Entender Profecia, 4ª. Parte!

Maria
May 5, 2003

CM/FM 3343 3/00

Maria 564

O vinho é uma boa ilustraèäo de profecia. Assim como servem vinho numa taèa limpa e bonita, também quero que tomem o tempo para limparem o seu coraèäo perante Mim e ficarem quietos enquanto derramo em vocês. Tal como partilham o vinho com aqueles a quem amam e de quem säo chegados, e é um sinal de intimidade e descontraèäo‚ também quero que quando as Minhas noivas Me escutarem juntas e partilharem o que receberem em humildade e num espírito de amor e mansidäo, essa experiência fortaleèa os seus laèos de amor e carinho. Assim como o vinho ajuda a descontrair e relaxar, as Minhas Palavras também sempre lhes daräo paz de espírito e no coraèäo, e colocaräo as coisas em perspectiva sempre que tomarem o tempo para recebê-las e bebê–las.

Para a nossa maravilhosa Família,

Deus os abenèoe! Amo vocês! Peter e eu entendemos que às vezes surgem complicaèöes e dificuldades quando buscam o Senhor para cada questäo e O consultam através de profecia durante o dia, tanto para questöes pessoais como para aquelas relacionadas ao Lar. Algumas situaèöes até os deixam bastante perplexos. Quando väo tomar decisöes no Lar, talvez fiquem em dúvida, sem saber até que ponto deveriam discutir a situaèäo e até que ponto deveriam consultar o Senhor, e como chegar a um meio-termo. Existe também a possibilidade de haver confusäo e até desuniäo devido ao uso da profecia. Vocês, pastores, talvez fiquem sem saber como ajudar as pessoas a aplicarem as profecias que elas prôprias recebem, e como pastorearem o rebanho se eles jâ estäo sendo pastoreados diretamente pelo Senhor.

2. Sabíamos que o Senhor näo queria que se desanimassem ou perdessem a fé quanto a usar profecia diariamente. Sendo assim, pedimos ao Senhor respostas simples para alguns desses problemas e dúvidas mais comuns. É claro que estas respostas näo säo täo completas quanto poderiam ser, mas o Senhor nos guiou a mantê-las breves para que fiquem simples e objetivas. Caso precisem de mais informaèöes sobre um certo assunto ou caso näo saibam como aplicar a resposta a uma situaèäo ou problema que surja no seu Lar, por favor consultem o Senhor! Ele pode preencher as lacunas e lhes dar sabedoria ao aplicarem estes princípios.

Mantenham uma atitude de fé em relaèäo à profecia

3. Nas outras partes desta série, discutimos a necessidade de sempre consultarem o Senhor quando tiverem alguma dúvida quanto às profecias que receberem. Ele jâ explicou vârias vezes que o segredo para entender o que Ele diz, bem como para receber mensagens completas e confirmaèöes da Sua vontade no caso de circunstãncias que se alteram e decisöes de indivíduos, etc., é continuar perguntando-Lhe. Esta BN contém mais conselhos sobre este aspecto da profecia.

4. Antes de continuarmos‚ gostaria de ler uma mensagem do Senhor sobre a importãncia de manter uma atitude de fé quando Lhe perguntarmos algo sobre profecias que nôs ou outros recebam. A sua primeira reaèäo näo deveria ser negativa, de dúvida ou de acusaèäo, tipo “Ah, essa pessoa entrou no canal errado. Algo me cheira mal. Esta profecia estâ influenciada ou incompleta”‚ etc. Se comeèarem a olhar uns para os outros com um espírito crítico e a julgarem negativamente a conexäo uns dos outros, väo causar constrangimento e podem até fazer alguém perder a fé para exercitar o dom de profecia, e isso seria muito triste.

5. É preciso demonstrar uma atitude positiva, de fé e respeito, em relaèäo à instruèäo do Senhor quando se pede mais informaèöes, esclarecimentos, confirmaèöes e respostas a sejam quais forem as dúvidas sobre certas profecias que você ou outros receberam. O nosso Amado falou mais sobre este assunto:

6. (Jesus fala:) O requisito bâsico para receber, avaliar e aplicar profecia é a fé — fé de que estou no controle‚ que quando pedem Eu dou as Minhas Palavras, e que tenho todas as respostas. Precisam ter fé que os amo, que amo falar com vocês e que optei por falar através de vasos e canais frâgeis, falíveis e humanos como vocês.

7. Eu näo busco perfeièäo para poder dar as Minhas Palavras. Eu as dou a quem pedir. É importante lembrarem-se disso quando estiverem aprendendo a usar profecia. Sempre vejam sob o ãngulo de fé, de acreditar que Eu falei. Se precisarem de esclarecimentos ou se for preciso acrescentar algo‚ tenho condièöes de fazer isso. Mas se näo tiverem uma atitude de fé, näo väo receber completa ou claramente, porque sem fé é impossível Me agradar.

8. Quando questionam a mensagem de alguém, podem abordar a questäo de duas formas: jâ logo presumindo que tem algum problema com a profecia, que a pessoa entrou no canal errado, estava com pressa demais ou fora do espírito, ou que ela näo estava fervorosa o suficiente, e Me consultar assim, com esse espírito crítico. Ou, podem Me buscar juntos com fé, sabendo que, como optei por utilizar tanto a profecia nestes últimos dias‚ também posso ajudâ-los a entender e assim superarem quaisquer dificuldades que surjam. Nestes dois casos vocês estäo fazendo perguntas sobre a mensagem ou precisam de esclarecimento, mas conseguem ver a diferenèa na abordagem? Na primeira, a atitude é de criticar, achar defeito e culpar alguém; na segunda, a atitude é de simplesmente procurar ouvir as outras respostas necessârias além dessa.

9. Deveriam dizer: “Senhor, muito obrigado pela primeira mensagem que nos deu. Temos outras perguntas pois precisamos de esclarecimento. Obrigado por Sua paciência e por estar sempre disposto a responder a todas as nossas perguntas. Obrigado por fulano de tal que teve a fé de receber uma mensagem Sua”, e assim por diante.

10. Se sentirem-se tentados a acusar ou automaticamente achar que uma profecia estâ incorreta sô porque näo gostaram do que dizia, entäo estäo com a atitude errada. O que Me agrada e permite que as Minhas Palavras sejam dadas é justamente a atitude de fé. Algo que decididamente Me desagrada é duvidar ou questionar se foi Eu realmente que falei‚ ou logo presumir que por haver necessidade de esclarecimentos entäo a culpa sô pode ser da pessoa que recebeu a mensagem. Pode ser que Eu ainda esclareèa as suas dúvidas‚ mas cuidado, pois se julgarem as Minhas Palavras na carne em vez de no espírito, estaräo permitindo que o seu coraèäo se exalte em orgulho. As Minhas Palavras säo espírito‚ e precisam ser avaliadas no espírito.

11. Se questionarem a profecia jâ pensando: “Isto cheira mal; a pessoa deve ter entrado no canal errado”, entäo abrem a porta para dúvidas, críticas, familiaridade e grandes problemas. Se näo estiverem avaliando com fé, podem desmotivar as pessoas e fazê-las ter medo de usar o dom de profecia. Devem basear todas as suas atitudes no alicerce de que acreditam que Eu falo através de profecia. Entäo, mesmo que a mensagem lhes pareèa estranha, ou caso tenham dúvidas ou precisem de esclarecimentos, ainda consideraräo a profecia a Minha Palavra, e a trataräo com respeito, gratidäo e humildade.

12. Uma atitude positiva gera fé nas Minhas Palavras, fé em profecia, fé que vou falar e que profecia funciona. Uma atitude negativa intimida, gera temor, desuniäo e sentimentos de acusaèäo‚ fazendo–os querer sô encontrar o culpado. Quando isso acontece, as pessoas ficam achando que a profecia näo funciona, jâ que causa tanta encrenca.

13. O fato de Eu falar sobre requisitos para ser-se um canal nítido, e por mencionar que algumas profecias säo incompletas e podem até ser maculadas ou inexatas caso a pessoa näo receba claramente, näo significa de modo algum que essa deveria ser a sua primeira reaèäo quando ouvem uma profecia sobre a qual tenham dúvidas ou da qual näo gostem ou com a qual näo concordem. A sua primeira reaèäo deveria ser sempre de fé, de estarem agradecidos pela oportunidade de aprenderem das Minhas Palavras e ansiosos por ouvirem mais. Caso tenham outras perguntas, a maneira como as apresentam à pessoa que recebeu a mensagem ou a outros faz uma diferenèa enorme!

14. Aprendam uma lièäo com a Minha rainha. A atitude dela é sempre de gratidäo, mesmo que näo entenda algo ou que a profecia pareèa contrâria ao que esperava ou pensava. Ela agradece pela oportunidade de Me consultar e ouvir mais sobre o Meu modo de pensar e de agir, e sobre os princípios que regem o mundo espiritual. Ela sabe que se Me perguntam algo sobre profecia, sempre tenho uma explicaèäo plausível, e que aprendem muito disso. Se ela tem dúvidas sobre algo, pede-Me explicaèöes‚ mas sempre com muita fé. Isso acontece por ela ter fé de que vocês, a Família, aprenderam a utilizar profecia. Ela acreditou que optei por falar através de vasos fracos e frâgeis, e que optei por dar as Minhas Palavras aos mansos, aos humildes e aos ignorantes.

15. Foi devido à fé da Minha rainha que os canais do seu Lar cresceram e ampliaram a sua fé repetidas vezes de modo a receberem mensagens de Mim. Por causa da atitude de fé que ela tem‚ pude lhe dar muito. Devido à sua imensa fé e pelo fato de perguntar com fé, ela aprendeu como a profecia funciona, e pode agora compartilhar estas diretrizes de forma täo clara. Vocês recebem revelaèöes täo maravilhosas regularmente porque ela exercitou a sua fé.

16. Se ela tivesse tentado controlar ou agido com precauèäo demais ou duvidado, acham que as pessoas teriam estado dispostas a receber o que Eu agora lhes dou? Näo. Se tivessem sentido medo de receber uma profecia “errada”, elas nunca teriam crescido e exercitado a sua conexäo Comigo. Mas, devido à fé da rainha, por ela crer que Eu podia falar através de qualquer um que ficasse sossegado, que ouvisse de coraèäo aberto, com a conexäo aberta‚ pedindo–Me fervorosamente para anular os seus pensamentos‚ essas pessoas cresceram e aprenderam. Agora tornaram–se canais incríveis, hâbeis e que possuem mais fé.

17. De modo que vocês que säo responsâveis por avaliar profecia também precisam agir com oraèäo e muita fé, para reagirem da forma correta e terem a atitude certa, e assim ministrarem fé aos que estiverem exercitando a sua conexäo espiritual Comigo.

18. Estou guiando a Família através de profecia. É o futuro. Näo väo sobreviver sem ela. Seria muito triste se um dos seus cõnjuges ficasse deficiente no seu servièo a Mim porque perdeu a fé de receber mensagens, por ter sido condenado devido a uma mensagem incompleta. Todos estäo aprendendo, e haverâ lièöes. Mas as pessoas väo crescer se forem tratadas com fé, se lhes disserem: “Obrigado por orar. Talvez possamos consultar o Senhor outra vez e ver se Ele quer dizer mais alguma coisa sobre o assunto e se Ele tem mais alguma informaèäo.” Elas väo se sentir encorajadas, e teräo a fé de exercitar os seus dons. Se näo tratarem com as oportunidades que surgirem ao longo do caminho, impediräo que as pessoas cresèam, e elas podem até vir a desistir de profetizar por ficarem täo desanimadas.

19. Cuidado com o orgulho que gostaria de penetrar no seu meio e que gera a atitude de culpar alguém e de procurar erros. O orgulho pode fazê-lo rejeitar uma profecia, por näo gostar do que ela diz. Se estiver exaltado em orgulho, existe a tentaèäo de logo achar que a pessoa recebendo a mensagem errou em alguma coisa.

20. Lembrem-se que profecia é a Minha Palavra. O Inimigo detesta isso. Ele vai tentar de todos os modos fazê–la perder credibilidade. Näo se deixem enganar por suas mentiras! Mantenham uma atitude de fé‚ sempre dispostos a Me consultarem com humildade e Me deixarem orientâ-los. O Inimigo também gostaria de penetrar com sensitividade quando uma mensagem precisa ser mais esclarecida. Näo o deixem desanimâ-los de Me consultarem quantas vezes for preciso. Às vezes tem que ser assim! É uma luta, mas vale a pena! Amém? (Fim da mensagem de Jesus.)

Antes de discutirem para estabelecerem os seus pensamentos, busquem o Senhor

21. (Pergunta:) No nosso Lar, às vezes discutimos algo e depois consultamos o Senhor. Freqüentemente a profecia de uma pessoa reflete a sua opiniäo. Como vou saber que é uma profecia verdadeira e näo apenas os pensamentos da pessoa?

22. (Jesus fala:) Se quiserem receber mensagens nítidas e sem influências dos seus pensamentos e opiniöes, precisam se recordar de vârios pontos. Antes de mais nada, deveriam orar antes de comeèarem a discutir, Peèam–Me para estarem atentos aos Meus sussurros, para serem prudentes e guiados por Mim. Precisam também estar submissos e obedientes na sua vida em geral. Precisam estar cheios do Meu Espírito, perto de Mim, na Palavra, orando em particular, louvando e Me amando intimamente todos os dias. Quando se prepararem para Me ouvir em profecia‚ precisam estar abertos às opiniöes dos outros para poderem formular perguntas bem equilibradas.

23. Se iniciarem suas deliberaèöes com esta mentalidade, e se Me consultarem com sinceridade e fervor, pedindo-Me para estabelecer os seus pensamentos, näo deveriam se surpreender se Eu depois confirmar através de profecia o que disseram e os pontos que discutiram. Estava guiando a deliberaèäo e sugerindo opèöes e idéias. De modo que quando falo através de profecia depois, ainda sou Eu falando, sô que diretamente através de profecia, em vez de indiretamente através da sua discussäo.

24. Quando a mensagem que alguém receber em profecia refletir a sua opiniäo anterior, väo ter que aceitar por fé que se trata de uma profecia verdadeira. Mas se estäo unidos e sabem que cada pessoa envolvida na discussäo sô quer saber a Minha vontade, entäo deveriam confiar em Mim quanto ao resultado e que o que foi dito em profecia proveio de Mim.

25. Se tiverem suas reservas‚ podem se aconselhar em particular e orarem mais a respeito. Se acharem que a profecia foi influenciada pela opiniäo da pessoa ou por seus sentimentos‚ podem perguntar-Me mais sobre o assunto ou buscar confirmaèöes. Se Me consultarem de novo e continuarem Me buscando a cada passo, näo permitirei que a profecia de alguém cause problemas sérios. (Fim da mensagem de Jesus.)

26. (Resumo da resposta: ) O segredo é ficar desesperado com o Senhor quando forem discutir algo, para Ele poder guiâ–los e lhes dar idéias. Quando estäo humildes e desejando fervorosamente a vontade dEle, o Senhor pode falar através de vocês e estabelecer os seus pensamentos. Se quiserem que os seus pensamentos sejam guiados por Ele, precisam entäo ficar perto do Senhor e cheios do Seu Espírito todos os dias. Podem fazer isso sendo fiéis em ler a Palavra, orar em particular, louvar e amâ-lO intimamente. Se numa deliberaèäo estiverem abertos à opiniäo de outros, poderäo fazer boas perguntas ao Senhor. Se todos estiverem se esforèando ao mâximo por agir assim, podem ter fé de que as mensagens que receberem em profecia refletiräo os pensamentos dEle, näo os seus.

27. Se, porém, tiverem alguma dúvida quanto a uma profecia, podem discutir mais o assunto e pedirem ao Senhor para confirmâ-la ou dar mais algum esclarecimento‚ confirmaèäo‚ etc.

28. (Mamäe:) Muitas vezes também é bom ouvir o Senhor antes de deliberaèöes. Assim, teräo uma idéia do que o Senhor quer, e podem entäo discutir melhor o assunto. Depois podem fazer perguntas mais específicas e receberem mais informaèöes do Senhor. Näo confundam ouvir o Senhor antes de deliberarem com o conselho dado na 2a parte desta série, que diz: “É bom, sempre que possível, aconselharem-se sobre qualquer que seja o assunto para terem a informaèäo mais exata possível e entenderem bem a situaèäo.” Ouvir o Senhor antes de uma deliberaèäo é o meio-termo para este primeiro conselho. O Senhor muitas vezes guia de um modo diferente em cada situaèäo. Ele vai agir de acordo com a fé das pessoas, e as coisas que receberem dEle antes e depois de uma discussäo podem se complementar.

29. Talvez no início de uma discussäo, a primeira informaèäo que o Senhor dê näo seja jâ a conclusäo final. Talvez Ele prefira lhe dar diretrizes e princípios gerais, ou lembretes e detalhes nos quais näo pensou. O segredo é continuar consultando o Senhor a cada passo. Quando orarem de novo depois da discussäo para saberem qual é a vontade final do Senhor, consultem-nO novamente caso tenham dúvidas ou näo entendam algo, por Ele ter dito algo diferente. Ele tem todas as respostas, estâ disposto a explicar‚ e se continuarem Lhe perguntando, tudo ficarâ mais claro.

30. Nesse mesmo assunto, se você, como pastor, pedir para alguém ouvir o Senhor sobre algo‚ precisa apresentar o pedido com bastante oraèäo. Se for muito enfâtico na sua apresentaèäo, ou se forèar um determinado aspecto do pedido, poderia enfraquecer a fé da pessoa para receber uma mensagem contrâria ao que você achava que seria o caminho. Talvez a faèa receber uma profecia incompleta por achar que você espera uma certa resposta. Se ela näo tiver a fé de receber algo contrârio, pode receber uma mensagem influenciada. Como aprenderam na 2a parte desta série, profecias incompletas näo säo erradas, mas obviamente näo ajudam tanto quanto uma mensagem mais completa.

31. Segue–se uma mensagem que o Senhor deu para um pastor que freqüentemente pedia a um de seus ajudantes para ouvir o Senhor sobre diferentes assuntos. O Senhor explica que ele precisava apresentar o pedido com mais oraèäo e sabedoria. Apesar desta mensagem ter sido dada para um pastor, os princípios e dicas aplicam-se a todos, inclusive às pessoas que participam de deliberaèöes em equipes de trabalho ou de reuniöes do conselho do Lar.

32. (Jesus fala:) Em casos onde o canal parece ser influenciado e facilmente levado pelas opiniöes e pensamentos discutidos antes, o pastor tem a responsabilidade de Me buscar para saber como apresentar as diferentes opèöes sobre as quais precisam orar.

33. Algumas pessoas opinam e se expressam de forma intimidadora. Elas sem querer podem facilmente dar a impressäo de que jâ estäo convencidas quanto à vontade do Senhor. Neste caso, fica difícil para quem vai Me ouvir estar completamente aberto ao que quero dizer. A pessoa talvez näo busque as Minhas respostas com tanto fervor, achando que o assunto jâ foi decidido.

34. Até mesmo no caso do pastor ter razäo nas suas opiniöes e impressöes, quando é hora de parar para orar e Me ouvir, ele precisa guiar os outros orando fervorosamente para Eu tirar de suas mentes quaisquer pensamentos e idéias anteriores. O pastor‚ através do seu exemplo, ajudarâ as outras pessoas a agirem assim também.

35. Se um pastor estâ em dúvida ou acha que talvez tenha influenciado alguém por causa do que disse ou de suas opiniöes, ele deveria se assegurar de que guia todos a irem mais devagar e pararem tempo suficiente para garantirem uma conexäo forte e um fervor sadio no espírito.

36. Se o pastor tiver uma personalidade forte e opiniöes fortes, o que ele disser naturalmente pesarâ bastante e poderâ facilmente inclinar os sentimentos das pessoas para o lado dele. Sendo assim‚ os pastores precisam se desdobrar — como você faz, Minha rainha — para deixar bem claro para os canais que desejam sinceramente ouvir a Minha mensagem‚ näo importa o que Eu diga. Mesmo quando você, Minha rainha, tem uma certa inclinaèäo quanto ao que deveria ser feito, toma cuidado para apresentar as coisas de maneira que o canal tenha toda a certeza de que você estâ aberta a qualquer coisa que Eu diga.

37. Esta atitude gera na pessoa um temor saudâvel de Mim e a faz ficar fervorosa para obter as respostas. Se fosse ôbvio para ela que você jâ tem uma opiniäo formada, näo ficaria täo fervorosa para receber a Minha resposta, ou seria difícil ela ter a fé para dizer algo que fosse contra a sua opiniäo. (Fim da mensagem de Jesus.)

38. (Mamäe:) Eu entendo que em alguns casos pessoas em reuniöes de equipes de pastores ou de Conselhos do Lar jâ se exaltaram, na tentativa de forèar suas opiniöes e defender o seu ponto de vista. E se você por acaso tiver mais conhecimento sobre uma certa coisa, talvez ache que precisa defender ainda mais o seu ponto de vista. É claro que é melhor se as deliberaèöes forem feitas com calma, com todos apresentando a sua opiniäo sem forèar a barra. Mas entendo que nem sempre é assim.

39. Entretanto, mesmo que numa deliberaèäo todos ou até sô uma pessoa tenha sido veemente e apresentado um forte argumento e uma boa razäo para fazer seja o que for, ou para uma certa decisäo que têm que tomar‚ cada um tem o dever de ser flexível quanto à sua opinäo antes de ouvirem o Senhor. A maneira de fazer isso é orando fervorosamente e mostrando que estäo abertos ao que o Senhor tem a dizer, näo importa o que seja. Precisam tomar tempo para se acalmarem e pedirem ao Senhor para anular as suas opiniöes. É de suma importãncia agirem assim, para que cada canal tenha fé para receber o que Ele der. Dessa forma, é muito mais provâvel que recebam profecias completas e näo influenciadas.

Quantas pessoas deveriam orar sobre decisöes do Lar?

40. (Pergunta:) No caso de uma decisäo do Lar, é suficiente apenas uma pessoa ouvir o Senhor ou deveriam ser duas ou três?

41. (Jesus fala:) Depende da fé do Lar. Se for uma decisäo de grande porte sobre algum assunto importante‚ talvez seja melhor vârias pessoas Me ouvirem. Näo estou sugerindo que vârias pessoas Me ouèam porque sô uma poderia receber algo errado. Näo é o caso, pois posso revelar a Minha vontade claramente tanto a uma como a muitas pessoas. Sô que provavelmente haverâ diferentes ãngulos e facetas que Eu gostaria de abranger, e se vârias pessoas se abrirem para Me ouvir sobre a questäo, Eu poderia dar um conselho muito mais completo e detalhado que uma sô pessoa näo teria o vâcuo para receber.

42. No caso de decisöes de menor porte, depende do Lar decidir quem deve orar e quantas pessoas devem orar. Tratando-se de decisöes menos importantes e mais simples, estâ bem designar uma pessoa para orar. Jâ no caso de decisöes mais importantes, talvez seja bom designar duas ou três pessoas. Depende da sua fé. Eu abenèoarei, recompensarei e derramarei as Minhas sementes sobre todos que abrirem o seu canal para Mim com fé e humildade, em submissäo. (Fim da mensagem de Jesus.)

43. (Resumo da resposta: ) Depende da fé de todos no Lar. No caso de decisöes mais importantes, porém‚ se mais de uma pessoa ouvir o Senhor, é mais provâvel que recebam mais detalhes, e isso ajuda bastante.

Como a profecia se encaixa dentro do processo de votaèäo?

44. (Pergunta:) A Carta Magna estipula votaèöes para diversas coisas, e em muitos casos a maioria decide. Onde é que a profecia se encaixa nisso? Se vamos votar, por que ouvir o Senhor? Ou, se vamos ouvir o Senhor, por que votar?

45. (Jesus fala:) A Carta Magna foi implementada antes de vocês terem prâtica em Me ouvir. Agora que estäo aprendendo a Me ouvir mais sobre tudo, precisam aprender a utilizar a profecia junto com a Carta. Cada situaèäo é única, mas vou lhes dar diretrizes gerais.

46. Quando precisam tomar uma decisäo, é sensato Me perguntarem sobre ela. O Lar deveria concordar a respeito do que väo Me perguntar e designar quem deveria Me consultar, ou senäo Me buscarem juntos. Podem depois compartilhar as respostas que dei‚ e muitas vezes veräo que lhes apresento mais prôs e contras e deixo a decisäo por sua conta. Eu raramente lhes digo que têm que tomar uma certa atitude. Freqüentemente gosto de trabalhar com vocês na tomada de decisöes. Por exemplo, se Me perguntarem se deveriam organizar um passeio especial para o Lar e se deveriam mesmo ir, Eu responderei à medida que discutirem os prôs e os contras e Me fizerem as suas perguntas. No entanto, através da Minha voz em profecia‚ Eu freqüentemente deixo a responsabilidade final por sua conta. Dessa forma Eu näo determino o que devem fazer, mas trabalho junto com vocês para ajudâ-los a tomarem as suas decisöes. Geralmente mostro a direèäo que sei que seria melhor, mas muitas vezes ela exige um sacrifício ou um compromisso, ou também lhes dou outras opèöes.

47. É num caso assim que precisam votar para o Lar tomar sua decisäo‚ para todos ou pelo menos a maioria estarem de acordo. Se alguém näo concordar, tem liberdade para mencionar o assunto novamente para orarem mais e votarem outra vez. Enquanto isso‚ porém, todos os membros do Lar precisam seguir a decisäo que foi tomada pela maioria.

48. É prudente Me ouvirem antes de uma decisäo. Mas mesmo assim precisam votar. Eu sou flexível e lhes ofereèo diferentes métodos de votaèäo. Em alguns casos deveriam Me consultar antes de discutirem muito o assunto, devem primeiro ouvir o Meu conselho. Todos os participantes devem ver as respostas que Eu der. Depois todos devem votar de modo a registrar seu compromisso, a decisäo que foi tomada.

49. Em outras ocasiöes, talvez seja bom reunirem os membros votantes, apresentarem as opèöes e fazerem uma votaèäo prévia para verem a preferência das pessoas. Depois podem Me apresentar esse resultado e Me pedirem uma confirmaèäo. Eu ou lhes darei luz verde ou uma outra opèäo ou mais detalhes sobre por que deveriam pensar em outro rumo, algo diferente do resultado da votaèäo prévia. Depois que Me ouvirem em profecia, devem transmitir o conselho recebido para os membros do Lar e terem uma votaèäo oficial. (Fim da mensagem de Jesus.)

50. (Resumo da resposta:) Deveriam ouvir o Senhor em profecia sobre as questöes que precisam ser decididas por voto pelos membros votantes do Lar. Recomenda-se que decidam juntos o que väo perguntar ao Senhor e que designem uma ou mais pessoas para ouvi-lO em profecia, ou tenham uma reuniäo de oraèäo e profecia e depois compartilhem com todos os membros votantes o que tiverem recebido.

51. Apôs levarem em consideraèäo o conselho dado pelo Senhor, devem votar de modo a registrar o compromisso feito e a decisäo tomada. Os membros do Lar têm que seguir a decisäo da maioria dos membros votantes. (O assunto pode ser mencionado novamente numa outra ocasiäo para orarem de novo e, se necessârio ou se desejarem‚ votarem novamente.)

Estâ bem questionar uma profecia e orar mais sobre ela?

52. (Pergunta: ) Às vezes existem dúvidas quanto a uma profecia. Talvez os pastores ou outras pessoas näo sentem paz a respeito do que foi dito ou acham que näo se encaixa nas suas circunstãncias ou no desenrolar das situaèöes. Mas as pessoas estäo hesitantes e näo querem discutir o assunto, orar mais ou levar em consideraèäo as outras maneiras de descobrir a vontade do Senhor, pois näo querem dizer nada contrârio ao que a profecia dizia, apesar de que tudo o mais aparentemente mostra um outro caminho e algumas pessoas têm dúvidas quanto à profecia. O que fazer numa situaèäo dessas?

53. (Jesus fala:) Quando surgem dúvidas devido a uma profecia, precisam sentir-se à vontade para discutirem-na e se aconselharem. Se uma pessoa acha que o conselho dado numa profecia näo contém a resposta completa, ou questiona algo no conselho ou näo sente paz sobre ele, entäo deveria se manifestar. As pessoas envolvidas deveriam conversar sobre o assunto e estarem dispostas a Me buscarem mais a respeito da situaèäo. Num caso destes, seria melhor Me perguntarem novamente. Como Eu disse na Minha Palavra: “Pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja confirmada”.

54. Às vezes os Meus profetas vêem através de um espelho, em enigma‚ e a mensagem que recebem näo é muito clara. Entäo sintam-se à vontade para se reunirem em oraèäo e discutirem a profecia, aconselharem-se e utilizarem as outras maneiras de descobrir se algo é a Minha vontade ou näo. Peèo-lhes também que Me consultem para obterem esclarecimento e‚ se necessârio, decidirem a questäo pela boca de duas ou três testemunhas.

55. Se tomarem uma decisäo, é importante o Lar estar unido e os membros concordarem, pois a uniäo faz a forèa. Eu lhes dei a profecia para ajudâ-los a tomar decisöes e descobrir a Minha suprema vontade. Mas näo negligenciem as outras maneiras — a Palavra impressa, as portas abertas, os pressentimentos, as orientaèöes, o conselho sensato — pois elas também säo importantes. Näo deixem de discutir o assunto, de Me perguntarem e usarem todas as maneiras de descobrir a Minha vontade antes de tomarem uma decisäo final. (Fim da mensagem de Jesus.)

56. (Resumo da resposta:) A profecia deveria ser utilizada junto com as outras maneiras de se descobrir a vontade de Deus. Se uma profecia afeta outras pessoas, entäo‚ tanto quanto possível‚ todos os envolvidos deveriam estar de acordo com a decisäo ou direèäo tomadas com base na profecia. (Obs.: Ou pelo menos a maioria deveria concordar no caso de uma votaèäo.) Se alguém näo sentir paz quanto à orientaèäo dada em uma profecia‚ deveria manifestar sua opiniäo e deveriam discutir mais o assunto e orarem para ouvirem o Senhor e esclarecerem o caso. Ou para verem se Ele tem mais alguma informaèäo ou orientaèäo a dar.

57. Quando forem colocar em prâtica um conselho dado através de profecia, é importante haver uniäo. Sempre que surgirem dúvidas ou vocês näo sentirem paz sobre a orientaèäo recebida, deveriam discutir a situaèäo‚ ouvir o Senhor novamente e levarem em consideraèäo também as outras maneiras de descobrir a vontade de Deus para terem uma confirmaèäo.

58. (Mamäe:) Sô porque alguém ouviu o Senhor em profecia näo significa que a decisäo ou a aèäo näo possam ser questionadas. É perfeitamente aceitâvel e na verdade enfatizamos que consultem o Senhor novamente de modo a receberem mais informaèöes — em profecia — caso tenham reservas ou dúvidas. O Senhor deixou claro que nos mostrarâ quando precisamos ouvi-lO mais sobre um assunto. Ele ou darâ a alguém um aviso ou alterarâ as circunstãncias de modo a revelar um aspecto que ignorâvamos.

59. Na realidade näo existe razäo para alguém ficar sensitivo se uma profecia que recebeu for questionada. Näo hâ problema nenhum. Näo é ruim. A Bíblia diz que “agora vemos por espelho, em enigma”, e a culpa nem sempre é da pessoa que recebe a mensagem.

60. Aquele que recebe a profecia näo deveria ficar constrangido ou sensitivo e achar que foi colocado contra a parede caso haja dúvidas quanto à profecia, pois isso deveria ser algo normal. As pessoas deveriam sentir liberdade para fazer perguntas sobre profecias. Entäo é melhor se conformarem com o fato de que haverâ dúvidas sobre muitas profecias — näo forèosamente porque a pessoa que a recebeu tem dificuldades na sua conexäo, mas por diferentes motivos. Se alguém questionar uma profecia ou mencionar outros aspectos da situaèäo, isso näo significa que a pessoa estâ duvidando da veracidade da profecia ou acusando a outra de ter recebido uma profecia errada. É que apenas quer ter certeza que a mensagem estâ completa. Ou ela estâ sendo fiel em pronunciar algum aviso ou dúvida que o Senhor a fez sentir, ou talvez esteja ciente de modificaèöes ou de outras circunstãncias que surgiram ou que precisam ser levadas em consideraèäo.

61. Em suma: se quiserem evitar confusäo quando utilizarem profecia, por favor‚ entendam e aceitem o fato de que podem questionar profecias e orarem mais a respeito do conselho dado‚ e ninguém deveria ter receio de fazer isso ou sentir-se intimidado. Uma situaèäo pode muito bem ter outros aspectos sobre os quais precisam orar, ou talvez haja outros fatores que o Senhor ainda queira revelar, entäo Ele avisa alguém ou dâ a alguém uma impressäo ruim ou modifica as circunstãncias para sentirem-se motivados a ouvi-lO em profecia novamente. Caso você näo se sinta à vontade para questionar uma profecia e näo tenha certeza se as suas reservas säo justificadas, pode perguntar ao Senhor! Ele pode confirmar se é importante mencionar o que você estâ pensando, e Lhe mostrarâ como fazê-lo, de acordo com a Sua vontade.

62. Sendo um canal, você pode comeèar a ter suas dúvidas se depois de orar e sentir-se inspirado a respeito da sua profecia, alguém mencionar um provâvel problema nela. Isso pode desanimâ-lo e jogar um balde de âgua fria no seu entusiasmo. E o que é pior, pode fazê-lo duvidar da sua conexäo e preocupar-se, achando que näo tem condièöes de receber profecias dignas de confianèa. Sinto muito‚ pois sei que é uma grande batalha. Mas‚ quanto mais cedo aprender a näo reagir assim e a näo entreter esses pensamentos negativos, mais aprenderâ e mais feliz ficarâ utilizando o seu dom de profecia. Caso surjam dúvidas sobre as mensagens que receber, por favor näo pense que é algo contra você e também näo se preocupe. E se comeèar a ficar desanimado ou se comeèar a indagar-se acerca de uma profecia que recebeu sobre a qual estäo orando mais, consulte o Senhor. Ele pode esclarecer qualquer dúvida.

63. O Senhor nos guia passo a passo, e quando Ele faz alguém sentir reservas a respeito de algo ou quando ocorrem modificaèöes, muitas vezes é porque Ele tem algo mais a dizer sobre o assunto. Nesse caso, näo significa que haja algum problema com a pessoa que recebeu a mensagem. É assim que o Senhor age, e näo deveria ser um problema, a menos, é claro, que deixem de perguntar mais. Se isso acontecer‚ talvez se vejam depois agindo com base em instruèöes incompletas que poderiam gerar problemas ou pelo menos reduzir bastante o fruto que poderia ser produzido.

Nunca use a profecia egoisticamente ou para conveniência prôpria

64. (Pergunta: ) E se uma pessoa usar o dom de profecia para ter mais autoridade no Lar e dizer: "Eu orei", e depois ninguém acha que pode dizer algo ou mencionar outros aspectos da situaèäo porque a pessoa “ouviu o Senhor” sobre o assunto? Qual é o meio-termo, e como lidamos com isso?

65. (Jesus fala:) Ninguém deveria tentar usar o dom de profecia egoisticamente, para sua prôpria conveniência, pois Eu näo abenèoarei. Abenèoarei a uniäo, a submissäo e o preferirem–se uns aos outros.

66. Se você receber uma profecia de orientaèäo pessoal que afete apenas você e mais ninguém, näo tem que compartilhâ-la com outros. É aconselhâvel, porém, que faèa isso, porque poderâ entäo receber conselhos de uma outra pessoa, compartilhando de sua sabedoria, discernimento e ajuda para interpretar, e você pode até mesmo receber mais pressentimentos sobre outras perguntas que deva Me fazer. No caso de decisöes pessoais que näo afetam mais ninguém, vocês näo precisam receber o conselho de outros, e näo deveriam ser disciplinados pelo Lar ou pelos pastores caso näo o faèam, a menos que a sua decisäo vâ contra a Carta ou a Palavra. Mas se optarem por manter a questäo em particular, talvez estejam mostrando que säo imprudentes e imaturos. Se realmente quiserem saber a Minha vontade e agirem em uniäo Comigo, receberäo de bom grado outros conselhos e näo teräo receio de pedir confirmaèäo das palavras que lhes dei. Mas, como sabem, no caso de decisöes pessoais que näo afetam mais ninguém‚ näo é preciso, segundo a Carta Magna, agir de acordo com as profecias que outros recebem para você e nem mesmo profecias de esclarecimento que recebam a respeito das suas profecias. Podem agir de acordo com a sua fé.

67. Mas se as suas decisöes forem afetar outras pessoas ou o seu Lar‚ entäo precisam estar dispostos a operarem em uniäo com outros e aceitarem conselhos a respeito das suas profecias. Mesmo que tenham Me ouvido e recebido profecias fidedignas e boas, ainda assim, de acordo com a Carta Magna, precisam operar em uniäo com os membros do Lar e respeitarem as regras e os regulamentos que implementaram como Lar. Portanto, deveriam aceitar que é preciso orar mais sobre as suas profecias quando for necessârio. Se recusarem-se a operar em uniäo com outros e näo respeitarem a opiniäo e preocupaèöes deles, entäo podem ser corrigidos de acordo com as medidas que constam na Carta Magna.

68. Você näo é independente quando se trata do dom de profecia afetar outros. Se as suas profecias afetam outras pessoas ou o seu Lar, näo pode simplesmente agir “de acordo com a sua prôpria fé”. Nessa situaèäo também precisa levar em consideraèäo a fé de outros e estar disposto a entrar num acordo com os membros do Lar tanto quanto possível. Se você e os outros membros do Lar näo concordarem unanimemente, entäo, dentro dos regulamentos da Carta Magna, você precisa deixar o Lar decidir a questäo por meio de voto.

69. Decisöes que afetam o Lar estäo sob a responsabilidade do Lar, e se ele quiser orar mais sobre algo‚ todos deveriam respeitar e agradecer pela oportunidade de receberem mais conselhos Meus sobre um determinado assunto. É um sinal de perigo você insistir que jâ orou sobre algo e portanto deve agir de acordo com o caminho que acredita ser o certo. Mostra que você jâ estâ decidido e provavelmente näo estâ muito flexível aos Meus avisos e ao que Eu quero dizer sobre o assunto.

70. É possível evitar muitas contendas, disputas‚ mâgoas e confusäo se cada pessoa agir com humildade diante de Mim e umas das outras, procurando acima de tudo realizar a Minha vontade. Se você tiver essa humildade, entäo estarâ disposto a dar ouvidos ao conselho e opiniäo de outros sobre as suas profecias. Terâ fé para Me ouvir novamente ou para deixar outros Me fazerem mais perguntas sobre o assunto. Estarâ disposto a confiar em Mim totalmente, sabendo que realizarei a Minha perfeita vontade se você deixar os seus prôprios desejos — e até mesmo suas profecias pessoais — aos Meus pés.

71. Pastores, näo hesitem em dizer algo caso sintam que uma profecia é incompleta ou precisa de mais oraèäo ou de um meio-termo. Estaräo abrindo mäo de sua responsabilidade se simplesmente ignorarem o problema, dizendo: “Ah bem, acho que näo dâ pra fazer nada. Ele jâ ouviu o Senhor.” Eu jâ deixei bem claro que se tiverem reservas ou dúvidas a respeito de uma mensagem, espero que Me consultem novamente. E este conselho aplica-se näo sô aos pastores, mas a todos os membros do Lar que se interessam pelo bem-estar do mesmo. Desejo que sejam guardadores de seus irmäos, que digam o que sentem em amor e humildade caso percebam que é preciso orar mais sobre algo ou caso Eu lhes dê um pressentimento.

72. Para poderem utilizar o dom de profecia prudentemente e serem felizes‚ o segredo é serem humildes. Aqueles que recebem as profecias e aqueles que as avaliam e ajudam a interpretâ-las precisam ser humildes. E a maior manifestaèäo de humildade nesta situaèäo é desejar a Minha vontade acima de tudo e estar disposto a abrir mäo de seus prôprios planos e aspiraèöes para poder descobrir o que Eu jâ sei ser o melhor para a situaèäo. (Fim da mensagem de Jesus.)

73. (Resumo da resposta: ) Näo devem utilizar o dom de profecia para sua prôpria conveniência! O Senhor abenèoa a uniäo‚ a submissäo e o levar em consideraèäo os sentimentos e as necessidades dos outros.

74. Se for ouvir o Senhor quanto a uma decisäo pessoal que sô afeta você, entäo näo precisa compartilhar a profecia com outros nem aconselhar–se com outras pessoas. Mas é sensato fazer isso para poder usufruir de outros conselhos e opiniöes. Se a sua decisäo estiver de acordo com a Palavra e a Carta Magna, pode agir dentro da sua fé e decisöes pessoais. Näo serâ disciplinado caso recuse o conselho de outros. Entretanto, se fizer isso, poderâ estar se revelando imprudente e imaturo, porque corre o risco de perder partes importantes do quadro geral por näo se aconselhar. Segundo a Carta Magna, se outras pessoas receberem mais conselhos em profecia quanto a uma decisäo sua, você näo é obrigado a agir de acordo.

75. Se estiver ouvindo o Senhor para tomar uma decisäo que afeta outras pessoas no seu Lar‚ entäo tem que estar aberto a outras opiniöes e conselhos. Tem que estar aberto à possibilidade de orarem mais sobre a sua profecia — ou você mesmo ou outros — se necessârio. Caso se recuse‚ entäo, segundo a Carta Magna, você pode ser disciplinado. Näo pode simplesmente agir “de acordo com a sua fé” se as suas decisöes afetam o Lar ou outras pessoas. Precisa também ter consideraèäo e respeito pela fé delas. Você precisa estar disposto a tomar uma decisäo em conjunto com o Lar, mesmo que tenha ouvido o Senhor sobre algo. Quando as pessoas envolvidas näo chegam a um consenso, entäo devem votar.

76. Os pastores e todos os membros do Lar têm o dever de mencionar os outros aspectos de uma situaèäo. Näo deveriam simplesmente deixar o assunto morrer porque “alguém orou”. A questäo sô pode ser largada depois que as pessoas envolvidas sentirem paz sobre a decisäo e/ou pelo menos terem votado sobre o assunto.

77. Quando forem usar profecia para tomar decisöes, a humildade é o segredo. Em qual caso a sua humildade se manifestarâ no quanto quiserem que a vontade do Senhor se realize acima de tudo.

78. (Mamäe:) Espero que depois de lerem este conselho, näo väo ao outro extremo e passem um tempäo se aconselhando sobre cada profecia que afete outras pessoas ou o seu Lar. Se os pastores e membros do Lar sentirem paz com a maneira como o Senhor estâ guiando através de uma profecia, ôtimo. A questäo é simplesmente que, se necessârio, vocês têm liberdade para questionarem profecias que afetem outras pessoas ou o Lar, podendo entäo orar mais sobre o assunto. Ou caso surjam novos fatores‚ deveriam levâ-los em consideraèäo e orar a respeito deles‚ se for preciso.

79. O que nôs queremos evitar é que as pessoas exerèam um poder indevido ou controlem o Lar através da profecia. Por exemplo, se alguém chegar à reuniäo do Conselho do Lar querendo falar de um assunto e tiver uma profecia sobre o assunto, vocês podem questionar a profecia e, depois que as pessoas derem sua opiniäo, orarem mais sobre a questäo. E a pessoa que recebeu a primeira profecia näo deveria se melindrar com isso.

80. Outras possíveis situaèöes: Você estâ numa viagem de fé e alguém se levanta cedo para orar. Na hora do café essa pessoa menciona que o Senhor confirmou que deveriam ir testemunhar num certo lugar. Mas aí outro membro da equipe diz: “Você sabia que semana passada a polícia pediu para a nossa equipe sair desse lugar?” Se esse fator näo foi levado em consideraèäo, entäo seria prudente consultarem o Senhor novamente.

81. Ou digamos que alguém no seu Lar ore sobre levar os jovens ao cinema e o Senhor confirme. Mas depois uma outra pessoa menciona que no dia seguinte têm o ministério de Atender aos Pobres e os jovens precisam acordar às 5h30 da manhä‚ entäo seria melhor irem pra cama cedo. Se näo levaram este fator em consideraèäo‚ seria bom pedirem ao Senhor uma confirmaèäo ou verem se Ele tem um plano melhor para o passeio.

82. Confirmaèöes deste tipo em profecia näo levam muito tempo.

83. Mas se é uma decisäo de maior porte — como por exemplo, decidir se vai mudar de Lar — e existem diferentes opiniöes, entäo seria preciso mais conselho‚ discussäo e oraèäo, porque o Lar com certeza precisa estar unido para tomar decisöes de grande porte. Ou se näo estiverem 100% unidos depois de orarem sobre todas as perguntas e fatores‚ pelo menos deveriam votar, sabendo que incluíram todos os fatores e agiram com prudência e em oraèäo.

84. Vou explicar algo que aconteceu recentemente no nosso Lar. Duas pessoas receberam profecias que precisavam de mais oraèäo porque outras pessoas näo sentiam paz sobre o conselho recebido. Essas pessoas näo estavam querendo “controlar o Lar” através de profecia, de modo algum. No caso, as profecias pessoais que receberam as estavam levando a tomar uma decisäo cujos resultados näo seriam o melhor para o Lar em geral. A situaèäo foi a seguinte: Os membros do nosso Lar planejaram um baile, era uma ocasiäo especial pela qual jâ esperâvamos hâ semanas. Duas ASGs queriam apresentar uma coreografia‚ e pediram a Misty, uma das organizadoras, se podiam usar uma música do Sistema. A razäo por que se aconselharam a esse respeito é porque no nosso Lar normalmente näo usamos música do Sistema em bailes ou em atividades unidas. Misty näo conhecia a música, entäo a escutou e sugeriu que as duas meninas consultassem o Senhor a respeito.

85. As duas receberam profecias indicando que poderiam utilizar a música do Sistema. Misty entäo disse-lhes que seria de acordo com a fé delas e a aprovaèäo do Senhor. Sô que depois ela percebeu que havia mais fatores na equaèäo, alguns “contras”‚ e entäo näo tinha mais tanta certeza sobre a decisäo.

86. Conversou mais com as meninas e mencionou diferentes fatores dos quais näo estava ciente quando sugeriu que orassem a respeito. Ela também mencionou os diferentes avisos do Senhor nas profecias que elas receberam, mostrando que talvez fosse algo que Ele estava permitindo, mas que näo era a Sua vontade suprema nem o melhor. Entäo Misty lhes pediu que consultassem o Senhor novamente. É claro que na hora as meninas ficaram decepcionadas, mas depois de conversarem, chegaram à conclusäo de que usar a música do Sistema näo era mais aconselhâvel. A decisäo foi unida, mas precisavam de uma explicaèäo bem clara sobre por que o Senhor näo lhes disse “näo” logo de cara. — Teria sido muito mais simples e menos desanimador. Uma das ASGs entäo se ofereceu para perguntar isso ao Senhor.

87. (Oraèäo da ASG antes de ouvir o Senhor:) Senhor‚ considerando todos os fatores, e depois que nôs três conversamos mais sobre esta canèäo, chegamos à conclusäo que näo é o melhor‚ entäo nem vou Lhe perguntar se devemos usâ-la ou näo. Mas temos umas dúvidas sobre por que o Senhor nos levou a pensar que estaria bem usâ-la, e por que as primeiras profecias que deu a nôs duas indicavam que näo havia problema nenhum. O Senhor poderia explicar e esclarecer por que isso aconteceu e o que deveríamos aprender com essa situaèäo?

88. Conversando um pouco sobre o assunto, parece que foi em parte por que a resposta que recebemos depende da pergunta que fazemos. Nôs Lhe perguntamos se estava bem usarmos aquela canèäo e pedimos que nos detivesse se fosse a decisäo errada‚ mas näo Lhe perguntamos o que era melhor. E parte do problema também é o fato de que Misty näo sabia que outras pessoas jâ tinham perguntado sobre usar música do Sistema e a resposta fora que näo iríamos usar esse tipo de música, como sempre. Ela foi muito doce e assumiu a culpa por näo ter agido com mais oraèäo jâ logo na primeira vez nem ter tomado tempo para pensar e orar mais sobre as perguntas que lhe fizemos.

89. Bem, o que foi feito estâ feito‚ e jâ percorremos o "caminho longo", de orar antes de termos a visäo completa, quando näo sabíamos exatamente sobre o que estâvamos orando, e assim ficamos com esperanèa e depois um pouco decepcionadas. É triste e desanima um pouco. Mas nôs sabemos que Você deve ter permitido isto por algum motivo, e queremos pelo menos aprender algumas lièöes para que a experiência valha a pena e talvez até podermos ajudar outros.

90. (Jesus fala: ) Eu teria permitido usarem esta canèäo para essa danèa na festa. Na verdade, ainda permitiria agora, se quisessem mesmo e insistissem. Näo seria maligno, prejudicial nem causaria perturbaèäo no espírito. Entretanto, digo claramente agora que näo é a Minha vontade suprema nem a melhor coisa.

91. Se na primeira vez tivessem sido mais específicas na pergunta, Eu teria dado esta resposta específica. Respondi, e as palavras que disse säo verdadeiras. Neste caso, porém‚ Eu Me limitei a responder apenas à sua pergunta, para que esta experiência lhes proporcionasse mais lièöes.

92. É mais fâcil para Eu dar uma resposta completa quando ou fazem perguntas específicas ou dizem: "Diga-nos o que quiser sobre isso." É uma boa maneira de agir, principalmente para aqueles que näo têm raciocínio râpido, lôgica suficiente ou que näo analisam muito bem uma situaèäo de modo a preverem e fazerem perguntas que poderiam vir a ser feitas. Mas mesmo que Me peèam para “dizer o que Eu quiser”, existem ocasiöes quando näo digo tudo, porque quero que trabalhem com outros. Quero que haja uniäo, aconselhamento e trabalho em equipe.

93. Vocês estavam com o coraèäo aberto, mas näo täo abertos quanto deveriam. Näo significa que as mensagens foram maculadas nem que vocês Me desagradaram, de modo algum. E nem as estou criticando por insubmissäo. Significa que as mensagens poderiam ter sido mais completas.

94. A culpa näo é sô de vocês que queriam usar aquela canèäo e oraram sobre isso, nem dos organizadores e coordenadores da festa, que poderiam ter sido mais específicos e pensado e orado mais sobre o assunto. Eu permiti este incidente para servir de experiência, e podem aprender vârias lièöes a partir disso.

95. Uma das principais é o que jâ mostrei: que vale a pena fazer perguntas específicas. Quanto mais específicas, melhor. E na maioria dos casos, vale a pena näo sô ser específico na pergunta, mas também Me pedir para acrescentar qualquer outro conselho que Eu tenha no qual näo tenham pensado.

96. Às vezes pensam que estäo abertos a qualquer coisa‚ e querem estar. Mas muitas vezes ficam com a mente täo cheia de detalhes, querendo uma resposta específica a uma pergunta específica‚ que sem querer fecham a sua cabeèa por concentrarem-se sô nessa coisa. Quando isso acontece, näo ficam totalmente abertos a receber outras coisas que quero lhes dizer. Portanto, na maioria dos casos é bom serem específicos — principalmente para o seu prôprio bem — e dizerem que querem receber näo sô a Minha resposta, mas também quaisquer outros conselhos que Eu tenha a acrescentar.

97. A mente humana é limitada e sô consegue concentrar-se numa certa quantidade de coisas. Às vezes isso os impede de receber a resposta completa. Mas näo tem que ser assim, porque se ficarem abertos, lembrando a Mim e a si mesmos que querem ouvir tudo o que Eu tenho a dizer, näo importa o que seja, posso superar a sua mente natural e suas tendências e fraquezas. Sendo assim posso comunicar-lhes uma resposta mais completa e abrangente.

98. Uma outra lièäo é sobre a importãncia de se aconselharem. Mais aconselhamento em diferentes fases teria ajudado e poupado tempo. Vocês tentaram‚ pediram conselho, queriam agir direito e se saíram bem. O pequeno mal–entendido que ocorreu foi apenas uma questäo de organizaèäo e logística. No entanto é um problema que encontraräo com freqüência. As pessoas às vezes näo se comunicam täo claramente quanto deveriam. Neste caso teriam evitado essa situaèäo desagradâvel se os organizadores da festa tivessem se comunicado‚ repassado os pedidos que receberam, e se vocês soubessem disso. Mas, apesar de que poderiam considerar isso um erro, agora näo podem mais, porque esta situaèäo vai contribuir para o seu bem. Estou lhes ensinando mais sobre como utilizar o dom de profecia, como Me apresentar as suas perguntas e como colocar em prâtica as respostas que lhes dou.

99. Uma outra lièäo é que é bom vocês — näo sô as duas‚ mas todos na Família — aprenderem que mesmo depois de Me consultarem, precisam se aconselhar com outras pessoas quanto às decisöes e medidas que väo tomar. Talvez achem estranho Eu agir assim e pensem que, se sou Deus e tenho todas as respostas, e se quero orientâ-los através do dom de profecia, entäo por que dar tanto valor às opiniöes de outras pessoas? Bem, em parte é porque isso os mantêm humildes e fervorosos.

100. Se todas as vezes que Me ouvissem, achassem que poderiam simplesmente agir de acordo com o que lhes mostrei, confiantes de que estariam absolutamente certos sem perguntarem, näo acham que iam ficar orgulhosos demais? Talvez ficassem independentes, orgulhosos e comeèassem a prejudicar os outros. Mesmo que seja a coisa "certa" ou pelo menos seja “permissível”‚ näo posso abenèoar as pessoas que sô Me ouvem e depois aproveitam para fazer coisas que afetam outros sem o consentimento dessas pessoas e sem elas entenderem exatamente o que estâ acontecendo.

101. Se relerem as mensagens que lhes dei sobre essa canèäo, veräo que, apesar de ter consentido, também lhes dei alguns avisos. Perguntem-se se conseguiriam realmente agir de acordo com aqueles avisos e diretrizes? Conseguiriam resistir à tentaèäo de andarem por aí cantando essa canèäo todos os dias, tanto agora como depois? Conseguiriam resistir à tentaèäo — que surgiria por ouvirem a tal música repetidas vezes — de ficarem ouvindo e danèarem outras músicas desse tipo? Conseguiriam resistir à tentaèäo de entrarem na Internet regularmente para baixarem mais canèöes ou letras de outras canèöes por diferentes motivos e para diferentes ocasiöes? Ao danèarem esta música, conseguiriam retratar realmente o Meu Espírito e näo sô o seu prôprio ou o do mundo?

102. Näo estou dizendo que näo poderiam fazer isso‚ pois seria possível se estivessem fervorosas Comigo. Como säo maduras e andam em oraèäo, Eu poderia ajudâ–las, porque estäo abertas a isso. Mas estou dizendo, e sei que entendem, que näo seria fâcil, exigiria empenho. O fato de näo incentivar a utilizaèäo dessa canèäo é na verdade para facilitar a sua vida, pois aí teräo menos tentaèöes e batalhas.

103. Näo que ouvir essas músicas ou até mesmo algumas outras de vez em quando vâ diminuir ou estragar a sua conexäo Comigo ou a sua saúde espiritual. Mas pelo fato de estarem vivendo um período täo importante para a Família e para vocês também — por ser o período da Sacudida e de fortalecimento — näo se pode ser vigilante ou cuidadoso demais quando se trata de influências do Sistema, principalmente numa situaèäo como essa, onde além de vocês mesmas, as suas decisöes afetaräo a outros também.

104. Músicas como essa säo fâceis de gravar. Elas ficam na sua memôria. E apesar de näo ser nada muito nocivo, abre o seu apetite por mais, e esse é o perigo. Aqueles que jâ têm uma fraqueza por música do Sistema têm cuidado no início‚ mas depois querem cada vez mais, e chegam ao ponto em que näo conseguem se controlar.

105. Bem, a música näo era a questäo principal. Vocês queriam saber sobre a profecia e a maneira como agi. Mas Eu precisava explicar melhor como os avisos que dei se encaixavam na visäo geral. Talvez näo tenham entendido como eram graves esses avisos, mas agora entenderam e sabem que apesar de que poderia ter sido algo bom, näo era o melhor.

106. Tenho algo melhor, algo que as deixarâ mais à vontade e que as farâ sentirem-se bem; algo que as pessoas väo desfrutar, achar interessante e diferente. É algo que näo vai gerar dúvidas nem possíveis mal–entendidos. É algo que näo vai abrir a porta para possíveis influências exteriores ruins. Continuem Me buscando e orando e deixarei bem claro. Vocês väo gostar do resultado. (Fim da mensagem de Jesus.)

107. (Mamäe:) Sei que parte da mensagem acima näo era exatamente sobre profecia, como o prôprio Senhor menciona. Mas eu quis incluir a mensagem na íntegra porque ela contém boas lièöes. Agora, fugindo um pouco mais do assunto, quero lhes dizer como o Senhor cumpriu esse último parâgrafo da profecia, onde Ele disse que tinha algo melhor para as meninas e que elas gostariam. Elas acabaram coreografando a música The Dancer, que foi incrível — muito inspiradora, sensual e linda! Depois uma das garotas comentou: “Às vezes quando o Senhor nos diz para fazermos algo porque vai ser 'melhor', no final é melhor porque você sente a satisfaèäo de ter-Lhe obedecido. Neste caso, porém, foi melhor em todos os sentidos. Eu fiquei muito feliz com tudo! A profecia realmente se cumpriu!” Glôria ao Senhor!

108. Na mensagem anterior, o Senhor oferece bons conselhos que podem ajudâ–los quando forem usar profecia:

•Faèam perguntas específicas.

•Estejam abertos para o que Ele disser, perguntando, por exemplo: “Senhor, diga-nos o que quiser a respeito dessa situaèäo.”

•Aconselhem-se antes de orar para terem uma boa idéia das circunstãncias e do que deveriam perguntar ao Senhor.

•Entendam que mesmo depois de ouvirem o Senhor, precisam se aconselhar com outros quanto às suas decisöes e como colocâ-las em prâtica. Isso ajuda a mantê-los humildes e fervorosos.

•Se o Senhor der o Seu consentimento quanto a uma certa aèäo mas também der uns avisos, entende-se que Ele estâ permitindo isso, que estâ bem ou é passâvel, mas näo necessariamente o melhor.

O Inimigo tenta causar divisäo com profecias conflitantes

109. (Pergunta:) No nosso Lar jâ tivemos conflitos e até mesmo divisäo e discussöes porque as pessoas receberam profecias aparentemente conflitantes. Entäo paramos um pouco de usar profecia. Onde serâ que erramos?

110. (Jesus fala: ) Simplesmente reconheèam que o Maligno estâ tentando entrar e contaminar o seu paraíso. Sempre que existe divisäo ou conflito, existe orgulho e um ataque do Inimigo, querendo destruir o trabalho e o amor, a harmonia, a uniäo e as bênèäos que Eu gostaria de lhes dar.

111. Profecia é um dom que provém de Mim. Näo é algo que deveriam tentar defender pessoalmente. Se você fica na defensiva quanto a uma mensagem que recebeu, recue um pouco e lembre-se que deveria considerâ-la as Minhas Palavras. E se precisar de um esclarecimento, consulte–Me novamente. Fica por Minha conta dar mais orientaèäo e instruèöes.

112. Se houver uma divergência, consultem-Me de novo imediatamente! Näo fiquem discutindo e tentando racionalizar. Acima de tudo, näo tentem encontrar o culpado, simplesmente Me consultem. Às vezes recebem uma mensagem incompleta ou influenciada e até maculada. Quando isso acontecer, deveriam Me louvar e agradecer por ter-lhes mostrado isso, para entäo poderem receber mais conselhos, ou um ajuste no conselho que jâ dei. É o orgulho que os impede de Me consultarem novamente e pedirem mais conselhos. Sempre que tiverem uma dúvida, simplesmente Me perguntem.

113. Näo deixem o orgulho impedi-los de Me consultarem novamente‚ quer juntos, quer pedindo a alguém que näo estâ envolvido na situaèäo para orar. O importante é todos estarem abertos ao Meu Espírito e dispostos a ouvirem a Minha mensagem. Se faltar isso na sua comunicaèäo, orem contra o orgulho, a familiaridade e a divisäo que o Inimigo quer semear.

114. É sério duvidar das palavras que lhes dou. Se houver familiaridade demais, ao ponto de näo aceitarem as palavras que dou através de vocês‚ isso abre demais a porta para o Inimigo.

115. Talvez tenham problemas com desuniäo e dúvidas devido ao resultado de algumas profecias. Pode ser que tenham que resolver certas perguntas por causa de profecias incompletas ou influenciadas. Mas näo precisa ser um problema sério ou um ataque que os impeèa de usarem bem a profecia — se todos se humilharem e buscarem constantemente a Minha orientaèäo e instruèöes. Eu os ajudarei a discernir e endireitar tudo, tanto Comigo como entre si. Mas tomem cuidado com o espírito de orgulho e de divisäo que o Inimigo gostaria de usar para destruir a Minha obra e a sua fé no canal que cada um tem Comigo. Estejam vigilantes contra os ardis do Maligno e derrotem-no através da sua humildade e fervor Comigo. (Fim da mensagem de Jesus.)

116. (Resumo da resposta:) O Inimigo vai tentar usar profecias incompletas ou aparentemente conflitantes para semear divisäo. Cuidado com este sério ataque! O problema näo é as profecias, mas sim a desuniäo.

117. Mais uma vez, o segredo para saberem a vontade do Senhor e resolverem problemas quando surgirem dúvidas sobre profecias, é pedir mais conselhos ao Senhor. Näo permitam que o orgulho e a familiaridade os atrapalhem nesse sentido.

118. Se você ficar na defensiva quanto a uma profecia que recebeu, deveria considerar isso um sinal de advertência de que precisa recuar um pouco e estar disposto a colocar a questäo nas mäos do Senhor novamente. Profecia é a Palavra do Senhor, e é responsabilidade dELe esclarecê-las através de mais instruèöes.

119. O mais importante é descobrir a vontade do Senhor. Sendo assim, quando houver um problema ou dúvida, näo analisem nem tentem resolvê-lo sozinhos, e muito menos acusem-se ou culpem–se uns aos outros. Consultem o Senhor!

120. O Inimigo näo sô vai tentar causar divisäo, mas também tentarâ fazê-los duvidar da conexäo dos outros. Isso muitas vezes ocorre devido à familiaridade, ou por näo pedirem os esclarecimentos necessârios.

121. Se é difícil para o seu Lar utilizar profecia porque discutem e gera desuniäo‚ orem contra familiaridade e orgulho! O Senhor pode curâ-los e livrâ-los‚ e Ele decididamente quer fazer isso, principalmente se estiver impedindo-os de perguntar–Lhe tudo!

122. (Mamäe:) Se todos entenderem que haveräo profecias influenciadas e incompletas, e em algumas raras ocasiöes até profecias maculadas, entäo veräo que näo precisam ficar chateados nem na defensiva caso recebam do Senhor uma mensagem que precise ser esclarecida ou mais explicada, ou caso precisem orar mais sobre alguns fatores da equaèäo para poderem ter o conselho completo.

123. Se tiver alguma dúvida sobre uma profecia que o afete pessoalmente ou ao seu Lar, aconselhe-se com o seu pastor. Näo fique se preocupando nem tome uma postura negativa, achando que a profecia estâ errada. Aconselhe-se e ore mais a respeito. Mas aconselhe-se com as pessoas certas; näo acuse os outros nem se queixe com os seus amigos, pois näo resolverâ o problema. Pelo contrârio, causarâ ainda mais confusäo e ressentimento.

Profecia pode dar bom ou mau fruto. Depende de como é utilizada

124. (Pergunta:) A profecia pode ajudar bastante, mas, pelo que parece, também pode prejudicar bastante. Algumas pessoas estäo utilizando a profecia de uma maneira que tem resultado em confusäo, mal-entendidos, mâgoas e até mesmo gerado incredulidade em profecia, ou seja‚ na prâtica da profecia. O que um Lar pode fazer para utilizar a profecia e ao mesmo tempo diminuir os problemas que podem ser causados pelo mal-uso desse dom?

125. (Jesus fala:) O dom de profecia é um dos mais importantes e poderosos dons que jâ lhes dei. É importante porque precisam dele para receberem orientaèäo de modo a saberem o que fazer agora nos Últimos Dias. É poderoso porque estäo recebendo ajuda das fontes do Prôprio Altíssimo‚ recebendo as Palavras diretamente da Minha boca, ou através de seus ajudantes espirituais.

126. O poder, porém, pode ser usado tanto para o bem quanto para o mal. Näo basta ter o dom de profecia. Precisam aprender a usâ-lo com sabedoria. Ele tem que ser usado com humildade, näo para se exaltar nem para promover os seus planos e objetivos. Esse dom precisa ser utilizado para unir os irmäos, para aproximâ-los uns dos outros e de Mim, à medida que Me consultarem juntos.

127. O dom de profecia é como uma forte espada. As pessoas podem manejâ–lo para atingir as mentiras e a confusäo causadas pelo Inimigo, para removerem a névoa das trevas que atrapalha a visäo e assim deixar o caminho bem claro. Pode ser usado para quebrar as correntes do desencorajamento e da amargura, que envolvem o coraèäo de algumas pessoas. Pode também ser usado para dar forèas e coragem aos que estäo vacilando na sua batalha contra o Maligno ou contra os seus prôprios pecados e falhas. Pode ser muito usado para o bem e para dar forèas. Foi para isso que lhes concedi esse dom.

128. Entretanto, se essa espada for manejada imprudentemente, ela também pode prejudicar, cortar e ferir. Se näo for utilizada no Meu Espírito, pode causar desuniäo‚ em vez de uniäo. Desencorajamento, em vez de encorajamento. Dúvida, em vez de fé. Se for manejada num espírito de orgulho, com uma pessoa considerando-se melhor do que as outras ou achando que tem uma conexäo melhor Comigo, sô vai causar desuniäo e dar mau fruto.

129. É preciso haver submissäo a Mim e à Minha vontade, em toda humildade, abrindo mäo de seus prôprios planos e objetivos, daquilo que você quer fazer. Sô assim é que as âguas väo ficar límpidas e a mensagem pura. Se estiverem cheios de si mesmos, promovendo os seus prôprios planos e querendo utilizar a profecia para aprovar o seu programa e para dar peso às suas palavras, entäo as âguas seräo influenciadas. Existe a possibilidade de até ficarem maculadas‚ porque o seu coraèäo näo estarâ reto diante de Mim.

130. Vejam o fruto das suas profecias. Geram uniäo no Lar? Aproximam-no dos seus irmäos ou os afastam uns dos outros?

131. As Palavras que lhes dei talvez sejam boas e verdadeiras, talvez sejam âguas puras, mas serâ que as estäo apresentando no espírito certo, com amor e humildade? Ou estäo agindo com orgulho, considerando-se orâculos de Deus e achando que os outros têm que lhes dar ouvidos?

132. O Meu servo Moisés, que ouviu a Minha voz e chegou até a Me ver, algo que mais ninguém fez‚ transmitia humildemente as Minhas Palavras. Foi dito que ele era o homem mais manso que jâ existiu. Você, que ouve a Minha voz‚ também é manso? Você busca a Minha face e pede as Minhas Palavras, näo para realizar o que você deseja nem para dar peso à sua opiniäo numa discussäo com os irmäos, mas sim porque deseja sinceramente saber o que Eu quero que seja feito?

133. Esse dom tem que ser utilizado com sabedoria‚ caso contrârio vai prejudicar e causar confusäo, em vez de sarar e instruir. Ele tem que ser utilizado com amor e humildade. A profecia sô dâ bom fruto quando as pessoas Me buscam com fervor e com o coraèäo aberto, pedindo-Me para sobrepujar os seus prôprios desejos. Nesse caso, utilizo-o para o bem. Quando é assim, as âguas väo ser puras e refrescaräo o povo. E aqueles que a receberem sairäo e transmitiräo essa palavra com humildade a outros que estejam sedentos.

134. É um dom importante que derramo sobre todos os Meus filhos, pois todos precisam dele. Mas manejem essa espada com amor, com humildade, preferindo-se uns aos outros. Lembrem-se que o amor é o mais importante. O amor vem acima de tudo. Todas as suas coisas sejam feitas com amor. (Fim da mensagem de Jesus.)

135. (Papai fala:) Eu sempre disse que a profecia é um fogo, que também pode causar um incêndio — fogos descontrolados que queimam as pessoas e causam destruièäo, em vez de gerarem calor e aquecerem as pessoas. O Inimigo adoraria penetrar através de pessoas insubmissas. Ele gostaria de ver a Família fazer mal-uso desse dom, e assim as pessoas passarem a duvidar e perderem a fé na profecia, ou serem prejudicadas por ela e näo quererem utilizâ-la mais.

136. Os Lares precisam corrigir as pessoas que estäo usando profecia mas cujo fruto näo é bom. Näo podem deixar o barco correr se estâ causando problemas, prejudicando pessoas, causando desuniäo‚ etc. Se uma pessoa näo for submissa ao Senhor e estiver causando problemas para os outros no Lar, talvez deveriam buscar o Senhor e ver se tal pessoa deveria deixar o seu dom de molho um pouco para passar mais tempo abastecendo–se com a Palavra e limpando a sua conexäo.

137. A Palavra é a chave. Se as pessoas näo tomam tempo para ler a Palavra e ficarem limpas espiritualmente, para largarem os pesos e pecados que täo de perto as rodeiam, comeèam a acumular sujeira e porcarias no seu canal, e isso pode afetar negativamente as mensagens que recebem. É claro que mesmo assim o Senhor pode Se manifestar através delas, mas säo maiores as chances de näo receberem uma mensagem completa, ou de receberem uma mensagem influenciada e até mesmo maculada em algumas ocasiöes.

138. É uma situaèäo delicada. Queremos incentivar todos a usarem o dom de profecia o mâximo possível, mas também precisa haver muita humildade, amor e fervor para isso. É uma grande responsabilidade profetizar em público ou receber profecias que afetam outras pessoas ou o Lar. Tem que ser levado a sério, e todos precisam entender o nível de repercussäo e a seriedade disso.

139. É uma incumbência muito séria transmitir as Palavras do Senhor. Ele estâ confiando este dom a todos na Família porque sabe que cada um precisa dele na sua prôpria vida e nos Lares, e väo precisar principalmente nos Últimos Dias, quando näo tiverem com quem se aconselhar ou alguém de quem obter ajuda a näo ser o Senhor, através de profecia. Uma razäo por que o Senhor näo deu este dom a mais pessoas antes foi justamente por ser uma grande responsabilidade e nem todos terem condièöes de lidarem direito com ele. Mas Ele quer ensinar a Família a utilizâ-lo da maneira correta!

140. Como o Senhor disse na Sua mensagem, o amor é o mais importante! Você pode ter o dom de profecia, mas se näo tiver amor, de nada adianta. Sem amor näo vale nada! (Fim da mensagem de Papai.)

141. (Resumo da resposta: ) A profecia pode dar fruto bom ou ruim, depende de como é utilizada. Ela pode promover uniäo, encorajar, curar, instruir e inspirar fé; ou pode promover desuniäo, desencorajar, magoar, confundir e causar dúvidas.

142. Para garantir que as suas profecias dêem bom fruto‚ precisa de humildade, mansidäo e submissäo ao Senhor, bem como querer saber a vontade dEle.

143. É errado utilizar profecia para sua prôpria conveniência ou para dar peso às suas idéias. Essa motivaèäo pode fazer as suas profecias serem influenciadas ou até mesmo maculadas.

144. É uma grave responsabilidade transmitir as Palavras do Senhor através de profecia. Deveria incutir em vocês humildade e temor ao Senhor‚ para que näo venham a prejudicar ou desviar alguém.

145. Se as profecias de alguém prejudicam os outros, os pastores precisam orar a esse respeito. Talvez, se o Senhor confirmar a necessidade, a pessoa deveria se abster por um tempo de profetizar em público ou de receber profecias que afetam outros ou o Lar.

146. Mais uma vez, Papai nos lembra da importãncia de passarmos tempo todos os dias lendo a Palavra para mantermos a nossa conexäo limpa.

147. Sem amor näo vale nada. Se näo estiver agindo com amor, as suas profecias näo väo dar o fruto que o Senhor deseja.

148. (Mamäe:) Por favor, prestem atenèäo a esta questäo täo importante que näo foi muito enfatizada antes: o amor é o segredo! Isso significa amar o Senhor acima de tudo, amar os outros e fazer o possível para näo magoar ou escandalizar as pessoas. Significa apresentar as profecias em amor e mansidäo; ter amor suficiente para pedir ao Senhor mais esclarecimentos se você ou outra pessoa tiver alguma dúvida. Peèa ao Senhor para lhe dar amor!

Seja sâbio e faèa a profecia trabalhar a seu favor, näo contra você!

149. (Pergunta: ) Quando as pessoas passam muito tempo recebendo profecias pessoais, surgem problemas. Também é um problema quando as pessoas recebem profecias que afetam o Lar sem ninguém lhes pedir‚ ou quando näo estäo dispostas a compartilhar o que recebem com as pessoas que essas profecias väo afetar. Isso realmente incomoda o resto do Lar. Qual é o equilíbrio?

150. (Papai fala: ) O Senhor estâ enfatizando oraèäo e profecia, mas espera que ajam com oraèäo quando O ouvirem. Precisam levar em consideraèäo a hora, o tempo que passam recebendo profecias, o local onde exercitam esse dom e mil e uma coisas, porque afetam o resto do Lar. Parte da sua responsabilidade e dever para com o Senhor é ouvi-lO. Mas isso também vem com a responsabilidade de agirem com amor e consideraèäo pelos outros.

151. Sei que querem ter tempo para ouvir o Senhor acerca de situaèöes e perguntas pessoais, e isso é importante. Mas näo podem fazê-lo às custas do Lar ou de outros, prejudicando ou sendo inconvenientes. Num certo sentido, teräo que orar e receber profecias particulares nas suas horas de folga ou de devoèäo individual — cedinho de manhä ou quando tiverem uns minutinhos de sossego.

152. Näo podem impor ao Lar um tempo para receber profecias particulares. Simplesmente näo vai funcionar. Näo podem ficar dizendo: “Sinto muito mas näo posso cuidar das crianèas agora porque tenho que ir ouvir o Senhor.” Ou, “näo posso sair para testemunhar agora porque preciso ouvir o Senhor”. Se quiserem ter um tempo para receber profecias particulares, que, logicamente, é uma boa idéia, entäo precisam arranjar uma maneira de fazê-lo antes ou depois que cumprirem os seus deveres no Lar, a menos que recebam permissäo especial, em algumas raras ocasiöes quando isso for necessârio.

153. E se for perguntar ao Senhor algo que afeta outros ou o seu Lar, precisa antes se aconselhar e comunicar com os seus pastores. Simplesmente por prudência e sensatez. Primeiro, porque as pessoas provavelmente näo väo estar muito abertas se você quiser impor as suas profecias de instruèäo ou orientaèäo sobre elas sem antes ter se aconselhado e sem elas terem pedido. E segundo, se orar sobre algum assunto sem se aconselhar, provavelmente näo vai saber todos os aspectos da situaèäo e entäo näo receberâ uma mensagem bem-equilibrada ou completa.

154. Entäo, os pontos a ter em mente säo:

  1. Seja educado quanto ao seu horârio para receber profecias e näo espere que o Lar gire ao seu redor. Na maioria dos casos, terâ que ouvir o Senhor sobre a sua vida pessoal nos seus momentos de folga, a menos que tenham lhe pedido para orar sobre um assunto relacionado ao Lar ou a outros, e nesse caso também lhe tenham designado tempo para isso.
  2. Normalmente é melhor se aconselhar antes de orar sobre questöes que afetam o Lar e outras pessoas. Se agir assim, entenderâ melhor a situaèäo e poderâ formular perguntas mais sensatas e eficazes. Na maioria dos casos‚ quando se trata de algo relacionado ao Lar, os pastores lhe pediräo para orar. Se quiser tomar a iniciativa e orar sobre algo relacionado com o Lar, normalmente é bom aconselhar-se primeiro‚ apesar de que näo é obrigatôrio fazer isso. Entretanto, às vezes o Senhor Se comunica quando você estâ passando um momento de oraèäo em particular, e lhe dâ uma mensagem sobre uma certa situaèäo no seu Lar ou para uma outra pessoa. Caso isso aconteèa, é importante compartilhar a mensagem com os seus pastores antes de passâ-la a outros.
  3. Compartilhe as suas profecias com as pessoas certas. Estâ bem e é aconselhâvel compartilhar suas profecias particulares com os seus pastores. Tal atitude incentiva franqueza e deixa os pastores a par da sua situaèäo. Além disso, é útil para saberem como ajudâ-lo, e podem também auxiliâ-lo na interpretaèäo das suas profecias.
  4. Quando você recebe algo do Senhor que afeta outros ou o Lar, tem a obrigaèäo de compartilhar a mensagem antes de mais nada com os seus pastores, e depois, no momento certo e da maneira certa, com quem serâ afetado pelo conselho recebido. Uma comunicaèäo franca assim sô abre a porta para mais conselhos sobre as profecias‚ caso se deseje ou se faèa necessârio. Dessa maneira‚ outros também têm oportunidade de ajudar a interpretar quaisquer profecias que os afetem ou ao Lar.
  5. Se o ambiente em relaèäo a profecia for de sigilo, e se ao conversar com alguém você menciona profecias mas näo pode ou näo quer compartilhâ-las com a pessoa, isso sô as faz se sentir mais isoladas e alienadas. Näo vai fomentar uniäo e felicidade, e se acontecer com freqüência, pode até fazer as pessoas ficarem ressentidas com você ou com profecia. Entäo, ou näo comente sobre profecias que näo envolvem outras pessoas, ou compartilhe-as no momento certo com as pessoas que seräo afetadas por ela.

155. Seja sâbio e respeite o horârio do Lar, fazendo assim a profecia trabalhar a seu favor, näo contra você. Näo negligencie as suas responsabilidades no Lar. Quando necessârio, aconselhe-se antes de perguntar algo ao Senhor. Seja aberto‚ franco e humilde com os seus pastores e com as pessoas que seräo afetadas pelas suas profecias. (Fim da mensagem de Papai.)

156. (Resumo da resposta:) Se for ouvir o Senhor a respeito de uma questäo pessoal, terâ que fazê-lo nas suas horas de folga ou quando estiver lendo a Palavra em particular. Näo pode negligenciar as suas responsabilidades no Lar ou o seu ministério nem esperar que o Lar adapte o horârio de acordo com a sua necessidade de passar tempo recebendo profecias particulares.

157. É bom compartilhar profecias pessoais mais significativas com os seus pastores‚ para poder manter uma comunicaèäo aberta com eles e também receber mais conselhos e ajuda.

158. Normalmente, é a equipe de pastores que lhe pedirâ para consultar o Senhor sobre uma questäo que afete outros ou o Lar. Caso você se ofereèa, aconselhe–se primeiro com os seus pastores ou com as pessoas envolvidas. Se estiver orando e o Senhor der — sem você pedir — uma mensagem para o Lar ou para outra pessoa, é importante compartilhâ–la primeiro com os pastores, antes de passâ-la para outras pessoas.

159. Você tem a obrigaèäo de compartilhar qualquer profecia que afete outros ou o seu Lar primeiro com os pastores, para eles poderem ajudar a interpretâ-la e colocâ-la em prâtica. Eles também podem ter outras perguntas que queiram fazer ao Senhor sobre o assunto. Eles entäo podem apresentar as profecias ao Lar ou às pessoas envolvidas e abrirem o foro para conselhos, mais perguntas, discussäo e talvez até consultarem o Senhor novamente em busca de mais esclarecimentos.

160. Se tiver recebido profecias que poderiam afetar o seu Lar ou a vida de outras pessoas, näo deveria comentâ-las nem dar indiretas por aí, dando a entender que sabe algo que os outros desconhecem. Ninguém gosta disso! Tais profecias devem ser compartilhadas em oraèäo e no momento certo com as pessoas que elas afetaräo. (Se quiser, porém, tem liberdade para comentar as profecias recebidas em particular que sô afetam você.)

 Leitura adicional:

161. (Papai fala:) O Senhor talvez dê a mensagem a uma pessoa, mas näo significa que também darâ a essa pessoa o dom de interpretar a mensagem. Talvez sim, e muitas vezes Ele faz isso, mas outras vezes quer dar a outra pessoa o dom da interpretaèäo. Ele talvez use outros para entenderem a mensagem mais detalhadamente, ou talvez fale com outras pessoas sobre a mensagem e suscite outras perguntas que precisam ser respondidas ou mais esclarecidas.

162. Se uma profecia vai afetar a situaèäo no Lar e outras pessoas‚ é aconselhâvel e um sinal de consideraèäo incluir os outros membros do Lar na suas decisöes e oraèöes e, quando possível, aconselharem-se sobre o que väo perguntar ao Senhor. Depois apresentem o que o Senhor disse aos membros do Lar envolvidos na questäo, e ouèam humildemente o que eles têm a dizer, aconselhem-se com eles e pergunte o que pensam: se acham que precisam de mais oraèäo ou se têm alguma sugestäo sobre como colocar em prâtica o que o Senhor lhes mostrou. Incluir as pessoas no conselho ajudarâ a evitar atritos e que as pessoas se sintam excluídas, frustradas ou confusas. (Fim da mensagem de Papai.)

Até que ponto o Senhor quer que as pessoas se auto-pastoreiem?

163. (Pergunta: ) Até que ponto o Senhor quer que as pessoas se auto-pastoreiem? Qual é o meio-termo? Como vamos saber o quanto devemos receber do Senhor e até que ponto envolvermos nossos pastores? A pessoa deveria ficar com receio de se desencaminhar se estiver sendo pastoreada apenas pelo Senhor caso näo haja nenhum pastor por perto?

164. (Papai fala:) Neste novo dia, todos estäo sendo pastoreados pelo Senhor através da Palavra e de profecias diretas e pessoais. Os seus pastores estäo sendo pastoreados pelo Senhor, e Ele espera que todos aprendam a ser pastoreados por Ele em sua vida pessoal muito mais, sintonizando-se com a Sua voz de profecia.

165. Mas existe um meio-termo entre ouvir o Senhor o tempo todo sozinho para se auto-pastorear, e usar os seus pastores terrenos para ajudarem–no a näo se desencaminhar. O Senhor ainda age através dos seus pastores terrenos. Ele os usa para ajudâ–lo até você ficar forte o suficiente espiritualmente para poder ser pastoreado principalmente por Ele. O Senhor vai usar os seus pastores terrenos para ensinarem-no a ser pastoreado por Ele passo a passo.

166. Você deveria compartilhar qualquer profecia importante que receber em particular com os seus pastores. Talvez tenha que lhes pedir para confirmarem certas coisas ou orarem mais a respeito de algumas situaèöes. Talvez tenha que se aconselhar com eles e pedir sua ajuda para saber se estâ no caminho certo, se estâ fazendo tudo o que Ele lhe mostrou, se estâ interpretando profecia corretamente e aplicando-a corretamente.

167. Receber mensagens em profecia é o primeiro passo, mas leva tempo para aprender a interpretâ-las, estudâ–las e depois colocâ-las em prâtica, e agir de acordo com as instruèöes do Senhor.

168. Algumas pessoas podem se desencaminhar‚ se dependerem apenas das mensagens que recebem em particular do Senhor para serem pastoreadas, sem aconselharem-se com os seus pastores terrenos. Näo que o Senhor näo possa pastoreâ-las como prometeu que faria nem lhes dar as informaèöes necessârias, mas sim porque quando chega a hora de interpretar as mensagens, as fraquezas humanas como orgulho‚ um espírito independente, preguièa, falta de fé, os cuidados desta vida, etc., tendem a afetar a situaèäo. Sendo assim‚ sempre vale a pena pedir conselhos, confirmaèöes e mais oraèäo dos seus pastores, para se certificar de que estâ no caminho certo.

169. O Senhor pode lhe dizer o que você precisa e lhe dar o conselho certo para a sua situaèäo. Sô que quando se trata de obedecer, o ser humano às vezes é extremista e tende a agir como se estivesse num self-service. Se você tem a tendência de sô implementar o que gosta e ignorar outros aspectos importantes da mensagem, pode vir a se desencaminhar um pouco. É numa situaèäo dessas que os seus pastores podem gentilmente ajudâ-lo e mantê-lo na linha.

170. Às vezes, se você näo tem com quem se aconselhar, nenhum pastor ou ninguém forte espiritualmente com quem possa confidenciar, entäo o Senhor o conservarâ na linha e o pastorearâ pessoalmente enquanto for preciso, se você se mantiver fervoroso. Näo que as pessoas näo possam ser pastoreadas sô pelo Senhor. Às vezes surgem situaèöes em que väo ter que ser pastoreadas sô por Ele. Mas no geral, levando em consideraèäo as fraquezas humanas, é mais sensato e seguro aconselhar-se com outros sobre profecias que recebe em particular e sobre o pastoreamento que estâ recebendo de Jesus.

171. Jesus näo comete erros no seu pastoreamento. Ele näo vai lhe dar um conselho errado, mas você talvez precise de ajuda para entendê-lo, interpretâ-lo e aplicâ-lo corretamente. Entäo, normalmente é bom compartilhar profecias pessoais com os seus pastores, pedir o conselho deles e ver o que acham e o que sentem. Vai chegar a hora quando näo terâ a oportunidade nem a bênèäo de poder se aconselhar facilmente com outros, e terâ que depender muito mais da sua conexäo com Jesus. Por isso, aproveite esses dias agora e aprenda a ser pastoreado pelo Senhor. (Fim da mensagem de Papai.)

172. (Resumo da resposta: ) Se quiser ser sâbio e andar na linha, busque orientaèäo direta com o Senhor em profecia, mas também se comunique com os seus pastores terrenos para poder receber conselhos, uma outra opiniäo e orientaèäo que o ajudarâ a interpretar e aplicar as profecias que recebe. O homem por natureza gosta de seguir o que é fâcil ou aquilo que estâ dentro de seus planos ou preferências‚ e ignorar outros aspectos importantes da vontade do Senhor.

173. Se você estiver fervoroso e aberto, o Senhor o manterâ na linha caso näo haja ninguém que possa ajudar a pastoreâ-lo. Mas normalmente, se possível, é melhor e mais seguro estar aberto para receber ajuda dos seus pastores terrenos e näo depender apenas do pastoreamento que recebe pessoalmente do Senhor através de profecias.

174. (Mamäe:) De acordo com a Carta Magna, os seus pastores têm o dever de aconselhâ-los e orientâ-los, e inclusive de ajudâ-los a entender e aplicar as profecias que recebem pessoalmente, algo que às vezes exige que eles procurem confirmaèöes e mais orientaèöes ou detalhes do Senhor. De acordo com a Carta Magna, vocês näo têm que seguir as profecias que outras pessoas recebem para vocês‚ mas se forem humildes e desejarem fervorosamente cumprir a vontade de Deus, deveriam considerar com bastante oraèäo o conselho do Senhor recebido por seus pastores.

  Leitura adicional:

175. Surgiu uma situaèäo na qual o dom de profecia de uma jovem — que normalmente é de confianèa, — ficou um pouco anuviado quando ela perguntou ao Senhor sobre algumas atividades de lazer que queria fazer com suas amigas nuns dias de folga. Segue-se parte da explicaèäo que o Senhor deu quando ela Lhe perguntou como e por que ela se desviou um pouco. Väo ver que grande parte do problema estava relacionado ao fato de ela näo ter se aconselhado com os seus pastores nem ter dado ouvido a outras pessoas como deveria.

176. (Jesus fala: ) Como achava que estava agindo certo, näo percebeu os avisos claros na sua frente, pois estava com a visäo anuviada. Mas querida, os avisos foram dados de diversas formas, no futuro você tem que estar mais atenta. Alguns deles:

•Você parou de se aconselhar com os seus pastores.

•Parou de pedir a outros que confirmassem os seus pressentimentos (pessoas que näo estivessem diretamente envolvidas na sua situaèäo).

•Näo prestou atenèäo aos avisos dos outros.

•Sô estava procurando mesmo o que você achava que deveria ser.

•O seu espírito ficou calejado e näo deu ouvidos à voz das pessoas ao seu redor.

•Ficou mais interessada em agradar a si mesma e aos que você queria agradar.

177. Näo digo isto para desencorajâ-la, mas para precavê-la, de modo que isso näo se repita. Estes avisos lhe mostram que precisa de ajuda, e no futuro, quando surgirem, você pode râpida e facilmente procurar ajuda, para näo acabar no caminho errado.

178. Você ficou com os sentidos espirituais calejados‚ mas vi também que houve ocasiöes quando tentou agir certo. O problema é que a sua forèa de vontade näo foi forte o bastante para obedecer quando lhe avisei. Você queria agir certo; queria agir altruisticamente, mas acabou se submetendo ao lado contrârio e seguiu o seu prôprio caminho. Näo estou dizendo que näo tenha tentado, porque sei que tentou. Mas‚ Meu amor‚ você näo teve forèas pra combater isso sozinha, e näo Me pediu ajuda. Em vez disso, seguiu o caminho fâcil, preguièoso, o caminho da carne.

179. Você ignorou vârios fatores importantes: aconselhar-se com os seus pastores, pedir a outros que confirmassem seus pressentimentos e realmente agir no Meu Espírito. Meu amor, sei que tentou e tentou Me ouvir, mas seus ouvidos estavam calejados e seu coraèäo cheio dos seus prôprios desejos e opiniöes. Por causa disso, näo tive condièöes de lhe revelar claramente que estava seguindo o caminho errado. É como quando alguém lhe dirige a palavra. Se näo prestar atenèäo, com a mente aberta e querendo seguir plenamente, em vez de ouvir direito, sô vai ouvir o que quer ouvir, ou o que acha que ela disse‚ e interpretarâ a mensagem incorretamente.

180. É uma maneira simples de lhe explicar como se desencaminhou tanto, embora achasse que estava Me ouvindo. Meu amor, se tivesse recebido mais conselho dos outros, se tivesse buscado uma confirmaèäo do que pensava, teria encontrado um meio-termo e seguido na direèäo certa. Mas como estava agindo de forma independente, achando que sô precisava se aconselhar Comigo e receber a Minha aprovaèäo para os seus atos, näo pude Me comunicar. Você näo Me deu abertura para lhe mostrar a Minha vontade claramente, pois tinha muitos pensamentos, e as suas prôprias opiniöes falavam alto demais.

181. A questäo aqui foi que você näo abriu o seu coraèäo e espírito totalmente para receber o Meu conselho completo. Sendo assim, tive que lhe dar permissäo para agir de acordo com o que você jâ tinha intenèäo de fazer. Eu a amo como filha e como Esposa, e dôi ter que negar-lhe algo que tanto deseja. Mas ao permitir-lhe realizar os desejos do seu coraèäo, também permiti que vivenciasse o definhamento da sua alma que ocorreu como conseqüência. Näo vou lhe dar uma paulada e negar-lhe tudo que sei que näo é o melhor para você. Se insistir numa certa coisa, às vezes Eu a permitirei sô para você descobrir por experiência prôpria como deveria ter agido.

182. Meu amor, tentei lhe dar avisos no caminho, mas você passou reto e Eu näo consegui comunicar-lhe tudo o que tinha para dizer. Sei que você notou muitos dos pressentimentos que lhe dei, mas simplesmente näo lhes deu atenèäo. Você permitiu que o Inimigo retirasse esses sinais da sua frente ao usar de desculpas e racionalizar a situaèäo de modo a explicar por que näo tinha que fazer certas coisas, e se iludiu a ponto de achar que o que estava fazendo era mais importante do que os pressentimentos que estava recebendo.

183. Sinto muito ser täo direto, mas näo faèo isto para castigâ-la. Faèo para que veja claramente como se desencaminhou, para que tome precauèäo e no futuro seja mais fâcil ficar na linha.

184. Meu amor, é bom Me buscar, mas recomendo-lhe que esteja receptiva ao conselho de outros, dos seus pastores, para que eles possam ajudar avisando-a‚ e para que você, tendo sido avisada, se disponha a obedecer. Esse é o segredo para se andar na linha.

185. Você tem sido uma ovelhinha bastante independente nos últimos meses, e isso näo deu fruto muito bom. Você é uma ovelha que precisa ser pastoreada e sabe disso, é a sua salvaguarda. Você precisa se manter em contato, ficar aberta e transmitir o que Eu lhe mostrar para poder saber se decididamente provém de Mim, ou se cometeu um deslize permitindo que o seu prôprio espírito interferisse na Minha comunicaèäo com você. É algo simples que todos precisam fazer. Todos que recebem mensagens Minhas precisam estar receptivos aos conselhos e ao pastoreamento de outros.

186. O que tem enchido o seu canal de entulho é a sua prôpria mente carnal‚ o seu espírito independente. Mas é fâcil retirar tudo isso e deixar limpinho novamente. Se seguir as medidas de precauèäo que jâ estipulei, pode continuar tendo uma conexäo nítida sem receio de se “desencaminhar”. Você estâ achando que falhou no uso dessa arma de profecia, mas apenas a utilizou de maneira inadequada. Agora Eu lhe mostrei como utilizâ-la adequadamente, e pode entäo voltar a atirar. Você ainda tem ôtima pontaria e é uma atiradora exímia‚ sô precisa limpar a sua arma e visäo. Näo é uma deficiência permanente, ela apenas precisa de uma limpeza‚ e poderâ ser útil a Mim assim que você corrigir um pouco essa situaèäo. (Fim da mensagem de Jesus.)

Sua atitude em relaèäo ao dom de profecia

187. (Pergunta:) O dom de profecia pode alimentar o orgulho de alguém? Qual deveria ser a atitude de um canal em relaèäo ao seu dom?

188. (Papai fala:) Quando se trata do dom de profecia, existe a possibilidade de algumas pessoas orgulhosas ficarem ainda mais orgulhosas, e é um problema. Se a pessoa näo for sâbia e näo estiver lutando para manter-se humilde e fervorosa‚ receber profecia pode “inchâ-la”. Quando se trata dos dons do Espírito, o Inimigo usa o orgulho mais do que qualquer outra coisa. O caminho mais certo para a queda é deixar-se envolver pela soberba, achando que tem um ôtimo dom de profecia e que‚ por isso‚ você também deve ser uma ôtima pessoa.

189. O Senhor sô permitirâ que alguém tenha um dom do Espírito excepcional se for humilde e usâ-lo com sabedoria, dando a Ele toda a glôria. Se a pessoa näo Lhe der toda a glôria e o mérito‚ o Senhor näo pode lhe confiar um dom excepcional como o de milagres, de cura, ou de profecia. Ele näo permitirâ que essa pessoa continue com esse dom caso ele alimente o orgulho espiritual da pessoa e ela comece a se auto-exaltar e se esqueèa que näo é nada sem o poder de Deus agindo através de si. Jâ vi isso acontecer com pessoas que comeèaram a se achar as boas e que estavam fazendo um ôtimo trabalho, que eram melhores do que os outros. O Senhor teve que rebaixâ-las e tirar o seu mau exemplo da frente.

190. É o Senhor que fala em profecia. É Ele que o faz ouvir algo. A única razäo por que o canal recebe algo é porque Deus transmite. A única razäo porque recebe uma mensagem breve ou mais longa, uma mensagem fluente ou uma resposta sobrenatural, é porque Deus decide lhe dar essa resposta naquele momento e daquela forma. Ele sabe o que é melhor e o que estâ fazendo, portanto agradeèa-Lhe e Lhe dê toda a glôria.

191. Se näo entender ou reconhecer isso, entäo é melhor ficar fervoroso e clamar ao Senhor pedindo-Lhe para lhe mostrar que é um zero à esquerda. Se realmente gosta do seu dom de profecia, comece a dar a Deus toda a glôria e näo aceite nem um pinguinho do mérito.

192. Você talvez receba profecias lindas e fluentes, mas isso näo significa que a sua conexäo seja melhor do que a de outra pessoa que sô recebe umas poucas palavras. Tem que realmente acreditar nisso, senäo vai levar um tombo. A soberba causa a queda. A soberba precede a destruièäo. (Fim da mensagem de Papai.)

193. (Resumo da resposta: ) Permaneèa humilde! A melhor maneira de evitar o orgulho, o farisaísmo e um espírito crítico por causa do seu dom de profecia é sendo humilde! Como fazer isso? — Aceitando de coraèäo que é o Senhor Quem lhe dâ o dom e que näo estâ de modo algum relacionado às suas grandes qualidades pessoais. É um dom, sô isso. Além disso‚ dê toda a glôria ao Senhor. Näo aceite nem um pinguinho da glôria ou do mérito. Ore fervorosa e repetidamente para o Senhor impedi-lo de ficar orgulhoso. E também, näo compare as suas profecias com as de outra pessoa, achando que as suas säo muito melhores. As profecias provêm de Deus, e Ele decide quando dar uma mensagem breve ou mais longa, uma mensagem obviamente sobrenatural ou uma aparentemente mais “corriqueira”. Näo é obra sua, é de Deus!

Näo permita que o dom de profecia alimente o seu orgulho

194. (Pergunta:) O Senhor transmite muitas palavras de amor, de incentivo e de louvor através de profecia. Mas se a pessoa deixar o que o Senhor disse sobre ela alimentar o seu orgulho, pode comeèar a ficar farisaica, crítica, e a se considerar melhor do que os outros. Como evitar tal atitude?

195. (Papai fala:) Um segredo importante para quem recebe profecias de encorajamento e de louvor para si é entender que isso näo significa que você é melhor do que os outros. O Senhor tem muito amor por todos os Seus filhos‚ e profere palavras de amor e de louvor a todas as Suas noivas. Ele sabe que precisamos de muito encorajamento, louvor‚ compreensäo e compaixäo, e deleita-Se em nos dar o Seu amor. E quando o Senhor fala com você na condièäo de ser a Sua noiva e de ter intimidade com Ele, pode realmente fazê-la vibrar com palavras maravilhosas e incríveis de louvor e de amor. Säo sinceras e verdadeiras. Näo vou minimizar o poder dessas preciosas palavras, mas quero lembrar-lhes que o Senhor profere palavras de amor para todas as Suas noivas. Näo significa que uma seja melhor do que a outra ou que Ele ame uma mais do que outra.

196. O Senhor é sincero nas Suas palavras de amor e de carinho por cada uma de Suas noivas. Mas se Ele perceber que elas, que säo o lindo dom de profecia que Ele lhe confiou, alimentam o seu orgulho e lhe sobem à cabeèa, deixando-o altivo e fazendo-o criticar os outros e comeèar a considerar–se melhor, entäo Ele talvez tenha que rebaixâ-lo para ensinar–lhe que näo é obra sua. Nunca vou conseguir enfatizar o suficiente que quando se trata de dons espirituais‚ é vital ser humilde.

197. Se você ou seus pastores repararem que as mensagens de encorajamento que recebe do Senhor estäo subindo à sua cabeèa, que você estâ comeèando a ficar autojusto ou santarräo, entäo é bom procurar ajuda. Você näo vai querer obstruir seus dons espirituais por causa do seu orgulho. E se chegou a tal ponto que você nem aceita ajuda dos seus pastores‚ entäo pode ter certeza que se encontra em péssimas condièöes espirituais e precisa desesperadamente de uma mudanèa drâstica de atitude e de ser totalmente livrado do orgulho. (Fim da mensagem de Papai.)

198. (Resumo da resposta:) O Senhor transmite palavras maravilhosas de louvor e de encorajamento a todas as Suas noivas. Säo palavras sinceras e verdadeiras, e o Senhor é sincero, mas näo significa que você seja melhor do que os outros. Ore fervorosamente para continuar sendo humilde! Se vir que estâ ficando orgulhoso ou crítico, peèa ajuda e oraèäo aos seus pastores.

Usar profecia para pastorear

199. (Pergunta:) Qual a maneira mais eficaz de usar a profecia para pastorear outras pessoas? Como um pastor pode evitar deixar-se afetar negativamente quando o Senhor explica os problemas de alguém?

200. (Jesus fala:) O segredo é aprender a aplicar a profecia. Eu lhe darei conselhos quanto ao que fazer‚ ou a perspectiva espiritual dos problemas ou pontos fracos de uma pessoa. Mas um pastor sensato e cauteloso vai parar para ponderar sobre o conselho e a melhor maneira de transmiti–lo de modo a alcanèar o objetivo desejado. Alguém que sabe tratar as pessoas näo vai permitir que o que lhe digo sobre alguém o faèa agir apressadamente, exageradamente ou com frustraèäo. Em outras palavras, mesmo que Eu lhe revele as fraquezas de alguém e como elas têm causado problemas, isso näo é desculpa para você, com base nessa informaèäo recebida em profecia, lidar com a situaèäo de modo que prejudique a pessoa.

201. Se quiser ser guiado pelo Espírito e bem-sucedido no relacionamento com as pessoas, precisa aprender a pegar a informaèäo que lhe dou sobre os problemas delas através de profecia e escondê-los bem no coraèäo. Näo deixe que o afetem nem que afetem o seu relacionamento com a pessoa, nem que o faèam interagir ou trabalhar com ela de modo impaciente, desamoroso ou desrespeitoso.

202. Eu talvez lhe diga em profecia que uma certa pessoa é orgulhosa e melindrosa e precisa mudar. Mas isso näo significa que você deveria entäo forèar a situaèäo e tratâ–la com dureza ou impaciência, ou indelicadamente. Na verdade, ao saber desses problemas, deveria agir com mais amor e compreensäo‚ demonstrando muito amor e dando bastante atenèäo à pessoa que estâ tendo problemas.

203. Se Eu lhe disser que uma pessoa é orgulhosa e precisa aprender a se submeter, é seu dever orar para ver como ajudâ-la a alcanèar essa meta. É o que Eu esperaria de um pastor sensato e paciente, que ponderasse e Me consultasse a respeito da situaèäo.

204. Posso lhe dizer claramente os problemas das pessoas sob os seus cuidados. Posso mostrar em que aspectos se desencaminharam, em quais näo estäo mantendo o padräo e quais precisam melhorar. Mas informo-lhe essas coisas sô para que possa conhecer melhor a sua situaèäo e assim orar por elas. Bem como buscar em Mim mensagens de encorajamento e orientaèäo para elas, e ver qual a melhor maneira de evitar os pontos fracos da pessoa de modo a conservar a uniäo e dar-lhes o tempo, a instruèäo‚ as informaèöes, os conselhos e a motivaèäo necessârios para melhorarem.

205. Quando revelo detalhes do íntimo de uma ovelha aos Meus pastores, näo é para usarem essa informaèäo contra a pessoa que estâ tendo o problema. Näo é para que os pastores sintam-se justificados em agir com rispidez e duramente, ou em “forèarem a barra” com a pessoa. Eu revelo aos Meus pastores o que o rebanho precisa para que tenham compaixäo, para que vejam a luta, as dificuldades e as fraquezas‚ e entäo faèam o possível para cuidar dos ferimentos e facilitar o caminho para as ovelhas mais fracas. (Fim da mensagem de Jesus.)

206. (Resumo da resposta:) Quando o Senhor lhe revela os problemas, fraquezas ou erros de alguém, é na esperanèa de que, devido a essa informaèäo, você seja um pastor melhor, mais sensato e mais amoroso para essa pessoa. Näo deveria permitir que o fato de saber sobre os problemas da pessoa o faèa magoâ-la sendo impaciente, ficando frustrado, ou faltando com o respeito.

207. Quando o Senhor lhe mostra o que se passa no espírito, mente ou coraèäo de alguém, é uma informaèäo muito sigilosa e delicada que deveria ser tratada com bastante cautela. Ter conhecimento dos pontos fracos de alguém deveria ajudâ-lo a ser mais amoroso e compreensivo. E se tomar tempo para pensar e orar sobre o assunto‚ a informaèäo que tiver recebido deveria ajudâ-lo a orar pela pessoa com maior conhecimento de causa, ouvir o Senhor de forma mais específica por ela e encontrar uma maneira de trabalhar com ela‚ para que seja mais fâcil ela melhorar e alcanèar suas metas.

208. (Mamäe:) Quando vocês, pastores, tomam conhecimento da anâlise espiritual que o Senhor faz de alguém, trata-se de uma informaèäo muito pessoal que sô deveria ser passada a quem estiver diretamente envolvido ou que realmente precise saber. Se você for amoroso e humilde, também agirâ com muita atenèäo, oraèäo e amabilidade quando for implementar quaisquer sugestöes que o Senhor dê em profecia. É bom se aconselhar com os outros pastores e näo sô sair por uma tangente porque recebeu algo do Senhor. Lembre-se que você talvez näo veja o quadro inteiro, e na sua empolgaèäo para retificar o erro ou endireitar uma situaèäo, pode acabar magoando a pessoa profundamente.

209. Se você ou os outros pastores tiverem qualquer reserva sobre algo que o Senhor disser para fazer, ou sobre a maneira de lidar com um problema ou como abordar uma pessoa, orem mais a respeito. Näo se apressem, correndo assim o risco de cometer erros.

210. Lembrem-se sempre, queridos pastores, que o Senhor lhes revela os problemas das pessoas para que possam ajudâ-las, näo para ficarem autojustos e críticos! Mesmo que o Senhor fale de maneira direta ou rígida sobre os problemas que alguém tem ou estâ causando, vocês näo deveriam ser rígidos ou duros quando forem conversar com a pessoa ou estiverem trabalhando com ela. Deveriam ter maturidade suficiente para aproveitarem a informaèäo recebida em profecia‚ mas ainda assim abordarem a pessoa com amor, paciência e compreensäo quando forem transmitir a mensagem ou agirem com base nela.

211. O Senhor talvez use palavras enfâticas em uma profecia sobre os problemas ou a condièäo espiritual de alguém, ou talvez use simbolismos ou comparaèöes chocantes para fazê-lo ver a gravidade do problema. Mas você näo pode reagir a essa mensagem com a mesma intensidade em que a recebeu. Precisa orar fervorosamente para saber como reagir da maneira certa. Näo importa o que o Senhor diga sobre os problemas de alguém, näo deveríamos mudar a nossa maneira de tratâ–la; näo deveríamos deixar de ter amor e carinho por ela.

212. O Senhor ou Papai talvez dêem mensagens sobre alguém em particular aos pastores, de uma maneira bem forte, mas a pessoa talvez nem perceba a seriedade do problema, e se lhe fosse transmitido dessa forma, talvez ela näo suportasse. Às vezes, porém, o Senhor tem que dar uma mensagem forte para que nôs, pastores, nos incitemos a tomar uma atitude, orarmos pela pessoa e fazermos algo para ajudâ-la.

Profecia no caso de doenèas, acidentes ou situaèöes em que hâ risco de vida

213. (Mamäe:) Uma certa situaèäo chamou a minha atenèäo e perguntei ao Senhor para me mostrar mais sobre o assunto. Foi um adulto da primeira geraèäo em uma das unidades dos WS que de repente ficou gravemente doente. O Senhor usou a doenèa dessa querida pessoa e a profecia de orientaèäo recebida para me levarem a pedir–Lhe mais diretrizes sobre como utilizar profecia em casos de emergência.

214. Nesta situaèäo em particular, esse irmäo estava com muita dor e näo conseguia urinar. Alguém no Lar recebeu uma profecia dizendo que havia “uma pedrinha obstruindo o trato urinârio”. O Senhor explicou que a condièäo dele poderia ficar bem grave e disse às pessoas no seu Lar para orarem por ele, ungirem-no com azeite, etc. Ficou também claro na profecia que se ele achasse necessârio, poderia consultar um médico, e que os médicos iriam sugerir um tratamento complexo e talvez até cirurgia. Foi uma profecia bem detalhada garantindo que ele se sentiria melhor antes da noite cair.

215. Ao fim da tarde‚ o irmäo estava sentindo dores lancinantes. Graèas a Deus, o pastor do Lar jâ tinha procurado um médico antes, caso ele precisasse ser consultado. Como a pessoa näo estava melhorando e parecia na verdade estar piorando, eles consultaram o Senhor novamente. Desta vez Ele disse claramente que deveriam ir ao médico.

216. O médico esvaziou a bexiga dele, que jâ estava quase arrebentando de täo cheia. Entäo ele “sentiu-se melhor antes da noite cair”, mas com certeza näo foi da maneira que esperavam. Segundo o diagnôstico médico, nosso querido irmäo estava com a prôstata inchada e obstruindo a uretra, de modo que sugeriram uma cirurgia.

217. Quando pediram ao Senhor que confirmasse o conselho e o diagnôstico do médico, Ele explicou que a primeira profecia näo estava errada. Havia mesmo uma pedrinha obstruindo o trato urinârio, mas que esse näo era a causa principal do problema. — O problema principal era na verdade com a prôstata.

218. O irmäo fez a operaèäo e agora, graèas a Deus, jâ se recuperou completamente! Quando pedimos ao Senhor mais conselhos sobre usar profecia em casos de doenèa ou situaèöes em que hâ risco de vida‚ Ele nos deu os seguintes princípios muito importantes.

219. (Jesus fala:) É um assunto sério Me invocar pedindo conselho em emergências, problemas de saúde‚ acidentes e enfermidades. Estou mostrando näo sô como a pessoa precisa estar extremamente fervorosa para receber uma profecia completa e pura, mas também o quanto aqueles que querem pastorear e cuidar de suas ovelhas através de profecia precisam ser guiados pelo Espírito e estarem abertos.

220. As Minhas noivas precisam tomar o mâximo cuidado quando väo Me ouvir em profecia para näo estarem cheias de outras idéias a respeito da situaèäo. Antes de abrirem suas bocas para receber as Minhas Palavras, elas precisam se incitar fervorosamente e no temor a Mim. Precisam tomar um tempo para acalmarem os seus espíritos e tirarem de suas mentes todas as distraèöes e preocupaèöes do mundo. Näo podem agir com pressa e Me abordarem confusas e frustradas‚ querendo rapidamente receber de Mim o que precisam, mas sem tomarem tempo para Me buscarem com temor e tremor, com grande respeito pela tremenda responsabilidade que é proferir as Minhas Palavras.

221. Se alguém viesse a Mim sem o devido respeito por profecia, sem temor a Mim e sem entender a seriedade disso, se a pessoa fosse leviana ou se exaltasse-se em orgulho, entäo haveria o risco de receber profecias incompletas ou até mesmo errõneas, difíceis de interpretar ou de aplicar. Tenho condièöes de responder às perguntas dos Meus filhos em qualquer situaèäo. A culpa nunca é Minha, mas säo muitos os fatores que poderiam afetar negativamente a recepèäo e evitar que recebessem as Minhas Palavras claras e puras. Por isso preciso permitir certas situaèöes para ensinar–lhes, para ajudâ-los a antever possíveis problemas, para avisâ-los de possíveis danos e orientâ-los sobre como ensinarem e treinarem os seus rebanhos.

222. Permiti que esta profecia exata lhes fosse dada para mostrar os perigos que podem surgir caso as pessoas seguissem profecia cegamente, caso agissem segundo as palavras exatas ditas numa profecia, sem contrabalanèâ-las com o conselho, o bom senso e o raciocínio. Esta profecia foi verdadeira, mas incompleta. Os pastores, porém, tiveram sabedoria e Me seguiram.

223. Deixei que tomasse conhecimento disto para Me consultar mais e Eu poder lhe avisar até que ponto algumas pessoas podem chegar se näo forem instruídas no caminho da sabedoria e de agir em oraèäo. O uso insensato de profecia pode gerar conseqüências imensas e muito prejudiciais se näo for refreado e se näo prevenirem-se contra certas situaèöes. Permiti que visse o que poderia acontecer devido a uma profecia incompleta‚ uma profecia que poderia facilmente ter sido mal-interpretada e implementada de forma errada. E que visse como seria fâcil as pessoas seguirem em frente alimentadas por seu orgulho‚ sem quererem aparentar estarem “erradas” nem buscarem outros conselhos.

224. A Família precisa ser avisada sobre situaèöes em que hâ risco de vida. Precisam aprender a usar profecia com sabedoria, como e quando buscar um médico, como Me consultar novamente para conferir e voltar a conferir e como ficarem livres da escravidäo do legalismo, que poderia fazê-las apegarem-se à profecia mesmo vendo que estâ faltando algo no cumprimento dela‚ ou que as promessas dadas estäo incompletas.

225. Se a Família näo for avisada dos perigos de se seguir apenas profecia, principalmente no caso de pessoas e pastores sem muita experiência, entäo podem chegar a ter situaèöes bem sérias nas mäos, até mesmo mortes. Poderia ser extremamente triste para a pessoa, que poderia sofrer e talvez até morrer antes da hora devido ao mal-uso da profecia. Isso sem mencionar a trâgica perda que seria para os seus entes queridos. Além disso, causaria mil e um problemas na Família, bem como com a lei e com a imprensa. Näo quero que a Família deixe o Inimigo entrar dessa forma, devido à ignorãncia ou ao mal-uso da profecia.

226. Isso é algo sério, e é uma questäo que precisa ser bem explicada para a Família. É uma coisa quando Me consultam sobre assuntos pessoais ou sobre testificaèäo‚ decisöes de negôcios como, por exemplo, que casa alugar, ou sobre as atividades do Lar e dos membros. Nessas situaèöes existe muita flexibilidade, e mesmo que percam alguns detalhes, näo existe muita possibilidade de danificarem gravemente as suas vidas e trabalho, pelo menos nada que seja täo sério como orar sobre saúde, doenèas e acidentes. Quis usar esta experiência e as circunstãncias dessa doenèa repentina para lhes mostrar os perigos de profecias mal-interpretadas, incompletas ou aplicadas da maneira errada.

227. Esta mensagem näo estâ errada quanto aos problemas de saúde deste homem. Näo foi desencaminhada. É uma profecia incompleta, mas um exemplo de como uma profecia pode ser täo detalhada mas näo mostrar a situaèäo toda. Se alguém seguisse tal profecia sem questionar, sem Me consultar ou procurar confirmaèöes, sem se aconselhar e utilizar bom senso‚ as conseqüências poderiam ser desastrosas. Os erros poderiam ser bem graves se a pessoa fosse fraca na fé e näo motivada pela fé e pela certeza, mas por temor ou orgulho‚ ou por querer se mostrar espiritual.

228. No caso desse irmäo, houve um bloqueio de alguns minerais. A diminuièäo do fluxo urinârio através da uretra, que estava um pouco fechada, causou um acúmulo de minerais nos ôrgäos pelo fato da urina ter ficado no corpo mais tempo do que o normal. Era preciso remover a “pedra”, tudo isso é verdade. Mas näo era a causa principal da doenèa ou do sofrimento. Isso foi conseqüência do problema principal, que era um intumescimento da prôstata.

229. Essa doenèa é comum nos homens hoje, principalmente devido à degeneraèäo do estilo de vida nessa época moderna. Ela é causada por uma vida näo saudâvel que em muitos casos nem pode ser evitada devido aos agentes poluentes na âgua e nos alimentos, devido aos químicos que se ingere sem querer e à mudanèa no estilo de vida em comparaèäo com antigamente. Como outras enfermidades prevalentes no mundo hoje, essa é uma das pragas da vida nos Últimos Dias. (Fim da mensagem de Jesus.)

230. (Resumo da resposta: ) É uma grave responsabilidade ouvir o Senhor a respeito de emergências, problemas de saúde, acidentes e doenèas. As pessoas que väo receber as profecias näo sô precisam estar fervorosas e fazerem todo o possível para se encaixarem nos requisitos necessârios para uma conexäo fidedigna‚ mas os pastores também precisam ter muita sabedoria ao interpretarem e aplicarem as profecias.

231. Pode ser um perigo seguir uma profecia sobre questöes de saúde e emergências se, como o Senhor disse, você seguir em frente “alimentado pelo seu orgulho, sem querer aparentar estar ‘errado’, nem buscar outros conselhos”. Se uma profecia a respeito da doenèa de alguém näo lhes parece clara, ou se näo se cumprir como esperavam, consultem o Senhor novamente ou procurem auxílio médico. Tenham bom senso. Näo se apeguem cegamente à profecia, a menos que o doente esteja absolutamente convencido de que estäo agindo certo. Mesmo que tenham a fé de que tudo estâ indo de acordo com o plano do Senhor, consultem-nO novamente para ver se estäo fazendo a coisa certa‚ se estäo interpretando as profecias da maneira certa, se perderam algum detalhe ou se Ele tem novas informaèöes.

232. Näo deixem de procurar um médico sô por causa de medo ou orgulho‚ ou porque querem dar a impressäo de que säo espirituais.

233. (Mamäe:) Queridos, estas säo sérias advertências sobre a utilizaèäo de profecia no caso de doenèas e principalmente de situaèöes em que hâ risco de vida. Se receber uma profecia de orientaèäo, mas a situaèäo näo for como esperava ou como o Senhor disse que seria, pergunte-Lhe novamente. Näo se apegue a uma profecia sô por orgulho ou porque näo quer dar a impressäo de que estâ duvidando. Se näo tiver fé para o que recebeu ou se questionar ou vacilar, é melhor tomar uma atitude! Consulte o Senhor novamente e pergunte-Lhe novamente o que precisa ser feito, e se precisa ir direto para o médico! Sempre é bom ouvir o Senhor e receber a Sua confirmaèäo e promessas antes de ir ao médico, mas lembre-se que numa emergência talvez näo possa ter uma longa sessäo de oraèäo e profecia. Se for uma emergência, você talvez tenha que orar a caminho. Seja qual for a circunstãncia, o Senhor pode lhe dar orientaèöes claras se ficar pertinho dEle e perguntar-Lhe tudo.

234. Profecias podem ser incompletas ou talvez vocês as interpretem errado, portanto tenham isso em mente e näo se arrisquem, a menos que o doente — ou os pais, no caso de uma crianèa — tenham realmente a fé para agir de acordo com a profecia. (Por favor lembrem-se que de acordo com a Carta Magna, o doente — ou seus pais, no caso de crianèas — säo responsâveis por decisöes relativas a tratamento médico. Confiram Direitos Bâsicos de Cada Membro, C, pâg. 21 e 22 da Carta Magna.)

235. Deus os abenèoe, querida Família! Peter e eu esperamos que esta BN seja uma bênèäo para vocês e que tenha esclarecido algumas dúvidas. Nôs estamos orando para que tenham tempo de estudar esta série e que, ao aprenderem a colocar em prâtica estes princípios, obtenham grande êxito e dêem muito fruto através da utilizaèäo do dom de profecia. Estamos orando por vocês.

Com muito amor unidos no nosso maravilhoso Marido e Amor, Mamäe

Copyright © 2001 por A Família

(fim de arquivo)