Vitória sobre Comparar-se, 2a Parte

Maria
May 5, 2003

CM/FM 3328

Maria 55912/00

Aprenda a disciplinar sua mente para que seus padröes de pensamento sejam positivos, e o seu
canal fique sintonizado à Minha freqüência!

Querida Família

Esta é a última BN desta série, e contém mais profecias interessantes e esclarecedoras sobre a questäo de se comparar com os outros. Espero que estas palavras do Senhor, bem como o testemunho que se encontra nesta BN, ajudem todos vocês.

Com muito amor, Mamäe

Tire os ôculos escuros

2. (Jesus fala: ) Quero que tire os ôculos escuros que tem usado para encarar situaèöes passadas e as pessoas com quem convive. Com esses ôculos você vê tudo escuro e sem esperanèa, como se a vida a tratasse com parcialidade, e entäo se sente injustièada. Esses ôculos a inspiram à autocomiseraèäo e ao ressentimento, porque acha que os outros levaram vantagem. Quando você coloca esses ôculos‚ näo consegue perdoar os lapsos das pessoas, o fato de näo se comunicarem ou a maneira como a ofenderam. Eles bloqueiam a sua visäo e você näo consegue ver os problemas que as pessoas têm e as cargas que carregam, entäo sô vê que elas têm coisas, oportunidades ou relacionamentos que você gostaria de ter. Entäo comeèa a questionar o Meu plano para a sua vida, ou o Meu amor por você, porque acha que se tivesse aquilo que inveja na vida dos outros, seria feliz.

3. A realidade é que a única maneira de ser feliz é tirando esses ôculos e nunca mais usâ-los. Porque mesmo que você tivesse todas essas coisas: um relacionamento ideal, um monte de oportunidades de trabalho e de viajar, uma personalidade mais atraente, e assim por diante, continuaria infeliz e desejando mais. Porque o que afeta a sua vida e a impede de ser feliz näo säo essas coisas, säo esses ôculos, que representam as mentiras do Inimigo que se apoderaram da sua vida e que você agora considera fatos. Eles representam o profundo e antigo hâbito de se comparar que o Inimigo tem aumentado pouco a pouco. Você sempre quis ser a melhor em tudo, e quando näo era‚ considerava que o motivo eram os aspectos nos quais estava em desvantagem, como por exemplo, as características que herdou de seus pais, o lugar onde foi criada, o seu signo, as restrièöes que sofreu na infãncia, ou falta de dinheiro.

4. Esses ôculos a têm impedido de aceitar a satisfaèäo e a felicidade que Eu poderia lhe dar. Mas quando olha para trâs, para as diferentes fases de sua vida, percebe que teve uma vida boa, e aí volta a ver as coisas com esses ôculos e as vê com remorso, desejando poder ter a chance de fazer algumas coisas diferente.

5. Eu te amo muito, e adoro o fato de ter Me entregado a sua vida‚ mas agora quero que também Me entregue esses ôculos aos quais é täo apegada. Demorou um pouco para chegar a este ponto, porque você precisava ver como eles afetam a sua vida para se convencer de que eles näo a ajudam em nada.

6. Você hâ anos tem combatido pensamentos negativos e melhorou bastante, mas o problema é que esses ôculos sempre estiveram por perto, e você estâ sempre mais do que disposta a usâ–los e a analisar a sua vida através dessa visäo supostamente “realista”. Em qualquer situaèäo você logo julga para ver se foi tratada de forma justa‚ e normalmente acha que se tivesse sido tratada melhor, estaria perfeitamente feliz. O fato é que eu dou a todos tanto bênèäos quanto desafios. Se você recebesse apenas bênèäos‚ näo teria nenhuma oportunidade de crescer, de passar por sofrimentos ou dificuldades e de aprender a ter compaixäo e a se condoer dos outros.

7. Quero que se sinta feliz Me servindo, que confie que tudo o que permito na sua vida é para o seu bem. Que‚ mesmo que algo lhe pareèa uma pedra, é päo, simplesmente porque fui Eu quem lhe dei. Se agir assim, näo vai ficar olhando para a vida dos outros desejando ter as bênèäos que os vê receber, porque entenderâ que tenho tudo de bom para lhe dar e que é uma questäo de tempo você também receber as mesmas bênèäos.

8. Você näo quer celebrar todos os Natais de uma sô vez, quer? Entäo confie que tenho em mäos mil e uma dâdivas maravilhosas para lhe dar, e que näo vou esquecer de lhe dar nenhuma, e que lhas darei quando vir que väo ajudâ-la mais. Tenho bebês, casamento, viagens, ministérios emocionantes, amizades e tudo o que você precisa. Tenho mais treinamento e dons para lhe conceder. Tenho dâdivas de amor e riso, realidades por vir que um dia se tornaräo lembranèas maravilhosas, e contato e experiências preciosas com outras pessoas.

9. Vai levar um tempinho para você conseguir tirar esses ôculos de vez, mas näo vou desistir. No comeèo você vai piscar os olhos porque a Minha perspectiva vai ofuscar um pouco a sua visäo. E porque näo estâ acostumada a ver sem esses ôculos, talvez tudo pareèa brilhante demais, positivo demais‚ e o Inimigo lhe diga que estâ tudo muito azul, que é fora da realidade ser täo agradecida por tudo, ver a Minha perfeita vontade em tudo e achar que todas as coisas contribuem juntamente para o bem porque você Me ama.

10. Eu näo quero ver você simplesmente se resignar às circunstãncias como se näo tivesse saída, como se essa fosse a sua sina. Quero que confie tanto em Mim que nem precise se resignar a nada, pelo contrârio, que se sinta perfeitamente feliz com a ocasiäo em que as coisas acontecem na sua vida e com o que lhe permito passar na ocasiäo, cheia de fé de que planejei os mínimos detalhes e näo vou esquecer de nada. (Fim da mensagem de Jesus.)

O antídoto: humildade!

11. (Papai fala: ) Você é humana, e o Senhor criou os seres humanos com certas fraquezas para ajudâ-los a ficarem desesperados com Ele e prôximos dEle. A maior fraqueza que o Senhor permitiu que o homem tivesse é o orgulho, é seu pecado dominante e, como eu jâ disse muitas vezes, é a raiz de todos os nossos problemas.

12. O Senhor ama todos os Seus filhos e quer abenèoar e recompensar cada um pela fé e pelo amor que têm por Ele‚ bem como por sua obediência. É preciso muito amor sobrenatural de Deus para ser altruísta, generoso e para se doar a outros‚ tanto a ponto de näo se preocupar se fulano de tal tem esta ou aquela bênèäo, e nem querer saber por que você näo ganhou o que queria nem pode estar com a pessoa que queria.

13. A tendência, devido ao orgulho, é pensar assim. Mas se você näo lutar para parar, esse é o caminho para a destruièäo, porque a faz afundar ainda mais no poèo do orgulho, do egoísmo e da inveja. Você tem que parar e reconhecer quando estâ sendo atacada com batalhas de inveja, ficando melindrosa, ressentida, sentindo-se excluída ou quando fica com ciúme pelo fato das pessoas serem chamadas para fazerem algo e você näo. Precisa admitir que trata-se de um ataque do Inimigo através do seu orgulho. Ele realmente quer exagerar esse sentimento e brincar com as suas emoèöes. É ele quem a faz comparar, analisar e ficar olhando para tudo o que você acha que deveria ter e que pensa que merece. Ele a faz analisar as coisas a ponto de se tornar uma grande luta e você parar no buraco.

14. Essa mentalidade a afunda cada vez mais no desencorajamento e na inveja‚ fazendo–a se sentir totalmente excluída, inútil, desprezada e desvalorizada. O Inimigo pinta o quadro bem negro‚ exagera de verdade, e pode fazê-la acreditar em todas as suas mentiras.Você comeèa a pensar: “Ei, o que é que eu estou fazendo aqui? Nem precisam de mim! Todo o mundo jâ estâ fazendo o que eu gostaria de fazer. Ninguém me pergunta coisa alguma, nem me inclui em seja o que for. Estou enfurnada neste ministério hâ tanto tempo. Talvez fosse bom eu ir para outro lugar, fazer outra coisa, ir para um lugar onde as pessoas väo me dar mais valor.”

15. A razäo por que o Inimigo a faz se comparar e ficar com inveja dos outros, e incita o seu orgulho, é para que você deixe de olhar para o Senhor. Ele näo sô quer que você deixe de olhar para o Senhor, mas quer afastâ–la do Senhor e da vocaèäo que Ele tem para você e até fazê-la ficar ressentida com Ele. Você talvez ache que näo tem problema nenhum ter um pouco de ressentimento das pessoas ou das coisas, mas quando abre uma brecha para essas coisas, o Inimigo as usa‚ ele as exagera e pode chegar a ponto de você transferir esse sentimento para o Senhor. Você passa a criticar a maneira como as coisas acontecem — as circunstãncias, eventos, as bênèäos que as pessoas recebem e se permanecer no canal do Inimigo, sô vai afundar cada vez mais.

16. O Inimigo sabe que tem uma arma poderosa em mäos, o seu orgulho, e a usa tanto quanto pode! Näo estou me referindo apenas ao seu orgulho‚ mas ao orgulho do ser humano em geral. Näo estou implicando com você, mas sim tentando desmascarar o que o Inimigo faz com as pessoas quando as leva a se compararem com outros. Todo o mundo se compara porque todo o mundo tem orgulho, mas quando você se entrega ao orgulho, aí o Inimigo realmente pode entrar com as suas mentiras e tentaèöes horríveis para fazê-la olhar para as ondas, para baixo, inspirando-a a criticar, a invejar, a ressentir e a ter ciúmes. É um ciclo terrível e a única maneira de parâ-lo é sendo humilde e pedindo perdäo e ajuda ao Senhor.

17. Se você nunca tivesse problemas, dificuldades ou provaèöes, se tudo sempre fosse como você quer e do seu jeito, se pudesse ir aonde quisesse, ficar com quem quisesse, fazer o que quisesse‚ saber tudo o que estâ acontecendo, se fosse sempre chamada para ajudar e incluída em tudo, ficaria muito orgulhosa e farisaica. Nem pensaria que precisa de Jesus, e näo entenderia realmente que sem Ele näo é nada. E mesmo que tudo fosse sempre como você quer, ou pelo menos mais do que no momento, ainda assim você estaria insatisfeita e infeliz, porque é da natureza humana sempre querer mais do que se tem.

18. Essas provaèöes envolvendo orgulho que ocorrem na nossa vida säo maravilhosas porque ajudam a mantê–la humilde e sentindo necessidade do seu Marido e Amado. Näo é fâcil passar por elas, porque nunca é fâcil travar batalhas contra inveja. Mas se considerâ-las oportunidades do Senhor abenèoar outras pessoas e de ajudâ-la a se manter humilde e mansa, entäo é muito mais fâcil aceitâ-las. O pior que você pode fazer é ficar calculando, analisando e pensando nas coisas, porque vai realmente ficar na fossa.

19. Näo é possível calcular o amor de Deus e entender por que Ele age de uma certa maneira. Você talvez ache que Deus deveria saber que você queria fazer isto e aquilo, e näo entenda por que Ele näo a incluiu. Mas precisa entender que Jesus ama todos os Seus filhos, mas näo vai lhe dar todas as bênèäos o tempo todo. Ele as divide. Sabe para quem deve dâ-las num determinado momento, e se você conseguir ser humilde e ficar feliz por amor aos outros, vai crescer em humildade.

20. O Senhor tem um plano e um propôsito para cada um de Seus filhos. Ele tem um lugar para você, um ministério, um trabalho, uma unèäo e uma vocaèäo. Você näo pode viver olhando para a pessoa ao seu lado desejando fazer o que ela estâ fazendo, sendo que o Senhor quer que você seja fiel onde Ele a colocou no momento. Precisa aceitar a maneira como o Senhor optou por agir na sua vida, acreditando que você é importante para Ele. Mas näo é mais importante do que Suas outras noivas‚ e precisa ser humilde e permitir que Jesus ame as outras pessoas, as abenèoe e use e também lhes dê o que elas precisam.

21. Depois que se submeter ao espírito de humildade, você ficarâ muito mais satisfeita e o Inimigo näo poderâ mais tentâ-la a ficar se comparando. É muito mais sensato se colocar na posièäo humilde, tipo: “Näo pude fazer isto e aquilo, mas näo tem problema, porque é bom para mim partilhar a carga e permanecer humilde!” Em vez de pensar: "Por que é que näo pude fazer aquilo?"

22. O único jeito de sair desse ciclo de sentimentos negativos e pensamentos infrutíferos ou de inveja, é sendo humilde e estando grata pelas bênèäos que o Senhor lhe concede. Lembre-se que Ele a ama e näo a estâ tratando mal nem sendo parcial, mas sim cuidando bem de você. Lembre-se que näo pode ter tudo do jeito que quer. O Senhor tem que fazer algumas coisas na sua vida para mantê-la humilde e ciente do quanto precisa dEle. Ele näo pode fazer com que tudo seja perfeito para você, sempre lhe dar todos os desejos do seu coraèäo e todas as bênèäos e o que você sempre quer, senäo você ficaria farisaica e orgulhosa demais. Ele sabe que o que você mais deseja é ficar perto dEle, dependendo dEle, precisando dEle, obedecendo-Lhe e cumprindo a Sua vontade, entäo, justamente por amâ-la, Ele providencia situaèöes que a ajudam a permanecer pertinho dEle, humilde e pequena aos seus prôprios olhos.

23. A prôxima vez que acontecer algo e você quiser se comparar com alguém ou se sentir excluída‚ transforme esses pensamentos em pensamentos úteis sobre como isso é bom para você, como a estâ ajudando a ser mais humilde e a estâ mantendo perto de Jesus. O Senhor abenèoarâ a sua atitude de gratidäo. Quando Ele vê que quer se submeter, ser bondosa e deixar os outros compartilharem de algumas das coisas, fazerem certas coisas, saberem mais do que você ou brilharem mais às vezes, mesmo que lhe doa e você fique se comparando, Ele realmente abenèoa. (Fim da mensagem de Papai.)

Por que eles?

24. (Oraèäo:) Jesus‚ Você sabe que hâ anos tenho batalhas porque fico me comparando com A. Em algumas ocasiöes me saí melhor, em outras pior, e agora a batalha estâ mais ferrenha do que nunca. Eu a amo muito e às vezes me sinto amiga dela, mas em outras ocasiöes os sentimentos negativos em relaèäo a ela aumentam incrivelmente e anuviam praticamente toda a minha visäo. Sinto que apesar de sermos muito parecidas em alguns aspectos, em muitos — quase todos — ela é um pouco melhor do que eu‚ e isso me deixa frustrada! Ela tem um cargo de muita responsabilidade e confianèa, e participa de vârios projetos e ministérios. Sinto que em muitos sentidos ela é favorecida, e que isso acontece porque ela é eficiente em seu trabalho, é mais simpâtica, mais bonita e porque as pessoas gostam mais dela, e näo hâ nada que eu possa fazer quanto a isto!

25. Eu a conheèo relativamente bem e sei que todas as coisas ruins que penso sobre ela às vezes säo totalmente infundadas. Mas como ela é täo talentosa e simpâtica‚ é difícil eu ignorar esses sentimentos, porque parecem fazer muito sentido. Sei que ela tem os seus problemas e no final fica tudo bem equilibrado, pelo menos é o que Você sempre me disse, mas às vezes é deprimente ver que ela tem oportunidade de fazer tantas coisas que eu gostaria de fazer. Sinto que por mais que eu me esforce ou me saia bem‚ nunca vou estar no seu nível, ou melhor, o que os outros consideram o seu nível — às vezes näo concordo que ela seja mais capacitada do que eu em certas coisas. Acho que é aí que entra também um pouco de ressentimento. Näo é o caso sô de pensar “ah, ela é maravilhosa e eu nunca vou ser assim”. Freqüentemente penso: “Escuta aqui, eu poderia fazer isso do jeitinho que ela fez. Por que eles nem pensaram em me dar uma chance?”

26. Meus pastores jâ tentaram me animar e Você também, mas é difícil aceitar esse encorajamento, porque acho que todos estäo querendo sô me apaziguar, e näo importa o que digam, näo acredito, pois "sei" que tanto eles quanto Você provavelmente amam e confiam mais nela mesmo. Sei que também sou útil aqui, mas por algum motivo, saber disso näo me faz sentir melhor se ela tem a oportunidade de ir para câ e para lâ e eu näo. Näo é algo que aconteceu sô uma vez näo, mas vârias e vârias vezes de diferentes maneiras estes anos todos, desde o ãngulo de relacionamentos ao de trabalho, e muitos outros ãngulos entre esses. Por que sô me comparo com ela assim nesse extremo e näo com outros? Por que näo consigo superar este sentimento?

27. (Jesus fala: ) Meu amor, você precisa acreditar nas Minhas Palavras. Mesmo que duvide delas, mesmo que näo lhe pareèam sinceras ou corretas‚ precisa aceitâ–las e ter fé nelas. É perigoso duvidar das Minhas Palavras, pois se decide rejeitar, simplesmente näo aceitar uma certa coisa, fica mais fâcil rejeitar e ignorar outras coisas que digo. Aí você näo sô perde o importante conselho‚ encorajamento, orientaèäo ou visäo que posso lhe dar, mas também edifica uma muralha de resistência a Mim e Meu Espírito, e ao amor e verdade que poderia lhe dar, e à intimidade que poderíamos ter.

28. Faz anos que você vem construindo, pouco a pouco‚ um muro de ressentimento em relaèäo a essa sua querida colega. Por vezes percebeu e o enfrentou, saindo vitoriosa em diferentes aspectos e derrubando partes do muro. Mas mesmo assim é algo que tem raízes profundas, jâ muito antigas, e você nunca abriu mäo disso totalmente, nem destruiu seu alicerce.

29. Sei que näo é fâcil ouvir isto, mas a única maneira de ser feliz e se livrar desse sentimento é livrando-se dele e soltando as amarras. Peèa oraèäo aos seus pastores. Conte-lhes a batalha que estâ tendo, fale sobre esses ressentimentos e ore desesperadamente Me pedindo para ajudâ-la a travar essa batalha. É como qualquer outro pensamento negativo‚ crítico ou de inveja, você näo pode dar brecha para essas coisas.

30. Você estâ confusa e frustrada, até zangada por causa dos pensamentos que têm. Fica pensando: “Achei que jâ tinha ganhado a vitôria! A esta altura eu devia ter ganho! Por que näo consigo ficar feliz com o que acontece com ela e simplesmente aceitar que o que Você lhe concede é o que é para ser mesmo? Por que näo aceito simplesmente o que Você e os meus pastores dizem? Por que näo consigo me orgulhar do fato de meus colegas terem um certo ministério? Por que fico ressentida por ela estar aparentemente conquistando maiores responsabilidades mais râpido do que alguns de nôs?”

31. Nesses anos todos que viveu e trabalhou com ela, jâ viu como ela é normal e humana, e jâ percebeu que näo estâ sendo favorecida‚ como você achava antes. Ela se sai muito bem em algumas coisas, mas você também é bem capacitada em muitas dessas mesmas coisas ou até melhor em outras. No geral aprendeu que cada um tem o seu lugar, a sua personalidade, que as pessoas säo ímpares e ninguém é "melhor" em tudo, nem mesmo ela. Mesmo assim, pelo fato de ela ser obviamente linda e talentosa, e principalmente por lhe ter sido confiadas mais responsabilidades do que a você e por ela ter o privilégio de viajar, é difícil näo voltar ao antigo modo de pensar: “Isso näo é justo. Por que é que ela tem que ter tudo?”

32. No seu coraèäo você sabe que ela näo tem tudo e que grande parte do que tem ou teve, você nem ia querer. Mas, pelo fato de você desejar tantas dessas mesmas coisas ou de pensar que gostaria de tê-las, fica difícil deixar de se comparar e ficar feliz com o que tem. É uma grande prova, uma das maiores e mais prolongadas que jâ lhe dei.

33. Näo lhe permiti isso sô porque quero vê-la triste, mas sim para ajudâ-la a crescer. Imagine sô se nunca tivesse um "adversârio de peso", alguém com quem você achasse que valia a pena se comparar? Entäo nunca teria esse grande senso de realizaèäo ao superar batalhas täo grandes de ficar se comparando. Se apenas se comparasse com pessoas que têm apenas uma ou duas coisinhas ou características que você gostaria de ter, como por exemplo‚ o trabalho delas‚ a aparência ou a personalidade, num certo sentido seria muito mais fâcil ganhar a vitôria simplesmente se “convencendo” e percebendo como a sua situaèäo é boa e como essas duas coisinhas ou características säo insignificantes dentro do contexto global. Mas se olhar para alguém como ela, que aparentemente se excede em todos os mesmos aspectos que você e em outros, e conseguir aceitar e näo se sentir mal, se conseguir até ficar agradecida pela maneira como dotei você, entäo serâ feliz!

34. Agora que ganhou grandes vitôrias você no geral se tornou uma pessoa basicamente feliz. Näo deixe o Inimigo mentir e lhe dizer que foi tudo falso, porque “olhe sô pra você, estâ passando pela mesma coisa outra vez e ficando toda desanimada”. Você näo perdeu a batalha e näo estâ sucumbindo. É verdade que foi atacada e bastante, vacilou um pouco e ficou fraca. Mas ainda näo terminou, e você ainda tem tempo para revidar‚ para resistir ao Inimigo e expulsâ-lo pros diabos afora. Você näo quer ficar se sentindo assim, quer? Mesmo que ache que tem uma “desculpa” para isso e que estâ “certa”, näo quer ter esses sentimentos horríveis de ressentimento e inveja que expulsam a alegria da sua vida‚ quer?

35. Näo abra mäo do lindo dom de felicidade, satisfaèäo e aceitaèäo que lhe dei. É um tesouro belíssimo ao qual deve dar valor e ter o maior apreèo näo importa o custo. É um tesouro muito mais valioso do que qualquer cargo, ministério, título, oportunidade, dom, talento, beleza ou simpatia.

36. Confie em Mim, Meu amor‚ pois esta é mais uma ocasiäo em que a sua submissäo estâ sendo colocada à prova. Submeta a sua mente, o seu raciocínio carnal, a sua lôgica, senso de justièa e de equidade. Abra mäo dessas coisas. Simplesmente entenda que você talvez näo esteja com a razäo, e mesmo que esteja Eu tenho um desígnio superior e permito essas coisas aparentemente erradas ou injustas por uma razäo. No final, tudo contribui para o bem, e todos säo recompensados de acordo com o que sei que a pessoa merece.

37. Este tempo‚ este momento é täo pequeno em comparaèäo com o processo geral da vida! Daqui hâ anos, nem Eu nem os outros vamos julgâ-la pela maneira como é agora. O seu crescimento näo vai ser retardado nem o seu ministério ou responsabilidades atrapalhados por causa de seja quem for. Você presta contas a Mim‚ Àquele que a vê claramente e que a entende profundamente. Pode confiar que näo a ignorarei nem a excluirei. Eu a vejo e sei tudo a seu respeito, portanto, a Meu tempo, lhe darei tudo o que sei que pode agüentar e merece.

38. A única coisa que poderia detê-la näo é uma pessoa, um colega ou pastor, mas sim o fato de você se travar no espírito, de você prôpria näo prosseguir adiante, näo estender a mäo para ser ajudada, näo progredir, näo lutar ou se submeter. Quando fica se comparando, você se trava no espírito, porque concentra-se tanto no que os outros têm e você näo que fica ainda mais para trâs. Se ficar pensando nos outros, observando-os e analisando-os‚ vai perder o tempo que poderia usar para progredir espiritualmente e até no seu ministério.

39. Assim como pensa no seu coraèäo, assim você é. Quando se considera deficiente‚ inferior, menos qualificada e menos útil, isso é apenas um reflexo da sua prôpria atitude e falta de motivaèäo. Mas quando se considera uma pessoa útil — porque foi assim que Eu a fiz — e ideal para os seus servièos — porque foi assim que Eu a fiz — entäo é isso o que se torna, e desempenha um papel que mais ninguém poderia desempenhar‚ pois foi criado para você, e assim estarâ cumprindo o seu destino.

40. Näo duvide de Mim, do Meu amor, da Minha sabedoria ou do Meu julgamento. Tenha fé em Mim e nos seus pastores também. Tenha fé no Meu amor e no que planejei para a sua vida.

41. Quero que se apôie em Mim e näo nos seus prôprios dons ou capacidades. Quero que entenda que você näo tem e näo vai ter todos os dons. Eu a criei para que naturalmente se sinta um pouco insegura, até mesmo naquilo em que se sai bem. Näo quero que ache que os seus dons säo garantidos ou se ache ôtima sô por causa da maneira como a uso.

42. Tenho intenèäo de usâ–la ainda mais do que no momento, mas preciso lhe confiar mais responsabilidades e privilégios aos poucos, dependendo das lièöes que aprende, da sua humildade e progresso espiritual. Näo posso lhe dar muita coisa antes da hora, caso contrârio perderâ o meio–termo e a harmonia na sua vida espiritual, e sei que vê a importãncia disso. Você entende a necessidade de um equilíbrio e das coisas serem justas, entäo quando achar que levou desvantagem, veja sob esse ãngulo. Entenda que parte da “justièa” e do meio-termo é o fato de você ter melhorado em certos aspectos, ter aprendido e aceitado certas coisas antes de outras, antes de poderem lhe ser confiados certos privilégios ou responsabilidades. Essa é a sua parte no negôcio, o lado da balanèa que lhe cabe.

43. Trabalhe no sentido de equilibrar o seu lado da balanèa e confie que Eu equilibrarei o Meu, tâ certo? Deixe a situaèäo nas Minhas mäos, confiando que manterei a balanèa bem equilibrada, tanto no seu trabalho quanto na sua vida amorosa e na sua vida em geral. Sou Eu quem cuida das suas balanèas e das de todos. O seu tempo e o que lhe acontece estâ nas Minhas mäos, e estou sempre pronto para ajudâ-la a se equilibrar se cair demais para um lado. Lembre-se, porém‚ que näo estou largando o Meu lado da balanèa, é você quem estâ colocando peso demais no seu, os pesos de uma mente analítica, de ficar se comparando e tentando calcular tudo. Você age assim porque quer encontrar um meio-termo, mas, Meu amor, näo é assim que vai encontrar o equilíbrio de que precisa.

44. O equilíbrio você vai encontrar submetendo–se, aceitando que näo conhece todas as facetas e abrindo os olhos, coraèäo e mente para Eu poder lhe mostrar como as coisas säo na realidade. Meu amor, permita-Me lhe mostrar as coisas sob a Minha perspectiva. Deixe-Me falar ao seu coraèäo e mente, e levar embora a percepèäo anuviada, barrenta e distorcida que tem tido de si mesma e dos outros, pois assim poderei ajudâ-la a ficar verdadeiramente livre. (Fim da mensagem de Jesus.)

45. (Mamäe:) O Senhor fez um milagre maravilhoso na vida desta pessoa e lhe deu vârias vitôrias grandiosas na questäo de ficar se comparando com os outros. Levou vârios anos e muita oraèäo, perseveranèa, ouvir o Senhor em profecia e muita luta para ela acreditar e agir segundo o que o Senhor lhe disse. Mas ela venceu, e agora raramente se compara com a pessoa mencionada acima na oraèäo‚ ou com qualquer um, e näo tem mais o ressentimento de antes. Isso näo significa que nunca se sinta tentada a se comparar, como acontece com todos nôs, mas ganhou uma vitôria milagrosa e raramente cede a essa tentaèäo. Glôria ao Senhor! É possível!

Você consegue!

46. (Jesus fala:) Você quer saber se existe algum aspecto no qual desejo que se submeta mais. Entäo vou lhe dizer‚ Meu amor. É na questäo de ficar se comparando com os outros, que é um aspecto que lhe causa muito sofrimento e dificuldades na vida. E como você sofre, Eu também sofro. Para Mim é muito difícil vê–la enfrentando batalhas, achando que näo faz o suficiente, que näo é amada ou necessâria‚ porque estâ se comparando.

47. Você precisa entender que a amo tanto quanto amo qualquer outra pessoa, mas ajo na sua vida de uma maneira diferente. Ajo na vida de cada um de uma maneira. Se fosse tudo igual näo seria amor, porque cada um tem as suas necessidades. Se você conseguisse aceitar esse fato e confiar mais em Mim, seria muito mais feliz, sofreria menos e teria mais para dar aos outros. Você se sentiria mais completa e entäo Eu poderia usâ-la mais.

48. Portanto, neste novo ano‚ peèo-lhe que ataque esse pecado dominante de ficar se comparando com as outras pessoas. A raiz dele é o orgulho, como de todos os pecados. Ficar se comparando na verdade alimenta o seu orgulho. Sabe por quê? Porque quando se compara, sente-se indigna, inútil e desprezada. Mas ao fazê-la ficar se comparando, o Inimigo consegue fazer com que näo veja a Minha mäo na sua vida, o Meu plano e a Minha vontade para você‚ e com que olhe para si mesma. Você fica insubmissa ao que permito na sua vida, fica infeliz e tudo isso alimenta o seu orgulho, porque comeèa a achar que merece coisa melhor.

49. Na realidade você sabe que näo merece absolutamente nada do que tem, e que sô estâ aqui, tem o ministério que lhe dei, bem como amigos, amor e um lugar onde servir e se realizar, por causa da Minha misericôrdia. Mas quando cai na fossa da inveja, näo enxerga a realidade com clareza e se vê cercada pelas mentiras do Inimigo. Näo consegue enxergar direito‚ e quando fica se comparando, deixa de progredir no espírito, e retorna aos seus velhos hâbitos e pecados dominantes.

50. Seja militante contra os ataques do Inimigo nesse aspecto da sua vida que lhe causa tanta dificuldade. Recuse-se a aceitar as mentiras dele! Quando sentir que vai ter uma batalha, simplesmente se lembre que faèo todas as coisas bem, que tenho um plano perfeito para você e que a amo. Lembre–se que uma boa maneira de exercitar o dom da humildade é näo cair nessa armadilha, e que ficar se comparando com os outros equivale a dar passos para trâs no espírito. E aí recuse–se a fazer isso!

51. Meu amor, sei que você tem condièöes de ganhar a vitôria, pois jâ oraram por você e você recebeu a Minha ajuda no espírito. Agora fica por sua conta lutar e näo abrir nenhuma brecha na sua vida. Jâ vou avisando que vai ser difícil, porque você tem o mau hâbito de se comparar com os outros, e é muito fâcil sucumbir a isso, o que lhe causa uma tristeza imediata. Sendo assim, näo vai ser fâcil perceber que estâ caindo nesse velho hâbito e sair, mas sei que vai conseguir e estarei ao seu lado, pronto para ajudâ-la quando Me invocar.

52. Submeta-se completamente nesse aspecto. Assuma esse compromisso Comigo: de acreditar que faèo todas as coisas bem e de lutar para estar mais agradecida pela maneira como a criei, pelo que lhe dei e pela vereda que escolhi para sua vida. Esse tipo de submissäo completa gera paz, satisfaèäo e grande felicidade. Prometo.

53. Consulte-Me sempre que surgirem dúvidas ao dar passos para melhorar nesse aspecto, e cada vez lhe mostrarei o que fazer para superar e qual a melhor maneira de enfrentar esse ataque do Inimigo. Até agora você näo tem considerado essa situaèäo algo importante que deveria realmente combater. Tem considerado mais algo inevitâvel, em vez de uma ârea fraca a ser superada. Mas travar essa batalha a ajudarâ a aprender muito mais como ser mais humilde, mais sensível ao Meu Espírito do que ao seu prôprio ego, e uma bênèäo maior para os outros, e assim por diante.

54. Vale a pena‚ Meu amor. Sei que você quer a vitôria, e por isso prometo que a terâ! Eu vou ajudâ-la. Lembre-se que o fato de Me consultar e de querer melhorar lhe darâ uma unèäo especial para crescer nesse aspecto da sua vida! Amo você! (Fim da mensagem de Jesus.) (tirado de “Você Consegue — 2ª Parte”, CdM 3292:147-154‚ BN 891)

Vâ ao outro extremo!

55. (Jesus fala: ) Eu gostaria que você aceitasse o fato de que Eu o criei para ser um vaso especial para um propôsito especial, e que näo exijo nem desejo que seja exatamente igual às pessoas com quem convive. Você é diferente, tem uma personalidade, um papel e um futuro diferentes. Gostaria que levasse a sério o que Eu disse a Pedro quando ele questionou o fato de Joäo ter perguntado: “Senhor, o que este homem deve fazer?” Eu tinha tido uma conversa bem aberta com Pedro, dizendo-lhe como ele estava e o que deveria fazer‚ mas ainda assim ele queria saber em que grau se encontrava em comparaèäo com Joäo e com os outros, e que papel eles desempenhariam. Em parte era curiosidade, mas também muito era o seu desejo de se comparar com os outros. Você se lembra o que Eu disse a Pedro? "Que te importa a ti? Vem tu e Me segue!"

56. Eu coloco os coraèöes à prova. E apesar do seu coraèäo estar repleto de coisas, julgo apenas com base no amor que tem por Mim, no seu desejo de fazer a Minha vontade, e na sua obediência em seguir o caminho que escolhi para você. Näo se preocupe nem tema por causa de todo o chäo que ainda tem a percorrer, nem olhe para trâs, pensando que näo aprendeu tanto quanto os outros, porque por mais que se esforce, nunca se pode avaliar pela aparência, e fazer isso sô vai confundi-lo e deixâ-lo em condenaèäo. Eu ensino e treino cada pessoa de uma maneira, num determinado ritmo e para diferentes ministérios, de modo que näo existe parãmetro de comparaèäo! Se quiser se comparar, compare-se com base no padräo estabelecido na Minha Palavra, e deixe o Meu Espírito Santo falar gentilmente ao seu coraèäo e lhe mostrar em que aspectos você pode melhorar. Ela é bem amorosa e gentil, näo é como a voz do Inimigo, que faz com que você se compare para se sentir mal e condenâ-lo.

57. Lembre-se que näo sou autor de confusäo, mas de paz. Desejo lhe dar aquela paz que sobrepassa todo o seu entendimento carnal e que o faz aceitar a maneira como o fiz e o caminho que escolhi para você. Essa paz dou liberalmente‚ mas para poder receber essa paz você precisa abrir mäo dos seus grilos e da mania de ficar se comparando, bem como do modo de pensar negativo‚ e querer mudar de todo o coraèäo.

58. No princípio serâ muito difícil aceitar essa paz, mas se esforèar-se, pode mudar a sua vida! A sua mente pode ser treinada, fortalecida e trabalhada como se faz com um músculo. Você precisa comeèar a treinar a sua mente para reagir positivamente às situaèöes que normalmente seriam negativas. Isso näo significa que tenha que deixar de ser objetivo e se tornar um otimista cego. Mas como você chegou a um extremo em que grande parte do seu modo de pensar e quase tudo que diz sobre si mesmo tem numa conotaèäo negativa, precisa comeèar a difícil mas necessâria tarefa de reassumir o controle da sua mente para poder ver as coisas como Eu as vejo. Quero que traga todo pensamento cativo, e é assim que pode comeèar a fazer isso.

59. Quando se pegar pensando negativamente a respeito de si mesmo ou de alguma situaèäo‚ obrigue-se a ver o lado positivo. Näo deixe o Inimigo transformar os seus pensamentos num monôlogo de negativismo dele. Reaja com pensamentos positivos. “Como pensa no seu coraèäo, assim é.” Mesmo que sô esteja se esforèando para pensar ou reagir positivamente, näo se sinta mal porque, se for fiel e perseverar, com o tempo isso se tornarâ um bom hâbito e você entäo se sentirâ melhor a respeito de si mesmo e terâ uma perspectiva positiva a seu respeito e a respeito das coisas ao seu redor.

60. Por favor, faèa isso por Mim! Fico muito magoado quando o vejo ser esbofeteado dessa maneira. Adoraria retirar de você todo esse negativismo e sentimentos ruins e fazê-lo se sentir melhor‚ mas näo posso, porque é algo que você tem que comeèar a fazer. Mas, se concentrar-se nessa direèäo‚ Eu farei a Minha parte e o ajudarei, e juntos ganharemos a vitôria! (Fim da mensagem de Jesus.)

Uma nova chance

61. (Mamäe:) Na prôxima parte desta BN, vou dar a palavra a uma jovem no nosso Lar que passou por essa mudanèa de mentalidade que o Senhor mencionou em muitas dessas mensagens.

62. (Louise:) Acho que jâ nasci me comparando com os outros. Como a minha mäe pode comprovar, desde que me entendo por gente, eu sempre fui obcecada por um senso de justièa. Acho que “näo é justo” devem ter sido as três palavras que mais usei na infãncia — como acontece com muitas crianèas. A coisa é que näo superei essa fase, simplesmente mudei as tâticas. Quando era pequena, eu gostava muito de mim mesma e tinha um ôtimo conceito da minha prôpria pessoa (às vezes é difícil acreditar, mas me lembro de ficar olhando no espelho pensando como eu era bonita!). Mesmo assim sempre havia alguma “falta”, normalmente em relaèäo a privilégios‚ passeios, coisas materiais que as outras crianèas ganhavam‚ ou coisas que os meus pais ou outros adultos faziam ou tinham que eu näo tinha ou näo fazia.

63. Quando entrei na pré-adolescência e no início da adolescência, isso se transformou numa obsessäo. Eu ficava sempre comparando a minha aparência, o meu corpo‚ com o de outras garotas da minha idade ou um pouco mais velhas do que eu. Depois que jâ era adolescente, comecei a ter inveja das garotas que tinham mais namorados ou a quem os rapazes davam mais atenèäo. Nessa época também comecei a comparar ministérios, e analisar intensamente quanta atenèäo, confianèa e responsabilidade os pastores davam às pessoas. Tornei-me uma jovem adulta e fui para um escritôrio, trabalhar nos bastidores, e comecei a ficar competitiva no meu trabalho, esforèando-me sobremaneira para me provar digna de confianèa e capaz de assumir a mesma carga de trabalho das pessoas consideradas “testadas e comprovadas”. Acho que a coisa mais “importante” nesse aspecto ultimamente säo os relacionamentos‚ o fato de eu achar que fui tratada injustamente porque quase todas as minhas amigas jâ se casaram e têm filhos — ou pelo menos jâ namoraram a sério — e eu nunca cheguei nem perto disso... e estou ficando “velha”.

64. Em cada fase da minha vida tive batalhas. Eu estava sempre batalhando, nunca satisfeita com a minha situaèäo. No geral näo gostava da minha aparência nem estava satisfeita com quase nada a meu respeito. Até mesmo nas coisas que gostava a meu respeito, achava que podia melhorar. É claro que existem aspectos nos quais eu poderia melhorar, mas a questäo é que tem certas coisas‚ como por exemplo nossa aparência (o fato de ser mulher, ha!) que näo podem ser alteradas!

65. Quando a Mamäe publicou aquelas Cartas sobre pensamentos negativos e como superâ-los, comecei a perceber o que é que me impedia de ser verdadeiramente feliz. Até mesmo nos melhores momentos, eu sempre via algo errado com a situaèäo, e normalmente, se näo é que sempre, estava relacionado à inveja ou ao fato de ficar me comparando — além dos pensamentos negativos que tinha a meu respeito. Essas coisas estäo todas muito interligadas.

66. Seja como for‚ se você se identificar com algumas destas coisas, acho que vai entender do que estou falando quando digo que ficar se comparando é mais do que uma simples “fraqueza”. É uma mentalidade que assume o controle dos seus pensamentos e basicamente de toda a sua vida, determinando muitas das suas decisöes e fazendo com que você se sinta uma desgraèa e tornando-o muitas vezes uma pessoa desagradâvel. No meu caso, eu nem tinha idéia do problema e näo sabia por que näo agüentava ficar perto dos outros, porque quase todos, por alguma razäo‚ me faziam sentir pouco à vontade. Acho que sô “saquei” o problema quando cheguei aqui. É claro que, logo no comeèo, sô identificar o problema näo me ajudou muito, porque na verdade comecei a pensar: “Puxa, ôtimo, mais um problema. Sou uma invejosa inveterada.”

67. Ironicamente, uma das minhas maiores fraquezas é o meu espírito crítico. Digo "ironicamente", porque eu achava que‚ como estou sempre me comparando com os outros e me colocando em desvantagem em algum sentido, deveria admirar tudo de bom nos outros e me sentir aliviada pelo menos ao ver que também näo eram perfeitos, certo? Mas por algum motivo näo era assim. O fato de eu estar sempre estudando e analisando tudo e todos — sem mencionar a minha obsessäo por “justièa” — também me fazia observar atentamente e perceber as falhas e fraquezas das pessoas. Entäo ali estava eu, constantemente näo sô me comparando negativamente com os outros, mas comparando as pessoas entre si e com qualquer outro padräo que pudesse usar, e com isso deixando de gostar de um monte de coisas a meu respeito e também a respeito das outras pessoas. Incrivelmente desgastante!

68. Uns anos atrâs‚ a minha oraèäo para o ano novo foi que eu conseguisse me libertar dessa mentalidade de me comparar. Na ocasiäo, o Senhor me deu instruèöes bem claras sobre o segredo para superar esse problema. Era basicamente aceitar que Ele tinha me feito como queria que eu fosse, e que eu näo deveria colocar o meu senso de “justièa” acima do dEle. (Ver CdM 3177:96-106, BN 782.) Todos oraram por mim na ocasiäo, o que me ajudou muito, pois as promessas e o poder do Senhor estavam do meu lado, e a partir dali foi uma caminhada ascendente. Mas é cansativo subir! O Senhor disse que tinha me libertado, mas demorou um pouco para eu perder os velhos hâbitos. No meu caso, foram quase dois anos desde a ocasiäo quando comecei a lutar e oraram por mim, até eu realmente ver a diferenèa na minha maneira de encarar a vida.

69. Algumas coisas que me ajudaram foram:

70. m Bastante tempo na Palavra e ouvir o Senhor pessoalmente. Näo me ajudou muito ouvir como era “terrível” ficar pensando negativamente e se comparando. No início tive que fazer isso para perceber qual era o meu problema, mas depois vi que era muito mais edificante ler sobre ser positiva e fé. E, claro‚ o Senhor tem o Seu jeitinho especial de falar ao meu coraèäo e mente como sô Ele sabe fazer, e pouco a pouco foi transformando a minha mentalidade negativa e me ajudando a me tornar quase numa otimista.

71. m Muito encorajamento das pessoas com quem convivo, que até parece que fizeram uma campanha para me encorajarem. Näo estavam sô querendo me agradar, pois acho que a maioria de nôs, principalmente aqueles que pensam mal de si mesmos, sabem quando as pessoas estäo fingindo, mas foram elogios sinceros, agradecendo e valorizando as características ímpares e boas com as quais o Senhor me abenèoou.

72. m Li uma citaèäo em algum lugar que dizia: “Näo tenha inveja de ninguém, porque todo o mundo tem alguma característica ímpar, sua apenas. Desenvolva a sua para que se sobressaia.” Pedi ao Senhor para me dizer qual era a minha "coisa especial", e a mensagem que Ele me deu, salientando os meus pontos fortes e o que as pessoas admiram em mim — as coisas que säo ôbvias para os outros — na verdade foram uma revelaèäo positiva para mim.

73. m E, por último, algo que contribuiu muito para a vitôria foi que, além da minha primeira oraèäo, pedi oraèäo vârias outras vezes, pois em algumas ocasiöes dei uma caída. Incluo aqui um pedido de oraèäo que fiz com o nosso Lar hâ alguns meses e que contém uma orientaèäo muito útil que o Senhor me deu na ocasiäo.

74. (Pedido de oraèäo:) Como sabem, eu jâ pedi oraèäo para näo ficar me comparando‚ e também para näo ficar criticando, analisando e sendo negativa, e o Senhor me deu umas grandes vitôrias pelas quais estou muito grata. A minha vida em comparaèäo a um ano atrâs estâ super diferente. No geral estou muito mais feliz. Sô que ficar me comparando é o meu pecado dominante. Na verdade é mais do que isso, é uma mentalidade negativa que tenho desde que me entendo por gente, como se fosse algo compulsivo, de modo que demora mudar esses hâbitos täo arraigados.

75. A um tempo atrâs eu estava bem desanimada, porque por mais ou menos um mês tive batalhas constantes com incidentes aparentemente insignificantes, ou às vezes por nada. Por um tempo estive muito bem, mas agora de repente passei a ter batalhas o tempo todo‚ no geral me senti péssima, muito ressentida e achando que talvez o Senhor näo me amasse tanto — e que se fosse isso mesmo, Ele até que tinha razäo.

76. Eu estava frustrada com o fato de näo ganhar a vitôria. Na verdade, estava pensando “serâ que ganhei alguma vitôria? Serâ que tem algum problema? Serâ que estou fazendo algo que näo deveria? Como posso lutar mais?” Eu também estava me sentindo um caso perdido, que näo era possível ganhar a vitôria sobre pensamentos negativos e o problema de ficar me comparando com os outros.

77. Segue-se algo que o Senhor me disse que explica, melhor do que eu poderia, quais säo as minhas batalhas e problemas; também incluo o meu pedido de oraèäo:

78. (Jesus fala:) Para comeèar, a melhor coisa que posso lhe dizer é: “O que te importa a ti? Vem tu e Me segue!” O problema é que ficar se comparando anuvia a sua mente‚ os seus olhos e o seu coraèäo a ponto de você näo conseguir ver a realidade. Como jâ lhe disse tantas vezes, conheèo o coraèäo de cada pessoa e as suas batalhas mais íntimas, seus sentimentos e temores‚ e dou a cada um o que precisa. Talvez näo seja o que você quer, e pode parecer que a vida dos outros é melhor ou mais fâcil, mas näo é verdade. Às vezes você fica täo convencida disso que até lhe parece ôbvio e definido‚ mas näo é a realidade.

79. Eu näo a amo menos do que amo os Meus outros filhos. Sô porque alguém tem uma certa bênèäo num aspecto que para você é muito importante, ou porque a pessoa parece ser mais de confianèa, mais talentosa ou mais simpâtica‚ näo significa que você ficaria feliz vivendo a vida dela e nem que ela esteja feliz com a vida que tem.

80. Sei que você acha que às vezes tem que batalhar sozinha, mas isso acontece em parte porque você nem sempre estende a mäo para receber ajuda. Näo existe ninguém que sempre tenha alguém täo em sintonia com o que precisa, täo prontamente disponível para suprir o que precisa, que nunca tenha que trabalhar por isso ou nunca se sinta sozinho nas suas dificuldades. Todos se sentem sôs em alguma ocasiäo e em algum sentido‚ porque nunca duas pessoas passam pelas mesmíssimas coisas do mesmo modo. Mas sentir-se sozinha — até se achar mal-entendida — faz parte do Meu plano para levar os Meus filhos a Me invocarem.

81. Näo diga que näo ganhou a vitôria sobre essas batalhas contra ciúmes, inveja e pensamentos negativos, porque Eu lhe prometi essa vitôria. Você sô precisa se agarrar a ela e näo abrir mäo. No momento você estâ fazendo uma "traduèäo literal" da expressäo “agarrar-se à vitôria”. Näo se trata de uma experienciazinha legal na qual você se sente super “na vitôria” e decide que vai continuar se sentindo assim. Näo‚ pois o Inimigo entra de sola e você tem que combatê-lo para manter a vitôria. Sô o fato de você logo vir Me consultar, abrir o coraèäo e estar disposta a receber Minhas respostas e conselho jâ é um sinal de vitôria garantida.

82. Passar por altos e baixos assim também a humilha, porque você se sente nojenta‚ mâ e terrível por ter esses pensamentos e sentimentos. Entäo vê que, apesar de ser tentada com tantos pensamentos críticos, näo pode sinceramente acusar os outros de estarem errados, pois mesmo que estejam em alguns aspectos, você bem sabe que também estâ errada em muitos, e quem pode julgar o que é pior? Nesse aspecto você sabe que näo pode ficar se comparando, näo pode dizer: "Bem, os meus pecados näo säo täo ruins como os dela", porque você sabe que provavelmente näo é verdade.

83. Mas acontece que Eu näo avalio os seus pecados com base nos dos outros, e tampouco é assim que meèo os talentos. Entäo näo precisa se autocondenar ou ficar desencorajada com as batalhas que você mesma se causou nem achar que Me distanciei de você ou a amo menos por causa delas. Quantas vezes preciso lhe dizer isso? Eu te amo do jeitinho que você é, amo todas as suas características. Näo a amo com base no que é ou em quem você é, na sua performance ou produtividade, no seu grau de pecados ou de erros. O que mais amo é ver o amor que tem por Mim e quanto Me deseja, e mesmo quando isso esmaece um pouco, o Meu amor por você continua com forèa total. Vou afirmar e reiterar isso até você aprender‚ mas, por favor‚ aceite, porque depois que aprender essa lièäo‚ tudo ficarâ mais fâcil.

84. Peèa oraèäo para aceitar mais o Meu amor e para deixar de achar que tudo o que acontece de bom com alguém é sinal de que amo mais a pessoa do que a você. Quero que tenha certeza do Meu amor por você, porque aí serâ muito mais fâcil enfrentar as batalhas e até mesmo o sentimento de inveja e a tendência a se comparar com as pessoas. Se tiver plena certeza do Meu amor, acreditando que verdadeiramente Me preocupo com você e que estou agindo da melhor maneira, näo vai se preocupar‚ temer nem se abalar tanto com o que acontece. Näo que você vâ deixar de se comparar, mas esse tipo de batalha vai diminuir e ficar muito menos freqüente do que agora.

85. Nunca é fâcil ganhar a vitôria sobre algo e mudar a sua mentalidade quanto a algo que jâ é natural para você, que é inato. Mas no caso de superar hâbitos antigos — como o de ficar se comparando com os outros — sô porque a vitôria näo vem da noite para o dia näo significa que näo seja um grande milagre. Num certo sentido é ainda mais milagroso, porque näo foi uma batalha súbita ou um ataque surpresa näo identificado. Pelo contrârio‚ esse tipo de vitôria mostra o poder que Eu tenho para sobrepujar até as suas características naturais e os seus instintos, algo que para o homem é impossível, mas näo para Mim. Comigo todas as coisas säo possíveis, até mesmo a vitôria total sobre essa obsessäo de ficar se comparando com os outros.

86. Se estiver realmente recorrendo a Mim tanto quanto deveria, concentrando–se em Mim e Me dando prioridade, näo vai fazer muita diferenèa para você o que os outros têm ou deixam de ter. Na verdade, você nem vai reparar tanto nessas coisas.

87. Ser observador tem as suas vantagens, mas ficar analisando e criticando os outros näo tem. Você precisa orar contra essas tendências. Näo tem condièöes de entender todos os aspectos de todas as situaèöes, entäo o segredo é tentar parar de fazer isso. Sempre que a sua mente comeèar a viajar, tentando analisar cada aspecto de uma situaèäo e calcular quem fez o que, ou onde fulano de tal estâ‚ o que estâ fazendo e por que, pode ter certeza que vai acabar num deserto mental de negativismo no qual näo quer estar.

88. Entäo aprenda a desviar essa linha de pensamento antes de comeèar a enveredar por esse caminho e acabar num lugar terrível. Você hesita em quebrar esses hâbitos, mesmo näo gostando deles e sabendo que a deixam infeliz, porque jâ fazem parte da sua natureza e se sentiria insegura e perdida sem eles. Mas Eu tenho algo muito melhor para você: paz e felicidade verdadeiras, reais e totais.

89. Você pode optar por ser feliz. E pode também optar por ter uma vida miserâvel, mas por que haveria de preferir isso à alegria e paz que posso lhe dar? Para recebê-las você precisa abrir mäo de parte da sua prôpria justièa‚ do seu senso de justièa e do que é certo ou errado, da sua concepèäo de como as coisas deveriam ser e do que é ideal. Mas näo lhe peèo para largar isso em troco de nada. Ofereèo-lhe em troca paz que sobrepassa todo o entendimento, alegria que supera toda tristeza, felicidade total, leveza de espírito e a certeza do Meu amor. Como você vai recusar uma oferta destas?

90. Por que haveria você de querer se apegar à sua maneira antiga de agir e de viver se tenho algo muito melhor para lhe dar? Por favor‚ receba, aceite o que estou lhe oferecendo, apegue-se a isso e valorize-o‚ pois é um presente precioso. (Fim da mensagem de Jesus)

91. (Louise:) Seguem-se trechos de uma outra profecia que um dos nossos queridos pastores recebeu para mim:

92. (Jesus fala:) Você progrediu bastante e deu grandes passos nestes últimos dois anos. Aprendeu a Me consultar para receber conselhos e orientaèäo, bem como consolo e forèas. Eu a dotei com uma mente brilhante e perspicaz‚ que é necessâria para o trabalho que a chamei para fazer. Mas ser perspicaz tem as suas desvantagens, porque você repara nas coisas rapidamente, mas também é muito fâcil analisâ-las e criticâ-las. Você precisa aprender a controlar a sua mente.

93. Näo pode permitir-se analisar as coisas de forma crítica ou negativa. Precisa se esforèar para ver tudo sob um ãngulo positivo. E pode fazê-lo, pois lhe dei uma mente forte. Mas precisa usar essa forèa de uma maneira boa‚ pois se exercitar-se e se disciplinar, conseguirâ evitar que entre num canal negativo ou crítico.

94. Discipline a sua mente, e quando vir que estâ comeèando a deslizar e a entrar num canal negativo ou crítico, refreie-se e näo caia. Pare e Me louve. Peèa-Me ajuda e a ajudarei. Peèa-Me para ajudâ-la a ver as coisas como Eu as vejo‚ e lhe mostrarei qual deveria ser a sua perspectiva, e entäo adquirirâ cada vez mais fortemente o hâbito de ver as coisas de forma mais positiva.

95. Sei que é uma luta, mas você pode vencê-la. Näo desanime. Continue lutando. Lembre-se que deixo as pessoas ficarem em certas situaèöes para aprenderem as lièöes que precisam aprender. Näo é fâcil‚ mas é a melhor situaèäo para elas. Para o soldado näo é fâcil ir à batalha, mas a menos que ele vâ, näo conseguirâ aprender a lutar de verdade. Näo é fâcil para o alpinista escalar montanhas altas. Requer muito esforèo, mas quanto mais ele escalar, mais prâtica e experiência adquire. E também mais forte fica, de modo que terâ menos dificuldade para escalar outras montanhas no futuro.

96. Näo fique achando que você näo melhorou, pelo contrârio, anime–se ao ver o quanto melhorou. Tente näo se criticar, pois precisa ter uma opiniäo mais positiva de si mesma. Faèa uma retrospectiva sincera e veja como as coisas eram, e hâ de concordar que você cresceu, progrediu bastante e aprendeu muitas lièöes valiosas. É verdade que ainda hâ muito chäo pela frente, mas lembre-se que estou agindo na sua vida gradualmente, passo a passo. Entäo tenha fé e paciência, anime–se.

97. Mas também seria bom pedir oraèäo aos seus irmäos, pois serâ um sinal da sua humildade e do fato de que depende de Mim, e entäo lhe darei o impulso que precisa. Näo pense que falhou ou que näo tenho atendido às suas oraèöes, pois tenho agido e continuarei agindo na sua vida. (Fim da mensagem de Jesus.)

98. (Louise:) Resumindo, quero pedir oraèäo para:

mTer mais ãnimo para combater pensamentos negativos e de ficar me comparando com os outros.

mRealmente aceitar o amor do Senhor por mim e acreditar nele; fé para crer que Ele realmente quer o que vai ser melhor para mim.

mDeixar de ser analítica e crítica; para o Senhor refazer o meu modo de pensar quanto a essa questäo e me ajudar a pensar mais positivamente em vez de negativamente; aprender a disciplinar a minha mente e usâ–la como o Senhor quer que seja usada.

mTer um espírito de luta e näo me cansar de fazer o bem ou desanimar. (Fim dos pedidos de oraèäo feitos ao Lar.)

99. Graèas a Deus que, com algumas novas revelaèöes que Ele me deu e essa oraèäo a mais, além da determinaèäo de me tornar uma "nova pessoa", tudo deu certo. Nos últimos meses cheguei a poder dizer que estou realmente satisfeita e näo sinto inveja de ninguém. E para quem me conhece‚ isso é um milagre de verdade!

100. Näo me iludo quanto à minha pessoa nem me considero nada do outro mundo. Sei que existem pessoas mais bonitas, mais talentosas, mais fortes espiritualmente, e “mais” do que eu em muitos aspectos. Mas näo me incomoda mais, porque sei que para cada qualidade que eu poderia invejar em alguém, existe algo que eu jamais gostaria de ter na minha vida. Uma das coisas que me ajudou muitíssimo foi conhecer — de verdade — algumas pessoas que eu achava que eram dignas de inveja por alguma coisa ou por vârias. Eu jâ tinha ouvido dizer muitas vezes que no final “ficam elas por elas”‚ mas näo concordava. Mas agora, depois do que passei e vi outros passarem, sei que é verdade.

101. Näo que eu nunca tenha uma batalha ou até mesmo me compare com outros ou sinta uma invejinha de vez em quando. A vida ainda é uma luta em certos aspectos, porque é e sempre serâ repleta de batalhas e desafios. Mas quando näo estou desprezando a minha prôpria pessoa e murmurando sobre mim mesma, parece que fica muito mais fâcil superar os obstâculos. Sei que sou uma porcaria, que sou fraca, falha e imperfeita, e que näo sou nem de longe o que poderia ou gostaria de ser. Mas também sei que tenho o poder — do Senhor — para mudar em muitos aspectos, nos que säo realmente importantes.

102. Agora sei direitinho o que vale mais e é mais importante para as pessoas e acima de tudo para o Senhor. E, graèas a Deus, também mudei a minha opiniäo do que é mais importante. Uma das razöes por que eu ficava me comparando tanto, era por causa da minha perspectiva imatura, da mania de reparar demais na aparência e sô ver tanto a mim quanto aos outros superficialmente, em vez de estar sintonizada com a realidade por baixo dessa camada superficial.

103. Desde que finalmente acreditei que o Senhor realmente me ama, que näo tem nada contra mim e nem estâ a fim de me castigar por algo errado que fiz‚ o meu relacionamento com Ele ficou mais profundo e gratificante. Quanto às qualidades, é incrível como se pode melhorar e aprender quando näo se fica paralisado pelo mal de “num-dâ-pra-fazer” causado pelo medo de errar que muitas vezes acompanha as pessoas que ficam se comparando com as outras.

104. E quanto às coisas na minha pessoa que näo posso mudar, inclusive minha aparência, entendi, depois de vârias conversas com garotas e rapazes — e também em outros tipos de interaèäo, ahä — que o chaväo “hâ gosto pra tudo” näo é um chaväo. Realmente‚ os conceitos do que é perfeito ou bonito säo tantos quanto o número de pessoas no planeta, e apesar de eu näo me encaixar no conceito de todos, existe muita gente que gosta de mim, ou melhor ainda, que me ama. Além disso, estou conseguindo amar de forma mais completa, sem a minha relaèäo com as pessoas ser atrapalhada pela minha inveja delas. Consigo valorizar o que as pessoas têm de bom e de lindo, agradecer ao Senhor pela maneira maravilhosa como as fez‚ gostar das nossas diferenèas e entender que säo apenas diferenèas mesmo; que uma näo é forèosamente melhor do que a outra.

O melhor girassol…

105. (Jesus fala:)

Girassol, girassol no Meu coraèäo,

Por favor‚ acredite! Amo você de montäo.

Näo entende por que o criei assim‚

Mas, girassol‚ você é ímpar para Mim.

Näo hâ ninguém como você,

Uma flor bela entre todas, linda de se ver.

Eu a plantei ao Meu lado, para ser forte e
robusta.

Podia ter escolhido outra: uma violeta, rosa ou margarida...

Mas näo fiz isso‚ pois foi você quem escolhi.

Tanta alegria dâ ao Seu Senhor e bondoso Zelador.

Näo a troco por nada, nem por nenhuma outra flor.

106. Näo vê como a amo e estimo, Minha filha? Näo vê como a criei exatamente como é, porque é assim que a amo? Você é como um girassol reluzente plantado por Mim, firme e forte‚ irradiando virtude.

107. Você talvez olhe para a rosa e a ache mais bela. Ou talvez que sua fragrãncia näo é nada em comparaèäo a esta outra flor täo linda. Por acaso olha para as violetas e fica maravilhada com suas cores penetrantes, mas sem entender qual foi o problema, pois você saiu apenas amarela? Por acaso olha para as tulipas aparentemente täo perfeitas e completas, sem entender por que você näo tem formas täo definidas e näo é täo mimosa assim? Talvez veja as papoulas, com suas pétalas macias e delicadas, sem saber por que as suas näo säo mais refinadas? Ou serâ que olha para os arbustos e fica pensando que a vida deles é muito mais simples, sem dor ou pesares, e ao mesmo tempo eles têm uma aparência täo grandiosa e dominam o solo täo rapidamente?

108. Por acaso fica olhando para as buganvílias, para os cravos e os narcisos, querendo saber por que näo a fiz como um deles? Olha, querida‚ Eu poderia tê-la criado como qualquer uma dessas outras flores, com uma cor, corpo ou tamanho diferentes. Poderia ter-lhe dado uma outra fragrãncia e missäo na vida. Poderia ter-lhe dado tudo isso, mas näo dei‚ Minha filha, porque a queria do jeitinho que você é, täo linda e perfeita.

109. É verdade‚ você é um deslumbrante girassol, firme e forte; que dâ sombra aos menos favorecidos e que transmite alegria a todos, sem exceèäo. Todos que olham para você vêem o seu resplendor, uma luz especial que coloquei no seu interior. É como se Eu fosse o seu Sol, e enquanto estiver contemplando a Minha face, você sempre reluzirâ, sempre refletirâ esse calor e luz.

110. Também coloquei no seu interior pequenas sementes que podem ser distribuídas para as pessoas ao seu redor. Säo sementes de amor, amabilidade, compaixäo, compreensäo e alegria que você pode dar liberalmente sem ficar com medo de que väo acabar‚ pois enquanto olhar para Mim, o estoque serâ reabastecido.

111. Meu girassol, você às vezes se esquece de olhar para Mim, o seu Sol, e entäo comeèa a ficar cabisbaixo‚ desanimado e cheio de dúvidas. Entendo que, dependendo da situaèäo, é fâcil ficar olhando para os seus problemas e as situaèöes ao seu redor, as batalhas e as coisas negativas, mas a cura é muito simples e täo fâcil! Você sô precisa virar o rosto para Mim, o Sol‚ e reconquistarâ a sua saúde e beleza.

112. Ah, e mais uma coisa: precisa estar sempre aceitando as Minhas preciosas Palavras, que säo como âgua para o solo onde você se encontra. As suas raízes estäo bem fixadas no solo, prontas para absorverem a Minha Palavra à medida que a vou derramando. Continue absorvendo os minerais e os nutrientes, pois assim serâ sempre um reflexo forte, firme, reluzente, deslumbrante, amoroso e lindo de Mim, serâ o Meu girassol. (Fim da mensagem de Jesus.)

Oraèäo de alguém que costuma se comparar

113. (Mamäe:) Segue-se uma oraèäo recebida do Céu, que seria boa para aqueles que têm batalhas de ficarem se comparando. Ou cada um poderia pedir ao Senhor uma oraèäo para a sua prôpria situaèäo.

114. (Oraèäo:) Obrigado, Jesus‚ pela vida que Você me deu, por ter me dado o fõlego de vida e fazer de mim quem Você queria que eu fosse. Você me projetou e fez tudo exatamente certo, exatamente como queria. Fico muito envergonhada às vezes quando questiono a Sua obra e pergunto: “Por que Me fizestes assim?”

115. Acredito na Sua Palavra e que Você me fez exatamente como queria que eu fosse, entäo, por favor, me ajude a näo dar ouvidos ao Inimigo quando ele lanèa esses dardos de desencorajamento contra mim. Ele me diz que se eu fosse parecida com fulano seria mais feliz, ou que se tivesse os talentos de beltrano ou o ministério de sicrano, seria mais feliz. Ele me diz um monte de coisas para me fazer comparar e comparar até ficar totalmente insatisfeita com tudo o que Você me deu.

116. Jesus, querido Esposo, Você disse na Palavra que fomos comprados por um preèo e que entäo deveríamos glorificâ-lO em nossos corpos e espíritos. Por favor, me ajude a fazer exatamente isso, a glorificâ-lO e agradecer-Lhe pelas muitas bênèäos e dons que Você me deu. Ajude-me a parar de olhar para o que eu acho que näo tenho, e olhar para a Sua face, no alto, e ver todas as bênèäos que Você me deu. Sei que se agir assim terei perfeita fé e confianèa, sabendo que Você me ama do jeito que sou, näo importa o quê.

117. Talvez tenha preferido me criar mais simples e sem graèa em certos aspectos para poder me dotar mais em outros. Ajude–me a confiar na Sua bondade, pois Você é um Pai sâbio, um Marido amoroso, um Juiz reto e o meu melhor Amigo. Quem sou eu para questionar as Suas decisöes ou a maneira como me projetou e criou? Näo quero continuar nessa espiral descendente, porque sei que vai parar no desencorajamento total e acabar com a minha utilidade.

118. Quero que Você possa me usar ao mâximo. Quero ser feliz servindo-O, portanto peèo-Lhe que levante um estandarte contra este ataque do Inimigo na minha vida. Näo quero as garras desse vício de ficar me comparando em cima de mim atrapalhando e impedindo que eu seja útil no Seu Reino. Por favor, me ajude a fazer a minha parte também‚ e repreender o Inimigo quando ele entrar com esse tipo de pensamentos e mentiras. Ajude-me a jogar a Sua Palavra na cara dele e ficar firme, com convicèäo‚ nas Suas promessas!

119. Chega de me comparar com os outros. Agora quero lutar! Quero apresentar uma boa luta contra o Inimigo e mostrar para ele que ele näo tem condièöes de vencer, porque eu näo vou desistir. Näo vou deixâ-lo me inutilizar fazendo-me ficar olhando para a grama do outro lado que parece mais verdinha. Sei que sozinha näo consigo, mas com a Sua ajuda sim, e com Você ao meu lado eu posso resistir a esses pensamentos negativos, porque Você tem o maior poder que existe no Céu e na Terra. Somos uma dupla imbatível, e juntos podemos mandar o Diabo para os quintos dos infernos.

120. Quero louvâ-lO e agradecer ao Seu nome. Quero glorificâ–lO pelas muitas bênèäos que jâ me concedeu. Näo quero pensar, nem por um momento, que eu estaria em melhores condièöes se tivesse o que uma outra pessoa tem. Você sabe o que é melhor para mim, e é por isso que me criou deste jeito e me deu estes talentos. Ajude-me a confiar na sua bondade, no Seu amor e equidade, nos fatos que constam na Sua Palavra, e a näo ser desencaminhada pelos meus sentimentos. Você me ama e me criou do jeitinho que me queria. Ajude-me a näo ficar me comparando com os outros, porque se agir assim, estarei duvidando do Seu amor.

Copyright © 2002 por A Família

(fim de arquivo)