Soluções para Pais, Pastores e Todos!

Maria
May 7, 2003

Maria 604CM/FM 3389 1/02

Querida Família

Peter e eu estamos orando fervorosamente por vocês, pais, que estäo trabalhando no sentido de ter uma melhor comunicaèäo, uma compreensäo mais clara e um amor mais forte entre vocês e seus filhos. Oramos para que a BN “Você é um Pai ou Mäe Delinqüente?” tenha ajudado a lhes mostrar os aspectos em que precisam melhorar, bem como lhes dado a motivaèäo para mudar. Se estâ difícil ter a fé de que podem mudar os maus hâbitos de longa data que têm na interaèäo com seus filhos e na disciplina e treinamento deles, sugiro que leiam “Como Mudar Velhos Hâbitos e Atitudes muito Arraigadas!” (CdM 3324, BN 929.) É possível mudar, isso nôs sabemos, principalmente se invocarmos as chaves do Reino, passarmos a ser praticantes da Palavra e nos revestirmos da mente de Deus.

2. Esta BN é uma compilaèäo de conselhos prâticos do Senhor e de Papai sobre como criar filhos‚ grande parte dos quais enfocam o relacionamento com seus filhos e jovens. Seja qual for o tipo de relacionamento que vocês, pais, têm com seus filhos, esta BN é para vocês. Quer no momento tenham um relacionamento ruim com seus filhos que precisam melhorar; quer precisem mudar em aspectos nos quais cederam em suas convicèöes, tornando-se letârgicos, egoístas, preguièosos, ou faltando em fé; ou mesmo que tenham um bom relacionamento com eles, mas deixou de disciplinâ-los e treinâ-los adequadamente, e os tenha deixado escapar regularmente com coisas que näo deviam fazer. Se estiverem procurando saber como mudar as coisas, acredito que estes conselhos os ajudaräo. É claro que o Senhor também poderia lhes dar essas dicas prâticas pessoalmente se O buscassem e O ouvissem em profecia. Mas sei que säo muito ocupados e é muito difícil encontrar o tempo para receber respostas detalhadas a muitas perguntas. Sendo assim, espero que esta BN possa ser um mini-manual com os pontos bâsicos, e aí podem investir seu tempo pessoal de oraèäo e profecia em descobrir como isso se aplica à sua família em particular.

Väo devagar e sejam amorosos!

3. Se vocês têm aberto concessöes ou desobedecido hâ algum tempo e têm muitos maus hâbitos, se näo estäo dando aos seus filhos a disciplina e o treinamento adequados, ou se o seu relacionamento com seus jovens estâ täo turbulento que quase näo têm fé para reavê–lo, entäo talvez estejam sentindo–se completamente avassalados. A idéia de ter filhos comportados e disciplinados pode parecer uma meta totalmente utôpica. Se este for o seu caso, por favor, relaxem. Lembrem-se que o Senhor os ama e vai ajudâ-los. Por mais negra que seja a situaèäo ou por mais que tenham falhado, vocês têm o amor do Senhor, o poder das chaves‚ a Palavra, o conhecimento de que nada é impossível e a habilidade de superar para ajudâ–los a passar pelos momentos difíceis.

4. Por favor, näo estabeleèam metas altas demais, nem esperem mudanèas da noite para o dia. Se forem com calma, investindo tempo para avaliarem sua situaèäo e o estado espiritual de seus filhos em oraèäo; conversando com outros sobre o que precisam melhorar nos métodos que usam para criâ–los; estudando a Palavra sobre o assunto e realmente amando seus filhos neste tempo de mudanèa, tudo correrâ bem. Se ficarem frustrados ou entrarem em pãnico‚ temendo perder sua classificaèäo de membro da Carta e, por isso, passarem a falar com severidade, elevar a voz e a ser mandöes, näo vai dar certo.

5. Vocês, pais, näo podem pensar em si mesmos se quiserem que isto funcione. Pensem nos seus filhos, pensem no que eles precisam e no futuro deles. Depois busquem o Senhor com sinceridade e faèam a coisa humilde‚ amorosa e altruísta. É verdade, precisam ter convicèäo para livrarem-se da sua vida de letargia e concessöes, dos pecados que arruínam o exemplo que däo aos seus filhos, precisam treinar seus filhos melhor e melhorar no tocante à disciplina, mas também precisam ser amorosos! Tentem näo se irritar. Fiquem tranqüilos e tenham fé. Väo com calma, escutem, orem em fé‚ riam, mantenham as coisas em perspectiva näo exagerem em suas reaèöes, recusem-se a se sentir pressionados, dêem tempo aos seus filhos e usem métodos de cura gentis e lentos. Em suma, sejam como Jesus.

6. Como vocês que säo pais bem sabem, näo podem pegar essas dicas e tentar implementâ-las de forma legalista, forèando a barra. As crianèas näo aceitam bem essa abordagem. Näo vai dar bom fruto tentar apressar as coisas e baixar o chicote para fazê-las mudar. Isso sô vai afastar seus filhos e possivelmente fazer com que se rebelem e endureèam em relaèäo vocês. Por favor, dediquem tempo para comunicarem-se, confessem seus prôprios erros, mostrem aos seus filhos o quanto estäo arrependidos pelas coisas em que falharam, quebrem as barreiras de divisäo e mâgoa e depois deixem o Senhor agir.

Onde estäo os guerreiros de oraèäo?

7. Hâ algo que é facilmente ignorado quando se cria filhos, mas que é uma das coisas mais importantes‚ se näo for A MAIS importante: orar pelos seus filhos! Lutar de verdade por eles em oraèäo, empenhar-se e ficar fervoroso em oraèäo. Näo considerem o privilégio de orar algo leve; dediquem-se a ser guerreiros de oraèäo devotados e fiéis.

8. Sobre a necessidade de mais guerreiros de oraèäo, o Senhor disse recentemente:

9. (Jesus fala:) Nesta era, hâ mais necessidade de oraèäo do que nunca, mas muito poucos levam esta responsabilidade a sério. O maior dever do homem é orar, mas o Meu exército de guerreiros de oraèäo infelizmente escasseia à medida que o homem entra no século XXI. É de partir o coraèäo ver quantas situaèöes näo säo auxiliadas porque ninguém orou. Vejo as necessidades dos Meus filhos perdidos, que vagueiam como ovelhas sem pastor, e choro por eles. Espero que aqueles que Me conhecem pleiteiem a sua causa, mas sô hâ silêncio. Näo posso fazer muitos milagres porque o Meu povo näo ora como deveria.

10. O ministério de oraèäo é muito precioso, mas täo negligenciado. É um grande privilégio Eu chamar sua atenèäo a essa necessidade e desafio, pois através disso näo sô encontraräo grande satisfaèäo pessoal, mas também ajudaräo a mudar o curso da Histôria. Você pode mudar o mundo lâ do seu humilde cantinho de oraèäo. Pode pegar o poder de Deus e mudar vidas com as suas oraèöes fiéis e instantes. (Fim da mensagem de Jesus.)

11. (Mamäe:) Em outra mensagem, o Senhor disse:

12. (Jesus fala: ) Estou desesperado por guerreiros de oraèäo. Hâ tanto a ser feito, e mais pode ser realizado através da oraèäo do que de qualquer outra forma. Mesmo assim, apesar da oraèäo ser a atividade mais absolutamente eficiente e produtiva no mundo, säo pouquíssimos os que abraèam esse chamado plenamente e o usam ao mâximo. Säo pouquíssimos os fiéis em suas vigílias de oraèäo. Säo pouquíssimos os que se empenham em oraèäo desesperada. Säo pouquíssimos os que permitem que o Meu Espírito os comova e coloque o desejo de orar pelos outros em seu coraèäo, a ponto de sentirem a necessidade de orar constantemente e de todo o coraèäo‚ invocando as chaves e Me demandando a agir em seu favor. (Fim da mensagem de Jesus.)

13. (Mamäe:) Desafio cada um de vocês a se tornar um guerreiro militante de oraèäo. Vocês faräo um voto pessoal para suster nossos filhos em oraèäo? Tanto aqueles na Família como os que saíram? Estou falando com todos vocês, näo sô os pais!

Mantenham os fogos da oraèäo queimando!

14. Sei que muitos de vocês, pais, ainda batalham contra o desencorajamento e a condenaèäo, e têm dificuldade em superar o fato de que seus filhos deixaram a Família. Sei que temem que seus prôximos filhos deixem a Família um apôs o outro quando tiverem idade para isso‚ uma vez que os seus irmäos mais velhos estäo estabelecidos no Sistema. É muito desanimador e precisamos fazer algo sobre o assunto!

15. O objetivo dessas BNs sobre a formaèäo dos nossos filhos é resgatar aqueles que estäo prestes a renunciar ao seu chamado. Queremos resgatar nossos filhos, preservâ-los para o servièo do Senhor! O maior e o mais importante dever de todos nôs para solucionarmos este problema é orar!

16. Imagino que ao nos aprofundarmos aqui no assunto de nossos filhos e resgatarmos o seu servièo para o Senhor, vocês que têm filhos que deixaram a Família se sentiräo mal, ou lamentaräo que este conselho tenha chegado tarde demais, ou desejaräo ter feito mais no sentido de terem ido no ataque para receber respostas similares quando ainda havia tempo para resgatar o servièo de seus filhos para o Senhor na Família. É natural que vocês, pais, se preocupem com seus filhos que estäo fora da Família; é algo que dôi. De certa forma é bom‚ pois os faz orar mais e cuidar ainda melhor dos filhos que ainda estäo sob os seus cuidados. Mas, como disse em "Você é um Pai ou Mäe Delinqüente?", junto a isso vêm condenaèäo, remorso, medo, pesar e outros sentimentos negativos que näo säo bons.

17. Quando estava pensando sobre a importãncia de interceder em oraèäo por nossos filhos, me lembrei de uma mensagem que o Senhor deu recentemente sobre a necessidade de orarmos pelos nossos filhos que estäo fora da Família. Naturalmente, a necessidade de intercedermos em oraèäo também se aplica àqueles que estäo perdidos dentro da Família.

18. (Jesus fala:) Os pais sempre teräo um cantinho delicado em seu coraèäo no tocante aos seus filhos, e é aí que o Inimigo ataca e continuarâ atacando com sentimentos de remorso‚ condenaèäo, mâgoa e culpa, lamentaèöes de näo terem feito o bastante, ou que ainda agora podem fazer mais em relaèäo àqueles que escolheram deixar o Meu servièo ou que estäo considerando isso. Essas batalhas que os pais continuam a ter säo naturais, e parte da provaèäo de ser um pai ou mäe.

19. O Inimigo estâ bem ciente desses pontos delicados no coraèäo de cada pai‚ e é aí que ele os combate ferozmente, especialmente no caso das Minhas noivas. Ele vai continuar tentando acertar nesses pontos o quanto puder e de maneiras variadas, primeiro de um ãngulo, depois de outro, depois outro e mais outro. Aviso-lhes desde jâ para que estejam cientes, para que levantem seus escudos e estejam em guarda contra esses ataques do Maligno.

20. Näo devem temer esses pontos delicados, pelo contrârio‚ deixem-nos agir a seu favor. Se vocês, pais, se permitirem ser incitados por isso a combater e prevalecer em oraèäo‚ assumindo uma posièäo firme e inflexível em oraèäo apesar dos ataques do Inimigo de diversos ãngulos, e invocando as chaves e o poder da oraèäo, entäo poderei voltar cada ataque de Satanâs contra ele mesmo e fazer com que seu tiros saiam pela culatra e o acertem na cara.

21. Permito essas batalhas para fortalecê–los, para que possa guiâ-los à posièäo que quero que assumam, a posièäo de corajosos guerreiros de oraèäo‚ que ficam firmes, näo desfalecendo, mas manejando com precisäo as armas com que lhes equipei para enfrentarem o Inimigo, frustrarem seus planos e o fazerem recuar cada vez mais, até ficar encurralado num canto, sem escape.

22. A coisa mais certa e melhor que os pais podem fazer é revestirem-se de sua armadura, erguerem o estandarte das chaves do Reino e perseverarem em oraèäo. O mâximo que podem fazer, o melhor‚ é orar. Oraèäo é a resposta. Nada é impossível para um homem ou uma mulher de oraèäo. Näo hâ barreira que oraèöes fortes e o poder das chaves näo possam vencer; näo hâ inimigo que a oraèäo e as chaves näo possam conquistar. Podem fazer muitíssimo mais através da oraèäo do que com qualquer outro meio ao seu dispor. A resposta é empenharem-se em oraèäo, persistirem na oraèäo de intercessäo; orarem sem falhar.

23. Se vocês‚ pais, deixarem o reavivamento da oraèäo comeèar no seu prôprio coraèäo, iniciaräo uma revoluèäo que varrerâ o mundo inteiro. Através da oraèäo podem näo sô interceder e fazer o Inimigo recuar, näo sô erguer um muro de proteèäo ao redor daqueles por quem oram, mas através dela Eu também lhes darei as respostas, soluèöes personalizadas para cada situaèäo. Vocês teräo mais respostas e soluèöes se apenas as pedirem em oraèäo. Basta pegarem-nas.

24. Devem näo sô orar‚ mas também escutar. Clamem a Mim para receberem um plano de batalha diârio e Me perguntem que aèäo quero que tomem em oraèäo naquele dia. Se o Inimigo estiver atacando um dos seus pontos fracos, Eu lhes darei instruèöes específicas quanto à melhor maneira de revidar. Peèam as Minhas instruèöes a cada momento em cada situaèäo. Eu darei a vitôria de maneiras que nunca imaginaram.

25. Esse conceito de Me perguntar tudo e pedir instruèöes específicas näo é novidade, näo é orientaèäo nova, mas sei que a carne desfalece na oraèäo. Por isso reitero que näo podem desleixar nas questöes de Me perguntar tudo, receber as Minhas instruèöes específicas sobre esses assuntos e clamar a Mim através da oraèäo de intercessäo.

26. Do mesmo modo, como alguns dos seus filhos jâ estäo fora da Família hâ tempo e estäo se estabelecendo no mundo e sendo sugados cada vez mais para dentro do Sistema, e outros aparentam estar se aprofundando cada vez mais nos seus caminhos errõneos, vocês säo cada vez mais tentados a deixar de serem fervorosos em oraèäo por aqueles que se desviaram. Raciocinam que, como eles estäo täo metidos na fossa do mundo, suas oraèöes näo faräo muita diferenèa. É aí que o Inimigo lhes tentarâ com o pensamento de que é impossível mudar a situaèäo deles. É aí que lhes atacarâ com sentimentos de mâgoa, culpa, condenaèäo e uma lista infindâvel de males.

27. Mas‚ Meus amores, onde hâ vida, hâ esperanèa. Näo cansem de orar por seus filhos que se aventuraram para longe de vocês, pois precisam do seu apoio em oraèäo mais do que nunca. Suas oraèöes desempenham uma funèäo vital na vida de cada um. Suas oraèöes podem fazer o que vocês näo podem. Aqueles que se foram precisam desse apoio, e vocês também. Se aceitarem este desafio, näo sô sustentaräo seus filhos, mas vocês também teräo mais forèas para combater os ataques do Inimigo aos pontos delicados que têm no coraèäo, pois saberäo que estäo fazendo tudo que podem, fazendo a sua parte, respondendo ao Meu chamado para ficarem firmes e serem fiéis ao maior dever que lhes dei: o de lutar em oraèäo.

28. Busquem–Me para saber como quero que ataquem em oraèäo; peèam por novas maneiras de orar, por instruèöes sobre como quero direcionar suas oraèöes pelos seus jovens e outros necessitados‚ e Eu os orientarei. Eu lhes mostrarei cada vez que abordagem usar, seja jejuar, dedicar um tempo especial a vigílias de oraèäo, ou organizar uma corrente de oraèäo. Eu lhes mostrarei como podem ter um reavivamento em sua vida de oraèäo‚ como se lanèarem numa nova investida em oraèäo, como redimirem mais o tempo durante o dia orando, e que novos métodos e abordagens usarem em oraèäo.

29. O importante é que devem orar‚ näo podem desistir de orar. Precisam ver que a resposta estâ nessa arma da oraèäo, junto com as chaves e as outras armas que coloquei em suas mäos. Elas säo a sua melhor defesa; usem essas armas junto com fé e confianèa, recuem e vejam-Me lutar por vocês.

30. Tenho os seus filhos em Minhas mäos. Eles, antes de mais nada, säo Meus, e näo desejo que nenhum se perca. Alguns têm lièöes a aprender; alguns passaräo por fogos ardentes e andaräo por caminhos dos quais vocês, como pai ou mäe, gostariam que pudessem escapar. É aí que a sua fé serâ posta à prova‚ pois devem confiar, com tudo isso, que tenho a Minha mäo sobre eles, que controlo tudo e que nunca os deixarei nem desampararei.

31. Prometo-lhes que as suas oraèöes faräo uma diferenèa. Mesmo nos momentos em que os seus filhos parecerem estar distantes tanto de vocês como de Mim‚ suas oraèöes podem fazer uma grande diferenèa na vida deles, mesmo näo estando com vocês. Suas oraèöes ajudaräo a determinar o que eles faräo no mundo. Isso nem sempre significa que näo teräo problemas nem passaräo pelo fogo‚ mas as suas oraèöes ajudaräo a determinar o resultado. Elas lhes ajudaräo a lidar com os fogos. Suas oraèöes influenciaräo o que eles väo aprender de tais coisas e como se sairäo delas.

32. Tanta coisa depende de suas oraèöes. Suas oraèöes podem fazer tantas coisas, a freqüência e a forèa das suas oraèöes fazem uma diferenèa marcante. Näo peèo que orem repetidamente para que fiquem entediados, mas para que possam explorar novas fronteiras em oraèäo, deliciarem-se com novos êxtases em oraèäo e ganharem novo terreno e vitôrias ainda maiores em oraèäo.

33. Se vocês, os pais, näo sustentarem seus filhos em oraèäo, quem os sustentarâ? É possível que outros o faèam, mas dou esse grande dever de oraèäo a cada pai e mäe. Ordeno-lhes que lutem por seus filhos em espírito, que os rodeiem sempre com suas oraèöes. Näo devem permitir ao Inimigo desencorajâ-los ou desviâ–los com ataques sagazes aos seus pontos delicados: sentimentos magoados, desencorajamento, condenaèäo, etc., em vez disso, deixem-nos os incitar a orar.

34. Agarrem-se a seus filhos em oraèäo, pois esta é a resposta, e o que os ajudarâ. Por mais preta que pareèa a situaèäo, por mais que pareèam ter se desviado, estäo atados a Mim e essas correntes näo podem ser quebradas. Onde hâ vida‚ hâ esperanèa, mas têm que fazer a sua parte, têm que ajudâ-los nisso com suas oraèöes, näo duvidando nem por um momento‚ mas lutando por eles em oraèäo.

35. Para os mais jovens, que vêem seus irmäos mais velhos deixando a Família um por um, a soluèäo é a mesma quando eles tiverem idade. A soluèäo para esses jovens virâ através da oraèäo, de persistirem e lutarem em oraèäo fervorosa e freqüente por eles. Eu darei as soluèöes necessârias se invocarem as chaves em oraèäo; se Me pedirem instruèöes específicas freqüente e consistentemente em cada situaèäo; se Me ouvirem e obedecerem ao que Eu lhes disser.

36. Assim como essa grande obra da Minha Família foi lanèada e prosperou em oraèäo, ela deve continuar em oraèäo. A batalha pelos seus jovens e aqueles que säo tentados a olhar para o Sistema serâ ganha através de oraèäo. Näo hâ como orar demais. Sempre que estiverem se cansando de orar, é hora de ter um reavivamento!

37. Quando os pais e outros pegarem o fervor e a empolgaèäo do fogo da oraèäo, isso influenciarâ todos. Até os mais jovens que eventualmente decidirem ir embora teräo visto o fogo, e isto os afetarâ, pois ficarâ impresso em seus coraèöes. Assim como o capacete da salvaèäo näo pode ser removido‚ também a exposièäo deles ao seu fogo‚ entusiasmo e dedicaèäo à oraèäo nunca os deixarâ, e usarei isso para agir na vida deles. Eles talvez tentem esconder isso; talvez se esforcem muito para näo mostrar que conhecem o poder da oraèäo, mas ficarâ implantado no fundo de seu ser. Assim como a Minha Palavra nunca volta vazia, as suas oraèöes tampouco voltaräo vazias. A resposta é manterem seus fogos de oraèäo queimando intensamente. (Fim da mensagem de Jesus.)

38. (Mamäe:) Mais uma vez, essa mensagem se aplica igualmente aos nossos filhos que ainda estäo na Família. Por que esperar até que tenham saído para lutar por eles em oraèäo? Comecem hoje! Obedeèam à ordem do Senhor de empenharem-se em oraèäo por seus filhos. Sejam praticantes da Palavra. (Para mais sobre a importãncia de orarem por seus adolescentes, leiam também “Como Manter nossos Adolescentes na Família”‚ CdM 3154‚ BN 760.)

Tenham fé pelos seus filhos!

39. Se quiserem manter o seu “fogo da oraèäo” aceso, como o Senhor quer que faèam, teräo que continuar tendo fé pelos seus filhos! Quando as crianèas e jovens estäo batalhando, sentem-se às vezes assolados, achando que näo hâ esperanèa. Acham que “säo simplesmente assim mesmo”, e näo têm fé de que podem mudar. Se forem rotulados e lembrados repetidamente de como säo problemâticos, essa sensaèäo é agravada. “Pois, como imaginou na sua alma, assim é” (Provérbios 23:7)‚ e sabemos que as crianèas e jovens geralmente adotam a impressäo que os outros têm deles. Se ouvirem freqüentemente que nunca väo mudar, nunca seräo grande coisa, e que säo mundanos e sem dedicaèäo, entäo é assim que se veräo. Aí perdem a vontade de mudar e a fé de que o Senhor pode mudâ-los. Isso é muito triste, me faz chorar, porque näo é assim que o Senhor quer que tratemos nossas crianèas e jovens! É o contrârio de como Ele trata cada um de nôs!

40. Pais‚ pastores e professores, peèam ao Senhor para lhes dar fé para as crianèas e os jovens sob seus cuidados, principalmente quando mal têm fé em si mesmos. Eles passam por muitas provaèöes, suas emoèöes säo extremas, batalham tanto com o Inimigo que se vocês sô escutarem o que elas disserem ou atentarem às reaèöes deles e fizerem um julgamento superficial, podem facilmente desistir cedo demais.

41. JETTs e adolescentes säo explosivos, se submetem à ira, expressam-se sem clareza e tendem a se isolar e serem abertamente rebeldes. Por essas razöes, às vezes vocês, pais ou outros adultos, säo tentados a desistir, frustrados‚ e às vezes é o que fazem! Param de tentar, e isso‚ claro, é muito prejudicial, porque entäo deixam de fazer o que poderiam e deveriam fazer. Aí, deixam de orar por seus filhos, achando que näo hâ mais esperanèa para eles. Deixam de amâ–los e ajudâ-los a superar suas batalhas, mesmo quando parecem näo querer sua ajuda. Deixam de continuar sendo positivos e de expressar fé no tocante às batalhas do jovem‚ ou sua capacidade de superar suas dúvidas, raiva, frustraèäo ou problemas espirituais.

42. Tanta coisa tem a ver com vocês, pais, terem fé para os seus filhos. O Senhor estâ muito decepcionado com o fato de muitos dos nossos jovens näo sentirem o apoio e a compreensäo que precisam. Ele disse:

43. (Jesus fala:) Infelizmente, muitos dos jovens que näo estäo nada bem, ou que deixaram a Família, acham que seus pais perderam a fé para eles. Eles entäo perderam a fé para si mesmos. Eles precisavam que seus pais näo largassem mäo deles, näo importa o quê. Mas quando os pais abriram mäo deles, sentiram como se Eu tivesse feito o mesmo, e desistiram.

44. Todo o mundo precisa de alguém em sua vida que o entenda, ame incondicionalmente e nunca desista dele. O amor tem poder criativo, e o Meu amor nunca desiste, nunca pâra de tentar.

45. Imploro a vocês, pais e pastores, que Me deixem partir seus coraèöes por esses jovens que trazem à tona o pior em vocês. Vocês se sentem täo justos; parecem ser täo obedientes e bons em comparaèäo com os pecados ôbvios e abertos desses jovens. Em muitos casos, é o prôprio pecado de farisaísmo que estâ impedindo o crescimento espiritual das crianèas e adolescentes sob seus cuidados. Eles precisam de vocês, precisam do seu amor‚ aceitaèäo e apoio incondicional. Precisam de vocês como exemplos‚ mentores e amigos. Precisam saber que os amam e que nunca deixaräo de amâ-los.

46. Às vezes, embora näo entendam por que um jovem estâ reagindo de certa forma ou achem que um JETT ou adolescente näo estâ vivendo à altura do seu potencial ou treinamento‚ ou estâ decepcionando vocês, ainda näo têm desculpa para desapontâ-los. Sendo pais ou pastores, digo que é sua responsabilidade deixar certas coisas passar sem ficarem irritados, e certamente sem desistirem e mostrarem falta de fé ou até desdém pela crianèa ou jovem. Vocês säo adultos; eles säo crianèas. Vocês säo fortes no espírito, e têm experiência de vida. Deveriam poder se entender Comigo e descarregar sua mâgoa, frustraèäo, impaciência ou orgulho farisaico antes de interagirem com os jovens que dependem de vocês.

47. Precisam ter uma fé e amor täo fortes que estäo lâ para ajudâ-los mesmo quando eles perderam fé em si mesmos. Por mais que eles achem que näo hâ esperanèa para si mesmos e mesmo que se odeiem, vocês precisam demonstrar amor e apoio firmes, constantes e calorosos!

48. Vocês se veräo em situaèöes em que os jovens sentiräo que näo conseguem. Agora que o padräo da Palavra ficou muito mais claro e o desafio da série “Convicèäo versus concessäo e transigência” e das mensagens da Celebraèäo mostraram o que espero dos filhos de David, alguns jovens näo teräo fé de que conseguem. Talvez até confessem ter dúvidas sobre algum aspecto da Palavra, Mamäe e Peter‚ o Tempo do Fim ou as doutrinas da Família. Talvez amem a Família e desejem continuar vivendo num Lar da Família, mas possivelmente estäo em conflito, porque jâ näo se consideram dignos disso e acham que estäo sendo hipôcritas. Acham que, como a sua fé näo é forte o bastante, näo podem ser Meus discípulos.

49. O segredo nessas situaèöes é ver o desejo deles. Por trâs das afirmaèöes de dúvidas e batalhas, serâ que estäo dizendo: “Eu acredito; você näo pode ajudar a minha descrenèa?” Serâ que finalmente estäo limpando o coraèäo das batalhas que têm tido, possivelmente hâ muito tempo, e indagando-se se hâ lugar para eles, sabendo que “a quem irei, tu somente tens as palavras da vida eterna”? Estaräo olhando para vocês como sua última esperanèa, perguntando-se como väo reagir‚ na frâgil esperanèa de que teräo a fé para ajudâ-los a passar por isso e atravessar os obstâculos‚ respondendo às suas perguntas e dando-lhes o que precisam?

50. Amores, lembrem-se que os coraèöes desses jovens säo tenros e maleâveis. Mesmo que pareèam ter sentimentos fortes‚ mesmo que pareèam estar totalmente decididos, uma vez que desabafaram, se vocês orarem desesperadamente e näo julgarem a situaèäo precipitadamente, é possível que fiquem surpresos com a vontade de acreditar‚ que surgirâ no coraèäo deles com o tempo. Muitos jovens estäo sobrecarregados com batalhas e pecados näo confessados. Têm coisas que estäo guardando no coraèäo hâ tempo demais, mas quando finalmente as pöem para fora, compelidos pela convicèäo do Espírito Santo, causada pelo Vinho Novo, entäo têm a chance de ser fortalecidos.

51. Näo desistam antes do tempo. Näo reajam com exagero, nem fiquem irritados. Näo sejam farisaicos, dizendo: “Eu bem que sabia!” Amem, orem, entendam, chorem‚ apôiem e nunca desistam! (Fim da mensagem de Jesus.)

52. (Mamäe:) Além da comovente explicaèäo do Senhor do que é verdadeiro amor, hâ um ponto muito importante nessa mensagem que näo quero que percam. Como resultado do recente Vinho Novo e do desafio do Senhor ao discipulado a tempo integral, alguns jovens afirmaräo que näo podem ficar na Família porque näo acreditam ou porque têm dúvidas. O Senhor estâ pedindo que näo julguem a situaèäo precipitadamente. Mesmo que pareèam estar decididos que näo foram feitos para a Família, dêem ao Senhor uma chance de agir. É bem possível que vocês possam ajudâ-los depois que eles tiverem externado suas dúvidas.

53. É claro que se eles, com o tempo, provarem estar completamente fechados ao seu pastoreamento, se näo quiserem ajuda, se recusarem-se a aceitar as respostas que lhes däo, aí é outra histôria. Mas haverâ casos em que o segredo para os jovens superarem suas dúvidas serâ expressâ-las. O Senhor pede que vocês, pais e pastores, fiquem abertos, escutando as reclamaèöes ou explosöes de dúvidas e críticas com um coraèäo aberto, e depois busquem o Senhor e esperem para ver como eles reagiräo depois de terem desabafado. Talvez estejam testando o seu amor. Podem estar sob intensos ataques do Inimigo e precisando da sua compreensäo‚ oraèäo e apoio. Se virem que as confissöes deles säo na verdade um pedido de ajuda, se eles quiserem crescer na fé, ou estiverem dispostos a tentar, entäo tenham fé para eles e näo fechem a porta nem desistam deles, considerando-os causas perdidas.

Promessas das chaves do Reino para os nossos jovens!

54. É um desafio e tanto do Senhor! Esse tipo de amor e sabedoria säo impossíveis para o homem natural. Precisamos do poder sobrenatural do Senhor para conseguir isso. Pedi ao Senhor promessas adicionais das chaves do Reino para ajudâ–los a ter fé para seus jovens, especificamente para o seu crescimento espiritual. Lembrem-se que as promessas das chaves säo verdadeiras, como o Senhor explicou em “Invoquem as Chaves”:

55. Aumentarâ a sua fé se souber que dei essas promessas como as que constam na Bíblia, as quais vocês clamam e nas quais se firmam, pois teräo certeza quando orarem — seja por cura, provisäo, libertaèäo, portas abertas, unèäo, poder para perdoar‚ seja o que for — que o seu pedido foi atendido pelo poder das chaves. Quando sua necessidade é mencionada especificamente, você tem mais fé de que hâ poder para realizar seu pedido e de que é a Minha vontade suprir o que você precisa através das chaves.

56. Vocês sabem que “a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”. De acordo com este princípio espiritual, a fé nas chaves virâ ao ouvirem essas promessas, e ao saberem que quero que as reivindiquem ao orarem. Quero fazer milagres através das chaves, mas precisam liberar o poder‚ e demonstrar a sua fé nele clamando-o. Da mesma forma que clamam promessas da Bíblia e isso fortalece a sua fé, podem clamar as promessas de hoje com a mesma confianèa‚ pois foram dadas a vocês e näo falharäo (CdM 3368:57-58, BN 962).

Promessas que podem clamar:

57. Invoquem o poder das chaves para os jovens sob seus cuidados e farei milagres.

58. Eu lhes dei os seus filhos, e através das chaves do Reino, a Palavra e o Meu amor, têm acesso a tudo que precisam para criâ-los corretamente.

59. Nada é mal, difícil ou feio demais para o poder milagroso das chaves do Reino.

60. A uniäo entre pais e filhos pode ser restaurada com o poder das chaves. Clame esse poder em humildade e honestidade e encontrarâ a alegria do perdäo e do poder do amor.

61. Invoquem o poder das chaves para as necessidades de seus filhos e as suas oraèöes seräo poderosas. Ajudantes angélicos seräo enviados e veräo mudanèas, melhoras e até milagres.

62. As chaves do Reino libertam do rancor. Invoquem-nas e encontraräo a liberdade do Meu Espírito e fé renovada.

63. Nenhuma crianèa ou jovem passou do ponto de poder ser ajudada pelo Meu amor, as chaves do Reino e a Minha Palavra viva.

64. Farei de vocês os exemplos, mentores, amigos e pastores que precisam ser se clamarem o poder das chaves e forem praticantes da Minha Palavra.

65. Por maior que seja a mâgoa, por mais distante que seja o relacionamento ou por mais erros que tenham sido feitos, o amor pode ser restaurado invocando-se as chaves do Reino.

66. Näo hâ problema grande demais para as chaves, a Palavra e o Meu amor. Invoquem esse poder e haverâ libertaèäo‚ avanèos e progresso espiritual.

67. Eu darei entendimento, sabedoria, amor, compreensäo, previsäo, tolerãncia, habilidades de comunicaèäo e tudo o que precisam para se identificar com seus filhos e pastoreâ-los, se invocarem o poder das chaves do Reino em fé e desespero.

68. Quando estâ sem saída e sente que näo hâ possível ajuda ou soluèäo, invoquem as chaves; elas iluminaräo seu caminho e o clarearäo.

69. As chaves do Reino, o Meu amor e a Palavra säo um sô. Esse grande poder do universo pode conquistar todo mal, resolver todos os problemas e perdoar todos os pecados.

70. Vocês podem ser libertados do farisaísmo e da intolerãncia pelas chaves do Reino.

71. Pais e filhos seräo unidos em amor, respeito e apreèo mútuo através do poder das chaves.

72. Invocando as chaves, encontraräo o segredo para edificarem um relacionamento amoroso com até mesmo a personalidade mais problemâtica.

73. As crianèas e os jovens podem ser libertados de toda obra maligna do Diabo através das chaves. Näo existe hâbito, vício ou ôdio mais forte que o poder das chaves do Reino.

74. Invocando as chaves‚ obteräo fé para continuar tentando em amor e compreensäo.

75. Lutem pelo futuro de seus filhos em oraèäo desesperada invocando as chaves do Reino. A vitôria que desejam advirâ dessas oraèöes.

76. Oraèäo instante, invocando as chaves, é a forèa mais poderosa na Terra. Nunca desistam. Mantenham seus fogos de oraèäo ardendo e veräo milagres.

77. (Tirado de “Concentre-se no Poder”:) Assim como o Meu Pai e Eu somos Um, também as chaves do Reino e a Minha Palavra säo uma. (...) Para poderem acessar o poder das chaves precisam ser praticantes instantãneos da Minha Palavra. Väo ter acesso ao poder apenas se viverem de acordo com todas as Palavras que lhes digo. (...) Nada poderâ se opor à Minha Palavra! Nada poderâ se opor às chaves do Reino!

78. O amor é a maior forèa que existe. A Minha Palavra é a maior forèa que existe. O poder das chaves do Reino é a maior forèa que existe no mundo, nos céus e no universo! Esses três säo uma coisa sô, assim como o Meu Pai, Eu e o Espírito Santo somos um — três entidades diferentes com atributos diferentes, contudo unidos em um espírito (CdM 3374:33,35-36, BN 971).

O poder da oraèäo em conjunto!

79. (Mamäe:) Além de lutar em oraèäo pelos jovens sob seus cuidados, quero lembrâ-los também do poder da oraèäo em conjunto. Tanto pais como filhos deveriam estar dispostos a pedir oraèäo. Acredito que descobriräo que ela faz maravilhas.

80. Recentemente, numa das unidades dos WS, uma das queridas crianèas pediu oraèäo no seu 11º aniversârio. Foi idéia dele, e ele pediu à sua professora para ajudâ-lo a formular seu pedido de oraèäo. Ele a procurou por vontade prôpria‚ pedindo ajuda para preparar o pedido de oraèäo que faria perante o Lar inteiro. Naturalmente, näo é necessârio ter oraèäo em conjunto com o Lar todo. Se for demais para seus filhos, ou até para vocês, pais, podem fazer isso num grupo menor.

81. Esse jovem fez o seguinte pedido de oraèäo: “Para näo discutir tanto com as pessoas. Para conseguir controlar meu gênio. Clamo a seguinte promessa das chaves: ‘Toda opressäo do Diabo estâ sujeita ao poder das chaves.’”

82. Esse mesmo jovem também tem crescido em sua fé nas chaves. Poucos dias antes do seu aniversârio, ele estava orando desesperadamente sobre um assunto que lhe era de grande interesse pessoal. O Senhor respondeu às suas oraèöes de uma forma muito milagrosa, tendo ele invocado o poder das chaves. Mais tarde ele deu testemunho‚ dizendo: “Eu acredito mesmo que as chaves do Reino podem fazer milagres, vi a prova! Obrigado Jesus!” Entendam com isto, queridos pais, que até os nossos filhos podem aprender o poder das novas armas com que o Senhor nos abenèoou!

Dicas prâticas!

83. Agora quero compartilhar diversas mensagens com conselhos prâticos para algumas das dificuldades que devem estar enfrentando no momento. É muitíssimo difícil mudar hâbitos e padröes de comportamento estabelecidos, mas o Senhor pode fazer isso! Peter e eu oramos para que essas dicas ajudem a facilitar as coisas e causar progresso mais râpido e feliz.

84. Usarei um estilo de perguntas e respostas com pouco comentârio nesta prôxima parte da BN, visto que as profecias se auto-explicam. Por favor, tentem encontrar tempo para estudâ-las‚ pois estäo repletas de boas idéias e sugestöes.

nComo recomeèar e quebrar as correntes da rotina!

85. (Pergunta:) Como é que se introduz mais disciplina na vida de crianèas muito mimadas sem que elas simplesmente fiquem rebeldes? E, se ficarem rebeldes, o que é que os pais deveriam fazer? É inevitâvel que as coisas piorem antes de melhorarem? E, se for o caso, o que é que os pais podem fazer para atravessar a “pior” fase e agüentar até que as coisas melhorem?

86. (Jesus fala: ) Se os pais comeèaram sendo lenientes demais com seus filhos, entäo tanto pais como filhos formaram hâbitos que podem ser difíceis de quebrar. Os pais por hâbito reagem de uma certa forma, e o mesmo acontece com as crianèas. É como se tivessem chegado a um acordo, que agora precisa ser quebrado. Tem que haver uma quebra no padräo, o que permitirâ a ambos formarem novos hâbitos.

87. Se, porém, o padräo continuar o mesmo, entäo o resultado serâ desastroso‚ pois o filho sofre muito e, como resultado, os pais também sofrem. E näo sô eles sofrem‚ mas todas as pessoas que poderiam ter sido alcanèadas e ajudadas por este filho Meu talvez näo sejam alcanèadas e possivelmente näo cheguem ao Céu e näo tenham a ajuda em sua vida que posso dar. Tudo porque a crianèa näo foi criada na Minha doutrina e admoestaèäo, mas lhe foi permitido formar e desenvolver maus padröes e tendências até malignas em alguns casos.

88. Meus amores, é como foi dito antes: as correntes de hâbitos podem ser fortes demais para serem quebradas, exceto por Mim. Posso transformar as pessoas. Posso dar um novo comeèo. Posso formar novos relacionamentos.

89. Mas primeiro os pais precisam perceber que algo estâ fundamentalmente errado com a sua abordagem‚ e estarem dispostos e recomeèar. Näo posso lhes dar um novo comeèo, uma transformaèäo, novos hâbitos, se quiserem segurar-se às suas velhas maneiras e fazer apenas pequenos ajustes. Os pais precisam ver que deixar seus filhos fazerem o que bem entendem‚ sem orientaèäo e correèäo quando se desviarem, serâ desastroso, e que, se essa for a sua abordagem, estäo efetivamente deixando seus filhos morrer espiritualmente. E multidöes de pessoas sofreräo porque os Meus planos para aquele Meu filho näo seräo cumpridos. Entäo, se os pais conseguirem deixar de lado sua letargia, despertar do seu egoísmo e perceber que o futuro da crianèa estâ em jogo, bem como o futuro de muito mais ovelhas Minhas que essa crianèa poderâ alcanèar‚ jâ deram o primeiro passo.

90. Se os pais sentirem que estäo letârgicos, devem primeiro pedir libertaèäo dessa influência. Devem perguntar a Mim e a si mesmos se estäo verdadeiramente prontos para recomeèar. Serâ que estäo verdadeiramente prontos para mudar hâbitos profundamente arraigados? Estäo dispostos a fazer grandes mudanèas por amor à vida espiritual de seus filhos e a de muitos outros? Se puderem responder afirmativamente às perguntas acima, se estiverem preparados para mudar qualquer coisa que precise ser mudada, entäo posso ajudar e responder.

91. Aí, antes de embarcarem num novo rumo em seu relacionamento com seu filho, devem examinar sua prôpria vida para certificarem-se que säo täo disciplinados quanto deveriam ser. Estäo permitindo que influências sistemâticas os controlem? Estäo deixando de Me obedecer no que peèo em relaèäo a tempo adequado na Palavra‚ em oraèäo e no leito de amor Comigo, escutando as Minhas Palavras e Me amando? Estäo Me seguindo de todo coraèäo e com toda sua forèa e capacidade? Estäo submissos a Mim, estando onde quero que estejam e fazendo o que quero que faèam? Em outras palavras, os pais estäo dedicados a Mim e ao Meu trabalho e plano para sua vida?

92. Eles näo podem disciplinar seus filhos e pedir que andem na linha quando eles mesmos estäo sendo delinqüentes. Näo podem estar fazendo o mínimo e esperar que seus filhos näo faèam igual. Eu näo exijo perfeièäo; os Meus santos na Bíblia e em tempos modernos eram homens e mulheres imperfeitos, mas Me permitiram dar–lhes poder. Deram a vida a Mim e fizeram o melhor que podiam para Me seguir apesar de suas falhas, erros e faltas, e Eu os usei lindamente.

93. Do mesmo modo, quero que vocês, pais, sejam exemplos de pessoas fracas em si mesmas, conscientes de suas prôprias faltas e falhas, näo altivas nem farisaicas, mas humildes servas Minhas que dariam qualquer coisa para Me seguir de perto e fazer o que peèo.

94. Seus filhos näo os obedeceräo em tudo se virem que näo estäo Me obedecendo em tudo. Näo teräo o respeito e a admiraèäo que precisam para escutar o que vocês têm a dizer. Se‚ no entanto, souberem que deram tudo a Mim e continuam fazendo isso o mâximo possível, dia apôs dia, seus filhos o respeitaräo. E quando virem as Minhas bênèäos na sua vida devido à sua obediência e amor por Mim, väo querer o mesmo.

95. Depois disso, queridos pais, Meus amores que querem criar filhos justos, dedicados e que Me amam, vocês precisam Me pedir para transformâ-los, para quebrar os maus hâbitos e comeèar novos hâbitos. Que hâbitos? Como podem ver quando falharam, de que formas falharam e que hâbitos precisam mudar? Geralmente a melhor maneira é aconselhando-se com outros. Procurem aqueles que os amam‚ quer sejam pastores, quer outros pais cujas crianèas säo comportadas, e peèam conselhos deles. Perguntem-lhes em que aspectos vocês precisam mudar.

96. Isso pode ser muito difícil, porque talvez tivessem uma rixa com esses mesmos pais. Talvez o padräo deles tenha sido mais alto que o seu e vocês näo concordavam com a abordagem deles. Mas agora vêem que o fruto deles é melhor que o seu, entäo se humilhem e peèam o conselho deles! Nunca é tarde demais para mudar; para se humilhar e pedir conselhos específicos dos outros. Nunca é tarde demais para pedir perdäo por näo terem tido uma atitude positiva e receptiva em relaèäo aos outros.

97. Vocês têm que estar unidos com aqueles com quem vivem para disciplinarem seus filhos adequadamente. Muitos de vocês foram morar sozinhos‚ achando que assim seria mais fâcil criar seus filhos como quisessem, mas o contrârio é verdade. Muitas vezes outra pessoa pode ajudâ-los a disciplinar corretamente os seus filhos, e os resultados podem ser melhores se estiverem vivendo com outros que podem ajudâ-los‚ pois podem aprender deles. Para isso é preciso muita humildade‚ muita submissäo e aceitaèäo dos frutos dos outros. Precisam perceber que näo säo suficientes em si mesmos, mas precisam da ajuda dos outros. Pode ser que às vezes seja mais fâcil outras pessoas disciplinarem seus filhos em seu lugar até vocês formarem novos hâbitos.

98. Caso forem morar com outros para que seus filhos possam beneficiar-se da disciplina e dos cuidados de outras pessoas mais experientes do que vocês, podem explicar isso aos seus filhos. Digam que tiveram um recomeèo Comigo e que é algo maravilhoso, empolgante e que ajudarâ todos vocês a se aproximarem mais de Mim, receberem mais bênèäos e verem mais bom fruto em sua vida. Expliquem que, devido a esta mudanèa, estaräo aprendendo novas formas de cuidar das crianèas e educâ-las, e o resultado serâ mudanèas na vida de todos.

99. As crianèas às vezes aceitam disciplina forte mais facilmente de outra pessoa do que de vocês, os pais delas. Entretanto, é muito importante que näo dêem para trâs no seu compromisso durante esse período de transièäo, quando estäo aprendendo a disciplinar melhor. Se forem morar com outros para aprenderem a disciplinar seus filhos melhor‚ é muito importante que apôiem a disciplina administrada por outros a seus filhos. Concordem com eles de antemäo o que serâ e o que näo serâ permitido.

100. Grande parte do sucesso de uma mudanèa como esta dependerâ da sua prôpria submissäo e desejo de mudar a si mesmos e no relacionamento com seus filhos. Näo podem mais ser permissivos, procurando que seus filhos os amem com um amor fraco que näo respeita nem obedece. Esse tipo de amor pode até fazer com que eles se voltem contra vocês quando virem que têm sido fracos em Me seguir e sem fortes convicèöes. Mas, no caso de crianèas que jâ têm idade para entender, vocês podem explicar que é um recomeèo, que novas coisas seräo esperadas delas, e que estäo tendo uma mudanèa.

101. Expliquem que é porque as amam. Expliquem que trarâ as Minhas bênèäos. Expliquem que assim poderäo aprender a viver melhor sua vida e estarem mais prôximas de Mim, em vez de distantes, e que, como resultado, acabaräo sendo mais felizes.

102. Serâ uma grande mudanèa na vida de seus filhos‚ entäo como podem assegurar que mudaräo sem ficarem ressentidos, rancorosos e sem rebelarem-se em raiva? Eles talvez achem injusto, pois antes vocês tinham um padräo e agora têm outro e que isso simplesmente näo é justo. Talvez se rebelem sô de pensar em abrir mäo do que consideram bênèäos: coisas divertidas, vantagens ou simplesmente a liberdade de que gostam. A reaèäo deles pode ser muito forte se a mudanèa näo for feita em amor e se näo a explicarem e orarem sobre ela detalhadamente.

103. Ajudarâ muito se puderem explicar com a Palavra o que estâ acontecendo. Usem exemplos bíblicos, como o de Eli, que foi disciplinado por Mim por näo disciplinar seus filhos. A coisa linda sobre este incidente é que escolhi falar através de Samuel para corrigir Eli. Usei uma crianèa para dizer a uma pessoa mais velha que ela näo estava cuidando bem de seus filhos. Entäo nesta histôria podem enfatizar näo sô o fato que os filhos de Eli eram täo maus, mas também que Samuel estava prôximo de Mim e Me seguia. E que estou procurando pessoas cujos coraèöes estejam retos Comigo, a quem possa usar, mesmo que sejam crianèas.

104. Näo hâ muitos evangelistas infantis na Família agora. Existem cantores, testificadores e artistas, mas näo evangelistas. No Tempo do Fim, as pessoas daräo ouvidos a crianèas. Veräo a pureza e a convicèäo delas e abriräo o coraèäo ao que disserem. Alguns servos Meus comeèaram seu ministério em idades bem jovens, alguns com 12 anos ou menos, tal como Charles Spurgeon, que guiou muitos a Mim. O mesmo pode acontecer com crianèas da Família. Posso inspirar e preenchê–las, fazendo com que dêem muito fruto quando falarem ante as naèöes. É o Meu desejo e vontade. Entäo podem falar-lhes da promessa de maior produtividade que desejo para Meus filhos quando explicarem a mudanèa no sentido de mais disciplina.

105. Näo é sô uma mudanèa no sentido de mais disciplina, é uma mudanèa no sentido de mais treinamento concentrado para serem profetas, professores e os homens e as mulheres de Deus do futuro. Essas criancinhas seräo grandes profetas, os evangelistas ardentes dos quais falei através de David. Elas ganharäo muitos, e o seu treinamento deve comeèar agora.

106. Entäo, darâ grande fruto se inspirarem seus filhos näo sô com o fato de que teräo mais regras e restrièöes, mas que também teräo mais oportunidades e realizaèäo em seus ministérios por Mim, comeèando numa idade jovem.

107. Os adolescentes jovens sentem-se muito desanimados e desestimulados se näo tiverem responsabilidades. Alguns estäo insatisfeitos ou entediados, quer admitam quer näo, e, como resultado, se metem em encrencas. Por isso, vocês, os pais deles, precisam encontrar maneiras‚ ministérios ou trabalhos nos quais usar a energia e a criatividade que eles têm; métodos de canalizar suas habilidades de forma que sintam o quanto preciso deles e o Meu chamado em sua vida. Säo muitíssimos os Meus filhos adolescentes e pré-adolescentes que estäo completamente entediados! Näo convém que isto seja assim. Vocês precisam lhes dar desafios, trabalhos, ministérios e responsabilidades. Eles deveriam sentir-se requisitados e importantes. Eles deveriam estar cheios do desejo de encontrar seu ministério, seu lugar, o chamado que lhes dei.

108. Portanto, quando apresentarem aos seus adolescentes jovens a idéia de que väo mudar de atitude em relaèäo a eles, também precisam apresentar o lado positivo — a meta‚ o desejo que Eu tenho de usâ-los AGORA! Näo daqui a muito tempo quando estiverem täo endurecidos por estarem chateados e frustrados que näo encontram outra saída senäo desertarem a Mim e à Família! Eles precisam ver a necessidade agora! Precisam se sentir úteis agora! Precisam saber que hâ um trabalho importante para eles agora! Precisam crescer, e para que isso aconteèa‚ mais deve ser requerido deles — näo apenas em relaèäo ao seu comportamento, mas também no tocante ao seu ministério e vida para Mim.

109. Quanto às crianèas menores, também hâ novos desafios. Também podem encontrar responsabilidades para elas — seja cuidar de seus quartos‚ bichinhos de estimaèäo ou irmäos mais novos, seja testemunhando, cantando e alcanèando outros. Vocês devem sempre atentar para que mais disciplina vâ de mäos dadas com o lado positivo — a razäo de tudo, os frutos e Minhas bênèäos resultantes.

110. Compreendem? Tem que haver um propôsito para a disciplina adicional ou a crianèa vai se desanimar. Ela acharâ que näo é justo‚ que näo hâ propôsito ou razäo para a disciplina. Mas se ela ao mesmo tempo se sentir desafiada com o lado positivo, haverâ uma grande renovaèäo do desejo de ser bem-sucedida em sua vida para Mim.

111. Meus queridos, sei que alguns näo se submeteräo à mudanèa que quero efetuar na sua vida e na deles. Alguns se rebelaräo e tentaräo dificultar muito a sua vida, sô por tentarem mudar de atitude em relaèäo a eles. Entäo, näo se desanimem. No final das contas, a escolha é de cada um. Mas se tiverem feito o possível näo sô para implantarem um bom padräo, mas também orando e Me buscando sobre como ministrâ-lo, Eu näo lhes falharei. Amo vocês e näo deixarei de lhes dar o amor que precisam pelos seus filhos.

112. Peèam-Me para lhes mostrar como vejo cada um. Peèam-Me para lhes revelar a pérola escondida dentro da ostra, o diamante oculto. Peèam-Me para lhes permitir ver o futuro — o que planejei para cada um — e entäo expressem isso a seus filhos. Permitam-lhes ver que vocês acreditam neles, que têm fé neles, que Eu lhes revelei uma visäo maravilhosa sobre eles, e que näo querem falhar em fazer a sua parte para treinâ-los e preparâ-los para tal futuro.

113. Peèam–Me por muita paciência‚ por amor infinito, porque a transièäo serâ difícil. Mas ao comeèarem a lidar com seus filhos, näo de maneira dura ou legalista, mas com uma dedicaèäo firme em relaèäo ao que lhes mostrei sobre as mudanèas que precisam ser feitas, Eu farei com que dê bom fruto.

114. Eles estäo sob seus cuidados, vocês säo os responsâveis por esses tesouros que lhes enviei direto do Céu. Eu näo os deixarei sem instruèäo e orientaèäo sobre cada aspecto do cuidado deles. Se sentem que falharam no passado, perguntem-Me como retificar a situaèäo. Perguntem-Me como podem mudar sua interaèäo com eles e formar novos hâbitos no tocante às rotinas nas quais se acomodaram com seus filhos. Perguntem–Me como encorajâ-los nas horas difíceis, quando aumentarem a disciplina. Perguntem-Me como apoiâ-los nos momentos de dificuldade sem livrâ-los das batalhas permitidas por Mim para que Meus filhos sejam fortalecidos.

115. Meus queridos pais, guardiöes desses presentes preciosos do Céu — seus filhos, Eu amo vocês. Näo os abandonarei nem deixarei sem conselho. Darei conselhos adequados e específicos para cada situaèäo em que se encontrarem. Eu os ajudarei e estarei com vocês durante todo o caminho. Näo deixarei de lhes instruir conforme surgir a necessidade. E manterei seus filhos perto de Mim conforme vocês e eles obedecerem e seguirem o estabelecido como condièäo para Me seguir. Isso lhes trarâ bênèäos!

116. Seguir-Me mais de perto os colocarâ na posièäo de receberem muitas das Minhas promessas e benefícios! Vocês ficaräo se perguntando por que esperaram tanto tempo, por que se apegaram aos seus velhos hâbitos, por que resistiram às mudanèas. Ao mudarem e se apoiarem em Mim e resolverem fazer de tudo para Me seguirem‚ Eu os abenèoarei e os guiarei a pastos verdes e alegres de bênèäos, alimento e felicidade, e é claro, de grande produtividade. Pois os amo, vocês säo o Meu deleite. (Fim da mensagem de Jesus.)

117. (Mamäe:) A mensagem que acabaram de ler fala sobre a necessidade de se trabalhar em uniäo e em equipe com outros. Este tema também foi abordado na carta “Você é um Pai ou Mäe Delinqüente?” Näo posso enfatizar o suficiente a importãncia deste ponto. É muito fâcil os pais se tornarem independentes em relaèäo ao cuidado e disciplina de seus filhos, e com o tempo, também ficarem muito melindrosos e resistir à ajuda e aos conselhos de outros. Se este for o seu caso‚ estaräo apenas prejudicando a si mesmos e a seus filhos.

118. Por favor, entendam que sozinhos vocês näo têm tudo que seus filhos precisam. Näo têm todas as respostas, a perspectiva completa, toda a sabedoria necessâria para guiar a vida espiritual de seus filhos e treinâ-los para o futuro. Vocês realmente precisam da ajuda dos outros — de seus colegas‚ pastores e de outros pais ou pessoal que trabalha com crianèas.

119. Se chegaram ao ponto de ressentir que outras pessoas se envolvam na disciplina de seus filhos — e acredito que seja o caso com muitos de vocês, pais e mäes — se näo estäo abertos a receber conselhos de outros e certamente näo se desdobram para buscar conselhos e verdadeiro trabalho em equipe, entäo estäo realmente perdendo algo‚ e väo se arrepender no final. Seus filhos sentiräo a falta de uniäo no espírito entre vocês e outros‚ e o triste resultado serâ que a motivaèäo por detrâs da obediência deles serâ superficial. Quando hâ um padräo duplo entre os pais e outros no Lar, muitas vezes as crianèas obedecem apenas porque säo obrigadas, näo porque têm uma convicèäo pessoal em seu coraèäo de fazer o que é certo. Tenho certeza que concordaräo que a meta é treinar nossos filhos para que saibam em seu coraèäo por que deveriam ou näo fazer as coisas. A meta é ajudâ-los a ter convicèäo pessoal para fazer o que é certo e evitar o que é errado.

120. Talvez aconteèa que outras pessoas que disciplinem seus filhos tenham uma abordagem muito dura ou farisaica. Isso faz com que vocês, pais, ressintam ou evitem a ajuda e o conselho de outros. Esta näo é a soluèäo. Se surgir desuniäo entre os pais e as outras pessoas que interagem com seus filhos, por favor, orem juntos, busquem o Senhor e resolvam suas diferenèas. Por favor, peèam ao Senhor para ajudâ-los a ter a atitude certa quanto a essas questöes e orem para ter uma mudanèa de coraèäo e mente, se necessârio for. Clamem o poder das chaves, determinem-se a revestir-se da mente do Senhor, e depois lutem para obedecer e serem cumpridores da Palavra.

121. (Jesus fala:) Crianèas mimadas nunca gostam de disciplina. Contudo, por mais que no início fiquem ressentidas, é algo que väo ter que aceitar como parte da vida, mesmo que näo entendam todas as razöes por que precisam de disciplina.

122. Serâ uma grande mudanèa aumentar o nível de disciplina de crianèas jâ muito mimadas ou acostumadas a fazerem o que bem entendem. Elas säo egoístas por natureza‚ e a disciplina vai representar um ponto final a muitas atitudes egoístas e teimosas especialmente de crianèas estragadas, portanto, no início elas ficaräo bastante apreensivas e rebeldes. Os pais devem esperar isso, e estarem preparados para lidar com a situaèäo, pois nunca é fâcil para nenhum de Meus filhos‚ seja qual for a sua idade, renunciar a prôpria maneira de fazer as coisas, seus desejos e caprichos‚ e comeèar a viver uma vida mais disciplinada. Isso se aplica especialmente a criancinhas mimadas.

123. Haverâ um período inicial de rebeldia quando aumentarem o grau de disciplina na vida das crianèas. Isso é esperado e quero preparar vocês, pais e pessoas que cuidam das crianèas, para este fato. As crianèas estaräo em territôrio novo, e väo ficar meio perdidas por um tempo, procurando conhecer os seus limites e ver se têm mesmo que obedecer a estes novos limites e regras, ou se é algo negociâvel com o qual väo conseguir se safar com certas pessoas. Vai haver um período de prova, adaptaèäo e rebeldia.

124. Os pais e as pessoas que cuidam das crianèas e que antes as mimavam väo ter que explicar o que estâ acontecendo. Teräo que conversar com elas, pedir desculpas por näo as terem disciplinado com amor e por terem permitido que se tornassem mimadas. Teräo que apresentar-lhes a Minha perspectiva sobre disciplina‚ e como eles falharam aos seus filhos por näo demarcarem limites e näo os disciplinarem quando necessârio. A disciplina serâ mais facilmente aceita na vida de crianèas mimadas se for apresentada assim, como um novo modo de operar, algo que é a Minha maneira e o Meu plano para todos os Meus filhos de todas as idades. Contudo, se for algo repentino, sem menèäo anterior deste novo conceito de “disciplina”, entäo as crianèas ficaräo ainda mais rebeldes e ressentidas contra esta súbita interrupèäo no seu modo de agir.

125. É claro que, mesmo com muita explicaèäo amorosa e pedidos de desculpas, as crianèas estragadas näo väo receber com alegria o fato de terem uma vida mais disciplinada. É uma situaèäo em que os pais e as pessoas que cuidam delas väo ter que simplesmente "agüentar o rojäo" da rebeliäo e dos protestos iniciais das crianèas. Os pais väo ter que demonstrar firmeza, aconteèa o que acontecer, depois que os limites e regras forem claramente estabelecidos para as crianèas.

126. O que os pais e pessoas que cuidam das crianèas näo podem fazer é ceder, se quiserem ser bem-sucedidos em longo prazo na disciplina e treinamento de seus pequeninos. Mesmo que por muito tempo as crianèas tenham sido estragadas e tenham feito o que bem entendem. Vai ser algo difícil para os pais, especialmente quando eles ou outros jâ se sentem responsâveis e culpados por terem estragado seus filhos. Contudo, por mais difícil que seja para todos‚ quando se unirem e estiverem determinados a ter um padräo claro de disciplina e segui-lo, näo hâ retorno. É um compromisso que deve ser assumido pelos pais, pessoas que cuidam das crianèas e membros do Lar, se quiserem uma mudanèa positiva no comportamento de crianèas problemâticas.

127. Na maioria dos casos, as coisas väo piorar antes de melhorar, como acontece com tantas coisas na vida que precisam ser mudadas. Às vezes säo dois passos para frente e um para trâs. Mas apesar dos passos para trâs, é vital que os pais acreditem na Minha Palavra e se agarrem a ela e aos Meus princípios escriturais de que disciplina amorosa na vida de todas as crianèas é algo bom e necessârio.

128. Talvez tenham que ler e estudar a Minha Palavra e os conselhos existentes sobre disciplina para aumentar e reforèar sua fé sobre o assunto. Provavelmente precisaräo de oraèäo e depois de mais oraèäo, até mesmo oraèöes de "reforèo" para lhes dar a vontade e as forèas para perseverarem na disciplina mesmo quando näo parece haver esperanèa, e apesar dos resultados iniciais parecerem mínimos.

129. Tentem administrar correèäo às crianèas com calma‚ num espírito de fé e confianèa, sem se perturbarem visivelmente com as reaèöes de seus filhos, que podem ser bem negativas. É importante que as crianèas percebam que é apenas um novo fato da vida, e que a disciplina vai fazer parte da sua vida, assim como comer e dormir. É uma parte natural da vida delas, que procede de Deus e vai acontecer näo importa o quê. Entäo, tentem näo deixar que sua fé, convicèäo e conduta sejam afetadas pelas reaèöes negativas das crianèas à sua disciplina. É importante que demonstrem um espírito de confianèa na disciplina como algo bom; elas sentiräo esta confianèa.

130. Inicialmente, pode parecer que disciplinar gera mais confusäo, dor de cabeèa‚ trabalho e esforèo do que vale a pena — mas continuem firmes. O Inimigo provavelmente vai tentar usar as suas emoèöes para dificultar as coisas para vocês, fazendo-os achar que estäo alienando seus filhos. Quando isso acontecer, apôiem-se em Mim e na Minha Palavra. Peèam oraèäo, busquem a Minha orientaèäo e encorajamento. Fiquem firmes, sabendo que vale à pena‚ porque é a Minha maneira de fazer as coisas, e veräo as recompensas de sua labuta. Fiquem firmes‚ mesmo quando as emoèöes e circunstãncias lhe dizem outra coisa, mesmo quando seu coraèäo estiver doendo por causa da aparente “dor” que esta nova orientaèäo e abordagem estâ causando na vida de seus filhos.

131. O segredo é acreditarem que um padräo de disciplina firme, constante e divino vai beneficiar seu filho no longo prazo. Talvez näo vejam isso no início — e no princípio pode ser difícil quando estiverem pegando a manha de disciplinar seus filhos — mas prometo que veräo os frutos de seu trabalho. E prometo que veräo a melhor recompensa de todas — crianèas mais felizes e seguras.

132. As crianèas precisam de disciplina. Precisam de limites. Precisam da seguranèa de saber até onde podem ou näo podem ir. No início ficaräo meio perdidas, mas vocês veräo que elas logo se acostumaräo com o consolo da disciplina e se sentiräo mais seguras e amadas por causa dela. (Fim da mensagem de Jesus.)

133. (Mamäe:) Se você tem sido um pai ou mäe delinqüente, quando comeèar a disciplinar seu filho mais regularmente e de acordo com o padräo da Palavra e da Carta Magna, com certeza vai ser difícil. Alguns de vocês, pais delinqüentes, näo dizem “näo” a seus filhos porque querem que eles sejam felizes, porque achavam que estavam demonstrando amor deixando-os fazer o que bem entendem‚ e nem mesmo percebiam que esta abordagem estava errada. Mas como resultado, provavelmente formaram alguns maus hâbitos, e teräo de se esforèar bastante para se livrar deles. Vai ser preciso um absoluto milagre para agora conseguirem dizer “näo” aos seus filhos e se manterem firmes no padräo.

134. Numa de nossas unidades dos WS, houve uma certa situaèäo em que um casal estava sendo delinqüente com seus filhos, e isso durou um bom tempo. Ao aconselharmos a mäe, cheguei à conclusäo de que sua natureza simplesmente näo conseguia dizer “näo” aos seus filhos. Depois de meses ou anos de indulgência, fica muito difícil mudar a maneira de reagir e se relacionar com os filhos. Eu sinceramente näo achava que ela teria a forèa ou a fé para fazer isso‚ de modo que busquei desesperadamente o Senhor para encontrar uma soluèäo.

135. Entäo, como se fosse uma revelaèäo‚ o Senhor me mostrou que o segredo era eles pedirem a Ele! Expliquei para esta mäe que ela e seu marido poderiam se sentar com seus filhos e explicar como eles (os pais) estavam errados nesta ârea, que näo tinham sido obedientes à Palavra, etc. Eles podiam explicar a seus filhos que agora queriam colocar todo o conselho da Palavra em prâtica, inclusive a instruèäo dada em “Perguntem-Me tudo”. Portanto, dali para frente eles estariam perguntando tudo ao Senhor — e esperando que seus filhos também perguntassem ao Senhor — antes de tomarem decisöes. Em outras palavras, em vez de deixarem as crianèas naturalmente optarem por receber respostas da mamäe e do papai, elas saberiam que mamäe e papai perguntariam as coisas ao Senhor‚ o que levaria a bom treinamento e explicaèöes do Senhor‚ bem como muitas lièöes sobre profecia. Quando o Senhor diz “näo”, Ele o faz com muito amor e sabedoria. Apresenta as razöes de um modo que sabe que conseguiremos aceitar. É claro que isso faz com que seja muito mais fâcil para as crianèas. Temos visto que algumas de nossas crianèas realmente respeitam o Senhor e a profecia, e às vezes aceitam melhor as instruèöes dadas desta forma do que através de seus pastores ou pais.

nComo facilitar a transièäo — crianèas precisam de aèäo e diversäo!

136. (Pergunta:) Em muitos casos, para colocar as crianèas na linha väo ter que cortar muito as influências ímpias e näo edificantes na vida delas — coisas como filmes ruins‚ jogos de computador em excesso ou simplesmente ruins‚ livros, música do sistema, excesso de tempo livre, independência, passar tempo com amigos do Sistema, etc. As crianèas näo väo gostar nada disso e provavelmente väo se rebelar. O que os pais podem fazer para facilitar a transièäo? Os pais têm que oferecer algo em troca, mas o quê?

137. (Jesus fala:) Vocês muitas vezes usam a citaèäo "Deus nunca tira algo sem dar algo melhor em troca". Como säo exemplos Meus aos seus filhos, isso também deveria ser parte do seu lema como pais. Näo podem pedir que faèam sacrifícios a näo ser que tais sacrifícios sejam recompensados de alguma maneira. Nem sempre podem dar às crianèas o que elas querem ou acham que mais querem — assim como Eu näo os recompenso da maneira que vocês acham que devem ser recompensados, tampouco respondo às suas oraèöes exatamente como acham que deveriam ser respondidas. Vocês sabem o que é melhor para os seus filhos, da mesma forma que Eu sei o que é melhor para vocês. Embora a recompensa ou o substituto para o que foi perdido näo seja exatamente o que esperavam que fosse, pelo menos ficam agradecidos pelo Meu amor e carinho em lhes recompensar, e, com o tempo, entendem a sabedoria das Minhas escolhas.

138. É assim que serâ com suas crianèas e adolescentes. Mesmo que faèam escolhas sâbias e encontrem substitutos sâbios, eles talvez se rebelem contra as suas decisöes e o que receberem, mas vocês precisam ter a convicèäo de que sabem o que é melhor para eles, mais do que eles mesmos. E se estiverem orando‚ Me buscando e recebendo a Minha orientaèäo, entäo podem saber com certeza que fizeram a escolha certa e estäo lhes dando o melhor.

139. Crianèas e adolescentes geralmente dizem preferir jogos de computador e filmes a qualquer outra coisa, e näo existe outra “coisa” que chegue ao mesmo nível, que considerariam equivalente, pelo menos näo de imediato. Mas algo que todos desejam e precisam é tempo de qualidade com pessoas de qualidade.

140. Eles também precisam de aèäo e movimento! Hâ muitas maneiras de oferecer isso, tantas quanto hâ pais, pois cada um de vocês tem seus pontos fortes, âreas em que säo dotados. Entre esses dons hâ coisas que podem passar aos seus filhos e ocasiöes divertidas que podem vivenciar com eles.

141. Vou relacionar aqui muitas coisas que podem fazer para manter seus filhos ocupados e se divertindo. Algumas talvez näo pareèam täo "divertidas" de início, mas depois provaräo ser tanto benéficas como agradâveis para vocês e seus filhos.

142.?Planejem ocasiöes para seus filhos, JETTs e adolescentes terem convívio com outras crianèas e jovens da Família. Se houver outros Lares na sua cidade ou regiäo, tentem organizar convívios regulares e atividades divertidas. Se moram longe de outros Lares, faèam viagens ou mudem-se, se necessârio, se vai fazer uma diferenèa na vida de seus filhos! Se eles estäo andando com amigos do sistema, provavelmente näo têm amigos suficientes com as mesmas crenèas que eles‚ entäo faèam o que puderem para suprir-lhes amigos e lhes dar oportunidades de se divertirem com amigos da Família.

143.?Fiquem mais amigos de seus prôprios filhos. Faèam coisas juntos. Até mesmo coisas como jogos de computador, filmes e livros podem ser usados para o bem, se escolhidos com sabedoria. Essas coisas podem ser canalizadas, podem ser feitas como algo que fazem com os pais ou professores, em vez de um tempo que a crianèa passa sozinha, batendo papo furado, matando tempo, escolhendo sozinha os filmes, jogos e livros — que provavelmente seräo escolhas ruins se ela tiver livre acesso a tudo.

144. É claro que, mesmo suprindo bons livros, bons filmes e bons jogos para eles, se seus filhos estiverem acostumados aos ruins e gostarem mesmo deles, vai ser um sacrifício para eles. Mas o seu entusiasmo pelo que é melhor e divino, e o fato de poderem compartilhar essas experiências com vocês e ainda fazerem coisas divertidas e interessantes‚ com o tempo compensaräo e muito. Talvez leve um tempo, porque ficaram com o gosto pervertido, mas vocês podem ajudâ-los pouco a pouco a criar um gosto pelo que é bom.

145. Estou tentando deixar claro aqui que näo precisam apenas eliminar uma certa atividade totalmente porque abusaram dela; como por exemplo jogos de computador. Podem fazer dela uma atividade unida, um tempo para estarem juntos e tomarem decisöes conjuntas sobre o tipo de filmes, jogos e livros, e a quantidade de tempo e sob quais condièöes podem ser assistidos, jogados ou lidos. Como pais, vocês têm a última palavra, mas mesmo assim deveriam tratar desses assuntos com seus filhos e conseguir a aprovaèäo deles tanto quanto possível. Estejam abertos para uma certa negociaèäo, ou pelo menos escutem o que eles têm a dizer e deixem que expressem as razöes para quererem uma certa coisa.

146.??Levem seus filhos a lugares interessantes! Toda cidade tem algum local interessante ou atividades divertidas para famílias e pessoas de todas as idades — seja a praia, as montanhas, um zoolôgico ou parques de diversäo. As crianèas adoram aèäo. Embora näo possam desfrutar deste tipo de passeio todo dia‚ podem se esforèar para fazê-los com freqüência, ou prometê-los como recompensa ou incentivo pelo bom comportamento das crianèas ou por renunciarem a uma certa atividade ruim a que se acostumaram.

147.??Envolvam seus filhos ou adolescentes nos ministérios de testificaèäo. Seja na distribuièäo de materiais, cantando ou atuando, no follow-up, ministério de correspondência, ou seja qual for o tipo de testificaèäo que fazem, ajude-os a se tornarem parte disso. Cantar e atuar näo é algo que todas as crianèas gostam‚ mas algumas realmente se dedicam e adoram, e ficaräo felizes em dedicar suas noites a aprender novas coreografias ou praticar um instrumento musical. Os que gostam mais de informâtica podem adorar aprender a trabalhar com design grâfico e diagramaèäo, coisas que podem usar no seu ministério de correspondência‚ ou para fazer propaganda e promover seu grupo musical, seus materiais de testificaèäo, etc. Deveriam encorajar acima de tudo coisas que vocês possam lhes ensinar ou deixar seus filhos aprenderem sozinhos, com aprovaèäo e assistência, e que poderiam de alguma forma ajudar no seu ministério de testificaèäo.

148. ??Eles talvez também tenham outros hobbys e talentos que gostariam de cultivar. Talvez sejam coisas que näo podem lhes ensinar nem algo diretamente relacionado à testificaèäo, mas talvez seja algo bem mais proveitoso do que desperdièar tempo com as porcarias que fazem agora! Perguntem-lhes o que estäo interessados em aprender, que habilidade gostariam de aprimorar ou no que gostariam de se especializar, e faèam o possível para ajudâ-los. Talvez seja algo que requeira dinheiro, e eles podem ajudar a angariar os fundos para tal‚ algo que também valerâ a pena, pois lhes ensinarâ a ter responsabilidade e pode ser bem divertido, além de uma oportunidade de testificaèäo. Talvez seja algo que possam aprender com um de seus amigos ou ovelhas.

149. Näo tentem forèâ-los a fazer o que vocês julgam ser melhor, mas tampouco permitam fazer as coisas da sua prôpria maneira, se o que quiserem for algo obviamente ruim. Encontrem o meio-termo‚ sejam sâbios, lembrem-se de que a meta é eles aprenderem responsabilidade, cultivarem seus talentos e poderem de alguma forma ser usados no Meu servièo. — Ou, mesmo que saiam da Família, saberem se virar, tomar decisöes sâbias, usar seus talentos para o seu prôprio bem e para o bem de outros.

150. É claro que hâ mais opèöes a serem exploradas dentro dessas atividades, e outras também. Mas a maioria das coisas que podem fazer com seus filhos ou para eles provavelmente cairâ numa dessas principais categorias. O segredo é estar à procura de coisas divertidas, mas também proveitosas, e isso talvez dê um pouco de trabalho. Mas vale a pena!

151. Outro fator chave é fazerem coisas juntos‚ passarem mais tempo com seus filhos para se divertirem juntos. Eles mais tarde olharäo para trâs e se lembraräo com carinho das coisas que fizerem juntos agora, mesmo näo sendo sua atividade preferida. Ao passo que horas a fio passadas em jogos e filmes se emaranham, e ficam enfadonhos e cansativos, mesmo que no momento as crianèas achem que é tudo que querem e gostam.

152. Lembrem-se que as crianèas — e até mesmo muitos adolescentes — näo sabem mesmo o que querem nem o que é o melhor, porque muitas vezes näo conhecem nem vivenciaram muito. Entäo fica por sua conta, como pais‚ ajudâ-los a ampliar seus horizontes, a ter novas experiências e atividades, a lembrâ-los constantemente de que existe um mundo lâ fora cheio de coisas de valor para fazer, e a ajudâ-los — em meio a isso tudo — a encontrar as coisas que gostam e nas quais se sobressairäo, e que seräo benéficas para eles e para outros. (Fim da mensagem de Jesus.)

153. (Jesus fala:) Basicamente, devem mantê–los täo ocupados alimentando os perdidos que näo sentiräo falta dessas outras coisas. Se vocês, pais‚ conseguirem colocar as prioridades deles em ordem; se conseguirem envolvê-los em atividades que os ajudam a dar a mensagem — reuniöes de follow-up e aulas bíblicas com as ovelhas; se conseguirem fisgar seus filhos nessas coisas, eles mal notaräo que tiveram que abandonar as outras!

154. Podem comeèar demarcando um período de tempo para seus filhos em que näo faräo as coisas que se tornaram uma influência mundana para eles. Por exemplo, vocês podem lhes dizer que durante um mês väo se concentrar na Contato e em atividades relacionadas a alimentar as ovelhas e distribuir a Palavra. Durante este mês, podem dizer que haverâ poucos ou nenhum jogos de computador e romances. Em vez disso, teräo aulas bíblicas e sairäo para testemunhar.

155. Väo ter que fazer com que seja divertido para eles! Dêem-lhes uma parcela do que arrecadarem na testificaèäo, ou peèam-lhes para reformular a aula bíblica do seu jeito moderno. Precisam lhes dar liberdades‚ mas podem direcionar essas liberdades na direèäo certa.

156. No início näo vai ser fâcil, mas precisam fazer com que seja inspirado encontrando maneiras para fazer com que eles gostem dessas coisas. Näo pode ser sô papo; tem que haver aèäo de verdade‚ e em alguns casos, recompensas ou boa competièäo, ou uma meta pela qual eles väo lutar. Digam–lhes que, se eles se saírem bem e participarem de verdade, vocês väo levâ-los a uma peèa de teatro especial, a uma feira ou a um parque aquâtico — e depois cumpram o prometido.

157. No comeèo väo ter que empurrar, esforèar-se, concentrar-se e orar para fazê-los dar a largada inicial — mas quando ligarem o motor deles, väo sair a toda! Eu sei, porque os criei para ser assim. Eles sô precisam de uma ajudinha para comeèar a rolar‚ e quando comeèam a se mexer, seguem sozinhos e vocês sô precisam instruí-los e direcionâ-los.

158. Levem-nos para uma viagem de fé de um mês em que estaräo longe de todas as influências do Sistema e näo se envolveräo em passatempos mundanos. Desafiem-nos a clamar as chaves para o Senhor suprir comida, gasolina e abrigo durante a viagem, ou até mesmo em casa, e deixem que eles participem do provisionamento e follow-up. Saiam para pioneirar um ponto de encontro de jovens na cidade; envolvam–nos em algum tipo de testificaèäo para outros jovens com a Contato. Faèam algo novo com eles! Näo vou enganâ-los dizendo que vai ser fâcil e que eles väo renunciar de boa vontade a todas essas coisas que consideram divertidas e legais‚ mas a soluèäo é lhes dar algo melhor, algo que faz seus jogos, romances, filmes negativos e influências do Sistema parecerem fichinha. Quando comeèarem a ver vidas serem mudadas, väo ficar em fogo para Mim e queimar livre por Mim.

159. Seu trabalho vai ser um pouco mais difícil no comeèo‚ porque precisam dar o empurräo inicial. Mas quando a bola de neve comeèar a rolar, vai crescer sem parar! Vocês precisam comeèar o fogo em si mesmos! Criem entusiasmo e comecem a compartilhar testemunhos de como “conheceram tal pessoa hoje, e ela assinou a Contato e amou!” Tornem a coisa emocionante! Precisam criar um clima de emoèäo para prender o interesse dos jovens. Mas quando eles se interessarem‚ vai ser bem mais fâcil e é capaz de logo eles o estarem carregando porta afora!

160. Tudo se resume a descobrir o que vai deixâ-los ligados e Me pedir para ajudar vocês a acender a chama deles. Eu acenderei a chama deles, para que possam brilhar intensamente por Mim, mas vocês precisam Me ajudar a comeèar isso, e no comeèo vai dar um pouco de trabalho. Mas quando a bola comeèar a rolar, vai rolar sozinha, e Eu poderei inspirâ-los a seguir em frente. Experimentem! Väo adorar! (Fim da mensagem de Jesus.)

161. (Papai fala:) Uma razäo pela qual tantos jovens estäo enfadados e meio parados é que näo têm visto ASGs e adultos em fogo e emocionados com a vida para o Senhor. Se estes embarcarem nessa, ficarem realmente entusiasmados e mostrarem aos jovens que hâ algo pelo qual vale a pena viver e se sacrificar‚ entäo eles väo ficar inspirados e querer ajudar e viver a vida missionâria.

162. Tem que haver uma boa razäo para eles a viverem, e se näo virem os ASGs e adultos vivendo–a, acharäo que näo hâ nada ali que queiram ou precisem. Mas se os ASGs e adultos estiverem täo entusiasmados com o programa Contato e dar a Palavra que seus Lares ficam transbordando de visäo, entäo os mais novos simplesmente väo ter que entrar na onda, e participaräo da diversäo!

163. Quando esses adultos se entusiasmarem, os mais novos os seguiräo. (Fim da mensagem de Papai.) (Obs.: Veja a carta "Como ter um Lar Feliz" para mais dicas inspiradoras e conselhos sobre o que fazer com seus filhos. CdM 2956:22-25, 29-67.)

nRecuperando o respeito de seus filhos

164. (Pergunta:) Quando os pais perderam o respeito de seus filhos, como podem recuperâ-lo? Que podem fazer em termos prâticos? O que devem evitar e o que sô piorarâ as coisas?

165. (Jesus fala:) O primeiro passo para corrigir o mau comportamento de seus filhos e apertar mais o padräo é lembrarem–se que vocês säo culpados em grande parte pelo estado em que eles se encontram. Como a maioria das coisas, precisam comeèar consigo mesmos, examinando seu coraèäo e desejando mudar a sua vida antes de esperarem comeèar a mudar a dos outros.

166. Se têm sido muito lenientes e permissivos com seus filhos por muito tempo, é difícil comeèarem de repente a exigir mais disciplina sem que eles fiquem surpresos‚ confusos e ressentidos com esta mudanèa súbita de atitude. Mas sô porque é difícil näo significa que näo tem de ser feito. É o que estou pedindo de Meus pais na Família, e é de seu interesse receber os Meus conselhos sobre esses assuntos e agir de acordo com eles.

167. De modo que para comeèar a efetuar mudanèas e recuperar o respeito de seus filhos, primeiro precisam mudar suas prôprias atitudes. Perguntem a si mesmos se realmente acreditam e entendem a necessidade das mudanèas que seus filhos precisam fazer. Estäo cientes das âreas exatas em que a conduta delas näo estâ de acordo com o padräo? Estäo cientes do que a Palavra diz sobre os assuntos em questäo? No fundo depende de vocês estarem cheios do assunto e totalmente persuadidos. As crianèas säo sensíveis, e väo saber se é apenas uma tentativa superficial de mudar a vida delas, ou se estäo realmente convencidos do seu produto e apoiando pessoalmente as mudanèas e as melhorias.

168. Para isso acontecer é preciso Me ouvirem muito, e receberem e até pedirem pastoreamento e conselhos divinos. Näo é fâcil ouvir os erros que seus filhos cometeram e que vocês, como pais, cometeram. Mas receberäo conselhos preciosos se derem ouvidos a algumas dessas coisas, bem como sugestöes de seus pastores de como melhorar. Precisam entender que sua objetividade é sempre um pouco distorcida porque vêem tudo com os olhos do amor que lhes dei por seus filhos. Näo se sintam mal por isso, pois Eu pretendia que fosse assim. Preciso que vejam seus filhos sempre com o amor que cobre uma multidäo de seus pecados. Mas, ao mesmo tempo, isso significa que nem sempre podem criar seus filhos sô com seus prôprios conselhos. Precisam estar abertos às sugestöes de outros‚ e especialmente às sugestöes da Minha Palavra.

169. Precisam examinar seu coraèäo quando alguma falta lhes for mencionada, seja pelos membros do seu Lar, pelos pastores, pelas BNs ou por alguma outra fonte. Perguntem-se se apôiam a necessidade de mudanèas nessas âreas ou se ainda consideram tais comportamentos permissíveis e aceitâveis. Este é o x do problema quando se trata de pais delinqüentes. Quando você comeèa a transigir, permite aos seus filhos o mesmo nível de transigência. Entäo para tirar essas coisas deles, primeiro precisa arrancâ-las do prôprio coraèäo.

170. Se no comeèo for difícil apoiarem o aumento de disciplina e regras, peèam–Me para ajudâ-los a ter a fé para cooperar de todo o coraèäo. Ou peèam a um pastor para orar por vocês, ou faèam um estudo na Palavra para ajudâ-los a ter fé. Muitos membros da Família no fundo do coraèäo acreditam nas coisas certas. Sô que com o tempo se afastaram de alguns dos padröes bâsicos da Palavra. Ficaräo surpresos ao ver quanta verdade e desejo de obedecer teräo quando desenterrarem algumas velhas Cartas hâ muito esquecidas. A fé vem de ouvir a Palavra de Deus. É assim que se recupera a fé e a convicèäo para seguir em frente com o trabalho desafiador de mudar seus filhos.

171. Uma vez que estejam totalmente persuadidos em sua mente de que têm que fazer o que estou lhes pedindo para fazer, provavelmente jâ väo estar prontos para agir e comeèar as reformas necessârias. É um momento crucial e delicado na vida de seus filhos. Näo podem comeèar a gritar‚ berrar e ditar regras a torto e a direito, tentando mudar as coisas na marra. Duas das primeiras coisas a fazer säo:

  1. Orar! Recebam as Minhas respostas sobre como ter uma abordagem firme, mas amorosa e gentil. Perguntem-Me quais säo os métodos certos e as maneiras motivadoras de alcanèar sua meta.
  2. Ler a Palavra sobre o assunto, inclusive sobre como motivar seus filhos e pastoreâ–los. Sejam vocês oficialmente pastores com um título ou näo, säo pastores dos seus filhos, e algumas das Cartas bâsicas sobre pastoreamento, tanto novas como velhas, säo perfeitas para lerem num momento como este — Cartas como "Oraèäo por Amor e Misericôrdia," “Amor nunca Falha,” “Pastoreamento e Interaèäo Amorosos,” etc.

172. É importante que dêem esses dois primeiros passos a fim de comeèarem as coisas com o pé direito — com a firmeza necessâria‚ mas também o controle adequado para näo tentarem fazer demais de uma sô vez. Peèam-Me paciência.

173. Algo que também seria de grande benefício para vocês neste momento é lembrarem-se das grandes mudanèas que ocorreram em sua vida. Pensem nas ocasiöes em que precisaram de muito pastoreamento e correèäo. Pensem na Sacudida 2000, na série “Convicèäo versus Concessäo e Transigência”, e outras mudanèas de grande porte em sua vida.

174. Vocês receberam Minha mensagem e ficaram curados da noite para o dia? Todas as suas atitudes erradas e reaèöes enraizadas desapareceram em um dia? E dali para frente se tornaram discípulos felizes, submissos, obedientes e 100% dedicados? Muito provavelmente näo. É mais provâvel que tenha levado tempo e requerido ajuda e pastoreamento para eliminarem inteiramente o velho e errado‚ e aprenderem a desejar o novo e apossarem-se dele. E é bem provâvel que ainda estejam trabalhando nisso. Muitos de vocês, pais, também ainda estäo fazendo mudanèas pessoais e desejando fazer mais progressos em sua vida pessoal. Menciono isso para ajudâ-los a se lembrar que tais mudanèas näo se realizam em pouco tempo e requerem paciência para que aconteèam.

175. Com esta informaèäo e — espero Eu — com as Minhas palavras pessoais para vocês sobre o assunto, deveriam estar prontos para comeèar a fazer algumas mudanèas na vida e modo de operar de seus filhos. Em ocasiöes como esta, näo hâ nada melhor do que Meus conselhos pessoais para vocês. Pois o que pode ajudar muito uma crianèa talvez näo funcione com todas. Mas no geral, dependendo do nível de comunicaèäo que têm com seus filhos, considerem conversar com eles e lhes explicar o que estâ acontecendo, o que o Senhor estâ fazendo e como isso os afetarâ.

176. A melhor maneira de comeèar tal conversa é falando de si mesmos. Se estiverem no mesmo barco que eles, vai ser mais fâcil eles o respeitarem. Podem admitir que agiram errado, que vocês prôprios precisavam de correèäo, e que “agora o Senhor estâ esperando mais de todos nôs, e isso inclui eu e você”. Digam–lhes que algumas das coisas que permitiram que eles fizessem näo estavam certas e entristeceram o Senhor, causaram desuniäo e falta de fruto, e que agora väo tentar mudar as coisas. Admitam que näo sabem todas as respostas, que ainda estäo aprendendo e mudando‚ mas que väo tentar ao mâximo comeèar a guiar sua família pelos caminhos certos, e que väo comeèar sendo um bom exemplo pessoalmente.

177. Entäo podem lhes dar detalhes das maneiras específicas como eles precisam mudar seu comportamento. Isso os ajudarâ a comeèar a ver vocês de uma maneira diferente, e entenderäo que as coisas estäo mudando, e se Deus quiser, teräo uma idéia melhor da razäo por que tais coisas precisam ser feitas. É neste momento que vai ser importante vocês estarem inteiramente persuadidos, pois muitas crianèas näo veräo problema nenhum na maneira como as coisas estavam. Elas gostam da sua prôpria maneira de agir e de poderem escapar impunes com tanta coisa. É neste momento que precisam compartilhar com eles o que aprenderam e como chegaram à conclusäo de que “o certo é obedecer. E, aconteèa o que acontecer, temos que obedecer ao Senhor e aos nossos pastores; qualquer outra coisa leva a rebeliäo, dúvidas e distanciamento do Senhor, Sua vontade e Sua Família.”

178. A necessidade dessa abordagem direta vai depender da idade‚ grau de maturidade, e nível de desobediência de seus filhos. Dependendo das circunstãncias‚ ou no caso de crianèas pequenas, talvez precisem explicar mais em termos que elas possam entender, permitindo mais diâlogo. Perguntem-Me em cada caso e Eu os guiarei à melhor maneira de explicar as coisas para seus filhos no nível deles, em termos que entendam melhor e com os quais possam se identificar.

179. Depois que tiverem inicialmente “quebrado o gelo”, teräo que prosseguir com constãncia, firmeza e gradualmente. Uma planta que cresceu torta nunca é endireitada com pancadas râpidas e brutais. Ela é fortalecida e endireitada com pressäo constante para crescer na direèäo certa, e sendo impedida de crescer na direèäo errada. Este é o segredo para seus filhos voltarem ao padräo da Palavra. Näo ponham fardos pesados demais sobre eles, nem regras e obrigaèöes demais. Em vez disso‚ corrijam o mau comportamento que encontrarem‚ e tentem sô trabalhar em uma ou duas coisas principais de uma vez. Peèam-Me uma lista de prioridades, o que é mais importante tratar primeiro. É claro que näo deveriam tolerar o mau comportamento, mas este processo todo é mais do que sô tentar se livrar de maus comportamentos. Estäo tentando formar novos hâbitos para substituírem os velhos, e isso näo se faz com muita rapidez nem de uma sô vez. Por isso‚ definam as prioridades.

180. Ao mesmo tempo, precisam lhes mostrar o lado positivo da obediência. Eles precisam de encorajamento e recompensas pelo bem que fazem. Precisam ensinâ-los que “o Senhor sempre nos mantêm felizes, se nôs O fizermos feliz”. Precisam lhes mostrar que “o Senhor permite muita diversäo e alegria, se formos fiéis em obedecer aos limites que Ele demarcou para nôs”. As recompensas, compensaèöes e substituièöes variam em cada caso, entäo, por favor, orem e Me perguntem o que é melhor no caso de cada crianèa.

181. O trabalho, porém, ainda serâ difícil‚ por mais que sigam os conselhos, por mais recompensas que dêem e por mais gentis e amorosos que sejam. Vai ser uma prova da sua fé e paciência. Väo ter que estar dispostos a assumir um compromisso de longa data, porque se tentarem recuperar o respeito deles por vocês e pelo padräo, mas desistirem porque a batalha é demorada demais, väo deixar seus filhos numa situaèäo pior do que antes, com ainda menos respeito por vocês e quaisquer mudanèas que tentarem fazer no futuro. Entäo näo comecem, parem e depois comecem de novo. Dêem início à coisa e continuem firmes! (Fim da mensagem de Jesus.)

nPara ajudar seus filhos, criem um apetite pelas coisas do espírito

182. (Pergunta:) Sabemos que as coisas do espírito säo as mais importantes no que diz respeito a causarem uma virada nas crianèas. Mas os pais simplesmente näo podem empurrar-lhes goela abaixo a Palavra e atividades baseadas na Palavra de uma maneira ameaèadora e exigente, pois seria contraproducente. O que eles podem fazer para tornar essas coisas atraentes para seus filhos que talvez näo tenham muita fome espiritual?

183. (Jesus fala:) A maneira mais infalível de ensinar algo aos seus filhos é através do seu prôprio exemplo — näo o que pregam para eles, näo o que lhes dizem que deveriam fazer‚ mas o que vocês prôprios acreditam e fazem. Se as coisas do espírito säo importantes para vocês, se Me amam e têm um coraèäo de missionârio, isso vai ser transmitido aos seus filhos.

184. O primeiro passo para ajudar seus filhos a ganharem um apetite pelas coisas do espírito é comeèarem consigo mesmos. Perguntem–Me o que podem fazer para Me incluir mais, tanto em suas palavras como em suas aèöes. Se näo estiverem Me dando o primeiro lugar em suas vidas, se näo desejarem as coisas do espírito acima das da carne, como podem querer transmitir isso aos seus filhos? E se tentarem fazê-lo, eles ficaräo decepcionados com o seu farisaísmo.

185. Em termos prâticos‚ precisam levar suas metas, atitudes e perspectivas a sério Comigo. Näo quero dizer que devam sempre ser sérios e näo se divertir; mas independentemente do que estejam fazendo, podem encontrar uma maneira de incluir a Mim e às lièöes do espírito. Se seus filhos estiverem sob os cuidados de outra pessoa a maior parte do dia enquanto vocês testemunham ou se ocupam de outros ministérios, entäo é natural que queiram passar qualquer tempo que tenham com seus filhos se divertindo.

186. Entäo divirtam-se! Preparem um lanche com seus filhos enquanto cantam canèöes de louvor para Mim juntos‚ ou gravem uma histôria baseada na Palavra em que cada crianèa escolhe fazer a voz de um personagem. Levem seus filhos para um passeio na natureza, recolham folhas, e enquanto andam, falem sobre como deve ter sido divertido criar o mundo. Perguntem a eles que tipo de flor teriam inventado, se pudessem, e depois procurem numa enciclopédia se Eu criei algo semelhante. Quando brincarem de jogos de tabuleiro ou outros, clamem o poder das chaves para ajudâ-los com as respostas, ou seja o que for. Quando estiverem cuidando de seus bichinhos de estimaèäo, falem sobre o Meu amor e como Eu cuido de vocês e os guardo em seguranèa, etc.

187. Tudo se resume a serem fiéis em Me reconhecer e Me incluir em cada atividade sua. É isso que vai inspirar seus filhos a fazer o mesmo. (Fim da mensagem de Jesus.)

188. (Jesus fala:) A meta principal é treinar seus filhos para que eles desenvolvam um relacionamento pessoal Comigo — um relacionamento que näo dependa de mais ninguém para permanecer vivo. Esta vai ser a maior forèa deles nos anos por vir — seu amor por Mim e intimidade Comigo — porque este é o padräo pelo qual mediräo tudo. A conexäo deles Comigo é o que os guardarâ, protegerâ, instruirâ e lhes darâ o poder e a unèäo em tempo de necessidade.

189. Fortaleèam esta conexäo através do seu exemplo e estabelecendo uma firme fundaèäo na Palavra — näo sô na hora ou duas de Palavra que eles têm diariamente, mas estudando‚ brincando e interagindo diariamente com eles. Glorifiquem–Me. Falem sobre Mim quando conversarem. Deixem-nos ver vocês Me perguntarem tudo. Se soubessem como é importante que eles estabeleèam uma conexäo sôlida Comigo, se esforèariam bem mais para lhes dar o exemplo que precisam de alguém que Me ama, respeita e procura em primeiro lugar.

190. Faèam referência à Palavra que leram‚ às coisas que estäo memorizando. Apliquem a Palavra de maneiras prâticas o mâximo possível no seu cotidiano. Estabeleèam uma meta de serem parcialmente responsâveis por iniciar o fogo no coraèäozinho deles que arderâ intensamente e serâ a sua salvaèäo nos dias escuros pela frente.

191. Também é importante que trabalhem no sentido de incutir neles um coraèäo de missionârio, o coraèäo de David e seu amor pelos perdidos, e orem por isso. Requer esforèo extra, mas hâ muitos exemplos na Minha Palavra e nas palavras de seu Pai David para ensinar às crianèas o que é ser um missionârio. Orem pelos missionârios. Encorajem-nos a escrever ou enviar donativos para os que estäo em campos de missäo necessitados, quando puderem. Ajude-os a ter mais consciência das metas da Família, da histôria da Família e do propôsito para esta vida‚ que é guiar outros a Mim.

192. Seus filhos sabem por que foram colocados nesta Terra? Têm a visäo para o trabalho que logo seräo chamados a fazer? Eles ficam de coraèäo partido pelos perdidos e pelos que estäo morrendo sem terem conhecido o Meu amor? Serâ que entendem o que vêem nos vídeos do Vine? Recebem explicaèöes suficientes sobre o que estâ acontecendo? Conhecem as histôrias dos herôis da fé e de missionârios que deram a vida para buscar e salvar as almas perdidas? Têm a convicèäo no coraèäo de que têm um propôsito para viver e a motivaèäo para fazerem a sua parte, que é aprender como testemunhar e se prepararem para o tempo quando Eu os chamarei a um ministério mais aberto? Estäo entusiasmados e em fogo? Se näo estiverem, perguntem a si mesmos que tipo de exemplo têm sido, porque é bem possível que eles estejam seguindo o seu exemplo.

193. No que diz respeito ao treinamento de crianèas, näo podem indicar-lhes o caminho que deveriam seguir; têm que guiar o caminho, e eles seguiräo. Se estiverem sem inspiraèäo ou visäo e näo sabem qual é o seu chamado, é bem possível que as crianèas estejam sentindo o mesmo: que cada dia é apenas outro dia para brincar‚ estudar‚ fazer exercício ao ar livre, comer e depois dormir. Por que deveriam obedecer e remir o tempo para aprender? Por que, se näo passa de outro dia como o anterior? Sem uma visäo, as crianèas perecem.

194. Mas vocês têm poder para inspirâ–las, para lhes dar a visäo global, para lhes ajudar a entender como säo importantes para Mim‚ que cada uma tem um chamado e näo lhes resta muito tempo para se prepararem. Quando entenderem isso, vocês veräo o nível de inspiraèäo delas crescer! Elas väo querer aprender tudo que puderem enquanto podem. Väo querer obedecer porque finalmente têm uma visäo em longo prazo e uma razäo para viver. Ofereèam-lhes uma vida, näo apenas uma existência. Que poder vocês têm nas mäos — poder para moldar o futuro! E, como resultado, é bem possível que a sua prôpria inspiraèäo e visäo sejam renovadas! (Fim da mensagem de Jesus.)

195. (Mamäe:) Oramos para que este conselho tenha sido uma inspiraèäo para vocês‚ aumentado sua visäo e lhes dado mais fé e convicèäo de fazerem tudo ao seu alcance para serem este exemplo de um discípulo em fogo, obediente e feliz. Muito depende de vocês, queridos pais! Peter e eu estamos orando por vocês, clamando o poder das chaves, e clamando as promessas das chaves para o seu sucesso neste maravilhoso desafio. O Senhor pode lhes ajudar a serem os modelos que precisam ser e aplicarem a disciplina que precisam aplicar! É isso que Ele quer, e nada pode parâ–los se näo desistirem. Sabemos que vocês conseguem, e vocês e seus filhos seräo bem mais felizes como resultado! Deus abenèoe vocês e os ajude a continuar lutando com oraèäo de intercessäo, no poder das chaves, na Palavra e no amor de nosso maravilhoso Marido!

Com muito amor no Guardiäo das chaves

Mamäe

Perguntas para fazer ao Senhor:

  1. Querido Senhor, que atitudes minhas näo estäo de acordo com a Palavra e como elas me impedem de obedecer à Palavra em relaèäo à disciplina de meus filhos?
  2. Jesus‚ Você disse: “Näo ponham fardos pesados demais sobre eles (seus filhos), nem regras e obrigaèöes demais. Em vez disso, corrijam o mau comportamento que encontrarem, e tentem sô trabalhar em uma ou duas coisas principais de uma vez. Peèam-Me uma lista de prioridades, o que é mais importante tratar primeiro.”

Senhor, por favor, pode Me dizer uma ou duas coisas nas quais deveria me concentrar primeiro com relaèäo aos meus filhos?

3)Como trabalho em equipe com os outros no aspecto do treinamento e da disciplina de meus filhos? Estou realmente aberto às opiniöes, idéias e até mesmo correèöes de outros? Se näo estou‚ o que me faz resistir a isso e o que deveria fazer para superar?

Copyright © 2002 por A Família

(fim de arquivo)