?Apartai-vos!?

Maria
May 6, 2003

Convicèäo versus concessäo e transigência, 3ª Parte

MariaMaria 582 CM/FM 3363 8/01

Querida Família

AMo vocês! Vou fazer-lhes umas perguntinhas e gostaria que dispensassem alguns minutos para refletirem nelas. Assim como Papai perguntou em “Morrer Diariamente”, quero que parem agora mesmo e pensem no seguinte: Por que você estâ na Família? Qual é a sua meta na vida? Como você descreveria o seu estilo de vida? Que tipo de exemplo cristäo você dâ no seu dia-a-dia? Até que ponto você tem aberto concessöes em sua vida? Como passa o seu tempo? Quando foi a última vez que testemunhou para alguém de forma profunda e depois manteve contato com a pessoa? Se alguém passasse um dia observando-o, que profissäo diria que você tem? Você é quente, frio ou morno?

2. Depois que lerem esta BN, teräo que refletir nessas questöes.

Concessöes tornam a Família igual a todos

3. O tema principal desta série é convicèäo versus concessöes. Referimo-nos a algumas crenèas bâsicas da Família e ao padräo para um discípulo‚ que estäo afundando devido a uma atitude de transigência. As concessöes ameaèam eventualmente tornar a Família igual a todos. Essa é a essência das concessöes. O Diabo entra através de concessöes com esse objetivo: fazer com que sejamos iguais a todo o mundo, com que a Família deixe de ser ímpar e agüemos a mensagem especial que o Senhor nos deu, diminuindo assim a atraèäo que os perdidos sentem por nôs ou até mesmo causando a nossa desintegraèäo.

4. Sô pregar o Evangelho ou ser um missionârio é corriqueiro; é a suposta ênfase da maioria das igrejas e pregadores. Existem muitos evangelistas que pregam Jesus e ganham almas‚ e algumas igrejas e membros de igreja também, e até que pregam uma mensagem boa. Mas aqui estamos nos referindo às igrejas em geral, o caso de algumas grandes denominaèöes como, por exemplo, os Batistas do Sul (nos EUA) com 15 milhöes de membros, 95% dos quais nunca testemunham e muito menos ganham uma alma para Jesus! Eles e muitas outras denominaèöes gastam bilhöes de dôlares nos seus edifícios e administraèäo‚ dinheiro que poderia ser empregado na salvaèäo dos perdidos.

5. Sei que algumas igrejas têm bons membros que tentam ser diferentes e fazer algo para ajudar o mundo, principalmente as igrejas menores‚ as células, ou as igrejas nas casas. Mas vamos falar das igrejas em geral. Quantos pastores, evangelistas, missionârios ou membros de igreja vivem amorosamente em comunidade, unidos e compartilhando tudo? Quantos deixam de viver egoisticamente na sua privacidade, e säo täo materialistas quanto a sociedade na qual se encontram? Quantos confiam totalmente no Senhor para suprir as suas necessidades? Quantos dizem às suas congregaèöes e ao mundo a verdade que precisam ouvir, näo sô o que querem ouvir? Quantos desfrutam da liberdade da Lei de amor? (Obs.: Leia mais sobre as diferenèas entre a Família e as igrejas em: “Como Nôs Somos Diferentes”, pâg. 205 do PCD 11. Nas Cartas entre as pâginas 163 e 208, nesse mesmo livro, encontraräo um interessante resumo de uma anâlise detalhada de Papai e Mamäe sobre as nossas diferenèas.)

6. A Família é diferente por causa dessas características. Mas ficar abrindo concessöes pouco a pouco vai eliminar todas as “diferenèas”, e tornar a Família igualzinha a todo o mundo. As conseqüências disto seräo a morte da Revoluèäo e o fim da Família que conhecemos.

7. Muitos dos discípulos da primeira geraèäo saíram de igrejas; e as detestavam. Papai incutiu em nôs um desprezo divino pelas concessöes e falhas das igrejas. — Tanta perda de tempo, täo pouca dedicaèäo, tanto interesse pelos cuidados desta vida e täo pouca testificaèäo. Para nôs, as igrejas eram ridículas, uma lâstima, e até mesmo um empecilho para o trabalho de conquistar o mundo, visto que muitas pessoas näo tinham interesse pelo Senhor devido à hipocrisia que viam nas igrejas.

8. As igrejas no geral têm sido um fracasso colossal. A maioria delas näo tem a mínima semelhanèa com as injunèöes de Jesus aos Seus seguidores. Mas me respondam o seguinte: a Família por acaso se tornou como as igrejas? Você no fundo‚ por acaso‚ se tornou como a velha igreja? Você continua caído fora? Você ainda vive como os discípulos de Jesus? Quando as pessoas vêem o seu exemplo e visitam o seu Lar‚ serâ que vêem algo diferente? Ou você é igualzinho a todo o mundo, sô trabalhando para a subsistência?

EMPREGOS NO SISTEMA

9. Vamos falar sobre empregos no Sistema. Muita gente na Família estâ trabalhando no Sistema! Isso é uma praga em todos os continentes, e sei que é permitido pela Carta Magna. Ela diz:

Em certos casos‚ alguns membros do Lar talvez queiram ter um emprego secular ou dedicarem-se a algum tipo de negôcio como meio de sustento. Jâ que a “Carta de Deveres e Direitos” näo proíbe isso especificamente, no geral é permitido. Nôs näo recomendamos, mas näo é proibido (“Regulamento para a Vida no Lar”, I, pâg. 266).

10. Observem a frase chave ali: “Nôs näo recomendamos, mas näo é proibido”. Peter e eu estamos fortemente convencidos de que a maioria das pessoas em campos abertos que têm um emprego no Sistema näo estäo cumprindo a vontade suprema de Deus. A menos que seja imprescindível para a pessoa continuar num determinado campo, ou lhe proporcione um meio claramente frutífero de testemunhar, ou supra uma renda que sustente um monte de missionârios ativos‚ esses empregos geralmente representam uma transigência do nosso padräo para o discípulo.

Empregos no sistema roubam a nossa mäo–de-obra!

11. Na prôxima mensagem o Senhor faz uma grave advertência sobre empregos no Sistema:

12. (Jesus fala:) A tendência cada vez maior de arranjar empregos no Sistema é um grave problema, e o maior deles é que estâ tirando o que a Família tem de mais valioso: sua mäo-de-obra. Eu investi anos e anos treinando discípulos, e depois eles väo e investem os seus talentos num negôcio ímpio, usando a Carta Magna como desculpa. E ninguém defende as suas convicèöes. Ninguém quer desagradar a ninguém. A mentalidade é, “você encobre para mim que eu encubro para você”, tipo “quebra o meu galho que eu quebro o seu”. E aí todos se sentem à vontade e ninguém tem que sentir a convicèäo do Espírito.

13. Muitas pessoas acham que “empregos no Sistema” säo um problema pequeno, de menor importãncia. Mas a realidade é que trata-se de uma brecha pela qual o Inimigo entra e pode causar muito dano. Assim como a falta de uniäo estâ dilacerando a Família, empregos no Sistema também estäo tirando do campo soldados que deveriam estar combatendo o Inimigo nas linhas de frente. E eles estäo ficando fracos, doentes e retrocedendo no coraèäo. Pouco a pouco esses soldados concordam de boa mente em sofrerem lavagem cerebral por parte de seus captores, até que praticamente näo servem mais para marchas longas e tarefas arriscadas. Eles se tornam exatamente como as pobres pessoas para as quais deveriam estar testemunhando. E mesmo que testemunhem, as pessoas olham para eles e se perguntam: “Por que eu iria querer fazer parte dessa igreja?”

14. Empregos no Sistema säo um problema muito maior do que vocês pensam que säo no momento, porque se isso näo for cortado pela raiz, se näo revertermos essa tendência, ela vai destruir a segunda geraèäo. Alguns dos seus talentosos jovens‚ que poderiam ser missionârios dedicados, estäo gradativamente sendo sugados pelo Sistema e tornando-se sistemâticos dedicados. (Fim da mensagem de Jesus.)

15. (Mamäe:) Esta é uma séria advertência para vocês, jovens. Sabemos que muitos de vocês estäo recorrendo a empregos no Sistema. Talvez queiram experimentar algo diferente ou ter um desafio‚ e acham que certamente proporciona mais seguranèa financeira. Mas a verdade é que estäo sendo sugados para o Sistema.

16. E esta mensagem näo é sô para os jovens, também é para vocês, adultos da primeira geraèäo. Näo importa a sua idade, um emprego no Sistema pode abrir uma brecha para o Inimigo entrar e causar muito dano. Por favor, näo se considerem uma exceèäo a este aviso do Senhor, caso contrârio podem acabar ludibriados pelo Inimigo.

O que a Bíblia diz sobre se apartar

17. A Família no comeèo era uma revoluèäo desligada do mundo, radical, iconoclasta e de discípulos que serviam a tempo integral! Nôs odiâvamos o Sistema, porque ele escraviza a alma dos homens. Nôs nos apartâvamos do Sistema e vivíamos de acordo com a Bíblia. Os ensinamentos de Jesus que falam contra o Sistema continuam sendo o nosso côdigo de ética e de conduta‚ mas serâ que ainda estamos vivendo segundo eles?! Você ainda vive de acordo com eles?

E näo vos conformeis com este mundo, mas transformai–vos pela renovaèäo do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradâvel e perfeita vontade de Deus (Romanos 12:2).

Pelo qual saí do meio deles, apartai–vos‚ diz o Senhor. Näo toqueis nada imundo, e Eu vos receberei (2 Coríntios 6:17).

Näo vos prendais a um jugo desigual com os infiéis. Pois que sociedade tem a justièa com a injustièa? E que comunhäo tem a luz com as trevas? (2 Coríntios 6:14.)

Nenhum soldado em servièo se embaraèa com negôcio desta vida, a fim de agradar Àquele que o alistou para a guerra (2 Timôteo 2:4).

Näo ameis o mundo, nem o que hâ no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai näo estâ nele. Pois tudo o que hâ no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, näo é do Pai, mas do mundo (1 Joäo 2:15–16).

Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vôs, Me odiou a Mim. Se fõsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu. Mas como näo sois do mundo‚ antes dele vos escolhi, é por isso que o mundo vos odeia (Joäo 15:18 e 19).

Ser discípulo significa ser dedicado!

18. A Família hoje em dia estâ bem diferente do grupo de discípulos radicais, dedicados e trabalhando a tempo integral de antigamente, e isso é um problema. É claro que näo tem problema se você quiser ser como todos os outros cristäos no mundo. E mesmo que queira ser membro da Família num círculo exterior, também näo tem problema. Mas se quer realmente ser um discípulo a tempo integral, entäo precisa se dedicar totalmente. Em outras palavras: tem que ser um seguidor dos ensinamentos de Cristo. Näo significa servir Mamom a maior parte do tempo que estâ acordado e depois, talvez, testemunhar um pouco nas horas vagas, se “der”. E também näo significa se dedicar o tempo todo a um emprego autõnomo inventado pela Família, tipo fazer apresentaèöes como palhaèo, pintar o rosto das pessoas, fazer esculturas com baläo, etc., que gera dinheiro mas tem pouco ou nada a ver com testificaèäo!

19. A maioria de vocês que trabalha fora ou utiliza outras técnicas para angariar dinheiro — técnicas que tomam a maior parte do seu tempo, mas näo abrem portas para desenvolverem um verdadeiro trabalho para o Senhor que seja forte e duradouro — justifica essa escravidäo de seu tempo ao Sistema e/ou ao dinheiro, dizendo que a Carta Magna permite. É verdade, ela permite mesmo. Tivemos que prover essa pequena abertura para empregos no Sistema principalmente por causa dos campos onde os nossos missionârios säo obrigados a ter empregos para poderem permanecer no país. Tenho certeza que os irmäos na China, por exemplo, prefeririam näo ter que trabalhar fora. Eles gostariam de dedicar todo o seu tempo à testificaèäo e a treinar novos convertidos. Mas se tentassem fazer isso, seriam deportados ou até presos. Portanto, trabalhar fora tem o seu lugar e momento certos.

20. Existem também outras situaèöes raras nas quais um emprego fornece uma oportunidade única de se testemunhar e sustentar as pessoas. É o caso raro em que o emprego de um membro sustenta a comunidade inteira, deixando as outras pessoas livres para testemunharem a tempo integral. Cada situaèäo tem que ser avaliada individualmente, levando-se em conta todos os fatores da equaèäo. Existe uma nítida diferenèa de uma situaèäo para a outra. Alguém talvez trabalhe fora e cumpra os requisitos mínimos da Carta, mas na realidade esse emprego sô serve para ajudar a pessoa a manter o seu estilo de vida cheio de concessöes. Ela ganha dinheiro, mas quase näo testifica, se é que testifica. Por outro lado existe o caso de alguém que talvez trabalhe fora e sustente um Lar inteiro, eles vivem em comunidade‚ mantêm um alto padräo de testificaèäo, de convívio, etc.

21. A verdade é que alguns dos campos mais potenciais‚ onde os missionârios têm liberdade para trabalhar estäo sendo sufocados e o fruto estâ morrendo nas ârvores. Isso acontece porque as pessoas que deveriam estar trabalhando como missionârias a tempo integral estäo dando aulas de inglês, fazendo servièos de informâtica, criando sites, ou fazendo computaèäo grâfica, vendendo balöes, vestindo-se de palhaèos, pintando rostos ou até mesmo vendendo bugigangas cristäs, coisas que näo säo produzidas pela Família, e, de novo, testemunhando pouco ou quase nunca. A clâusula na Carta Magna que permite que os membros trabalhem fora com certeza NÄO foi incluída com essa intenèäo!

22. Eu entendo se‚ para angariarem dinheiro‚ utilizarem uma atividade que näo inclua muita testificaèäo, de modo a sustentar um ministério ativo de testificaèäo no seu Lar. Mas o que aconteceu é que a maioria das pessoas que trabalham fora deixou o emprego dominar a maior parte do seu dia. É claro‚ entäo, que depois de um dia inteiro trabalhando no mundo, estäo cansados demais para testemunharem à noite ou conduzirem estudos bíblicos ou até mesmo estudarem a Palavra! Talvez a intenèäo inicial fosse arranjar um emprego sô por um tempo, achando que continuariam fazendo o trabalho missionârio. Mas como muitos têm constatado‚ isso näo acontece.

23. Talvez o seu emprego tecnicamente se enquadre nos direitos que a Carta lhe concede, talvez você até participe de alguns estudos bíblicos e testemunhe o mínimo de tempo exigido na Carta. Mas precisa considerar o fruto geral em cada aspecto de sua vida.

24. Pergunte-se: “Este emprego estâ me fazendo abrir concessöes em outros aspectos? Eu por acaso fiquei com um espírito independente? Estou transigindo no padräo estipulado em Atos 2:44 e 45 e eu tenho ‘meu prôprio dinheiro’? Ainda vivo por fé, ou isto jâ näo se aplica mais? Estou tendo um estilo de vida transigente em termos de convicèöes e enfraquecendo o meu exemplo em geral?”

25. O Sistema o suga completamente! Os reinos desse mundo pertencem ao diabo, e ele näo vai deixar você ganhar um bom dinheirinho para depois sair tranqüilamente e dar início ao seu prôprio ministério de follow-up. Näo vai mesmo! Ele vai arrancar tudo de você! Enquanto você estiver supostamente ganhando “um dinheirinho a mais”, para ter tempo para testemunhar, ele sugarâ toda a sua inspiraèäo, vontade de testemunhar e fome pela Palavra.

26. Mas a verdade é que você näo vai ter tempo nem forèas para testemunhar. Na verdade, a tendência cada vez mais vai ser chegar à casa e ligar a TV ou assistir a um filme porque precisa relaxar depois do dia de trabalho. Logo, logo isso näo vai bastar, entäo você vai passar qualquer tempinho livre com os amigos do Sistema em boates ou bares, bebendo e curtindo‚ e, é claro, sempre dizendo que estâ ali para “testemunhar”. Mas que tipo de testemunho é esse se você vive igualzinho a eles? E depois você se diz um missionârio, um discípulo? E que tipo de exemplo é esse para os seus irmäos menores ou para outros jovens? Você quer que eles acabem iguais a você?

27. Eu conheèo as desculpas que väo dar para trabalharem fora. Querem uma estabilidade financeira. Estäo cansados de viverem ao "deus-darâ". Dizem que no emprego conhecem pessoas e podem testemunhar para elas ali. Mas quero que considere de verdade os supostos “benefícios” em comparaèäo com o fato de o Senhor tê-lo chamado para ser um discípulo. Ou você estâ simplesmente satisfeito em ser igual a todo o mundo?

28. Você é quem decide como vai viver, e a maneira como passa o seu tempo na verdade é a maneira como vive. Entäo, se quer trabalhar fora, é decisäo sua (se o Lar votar a favor), mas peèo que ore seriamente e, apôs ler esta BN, reconsidere sua decisäo. Peèa a Deus para ser sincero e aberto, considerando todos os fatores, e näo simplesmente seguir adiante nos seus negôcios com o Sistema. Invoque o poder das chaves, peèa que abram os seus olhos e o ajudem a ver qual é a verdade para a sua vida!

A fâbrica de planôides!

29. (Jesus fala:) Trabalhar fora é o caminho mais fâcil. O emprego é estâvel, estâ no mesmo lugar todo dia, quer chova, quer faèa sol. Promete a mesma quantia de dinheiro cada semana ou mês, e você sabe o que precisa fazer para ganhâ-lo. Existe constãncia e você sente que pode relaxar‚ pois sabe que sô precisa ir para o trabalho, trabalhar as horas designadas e pronto.

30. Num emprego no Sistema você näo precisa confiar em Mim. Näo precisa orar e Me perguntar aonde ir‚ o que fazer ou como fazê-lo. Simplesmente apôia-se no braèo da carne, no seu conhecimento carnal, na sensaèäo de que, é claro que sabe onde ir e o que fazer, porque jâ estâ claramente definido.

31. Meus filhos, essa é a fâbrica de planôides! É assim que muitas pessoas no mundo que no início säo idealistas e até procuravam algo mais, se tornam inertes e apâticas. Elas precisam de dinheiro para viver e näo sabem como obtê-lo de outra forma‚ portanto recorrem ao típico: um emprego. Pouco a pouco väo ficando com os sensos embotados e säo sugadas para dentro da matriz do Sistema, conformando-se com o mundo.

32. Foi por isso que Eu lhes dei um caminho melhor. É verdade‚ viver por fé é um caminho melhor! Eu näo disse que era o mais fâcil‚ mas sim o melhor. Este é o conselho geral que lhes dou.

33. É claro que precisam Me buscar pessoalmente para saberem que direèäo quero que tomem. Entretanto‚ mesmo que lhes diga que devem trabalhar fora por um tempo, seja por que razäo for e que tipo de emprego for, precisam continuar acreditando de todo o coraèäo e tendo acima de tudo a visäo destes princípios espirituais que estou lhes passando. Näo podem achar que sô porque Eu disse que podem trabalhar fora, näo existe o potencial disso transformâ-los em planôides também, de corrompê-los e que talvez näo saiam de lâ täo fortes como quando entraram. A näo ser que fiquem muito fervorosos e submissos, e recebam ajuda Minha e de outros, väo sair dali enfraquecidos e com menos convicèäo.

34. Às vezes ouvem histôrias de pessoas que arranjaram um emprego e saíram de lâ com mais fogo, fartas do Sistema e de seus regulamentos‚ e parecem que essas pessoas saíram vencedoras. Talvez pensem: “Deu certo para elas, fez bem para elas, entäo vai ser assim comigo também!” Mas näo significa que vai ser. Eu uso o Sistema e a sua opressäo para ensinar lièöes às pessoas‚ mas isso näo ratifica essa experiência para todos.

35. Apesar da Carta Magna permitir que trabalhem fora, mesmo assim näo é o melhor. É muito raro um emprego ser a Minha vontade suprema para alguém na Família CM. Talvez ajude a pagar as contas, talvez cubra o aluguel ou libere outras pessoas para testemunharem, mas precisam Me buscar fervorosamente para terem certeza que a pessoa vai sair dessa situaèäo ilesa e que näo estäo despindo um santo para cobrir o outro, por assim dizer. A pessoa talvez considere-se forte, mas os Meus filhos geralmente näo enxergam direito os perigos e as conseqüências espirituais de mergulharem numa vida no Sistema dia apôs dia, em vez de viverem e presenciarem plenamente a alternativa.

36. Mesmo que tenha um servièo relativamente autõnomo e ache que näo sofre tanta influência do Sistema, portanto estâ bem continuar, esse näo é o único fator a ser considerado. Sô o fato de ter optado por näo confiar na Minha capacidade de suprir o que precisa dâ início a um processo de degeneraèäo. Isso abre uma brecha para o Inimigo, e se você näo se mantiver firme fielmente na Palavra, pode enfraquecê-lo a ponto de você näo ter mais a fé de largar isso, ou sempre sentir-se tentado a voltar para o Egito, para as cebolas e os alhos‚ onde o seu sustento de certa forma estava garantido e você näo tinha que seguir cada dia por fé.

37. Orientei a Família a Me buscar cada dia para ganhar o que precisa e ter suas provisöes. Os que agiram assim fortaleceram a sua fé. É verdade que tem sido difícil, mas Eu supri. É verdade que às vezes tiveram que confiar em Mim para realizar grandes milagres‚ mas Eu os realizei. É verdade que as pessoas no geral riram de vocês, mas Eu fiz os milagres. E o fato de utilizarem a sua fé e músculos da oraèäo constantemente tem mantido muitos de vocês fortes e capazes de suportar a vida de um missionârio de alto gabarito e em breve de um guerreiro no Tempo do Fim. Se tivessem seguido pelo caminho fâcil, näo estariam preparados, agora, para a batalha do Tempo do Fim.

38. Alguns de vocês tiraram parte da armadura: a parte do viver por fé. Optaram pelo caminho mais fâcil, o de um emprego no Sistema para prover uma estabilidade financeira para a sua família. Alguns adultos da primeira geraèäo, depois de viverem tantos anos por fé, cansaram-se de fazer o bem e quiseram experimentar outro meio de sustento. Muitos adultos da segunda geraèäo quiseram experimentar um emprego no Sistema, achando que a vida de seus pais teria sido mais tranqüila se eles tivessem sido mais espertos e simplesmente aproveitado o que o Sistema tem a oferecer.

39. Agora, um grande número de jovens acima de tudo estâ provando o Sistema através de empregos, e descobrindo que realmente é confortâvel. É claro que ter um emprego é mais confortâvel. Você näo precisa matar o seu orgulho cada dia, como acontece quando tem que abordar as pessoas e testemunhar para elas, depois humildemente pedir–lhes um donativo para sustentar o seu trabalho. Näo precisam ser mendigos por amor a Mim. E agora, mais do que nunca, como as famílias de adultos de segunda geraèäo comeèaram a crescer, muitos jovens estäo preocupados com o sustento de suas famílias. Eles querem estabilidade, uma vida confortâvel, näo querem fazer o que sempre fizeram dia apôs dia, para arranjarem dinheiro.

40. Muitas pessoas acham que‚ como as formas mais recentes de angariar dinheiro — vestir-se de palhaèo, passar a caneca no sinaleiro, esculturas em baläo, etc. — envolvem pouca testificaèäo, isso justifica que tenham um emprego. A desculpa é que se elas se sacrificarem e tiverem um emprego, as outras pessoas no Lar väo estar liberadas do trabalho de angariar dinheiro‚ e poderäo simplesmente testemunhar. Parece uma alternativa boa e nobre, mas serâ que é isso mesmo? Funciona mesmo?

41. A Minha vontade suprema é que os Meus filhos testemunhem e Me permitam suprir tudo o que precisam. Por outro lado, Eu entendo a necessidade de métodos de angariaèäo de fundos‚ e näo estou desconsiderando esse fator. É claro que vocês precisam de dinheiro, e jâ lhes dei boas idéias e sugestöes de como arranjâ-lo. O segredo é comeèarem Me perguntando como usar cada oportunidade para transmitirem a Minha mensagem e verdade, até mesmo quando estäo trabalhando no sentido de conseguir dinheiro. As duas coisas estäo interligadas. Näo podem sô testemunhar em certas ocasiöes. É assim que atitudes e espíritos muito egoístas e sistemâticos penetram e tomam conta da sua vida.

42. Infelizmente, muitos jovens hoje em dia procuram empregos nos quais näo tenham que testemunhar muito, nos quais näo tenham que se humilhar e serem Meus fiéis mensageiros. Eles näo têm o mesmo amor de antigamente pelos perdidos e pelas ovelhas. Sendo assim, procuram situaèöes dentro do nível de sua fé. Ou procuram empregos nos quais possam utilizar ou desenvolver suas habilidades e talentos físicos. Por exemplo: trabalhando como faz-tudo ou marceneiro, ou com o seu conhecimento na ârea de informâtica ou de entretenimento. Mas isso exclui os maiores dons e talentos do Espírito que lhes dei, que lhes confiei para transmitirem a outros. Eles näo Me consultam tanto quanto deveriam. Näo Me buscam nem pedem o Meu conselho completo. Sô querem que Eu abenèoe os seus planos, que carimbe a sua agenda. Conseqüentemente, näo recebem o conselho total que vai lhes fortalecer e que quero lhes dar.

43. Às vezes pode ser a Minha vontade que trabalhem fora, mas näo do jeito que os membros da Família no mundo inteiro estäo fazendo! Cada um de vocês que tem um emprego deveria sondar o seu coraèäo e aconselhar-se com os membros e pastores do Lar. Deveria reavaliar seu emprego, a razäo por que estâ trabalhando, e seriamente Me perguntar se estâ realizando a Minha vontade suprema. Näo considere a situaèäo com base no dinheiro, porque posso suprir para você, e suprirei. Considere-a do ponto de vista espiritual.

*Estâ ajudando-o e motivando-o a ser uma testemunha mais entusiasmada e mais radical?

*Estâ fazendo-o estender a mäo aos outros, se sacrificar e dar sem egoísmo?

*Estâ aproximando-o mais de Mim?

*As outras pessoas vêem bom fruto em você decorrente dessa atividade?

*Ainda estâ dentro das condièöes ou estâ cumprindo as promessas que lhe dei na primeira vez que Me consultou sobre pegar esse emprego?

*Dâ ao seu Lar oportunidade de avanèar e progredir?

*É hora de largar o emprego?

44. Pergunte–Me isso sinceramente‚ com o coraèäo aberto, e lhe mostrarei claramente se você estâ no caminho certo ou näo com esse seu emprego. Näo ache que as coisas estäo indo bem sô porque parecem estar indo bem. Pergunte-Me e fique fervoroso! Säo as raposinhas que destroem as vinhas, e o Inimigo usa empregos no Sistema exatamente como astutas raposinhas, para destruir o trabalho que você estâ edificando.

45. Ore e Me peèa-Me, através do poder que as chaves do Reino lhe concedem, para ter mais fé e mais convicèäo — convicèäo para manter o padräo e segui-lo no seu dia-a-dia. Näo se acomode nos confortos desta vida quando pode ter os tesouros e riquezas do Céu. Näo troque a sua primogenitura por uma vasilha de lentilha. Concordo que talvez as lentilhas sejam gostosas, mas você vai acabar sem nada. Assegure-se de estar realizando a Minha vontade suprema para você — num emprego ou näo — e depois pode contar com as Minhas bênèäos em abundãncia. (Fim da mensagem de Jesus.)

46. (Mamäe:) Peter e eu acreditamos sinceramente que o Senhor quer que a maioria dos membros da Carta que têm um emprego o larguem. Isso mesmo, largar. Orem e ouèam o que o Senhor tem a dizer sobre isso hoje mesmo, depois dêem o seu aviso prévio! O Senhor disse claramente que um emprego é o caminho fâcil, mas näo o melhor, e que raramente é a Sua vontade suprema para membros da Carta. Se achar que näo tem condièöes de largar o seu emprego, por favor, consulte a Palavra e o Senhor para ver se Ele talvez queira que você mude de categoria‚ como foi explicado nesta série.

47. Estamos avaliando o número de membros com empregos no Sistema em parte porque a Família precisa se endireitar para poder dar o exemplo certo aos novos membros que se juntaräo a nôs. Obviamente, se um monte de vocês, que supostamente säo missionârios CM a tempo integral, passam a maior parte do tempo trabalhando no Sistema‚ existem dois graves problemas: 1) Näo väo ganhar novos membros porque näo teräo tempo para testemunhar. 2) Näo väo ser exemplos de discípulos a tempo integral, portanto, mesmo que ganhem novos membros, eles näo teräo convicèäo suficiente para seguirem um padräo integral de discipulado, pois seguiräo o seu exemplo.

Você é o exemplo da Família!

48. A maioria das pessoas que trabalha fora provavelmente näo vai querer largar o seu emprego e dedicar-se a uma vida de trabalho missionârio integral sô porque quer melhorar o exemplo da Família. Para a maioria isso näo é razäo suficiente. É vago demais ou nobre demais. A maioria das pessoas pensa em si mesma em primeiro lugar‚ näo na Família em geral. A única coisa que vai lhe dar coragem para largar o seu emprego e confiar no Senhor para suprir o que precisa se dedicar–se a Ele é a mesma convicèäo do Espírito Santo que fez os discípulos no início da Família largarem tudo e criarem a Revoluèäo por Jesus! Tem que ser uma decisäo baseada em convicèäo pessoal, no desejo de obedecer à Palavra e ser um discípulo; na fé de que a Palavra e as Cartas säo a verdade; no desejo de realmente viver como elas aconselham, sem reservas; na fé de que Deus é galardoador dos que O buscam diligentemente e Lhe obedecem‚ e que suprirâ as suas necessidades, como prometeu que faria.

49. É uma decisäo pessoal‚ algo entre você e o Senhor. Estâ relacionado à sua prôpria convicèäo e ao que você deseja fazer com a sua vida e por Jesus.

50. (Jesus fala:) Quando falo sobre o “exemplo da Família”, pode-se entender que estou falando do “exemplo” de toda uma organizaèäo. Mas o exemplo que a Família dâ na verdade é composto do exemplo de muitos indivíduos. Näo existe “exemplo da Família” propriamente dito, essa é uma expressäo incorreta. O exemplo da Família é composto do exemplo individual de milhares de missionârios. Missionârio e individual — essas säo as palavras chave. Cada missionârio dedicado fortalece o corpo‚ cada um que transige nas suas convicèöes enfraquece o corpo.

51. Tudo se resume ao interesse de cada pessoa, se ela quer ser uma discípula e missionâria, e näo apenas “ganhar a vida” dentro da Família. Hoje em dia, ser membro da Família näo equivale a ser missionârio‚ e essa concepèäo precisa mudar. (Fim da mensagem de Jesus.)

52. (Mamäe:) Deixo a decisäo por conta de vocês. Peter e eu näo vamos revisar a Carta Magna. Membros da Carta näo väo perder sua classificaèäo por causa de um emprego, se estiverem cumprindo os deveres que a Carta exige. Mas quero deixar claro que Peter e eu näo estamos satisfeitos com a quantidade de pessoas na Família que estâ trabalhando fora atualmente, e o Senhor também näo estâ. Quero derrubar a sua “desculpa” de que “a Carta Magna permite que se trabalhe fora”, deixando claro que isso näo define automaticamente que esteja bem, ou que seja certo ou a vontade suprema de Deus. Vocês precisaräo de muito mais do que apenas essa referência na Carta para me convencer que é a vontade mâxima de Deus que trabalhem fora‚ caso vivam num país onde existe liberdade para se testemunhar a tempo integral e ser um missionârio. E refiro-me ao tipo de missionârio que as pessoas vêem e reconhecem que o é, que você é diferente e que vive para Jesus!

53. Väo precisar de muito mais do que o simples voto do Lar para me convencerem que esses empregos que impedem que os membros CM faèam uma testificaèäo e follow-up de qualidade estäo dentro da vontade suprema de Deus. Väo precisar, no mínimo, da confirmaèäo do Senhor através de duas ou três pessoas, e do apoio integral do seu Lar. Se possível, seria bom também obterem o apoio e aprovaèäo da lideranèa da sua ârea. E além de tudo isso, precisariam gerar no seu emprego e vida o tipo de fruto que deixa ôbvio que säo discípulos frutíferos e produtivos!

Deus promete suprir!

54. É verdade, a Carta Magna permite que trabalhem fora‚ mas permitir e ser a vontade suprema de Deus säo coisas muito diferentes. Lembrem-se que a Carta Magna declara que nôs permitimos, mas näo recomendamos empregos. Desde quando o fato da Carta Magna näo proibir empregos suplanta os ensinamentos da Bíblia? Deus deixou claro que se você é um discípulo que estâ vivendo por fé e investindo o seu tempo no Trabalho, pode contar que tanto Ele quanto as pessoas para quem você ministra väo sustentâ-lo!

Se nôs vos semeamos as coisas espirituais, serâ muito que de vôs recolhamos os materiais? Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o Evangelho, que vivam do Evangelho (1 Coríntios 9:11-14).

E o meu Deus suprirâ todas as vossas necessidades segundo a Sua gloriosa riqueza em Cristo Jesus (Filipenses 4:19).

Buscai primeiro o Seu reino e a Sua justièa, e todas estas coisas vos seräo acrescentadas (Mateus 6:33).

Um homem dâ liberalmente, e se enriquece; outro retém mais do que é justo, e se empobrece. A alma generosa prosperarâ; o que regar também serâ regado (Provérbios 11:24-25).

Uns se dizem ricos sem ter nada; outros se dizem pobres, tendo grandes riquezas (Provérbios 13:7).

Dai, e dar-se-vos–â. Boa medida, recalcada, sacudida e transbordante, generosamente vos daräo. Pois com a mesma medida com que medirdes vos mediräo também (Lucas 6:38).

O que se compadece do pobre empresta ao Senhor, e Ele lhe recompensarâ o benefício (Provérbios 19:17).

Lanèa o teu päo sobre as âguas, porque depois de muitos dias o acharâ (Eclesiastes 11:1).

E digo isto: Que o que semeia pouco‚ pouco também ceifarâ, e o que semeia com fartura, com fartura também ceifarâ (2 Coríntios 9:6).

Respondeu Jesus: Em verdade vos digo que ninguém hâ‚ que tenha deixado casa‚ ou irmäos, ou irmäs, ou pai, ou mäe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de Mim e do Evangelho, que näo receba cem vezes tanto, jâ no presente, em casas, irmäos, irmäs, mäes, filhos e campos, com perseguièöes, e no mundo por vir a vida eterna (Marcos 10:29-30).

Näo leveis ouro, nem prata, nem cobre‚ em vossos cintos; nem alforje para o caminho‚ nem duas túnicas, nem sandâlias, nem bordäo; pois digno é o trabalhador do seu alimento (Mateus 10:9-10).

Entäo Jesus lhes perguntou: Quando vos mandei sem bolsa, alforje, ou sandâlias, faltou-vos alguma coisa? Responderam eles: Nada (Lucas 22:35).

55. (Mamäe:) Essas säo as promessas e as orientaèöes do Senhor na Bíblia. Desde o início Papai nos ensinou que se formos fiéis ao Senhor e ao Seu Trabalho, Ele suprirâ! Seguem-se algumas das muitas citaèöes que se encontram nas Cartas de Papai:

56. Graèas a Deus por Sua fidelidade! Ele sô precisa de obreiros, o resto Ele farâ! Como Martinho Lutero dizia quando sua esposa reclamava que tinha gente demais morando na sua casa (umas 25, pouco em comparaèäo conosco; eles eram uma coloniazinha!): "Näo se preocupe, querida, para cada boca a mais, Deus vai suprir!" E é claro que Ele sempre supre, bendito seja o Seu nome! Ele vai suprir todas as nossas necessidades de acordo com a Sua gloriosa riqueza, näo importa o que precisemos, quem ou quantos sejamos ou onde estejamos‚ conquanto estejamos servindo-O fielmente! (CdM 112:1.)

57. Por que nos escravizarmos pelas coisas materiais se o Sistema tem mais do que o suficiente?! Eles que sejam nossos escravos, e näo nôs deles! Por que haveríamos de deixar a semente ser sufocada pelos cuidados de ter que arranjar um sustento, se podemos deixar o Sistema fazer isso para nôs? Se o Sistema tiver o que os servos do Senhor precisam, sempre que é conveniente, Ele os faz servi-los. “Os que usam deste mundo (ou Sistema), como se dele näo abusassem” (1 Coríntios 7:31). (CdM 27:19, 20.)

58. Cuidado com concessöes. Cuidado com qualquer transigência, com qualquer situaèäo em que venha a esconder suas convicèöes por conveniência, por dinheiro, proteèäo ou qualquer outra coisa. Seja fiel à mensagem; ao método e à Palavra; seja fiel à voz de Deus e à Sua Revoluèäo, ou seja, ao ministério para o qual Ele o chamou. Seja leal! (CdM T:78.)

59. Ele prometeu que se você O provar, confiando e obedecendo‚ Ele derramarâ uma bênèäo tal que näo haverâ como contê–la! Ele diz: "Dai e dar-se-vos-â; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando!" “Buscai primeiro o Reino de Deus, e todas as outras coisas lhe seräo acrescentadas!” Se Deus tiver que jogar dinheiro do Céu para alimentâ-lo, jogarâ‚ se você Lhe obedecer e divulgar a mensagem, a Palavra!

60. Aonde Deus guia, Ele providencia! Deus supre cada necessidade! Ele o alimentarâ, protegerâ, vestirâ e cuidarâ de vocês näo importa o que aconteèa! Deus näo sô pode fazê-lo, como quer fazê-lo! Ele estâ mais disposto a dar do que nôs a receber! Näo hâ limite para o que Deus pode suprir. É melhor do que um salârio, e Ele sabe exatamente o que você precisa! (CdM 692:28)

61. (Mamäe:) Nôs entendemos que alguns de vocês sentem — mesmo que sô no fundo — que as coisas mudaram, que näo säo mais como no comeèo da Família, quando aplicâvamos esses versículos ao pé da letra e vivíamos totalmente por fé. Entendemos a forte propaganda anti-seitas em alguns países, e admitimos que em muitos deles a maioria da populaèäo é difícil, portanto à primeira vista pareceria mais difícil viver por fé. Sendo assim, perguntamos ao nosso Marido se deveríamos esperar que a Família vivesse totalmente por fé hoje em dia. Ele disse o seguinte:

62. (Jesus fala:) A Minha Palavra foi a verdade ontem, continua o sendo hoje e serâ eternamente. Aqueles que pregam o Evangelho, do Evangelho viveräo. Satanâs estâ sempre ativo‚ tentando convencer os Meus filhos de que näo é possível viver assim hoje, que com certeza näo se espera mais que vivam por fé, pelo fato das pessoas estarem com o coraèäo endurecido e os homens maus e enganadores terem ido de mal a pior. Com certeza, nos dias de hoje deve haver uma nova maneira de agir. Mas vou lhes dizer, Meus filhos, é ainda mais essencial do que antigamente.

63. Eu lhes dei este plano de confiarem totalmente em Mim‚ de viverem apenas pela fé em Mim, pois sei que é a única maneira de sobreviverem a esses tempos atribulados em que os coraèöes dos homens endurecem. O Meu esquema de provisäo funciona ao contrârio do que vocês pensam com a sua mente natural e carnal. Assim como supri para os filhos de Israel enquanto vagavam no deserto, posso também suprir para vocês no mundo de hoje, e abundantemente!

64. É verdade, os coraèöes dos homens estäo frios e calejados, mesmo assim peèo-lhes que näo temam nem considerem as circunstãncias. Por acaso Faraô também näo endureceu o coraèäo com os Meus filhos? Mas Eu näo deixei de suprir tudo o que precisavam, tanto em termos de comida e roupa como em termos de preparaèäo e de libertaèäo das mäos de Faraô.

65. As Minhas promessas säo fiéis! Aqueles que pregam o Evangelho, do Evangelho viveräo. Viver por fé é täo possível hoje como sempre foi, e se derem um passo de fé e obedecerem, se Me colocarem à prova, colheräo o fruto de uma provisäo abundante. Näo estou limitado por muitos ou por poucos.

66. Vocês precisam se lembrar que: se por um lado os coraèöes dos homens ficam frios, por outro os daqueles que têm sede e fome de justièa estäo mais desesperados por uma resposta. À medida que os homens ficam piores, aumenta-se a necessidade de pregarem as Minhas Palavras. As Minhas ovelhas väo ouvir a Minha voz, ao estranho elas näo seguiräo, e usarei essas pessoas para suprirem as suas necessidades‚ Minhas noivas.

67. Este é o dia de milagres, e a Minha provisäo milagrosa se farâ saber. Se obedecerem, colheräo o bem da terra. Se Me buscarem‚ se aplicarem o método de “pergunte-Me tudo” em suas vidas, se viverem por fé e dependerem sô de Mim, Eu os orientarei em cada caso e darei um plano sob medida para cada situaèäo em particular. Eu lhes mostrarei o que darâ certo na sua situaèäo, no local onde moram e no seu país. Talvez Eu esteja guiando alguns de vocês a campos mais receptivos; a outros mostrarei novos métodos de testificaèäo, novas abordagens, novos lugares onde irem. Alguns Eu guiarei a pessoas influentes que os patrocinaräo e protegeräo — reis e rainhas, homens e mulheres com condièöes de suprir para vocês tanto financeiramente como em termos de proteèäo.

68. As Minhas promessas säo täo verdadeiras hoje como sempre foram. Se Me consultarem a respeito da sua situaèäo, se unirem-se e fizerem o que lhes digo, se Me perguntarem tudo a cada passo, Eu lhes darei a chave para cada situaèäo‚ a soluèäo para cada problema. Viver por fé em Mim é a única coisa que vai cuidar de vocês nos tempos por vir. Depender do Sistema vai ser apenas o princípio das dores. Se pregarem o Evangelho, fizerem o Meu Trabalho, confiarem e tiverem fé em Mim, Eu jamais deixarei de suprir todas as suas necessidades.

69. Todas as Minhas riquezas estäo ao seu dispor. Tudo o que é Meu é seu‚ basta pedirem, pegarem e estenderem as mäos para receberem. Estendam as mäos com fé, acreditando, e jamais falharei. (Fim da mensagem de Jesus.)

O seu trabalho estâ usando você ou você o estâ usando?

70. (Mamäe:) Segue–se uma mensagem que Papai deu recentemente mostrando que ele näo mudou a sua postura de jeito nenhum!

71. (Papai fala: ) Saí do meio deles; apartai-vos e näo toqueis nada imundo! Acho que estâ na hora de termos outro estudo bíblico, um curso para refrescar a sua memôria sobre a razäo por que somos diferentes da maioria dos cristäos no mundo.

72. Gente, eu tenho novidades para vocês! Quando se trata de estar apartado do mundo, nôs näo mudamos! E nunca mudaremos nessa questäo, porque o Senhor quer que estejamos separados do mundo! Tem um capítulo ôtimo sobre esse assunto. É o 6º da segunda epístola aos Coríntios! Vamos comeèar do versículo 4 ao 10:

73. “Antes, como ministros de Deus, recomendamo-nos em tudo: na muita paciência, nas aflièöes, nas necessidades, nas angústias, nos aèoites, nas prisöes, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, na pureza‚ no saber, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor näo fingido‚ na palavra da verdade, no poder de Deus; pelas armas da justièa à direita e à esquerda, por honra e por desonra, por mâ fama e por boa fama; como enganadores, porém verdadeiros; como desconhecidos, porém bem conhecidos; como morrendo, porém vivemos, como castigados‚ porém näo mortos; como entristecidos‚ porém sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.”

74. Com certeza näo dâ para ser parte do Sistema e cumprir alguns desses requisitos! Isso acontece porque o Senhor näo quer que faèam parte do Sistema! Quer que se apartem dele!

75. Ele diz: “Näo vos prendais a um jugo desigual com os infiéis. Pois que sociedade tem a justièa com a injustièa? E que comunhäo tem a luz com as trevas? E que concôrdia hâ entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Pois vôs sois santuârio do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei, e Eu serei o seu Deus e eles seräo o Meu povo. Pelo que saí do meio deles, apartai-vos‚ diz o Senhor. Näo toqueis nada imundo‚ e Eu vos receberei” (versículos 14-17).

76. Quero lhes perguntar o seguinte: o seu emprego o prende a um jugo desigual com os infiéis? Ele lhe proporciona comunhäo com pessoas ímpias que näo acreditam no Senhor‚ que näo O seguem e que näo querem nada com Ele? Você tem que abrir concessöes para näo perder o emprego? Você estâ cumprindo a sua incumbência de ir por todo o mundo e pregar o Evangelho, quando acorda de manhä e se apronta para ir trabalhar? Se näo estiver, entäo é hora de verificar com o Senhor se o seu emprego estâ comeèando a usar você em vez de você usâ-lo para a glôria de Deus!

77. Nôs‚ os filhos de Deus chamados para nos desligarmos do mundo, nunca viveremos em paz com o Sistema; nunca vamos viver do jeito do Sistema. Quando você arranja um emprego, se pöe numa situaèäo delicada; mesmo quando é autõnomo e tem uma atividade através da qual angaria dinheiro, mas näo testemunha. É muito fâcil comeèar a servir Mamom e ter uma balanèa falsa.

78. A sua prioridade deveria ser pregar a verdade. Essa deveria ser a sua atividade mais constante! O emprego deveria servir apenas para ajudâ-lo a testemunhar. É para isso que você estâ usando esse seu emprego? É isso o que estâ realizando com esse emprego que lhe provê sustento financeiro? É sô um meio para um fim, que é adquirir o dinheiro, e depois passa a maior parte do tempo pregando o Evangelho?

79. Bem, se näo for, entäo näo ficaria surpreso de ser esse o motivo dos seus problemas, porque o Senhor näo vai abenèoar. Näo estou dizendo que Ele nunca vai usar um emprego para o bem‚ e às vezes talvez seja preciso arranjar um emprego para chegar a onde o Senhor quer que chegue. Mas cuidado para näo ser sugado! O seu trabalho é pregar o Evangelho, é esse o seu trabalho! Portanto‚ se o seu emprego näo o capacita a fazer isso, é hora de consultar o Senhor, porque eu sinceramente duvido que esteja fazendo o que Ele quer!

80. Este capítulo na segunda aos Coríntios conclui com uma linda promessa do Senhor. Se você sair do Sistema e ficar apartado dele, sem se envolver nas suas armadilhas, o Senhor diz que Ele vai cuidar de você! “Eu serei para vôs Pai, e vôs sereis para Mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso” (2 Coríntios 6:18). E se Ele vai ser um pai para você e você um de Seus filhos e filhas, pode ter certeza que Ele cuidarâ de você! Entäo aparte-se! Näo deixe o mundo usâ-lo! Näo deixe o emprego usâ–lo! Saí do meio deles e apartai-vos! (Fim da mensagem de Papai.)

Você näo pode servir a Deus e a Mamom!

81. (Mamäe:) Eu näo estou inventando essa histôria de que muita gente na Família trabalha fora. Näo estou simplesmente imaginando que seja um problema. Além do Senhor ter falado claramente sobre essa questäo, também recebemos notícias dos COs de todos os continentes, preocupados com essa tendência cada vez maior de arranjar emprego! Simplesmente näo é a postura da Família! Se for essa a sua atividade principal, é um truque do Inimigo para fazê-lo abrir concessöes no padräo.

82. (Jesus fala: ) Näo podem servir a Mim e a Mamom! Se trabalharem para Mamom väo se sujar, ficar mais fracos e sofrer as conseqüências.

83. Na Carta Magna Eu dei abertura para trabalharem fora, mas estipulei parãmetros e diretrizes na Minha Palavra. Muitas pessoas näo seguem essas orientaèöes. Muitas querem usar a Carta Magna para fazerem o que näo é a Minha vontade suprema para elas. A exceèäo que existe de poder ter um emprego estâ se tornando a regra, e isso ameaèa trazer doenèas e contaminaèäo para a Família‚ e uma eventual decadência espiritual e física.

84. O pêndulo foi demais para um lado sô. Näo existe um equilíbrio nessa questäo de trabalhar fora. Hâ um enfraquecimento geral. É lento‚ porém constante. Se näo tomarem uma atitude para deter essa degeneraèäo espiritual‚ a Família estarâ correndo um grande perigo.

85. Chamei os filhos de David para Me servirem. Näo podem servir a Mim e a Mamom sem õnus algum. O preèo que se paga por servir dois mestres é alto, pois corre-se o risco de perder a sua única esperanèa de sobrevivência nos dias por vir. Esse perigo é como um cãncer que corrompe. Se näo fizerem algo para detê-lo, ele vai crescer‚ se espalhar e um dia causar morte e destruièäo. Eu chamei a Minha Família CM para ficar fora do Sistema. Eu os chamei para näo tocarem nada imundo.

86. A sua garantia do futuro é trabalhar para Mim, näo para Mamom. Meus filhos, apesar de aparentemente no momento haver duas maneiras de viverem: dentro ou fora do Sistema, se decidirem trabalhar dentro do Sistema, as suas opèöes väo diminuir mais e mais a cada dia e a cada ano que passa. Vai ser um peso maior no seu espírito e afetar mais o seu coraèäo, e a impiedade ao seu redor também aumentarâ. Se quiserem continuar trabalhando no Sistema, eventualmente väo deparar com a Marca da Besta, e teräo que escolher entre ela e o seu emprego. É o que os espera se seguirem pelo caminho do Sistema. Apesar de ser um caminho largo no momento, mais tarde vai levar à destruièäo‚ sendo que estreito é o caminho que conduz à vida.

87. Meus filhos, vocês precisam entender que se seguirem por esse caminho errado, väo estar abrindo mäo de sua coroa, e levantarei outros para cumprirem o Meu plano. Se näo fizerem algo para corrigir esse problema‚ correm o risco de perder tudo. Podem errar o alvo de Minha vontade suprema e fracassarem na grandiosa incumbência que dei aos filhos de David. Vocês väo ficar em falta. (Fim da mensagem de Jesus.) (Veja também “Os Benefícios da Família”, CdM 3172:27-36, BN 777.)

88. (Mamäe:) Esta mensagem que acabaram de ler contém advertências bem importantes. O Senhor estâ falando com a Família em geral, mas também com cada um pessoalmente. Espero que sejam sensíveis no espírito à Sua voz mansa e delicada e aceitem no seu coraèäo a convicèäo do rogo do Senhor para que voltem ao servièo a tempo integral!

89. Um dos pontos mais importantes é quando o Senhor diz claramente: “A sua garantia para o futuro é trabalhar para Mim, näo para Mamom… Apesar do caminho (do Sistema) ser largo no momento, mais tarde vai levar à destruièäo.”

90. Nos últimos anos do Fim‚ näo vamos poder viver dentro do Sistema. Ele ficarâ cada vez mais difícil e ímpio, e vamos acabar tendo que decidir entre o caminho do homem e o de Deus. Entäo por que jâ näo fazer a escolha certa agora?! O Senhor sabe que para estarmos preparados para o que estâ por vir, é de suma importãncia estarmos desligados do Sistema hoje, dependendo dEle e sô dEle para nos sustentar, e näo estarmos presos a um emprego. O Senhor com certeza estâ nos preparando agora e suprindo o que vamos precisar no futuro em termos de sustento, proteèäo, seguranèa etc.‚ através das pessoas que vamos ganhar e treinar agora enquanto temos liberdade para testemunhar e colher abertamente.

91. Essa possível perda é muito séria e ameaèa o nosso futuro. Se perdermos a capacidade de sobrevivermos nos últimos dias, vamos estar na mesma lamentâvel condièäo que a maioria dos cristäos, sendo que deveríamos estar preparados para ajudâ-los e guiâ-los no Tempo do Fim. E como se isso näo fosse grave o bastante, o Senhor vai além e diz que corremos o risco de perder tudo. Poderíamos realmente errar o alvo e deixar de cumprir a vontade suprema do Senhor, falhando assim na grande incumbência que Ele nos deu. Nôs fomos abenèoados com uma vocaèäo muito especial. Somos diferentes, mas serâ que vamos perder a posièäo única que temos na Histôria devido à nossa desobediência?

92. Mais uma vez, isto nos leva a perguntar o que hâ de täo interessante em cristäos que têm um emprego secular e testemunham um pouquinho de vez em quando? Acham que o seu emprego vai fazer notícia? Serâ que vai inspirar as pessoas a sustentarem o seu trabalho missionârio? Serâ que vai despertar o interesse de possíveis novos membros? E serâ que o seu exemplo vai criar seguidores dedicados? Se os seus convertidos seguirem o seu exemplo, serâ que vocês e eles väo ser o exército revolucionârio que o Senhor espera e precisa que sejam no Tempo do Fim?

O que você e a Família se arriscam a perder!

93. Por acaso näo percebem o que a Família corre o risco de perder com essa quantidade de gente trabalhando fora? — Tudo! Corremos o risco de perder todas as características que nos diferenciam dos outros! Corremos o risco de perder a nossa unèäo especial para o Tempo do Fim, bem como a bênèäo do Senhor! Corremos o risco de perder o poder para sermos um exemplo e näo um sermäo! Corremos o risco de perder a nossa coroa, pois o Senhor disse que se continuarmos abrindo concessöes desse jeito através de empregos no Sistema, Ele vai levantar outras pessoas para tomarem o nosso lugar.

94. Mas você talvez näo se preocupe muito com isso. Talvez o futuro da Família näo lhe seja muito importante, e sô esteja interessado em si mesmo e na sua prôpria família. Tudo bem, entäo vamos falar sobre isso. O que é que você pessoalmente corre o risco de perder se continuar trabalhando no Sistema ou num emprego autõnomo a tempo integral tipo esses inventados pela Família, que näo representam a vontade suprema de Deus?

95. Se forem sinceros, tenho certeza que iräo admitir que depender de empregos ou de métodos de angariaèäo de fundos que näo envolvem testificaèäo gera mil e um tipos de fraquezas na sua vida e nos Lares. Ficam mais fracos espiritualmente e comeèam a perder o interesse em testemunhar. Perdem a fé para milagres de provisäo porque näo estäo vivendo 100% por Jesus. Ficam com um espírito independente e egoísta‚ em vez de viverem de acordo com Atos 2:44 e 45. Recorrem a "cotas", sistema no qual cada membro do Lar sô tem que entregar uma certa quantia por mês e pode ficar com o resto do salârio ou da sua renda para servir de “dinheiro pessoal”. No final‚ o seu Lar e a sua vida nem se parecem mais com a de missionârios da Família. E vou lhes dizer onde väo parar se continuarem assim: no Sistema. Acabaräo doentes e aleijados espiritualmente por näo exercitarem os músculos da fé. Väo acabar nem tendo coragem de divulgar a mensagem completa de discipulado‚ porque väo se sentir uns bobos e hipôcritas. Väo se cansar da luta e ficar cada vez mais parecidos com as pessoas ao seu redor, até tornarem-se iguaizinhos a elas.

96. Quanto mais penso nisso, mais vejo que todas as transigências que a Família tem feito nas nossas convicèöes estäo interligadas e väo diretamente contra o nosso exemplo de viver segundo os ensinamentos de Jesus. As pessoas estäo testemunhando cada vez menos. Vocês näo estäo vivendo por fé, apenas se sustentando através de empregos ou outros métodos criados pela Família para angariarem dinheiro, os quais envolvem pouquíssima ou nenhuma testificaèäo. Tem havido um aumento na aquisièäo de possessöes pessoais e têm se cuidado menos dos fracos. Vocês näo compartilham todas as coisas nem vivem mais de acordo com Atos 2:44 e 45. Muitos membros CM näo querem mais viver juntos. Näo sô temos centenas de Lares unifamiliares, mas até mesmo muitos dos Lares que cumprem as exigências mínimas estipuladas na Carta Magna quanto a tamanho säo bem pequenos e näo podem realmente ser considerados um exemplo de felicidade e do êxito da vida em comunidade.

97. Apesar de cumprirem os requisitos mínimos, Peter e eu näo achamos que ter quatro membros votantes em um Lar, principalmente no caso de um homem com sua esposa e dois filhos adolescentes, é a melhor situaèäo para se viver em comunidade ou segundo a visäo de Atos 2:44 e 45. Papai considerava que seis a 12 adultos era uma boa quantidade de pessoas para se ter um Lar bem-sucedido e equilibrado. Entäo, apesar de poderem passar raspando porque estäo cumprindo os requisitos de ter quatro membros votantes com apenas a sua pequena família, näo conseguem realizar muita coisa. É por isso que o Senhor, na Sua sabedoria e previsäo, fez a Igreja Primitiva, e a Família no início, viverem em comunidade.

98. Vocês percebem que isso estâ mudando o perfil da Família? Do jeito que estamos indo, a Família que Papai e o Senhor criaram vai deixar de existir!

Maus exemplos e efeitos ruins de empregos

99. Seguem–se trechos de comentârios de COs e VSes em diversas partes do mundo sobre esse assunto.

100. Um grande número de jovens na nossa ârea dâ aulas de inglês, e a maioria deles tem pouquíssimo tempo para testemunhar‚ muito menos para conseguir edificar um trabalho e fazer follow-up de verdade. Os efeitos colaterais desse tipo de situaèäo ou de depender de outros meios de renda fora a testificaèäo, distribuièäo de material ou follow-up säo debilitantes e os mesmos de sempre — as pessoas ficam mais fracas na fé.

101. O Senhor tem prometido coisas incríveis. Eu realmente acredito que jâ entramos na melhor época da nossa vida e que teremos mais estabilidade financeira. Estou bem empolgado com isso, tenho fé na visäo e pregado bastante sobre o assunto. Sô que às vezes vejo a quantidade de gente que depende de outros métodos de sustento em vez da distribuièäo de material ou do follow-up, e acho um pouco assustador. Também tenho batalhas no meu coraèäo e na minha mente sobre o fato da Carta Magna permitir empregos no Sistema. Fico me perguntando se foi levado a um extremo de modo que enfraqueceu a fé de muitas pessoas e fez muitos membros se desviarem bastante do caminho.

102. Eu näo quero ser crítico, porque näo sei como eu lidaria com a situaèäo se tivesse que fazer a transièäo de sô distribuir material ou dar aula de inglês a comeèar a fazer follow-up, promover o programa Contato, etc. Mesmo assim fico bastante preocupado quando vejo tanta gente dependendo cada vez mais de uma fonte de renda que envolva o Sistema, e näo da distribuièäo de materiais ou da testificaèäo.

103. Um problema que vejo com esses empregos é que näo influencia outros jovens positivamente. Tende a se espalhar descontroladamente, a ponto de uma boa percentagem deles estar fazendo isso, e na minha opiniäo isso os estâ corroendo espiritualmente. Entäo‚ qual é o limite? Essas pessoas perderam muita fé e na minha opiniäo estäo se tornando missionârios cada vez mais estilo "yuppie". É até engraèado quando comparamos essas pessoas com os nossos membros ativos, que estäo fartos desse modo de vida do Sistema. Hei de convir que muitos membros ativos gostam da liberdade que têm, mas säo bastante dedicados à causa, e estäo se DESPRENDENDO do Sistema o mâximo possível. Portanto, a questäo de trabalhar no Sistema até causa dúvidas neles quanto ao nosso verdadeiro padräo para discípulos.

104. Os Lares que estäo indo bem e que säo prôsperos säo aqueles que incluíram os seus jovens no trabalho do Contato e que os incentivam a fazer follow-up. Outros, que näo estäo seguindo a visäo Contato, estäo tendo muitas batalhas.

105. Neste campo, se você näo tem um sustento estâvel ou suficiente, precisa angariâ-lo, e às vezes é um grande desafio e dificuldade. Mesmo assim, näo é impossível se você estiver basicamente tentando seguir e obedecer, principalmente em termos de testificaèäo e dentro do conselho mais recente sobre o programa Contato e o follow-up. Mas é algo muito difícil de monitorarmos nos Lares hoje em dia‚ porque, com a desculpa de “fazer contato” ou “testemunhar”, as pessoas se envolvem em servièos de modelagem, ou fotos para propaganda ou filmagens, e supostamente estäo tentando testemunhar e ganhar as pessoas com quem trabalham. As que realmente tentaram fazer isso e que foram sinceras consigo mesmas, que avaliaram o fruto que deu, sabem que é preciso muito pastoreamento e convicèäo para se tentar testemunhar nesse tipo de ambiente. Se você é fraco em algum desses aspectos, vai abrir concessöes e sô vai estar ali basicamente para trabalhar no Sistema.

106. A partir daí, pelo fato de näo darem prioridade à testificaèäo nem tentarem promover o Contato, elas abrem concessöes e saem para beber uma coisa ou väo a boates para encontrar os amigos. Mais uma vez, tudo com a desculpa de irem “testemunhar”, sendo que na realidade o fruto é muito pouco. O que ocorre é um maior enfraquecimento da sua condièäo espiritual, pois comeèam a beber, a fumar, etc. Mas tudo escondido.

107. Tenho me preocupado com a quantidade de jovens que däo aulas de inglês. Na maioria dos Lares de jovens que temos, algumas pessoas, ou a maioria delas, däo aula de inglês para se sustentarem.

108. Acho que alguns deles estäo cansados do que consideram a “luta” de viver por fé, a inseguranèa ou a pressäo de näo saberem de onde virâ o dinheiro para pagarem as contas. Alguns vêem com desgosto a possibilidade de serem “vendedores” de material, e dizem que estäo "queimados" com isso. Näo consideram isso uma profissäo respeitâvel‚ sendo que existe até uma certa glôria em se ter um emprego‚ e em alguns sentidos é mais fâcil. Acho que alguns deles gostam do desafio de um emprego, de cumprirem horârio e aprenderem a ensinar. Näo sei por quê, mas estäo dispostos a fazer sacrifícios por um trabalho no Sistema que näo fariam pela Família. (Vejo isso também no caso de jovens que passam a FM ou que saem da Família. Quando isso acontece, eles entram na linha e fazem o que o Sistema exige, sô porque säo as regras do jogo.)

109. No caso de Lares de jovens, eles muitas vezes no início dizem que dois dos quatro membros väo trabalhar para os outros poderem testemunhar sem pressäo financeira. Mas no final acabam passando mais tempo trabalhando do que testemunhando. Ou os homens trabalham e as mulheres ficam em casa com as crianèas pequenas. Apesar de alguns desses Lares testemunharem um pouco ou terem estudos bíblicos, no geral eles comeèam a transigir no seu estilo de vida. E o exemplo se espalha para outros Lares. (Tenho recebido notícias de que mais adultos estäo arranjando empregos, e com os mesmos resultados.)

110. Relacionado com empregos, uma tendência que tenho notado cada vez mais é a das pessoas arranjarem empregos para comprarem carros, computadores ou outras coisas que consideram importante terem. Para poderem comprar essas coisas, fazem um acordo com o Lar, mas muitas vezes näo dâ bom fruto em suas vidas. Por exemplo, elas ficam com um espírito mais independente ou egoísta, ou comeèam a trabalhar às margens da Família‚ ou a perder a visäo de viverem por fé. E continuam trabalhando mesmo depois que jâ adquiriram o que queriam, etc. Também fomenta um espírito de comparaèäo e cria distinèäo entre os que têm e os que näo têm, entre os que possuem carros, etc., e os que säo simples missionârios, satisfeitos com o que têm.

111. No contrato para membro da Carta, o ponto O diz: “Por meio deste concordo em dedicar meus recursos, tempo, energia, conhecimentos, dons e talentos a alcanèar as metas nas quais o Lar onde resido concordou, bem como as metas da Família em geral.” Se a maioria dos membros de um Lar estâ dedicando a maior parte do seu tempo e energia a empregos no Sistema e testemunhando sô de vez em quando‚ me parece que esse nível de compromisso é mais FM do que CM.

112. Os métodos de angariaèäo de fundos diferem no tempo que exigem e também na possibilidade que apresentam de se pregar o Evangelho. Acho que fazer esculturas em baläo, pintar rostos, vestir-se de palhaèo, animar festas, etc., poderiam ser boas maneiras de um Lar angariar dinheiro se também testemunharem e considerarem esse o seu ministério para o Senhor. Mas muitas vezes näo fazem estas coisas com esse fim. Fazem-nas apenas para angariar dinheiro, e näo incluem uma mensagem nem testemunham através dessas atividades.

113. E eu acho também que, principalmente no caso dos jovens, grande parte do seu trabalho de angariaèäo de fundos é para atingirem algum objetivo prôprio, como por exemplo, adquirir um veículo, viajar e visitar amigos, ou adquirir diferentes coisas que querem.

114. Ao que me parece, os Lares näo baseiam as suas decisöes nos antigos, bâsicos e confiâveis princípios da Palavra e das promessas do Senhor de que “aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho”, e que se “nôs lhes semeamos as coisas espirituais, serâ muito que colhamos as materiais?”, etc. Sendo assim, näo realizamos o nosso trabalho de pregar o Evangelho e nem damos condièöes para o Senhor concretizar o seu plano para nôs, e tanto as pessoas quanto a Família väo enfraquecendo.

115. A tendência é considerar a “angariaèäo de dinheiro” algo separado, que vai suprir o que o Lar precisa — râpido e facilmente — em vez de confiarem que o Senhor vai suprir isso porque eles testemunham e fazem follow–up fielmente.

116. Alguns dos nossos discípulos quando entram estäo todos entusiasmados porque tiveram as aulas e aprenderam versículos sobre renunciar a tudo, confiar no Senhor para suprir se dedicarem a vida a Ele e a pregar o Evangelho. Mas depois, quando se casam e têm filhos, a realidade muitas vezes é diferente, pois viajam freqüentemente para o Ocidente para angariarem o dinheiro que precisam, arranjam empregos ou seja o que for, e isso se torna um fardo constante. No entanto‚ eles näo esperam receber seu sustento simplesmente obedecendo à admoestaèäo da Palavra de que devemos fazer o nosso trabalho e confiar que o Senhor vai suprir o que precisamos.

117. Pelo jeito temos uma grande quantidade de jovens bem inteligentes, principalmente rapazes, que säo autodidatas em informâtica, em programaèäo ou em criar sites na Web. Alguns deles saíram da Família, mas reparei que alguns que continuam na Família muitas vezes também sô pensam em dinheiro e no Sistema, falam bastante e trocam informaèöes sobre como ganhar dinheiro prestando diferentes servièos de informâtica‚ construindo sites ou fazendo programas para diferentes empresas. Este tipo de servièo geralmente envolve atitudes que väo contra os regulamentos da Família.

118. Recebi um bilhete de um Lar sobre alguns jovens nessa situaèäo. O Lar disse: “Muitas vezes nôs os ouvimos falar sobre suas contas bancârias ou sobre comprar isto ou aquilo, e isso näo contribui para unir o Lar no espírito, principalmente quando essas pessoas raramente se esforèam para participar das devoèöes. Mas quando é hora de se levantarem e irem para a cidade cuidar de negôcios, se levantam e saem täo cedo quanto querem.” (Fim do comentârio de um Lar.)

119. Pelo jeito esses jovens têm o potencial para serem “supers”, pois têm o conhecimento e a capacidade de ganhar dinheiro que outros admiram. Mas muitas vezes lhes faltam as convicèöes “supra-super” e as atitudes do espírito que realmente contam e que nossos outros jovens deveriam considerar um exemplo.

120. Um membro da Família me disse que a Família se tornou uma sociedade de homem-lobo–do-homem. Essa pessoa me deu um exemplo: se você tem um local onde arrecada bem, guarda segredo dos outros membros da Família, porque é o seu ganha-päo, e depois que ficar queimado, jâ era. Näo importa mais o fato de que a Família toda partilhe dessa renda, porque é outro Lar! Ou até no mesmo Lar‚ trata–se de uma outra pessoa, e cada um tem que arrecadar a sua cota do dinheiro mensal para as contas, e como o outro vai se virar é problema dele.

121. Acho que todos consideram que trabalham duro para conseguir dinheiro, entäo por que o outro cara näo deveria dar duro também? Chegam à conclusäo de que precisa ser dividido eqüitativamente, a conta justinha.

122. Pelo jeito todos estäo batalhando por dinheiro desesperadamente, mas talvez os membros da Família individualmente sejam mais ricos do que hâ dez anos. Hâ um tempo, era suficiente se um Lar tivesse dois veículos, mas agora se säo quatro famílias num Lar, cada uma precisa do seu prôprio carro, e têm que consegui-lo sozinho. Atualmente existe cada vez menos pertences do Lar em si, e cada vez mais pertences pessoais. A mentalidade que prevalece é: “A cama de casal, as camas das crianèas, a estante, a escrivaninha e o computador, algumas coisas de cozinha e o carro, etc., säo meus. E se mudar, vou levar tudo isso, porque trabalhei duro para adquirir e sabe lâ Deus o que vou ter no prôximo Lar. Preciso ter uma certa seguranèa, né?”

123. Por alguma razäo tudo estâ sendo dividido por indivíduos. Todos querem ter seus prôprios pertences. Cada um tem a sua prôpria visäo e padräo. Jâ morei em um Lar onde eu sô precisava entregar a minha cota financeira e podia fazer o que quisesse. E o “orèamento” de alguns desses Lares cobre apenas o aluguel, as contas e a comida‚ o resto fica por sua conta. Ouvi falar de um Lar onde alguém estava observando quantas fatias de queijo a outra estava comendo, jâ que tudo tinha que ser “igualzinho”. (Fim dos comentârios de COs e VSes.)

124. (Mamäe:) O que estâ acontecendo com a Família? Vocês näo se perguntam isso? E a vida em comunidade, o ter tudo em comum, de cada um segundo a sua capacidade para cada um segundo a sua necessidade, e o levar as cargas uns dos outros?

125. Muitos de vocês quase sô pensam em dinheiro. É o seu interesse principal. Eu entendo que precisam de dinheiro, e bastante! Mas um egoísmo terrível e mundano se infiltrou nas nossas fileiras, e fede! Isso näo é a Família!

Você estâ edificando um trabalho que vai durar?

126. Além do terrível testemunho de egoísmo e falta de amor, as suas atitudes âvidas de egoísmo e materialismo, bem como o seu espírito materialista manifestam-se no fato de näo compartilharem o que têm e de dependerem de empregos no Sistema ou de servièos criados pela Família nos quais säo autõnomos e testemunham pouco ou quase nada. E essas situaèöes apresentam duas agravantes: 1) Ou näo têm tempo para testemunhar depois de ralarem o dia inteiro ou a noite inteira para ganharem dinheiro, ou 2) depois que ganham o que precisam, näo têm motivaèäo nem dinamismo para testemunharem de verdade.

127. Essas duas agravantes no final têm o mesmo efeito. Tiram você do campo de missäo e o impedem de edificar um trabalho duradouro.

128. Observem que uso o termo “edificar um trabalho”. Essa diferenciaèäo é importante, porque talvez saiam para cantar, vistam-se de palhaèos, faèam esculturas de baläo, etc., e tudo com a desculpa de que estäo distribuindo folhetos. Vocês sabem que adoro distribuir mensagens. Distribuo sempre que posso. Mas distribuir folhetos näo é nem de longe edificar um trabalho forte e duradouro com novos membros, estudos bíblicos regulares‚ membros ativos, jovens catacumbas, dizimadores, sustentadores, ministérios de “atender aos pobres”, etc.

129. Julgue por si mesmo. O seu emprego no Sistema lhe estâ permitindo edificar um trabalho forte e duradouro como foi definido acima? Se decidir manter o seu emprego ou servièo secular criado na Família (palhaèo, balöes, etc.) qual o fruto que você acha que teria para mostrar daqui a um ano? Se tivesse que viver clandestinamente, teria discípulos firmes e bem treinados que poderiam ajudar a sustentâ-lo? Se tivesse que deixar o país, teria uma "igreja" de seguidores treinados para darem continuidade ao seu trabalho? Se os membros mais jovens da Família seguissem o seu exemplo, que tipo de discípulos seriam? Se você fosse para junto do Senhor‚ como se sentiria ao olhar nos olhos dEle?

Como avaliar os métodos de angariaèäo de fundos

130. Vamos falar um pouco mais sobre os métodos que a Família inventou para angariar fundos e que muitas pessoas consideram que é o mesmo que ter um emprego. Referimo-nos a trabalhar com balöes ou como palhaèos, pintar rostos, lavar carros, sair para cantar à noite (músicas do Sistema), etc. Realmente, em muitos casos, se as pessoas testemunham pouco ou quase nada, esses métodos säo iguaizinhos a empregos. E mesmo que testemunhem um pouco, distribuindo folhetos‚ por exemplo, esses métodos säo mais para se angariar fundos do que para testemunhar e dar fruto que permaneèa.

131. Jâ ouvimos de pessoas em alguns continentes que estäo bem preocupadas pelo fato dos Lares em suas âreas näo fazerem mais tantos pedidos de materiais, porque estäo muito ocupados dando aulas de inglês ou trabalhando com balöes/palhaèos. Entäo obviamente esses métodos de angariaèäo de fundos estäo afetando grandemente a nossa testificaèäo. E, como eu disse, mesmo que você distribua uns folhetinhos enquanto trabalha‚ näo é o tipo de testificaèäo de qualidade que vai edificar um trabalho duradouro através de follow-up e de membros ativos. Näo é o tipo de testificaèäo que vai ajudâ-los a conseguir um sustento regular para o futuro. O Senhor deu alguns conselhos sobre o assunto:

132. (Jesus fala: ) Säo vârios os fatores a se considerar quando forem avaliar esses métodos de angariaèäo de fundos, criados pela Família. Eles podem ser uma bênèäo ou uma maldièäo, depende de como säo usados e do quanto conseguem testemunhar através deles. Avaliem a situaèäo com base no seguinte:

133. • Esses métodos que näo incluem testificaèäo deveriam ser utilizados apenas como um meio para um fim. Eles näo säo a meta. Se o dinheiro que é angariado servir para sustentar um ministério ativo de testificaèäo e follow-up, entäo esses métodos säo uma bênèäo. Mas se a pessoa, família ou Lar considerâ-los a sua testificaèäo principal‚ entäo, infelizmente, estäo deixando muito a desejar, pois a testificaèäo é superficial e näo criarâ um trabalho duradouro.

134. • Se essas atividades de angariaèäo de fundos näo incluem nenhuma testificaèäo, se nem podem distribuir folhetos ou testemunhar no nome da Família, entäo säo uma distraèäo e uma transigência nas nossas convicèöes. Essas pessoas deveriam procurar outras portas e uma maneira mais profunda de angariar fundos na qual possam dar a mensagem e distribuir o material.

135. • Se as pessoas que trabalham angariando fundos assim ainda têm o desejo e o tempo para testemunharem, fazerem follow-up e terem um trabalho frutífero, entäo hâ um equilíbrio. Mas o perigo é quando, assim que conseguem o dinheiro necessârio, muitos candidatos a missionârios acomodam-se e passam a viver egoisticamente. Näo usam o resto do seu tempo para ministrarem e ganharem adeptos; ficam acomodados e satisfeitos assim que conseguem o dinheiro que precisam através desses outros meios.

136. • Esses métodos de angariaèäo de fundos näo têm futuro para um sustento regular em longo prazo. Esses métodos näo abrem a porta para uma testificaèäo mais profunda, para follow-up e para conseguirem seguidores ou uma congregaèäo que com o tempo lhes proverâ um sustento regular. Portanto, esse tipo de angariaèäo de fundos mantém o ciclo de "ganhar de dia pra comer à noite".

137. • Em alguns métodos de angariaèäo de fundos, quanto mais râpida a pessoa é, mais lucrativo é o negôcio. Essa necessidade de agir râpido torna a testificaèäo ainda mais superficial — se é que se testemunha. Mas existe a chance de conversarem profundamente com as pessoas no caso de alguns métodos que näo incluem a testificaèäo, como por exemplo: lavar carros, com uma equipe que testemunha para os donos dos carros; ou equipes especializadas em cantar música do Sistema à noite nos bares que usam isso como "isca" para ir aos poucos incluindo no seu repertôrio canèöes da Família, também com uma equipe vendendo materiais e recolhendo endereèos. Ou se você estâ vestido de palhaèo e faz um show que transmite uma mensagem, se uma equipe ficar ali distribuindo a Palavra, vendendo materiais aos pais e recolhendo nomes e endereèos para prosseguir o contato, isso abre a porta para mais testificaèäo e fruto duradouro. Mas quando as coisas säo täo râpidas que você mal tem condièöes de conversar com as pessoas e näo testemunha, entäo esses métodos de angariaèäo de fundos inventados pela Família estäo no mesmo nível de um emprego no Sistema. A única diferenèa é que vocês säo autõnomos.

138. • Pode-se avaliar o fruto de um método de angariaèäo de fundos observando-se o fruto do Lar. Se eles näo têm membros ativos ou discípulos, se näo têm Igreja do Amor, estudos bíblicos e sustentadores mensais, se näo têm contatos de provisionamento e discípulos em potencial na linha, se näo estäo vendendo assinaturas da revista Contato, entäo a sua testificaèäo é superficial e improdutiva. Por mais dinheiro que um método renda, se no geral o Lar näo tem o tipo de fruto mencionado acima, entäo a testificaèäo do Lar é superficial.

139. Sô um ministério regular de “atender aos pobres” näo é o suficiente para definir que um Lar tem um ministério de testificaèäo frutífero e bem equilibrado, porque esse tipo de ministério normalmente näo vai suprir sustentadores, novos discípulos ou proteèäo. O mesmo se pode dizer de um ministério de provisionamento, a menos que você esteja fielmente ministrando aos seus contatos com o material da Família e eles estejam conhecendo e entendendo melhor a Família, a sua fé e as suas atividades. Para um Lar poder cumprir a visäo de fazer discípulos de todas as naèöes‚ é preciso haver uma testificaèäo profunda, um prosseguimento de contato com as pessoas‚ e precisam ministrar para a classe média e alta. Esse é o único tipo de testificaèäo que vai tirar o Lar do ciclo de “ganhar de dia pra comer à noite” e suprir uma base de sustento sôlida e confiâvel. (Fim da mensagem de Jesus.)

A seguranèa oferecida pelo Sistema é temporâria

140. (Mamäe:) Sei que muitos de vocês estäo cansados do que consideram “bater perna” para conseguir sustento. Querem “estabilidade”. Mas acham que o Sistema vai durar para sempre? O tempo que passarem em outra atividade que näo seja edificando um trabalho duradouro para o Senhor talvez lhe dê uma estabilidade temporâria hoje, mas um dia isso acabarâ num piscar de olhos! Entäo você ficarâ na penúria, sem sustento, sem uma igreja de discípulos nacionais, sem ninguém para ajudâ-lo. Foi isso o que o Senhor também quis dizer quando mencionou que “väo ficar em falta”.

141. Claro, devem pensar que sô teräo um emprego por um tempo e depois voltaräo ao trabalho missionârio a tempo integral. Mas isto é construir castelos nas nuvens. Quando perceberem que estäo em perigo, serâ tarde demais, e as oportunidades para testemunhar abertamente e realmente avanèar râpido teräo passado! E aí‚ como você vai sustentar a sua família? Como vai suprir o que os seus filhos precisam?

142. Muitos de vocês estäo täo insensíveis no espírito, täo letârgicos e abrindo tantas concessöes que consideram o Sistema seu amigo. Acham que ele vai sustentâ-los com o maior prazer enquanto vocês quiserem. Mas näo é assim que funciona‚ e um dia vocês väo olhar para trâs com remorso por näo terem obedecido quando as coisas eram fâceis.

143. Vocês acham que é duro ficar "batendo perna", mas sô väo saber o que é duro mesmo depois que sentirem a crueldade e a ira do Sistema! Acreditem quando digo que as coisas näo continuaräo como sempre. Com o tempo haverâ uma mudanèa chocante e todo esse "conforto" e seguranèa que o Sistema oferece se desvanecerâ e vocês ficaräo de mäos abanando! E entäo näo sô teräo que prestar contas ao Senhor, mas também aos seus entes queridos. E o que väo dizer?

O “fator Deus”!

144. Eu sei que o grande atrativo de empregos no Sistema é o fato de vocês quererem estabilidade. Também entendo que a coisa que mais impede que as pessoas se envolvam com o programa Contato é a sua grande necessidade por dinheiro. Se o Contato suprisse dinheiro na hora, como acontece com as atividades relacionadas a balöes e com palhaèos, provavelmente jâ teria decolado bem mais râpido. Sei que é preciso fé para dedicar o seu tempo ao Contato. Sei que existe uma grande necessidade financeira, e que é difícil supri-la!

145. Näo posso dizer nada que vâ facilitar a transièäo de outros métodos de angariaèäo de fundos ou empregos para o follow-up e a testificaèäo com o Contato. Näo existe uma soluèäo imediata. Mas precisam decidir se estäo dispostos a trabalhar, sacrificar e fazer o que for preciso para desenvolverem um trabalho duradouro e consolidarem o sucesso da Família no futuro, ou se väo continuar presos a essas rotinas de dependência do Sistema.

146. Tudo se resume a uma escolha. Väo acreditar em Deus ou näo? Väo obedecer à visäo ou näo? Väo colocar Deus contra a parede ou näo? Väo fazer os sacrifícios necessârios ou näo?

147. Um CO comentou: A questäo financeira é de suma importãncia. Sempre surge esse assunto quando falamos sobre a visäo Contato e como ela vai mudar o modo de trabalho da Família, a mentalidade de todos, etc. As pessoas jâ me disseram que näo podemos esperar que os Lares comecem a fazer mais follow-up por causa de suas dificuldades financeiras. O argumento principal é que promover o programa Contato näo gera entrada financeira‚ pelo menos näo imediatamente, e isso é verdade. Mas quando nos sentimos um pouco sobrecarregados e queremos nos lembrar que é tudo por fé, mencionamos o “fator Deus”. (Fim do comentârio do CO.)

148. (Mamäe:) Estâ bem‚ entäo o programa Contato näo gera um monte de dinheiro imediatamente, como é o caso de outros métodos de angariaèäo de fundos. Quando investem o seu tempo vendendo assinaturas vocês näo têm o mesmo retorno financeiro que têm quando trabalham com balöes. É verdade. O que vamos fazer? Qual é o “fator Deus” que o CO mencionou acima? Serâ que é de confianèa?

149. Sei que alguns de vocês estäo cansados de conselhos espirituais sobre assuntos prâticos. Mas esse é o problema: näo entendem que as promessas de provisäo do Senhor säo muito reais e prâticas. Peèa a Deus para mudar a sua visäo, porque essas promessas säo de confianèa e säo verdadeiras. É exatamente esse “fator Deus” que tem cuidado da Família hâ décadas! Se você näo consegue ver isso, entäo é claro que este conselho näo vai ajudâ-lo. Isto jâ foi mencionado centenas de vezes nas Cartas.

150. Näo vou me deixar intimidar pelas suas reclamaèöes de que estou espiritualizando demais as coisas, que näo entendo e que nem poderia entender porque os WS säo sustentados pelos seus dízimos. As promessas de Deus säo verdadeiras! Elas funcionam! Eu nunca vou parar de lhes pedir que acreditem na Palavra de Deus. Nunca vou deixar de implorar que obedeèam ao Senhor para Ele poder suprir abundantemente para vocês, como Ele quer fazer. Nunca vou confiar no Sistema em vez de no nosso Marido e Amor, que é o Deus do universo.

151. Pensem nesse “fator Deus”‚ e vejam até que ponto ele tem sido parte da sua vida ultimamente.

152. (Jesus fala:) O fator Deus significa ficar firme nas Minhas promessas. Significa confiar em Mim, acreditar que Comigo nada é impossível. Significa que posso suprir todas as suas necessidades, que a fé em Mim suplanta todas as impossibilidades.

153. O fator Deus significa que coloquei ao seu dispor as riquezas do universo. Abri uma enorme reserva de provisäo‚ e sô precisam pedir, sô precisam pegar. O fator Deus significa que se confiarem totalmente em Mim, näo vai lhes faltar nada. Se anunciarem o Evangelho, vivam do Evangelho. Significa que tudo lhes é possível, que se confiarem em Mim e Me obedecerem, nunca deixarei de sustentâ-los, mesmo que tenha que jogar dinheiro do céu. Significa que testemunhar direito sempre compensa, que se Me obedecerem, suprirei o que precisam. Significa que se prometi päo‚ näo vou lhes dar uma pedra.

154. Em termos prâticos, significa que se a Família confiar em Mim‚ se reivindicarem as Minhas promessas, se Me obedecerem‚ suprirei todas as suas necessidades de acordo com as Minhas riquezas em glôria. Significa que se eles fizerem o "indo", Eu suprirei.

155. O fator Deus significa confiar em Mim mais do que no braèo da carne, mais do que no Sistema mundano do homem. O fator Deus é permanecer firme na Minha Palavra e nas Minhas promessas.

156. Os Meus caminhos näo säo os seus caminhos, pois Eu ajo ao contrârio do homem. Posso suprir para a Minha Família nesse ínterim (quando estiverem pioneirando o Contato e o follow-up), e suprirei. A única coisa que Me limita é a sua falta de fé. A sua desobediência, falta de fé e falta de tomarem posse das promessas que lhes dou bloqueiam a Minha capacidade de suprir.

157. Achar que näo tenho condièöes de suprir para os Meus filhos se estiverem fazendo a Minha vontade é uma visäo muito deturpada. Achar que promover o Contato näo vai gerar dinheiro no início näo é verdade. Acham que näo tenho condièöes de suprir para a Minha Família a cada passo? Eu jâ lhes disse que näo existem impossibilidades. Näo é verdade que Eu näo posso ou näo suprirei para os Meus filhos nesse ínterim. Por acaso näo sou capaz?

158. Prometo suprir para os Meus filhos. Vocês acham que näo tenho condièöes de suprir todas as necessidades das Minhas Noivas que estäo trabalhando para Mim? É um absurdo achar que vou deixar de suprir nesse período de transièäo! Eu sou ou näo sou Deus? Por acaso os ventos e as ondas näo Me obedecem? Por acaso quando Eu ordeno, reinos inteiros näo säo subjugados em Meu Nome?

159. Oh, filhos de pouca fé, até quando väo duvidar? Até quando väo hesitar em dar esse passo? Quem vai tentar? Quem vai pular? Quem vai se aventurar? Quem vai entrar a fundo onde os estou guiando? Quem estâ disposto a segurar a Minha mäo e confiar que serei mais do que uma luz e melhor do que um caminho conhecido? Quem estâ disposto a Me demandar e a Me colocar à prova? Quem estâ disposto a aceitar a Minha promessa e invocar as chaves do Reino para que abram as janelas celestes dos milagres de provisäo?

160. É verdade‚ é preciso ter fé. É preciso ter coragem e ousar confiar em Mim. É preciso incluir o "fator Deus", ou seja, confiar total e plenamente em Mim, clamar a Minha Palavra e contar com milagres, acreditar que farei o que vocês näo têm condièöes de fazer. É preciso ignorar as possíveis conseqüências quando os que duvidam lhe dizem que näo é possível fazer isso. É preciso assumir uma postura.

161. Por acaso Eu näo posso suprir durante o caminho todo? Por acaso os Meus filhos väo sofrer falta e ter que mendigar o päo? Por acaso Eu desamparo os Meus?

162. Se näo fosse possível, Eu näo lhes teria pedido. Näo sou limitado. Acham que näo tenho condièöes de suprir durante esse período de transièäo? É täo ridículo quanto dizer que näo posso parar a chuva. Por que, por que, por que, Minhas noivas, vocês Me impöem limites? Até quando väo duvidar? Até quando väo demorar a Me colocar contra a parede e reivindicarem as Minhas promessas? Até quando väo esperar para colherem os campos que sô estäo à sua espera?

163. É preciso ter fé‚ Eu sei, mas eu lhes dei essa fé. É preciso concentrar-se em Mim e sô em Mim. É preciso sair do meio deles e näo tocar nada imundo. É preciso Me obedecer e seguir aonde Eu guiar. É preciso ter uma fé infantil e confiar sossegadamente. É preciso simplesmente aceitar que o que Eu prometi, também cumprirei. É preciso confiar que vou ajudâ–los a transpor os obstâculos, porque sabem que estäo Me obedecendo e cumprindo a Minha vontade. E, devido à sua obediência, näo os desampararei.

164. O “fator Deus” farâ toda a diferenèa. É o que determina o seu sucesso ou fracasso, o seu fim prematuro ou a sua esperanèa de sobrevivência. É o que determina a vida ou a morte das almas que esperam para ouvir a Minha mensagem. É o que determina se väo receber as bênèäos e promessas que lhes reservei, ou se väo passar a vida como mendigos, passando falta. (Fim da mensagem de Jesus.)

165. (Mamäe:) Esta mensagem estâ repleta de promessas, mas elas säo condicionais. É preciso obedecer para poderem receber provisäo e bênèäos! Você estâ obedecendo?

É um novo dia — hora de testemunhar e conquistar!

166. Alguns de vocês talvez achem que a sua necessidade de arranjarem um emprego foi confirmada nas Cartas antigas nas quais Papai fala sobre ocasiöes quando talvez seja bom ou necessârio ter um emprego. Se fizessem uma busca no HomeARC por "empregos", pode ser que consigam montar um belo caso a favor de empregos no Sistema. No passado, conselhos foram publicados em BNs para certos campos que poderiam dar a impressäo de que Papai diz que deveriam arranjar empregos. Perguntei ao Senhor sobre este antigo conselho e Ele disse o seguinte:

167. (Jesus fala: ) Estou fazendo algo novo, pois é um novo dia. O tempo é curto, e sô o que for feito por Mim darâ fruto e sustentarâ os Meus filhos durante esta época do Fim. Todos os Meus filhos precisam decidir se väo viver por fé e depender sô do “fator Deus”‚ ou se väo servir a Mamom. Näo podem servir a dois senhores. Precisam escolher agora. Eu sou um Deus em movimento‚ efetuo mudanèas, sou um Deus que faz Contato! O conselho que dei hâ muitos anos e que foi publicado sobre empregos no Sistema näo serve para justificar como viver hoje em dia. Esta é a era de aèäo! Vocês entraräo nos Últimos Dias, e precisam adaptar o seu método de trabalho!

168. Desejo libertar o Meu povo para que possam Me servir. Estou chamando os Meus filhos das garras do Sistema mundano para os Meus braèos, onde possam viver por fé e sô por fé. Peèo-lhes que se desprendam das garras do Sistema e väo para onde poderäo sobreviver os períodos atribulados por vir! Peèo-lhes que saiam do Sistema anti-Deus e anticristo para fazerem milagres no Tempo do Fim.

169. Haverâ algumas exceèöes a essa questäo de empregos no Sistema. O critério é o fruto, a testificaèäo, a Palavra que é divulgada, depende se é possível treinar novos discípulos, se conquistam amigos, sustentadores e membros ativos, e quanto material distribuem.

170. Chamo todos para testemunharem e conquistarem. Se e quando um emprego permitir isto, se näo tiverem que abrir concessöes, se puderem distribuir o material‚ divulgar a mensagem e ensinar a outros a doutrina, entäo considerarei e abenèoarei esse ministério. Mas essa serâ a exceèäo, näo a regra. (Fim da mensagem de Jesus.)

Você ainda estâ vivendo de acordo com Atos 2:44 e 45?

171. (Mamäe:) Algumas das suas dificuldades financeiras talvez sejam resultado de näo viverem em comunidade. Vejam‚ por exemplo, as seguintes observaèöes de um CO:

172. Eu realmente acredito que viver por fé näo é coisa do passado. Tem que ser possível. Entäo, o que estâ acontecendo na Família hoje? Serâ que estamos com a perspectiva errada? Serâ que os nossos Lares estäo desencaminhados e por isso o Senhor näo pode suprir?

173. Algo que acredito e que o Senhor colocou no meu coraèäo como parte da soluèäo para esse dilema, é o fato de que temos uma grande quantidade de Lares pequenos em vez de comunidades de um tamanho médio. Quando digo “comunidades” näo me refiro a blobes, mas sim Lares com dois ou três casais e algumas pessoas solteiras vivendo em comunidade, compartilhando tudo, etc. Como nôs bem sabemos com base nas Escrituras, esse é o plano financeiro de Deus.

174. Serâ que nos desviamos desse princípio no espírito e na prâtica? Serâ que estamos limitando a capacidade de provisäo de Deus por causa do modo de vida mais egoísta e independente que adotamos recentemente? O plano financeiro de Deus em Atos 2:44 e 45 funcionou antes, e acredito que ainda funcione hoje. (Fim dos comentârios do CO.)

175. (Mamäe:) O plano financeiro do Senhor para a Família sempre foi de acordo com Atos 2:44 e 45. Se você näo vive assim, sugiro que ore sobre as mudanèas que precisam ser feitas na sua vida e no seu Lar. E com certeza, se você vive em um Lar composto por apenas uma Família, näo poderia estar vivendo de acordo com Atos 2:44 e 45, e com certeza vai ter mais pressäo financeira. É ôbvio que viver em comunidade‚ compartilhando as despesas e pertences como‚ por exemplo veículos, eletrodomésticos, computadores, etc., näo sô é mais econõmico, mas é obediência ao plano do Senhor, entäo Ele vai poder abenèoâ-los mais. Mas tudo se resume a: quanto você quer compartilhar e até que ponto quer viver altruisticamente?

Você estâ disposto a trabalhar mesmo para obter sustento?

176. Isto nos traz a um outro ponto que näo temos mencionado muito nas Cartas, pelo menos näo em tempos recentes: o que você pode contar que Deus vai suprir, e quanto estâ disposto a trabalhar pelo seu sustento?

177. Um dos pioneiros do ministério de membros ativos no Brasil conta, por experiência pessoal, que iniciar um ministério de follow-up é como ter dois empregos. Você tem que angariar fundos todos os dias e ao mesmo tempo investir todo o tempo necessârio em prosseguir o contato com as pessoas. Näo pode simplesmente ignorar as despesas diârias senäo vai falir, mas por outro lado näo pode ficar adiando os estudos bíblicos, ou o follow-up em si jamais decolarâ! Ele explicou que para dar certo, no início é preciso trabalhar de dia e de noite. Por um tempo tem que trabalhar o dobro. É bem parecido com o que as pessoas no Sistema fazem quando abrem um negôcio. Vocês acham que um jovem empresârio que abre um novo negôcio sô trabalha umas horinhas por dia e depois tira folga? É claro que näo! Nos primeiros anos de um negôcio‚ o fundador/proprietârio, trabalha incansavelmente. Requer muito sacrifício, e às vezes sacrifícios financeiros também.

178. O que você estâ disposto a fazer para o Senhor suprir através da testificaèäo e do follow-up a tempo integral? Quanto você estâ disposto a sacrificar para provar que pode ser feito? Você estâ disposto a trabalhar duro para pioneirar um ministério de Contato e de follow–up? Até que ponto você estâ disposto a ir? Estâ disposto a abrir mäo de parte das suas horas de folga? Estâ disposto a abrir mäo de certas atividades de lazer caso näo tenha tempo ou dinheiro? Estâ disposto a reduzir as despesas para economizar? Quanto valor você dâ a esse trabalho?

179. Segundo a Carta, o tempo mínimo que todos os membros votantes do Lar têm que passar testificando é duas horas por semana. Isso é o mínimo. Mas é ôbvio que se for pioneirar um ministério Contato e um programa de follow-up, e também continuar testemunhando todos os dias para ter dinheiro, vai ter que trabalhar muito mais do que apenas duas horas por semana! Os que conseguem retorno na testificaèäo e no follow-up trabalham a tempo integral. Em outras palavras‚ despendem todas as suas horas de trabalho trabalhando duro para o trabalho dar certo!

180. A maioria das pessoas no Sistema trabalha oito horas por dia‚ e algumas muito mais — sem incluir o tempo que passam indo e voltando do servièo! Para mim é difícil deixar de achar que alguns de vocês näo estäo conseguindo sobreviver porque simplesmente näo estäo trabalhando. Näo estäo investindo o tempo necessârio. Como um dos COs mencionou antes, as pessoas estäo dispostas a trabalhar duro e sacrificar pelos empregos no Sistema, mas näo estäo dispostas a fazer o mesmo para testemunharem. Bem, se näo trabalharem duro para o Senhor, näo podem esperar que Ele pague as suas contas!

181. Eu acho que muitos de vocês têm uma expectativa fora da realidade do que Deus deveria suprir e do que estäo dispostos a “batalhar” para Ele poder suprir. Acham que väo se safar testemunhando apenas umas horinhas por semana e que Deus ainda vai suprir abundantemente o que precisam? Como passam o seu tempo? Serâ que o seu paträo, Deus, estâ satisfeito com o seu desempenho? Ou serâ que você é um folgado que estâ sô querendo se aproveitar da “empresa”? (Leia “Mais Sobre Fé”, CdM T.)

182. "O que lavra a sua terra virâ a fartar-se de päo, mas o que segue a ociosos se fartarâ de pobreza" (Provérbios 28:19). “O que trabalha com mäo enganosa empobrece, mas a mäo dos diligentes enriquece” (Provérbios 10:4).

183. Papai nos ensinou: “Muitos candidatos a missionârio acham que viver por fé significa näo trabalhar! Você simplesmente larga o emprego e fica de braèos cruzados esperando Deus sustentâ–lo, em vez de agir de acordo com a sua fé e ajudar a ganhar o sustento.

184. Você tem que trabalhar duro e fazer o servièo de Deus, aí, se for preciso, Ele joga as coisas lâ do céu! Mas Ele näo vai jogar nada do céu se você ficar aí parado sem fazer nada. Eu sei que, se fizerem a sua parte, dentro da vontade de Deus e no lugar onde Ele os quer, Ele nunca deixarâ de cumprir a Sua parte, ou seja, aquilo que vocês näo podem fazer” (CdM 683:70-71).

EDIFICAR UM ALICERCE FINANCEIRO

185. (Mamäe:) Vamos passar agora a um outro aspecto de abrir concessöes por interesse, tudo relacionado a sustento e empregos. Dois COs comentaram:

186. Eu concordo plenamente que estâ ocorrendo um grande distanciamento de algumas das crenèas sôlidas e fundamentais da Família. Acho que o fato da nossa perspectiva do Tempo do Fim ser mais “aberta” em termos da brevidade do tempo tem afetado as decisöes de todos na questäo de querer se “estabelecer” e talvez até ter um “emprego estâvel” e uma “estabilidade financeira”. Sendo assim, o conceito que as pessoas tinham do Tempo do Fim mudou‚ e isso agora afeta bastante as suas metas e planos.

187. Näo sô afetou os jovens, mas vi que afetou igualmente ou até mais, os adultos da primeira geraèäo. Estes sempre acharam que nunca teriam que se preocupar com previdência social, aposentadoria, etc., pois nem falâvamos nessas coisas e era algo totalmente contra o espírito revolucionârio. Mas agora que muitos estäo ficando mais velhos, eles pensam: “Puxa, nunca achei que chegaria a esta idade aqui na Terra.” Entäo ficam se indagando como väo seguir em frente, pois näo têm mais o mesmo vigor, e alguns näo säo super carismâticos, entäo se preocupam‚ perguntando-se quanto väo poder fazer e por quanto tempo.

188. Os adultos da segunda geraèäo encaram a situaèäo dos pais pensando que eles näo väo querer estar na mesma situaèäo quando atingirem essa idade. Se você tiver uma conversa sincera com quase qualquer adulto da segunda geraèäo, eles sentem pena dos pais e se preocupam com eles, sem saberem como eles väo seguir adiante e se sustentarem. Ou, em outros casos eles até acham que os pais deveriam ter tomado precauèöes. Näo estou me referindo aos adultos da primeira geraèäo que estäo se saindo bem, pois säo muitos, mas existe uma grande populaèäo de pessoas que estäo comeèando a batalhar muito e isso realmente afeta a geraèäo mais jovem. Os adultos da segunda geraèäo entäo concluem que se dedicarem seu tempo e suas vidas ao Senhor, sem um alicerce financeiro e sem planejarem e se prepararem para uma situaèäo ruim, entäo talvez um dia também estejam na mesma situaèäo que os pais.

189. (O CO depois deu o exemplo de um casal da segunda geraèäo que acha que deve passar os prôximos cinco anos se estabelecendo financeiramente. O plano deles é dedicarem os prôximos anos a ganharem dinheiro, talvez comprarem um imôvel que poderiam entäo alugar e usar isso como sustento para quando voltarem ao campo, e assim näo terem que sempre depender das pessoas. Mesmo que leve cinco anos, eles acham que ainda teriam bastante tempo depois para serem missionârios. O CO disse:)

190. Eu acho que isto é um exemplo do dilema que muitos dos nossos jovens enfrentam no momento. Acho que eles querem esquematizar tudo certinho e “aprenderem com as experiências dos outros”‚ para que mais adiante eles tenham condièöes de fazer o trabalho.

191. Existem também inúmeros exemplos de adultos da primeira geraèäo que acham que se tivessem agido um pouco diferente‚ talvez estivessem numa situaèäo um pouco melhor agora. No caso dos jovens, acho que muitos estäo se preparando para esperar muito pela volta de Cristo, achando que mesmo que seja preciso investir um pouco de tempo no início‚ no final eles näo sô väo estar numa melhor situaèäo, mas também poderäo fazer mais para o Senhor, pois teräo uma base financeira para o seu trabalho missionârio.

192. É comum os jovens sentirem pena dos seus pais e acharem que agora que estäo mais velhos deveriam ter uma vida mais tranqüila. Eles acham que seus pais devem ter errado em näo providenciarem um plano de aposentadoria para si mesmos. É uma perspectiva triste, porque vai contra alguns conceitos bâsicos do plano de discipulado. A conclusäo desse modo de pensar é que renunciar a tudo por Jesus deve ser uma mentira, näo funciona. Aparentemente vai contra alguns preceitos bâsicos da verdadeira conduta cristä, um golpe direto contra a Palavra.

193. Eu näo acho que a nossa primeira geraèäo errou! Nôs acertamos em cheio com a orientaèäo e motivaèäo dadas por Papai! Fomos ao mundo todo, pregamos o evangelho, ganhamos discípulos e muitos ainda estäo firmes. É claro que existem membros mais velhos com problemas de saúde, mas se eles tivessem que fazer tudo de novo, quantos deles trocariam a sua vida de servièo por uma melhor situaèäo financeira agora? Acho que, no momento, é provâvel que tenhamos mais membros nos Estados Unidos, e eles talvez prefiram ter uma estrutura financeira. Mas na minha opiniäo, essa näo é a visäo que predomina entre aqueles que ainda säo missionârios ativos no campo. (Fim dos comentârios dos COs.)

Viver e trabalhar para o Senhor é algo garantido!

194. (Mamäe:) Papai faz alguns comentârios sobre esta difícil situaèäo. Espero que ajude aqueles que se indagam sobre a mesma coisa.

195. (Papai fala:) Às vezes — na verdade‚ a maior parte do tempo — é difícil ser um missionârio! O Senhor supre se fizerem o trabalho dEle, mas muitas vezes na vida de fé, näo se sabe de onde virâ a sua prôxima refeièäo e quem o Senhor usarâ para supri-la. Sabe que a terâ, mas simplesmente näo sabe exatamente de onde virâ! Esse é um dos fatores que o mantém fervoroso com o Senhor, ardoroso em oraèäo e ativo no Seu trabalho, porque Ele supre à medida que você Lhe obedece e transmite a Sua mensagem.

196. Sei como se sentem, porque eu também me senti assim às vezes quando era mais jovem. Vocês enfrentam a batalha constante pelo sustento, e a sua fé é colocada à prova para ver se väo seguir adiante confiando no Senhor ou se väo recorrer ao homem e a Mamom. Eu enfrentei muito essa batalha na minha juventude, principalmente logo que me casei e tinha quatro filhos pequenos para sustentar. Eu servia o Senhor, näo entendam mal. Meus pais me deixaram uma ôtima heranèa de fé, e o meu maior desejo era testemunhar e ganhar almas, mas até comeèar a Família, demorou um pouco para eu encontrar a minha vocaèäo.

197. Naquela época, quando eu e minha família estâvamos procurando a melhor maneira de servirmos o Senhor‚ em algumas ocasiöes tínhamos falta e em outras fartura. Houve ocasiöes quando moramos em velhas mansöes, e outras quando moramos em casas antigas que precisâvamos reformar um pouco. Houve ocasiöes quando vivemos na estrada numa perua, com barracas ou pequenos trailers, e outras quando vivemos na Arca, a nossa motocasa Dodge de 8 metros. Minha tia dizia que éramos "ciganos do Evangelho", sô que quando ela näo queria ser muito simpâtica ela nos chamava de “mendigos do Evangelho”, hâ! Eu sei muito bem o que é viver por fé, e sei que às vezes é difícil. Lembrem-se que sô comecei a Família quando eu tinha quase 50 anos de idade!

198. Durante aquele tempo todo muitas pessoas, pelo menos nos EUA, näo nos consideravam ricas, mas sempre tínhamos o suficiente, porque estâvamos obedecendo ao Senhor e sendo testemunhas fiéis para Ele da melhor maneira que sabíamos. Sendo assim, Ele nos protegeu e supriu para nôs, e ganhamos muitas almas nesse processo‚ uma de cada vez. Eu näo sabia o que me reservava o futuro, mas estava decidido a fazer o melhor que podia pelo Senhor cada dia. Queria ser fiel a Ele e às almas perdidas cada dia, e Ele nunca me desapontou. Sempre supriu as nossas necessidades e cuidou de nôs, e à medida que viu que eu era fiel em testemunhar e ganhar outros, me deu um ministério maior‚ mais sustento e provisäo, mais amigos e sustentadores, e finalmente me deu vocês, a Família!

199. Sô tive problemas quando eu tentei cuidar da situaèäo e suprir as minhas prôprias necessidades em vez de confiar no Senhor e deixar Ele suprir. Sei que jâ lhes contei algumas destas histôrias‚ mas escutem-me sô um pouquinho, estâ bem? Quero lembrâ–los de algumas das minhas experiências angariando fundos e tentando ter uma renda estâvel para poder cuidar da minha família. Quero que entendam que passei pelas mesmas coisas e sei como é‚ eu entendo e me solidarizo com vocês.

200. Houve uma época quando achei que o Senhor queria que eu fosse um pregador, mas depois que me expulsaram lâ de Valley Farms‚ no Arizona, e da igreja que construí, fiquei farto do igrejeirismo por um tempo! Eu estava com 30 e poucos anos, e Eve, eu e as crianèas nos mudamos para Los Angeles, onde lecionei numa escola cristä, e acabei fazendo isso intercaladamente por vârios anos.

201. Eu era motorista de õnibus escolar e toda manhä pegava um monte de crianèas barulhentas, dava aula o dia inteiro‚ e depois levava as crianèas de õnibus para casa. Era um bom emprego na época, e conseguimos nos estabelecer numa casa e até adquirir uma outra casa pertinho‚ que eu terminei de construir. Mobiliei as duas, comprei um trailer e vivíamos como jâ hâ muito tempo näo tínhamos condièöes de viver.

202. Mas era trabalho duro, e houve muitas ocasiöes quando eu achei que näo ia conseguir seguir adiante. Se você acha que viver para o Senhor é difícil, experimente viver sô para subsistir, mesmo fazendo algo pelo Senhor nesse ínterim! Foi durante essa época que me olhei no espelho certa manhä e disse ao Senhor que eu näo agüentava mais, que era difícil demais. Mas Ele me disse que eu precisava “suportar as aflièöes como um bom soldado de Cristo”, entäo perseverei. Ele ainda näo tinha terminado a Sua obra na minha vida naquela situaèäo e queria ter certeza que eu ia aprender a minha lièäo.

203. Mas um dia Ele terminou o que queria de mim ali. Mandou-me largar o emprego, renunciar a tudo e ir para a estrada testemunhar, dizendo que Ele cuidaria de Mim! Ali estava eu‚ ganhando mais do que jamais ganhara; tinha um emprego respeitâvel‚ duas casas totalmente mobiliadas, um monte de coisas, uma esposa e um monte de criancinhas que dependiam de Mim, mas o Senhor me diz para largar tudo! Ele disse: “Vai, venda tudo o que você tem, dê aos pobres e Me siga!” Foi um choque, principalmente para a Mamäe Eva, mas obedecemos, e Ele cuidou de nôs e supriu tudo o que precisâvamos. Näo tínhamos mais nenhum “meio visível de sustento”, como se dizia na época, mas tínhamos um enorme meio invisível de sustento: o Senhor! Entäo fomos e testemunhamos, e o Senhor cuidou mesmo de nôs, graèas Jesus!

204. Mas uns anos depois, chegamos a uma situaèäo meio difícil em Miami, entäo arrumei um emprego novamente‚ desta vez no escritôrio da promotoria. Trabalhei ali e me saí bem‚ tinha um bom relacionamento com os funcionârios e até com o promotor. Eu provavelmente seria o chefe do escritôrio em alguns anos. Tinha uma renda estâvel novamente e podíamos ter economizado muito dinheiro para o trabalho de evangelizaèäo — que eu ainda queria fazer. Mas um dia, admirando a linda e ensolarada cidade de Miami ali da janela do escritôrio do promotor, naquele grande edifício‚ o Senhor praticamente me disse para renunciar a tudo de novo. Apesar de Miami ser uma cidade ensolarada, Ele me disse que o mundo estava perdido nas trevas enquanto eu ficava ali sô mexendo em papéis para poder alimentar a minha família! Entäo dei o meu aviso prévio e logo depois jâ estava vivendo e trabalhando a tempo integral pelo Senhor outra vez.

205. Ele supriu todas as nossas necessidades cada dia, cada semana, cada mês, ano apôs ano, mas mesmo assim era uma luta. Era uma vida de , e foi assim que vivemos por 10 ou 15 anos‚ até que nos mudamos para a Califôrnia e comeèamos a Família. Mas eu finalmente percebi que o Senhor estava mais interessado em que eu vivesse e trabalhasse para Ele a tempo integral naquele momento, do que em me dar uma renda estâvel e eu talvez ficar economizando para trabalhar para Ele depois.

206. Se eu tivesse dito ao Senhor que faria isso “depois”, que meu servièo para Ele seria maior e melhor depois que eu tivesse uma renda estâvel e um pezinho de meia, a Família näo existiria hoje. Näo haveria adultos da segunda geraèäo questionando essa situaèäo, porque os seus pais nem teriam entrado na Família, se casado e tido filhos‚ näo teriam ido por todo o mundo e pregado o Evangelho a toda criatura por fé, confiando que o Senhor supriria enquanto viajavam de um lugar para outro, tendo um filho atrâs do outro.

207. Serâ que foi tudo um erro? Serâ que quando a Família comeèou deveríamos ter mandado aqueles hippies e caídos fora voltarem para o Sistema e irem ganhar dinheiro para poderem se sustentar melhor? Näo! Nôs simplesmente confiamos no Senhor e Ele supriu, e o tem feito hâ mais de 30 anos! Podem ler a histôria em “Garantias de Deus”, e em outras Cartas‚ se quiserem saber como Ele sempre supriu quando mudamos de ministérios, de métodos, de um país para outro e de uma cultura para outra.

208. Eu bem sei que a vida de fé näo é fâcil, mas funciona! Renunciar a tudo e confiar que o Senhor vai suprir tudo o que precisa nem sempre é o caminho fâcil. Você padece necessidade e tem em abundãncia. Mas o Senhor sempre o protege e supre. Você é Seu servo, trabalhando para Ele, entäo Ele cuida de você. E se cuidou antes, por que acha que Ele vai desamparâ-lo no futuro? Você acha que o Senhor o lanèaria fora como um servo inútil sô porque ficou velho ou doente, e näo consegue mais manter o mesmo ritmo de antes? Garanto que Ele näo vai fazer isso! Ele näo é esse tipo de Deus!

209. Depois de ter vivido por fé tantos anos, serâ que agora deveríamos recorrer à penúria do Sistema para nos sustentar, e ter algum tipo de garantia para a velhice ou seja o que for? Indo direto ao assunto: näo. Nôs sempre demos prioridade ao Senhor, e Ele sempre supriu o que precisamos para o futuro, e continuarâ fazendo isso. Você talvez näo saiba exatamente como Ele vai fazer e talvez tenha mil e uma perguntas a respeito, mas o Senhor sô espera que confie nEle.

210. Ele näo disse que andaríamos por vista, mas sim por fé. Ele näo disse que entenderíamos com a mente carnal, mas sim que os Seus pensamentos näo säo os nossos pensamentos‚ e que assim como os céus estäo acima da terra, os Seus caminhos säo mais altos do que os nossos. Na verdade‚ Ele nos disse para confiarmos nEle de todo o coraèäo e näo nos apoiarmos no nosso prôprio entendimento. Näo fui eu quem disse isso, é a Palavra de Deus, e é täo fiel como sempre foi! E podem confiar nela agora como sempre fizeram.

211. Näo hâ necessidade de querer assumir o controle da situaèäo, ficar ansioso e preocupar-se tanto com o seu sustento, muito menos com a sua velhice. Entendo as suas preocupaèöes. Como disse, eu tive muitas delas, mas vocês precisam entender que abandonar o trabalho do Senhor para passar anos angariando fundos para o futuro näo é lucro; é prejuízo, mesmo que seja por uma boa causa, pela causa do Senhor. Durante esse período você poderia ter ajudado inúmeras pessoas, ganho milhares de almas e causado um impacto tremendo no mundo, porque cada pessoa a quem ministra e ajuda, influencia muitas outras.

212. Mas se você preferir desertar o seu arado e voltar para pegâ-lo daqui a alguns anos, depois que tiver uma renda melhor e achar que vai conseguir arar melhor, garanto que näo vai ser fâcil. Pois em primeiro lugar: qual é uma boa quantia? Quanto você vai angariar e quando vai parar? E depois que parar‚ serâ que ainda terâ o interesse e a iniciativa para voltar ao arado, serâ que ainda terâ o mesmo amor de antes pelas almas perdidas? Ou serâ que vai achar que é melhor simplesmente ser um sustentador? — Se ainda tiver visäo para isso! Você vai comeèar a esfriar e mudarâ a sua perspectiva porque näo estâ vivendo como antes. Talvez nem queira voltar para essa vida e nem mesmo apoiâ-la financeiramente. Mesmo que vâ trabalhar para ganhar dinheiro com a melhor das intenèöes‚ talvez näo funcione como você planejava.

213. Além de tudo, o que você vai fazer no caso de uma catâstrofe ou recessäo, se os seus negôcios ou investimentos quebrarem? E se a economia ficar difícil e em vez de ganhar dinheiro como esperava, você acaba endividado? Sabe, milhöes de pessoas no mundo acabam assim, até mesmo pessoas que entendem bem mais de negôcios e de seus empregos do que você entenderâ! E se acontecer a inevitâvel Quebra e toda a sua renda for por âgua abaixo e você realmente näo tiver no que se apoiar? — Jâ näo vai mais estar acostumado a viver e trabalhar pelo Senhor, näo vai ter amigos, sustentadores nem contatos aos quais recorrer.

214. Trabalhar para o Sistema e angariar fundos, mesmo que pareèa‚ näo é sinõnimo a “seguranèa”. Mas, viver para o Senhor e fazer o trabalho dEle é algo garantido‚ mesmo que näo pareèa! Se tiver fé, obedecer e confiar nEle, Ele cuidarâ de você. Leia Hebreus 11. Fé é a certeza das coisas que se esperam, é o título de propriedade. Você precisa acreditar que o Senhor é o galardoador dos que O buscam diligentemente, que Ele supre as necessidades, porque supre mesmo!

215. Bem, podem ler tudo isso na Bíblia e nas Cartas, e deveriam ler. Acho que se alguns de vocês realmente estudassem as Cartas antigas e o plano que sempre seguimos, o plano que o Senhor estipulou na Sua Palavra para a Sua igreja hâ milhares de anos, questionariam menos. Sei que jâ leram essas Cartas antigas, isso sem mencionar a Bíblia, mas talvez tenham se familiarizado demais com elas e perdido a visäo de como ainda se aplicam ao dia de hoje. Assim como o Senhor é o mesmo ontem‚ hoje e eternamente‚ a Sua Palavra também é. As Suas promessas de suprir todas as suas necessidades, e o Seu plano de cuidar de você na velhice permanecem. Como o querido rei Davi disse: “Fui jovem e hoje sou velho, mas nunca vi o justo desamparado nem a sua descendência a mendigar o päo.”

216. Portanto, adultos da segunda geraèäo, näo se preocupem com os seus pais ou consigo. E adultos da primeira geraèäo, näo se preocupem com os seus filhos ou consigo. O Senhor é mais do que capaz de cuidar, suprir e fazer com que dêem dar fruto mesmo sendo bem velhos. Pelo amor de Deus, a minha mäe viajou pelos Estados Unidos inteiro conosco na Arca — a nossa motocasa — quando jâ tinha quase 80 anos de idade, testemunhando e ganhando almas naquelas “7.000 milhas de milagres” sobre as quais lhes contei! E mesmo depois disso ela desempenhou papel vital no início da Família, e jâ tinha mais de 80 anos. Tudo isso porque ela amava as almas. Ela fazia sanduíches de pasta de amendoim e geléia e levava para os hippies em Huntington Beach. E ela me convenceu a ir para a Califôrnia alimentâ-los espiritualmente, e foi o que fizemos, e foi o comeèo da Família!

217. Eu jâ era de meia idade na época, mas o Senhor me protegeu e me ajudou a trabalhar mais 25 anos‚ apesar das minhas muitas enfermidades. E continuei dando fruto até na velhice. Entäo näo se preocupem com a velhice, nem pensem que väo ter que mudar de categoria porque näo agüentam o ritmo ou algo assim. Pelo amor de Deus, alguns dos nossos jovens näo conseguiam me acompanhar, e eu tinha 30 anos a mais do que eles! Apenas continuem amando O Senhor e as pessoas todos os dias, fazendo o melhor que podem para Ele‚ pelos perdidos e carentes, e confiem que Ele vai cuidar do resto. Ele ama você e Se preocupa com você. Eu sei disso!

218. Seguir Jesus funciona, e as recompensas säo grandes! Mesmo que talvez seja pobre na Terra, estâ enriquecendo a muitos, e ajuntando grandes recompensas aqui no Céu! Vocês nem imaginam tudo o que o Senhor tem reservado para vocês, e vai durar pela eternidade! Entäo animem-se! Tomem a sua cruz e sigam-nO. Fitem os olhos no Céu‚ onde vocês resplandeceräo como o fulgor do firmamento e como as estrelas, sempre e eternamente! Aleluia! Talvez näo estejam nadando no dinheiro no momento, mas seräo ricos para sempre! Com amor‚ Papai. (Fim da mensagem de Papai.)

219. (Mamäe:) Nada do que Papai disse é novidade. Vocês que conhecem as Cartas bem, conhecem a histôria de Papai e também da Família. Mas por alguma razäo muitos de vocês comeèaram a achar que as circunstãncias mudaram, que a nossa fé e a maneira como vivemos hâ anos, desde o início, näo se aplicam a vocês ou näo servem mais.

220. O Senhor pode suprir hoje em dia täo abundantemente como antes‚ e até mais. Claro que todo missionârio que vive por fé tem seus momentos difíceis de vez em quando; é assim que o Senhor fortalece a nossa fé e nos coloca em situaèöes nas quais Ele pode fazer milagres. É emocionante vê–lO suprir as nossas necessidades de maneiras milagrosas, e se nunca passâssemos por situaèöes difíceis, podem ter certeza que veríamos menos milagres, porque näo precisaríamos deles, näo oraríamos para acontecerem nem contaríamos com eles.

221. Mas quero também deixar bem claro o “outro lado”. Apesar de poderem contar com momentos de dificuldades financeiras e Papai ter falado sobre as ocasiöes quando isso aconteceu com ele, com certeza näo significa que deveriam ficar satisfeitos vivendo na imundície e na pobreza! Näo é essa a visäo. Näo é isso o que Papai estâ querendo dizer!

222. Apesar de ele nunca ter sido extravagante e näo ter desejado coisas chiques, ele sempre teve a fé para o Senhor suprir de modo a fazermos efetivamente o nosso servièo para Ele, a termos o que nossos filhos e gestantes precisavam, o suficiente para viagens, alimentaèäo, tratamento médico, etc. Papai nunca foi apologista da vida na penúria‚ em cortièos, em Lares que eram um mau testemunho!

223. Para podermos promover o programa Contato, edificarmos uma igreja maior, ganharmos membros ativos, ministrarmos à classe média e alta na qual se encontra a maioria dos líderes de trabalho potenciais, e nos tornarmos uma potência financeira‚ certamente näo podemos estar vivendo em lugares horrivelmente sujos, abarrotados de gente, em condièöes miserâveis, como ficamos sabendo recentemente que existem em alguns lugares. Podemos contar que o Senhor vai suprir o que precisamos e até muitas das coisas que queremos! Se Lhe obedecermos, trabalharmos duro, fizermos a Sua vontade e ministrarmos aos perdidos, Ele suprirâ! Leiam “De Trapos às Riquezas”!

224. Ter batalhas financeiras de vez em quando para nos fazer orar fervorosamente e pedir ajuda aos seus sustentadores é completamente diferente de viver na pobreza, a ponto dos seus filhos näo terem o que precisam, de vocês andarem em carros que näo säo seguros, de serem um mau testemunho para as pessoas às quais testemunham, etc. Isso näo é certo, e se for a situaèäo do seu Lar, entäo algo estâ errado e precisam descobrir o que é, e corrigi–lo!

“Plano de aposentadoria” para APGs

225. Peter e eu acreditamos firmemente que os adultos da primeira geraèäo que estäo preocupados com o seu futuro, sem saber como väo se sustentar quando ficarem mais velhos‚ ainda näo conhecem o “plano de aposentadoria” do Senhor. Näo que vocês väo chegar a se aposentar, pois nesta guerra näo hâ dispensa, e o Senhor espera que continuemos lutando até o fim, independentemente das circunstãncias. É verdade que fisicamente väo comeèar a ir mais devagar, e provavelmente näo väo agüentar a pressäo de ficar nas ruas como fazem hoje. Mas em vez de recorrerem ao Sistema em busca de seguranèa ou ficarem reclamando e acolhendo as mentiras do Inimigo dizendo que nôs falhamos, abram os olhos e vejam o plano financeiro que nôs e o Senhor estamos colocando à sua disposièäo; é sô pegâ-lo.

226. Se vocês estiverem sinceramente preocupados com o seu futuro, sem saber como väo se sustentar ou cuidar da sua esposa e filhos, pense no que o Contato tem a oferecer. A maioria dos pregadores do mundo é sustentada pela congregaèäo. Eles arrecadam sustento todas as semanas quando väo ao púlpito para alimentar as suas ovelhas. Eles ganham aquelas congregaèöes e aquelas pessoas dependem dos pastores para ministrarem para elas espiritualmente. Por causa disso estäo dispostas a sustentâ-los e a darem o dízimo. É um princípio bíblico, e muitos na congregaèäo sentem que têm esse dever.

227. Vocês podem fazer o mesmo! Se comeèarem hoje, talvez demore alguns anos, mas mais dia menos dia vai ter a sua prôpria “congregaèäo” de fiéis convertidos e membros ativos que väo estar sustentando você e o seu Lar com o dízimo! E näo sô sustentando vocês, mas também fazendo uma boa parte do trabalho duro por vocês — cuidando dos ministérios de atender aos pobres, dando estudos bíblicos‚ indo recolher o provisionamento, organizando reuniöes e seminârios‚ etc.

228. Vai demorar bastante para cultivar pessoas assim, e vocês teräo que assumir o compromisso de ficar no mesmo lugar e realmente ministrar para o seu rebanho por anos! Näo väo poder ficar indo de um canto para o outro e mudando de campo de tempos em tempos. Precisam ver onde o Senhor quer que estejam e perseverar! (Veja a CdM 3308:45-46, BN 908.) Mas se quiserem "seguranèa" para o futuro, se quiserem ter uma renda fixa e saberem que näo väo precisar bater perna na rua para conseguir dinheiro quando estiverem bem mais velhos, entäo entrem no programa Contato, faèam follow-up agora mesmo e formem um rebanho! Faèam agora, enquanto ainda têm forèas e vigor para dedicar a isso o tempo que vai exigir!

229. Parem de reclamar e väo trabalhar! Vocês têm tudo o que precisam para adquirir o seu prôprio “plano de aposentadoria” enquanto servem o Senhor a tempo integral. Nôs nos WS passamos literalmente anos suprindo para vocês tudo o que precisam para realizarem a tarefa. Näo podem reclamar que näo têm o material. Sô precisam usâ-lo, sô isso! Vocês näo têm desculpas!

230. Näo precisam abrir concessöes, e quando ficarem mais velhos, näo seräo um peso nem para outros nem para seus filhos. Usem a forèa e o tempo que têm agora para conquistar seguidores‚ ganhar convertidos e membros ativos, ensinâ-los e treinâ-los, e depois o dízimo dessas pessoas os sustentarâ! Esse vai ser o seu “plano de aposentadoria”, a sua “seguridade social”.

231. Vocês podem se tornar um professor, pastor, conselheiro, guerreiro de oraèäo‚ alguém que transmite as Palavras que foi täo bem-aventurado em receber, um canal das mensagens do Senhor para os que precisam. Esses ministérios näo exigem muita forèa física e energia, mas sim fé, amor e convicèäo para desempenhar o papel para o qual o Senhor o treinou este tempo todo. Permaneèam firmes à sua vocaèäo e coroa até os seus últimos dias de vida‚ continuando a utilizar a sua forèa para o trabalho do Senhor! Os ministérios de oraèäo e aconselhamento, de cura, de ouvir o Céu para as pessoas, de ensinar e dar uma base da Palavra näo estäo limitados aos jovens. Na verdade, säo perfeitos para as pessoas mais velhas, para aqueles que passaram a maior parte de suas vidas servindo o Senhor, pois eles têm muito a contribuir e têm tanta experiência em transmitir tudo isso às pessoas! E se sentem que sua energia e forèa estäo minguando, entäo faèam o que conseguem fazer, e invistam as suas riquezas espirituais naquilo que realmente conta!

232. Parem de ouvir o maldito Diabo lhes dizer que falharam ou que väo sofrer porque dedicaram a vida ao Senhor em vez de egoisticamente ajuntarem dinheiro para poderem sobreviver na velhice! Abram os olhos para a inseguranèa que é o Sistema! Vocês näo acreditam de verdade que todas aquelas pobres pessoas no Sistema têm seguranèa e que tudo vai dar certo, näo é? Vocês têm a única verdadeira seguranèa na Terra — confianèa no Senhor e fé nas Suas promessas. Mas Ele espera que faèam algo com essa confianèa e fé. Espera que trabalhem. Entäo sigam em frente e edifiquem a sua igreja. Procurem a sua congregaèäo; invistam tempo para ganhar as pessoas que têm o dinheiro ou as condièöes para sustentâ-los. Vocês ainda säo jovens, e se comeèarem agora e realmente batalharem, teräo o que precisam, sem os seus filhos terem que achar que precisam sair do campo para angariarem fundos pra vocês! Näo tem que ser assim. “Fui moèo e agora sou velho; contudo nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o päo” (Salmo 37:25).

233. E enquanto estamos neste assunto, quero lembrâ-los que ser membro da Carta näo é uma garantia sô porque você “sempre esteve na Família”. Abner, um dos COs da América do Norte, fez as seguintes observaèöes que eu acho que lhes seräo interessantes e úteis:

234. Tem gente que acha que é ou deveria ser CM porque estâ na Família hâ muito tempo, eles “sempre estiverem na Família”. Praticamente todas as pessoas que se expressaram dessa forma aparentemente näo avaliam o seu nível atual de discipulado em comparaèäo com o padräo estipulado na Carta, que säo os requisitos mínimos para um discípulo CM. Algumas pessoas precisam dar um passinho para trâs e avaliarem mais objetivamente o seu nível de dedicaèäo. Algumas talvez amem o Senhor e a Família, e tenham feito grandes sacrifícios no seu servièo para o Senhor, mas se näo estäo dispostas a ter a vida de um discípulo, entäo säo ex-discípulos ou um discípulo aposentado, mas näo säo discípulos atualmente.

235. Sei que muitos adultos da primeira geraèäo, mais velhos, acham que à medida que ficam mais velhos, sô por causa da idade, näo conseguem viver à altura do padräo CM. E muitos adultos da segunda geraèäo também acham que sô porque os seus pais ou algumas outras pessoas que conhecem e que näo säo mais CM‚ ficaram mais velhas, näo conseguiram manter o ritmo CM. Alguns acham que näo é justo se‚ por causa de uma doenèa ou alguma enfermidade ligada à idade, a pessoa näo possa continuar na Família CM. Na minha opiniäo, a Carta Magna näo tem nenhum requisito que diz que alguém, mesmo no leito de morte, näo pode seguir, e pelo que tenho visto‚ as pessoas geralmente deixam de ser CM porque simplesmente näo querem fazer os sacrifícios necessârios para servirem o Senhor como discípulas.

236. Até mesmo nos casos em que alguém teve uma enfermidade séria, fizemos todo o possível para ajudar a pessoa a continuar CM‚ se víamos que ela estava fazendo o que podia e näo estava abrindo concessöes. Mas muita gente acha que por alguma razäo näo consegue seguir a Carta Magna e que näo deveríamos condenâ-las por isso‚ e sentem que seus motivos säo justificados. Em todos os casos nos quais consigo pensar, houve outras transigências que foram na verdade a razäo pela qual essas pessoas näo conseguiram manter os requisitos para um membro CM. (Fim dos comentârios de Abner.)

237. (Mamäe:) Eu gostaria de pedir aos adultos da primeira geraèäo que, por favor, tomassem um tempinho para avaliarem o seu nível atual de discipulado e de servièo ao Senhor. Umas boas perguntas para responder para si (e para o Senhor também) seriam: “Por acaso eu estou abrindo concessöes? Estou permitindo na minha vida transigências que me impedem de manter o padräo CM?”

"Näo dizeis vôs que ainda hâ quatro meses?"

238. E no caso dos jovens que acham que se trabalharem fora väo ter uma estabilidade financeira e depois väo servir o Senhor, lembrem-se o que Deus disse:

Disse-lhes Jesus: Vinde apôs Mim, e Eu vos farei pecadores de homens. Imediatamente eles deixaram as redes, e O seguiram (Mateus 4:19-20).

Disse a outro: Segue-Me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vâ enterrar meu pai. Respondeu Jesus: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos, porém tu vai e anuncia o reino de Deus (Lucas 9:59-60).

Näo dizeis: Ainda hâ quatro meses… (muito menos quatro anos!) (Joäo 4:35).

COMPRAR CASAS

239. (Mamäe:) Isto é um pouco fora do assunto, mas jâ que estâ ligado a dinheiro, seguranèa no futuro e Lares unifamiliares, quero abordar este tôpico nesta BN. É sobre a tendência de se comprar casas. Seguem–se alguns comentârios dos COs:

240. Existe aqui, como jâ ouvi que também existe em outros lugares, a tendência de comprar casas. Acho que a maior vantagem que as pessoas vêem nisso é a vantagem a longo prazo de näo terem que pagar aluguel cada mês, de terem um imôvel prôprio, o que para algumas pessoas é uma garantia de um teto e de näo terem que ser aceitos no Lar de outra pessoa, etc.

241. Talvez algumas dessas metas no princípio sejam boas, e algumas pessoas dizem que querem fazer isso para näo terem que angariar todo mês uma certa quantia e poderem dedicar mais tempo e energias à testificaèäo e ao follow-up, e a edificarem a igreja nacional na ârea.

242. Mas em muitos casos, nôs vimos que durante esse processo, as pessoas perdem de vista a meta‚ principalmente quando leva meses e meses e até mesmo um ano ou anos para conseguir o dinheiro para a entrada e as despesas da compra, angariar fundos ou provisionar material de construèäo para arrumar o sôtäo ou o poräo da pequena casa que compraram a fim de terem mais espaèo, decorarem, mobiliarem, etc. Muitas vezes leva bastante tempo e é um peso e um trabalho cansativo para o casal. Como normalmente eles comeèam isso sozinhos (um casal com alguns filhos), näo têm o apoio ou a ajuda de uma equipe no Lar, nem mesmo de um outro casal ou família, entäo eles têm que se virar sozinhos, tanto espiritual como fisicamente para concluir a obra que comeèaram.

243. E durante esse processo de angariar fundos e provisionar, mais todo o trabalho físico para consertar a casa, algumas pessoas se acostumam a um certo tipo de vida. Basicamente é o estilo de vida egoísta, sem ter que incluir outros no que estäo fazendo, nem se aconselhar sobre o Lar e as decisöes financeiras. Comeèam a gostar de viver assim, e no final, basicamente voltam a viver como viviam antes de entrarem na Família, e estäo de volta ao zero. Apesar de dizerem que acreditam nos ensinamentos e crenèas da Família, ao transigirem por causa da “seguranèa” de uma casa prôpria, elas abriram concessöes na questäo de viverem nossas metas principais, e por näo viverem em comunidade nem dentro da Lei do Amor por muito tempo, algumas até perdem a vontade e a convicèäo de voltarem a esse tipo de vida.

244. Agora temos muitos Lares unifamiliares nessa mesma situaèäo. Cada um comprou a sua casa e näo pode ir morar com o outro, e näo tem gente solteira suficiente para atender aos pedidos de pessoal para ajudar esses Lares a terem no mínimo quatro membros votantes.

245. Comprar casas estâ virando moda, e estâ um pouco relacionado à questäo de abrir concessöes por lucro‚ se bem que nem sempre. Com certeza em algumas situaèöes o Senhor guia a família a comprar uma casa em vez de pagar aluguel. Mas estou preocupado porque a Família precisa estar ciente de que hâ riscos e com certeza näo é para todos. Precisam ter em mente que alugar também oferece grandes vantagens.

246. Um das maiores desvantagens de se comprar um imôvel é se as pessoas que väo comprâ-lo säo afetadas por isso a ponto dessa casa custar a sua vida como discípulas. Com certeza, um mau negôcio. Isso pode acontecer quando as pessoas ficam presas a uma casa que näo conseguem vender, e acabam se afastando da Família porque näo têm o número necessârio de membros votantes, ficam sem inspiraèäo, etc. Outras talvez simplesmente sejam afetadas pela experiência de se concentrarem demais na compra da casa e de menos na compra da pérola de grande valor que é o seu relacionamento com o Senhor. Em outros casos existem os riscos bâsicos, que é näo entender todos os outros custos que o proprietârio tem, como por exemplo, IPTU‚ manutenèäo, seguro, etc. Outros riscos säo: näo fazer um bom negôcio, e quando tentam revender a casa, perdem dinheiro; näo perceber o tempo que väo ter que ficar na casa para poder pagar a maior parte do valor e depois, ou ficar com a mesma quantia ou ter algum lucro.

247. Um outro ãngulo dessa tendência é o perigo de algumas pessoas na Família comeèarem a achar que se tanta gente estâ comprando casas, estamos nos afastando da vida de fé, e que agora é mais importante comeèar a fazer algum plano de aposentadoria, etc. Detesto pensar que seria às custas de deixar a nossa meta principal de testemunhar, de alcanèar os perdidos e de näo nos embaraèarmos com os negôcios deste mundo.

248. As pessoas que estäo pensando em comprar uma casa agora e depois alugâ-la para ter um sustento quando estiverem no campo, com certeza väo ver que isso lhes custarâ näo sô anos de servièo — que nunca mais recuperaräo — mas provavelmente nunca väo achar que têm sustento “suficiente”‚ ou väo arranjar tantas dívidas que näo väo conseguir se desvencilhar. Ou quando conseguirem, jâ teräo perdido a visäo. (Fim dos comentârios dos COs.)

249. (Mamäe:) Jâ houve ocasiöes quando a Família viveu em imôveis que eram propriedade de membros da Família, quando o Senhor guiou nesse sentido. Esta opèäo sempre tivemos‚ quando era o momento certo e a vontade do Senhor. Mas uma das grandes diferenèas que vemos hoje‚ é que essa tendência estâ mais relacionada a indivíduos ou a famílias, e näo com base em Atos 2:44 e 45. É mais uma tentativa de ter uma seguranèa futura. Hoje‚ à medida que nosso Marido nos guia a assumirmos nossa posièäo para os Últimos Dias, a vagarmos menos e a näo sermos tanto como ciganos, mas sim consolidarmos um trabalho, talvez possam considerar, em alguns casos, investir num financiamento em vez de aluguel, se for a vontade do Senhor.

250. Algumas perguntas que devem responder: “Este empenho é pessoal e particular, ou é com a visäo de um trabalho em comunidade? Estamos nos aconselhando o suficiente? Estamos a par das possíveis complicaèöes? A casa comporta um Lar de bom tamanho? Vai exigir muito conserto, o que nos tirarâ do nosso trabalho principal que é testemunhar?”

251. Em algumas ocasiöes, talvez o Senhor queira que comprem uma casa, principalmente se for de bom tamanho e comportar uma “comunidade” para Jesus. Mas geralmente os nossos membros näo têm dinheiro para comprar casas bem espaèosas, e jâ viram que näo é negôcio comprar casas pequenas. Nesses casos as coisas normalmente näo acabam como se esperava, e logo‚ logo as pessoas estäo presas a uma dívida imensa e a uma casa que é um elefante branco. Igualzinho a… Vocês adivinharam! Igualzinho ao resto das coitadas das pessoas no Sistema! Entäo‚ para se fazer um empreendimento desse, é imprescindível muita oraèäo e conselho, ouvir o Senhor e continuamente pedir-Lhe mais confirmaèöes e orientaèäo.

Jesus disse “ide pois”, e näo “comprai pois”!

252. O nosso Corretor mor de imôveis dâ alguns conselhos sobre como avaliar se devemos ou näo adquirir um imôvel.

253. (Jesus fala: ) Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura! Esta é a Minha mensagem bâsica para todos que querem Me seguir. E normalmente, ligado a ela estâ o conceito de “vai, vende tudo o que tens, dâ aos pobres e segue-Me”.

254. Quando pedi ao homem para sacrificar o seu arado e bois, aquilo era o seu ganha-päo, o seu maquinârio e equipamento que Eu estava lhe pedindo para destruir e Me seguir. E numa outra ocasiäo, Eu disse: “Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos, tu vens e Me segue.”

255. O princípio bâsico é que‚ para poder Me seguir de verdade, na maioria dos casos é preciso sacrificar o arado e os bois. É preciso renunciar a absolutamente tudo para garantir que pegou mesmo aquela pérola de grande valor que é ser um discípulo.

256. Quem sabe o que Eu vou fazer no mês que vem, no ano que vem? Quem sabe o que vou lhe pedir para fazer? Entäo, o princípio bâsico para poder Me seguir é näo ter vínculos que o impeèam de cumprir a Minha vontade. Näo significa que em algumas ocasiöes Eu näo possa permitir que alguém adquira um imôvel por uma causa ou razäo específica. Mas esses casos säo raros, porque a mensagem para o Meu Exército do Tempo do Fim em geral é que estendam as mäos para alimentar os perdidos e edifiquem um trabalho para Mim, e näo que se concentrem em alimentar e cuidar de si mesmos, em comprar e consertar uma casa.

257. O que disse sobre encontrar um campo onde possam ficar, colher e se arraigar por um tempo para realizar um trabalho näo significa que devam se embaraèar com imôveis. Em alguns casos, Eu talvez considere útil, mas na maioria dos casos um imôvel é um peso e pode ser um empecilho para a realizaèäo da Minha vontade, como muitos de vocês jâ descobriram.

258. O requisito principal é o discipulado, e isso significa seguir-Me. A aquisièäo de um imôvel, de uma casa, vai acrescentar à sua vida como discípulo, ou vai prejudicâ-la? Ouso dizer que na maioria dos casos o resultado final serâ prejudicial.

259. Quando liberei a Família através da Carta Magna, a porta para a aquisièäo de imôveis foi escancarada. Muitas pessoas passaram por essa experiência‚ porque por vârias razöes parece ser uma soluèäo para muitos dos seus problemas. Mas mesmo que resolva alguns problemas, em muitos casos acaba sendo um detrimento espiritual maior do que físico, porque o prende e o impede de Me seguir.

260. É por isso que o Meu plano original era que os Meus seguidores vivessem em comunidade, pois entäo näo se baseariam em ter que possuir para poderem viver. Pelo contrârio, todos eles vendiam suas propriedades e bens e colocavam o produto da venda aos pés dos apôstolos, que distribuíam a cada um segundo a sua necessidade. A verdade é que um exército precisa de confraternizaèäo, os soldados precisam uns dos outros, e a aquisièäo de terras e casas normalmente gera divisäo nas fileiras. Os soldados deixam de morar nos quartéis ou dentro da comunidade e väo viver sozinhos. Dizem que ainda acreditam nos ensinamentos e nas metas do exército‚ mas näo conseguem mais participar das campanhas e irem para o campo participar das manobras, porque precisam cuidar dos seus imôveis‚ que exigem tempo e dedicaèäo para mantê-lo em boas condièöes.

261. Portanto, na maioria dos casos, Eu diria que a aquisièäo de um imôvel, quer uma casa ou uma propriedade, acaba sendo mais uma distraèäo e um empecilho para realizarem a Minha vontade suprema. Vai minar o seu trabalho como discípulo‚ a sua forèa e a sua convicèäo, e vai acabar dominando-o mais do que a Minha vontade. É por isso que tais aquisièöes deveriam ser feitas em conselho, e quanto mais conselho, melhor‚ pois se puderem aconselhar com os seus pastores, maiores as probabilidades de verem todos os ãngulos da maneira como os estou guiando na situaèäo.

262. Lembre-se que se insistir, muitas vezes o deixo fazer o que quer‚ porque vejo que estâ decidido e näo ajudaria em nada “obrigâ-lo”. Mas se colocar o seu coraèäo nas Minhas mäos e desejar acima de tudo Me agradar e näo fazer o que você quer, estarâ aberto a seguir aonde quer que Eu vâ.

263. Lembre-se que estou sempre com você, até à consumaèäo dos séculos, portanto se optar pelo seu prôprio caminho, estarei com você ali também. Mas você serâ muito mais feliz se renunciar ao seu prôprio caminho, agarrar-se à Minha vontade e ter isso como a pérola de grande valor que näo descartaria por nada, nem por seguranèa ou estabilidade, nem por conforto ou por uma vida mais fâcil!

264. Se essa for a sua pérola, entäo agarre-a de todo o coraèäo e nunca abra mäo dela, pois prometi guardâ-lo até o fim da sua vida. Como disse o Meu rei Davi: “Fui moèo e agora sou velho, mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o päo” (Salmo 37:25). “Ninguém hâ, que tenha deixado casa, ou irmäos, ou irmäs, ou pai, ou mäe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de Mim e do evangelho, que näo receba cem vezes tanto, jâ no presente, em casas, irmäos, irmäs, mäes, filhos e campos, com perseguièöes, e no mundo por vir a vida eterna” (Marcos 10:29-30). E isso ainda se aplica hoje. É o que peèo para poder garantir um discipulado de verdade.

265. No caso de membros ativos ou outros membros, etc., talvez näo seja assim. Mas para vocês, Meu exército do Tempo do Fim, que foi chamado a estar de prontidäo para Me seguir num piscar de olhos, o preèo a pagar geralmente é näo se embaraèar com os negôcios desta vida, para servir Àquele que os chamou para serem soldados.

266. O princípio bâsico que deve utilizar para avaliar a situaèäo é até que ponto afeta o seu compromisso como discípulo. Se o fato de possuir uma casa ou outro imôvel acrescenta à sua vida como discípulo e näo atrapalha de modo algum‚ entäo é uma bênèäo. Deve ver se o mantém seguindo adiante por Mim. Mas se o afastar da vida de discípulo, entäo é um empecilho. É um peso que o assedia e o impede de tomar a sua cruz e Me seguir. É um jugo enorme, é um fardo pesado, porque näo é o Meu jugo nem o Meu fardo. Entäo julguem o que é melhor. (Fim da mensagem Jesus.)

267. (Mamäe:) É claro que a situaèäo é diferente se o Senhor‚ por um milagre, suprir uma casa para você. Digamos que alguém se ofereèa para comprar-lhe uma casa, ou que você herde uma, etc. Existe a possibilidade de uma situaèäo assim ser uma maneira do Senhor suprir as suas necessidades ou uma fonte de renda. Mas hâ uma grande diferenèa entre o Senhor simplesmente “lhe dar a casa de mäo beijada”, e você ter que deixar o trabalho missionârio a tempo integral para angariar dinheiro para comprar uma casa por causa de estabilidade financeira e conforto. Por favor, esteja bastante em oraèäo quando for adquirir uma propriedade que vai ter que pagar a longo prazo. Sô tome a decisäo quando tiver certeza absoluta da suprema vontade do Senhor.

268. Sei que esta BN é longa e é difícil assimilar todo o seu conselho. Espero que esteja interessado o suficiente no seu futuro e em ficar no centro da vontade de Deus para tomar tempo e lê-la mais de uma vez, e até estudâ-la.

269. Lembre-se que todas estas coisas estäo interligadas. Essas muitas transigências por lucro estäo prejudicando o seu fruto e eficâcia, bem como o futuro da Família no geral. Se você quer mesmo ser um discípulo, ore sobre os assuntos abordados nesta BN. Ore sobre a sua condièäo nos seguintes pontos: Vida em comunidade; compartilhar tudo de acordo com Atos 2:44 e 45; trabalhar duro para o Senhor; fazer "hora extra" se necessârio, de modo a pioneirar e estabelecer um ministério de follow-up com fruto e sustento duradouros; fazer os sacrifícios necessârios para manter-se caído fora e näo se embaraèar com os negôcios desta vida.

Lista de conferência para avaliar o seu nível de obediência

270. Gostaria de encerrar esta BN compartilhando com vocês a lista de conferência que o Senhor deu para verem como estäo vivendo e se sustentando. Se avaliarem sinceramente o seu nível de obediência, acredito que isso acarretarâ muitas mudanèas. Aqui constam algumas perguntas muito importantes que vocês precisam levar a sério e consultarem o Senhor a respeito delas. Por favor, tomem tempo para ouvir o Senhor e orem fervorosamente para terem um canal nítido, sendo humildes, submissos e fervorosos.

271. (Jesus fala: ) Os que anunciam o Evangelho‚ que vivam do Evangelho. Se buscarem primeiro o Meu Reino‚ tudo lhes serâ acrescentado. Esse é o ãmago da questäo. A Minha Palavra näo estâ se cumprindo por causa da desobediência.

272. Eu jâ lhes dei promessa apôs promessa; jâ lhes dei detalhes explícitos sobre aonde estou guiando e sobre o que quero que a Família faèa. Eu näo falhei em nenhuma de todas as Minhas promessas. Responda às seguintes perguntas, e também Me peèa para falar com vocês em profecia sobre os seguintes pontos:

  1. Senhor, estou fazendo todo o possível para obedecer à Sua Palavra com todas as minhas forèas? Sou um seguidor obediente e diligente em todos os sentidos? (O Senhor supre para os Seus filhos em proporèäo direta à nossa obediência à Sua vontade em todos os aspectos de nossa vida. Ele derramou copiosas riquezas espirituais sobre os filhos de David. Deu-me orientaèöes detalhadas sobre como quer que eu viva em cada aspecto, e o que Ele quer que eu faèa. Desobediência em algum aspecto vai limitar a provisäo divina.)
  2. Que tipo de exemplo de cristäo eu dou no meu dia-a-dia? Até que ponto tenho aberto concessöes na minha vida? Se alguém passasse o dia me observando, qual diria ser a minha profissäo? Senhor, eu sou quente, frio ou morno?
  3. Senhor, eu me comunico com Você intimamente? Eu tenho comunhäo com Você? Verifico com Você antes de dar um passo?
  4. Querido Marido, por acaso estou negligenciando a Sua Palavra, quer deixando de me alimentar quer deixando de alimentar aos outros? Por acaso estou absorvendo a Sua Palavra todos os dias, sendo alimentado e fortalecido‚ recebendo a orientaèäo e o conselho que Você quer me dar?
  5. Estou seguindo aonde Você estâ guiando? Estou promovendo o Contato‚ dando a Sua Palavra aos perdidos e fazendo discípulos de todas as naèöes? Estou amando as pessoas, fazendo o mâximo possível para alcanèâ-las e ajudâ-las, alargando as minhas tendas, abrindo as portas para receber a última e grandiosa colheita que Você vai nos dar, indo pelos caminhos e valados e recolhendo as ovelhas? (Aonde o Senhor guia‚ Ele providencia. Ele estâ guiando nesta direèäo.)
  6. Senhor, como posso testemunhar mais com os métodos de angariaèäo de fundos que uso? Como posso incluir mais follow–up e uma testificaèäo mais profunda?
  7. Como passo o meu tempo? Quanto tempo passo pregando o Evangelho e quanto tempo dedico a todas as minhas outras atividades? Quais säo os meus primeiros pensamentos logo no início do dia? Serâ que jâ acordo pensando como vou ganhar o päo naquele dia ou como vou disseminar a Palavra?
  8. Estou vivendo de acordo com Atos 2:44 e 45? Estou vivendo com outras pessoas? Estou compartilhando todas as coisas? Senhor, estou seguindo o Seu plano econõmico?
  9. Como gasto o dinheiro que Você supre? (Sabendo usar näo vai faltar. O Senhor näo banca o que Ele näo mandou fazer.)
  10. Senhor, estou trabalhando para Você ou para Mamom? Estou trabalhando duro para Você? Estou dedicando tempo suficiente ao Seu trabalho, fazendo o melhor que posso para pregar o Evangelho aos perdidos?
  11. Senhor, Você quer que eu largue o meu emprego?
  12. (Para adultos da primeira geraèäo:) Como é que eu pessoalmente posso usufruir do “plano de aposentadoria” que Você supriu através do programa Contato? Que medidas preciso tomar hoje mesmo para comeèar a formar a minha “congregaèäo”?
  13. (Se estiver pensando em comprar uma casa: ) Senhor, qual a Sua opiniäo? É um empenho particular ou é com a visäo de estabelecer uma comunidade? Senhor, estamos procurando conselho suficiente tanto de outros quanto de Você antes de agirmos? Estamos bem informados das possíveis complicaèöes? A casa é espaèosa o bastante para comportar um Lar de bom tamanho? Tem muita coisa para consertar que vai nos desviar do nosso trabalho principal que é testemunhar?
  14. Senhor‚ eu estou colocando Você à prova? Estou comprovando-O? Estou me firmando apenas nas Suas promessas e em mais nada? (O Senhor näo é limitado por poucos nem por muitos. Ele prometeu abrir as janelas do Céu‚ mas eu preciso fazer a minha parte.)
  15. Senhor, eu realmente dependo de Você? Estou fervoroso e reivindicando as Suas promessas? (Se apôio a minha fé em algo além do Senhor e da Palavra‚ entäo limito a Sua capacidade de suprir.)
  16. Estou invocando o poder das chaves do Reino para abrirem as janelas do Céu e suprirem o que preciso? Estou utilizando todas as novas armas do espírito que väo ativar e melhorar o meu poder espiritual?

273. Se você fizer o melhor que pode por Mim, Eu farei o melhor que posso por você. O ãmago da questäo é simples: a Minha provisäo depende totalmente da sua obediência ao que Lhe digo para fazer. (Fim da mensagem de Jesus.)

274. (Mamäe:) Estamos orando fervorosamente por vocês, para que obedeèam e descubram qual a vontade do Senhor para suas vidas, e que se desfaèam de qualquer concessäo que tenham aberto por interesse prôprio. Se näo fizerem isso, näo obteräo o sucesso que esperam. Pelo contrârio, sô väo se decepcionar. Vocês säo responsâveis pela verdade que o Senhor lhes deu, e a bênèäo dEle em suas vidas dependerâ de sua obediência.

275. Caso sintam que säo faltos de poder ou inspiraèäo suficientes, caso estejam cansados demais para sequer se incitarem e tentarem melhorar, se acharem que estäo enfiados demais no Sistema ou fracos demais na fé — devido a tantas transigências — para voltarem a uma vida como discípulo integral, clamem ao Senhor por ajuda! Näo esperem! Näo digam que o faräo depois ou amanhä. Faèam-no agora! Clamem ao seu Marido, peèam-Lhe para lhes dar fé. Peèam-Lhe forèas para ajudâ-los a mudar e voltarem ao caminho de um dedicado discípulo‚ e depois peèam-Lhe para ajudâ-los a usarem o poder das chaves do Reino. Se usarem as chaves poderäo invocar o poder que elas possuem e receberäo toda a ajuda que precisarem! Basta submeterem-se e obedecerem. Sô precisam pedir, estâ às ordens!

276. As chaves imperam! Lembre-se da promessa que o Senhor fez: “Sou o Guardiäo das Chaves, entäo demandai-Me para agir a seu favor através do poder que lhes dou liberal e prontamente. Eu superarei todas as impossibilidades para vocês, Minhas Noivas, se girarem as chaves do Reino.”

Oro fervorosamente por vocês, meus
queridos

Mamäe

Outras Cartas

Segue-se uma relaèäo de algumas Cartas e publicaèöes mais recentes e relevantes sobre diferentes assuntos abordados nesta BN:

Empregos versus trabalho missionârio:

q“O Filho Prôdigo”, CdM 641:31–49,

q“As Cartas da Cúpula 96, 3a Parte”, CdM 3079:146-150, (BN 705)

q“As Cartas da Cúpula 96, 4a. Parte”, CdM 3081:3-8, (BN 707)

q“Seja um Missionârio”, CdM 3135, BN 744

q“Metas para 1998”, CdM 3160:176-184, BN 765

q"Deveres Estipulados pela Carta", CdM 3197:93-99‚ BN 803

Viver de acordo com Atos 2:44 e 45

ou viver egoisticamente:

q“Metas para 1998”, CdM 3160:131-147, BN 765

q“Os Benefícios da Família”, CdM 3172:154-191, BN 777

q“Deveres Estipulados pela Carta”, CdM 3197:109-111, BN 803

q“Os Perigos da Testificaèäo e do Follow-up”, CdM 3245:83-99, BN 847

q“Egoísmo e Egocentrismo” Descobrindo a Verdade

Adquirir uma base financeira/

provisäo divina:

q"De Trapos às Riquezas", CdM 211, PCD 5

q"As Garantias de Deus", CdM 1027, PCD 1

q“As Bênèäos Financeiras de Deus”, CdM 2813, BN 527

q“Da Penúria à Fartura”‚ CdM 2929, BN 598

Comprar imôveis:

q"Os Benefícios da Família", CdM 3172:134-137, BN 777

q“Como as Coisas Realmente Säo nos WS”, CdM 3309:376-382, BN 911

Copyright © 2001 por A Família

(fim de arquivo)