Você Não Tem que Ser Perfeito!

Maria
May 5, 2003

Dicas para superar a condenaèäo e o desencorajamento

CM/FM 3286 1/00

Maria 528

Se você tem batalhado sem saber se estâ fazendo o “suficiente” no tocante a usar as novas armas ou alcanèar as metas que o Senhor estabeleceu para nôs, näo se preocupe! Respire fundo, se jogue nos Seus braèos fortes ao ler estas mensagens, e ouèa-O dizer quanto o ama e aprecia o seu amor, e tudo vai entrar na perspectiva correta.

Minha querida Família,

cada um de vocês estâ fazendo progressos tremendos à medida que se esforèam ao mâximo para seguir Jesus‚ porque o Senhor vai guiando–os cada vez mais alto no caminho da Sua vontade. Ele lhes deu metas pelas quais lutar e muito conselho sobre como usar as novas armas, e isso os estâ ajudando a serem mais amorosos, altruístas e, conseqüentemente, melhores testemunhas. Ele Se orgulha de cada um de vocês por fazerem tudo o que podem para alcanèar essas metas. (Cf. “Metas para 1998” [CM 3160‚ BN 765 e outras BNs recentes que mencionam as metas que estäo tentando alcanèar tanto a nível pessoal como de Lar.)

2. O Senhor prometeu muitas recompensas por obedecerem nessas âreas, e também lhes deu advertências bem sérias dizendo que a única maneira de sobreviverem nos dias por vir é colocando essas coisas em prâtica e usando as novas armas hoje.

3. O Senhor lhes deu essas metas para ajudâ-los a fazer progressos e serem mais felizes nEle, e lhes deu as novas armas para facilitar a sua vida e fazê–la mais linda e completa. Entäo é claro que o Inimigo vai entrar e tentar roubar-lhes essa alegria e beleza fazendo com que se sintam em condenaèäo por näo estarem se esforèando o suficiente em algo, ou dizendo-lhes que näo säo bons o suficiente para alcanèar as metas! É claro que ele vai jogar com o seu orgulho e fazer o que puder para que você se esforce no braèo da carne, e assim perca totalmente o objetivo‚ que é deixar que Jesus assuma o controle de tudo!

4. Sei que o Inimigo estâ atacando alguns de vocês pra valer com condenaèäo e a sensaèäo de que falharam em algo muito importante. — Ou quando as coisas ficam difíceis no seu Lar ou vida pessoal, ou quando se deparam com uma batalha da qual simplesmente näo conseguem sair, ou quando sentem que näo estäo progredindo o suficiente nas metas que o Senhor nos apresentou, ou no uso das novas armas. Papai sempre disse que a arma predileta do Inimigo contra os cristäos é o desencorajamento — e a condenaèäo também é uma das mais usadas por ele.

5. “Condenar” na Bíblia baseia-se na palavra grega que significa, entre outras coisas, “proferir sentenèa condenatôria contra”. Quando você se sente condenado‚ é muitas vezes porque sabe algo contra si mesmo. Sente-se mal, culpado ou arrependido porque fez algo errado, ou pelo menos acha que fez. Muitas vezes o problema estâ em “pensar”, porque quanto mais você remôi esses pensamentos‚ pior fica a situaèäo, causando-lhe um grande desencorajamento, uma grande fossa e desespero.

6. Quando nos rendemos à condenaèäo do Inimigo, ele elimina efetivamente a nossa fé para pedirmos a vitôria ao Senhor, porque achamos que näo a merecemos‚ entäo näo temos o direito de pedi-la. Como Papai abordou em “A Roda de Todos os Santos” (CM 363), quando cedemos às mentiras, ao desencorajamento e condenaèäo do Inimigo, abrimos mäo do nosso poder de retaliaèäo. Quando você se encontra na fossa da condenaèäo, é muito difícil sair, porque o Inimigo tenta convencê-lo de que ali é o seu lugar mesmo.

7. Sei que muitos de vocês estäo lutando contra esse sentimento, especificamente no tocante à utilizaèäo das novas armas. Alguns talvez achem que as metas que o Senhor estabeleceu säo altas e numerosas demais para que possam alcanèar todas elas — ou que simplesmente säo ruins ou carnais demais porque näo conseguiram alcanèar todas.

8. Você talvez esteja realmente tentando colocar o Vinho Novo em prâtica, mas estâ sendo publicada tanta coisa que você acha que näo consegue acompanhar. Ou quando realmente se esforèa para melhorar no uso das novas armas, uns dias consegue louvar consistentemente; outros dias consegue transformar cada pensamento em oraèöes; hâ dias em que realmente estende a mäo para os outros seguindo a Lei de Amor e faz tudo o que pode pelos outros; outros dias é fiel em perguntar tudo ao Senhor em profecia — mas acha que fazer tudo isso junto todos os dias a cada oportunidade para você é impossível!

9. Tenho me preocupado porque sei que isso pode até ser mais do que conseguem agüentar: a pressäo de querer fazer tudo o que o Senhor estâ lhes pedindo e o sentimento de fracasso quando näo conseguem‚ assim como a sensaèäo de que estäo decepcionando o Senhor e os outros por näo estarem à altura. Eu sabia que o Senhor pode tirâ–los da fossa do desencorajamento e da condenaèäo com Suas maravilhosas Palavras de sabedoria, entäo orei por vocês e Lhe pedi para lhes dar o que Ele sabe que lhes trarâ esperanèa‚ paz e a certeza do Seu amor.

10. Orei: “Precioso Jesus, maravilhoso Marido, muitas das Suas queridas noivas sentem–se um pouco culpadas a maior parte do tempo, condenam-se por näo estarem à altura do padräo, e acham que as metas que Você estabeleceu säo inalcanèâveis, inatingíveis. Por causa disso sempre ficam com a consciência pesada achando que estäo falhando. Querem muito agradar-Lhe e nos agradar e näo querem ser um fracasso, mas sentem-se assim constantemente.

11. Temos que transformar cada pensamento em uma oraèäo. Temos que louvar constantemente. Deveríamos orar depois de cada assunto discutido em uma reuniäo, ouvindo Você cada dia e fazendo também um monte de outras coisas. Você nos pede para sermos Sua Noiva íntima, para amâ-lO profunda e apaixonadamente. Pede-nos para nos despojarmos de egoísmo e sermos sempre amorosos com os outros. Nôs queremos fazer tudo isso‚ mas é claro que näo vamos ser bem-sucedidos em cada uma dessas coisas o tempo todo. Muitos de nôs estäo bem longe disso — na verdade‚ a maioria. Entäo como é que podemos mudar o nosso modo de encarar a situaèäo? Se Você näo quer que nos sintamos assim, pode nos dizer como nos livrarmos desses sentimentos?”

12. Nesta BN quero compartilhar com vocês algumas respostas que o Senhor deu a essas perguntas e ao que estâvamos sentindo, e acho que väo encorajâ-los muito! Temos um Marido maravilhoso! Ele nos conhece muito bem e nos ama incondicionalmente. Ele näo vive com uma fita métrica e prancheta na mäo para “medir” o nosso progresso, pelo contrârio, alegra-Se cada vez que damos um passo para segui-lO, e simplesmente adora o amor que temos por Ele.

13. Entäo, se você tem batalhado sem saber se estâ fazendo o "suficiente" no tocante a usar as novas armas ou alcanèar as metas que o Senhor estabeleceu para nôs, näo se preocupe! Respire fundo, se jogue nos Seus braèos fortes ao ler estas mensagens, e ouèa-O dizer quanto o ama e aprecia o seu amor, e tudo vai entrar na perspectiva correta.

14. Seguem-se as lindas mensagens que o Senhor deu sobre o assunto. Acho que väo encorajâ-los muito. Com isto näo quero dizer que näo devemos dar os passos que o Senhor tem requerido ou nos esforèarmos como Ele nos pede‚ atendermos aos pressentimentos que nos dâ, etc. Mas o Senhor sabe que näo somos e que nunca seremos perfeitos! Ele disse: “Cada pessoa estâ num nível diferente de crescimento espiritual. Algumas estäo lâ em baixo, mal comeèaram a escalar a montanha, ao passo que outras estäo lâ adiante, porque têm seguido de perto — mas estas mensagens säo para qualquer um que esteja escalando!”

Näo quero que se condenem

15. (Jesus fala:) Meus queridos filhos, o Inimigo é o acusador dos santos. Por mais prôximos que vocês estejam de Mim, por mais desesperados que se encontrem Comigo, por mais que Me amem‚ ou por mais dispostos que estejam em fazer qualquer coisa por Mim, ainda assim ele vai tentar convencê-los de que näo estäo fazendo o suficiente. Vai tentar condenâ–los, e com isso desencorajâ-los. Se conseguir desencorajâ-los, os farâ sentir vontade de desistirem‚ como se näo adiantasse tentar. A meta dele é fazer vocês desistirem.

16. Näo quero que se sintam condenados, ponto final! É simples assim! Eu näo os condeno. Näo olho para os seus erros e defeitos. Sou o Seu Marido que os adora, e estou grato por seja o que for que fizerem para demonstrar o seu amor por Mim.

17. Como o seu Pai David lhes disse, hâ horas em que o Inimigo trabalha para Mim. (Cf. “Cäes Pastores” CM 1439, livro de BN 3) Às vezes ele aparece para acusâ-los por coisas que fizeram ou que deixaram de fazer. E embora Eu näo os condene por isso, podem sempre aprender uma lièäo em cada situaèäo‚ ou algo que poderiam ter feito melhor.

18. Para saberem a diferenèa têm que Me perguntar. Näo ignorem achando que é sô o Inimigo condenando-os, mas por outro lado também näo acreditem nas suas mentiras e fiquem carregando esse peso — perguntem-Me. Eu lhes direi com amor se hâ algo no qual poderiam melhorar, e lhes mostrarei a Minha perspectiva. Prometo que farei com que tudo contribua juntamente para o bem e, se acreditarem nas Minhas Palavras, se sentiräo encorajados e teräo a perspectiva correta de tudo. Teräo aprendido, teräo feito progressos no espírito, e näo se sentiräo condenados.

19. Em alguns casos, quando se sentirem condenados, descobriräo que hâ algo que poderiam ter feito melhor. Como seu Pai David lhes ensinou, o Inimigo geralmente mistura mentiras com a verdade, e quando ele os ataca com sentimento de condenaèäo, geralmente hâ um fundo de verdade. Que vocês näo säo perfeitos é a realidade! Vocês cometem erros! Mas Eu os amo de qualquer jeito, e estou disposto a ajudâ-los em seja o que for, e a fazer vista grossa para as suas falhas quando percebo que estäo sinceramente tentando Me agradar.

20. Se achar que näo estâ fazendo o que pode, ou que precisa melhorar em muita coisa, leia as BNs sobre como progredir espiritualmente‚ dê os passos lâ salientados, e vâ ao ataque! Mas näo dê ouvidos à condenaèäo do Inimigo‚ porque näo vai lhe servir para nada. Näo vai ajudâ-lo a fazer progresso mais râpido!

21. A humildade é o caminho para se crescer espiritualmente. Para fazer progresso você tem que entregar a Mim qualquer ârea na qual precisa crescer, apresente-Me isso‚ receba os Meus conselhos e orientaèöes, e entäo faèa o melhor que pode para colocâ-las em prâtica. Näo dê ouvidos ao Inimigo! Ele vai fazer tudo o que pode para condenâ-lo! Eu näo o condeno! Você acredita? Se acreditar nas Minhas Palavras ganharâ a vitôria em relaèäo ao sentimento de condenaèäo. (Fim da mensagem de Jesus.)

O que fazer quando for atacado com sentimentos de condenaèäo!

22. (Jesus fala:) Meus queridos, se estiverem se sentindo condenados ou com um peso na consciência, se estiverem se sentindo repugnantes, essas coisas näo provêm de Mim. E se näo procedem de Mim, peèo-lhes que as rejeitem!

23. A soluèäo é simplesmente näo aceitâ-las, e fazem isso submetendo-se a Mim de corpo e alma. Recusem-se a acreditar no Inimigo, e perguntem-Me se hâ algo no qual quero que melhorem, ou se simplesmente precisam confiar e seguir adiante por fé. Perguntem-Me e lhes darei as Minhas Palavras de consolo e conselho que väo provar-lhes o Meu amor. Assim, em vez de caírem na armadilha da condenaèäo que o Inimigo armou para vocês, väo transformar a situaèäo numa experiência positiva de crescimento espiritual, aprendendo mais as Minhas Palavras, recebendo fé com o que Eu lhes disser, e seguindo adiante encorajados em Mim!

24. Eu lhes darei outra chave, Meus filhos‚ que mudarâ a sua mentalidade. Permitam-Me definir para vocês o que é fracasso aos Meus olhos. Vocês precisam entender que näo os condeno pelas suas quedas, entäo näo têm que se sentir mal nem condenados quando isso acontecer. Näo os julgo pelas vezes que tropeèaram, portanto näo precisam se sentir culpados.

25. Para Mim, tropeèar näo é fracassar. Para Mim, fracassar é cair e näo se levantar para tentar novamente. Näo espero que se levantem sozinhos, se acham que näo têm condièöes. Eu Me inclinarei e os pegarei com a Minha prôpria mäo. Sô lhes peèo que queiram caminhar. Sô peèo que acreditem e tenham boa vontade. Para Mim, quem fracassa é aquele que nunca tenta, aquele que desiste.

26. Entäo, conquanto continuem seguindo, conquanto se levantem e continuem tentando, säo um sucesso! Vocês sô fracassam quando näo se valem de Minha ajuda, ou quando näo Me deixam apanhâ-los e ajudâ-los quando caem. Quando entendem o que considero fracasso, vêem que em Mim näo pode haver condenaèäo, pois näo os condeno.

27. A maneira de mudar a sua mentalidade, Meus amores, como o seu Pai David lhes ensinou, é quanto Satanâs tentâ-los com esses sentimentos, dizer: “É verdade‚ seu Diabo miserâvel. Eu näo consigo mesmo‚ mas Jesus consegue! Sou um desastre, mas Jesus é a minha salvaèäo. Näo tenho amor suficiente. Eu, por minha prôpria conta, näo oro o bastante. Näo consigo, por mim mesmo, amar o suficiente. Mas Jesus em mim consegue, Ele é a minha vitôria!” Peèam a Minha opiniäo sobre o que o Inimigo estâ lhes dizendo, e perguntem–Me se hâ algo em que possam melhorar, e Eu lhes direi. Depois joguem pela janela as mentiras dele e recusem-se a pensar mais nelas! Essa é a vitôria.

28. Quando forem atacados com sentimentos de condenaèäo, lembrem-se dos seguintes passos:

1.Admita que sozinho näo consegue alcanèar essas metas, que sô Eu em você consigo.

2.Simplesmente recuse-se a acreditar no Inimigo quando ele atacâ–lo com remorsos, condenaèäo e sentimento de culpa. Pergunte-Me o que acho da situaèäo e receba as Minhas Palavras com fé!

3.Lembre-se do que considero fracasso. Cair näo é fracassar; fracassar é parar de tentar.

4.Quando tropeèar, recuse-se a desistir. Humilhe-se perante Mim; entregue-Me o seu orgulho, submeta-se totalmente a Mim. Apôie-se bem em Mim. Levante-se e continue tentando.

29. Isto é o que lhe darâ a vitôria! (Fim da mensagem de Jesus.)

Nossas imperfeièöes nos mantêm humildes!

30. (Mamäe:) Obrigada, doce e infalível Marido‚ pelas Suas maravilhosas Palavras! Nesta prôxima mensagem de Jesus, Ele explica que pode usar até mesmo a nossa fraqueza de nos esquecermos de orar ou de fazer o que devemos às vezes para nos manter humildes, desesperados e dependentes dEle.

31. É como a histôria do Sultäo e Satanâs; quando Satanâs veio acordâ-lo para que orasse, o sultäo ficou muito surpreso pelo Diabo querer acordâ-lo para orar. Quando lhe perguntou por que o estava despertando para orar‚ o Diabo a princípio lhe deu todo o tipo de desculpas. Quando o Sultäo insistiu em receber uma resposta, o Diabo finalmente explicou que se o Sultäo sem querer dormisse um pouco mais um dia e perdesse o seu tempo de oraèäo ele estaria penitente e humilde, e assim mais prôximo do Senhor. Mas se fosse perfeito nessa ârea da sua vida — de oraèäo — e nunca perdesse um sô dia, provavelmente ficaria orgulhoso e autojusto, e estaria em pior estado. Entäo, graèas a Deus que näo somos perfeitos! Isso nos mantêm humildes e desesperados com Jesus, e serve de lembrete constante do quanto precisamos dEle!

32. (Jesus fala:) Vejo a humildade de espírito, a fraqueza de espírito, a dependência que tem em Mim — e isto Me agrada. Vejo o seu coraèäo acima de tudo, e sei que o seu coraèäo estâ voltado para Mim e quer Me agradar. Sei que deseja Me servir o melhor que pode e quer dar tudo de si por amor às Minhas ovelhas perdidas, para manter o padräo e usar as novas armas ao mâximo. Ainda assim, às vezes falha, ou acha que falhou. Às vezes comete erros e näo segue de perto o bastante, ou näo se lembra. Às vezes é vagaroso demais, ou râpido demais, ou muito ocupado, ou näo é täo amoroso nem doador quanto acha que deveriam ser. Esses erros fazem parte da natureza humana.

33. Eu uso essas âreas para ajudâ–lo a ser fraco em si mesmo, para que Me busque e clame a Mim para Eu ser forte através de você. Näo tenha medo de ser fraco na carne, ou até mesmo em características da sua personalidade que näo gosta, porque é isso que uso para ajudâ-lo a Me buscar, para que dependa de Mim. Essas coisas fazem parte do seu dom de fraqueza, que serve para mantê-lo perto de Mim.

34. Quando esquece, falha ou comete erros, näo significa que näo esteja indo bem, que näo estâ fazendo todo o necessârio para Me agradar e Me servir, em vez disso, Eu permito que cometa erros e que se esqueèa para que Eu possa ajudâ-lo a continuar dependendo de Mim. Conquanto estiver humilde e desesperado Comigo, näo permitirei que cometa nenhum erro — nada que vâ atrapalhar o Meu trabalho ou o seu servièo para Mim. Se fizer o melhor que pode por Mim e se esforèar para levantar o padräo da Minha Palavra o melhor que puder, e ainda assim deslizar e der uma mancada de alguma forma, seja grande ou pequena, apenas confie que faz parte do Meu plano para mantê-lo macio e fraco, para que o Meu Espírito possa continuar falando-lhe.

35. É bom fazer o melhor que pode, se esforèar e obedecer quando lhe peèo alguma coisa. Mas saiba que quando dâ um deslize e näo estâ à altura, Eu näo considero isso retrocesso nem fracasso, se você Me permitir usar isso para falar com você e ajudâ-lo. Deixo que deslize para poder ajudâ-lo a usar a nova arma da fraqueza.

36. Entäo, mesmo quando cometer erros, ou näo usar as novas armas tanto quanto poderia numa determinada coisa‚ ou se näo amar tanto quanto deveria e como tenho lhe pedido, näo permita que o Inimigo entre com condenaèäo. Em vez disso, use isto como um degrau para humilhar-se perante Mim, para Me buscar, amar e lembrar-se claramente do quanto é fraco em si mesmo. Assim, esta serâ uma boa experiência — uma que posso usar para aproximâ-lo mais de Mim e fortalecê-lo ainda mais em Mim, näo em si mesmo. (Fim da mensagem de Jesus.)

37. (Mamäe:) Nosso doce Marido é täo compreensivo. Ele sabe que vamos deslizar e cair, cometer erros e falhar algumas vezes. Mas usa tais experiências como degraus para nos aproximar mais dEle‚ aperfeièoando assim a Sua forèa na nossa fraqueza.

38. Ele vê o nosso coraèäo, e quando vê que estamos sinceramente tentando agradar-Lhe, nos recompensa e abenèoa de acordo, apesar dos nossos tropeèos e quedas. Que o Senhor ajude todos nôs a nunca nos esquecermos do quanto somos fracos e incapazes, e que tem de ser Você em nôs‚ Senhor! Como Papai disse: “Tem que ser tudo um milagre da graèa de Deus!” (CM 1951:22, BN 207) Até o fato de Lhe obedecermos é um milagre pelo qual temos que Lhe dar toda a glôria! Glôria ao Senhor!

Cada passo de obediência nos aproxima mais da vida celestial!

39. Na prôxima mensagem, o Senhor explica que é impossível “alcanèarmos” totalmente as metas que Ele estipulou para nôs, porque elas pertencem ao mundo Celestial — e nôs ainda estamos na Terra, no plano físico e na dimensäo da carne. Mas sempre que damos um passo em obediência, partilhamos cada vez mais da vida Celestial. Näo é lindo?

40. (Jesus fala:) Todos pecaram e destituídos estäo da glôria de Deus‚ e näo hâ um justo, nenhum sequer. A única justièa que o homem tem é a justièa que coloquei no seu íntimo — a justièa do amor, Meu Espírito e verdade.

41. Vocês näo têm condièöes de alcanèar todas as coisas do espírito e do mundo Celestial‚ mas Eu lhes dei muitas delas para que possam ter um gostinho do Meu Espírito, uma provinha do Meu amor e da vida por vir — a vida em que tudo é paz, harmonia, amor e contentamento.

42. Muitas vezes é uma batalha seguir essas coisas que lhes dei porque ainda estäo na carne, e a carne guerreia contra o espírito. Seu orgulho resiste muito a que Eu assuma o controle completo, sua independência luta contra a submissäo total a Mim e a sua mente carnal luta contra a fé simples e infantil. Este é o conflito que vocês têm que agüentar nesta época — deixar continuamente o Meu Espírito reinar no seu coraèäo.

43. Mas, ao tentarem viver as Palavras que tenho derramado para vocês — as instruèöes, orientaèöes e conselhos — ao tentarem apoiar essas coisas que lhes mostrei para apoiar, ao trabalharem para viver a vida do espírito, ganham mais do Meu Espírito e mais da vida Celestial. Näo, näo alcanèam a totalidade da vida Celestial, mas alcanèam uma certa medida dela, e esta medida lhes traz felicidade, alegria‚ paz, calma e longanimidade. Ela lhes dâ bondade e os frutos do Espírito, os frutos da vida espiritual.

44. Mesmo assim, é impossível alcanèar a sua plenitude, sua totalidade, até passarem para o outro lado, deixarem a vida da carne e viverem na vida do espírito. Entäo, näo se sintam mal nem sob condenaèäo quando näo alcanèarem a totalidade da vida espiritual, mas em vez disso regozijem-se por terem alcanèado uma boa parte — muito mais do que a maioria.

45. A meta näo é alcanèar a perfeièäo. Pois mesmo que seguisse cada regra, cada jota ou til, cada detalhezinho da lei, näo conseguiriam atingir a vida espiritual na sua plenitude, porque ela é inalcanèâvel na carne. As metas e as novas armas que lhes dei, porém‚ podem ajudâ-los a alcanèar grande parte da vida do espírito.

46. Regozijem-se, portanto, por Eu ter-lhes dado essas coisas, e usem-nas para puxar do Céu o Meu Espírito e muitos dos atributos da vida espiritual. Mas näo se sintam sob condenaèäo por näo terem alcanèado todas, porque isso é impossível. Vocês têm de entender que Eu näo espero que atinjam a perfeièäo, mas quero realmente que partilhem de tanta vida do espírito quanto possível, para que estejam conectados a Mim‚ ao Meu Espírito, às coisas do espírito e às pessoas do espírito.

47. Assim podem ficar mais espirituais e serem usados mais poderosamente por Mim. Pois vocês säo os Meus vasos — vasos do Meu amor e do Meu Espírito, vasos da vida do espírito que Eu uso para retratar esta vida a outros. Continuem, portanto, a se submeterem a Mim e trabalharem para alcanèar cada vez mais do Meu Espírito através da obediência à Minha Palavra, fazendo as coisas que lhes digo para fazer. Continuem prosseguindo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocaèäo que coloquei perante vocês, embora às vezes tropecem e caiam.

48. Apenas faèam o melhor que podem, dêem tudo de si e trabalhem para alcanèar as suas metas. Dêem os passos que coloco à sua frente, e saibam que cada passo que däo, cada decisäo sâbia que Me permitem tomar por você, cada oraèäo‚ cada louvor, cada vez que usam as novas armas — tudo os aproxima mais da vida do espírito. (Fim da mensagem de Jesus.)

49. (Mamäe:) É lindo saber que estamos partilhando do Céu cada vez que usamos as novas armas e fazemos progresso nas metas que o Senhor tem nos dado. À medida que o mundo fica cada vez pior, o Senhor nos aproxima cada vez mais do Céu em espírito! Obrigada Jesus! E lembre-se que o Senhor sabe que näo é perfeito! Você nunca terâ condièöes de cumprir a Palavra totalmente a cada oportunidade, em cada ârea da sua vida. Ele nos dâ metas pelas quais lutar, mas sabe que näo vamos alcanèar o padräo da Palavra em cada ârea o tempo todo.

50. As metas que Ele nos deu säo metas Celestiais — e nôs ainda somos humanos, vamos cometer erros e estar aquém das expectativas. Se você puder aprender a lidar com os seus erros da maneira certa — perguntando ao Senhor sobre eles‚ permitindo que o humilhem e aproximem do Senhor — assim‚ até mesmo os seus erros o ajudaräo e faräo de você uma pessoa mais doce, mais desesperada e mais útil para o Senhor. Näo importa o que faèa, näo se renda à condenaèäo do Inimigo. Simplesmente recuse-se a aceitâ-la! Enquanto estiver seguindo em frente, näo é um fracasso. Enquanto estiver lutando, estâ fazendo progresso. Enquanto estiver disposto a continuar por Jesus, Ele estâ orgulhoso de você! Ele näo o condena, entäo näo permita que o Inimigo o condene! Amém?

Todos precisam de encorajamento!

51. Nesta prôxima mensagem, o Senhor dâ outra chave para superarmos o desencorajamento e a condenaèäo do Inimigo, e é algo que cada um de vocês pode fazer pelos seus irmäos — encorajâ-los! Encorajamento pode fazer muito por alguém — e neste caso, o Senhor diz que é uma verdadeira chave para superar a condenaèäo e o desencorajamento do Inimigo. Que o Senhor ajude todos nôs a estarmos dispostos a sermos as mäos dEle e falar as Suas Palavras para os nossos cõnjuges e colegas de trabalho, para que através de nôs Você possa encorajâ-los e elogiâ-los como sabe que precisam e ajudâ-los na estrada à vitôria.

52. (Jesus fala: ) As respostas para o desencorajamento säo o encorajamento e o apreèo. Essas coisas podem ajudar a levantar as mäos que estäo embaixo, fortalecer os joelhos cansados daqueles que caíram e acham que näo têm forèa ou energia suficientes para continuar. Eu jâ disse, e o seu Pai David também jâ disse que a maioria das pessoas se sente inferior. A maioria das pessoas acha que näo estâ à altura e que estâ falhando, e o medo do fracasso é o pior medo de todos. Seu Pai David lhes deu Cartas sobre como combater esses temores e como resistir à condenaèäo, e encorajamento e apreèo säo muito importantes.

53. Os Meus filhos muitas vezes têm medo de encorajarem–se uns aos outros ou demonstrarem muito apreèo. Acham que isso pode fazer com que o outro se exalte em orgulho, ou que passem a ter um conceito muito elevado de si mesma — mas na verdade ocorre o contrârio. A maioria das pessoas precisa saber que, embora seja um vaso terreno, tem o poder do universo dentro delas — o Espírito Santo — e por isso, säo verdadeiras fontes de forèa! Estäo explodindo com a Minha vida, energia e amor e säo fantâsticas! Maravilhosas! Lindas!

54. É claro que o Inimigo gosta de apontar para as faltas, os fracassos, e os reveses. Mas é isso que vejo? Näo‚ coloco seus pecados de lado e nem mesmo Me lembro deles. Sabem o que vejo? Vejo o progresso que estäo fazendo! Vejo todo o chäo que jâ percorreram! Olho para vocês como se nunca tivessem falhado, porque näo vejo os seus fracassos‚ vejo as suas conquistas. Näo vejo suas perdas, mas sim os passos de progresso. O que conta säo as conquistas, as perdas podem ser ignoradas. É uma boa maneira de marcar os pontos.

55. Mas é muito difícil as pessoas acreditarem nisso. Vocês acham que têm que fazer tudo sozinhos e é difícil mudar esta mentalidade. Ficam registrando quantos erros cometeram, e isso faz com que exijam demais de si mesmos. Vocês têm de se lembrar que quando os desafio com essas coisas, säo metas. Näo espero que as alcancem no mesmo instante em que as apresento. Sô espero que comecem a se esforèar, a orar pela coisa, e a concentrar as suas energias nesse sentido.

56. A Família realizou mais num período de tempo mais curto e com menos pessoal do que qualquer outro grupo missionârio no mundo atual. E por quê? Porque vocês säo pessoas incríveis‚ super talentosas e cheias do Senhor que säo gigantes no mundo cristäo? Näo, simplesmente porque têm se submetido a Mim, e cada vez que dou um novo passo do Espírito e tento fazer com que sigam numa nova direèäo, que experimentem coisas novas e lancem-se ao mar alto‚ vocês säo como Pedro que pulou do barco e nadou até a praia nu gritando: “É o Senhor!” Quase morreriam tentando.

57. Aos Meus olhos, vocês säo perfeitos. Vocês vêem as suas imperfeièöes e falhas, ao passo que Eu vejo a sua perfeièäo e beleza. Esta perfeièäo näo vem de vocês mesmos, mas porque Me amam muito. Vocês fariam qualquer coisa para demonstrar o seu amor por Mim e para tentar alcanèar as metas que lhes apresento. É isto que vejo quando olho para vocês — seu grande amor e desejo de fazer o que é certo por Mim. Meèo vocês pela sua determinaèäo em Me amar e seguir — näo pelo progresso que fazem nas metas. Eu os julgo pelo seu coraèäo e desejo por Mim — näo pela perfeièäo que tentam alcanèar em todas as âreas.

58. (Mamäe:) Quando o Senhor fala sobre alcanèar as metas que estabeleceu para nôs e fazermos apenas o que pudermos, Ele estâ falando de coisas como louvar‚ orar‚ amâ-lO intimamente, perguntar-Lhe tudo, praticar as novas armas, etc. Näo estâ falando em procurarmos alcanèar as metas e o padräo da Carta Magna. Isto é o mínimo, nosso “dever” para continuarmos membros a tempo integral. Ele certamente espera que faèamos o melhor que podemos por Ele, para vivermos à altura do padräo da Carta magna e pelo menos alcanèarmos o mínimo. Sô estâ tentando nos assegurar e consolar de que näo precisamos nos sentir condenados se näo alcanèarmos o mâximo!

59. (Mensagem de Jesus continua: ) Lembrem-se que essas metas näo säo para verem o quanto estäo falhando. Elas näo existem para que possam dizer: “Minha nossa, nunca vou conseguir. Sou täo mau. Faèo progresso nessa ârea, mas tenho reservas nessa outra. Miserâvel homem que eu sou. Quem me livrarâ do corpo desta morte?”

60. Se você sô se concentrar nos seus fracassos, vai ser como Paulo quando disse as palavras acima! Ele estava em tamanha agonia e täo torturado pela sua falta de aptidäo para viver à altura do que ele achava que tinha de ser que achou que queria se livrar do seu corpo. Ele estava täo por baixo e na fossa que pensou que seria melhor näo viver mais. Conseguem ver como isso é ridículo? Ele era um dos maiores missionârios e apôstolos de todos os tempos, mas achava que era um tal fracasso que teria sido melhor näo continuar vivendo! Que erro! Que maneira errada de ver as coisas. Que julgamento deturpado de si mesmo! Ele foi um dos maiores missionârios de todos os tempos, mas achava que estava fracassando terrivelmente.

61. Isso os ajuda a ver como näo podem julgar o seu estado nem a si mesmos? Näo podem dizer: “Olhe, eu simplesmente näo dou conta! Simplesmente näo consigo acertar o alvo!” É claro que näo! Näo quero que vocês consigam! Sô quero que se submetam a Mim e Me deixem conseguir através de vocês.

62. Lembram-se do que Paulo disse logo depois do seu famoso “miserâvel homem que eu sou”? Ele disse: “Dou graèas a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor.” Apesar dos seus problemas, batalhas e fracassos, ele deu graèas a Deus de qualquer forma‚ e isso o ajudou a manter a vitôria. E depois ele põde dizer: “Portanto, agora nenhuma condenaèäo hâ para os que estäo em Cristo Jesus!” Vocês têm que estar agradecidos por todo o bem! Precisam enfatizar o positivo e se esquecer do negativo. Olhem para tudo o que realizaram para Mim! Vejam todo o progresso que fizeram! Ora, como o seu pai David lhes disse, qualquer um que olhar para os seus fracassos e sô os levar em consideraèäo vai acabar afundando.

63. Vocês estäo vencendo! Estäo fazendo progressos! Estäo realizando muito! Estäo aprendendo e crescendo muito. Mas o Inimigo lhes rouba a alegria disso tudo porque faz com que olhem para o que näo estäo fazendo. Ele tira os seus olhos das vitôrias e os coloca nos seus fracassos. Mas estou aqui hoje para lhes dizer que as vitôrias säo muito maiores do que os fracassos.

64. Procurem ver o bem nos outros, vendo eles‚ seu potencial e possibilidades com os olhos de amor e compreensäo. Digam–lhes como säo doces, ou que säo uma ajuda maravilhosa, ou quanto progresso têm feito, ou como estäo gratos por eles. Elogiem-nos e ao seu amor por Mim ou pelos outros e os perdidos. Se procurarem, hâ muito que podem louvar e apreciar em cada um dos Meus filhos.

65. Sem encorajamento as pessoas podem perder os ãnimos. Sem apreèo e palavras de louvor, sentem vontade de desistir. Mas se alguém vêm e lhes diz: "Você estâ fazendo um trabalho maravilhoso! Estou muito grato por você!" entäo aquela pessoa continua. As pessoas muitas vezes precisam de encorajamento e apreèo, e isso vai longe em matéria de ajudar alguém a acreditar que estâ se saindo bem e que consegue.

66. O Meu povo leu isso na Palavra, mas precisa do Evangelho em couro de sapato — precisam ouvir isto de alguém. Precisam saber das lièöes que têm de aprender e no que podem melhorar, porém, mais do que isto, precisam ouvir freqüentemente das vitôrias que ganharam, do progresso que têm feito e das batalhas que têm lutado e ganhado com êxito porque confiaram em Mim.

67. Em última anâlise, é disso que se trata: fé e confianèa em Mim. Se as pessoas têm uma perspectiva negativa demais de si mesmas‚ näo teräo condièöes de acreditar que Eu posso realizar grandes obras através delas. Näo poderäo confiar que Eu as estou mudando e portanto desanimaräo e cessaräo de mudar. De modo que elas precisam ser constantemente encorajadas. Precisam ouvir palavras de amor e serem constantemente inspiradas com a idéia de que Eu farei a obra e que as amo muito mesmo porque posso ver que estäo Me permitindo operar através delas.

68. Vêem sô? É simples, mas lindo. Vocês podem encorajar os outros; Meus pastores podem encorajar os outros; todos podem aprender a ser humildes para aceitar louvor, encorajamento e elogios. Ser louvado pode ser uma das coisas mais humilhantes no mundo, porque a maioria das pessoas näo acha que merece. Entäo, quando vocês säo sinceramente louvados e elogiados, isto os aproxima de Mim. Faz com que Me busquem ainda mais. Faz com que vejam o que Eu tenho feito e farei através de vocês.

69. Näo tenham medo, achando que as pessoas väo se exaltar em orgulho, ou que vocês as desencaminharäo, pois os elogios e o louvor as ajudaräo a permanecer na linha e ver que vale a pena, que estäo fazendo progresso, e elas, portanto, näo teräo medo de confiar em si mesmas.

70. É preciso ter fé para näo se sentir culpado. Requer fé näo se sentir condenado e um fracasso. Têm que ter fé na Minha Palavra e no conhecimento que se Me seguirem o melhor que puderem‚ estarei satisfeito. Amo vocês! (Fim da mensagem de Jesus.)

Para mais sobre superar condenaèäo e desencorajamento‚ por favor confiram as seguintes Cartas:

• “Vamos Falar de Jesus”‚ CM 20.

• “Superar o Desencorajamento”‚ CM 2750, BN 500.

• “Näo Pense em si Mesmo, Pense em Jesus”, CM 2938; BN 605

• “Correspondência Pessoal! — Nº6 — Para triunfar é preciso confiar!”, CM 3004; BN 644.

• “Näo Existe Condenaèäo”‚ CM 3008; BN 646.

Copyright © 2000 por A Família

(fim de arquivo)