Ministrem para os Ricos

Maria
May 7, 2003

Os Pobres Vocês Teräo Sempre Consigo!

Convicèäo versus concessäo e transigência, 7ª Parte

CM/FM 3400

Maria 6162/02

Querida Família

Tenho ôtimas notícias para lhes dar! Esta BN contém mais uma peèa importante do quebra-cabeèa que os levarâ a dar mais fruto e receberem maior provisäo. Sei que têm dado duro para dar um melhor exemplo de discipulado a tempo integral. Como o nosso Operador de Milagres näo pode nos revelar tudo de uma vez, senäo näo agüentaríamos, Ele nos dâ o que precisamos na hora em que precisamos. Apesar da possibilidade desta orientaèäo os deixar um pouco incomodados por terem que avaliar o seu exemplo pessoal e o do trabalho missionârio realizado pelo seu Lar, é importante, e precisam ponderar sobre ele.

2. O Senhor tem nos levado passo a passo. Tem nos ajudado a ver os aspectos nos quais precisamos melhorar e nos dado tempo para efetuarmos as mudanèas necessârias. Primeiro, nas Cartas sobre convicèäo, Ele desmascarou graves problemas que existiam na Família, e tivemos entäo o dia internacional de oraèäo e jejum. Depois disso tivemos uma testificaèäo de Natal magnífica e recebemos os dons maravilhosos na Celebraèäo de 2002. É muita coisa para se assimilar, principalmente com o início da implementaèäo dos comitês também. Mas se recuarmos um pouco e refletirmos na situaèäo, veremos que é muito reconfortante e obviamente sobrenatural a maneira como o Senhor tem tecido Seu plano e Sua mensagem täo lindamente. Ele nunca nos dâ mais do que podemos suportar, e sempre nos prepara para cada revelaèäo ou mudanèa. Depois chega a um ponto em que quer nos revelar mais verdades e nos pede para mudarmos mais alguma coisa.

3. O prôximo desafio que Ele nos oferece estâ relacionado a vârios problemas inter-relacionados. Se eles näo forem corrigidos um a um, têm o potencial de causarem o nosso fracasso ou pelo menos, em longo prazo‚ retardarem gravemente o seu trabalho missionârio. Todos nôs estamos cientes do fato de que o Senhor estâ preparando a Família para um período de crescimento. Ele pediu que examinâssemos nosso exemplo como discípulos a tempo integral, e vimos que precisâvamos melhorar em muitos aspectos. Discutimos bastante essas questöes em outras partes da série sobre “Convicèäo”. Mas é ôbvio que o Senhor näo podia mencionar todos os problemas naquelas Cartas, entäo concentrou-se primeiro nas prioridades.

4. Mas agora é hora de darmos uma outra olhadinha no nosso trabalho missionârio e vermos se estamos realmente realizando a vontade suprema de Deus. Precisamos falar especificamente sobre ajustarmos a ênfase que tem sido dada ao trabalho de atender aos pobres‚ e também sobre a necessidade de voltarmos à incumbência que Papai nos deu hâ muitos anos, de ministrarmos às pessoas ricas e cultas, ou seja, aos líderes de trabalho. Estâ diretamente relacionado à visäo que o Senhor deu de expandirmos a Família. Precisamos examinar vârias tendências que têm sido disseminadas na Família, como por exemplo: 1) O seu padräo de vida e exemplo, 2) os seus métodos de testificaèäo e o que têm a oferecer a discípulos em potencial e membros ativos, e 3) ênfase demasiada ao trabalho de “Atender aos Pobres” em alguns campos, em detrimento de outros tipos de testificaèäo, distribuièäo de materiais, prosseguimento e ao trabalho de ganhar discípulos.

“De Trapos às Riquezas!”

5. Antes de prosseguirmos‚ quero lembrâ-los de um conselho que Papai deu à Família em 1973, na Carta “De Trapos às Riquezas.” Ele disse:

A classe mais negligenciada de todas é a rica! A minha mäe dizia: “Eu näo fiz parte da ralé, mas sim da nata da sociedade, em outras palavras‚ na verdade a escôria. Era a alta sociedade‚ os frívolos‚ e ninguém nunca pregou o Evangelho para mim. Nunca me falaram sobre receber Jesus! Era algo que sô se fazia nas missöes para os pobres! Os ricos encontram-se na classe mais negligenciada espiritualmente!”

Näo vamos ter tempo, antes do Senhor voltar, de irmos a cada vilarejo e testemunharmos para cada roceiro! A revoluèäo primeiro atrai a camada mais alta‚ e depois eles väo e ministram aos pobres! Sabem em que círculos se discutia mais a Revoluèäo Francesa e a Revoluèäo Norte-americana antes delas acontecerem? Ou antes da Revoluèäo na Rússia‚ e antes de cada revoluèäo? Era nos círculos onde as pessoas tinham mais tempo para conversar, ou seja, entre os abastados! Näo era entre os coitados dos trabalhadores que tinham que ralar para sobreviver! Estes tinham tempo para trabalhar e ganhar o päo de cada dia!

Aos pobres foi dado o dom de serem ricos em fé, mas as pessoas mais pobres no mundo, espiritualmente falando, säo as que têm condièöes materiais. E säo também as mais difíceis de serem alcanèadas, por causa do nosso maldito orgulho, o orgulho espiritual dos pobres! Temos vergonha de abordar os ricos por receio que eles nos acusem de estarmos interessados em seu dinheiro! E por que näo haveríamos nôs de querer o dinheiro deles para a obra de Deus?!

Somos ricos espiritualmente, mas se näo compartilhamos essa riqueza com os que säo pobres espiritualmente, entäo estamos sendo egoístas! Aos pobres foi dado o dom de serem ricos em fé. E aos ricos? — O dom de serem pobres em fé! ... Por que é que os pobres säo ricos em fé? Porque é a única coisa que eles têm — fé e Deus! Entäo Deus derrama copiosamente as riquezas espirituais sobre eles, entäo säo — ou deveriam ser — pessoas mais felizes‚ mais saudâveis e mais ricas espiritualmente. A maioria deles é salvo espiritualmente, ao contrârio dos ricos do mundo!

Nôs näo comeèamos a Revoluèäo com os pobres! Foi essa a impressäo que as igrejas tiveram, ao verem aquele monte de hippies desmazelados e desarrumados sentados no chäo! Mas o que eles näo sabiam é que aqueles jovens nos quais eles nem queriam encostar eram filhos de ricos e de milionârios, jovens cansados, fartos da vida que tinham com os pais. Eles tinham renunciado a tudo aquilo em busca de paz, verdade e a soluèäo! Sabiam que o dinheiro näo era a soluèäo, entäo estavam experimentando a pobreza!

Deus quer que vocês peguem os líderes, as pessoas que jâ säo líderes! Se näo estäo demonstrando nenhuma capacidade de lideranèa onde se encontram agora, antes de as conhecerem, provavelmente nunca a demonstraräo depois! As pessoas precisam ter algum potencial. Precisamos de líderes de trabalho, pessoas qualificadas, até mesmo jâ com curso superior — pessoas inteligentes, talentosas e habilidosas.

Näo temos tempo para treinar os pobres e iletrados do nada para chegarem a ponto de guiarem esta revoluèäo! Para podermos ganhar o mundo, näo podemos usar nosso tempo para treinarmos as pessoas do zero.

Estamos progredindo mais nos lugares onde ministramos primeiro aos ricos. (CdM 211:20, 21‚ 31-33, 39-41).

Väo aos líderes de trabalho

6. (Mamäe:) Näo foi sô nesta clâssica Carta que Papai e eu falamos sobre procurar os líderes, as pessoas cultas, que podem ganhar e ensinar outras. Seguem-se trechos de outras Cartas chaves.

A Igreja Primitiva foi primeiro ao alto escaläo e pregou o Evangelho às pessoas cultas, aos poliglotas, e depois elas saíram e foram para o meio do mato pregar o Evangelho.

Jesus foi a Jerusalém — a maior capital religiosa do mundo — e pregou o Evangelho a todo o tipo de pessoas‚ inclusive aos pobres, claro. Näo deveríamos negligenciar e ignorar os pobres. Devemos pregar o Evangelho a eles também. Mas existe muita gente pobre que tem um pouco de cultura, que fala vârias línguas e que pode ir testemunhar em outros lugares! Väo às pessoas chave, aquelas que poderäo abrir as outras portas (CdM 927:50-51, 53).

?

É bom eles fazerem no exterior o que nôs fizemos nos campos de origem e o que Jesus fez no Seu campo de origem‚ e ganharmos esse mesmo tipo de discípulos! Procurem os jovens ricos e intelectuais, os cultos, inteligentes e que jâ estäo cansados de tudo isso! Aqueles que jâ tiveram tudo o que queriam e que näo iräo atrâs de vocês sô para ganharem um prato de comida! Estäo cansados e querem algo melhor, que satisfaèa suas almas! Jâ falam inglês‚ jâ têm uma educaèäo, säo dinãmicos, inteligentes, têm a experiência, säo agressivos e väo procurar outras pessoas, väo testemunhar para pessoas como eles, näo sô a pessoas nos arrozais! Vocês sô precisam pregar para eles em inglês e cativâ-los, depois eles podem comeèar um trabalho nativo que venha a ser auto–suficiente e autõnomo, que saiba se propagar! Orem para encontrarem pessoas assim e väo atrâs delas!

Ao que parece, os missionârios de todas as denominaèöes tendem a gradualmente irem a níveis mais baixos, procurando as pessoas mais simples, porque com elas eles se sentem superiores. (...) Näo almejam alto o bastante‚ pelo contrârio, miram bem baixo. Näo procuram peixe grande, ficam sô tentando pegar lambari, os mais fâceis e dos quais existe mais fartura, em vez de procurarem os peixöes‚ as pessoas mais importantes que poderiam realmente ajudâ-las e fazer algo de bom! (CdM 1418:53,61).

?

Quando vocês fazem bons contatos näo väo atrâs das pessoas nem as alimentam espiritualmente. Näo querem passar tempo suficiente orando para realmente receberem o poder, a fé e a visäo provenientes de Deus, para ganharem pessoas que poderiam ser muitíssimo úteis ao Senhor. Preferem ficar tentando vender uns põsteres e fitas que garantam um dinheirinho para a sua sobrevivência!

Vocês agem como diaristas! Näo pensam no dia de amanhä! Pensam apenas no presente, tipo “vamos sair e fazer umas vendas para comprarmos a comida que precisamos hoje. De repente o aluguel vai pintar de alguma outra forma” — e pronto!

Olha, vocês têm ministrado a algumas pessoas importantes e tem realmente valido a pena! (...) Mas tem levado tempo, empenho, oraèäo, visäo e sabedoria de verdade! É difícil‚ complicado e lento! Mas depois que arranjam uma pessoa, pegaram mesmo, e vale a pena! (CdM 2405:54-56).

?

Essas pessoas precisam voltar ao trabalho e pararem de ficar sô zanzando pelas ruas fazendo praticamente nada‚ mal sobrevivendo! O Senhor näo estâ abenèoando porque elas näo estäo fazendo o que Ele quer. Na verdade näo estäo ganhando um número suficiente de pessoas, e pessoas que possam realmente fazer a diferenèa e tomar decisöes, pessoas conscientes, agressivas, batalhadoras, que podem mudar o curso da histôria! (CdM 2413:29).

?

(Mamäe:) Como Papai disse, a única maneira de vocês conseguirem permanecer na maioria desses países é ganhando as pessoas que podem ajudâ-los a ficar lâ, ganhâ–las e alimentâ–las! Estâ se tornando cada vez mais urgente realmente orarem por pessoas influentes, por reis‚ rainhas e contatos, por pessoas que väo poder ajudâ-los (Maria 67:5).

?

(Mamäe:) Procurem bons líderes‚ pessoas que jâ säo líderes onde estäo, e que depois que aprenderem mais sobre o Senhor e a Palavra‚ teräo convicèäo e estaräo dispostas a defender a verdade, com capacidade para ensinar e treinar outros. Estamos orando para o Senhor nos guiar às pessoas que näo väo temer a opiniäo alheia, que väo querer agradar apenas a Jesus e pregar a Sua mensagem ao mâximo de pessoas possível. Queremos chegar às pessoas de gabarito, que jâ säo líderes e que jâ provaram sua capacidade de lideranèa. Se conseguirmos ganhâ-las para a causa de Cristo‚ elas logo se tornaräo líderes na Sua obra (Maria 76:7).

O enfoque tem sido dado aos “trapos” em vez de às “riquezas”!

7. (Mamäe:) Muitos Lares e membros da Família se desviaram dessa visäo. Muitos de vocês näo estäo conquistando as pessoas cultas, de condièöes, os líderes de trabalho, como deveriam. Näo estäo ganhando discípulos entre as pessoas que, como Papai disse‚ têm a inteligência, o talento e a condièäo de serem líderes nesta revoluèäo! É um desvio e tanto da incumbência que o Senhor e Papai deram à Família, que é täo vâlida e importante hoje como quando foi dada. Para cumprirmos o plano que o Senhor deu de expandirmos a Família, ministrarmos ao mundo e fazermos discípulos de todas as naèöes, temos que ganhar os líderes de trabalho.

8. Um dos motivos principais porque näo estamos ganhando discípulos — quer internos quer membros ativos — que säo líderes de trabalho e convencidos das Palavras de David‚ é porque muitos irmäos e Lares se concentram quase que completamente em ajudar e ministrar às pessoas muito pobres. Apesar de nôs, como cristäos e missionârios, devermos amar os pobres e os ajudarmos o mâximo possível, essa näo é a vocaèäo principal dos filhos de David. Enfatizar demais o trabalho de cuidar dos pobres é principalmente prejudicial para o nosso progresso futuro se feito sem conexäo com o nome da Família, sem a utilizaèäo da literatura e do material da Família e do programa Contato, para evitar que se "descubra" que fazem parte da Família.

9. Se continuarmos errando o alvo quanto ao enfoque da testificaèäo e distribuièäo de material, daqui a uns anos‚ quando formos avaliar as nossas realizaèöes‚ veremos que tecemos algo bem diferente do que o Senhor queria. Quanto mais tempo continuarmos nesse caminho que näo estâ inteiramente dentro do que Papai nos ensinou, mais deficientes seräo as nossas realizaèöes para o Senhor e os nossos preparativos para o futuro. O nosso trabalho missionârio inteiro, ou seja, o que o Senhor pediu para a Família realizar, poderia fracassar devido a esse erro!

10. Recentemente o Senhor deu o seguinte conselho:

11. (Jesus fala: ) Eu estou lhes dando uma boa visäo que serâ o segredo para o trabalho em muitos países que ficaram para trâs voltar a dar fruto. Muitos Lares sentem-se tolhidos e frustrados, cansados, pois näo sabem por que o seu trabalho näo estâ indo para a frente como deveria. Estäo travados devido a problemas financeiros, e isso é realmente deprimente.

12. Existem muitos missionârios da Família no campo que têm o coraèäo reto Comigo. Eles querem fazer o que é certo, säo dedicados e sacrificados. Säo pessoas dispostas, mas o problema é que têm se concentrado na direèäo errada. Caíram na mesma armadilha que jâ pegou milhares, até mesmo milhöes de missionârios. Dedicam quase todo o seu tempo e atenèäo aos pobres. Eu disse: “Os pobres vocês teräo sempre consigo.” Nunca conseguiräo mudar a situaèäo dos pobres‚ porque o homem é mau, e vai continuar espezinhando-os até Eu voltar.

13. Por mais eficientes que sejam os projetos sociais, näo säo a maneira principal como väo mudar o mundo. Näo säo o método de testificaèäo principal dos filhos de David. Fazem parte, mas uma parte mínima, do servièo que prestam à humanidade. Mas o diabo entrou e enganou muita gente na Família. Ele as fez enfatizar mais o aspecto físico do que o espiritual. Ele as fez se sentir na obrigaèäo de ministrar, alimentar e consolar os pobres, negligenciando o seu ministério de pregar o Evangelho a todo o mundo e fazer discípulos de todas as naèöes. Sô cuidar dos pobres näo é a meta nem a dedicaèäo de vida dos filhos de David.

14. Um dos fatores principais que separou os filhos de David de todos os outros grupos missionârios e de auxílio humanitârio no mundo foi justamente a visäo de chegarem aos ricos. A maioria dos grupos e pessoas jâ estâ quase que totalmente comprometida em ministrar aos pobres, e quanto mais pobres e desafortunados, mais os missionârios e outros voluntârios se sentiam atraídos e os consideravam campos de missäo carentes. O fato da Família saber que os ricos eram a classe mais negligenciada pelo Evangelho e estarem dispostos a se concentrar em ministrar a eles foi uma nova abordagem ao trabalho de ganhar o mundo. As outras pessoas normalmente näo tinham a visäo de ministrar às pessoas cultas nas cidades e treinâ-las para chegarem ao seu prôprio povo nos vilarejos.

15. É preciso ter humildade para ministrar aos ricos, porque você sempre vai ter receio de que eles achem que quer o dinheiro deles. Mas ministrando aos pobres, você com certeza näo tem que se preocupar com isso, porque dali näo sai dinheiro. Pelo contrârio, estäo se sacrificando, se rebaixando para ministrar aos sujos e excluídos, os incultos, doentes, ôrfäos ou refugiados, entäo sentem-se dignos e “verdadeiros missionârios”. Até alimenta o seu orgulho. Sei que fazem isso mais por amor aos carentes, mas em muitos casos o Inimigo ludibriou os filhos de David, porque eles deram mais ênfase a fazer o que é bom em vez do que é melhor!

16. É verdade que os pobres säo carentes, mas näo desejo que dêem prioridade a suprir as necessidades físicas em detrimento das espirituais. Uma das prioridades na testificaèäo da Família é ministrar e ganhar líderes de trabalho. Isso exige que enfatizem o trabalho de suprir as necessidades espirituais daqueles que podem guiar o seu prôprio povo e também suprir o sustento e a proteèäo que a Família vai precisar. Existem muitas pessoas no mundo que podem suprir as necessidades dos pobres, mas tenho pouquíssimas pessoas como vocês, que podem ganhar os líderes de trabalho que os ajudaräo a mudar o mundo. Assim como se afastaram de algumas crenèas fundamentais — que säo o diferencial da Família — mencionadas na série sobre “Convicèäo”‚ também deixaram de disseminar o alimento sôlido da Palavra, de ministrar a pessoas socialmente favorecidas e cultas e treinâ-las.

17. Para ministrar aos ricos é preciso mais humildade. Eles os desafiam e os mantêm na linha, pois näo estäo ali sô para ganhar peixes e päes. Querem vê-los viver o que pregam; querem aèäo e comprovaèäo, explicaèöes coerentes das suas crenèas e o raciocínio para apoiarem seu movimento. Ministrar aos ricos e ganhâ–los é muito exigente. Eles säo cépticos, e muitas vezes outras religiöes e instituièöes de caridade jâ “queimaram o filme” com eles. Mesmo que fiquem impressionados e admirem o seu trabalho com os pobres — que pode ser uma boa "isca" — para conquistâ-los mesmo e ajudâ-los a se tornarem parte da Família a ponto de a considerarem a sua igreja, väo precisar ver muito mais. Eles querem ver bons empresârios, bons pais, um bom padräo de vida, estudos bíblicos profissionais e convincentes — e tudo isso dâ trabalho!

18. Para ministrarem aos ricos vocês realmente têm que dar duro. Precisam exercitar a sua fé, serem ousados, tornarem-se um e provarem que a sua religiäo é a soluèäo. Precisam ser sinceros, profundos e constantes no seu testemunho e na sua fé. Apesar dos projetos sociais darem um bom exemplo e chamarem a atenèäo, pois colocam as pessoas em contato com vocês de início, elas também precisam ter uma experiência transformadora Comigo, algo com que possam se identificar, que faèa delas pessoas diferentes! Querem explicaèöes convincentes das suas doutrinas, e querem trabalhos motivadores. Querem amizade de verdade e aprender a verdade sobre questöes que lhes säo importantes. Querem saber sobre o Tempo do Fim.

19. É muito mais fâcil procurar a massa, os pobres, muitos dos quais hâ anos e anos têm sido reprimidos e espezinhados, vivendo na pobreza, na doenèa e sem desafio intelectual ou espiritual. Eles näo väo questionâ–los ou desafiâ-los; apenas aceitaräo o que lhes derem e o amaräo por isso. Sô que eles nunca väo mudar o mundo‚ pois nem conseguem mudar o seu prôprio mundinho, entäo näo väo mudar o seu bairro‚ cidade ou país. Encontram-se presos no desumano desequilíbrio de poder do sistema do Diabo, e sô seräo libertados quando Eu voltar. Mas näo se preocupem, porque aos pobres foi dado serem ricos em fé.

20. Vocês podem tentar aliviar parte do sofrimento humano que eles passam. É bom agir assim e existe o momento para isso, mas näo é a essência da coisa nem a meta mâxima. É apenas uma pequena parte do seu trabalho, e nunca serâ a sua maior obra. Existem milhares de pessoas que trabalham para melhorar a vida dos pobres, mas serâ que realmente ocasiona alguma transformaèäo digna de nota? Alguns deles aprendem a ler ou a escrever, e talvez possam vir a melhorar a sua prôpria condièäo de vida ou dos seus vilarejos. Alguns até sofrem uma grande transformaèäo e passam a ajudar a mudar a vida de outros. Mas casos assim säo raros. A influência física do missionârio ou do assistente social raramente permanece por muito tempo ou chega muito longe, pois sem supervisäo, freqüentemente a situaèäo volta ao que era antes.

21. Como David ensinou, o único jeito da Família causar o impacto que deve causar, o único jeito de realmente ministrarem ao mundo, é ministrando aos ricos, aos líderes de trabalho, às pessoas cultas, que depois mudaräo a sua cidade e até o prôprio país. Releiam “De Trapos à Riqueza!”. Essa mensagem se aplica a hoje! E näo basta apenas chegar a essas pessoas e ganhâ–las. Elas precisam ser treinadas na Palavra para seguirem os seus passos. Em outras palavras, distribuírem os materiais, ganharem seus amigos, conhecidos e familiares para Mim; promoverem o programa Contato e venderem assinaturas; estarem dispostas a defender a verdade, etc.

22. A Família precisa mudar radicalmente a sua abordagem, caso contrârio vai deixar de realizar as suas metas e o seu trabalho de alcanèar o mundo vai estagnar. É vital que entendam que tudo contribui para tecer o lindo tapete da Minha vontade. Cada fio é vital para o êxito do trabalho.

23. Querida Família, vocês precisam examinar cada aspecto do seu trabalho:

•Estäo ministrando para pessoas da classe média e classe média alta, ou fazendo o que 99% dos missionârios no mundo fazem, que é principalmente cuidar dos pobres?

•Vocês têm um ministério bem equilibrado que atrai os ricos, os idealistas, os cultos e os líderes de trabalho?

•Vocês e o seu Lar däo o exemplo certo?

•O seu trabalho social estâ na perspectiva correta, sem tomar muito do seu tempo ou da sua atenèäo?

•O seu ministério de testificaèäo é bem equilibrado‚ inclusive com utilizaèäo do material feito pela Família, do programa Contato (se disponível no seu campo) e com follow-up suficiente? (Fim da mensagem de Jesus.)

24. (Mamäe:) Você talvez tenha que mudar um pouco o seu modo de pensar ou até a sua abordagem na testificaèäo. Se estiver mais inclinado a projetos sociais, talvez tenha dificuldade para explicar suas atividades‚ ou se sentir um “missionârio de verdade”, caso näo esteja fazendo o que a maioria deles faz. Para superar isso, por favor peèa ao Senhor para lhe dar fé na mensagem que acabou de ler, que a sua vocaèäo nesta vida é ministrar espiritualmente e transformar coraèöes. Você estâ mudando o mundo‚ coraèäo por coraèäo, com as Palavras de David, e concentrando-se nas pessoas das quais os outros missionârios têm receio de se aproximar! Vocês säo médicos de almas! Na Família nôs utilizamos essa apresentaèäo por décadas, bem antes de termos trabalhos de atender aos pobres‚ e ganhamos muitos bons discípulos, reis e sustentadores dessa forma.

25. Uma CO, adulta da segunda geraèäo, disse o seguinte depois de ler esta BN antes de ser finalizada:

26. A maioria dos jovens diz que se näo estiver participando ativamente de um trabalho social näo tem a fé de dizer que é missionârio. Eu entendo, porque jâ passei por isso. No seu idealismo, você acha que se näo é como a Madre Teresa, näo é nada.

27. Devido ao meu trabalho, eu näo tenho muito tempo para me dedicar a um prôspero projeto social, a uma associaèäo ou para participar de algo assim, entäo tive que desenvolver a convicèäo e a fé de dizer às pessoas que sou uma médica de almas‚ uma missionâria que se dedica a curar o coraèäo das pessoas utilizando o amor e a Palavra de Deus. Explico que ajudo as pessoas a firmarem uma conexäo com Deus‚ caso näo tenham‚ ou a melhorarem a que jâ têm.

28. Digo coisas como: “O mundo estâ cheio de pobreza, de doenèa e de corrupèäo, mas essas coisas säo apenas os sintomas do verdadeiro e maior problema, que é a falta de amor. A minha dedicaèäo de vida é tentar alimentar a alma das pessoas com a Palavra de Deus, de modo a edificar a sua fé, assim elas podem se conectar com o poder da cura divina, ou com a providência divina.” Por causa disso, as pessoas demonstram interesse em me apoiar e ajudar.

29. Acredito nisso e näo acho que preciso ter um projeto social para provar que sou uma missionâria. Realmente funciona, e é algo que posso dizer com sinceridade. (Fim do comentârio da CO ASG.)

30. (Mamäe:) Eu admiro esse tipo de fé. Considero essa uma explicaèäo honesta, que o Senhor vai abenèoar. Também ajuda explicar às pessoas para quem estâ testemunhando que você é um missionârio diferente! Por que näo?! Vocês näo säo iguais aos outros! Receberam um chamado especial de Deus para darem uma mensagem única ao mundo, que ninguém mais conhece! Isso realmente seria intrigante para a ovelha. E com essa abordagem‚ decididamente väo encontrar as ovelhas interessadas nas Palavras de David, que säo as que nôs queremos!

31. Confirmando a mensagem que o Senhor deu acima, um dos COs da segunda geraèäo comentou:

32. Projetos sociais säo um ôtimo testemunho e uma bênèäo. Jâ vi e vivenciei isso. Mas por outro lado podem näo sô ser um beco sem saída, mas também algo que pode afastâ-lo bastante do Senhor e da Palavra, impedindo-o de dar um testemunho em fogo e de se manter vivo espiritualmente — algo que também jâ vivenciei! Jâ vimos gente muito boa e boas equipes se desencaminharem completamente e até serem atraídas para fora do servièo do Senhor por causa de projetos sociais. Sendo assim‚ concordo de coraèäo com o conselho que o Senhor dâ aqui. Espero que levemos a sério e nos dediquemos a edificar um trabalho mais forte, alicerèado no princípio de seguirmos o Senhor bem de perto e ministrarmos as riquezas espirituais com as quais fomos ricamente abenèoados!

33. Sei que aqui neste campo, täo carente, é uma tentaèäo se envolver tanto em ministrar aos pobres, pois é algo que, como o Senhor disse‚ realmente alimenta o seu orgulho. E por outro lado, também näo é preciso ficar muito desesperado para comeèar um trabalho de atender aos pobres. Na verdade, juntando o nosso treinamento e a extrema necessidade neste lugar, para qualquer lado que se virar existe potencial para um bom trabalho de assistência social! Realmente, chegar aos ricos exige muito mais trabalho, e você tem que estar bem desesperado com o Senhor. (Fim dos comentârios do CO ASG.)

34. (Mamäe:) Um outro CO dâ uma boa dica:

35. Aqui no Terceiro Mundo, parece que uma soluèäo e testemunho quanto aos ministérios sociais que o Senhor usou para abrir portas e ajudar a Família a obter vistos, é que podem ser transferidos para residentes locais‚ que seriam treinados para ajudar o seu prôprio povo. As autoridades gostam muito disso, pois querem estrangeiros que possam ensinar e treinar o seu povo. Dessa forma ficamos liberados para outras coisas, e ao mesmo tempo estamos ajudando e ministrando ao povo, näo sô de uma maneira prâtica‚ mas também lhes ensinando a Palavra e ajudando-os a crescer na fé. Eles fazem a maior parte do trabalho, e em muitos casos isso lhes provê um salârio razoâvel advindo dos que patrocinam esses projetos. Abre também a porta para novas oportunidades devido ao treinamento que essas pessoas recebem. Em outras palavras, nôs os estamos ensinando a pescar! (Fim do comentârio do CO.)

36. (Mamäe:) Um princípio ou padräo que Papai nos ensinou é que a melhor maneira de alcanèar o mundo é chegando aos ricos e aos cultos, porque através deles é possível alcanèar o mundo bem mais râpido e de forma mais eficiente. É como a ilustraèäo que ele deu sobre Paulo e Barnabé, que, ao chegarem a Chipre, foram direto ao palâcio do governador romano. Este ficou salvo e entäo eles puderam ministrar de verdade em Chipre‚ que se tornou uma das primeiras naèöes cristäs do mundo. Essa lièäo encontra-se na Carta “De Trapos às Riquezas”. Papai disse:

37. Quero que vejam onde nossas missöes têm prosperado mais. Muitos outros ali, depois de tantos anos, näo prosperaram tanto quanto nôs ali nos últimos meses‚ porque comeèamos com os ricos, com os intelectuais, com os presidentes e governantes, com a polícia e os chefes do servièo secreto. Enfim, comeèamos com as pessoas que têm o poder e a autoridade para nos permitirem trabalhar‚ e para ajudarem o nosso trabalho! Quando Paulo chegou à ilha de Chipre, ainda estaria lâ até hoje se tivesse sô se relacionado com os pescadores. É claro que pregou para eles! Paulo pregou a todos os pobres que encontrou, mas estava a caminho da casa do governador! Ele o ganhou para o Senhor‚ e assim, Chipre se tornou a primeira naèäo cristä do mundo, porque ele ganhou a pessoa que tinha poder e autoridade para autorizar e patrocinar o seu trabalho de pregar aos pobres!

38. Quando Paulo foi apenas aos pobres, ele se deu mal. Quando as autoridades ouviram falar do alvoroèo que ele estava causando, como näo sabiam do que se tratava, o expulsaram da cidade. Mas quando ele procurou primeiro os poderosos, eles entenderam e receberam Jesus. E essas pessoas tinham o poder e condièöes para autorizar e patrocinar o seu trabalho. Elas precisavam entender o que ele estava pregando‚ e viram que era algo que todos precisavam, inclusive elas! (CdM 211:36, 37.)

39. (Mamäe:) Vocês talvez pensem: “Que histôria é essa agora de ministrar aos ricos? Hâ anos que näo falamos nisso. E se é um problema täo grande, por que é que Mamäe e Peter näo mencionaram antes?”

40. Peter e eu nunca achamos que deveriam deixar de ministrar às pessoas bem de vida e cultas, aos líderes de trabalho. Caso näo tenham percebido, cada vez que promovemos o programa Contato, nôs falamos sobre ministrar aos ricos e à classe média e média alta. Talvez näo tenhamos dito “ministrem aos ricos”, mas para que tipo de pessoas vocês acham que esse programa foi feito?! Obviamente para as pessoas que têm condièöes de fazer uma assinatura e de adquirir os outros produtos‚ e que têm interesse nos assuntos abordados nessas publicaèöes. E foi através do programa Contato que o Senhor prometeu suprir abundantemente obreiros e dinheiro! Dêem uma olhada nestes trechos de profecias da 1a Parte da “Era de Aèäo”‚ publicada em junho de 2000.

(Jesus fala:) Lembram-se de quando David produziu os primeiros põsteres e disse "milhöes para os bilhöes"? Era um pouquinho difícil para vocês acreditarem ou aceitarem aquilo literalmente, a princípio, porque näo tinham a mínima idéia de onde aqueles põsteres iam chegar. Näo podiam imaginar que haveria literalmente milhöes e mais milhöes para os bilhöes em todos os continentes do mundo. Vocês näo faziam idéia da tremenda abundãncia de dinheiro que aqueles põsteres iam gerar e como se tornariam o material preferido da Família durante anos e anos.

Tenho o prazer de anunciar que veräo um cumprimento extraordinârio e magnífico da visäo para o programa Contato. Vocês teräo mais membros sustentadores ativos do que podem imaginar. Näo fazem idéia! Mesmo se fosse lhes dizer que vai muito além da sua imaginaèäo, ainda assim näo conseguiriam chegar nem perto de entender, no momento, o potencial que pode ser alcanèado com o programa Contato!

Serâ uma das chaves para as suas necessidades financeiras. Vocês teräo em abundãncia. Teräo mais do que precisam para os muitos projetos urgentes e dispendiosos com que sonham, tanto para ministrar para as pessoas de fora como para ministrar às necessidades da Família.

O mais importante ainda é que este ministério serâ uma fonte de multidöes de obreiros. (...)

Pergunto-lhes: O que é isso na sua mäo? O que têm nas mäos säo os que guiam a Mim. O que têm nas mäos säo seus amigos‚ contatos, as almas que levam para o Meu Reino, os que encontram. Säo eles que coloquei no seu caminho para que os alimentem‚ conquistem e tornem em discípulos, em companheiros de trabalho.

Para isso, é necessârio que os alimentem e pastoreiem fielmente. É necessârio uma visäo mais a longo prazo do que costumavam ter. É necessârio dedicaèäo. Mas assim como tiveram que assumir o compromisso de ficar firmes a Meu lado, permanecer na Família‚ viver a verdade, agora lhes peèo que se comprometam a alimentar as ovelhas. Venham perante Mim e se comprometam a viver esta visäo — a visäo de ganharem discípulos de todas as naèöes, a visäo tanto de pregarem o Evangelho como de criarem outros pregadores do Evangelho. É assim que a Palavra se espalharâ; é assim que cumprirei a visäo.

Agora é a hora de fazer discípulos de todas as naèöes! Ajuntem-nos. Alimentem-nos. Ganhem-nos. Pastoreiem-nos. Faèam deles parte de vocês para que eles também dêem fruto‚ para que eles também se tornem pastores e também possam ser pregadores da Minha Palavra (CdM 3298:106-109, 161-162, 165‚ BN 895).

Segredos para chegarem a pessoas importantes!

41. (Mamäe:) Sei que nos últimos oito meses vocês têm tido que absorver muita coisa. Foi um desafio atrâs do outro, e tenho certeza que foi difícil. Mas se estiverem lutando para obedecerem à série sobre convicèäo, com certeza jâ comeèaram a ver bons frutos e melhoras na sua vida e no seu Lar. Isso deveria animar a sua fé para dar os outros passos que o Senhor lhes estâ pedindo agora. Concordo que nos últimos meses o Senhor tem dado muitas correèöes, inclusive pedindo–lhes para fazerem mudanèas monumentais, näo sô no seu modo de pensar ou hâbitos espirituais, nos costumes que jâ têm no seu relacionamento com o Senhor, mas também no seu modo de vida.

42. É uma daquelas mudanèas de grande porte na qual o Senhor lhes pede para mudarem sua visäo, irem ao ataque e procurarem os líderes de trabalho! É muita coisa para absorver e colocar em prâtica, querida Família. Mas vocês conseguem! Talvez näo seja fâcil. Na verdade‚ provavelmente vai ser difícil, como acontece freqüentemente quando é preciso mudar. Mas é necessârio. E se apoiarem de verdade esta visäo, mudando quaisquer atitudes erradas e corrigindo padröes pessoais abaixo da norma e métodos errados de testificaèäo, receberäo as bênèäos plenas do Senhor!

43. Nôs estamos no meio de uma grande reforma na Família‚ e näo podemos parar pela metade. Näo podemos simplesmente ficar cansados e nos recostarmos, achando que jâ fizemos o bastante, que jâ mudamos o suficiente. Se perdermos uma peèa importante do quebra-cabeèa, no final vamos ser achados em falta.

44. Para poderem ser praticantes da Palavra, é bom entenderem o que o Senhor espera de vocês e por quê. Vamos falar mais sobre chegar aos líderes de trabalho, às pessoas de classe média e alta, e sobre darem o exemplo que vai agradar-lhes.

45. As pessoas das classes mais altas, bem de vida e cultas, querem se relacionar com pessoas bem-sucedidas! Talvez näo se importem de trabalhar num projeto social e ministrar aos pobres para aliviar um pouco a sua pobreza, mas näo querem que esses pobres faèam parte da sua igreja e de seu círculo de amizades! Querem ir ao seu Lar e se sentir à vontade, sabendo que vocês se identificam com elas e com seus problemas e modo de vida, que säo educados e inteligentes, como os seus outros amigos e conhecidos. E se vocês näo souberem interagir com amor e cortesia, se vocês e seus filhos säo mal educados e se comportam como “americanos nojentos”‚ se säo desmazelados e vivem na imundície, as pessoas näo väo se sentir à vontade. Vai afastâ-las, deixâ-las constrangidas e fazê-las sair correndo na direèäo oposta!

46. E lembrem-se que as pessoas de posses estäo mais dispostas a se relacionar e a ajudar quem têm do que quem näo tem. Por que haveriam elas de querer trabalhar com vocês ou sustentâ-los financeiramente se os considerassem um mau investimento? Se quiserem ganhar líderes de trabalho, membros ativos influentes, novos discípulos com potencial, entäo precisam se relacionar com essas pessoas no nível delas. Precisam lhes mostrar algo do qual elas se orgulhem de fazer parte.

47. Exige trabalho, mas vale a pena‚ porque, como Papai nos ensinou, säo pessoas do tipo que väo ajudâ-los a mudar o mundo. Elas têm dinheiro‚ influência, educaèäo e dinamismo para realizar as coisas. Claro que precisam estar submissas ao Senhor e ter a unèäo.

48. Para o seu Lar ser bem–sucedido, para conseguirem promover o programa Contato e ganharem membros externos, näo hâ outro jeito, precisam ministrar às pessoas em altas posièöes, de classe média e alta! É claro que podem ministrar aos pobres também, mas näo devem negligenciar os líderes de trabalho! (Se na sua ârea näo existe o programa Contato‚ podem usar outras publicaèöes e Cartas da Família para prosseguirem o contato com discípulos em potencial, possíveis membros ativos, contatos e sustentadores.)

49. Eis um pouco mais sobre o assunto:

50. (Jesus fala:) Eu os chamei para “pregarem o Evangelho a toda a criatura”. Disse que Eu mesmo fui enviado para levar as boas novas aos pobres, mas näo para os pobres. Eu quero, e na verdade espero, que vocês sejam testemunhas a todas as pessoas em todo lugar. Näo quero que fiquem täo envolvidos com apenas uma camada da sociedade que näo consigam se identificar ou ministrar a pessoas de um outro nível social. Quero que ministrem aos pobres‚ pois eles säo muito carentes. Mas também é essencial que cheguem aos ricos e ministrem para eles, para as pessoas de classe média e alta, porque säo elas que têm os recursos, condièöes financeiras, educaèäo, contatos e dinamismo para ajudâ-los a chegarem a outros.

51. Os pobres säo necessitados, eles precisam de amor, de cuidados, de salvaèäo e também de coisas materiais como roupas e alimentos, e muitas vezes quero que sejam vocês a lhes suprir essas necessidades. Os pobres no mundo‚ porém, lamentavelmente säo pobres näo sô no aspecto físico, mas também no mental e em metas de vida. Normalmente, aqueles que se determinam e se dedicam a modificar a sua situaèäo näo ficam pobres para sempre. Os que têm peito e estäo decididos a fazer algo com a sua vida‚ normalmente fazem.

52. Muitos säo pobres simplesmente porque estäo vivendo numa época difícil‚ porque foram lesados ou porque, como vocês, optaram por dedicar sua vida a algo mais importante do que dinheiro. Muitos outros, porém, säo pobres porque näo se esforèaram. Eu amo os pobres e quero que vocês levem o Meu amor a todos que encontrarem. Näo desejo de forma alguma que negligenciem ou desprezem os pobres. Mas quero que olhem além, com uma visäo mais alta e maior. Quero que tenham uma visäo global, como Eu tenho.

53. Para poderem ministrar de verdade em qualquer país‚ precisam chegar às pessoas em altas posièöes. Näo Me refiro apenas às realmente altas posièöes em termos de governantes e dos milionârios, apesar de que isso näo faria mal. Mas Me refiro à camada mais alta, ao setor mais alto da sociedade, às pessoas da classe média e alta‚ aos cultos e visionârios. Hoje em dia em muitos países essa distinèäo é bem clara. Existem os paupérrimos e os ricos. Näo sei por que, mas muitas pessoas na Família passaram a ter uma mentalidade estranha — na realidade temor — quanto a ministrarem para as pessoas de um nível mais alto. Pelo fato de muitos de vocês näo terem uma renda fixa e um emprego fixo‚ ou näo terem a educaèäo formal e a graduaèäo universitâria de outros, sentem-se inferiores, o que os têm impedido de verdadeiramente chegarem até elas. Às vezes vocês também partilham da atitude derrotista e letârgica dos pobres com quem convivem, o que se interliga aos sentimentos de "ah, o país é pobre, aqui somos pobres, assim é a vida". Ou, “estamos passando por uma crise, por recessäo, näo tem saída”.

54. Näo que todos os membros da Família num certo campo tenham receio de testemunhar para as pessoas de uma classe mais alta ou média. Vocês oram com essas pessoas para Me receberem e em muitos casos as alimentam além disso. Mas na maioria dos casos a visäo estâ bem aquém da necessidade. Vocês näo chegam aonde deveriam. Precisam tentar näo sô orar com as pessoas para ficarem salvas e alimentâ-las, mas levâ–las a se engajarem no seu trabalho, a ajudâ-los e apôia–los na sua missäo de ministrarem ao país delas a Minha verdade, para a Minha glôria. Näo estâ acontecendo de maneira plena. Evidencia-se pelo fato do programa Contato ainda näo ter decolado em alguns campos que deveriam ser brilhantes nesse aspecto!

55. Vocês precisam ministrar aos seus amigos e ovelhas, alimentâ-los e guiâ-los para crescerem mais, para aumentarem o seu grau de dedicaèäo, para terem mais amor por Mim e pelos outros, e até mesmo para chegarem a ser discípulos. Sô convívio näo supre o alicerce necessârio para isso. O alicerce completo é a Minha Palavra, a Bíblia, as Cartas, e o programa Contato. Se esse programa näo existe no seu idioma‚ deveriam usar outras publicaèöes da Família e as Cartas. Sô estudos bíblicos näo bastam. Mas muitos de vocês que têm o programa Contato näo o estäo usando da maneira apropriada. Grande parte disso é devido ao conceito de que “olha‚ a assinatura é cara, e o país é täo pobre...” Esse é o raciocínio errado. É verdade que existem pobres, mas também existe muita gente, quer sejam ricas ou de classe média‚ que têm condièöes de comprar a assinatura e para quem vocês deveriam as estar vendendo.

56. O programa Contato é ideal para mudar o mundo, inclui ministrar aos ricos, ganhar novos discípulos, cuidar dos membros ativos e atrair o tipo de pessoas que näo sô ajudarâ a sustentâ-los, mas que também os ajudarâ a permanecer no país. — Pessoas que väo protegê-los e continuar o trabalho bem depois que vocês se forem. Muitos de vocês näo pegaram a visäo do programa Contato, näo conhecem bem o material nem a abordagem geral ou o atrativo. As pessoas que conhecem as revistas, que as leram, as vendem e usam-nas para ensinar as suas ovelhas, sabem que säo um instrumento para ministrar a pessoas de um bom nível. Näo tratam de assuntos típicos da camada mais pobre, mas sim questöes relevantes para os ricos e os cultos. O Contato estâ com tudo! É assim que alcanèaräo os ricos. É por isso que o seu rei e rainha têm feito tudo ao seu alcance para ajudâ-los a ver o valor desse programa. Eles talvez näo tenham dito “ministrem aos ricos”, mas quem vocês acham que é o alvo do programa Contato? — As pessoas estudadas, dinãmicas, empreendedoras, os líderes de trabalho, as classes média e alta.

57. Vocês precisam se incitar e fortalecer as suas convicèöes de que säo Meus embaixadores. Precisam clamar a terra! Clamem o seu país para Mim! Clamem os líderes do país, as pessoas nos níveis mais altos da sociedade. Cheguem até elas e ministrem a elas, näo sô de leve‚ mas desafiem-nas a fazerem algo por Mim e pelos outros. Faèam discípulos de sua naèäo.

58. Sô väo fazer discípulos se ministrarem a pessoas em altas posièöes, e sô chegaräo a elas se mudarem a sua mentalidade. Vocês têm que se concentrar no poder, näo nos obstâculos. Precisam ver o potencial ainda virgem, näo a pobreza e a falta. Precisam elevar os olhos e verem os campos brancos para a ceifa.

59. Orem desesperadamente. Tenham um dia de oraèäo em conjunto, com todos no campo Me buscando de todo o coraèäo‚ clamando fervorosamente para Eu abrir os seus olhos e lhes revelar a verdade, o potencial que estâ ao seu alcance. Peèam-Me para lhes mostrar especificamente como utilizar esse potencial. Jâ lhes mostrei algumas das chaves: Mirar alto. Chegar aos líderes de trabalho. Combater o medo. Näo deixar as pessoas os fazerem se sentir inferiores. Näo entrarem numa mentalidade de pobreza de “nôs vivemos num país pobre”. Näo cair na armadilha de ficarem olhando para os obstâculos. Usar e promover o programa Contato. Ensinar às suas ovelhas o alicerce completo da Palavra, inclusive a carne, as Palavras de David. Perceber e aceitar que é possível e que desejo que seja feito, que tem que ser feito. Se näo fizerem‚ estaräo falhando a Mim, às ovelhas e ao seu país.

60. Se realmente querem ministrar a pessoas em altas posièöes, se querem aproximâ-las e fazê-las trabalhar com vocês, unindo–se a vocês e fazendo parte do seu grupo, entäo precisam se identificar com elas. Aprenderam com Paulo sobre a importãncia de se “tornarem todas as coisas para todos os homens”, mas às vezes deixam de aplicar isso de maneira mais genérica. Precisam saber se relacionar com os ricos e também com os pobres, fazendo as pessoas de um nível melhor se sentirem à vontade com vocês, em seus Lares e nos locais onde se encontram. E por outro lado, quando visitam os pobres‚ também precisam fazê-los se sentir à vontade com vocês.

61. Normalmente as pessoas muito pobres näo väo à sua casa para estudos bíblicos ou reuniöes Contato, väo? Normalmente quem vai dar mais valor a um padräo mais alto säo os líderes de trabalho, as pessoas com potencial para realmente fazerem algo por Mim e se tornarem professoras e pregadoras, que possam ensinar outros e disseminar a mensagem. Se vocês säo mal educados e sem visäo para a sua vida ou trabalho, se os seus filhos säo grosseiros e sujos, e vocês vivem num pardieiro desarrumado e caindo aos pedaèos, väo afugentar as pessoas que precisam de vocês e das quais vocês precisam para alcanèarem o seu país.

62. Alguns de vocês talvez pensem que, quanto mais pobres aparentarem ser, mais as pessoas väo querer ajudâ-los, mas näo é verdade. Ninguém gosta de ajudar fracassos. Nada é mais bem-sucedido do que o sucesso. Näo estou dizendo que devam viver em mansöes, extravagantemente e terem carros da última geraèäo, mas precisam cuidar bem do que têm. Tudo o que têm deveria estar em boas condièöes, bem conservado e limpo. E se näo der mais para consertar e manter limpo‚ entäo deveriam ter a fé de que suprirei algo melhor, quer seja uma casa, um veículo ou môveis. Vocês e os seus filhos também deveriam representar bem o Meu reino, tendo boas maneiras e apresentando a Minha verdade de uma forma atraente.

63. Vamos lâ, estäo vivendo a época de maiores obras, sem impossibilidades! Acreditam? Sem impossibilidades significa exatamente isso: sem impossibilidades! Näo importa onde estejam, Eu POSSO cumprir as promessas que lhes fiz.

64. Se os chamei para chegarem aos líderes de trabalho, que é o que lhes pedi, e portanto saberem se relacionar com eles, entäo deveriam e precisam ter a fé de viver dentro do padräo certo. Näo existe motivo para deixarem a mentalidade empobrecida de um país ou de uma camada da sociedade determinar as suas atitudes ou o ambiente em que vivem. Vocês säo Meus filhos e têm o poder das chaves. Estäo destinados a superar! Näo deveriam estar engatinhando, mas sim voando! Näo deveriam inspirar dô‚ mas sim inveja. Quero que o mundo olhe para vocês e pense: “Eu quero o que eles têm! Quero ser como eles!”

65. Quero que vejam que vocês têm paz de espírito, razäo para viver‚ inspiraèäo para trabalhar e uma qualidade de vida que lhes falta. Quero que, ao verem a sua vida pessoal e familiar, sintam-se motivados a copiâ-los, a serem melhores pessoas, melhores maridos, esposas, pais ou mäes — melhores cristäos. Quero que, ao olharem para vocês‚ vejam que säo amorosos, educados, altruístas e trabalhadores‚ que os seus filhos säo bem comportados e educados em todos os sentidos.

66. Se vocês viverem num local decente, limpo e inspirador, as pessoas que conviverem com vocês väo admirar a sua fé. Ficarâ evidente que, por terem fé em Mim, Eu supro; que, por serem Meus filhos, Eu cuido de vocês, mesmo que as condièöes ao seu redor sejam sombrias. As pessoas näo väo olhar para vocês com desprezo ou de maneira crítica, se indagando por que vocês têm uma casa boa num país “pobre”. Pelo contrârio, väo admirar a sua fé. Quero que vocês dêem um exemplo de fé e da Minha capacidade de fazer o impossível por vocês.

67. Uma das maneiras que quero que expandem a sua fé e provem o Meu poder é melhorando o seu padräo de vida. Talvez pareèa algo sem importãncia, mas o exemplo que daräo nesse aspecto causarâ impacto, e serâ muito importante para as pessoas para quem vocês ministram. Vai tocar tanto os ricos quanto os pobres, tanto os cultos quanto os simplôrios. Serâ uma das chaves para alcanèarem pessoas em altas posièöes‚ o que por sua vez serâ a chave para inundar a terra com a Minha verdade e colherem a safra que lhes estâ reservada. Comecem agora, afiando suas ferramentas e preparando o equipamento para colheita. Limpem e arrumem os celeiros para guardarem a safra. Depois saiam e colham! (Fim da mensagem de Jesus.)

68. (Mamäe:) Na mensagem acima o Senhor menciona um dia de oraèäo em conjunto. Peter e eu näo vamos determinar um dia de oraèäo mundial, pois pode ser decidido regionalmente. Os COs lhes enviaräo mais detalhes, mas se Deus quiser serâ dentro de um mês apôs receberem esta BN. Muito obrigado por se incitarem e ficarem desesperados‚ como o Senhor nos orientou a fazer. Sabemos que ocasionarâ uma grande transformaèäo e vitôria!

Avalie o seu trabalho missionârio e o seu prôprio exemplo!

69. Como sabem, säo muitos os fatores que contribuem para um trabalho missionârio frutífero. Talvez o fato do Senhor pedir que melhorem o seu padräo pessoal pareèa algo sem importãncia, ou que näo vai fazer muita diferenèa no final‚ mas observem o que Ele disse: “Serâ uma das chaves para alcanèarem pessoas em altas posièöes, o que por sua vez serâ a chave para inundarem a terra com a Minha verdade e colherem a safra que lhes estâ reservada.”

70. Vocês precisam ser obedientes e andarem na linha quanto à maneira como testemunham e em todos os aspectos do seu estilo de vida. Com o tempo, é fâcil se desencaminhar bastante e anos depois o seu trabalho näo serâ nem de longe o que o Senhor queria que fosse. Näo teräo uma rede de sustentadores, de membros ativos, de colaboradores e de pessoas influentes que os apoiaräo. Näo teräo disseminado a mensagem como o Senhor queria que fizessem, e näo estaräo preparados para a perseguièäo que ocorrerâ!

71. Estas säo coisas que precisam constar no seu trabalho para poderem ser bem-sucedidos. Precisam:

  1. Usar métodos de testificaèäo que promovam a Palavra e o material da Família, para edificarem uma igreja em vez de apenas angariarem fundos.
  2. Promoverem o programa Contato se ele existir na sua ârea, ou utilizar outras publicaèöes da Família e Cartas para alimentarem as suas ovelhas de forma mais profunda.
  3. Cultivarem um trabalho missionârio com uma visäo que atraia líderes de trabalho.
  4. Ter um bom equilíbrio entre alcanèar líderes de trabalho e ministrar aos pobres.
  5. Ter um padräo apresentâvel para as pessoas de classe média e alta.
  6. Ensinar os seus convertidos a participarem ativamente do seu trabalho testemunhando para seus amigos e conhecidos, vendendo assinaturas e produtos da Contato, dando um bom exemplo e testemunhando para os seus familiares e para outros, ajudando a planejarem e prepararem aulas e seminârios‚ etc.

72. Por favor, invistam tempo para avaliar o seu trabalho missionârio. Como se saíram nos seis pontos mencionados acima? O seu trabalho inspiraria um jovem profissional a se envolver com vocês? O seu modo de vida e a maneira como passam o seu tempo motivariam um universitârio a cair fora para entrar na Família ou ser um membro ativo? Dêem um passinho para trâs e vejam o seu Lar e ministérios‚ e como angariam o seu sustento. Vocês aparentam ser missionârios dedicados‚ com um propôsito na vida, que sabem edificar um trabalho bem-sucedido, equilibrado e admirâvel para o Senhor? Jovens famílias por acaso gostariam que os seus filhos se relacionassem com os seus? As pessoas para quem testemunham väo olhar para vocês, para os seus filhos e estilo de vida e questionarem se gostariam de viver assim também? Se gostariam de investir a vida, delas fazendo isso, e se perguntando se com isso estariam mudando o mundo?

73. Quais seriam as as conclusöes de alguém que visse a maneira como você vive e passa o seu tempo? Como estâ o seu trabalho em termos de alcanèar pessoas que podem alcanèar o seu prôprio povo e continuarem lâ ativas pelo Senhor, bem depois que você tiver que ir embora?

74. Vamos explorar mais a questäo do exemplo pessoal. Na série sobre “Convicèäo”, jâ falamos sobre o seu exemplo como discípulos a tempo integral. Mencionamos a maneira como passam o seu tempo, como se sustentam, se vivem comunitariamente e em uniäo, se acreditam na carne da Palavra e estäo dispostos a explicâ-la e defendê–la quando questionados; se estäo associados ao nome da Família, etc. Todos esses säo aspectos importantes do seu exemplo. Mas que tipo de cristäo você é, qual a primeira impressäo que causa nas pessoas para quem quer ministrar?

75. Seguem-se comentârios esclarecedores de um adulto da primeira geraèäo‚ que é um dos revisores no nosso Lar. Trata-se de um grave lembrete de que o homem atenta para a aparência:

76. Eu concordo que muitos membros da Família estäo concentrados na direèäo errada. Näo estäo chegando às pessoas que podem ajudâ-los a realmente fazer a diferenèa. Näo é sô a questäo de suas atividades, mas também de suas atitudes e modo de pensar, da sua aparência, das pessoas com quem se relacionam e para quem testemunham, e o tipo de pessoas para as quais se sentem atraídas, é todo o estilo de vida. Vemos essa visäo equivocada manifestar-se também nas crianèas, pois muitas delas que säo criadas sob essas condièöes tendem a seguir esse modo de pensar, de se vestir e de agir. É um estilo de vida relaxado e letârgico.

77. Um exemplo que me veio agora foi de quando visitei a minha família biolôgica pela primeira vez depois de 15 anos. Foi hâ uns 6 anos. Eu sou de uma família de classe media alta, relativamente abastada, e a uma certa altura da visita‚ o meu irmäo me disse que antes de eu ir, eles näo sabiam o que esperar em termos de aparência, costumes, estilo de roupa e conduta. A minha falta de contato com eles e os boatos que tinham ouvido sobre o passado mais radical e polêmico da Família os levou a formar uma imagem com base na camada mais baixa da sociedade. Assim que nos encontramos, eles primeiro me olharam da cabeèa aos pés — minha aparência, para verem se eu estava arrumado e limpo, minhas maneiras, se eu tinha consideraèäo, etc. Essas säo coisas que se aprende desde pequeno nesses círculos da sociedade, e quando você age assim do coraèäo, entäo é uma manifestaèäo de amor‚ de consideraèäo e de educaèäo, e é algo que atrai as pessoas.

78. Conversando depois com o meu irmäo, ele deixou bem claro — expressando os sentimentos do resto da família —que se eu näo tivesse vivido à altura da expectativa deles‚ ou melhor, se eu os tivesse constrangido nessas questöes, a minha visita teria sido bem breve e seria a última. Graèas a Deus näo foi, e desde entäo o nosso relacionamento sô tem melhorado.

79. A questäo principal aqui é que as pessoas desse nível em geral pensam assim. Elas primeiro consideram a sua aparência, e depois que o aceitam nesse aspecto, entäo prestam atenèäo ao que você tem a dizer, com a possibilidade de vir a testemunhar de forma mais profunda. Para elas, como Papai sempre disse‚ nada gera mais sucesso do que o prôprio sucesso, e se você transmite isso na sua aparência, na sua forma de crer, e se conduz com confianèa‚ como alguém bem-sucedido‚ isso vai gerar mais sucesso. Outras pessoas bem-sucedidas väo se sentir à vontade para se relacionarem com você. É claro que deveríamos saber nos relacionar com as pessoas mais simples e perdedoras, mas existem os momentos quando também temos que saber ser “um romano para os romanos”, ou seja‚ para pessoas de autoridade, e "um grego para os gregos" — os estudados e intelectuais.

80. Claro que para algumas pessoas isso é uma falsidade, é um fingimento, e para muitos nesses círculos näo passa disso. Muitas dessas pessoas säo frívolas e vivem uma vida superficial‚ e é justamente por isso que säo täo carentes espiritualmente. O mais importante é o fato do Senhor nos dar condièöes de sermos bem educados, mas com verdadeiro amor e consideraèäo pelas pessoas.

81. Esse é parte do problema com algumas pessoas na Família. A visäo delas é sô com as camadas mais baixas da sociedade, entäo elas se vestem como essas pessoas, agem como elas e as copiam. Por exemplo, vârios jovens na Família seguem o visual de “malandro”, com a atitude, modo de vestir e comportamento desse tipo de gente, e näo sô com a intenèäo de "usar" isso para chegar a outros, mas tornam-se assim. Se eu tivesse essa aparência quando fui visitar minha família, por mais doce ou sincero que eu fosse por dentro‚ näo teria passado da porta, e principalmente näo teria sido aceito com confianèa a ponto de eles se abrirem para uma conversa mais profunda.

82. Näo estou dizendo que devemos julgar as pessoas pelo seu estilo de vestir, absolutamente, mas existe uma diferenèa entre se vestir de forma simples, limpa e apresentâvel — independentemente da moda — e estar täo dominado pelo espírito de letargia e falta de consideraèäo que você se torna exclusivista e näo consegue se encaixar ou se identificar com nenhum nível da sociedade. Quando se trata de falar e de se relacionar — principalmente com pessoas ricas e autoridades — sempre haverâ os mais tímidos e os mais ousados. Mas todos nôs precisamos estar conscientes do espírito que emanamos, da maneira como nos conduzimos e da confianèa que demonstramos (no Senhor), e da aura de fé que deveríamos ter e que abre portas‚ quer de provisäo quer do coraèäo das pessoas.

83. Deveríamos procurar discípulos‚ mas com uma meta, näo sendo arrogantes ou metidos, mas sabendo que queremos um bando de Gideäo composto de líderes de trabalho. (Fim dos comentârios do revisor dos WS.)

84. (Mamäe:) Dentro dessa mesma questäo, coloco aqui os comentârios de uma CO‚ adulta da primeira geraèäo, que tem filhos pequenos:

85. A primeira impressäo que damos é vital e determina quanto contato as pessoas väo querer ter conosco no futuro. As pessoas que se encontram no nível ao qual queremos ministrar na maioria das vezes säo muito ocupadas. Se quisermos que elas queiram e despendam tempo para irem aos nossos Lares‚ entäo a primeira impressäo que damos, ou seja, a nossa aparência, tem que inspirar confianèa. Pelo fato da aparência ser algo täo importante nos níveis mais altos da sociedade, pelo menos no nosso continente‚ precisamos dar um bom exemplo físico, estando limpos e bem arrumados, sabendo nos conduzir com educaèäo e demonstrando cultura.

86. Näo podemos achar que vamos conseguir convencer alguém do Evangelho se a nossa aparência transmite tudo menos sucesso. As pessoas nem väo confiar em nôs ou querer se envolver conosco, se causamos uma primeira impressäo ruim. Se formos sujos, relaxados e desmazelados, podemos ter certeza que seremos classificados entre ruim e péssimo. Esse tipo de exemplo reflete uma atitude descuidada e letârgica, termos que näo estäo relacionados ao sucesso.

87. Como diz nesta Carta, o Senhor quer que as pessoas sintam inveja de nôs. Sô que a maneira como algumas pessoas da Família se vestem e agem, näo inspira coisa alguma nos outros a näo ser vontade de evitâ-las, e inspira ainda menos interesse pela nossa riqueza espiritual, e essa é a grande vergonha.

88. As pessoas no mundo jâ desconfiam bastante de quem se diz “religioso”, e esperam muito mais dos cristäos — principalmente dos missionârios “profissionais” — do que de praticamente qualquer outra pessoa. Entäo‚ a nossa aparência e a maneira como tratamos as pessoas ou ajuda ou atrapalha a nossa pregaèäo do Evangelho. Se quisermos mudâ-las, temos que lhes dar uma boa razäo para desejarem o que temos, aí é que é muito importante “se tornar um”.

89. Ao contrârio do trabalho com os pobres‚ é muito importante nos “tornarmos um” com aqueles que, devido às suas posièöes e influência‚ ou através de ajuda financeira, podem nos ajudar a mudar o mundo. Näo significa se tornar um no espírito, mas se você tem a aparência, age, se veste e se comporta como os pobres, näo vai chegar a lugar nenhum com os ricos. Infelizmente, alguns jovens na Família se “tornaram um” até certo ponto com a classe “baixa”. Alguns deles expressam a sua individualidade usando calèas de skatista, piercing pra todo lado‚ tênis grande e desamarrado, e no geral, parecendo um malandro. Papai disse que em alguns casos é mais revolucionârio näo demonstrar ser revolucionârio para poder chegar a um certo tipo de pessoas. Pelo menos aqui‚ os jovens “ricos”‚ ou “de bem”, os líderes de trabalho, näo se vestem como malandros. Na verdade, eles geralmente väo ao outro extremo. Mesmo que usem brinco ou cabelo comprido, andam bem arrumados, com roupa de grife e classe, “alinhados”.

90. Uma das coisas que mais desejo é ver uma mudanèa total nesse aspecto do treinamento das nossas crianèas. Crianèas mal educadas, relaxadas e grosseiras nunca väo ser um bom testemunho. Na verdade, väo ser um testemunho contra nôs. É de partir o coraèäo ver como algumas crianèas na Família säo “negligenciadas” quando se trata de conhecerem regras de etiqueta e terem respeito pelos outros e até por si mesmas. É triste. Nossas crianèas deveriam ser a "prova dos noves", sô que com os resultados que temos obtido, näo me admira que as pessoas näo se convenèam. Näo sô é um mau testemunho, mas näo é justo criarmos nossos filhos de modo que eles se tornem uns desajustados no nível social que gostaríamos de ganhar para a causa de Cristo.

91. A coisa maravilhosa sobre a Família sempre foi o fato de conseguirmos nos adaptar a qualquer nível e sermos qualquer coisa para qualquer um de modo a ganharmos a pessoa. Aprendemos a näo nos intimidar pelos ricos nem a sentir que somos “melhores” do que os pobres. Somos flexíveis e nos sentimos à vontade em qualquer situaèäo, sô que da maneira como nossos filhos estäo sendo criados, isso estâ se tornando algo do passado.

92. Precisamos entender que se continuarmos com o nosso baixo nível de fé, a Família no futuro ficarâ gravemente deficiente, porque estamos ensinando nossos filhos a mirarem baixo e se contentarem em serem medíocres, e esse näo é o destino das crianèas nascidas na Família. Eu acredito que cada um de nôs nasceu com uma missäo muito especial e temos que agir de acordo, ensinando isso às nossas crianèas. Elas precisam estar preparadas para as suas missöes, mas no momento näo estäo nem preparadas para jantarem num restaurante.

93. É claro que nem todas as crianèas na Família säo assim, e tiro o chapéu para os fiéis pais que conseguiram criar seus filhos "na doutrina e na admoestaèäo do Senhor", formando vencedores dos quais näo sô os pais, mas também o Senhor e a Família podem se orgulhar.

94. Mas a tendência estâ mudando e o nível baixando‚ e eu näo acho que isso seja justo para as nossas crianèas. Elas nasceram com uma incumbência especial e precisamos preparâ-las para cumprirem o seu destino. Estamos lhes roubando a sua heranèa, a heranèa de fé de almejarem o mâximo, sabendo que nada poderâ detê-las. Nossos filhos nasceram para um sacerdôcio real; foram eleitos, separados pelo Senhor‚ e precisamos tratâ-los dessa forma e ensinâ-los a agir de acordo. Pelo jeito as pessoas näo percebem que seus filhos väo agir da maneira como säo tratados. É algo que se forma no dia–a-dia, e comeèa em casa. Eles tentam dar aos filhos dicas sobre como se comportarem na frente das visitas, mas deveriam estar enfatizando esse comportamento como o normal, näo algo que se faz de vez em quando, numa ocasiäo especial. É uma loucura. Estâ ensinando as crianèas a serem falsas e fingidas, em vez de os verdadeiros príncipes e princesas que elas säo.

95. Näo quero ser negativa demais, mas sinceramente, tenho vergonha de sair com um grupo de JETTs. Fico constrangida com a maneira como eles comem‚ como conversam entre si e com os outros‚ como ignoram as pessoas que falam com eles ou säo mal educados com as pessoas com quem interagem. A maneira como se vestem, a aparência deles é suja e relaxada. Eu preferiria näo dizer a ninguém que "nôs" somos da Família. Precisamos de uma mudanèa radical na aparência das crianèas dessa faixa etâria, e agora que li esta BN, vejo que os JETTs, adolescentes e crianèas têm estado na mira do Inimigo e de seus diabretes, pois é ôbvio que eles têm sido arrastados para a lama. É realmente uma emergência.

96. Tudo isso para dizer que precisamos melhorar o padräo, pelo menos por amor às nossas crianèas, caso contrârio vamos arruinâ-las. Eu, como mäe, näo acho que ligaria para o que os "missionârios" viessem me dizer, por mais limpa ou bonita que fosse a casa deles‚ se os seus filhos fossem descontrolados, melequentos, destrutivos, mal-educados, boca suja‚ etc. Näo importa o que estivessem me oferecendo, eu ia achar que näo funcionava e que certamente näo se encaixava no meu conceito de “ajuda” para os nossos problemas. As pessoas querem criar os filhos para serem bem-sucedidos‚ e se os nossos näo têm gabarito, as pessoas väo achar que nôs näo somos dignos do seu tempo ou interesse, e com certeza näo väo querer que nossos filhos influenciem os deles. (Fim dos comentârios de uma CO que é adulta da segunda geraèäo.)

97. (Mamäe:) Espero que estes comentârios os faèam pensar. Por favor, olhem mais fundo um pouco e ponderem de verdade sobre o que foi dito aqui. Näo estamos falando sobre alcanèarmos líderes de trabalho, pessoas de classe média e alta, bem-sucedidas, sô para exercitarmos nossa capacidade de nos tornarmos um ou de conhecermos regras de etiqueta. A questäo é que temos uma missäo na vida, que näo vamos conseguir cumprir sem a ajuda de muita gente. E precisamos de pessoas cultas, com potencial de lideranèa e visäo, dinãmicas e bastante spizerinktum.

98. Como Papai nos ensinou‚ se näo chegarmos aos ricos näo vamos conseguir mudar o mundo. Essa é toda a questäo. Queremos ser bem-sucedidos na nossa missäo, queremos fazer discípulos de todas as naèöes e mudar o mundo! Queremos ganhar discípulos nacionais que possam ministrar no seu prôprio país com as Palavras de David! Para isso, a verdade é que precisamos ser o tipo de cristäos e viver de um jeito que atraia as pessoas que precisamos ganhar! — E isso inclui o exemplo que nossos filhos däo!

99. Nosso exemplo físico, nossas maneiras e aparência, o comportamento e a educaèäo de nossas crianèas, tudo isso faz parte do nosso reflexo de Jesus! Se algum de vocês vive na penúria, se tem uma aparência desleixada ou suja, se näo sabe se conduzir e interagir com amor e educaèäo, se os seus filhos säo umas pestes, sem respeito‚ grosseiros, boca suja e se vestem como malandros, como esperam edificar uma obra missionâria realmente bem-sucedida que seja um testemunho da Família‚ das Palavras de David, do poder do Senhor e um exemplo de tudo o que defendemos? Fala sério! Por favor, parem um pouco e reflitam sobre o seu estilo de vida, sua conduta e o exemplo que seus filhos däo. O que tudo isso transmite às pessoas para as quais testemunham? (Para lerem mais sobre este assunto‚ por favor, confiram as seguintes Cartas: “Boa Aparência, Bem-vestidos, Cabelo e Barba bem Aparados, Endireitem-se! — Ou Rua!” CdM 1202; “Americanos Nojentos”, CdM 2349; “O Homem Olha para o que estâ Diante dos Olhos”, 1a e 2a partes, CdM 3124-25, BNs 735–36.)

Líderes de trabalho nem sempre säo ricos

100. Nesta BN falei mais sobre ministrar aos ricos, compartilhando com vocês mensagens que o Senhor deu sobre o assunto. Na verdade, o nome da BN é “Ministrem aos Ricos!” No entanto, é muito importante notarem também que utilizamos vârias vezes os termos classe média e alta, cultos, líderes de trabalho‚ pessoas com potencial para lideranèa, dinãmicas e empreendedoras, etc.

101. Quero deixar algo bem claro e que é importante entenderem: Nem todo líder de trabalho serâ rico. Vocês encontraräo alguns dos potenciais líderes em universidades, outros seräo jovens profissionais, outros homens e mulheres que cresceram na vida por esforèo prôprio. Por favor, näo limitem a sua visäo nem fiquem bitolados de modo que näo vejam potencial nas pessoas a menos que elas tenham um Mercedes.

102. Para enfatizar este ponto, seguem-se alguns comentârios de uma pessoa que trabalha nas publicaèöes nos WS. Este adulto da primeira geraèäo disse:

103. Eu, é claro‚ concordo com a necessidade de ministrarmos a líderes de trabalho, pessoas de gabarito e de classe mais alta, mas acho que muito depende da pessoa. Nôs jâ ministramos a pessoas em altas posièöes e ganhamos alguns discípulos de famílias abastadas, e ôtimos discípulos. Mas muitas pessoas da classe mais alta que conheci naquela época eram frívolas, playboys, que näo tinham o mínimo interesse pelas coisas sérias da vida, e com toda certeza näo tinham gabarito para entrarem na Família. É verdade que muitos dos discípulos de famílias de baixa renda por sua vez também näo tinham muito potencial para lideranèa, mas alguns tinham. Muito dependia do dinamismo, da motivaèäo e dos dons das pessoas.

104. Acho que estou pensando em mim, na esperanèa de que pessoas como eu näo sejam ignoradas porque aparentemente näo säo de gabarito ou qualificadas. Minha família era normal. Meu pai nasceu numa cabana de madeira nos montes do estado de Tennessee‚ e sô éramos classe média por um triz. Quando entrei na Família eu näo tinha nada para renunciar, e provavelmente näo parecia ser o discípulo mais potencial do mundo, ha! Seja como for, tudo isso para dizer que acho que näo importa se a pessoa é rica ou pobre, pois muito depende dela. (Fim dos comentârios da pessoa que trabalha em publicaèöes nos WS.)

105. (Mamäe:) Eu concordo! Näo estou dizendo que deveriam negligenciar as ovelhas perdidas que näo säo ricas, sô porque näo se encaixam no seu conceito de “ministrar aos ricos”! Queremos ganhar líderes em potencial, mas podem vir de vârios lugares, e às vezes a pessoa é bem dinãmica, tem convicèäo‚ dedicaèäo e dons um pouco “escondidos”, näo täo aparentes. Por favor, ajam com oraèäo e vejam com os olhos do Senhor!

106. Sobre uma questäo parecida, um dos revisores nos WS disse:

107. Ministrar a pessoas em alta posièäo näo significa apenas ministrar aos “figuröes”. Se estiver procurando maneiras de chegar a essas pessoas, o Senhor pode colocar no seu caminho uma pessoa chave, uma “secretâria”, “braèo direito” ou “assessor” de alguém importante. Talvez esta pessoa seja mais acessível e ajude a abrir as portas para chegarem às pessoas em altas posièöes‚ ou talvez sejam a alavanca que podem usar para influenciar as pessoas importantes. Às vezes é mais fâcil chegar a essas pessoas primeiro, porque säo mais simples, menos ocupadas ou protegidas, portanto mais acessíveis do que os figuröes, mas elas por sua vez viajam e trabalham entre eles. (Fim do comentârio de um revisor nos WS.)

Näo é sô a sua aparência, mas o que você faz!

108. (Mamäe:) O Senhor mencionou na série sobre “Convicèäo”, que a Família precisa ter um trabalho missionârio sério e frutífero, e näo sô ter métodos para angariaèäo de fundos que säo superficiais e näo geram fruto duradouro. Os possíveis líderes de trabalho que precisamos alcanèar näo väo ficar satisfeitos sô vivendo ali no seu Lar, com pouca ou nenhuma visäo. As pessoas de classe média e alta, que têm educaèäo, dinamismo, contatos e o dinheiro que vocês precisam para prosperar o seu trabalho‚ com certeza väo querer participar de algo que considerem uma obra missionâria digna e frutífera! Mal sobreviver, sem visäo ou fruto‚ sô disseminando a mensagem aqui e ali näo vai inspirar ninguém a se juntar a vocês e a fazer parte da Família!

109. Pensem um pouco! Por que você entrou na Família? Você näo queria mudar o mundo por Jesus? Você por acaso teria entrado para um grupo com uma visäo minúscula sô de pagar as contas cada mês, sempre ralando para sobreviver‚ com um nível de vida baixo ou inferior e com pouquíssima esperanèa de melhorar e cuja testificaèäo principal fosse feita para pessoas mais pobres do que você? Você diria, sinceramente, que teria renunciado a tudo para entrar num grupo assim? E se conhecesse a Família hoje, largaria o seu emprego, educaèäo, independência, família, namorado(a), carro e dinheiro para fazer o que o seu Lar faz?

110. Se a sua testificaèäo e trabalho de angariar fundos säo täo superficiais e pobres em comparaèäo com os belíssimos materiais que têm nas mäos, näo é de admirar que näo tenham visäo e estejam passando necessidades! O Senhor näo vai poder abenèoâ-los de verdade se abriram concessöes na testificaèäo e näo estäo usando o material que Ele supriu, de modo a testemunharem com alimento sôlido e substancial, fazendo follow–up! Provavelmente existe espaèo para vârios tipos de angariaèäo de fundos nos quais a testificaèäo é bem limitada ou mais superficial, mas näo pode ser a sua única atividade nem a atividade principal do seu trabalho missionârio, porque näo basta. Näo vai agradar ao Senhor nem inspirar outros a quererem participar do seu trabalho!

111. Nôs temos um material para testificaèäo täo incrível, e meios täo eficazes para edificarmos um trabalho e alimentarmos as ovelhas do Senhor, que é uma vergonha para a causa, para a Família e para as Palavras de David, quando os irmäos dependem de métodos täo ínfimos e limitados para angariarem o seu sustento, sem se dedicarem a outros ministérios que lhes possibilite utilizar todos os materiais disponíveis e testemunhar de forma mais profunda.

112. Vocês deveriam ter orgulho da sua profissäo como missionârios da Família! Deveriam se sentir confiantes para abordarem qualquer pessoa e lhe explicarem suas atividades e modo de vida. Deveriam ter orgulho de serem promotores de venda de uma organizaèäo missionâria mundial que tem os melhores produtos e literatura do mundo! Mas se näo estäo usando esse material e promovendo um trabalho baseado nesse material, o que väo dizer quando as pessoas indagarem sobre as suas atividades ou lhes pedirem explicaèöes sobre o seu trabalho missionârio especial?

113. Para chegarem aos líderes de trabalho, vocês precisam estar fazendo algo‚ têm que ser bem-sucedidos no seu trabalho! As pessoas näo estäo interessadas numa vida de mendicãncia e penúria que näo o leva a nenhum lugar, a uma vida sem visäo ou objetivos definidos!

114. Esta orientaèäo se aplica tanto aos jovens mais velhos quanto aos adultos da primeira geraèäo. Alguns jovens nos dizem que morar num Lar da Família é uma chatice. Eu lhes pergunto, jovens: o que é que vocês estäo fazendo para mudar a situaèäo? Näo podem sô esperar que os adultos “promovam” as coisas para vocês. Podem ir e pioneirar o seu prôprio ministério‚ ganharem os seus prôprios discípulos de qualidade e treinâ-los! Estabeleèam o seu prôprio trabalho com o programa Contato! Conquistem seguidores através da sua prôpria distribuièäo de materiais e fazendo follow-up! Ganhem os jovens que têm cultura, da classe alta na sua cidade! Väo às universidades e dêem aos estudantes o que o dinheiro e a influência de seus pais näo pode comprar! O conselho na Carta “De Trapos à Riqueza” aplica–se a vocês tanto quanto se aplicou aos adultos da primeira geraèäo que tinham a sua idade quando Papai a escreveu!

E os projetos sociais?

115. Com esta nova ênfase em ministrarmos às classes média e alta, talvez estejam se perguntando onde se encaixa o seu trabalho de atender aos pobres. Apesar de que devemos amar, nos preocupar e estarmos dispostos a testemunhar a todos, näo devemos dispensar atenèäo demasiada aos pobres. Devemos tentar ajudâ-los quando possível, mas as pessoas que se envolveram tanto em ministrar aos pobres, estäo deixando de dar o Evangelho a todos e desobedecendo ao Senhor, que nos incumbiu de pregar o Evangelho a toda a criatura. Näo devemos ser como o resto dos missionârios do mundo e organizaèöes de auxílio humanitârio. Nossa meta principal näo é nos concentrarmos em ministrar para os pobres e aliviar o seu sofrimento.

116. Existe a hora para trabalhos sociais, com certeza. Säo importantes‚ e Peter e eu sabemos que vocês têm se dedicado a ensinar, cuidar e a suprir as necessidades dos pobres numa tentativa de lhes demonstrar o amor do Senhor. É verdade, isso faz parte da nossa missäo. Mas alguns Lares chegaram a ponto de enfatizarem demais o ministrar aos pobres, negligenciando outros tipos de testificaèäo e distribuièäo de material que poderiam fazer. É nesse caso que é preciso definir melhor as prioridades.

117. Existem Lares em muitos países que usaram o seu trabalho com os pobres para ganhar o favor do governo local ou nacional. Näo hâ problema nenhum nisso, e na verdade é um benefício importante das obras sociais. Mas nesse processo, outros Lares se desligaram completamente do nome da Família e de nosso material. Deixaram de usar literatura ou material de follow-up da Família‚ e nem querem dizer que fazem parte da Família. Se ninguém sabe que vocês fazem parte da Família, com certeza vocês näo estäo trabalhando no sentido de expandir a Família ou de ganhar líderes de trabalho que amam as Palavras de David.

118. Eu entendo a satisfaèäo de trabalhar com os pobres, e sem dúvida é uma abordagem "aceita". É algo que as pessoas entendem e que lhes garante a simpatia do Sistema. Em alguns casos abre portas e lhes possibilita conhecer pessoas que näo conheceriam de outra forma. Peter e eu näo estamos dizendo que vocês näo deveriam fazer esse tipo de trabalho. Mas quero pedir àqueles que no momento estäo envolvidos em projetos sociais que tomam todo o seu tempo, que, por favor, levem em consideraèäo o fruto a longo prazo. Onde estäo os líderes de trabalho nacionais e os novos discípulos que podem ganhar e guiar outros? Onde estäo aqueles que väo sustentâ-los e protegê-los quando a Família for perseguida? Porque vai! Onde estäo aqueles que sabem que vocês fazem parte da Família e que os amam por causa disso, aqueles que väo perseverar e ganhar o seu país depois que vocês tiverem que ir embora?

119. Existe o momento de se trabalhar com os pobres, e em alguns lugares as pessoas encontraram um meio-termo. Por exemplo, no Brasil, alguns Lares, sendo pastoreados e direcionados, têm conseguido usar os seus projetos sociais para servirem de “isca” para recrutarem a ajuda de discípulos em potencial e de membros ativos. Vârios irmäos no Brasil explicaram que de início algumas pessoas em altas posièöes näo têm interesse em ir a um estudo bíblico‚ mas gostam da idéia de passar uma manhä fazendo “trabalho missionârio” numa favela.

120. Muitas pessoas bem de vida têm a consciência pesada. Elas sabem que têm tanto e outros têm täo pouco‚ entäo a possibilidade de dedicarem um pouco do seu tempo ou até dos seus bens para ajudar os pobres as atrai. É uma nova experiência e algo que vai lhes dar papo com os amigos. Comeèar trabalhando com a Família ou patrocinando um trabalho de atender aos pobres, faz com que elas se interessem gradualmente em outros aspectos da vida e do trabalho da Família. Muitas dessas pessoas depois comeèam a participar de estudos bíblicos, visitam o Lar, lêem o material do Contato e as Cartas, testemunham para outros, etc. E vai crescendo.

121. Existem também Lares que trabalham com os pobres para poderem obter visto ou sustento. É claro que isto estâ bem, mas o problema surge quando o projeto social é o único ou o mais importante trabalho que fazem. Se sô fosse possível atender aos pobres, o Senhor provavelmente ficaria satisfeito com isso. Mas neste momento, existem poucos campos, ou nenhum, onde seja impossível ter um trabalho missionârio mais diversificado‚ inclusive ministrando-se à classe média e alta, para que possam conhecer‚ ganhar e treinar os líderes de trabalho que precisam.

122. Sendo assim, näo é aceitâvel apenas ministrarem aos pobres, e muito menos se para isso se desligarem completamente do nome, da literatura e dos produtos da Família. O Senhor deixou esta questäo bem clara na série sobre “Convicèäo”, quando disse:

(Jesus fala:) Pode-se avaliar o fruto de um método de angariaèäo de fundos observando-se o fruto do Lar. Se eles näo têm membros ativos ou discípulos, se näo têm Igreja do Amor‚ estudos bíblicos e sustentadores mensais, se näo têm contatos de provisionamento e discípulos em potencial na linha, se näo estäo vendendo assinaturas da revista Contato, entäo a sua testificaèäo é superficial e improdutiva. Por mais dinheiro que um método renda, se no geral o Lar näo tem o tipo de fruto mencionado acima, entäo a testificaèäo do Lar é superficial.

Sô um ministério regular de "atender aos pobres" näo é o suficiente para definir um ministério frutífero e bem equilibrado de testificaèäo no Lar, porque esse tipo de ministério normalmente näo vai suprir sustentadores‚ novos discípulos ou proteèäo. O mesmo pode-se dizer de um ministério de provisionamento, a menos que você esteja fielmente ministrando aos seus contatos com o material da Família e eles estejam conhecendo e entendendo melhor a Família, a sua fé e as suas atividades. Para um Lar poder cumprir a visäo de fazer discípulos de todas as naèöes, é preciso haver uma testificaèäo profunda, um prosseguimento de contato com as pessoas, e precisam ministrar para a classe média e alta. Esse é o único tipo de testificaèäo que vai tirar o Lar da síndrome do ganhar de dia para comer à noite”, e suprir uma base de sustento sôlida e confiâvel (CdM 3363:138,139, BN 959).

123. (Mamäe:) A lideranèa do campo jâ expressou preocupaèäo com alguns Lares e âreas que estäo distraídos com trabalhos de atender aos pobres a ponto de näo ser mais um meio para atingir um fim, mas sim ter se tornado a essência. Peter e eu temos observado essa tendência com oraèäo‚ temos orado sobre este assunto e esperado para ver o que acontece. O conselho acima dado na série sobre “Convicèäo” jâ deveria ter deixado claro que näo basta ter um projeto social para se ter um trabalho missionârio frutífero e bem equilibrado. Mas, para näo deixar sombra de dúvida, segue-se uma mensagem recente de Papai.

Permaneèa na sua vocaèäo — uma mensagem de Papai sobre obras sociais!

124. (Papai fala:) Atender aos pobres é um trabalho com fundamento nas Escrituras. Jesus disse para alimentarmos os pobres, cuidarmos dos enfermos e darmos a quem nos pedir. Mas precisam comparar versículos e, acima de tudo, permanecerem na sua vocaèäo.

125. Qual é a vocaèäo da Família? Ainda näo mudou. Nossos métodos mudaram um pouco, nossas tâticas mudaram e väo continuar mudando conforme o Senhor guiar. Ele os guiou a diversos ministérios, mas a sua vocaèäo e meta de vida continuam iguais. Qual é o trabalho principal da Família? — Testemunhar as Palavras para o mundo carente!

126. Vocês deveriam pregar as Palavras de David, as Palavras especiais que Jesus lhes deu para o Tempo do Fim. Esse é o seu trabalho principal, serem Suas testemunhas do Tempo do Fim‚ pregarem o Evangelho, a mensagem ímpar que Ele deu aos filhos de David, o Evangelho para os Últimos Dias. E qual é a melhor e mais eficiente maneira de fazerem isso hoje? — Fazendo contato com o seu país, distribuindo os materiais, fazendo amizade e conquistando sustentadores no seu país, e treinando líderes de trabalho que possam ajudâ-los a fazer o trabalho.

127. Näo existe problema nenhum com obras sociais‚ conquanto mantenham os olhos na meta, lembrando-se que, se forem se envolver num ministério de atender aos pobres, essa näo deveria ser a sua única atividade. Se estiverem despendendo o seu tempo e se empenhando apenas nesse tipo de trabalho, entäo é hora de reavaliarem o seu rumo. Um ministério de atender aos pobres näo deveria ser o fim‚ apenas um meio para atingirem um fim, para ajudâ-los a promover a Palavra e fazerem contato com a sua parte do mundo.

128. Sempre deixei isso bem claro desde o princípio, e isso näo mudou. O ministério da Família é acima de tudo espiritual. O seu trabalho principal é disseminarem a Palavra, fazerem discípulos de todas as naèöes. E como väo fazer isso hoje? Qual é o método principal que o Senhor lhes deu? Quais säo as tâticas que lhes pediu para usarem? Estâ resumido numa simples expressäo: “Faèam Contato!”

129. Cuidado para näo ficarem täo presos ou encurralados ministrando aos pobres, tentando alimentâ-los e suprir para eles fisicamente, a ponto de negligenciarem a sua maior responsabilidade, que é alimentar os carentes espirituais. Às vezes‚ as pessoas mais pobres espiritualmente säo aquelas que têm bens materiais, mas passam fome no espírito. Vocês precisam ir onde hâ necessidade, a quem quiser receber a mensagem, e existem muitos ricos que precisam de nôs!

130. Se vocês näo estäo conquistando reis e rainhas nos seus campos de missäo‚ se näo estäo chegando às pessoas em altas posièöes (classe alta e média) no país onde vivem, que säo quem poderia ajudâ-los a ministrar no seu campo, entäo tem algo errado. Precisam reavaliar, orar e recalcular as suas metas. Para fazerem contato onde estäo e alcanèar o país onde estäo, têm que ganhar as pessoas importantes e também ministrarem aos pobres se o Senhor os guiar nessa direèäo.

131. Tenho monitorado o seu trabalho de testificaèäo e vejo que algumas pessoas estäo se acomodando tanto nas obras sociais que mal têm tempo de fazerem qualquer outra coisa. Outras pessoas se acomodaram com a idéia de voltarem aos seus países para angariarem sustento para sustentarem o trabalho de atender aos pobres no campo de missäo. Existe uma hora e um lugar para tudo, e näo estou dizendo que o Senhor nunca os guiarâ a uma missäo de angariaèäo de fundos a um campo mais rico, mas peèo que reflitam sobre a visäo global, o futuro.

132. É louvâvel o fato de estarem dispostos a angariar sustento num campo de origem para ajudarem a sua obra social. Mas por acaso isso näo os estarâ impedindo de conquistar amigos, reis, discípulos e sustentadores no seu campo de missäo? Como väo ministrar ao campo para o qual Ele os chamou, se näo chegarem ao topo, se näo ganharem amigos, sustentadores e líderes de trabalho exatamente onde vocês estäo? Säo eles que vocês podem alimentar, ensinar e treinar para prosseguir o trabalho depois que vocês se mudarem.

133. O ministério principal da Família näo é físico. Quem mais no mundo tem condièöes de alimentar o espírito das pessoas como vocês fazem? Quem no mundo tem a Palavra para os Últimos Dias? Näo existe ninguém que possa alimentar o mundo espiritualmente como vocês. Ninguém foi chamado para fazer o trabalho que o Senhor incumbiu vocês de fazer, que é divulgar o Seu Evangelho do Tempo do Fim‚ o programa Contato‚ e ganhar discípulos! Essa tarefa ele reservou a vocês.

134. No momento o seu trabalho principal é mudar o mundo com as Palavras de David — e a maneira mais eficaz de fazer isso é distribuindo as ferramentas, fazendo contato com o mundo. É algo que nenhum outro grupo cristäo pode fazer. Existem outras pessoas que Ele incumbiu de dirigirem e manterem escolas, hospitais, abrigos e coisas assim, mas o trabalho principal que Ele deu a vocês é pregar o Evangelho‚ e näo apenas isso, mas também o alimento sôlido da Palavra, as Palavras de David‚ a mensagem do Tempo do Fim. — E näo apenas pregar a Palavra, mas conquistar, ensinar e treinar discípulos.

135. Se, manter um trabalho social lhes ajudar a alcanèar esse objetivo, ôtimo. Se estiverem ganhando reis e rainhas que väo patrocinâ-los e ajudâ-los a disseminar a Palavra impressa e a distribuir vídeos e outros materiais aos pobres de modo a alimentâ-los espiritualmente, ôtimo. Se essas mesmas pessoas os ajudarem a distribuir o material para os pobres, ôtimo também‚ conquanto näo estejam negligenciando o seu trabalho principal, que é disseminar a Palavra através de folhetos, põsteres, CDs, fitas de vídeo, revistas, livros e livretos, e ganhando discípulos‚ líderes de trabalho!

136. Se vocês distribuírem o material no seu campo de missäo, vou lhes dizer, o Senhor vai abenèoar a sua vida em todos os sentidos! Ele suprirâ um meio para continuarem com os seus trabalhos sociais para serem um testemunho e poderem fazer o seu trabalho mais importante que é testemunhar e ministrar espiritualmente tanto para ricos quanto para pobres.

137. É sempre bom parar regularmente e examinar os fatos, avaliar o seu trabalho, se aconselhar com o Senhor a respeito da testificaèäo e dos ministérios‚ e receberem o conselho fresquinho dEle para verem se precisam mudar alguma coisa. Vocês que estäo envolvidos em ministérios de atender aos pobres, fariam isso por mim? Colocariam as cartas na mesa para verem qual a sua situaèäo, considerando a meta principal da Família?

138. Estou orgulhoso de vocês por serem fiéis e perseverarem no campo de missäo. Vocês tomariam um tempo para fazer essas perguntas ao Senhor? Sei que todos vocês querem fazer o melhor que podem por Ele, entäo por que näo Lhe perguntar como podem melhorar, quais as modificaèöes que deveriam fazer e o que deveriam deixar do jeito que estâ? O que acham? Por favor, respondam a estas perguntas e também perguntem o seguinte ao Senhor através de profecia:

  1. Aonde o nosso trabalho social estâ nos levando? Estamos acertando o alvo?
  2. Temos um meio-termo entre atender aos pobres e as outras maneiras de testemunhar, ou estamos presos a uma rotina? O nosso trabalho social é um meio para um fim muito maior?
  3. A nossa meta‚ através do trabalho social, é chegar às pessoas que podem nos ajudar de uma forma mais grandiosa? Estamos ganhando reis e rainhas que podem nos patrocinar e ajudar a promover e divulgar o trabalho, a Palavra e o Senhor?
  4. Estamos usando nosso trabalho de atender aos pobres como um meio para ministrarmos aos espiritualmente famintos‚ para lhes dar a coisa mais importante que podemos, que säo as Palavras de David?
  5. O que, se é que algo‚ precisa mudar na nossa testificaèäo?
  6. Estamos chegando às pessoas de classe alta e média e ganhando líderes de trabalho como o Senhor nos pediu tantas vezes para fazermos?
  7. O nosso trabalho missionârio estâ nos preparando com apoio financeiro e proteèäo no caso de uma perseguièäo?
  8. O nosso trabalho social estâ ligado ao nome da Família ou ajudando a promover o nome da Família?

139. Se pararem para fazer estas perguntas ao Senhor, com a mente e o coraèäo abertos para receberem a Sua orientaèäo, e depois trabalharem e fizerem fielmente o que Ele lhes disser, näo tem como dar errado! Sei que posso contar com vocês nesse sentido, que väo parar, reavaliar e fazer as modificaèöes necessârias. Dessa forma poderäo realizar o trabalho principal e mais importante que Ele lhes deu, que é testemunhar e pregar o Evangelho‚ distribuindo de todas as formas possíveis as Suas Palavras, ganhando discípulos, treinando líderes de trabalho e fazendo contato com o mundo! Muito obrigado por aceitarem o desafio! Lembrem-se que se precisarem de ajuda, podem me chamar a qualquer hora, pois adoro testemunhar! Estou sempre animado para esse trabalho! Sete beijos, Papai. (Fim da mensagem de Papai.)

Releiam a Carta de Papai "Atender aos Pobres"

140. (Mamäe:) Acho que seria bom para todos relerem a Carta de Papai “Atender aos Pobres”. (Veja CdM 2755, escrita em 1991.) Às vezes pensamos que uma Carta diz algo, quando na verdade diz algo bem diferente. Parece que com o tempo, o conselho que Papai deu sobre ministrar aos pobres assumiu uma personalidade prôpria que näo estâ totalmente de acordo com a visäo dele. Talvez se lembrem vagamente das palavras "pobre, sem-teto, carente", etc. Mas se lerem a Carta atentamente, como acabei de fazer, veräo que ela apresenta outros fatores a serem considerados.

141. Antes de mais nada, a Carta fala principalmente sobre os EUA, apesar de em alguns trechos Papai ampliar um pouco a visäo e incluir o mundo. Papai se refere a alcanèarmos os carentes nos EUA, como fizemos no início com os hippies. Mas ele näo hesita em mencionar que os hippies eram filhos da classe média e alta. E ele também esclarece que nos EUA “carente” näo significa necessariamente os mendigos e pedintes nas ruas, mas sim as pessoas pobres em comparaèäo com um certo padräo, como por exemplo as que recentemente perderam sua casa ou que têm receio de perder o emprego e ficar sem teto.

142. Papai também explica que "pessoas importantes" nos EUA säo principalmente as mais velhas, que jâ nos conhecem e nos rejeitaram. Elas näo querem ter nada a ver conosco, e mesmo que tentâssemos ministrar para elas, näo nos receberiam. Entäo, ele diz que devemos procurar aqueles que säo indiferentes em relaèäo a quem somos, como fizemos com os hippies no comeèo da Família. Mas, como Papai explicou em “De Trapos à Riqueza”, e também em "Atender aos Pobres", aqueles hippies tinham educaèäo e berèo. Eles eram “pobres” porque estavam fartos do Sistema da época e o tinham rejeitado! Com certeza eles eram os que ninguém queria!

143. Papai estava se referindo aos EUA nesse período de recessäo em que hâ muito mais gente pobre e sem teto. Trata-se de pessoas que eram da classe média ou abastada, mas que perderam seus empregos. Elas estäo desesperadas e amedrontadas; näo lhes importa quem somos, conquanto as amemos e ajudemos, näo necessariamente com comida‚ apesar de näo ter problema fazermos isso, mas guiando-as ao Senhor, Aquele que pode resolver seus problemas e suprir todas as suas necessidades!

144. Como vêem, a idéia nunca foi para a Família pegar o que Papai disse e adotar a visäo do "Evangelho social", de dar prioridade ao aspecto físico da vida das pessoas. Na Carta “Atender aos Pobres”, ele deixa claro que nosso ministério principal é espiritual. Ele disse: “O nosso trabalho é testemunhar, e näo deveríamos nos envolver em nada que nos desvie disso!”(CdM 2755:22). Devemos procurar as pessoas que precisam de nôs e que väo ficar agradecidas‚ e na maior parte do mundo‚ näo säo apenas os pobres, mas também as pessoas de classe média e alta!

145. Na última parte da Carta “Atender aos Pobres”, estâ claro que devemos ministrar aos carentes espirituais! Papai disse:

Näo vamos levar isso ao extremo e pensar que sô vamos testemunhar para os sem-casa e para os pobres! Jesus näo ministrou para os pobres e para os sem-teto e famintos. Eu sô estou dizendo que vai existir uma quantidade tremenda de pessoas que estäo pobres e passando fome por causa da depressäo, por isso é melhor nos prepararmos para ministrar para elas‚ e também para quaisquer outros para quem ministrarmos.

O Senhor diz: “Bem-aventurados os pobres de espírito!” (Mateus 5:3.) E Ele disse que satisfez o faminto, mas despediu os ricos (Lucas 1:53). Pode-se passar fome no espírito, e mesmo assim ser rico em coisas materiais. (Maria: A idéia é que näo devemos ministrar sô para os fisicamente destituídos‚ mas também para os espiritualmente destituídos e necessitados.) Para as pessoas que estäo passando necessidades! Às vezes os ricos säo os mais negligenciados de todos. Devemos ministrar para qualquer pessoa a quem o Senhor nos guiar e nos trouxer, mas haverâ muito mais pessoas pobres do que antes. Muitas pessoas que foram ricas, em comparaèäo com antes seräo pobres. Mas isso näo quer dizer que seräo mendigos nas ruas, nem que ficaräo numa miséria absoluta e horrível como alguns dos pobres no Sudeste Asiâtico e na América do Sul que moram em barracos sem encanamento, com a âgua de esgoto passando pela rua!

Vamos dizer a coisa da seguinte maneira: precisamos ministrar para os pobres de espírito (CdM 2755:42-44).

146. (Mamäe:) Nem sempre é errado trabalhar num projeto social. Um dos revisores nos WS comentou:

147. A primeira coisa e o que os governos e autoridades mais vêem säo os projetos sociais. Eles podem ser uma parte importante da imagem que projetamos e, em alguns casos, é o que essas autoridades ou pessoas usam para justificar a colaboraèäo que däo a um Lar ou Lares, quer seja através de vistos, de sustento financeiro ou qualquer outro meio. Em certas ocasiöes um bom projeto social também pode ser uma grande ajuda, principalmente durante perseguièäo, que é algo que o Senhor disse que acontecerâ.

148. (Mamäe:) Um outro CO que leu esta Carta comentou:

149. Participamos de projetos de atender aos pobres, ajudamos na missäo local, levamos alimentos e roupas a orfanatos‚ etc. Num certo sentido o que fazemos é pouco, mas a verdade é que näo queremos crescer muito mais do que isso. Fazemos esse trabalho näo sô para ajudar as pessoas, mas também porque nos possibilita ficar em contato com outros membros da comunidade‚ consolida a nossa presenèa e do nosso trabalho na comunidade, tem o potencial para abrir novas portas, etc. E explicamos às pessoas que nossa meta principal é ministrar espiritualmente‚ entäo evitamos ficar presos ao fogäo cozinhando galinhas, mas nos posicionamos onde podemos ter contato com as pessoas.

150. A dimensäo de um projeto social näo é o fator que determina se ele é frutífero ou näo, mas sim o fruto em si. A questäo é que a meta é atender aos pobres, como Jesus também fez, mas ficarmos firmes no nosso objetivo principal, que é ministrar espiritualmente e utilizarmos as oportunidades que esses trabalhos sociais nos däo para ministrarmos espiritualmente às pessoas das classes mais altas com as quais poderâ e terâ contato através dessa atividade.

151. (Mamäe:) Uma outra pessoa comentou:

152. Um bom projeto social no país pode abrir a porta para contato com muitas pessoas abastadas que podem patrocinar e arcar com as despesas de algo assim. Com a verba necessâria é possível pagar empregados de fora para ajudar nas obras sociais, para você näo precisar despender tanto tempo ou atenèäo a isso. Em outras palavras, poderâ usar o projeto social com um meio para chegar aos pobres, mas também aos ricos e penetrar nos seus círculos.

153. (Mamäe:) Apesar de precisarmos largar projetos sociais infrutíferos e retornarmos ao nosso trabalho principal de testemunhar as Palavras de David e ganharmos os líderes de trabalho, se você jâ assumiu um compromisso e as pessoas dependem da sua ajuda, näo pode simplesmente se desligar sem mais nem menos, pois seria uma falta de responsabilidade. Por exemplo, se estiver trabalhando numa associaèäo ou em alguma organizaèäo e assumiu um compromisso, näo pode simplesmente mudar de idéia e achar que näo quer mais fazer aquilo e ir embora sem avisar. Se for o caso, precisarâ dar duro para encontrar um meio-termo na sua testificaèäo, para näo apenas atender aos pobres. Se tiverem que continuar num trabalho social, provavelmente teräo que trabalhar dobrado, fazendo hora extra na testificaèäo para poderem também se dedicar a procurar os líderes de trabalho.

154. Alguns indicativos de que a sua testificaèäo no geral estâ desequilibrada, inclinando–se demais na direèäo de obras sociais säo:

•Os projetos sociais os afastaram ou até mesmo os desligaram completamente do nome e do material da Família.

•Vocês têm receio que as pessoas com quem trabalham nos projetos sociais saibam que fazem parte da Família.

•Passam a maior parte do tempo ministrando aos pobres, mas näo estäo chegando aos líderes de trabalho.

•Näo estäo testemunhando as Palavras de David (inclusive a mensagem mais carne).

•Näo estäo prosseguindo o contato com as pessoas.

•Näo estäo testemunhando com o programa Contato (ou algo parecido caso ele näo esteja disponível no seu campo).

155. Depois de ler a versäo antecipada desta Carta, um CO comentou:

156. Recentemente sofremos uma pequena perseguièäo em um certo país na nossa ârea. Apesar de termos muitas "boas obras" que poderíamos ter mostrado e usado para nos defendermos, pelo que entendi, a maioria‚ se näo que todos os trabalhos sociais näo estavam associados à Família. E pelo que ouvi, quando perguntamos se podíamos fazer a ligaèäo entre eles e a Família, os irmäos ficaram muito relutantes. Ouvi falar de ôtimos missionârios que estavam envolvidos em trabalhos assim mas que näo estavam necessariamente dando o tipo de fruto que fomos chamados para dar e que você, Papai e o Senhor deixaram bem claro nesta Carta. Considero a mensagem nesta BN muito útil e um grande desafio. Graèas a Deus pela Palavra viva que nos mantém na linha.

157. (Mamäe:) Este líder estâ dando um voto de confianèa a este campo, pois talvez a situaèäo näo seja täo ruim assim, mas esperamos que sirva de aviso. Como é que você se sairia se precisâssemos do seu trabalho social numa época de perseguièäo, para darmos prova das boas obras da Família e dos servièos que prestam à cidade ou ao país? Estariam preparados para isso? Por favor, releiam o conselho na 4a Parte da série sobre “Convicèäo”‚ “Negar ligaèäo com a Família”, CdM 3364:123-154, BN 960. Mas‚ caso näo parem para procurar essa BN e reler a seèäo inteira, vou repetir aqui uma profecia chave da mesma:

(Mamäe:) Compreendemos, é claro, que às vezes você têm que omitir sua conexäo com a Família. Por exemplo, num país onde o seu trabalho é proibido, onde as autoridades os prenderiam, ou onde ser um cristäo em si jâ é perigoso. Mas, obviamente, näo informar de modo algum a sua ligaèäo com a Família näo se limita a estes casos. Pedi ao Senhor mais conselhos sobre a questäo, principalmente sobre como isso se encaixa com a Sua mensagem para pararmos de abrir concessöes, que por sua vez tolhe a nossa eficâcia. A mensagem dEle foi bastante clara.

(Jesus fala:) Muito depende da motivaèäo das pessoas e dos pormenores de cada situaèäo. É um exemplo péssimo, é lamentâvel um Lar deliberadamente omitir seu vínculo com a Família a ponto de negarem sua fé na Família e nas Palavras de David! Entendo quando adotam um nome para um projeto social, um nome que tenha sentido e possivelmente seja mais significativo para o povo do que simplesmente “A Família”. Entendo que pode ser mais eficaz dar ao seu projeto um nome oficial como "Derrotando as Drogas em Nosso Bairro", ou “Auxílio aos Sem-teto”, ou "Amor Forte Para Adolescentes", ou “Fundaèäo Beneficente Para Famílias Menos Favorecidas”, etc. Esses nomes se auto-explicam‚ e assim as pessoas jâ sabem logo de cara o que vocês estäo fazendo.

Quando têm uma razäo plausível para adotarem tais nomes, tudo bem. Contudo, sempre deveria haver alguma menèäo da Família, alguma explicaèäo ou vínculo com a Família, senäo väo estar se apresentando de forma enganosa, e näo poderei abenèoâ-los plenamente. Se deliberadamente ocultarem ou até negarem a sua ligaèäo com a Família, quando as pessoas descobrirem que näo sô estäo “ligados”, mas que säo membros veteranos a tempo integral da Família, vai estragar a sua reputaèäo, testemunho e trabalho!

Seus sustentadores e colegas de trabalho väo achar que estavam mentindo e achar que, se mentiram sobre algo täo elementar, talvez estejam mentindo em relaèäo a outras coisas. A confianèa que vocês suaram para adquirir se esvairâ, e o seu testemunho cristäo‚ infelizmente, ficarâ negativamente afetado. A notícia se espalharâ‚ e muitas portas que‚ caso contrârio estariam abertas a vocês, seräo terminantemente fechadas. No final, sofreräo muito mais por enganarem do que se tivessem sido honestos e usado de sensatez para mencionar sua ligaèäo com a Família, na hora certa e da forma certa.

Aqueles que acham que väo poder trabalhar indefinidamente sob outro nome, sem mencionarem ligaèäo nenhuma com a Família mas sendo membros da Família, estäo muito enganados. É tolice e ingenuidade acharem que as pessoas nunca väo descobrir que fazem parte da Família. Por isso, se näo quiserem passar uma grande vergonha e presenciar o colapso do seu trabalho‚ precisam ser abertos e honestos.

Näo estou dizendo que precisam contar cada pequeno detalhe sobre a Família imediatamente. Mas ocultar ou negar deliberadamente a sua associaèäo com um movimento religioso e näo mencionar o nome da Família logo no comeèo do seu relacionamento com as pessoas é muito imprudente, e o tiro vai sair pela culatra.

O pior de tudo näo é sô o prejuízo para o seu trabalho e o fato de que talvez até tenham que encerrar a obra e ir fazer outra coisa porque seus sustentadores e patrocinadores teräo perdido a fé em vocês e teräo que retaliar para manter as aparências, mas sim o dano ao seu exemplo como cristäos. Vocês deveriam ser conhecidos por sua integridade, honestidade e retidäo‚ por seu amor e honestidade. Deveriam ser conhecidos por fazerem a coisa certa e por tomarem decisöes segundo as suas convicèöes, mesmo que lhes custe. Deveriam ser conhecidos por serem como Eu, que era conhecido como o Homem que ia a toda parte fazendo o bem.

Mas como é que mentir, encobrir, enganar e iludir as pessoas usando subterfúgios, omissöes e mentiras pode ser considerado "ir por toda parte fazendo o bem"? Vocês väo ficar muito arrependidos, mas serâ impossível retificar o dano. Depois que feriram a confianèa das pessoas por terem mentido e enganado–as — mesmo que näo tenha sido pelo que disseram, mas pelo que deixaram de dizer — serâ impossível reconquistâ-las. Depois de uma dessas, no fundo elas väo passar o resto da vida pensando: “Puxa… serâ que eles estäo me contando a verdade?”.

Näo sô é um péssimo exemplo, nocivo para os seus sustentadores e destrôi o seu testemunho como cristäo, mas também mina a convicèäo dos seus filhos‚ de outros jovens e de novos discípulos que trabalham com você. Pare um momento e pense honestamente no que estâ dizendo aos mais jovens quando nega estar associado à Família. Eles por acaso o vêem ter orgulho de fazer parte da Família? Eles o vêem defender a verdade com ousadia? Estäo vendo-o aceitar seu lugar como profeta e porta-voz no Tempo do Fim? Ou estäo vendo-o abrir concessöes, acovardar-se e se esconder?

Vocês que mentiram, enganaram e transigiram nas suas convicèöes desta forma deveriam ter vergonha! Eu tenho vergonha de vocês! Sabem que estâ escrito: “Qualquer que de Mim e das Minhas Palavras se envergonhar, dele se envergonharâ o Filho do homem”. Negar o nome da Família e encobrir seu vínculo com ela é ter vergonha de Mim e das Palavras que dei à Família. Talvez tentem se justificar e escapulir da convicèäo deste versículo dizendo: "Ora, eu falo às pessoas sobre Jesus. Eu testemunho sobre a salvaèäo. Näo nego o Senhor ou a Bíblia". Isso näo basta para aqueles que dizem fazer parte da Família. Como receberam muito, muito lhes é requerido. Se têm vergonha da Palavra que conhecem e do modo como a aprenderam através das Palavras de David, entäo têm vergonha de Mim.

Se vocês têm täo pouca fé em Mim e na Minha capacidade de levantar pessoas que os defenderäo pelo que verdadeiramente säo‚ como parte da Família; se têm täo pouca convicèäo na mensagem que dei aos filhos de David; se têm täo pouco orgulho do trabalho, estilo de vida e exemplo da Família; se é täo fâcil esconder sua fé e negar sua associaèäo com a Família; se estäo täo preocupados em ofender seus contatos igrejeiros; se estäo abrindo tantas concessöes por ganho que nem sequer podem dizer que fazem parte da Família, usar os materiais da Família ou promover o Contato‚ entäo é o mesmo que näo estarem na Família! Deveriam ter convicèäo suficiente para pelo menos caírem fora da Família e irem para alguma outra organizaèäo cujo nome pelo menos näo tenham medo de mencionar! Pelo amor de Deus e por amor ao seu prôprio testemunho, se näo agüentam admitir que fazem parte da Família, entäo näo deveriam tentar fazer parte dela secretamente.

Para vocês näo deve ser täo importante o privilégio de lerem as BNs que recebem por serem membros que däo o dízimo, e certamente näo deve estar fazendo muita diferenèa em suas vidas se transigiram tanto ao ponto de nem mencionarem seu vínculo com a Família. Como disse outrora: “Quem dera que fosses frio ou quente! Assim, porque és morno, vomitar-te-ei da Minha boca!” É hora de decidir. Você é quente ou frio? Pare de ser morno! (Fim da mensagem de Jesus.) (CdM 3364:134-145‚ BN 960).

Um demõnio de pobreza, fracasso, ruína e destruièäo da sua fé!

158. Recentemente o Senhor chamou a atenèäo de Peter e a minha a uma orientaèäo e visäo muito importantes que faräo uma grande diferenèa na sua felicidade e no fruto geral que seu trabalho gerarâ. Esta verdade tem o potencial para mudar suas vidas, dar um impulso espiritual ao seu ministério de testificaèäo, e ajudar vocês e o seu Lar e filhos a serem um melhor exemplo — elementos vitais para ganharem o mundo. Se estäo enfadados e sem inspiraèäo e visäo, se näo estäo chegando a lugar nenhum e o seu exemplo näo é bom, se os seus filhos säo relaxados e mal educados, o seu Lar uma bagunèa e näo säo bons mordomos do que o Senhor supre, tudo isso afetarâ o seu ministério, o seu testemunho, produtividade e capacidade de ganhar líderes de trabalho, e näo teräo condièöes de cumprir a visäo que o Senhor deu de expandirmos a Família através de novos discípulos a tempo integral e membros externos. Esta prôxima mensagem é o segredo para a vitôria, se acreditarem, aceitarem a verdade, verem a necessidade de uma mudanèa, se humilharem e admitirem em que estäo errados e depois lutarem no espírito.

159. (Jesus fala:) O primeiro passo é reconhecer a necessidade de mudar. Sou um Marido abastado. Na verdade, ninguém pode dar mais do que Eu. Todas as riquezas do Céu Me foram dadas e vocês, como Noivas‚ têm o direito de ganhar o que precisarem que os ajude a cumprir a Minha vontade. O único fator que determina o limite é a sua fé.

160. É verdade, Eu disse na Minha Palavra que precisam estar dispostos a terem abundãncia e a passarem falta. E existem também ocasiöes quando precisam estar dispostos a sacrificar por Mim e largarem todos os confortos da vida, se necessârio, para melhor realizarem a Minha vontade. Vocês passaram no teste. Renunciaram a tudo por amor a Mim, e vejo que estäo dispostos a abrir mäo dos confortos terrenos, se necessârio. Muito obrigado por essa demonstraèäo de amor.

161. Entretanto, agora é hora de renunciarem a algo mais, que provavelmente vai ser ainda mais difícil para alguns. É hora de renunciarem ao seu orgulho‚ à sua idéia de como as coisas devem ser, deixando-Me abrir suas mentes para entenderem como as coisas devem ser na realidade.

162. Esse é o primeiro passo. Parem agora e orem para que Eu abra suas mentes e coraèöes para aceitarem as Minhas Palavras e verem instantaneamente no espírito como elas se aplicam à sua situaèäo. Orem pedindo por fé, para que essas sementes de verdade näo sejam logo sufocadas pelas dúvidas e temores do espírito de “näo dâ pra fazer” que o Inimigo estâ louco para colocar sobre vocês e que tem usado até agora para mantê-los presos. Clamem o poder das chaves do Reino contra Pä e seus truques na mente‚ e contra o orgulho, que pode deixâ-los melindrosos e os incapacitar de aceitar este conselho no Meu Espírito.

163. Meus amores‚ a situaèäo é a seguinte: em muitos casos näo tenho condièöes de levâ-los às ovelhas para as quais gostaria que ministrassem, porque vocês e os seus redis näo estäo preparados para recebê-las. Alguns de vocês aparentemente estäo insatisfeitos, sem visäo, säo relaxados e mal-sucedidos, quando na realidade têm nas mäos as riquezas incomparâveis do espírito! Näo estäo agindo na ousadia da sua incumbência de serem Meus embaixadores. Os seus filhos näo säo o exemplo que deveriam, e a sua prôpria conduta e modo de vida näo fazem as pessoas invejarem o que lhes dou e desejarem ser como vocês e terem filhos como os seus. Até mesmo as Minhas ovelhas famintas atentam para a aparência, e isso as faz questionar a sua pessoa, ou em alguns casos até desprezâ-los! Meus amores‚ isso näo pode continuar nem mais um dia!

164. Entendo todo o trabalho diârio em cada Lar. Sei que säo muitas as emergências, as dificuldades e que muitas vezes vocês estäo operando no limite mâximo. Provavelmente acham que têm se saído bem sô de estarem sobrevivendo, mas é aí que precisam ajustar o seu raciocínio. Näo deveriam continuar sô sobrevivendo desse jeito. A Família estâ passando para uma nova fase de crescimento, e se quiserem participar, precisam estar dispostos a melhorarem o seu padräo físico (que é o exemplo que däo no geral), juntamente com o espiritual.

165. Säo muitas as forèas que os combatem no plano espiritual. Vocês foram libertados dos malignos Selvegions, que queriam dividi-los e conquistâ–los. Näo podiam receber as Minhas bênèäos em sua plenitude enquanto os estavam entretendo, que é um dos motivos porque chegaram a esse estado. A letargia também os havia agarrado e os levou para bem baixo em termos de padräo e do que esperavam até de Mim, o seu Marido. Pä também teve participaèäo, e até mesmo Baco, com os seus tentâculos de vício‚ os convenceram de que tudo seria sempre assim, sem esperanèa de livramento.

166. Todas essas coisas os travavam no espírito‚ contribuindo para a lamentâvel condièäo em que se encontram muitos de nossos Lares. Sô que esses demõnios foram presos no Meu Nome e com o poder das chaves, e vocês näo têm que continuar na condièäo em que se encontram no momento! Podem se libertar!

167. Vou lhes revelar um outro espírito que os têm atrapalhado e do qual têm que se livrar através do poder das chaves, para entäo realmente terem condièöes de realizar a Minha vontade nesse aspecto. Ele domina o plano da pobreza, da mendicãncia e da displicência nos negôcios. Ele é o arquidemõnio do fracasso e da ruína.

168. Esse espírito maligno ataca as pessoas no mundo e os Meus filhos‚ principalmente as Minhas noivas do Tempo do Fim. Ele tenta convencer as pessoas que poderiam ter o melhor, de que elas deveriam se acomodar com a segunda escolha. Ele berra vaidades enganosas para convencer os que têm alguma deficiência, de que deveriam desistir e aceitar a sua pobre condièäo. Usa as suas fraquezas naturais e as situaèöes difíceis em que se encontram e as manipula e exagera. Ele também dâ duro tentando convencê-lo de que "estâ confortâvel desse jeito, que o que tem estâ bem, que näo deveria ter que trabalhar para mudar nada, porque näo vai dar certo mesmo, entäo por que se incomodar? Näo hâ necessidade". Ele luta contra a sua fé para provisionar, anuviando a sua perspectiva e visäo quanto à providência divina e às possibilidades que lhes ofereèo.

169. (Canal:) Vejo um demõnio no formato de um peso bem grande, largo e pesado na parte de baixo, e com quatro braèos. Com dois dos braèos ele puxa a sua presa para baixo para afundâ-la mais um pouco. E cada vez que a afunda, tenta mantê-la confortâvel naquela posièäo, para näo querer sair dali. Com os outros dois braèos, ele cobre os olhos da pessoa para ela näo conseguir olhar para cima. É como se quisesse convencê-la que näo tem nada acima, ou que ela näo deveria olhar nessa direèäo, porque estâ fora do seu alcance.

170. Continua empurrando-a para baixo e depois dâ um jeitinho nas coisas para ela ficar confortâvel naquela posièäo. Ele é muitíssimo pesado, e todo o seu poder é justamente o seu peso, o peso que ele impöe sobre as suas vítimas. Cada vez que a pessoa aceita um padräo ou uma posièäo mais baixa, ele solta um pouco o peso para ela se acomodar, e depois comeèa a empurrar novamente para ela comeèar afundar ainda mais.

171. Nos casos extremos, parece até que ele morde a sua presa ou suga o sangue dela de alguma forma‚ e a pessoa estâ sangrando e perdendo as forèas. Com isso ela passa a ter menos poder para enfrentâ-lo e sair dali.

172. (Jesus continua:) Meus amores‚ vocês precisam clamar o poder das chaves para serem libertados. No Meu nome e em nome das chaves do Reino, ele serâ obrigado a retirar as mäos de seus olhos, e entäo conseguiräo ver o que quero lhes mostrar e o potencial ao seu redor! Orem para se libertarem dele. Prendam-no no espírito, mandando o seu prôprio peso o levar para longe. Ficaräo livres das suas garras e se sentiräo mais leves no espírito imediatamente, com mais iniciativa e visäo para seguirem na direèäo dos novos horizontes que lhes tenho preparado! Dediquem um tempo para orarem contra esse demõnio agora, sem demora. (Fim da mensagem de Jesus.)

Apotheon

173. (Mamäe:) Para poderem orar com mais conhecimento de causa, consultamos o nosso maravilhoso Marido novamente. Nôs Lhe pedimos para retirar o véu do plano espiritual para conseguirmos ver melhor o rosto de mais esse inimigo, desse lacaio de Satanâs que é um dos arquidemõnios que lutam contra nôs‚ as Suas noivas do Tempo do Fim. Uma outra pessoa orou especificamente pedindo ao Senhor para revelar o nome desse demõnio. Temos que repreendê-lo pelo nome para que ele seja levado para longe de nôs e de todos os nossos Lares no mundo inteiro. Sabíamos que o Senhor tinha um bom motivo para nos revelar essa informaèäo sobre esse demõnio — para podermos combatê-lo, derrotâ-lo e repreendê-lo bem como ao poder que ele tem exercido sobre a nossa Família. Segue-se mais informaèöes sobre essa questäo.

174. (Canal: ) Näo sei se isto é importante, e é bem horripilante, mas estou tendo uma sensaèäo terrível‚ como uma onda, um calafrio no corpo todo, como se estivesse me esfriando até os ossos. Sinto também como se estivesse sendo sufocado, como se certas partes do meu corpo estivessem ficando adormecidas, paralisadas, como se até a minha fé de receber algo estivesse se esvaindo. Esta é a melhor descrièäo que posso dar. É diferente‚ porque normalmente tenho visöes, mas desta vez näo estou vendo nada‚ mas sim sentindo a manifestaèäo física, com sensaèöes e muito frio, sufocamento e como se estivessem sugando a minha fé.

175. Agora essas sensaèöes estäo sumindo, e me vem o nome Apollyon. Mas näo é o nome deste demõnio‚ porque sei que Apollyon na verdade é o nome de Satanâs em grego. Mas tenho a sensaèäo de que Apollyon estâ bem ligado a este demõnio, parece que este arquidemõnio deve trabalhar juntinho de Satanâs, nos níveis superiores.

176. Agora o nome Apollyon estâ se transformando em outros. Vejo claramente: Apotheon. É isso mesmo! Apotheon é o nome deste arquidemõnio! (Pronuncia-se A-pâ-te-on.)

177. Querido Jesus‚ muito obrigado por nos revelar o nome desse demõnio! Por favor, explique o que acabei de vivenciar e receber. Se quiser, por favor, nos fale mais sobre esse demõnio, Apotheon, sobre o seu domínio e poderes.

178. (Jesus fala:) Apollyon, ou seja, Satanâs, é o Grande Destruidor, e este demõnio Apotheon, trabalha com ele em um dos mais altos escalöes e níveis do submundo espiritual, que é o de destruir a fé. Ele ronda a Terra entre os filhos dos homens‚ enfraquecendo e minando a fé, a coragem e a esperanèa. Deseja sempre puxar para baixo, oprimir, reprimir, e tapar os olhos dos que poderiam pensar em olhar para o alto, para Mim, onde hâ luz, esperanèa, crescimento e progresso constante. Ele tenta sufocar e reprimir o espírito das pessoas e a sua vontade de lutar‚ de superar as circunstãncias, as condièöes. Sendo assim, ele domina sobre a pobreza, o fracasso e a ruína.

179. Muitos dentre os que näo Me conhecem tornam-se suas presas e sucumbem aos seus poderes e peso sufocantes. Ele‚ vingativo e com uma missäo diabôlica, sendo um apôstolo pessoal de Satanâs, vive atrâs das Minhas noivas do Tempo do Fim com incomparâveis intenèöes malignas.

180. Ele representa o poder maligno e negativo de Satanâs, parecido com o poder que Eu lhes dou para superarem e recorrerem a Mim. O que você sentiu fisicamente é um sinal e reflexo dos poderes e do domínio de Apotheon.

181. Ele agarra como uma sucuri‚ sufocando e paralisando. Ele pica como uma cobra, sugando a vida, o sangue e a fé de suas vítimas. Tenta paralisar a fé das pessoas para elas ficarem inertes, deixarem de progredir, perderem a visäo e näo terem o desejo ou condièöes de superar ou melhorar as situaèöes, sem interesse em cumprirem o Meu plano ou realizarem a Minha perfeita vontade. O frio que você sentiu indica o que acontece quando Apotheon joga todo o seu peso sobre você e a sua fé vai lentamente se esvaindo. Você perde o fogo, o calor e o dinamismo, porque é a fé que alimenta o seu fogo!

182. O poder dele assemelha-se ao da letargia, mas o seu domínio e ãmbito de aèäo vai além da letargia, porque ele acerta no ãmago, no coraèäo‚ no espírito do homem, onde habita a fé. O seu poder e peèonha säo particularmente devastadores‚ causando risco de morte e atingindo até mesmo os que Me pertecem, as Minhas noivas do Tempo do Fim.

183. Querem saber qual o antídoto para expulsar esse demõnio? — Ele tem que ser desmascarado e repreendido pelo nome, através do poder das chaves, sendo militantes e indo ao ataque, alimentando e abastecendo a sua fé com a Minha Palavra, obedecendo-na, revestindo–se da Minha mente e colocando a sua fé em aèäo! (Fim da mensagem de Jesus.)

184. (Mamäe:) Assim que ouvi o nome desse maligno, pensei na palavra “apatia”, cuja definièäo é “falta de entusiasmo ou energia, falta de interesse nas coisas ou ausência de vontade”. Quando perguntei ao Senhor se essa palavra estava relacionada com Apotheon, Ele disse:

185. (Jesus fala:) É verdade, esse espírito maligno decididamente é o poder que controla a depressäo de espírito, que é apatia. Ele é o autor da lamentâvel e desesperanèada condièäo do homem quando fica apâtico. Quando a pessoa näo tem dinamismo‚ energia, visäo ou esperanèa de mudar; quando näo tem iniciativa para agir e melhorar sua situaèäo ou a de outros; quando fica insensível a ponto de estar morta espiritual e mentalmente, inerte, paralisada na complacência, isso é obra de Apotheon. (Fim da mensagem de Jesus.)

186. (Mamäe:) Obviamente isso é uma verdade muito importante que terâ um grande impacto na sua vida, no fruto que vai dar, na sua situaèäo financeira e padräo de vida, nos pensamentos que remôi, na sua visäo de fazer grandes obras para o Senhor‚ e na iniciativa de concretizar essa visäo. Se você näo estâ chegando a lugar nenhum com o seu ministério, se sente-se avassalado pelo desãnimo, achando que a sua vida estâ arruinada e a perspectiva de trabalho para o Senhor é desanimadora, enfadonha, morta e sem graèa, se você constantemente estâ em dificuldades ou passa falta das coisas, entäo é hora de reconhecer a obra maligna de Apotheon e enfrentâ-lo!

187. Expulse a influência dele! Incite-se no espírito e fique bravo com as obras malignas do Diabo! O lugar dele näo é na sua vida nem no seu Lar, entäo repreenda-o e prenda-o pelo poder das chaves, para entäo poder ir e obedecer ao Senhor. Seja um praticante da Palavra. Näo abra nem uma frestinha para esse demõnio maléfico retornar!

Caso näo esteja acreditando...

188. Talvez alguns de vocês achem que estamos mistificando ou exagerando esse negôcio de demõnios e fazendo o assunto render. Talvez estejam comeèando a achar que letargia, Selvegion, Pä, Baco e agora Apotheon säo fruto da imaginaèäo de alguém e bons para produzir uma leitura dramâtica. É uma mentira. O Inimigo quer que pensem assim‚ que menosprezem essas revelaèöes, que näo as levem a sério, porque a sua maior eficâcia estâ justamente no fato de ele agir às surdinas, fazendo as pessoas rejeitarem os avisos do Senhor achando que tudo näo passa de fingimento ou de um ato fraudulento.

189. Se estiver desconfiando de tudo neste momento, ou se jâ estâ acostumado com estas revelaèöes sobre os espíritos que combatem a Família, entäo peèa ao Senhor para abrir os seus olhos. É tolice näo levar tudo isto a sério e menosprezar o poder que esses demõnios podem ter sobre a sua vida. Se os rejeitarem no nome de Jesus e com o poder das chaves, eles näo väo ter nenhum poder, mas têm poder suficiente para infernizar a sua vida caso ignore a existência deles ou ache que eles näo fedem nem cheiram.

190. Fedem, e cheiram, sim senhor! Repare nos milhöes de pessoas ao seu redor que estäo chafurdando na ruína, na pobreza, totalmente desesperadas, sem possibilidade de melhorarem a vida‚ sem determinaèäo para melhorarem a sua situaèäo, e sem vontade para sequer tentarem mudar. Isso é obra de Apotheon e seus agentes malignos. É verdade, mas fica por sua conta acreditar e agir de acordo com a verdade que o Senhor mostrou.

Invoquem as chaves!

191. Sei que aqueles que levam o seu servièo pelo Senhor a sério väo orar fervorosamente para tirarem de sua vida, de seus pensamentos, de seu Lar e trabalho toda e qualquer influência maligna desse poderoso demõnio. Ele näo tem poder nenhum diante de Jesus e das chaves do Reino, entäo expulsem-no de uma vez por todas! Parem agora para orar desesperadamente juntos, repreendê–lo e prendê-lo!

192. Seguem–se algumas promessas chave que podem reivindicar contra ele.

?

193. Os filhos de David receberam, através do poder das chaves, domínio sobre todo espírito maligno do Inferno. Concentrem-se nas chaves e no poder dessas fabulosas chaves que se transformaram em espadas para libertarem–nos das garras de Apotheon. Ordenem a sua ruína e que, justamente por causa do seu grande peso, ele caia bem longe de vocês.

?

194. O poder das chaves farâ Apotheon tirar as mäos de seus olhos e conseguiräo ver o que Eu, o seu poderoso Marido e Libertador, quero lhes mostrar.

?

195. Clamem o poder das chaves do Reino‚ clamem o seu poder regenerador, e recuperaräo completamente a saúde e a sua vida espiritual. Teräo forèas para se levantarem no nome do seu Salvador que cura.

?

196. O poder das chaves, da Minha Palavra e do Meu amor renovam a esperanèa, a visäo e a iniciativa. Peguem esse poder e superaräo o domínio do Inimigo, pois ele näo é pâreo para Mim.

?

197. Abrirei os seus olhos e sentidos espirituais com o poder das chaves transformadas em espadas para poderem enfrentar os seus inimigos do submundo. Vocês sairäo vitoriosos!

?

198. Satanâs e os seus demoniozinhos estäo sujeitos ao poder das chaves do Reino, à Minha Palavra e ao Meu amor.

?

199. As potestades das trevas näo suportam o poder das chaves do Reino. Manejem esse poder com fé e um espírito de luta, e encontraräo liberdade total.

?

200. Repreendam o Diabo e a sua sombra‚ Apotheon, no poder das chaves, e derrotaräo os poderes das trevas. A influência deles se desvanecerâ, juntamente com as manifestaèöes de seu poder em sua vida.

?

201. Teräo abundãncia de provisäo‚ vitôria e progresso se encararem e derrotarem Apotheon com o poder das chaves, da Minha Palavra e do Meu amor.

?

202. Suprirei abundante e milagrosamente para as Minhas noivas que lutarem contra as potestades das trevas — Satanâs‚ Apotheon‚ Oplexicon, letargia, Selvegion, Pä, Baco e outros. As chaves lhes daräo a vitôria!

?

203. Invoquem as chaves do Reino e abrirei as janelas do Céu para suprir copiosamente todas as suas necessidades.

Libertaèäo e depois aèäo!

204. (Mamäe:) Na profecia anterior, o Senhor disse: “O antídoto para expulsar Apotheon é desmascarando-o e repreendendo-o pelo nome, através do poder das chaves, sendo militantes e indo ao ataque alimentando e abastecendo a sua fé com a Minha Palavra, obedecendo-lhe, revestindo-se da Minha mente e colocando a sua fé em aèäo!”

205. Isso deixa bem claro que orar fervorosamente contra esse demõnio é apenas o primeiro passo. Quando um CO leu esta BN antes de ser finalizada, comentou:

206. Eu com certeza me identifiquei com os sintomas da influência de Apotheon, pois a tenho sentido bastante ultimamente, mas näo entendia o que era. Eu me sentia principalmente atacado com pensamentos de incredulidade quanto a diferentes revelaèöes sobre o mundo espiritual, influências demoníacas‚ etc. É claro que acredito nas BNs, mas parece que esses pensamentos negativos aumentaram nos últimos meses. Entäo, assim que li aquela parte na Carta parei e me ajoelhei (eu estava lendo na cama e jâ era tarde, entäo näo queria cair no sono enquanto orava!), e repreendi Apotheon, clamando aquelas maravilhosas promessas das chaves. Imediatamente senti uma diferenèa marcante e continuo me sentindo “mais leve” e menos atormentado por pensamentos de dúvida e de incredulidade, Graèas ao Senhor! (Fim do comentârio do CO.)

207. (Mamäe:) Depois dessa oraèäo desesperada é preciso haver aèäo. A missäo dele é destruir a sua fé. Se você sente que tem sido sufocado pelo peso desse demõnio, agora precisa agir no sentido de recuperar a sua fé. Pode ser libertado instantaneamente de suas garras, e se invocar o Senhor, clamando o poder e as promessas das chaves, ele terâ que fugir. Mas isso näo significa que a sua fé serâ restaurada plenamente na hora. Você vai ter que trabalhar para edificâ-la. Para isso terâ que ler, estudar, memorizar e obedecer a Palavra. Coloque-a em prâtica, viva–a e aja de acordo com ela. Concentre-se no poder, näo nos obstâculos!

208. Como o Senhor mencionou em “Concentre-se no Poder”, o segredo para concentrar-se no poder é obedecer imediatamente e adotar a política de “fazer na hora”. Para permanecer libertado de Apotheon e retirar para sempre de sua vida essas influências malignas, precisa se tornar um praticante da Palavra. Precisa revestir-se da mente do Senhor para poder ter a perspectiva dEle, o que entäo o estimularâ a mudar.

209. Nos prôximos dias e semanas, à medida que tiver tempo, por favor, peèa ao Senhor para falar com você sobre as seguintes questöes:

  1. Como é que Apotheon tem afetado a minha vida e a do Lar especificamente?
  2. Que medidas de precauèäo preciso adotar na minha vida espiritual e perspectiva, para evitar que Apotheon volte a entrar na minha vida?

210. Querida Família, Peter e eu os amamos muito. Muito obrigado por terem o espírito disposto e desejarem seguir o Senhor obediente e humildemente. Estamos clamando o poder das chaves para vocês. Saibam que, ao darem um passo para se tornarem praticantes da Palavra, revestirem-se da mente do Senhor e recolherem a forèa do pensamento celeste que podem clamar, o nosso poderoso e generoso Marido suprirâ as suas necessidades, abrirâ portas assombrosas e os farâ dar muito fruto na testificaèäo. Deus os abenèoe e mantenha firmes na fé! Nôs os amamos!

Com muito amor‚ Mamäe

211. P.S.: Se näo pararam durante a leitura desta Carta para repreender e prender o maligno Apotheon, clamando as promessas das chaves, faèa-o agora!

212. Certifiquem-se também de despender tempo, assim que possível, para ouvirem o que o Senhor tem a dizer sobre as vârias questöes levantadas nesta BN. (Releia os parâgrafos 23‚ 71-72‚ 138 e 209.) Obrigada!

Outras cartas para ler

Seguem-se referências de Cartas sobre finanèas, provisäo e projetos sociais para estudarem em oraèäo e colocarem em prâtica:

* “De Trapos à Riqueza”, CdM 211.

* “Atender aos Pobres”, CdM 2755, PCD 11.

* “As Bênèäos Financeiras de Deus”, CdM 2813‚ PCD 11.

* "Da Penúria à Fartura", CdM 2929, PCD 12.

* "Anotaèöes da Mamäe Nº7", CdM 3229, BN 830.

Copyright © 2002 por A Família

(fim de arquivo)