Você é um Pai ou Mãe Delinqüente?

Maria
May 7, 2003

Maria 603 CM/FM 3388 12/01

Querida Família

Na Carta “Continue Lutando! — Convicèäo versus Concessäo e Transigência, 6ª Parte”, salientamos o grave estado de crianèas indisciplinadas e o efeito negativo que estäo tendo em outras. (Ver CdM 3366‚ BN 969.) Pais com padröes de disciplina diferentes têm sido a causa de muita desuniäo. Crianèas bem comportadas estäo sendo corrompidas no espírito por crianèas indisciplinadas, algumas täo rebeldes e mundanas que tornaram-se maèäs podres e estäo estragando muitas outras.

2. Quero abordar esses assuntos mais profundamente. Embora fale de certa forma sobre nossas crianèas, a maioria dos conselhos que o Senhor deu é sobre e para os pais.

3. Esta BN define claramente por que o fato dos pais serem moles ou tolerantes demais é um problema. Também vai definir alguns fatos absolutos sobre o trabalho de educar as crianèas. Além disso, vamos desmascarar alguns conceitos errõneos e confirmar os corretos.

Näo aceitem a condenaèäo do Inimigo!

4. Näo é fâcil discutir a questäo de “pais problemâticos”, porque é muito possível que aqueles cujos filhos saíram da Família se sintam sob a condenaèäo do Inimigo. Vocês se culpam por seus filhos terem abandonado o servièo do Senhor na Família. Acham que essas decisöes foram fruto dos erros que cometeram na educaèäo deles, quer tenha sido inconstãncia na disciplina, tolerãncia ou farisaísmo em demasia, o fato de näo terem lhes dado atenèäo suficiente‚ näo os compreenderem ou orarem por eles como deveriam, deixarem-nos andar em mâs companhias, ou näo os motivarem a sair para testemunhar e aprenderem a ser missionârios. Tenho certeza que é praticamente interminâvel a lista das possíveis “falhas” e razöes pelas quais os pais acharäo que devem se culpar pelas decisöes de seus filhos que lhes causaram tristeza.

5. Sempre hâ pesar quando um de seus filhos sai da Família. Se saem porque näo gostam do estilo de vida, você se pergunta o que poderia ter feito para ajudâ–los a gostar. Se partem porque querem ter um namorado, uma namorada, uma educaèäo superior, um emprego regular, seu prôprio carro, etc., entäo você se pergunta se falhou em lhes passar os valores e mensagens do Senhor sobre o que é realmente importante na vida — ou mais precisamente, na vida apôs esta. Se näo estäo interessados em testemunhar ou se envolvem mais em esportes, moda, ou seja o que for, entäo você se pergunta se essa aparente superficialidade é um reflexo de você. Como pais, vocês querem que seus filhos sejam felizes na Família, mas também se perguntam como eles ficaram täo contra o seu estilo de vida, os seus valores, as Cartas‚ o amor pelos perdidos, e tudo que lhes foi ensinado a estimar.

6. BNs anteriores explicam em detalhe quando os pais säo ou näo responsâveis pelos filhos saírem da Família. A Carta “Atrâs de Cada Nuvem Brilha o Sol” (CdM 3166, BN 762-763) faz uma boa revisäo do assunto. Sugiro que a releiam.

7. Outra questäo que devem ter em mente é que criar e educar bem os seus filhos näo se faz apenas com o intuito ou com a meta de mantê-los na Família. Eles estaräo melhor preparados para enfrentar a vida — independentemente de sua decisäo — se forem pessoas disciplinadas, altruístas e se souberem acatar ordens. Uma vez que chegam à maturidade, têm que decidir seu rumo, portanto näo quero que os pais cujos jovens saem da Família sejam vítimas da condenaèäo do Inimigo e achem que isso sô acontece devido ao fracasso dos pais.

8. Apesar de corrermos o risco de algumas pessoas interpretarem mal este conselho, ainda preciso salientar alguns problemas sérios com a maneira como muitos pais ainda encaram a questäo da educaèäo de seus filhos. O Senhor deixa bem claro que alguns pais estäo falhando aos seus filhos por se recusarem a disciplinâ–los. Essas mensagens säo fortes‚ pungentes, e näo oferecem muito consolo para aqueles que jâ passaram pelo sofrimento de ver seus filhos saírem da Família. Para ajudar aqueles que têm filhos fora da Família a lerem esta BN com a visäo certa, quero compartilhar uma mensagem que, espero e oro‚ ajude a dissipar a condenaèäo do Inimigo.

9. Lembrem-se‚ é errado aceitar a condenaèäo do Inimigo! Condenaèäo nunca procede do Senhor. Näo importam as circunstãncias ou o fato de você se sentir mal pelo estado de seus filhos ou pelas decisöes que tomaram, ou por considerar que você falhou, estâ errado deixar o Inimigo condenâ-lo! Uma coisa é sentir-se motivado a orar, a se comunicar e melhorar a relaèäo com os seus filhos. Isso é bom. Mas deixar o Inimigo condenâ-lo e fazê-lo sentir vontade de desistir, roubar a sua fé no amor do Senhor e no fato de que Ele quer abenèoâ–lo, e ficar com um sentimento horrível de desesperanèa é errado!

10. Espero que esta primeira mensagem o ajude a ler o resto desta série de BNs com a atitude certa. Mas, por favor, me prometa que se sentir a enojante e pesada nuvem de condenaèäo do Inimigo se aproximar, vai parar na hora e repreendê–la no poder das chaves! Näo a aceite! Entreter a condenaèäo do Diabo näo vai ajudar nada nem ninguém!

11. Se tiverem dúvidas sobre a educaèäo de seus filhos, as decisöes que alguns deles tomaram, ou sobre os seus erros e falhas no geral, por favor, perguntem ao Senhor. Mas sô faèam isso para ser uma experiência de aprendizado, para que possam fazer melhor hoje, retificar quaisquer erros com os seus filhos e renovar a sua interaèäo, a confianèa e o amor entre vocês.

12. O objetivo desta BN é mostrar como podem ajudar os filhos que vocês ainda estäo criando, aqueles que ainda se encontram sob os seus cuidados. Näo estamos falando daqueles que saíram da Família‚ sobre quem vocês têm muito pouca influência — a näo ser através de suas oraèöes e do contato com eles de vez em quando. É claro que sabemos que vocês também querem ajudâ-los e dar-lhes todo o apoio e assistência que puderem. Alguns estäo se saindo bem, outros näo, assim como muitos jovens que ainda estäo na Família. Mas nesta Carta queremos nos concentrar nas crianèas que vocês ainda estäo criando, as que vocês estäo ensinando e treinando diariamente. Hâ muito potencial nesta ârea para vidas serem transformadas e essas crianèas recuperadas. Até mesmo crianèas problemâticas podem ser ajudadas e resgatadas. Säo nessas que queremos concentrar nossa atenèäo agora.

13. Para isso, tenho que falar sobre algumas tendências e atitudes ruins que se enraizaram na Família. É muito fâcil pegar este conselho e aplicâ-lo genericamente a tudo e a todos, inclusive a situaèöes passadas, e é por isso que os pais cujos filhos saíram da Família provavelmente väo ser atacados com sentimentos de tristeza e extremo desencorajamento. É um assunto delicado, e sei que alguns pais podem vir a interpretar mal este conselho, e näo quero que isto aconteèa.

14. Entäo perguntamos ao Senhor: Se um dos pais é ou foi delinqüente e o seu filho(a) deixar de servir o Senhor na Família, Ele vai responsabilizar esse pai ou mäe? Até que ponto esse jovem, se for maior de idade, pode ser responsabilizado pelas suas decisöes, independentemente das falhas na sua criaèäo e treinamento? E o conceito de que maèäs podres säo fruto de pais delinqüentes? E os pais que parecem ser fiéis e diligentes e, contudo, alguns ou muitos de seus filhos säo realmente malvados e rebeldes, ou por algum motivo saíram da Família, talvez porque achavam que näo se enquadravam nela?

15. (Jesus fala:) Näo hâ um homem justo sobre a Terra que faèa o bem e näo peque. Pois todos pecaram e destituídos estäo da glôria de Deus, e até mesmo um homem justo muitas vezes cai. Näo hâ um justo, näo, nem sequer um. Ninguém é perfeito, de modo que‚ num certo sentido, a sua vida pode até parecer uma série de erros. Ninguém consegue criar um filho da maneira perfeita, simplesmente porque o homem é aquilo o que Eu o criei: imperfeito sem Mim. É assim para o mérito näo ser da retidäo do homem, mas para Eu obter a glôria, caso contrârio o homem ganharia todo o mérito e näo precisaria de Mim.

16. De modo que näo existe um pai ou mäe perfeito ou que tenha criado seus filhos sem cometer um erro. Mas existem pais delinqüentes que, embora devessem ter aprendido pelos seus erros e melhorado, tomaram uma posièäo diferente. A Minha Palavra diz: “Corrige a teu filho enquanto hâ esperanèa, e näo se contenha por causa de seu choro*”. (*traduèäo da versäo KJ) Isso significa que existem ocasiöes quando é preciso corrigir o filho, mesmo que ele estiver chorando. Os pais que decidiram agir fora deste preceito têm simplesmente sido delinqüentes e näo têm usando o conselho total da Palavra para criarem os seus filhos.

17. Isso näo significa ficar zangado‚ ser duro ou machucar a crianèa, claro; mas simplesmente corrigir com firmeza, com a firmeza apropriada, suficiente para corrigir o problema. Se os pais näo foram firmes de modo a corrigir o problema, contribuindo assim para que este persistisse ano apôs ano‚ filho apôs filho, entäo foram delinqüentes quanto a administrarem o Meu conselho. Escolheram outra maneira, muitas vezes por näo quererem passar pela dor de terem que disciplinar seus filhos. Isto é delinqüência.

18. "O que retém a vara odeia a seu filho". Se a crianèa for delinqüente e estiver demonstrando atitudes que näo procedem de Mim, tais como ira, ôdio, orgulho demais, falta de amor‚ teimosia, seja qual for o problema no coraèäo dela — se os pais näo tomarem medidas para corrigir esses problemas, entäo estäo sendo delinqüentes. Eles optaram por agir e lidar com seus filhos à sua maneira, e näo vai dar o fruto que Eu pretendia que desse.

19. De modo que, de certa forma, a maneira como a crianèa cresce estâ relacionada ao treinamento‚ à correèäo e à disciplina que lhe é administrada nos seus estâgios de crescimento. Agora, como Eu disse, näo existe pai ou mäe perfeito. Todos falham‚ mas uma coisa é “falhar” e outra coisa é ser “delinqüente”. Delinqüência é quando os pais decidem näo seguir o Meu conselho, geralmente porque preferem ser tolerantes em ocasiöes quando serem firmes daria o fruto certo.

20. Mas chega uma época na vida de toda crianèa quando, apesar dela ter tido um treinamento delinqüente ou näo, ela se torna responsâvel por suas decisöes. Um pai näo pode forèar uma crianèa a obedecer; pode guiar, disciplinar regularmente, estipular limites‚ ser compreensivo, compassivo e amoroso, mas depois que cresce, a crianèa chega a um ponto em que toma suas prôprias decisöes. Pode ser mais fâcil para ela decidir Me seguir se teve um bom treinamento e viu bons exemplos e modelos. Mas mesmo jovens que tiveram alguns dos melhores modelos decidiram näo Me seguir. Por outro lado, jovens que näo viram assim täo bons exemplos e modelos decidiram Me seguir. Por quê? Porque Eu dei ao homem o livre arbítrio, e chega um ponto em que cada pessoa toma a decisäo ou uma série de decisöes sobre o rumo de sua vida.

21. A verdade é que, mesmo se os pais foram delinqüentes‚ seus filhos ainda assim tiveram contato com a Família, e sabem basicamente do que a Família se trata e no que acredita, foram expostos a um monte da Minha Palavra, viram muito exemplos ou sabem ou jâ ouviram de exemplos de missionârios da Família. De modo que, mesmo se cresceram sendo teimosos ou mimados e sem o benefício de um “amor firme” quando precisaram, ainda assim lhes foi apresentada a porta do discipulado a tempo integral. Agora, se väo ou näo passar por ela, depende deles.

22. Chega uma hora em que os pais näo podem mais ser responsabilizados. Eles säo apenas responsâveis por suprir o melhor treinamento que podem, dar o melhor exemplo que podem‚ mas depois seus filhos estäo completamente livres para se decidirem. E essa escolha näo é responsabilidade dos pais, mesmo que tenham sido delinqüentes.

23. Um pai delinqüente pode simplesmente dificultar as coisas em longo prazo para seu filho, pois devido a esse mau treinamento‚ estarâ mais desviado e terâ que abrir mäo de mais coisas para poder se submeter a Mim e seguir as Minhas pegadas. Sua jornada serâ mais longa. Mas terâ visto o caminho e é bem possível que opte por seguir. Lembrem-se que aceito a pessoa segundo o que ela tem, e näo segundo o que näo tem. E se hâ prontidäo de vontade, vou ajudâ-la a superar qualquer obstâculo.

24. Olhem para si mesmos! Vocês todos näo superaram obstâculos enormes em suas vidas? E o seu treinamento? A maioria dos adultos da primeira geraèäo foi criada no Sistema, e estava muito longe do Meu treinamento. Mas chegou a um ponto em que teve condièöes de dar meia-volta e ter uma revoluèäo total em sua vida que a levou a abrir mäo de tudo o que sabia e optar por carregar sua cruz e Me seguir. O mesmo acontece com seus filhos. Escolher Me seguir é decidir se sacrificar, e essa decisäo cabe a cada um. Se seu filho näo foi treinado a se sacrificar, entäo näo estarâ acostumado a Me dar a sua vida‚ e quando chegar a hora da decisäo‚ serâ mais difícil ele se submeter a Mim.

25. Existe um fundo de verdade no conceito de que maèäs podres säo fruto de pais delinqüentes, pois o que retém a vara mima, ou seja, estraga a crianèa. Mas isso näo significa que a crianèa ainda näo leve uma grande vantagem em relaèäo às que säo criadas fora da Família. No fundo do coraèäo, ela sabe, e näo tem desculpa. Você acha que quando o seu filho comparecer perante Mim, ele terâ tanto direito de se desculpar por näo Me seguir quanto você tem? Claro que näo! Ele terâ menos desculpas do que você, pois foi criado dentro do santuârio, na Minha presenèa, entre os Meus missionârios.

26. De modo que embora pais delinqüentes talvez venham a produzir maèäs podres — em parte — a crianèa é responsâvel por suas decisöes no final. Ela näo pode jogar toda a culpa nos pais. Deveria é dar-lhes todo o mérito por tudo o que conseguiram fazer com ela.

27. “Admitir a culpa” é uma das coisas mais difíceis de se fazer‚ e quando alguém passa da infãncia para a idade adulta, passa a arcar com a responsabilidade de suas decisöes‚ independentemente das circunstãncias. Isso faz parte da vida de um adulto, e na verdade é uma das maneiras de se medir a maturidade de alguém: vendo o quanto a pessoa estâ disposta a assumir a responsabilidade pela sua prôpria vida. Se alguém culpa seus pais pela sua vida, entäo ainda é uma crianèa num certo ponto, ou pelo menos näo é totalmente adulto, näo importa a sua idade, pois a maturidade também significa responsabilidade. Alguém que näo assume responsabilidade pela sua vida simplesmente näo é ainda adulto. Continua culpando os outros; näo se humilhou e assumiu a responsabilidade pela sua prôpria vida.

28. Entäo, assim que alguém comeèa a tomar suas prôprias decisöes, näo pode mais culpar seus pais. A pessoa é que escolhe. Independentemente dos pais a terem criado bem ou terem sido meio negligentes‚ ela tem condièöes de Me procurar em busca da Minha ajuda.

As Minhas mäos estäo sempre estendidas e prontas para ajudâ-la a superar quaisquer problemas. Mas se a pessoa näo Me procurar, näo poderei ajudâ-la, pois tem que ser decisäo dela. Tenho o poder necessârio em qualquer situaèäo, mas se a pessoa näo Me busca e agarra esse poder‚ essa ajuda, näo estarâ aproveitando ao mâximo tudo o que tem ao seu dispor. É responsabilidade e decisäo da pessoa.

29. Hâ dois tipos de pais para analisarmos neste cenârio de que estamos falando. Hâ aqueles que tentam disciplinar consistentemente e manter o Meu padräo e a Minha Palavra, e embora cometam erros e às vezes caiam, seguem na direèäo de apoiarem o Meu padräo. E hâ aqueles que näo estäo tentando seguir todo o conselho que lhes é dado, que abriram exceèöes. É assim que se sabe se um pai ou mäe é ou näo delinqüente. Os dois tipos erram, mas um estâ tentando manter o padräo apesar de suas imperfeièöes, e o outro simplesmente deixa o padräo cair por terra. Mas em ambos os casos‚ a crianèa acaba chegando a um ponto em que terâ de tomar sua prôpria decisäo. E embora os pais queiram levar a culpa ou achem que têm de levar a culpa pela escolha de seu filho, no final Eu responsabilizo o filho pelas suas escolhas.

30. De modo que se os pais têm tentado manter o padräo e seguir o Meu conselho, embora cometam erros, e às vezes até deixem o padräo cair, mas depois voltam atrâs e tentam vivê–lo, näo os considero delinqüentes. E vocês näo deveriam assumir a culpa se os seus filhos saíram da Família. Vocês fizeram o que podiam. Até mesmo caso näo tenham tido condièöes de fazer tanto quanto gostariam ou dado tanto quanto gostariam de ter-lhes dado porque estavam Me servindo, e queiram aceitar parte da culpa, ainda assim os seus filhos viram bons exemplos, mais do que qualquer outra crianèa no mundo. Näo‚ vocês näo säo responsâveis. Eles viram a mensagem‚ e a responsabilidade final é deles. Eles também sabem que ninguém é perfeito, e exigir uma certa dose de perfeièäo da sua parte näo passa de uma tentativa de se eximirem da responsabilidade por suas prôprias vidas.

31. Até mesmo no caso dos que deixaram o padräo cair por terra, que por algum motivo näo acreditaram que o padräo era o certo, os seus filhos chegaram à maturidade, como aconteceu com os adultos, sô que com muito mais vantagem no tocante a decidirem Me seguir ou näo. Embora vocês tenham deixado o padräo cair, näo quero que se condenem. Nunca é da Minha vontade que se condenem. Ninguém é perfeito, e até mesmo sem perfeièäo posso fazer milagres se houver prontidäo de vontade.

32. Seus filhos provaram um pouco da Família, e quer tenham sido criados da maneira “certa” quer näo‚ ainda assim tiveram a oportunidade de Me seguir, de modo que vocês na verdade näo podem levar a culpa. "Ele tem idade, deixe-o decidir". Claro que a decisäo talvez tenha sido mais fâcil para outros jovens, filhos de outras pessoas, por causa de seu treinamento, mas ainda assim, alguns escolheram näo seguir. De modo que vocês näo podem responsabilizar o treinamento ou a falta dele. No final a responsabilidade é da crianèa. E qualquer um que näo consegue se responsabilizar totalmente pela sua vida, näo importa quais sejam as circunstãncias, simplesmente ainda näo se tornou adulto. Ser maduro é aceitar a culpa e assumir a responsabilidade por seus atos.

33. Qualquer pensamento que ameace o seu servièo para Mim simplesmente näo procede de Mim, e näo desejo que vocês sejam puxados para baixo ou atrapalhados em seu servièo para Mim por pensamentos de remorso ou fracasso. Assim que alguém se arrepende, reconhece seu possível fracasso e fica contrito‚ Eu o perdõo, o pego pela mäo e digo: “Venha, vamos caminhar juntos na direèäo de um dia mais radiante”. Eu näo o culpo por seus pecados, erros e defeitos. Sabe quem faz isso? É isso mesmo, o Inimigo de sua alma, que näo quer que você siga em frente. Eu sou o amante de sua alma, Eu lhe peèo que perdoe e esqueèa. Ele lhe pede que näo se esqueèa e que se culpe.

34. Entäo, peèo a todos vocês, tanto os pais que se saíram bem, contudo seus filhos partiram, como os que näo seguiram o padräo totalmente e cujos filhos saíram da Família, para virem e Me seguirem. Deixem as decisöes de seus filhos nas mäos deles, pois é responsabilidade deles. “Sô uma vida, que logo passarâ”. Dêem-Me o que resta de sua vida‚ porque no fim, sou capaz de dar-lhes uma vitôria de uma aparente derrota, beleza em troca de cinzas, e fazer com que todas as coisas contribuam juntamente para o bem. E o farei. (Fim da mensagem de Jesus.)

35. (Mamäe:) Espero que a perspectiva do Senhor seja um consolo e oro para que dissipe de uma vez por toda a condenaèäo que o Inimigo tem lhes feito sentir. Essa mensagem também possui dois pontos chave de instruèäo nos quais precisamos nos concentrar.

36. Primeiro‚ notem a definièäo de um pai delinqüente. O Senhor näo quer perfeièäo. É impossível. Pais delinqüentes säo os que escolhem deliberadamente seguir outro padräo na criaèäo e disciplina de seus filhos, um padräo diferente daquele estabelecido na Palavra de Deus. Pais delinqüentes säo os que näo disciplinam seus filhos com a devida firmeza, muitas vezes porque näo conseguem agüentar a dor que sentem quando têm que fazer isso. Pais delinqüentes säo moles e tolerantes em demasia.

37. O segundo ponto, que é extremamente importante: Embora todos os nossos filhos no final tenham que assumir a responsabilidade pelas suas decisöes, quer seus pais tenham sido diligentes ou näo, e todos eles tenham a vantagem de terem visto o exemplo da Família‚ para aqueles que receberam a disciplina e o treinamento apropriados, vai ser mais fâcil decidirem servir o Senhor a tempo integral como discípulos caídos-fora.

38. Ao melhorar o padräo de disciplina da Família, näo estamos apenas trabalhando para evitar que as crianèas da Família e os nossos jovens sejam contaminados por aqueles que se desviaram espiritualmente e que possivelmente entretêm maus espíritos, mas também para ser mais fâcil, quando chegarem a uma certa idade‚ decidirem se väo servir o Senhor a tempo integral ou näo. Os pais näo podem decidir por eles, näo podem forèâ-los a servir o Senhor, mas podem lhes dar um ponto de vantagem, que é um bom treinamento e uma vida disciplinada. Nisso vocês podem ajudâ-los.

39. Papai disse em “Continue Lutando! — Convicèäo versus concessäo e transigência, 6ª Parte”‚ que, infelizmente, alguns dos nossos filhos jâ estäo muito estragados para serem resgatados, mas muitos ainda podem ser ajudados! (CdM 3366:79-80.) Näo nos esqueèamos disto! Muitos ainda podem ser ajudados! É disso que se trata toda esta série: resgatar aqueles que têm problemas e näo estäo crescendo espiritualmente tanto quanto deveriam, mas que podem ser ganhos e ajudados. Embora nôs, como pais, näo vamos ser culpados pelas decisöes de nossos filhos quando eles tiverem idade‚ näo significa que possamos abdicar de nossa responsabilidade como pais. Näo significa que o que fazemos como pais näo importa, pois vamos ser abenèoados de acordo com a nossa fidelidade para com os nossos filhos. O Senhor ainda quer que faèamos tudo ao nosso alcance para sermos o exemplo que precisamos ser, para darmos aos nossos filhos o alicerce da Palavra, para os protegermos dos males deste mundo, ajudâ-los a ser uma boa influência nos outros, etc. Para isso, muitos pais precisam efetuar grandes mudanèas na sua vida e atitudes.

40. Esta série é uma seqüência importante à série “Convicèäo versus concessäo e transigência”, porque muitas vezes säo as suas prôprias transigências e pecados que os fazem perder a fé de esperar de seus filhos o que deveriam. Vocês se consideram hipôcritas por esperarem que eles sigam a Palavra e a Carta Magna se vocês mesmos estäo abrindo concessöes e desobedecendo!

41. Peter e eu oramos fervorosamente para que o conselho nesta série ajude a colocar em seus coraèöes a convicèäo e a verdade do Senhor, e que tenham coragem e humildade para admitirem onde se desencaminharam e clamarem ao Senhor desesperadamente‚ através do poder das chaves, para obterem vitôrias.

Qual é a raiz do problema?

42. Vamos continuar e ver qual a perspectiva do Senhor sobre os pais que näo estäo disciplinando seus filhos. Quero deixar claro que quando falamos de disciplinar as crianèas é de acordo com os padröes e diretrizes estipulados na Carta “Diretrizes Para Disciplina na Família” (CdM 2919, BN 591) e na Carta Magna. Näo estou, em hipôtese alguma, promovendo que tratemos as crianèas com dureza e falta de amor. Isso é errado! Peter e eu näo concordamos nem promovemos que disciplinemos nossas crianèas e jovens de maneira rude‚ cruel, irada, inconstante ou implacâvel! Näo quero que os pais ou adultos väo ao extremo e comecem a ser “duröes”‚ agindo com ira e frustrados, pois isso sô deixaria os seus filhos mais rebeldes e possivelmente temerosos e rancorosos. Precisamos é de uma disciplina constante, amorosa, de acordo com os sâbios conselhos que jâ nos foram dados na Palavra. Näo estamos mudando o padräo, apenas pedindo que os pais o adotem.

43. Para poderem ver onde se desencaminharam, é importante estarem cientes das principais desobediências e pecados que levam muitos pais a serem delinqüentes. Estâvamos cientes dos hâbitos e atitudes erradas de muitos pais, mas achei que deveria com certeza haver uma causa ou raiz espiritual por trâs desse problema täo alastrado. Segue-se o que o Senhor tem a dizer sobre o assunto.

nTransigência e Letargia

44. (Jesus fala:) Em essência, a raiz do problema é transigência e letargia. E, infelizmente, assim como a transigência entrou em muitas âreas da vida espiritual das pessoas e no seu relacionamento Comigo, ela também tem sido o buraquinho na represa que deixou as mentiras do Inimigo, as atitudes e mentalidades mundanas, entrarem nesse aspecto täo importante que é a educaèäo de seus filhos na Minha Família do Tempo do Fim.

45. Muitos membros da Família têm permitido que suas mentes, olhos e ouvidos sejam contaminados com a propaganda, as atitudes e os conceitos do Inimigo no que diz respeito à criaèäo de seus filhos. Muitos pais têm se baseado mais nas tendências atuais, nos escritos, nas teorias‚ nos ensinamentos e nas filosofias do mundo do que na Minha Palavra‚ nos Meus ensinamentos e no padräo que Eu estipulei para criarem seus filhos. Eles têm dado ouvidos mais a conselheiros mundanos, e até mesmo a parentes e pais no Sistema do que à Minha voz, à Minha Palavra escrita‚ aos Meus anciäos e pais veteranos, com quem eles poderiam aprender muito.

46. No tocante à educaèäo das crianèas‚ o malévolo demõnio da letargia ninou muita gente. Ele as fez terem a visäo curta, ficarem fracas, indecisas, marias-vai-com-as-outras, sem forèas para treinar seus filhos direito, e especificamente para disciplinarem seus filhos. Por causa da letargia, muitos näo têm forèas nem perseveranèa para disciplinarem.

47. Criar e educar os filhos é um trabalho ârduo‚ que exige muito sacrifício, amor incondicional‚ horas e horas de trabalho e de oraèäo. É preciso Me buscar, conversar e dialogar com seus filhos, explicar-lhes os Meus princípios e valores, ministrar para eles. Para você obter sucesso nessa tarefa, um fator chave é dar às crianèas um treinamento e disciplina estâveis. A letargia e sua companheira, a preguièa, roubaram de muitos pais a forèa que advém da estabilidade na disciplina. A sua vontade e visäo de levarem a cabo a disciplina foi esmorecendo aos poucos.

48. Como o exemplo dos pais foi enfraquecido e aguado através de concessöes — e eles sabem disso — falta-lhes a fé para serem firmes com seus filhos. As pequenas desobediências säo conseqüência da transigência e da letargia‚ e tornaram-se os “charutos” que atrapalham a conexäo dos pais Comigo. [Ver CdM 604:1-3.] O “charuto” da desobediência fez os pais vacilarem e näo terem fé para seguirem o Meu padräo na hora de disciplinarem seus filhos‚ pois sabiam que estavam errando o alvo em muitos sentidos.

49. Näo Me procuraram em busca de respostas, nem à Minha Palavra escrita sobre o treinamento de seus filhos, mas buscaram avidamente o padräo do mundo e as muitas atitudes mundanas e nada saudâveis sobre essa questäo, com as quais o Inimigo enche e alimenta as massas.

50. Eles näo se apartam mais do mundo nesse sentido. Têm permitido que suas mentes e coraèöes sejam levados na direèäo errada — tendendo à tolerãncia e a uma forma de disciplina e padräo indefinidos e vagos. Escolheram passar pelo caminho largo que o mundo construiu para a educaèäo das crianèas, o caminho sem limites claros e definidos, que desvia da santidade e do comportamento cristäo, e que leva à obstinaèäo, ao "vale tudo"‚ que faz as pessoas dizerem: “deixe elas serem crianèas”, “deixe-as em paz, um dia elas aprendem”. Esse comportamento leva à falta de regras e de autocontrole, à infelicidade e por fim à destruièäo. Esse é o caminho que o Diabo estâ preparando com muito esmero para os filhos deste mundo, porque quer pegâ-los pouco a pouco, quer crianèas sem valores morais e sem padröes, sobre quem os pais näo têm nenhum controle, poder ou autoridade.

51. O Inimigo ludibriou o mundo‚ fazendo as pessoas acreditarem que toda forma de disciplina — especialmente física, como por exemplo umas palmadas dadas em moderaèäo ou até mesmo um tapa — é prejudicial e nociva ao crescimento mental e emocional da crianèa. É uma mentira muito poderosa e destrutiva, que agora foi firmemente adotada pelo mundo, e infelizmente, por muitos jovens pais na Família. O Inimigo fez os pais do mundo terem medo de disciplinar seus filhos. Eles näo querem alienar os filhos nem serem acusados falsamente por causa de mal-entendidos ou denúncias falsas. E como näo sabem o que fazer, decidiram näo fazer nada. Eles simplesmente esperam que dê certo e deixam os filhos fazerem o que bem entendem.

52. Vocês, porém, sabem que a crianèa entregue a si mesma envergonha a sua mäe. O que pode parecer fâcil, sem confrontos, eventualmente torna-se um caminho amargo cheio de pesares e remorsos. Vocês, filhos de David, têm muito mais entendimento e percepèäo das coisas do que os pobres e confusos pais no mundo. Vocês näo têm desculpa. Conhecem os limites sâbios e amorosos da disciplina, e têm à sua disposièäo conselhos divinos de como ensinarem seus filhos a obedecer‚ sem quebrarem seus espíritos ou os deixarem rebeldes.

53. Contudo, infelizmente, muitos de vocês näo têm utilizado essa sabedoria e perspectiva. Vocês têm permitido que a concessäo e a letargia os afastem do padräo divino, e tornaram-se cada vez mais como os pais no mundo, perdidos, confusos e vacilantes. Como resultado, muitas crianèas da Família se parecem cada vez mais com as crianèas do mundo. (Fim da mensagem de Jesus.)

54. (Mamäe:) Duvido que esta mensagem seja uma surpresa para muitos de vocês. Mais uma vez vemos um dos muitos tristes frutos da letargia e da transigência. Roubaram de muitos pais a forèa que poderiam ter caso fossem constantes na disciplina. Mas isso näo aconteceu de um dia para o outro. O Senhor diz que foi “esmorecendo aos poucos”. Vocês se desencaminharam pouco a pouco.

55. Sei que querem fazer o que é certo. É claro que amam os seus filhos, mas esta maneira letârgica e preguièosa de criâ-los‚ com a qual se acostumaram tanto que nem percebem direito, entrou de fininho, foi uma transigência de cada vez. É algo digno de séria reflexäo e oraèäo. Reflitam no que passou. Lembram-se das vezes em que o Senhor tentou se comunicar com vocês através de Sua voz mansa e delicada, para motivâ-los a despenderem o tempo necessârio para corrigir um problema, retificar uma atitude errada ou ensinar uma lièäo aos seus filhos? Mas vocês deixaram passar‚ convenceram-se de que näo era importante, ou que poderiam deixar para depois, e aos poucos pararam de ouvir esses pressentimentos. Foi a isso que o Senhor Se referiu quando disse que a sua vontade e visäo de serem constantes na disciplina foi esmorecendo aos poucos.

56. Outro ponto muito importante que sei que é difícil para as mäes e os pais ouvirem é que um dos motivos por que näo têm fé para serem firmes com seus filhos é porque têm aberto muitas concessöes em suas prôprias vidas. Vocês sabem como as crianèas odeiam a hipocrisia, entäo acharam que näo podiam exigir deles um padräo quando vocês também säo culpados de muitos dos mesmos pecados. Vocês por acaso estäo permitindo influências mundanas demais na sua vida através de TV‚ esportes, livros, bebidas alcoôlicas, Internet, etc.? Serâ que se tornaram preguièosos demais para saírem para testemunhar como sabem que deveriam? Pararam de ter tempo na Palavra diariamente? Estäo deixando de exercitar seu dom de profecia ou de fazer vigília de oraèäo? Comem um monte de porcarias e näo fazem exercício? Se o seu estilo de vida é esse, entäo näo é de se admirar que näo tenham fé nem convicèäo para exigirem que seus filhos sigam o padräo da Palavra.

57. Se näo säo profundos na Palavra, verdadeiramente prôximos do Senhor, mas se estäo muito envolvidos no mundo, podem ter certeza que estäo recebendo muitas informaèöes e orientaèöes do Sistema para criarem os seus filhos. O Sistema estâ cheio de propaganda que promove que näo se deve disciplinar as crianèas. É a maneira de ser do mundo: independência total, sem limites, deixem as crianèas fazerem o que quiserem. A näo ser que tenham batalhado bastante para ter a mente de Cristo nesta ârea e manter suas atitudes de acordo com a Palavra, pode ter certeza que se desviaram e têm sido enfraquecidos pelo mundo! Vocês näo podem ficar passivos e achar que väo reagir da maneira certa. Têm que se esforèar para ficarem retos com o Senhor e limpos do Sistema. Têm que ser agressivos e ter iniciativa para serem cumpridores da Palavra! Têm que trabalhar para estarem no mundo, mas näo serem do mundo! E se näo se esforèaram de maneira ativa e agressiva, com determinaèäo, para manterem sua mente limpa através da Palavra‚ é muito provâvel que estejam poluídos pela propaganda do Sistema.

58. O Diabo estâ no ataque! Ele näo estâ de braèos cruzados, passivo, deixando o barco correr. Ele foi à luta e entrou numa guerra para destruir a juventude de hoje. E ele estâ interessado principalmente em nossas crianèas! Ele quer fazer com que vocês tenham medo de disciplinar seus filhos. Quer que pensem que esperar deles obediência, respeito e adesäo aos limites estabelecidos por vocês e pelo Lar é coisa do passado. Näo vêem isso? Ele quer que vocês sejam iguaizinhos a todos os pobres, perdidos e confusos pais no mundo! É exatamente o que ele estâ fazendo, e em muitos casos, sendo bem-sucedido!

59. Se näo reconheceram esses ataques e tomaram passos definidos para retaliarem, entäo a esta altura dos acontecimentos, quer percebam quer näo, jâ estäo perdendo a batalha! Parem de ser letârgicos e insensíveis aos ardis do Inimigo. Acordem! Sei que amam seus filhos, mas serâ que agem de acordo? Näo permitam que o espírito maligno da letargia os cegue e os impeèa de verem a guerra espiritual. Revidem! Fiquem fervorosos, livrem-se das transigências na sua vida, revistam-se da mente de Cristo e sejam cumpridores da Palavra, para que possam esperar que seus filhos lhes obedeèam e respeitem e faèam as coisas certas.

60. Seguem-se mais afirmaèöes sobre a raiz dos problemas que enfrentamos para criar nossos filhos.

nFalta de fé na Palavra, desobediência e indolência

61. (Jesus fala:) Pais problemâticos sofrem uma série de problemas, que podem ser atribuídos ao espírito de letargia e sua influência, embora também envolva outras coisas.

62. Um dos principais problemas é que alguns têm alimentado dúvidas e näo têm acreditado nas Minhas Palavras de instruèäo — na Bíblia, através de David, e nas Minhas Palavras através de profecias recentes em relaèäo ao treinamento de seus filhos e a importãncia da disciplina. Alguns concordam da boca pra fora com a Minha Palavra e padräo‚ mas näo têm vivido de acordo nem agido como os instruí. Outros, mais desencaminhados, preferiram deliberadamente näo disciplinar seus filhos‚ ou pelo menos näo deste ou daquele jeito, ou näo serem täo rígidos como seus pais, ou como outros de quem discordam. Alguns pais dizem acreditar na disciplina, mas têm a idéia errada, e além disso, talvez acreditem, talvez näo, que os maus frutos da falta de disciplina säo täo sérios como jâ foi dito que säo.

63. Este é um grave problema de base, um problema de incredulidade, de falta de fé na Minha Palavra e falta de obediência a ela. É muito difícil de ser resolvido — embora, claro, seja possível — porque requer uma mudanèa radical no modo de pensar e de agir dos pais. Requer que aceitem mental e fisicamente algo que estäo resistindo‚ contra o qual estäo lutando, simplesmente ignorando ou até mesmo rejeitando jâ hâ muitos anos, que é o Meu padräo e ponto de vista sobre a disciplina. Muitos têm idéias distorcidas ou incorretas sobre a questäo, sobre o padräo, e quando o alicerce estâ mau, o prédio desmorona.

64. Outro fator principal que tem afetado muitas pessoas é a preguièa, que as faz serem tolerantes demais consigo mesmas e com seus filhos. É preciso muito esforèo, é preciso ser diligente e fiel para disciplinar e treinar os seus filhos devidamente. Dâ muito trabalho‚ como qualquer pai/mäe ou qualquer um que cuida de crianèas sabe! É muito mais fâcil, ou pelo menos parece, comeèar a deixar as coisas passar, näo manter as rédeas curtas, relaxar e deixar pra lâ. Infelizmente, muito têm seguido por esse caminho “mais fâcil”.

65. Podem comparar isso à maneira como muitos na Família têm considerado o follow-up na testificaèäo: é algo que a Palavra promove hâ anos, dizendo que é bom‚ importante, e até essencial, mas olhem quanta gente näo têm dedicado tempo e atenèäo a isso! Têm levado meses‚ na verdade anos agora, chamando, promovendo os materiais, encorajando a visäo, e agora estâ acontecendo na maioria dos lugares. Mas para muitos foi uma grande mudanèa de mentalidade. Serâ que foi porque ninguém sabia que o follow-up era importante? Näo. Serâ que foi porque ninguém queria fazer o que é certo? Näo. Foi principalmente porque parecia que ia dar trabalho demais, muito problema, e se näo era essencial para o funcionamento do Lar e do trabalho naquele momento, muitos optaram por simplesmente näo se dedicarem ao follow-up, mas sim fazerem o mínimo possível.

66. É assim que muitos também têm agido em relaèäo a disciplinar seus filhos. Sabem que precisam de um padräo‚ e corrigem os filhos nas coisas mais graves ou se ficarem impossíveis, mas näo estäo realmente edificando um alicerce bom, näo estäo lhes dando um treinamento sôlido e baseado na Palavra, nem a supervisäo constante e o pastoreamento necessârios.

67. Hâ outros problemas graves relacionados a essa questäo também, como por exemplo, pais que disciplinam os filhos, mas näo lhes ensinam controle e autodisciplina‚ e näo lhes däo uma base e uma visäo dos padröes divinos, do que é certo ou errado. Hâ crianèas ou adolescentes que quando estäo com um adulto mais rígido, se comportam, mas quando estäo por conta prôpria ou numa situaèäo nova pintam e bordam, porque sô sabem obedecer para agradar ao adulto, ou porque têm medo de serem castigados, em vez de obedecerem por amor ou por temor a Mim. Esse temor a Mim, que estâ ligado ao relacionamento Comigo‚ é uma peèa essencial na edificaèäo de um bom treinamento e disciplina, e é a base que‚ infelizmente, muitos pais na Família têm negligenciado usar para treinarem os seus filhos.

68. Em suma, isso acontece pelo fato dos pais näo Me incluírem o suficiente em suas vidas e na vida de seus filhos. Se fossem täo chegados a Mim e täo cheios da Minha Palavra como deveriam ser, se acreditassem nela como deveriam, se tivessem toda a fé e convicèäo que deveriam, se revestissem-se da Minha mente como deveriam, entäo passariam isso aos seus filhos através de seus ensinamentos, e até mesmo de seu prôprio espírito e atitudes e do seu modo de vida.

69. Outro problema muito comum é pais que näo investem tempo para ensinar seus filhos, treinâ-los‚ amâ-los e lhes dispensar a atenèäo que precisam. Entäo, é claro que näo têm convicèäo para disciplinar os filhos, porque sabem que näo estäo suprindo as suas necessidades. As crianèas precisam de amor‚ de instruèäo, de treinamento, de informaèöes e de cuidados constantes. A disciplina é apenas um aspecto de suas vidas. De modo que os pais que näo se concentram nos filhos, que näo estäo dispostos a se sacrificar e dar duro para investir tempo em ensinâ-los e lhes dar a atenèäo e o tempo de qualidade que precisam, geralmente também säo muito fracos e transigentes na disciplina. (Fim da mensagem de Jesus.)

70. (Mamäe:) Muitos pais näo disciplinam seus filhos porque näo acreditam no padräo estabelecido na Palavra — na Bíblia e nas Cartas. Alguns pais dizem que acreditam e que näo rejeitam a Palavra ativa ou conscientemente, mas por outro lado eles näo agem de acordo com ela, näo vivem segundo a Palavra‚ entäo ela se torna pouquíssimo eficaz. Uma aceitaèäo mental ou crenèa passiva näo é suficiente se näo obedecem à Palavra. Outros preferiram näo seguir a Palavra, primeiro porque näo acreditam que o conselho que ela dâ seja o melhor‚ e querem agir de outro jeito. Tenho certeza que näo é surpresa para vocês que essa postura é comum a muitos pais da segunda geraèäo. Eles declaram abertamente: “Eu nunca vou disciplinar meus filhos como os meus pais (ou professores) me disciplinaram.”

71. Näo vou dizer que todos os adultos da segunda geraèäo foram disciplinados corretamente. Talvez alguns pais, professores ou pastores foram terríveis disciplinadores e tenham sido duros e irrealistas. Alguns provavelmente tinham problema com ira ou perderam as estribeiras, e isso é errado.

72. Mas näo é disso que estamos falando aqui. Peter e eu näo esperamos que os pais de hoje sigam os maus exemplos do passado. Seria ridículo. Mas rejeitar o conselho da Palavra sô porque algumas pessoas näo o aplicaram direito também é ridículo.

73. Näo estou pedindo que os adultos da segunda geraèäo disciplinem de maneira dura e desamorosa! Talvez alguns de vocês foram criados assim e juraram que nunca iam fazer isso com seus filhos. Mas talvez näo percebam que ao tentarem tanto näo serem como seus pais ou como a tia fulana de tal ou como o tio beltrano, estäo se tornando como o Sistema! Querendo agir do seu jeito, vocês foram longe demais. Näo sô abandonaram os métodos de disciplina antigos, que consideram errados, e que poderiam mesmo estar, mas abandonaram a Palavra. Jogaram o bebê fora junto com a âgua do banho. Entäo agora, sua abordagem indulgente, mole e tolerante demais näo tem estrutura ou limites sôlidos. Sinto muito lhes dizer, mas se continuarem assim‚ veräo que o fruto disso seräo crianèas infelizes, rebeldes e incorrigíveis.

74. Peèo-lhes que, por favor, contem os custos. Pensem adiante, no futuro. Pensem em seus filhos quando ficarem adolescentes. Os pequenos pitis e birras que vocês ignoram hoje väo se transformar em discussöes, ôdio e até mesmo crime. Lembrem-se do que a mensagem acima disse, porque é nessa direèäo que estäo caminhando: “... pelo caminho largo que o mundo construiu para a educaèäo das crianèas‚ o caminho sem limites claros e definidos, que desvia da santidade e do comportamento cristäo, e que leva à obstinaèäo, ao ‘vale tudo’, que faz as pessoas dizerem: ‘Deixe elas serem crianèas’, ‘deixe-as em paz, um dia elas aprendem’. Esse comportamento leva à falta de regras e de autocontrole, à infelicidade e por fim à destruièäo. Esse é o caminho que o Diabo estâ preparando com muito esmero para os filhos deste mundo, porque quer pegâ–los pouco a pouco, quer crianèas sem valores morais e sem padröes, sobre quem os pais näo têm nenhum controle, poder ou autoridade.”

Dêem a seus filhos uma base na Palavra!

75. Outro problema que o Senhor salientou e que contribui para a falta de disciplina e o triste estado espiritual de muitas das nossas crianèas é que elas näo estäo recebendo uma boa base da Palavra. Muito pelo contrârio‚ têm um apetite desregrado por filmes, por jogos de computador e pelas coisas do mundo. Na prôxima mensagem Papai explica um pouco a razäo disso e como podem combater esse problema.

76. Claro que näo é um problema que pode ser resolvido da noite para o dia. Vocês teräo que buscar o Senhor para saberem de que maneira devem efetuar as mudanèas no seu Lar e família para as crianèas näo desanimarem nem ficarem ressentidas ou rebeldes, mas sim incentivando-as a se dedicarem mais e desejarem mais as coisas do espírito.

77. (Papai fala:) Precisamos de uma revoluèäo no sentido de voltarmos à Palavra e ao bâsico com as nossas crianèas! O mundo mudou, e com isso o que as crianèas nascidas nos últimos 10 a 15 anos esperam da vida também é diferente do que os adultos da segunda geraèäo esperavam quando eram pequenos. É o mundo da multimídia, do entretenimento dado-lhe de bandeja, e em todo canto que você olha tem comerciais, propagandas e sintomas do materialismo. Até mesmo nos países pobres do Terceiro Mundo hâ sinais da invasäo do materialismo e sua seduèäo em todo o lugar.

78. Entäo, é compreensível que as crianèas de hoje tenham uma expectativa maior. Mas com isso hâ o perigo de ficarem insatisfeitas com a Palavra, com as coisas simples da vida, com uma vida altruísta e näo materialista‚ segundo os padröes divinos. É triste dizer, mas muitos pais näo buscaram verdadeiramente o Senhor para saberem como enfrentar essa situaèäo. Eles também têm sido sugados e deixado os seus filhos serem levados por essa onda, a ponto de que agora väo ter que se esforèar muito no espírito para colocarem tudo nos eixos.

79. Quer você esteja com seus filhos o tempo todo, quer eles recebam grande parte de sua educaèäo de professores ou outros, você ainda é responsâvel por seu treinamento e por alicerèâ-los na Palavra. Em que se baseiam as atividades que vocês fazem juntos? A sua atividade preferida no tempo em família ou dia livre é assistir a um filme ou brincar com um programa de computador? Ou é fazer algo divertido e inspirador juntos baseado no espírito? — Tais como ler um livro do Heaven’s Library juntos, jogar um jogo da Palavra, ir testemunhar ou fazer follow–up, provisionar uma refeièäo fora e testemunhar para o gerente do lugar, aprender computaèäo grâfica e usar o tempo no computador para trabalhar no ministério de correspondência ou numa publicaèäo local para as suas ovelhas, ou ir visitar um contato e sua família à noite para as crianèas poderem testemunhar e derramar para os filhos de seu amigo e darem um pouco do que receberam?!

80. Se os seus filhos fazem careta ou resmungam desse tipo de idéias, entäo tem algo errado! Nossos filhos têm um futuro imenso pela frente, e para estarem preparados para tal precisam de um bom e sôlido alicerce na Palavra, no bâsico de testemunhar, da nossa vida para o Senhor e os caminhos do espírito.

81. Mas isso sô vai acontecer se os pais estiverem fisgados na Palavra e prontos para vivê-la! As crianèas sentem a hipocrisia, e näo gostam nada disso. Vocês, pais, deveriam estar dispostos a se sacrificarem para viverem de acordo com a Palavra e a tornarem um testemunho para os seus filhos. Se tomarem tempo para perguntar ao Senhor e estiverem dispostos a investir tempo em ensinar os seus filhos a Palavra e tudo o que hâ para saber sobre alimentar as ovelhas e pastorear outros, as possibilidades säo ilimitadas quanto ao número de atividades e coisas divertidas que podem fazer juntos — e tudo coisas para substituir as influências do Sistema e as atividades sem sentido com que algumas das nossas crianèas se ocupam tanto atualmente.

82. Isso näo quer dizer que vocês näo possam nunca assistir a um filme com seus filhos ou jogar um jogo de computador com eles. Mas a questäo é que no momento isso estâ acontecendo demais, e as nossas crianèas estäo perdendo a diversäo e o entusiasmo do espírito que poderiam ter. Dâ muito mais trabalho‚ exige mais planejamento, preparaèäo e esforèo no espírito pensar numa atividade ou aventura de testificaèäo em vez de colocar uma fita no vídeo. Mas o efeito na vida deles é inestimâvel, porque estarâ afetando a sua perspectiva das coisas e preparando-os para o futuro, o que vai influenciâ-los por muitos anos. (Fim da mensagem de Papai.)

Conselhos importantes para pais jovens

83. (Mamäe:) Expor as atitudes erradas dos adultos da segunda geraèäo que säo pais näo é um assunto muito bem visto, e vocês provavelmente näo estäo gostando muito. Mas é sério, e por mais que eu näo queira chateâ-los nem humilhâ-los, é meu dever mostrar-lhes os seus erros. Talvez pareèa implicãncia‚ pois provavelmente conhecem adultos da primeira geraèäo que também säo delinqüentes. É verdade. Também sei de muitos. Mas ouso dizer que os problemas desses pais säo mais devido a preguièa, o segundo maior problema que o Senhor salientou na mensagem que leram antes. Näo é necessariamente que eles tenham rejeitado a Palavra. Bem, alguns provavelmente sim, mas näo é um problema nem de longe täo disseminado com eles como acontece com os adultos da segunda geraèäo. A maioria dos adultos da primeira geraèäo conhece a Palavra‚ tanto as Cartas como a Bíblia, e acredita nela, mas se cansou de fazer o bem, principalmente os que jâ tiveram muitos filhos.

84. Ouvi dizer que agora muitos adultos da primeira geraèäo parecem mais avôs — säo moles e mimam demais os seus filhos. Eles agem diferente da maneira como agiram quando seus primeiros filhos eram pequenos. Mas, como eu disse, acredito que isso se deve grandemente à indolência ou porque eles têm medo de que se disciplinarem seus adolescentes ou estabelecerem padröes estritos de comportamento para eles, ficaräo insatisfeitos e sairäo da Família. Isso também é um problema sério, e o resultado é o mesmo: crianèas indisciplinadas, mal comportadas e estragadas‚ às vezes maèäs podres! Mas é muito mais fâcil corrigir esses problemas do que uma falta de fé no alicerce da Palavra, porque quando você rejeita a Palavra, como o Senhor disse, uma mudanèa total de mentalidade e atitude se faz necessâria. Tem de aceitar algo ao qual tem resistido, contra o qual tem batalhado, ignorado ou até mesmo rejeitado, que é o padräo que o Senhor oferece para a disciplina das crianèas.

85. Como isso requer um enorme passo de fé, pedi ao Senhor para nos falar mais sobre o assunto. Fé vem de ouvir a Palavra. Näo achei que uma pequena profecia seria suficiente para convencê–los da necessidade de pensarem e agirem de forma diferente, especialmente para aqueles que têm um grande respeito pelos professores, palestrantes e gurus do mundo. Se você tem aceitado as doutrinas e estudado os métodos dessas pessoas, vai ter que se esforèar bastante para ser lavado com a Palavra e se revestir da mente de Cristo nesse aspecto.

86. Você é quem escolhe se vai acreditar ou näo no que o Senhor diz. Näo posso fazê-los acreditar e mudar. Mas quero adverti-los, com essas prôximas duas profecias, dos problemas que provavelmente enfrentaräo no futuro se continuarem se recusando a disciplinar os seus filhos de forma constante, amorosa e firme como precisam.

87. Estas mensagens säo dirigidas a pais jovens. Por favor, invoquem as chaves para estarem abertos a esse conselho. Estou compartilhando estas coisas com vocês porque os amo e amo os seus filhos. Mais adiante teremos mais mensagens que se aplicam aos adultos da primeira geraèäo também. Os princípios nestas mensagens podem ser aplicados a todos os pais‚ näo importa a idade.

nOs minutos estäo passando…

88. (Jesus fala: ) O Inimigo entrou no meio dos adultos da segunda geraèäo com um grande engano e armadilha, e é na ârea de criar e disciplinar seus filhos. Ele se desdobrou para enfatizar os erros, falhas e defeitos de seus pais. Näo poupou esforèos a fim de exagerar o negativo e aumentar na mente deles os seus receios e preocupaèöes sobre os seus filhos, à guisa de aconselhâ-los a os criarem de maneira diferente de como eles foram criados. Misturou isso com as batalhas que esses jovens pais tiveram quando eram crianèas ou adolescentes, fazendo–os se lembrar de quando se sentiram magoados, maltratados, ou negligenciados. Ele lanèou um fio muito sutil e gentil de inverdade e distorèäo, que levou muitos adultos da primeira geraèäo a adotarem uma atitude mole, relaxada e excessivamente tolerante quanto ao disciplinar os seus filhos.

89. Fico muito triste com essa atitude e essa moleza. A razäo dessa tristeza é por saber que o caminho que esses adultos da segunda geraèäo estäo optando por trilhar na questäo do treinamento e disciplina vai resultar em infelicidade, descontentamento e dificuldade para conseguir satisfazer e agradar os seus filhos. Esse pais estäo fadados à frustraèäo, impaciência e tristeza por näo terem treinado bem os seus filhos. Väo ter que ficar vendo os filhos tomarem decisöes sem uma boa base. Eles näo teräo condièöes de orientar os filhos, porque estes teräo perdido o respeito pelos pais e pelo seu conselho. À medida que forem crescendo, väo estar determinados a fazerem as coisas à sua maneira, a serem independentes‚ a colocarem–se acima do conselho dos outros, do que é bom para o trabalho e para os outros, e, o que é mais grave, acima da Minha vontade e orientaèäo para suas vidas.

90. A questäo näo é se os adultos da segunda geraèäo väo treinar e disciplinar seus filhos como os seus pais fizeram. Isso näo me preocupa. A primeira geraèäo, no geral, fez o melhor que põde com seus filhos. Deram-lhes amor e dedicaram-lhes todo o tempo, atenèäo e cuidados que podiam. Eles também lhes deram a Palavra e o treinamento espiritual que podiam. Deram tudo de si por vocês‚ e embora tenham algumas falhas, os amaram, e isso vocês näo podem negar. Cometeram erros, falharam em algumas âreas, mas vocês deveriam saber que todo pai falha em alguma ârea, e sinto lhes dizer que vocês‚ adultos da segunda geraèäo, também estäo falhando em algumas. Estäo falhando aos seus filhos por näo estipularem limites e lhes darem o verdadeiro amor que precisam sob forma de disciplina.

91. O período mais importante para ensinar e treinar é enquanto as crianèas säo pequenas. Mas por outro lado, quando säo täo pequenas e ainda bastante influenciadas pelo comportamento normal infantil, também é o tempo mais difícil para se ver as conseqüências da falta de disciplina. É fâcil desculpar um mau comportamento dizendo que a crianèa estâ tendo um dia difícil, ou que estâ cansada ou rabugenta, que sô estâ sendo tola e que näo consegue se controlar.

92. Pais jovens, os minutos estäo passando. Seus filhos estäo sendo moldados diariamente. A argila moldâvel de suas vidas estâ endurecendo, e logo vocês näo teräo condièöes de mudâ–la. Claro que poderäo dobrar um pouquinho aqui e ali, e mover um braèo ou uma perna desta ou daquela forma‚ mas a personalidade de seus filhos e o seu alicerce de modo geral estäo sendo consolidados. Uma vez que isso é feito, é bastante difícil mudar. Como pais‚ seu dever é moldar a argila do coraèäo, mente e vida de seus filhos, e mostrar-lhes como se dedicarem a Mim e aos outros. Vocês deveriam lhes mostrar como viver segundo os padröes divinos, como se auto-disciplinarem e serem prudentes.

93. Sei que näo gostam de ser colocados numa caixa e ouvir que devem se conformar ao que seus pais fizeram, mas näo é isso que estou dizendo. Minha instruèäo para vocês é que devem ficar desesperados para criarem e treinarem seus filhos com amor e disciplina segundo os Meus padröes‚ como os instruí através da Palavra. Esqueèam os erros que seus pais talvez tenham cometido. Conseguem confiar em Mim e Me confiar os seus filhos? Para comeèar, fui Eu quem os deu a vocês. É de Mim que vocês devem receber suas instruèöes. É a Mim que deveriam seguir para saberem como criar e disciplinar os seus filhos.

94. Quanto têm me buscado a respeito de seus filhos e seus problemas de comportamento? Quanto têm me pedido conselhos? Têm estado abertos para Eu lhes mostrar as âreas fracas na maneira como criam seus filhos e no seu padräo de disciplina? Muitos de vocês têm se fechado a qualquer ajuda dos adultos de primeira geraèäo e outros pais, porque näo querem se submeter à idéia de outra pessoa sobre como deveriam treinar e criar seus filhos. Ora, isso os estâ levando ao caminho errado, e os filhos que vocês tanto amam seräo os primeiros a sofrer por causa da sua decisäo de fazer as coisas à sua maneira.

95. A instruèäo, conselho e padräo estäo na Palavra. Ninguém tem que lhes dizer nada, se apenas tomarem tempo para pegarem as BNs e a Palavra mais antiga e estudâ-las. Depois Me consultem para saberem como aplicar os conselhos, e a instruèäo e aplicaèäo sob medida que precisam, e aí estaräo prontos! Mas no momento muitos de vocês estäo rechaèando o que a Palavra diz sobre o assunto, e misturando juntando tudo com os adultos da primeira geraèäo e outros pais que querem lhes dar conselhos sobre como educarem os seus filhos. Vocês pensam: se säo seus filhos, vocês deveriam ser capazes de tomar as decisöes quanto a vida e treinamento que recebem, e näo querem que ninguém se intrometa ou se envolva, porque podem aprontar uma bagunèa e estragar seus filhos!

96. Bem, tenho novidades. Eles säo Meus filhos, que EU emprestei a vocês! Entäo, se querem criâ-los como cristäos, no temor a Mim e na admoestaèäo divina‚ por favor‚ Me dêem ouvidos e atendam aos Meus conselhos e instruèöes. E às vezes isso significa ouvir os seus pastores e outros sâbios conselheiros que säo a Minha voz para vocês.

97. Nenhum pai é perfeito, e embora Eu saiba que suas intenèöes säo as melhores possíveis, estaräo errando o alvo se continuarem seguindo no caminho da leniência e tolerãncia demasiada. Se näo estäo dispostos a disciplinar seus filhos, entäo estäo seguindo pelo caminho errado. Näo estou falando de disciplina severa‚ mas sim de instruèäo e correèäo segundo os parãmetros divinos.

98. Pensem nisso, por favor! Sondem seus coraèöes para verem quanto da instruèäo e conselho que lhes dei sobre como disciplinar e treinar crianèas vocês empurraram para o lado e negligenciaram ou até mesmo rejeitaram. Por favor, livrem-se desse golpe do Inimigo que os estâ enfraquecendo nas suas convicèöes e fazendo-os abrir concessöes nessa ârea de criar seus filhos para serem discípulos e firmes testemunhas da fé. Esqueèam a maneira como vocês foram criados. Parem de pensar nos erros que seus pais cometeram. Decidam, resolvam hoje que väo criar seus filhos como Eu quero.

99. Serâ que näo podem colocar nas Minhas mäos näo sô a sua vida, mas também a vida e o treinamento de seus filhos? Eles säo a esperanèa do futuro, e a única maneira de se tornarem essa esperanèa é se forem treinados direito, de acordo com a Minha Palavra, com os Meus conselhos e dentro do padräo que Eu estabeleèo. (Fim da mensagem de Jesus.)

100. (Mamäe:) Por favor, reparem que o Senhor diz que a época mais importante de treinar seus filhos é quando eles säo pequenos. Vocês talvez justifiquem os problemas deles ou achem que väo se concentrar neles depois‚ quando as coisas “ficarem sérias”, mas näo funciona assim. Eles estäo formando hâbitos, sua personalidade e carâter agora! Estäo edificando seu relacionamento com o Senhor agora! Por favor, näo permitam que tolice, superficialidade, preguièa ou letargia os impeèam de aproveitar essa época, que é a mais importante na vida de seus filhos.

nDisciplina faz parte do amor!

101. (Jesus fala:) Fico triste em ouvir que a segunda geraèäo estâ adotando a atitude de näo querer criar seus filhos como seus pais os criaram. E depois, usar isso como desculpa para näo disciplinar as crianèas é ainda mais triste. Na verdade Me orgulho da maneira como os seus pais criaram vocês, adultos da segunda geraèäo! Claro que eles cometeram erros. Ninguém é perfeito, e seus pais näo säo uma exceèäo. Mas eles fizeram o melhor que podiam para lhes passar o Meu amor e lhes dar um alicerce na Minha Palavra e nos princípios divinos. Esse é um dos pontos bâsicos da sua fé e uma das principais razöes pelas quais vocês estäo aqui hoje, acumulando tesouros no Céu e trabalhando no emprego mais importante e mais bem pago que existe!

102. Também estou orgulhoso de cada um de vocês da segunda geraèäo que ainda estâ aqui Me servindo. Vocês passaram por muita coisa e agüentaram firmes, têm recebido um tesouro na forma de treinamento e de sabedoria, tudo muito além da sua idade. Entäo, quando considero vocês um sucesso! E boa parte desse sucesso se deve a seus pais e à maneira como eles os criaram, que foi de acordo com os princípios bíblicos e na Minha doutrina e admoestaèäo. Eles os criaram segundo os Meus ensinamentos, o padräo estipulado na Palavra.

103. Esse tipo de atitude näo sô é um ataque direto aos seus pais e a todo o trabalho duro‚ ao tempo‚ ao amor e ao sacrifício que fizeram para criâ-los, mas também à Minha Palavra‚ aos Meus princípios e aos ensinamentos de David. — Isso sem mencionar toda a Palavra escrita que a Família têm recebido ao longo dos anos sobre a questäo de como educar e criar os filhos na Minha doutrina e admoestaèäo. Fico magoado quando ouèo isso. É um tapa na Minha cara e na cara de todos os pais da primeira geraèäo‚ muitos dos quais abriram mäo de muita coisa e se sacrificaram bastante para criar vocês, às vezes em condièöes dificílimas em campos de missäo pobres.

104. Claro que alguns pais foram mais rígidos que outros, mas fizeram o melhor que podiam, sabendo que estavam criando discípulos. A maioria deles fez o melhor que põde para ministrar para vocês e lhes passar o treinamento e a Palavra que recebiam. Treinamento e disciplina faziam parte de suas vidas, e eles sabiam, com base nos princípios bíblicos e no padräo estipulado na Palavra, que tinham o dever de treinar vocês, as dâdivas que Eu lhes dera, no caminho que deveriam seguir.

105. Alguns de vocês talvez fiquem chocados — especialmente aqueles que optaram por atitudes mundanas de tolerãncia e de pouca disciplina — ao Me ouvirem dizer isto, mas é melhor ser rígido demais do que tolerante demais. Muitas pessoas de todas as idades reconhecem que, mesmo achando que seus pais foram rígidos demais e num certo sentido tenha sido difícil para elas aceitarem esse tratamento, em longo prazo deu fruto em suas vidas, muito mais do que se tivessem sido moles e tolerantes.

106. As repercussöes de ser muito mole e tolerante säo muito mais perigosas para a vida espiritual de seus filhos e seu desenvolvimento emocional do que ser rígido demais, principalmente hoje em dia quando a linha entre o comportamento certo e o errado estâ cada vez mais incerta e indistinta a cada ano que passa. Tudo isso faz parte do plano do Inimigo de levar as prôximas geraèöes para uma zona indefinida de padröes e valores morais, de comportamentos vagos e confusos, para assim afastâ–los de Mim‚ da luz e da verdade.

107. Correèäo e disciplina säo parte do amor que tenho por todos os Meus filhos — jovens e velhos. Aqueles a quem amo, repreendo e castigo. Aqueles que säo Meus filhos Eu limpo, fortaleèo, oriento e instruo. Se Eu faèo isso em suas vidas para aproximâ-los de Mim, fortalecê-los, limpâ-los e ajudâ-los a dar mais fruto, näo deveriam vocês fazer o mesmo pelos seus filhos? Näo deveriam dispensar-lhes esse mesmo amor e cuidado? Por acaso colocam a sua sabedoria carnal e raciocínio acima de Mim e dos Meus caminhos e do que Eu sei ser melhor para vocês e seus filhos‚ a quem criei?

108. Assim como o fato de Eu corrigi-los, definir limites e deixar claro o que devem ou näo fazer é uma manifestaèäo do Meu amor e do cuidado que tenho por vocês, espero que faèam o mesmo com os seus pequeninos. Estaräo falhando a Mim se näo o fizerem e também aos seus filhos se näo lhes providenciarem este importante aspecto do amor: a correèäo e a disciplina. Eles precisam da seguranèa de conhecerem os limites, pois a crianèa entregue a si mesmo envergonha a seus pais.

109. Entäo, para vocês, Meus pais da segunda geraèäo, e para os pais de todas as idades, digo: “Espero isto de vocês!” Se Eu os oriento e instruo no caminho que devem seguir, quanto mais vocês näo deveriam fazer o mesmo pelas suas crianèas, que näo väo conhecer o caminho sozinhas?!

110. Gostaria de saber de onde veio essa atitude de tolerãncia e de näo disciplinar as crianèas como elas precisam ser disciplinadas? Certamente näo vem da Minha Palavra nem dos ensinamentos de David. Vocês permitiram que o Inimigo os seduzisse a ponto de acreditarem mais em histôrias väs e na sabedoria que vigora no mundo atual e na tendência do homem em vez de em Mim e nos padröes e ensinamentos divinos.

111. Se continuarem se apegando aos padröes e ensinamentos do mundo sobre criar filhos e falharem em lhes dar a disciplina e o treinamento que precisam‚ prometo que os seus pesares, problemas e dificuldades seräo muitos. Eles näo estaräo ao seu lado no Meu exército do Tempo do Fim. Vocês os teräo perdido para o mundo. Perdido, porque falharam em lhes mostrar o caminho e em lhes dar a disciplina amorosa que precisavam.

112. Muitos de vocês väo chorar daqui a alguns anos por terem falhado aos seus filhos desta forma, tudo porque os ensinamentos do mundo lhes foram mais atraentes, porque custavam e exigiam menos de vocês. Mas, ah, que caminho mais triste foi oferecido para seus filhos trilharem. (Fim da mensagem de Jesus.)

113. (Mamäe:) Estas mensagens väo bem direto ao assunto. Sei que näo preciso lhes dar de comer na boca e explicar para vocês, jovens, essas graves advertências e explicaèöes. A decisäo é sua. Podem aceitar esta Palavra‚ acreditar no Senhor e mudar, ou rejeitar e continuar do jeito que estäo. É uma decisäo pessoal entre vocês e o Senhor.

114. Mas lhes rogo que‚ por favor, estudem e ponderem no que o Senhor estâ dizendo. Pensem de verdade no assunto. Olhem para os seus filhos e pensem no futuro deles. O que querem fazer por eles? Em que espécie de adolescentes e jovens adultos querem que eles se transformem? Que tipo de futuro esperam que tenham? Os seus filhos os respeitam? Serâ que väo continuar respeitando-os? O que eles vêem quando olham para vocês? Serâ que väo ter de ver seus filhos decidirem qual caminho seguir sem terem uma firme base na Palavra, em submissäo e no temor do Senhor? No que a argila maleâvel da personalidade de seus filhos estâ se tornando a cada minuto? Serâ que eles väo sofrer por causa dos seus pecados?

115. É uma questäo de sua obediência ao Senhor e à Palavra. Vocês‚ como cristäos, seräo responsabilizados pelo Senhor pela maneira como disciplinaram seus filhos, e näo poderäo culpar ninguém mais. Depende de vocês.

116. Näo tem nada a ver com os seus pais, ou com alguma tia ou tio malvados do passado, ou com problemas de Acampamentos para Vitoriosos‚ ou qualquer coisa que os tenha colocado contra a Palavra. Tem a ver com a sua obediência ao Senhor e à Palavra. Mais adiante, se os seus filhos ficarem infelizes, insatisfeitos e for difícil contentâ-los, se näo os respeitarem e quiserem sempre fazer as coisas como bem entenderem, colocando-se acima da vontade de Deus e de Sua orientaèäo, entäo a culpa näo vai ser dos seus pais nem de nenhum adulto da primeira geraèäo. Vocês é que seräo responsabilizados pelas suas falhas e desobediências ao Senhor.

117. Embora os seus filhos sejam responsâveis pelas decisöes que tomarem quando atingirem a maturidade, vocês têm a responsabilidade de preparâ-los para esse momento, fazendo com que seja o mais fâcil possível eles entregarem a vida ao Senhor em total submissäo. Para isso, precisam treinâ-los e disciplinâ-los de acordo com a necessidade‚ pois eles merecem isso. Vocês precisam lhes dar o exemplo de colocar o Senhor em primeiro lugar em sua vida‚ de revestirem-se da mente de Cristo e de serem cumpridores da Palavra. Embora os pais näo sejam responsabilizados pelas decisöes de seus filhos adultos, näo significa que näo tenham o dever de treinâ-los até lâ. É claro que os pais têm a responsabilidade, e o Senhor vai cobrar deles o seu papel no processo de treinamento da crianèa. Quando seu filho se torna adulto, porém, a responsabilidade total de suas decisöes recai sobre os ombros dele. Mas, até entäo, o Senhor responsabiliza os pais.

118. O Senhor diz que o Inimigo lanèou um fio muito sutil e gentil de inverdade e distorèäo. Vocês talvez näo vejam essa teia, ou talvez seja algo perfeitamente normal para vocês. Mas eu lhes imploro que clamem o poder das chaves e orem desesperadamente para se revestirem da mente de Cristo nessa questäo, deixando a Palavra estabelecer os seus pensamentos. Repreendam o espírito maligno de Pä que pode estar influenciando os seus pensamentos e enganando-os. Faèam isso mesmo se acharem que estäo certos, mesmo se näo acreditarem no que o Senhor disse nestas mensagens. Ainda assim, tenham o amor e a convicèäo de pelo menos buscarem o Senhor fervorosamente e com o coraèäo aberto, e deixe-O falar com vocês.

Sintomas de pais delinqüentes

119. Às vezes quando você estâ muito envolvido com as crianèas, é difícil discernir se tornou–se delinqüente. Vocês, pais, provavelmente estäo muito familiarizados com seus filhos, e indubitavelmente desenvolveram uma rotina e certas expectativas. Adquiriram hâbitos provavelmente profundamente arraigados em sua interaèäo com seus filhos, e provavelmente estabeleceram algum tipo de padräo de disciplina (ou falta de disciplina). Estäo acostumados com a maneira rotineira, entäo por causa disso geralmente é difícil avaliar a sua situaèäo. Provavelmente väo precisar da opiniäo e avaliaèäo de alguém de fora quanto às técnicas que usam para criar seus filhos. Além disso, alguns pontos específicos que o Senhor e Papai nos deram sobre fraquezas gerais de pais delinqüentes poderiam ajudâ-los a ver algumas âreas problemâticas nas suas prôprias vidas.

120. Acredito que vocês, pais, väo sinceramente querer saber como estäo se saindo e no que precisam melhorar. Portanto, pedi ao Senhor para nos dizer, em termos prâticos, como saber se säo pais delinqüentes. Como um pai ou uma mäe vai saber se é tolerante demais? Quais säo alguns dos indícios e fraquezas comuns na maneira como os pais delinqüentes criam seus filhos? As mensagens seguintes däo uma luz sobre esta e outras perguntas.

121. (Papai fala:) Pais delinqüentes geralmente säo preguièosos e letârgicos. Em alguns casos, eles têm criado e treinado crianèas hâ anos — como no caso de uma família numerosa — de modo que com o passar dos anos ficam preguièosos. Em outros casos os pais säo jovens, da segunda geraèäo, e muitas vezes näo sabem por onde comeèar ou como lidar com a educaèäo de seus filhos da maneira certa, principalmente porque säo preguièosos demais para estudarem e seguirem a Palavra. De modo que o principal indício de pais delinqüentes é que muitas vezes säo indolentes espiritualmente ou letârgicos, quer por natureza, quer por estarem cansados da luta.

122. Outra maneira de discernir se um pai é delinqüente é ver quäo fiel ele é em aplicar a Palavra à sua prôpria vida. Se é fiel em ler e estudar o Vinho Novo e você o vê colocando-o em prâtica na sua vida, é muito provâvel que faèa o mesmo com seus filhos. Pais que estudam e seguem a Palavra fazem o mesmo com a Palavra dada sobre como educar e disciplinar filhos. Se estiverem seguindo a Palavra de perto, provavelmente faräo o melhor que podem no tocante a seguir os conselhos da Palavra sobre como cuidar dos filhos.

123. Se o pai näo mergulha de verdade na Palavra, se näo tem verdadeira fome pela Palavra, se näo estâ implementando os novos passos do Espírito em sua vida, pode ter quase certeza que ele tampouco faz isso em relaèäo à Palavra sobre cuidado infantil e quanto a aplicâ-la a seus filhos. Como podem esperar um certo padräo de seus filhos se näo o esperam de si mesmos? Näo podem. É hipocrisia. Entäo, como Eu jâ disse‚ eles se justificam desculpando os seus filhos. Amor e fome pela Palavra — ou falta disso — podem indicar se os pais säo delinqüentes ou näo.

124. Os que permitiram que influências do Sistema penetrassem em suas vidas podem se tornar pais delinqüentes. Alguns permitem-se liberdade demais no que diz respeito a influências mundanas, de modo que também abaixam o padräo de seus filhos em relaèäo a isso. Se um pai estâ caminhando dentro dos limites no Espírito, vai colocar o filho no mesmo caminho. O pai ou a mäe que permite influências negativas em sua vida — quer através da Internet, de filmes ímpios, de conhecimento mundano excessivo, de música do Sistema, etc. — também näo vai estar atento em relaèäo às influências negativas que seus filhos recebem do mundo. Esses säo pais delinqüentes.

125. Alguns pais permitiram que os padröes com que se cria os filhos no mundo influenciassem seus pensamentos e decisöes. Alguns aceitam a palavra de autoridades do mundo acima do que o Senhor diz na Palavra. Um pai fiel vai estudar e acreditar nas Palavras do Senhor. Um pai delinqüente vai questionar a Palavra, e por outro lado levar em consideraèäo o que dizem as supostas autoridades no assunto, do Sistema, como se fosse uma verdade inquestionâvel. Eles têm um ponto de vista desequilibrado e aceitam a palavra do Sistema acima das Palavras do Senhor. A maneira como os pais do mundo agem e tratam seus filhos ou o que permitem que eles faèam‚ comeèa entäo a se infiltrar em suas vidas e a influenciar o que permitem ou näo aos seus filhos.

126. Este é um dos maiores problemas de muitos pais na Família. Eles vêem o mundo e como o mundo opera e acham que näo é assim täo mal. Muitos perderam o ôdio completo pelo Sistema e pelos seus padröes ímpios. Muitos vêem algo sobre a educaèäo infantil que é aceito pelo Sistema e acham que se funciona bem para o resto do mundo, por que deveríamos ter esta ou aquela regra na Família ou sermos täo “rígidos” com nossos filhos?

127. Alguns até acham que a Família exagera demais as coisas do Sistema — os perigos do Sistema‚ os perigos de deixar as crianèas por sua prôpria conta, etc. Comeèam a duvidar e questionar por que temos tantas regras e diretrizes para a disciplina de nossas crianèas. Isso é conseqüência de colocarem a palavra do Sistema acima da Palavra do Senhor, de deixarem a sua mente ficar anuviada com os padröes do mundo, de modo que comeèam a parecer täo bons, se näo melhores, do que os nossos.

128. Sinto muito, mas o mundo estâ seguindo na direèäo errada! Eles estäo cada vez mais seguindo o caminho do “cada um por si”, ou "faèa o que bem entender e seja independente", ou de permitir que as crianèas encontrem seus prôprios caminhos na vida. Pode näo estar provando ser täo problemâtico no momento — ou pelo menos os problemas talvez näo sejam täo aparentes para aqueles que näo estäo atentos — mas o resultado é que é desastroso. O que assusta é no que as crianèas do mundo se transformaräo.

129. A maioria dos pais no Sistema perdeu de vista os aspectos mais importantes do treinamento das crianèas. Eles näo se concentram no seu treinamento espiritual‚ emocional e moral. Eles näo querem disciplinâ-las; sô querem que sejam felizes e tenham näo importa o que pensem que precisam para serem felizes. Esse tipo de ética gera crianèas que estäo dispostas a chegar a qualquer extremo para alcanèarem a assim chamada felicidade — até mesmo pisando nos outros, magoando e derrubando as pessoas, e até mesmo causando danos físicos aos outros. Também gera crianèas sem paciência, näo sabem passar sem algo, que näo sabem como lidar com desapontamentos, e que possuem muitos outros sérios defeitos de carâter.

130. É claro que as nossas crianèas recebem muito mais jâ desde o comeèo! Elas têm o Senhor e um monte de Palavra à sua disposièäo‚ se seus pais forem fiéis em alimentâ-las. Nossas crianèas jâ nascem em vantagem em relaèäo ao mundo. Mas é triste quando os pais abdicam de seu dever e tornam-se preguièosos e letârgicos — como os pais no Sistema. Näo é que näo tenhamos diretrizes ou que os pais näo tenham sido informados ou instruídos sobre o que fazerem. A questäo é que alguns deles näo estäo dispostos a fazer os sacrifícios necessârios para serem pais de um discípulo. É trabalho duro, de modo que muitos ficaram preguièosos e abdicaram de seu dever.

131. Os pais säo delinqüentes por muitas razöes‚ mas a principal é o espírito de preguièa, a letargia e a influência do mundo. Espera-se que estejamos treinando discípulos na Família, crianèas que väo brilhar por Jesus hoje e no futuro. Näo estamos criando as crianèas para serem como as outras lâ no Sistema. Se você quiser isso para seus filhos, entäo o seu lugar näo é na Família. Se quiser que seus filhos freqüentem uma escola do Sistema e tenham as mesmas experiências que outras crianèas de sua idade no Sistema, e näo que vivam a vida frugal de fé, entäo talvez devesse reconsiderar o seu lugar.

132. É na Família que estamos criando os governantes de amanhä‚ e para os nossos filhos serem o que o Senhor precisa que sejam, vocês, pais, têm que governar as suas casas hoje. Têm que ser fiéis ao seu dever como pais na Família. (Fim da mensagem de Papai.)

133. (Jesus fala:) Disciplina é treinamento; faz parte do amor que os pais demonstram e têm pelos seus filhos. É algo que vocês, Meus filhos, jâ ouviram vez apôs vez: “Instrui ao menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer näo se desviarâ dele.” Como vocês acham que as crianèas väo receber o treinamento necessârio? Vocês precisam lhes mostrar o caminho e treinâ-las. Elas precisam de disciplina. Sei que os pais querem que ao crescerem, seus filhos se tornem discípulos fortes para Mim; querem vê-los ser bem-sucedidos. Olha‚ se querem que isso se cumpra em suas vidas, teräo que treinâ-los, e isso significa disciplina, disciplina amorosa, atenciosa e constante.

134. Näo é fâcil instruir uma crianèa, e é ainda mais difícil quando se têm muitas crianèas para treinar. Dâ trabalho, mas as recompensas säo enormes! Cada um dos seus filhos é precioso para Mim, e vocês väo receber uma recompensa enorme! Conheèo seus coraèöes, e vejo que têm um grande amor pelos seus filhos. Mas também vejo em alguns de vocês um espírito de letargia que se infiltrou e os enganou, impedindo–os de ver que o que vocês consideram deixar as crianèas "crescerem e viverem como bem entendem" na verdade é delinqüência no treinamento delas, e as estâ prejudicando. Estâ tolhendo o seu crescimento e impedindo-as de se tornarem Meus discípulos maduros e dedicados.

135. Por que acham que o mundo estâ nessa bagunèa? Primeiro, porque estamos no Tempo do Fim e os dias estäo cada vez mais escuros, mas parte da escuridäo têm sido causada pelo fato dos pais hoje em dia se recusarem a disciplinar seus filhos. Agindo assim‚ eles também têm se recusado a mostrar-lhes o certo e o errado‚ e assim o mundo, principalmente o mundo ocidental, estâ afundando cada vez mais nas trevas.

136. O espírito de letargia engoliu completamente muitos daqueles que habitam na Terra e os têm feito abandonar o seu dever para com seus filhos. Eles têm rechaèado a Minha Palavra, que admoesta os pais a disciplinarem seus filhos, e têm acreditado nas mentiras do Enganador que lhes diz que a maneira de amarem os seus filhos é permitir–lhes encontrar o seu prôprio caminho na vida, sem a orientaèäo que a disciplina dâ. Infelizmente, esse mesmo espírito entrou na Minha Família até certo ponto‚ e estâ tentando corromper os pais e fazê-los adotar essa mesma mentalidade.

137. Imaginem mandar seus filhos para uma floresta virgem, perigosa, sem um mapa ou treinamento para sobrevivência. Você näo ia esperar que aprendessem tudo sozinhos. Acham que iam dizer: “deixem-nos encontrar o seu prôprio caminho e aprenderem a se virarem sozinhos”? Nenhum pai amoroso, em sä consciência, faria uma coisa dessas. Muitos pais‚ porém, que realmente amam seus filhos, os preparam para a vida desta forma — enviando-os à floresta deste mundo sem o mapa da Minha Palavra e sem preparo adequado para “sobrevivência”. Eles acham que estäo fazendo um favor aos seus filhos sendo excessivamente tolerantes, ou simplesmente näo entendem que os estäo criando sem disciplina. Seja como for, estäo sendo delinqüentes, e o triste é que nos anos por vir tanto os pais como seus filhos väo sofrer por isso.

138. Os pais säo delinqüentes com seus filhos de vârias maneiras. Cada situaèäo é diferente, e vocês, pais‚ devem Me consultar para saberem em que estäo falhando no treinamento de seus filhos. A natureza humana faz com que seja difícil verem suas prôprias falhas ou os defeitos dos seus amados. É difícil verem e encararem os seus erros e as fraquezas de seus filhos. Os pais também precisam da ajuda de outros para discernirem as coisas. Muitas vezes, porém, essas coisas näo säo distintas. É difícil para os outros ajudarem quando näo acham que têm condièöes de lidar com o problema ou se for uma questäo da opiniäo deles contra a dos pais. É por isso que devem Me buscar, Me perguntar e ouvir o que tenho a dizer.

139. Se outros no Lar sentirem que hâ delinqüência em alguma ârea da parte dos pais no que diz respeito à criaèäo de seus filhos, entäo é bem provâvel que existam problemas. Muitos pais näo gostam de reconhecer o fato de que seus “anjinhos” têm problemas e que a causa de alguns desses problemas seja falta de disciplina.

140. Näo ter um padräo disciplinar que é seguido constantemente é um dos principais caminhos que leva a uma criaèäo delinqüente, e se näo for retificado gerarâ pais e filhos delinqüentes. Os pais näo têm um padräo de disciplina por vârias razöes. Em alguns casos porque estäo täo ocupados com outras coisas que näo param para pensar, orar e Me buscar sobre como väo disciplinar e criar seus filhos. Sô väo empurrando com a barriga cada dia, mas näo estäo realmente investindo no treinamento de seus filhos para o futuro, criando–os dentro de um padräo.

141. Sei que vocês säo ocupados, contudo tenho as soluèöes, se recorrerem a Mim. Embora o treinamento e a disciplina das crianèas tomem tempo, leva muito mais tempo retificar os problemas criados por excesso de tolerãncia e falta de disciplina. Os pais que säo ocupados precisam ter essa perspectiva.

142. Em outros casos, os pais têm sido enganados pelo espírito de letargia achando que ter um padräo de disciplina é rígido e institucionalizado demais e que simplesmente precisam "deixar as coisas fluírem" e cuidarem das situaèöes à medida que forem surgindo, sem um padräo definido a seguir. Esse é um truque que o Inimigo tem usado com muitos bons cristäos no mundo hoje, e tanto o espírito de letargia como Pä däo duro para corromper a mente daqueles que derem ouvidos aos seus pontos de vista distorcidos.

143. Alguns pais ficam perdidos no que diz respeito ao padräo disciplinar. Eles näo sabem por onde comeèar nem a melhor maneira de criar seus filhos ou resolver os problemas que enfrentam com eles. Esses pais precisam de ajuda, sô que näo querem ser ajudados. Em orgulho, acham que eles têm que cuidar de tudo em relaèäo aos seus filhos. Acham que têm que ter todas as respostas e soluèöes. Mas como näo as têm‚ tornam-se delinqüentes‚ porque näo aceitam a ajuda de outros.

144. Näo é verdade que um ou dois pais têm que ter todas as soluèöes. Nada poderia estar mais longe da realidade! Por que acham que lhes dei a bênèäo de viverem em comunidade? Para poderem compartilhar tudo, inclusive a responsabilidade de treinar seus filhos. Nenhum pai ou grupo de pais tem todas as soluèöes. Todo o mundo precisa da ajuda de outrem.

145. Eu certamente dei aos pais um grande entendimento sobre os seus filhos e a sua maneira de pensar. Eles entendem por que os filhos agem de uma determinada forma. Faz parte do trabalho de criar os filhos, e dou essa intuièäo a cada pai e mäe. Contudo, abenèoei a Minha Família com a ajuda de outros. Outras pessoas no Lar talvez näo vejam tanto quanto os pais ou tenham um entendimento täo amplo das crianèas, mas podem ver coisas que os pais näo conseguem ver por causa do “amor cego” que lhes dou pelos seus filhos. Uma troca de idéias sobre as crianèas e seu treinamento é vital.

146. Disciplina inconstante é outra maneira de saber se um pai é ou näo delinqüente. Näo hâ nada que prejudique mais o seu filho do que disciplina inconstante. Isso é conseqüência de falta de padräo‚ entäo às vezes você é rígido e outras vezes frouxo demais. Essa inconstãncia no treinamento confunde a crianèa e a faz se rebelar contra a sua autoridade. Deixar o barco correr com as crianèas e depois ficar chateado para reaver o controle de seu comportamento näo vai fazê-la crescer feliz e sentindo-se segura.

147. Um pai delinqüente pode passar de frouxo demais para rígido demais e depois frouxo novamente. Vocês precisam criar e treinar seus filhos de uma forma equilibrada e com bom senso, sem penderem muito nem para um lado nem para o outro.

148. Näo estar disposto a ouvir as sugestöes e observaèöes dos outros sobre os seus filhos é outro sinal de delinqüência. Muitos pais delinqüentes acham que sabem como criar seus filhos e que näo precisam dar ouvidos aos outros. Acham que‚ como amam seus filhos tanto, säo os únicos qualificados para os criar. Acham que säo bons pais e que seus filhos estäo muito bem, quando o que acontece na verdade em muitos casos é que‚ devido ao orgulho, ficaram cegos à verdade, e näo acreditam nela nem a aceitam.

149. É, os pais amam seus filhos e‚ claro, de modo geral, säo os responsâveis por eles, e geralmente têm um grande entendimento do que se passa no coraèäo e na cabecinha de seus filhos. Mas ignorar o que outros dizem ou o mau comportamento de seus filhos é criâ-los mal e no final sô prejudicarâ as crianèas. Pais que se recusam a ouvir os outros em seu Lar em relaèäo aos seus filhos e o comportamento deles säo pais delinqüentes.

150. Justificar o mau comportamento de seus filhos e recusar que outros se envolvam na disciplina deles é outro sinal de pais que säo moles e tolerantes demais. Muitos pais acham que isso näo é delinqüência, mas sim ser “compreensivo”. É importante entender e dar amor aos seus filhos. Amor é a coisa mais importante, mas näo às custas de os deixarem se safar com mau comportamento ou justificar tal comportamento. Eles väo aprender se vocês lhes ensinarem, e é grande parte de ensinar seus filhos os Meus caminhos é através da disciplina amorosa.

151. Embora criar as crianèas, que inclui também disciplinâ-las, seja responsabilidade dos pais, por causa do estilo de vida comunitârio que pedi que tivessem, vocês säo “uma esposa”. Sendo assim‚ as crianèas de um casal ou de um pai ou de uma mäe, embora ainda continuem sendo responsabilidade deles, também säo responsabilidade de todos. O Lar deveria discutir o padräo de disciplina para todos no Lar estarem cientes das diretrizes estabelecidas e disciplinarem as crianèas de acordo. Näo permitir que outros além de você tenham o direito de corrigir seus filhos é delinqüência e, como Eu disse antes, ser delinqüente na educaèäo de seus filhos näo darâ bom fruto. (Fim da mensagem de Jesus.)

nResumo de sintomas específicos

152. (Mamäe:) Como podem ver os pais delinqüentes têm vârios pontos fracos: Letargia‚ preguièa, influência excessiva do mundo e descrenèa na Palavra.

153. Sob esse leque de fraquezas hâ muitos “sintomas” específicos. Vou listâ-los para vocês aqui, para ser mais fâcil analisarem como estäo se saindo na criaèäo de seus filhos‚ ou para pedirem a alguém para fazer isso. Pais delinqüentes geralmente:

 •säo preguièosos demais para consultarem a Palavra.

 •säo preguièosos demais para seguirem a Palavra.

 •estäo cansados de educar seus filhos‚ principalmente no caso dos que têm muitos filhos.

 •näo estäo estudando e aplicando a Palavra nas suas prôprias vidas, näo têm fome da Palavra tampouco a consultam para verem o que diz sobre cuidado infantil para poderem implementar esse conselho na vida de seus filhos.

 •absorvem muita influência do Sistema (informaèöes do Sistema) em suas vidas, e permitem que seus filhos faèam o mesmo.

 •acreditam nos conselhos e padröes do Sistema mais do que na Palavra de Deus.

 •säo cépticos em relaèäo à Palavra, mas aceitam o conselho de autoridades do Sistema como se fossem uma “verdade inquestionâvel”.

 •aceitam a maneira como as coisas säo feitas no Sistema, e näo entendem por que temos tantas regras e somos täo “rígidos” na Família.

 •näo däo a devida importãncia aos perigos do Sistema.

 •däo às crianèas o que elas acham que precisam ou querem para “serem felizes”.

 •deixam as crianèas seguirem seu prôprio caminho e viverem como bem entendem, sem limites nem disciplina.

 •näo têm um padräo disciplinar definido e claro ou näo o seguem.

 •estäo presos ao trabalho diârio de criar seus filhos, mas sem um padräo definido.

 •säo influenciados pelos maus espíritos da letargia e Pä.

 •näo aceitam a ajuda de outros‚ acham que sabem tudo quanto à educaèäo de seus filhos.

 •säo inconstantes na disciplina, ora rígidos demais ora frouxos demais; deixam o barco correr e depois se zangam para reaver o controle da situaèäo.

 •näo estäo dispostos a ouvir as sugestöes e as observaèöes dos outros sobre seus filhos.

 •justificam o mau comportamento de seus filhos.

 •näo permitem que outros se envolvam na disciplina de seus filhos.

 •näo permitem que mais ninguém a näo ser eles mesmos corrijam seus filhos.

154. Como o Senhor salientou e como sabemos‚ às vezes é difícil vermos os nossos prôprios defeitos ou os defeitos de nossos amados. A reaèäo natural é ficar na defensiva e zangado se alguém lhe menciona os problemas de seus filhos ou os pontos fracos na sua maneira de educâ-los. A maioria das pessoas se justifica imediatamente. Isso estâ errado.

155. Sei que amam seus filhos, e se estiverem falando sério sobre treinâ-los, dar-lhes o melhor em termos de vantagem e uma base para suas futuras decisöes‚ e se quiserem verdadeiramente ter a mente de Cristo em relaèäo ao treinamento deles, ouèam o conselho dos outros. Tenham a mente aberta. Consultem a Palavra e o Senhor näo sô sobre os pontos nesta BN, mas quaisquer outros que Ele possa querer trazer à sua atenèäo. Busquem as opiniöes dos outros para servirem de salvaguardas, e orem fervorosamente invocando o poder das chaves para terem humildade e disposièäo para obedecerem e serem cumpridores da Palavra.

156. Peter e eu estaremos orando fervorosamente por todos vocês, pais, crianèas e ajudantes. Nôs precisamos uns dos outros. A tarefa é grande demais para nôs, mas com a ajuda uns dos outros e clamando o poder das chaves do Reino, revestindo-nos da mente de Cristo, e sendo cumpridores da Palavra, realizaremos a vontade de Deus! Louvado seja nosso incrível Marido, o Guardiäo das Chaves!

Com amor e oraèöes

Mamäe

PS: Para lerem mais sobre a razäo por que os pais näo disciplinam seus filhos, como também a necessidade de uma disciplina constante, por favor‚ leiam “Comece Cedo”, CdM 3274, BN 878.

Leitura Adicional

Eu os dividi em tribos

157. (Jesus fala:) Ser pai ou mäe é um alto chamado, que dou àqueles que sei que säo capazes de arcar com tal trabalho. Quando dou uma crianèa para um homem e mulher‚ é porque sei que näo sô a crianèa precisa de vocês, mas também que ela serâ um instrumento em suas vidas, assim como vocês seräo na dela. A crianèa precisa dos pais e os pais precisam dela. Uso a crianèa para ensinar aos pais lièöes inestimâveis, e ela tem a capacidade de moldar e transformar os pais assim como os pais a moldam e a formam.

158. Säo infindâveis as coisas que posso ensinar a alguém que cria uma crianèa ou mais, se estiver em sintonia Comigo‚ perto de Mim e buscando constantemente a Minha orientaèäo. Criar filhos é uma grande tarefa. Näo é sô uma responsabilidade tremenda ensinar e treinar uma vidinha, mas é também uma responsabilidade incrível que dou aos pais para aprenderem tudo o que podem com essa experiência.

159. Para vocês‚ Minhas noivas chamadas e eleitas, näo quero que cheguem sô até um certo ponto e estacionem. Quando lhes dou uma crianèa‚ espero que näo sô cuidem dela e a criem, mas também que aceitem essa soberana vocaèäo, essa responsabilidade abenèoada, e que aprendam tudo o que quero lhes ensinar através dessa tarefa.

160. Para obterem o mâximo benefício desse chamado vocês têm de andar juntinho de Mim o tempo todo. Para aproveitarem ao mâximo as suas responsabilidades como pais, devem buscar conselhos de seus irmäos e terem-nos como salvaguardas. Quando tudo isso é incluído, näo hâ limite ao que vocês säo capazes de aprender nem para o seu crescimento e progresso.

161. No mundo, os meios e os métodos pelos quais os pais criam seus filhos säo na maioria das vezes contrârios aos Meus caminhos. Näo criei os pais para criarem seus filhos sozinhos. Faèo com que o solitârio viva em família; planejei para que o Meu povo viva junto em uniäo e harmonia, amando e ajudando um ao outro.

162. Meu plano para criarem seus filhos näo é de acordo com o homem e a sociedade modernos. Nunca quis que um casal criasse seus filhos sozinho. Esse método de criar os filhos é uma invenèäo do homem moderno, inspirada por Satanâs para enfraquecer e destruir. Satanâs conhece a forèa da uniäo‚ e nesses tempos modernos‚ tem lutado com tudo para destruir, atrapalhar e detonar o Meu plano para os pais serem bem-sucedidos na educaèäo de seus filhos.

163. Antigamente o Meu povo vivia em tribos, em famílias. Eram famílias grandes, näo sô a mäe o pai e as crianèas‚ pois criar os filhos era um trabalho em família. Meu plano era que, com a presenèa de pais, avôs, tias, tios, irmäos, irmäs e primos, todos vivessem em uniäo‚ Me servindo o melhor que pudessem, e se unissem para dispensar às crianèas da tribo os melhores cuidados.

164. O mesmo acontece com vocês hoje. Eu os separei em tribos, dando-lhes uma família maior, para que trabalhem juntos em amor e harmonia, ajudando-se mutuamente para realizarem a Minha vontade — quer seja alcanèando os perdidos do mundo com a Minha Palavra ou ensinando e treinando os seus pequeninos na Minha Palavra e caminhos. Quero que ajudem-se uns aos outros, confiem uns nos outros, levem as cargas uns dos outros, e demonstrem a uniäo do Meu Espírito às suas crianèas.

165. No que diz respeito a criar seus filhos‚ Meu plano é que trabalhem juntos em amor, harmonia e em uniäo de espírito, que estejam unidos em idéias, visäo e metas. Eu os chamo para serem unidos em tudo, inclusive na criaèäo de seus filhos. Na Minha Família‚ embora os pais tenham a responsabilidade final pelos seus filhos, Eu alivio sua carga, espalhando a bênèäo de criar as crianèas em muitos ombros. Vocês têm outras pessoas para cuidarem delas: amigos, tias‚ tios, muitos ombros nos quais se apoiarem, pois todos devem participar, e, na verdade‚ têm parte na instruèäo e cuidado delas.

166. Mas é uma grande responsabilidade para todos. Deve ser uma rua de mäo dupla, de comunicaèäo aberta e sincera, de submissäo, de estar disposto a ouvir e aprender uns com os outros, de dar e receber, de um ajudar o outro. Se uma pessoa nessa equaèäo näo fizer a sua parte, ou se näo viver à altura do padräo correto estipulado na Minha Palavra, Meu plano näo vai funcionar direito. Todos devem aprender a ouvir, devem sentir a responsabilidade, devem dar e receber, e aceitar que outros sirvam de salvaguarda.

167. Isso é geralmente difícil para os pais de sangue da crianèa, pois acham que têm a última palavra, que o seu ponto de vista é o mais importante. É verdade, mas os pais sensatos entendem que precisam de toda a ajuda possível. Os pais sensatos sabem que ao se apoiarem em salvaguardas e na forèa de seus colegas de trabalho, väo poder dar aos seus filhos o melhor cuidado e treinamento possíveis.

168. Pais de todas as idades, é nesse aspecto que podem melhorar. Conheèo seu coraèäo, sei do profundo desejo de dispensar aos seus filhos os melhores cuidados, e também vejo que estäo fazendo o melhor que podem. Mas no Meu amor e grande cuidado por vocês, lhes peèo que levem o seguinte em consideraèäo: Qual é a melhor coisa que podem dar aos seus filhos? O melhor de tudo é se apoiarem em Mim‚ e na forèa da uniäo com a qual os abenèoei quando vivem juntos em obediência a Mim. Isso é obedecer à Minha vontade‚ assim como obedecer ao plano tribal que lhes dei na Minha visäo de Uma Esposa.

169. Para fazerem o melhor que podem na educaèäo de seus filhos, se quiserem lhes dispensar os melhores cuidados e caminharem em total obediência ao plano expresso que dei aos filhos de David, a melhor coisa é apoiarem-se na forèa da uniäo que coloquei à sua disposièäo.

170. O Meu plano é que vivam em uniäo‚ em harmonia, falando todos uma sô coisa, unidos para cuidarem de seus filhos. Qualquer coisa que fuja a isso deixa de ser obediência total à Minha vontade. Eu coloquei muitas outras pessoas — pastores e ajudantes — e todos têm uma parte em ajudâ-los a cuidar de seus filhos. Todos devem estar unidos em visäo e metas. Isso inclui apoiarem-se uns aos outros no que diz respeito ao cuidado das crianèas‚ principalmente na frente delas. Requer muito amor, fé e humildade aceitarem ser salvaguardados pelos outros. Requer admitirem que estäo errados quando necessârio e às vezes abrirem mäo de suas opiniöes e idéias se o Meu Espírito estiver guiando de maneira diferente.

171. Vocês, pais, têm o papel mais importante em buscar a uniäo de espírito com seus irmäos, porque säo vocês que têm a última palavra no que diz respeito à vida de seus filhos. Esta responsabilidade, porém, näo os coloca acima de seus irmäos. Na realidade, faz de vocês mais servos deles. Significa que os pais devem assumir o papel de dar uns passos a mais, buscando conselhos e lutando para terem mais uniäo no espírito. Requer fé‚ confianèa e submissäo entre todos, estando dispostos a dar ouvidos aos outros, pois sem fé‚ confianèa e submissäo aos seus irmäos, vocês estaräo construindo com uma mäo e derrubando com a outra. Quando isso acontece, abre–se uma grande brecha no espírito.

172. Vocês que ajudam, aconselham e trabalham em equipe com os pais no treinamento de seus filhos também têm uma grande responsabilidade: assegurarem–se de que estäo agindo em humildade e näo sendo vítimas de um espírito de farisaísmo. Mesmo que seja ôbvio que os pais precisam de ajuda, näo cabe a vocês serem farisaicos nem críticos. Se fizerem isso, näo vai dar o fruto do Meu Espírito, e qualquer conselho que ofereèam näo serâ dado de maneira construtiva, como pretendo que seja. Todos os envolvidos devem orar para terem o Meu espírito de humildade e compreensäo e o meio-termo, para que possam ser uma equipe forte e unida, para lutar pelos seus filhos e treinâ–los nos Meus caminhos. (Ver também "Continue Lutando", CdM 3366:51-56; 64; 72; 102-107; BN 969.)

173. Um dos maiores truques do Inimigo contra vocês é impedi-los de ver como é importante terem essa uniäo. Quando falo de grande uniäo, falo especialmente de uniäo de espírito, em oraèäo, em ouvir de Mim, nas decisöes que tomam em relaèäo à maneira como cuidam de seus filhos, e de agirem de acordo com tais decisöes.

174. Lembrem–se que as crianèas säo geralmente mais sensíveis no espírito do que os adultos. Se um de vocês, portanto, disser algo sô da boca para fora, mas no seu coraèäo pensar ou sentir de outra forma, ou expressar por detrâs das portas outras opiniöes, as crianèas väo sentir no espírito. Elas sentem a desuniäo‚ porque é algo espiritual, e quando isso acontece causa grande confusäo na sua cabecinha. Quando isso acontecer vocês veräo certos sinais, vârias manifestaèöes de mau comportamento, desobediências, rebeldia, murmuraèöes, descontentamento e atitudes desregradas.

175. Essas atitudes de espírito säo altamente contagiosas e näo podem ser ocultas. A uniäo de espírito, portanto, deve comeèar entre os adultos do Lar. Se estiverem obedecendo à Minha Palavra cem por cento no que diz respeito à criaèäo de seus filhos, principalmente os pais devem procurar estar em uniäo com as pessoas com quem vivem, pois todas têm um papel muito importante no trabalho de moldar, cuidar e treinar os seus pequeninos.

176. Lembrem-se que os coloquei em tribos. Eu os chamei para estarem unidos, lutarem juntos, fazerem tudo juntos, inclusive criar seus filhos.

177. Esta uniäo de espírito deve ser manifestada em aèöes genuínas. Se verdadeiramente buscarem se unir e agir de acordo, väo demonstrar isso pelos seus frutos. Estaräo unidos em suas aèöes, na maneira como cuidam das crianèas, ao apoiarem-se uns aos outros em amor e oraèäo, formando uma frente unida no padräo de disciplina, e demonstrando às crianèas a sua uniäo.

178. À medida que se esforèarem para estarem unidos em espírito de acordo com o Meu padräo‚ tudo o mais se encaixarâ. E entäo‚ juntos e unidos, ao Me buscarem sobre os cuidados de seus filhos‚ Eu os orientarei e guiarei com mais pontos específicos‚ para cada situaèäo que surgir, e seus filhos väo se beneficiar, väo crescer, aprender e prosperar. E entäo, e somente entäo, seräo verdadeiramente felizes e se sentiräo seguros no Meu amor e cuidado. (Fim da mensagem de Jesus.)

Perguntas para fazerem ao Senhor:

  1. De que maneiras estou falhando no cuidado e treinamento de meus filhos (ou das crianèas no meu Lar)? Em que aspecto o Senhor acha que devo comeèar a trabalhar imediatamente? Poderia, por favor, me dar algumas medidas prâticas para eu poder implementar o Seu conselho com amor, constãncia e um bom meio-termo, de modo que possa dar fruto duradouro?
  2. Como a letargia, a preguièa e a falta de obediência à Palavra se manifestam no cuidado que dispenso aos meus filhos (ou às crianèas no meu Lar)? Que passos prâticos posso dar para ganhar vitôrias nessas âreas?
  3. Como posso incluir mais a Palavra na minha vida e na dos meus filhos? Como lhes dar um treinamento mais baseado na Palavra, e como posso melhorar para dar-lhes um bom alicerce na Palavra e nas coisas espirituais?

Outras Cartas para ler

Segue-se uma lista exaustiva de cartas relacionadas à disciplina e ao treinamento de crianèas. Publicamos essas listas em outras Cartas mais recentes, mas as estamos incluindo aqui para fâcil referência:

q“A Psicologia Infantil”, CdM 915:1-10‚ 12–39, 45–58

q“O Amor é a Resposta”, CdM 1396; PCD1

q“Papai Fala a Respeito de Disciplina”, CdM 1705

q“As Regras säo para se Obedecer”‚ CdM 1707

q“Diretrizes para a Disciplina na Família”, CdM 2919

q“Pastoreamento e Interaèäo Amorosos — ao Estilo da Carta”, CdM 3018, BN 661

q“Ajuda do Céu! — Respostas às suas Perguntas”, CdM 3056:7-108, 184–224, BN 686

q"Conselhos Prâticos para a Educaèäo no Lar", CdM 3189:200-218, BN 794

q"Pastorear Nossas Crianèas e Jovens" CdM 3191‚ BN 796

q“Segure as Rédeas”, CdM 3239, BN 841

q“O Desafio de Papai para Mudar”, CdM 3240, BN 842

q“Demarcando os Limites”, CdM 3241, BN 843

q"Comece Cedo! — A necessidade de disciplina amorosa e consistente", CdM 3274‚ BN 878

q“Compreender as Crianèas e Fazer com que Seja Fâcil Elas Serem Boas” Maria 85; (PCD 10)

q"Discipline Is Training," Techi’s Life Story, pâg.183

q“Discipline and Training,” GN Book 19, pâg. 768

q“Discipline” no índice do “Raise ‘em Right”, pâg. 823 (Näo estâ disponível em português ainda.)

Veja também o curso de puericultura “Discipline and Training” no CD de publicaèöes do CVC.

Copyright © 2002 por A Família

(fim de arquivo)