Aquela Banana!

Peter
May 5, 2003

Peter

CM/FM 3313 11/00

Querida Família

Deus os abenèoe e à sua testificaèäo neste Natal! Esperamos que o seu testemunho do verdadeiro Natal — que é o amor de Deus manifesto em Jesus e a dâdiva da salvaèäo que podemos ter porque Ele morreu por nôs — seja maior do que todos os anos passados.

2. Este é o nosso primeiro Natal na era de aèäo e acreditamos que o Senhor farâ com que seja o melhor! Mamäe e eu, assim como o resto dos WS, estamos orando para o Senhor abrir portas para vocês neste Natal como nunca antes. Oramos que consigam alcanèar mais gente com o nosso incrível material e que, nesse processo, recolham nomes e endereèos para o programa de prosseguimento Contato, e que ajudem essas preciosas pessoas a conhecerem o Senhor.

3. Vocês têm uma maravilhosa época de Natal à frente! Muitos entraräo no Reino, conheceräo o Senhor e lhes seräo eternamente gratos por causa dos seus sacrifícios e do tempo, esforèos e energia que despenderam. Deus abenèoe cada um de vocês! Säo verdadeiros missionârios e bons pastores que däo a vida pelas ovelhas. Säo uma Família da qual se orgulhar, e estamos muito orgulhosos de vocês!

Como você estâ se saindo?

4. Na última BN da Série de Aèäo (CM 3308‚ BN 908), o Senhor pediu que cada um de nôs, e também os Lares, nos preparâssemos para o nosso vindouro ministério de prosseguir o contato com aqueles que guiamos ao Senhor‚ de ensinar-lhes e treinâ-los. Ele apresentou esse desafio a cada um de nôs, e esperamos e oramos que tenham comeèado a colocar em prâtica — individualmente e como Lar — o que o Senhor mostrou täo claramente na terceira Carta desta série. Esperamos que tenham “feito Contato” e que estejam participando do programa Contato, conseguindo assinaturas e promovendo os livros e outros materiais. Mesmo que o material do Contato ainda näo tenha sido traduzido na sua ârea, esperamos que estejam fazendo o follow-up das almas que ganham e as alimentando.

5. Esperamos que estejam se preparando para tornarem-se pastores; que estejam decidindo seguir de perto e näo de longe; que estejam adotando a Palavra e aplicando-a ao seu quotidiano; que estejam se responsabilizando pela sua vida espiritual, tornando-se guardadores do seu irmäo, pastoreando o seu prôximo em amor e oraèäo e combatendo as influências negativas na sua vida‚ estando dispostos a serem corrigidos quando necessârio. Esperamos que vocês todos estejam orando cada dia para o Senhor trazer as ovelhas, e que cada um‚ o Lar, e a Família no geral estejam sendo fiéis em obedecer à incumbência que o Senhor nos deu de alimentarmos as ovelhas. Ele mencionou estas três categorias principais:

  1. Faèa Contato!
  2. Prepare-se para pastorear.
  3. Ore por ovelhas.

6. Entäo? Você jâ comeèou? Se comeèou, sabemos que jâ estâ sentindo os bons efeitos durante esse período de preparaèäo para a incrível aèäo e mudanèas que o Senhor tem adiante! Portanto agüentem firme! Estâ acontecendo aos poucos. Glôria a Deus!

O alicerce invisível

7. Hâ quase 30 anos, no comeèo da Família‚ Papai escreveu uma Carta chamada “Entäo Você quer ser um Líder?”. Nela ele falou sobre “aquela banana”. Vocês conhecem a histôria. Papai disse:

Acontece assim com a maioria das coisas na vida. É como aquela banana. Tem uma breve existência, estâ aqui hoje e amanhä se foi. Todo o trabalho duro do fazendeiro é invisível! Quando comemos uma banana, näo vemos os meses ou anos de desmatamento, planejamento, aragem, plantio, crescimento, adubaèäo, poda, colheita‚ transporte e venda! Sô temos que nos sentar‚ enfiâ–la na boca e desfrutarmos momentaneamente sem nem pensarmos em todo o trabalho duro para produzi-la.

Do mesmo modo, por trâs de cada criaèäo, seja de Deus ou do homem, teve que haver muito trabalho, planejamento‚ preparativos, esquematizaèäo, criatividade, pesquisa, exploraèäo, organizaèäo e cooperaèäo para chegar-se ao produto final. — O objeto que se vê e que nem de longe revela o enorme trabalho e a multidäo de trabalhadores por trâs dele (CM 31:12,16).

8. É disso que queremos falar com vocês nesta quarta BN da Série de Aèäo: do planejamento‚ labuta e atividades nos bastidores que seräo o alicerce de tudo o que o Senhor tem para nôs no futuro. Esta BN talvez pareèa um tanto técnica e em algumas partes até pareèa que estamos falando sô de negôcios, mas queremos lhes explicar esses detalhes para saberem e entenderem o que estâ sendo planejado e preparado e no que jâ temos trabalhado hâ um tempo.

9. Ao mesmo tempo em que o Senhor inicia o processo de transformar a Família na igreja expandida que Ele quer que seja, estâ também refazendo o nosso prédio de pedras vivas. Nesse processo, Ele quer Se certificar de que o alicerce é forte e que vai agüentar o novo e revitalizado prédio que repousarâ sobre ele. Na maioria deles näo se vê o alicerce, mas ele tem que ser lanèado antes de se erguer o prédio. E precisa ser forte‚ estâvel e capaz de agüentar a construèäo.

Modificaèöes nos WS

10. Este ano, nôs nos WS temos feito muito trabalho de base nos bastidores. Temos efetuado mudanèas nos WS e traèado um plano para as alteraèöes necessârias na Família inteira, de modo a estarmos mais aptos a mudar o que o Senhor pedir em termos de testificaèäo, follow-up e expansäo. Ele estâ fazendo todos nôs progredirmos. Estâ motivando-os a fazerem as mudanèas necessârias na sua vida e no seu Lar, a abraèarem a visäo do Contato e de fazer prosseguimento, a se tornarem os pastores que precisam ser e orarem pelo trabalho de follow-up pessoal, do Lar e da Família em geral. Enquanto isso, o Senhor tem motivado nôs nos WS e na lideranèa da Família a procurarmos maneiras de fazermos mais com menos. Maneiras de sermos mais eficientes e de lanèarmos o alicerce para as mudanèas que precisam ser feitas na estrutura da Família de modo a estarmos mais preparados para os novos ministérios que Ele tem para todos nôs num futuro prôximo.

11. Como sabem, na segunda BN da Série de Aèäo: “Definindo a Era de Aèäo”, o Senhor desafiou os Servièos Mundiais a fazerem modificaèöes, a serem mais eficientes e eficazes e a proverem melhores servièos à Família. Temos trabalhado arduamente neste sentido nos últimos seis meses. Estamos modificando completamente a produèäo de algumas das nossas publicaèöes. Tendo em mente maior eficiência no trabalho fizemos um intercãmbio de muita gente nas nossas unidades. Fizemos grandes mudanèas na maneira de nos comunicarmos com vocês de modo a agilizarmos esse aspecto. Enxugamos as comunicaèöes entre os WS e os vârios escritôrios e Lares de Servièo ao redor do mundo, o que facilitou e agilizou a nossa comunicaèäo sobre o trabalho.

12. Häo de se lembrar que naquela BN — que explicava o compromisso dos WS em exceder — pedimos a cada membro para consultar o Senhor e ver se Ele queria que continuasse nos WS ou se mudasse para outro campo ou ministério. Nos últimos meses, 16 adultos foram para o campo, alguns porque o seu trabalho foi eliminado, outros porque queriam que seus filhos vivessem no campo e outros ainda porque o Senhor lhes mostrou que era hora de saírem dos bastidores. Estamos muito gratos a todos eles pelos muitos anos de servièo que dedicaram aos WS e à Família. Cada uma dessas pessoas deu a vida por você, e oramos para que no campo e nos seus novos ministérios, elas sejam uma bênèäo como foram para nôs nos WS.

13. Por um milagre, até agora o Senhor nos permitiu manter-nos em dia com a tremenda carga de trabalho, mesmo tendo quase 20% menos adultos nos WS. (Alguns que se mudaram eram crianèas.) Estâ levando tempo para reestruturarmos completamente os Servièos Mundiais, mas queremos assegurar–lhes de que estâ sendo feito, aos poucos. Como no caso da banana, ainda precisamos adubar, arar e limpar a terra até terminarmos o produto. Portanto, por favor unam-se a nôs em oraèäo, para o Senhor continuar a guiar, orientar e ajudar essa reestruturaèäo, para podermos servi-los até melhor. (Por favor também orem para os WS conseguirem mais pessoal para substituir os que saíram. Precisamos de ajuda urgente, e se você tiver o desejo e as aptidöes‚ confira o nosso anúncio no Grapevine 98. Obrigado!)

O S2K e mais provas da fé

14. O Senhor também tem agido nos Lares do campo. Nôs lemos muitos testemunhos empolgantes de coisas que estäo acontecendo ao redor do mundo, como vocês também leram no Grapevine. A Família estâ explodindo mais do que nunca! Näo vamos explicar isso detalhadamente nesta BN porque abordaremos o assunto com mais detalhes em outras BNs.

15. A Família continua sentindo os efeitos da Sacudida, e vârias pessoas ainda estäo optando por permanecerem membros da Carta, ou tornarem–se membros fraternos ou ex-membros. Além das decisöes que cada um teve que tomar em relaèäo à visäo do S2K‚ a Família também teve que tomar decisöes em relaèäo a ataques que sofremos nos últimos meses por parte de ex–membros descontentes. Vârias pessoas que leram ou ouviram falar do que esses apôstatas escreveram tiveram que decidir se iam acreditar em suas distorèöes e mentiras ou prosseguir em fé, confiando no Senhor e na Palavra que Ele derramou para a Família, bem como no fruto da Família.

16. Vârias pessoas saíram da Família devido aos escritos desses detratores. Embora ficamos tristes por elas terem decidido se mudar, vimos a mäo do Senhor, pois Ele usou isso para colocar à prova a fé das pessoas na Família e tirar do nosso meio aquelas que jâ näo queriam se integrar no espírito. Certamente foi o Senhor que mandou, embora o Diabo tenha feito a entrega!

17. Este ano o Senhor no geral diminuiu um pouco a Família. Ele podou os nossos galhos e agora podemos contar com uma colheita ainda maior nos anos por vir, porque a ârvore estâ muito mais saudâvel, graèas a Deus! Embora pareèa que houve reveses, estamos entrando no grandioso futuro que o Senhor nos prometeu — de alcanèar e alimentar os perdidos como nunca antes — com mais inspiraèäo‚ orientaèäo e visäo!

18. Para que todos possam entender melhor onde o Senhor estâ nos guiando, Eu e Mamäe queremos compartilhar com vocês um pouco do trabalho que estamos fazendo nos bastidores, "naquela banana" que é o nosso futuro. Estamos seguindo adiante em obediência à orientaèäo que o Senhor nos deu nesta era de aèäo. Para isso é necessârio muita coisa em termos de planejamento, preparaèäo, logística, negôcios, reorganizaèäo, reestruturaèäo e renovaèäo. Isso näo acontece da noite para o dia, e no mundo complexo em que vivemos esses assuntos tem exigido muita oraèäo‚ aconselhamento, tempo e trabalho.

19. Existem quatro aspectos principais que queremos abordar para vocês estarem a par da direèäo que estamos seguindo:

1) O programa Contato.

2)­ Produèöes Aurora.

3) A Fundaèäo Family Missions

4) Reestruturaèäo da lideranèa da Família.


O programa Contato

20. Vamos comeèar com o programa Contato. Como sabem, o Senhor nos deu a visäo para o programa de prosseguimento Contato na Cúpula 98, quando pediu que nos concentrâssemos em alimentar e prosseguir o contato com as Suas ovelhas. No ano antes de lanèarmos o programa Contato‚ nôs nos WS desenvolvemos o programa, a revista e novos livros e livretos GP. Nesse meio tempo, pedimos a algumas pessoas que supervisionavam as âreas de CRO para montarem os escritôrios do Contato.

21. O programa de prosseguimento Contato estâ abrindo o caminho pelo qual o Senhor estâ guiando a Família. O trabalho dos escritôrios Contato é enviar a revista mensalmente àqueles que fazem a assinatura com vocês, bem como disponibilizar vârios novos materiais GP. O seu trabalho é conseguir assinaturas e depois continuar prosseguindo o contato com as ovelhas que encontram.

22. Além disso, os Centros de Servièos estäo trabalhando com a maioria dos escritôrios Contato na distribuièäo dos novos livros GP, calendârios, cartöes-CD e, é claro‚ das fitas âudio e vídeo.

23. Parte do ministério dos escritôrios Contato é providenciar os meios legais para vocês venderem seus produtos a outras empresas. Alguns têm um programa de venda por atacado em que você faz o contato com uma empresa e o escritôrio da Contato faz a venda. Você recebe a maior parte do lucro, e näo tem que fazer o investimento inicial de comprar e enviar os materiais, mexer com a documentaèäo, etc. Alguns escritôrios da Contato também estäo pesquisando vendas diretas, participando de feiras de livros, etc., para ajudar a sustentar o programa.

24. Para comeèarmos um servièo de assinatura e vendermos produtos aos assinantes, ou para tentarmos vender por atacado, cada um dos escritôrios teve que se legalizar segundo as leis do país. Os WS deram autonomia a cada ârea para montar o escritôrio de acordo com a maneira como se sentissem guiados. Alguns säo uma empresa, outros säo associaèöes sem fins lucrativos, dependendo das leis do país. Como cada escritôrio é uma empresa autõnoma, é responsâvel perante a lei por tomar suas prôprias decisöes. Antes näo trabalhâvamos assim. Cada escritôrio é encabeèado por membros da Família que se dedicaram a fazer o programa funcionar na sua ârea. Eles se comprometeram e säo legalmente responsâveis por essas empresas ou associaèöes sem fins lucrativos.

25. Cada escritôrio passou por diferentes dificuldades até montar a empresa, e estamos muito gratos pela sua boa vontade nesse sentido. Eles näo estäo lâ para ganhar dinheiro. Na verdade‚ todo o dinheiro que as associaèöes sem fins lucrativos ganham sô pode ser utilizado para o propôsito para o qual ela foi estabelecida. No caso do Contato a proposta é pregar o Evangelho e sustentar missionârios.

26. O programa Contato ainda näo é auto-suficiente devido ao pequeno número de assinantes e o custo inicial para montar o programa. Todo o lucro dos escritôrios é usado para cobrir suas despesas. As pessoas envolvidas nessas empresas trabalharam muitíssimo e aceitaram uma responsabilidade imensa de alimentarem as ovelhas, servirem a vocês e possibilitarem o programa Contato para a Família.

Aurora Productions

27. Além de cada ârea montar sua empresa ou associaèäo para cuidar do programa Contato‚ tivemos que nos certificar de que todos os materiais, as revistas, os livretos, os livros, as fitas‚ os CDs, etc., estavam legalizados. Para este fim, no final de 1998 criamos uma nova empresa chamada Aurora Productions. Ela é detentora dos direitos de todas as fitas de âudio e vídeo que antes tinham “Aurora” na linha de copyright, bem como de todos os Sôtäos Encantados, Kiddy Viddys e novos livros e materiais GP criados desde entäo. Assim, esse material pode ser licenciado para os escritôrios Contato e Centros de Servièo.

28. O programa Contato põde progredir porque a Aurora, sendo uma empresa, tem os direitos reservados. Como os escritôrios Contato também säo empresas ou associaèöes, precisam de autorizaèäo para usar os materiais que estäo vendendo ou que oferecem em assinatura. A única maneira de fazer isso é obtendo permissäo de quem tem o copyright. Esse tipo de autorizaèäo geralmente é dada por meio de um acordo ou contrato que se chama “Concessäo de Licenèa”. Naturalmente‚ tivemos que obter os copyrights de todos os materiais GP da Família para a Aurora poder liberâ-los para serem utilizados pelos escritôrios, Centros de Servièo e/ou PPCs, que por sua vez os disponibilizam para vocês e o público.

29. Desde o comeèo da Família, o Senhor derramou abundantemente através dos nossos músicos e compositores, roteiristas e de outros membros talentosos. Membros da Família jâ escreveram e produziram milhares de materiais de testificaèäo: músicas, vídeos, livros‚ folhetos, artigos, desenhos, etc. Hâ anos a maior parte da distribuièäo da Família tem sido informal ou näo comercial, uma distribuièäo individual, por isso näo era necessârio ter uma empresa além do grupo, que possuísse os direitos reservados de cada material. Tivemos que obter os copyrights justamente para os Lares poderem comercializar ou vender a atacado e possivelmente alcanèarem uma audiência maior do que nunca com a mensagem. Isso foi preciso também para podermos oferecer assinaturas de revista como a Contato e também oferecer produtos aos assinantes. Outro benefício é que a Aurora protegerâ os nossos materiais de modo a näo serem usados sem permissäo ou pirateados, o que jâ aconteceu antes.

30. Nos últimos anos‚ a Aurora tem trabalhado incessantemente para obter os direitos de todas as nossas publicaèöes e produtos. Tem sido trabalho ârduo avaliar cada canèäo, cada histôria e cada livro, etc., contatar os membros da Família em diferentes lugares e procurar ex-membros cujos trabalhos ainda usamos para alcanèar o mundo com a nossa mensagem. Deus abenèoe a equipe da Aurora, pois fizeram um ôtimo trabalho! Agora, graèas à fidelidade deles e à criatividade dos membros da nossa Família, temos o copyright de quase todos os nossos materiais GP que podem ser comercializados. (A Aurora näo tem o copyright de folhetos, BAFs, Reflexöes e outros materiais GP que näo säo comercializados.)

31. Além de obter os direitos dos nossos materiais GP e autorizar a utilizaèäo dos mesmos, a Aurora também estâ ativamente promovendo os nossos materiais junto a editoras e distribuidoras em diversas partes do mundo. Eles têm participado de feiras internacionais de livros, onde editoras e distribuidoras väo para fazer negôcios. A Aurora neste último ano participou de feiras de livros em Londres, Bolonha (Itâlia)‚ Chicago, Zimbâbue, Frankfurt e Guadalajara (México), com a ajuda de outras pessoas dos escritôrios Contato ou de Lares da Família. A sua meta tem sido encontrar editoras ou distribuidoras para publicarem e/ou venderem por atacado o nosso material a livrarias e outras lojas.

32. A Aurora se encarregou de imprimir e enviar as revistas Contato e outros livros como o De Jesus com Amor GP, Descobrindo a Verdade, a série Faèa Contato e muitos outros materiais aos escritôrios. Até agora, tudo isso tem sido impresso na Tailãndia devido aos baixos preèos e à equipe dedicada que estâ lâ. Deus os abenèoe! Pelo fato da Aurora imprimir para todos os escritôrios em vez de cada Centro de Servièos ou escritôrio imprimir seu prôprio material, o preèo por unidade cai. Vocês‚ conseqüentemente, pagam menos do que pagariam se esse material fosse produzido localmente em quantidades menores. Talvez até alguns dos materiais que estaräo distribuindo neste Natal tenham sido impressos na Tailãndia. Com isto os SCs e escritôrios Contato têm condièöes de oferecer mais materiais, visto que podem comprar pequenas quantidades da Aurora. Se näo fosse assim, näo teriam condièöes de imprimir uma quantidade täo pequena de certos materiais.

Impressäo‚ escritôrios e os WS

33. A equipe de impressäo na Tailãndia fez um trabalho incrível na impressäo e envio de todos esses materiais e revistas. Eles têm estado sob muita pressäo, porque tinham que terminar a tempo para o Natal, bem como continuar suprindo os escritôrios do Contato com as revistas Contato e outros livros‚ imprimir novos livros, etc. Tiveram que imprimir as novas revistas em inglês e espanhol (as revistas em português agora säo impressas no Brasil) e reimprimir números anteriores. Alguns livros e livretos Contato jâ estäo na segunda edièäo, e eles estäo se preparando para imprimir os novos. Hâ pouco imprimiram a 3a edièäo do Segredos para o sucesso, num total de 50 mil calendârios até hoje. Eles têm feito muito sucesso na Índia, principalmente com o novo layout e uma base mais longa, que dâ espaèo para a empresa — que comprar por atacado para presentear seus clientes — colocar o seu logotipo. Também alteramos algumas pâginas para adaptar o calendârio mais a países que näo säo cristäos, inclusive os muèulmanos.

34. Enquanto isso‚ os escritôrios Contato e Centros de Servièo também estäo trabalhando para que vocês possam ter esses materiais. Eles mandam suas encomendas e também produzem muitos materiais em nível local, principalmente em outras línguas além do inglês. Deus os abenèoe! Fazem um ôtimo trabalho! Alguns também pioneiraram a produèäo de novos materiais que têm sido um sucesso. Agradecimentos especiais à diligente equipe do SC no Brasil que foi a primeira a produzir o cartäo-CD de Natal no Natal passado (agora disponíveis no seu SC!), com base na idéia de um amigo da Família. Os cartöes-CD fizeram um sucesso tremendo na América do Sul, e neste Natal estäo sendo lanèados em muitos outros países.

35. Enquanto estou dando mérito aos outros, quero mencionar a nossa sempre fiel e diligente equipe GP nos WS. Eles têm dado duro para manter-se em dia com a produèäo das revistas Contato, cartöes–CD, livros, livretos, capas e muitas outras coisas. Junto com seus colegas que traduzem e fazem o layout do material na língua local, eles têm trabalhado a todo vapor para vocês terem esses materiais novos para a sua testificaèäo e trabalho de prosseguimento de contato. Deus abenèoe todos eles!

Apoio e o ministério de vídeo

36. Um dos objetivos principais da Aurora com relaèäo à produèäo e venda dos novos materiais — para os escritôrios Contato e Centros de Servièo e PPCs — é negociar com editoras e distribuidoras, e assim conseguir fundos para a produèäo de materiais novos. Se examinar a nossa histôria, verâ que durante quase toda a década de 90, os únicos novos materiais GP produzidos foram a série Kiddy–Viddy e Sôtäo Encantado, além de vârias fitas âudio. Tínhamos, é claro, algumas publicaèöes para distribuièäo e prosseguimento, mas em geral todos distribuíam fitas de âudio ou de vídeo, ou põsteres, que foram produzidos na segunda metade da década de 80.

37. A produèäo desses vídeos foi um trabalho monumental e muito caro. As pessoas que os produziram fizeram um trabalho incrível e nôs todos deveríamos estar bem agradecidos por elas, visto que ajudaram a providenciar os materiais que os Lares precisavam para angariarem fundos.

38. Nôs sô pudemos produzir esses vídeos, bem como a maioria das produèöes de âudio, porque os queridos Johane e Lydia patrocinaram o programa. Os WS näo poderiam de maneira alguma cobrir os custos de todo o pessoal, equipamento, casa, filmagem, masterizaèäo, etc., durante os 10 anos do ministério de vídeo. Os dízimos da Família simplesmente näo supriam o suficiente para sustentar tal operaèäo. Se Johane e Lydia näo tivessem dado por amor a Jesus e à Família‚ provavelmente nunca teríamos distribuído vídeos. Mas, como eles deram‚ jâ distribuímos mais de 1,5 milhäo de vídeos; milhares de vidas foram mudadas e incontâveis almas ganhas para o Senhor. A maioria das fitas âudio também foram produzidas pelo JAS‚ que ficava na ECC, um Lar completamente sustentado por Johane e Lydia. Deus abenèoe vocês, queridos Johane e Lydia! Vocês causaram um impacto enorme na Família e no mundo por terem dado ao Senhor. Sem vocês nôs näo teríamos chegado até aqui.

39. Com o término da segunda série de 13 fitas do Sôtäo Encantado — num total de 29 episôdios (inclusive 3 especiais) — o ministério de vídeo financiado pela Família terminou, pelo menos por enquanto. O Senhor também nos mostrou que deveríamos produzir livros, livretos e outros produtos impressos, bem como novas produèöes de âudio. Aqueles que antes trabalhavam na produèäo de vídeos abriram uma companhia independente de produèäo de vídeos e filmagens. Estäo trabalhando duro para produzirem vídeos e programas cristäos infantis para televisäo para serem comercializados. Eles estäo usando os talentos que o Senhor lhes deu para testemunharem e pregarem o Evangelho. Deus os abenèoe. Estäo fazendo um trabalho super bom.

Por que cobrar o licenciamento?

40. A produèäo de qualquer material novo é dispendiosa. Existem os custos para a criaèäo, para a produèäo inicial, impressäo ou duplicaèäo‚ encadernaèäo, empacotamento, envio‚ etc. É preciso fazer todo esse investimento financeiro antes de vocês receberem o produto. Alguém tem que bancar o projeto‚ e por enquanto é a Aurora Produèöes. Ela usa o dinheiro da venda dos materiais ao Contato, aos Centros de Servièo e a outras editoras para criar (ou comprar os direitos de) e produzir material novo que eles entäo colocam à sua disposièäo. O sucesso dessa estratégia fica evidente nos 67 novos materiais GP e de prosseguimento que agora estäo disponíveis, além de muitos mais sendo produzidos.

41. Sendo uma editora, quando a Aurora autoriza alguém a imprimir ou publicar seus materiais — quer uma empresa no Sistema, um escritôrio Contato ou um SC ou PPC — ela cobra pelo licenciamento. Isso é prâtica comum para qualquer editora. Quando a Aurora imprime e envia seu prôprio material para distribuidoras como os escritôrios Contato ou Centros de Servièo, acrescenta uma pequena taxa ao preèo de custo, da mesma maneira que os SCs/PPCs têm feito hâ anos. Tudo isto säo custos normais nos negôcios. Para a Aurora ter condièöes de criar‚ custear, imprimir e enviar materiais novos, obter os direitos reservados e imprimir em grandes quantidades de modo a abaixar os preèos, tem que acrescentar uma pequena taxa ao preèo de custo. Assim como qualquer empresa, ela tem que fazer negôcios dentro da legislaèäo. Tem que pagar as devidas taxas, despesas gerais, impostos, etc. Tem que se manter solvente senäo pode falir. Além do mais, é preciso ter uma reserva para produzir materiais novos para distribuièäo. Em alguns casos isso vai aumentar o custo da semente de alguns materiais para certos países, mas no geral näo vai, porque a produèäo combinada vai diminuir os custos‚ enxugar as despesas, etc.

42. As despesas compensam pelos benefícios de termos a Aurora. Pudemos fazer muito mais operando dessa maneira. O trabalho em geral avanèou mais e obtivemos os meios para Lares da Família poderem passar a distribuir comercialmente numa escala muito maior do que antes. Abriram-se portas que näo teriam se aberto de outro modo, e ainda vamos colher os maiores benefícios.

43. A construèäo desse alicerce se deu devido a anos de trabalho nos bastidores por muitas pessoas que montaram empresas ou outras associaèöes legais. Sem a “aragem, plantio e irrigaèäo” inicial, näo haveria "banana".

44. O Senhor agora quer que faèamos Contato. Generalizando este termo, ele inclui o trabalho de alimentar as ovelhas com a revista Contato, o follow-up e maior distribuièäo dos nossos produtos repletos de mensagem através de meios comerciais e näo comerciais. Nôs vamos nos expandir. Vamos estar ensinando, treinando e fazendo o follow-up dos muitos novos convertidos, bem como trabalhando ao lado deles. Para crescermos desta maneira, temos que fazer algumas mudanèas na Família em geral. Elas comeèaram com estes primeiros passos nos bastidores que demos nos últimos dois anos.

45. Nôs oramos muitíssimo sobre passarmos a usar empresas e abrir negôcios. Ouvimos o Senhor incontâveis vezes sobre o assunto e tudo foi repetidamente confirmado. Tivemos que mudar algumas atitudes profundamente arraigadas e abandonar muitas das nossas restrièöes‚ mas se quisermos progredir e entrar no futuro que o Senhor tem para nôs, precisamos mudar. Glôria a Deus! É empolgante mas assustador! É uma viagem e tanto por fé, visto que confiamos no Senhor para nos guiar e orientar a cada passo. Ele, como sempre‚ nunca falha e jâ estamos vendo os frutos de seguir e obedecer à Sua orientaèäo.

A Fundaèäo Family Missions

46. Outro projeto “invisível” que fizemos este último ano foi montar uma fundaèäo sediada na Europa e que se chama Family Missions. Ela estâ em operaèäo desde julho de 2000, com duas metas, ambas a longo e a curto prazo. As metas a curto prazo säo:

1) Receber parte do dízimo (donativos) da Família que entäo seriam usados para os seguintes dois pontos:

2a) Para facilitar o sustento de Lares em campos de missäo pobres e que atualmente recebem um donativo dos WS. (Boa parte dos dízimos que os WS recebem väo diretamente a Lares em campos de missäo onde näo hâ condièöes de angariar sustento suficiente.)

2b) Para facilitar o custeamento de centros de traduèäo, Lares de Servièo e outros Lares com ministérios especiais que supram servièos aos missionârios da Família. (Os WS pagam por muitas traduèöes de publicaèöes GP e de prosseguimento para os idiomas chinês, russo, tailandês, vietnamita‚ hindi‚ ârabe, etc.)

47. Através dessa Fundaèäo, serâ mais eficiente para alguns Lares o envio de seus dízimos. Ela prestarâ ajuda financeira a Lares em campos mais pobres e Lares de servièo.

48. A meta a longo prazo é conseguir sustento financeiro através de diferentes doadores. No momento, a Fundaèäo näo tem angariadores de fundos‚ e isso provavelmente vai demorar um pouco. Esperamos, entretanto, que no futuro ela possa obter fundos através de donativos e de outros meios, e poupâ-los para um dia oferecer ajuda financeira a missionârios da Família que chegarem à aposentadoria.

49. Naturalmente, näo sabemos se serâ necessârio‚ visto que o Senhor talvez volte antes disso, mas caso tenhamos mais tempo, queremos ter condièöes de oferecer uma ajuda financeira aos nossos membros mais velhos. Isso tem nos preocupado, e fizemos planos. Mas por favor entendam que essa meta e visäo é a longo prazo, e näo temos condièöes de ajudar dessa forma agora, por mais que queiramos. Mas também a maioria de nôs ainda tem muito chäo pela frente antes de chegarmos à idade de aposentadoria! Entäo por favor orem para a Fundaèäo ser bem–sucedida, para termos os fundos necessârios quando chegar a hora de ajudar aqueles que deram a vida para ganhar e cuidar dos perdidos.

A funèäo da Fundaèäo Family Missions

50. As funèöes e operaèäo da Family Missions säo um tanto diferentes da Fundaèäo Family Care, que é de utilidade pública e com sede nos EUA. Embora as duas sejam fundaèöes, uma das principais diferenèas é que aqueles que doarem a uma fundaèäo americana como a FCF podem abater do imposto de renda. Näo é o caso com a Family Missions. Embora ela näo tenha que pagar impostos, em contrapartida o doador näo pode abater do imposto de renda as doaèöes feitas a ela. (Essas leis existem para dificultar a abertura de fundaèöes para fins de sonegaèäo fiscal.) Mas atualmente, a meta principal da Family Missions näo é receber doaèöes, mas sim prover um meio de darem o seu dízimo mensalmente e esses fundos serem repassados a Lares em campos de missäo paupérrimos bem como àqueles que oferecem servièos condizentes com o propôsito estabelecido pela Fundaèäo‚ que é de pregar o Evangelho e ajudar os necessitados.

51. Para calar qualquer rumor de que a Mamäe, eu, ou qualquer outra pessoa vai fugir com o dinheiro dessa Fundaèäo, deixe-me explicar algumas regras bâsicas sobre fundaèöes, e particularmente sobre a Fundaèäo Family Missions.

52. Quem for fundar uma fundaèäo tem que apresentar a um ôrgäo do governo o propôsito da fundaèäo e as maneiras como seräo usados quaisquer fundos que ela receba. Como o governo estâ permitindo que esses fundos sejam recolhidos sem o pagamento de impostos, querem se certificar de que a fundaèäo é mesmo sem fins lucrativos e para caridade.

53. Além de explicar o propôsito da fundaèäo e a maneira como os fundos seräo utilizados, também é preciso redigir um estatuto. Esse documento explica como o dinheiro serâ recolhido, como serâ utilizado, quem serâ o tesoureiro, como serâ a tomada de decisöes, etc. É preciso também uma diretoria. Essa diretoria é composta por um presidente, vice-presidente e tesoureiro, entre outros, com autoridade para tomarem decisöes relacionadas à fundaèäo.

54. O lado financeiro é administrado sob leis rígidas que näo permitem que ninguém lucre com a fundaèäo. Ninguém — seja ou näo membro da diretoria— pode receber fundos da fundaèäo para outro propôsito que näo seja o estabelecido pelos estatutos e aprovado pelo governo do país. Isso significa que ninguém da diretoria poderia fugir com o dinheiro nem se beneficiar da fundaèäo de uma maneira que vâ contra os estatutos da mesma. A fundaèäo também näo pode dar dinheiro para nada que fuja à visäo pré-estabelecida.

55. O propôsito da Family Missions é ajudar missionârios da Família, o trabalho missionârio da Família, pregar o Evangelho e sustentar projetos de auxílio humanitârio. Tudo isso é monitorizado pelo governo, que farâ uma auditoria da Fundaèäo regularmente para se certificar de que os fundos recebidos sô säo usados para os propôsitos citados nos estatutos. Entäo, se estiver preocupado achando que alguém vai fugir com o dinheiro‚ pode ficar tranqüilo. É impossível.

56. Acreditamos que a Fundaèäo eventualmente se tornarâ uma grande bênèäo, e facilitarâ muito o recolhimento dos dízimos e de doaèöes para missionârios. Ela provavelmente se limitarâ às metas mencionadas acima e näo se envolverâ em programas de cobertura a projetos assistenciais como faz a Fundaèäo Family Care. O programa de auxílio a missionârios da FCF foi muito bem-sucedido, e incentivamos qualquer membro da Família que queira obter mais informaèöes a entrar em contato com eles diretamente.

57. Ainda hâ muitos detalhes a serem resolvidos em relaèäo à Fundaèäo Family Missions, inclusive a doaèäo dos dízimos dos Lares à fundaèäo. Assim que soubermos mais sobre isso e resolvermos os detalhes, informaremos os Lares envolvidos. Em outras palavras, assim que a fundaèäo estiver funcionando completamente‚ lhes informaremos e manteremos a par de suas atividades.

Reestruturaèäo da lideranèa da Família

58. Na segunda Carta da Série de Aèäo, falamos sobre alguns dos principais problemas e desafios que a Família enfrenta. Um deles era a carga da lideranèa, que é pesada demais para a nossa atual estrutura. Como explicamos na 2a e 3a partes da Série de Aèäo, convidamos alguns CROs para duas séries de reuniöes — a primeira em fevereiro e a segunda em junho — quando discutimos como resolver os problemas da Família. Mais especificamente, falamos sobre como aliviar a carga da lideranèa para os líderes da Família näo ficarem täo divididos cuidando de tanta coisa, e assim poderem ser mais eficientes nos servièos e auxílio que lhes prestam.

59. Oramos também sobre como utilizarmos mais os maravilhosos recursos que temos na Família. Nossos recursos mais valiosos säo vocês, nossos maravilhosos membros! Cada um de vocês tem muitos dons e talentos, e os usam diariamente no seu trabalho: ensinando e treinando seus filhos, ganhando os perdidos e administrando seus Lares. O Senhor nos mostrou que precisamos encontrar uma maneira de aproveitarmos esses talentos para ajudar a carregar a carga e a tomada de decisöes na Família.

60. No momento, os CROs e VSes estäo bastante atarefados e sobrecarregados. Eles säo responsâveis pelo funcionamento geral da Família em suas respectivas âreas, desde o aspecto da puericultura até à vida dos jovens. Cuidam da produèäo de publicaèöes GP, das traduèöes, têm a responsabilidade de manterem o padräo espiritual e disciplinar, aprovarem autorizaèöes de mudanèas para o continente‚ tratar das infraèöes à Carta Magna; visitar os Lares‚ aconselharem, processarem estatísticas, relatôrios e dízimos e certificarem-se de que os NPCs remetem os envios para os Lares. Säo responsâveis por supervisionar os sites na Internet‚ a produèäo de materiais de testificaèäo pelos SCs, e aí por diante! É um trabalho gigantesco‚ e por mais CROs que existam em cada ârea, nunca é pessoal suficiente para carregar esta carga täo pesada.

61. Os nossos CROs estäo praticamente se afundando com todo o peso dessa carga. Alguns fazem esse trabalho hâ 10 ou 15 anos e mal agüentam continuar. Eles carregam peso demais. Estäo se desdobrando demais, e perdendo gâs. Por causa disso, näo conseguem se sair täo bem no se trabalho como gostariam e precisam.

62. Quando você tem afazeres demais‚ existe a tendência de dedicar um tempinho para muitas coisas, e aí näo se concentra em nada. O resultado desse modus operandi é que você näo faz nada direito. Divide a sua atenèäo entre muitas coisas, mas nenhuma recebe a atenèäo necessâria, e o trabalho näo fica täo bem feito quanto ficaria se alguém se concentrasse totalmente em apenas uma ou duas coisas em vez de em numa dúzia ou mais. Mesmo assim os nossos queridos CROs se esforèam ao ponto de esgotamento físico, espiritual, emocional e nervoso, tentando cuidar de tantos ministérios, sendo que existe uma mina de pessoas extremamente talentosas e dotadas que poderiam ajudâ-los. Acertaram! Vocês mesmo!

63. Um dos motivos por que essa mina näo foi explorada até agora é devido à estrutura de lideranèa da Família. Para ter a autoridade necessâria para supervisionar tais ministérios na Família, você praticamente tem que ser um CRO. Näo säo muitas as pessoas qualificadas para esse cargo, porque para ser um CRO você näo sô precisa ter os dons e talentos para um certo trabalho, mas também os dons espirituais e a unèäo para o aspecto espiritual do trabalho. Além disso, você precisa ser um bom exemplo e um bom pastor para um campo inteiro. Precisa estar constantemente derramando e se doando para muitas pessoas dia apôs dia‚ semana apôs semana, mês apôs mês.

64. Para mim, um CRO tem que praticamente ser um santo! Precisa estar disposto a dar a vida e viver altruisticamente; estar constantemente à disposièäo das pessoas e entregar-se a outros, muitas vezes negligenciando os seus amados e filhos. Precisa estar em alerta 24 horas por dia, disposto a abrir mäo do seu tempo pessoal e sono para suprir o que as ovelhas precisam. E se uma ovelhinha que seja estiver balindo‚ pedindo ajuda, você precisa ir cuidar dela.

65. O trabalho de um CRO é extremamente sacrificado. É preciso ter muita sabedoria para lidar com as pessoas, pastoreâ-las‚ ouvi-las e consolâ-las, além de talento para administrar os negôcios de literalmente um continente inteiro, e em alguns casos mais de um.

66. Além de tudo isso, você precisa estar disposto a levar grande parte da culpa, porque normalmente, quando as coisas näo däo certo, as pessoas culpam os CROs. Você também tem que correr riscos, dando às pessoas conselhos que elas talvez näo queiram ouvir. Às vezes tem que corrigir ou excomungar as pessoas, ou colocar Lares em suspensäo condicional. É preciso ser um juiz, um policial, um médico espiritual, um administrador de empresas, um perito em puericultura, um palestrante inspirado, um líder, e alguém que saiba se relacionar bem com jovens e adolescentes. É preciso ter muito vigor para agüentar dia apôs dia, semana apôs semana, mês apôs mês, ano apôs ano. E sinceramente‚ é pedir demais dessas pessoas maravilhosas que têm dado suas vidas a vocês trabalhando como CROs. Chegou a hora de aliviâ–los de alguns dos grandes fardos que carregam. O Senhor nos mostrou que a maneira de fazer isso é tirando parte desse fardo e dividindo-o entre mais pessoas.

Comitês Continentais e Internacionais

67. Esperamos poder reestruturar as equipes de trabalho dos CROs de maneira que cada membro sô tenha que se concentrar em um ou dois ministérios‚ sem precisar se envolver com mais nada. Para isso, esperamos poder contar com os dons e talentos que alguns de vocês, na Família, têm nos ministérios em que se saem bem. Ainda estamos estudando os detalhes para vermos a melhor maneira de concretizarmos essa visäo.

68. Ao lerem isto, por favor entendam que o que estamos lhes dizendo nesta BN näo é de modo algum a conclusäo do assunto. Estamos apenas informando-os da direèäo em que estamos seguindo. Näo estamos dando o plano todo, apenas a visäo panorãmica. Näo esperamos que ninguém coloque isto em prâtica agora, pois estamos na fase inicial. Depois que resolvermos todos os muitos detalhes dessa reestruturaèäo da lideranèa e montarmos o alicerce, entäo lhes apresentaremos o plano completo.

69. Temos nos aconselhado sobre este assunto e fizemos algumas propostas aos CROs, e em outubro‚ cada uma das equipes de CRO se reuniu e assistiu a vârias horas de vídeo explicando a visäo da reestruturaèäo e do programa de comitês. Cada equipe de CRO reuniu-se por uma semana a 10 dias para discutirem e orarem sobre o assunto, darem sugestöes, opiniöes e sugerirem possíveis modificaèöes. Agora estamos orando e nos aconselhando sobre isso, para que quando lhes apresentarmos o plano, jâ tenhamos orado bem sobre o assunto e seja um plano bem equilibrado, que jâ esteja bem ponderado e que funcione.

70. Poderia ser assim por exemplo: Digamos que um membro da equipe de CROs tem um dom especial para cuidar de crianèas. Essa pessoa se concentraria totalmente nas necessidades relacionadas à educaèäo das crianèas na sua ârea. Deixaria de se envolver no pastoreamento, de ter que cuidar de adolescentes ou administrar o escritôrio, etc. Se um outro CRO sabe se relacionar bem e trabalhar com jovens, concentraria-se totalmente nos jovens‚ e também deixaria de ter responsabilidades no tocante à educaèäo das crianèas. Näo teria que se envolver em colocar Lares em suspensäo condicional, nem ter que administrar o escritôrio, equipes de traduèäo, etc.

71. Para chegarmos a esse ponto, o plano geral é criar comitês, secretarias para cada ministério de maior porte na Família. Por exemplo, vejamos a questäo da educaèäo das crianèas. Num país ou regiäo, três ou quatro pessoas seriam escolhidas para o comitê nacional de puericultura. (Em alguns casos o termo “nacional” aplicaria-se a um grupo de países. Por exemplo, se um país tem poucos Lares, agregaria-se a ele outro ou vârios países para formar uma ârea “nacional”.) Essas pessoas concentrariam-se na situaèäo das crianèas dentro da sua ârea nacional. Comunicariam-se por e-mail ou telefone e encontrariam-se de vez em quando para orarem e discutirem as necessidades das crianèas na ârea. Eles gerariam idéias e formulariam programas e maneiras de ajudar os pais e professores a cuidarem das crianèas de sua ârea.

72. Acima do comitê nacional de puericultura estaria o comitê continental. Os que se encontram no comitê continental concentrariam toda a sua atenèäo e energia na situaèäo das crianèas em toda a sua ârea. O comitê continental de puericultura trabalharia junto com os diferentes comitês nacionais. Comunicariam-se e, se o comitê nacional tivesse dúvidas, aconselharia-se com o continental. Se o comitê continental tivesse sugestöes ou idéias que talvez fossem boas para se implementar a nível nacional, passariam-nas para o comitê nacional. Sendo assim, em vez de assuntos ou perguntas relacionados com puericultura serem enviados para os CROs, as questöes‚ perguntas, idéias e sugestöes sobre o assunto iriam para o comitê nacional. Se este näo tivesse condièöes de atender ou colocar em prâtica, passariam para o comitê continental.

73. Acima do comitê continental estaria um comitê internacional de puericultura. As pessoas nesse comitê — composto principalmente por representantes de cada comitê continental — ficariam responsâveis pela situaèäo das crianèas e jovens no mundo todo. Estariam pensando e orando sobre os procedimentos da Família no mundo todo em relaèäo às crianèas, bem como que tipo de literatura deveríamos publicar para as nossas crianèas. Elas teriam contato direto‚ uma linha direta, com os comitês continentais e nacionais. Assim, teríamos pessoas no nível nacional pensando sobre as crianèas, sua educaèäo e necessidades. Esse comitê nacional estaria em comunicaèäo com o comitê continental, que também se concentraria totalmente nas necessidades das crianèas do continente inteiro. Jâ o comitê continental, por sua vez, estaria em comunicaèäo com o internacional.

74. O resultado seria vârias pessoas pensando, orando e aconselhando-se sobre a situaèäo das crianèas e jovens. Elas se concentrariam principalmente nesse assunto. Algumas, como as do comitê nacional, dedicariam parte de sua atenèäo a esse trabalho‚ visto que seriam pessoas como vocês, que ainda teriam que administrar os seus Lares e cuidar de outros ministérios. Mas algumas das pessoas no nível continental e internacional dedicariam-se a tempo integral, pois, tratando–se de uma ârea maior, exigirâ mais tempo e maior atenèäo e coordenaèäo em termos de comunicaèäo com outras âreas e ministérios. Se Deus quiser isto criarâ um ambiente onde muito mais gente se concentrarâ na questäo das crianèas, orando e aconselhando-se sobre a situaèäo local‚ continental e internacional.

75. Logicamente‚ o objetivo é que todo esse input e conselhos gere avanèos nesse aspecto em cada ârea, e maior assistência aos Lares. As necessidades das crianèas —que até agora em alguns lugares näo têm recebido a devida atenèäo porque os queridos CROs têm tido que cuidar delas dentre milhares de outros assunto — seräo apresentadas a um comitê especializado nesse assunto. Seräo pessoas que têm a visäo e que teräo a responsabilidade de concretizar algo nesse aspecto.

76. A idéia seria reproduzir essa mesma estrutura de “colunas” no trabalho — os comitês nacional‚ continental e internacional de puericultura — em todos os outros ministérios de maior importãncia na Família. Teríamos, por exemplo‚ um comitê para cuidar de jovens, um para a educaèäo, um para a testificaèäo e o prosseguimento; outro que cuida da produèäo GP/venda de material; um comitê de visitaèäo aos Lares e pastoreamento (os VSs); um de relaèöes públicas, um de auxílio humanitârio (atender aos pobres), e talvez outros como angariaèäo de fundos/provisionamento, etc.

77. Cada um desses comitês seria composto por pessoas dotadas e talentosas nesses determinados assuntos. Algumas pessoas talvez participem de dois comitês, mas näo muitos, para näo exigir demais delas. Cada comitê se reuniria regularmente (alguns mais do que outros dependendo do local onde as pessoas se encontram) para discutirem e orarem sobre quaisquer idéias‚ necessidades e melhoras que poderiam ser feitas, bem como para verem novos programas a serem implementados, publicaèöes a serem produzidas, seminârios de treinamento, recursos para disponibilizar aos Lares‚ etc. Tudo isso entäo seria implementado a nível nacional, continental e internacional. Essas colunas (os diferentes comitês em todos os níveis) formaräo a estrutura da Família.

Critério para os Comitês

78. As pessoas seräo escolhidas para participarem desses comitês com base em seus dons nesses determinados ministérios. Näo seräo escolhidas principalmente devido à sua condièäo espiritual ou porque säo ôtimos pastores ou exemplos brilhantes. (A exceèäo seria no caso dos comitês relacionados com pastoreamento, como por exemplo o de visitaèäo aos Lares/pastoreamento e os comitês que forem lidar com jovens.)

79. Muitas pessoas têm um certo talento ou habilidade. Talvez alguém seja ôtimo em prosseguir o contato com as ovelhas, ou seja um super ganhador de discípulos; talvez seja nota dez em puericultura, mas näo dispöe de uma variedade de dons e talvez tenha dificuldades em concentrar-se em algo além do seu ministério. Ou talvez uma pessoa tenha vârios talentos mas näo seja muito boa como pastora, pois às vezes ofende ou magoa as pessoas.

80. No momento, freqüentemente näo temos condièöes de usar ao mâximo os talentos de certas pessoas para ajudar a Família porque para isso elas teriam que ser CROs ou VSes. Para ser CRO ou VS essas pessoas teriam que ser dotadas em vârios aspectos, saberem lidar com os outros, serem boas pastoras, darem um bom exemplo, etc. Por causa disso‚ muitas pessoas com um grande potencial, habilidade ou talento num certo ministério näo podem ser úteis ao trabalho. Com a estrutura de comitês, os dons e talentos delas poderiam ser utilizados.

81. Em outras palavras, essas pessoas seriam escolhidas para participarem de um certo comitê näo com base em sua capacidade de pastoreamento, mas devido ao seu talento ou dom num determinado ministério. Elas näo teriam autoridade sobre os Lares. Näo seriam pastores nem líderes. Seriam servas — pessoas que se reúnem, oram, discutem, geram idéias e däo sugestöes sobre um certo ministério‚ o do seu comitê — e que auxiliam os Lares dentro da ârea da sua responsabilidade.

82. Essas pessoas näo väo ir ao seu Lar para ver se vocês estäo obedecendo à Carta Magna ou näo. Os únicos que faräo isso seräo os que fazem parte do comitê de visitaèäo e pastoreamento. Muitos CROs e VSes participaräo do comitê de pastoreamento, mas talvez nem todos, pois talvez se encaixem melhor em outros comitês. Queremos ver como utilizar a imensa soma de talentos da Família e também ajudar os atuais CROs e VSes a se concentrarem no ministério em que se encaixam melhor e para o qual säo mais qualificados.

83. Alguns CROs säo ôtimos pastores, eles amam as pessoas e säo conselheiros e guerreiros de oraèäo incríveis. Se você tiver um problema, mâgoas ou batalhas, vai se abrir com eles. Esses CROs ficariam nos comitês de pastoreamento.

84. Outros CROs têm mais queda para negôcios. Eles conseguem manter os NPCs‚ PPCs e sei lâ mais o quê, funcionando do jeitinho que deveriam. Säo bons em administraèäo, mas em alguns casos näo täo bons para cuidar de pessoas. Obviamente seus maiores dons estäo relacionados à administraèäo ou a algum outro ministério. Esses CROs trabalhariam na administraèäo ou no ministério relacionado ao seu dom‚ e näo se envolveriam no pastoreamento dos Lares da Família.

85. Queremos que as pessoas se concentrem naquilo que sabem fazer bem, sem sentirem-se sobrecarregadas por terem que se concentrar em tudo. Esta mudanèa vai tirar bastante pressäo dos CROs, porque cada membro da Família espera que os CROs sejam praticamente perfeitos, sô que eles näo säo. Eles näo têm condièöes de saber e fazer tudo. Eles säo humanos exatamente como nôs‚ näo säo super-homens. Com a graèa de Deus eles conseguem fazer um bom trabalho, e se sairäo ainda melhor depois que puderem se concentrar mais naquilo em que säo mais dotados. Os CROs seräo muito mais eficazes quando puderem se concentrar num ministério onde poderäo utilizar ao mâximo os seus dons e talentos. E nôs‚ a Família, também poderemos progredir como precisamos.

A visäo panorãmica

86. Como podem imaginar, é uma estrutura bem complicada, e precisamos nos certificar de que funcione adequadamente. Näo queremos simplesmente lanèar a idéia e dizer durante o processo de implementaèäo: "Entäo, agora vamos ver como montar a estrutura." Pelo contrârio, estamos orando, nos aconselhando e vendo qual a melhor maneira de montar a estrutura antes, e aconselhando-nos com todos os CROs. Para que quando apresentarmos o plano à Família, ele possa ser efetivado em decência e em ordem, sem demorar muito para vermos como montar essa estrutura. É claro que haverâ um período de transièäo, mas gostaríamos que transcorresse o mais tranqüilamente possível.

87. Nôs também precisamos implementar os comitês de forma que coadunem com a Carta Magna. Näo temos intenèöes de abandonar a Carta Magna nem tirar a sua autoridade como documento que governa a Família. A nossa intenèäo é que esta nova estrutura trabalhe dentro dos parãmetros da Carta Magna. É por este motivo que estamos demorando um pouco para formulâ–la. Até agora jâ nos reunimos com vârios CROs duas vezes para formularmos o plano bâsico. Depois apresentamos esse plano via vídeo para todas as equipes de CROs no mês de outubro. Cada equipe reuniu-se, assistiu aos vídeos, leu a papelada, discutiu e orou sobre o plano e enviou-nos suas perguntas e possíveis modificaèöes.

88. Em novembro nos reunimos novamente com um representante de cada equipe de CRO para estudarmos todas as perguntas, comentârios, sugestöes e idéias de modo a incrementarmos o programa, na tentativa de antevermos possíveis problemas, e na esperanèa de resolvermos possíveis dificuldades e o adequarmos para que seja um programa útil e benéfico para a Família em geral.

89. No mês de dezembro vamos pegar todas as questöes mencionadas nas reuniöes de novembro e adaptarmos o programa em papel. Depois disso, na prôxima reuniäo de cúpula, temos intenèöes de nos reunirmos com todos os CROs para adequarmos melhor o programa‚ orarmos mais e, se Deus quiser, o finalizarmos, para que no primeiro semestre do ano que vem possamos apresentâ-lo e iniciarmos a sua implementaèäo.

90. Esperamos que devido ao fato de termos mais membros da Família envolvidos em carregar o fardo, as pessoas mais talentosas em certos ministérios possam concentrar-se apenas nesses ministérios e dedicar-se totalmente a eles. O trabalho em geral provavelmente melhorarâ muito ao trabalharmos mais com vocês em nível local. Visto que as suas contribuièöes seräo mais fâceis e mais direcionadas. Saberäo exatamente com quem falar ou para quem escrever e dar idéias relacionadas a um certo ministério ou sobre problemas que venham a enfrentar e para os quais tanto vocês como o seu ministério precisem de ajuda.

91. Este plano cumprirâ a visäo que Papai teve hâ muitos anos de "puxar"o potencial do povo. Mais pessoas väo se envolver‚ mais pessoas väo dar idéias e orar por soluèöes. Assim, mais problemas seräo resolvidos, mais novas idéias seräo colocadas em prâtica e mais pessoas participaräo do trabalho de ajudar a formar a Família. Estaremos todos trabalhando juntos para que a Família seja o que precisa ser!

92. As pessoas deixaräo de esperar que alguns poucos CROs e VSes resolvam todos os problemas, pelo contrârio, as soluèöes viräo de algumas delas. As pessoas deixaräo de esperar dos CROs novas idéias para a sua ârea ou ministério‚ pois aqueles que säo dotados nesses ministérios estaräo pensando, orando e tendo idéias e sugestöes a respeito dos mesmos. A visäo e o plano geral é que a Família trabalhe mais junta, puxe mais o potencial das pessoas, resolva mais os seus prôprios problemas e envolva mais as pessoas na administraèäo. A nossa meta para a Família nesta era de aèäo é que ela se torne uma mâquina mais lubrificada que possa funcionar de maneira eficiente de modo a realizar o trabalho de alcanèar o mundo como nunca fizemos.

É um trabalho colossal!

93. Estamos diante de muitos novos desafios. Estamos tentando reestruturar muitas coisas dentro da Família. Tentando “fazer Contato” — montando o novo programa de prosseguimento para que a nossa “igreja” possa acolher mais discípulos, mais testemunhas externas e para alimentarmos e treinarmos melhor as ovelhas. O nosso tempo é limitado. Precisamos alcanèar o mundo e comeèar de uma maneira mais abrangente ainda hoje.

94. Mamäe‚ eu e todos nos WS, bem como os CROs, temos orado desesperadamente sobre todos estes assuntos. Como podem ver, nôs temos tomado medidas de modo a construirmos um alicerce firme. Assim, quando efetuarmos essas mudanèas na estrutura geral da Família, o alicerce estarâ firme e poderâ suportâ-las.

95. Ao mesmo tempo‚ o Senhor tem fortalecido o alicerce espiritual da Família através da Sacudida 2000. E as recentes críticas de detratores têm ajudado a fortalecer a maioria da Família, enquanto ao mesmo tempo têm limpado a Família de algumas pessoas que näo estäo mais servindo o Senhor conosco com plena fé. Agora, a maioria dos membros da Família säo pessoas que optaram por estar aqui, que jâ decidiram ficar. Agora o Senhor quer que efetuemos mudanèas. Ele quer usar cada um de vocês para transformar a Família num lugar melhor onde possamos ensinar e treinar novos membros, discípulos e novos seguidores, mesmo que näo estejam morando dentro dos Lares.

96. Estamos diante de tremendos desafios e o Senhor estâ pedindo que cada um de nôs participe, seja qual for o ministério ou papel que Ele queira que desempenhemos. Nem todos väo tomar decisöes‚ mas todos nôs seremos chamados para fazermos a nossa parte de ensinar, treinar e ganhar novas pessoas. Para testemunhar a verdade do Evangelho, fazer follow-up, ensinar as pessoas, dar a Palavra e treinâ-las para serem discípulos — sejam internos ou externos‚ ou até mesmo apenas membros que participam do trabalho de alguma forma.

97. Näo vamos mais sô estar arrastando os pés a cada passo, cada Lar fazendo o que bem entende. Vamos nos unir numa visäo e edificar uma estrutura para que todos possam dar idéias, sugestöes‚ oraèöes e soluèöes. Dessa maneira o corpo todo serâ energizado e capacitado a realizar mais do que nunca.

98. Säo muitas as coisas que estäo acontecendo e temos muito a fazer! Caso esteja sendo atacado pelo Inimigo, ou se sinta deprimido e desencorajado, achando que nunca teve que batalhar tanto, bem-vindo ao clube! — Muitos de nôs nos WS também temos nos sentido assim. O Inimigo estâ zangado com o que estâ acontecendo. Ele chamou reforèos e agora quer nos derrotar. Mas a verdade é que ele näo vai conseguir fazer isso, porque Deus estâ do nosso lado e nôs O estamos seguindo para entrarmos na era da aèäo que Ele prometeu.

99. O Senhor levantou a bandeira e estamos com os olhos fixos nela. É a bandeira do programa Contato, da testificaèäo e follow-up, a bandeira da dedicaèäo. Estamos seguindo juntos em direèäo a ela, e com a ajuda de Deus näo falharemos. Fica por conta de cada um de nôs fazer a nossa parte, e sabemos que podemos contar com vocês.

100. Quando estâvamos terminando esta BN e pedimos ao Senhor para dar a Sua confirmaèäo‚ Ele deu a seguinte mensagem. Esperamos que os inspire e motive a contribuir para a concretizaèäo destas modificaèöes e alteraèöes na Família.

101. (Jesus fala: ) O alicerce do ministério Contato jâ foi lanèado e estabelecido. Ele se edifica sobre o follow-up e sobre o trabalho de alimentar as ovelhas, näo importa em que país você viva ou para quem ministre. O edifício estâ sendo erguido aos poucos. Serâ forte e permanecerâ. Serâ uma casa boa, um bom trabalho, onde a Família e um grande número de crentes seräo abrigados. Suprirâ as suas necessidades e serâ um meio potente de alcanèarem o mundo e fazerem discípulos de todas as naèöes.

102. A estrutura interna da Família continua‚ estâ sendo reavaliada e reformada, e estâ-se formulando planos para fortalecê-la e remodelâ-la. Näo säo planos superficiais sô para embelezar. Estas mudanèas lhes daräo um alicerce firme e beneficiaräo a Família sobremaneira. Geraräo mais satisfaèäo pessoal, um sentimento de realizaèäo entre as pessoas e ajudaräo a concretizar muitas idéias, esperanèas e sonhos que tantas têm tido. Essas mudanèas proveräo canais e meios através dos quais possa fluir o potencial das pessoas. Colocaräo tubos e torneiras em diferentes lugares, de modo que a âgua de vida renovada, de novas idéias e novas maneiras para este novo dia, possam fluir pela Família. Vai ser maravilhoso!

103. Também vai ser bastante trabalho. Vai exigir tempo, paciência e muita oraèäo. Vai exigir muito trabalho e esforèo por parte dos WS e da lideranèa da Família, mas também muito empenho em oraèäo por parte da Família em geral. Sô a oraèäo é que sustentarâ e concretizarâ este empreendimento colossal. Um outro segredo também é a paciência, pois apesar do fato de que estas mudanèas seräo efetuadas‚ vai demorar, e depois que se concretizarem, levarâ tempo para se adaptarem, para todos os assuntos do Reino serem regulados‚ redirecionados e canalizados na nova direèäo, na nova maneira e dentro dos novos procedimentos.

104. Sendo assim, lembrem-se destas duas coisas no ano que entra e ajudaräo este grande alicerce e estrutura a ser lanèado e construído, e ao mesmo tempo sentiräo alegria e satisfaèäo fazendo o seu trabalho. As duas coisas säo oraèäo e paciência. Apôiem essas mudanèas, melhorias e os servièos que tiverem que fazer, orem, e tenham paciência. É uma combinaèäo imbatível que trarâ as respostas para as suas oraèöes e os desejos de seus coraèöes.

105. É com grande alegria e felicidade que dirijo a construèäo da Minha nova Família aqui do plano celeste. Vejo a planta e o resultado. Confiem em Mim, mesmo que sô vejam um tijolinho sendo colocado sobre o outro. Continuem orando e confiando, e prometo que veräo as grandes recompensas que darei a cada um individualmente, a cada Lar e à Família em geral pela sua obediência a Mim. No final vai valer a pena! (Fim da mensagem de Jesus.)

106. (Peter:) Por favor, orem por nôs durante estas mudanèas, enquanto reformamos estas estruturas, publicamos textos sobre prosseguimento e material para prosseguimento, finalizamos esses diferentes programas para apresentâ-los a vocês, e fazemos o nosso trabalho para o Senhor. Precisamos de suas oraèöes! Precisamos do seu apoio e estamos contando com vocês para fazer a sua parte, que é colocar a Palavra em prâtica‚ comeèando agora a alimentar as suas ovelhas, enviar endereèos para o Contato, distribuir a Palavra e o material e assumir estas mudanèas por vir! Cada um de nôs tem que fazer a nossa parte para que tudo isto aconteèa e possamos nos tornar o corpo‚ a igreja e a organizaèäo que Deus quer que sejamos.

107. Ouvimos a trombeta soar e estamos marchando adiante. Você estâ conosco? Esperamos que sim! Deus o abenèoe e guarde, e lhe dê uma ôtima testificaèäo de Natal e uma Celebraèäo maravilhosa no comeèo do novo ano. Que Deus abenèoe e guarde todos vocês!

Com amor, Peter

Copyright © 2000 por A Família

(fim de arquivo)