estava tomando, e estou grato por isso.

441. Mamãe e Peter têm demonstrado muita misericórdia e perdão, apesar de eu estar tão desencaminhado. Sinto-me bastante como o cara a quem Thomas Edison deixou responsável de carregar a segunda lâmpada elétrica. (Ver Good Thots 2, pág. 1286, par. 287.) Temos pastores incrivelmente justos e compreensivos cuidando de todos nós nesta grande Família. Glória a Deus!

442. Em outra profecia‚ Jesus me disse:

443. Autojustiça é o pecado mais mortal e difícil de se reconhecer. Uma das razões porque é tão difícil os Meus filhos o reconhecerem é porque o orgulho exerce tanto domínio sobre suas vidas que os cega e eles nem querem ver como estão sendo críticos e autojustos. O orgulho os faz achar que a sua perspectiva é a melhor e que eles estão certos. Acham que são fortes e todo o mundo mais fraco. Mas isso deve-se ao fato de verem as coisas na carne e de estarem trabalhando na sua própria força.

444. Foi o que lhe aconteceu, Matthew. Você ficou desencorajado e cansado de lutar a guerra espiritual, parou de olhar para Mim a cada passo e de Me deixar amolecer o seu coração com a Minha Palavra e voz, então começou a se apoiar na sua própria sabedoria. Isso resultou em orgulho e, como sempre, a autojustiça veio logo depois. Essa autojustiça estava vendando os seus olhos e não conseguia aceitar a Minha voz e os pressentimentos que lhe dava. Foi ficando cada vez mais difícil Me comunicar com você. (Fim da mensagem de Jesus.)

445. (Matthew:) Estreitamente relacionado ao orgulho e à autojustiça está a sensitividade, que eu manifestava ao não aceitar os avisos que os outros me davam e ao não ser comunicativo, aberto e sincero. Sobre isso o Senhor disse:

446. Matthew é melindroso. Ele tem medo de ser corrigido e é ríspido quando alguém diz algo com o qual ele não concorda ou quando acha que alguém está insinuando que ele está errado. Não é sempre que isso acontece, mas acontece vezes suficientes para indicar que existe um problema e para mostrar que é um forte caso de sensitividade.

447. O orgulho e a sensitividade também são razão pela qual ele é fechado. Ele tenta camuflar isso, mas a verdade é que ele é uma pessoa fechada. Não quer expor suas batalhas, fraquezas, medos, críticas, etc., o que geralmente é mais difícil para os homens do que para as mulheres. Matthew, porém‚ nem percebe que é fechado e que não se comunica, porque não sabe o que deveria dizer. Ele acha que está tudo bem‚ então, qual é o problema? Não quer demonstrar suas fraquezas mais profundas. Tem medo de que vão ser-lhe jogadas na cara de alguma forma e que ele vai perder alguma coisa, quer o respeito, quer a confiança dos outros.

448. Esse temor é orgulho. É uma prisão. É uma pena ele se sentir assim, porque, convivendo tão perto do rei e da rainha, ele deveria saber que não é assim que se age. Ele é um homem de poucas palavras e não gosta de se esforçar para se comunicar. Prefere deixar as coisas passarem. Também tende a fazer isso com os seus problemas‚ sem perceber a seriedade de alguns deles. E então, quando tem um vislumbre de seus problemas, cai nas profundezas do desespero e do desencorajamento‚ assim como do orgulho e da sensitividade. Espero mais dele‚ e outros esperam mais dele; eles esperam mais abertura e sinceridade. É uma parte importante de seu exemplo. (Fim da mensagem de Jesus.)

449. (Matthew:) Outra mensagem que o Senhor me deu sobre o assunto foi:

450. Como disse antes, todo o mundo é orgulhoso; todos têm problemas. Algumas pessoas conseguem manter suas tendências naturais sob controle porque estão dispostas a serem pastoreadas por Mim, e são mais comunicativas. Elas desabafam‚ portanto recebem ajuda. Mas como você odeia tanto a correção, subconscientemente tenta fazer algo para evitá-la. Não quer ser corrigido, então não se comunica‚ especialmente sobre seus erros e pecados. Você não quer comunicar os seus problemas por meio de mensagens pessoais de correção que recebe de Mim tampouco, então cria uma barreira no seu canal. Não quer revelar aos seus pastores os detalhes, então se fecha para a correção que Eu poderia lhe dar.

451. Se tivesse estado um pouco mais disposto a Me permitir pastoreá-lo, mais disposto a ser um canal aberto para Mim, a Me perguntar sobre como estava se saindo, sobre o seu exemplo, e se tivesse realmente desejado a correção, Eu lhe teria dito. Poderia ter-lhe poupado muita dor e pesar, pois o teria ajudado a ver a verdade. Mas não posso corrigi-lo se não quiser ser corrigido‚ se resistir e recusar-se a receber a correção. Portanto, tive que recorrer aos pastores terrenos e às pessoas próximas a você no físico.

452. É claro que o mais importante é que você aceite a correção. Mas é muito mais fácil e eficiente, e evita que se desencaminhe tanto, se receber o pastoreamento que Eu quero lhe dar nos momentos em que abre o seu canal para receber a Minha voz de profecia e Minhas instruções específicas em relação às suas fraquezas. O segredo para permanecer no caminho estreito e apertado é aceitar os Meus pequenos toques, aqueles tapinhas que tornam desnecessário receber uma grande correção da Minha parte — o que será bem mais constrangedor — que vai consumir muito mais tempo, é muito mais chocante e possivelmente causará um grande desencorajamento, além de alterar o andamento da sua vida.

453. Então, aprenda esta lição para o futuro, querido amor, e tome tempo para receber as Minhas palavras. Deixe-Me pastoreá-lo e corrigi-lo. Confirme as coisas Comigo. Pergunte-Me como está se saindo. Esteja aberto para receber as Minhas pequenas repreensões, comunique-se o tempo todo, e evitará essas grandes surras e todo o trabalho e problemas provenientes delas. (Fim da mensagem de Jesus.)

454. (Matthew:) Gostaria de pedir oração com o poder das chaves pelos seguintes aspectos:

455. • Contra orgulho e farisaísmo, e a autoconfiança que isso gera e que me faz achar que sei mais do que os outros ou que as minhas idéias e maneira de fazer as coisas são melhores — quando na verdade muitas vezes não são, e principalmente não eram quando o meu orgulho e farisaísmo me cegavam e impediam de ver as coisas no espírito.

456. • Contra o forte domínio que o orgulho exerce sobre o meu coração.

457. • Contra um complexo de inferioridade que me faz achar que tenho que dar prova de mim aos outros.

458. • Para não ser melindroso com relação à correção e contra o temor de expor minhas fraquezas e pecados aos meus pastores.

459. • Contra um espírito crítico, que tem me causado muita infelicidade e que é perigoso para a minha vida espiritual. Para que eu seja imediatamente libertado e não caia nessa armadilha de novo.

460. • Contra a mente carnal, contra o hábito de analisar as coisas na carne, e para não julgar situações superficialmente, sem base em oração, conselho e sem investigar todas as informações a respeito.

461. • Para que eu seja imediatamente libertado da familiaridade com Mamãe‚ Peter, e com os outros nos Lar‚ e que o Senhor continue a me humilhar.

462. • E que todos tenham o amor e graça para me perdoar e me ajudar a melhorar. Preciso de seus lembretes e de salvaguardas. Por favor, mencionem para mim‚ quero que me avisem quando me virem cair nesses maus hábitos.

463. Esta é minha oração‚ que já orei antes, logo depois de ser corrigido:

464. Jesus, esta é a minha oração incondicional. Acho que até agora não tive fé nem desejo de orar assim. Antes eu arranjei um jeito de justificar o fato de não tê-lo feito, mas as desculpas eram muito esfarrapadas. É que eu estava enganado e fraco demais‚ por isso não estava disposto a fazer esta oração. Mas agora Eu Lhe peço, com toda a sinceridade, para fazer o que for necessário para me ajudar a voltar para o muro e novamente progredir espiritualmente. Eu falhei a Você‚ ao meu rei e rainha, aos COs, aos meus colegas de equipe e aos meus companheiros nos WS. Neste momento estou me arrependendo dos meus horríveis pecados e atitudes e pedindo perdão a Você‚ ao meu rei e rainha e aos meus companheiros.

465. Não tenho palavras para expressar minha gratidão por esta correção e pelo fato de meus pecados, atitudes erradas e fraquezas terem sido desmascarados. Sinto vergonha do espírito terrivelmente crítico e farisaico que passei a ter devido ao meu orgulho. Sinto muito se desisti no espírito e só deixei o barco correr. Como Papai disse sobre as igrejas, elas acharam que tinham chegado ao topo, mas estavam numa ladeira e começaram a regredir. Obrigado, Jesus, pela ajuda e orações de meus pastores e entes queridos, que me pararam a tempo, antes de eu bater de frente.

466. Realmente, eu não quero nunca mais ter um dia sequer em que o orgulho me faça ser crítico e farisaico com os outros, ou achar que posso fazer algo sozinho, sem Você. Quero a vitória para deixar de forçar tanto as minhas opiniões e de ter opiniões tão fortes, pois isso faz as pessoas terem que me confrontar para poderem mencionar algo.

467. (Matthew comenta: Uma coisa é mencionar um ponto para ser discutido e sugerir uma possível solução, mas quando você apresenta o seu ponto e diz o que julga ser a melhor solução forçando a barra, as pessoas têm que confrontá–lo, em vez de apenas discutirem a questão. É algo que deixa as pessoas muito sem jeito. O importante não é quem tem o ponto ou a solução certa, mas sim que o assunto seja mencionado para discussão, analisado sob todos os ângulos para se descobrir a melhor solução, e então apresentado ao Senhor para ver se Ele concorda e o que Ele tem a dizer ou a acrescentar.)

468. Esta é a fraqueza mais difícil para eu superar, porque é um hábito muito antigo e uma característica da minha personalidade. Mas acredito que com o poder que Você me deu através das chaves do Reino e com a Sua graça, finalmente vou conseguir superá-la, pois ela diminui a minha eficácia no meu trabalho de conselheiro.

469. Por favor, faça o que for preciso para me deixar mais sóbrio e mais ciente da furiosa batalha espiritual sendo travada ao meu redor, para me ajudar a levar as coisas a sério, não ser relaxado nem tão insensível e letárgico no espírito a ponto de não querer atacar. Oro para que Você faça o que tiver que fazer para evitar que eu me desvie tanto novamente, Jesus. Estou disposto a fazer qualquer coisa. Coloco tudo no altar: minha esposa, meu trabalho, minha ligação íntima com Mamãe e Peter, meu conforto, minhas amizades e qualquer coisa que me impeça de me aproximar de Você tanto quanto posso e quero. Eu Te amo muito, e realmente nem entendo direito como cheguei a este ponto de negligência a Você e ao Seu poder, mas percebo isso cada vez mais nitidamente cada dia quando oro, leio e ouço Você e os outros.

470. Por favor, me ajude a me comunicar de forma mais aberta e sincera. Ajude-me a não ser tão orgulhoso nem ter tanto medo de que meus pecados e fraquezas sejam desmascarados.

471. Ajude-me a fazer o que for necessário para combater a letargia espiritual que está me impedindo de progredir. Sei que vai ser preciso muito esforço da minha parte‚ mas é Você quem me dá a força e a vontade de continuar lutando, pois sozinho não consigo. Muito obrigado por Sua Palavra ter se tornado tão viva para mim novamente. Se ela não for uma corda salva–vidas para mim, eu fico à deriva. Sinto muito por ter ficado à deriva, mas por favor, tenha misericórdia, renove minha fome e aumente a minha visão novamente através da Sua maravilhosa Palavra e das palavras que me diz pessoalmente. Preciso desesperadamente de Você neste momento.

472. Tenho plena certeza de que Você está disposto a me ajudar e que nada Lhe é impossível. Você pode até me ajudar a mudar esses hábitos antigos e a superar minhas fraquezas através da Palavra e do poder das chaves. Acho que sem esse poder eu não teria conseguido chegar até aqui.

473. Meu querido Marido, estou determinado a renunciar aos meus pecados, a começar a lutar no espírito e a mudar o que for preciso, custe o que custar‚ para recuperar o terreno que entreguei ao Inimigo. Por favor, me ajude, pois não consigo se Você não me empurrar, me ajudar e direcionar a cada passo. Tampouco estou entrando nesta luta deslumbrado e às cegas, pois sei que cada passo vai ser uma batalha e que às vezes vou cair. Mas, como Jacó‚ eu me recuso a desistir até receber a bênção que desejo desesperadamente.

474. Muito obrigado, Meu amor‚ por reavivar meu fogo e desejo por Você. Quero estar com Você cada momento que estiver acordado e quero dormir nos Seus braços cada noite. Eu me sinto muito fraco e impotente‚ e jamais senti tanta necessidade de Você como sinto no momento.

(Depois de várias pessoas orarem por Matthew, o Senhor fala em profecia, oferecendo Seu encorajamento e a confirmação de que a vitória foi ganha:)

475. (Trechos do que Jesus disse: ) É importante “güentar”! Meu filho, você tem “güentado” e permanecido ao Meu lado, e agora se apresentou perante seus cônjuges e se humilhou diante de Mim. Como se humilhou, Eu não deixarei de limpá-lO de todos os seus pecados.

476. Será uma batalha árdua a partir de hoje, mas você está lutando, não está recostado descansando! Está subindo a montanha e Me permitindo levá-lo e guiá-lo, passo a passo, olhando para Mim, dependendo de Mim e admitindo que precisa de Mim, então não precisa se preocupar. Anime-se, porque enquanto estiver andando para a frente‚ estará chegando a algum lugar. Só começa a regredir quando pára, se cansa e desiste. Então mesmo que às vezes doa e você seja corrigido — e vai acontecer — não desanime, porque está lutando, e os lutadores triunfam! É quando desiste de lutar que vai ter problemas.

477. O futuro é tão brilhante quanto as Minhas promessas. Eu lhe prometi muitas coisas, e cumpro a Minha Palavra. Pode contar com elas, firmar-se nelas e clamá-las, pois fará milagres. Eu também o abençoei com mais fé e com o poder das chaves do Reino. Eu lhe dei todo o poder sobre o Céu e a Terra, sobre todo o poder do Inimigo, e você não tem nada a temer nem com que se preocupar. Só precisa lutar, e Eu o ajudarei a lutar, se Me buscar. Todos os seus companheiros estão ao seu lado. Vocês estão unidos no Meu Espírito. Um por todos e todos por um! Siga em frente. Estou com você e cumprirei o que disse. (Fim da mensagem de Jesus.)

478. (Jesus fala:) É preciso ter muita fé para sair do aconchego do ego e tomar um banho de franqueza e de humildade, expondo seus temores a todos. Mas o homem que sai de si mesmo quando Me ouve chamando, aquele que vem a Mim, de modo algum perderá a sua recompensa. Aquele, porém, que tenta se salvar‚ perderá, mas aquele que se humilhar aos Meus olhos será exaltado e nunca perderá a sua recompensa.

479. Ele será um exemplo da humildade que peço e desejo que todos os Meus servos e aqueles que Me seguem tenham. Ser Meu discípulo e Me seguir significa matar o ego e o orgulho, anular a tendência de querer se proteger e ter privacidade, de ficar fechado, isolado e alienado do mundo. Eu comprei cada um por um preço e lhes peço que saiam, que saiam dos vales e dos locais do pecado, das trevas, da fraqueza e da confusão. Estou chamando-o para a luz, mas às vezes o contato com a luz dói, porque se sente exposto, humilhado, vulnerável e fraco. Todavia‚ encontra forças nessa fraqueza, pois fica menos confiante em si mesmo e aprende a depender de Mim. Deixará de defender tanto o tolo orgulho, o modo de pensar do mundo e as coisas do mundo que não duram e que serão destruídas com este mundo, e passará a depositar a sua confiança nas coisas do alto, olhando para Mim, Autor e Consumador da sua fé.

480. Então saiam‚ Meus filhos! Saiam ao ar livre para tomarem os raios de sol. No início é difícil. É humilhante, mas é tão liberador. Quando você se desliga das algemas do ego, fica livre para dançar outra vez sob o resplendor do Meu glorioso espírito e da Minha liberdade, da liberdade que dou a todos os filhos de Deus. Não permita que ninguém roube a sua liberdade. (Fim da mensagem de Jesus.)

481. (Um dos pastores do Lar:) Pessoalmente‚ eu admiro muito o Matthew por dar esse passo de pedir oração. Tenho certeza que todos acham o mesmo. Sabe como é quando alguém pede oração, você compreende melhor a pessoa, sente mais compaixão e amor por ela, e ora mais por ela. Mas o Inimigo tenta entrar e fazê–lo criticar a pessoa. Mas recebi o versículo: “Aquele que está sem pecado atire a primeira pedra” e‚ “não julgue, para que não seja julgado” (João 8:7; Mat. 7:1).

482. (Outro pastor do Lar:) Recentemente‚ o Senhor tem colocado muitas coisas em evidência para nós. Mas algumas pessoas têm se manifestado pedindo oração e compartilhando conosco umas profecias muito fortes que o Senhor lhes deu, e muitas vezes a tendência é sentirmos pena delas ou pensarmos: “Puxa, o Senhor está realmente trabalhando na vida dela, coitadinha!”

483. Eu recebi o versículo, “os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente; mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino” (Salmo 19:9 e 10).

484. O Senhor disse a um de nossos cônjuges há pouco tempo, alguém em cuja vida Ele tem trabalhado muito, que ele é um bilionário no espírito. Portanto, não devemos sentir pena de ninguém nem pensar: “Senhor, espero que isso não aconteça comigo, que eu não tenha que receber esse tipo de correção e depois ter que vir diante de todos e pedir oração!”

485. Podemos seguir o exemplo de Matthew e dizer: “Puxa, graças a Deus! Esta é a minha chance de ser libertado!”

486. (Matthew:) Estou muito grato por Misty ter contado a Mamãe e Peter sobre o meu mau comportamento. Geralmente as pessoas ficam todas ofendidas quando suspeitam ou descobrem que alguém de quem são próximas as “relatou”. Mas posso dizer que é absurdo pensar que alguém que o ama tanto vá magoá-lo‚ pois só está tentando ajudá-lo, e é um sacrifício para essa pessoa fazer isso, porque sabe que você provavelmente não vai ficar muito empolgado quando souber. De modo que foi um grande sacrifício para ela.

487. Também queria dizer que Mamãe e Peter têm sido muito amorosos comigo todos os anos em que estive aqui e também nessa situação. Eles têm sido muito compreensivos e gentis e têm tido muita misericórdia e me perdoado — todas qualidades divinas. Eles e Misty têm demonstrado tudo isso para mim.

488. (Gabe, que estava visitando na ocasião:) Gostaria de comentar um pouco mais sobre a questão de “relatar”, que Matthew mencionou, porque é um aspecto muitíssimo importante.

489. A primeira de todas as conversas que tive com Papai foi sobre a importância de relatar. Quando cheguei, eu era um ajudante. Vim para lavar a louça e cuidar de Papai. Quando estava aqui já há um tempinho, ele teve uma conversa bem séria comigo sobre nossa responsabilidade espiritual de manter um alto padrão e a importância de relatar. Foi uma boa lição para mim, e me fez acordar um pouco quando me dei conta da responsabilidade que todos temos de manter um alto padrão espiritual.

490. É quando estamos na companhia de nossos amigos e cônjuges que geralmente baixamos a guarda e deixamos o nosso interior transparecer. Na verdade, é uma das melhores oportunidades de recebermos ajuda — quando estamos com as pessoas de quem somos próximas e que vêem aquele lado de nós que muitas vezes não demonstramos em público. Mas se não estivermos nos ajudando nessas ocasiões e não formos fiéis em manter o padrão quando estamos a sós “entre quatro paredes”, então não receberemos a ajuda de que precisamos.

491. Relatar algo sobre seus amigos ou cônjuge é um assunto controverso, porque as pessoas têm medo de que um relatório farisaico ou impreciso cause a impressão errada sobre elas. Portanto, se vai falar de algum problema que acha que alguém tem, é preciso orar desesperadamente, pedir ao Senhor para ajudá-lo a ser humilde e ter a motivação certa. Ore especificamente clamando o poder das chaves para ser o mais preciso possível, e para não permitir que ressentimento, ciúmes, espírito crítico ou sentimentos feridos influenciem as suas palavras.

492. Mas é claro que precisa entender que, mesmo que esteja tentando estar em oração, ser preciso e amoroso, as coisas que diz são o seu ponto de vista, uma versão da situação. E é tudo que você pode fazer: compartilhar as coisas sob a sua perspectiva e pronto. Depois precisa confiar que seus pastores vão agir em oração e procurar os outros lados da questão, principalmente o ponto de vista do Senhor. Mas é importantíssimo buscar o Senhor quanto à sua vida e estar disposto a aprender a lidar com essas situações delicadas da maneira correta, com sabedoria e em oração.

493. (Misty:) Como sabem‚ não faz muito tempo que oraram juntos por mim por alguns desses mesmos problemas: orgulho‚ etc. Quando a gente passa pela mesma situação, é mais fácil nos identificarmos com a pessoa e não sermos tão críticos, pois sentimos que: “Já passei por isso‚ já fiz isso.” E também entendemos a seriedade espiritual da situação e como ela pode afetar a nossa vida e capacidade de servir o Senhor.

494. Mas um detalhe sobre relatar que realmente cria uma dificuldade para seus pastores é quando alguém relata, mas diz: “Por favor, não diga a ele que eu mencionei isso. Não quero que ele saiba que eu disse essas coisas nem que andei falando sobre ele.”

495. Isso coloca seus pastores numa posição muito difícil. Eles não podem mencionar nenhuma das coisas específicas nem exemplos que você deu, porque muitas vezes são coisas que apenas você saberia. Suponho que é melhor relatar com a condição de que o que você disser não será mencionado do que não relatar. Mas ajuda muito mais se você der exemplos e estiver disposto a deixar os exemplos serem usados‚ porque isso ajuda a pessoa a ver como o problema se manifesta e a entender a necessidade de uma mudança. Sabem como são essas coisas de orgulho, farisaísmo e um espírito crítico: muitas vezes a pessoa não vê o problema a não ser que haja exemplos do seu comportamento e de como afetou os outros.

496. Não é nada fácil informar a alguém que você relatou sobre ela. Quando conversei com a Mamãe sobre essas coisas que estavam acontecendo com o Matthew, ela disse: “Vai ser muito difícil citarmos essas coisas específicas sem ele perceber que foi você quem nos contou.” Eu lhe respondi: “Não me importo que ele saiba que fui eu, porque mesmo que no início seja difícil‚ sei que o Senhor vai ajudá-lo a superar!”

497. Porém, como é algo muito difícil, é uma decisão a ser tomada, e ajuda muito ter uma visão panorâmica dos fatos, ver os efeitos em longo prazo‚ no futuro. Veja o que a pessoa de quem vai falar pode perder se ela não receber a ajuda necessária. Ela provavelmente vai ficar constrangida de ouvir o que você disse‚ e o fato de tê-la relatado aos pastores talvez altere um pouco o seu relacionamento com ela.

498. É preciso contar o custo. As coisas não vão necessariamente correr suavemente. Talvez você perca algo com isso, pelo menos temporariamente. Ou é possível que haja um período de certo constrangimento, e vão precisar resolver as coisas comunicando-se abertamente, orando‚ perdoando, etc.

499. Mas se essas possíveis dificuldades fazem você não querer relatar, olhe então para o que corre o risco de perder se não o fizer. Se a pessoa que você ama continuar seguindo na mesma direção, talvez o relacionamento dela com o Senhor degenere e ela perca o seu lugar de serviço, o seu trabalho. Talvez você perca todo o seu relacionamento com a pessoa, seu casamento, sua amizade, porque ela não conseguiu permanecer no serviço do Senhor. Pode ser sério assim. Portanto, quando coloca as coisas sob perspectiva, fica bem claro que é preciso correr um risco.

500. É aí que entra a questão da lealdade. Você é leal a quem? É leal ao Senhor e à Família, e está colocando em primeiro lugar o bem estar da pessoa e o seu serviço para o Senhor? Ou primeiro vem a sua amizade, seu casamento, ou seja o que for? Quanto está disposto a perder para ajudar a pessoa, para salvar a vida espiritual dela? No fundo‚ é uma questão de amor. Quanto você verdadeiramente ama a pessoa? Você a ama o suficiente para correr o risco de que ajudá-la talvez lhe custe algo pessoalmente? Talvez ela fique zangada, talvez não confidencie com você no futuro e sinta que você a traiu. Mas mesmo que isso aconteça‚ o pior é deixar a pessoa continuar na direção errada, não receber ajuda‚ e possivelmente ficar tão fraca que acabe saindo da Família!

501. Não é fácil, mas é o que o Senhor espera que façamos. É verdadeiro amor, muito embora seja tão difícil.

502. Se você sabe que a pessoa relata seus próprios problemas, se comunica, é sincera e franca‚ se sabe que ela recebe profecias e inclui orações detalhadas para os seus pastores, então não precisa se preocupar tanto em relatá-la‚ porque tem a certeza de que ela está se abrindo. Está comunicando o que se passa em seu coração‚ portanto pode receber a ajuda de que precisa. De modo que não é muito da sua conta fazer isso por ela. Pode deixar nas mãos da pessoa, deixá–la se expressar da sua própria maneira e comunicar quando achar melhor as suas necessidades, batalhas, problemas pessoais, etc.

503. Mas quando sabe que a pessoa não se comunica — como o Matthew não fazia há muito tempo — sabe que, a menos que você diga alguma coisa, nada será mencionado. Então passa a ser sua responsabilidade relatar a situação; é o que o Senhor espera de você.

504. Há muitos fatores que você precisa colocar na balança e sobre os quais orar a respeito quando vai relatar algo sobre alguém. É preciso determinar, com a ajuda e o conselho do Senhor, quando é a sua responsabilidade dizer algo e o que dizer. Você também precisa decidir o quanto está disposto a deixar que saibam que você relatou. Precisa contar o custo e tomar uma decisão. Nunca é fácil‚ mas no final vale a pena.

505. (Matthew:) Acho que realmente é uma tática do Diabo fazer você achar que seus amigos não vão mais gostar de você se você relatar algo sobre eles. Se forem amigos de verdade, vão amá-lo mais ainda. Se você estiver sendo farisaico ou crítico, não é amor, e então é claro que não vai dar bom fruto. Mas se realmente ama a pessoa e orou a respeito do assunto, se estiver fazendo por verdadeiro amor a ela e for um sacrifício e doer, então o Senhor vai abençoar e a pessoa vai ficar muito agradecida.

506. No meu caso, isso me fez amar a Misty ainda mais. Estou muito agradecido por ela ter dito à Mamãe o que eu pensava e sentia, para eu poder receber a ajuda e a correção que precisava. Foi duro, e ela orou muito por mim enquanto eu conversava com a Mamãe, mas só me fez amá-la mais ainda. Estou muito agradecido! (Fim da reunião e do pedido de oração de Matthew.)

507. (Mamãe:) Deus abençoe o Matthew por ser tão franco e compartilhar as suas lições. Querida Família, gostaria de pedir que vocês perguntassem ao Senhor quais das lições de Matthew se aplicam à sua vida. Por favor, aproveitem ao máximo o sacrifício e o amor que ele demonstrou compartilhando tudo isso com vocês, e aproveitem ao máximo essas lições, deixando-as calar fundo e dando passos para endireitar as coisas no seu coração e na sua vida. Releiam-nas e dessa vez peçam ao Senhor para trazer à tona os aspectos que precisam de atenção no seu coração e na sua vida espiritual. Que Deus nos abençoe e nos mantenha humildes e francos com Ele, para que Ele possa continuar nos usando de acordo com a Sua perfeita vontade.

Com amor e orações em nosso maravilhoso Amado e fiel Pastor

Mamãe

Copyright © 2002 por A Família

(fim de arquivo)