Miracles: Tapping into the Power Source — Part 2

January 4, 2006

Table of Contents

REF 418

Novembro de 2005

AM

Índice:

3Entre a Vida e a Morte

6Relatos em Primeira Mão

7Meu Pai, Cáncer e as Chaves

7Apesar de Mim Mesmo

8As Manchas Misteriosas

9Para Todos que Crêem

9Grávida pelo Poder da Oração

10Em Mais de um Sentido

10Quando a Dor Ataca

11"Como a Fênix"

12De Quinta a Terça-feira…

13O Código Esquecido

13A Terapia do Louvor

15Não Mais uma "Duvidadora, como Tomé"

17Apenas Dez Dias

18O "Milagre da Malária"

22Burocratas vs. as Chaves

23Sozinha em Hamburg

23"Pare a Chuva!"

Leitura recomendada para maiores de 12 anos. Pode ser lido para crianças mais novas a critério dos pais.

Membros da Família na China usam nomes fictícios nas suas contribuições para a REF.

[Obs. do editor: Em algumas dessas histórias, os irmãos que estão dando o testemunho se encontraram em situações de emergência. Se vocês testemunham coisas como um acidente de carro, convulsões ou um ataque cardíaco, etc., é importante receberem ajuda médica profissional o mais rápido possível, e também orarem pelas pessoas envolvidas. Talvez o Senhor os tenha colocado lá para ministrarem para elas espiritualmente, mas Ele talvez queira que um profissional ajude com o seu estado físico.

Chamar ajuda médica também é um bom exemplo para os outros, porque em alguns países é considerado crime não procurar ajuda médica para uma pessoa que obviamente não está passando bem.]

Capa: AJ (de Anita), e Matt (de Melissa) descarregando um container de suprimentos aprovisionados, Serra Leoa.

[Obs. do editor: Estes artigos e testemunhos foram reunidos no decorrer dos últimos dois anos, por isso alguns são mais antigos e em alguns casos as pessoas não se encontram mais nos campos mencionados. Contudo, o Senhor nos guiou a publicar essas histórias numa REF, a fim de aumentar nossa fé no Seu poder para fazer milagres a nosso favor através das chaves. Estamos orando para que sejam um grande encorajamento e inspiração para vocês!]

Entre a Vida e a morte

Caleb (ex- Seth), Botsuana

Você já passou por enfermidades que duraram meses ou até anos? Oro para que este testemunho seja um encorajamento para qualquer pessoa que esteja batalhando com uma enfermidade a longo prazo e ajude a lhe dar fé para continuar lutando, independente do que esteja errado no seu corpo, sabendo que o Senhor e a Sua amorosa misericórdia podem ajudá-lo a superar qualquer coisa!

Eu sempre me considerei uma pessoa com boa saúde, e adorava fazer get-out regularmente com os ASGs. Mas um dia, quando estava correndo, aconteceu algo muito estranho comigo. Meu estómago começou a doer e naquela noite não consegui nem comer nem beber. Fui para a cama e quando acordei na manhã seguinte estava me sentindo muito fraco. Depois de três dias, me sentindo cada vez mais fraco, os irmãos me levaram para o hospital, onde dei entrada imediatamente no CTI, e extraíram muito sangue do meu estómago. Disseram que havia úlceras sangrando e não poderia voltar a comer normalmente.

Foi o início de quase seis anos de luta, com dores como nunca tinha tido antes, e só conseguia digerir alimentos moles. Às vezes também era muito desanimador não ter muita da energia a que estava acostumado a ter. Principalmente porque sempre fui muito ativo e gostava de estar em movimento e na linha de frente. Ainda estava ativo e podia fazer coisas básicas para o Senhor e o meu Lar, mas sempre com muitas dores de estómago, que às vezes roubavam a minha inspiração.

Mas as lições que aprendi durante esse tempo foram preciosas, principalmente sobre ir mais devagar, não me apoiar no braço da carne, escutar mais o Senhor, usar o poder do louvor e deixar Ele cuidar das coisas através da oração e clamando as chaves, isso só para enumerar algumas! Muitas vezes, a única coisa que eu podia fazer era orar e olhar para o Senhor, porque não tinha força própria na qual Me apoiar! O meu Lar e eu clamamos muitos versículos e nos firmamos em muitas citações de cura, mas por que é que demorou tanto tempo para vermos os resultados? Às vezes, me parecia que o Senhor não ia responder. Contudo, o Senhor não tinha me abandonado, só estava querendo que eu entregasse minha vontade incondicionalmente, e me tornasse mais lutador.

Deus abençoe os meus queridos irmãos e irmãs pelo seu amor, paciência e oração por mim durante esse tempo. Se não fossem eles, hoje não estaria aqui.

Os detalhes que se seguem talvez não sejam muito inspiradores, mas mostram como a minha situação era séria.

O meu estómago ficou completamente bloqueado três vezes, a ponto de eu não poder comer nem beber nada, e até era extremamente difícil respirar. Foi quando precisaram extrair o sangue do meu estómago e tive que receber alimentação intravenosa. Também tive que receber duas transfusões de sangue em ocasiões diferentes. Em ambas as vezes a recuperação não foi fácil, e levou semanas para a minha saúde voltar ao normal — ou pelo menos ao que na época parecia normal para mim.

Nas últimas duas vezes que fui ao hospital estava tão mal que tiveram que fazer uma grande cirurgia só para me manter vivo, porque estava tendo uma hemorragia no estómago. Uma vez me disseram: "Talvez consiga viver um pouco mais se fizermos uma grande operação, mas no momento só tem duas horas de vida." De modo que não havia muita esperança para mim. Graças às orações desesperadas dos irmãos, só lembro que acordei dois dias depois, ainda vivo. Graças ao Senhor! Como eu estava agradecido por ainda estar servindo o Senhor, apesar de ter levado oito semanas para recuperar o peso que tinha perdido naquele episódio. Finalmente tinha esperança para o futuro, pois achava que meu estómago tinha sido consertado e aquilo não ia voltar a acontecer.

Mas, ainda não tinha acabado e, pouco a pouco, descobri que na realidade não estava ficando mais saudável, mas sim piorando de novo, e várias vezes tive que voltar para uma dieta de alimentos macios. Ainda tinha dores de vez em quando, o que me deixava consideravelmente mais fraco. Lembro de olhar no espelho e perguntar ao Senhor: "Será que cheguei no fim? Não agüento mais. Não tenho forças para continuar, Jesus! Veja só, parece que já estou morto!" Era muito desanimador. Mas o Senhor continuava me encorajando, apesar de eu sentir que estava sendo preparado para mais batalhas no espírito e que ainda não tinham acabado.

Os maiores testes da minha saúde e fé foram sérios problemas de estómago que voltavam, e sentia que tinha um balão dentro de mim prestes a explodir a qualquer momento. Quando os médicos me examinaram, descobriram que a válvula do estómago para o sistema digestivo estava totalmente destruída.

Sinceramente, achei que era desta vez, e pensei, "Ora, se estou partindo, vai ser confiando no Senhor e testemunhando! Então comecei a louvar o Senhor e a testemunhar para todas as enfermeiras, pacientes e médicos. O cirurgião, que era amigo da Família, resumiu o meu estado dizendo 'Vamos ter que fazer uma grande cirurgia e uma passagem no seu estómago para manter você vivo." Enviei rapidamente uma oração em silêncio, para perguntar ao Senhor se era a vontade dEle, e o Senhor disse "Faça, para servir de testemunho."

Como o Senhor disse que era para servir de testemunho, disse para o cirurgião que eu me submeteria à operação com uma condição: "Se todos vocês (os três médicos e a enfermeira) orarem comigo antes da operação, para que seja bem sucedida, e consigam resolver o problema de uma vez por todas!" Ele concordou e todos oraram comigo.

Então senti uma paz celestial vir sobre mim, e fiquei me perguntando se era realmente a minha hora de partir. Entreguei tudo ao Senhor, coloquei a minha vida no altar e disse para Ele "Não se faça a minha vontade, mas a Sua. Se o Senhor quiser tirar a minha vida para que seja um testemunho, assim seja."

Depois de entregar minha vida ao Senhor, parece que um grande peso saiu de cima de mim e não senti mais medo nem receio. Sabia que, fosse como fosse, Ele transformaria a situação num testemunho. Eu me senti muito livre e até muito bem enquanto me preparavam para a operação! Os irmãos do Lar estavam todos orando por mim, e a querida Robin foi minha guerreira de oração e não saiu do meu lado o tempo todo. Os médicos e as enfermeiras diziam uns para os outros: "Vejam só este cara! Apesar do seu estado ser tão sério, ele ainda está feliz e falando de Jesus."

A operação durou cerca de quatro horas, e quando terminou a enfermeira disse que a passagem fora um sucesso total, e além disso não tinham encontrado qualquer vestígio de úlceras no meu estómago! Totalmente um milagre de Deus! O cirurgião disse: "O seu exemplo cristão me deixa assombrado e envergonhado."

Respondi que era só Jesus, porque me sinto totalmente fraco e incapaz, e sem o Senhor e a força da oração não teria agüentado.

Tem sido maravilhoso ver o poder do louvor e da gratidão, e o resultado de usar mais essas armas no meu dia a dia. Acreditem que nunca estive tão agradecido por estar vivo, e não consigo parar de agradecer ao Senhor pelo milagre que a minha vida é e por todas as coisas que ainda estou aprendendo como resultado dessa experiência. As pessoas e o tempo são ainda mais importantes para mim, porque a minha vida poderia ter acabado de um dia para o outro. Agora entendo o que significa a expressão "Vivemos de tempo emprestado."

E o último milagre é que, pela primeira vez em seis anos estou conseguindo comer normalmente sem me preocupar se vou conseguir digerir o que como ou ter dores de estómago. Recuperei todo o peso que perdi, e já faz quase um ano que estou fazendo exercício normalmente. Há muito tempo não me sentia tão bem e saudável, graças ao Senhor e às suas orações!

O poder da oração, junto com as chaves, funciona! O poder do louvor funciona mesmo e é uma grande ajuda, consolo e ferramenta para usarmos nas batalhas!

Portanto, nunca desista, independente da seriedade da situação ou quanto tempo tenha que sofrer essa enfermidade. Se o Senhor póde me dar a vitória, certamente pode curar você, por mais dramático ou sério que seja seu problema ou doença. Ele certamente "habita no louvor do Seu povo", e agora, através de todo o poder do louvor, poder das chaves e incríveis espíritos ajudantes que temos para nos ajudar, não existe obstáculo que não possamos vencer!

Não posso expressar em Palavras o meu agradecimento ao Lar de Uganda, e a todos pelo seu amor, paciência e orações — realmente temos uma linda Família!

(Caixa de texto:)

(Jesus:) É preciso continuar lutando, mesmo quando parece que nunca vai ganhar a batalha. O soldado não sabe se vai chegar até o fim para ver a vitória na guerra, mas mesmo assim luta, porque tem o dever de fazer a sua parte e lutar o máximo possível até ou vencer ou dar a vida pela causa.

Vocês são Meus soldados, e algumas das batalhas para as quais vou convocá-los no futuro exigirão essa capacidade de suportar e convicção de que precisam continuar lutando, mesmo se parecer que a batalha nunca vai terminar e que a vitória não será concretizada durante a sua vida na Terra.

("Arte da Guerra, 2ª Parte", CdM 3533:90-91)

(Fim de caixa de texto:)

(Caixa de texto:)

(Jesus:) Quer ganhe uma vitória visível, tangível e de grande porte hoje quer trave essa batalha bem até Eu o chamar de volta para Casa, estará vencendo. Se no final da sua vida puder dizer, como Paulo "Combati o bom combate, guardei a fé", terá sido o tipo de soldado que preciso. Por acaso Paulo disse: "Ganhei todas as batalhas, derrotei todos os inimigos, destruí o ímpio regime do Império Romano?" Ele declarou "Guardei a fé. Combati o bom combate. Terminei a carreira" (2Tim.4:7). Ele não terminou a guerra, mas terminou a carreira, concluiu a sua participação nela, a sua parte. Se puder repetir o mesmo ao chegar ao Céu, então terá corrido a carreira e lutado a guerra como Eu queria, feito o melhor que podia por Mim, e lhe estará reservada uma grande recompensa por ter feito a sua parte. O seu trabalho na Terra estará concluído, bem como a sua missão, e Me ouvirá lhe dizer: "Bem está, bom e fiel servo; entra no gozo do teu Senhor!".

Vale a pena fazer isso para ouvir essas palavras, receber a recompensa e conquistar a vitória final. Então lute bem e continue lutando até o final de qualquer que seja a batalha que Eu lhe peça para travar, de maior ou menor porte, rápida ou demorada, temporária ou terminal. Atém o fim, Meus amigos, qualquer que seja ela. Com a vitória nesta vida ou no espírito, de qualquer jeito vão vencer!

("A Arte da Guerra, 2ª Parte ," CdM 3533:88-89)

(Fim de caixa de texto:)

Relatos em primeira mão

John Little, Espanha

1. Depois de um longo dia fazendo porta a porta numa grande cidade, com a minha filha de 5 anos, trocamos todas as moedas e vimos que tínhamos a quantia exata para pagar uma conta bem alta. Quando estávamos na parada de ónibus orando, não sabíamos exatamente o que fazer. Estávamos cansados demais para caminhar por vários quilómetros até chegarmos em casa, mas não queríamos trocar aquela grande nota para pagar nossa passagem de ónibus. Quando o ónibus estava vindo, pensei na possibilidade de aprovisionar a passagem, quando, de repente, uma moeda brilhante caiu direto do Céu e parou bem nos nossos pés! Era exatamente o que precisávamos para a passagem. Olhamos em volta, mas não tinha nenhum edifício nem nenhuma árvore de onde alguém a pudesse ter jogado.

2. No final de uma reunião de área, ficamos até mais tarde para ajudar as várias equipes a partirem. Mas, na hora de irmos, começou a chover e tínhamos que pegar carona. Meu marido orou:

— Senhor, por favor, dê-nos uma carona para a nossa cidade, exatamente para o nosso bairro e rua!

Eu disse:

— Deus abençoe a sua fé, mas não fique esperando por isso.

Passou um carro, dois, e o terceiro nos ofereceu carona até onde estava indo.

— Para onde você está indo? — perguntamos, enquanto ele se dirigia para a rodovia.

— Para a cidade tal — respondeu.

— Nós também! — exclamamos. — Para que bairro você está indo?

— Para o bairro tal — respondeu.

— Nós também! Vamos para a rua tal!

— Mas então é exatamente aonde estou indo! — exclamou.

3. Tivemos que fazer uma viagem de 850 quilómetros para renovar nosso visto, e pegamos carona até lá com um marinheiro de licença para visitar a família. Passamos vários dias perto da fronteira, onde tivemos uma testificação bem frutífera. Depois, quando sentimos que era a hora do Senhor para iniciarmos nossa longe viagem de volta, mais uma vez de carona, fazia dez minutos que estávamos pedindo carona quando apareceu de novo nosso amigo marinheiro — que já estava voltando — e ele nos levou até quase a porta de casa!

4. Um irmão teve pneumotórax, uma doença terrivelmente dolorosa que deixa a pessoa extremamente incapacitada. Um dos pulmões fica incapacitado, é necessário uma operação e a pessoa fica ligada aos tubos de um aspirador, para manter o pulmão cheio e este sarar na posição normal. Mais ou menos um ano depois, teve a mesma coisa no outro pulmão. Tiramos raios X e os médicos insistiram que ele fosse operado imediatamente, pois era um caso bem sério e poderia morrer se não fizessem nada. Em vez disso, ele decidiu dar um passo de fé, ignorando suas exclamações de "Você é louco!" e o levamos de volta para casa, numa maca. (Ele não conseguia sentar nem sequer se mover por causa da dor.) Vimos nele o cumprimento de Tiago 5:14-16, quando imediatamente se sentou na cama, dizendo: "Acho que é a minha vez de lavar a louça!" Totalmente curado de um momento para o outro!

5. Uma noite, eu estava testemunhando para um amigo em sua casa, sem grande sucesso. Quando me levantei para ir embora, estava chovendo muito. Então conversamos por mais meia hora, mas cada vez chovia mais. De repente, senti uma unção e disse em voz alta: "Senhor, pare a chuva agora mesmo!" E parou imediatamente, como se tivesse desligado uma torneira! O amigo para quem eu estava testemunhando, estava atrás de mim e ouviu minha oração! Ele vibrou com o poder de Deus, e suplicou que lhe falasse mais de Jesus!

6. Certo inverno, estávamos acampando ao ar livre, numa van conversível, quase mil metros acima do nível do mar. A temperatura começou a cair, e teve uma semana que chegou a –24º C. Só algumas semanas depois é que percebi que não tínhamos uma gota de liquido anti-congelamento no nosso radiador, mas mesmo assim o motor do veículo que tinha quase dez anos não rachou!

(Caixa de texto:)

Apesar de mim mesmo

Dan (de Chris), Ucránia

Um amigo meu pediu para ir orar pela mãe dele. Ela estava no CTI, com uma forte hemorragia. Até então, nunca tinha mostrado muito interesse por Deus nem pela oração, mas na hora de desespero me chamou, uma vez que nada mais tinha ajudado sua mãe.

Quando cheguei ao hospital, tinha dois judeus de pé, do lado da cama dela — com caracóis, chapéu, capas pretas e tudo o mais. Sua mãe é uma judia devota, e vai regularmente à sinagoga. Falei um pouco com ela e depois orei, clamando especificamente o poder das chaves. Depois fiquei esperando do lado da cama dela, junto com meu amigo, enquanto as enfermeiras e os médicos a checavam. Cinco minutos depois de ter orado por ela, os médicos disseram que o sangramento tinha parado completamente.

Quando eu estava indo embora, os dois judeus me perguntaram: "O que é esse poder das chaves?" Expliquei um pouco para eles, e eles ficaram muito interessados em se encontrar comigo de novo para saberem mais sobre o que nós fazemos e acreditamos.

(Fim de caixa de texto:)

Meu Pai, Cáncer e as chaves

Joy (de Emanuel), Venezuela

Dois anos atrás, meu pai recebeu o diagnóstico de que tinha um cáncer agressivo no rosto. Decidiu fazer uma cirurgia para extrair o cáncer, e a operação correu muito bem. Ele tinha muita fé nos médicos, e a palavra deles era tudo. Contudo, em 2002, o cáncer voltou em mais dois lugares, no cérebro e na parte de trás de um olho.

Como estávamos orando por ele, o Senhor nos disse para ir visitá-lo e falar para ele sobre oração, cura e as chaves. Também queríamos falar com ele sobre os efeitos prejudiciais da quimioterapia, a qual os médicos o estavam convencendo a fazer. Há oito anos temos um programa de AAP na ala infantil do hospital do cáncer em Caracas, e eu realmente não tinha a fé para a quimioterapia.

Oramos em casa antes de ir, porque no passado ele tinha resistido à idéia de receber o Senhor e aceitar nosso modo de vida. Era a única pessoa da minha família que não tinha recebido Jesus no coração, principalmente por causa do seu orgulho. Quando finalmente nos sentamos para conversar comecei por contar as experiências que tive visitando as crianças no hospital. Minhas filhas, Julia e Leila, estavam comigo e cheias de fé. Dissemos que estávamos ali para orar por ele, e ele consentiu. Logo depois de Julia o ungir com óleo, ela se sentiu guiada a pedir para ele receber o Senhor, e ele aceitou. Oramos e clamamos o poder das chaves para um milagre na vida dele.

Júlia, então, recebeu uma profecia, na qual o Senhor dizia para ele acreditar que tinha sido curado de cáncer. Na mesma profecia, o Senhor pedia ao meu pai para Lhe agradecer pelo milagre durante o dia ou sempre que se lembrasse. Deus me perdoe, pois achei que era pedir demais, quando ele não tinha a mínima centelha de fé e tinha acabado de receber o Senhor.

Mas o meu pai levou tudo isso muito a sério, e começou a louvar e agradecer fielmente ao Senhor por tê-lo curado! Em setembro de 2002, saiu um pedido de oração por ele na Lista de Oração do SACRO. Dois meses depois, o cáncer tinha diminuído 40%. O cáncer no cérebro desapareceu completamente, sem quimioterapia e com muita oração. Meu pai seguiu a prescrição do Senhor, para O louvar e Lhe agradecer várias vezes ao dia. Ele tomou um remédio natural (uma grande quantidade de cartilagem de tubarão), mas teve uma mudança de coração, porque agora estava confiando no Senhor para fazer o milagre, em vez de confiar nos médicos e nos remédios.

Um tempo depois, começou a ter dores no rosto, que o impediam de comer e dormir. Voltamos a ir em sua casa e o ungimos novamente, clamamos o poder das chaves pela sua cura, e o Senhor foi fiel em cumprir a Sua Palavra de profecia, e a dor não voltou, nem por um minuto! Sabíamos que o Inimigo queria atacar a fé que o meu pai tinha recém-encontrado, mas ele continuou reivindicando a vitória e louvando o Senhor, e o Senhor o abençoou.

As manchas misteriosas

Maxie, China

Um dia, minha filha Amor (2) apareceu com uma brotoeja muito estranha. Eu nunca tinha visto nada igual, nem ninguém no Lar. Reparei que algo estava errado quando a pus no chão e ela se queixou que a perna doía, e vi que estava bem inchada. No princípio, pensei que ela tivesse dado um jeito, pois era o que parecia, mas eu não lembrava dela ter caído nem chorado.

Pouco depois, ela começou a queixar-se do outro tornozelo. Quando olhei, também estava inchado. Mais tarde, quando a estava vestindo, vi que tinha manchas no corpo todo. Umas pareciam grandes mordidas de mosquito, e outras enormes nódoas negras. Estava horrível. O inchaço começou a alastrar para todas as juntas, pés, joelhos e mãos. Qualquer movimento a fazia chorar de dor. Levei-a ao médico para descobrir o que era e ele, também não sabendo, achou que fosse algum tipo de alergia. Mas eu não conseguia pensar em nada que ela tivesse comido e que pudesse ter causado aquilo.

Continuou assim por alguns dias e continuaram aparecendo mais manchas. Eu estava um pouco preocupada, sem saber ao certo o que poderia ser. Finalmente, alguns irmãos do nosso Lar e de um Lar vizinho se juntaram para ungi-la e orar por ela, clamando as chaves do Reino. Logo no dia seguinte, quase todas as manchas já tinham desaparecido, o inchaço também e a dor passou logo depois que oramos. Foi um milagre muito grande e uma resposta à oração.

(Caixa de texto:)

Grávida pelo poder da oração

Emmanuel Warrior, Gana

Mais ou menos um ano atrás, estávamos tentando aprovisionar um ferro de soldar. Conhecemos uma senhora numa loja que nos deu um, e depois perguntamos se ela tinha algum pedido de oração. Ela pediu para orarmos para ela ficar grávida. Então oramos com ela por isso, mas ficamos mais ou menos um ano sem ter contato.

Recentemente, quando estava na rua fazendo fotocópias para o Lar, vi um rosto que me parecia familiar. Cumprimentei a pessoa e perguntei se nos conhecíamos. De repente, ela começou a louvar o Senhor em voz alta. Segurou a minha mão e começou a me puxar para segui-la. Fiquei pensando: "Será que a mulher está doida?" Ela me levou até sua casa, e apontou para um menininho. "Ele é a resposta à sua oração!" Ela disse que nos procurou por toda a parte para nos agradecer, mas não conseguiu nos encontrar. Estava muito feliz, e disse que ia enviar uma foto do seu filho para todos verem o milagre da resposta às nossas orações. Que milagre!

(Fim de caixa de texto:)

A todos que crêem

Abel, Marie Claire, e Feliz, Índia

Tínhamos falado do poder das chaves para vários amigos, principalmente para ajudá-los a ter mais ousadia na testificação. Num convívio que fizemos com eles, lemos que o Senhor nos deu grandes riquezas e poderes espirituais como nunca antes, para sermos as testemunhas do Tempo do Fim.

Depois disso, um dos nossos amigos recebeu um telefonema informando-o que seu irmão mais velho (internado numa clínica de repouso) estava gravemente doente. Ele e seu filho foram imediatamente vê-lo e orar por ele. As mãos de seu irmão tremiam descontroladamente e ele não conseguia dizer nada. Então o Senhor colocou no coração do nosso amigo, para não ir trabalhar nesse dia e, em vez disso, orar desesperadamente pelo irmão.

Impós as mãos sobre ele e clamou a sua cura no poder das chaves. Também o guiou a fazer a oração da salvação. O irmão não conseguia repetir, mas as lágrimas escorriam pelo seu rosto. Outro membro externo, que estava com eles, teve uma visão dele completamente recuperado, que compartilhou com os parentes. Em pouco tempo Jesus cumpriu tudo isso, e o irmão do nosso amigo foi milagrosa e sobrenaturalmente curado, voltou a falar, e recobrou totalmente a saúde. Puxa! Um verdadeiro cumprimento do poder das chaves. Nossos membros externos estão ficando muito entusiasmados e agora estão muito mais em fogo para testemunhar e distribuir a Contato!

Em mais do que um sentido

Crystal (de Luke), Senegal

Um querido amigo nosso aqui no Senegal, que conhecemos tem quatro anos, foi recentemente encontrado no seu apartamento, seriamente doente. Ele sofreu um derrame e um ataque de diabetes, e quando o encontraram não estava coerente. Ele é um pouco ranzinza e, apesar de lhe termos dado a Palavra por anos, parece que não surtiu muito efeito. Agora, sua condição era tão desesperadora, que parecia que não ia conseguir sair dela.

Na realidade sua saúde estava tão ruim, que queriam mandá-lo para França para receber melhores cuidados médicos. Luke foi ao hospital várias vezes para orar por esse senhor. Nós o amamos muito e percebemos que ele tinha que progredir espiritualmente e se chegar ele mesmo a Jesus. Ora, foi o que ele fez, e depois que Luke orou por ele, o milagre aconteceu.

Ele estava parcialmente paralisado, não conseguia focar suas faculdades mentais, e quase o consideraram um caso perdido. Mas nossas orações, no poder das chaves, deram certo. Ele literalmente ressuscitou dos mortos, agora é muito mais meigo e louva o Senhor pela vitória. As arestas no seu caráter e o orgulho estão sendo substituídos por um espírito muito mais meigo e humilde. Que milagre!

Quando a dor some

Rosita (ASG), EUA

Estava correndo tudo normalmente. Estávamos levantando acampamento e arrumávamos as coisas no nosso trailer para deixar a pequena cidade pela qual tínhamos ficado apaixonados durante nossa viagem de testificação ali. Meu trabalho era lá dentro, tirar das prateleiras tudo que estivesse solto, verificar o equilíbrio e guardar tudo. Vai dar tudo certo, pensei, e logo estaremos em casa. Levava, geralmente, apenas duas horas para arrumar e deixar tudo pronto para partirmos. Eu me ofereci para ficar com o bebê, para a querida mãe na nossa equipe poder fazer um lanche. As pessoas começaram a chegar e mandamos as crianças lá para fora para queimarem um pouco de energia.

Quando me levantei para ir fazer o que tinha que fazer, senti uma dor percorrer o meu lado direito. Cólicas abdominais, pensei. Deitei-me rapidamente para aliviar a dor. A essa altura já todos tinham orado e distribuído as tarefas que ainda precisavam ser feitas. Como estava acostumada a ser brindada com fortes cólicas menstruais e tinha que simplesmente "agüentar", achava que também ia conseguir agüentar essa dor. Vai passar, achei.

Contudo, a dor só ficou mais intensa. Tentei todas as posições que podia imaginar — caminhar, de pé, sentada, de cócoras — mas nada ajudava. A única coisa que podia fazer era me agarrar a algo, qualquer coisa, quando todo tipo de pensamentos sobre o que estaria acontecendo dentro de mim passavam pela minha cabeça. Já tinha passado algum tempo, e a equipe estava se preparando para iniciar a viagem. Várias pessoas queridas entravam de vez em quando para oferecer ajuda, mas eu só conseguia me concentrar na dor. Nunca sentira uma vexação tão grande de corpo e espírito. Sentia vontade de desistir e partir.

Chamei meu pai e sussurrei que precisava de oração desesperada. Quando ele impós as mãos em mim, senti uma grande paz inundar a minha alma. O objetivo era esse, fazer com que eu ficasse quieta tempo suficiente para clamar ao Senhor. Os últimos dias tinham sido muito ocupados e eu tinha negligenciado o meu tempo pessoal com Jesus.

Fiquei deitada no assento de trás do carro, me agarrando firmemente a esse fiozinho de fé, porque a dor não tinha diminuído. Parecia algum tipo de infecção no colon, que alguns outros tinham tido quando eram mais novos. Normalmente são receitados analgésicos e uma dieta muito estrita por cerca de uma semana. A dor é excruciante e se prolonga por bastante tempo.

Eu não podia fazer nada, porque estávamos prestes a partir, a única coisa que podia fazer era clamar ao Senhor com lágrimas nos olhos, pedindo e suplicando em silêncio para a dor ir embora, caso contrário seria difícil demais agüentar a viagem. O Senhor respondeu lembrando-me da Carta que tinha lido recentemente. ("O que o Futuro nos Reserva, 1ª Parte", CdM 3349). Então clamei o poder das chaves, e cerca de 30 minutos depois a dor tinha sumido. Por dentro eu estava muito feliz, mas fisicamente me sentia bem cansada devido a esse esforço esgotante. Tinha sido uma batalha muito intensa, mas me ensinou que, como o poder das chaves, milagres podem acontecer.

"Como a fênix"

Hannah Handmaiden, Japão

Temos uma amiga de longa data que há 20 anos nos sustenta, e tem sido uma grande ajuda para continuarmos seguindo por Jesus. Há uns anos ela começou a ter problemas respiratórios e anemia, pelo visto causados por um tumor no útero. Logo precisou ser hospitalizada, e fomos visitá-la na sua terra natal. Quando oramos pela sua cura, o Senhor deu o nome "Fênix" para ela. Na ocasião, ela achava que não precisava fazer cirurgia para retirar o tumor e queria apenas confiar no Senhor. Contudo, seu estado não melhorou e ela vivia no hospital.

Sua luta pela cura ficou mais ferrenha, e o médico disse que se continuasse assim talvez não vivesse muito tempo. Foi difícil para ela, principalmente porque tinha um filho de 15 anos que precisava dela. Ela ligou para nós, pedindo para orarmos por ela e disse que estava com receio de morrer e deixar seu filho sozinho. Eu me determinei a orar pela sua cura, e clamava o poder das chaves todos os dias.

Poucos dias depois, ela ligou para me dar a maravilhosa notícia! O médico disse que ela estava boa! Até disse: "Você ressuscitou como a fênix!" Ela ficou muito surpresa de ouvir o médico usar aquela palavra! Disse que, quando ouviu isso da boca do médico, todos os seus temores e preocupações desapareceram, e foi uma confirmação de que o Senhor está com ela e respondendo às orações dela e às nossas. Foi um maravilhoso testemunho tanto para ela como para nós, de que o poder das chaves funciona e, na hora da nossa necessidade, temos uma mão gigantesca que nos salva.

De Quinta a Terça-feira

Joana Montanha (ASG, de Paulo), Brasil

Alguns anos atrás, passei pela situação mais difícil da minha vida, e também obtive uma das maiores vitórias até à data. Isso prova que, algumas de nossas maiores vitórias resultam de aparentes derrotas.

Com 14 anos, eu tinha sérios problemas com a minha menstruação. Chegava a ficar menstruada 4 vezes ao mês, e às vezes o meu período durava até 21 dias. Sempre fui naturalmente magra, mas comecei a perder ainda mais peso, e em breve parecia um esqueleto ambulante. Andava muito cansada e não tinha forças para nada. Havia seis meses que estava passando por essa angústia e sofrimento quando comecei a piorar. Tive duas hemorragias, e a segunda foi tão forte que tiveram que correr comigo para a emergência do hospital, onde me deram um monte de remédios, principalmente para anemia.

Tomei esses medicamentos por cerca de três meses, e de certa maneira isso me ajudou a ganhar peso e um pouco mais de energia. Mas, infelizmente, aconteceu algo inesperado: o meu corpo foi para o extremo oposto e parei completamente de menstruar. Devo admitir que não queria alarmar mais o médico, e de certa maneira fiquei aliviada de não ter mais períodos, então não disse nada a respeito.

Ora, depois de dois anos sem ter o meu período, comecei a me questionar. Então percebi que, quando praticava esportes ou fazia uma atividade vigorosa, eu sangrava um pouco, uns 15 minutos, e depois parava. Mas isso só acontecia quando fazia algo extenuante.

No final desses dois anos, tive outra hemorragia, então meus pais me levaram de novo ao médico. O hospital me encaminhou a um especialista e ele fez vários exames em mim, inclusive alguns ultrasons. Foi aí que descobriram um grande cisto do tamanho de uma laranja, que já tinha danificado o meu útero e o meu ovário direito. Fiquei muito preocupada, principalmente quando ele disse que iam ter que extrair o meu útero e ovários. Acabou dizendo que ia tentar encontrar outra solução, mas sabia que não tinha outro tratamento para ajudar a remover o cisto, então me disse para não ter muita esperança.

Comecei então um tratamento que era tão doloroso que eu chorava de dor. Depois de outra série de exames, o médico descobriu que eu não estava produzindo um hormónio chamado progesterona (um hormónio esteróide segregado pelo corpus luteum do ovário, e pela placenta, que prepara o útero para o ovo fecundado manter a gravidez e promover o desenvolvimento das glándulas mamárias), e era por isso que eu não estava mais menstruando e portanto se formou o cisto. Tudo isso aconteceu na quinta-feira e na terça-feira seguinte ele pediu para eu fazer outra série de ultrassons.

Foi então que Jesus operou o milagre na minha vida. No domingo participei de um retiro em que muitas pessoas oraram por mim. Enquanto oravam, senti um calor incrível me percorrer; foi uma sensação maravilhosa! Senti que o Espírito do próprio amor penetrou no meu corpo.

Naquela noite, voltei para casa, sem conseguir esquecer o que tinha acontecido. Na terça-feira, fui fazer o ultrassom, e adivinhem o que aconteceu? Não tinha mais nada. O meu útero e ovários estavam perfeitamente sãos; não havia o mínimo vestígio do cisto, e pouco a pouco meus períodos estão ficando mais regulares.

E, recentemente, o Senhor fez outro milagre para o meu marido e eu. Já tinha ouvido muitas vezes dizer que nunca teria filhos, que seria praticamente impossível eu engravidar. Mas Jesus mostrou mais uma vez que com Ele nada é impossível. Agora estou grávida do nosso primeiro filho. Jesus é o mesmo ontem, hoje e para sempre, e ainda é um Deus de Milagres. Obrigada Jesus! Amo muito vocês!

O código esquecido

Paul Obey, Nigéria

Temos uma amiga muito preciosa que é apaixonada pelos nossos livros, e ajuda a distribuí-los. Durante uma visita, ela acidentalmente desligou o telefone e não estava conseguindo fazê-lo funcionar de novo, porque tinha esquecido o código, e isso a deixou muito nervosa. Na manhã seguinte, ela ia partir para uma aldeia distante, e não sabia de ninguém lá que pudesse ajudá-la pór o telefone para funcionar.

Nós nos juntamos com ela e as crianças e dissemos que o Senhor podia fazer um milagre através do poder das chaves, e nos revelar o código. Então oramos, e pedi a quatro das crianças para receberem um número (o código é um número de quatro dígitos). Experimentamos e não funcionou. Foi uma oportunidade para testemunharmos para ela mais a fundo sobre o amor de Deus, o Seu cuidado e disposição em nos ajudar a superar todos os nossos problemas.

Contudo, o Senhor honrou a nossa fé de O colocarmos à prova e alguns momentos mais tarde, tentei outra combinação com os mesmos números e, para seu grande espanto, deu certo.

A Terapia do Louvor

Miracle (de Andrew), Balcãs

Tinha sido um inverno excepcionalmente longo nos Bálcãs! Estávamos aguardando ansiosamente a chegada da primavera! Lindas flores desabrocharam, as árvores brotaram e logo se encheram de nova vida, enquanto os pássaros cantavam louvores anunciando que o inverno terminara mais uma vez. Todo mundo anseia por essa época para desfrutar da linda criação de Deus ao máximo. Quer dizer, todo mundo exceto os que têm alergia e febre do feno. Para essas pessoas, a primavera é uma época temida. A expectativa e a esperança são substituídas por preocupação e ansiedade. O pólen, uma das maravilhas da Criação de Deus e que semeia vida, torna-se o Inimigo Público Nº1. Não podem nem pensar em longos passeios pela floresta, passeios de bicicleta, passear pelas planícies para colher flores silvestres ou até buquês de flores em casa.

Há muitos anos sofro dessa alergia. Na primavera, começo a espirrar, meus olhos ficam com uma película tão amarela que mal consigo ver, e meu nariz escorre sem parar. Se uma criança bem intencionada me trouxesse um buquê de flores de presente, eu sorria cortezmente enquanto prendia a respiração, e o entregava ao meu marido para se livrar dele discretamente. Mas esta primavera, eu estava decidida a combater essa aflição com a terapia do louvor!

Este ano comecei a louvar o Senhor sempre que tinha um ataque de espirros ou meus olhos começavam a lacrimejar. O Senhor disse que ia me curar e eu me firmei nessa promessa. A partir daí, o processo de cura começou a se desenrolar lentamente no meu corpo, e poucas semanas depois, a alergia tinha sumido totalmente! Louvado seja Deus! Devo confessar que esperava obter uma resposta mais imediata aos meus louvores, mas o Senhor queria me ensinar lições de paciência ao logo do caminho. Parece que Ele nunca permite que eu receba nenhum mérito pela Sua cura e, pelo contrário, mostra em muitos sentidos que ele sempre responde à oração, apesar de cada vez ser de uma maneira diferente do que eu esperava, só para me manter desesperada e perto dEle.

De modo que este verão as coisas estão agradavelmente diferentes para mim. Estou desfrutando longos passeios de bicicleta com meu marido, de caminhar pelo campo, e até cheirar as flores. Obrigado Jesus, pelas Suas maravilhosas promessas!

(Caixa de texto:)

(Jesus:) Uma das principais razões por que Me louvar é tão importante é porque os seus louvores afastam o Inimigo. Se quiserem derrotar os malignos, comece com louvor! Satanás e os seus demónios não agüentam os seus louvores; são como um som estridente e ensurdecedor em seus ouvidos e uma tortura para a alma deles. Os demónios do Inferno não agüentam o seu louvor e os malignos não conseguem agir na presença dele. Os seus louvores o inibem e desbaratinam, cortam a sua onda e inibem suas atividades. Eles não agüentam os seus louvores a Mim.

Se quiser ser bem sucedido na luta contra o Inimigo, comece com louvor. Satanás e seus lacaios não agüentam os louvores dos filhos de David. Seus louvores Me chamam; eles invocam a Mim e ao Meu poder, e o seu Inimigo não agüenta encarar o Meu poder.

Os seus louvores não só o aproximam de Mim, mas deixam Satanás de fora. Assim como os seus louvores Me conquistam, eles repelem o Maligno. Ele não tem poder à altura dos seus louvores constantes e de coração. Assim como os seus louvores giram a Minha chave e mexem Comigo, Me dão grande prazer e abrem as portas para o Meu Espírito agir, também desestabilizam o Inimigo e põem um freio nele.

Uma outra razão por que adoro ouvir os seus louvores, é porque adoro vê-los lutar e derrotar o Inimigo! Nestes dias quando a fúria do Inferno se lança contra vocês, têm que revidar com esse plano de três etapas. Dê uma boa surra em Satanás e seus demónios, colocando o plano LCA em ação: Louve, clame e depois Me veja agir. Eu nunca lhe falharei!"

("Louve até Ganhar a Vitória!" CdM 3449:11,14-16)

(Fim de caixa de texto:)

Não sou mais uma "duvidadora, como Tomé"

Karina (ASG), Chile

Às vezes tenho a tendência de analisar, duvidar e sei lá que mais (Senhor me ajude!), mas o Senhor, na Sua misericórdia, fez um absoluto milagre na minha vida muitos anos atrás. Ele provou para mim que o poder das chaves funciona mesmo!

Não estou querendo dizer que Ele nunca fez milagres através das chaves, porque fez. Mas, infelizmente, com o tempo a minha fé nelas se desvaneceu. Tinha-me deixado dominar pelas dúvidas, e comecei a questionar se foi mesmo o poder das chaves ou apenas uma mera coincidência esses "milagres" terem acontecido.

Em primeiro lugar, Cielo (uma irmã maravilhosa que mora conosco) voltou de uma viagem a Bogotá, na Colómbia, onde teve a oportunidade de passar algum tempo no Lar de Zac e Lucero, que têm um ministério de cura bem amplo. Primeiro, ela compartilhou entusiasticamente com todo o Lar, todas as coisas que tinha visto, particularmente os milagres realizados invocando o poder das chaves. Por exemplo, pessoas que tinham sido cegas, surdas ou tinham problemas de coluna por anos foram milagrosamente curadas através desse ministério de oração de intercessão. Ela disse que também pediu ao Senhor o dom de cura.

Mais tarde, fiquei pensando que se essas coisas maravilhosas realmente aconteceram, talvez, só talvez, o Senhor pudesse fazer o mesmo por mim pessoalmente e provar para mim que as chaves têm poder, através de um milagre de cura. Fiquei pensando que poderia experimentar e pedir a Cielo para orar por mim.

Então ela impós as mãos sobre mim e orou por alguns problemas de saúde que eu tinha. Só para testificar do que o Senhor me curou, segue-se uma pequena lista dos problemas físicos que eu tinha:

Meus olhos ardiam por não ter suficiente lubrificante lacrimal. Sofri desse problema por cerca de cinco anos e estava ficando cada vez mais grave. A essa altura, não tinha um dia que os meus olhos não ardessem. Alguns dias ardiam mais do que outros, e chegou ao ponto de ser bem doloroso. Agora posso dizer que meus olhos estão totalmente curados e a sensação de ardência desapareceu. E, a propósito, foi algo imediato, fui curada imediatamente, assim que ela orou!

Ela também orou pelos meus ovários. Cada vez que me esticava ou fazia um movimento mais brusco, sentia uma dor forte naquela região. Não sabia exatamente o que era, mas no caso de ser algo, pedi para ela orar. (Enquanto ela estava orando, o Senhor mostrou-lhe que eu tinha algum tipo de cisto.) Mas agora estou perfeitamente bem e não sinto mais dor nenhuma, consigo me mover sem problema, esticar, fazer exercício e tudo o mais.

E por fim — mas definitivamente não menos importante — foi a cura do problema de acne que eu tinha.

Comecei a ter acne aos 19 anos. Era muito estranho, porque antes eu só tinha uma espinha aqui e ali, mas não era muita coisa. Obviamente, já tinha passado da "puberdade" e não tinha nada diferente na minha dieta ou meio ambiente. Então, tanto eu como outros achamos muito estanho esse súbito ataque de acne.

Esse problema piorou muito, e me fez sentir muito humilhada e até deprimida, principalmente quando pessoas que me conheceram antes voltavam a me ver. Já tinha tentado tudo que se possa imaginar, seguido todo tipo de conselhos, e até feito dietas especiais, tratamentos, esfoliamento facial, etc., mas nada resolveu o problema.

Acabei me sentindo ainda mais frustrada, e cheguei ao ponto de ficar olhando para os meus pés quando as pessoas falavam comigo. Por causa da acne, eu não gostava muito de sair. Foi no mínimo um verdadeiro teste para mim, mas depois de mais ou menos um ano desisti de todas essas coisas, e me esforcei ao máximo por esquecer de mim mesma (essa foi uma boa lição que aprendi), e com o tempo acabei mesmo por esquecer de mim mesma e me senti ótima e feliz de novo. Depois disso, o Senhor começou a me curar lentamente, mas o problema persistiu até Cielo orar por mim.

Agora, meu rosto está ficando melhor a cada dia que passa e não só eu como todos que moram comigo vêem uma diferença tremenda. Estou muito grata e agora acredito firmemente no poder das chaves. Espero que este testemunho ajude outros duvidadores como eu a acreditar que as chaves realmente funcionam e que o Senhor é misericordioso e ainda faz milagres para nós, até mesmo quando damos uma de duvidadores, como Tomé.

(Caixa de texto:)

(Jesus:) Estou permitindo diferentes situações na vida de cada pessoa durante este período de reestruturação e fortalecimento. Mas só quem estiver verdadeiramente aberto a Mim vai se fortalecer. Só quem decidir, conscientemente, abrir mão de tudo — e continuar renunciando no espírito cada dia — vai receber a grande renovação que quero dar. Para alguns vai ser relacionamentos, para outros a sua reputação, para outros serão atitudes e sua mentalidade. Para cada um vai ser uma coisa.

Para serem grandemente honrados, precisam passar por grandes provas. E vocês, filhos de David, estão predestinados a receber a maior honra já concedida a alguém. Vocês serão Minhas luzes que resplandecerão nas trevas mais profundas. Vão suportar até o Fim e receber a coroa da vida. Vão cumprir as profecias dadas no decorrer das eras. Serão Meus homens e mulheres de fé que farão proezas, ajudarão a pregar o Evangelho em todas as nações, diante de reis e governadores e diante das multidões famintas e turbas enfurecidas. Vão trazer muitos para Mim, e o seu testemunho será maior do que o de quaisquer outros que vieram antes de vocês.

Por causa disso, Meus amores, vocês vão ter que enfrentar grandes provas de admissão. Preciso tirar do seu coração e espírito a influência do mundo, humilhá-los e ensinar-lhes o que significa depender totalmente de Mim. Não deixou de ser verdadeiro que só posso usar homens e mulheres quebrados.

Vai chegar o dia quando vão se regozijar, quando olharão para trás com louvor e gratidão por Eu ter achado por bem humilhá-los para poder usá-los. Está chegando o dia em que se cumprirão os desejos do seu coração, quando poderão relaxar no espírito e desfrutar da recompensa. Mas esse dia ainda não chegou, então não estranhem a ardente prova que vem sobre vocês para tentá-los e purificá-los. Faz parte do Meu amor por vocês e serve para purificá-los.

("A Arte da Guerra, 1ª Parte," CdM 3532:66-69)

(Caixa de texto:)

Apenas Dez Dias

Joan (de Tim), Ucrãnia

Há vários anos que sofria de infecção nos ovários. Consultei vários médicos e fiz vários tratamentos, mas com pouco sucesso. Já estava cansada de sofrer com isso, e me perguntava se alguma vez ia ficar curada. Então a coisa piorou. Depois de um exame, o médico disse que meu ovário direito tinha aumentado de volume, estava infeccionado e tinha um cisto, e a trompa esquerda também estava infeccionada e obstruída. Se não desobstruísse logo, eu teria que ser operada.

Fiquei devastada. Eu tinha tomado uma atitude passiva em relação a essa aflição, esperando que sumisse, mas agora sabia que tinha que ir ao ataque e lutar de verdade. O Senhor mostrou para eu tomar os antibióticos nos primeiros dez dias. Durante esse tempo eu estava desesperadamente orando e clamando um milagre, mas ainda estava sentindo muitas dores. Apesar de todos estarmos orando e clamando as chaves, eu ainda sentia que faltava algo. O Senhor mostrou para eu escrever uma mensagem para todos os Lares pedindo oração por três coisas específicas: para o ovário sarar, para o cisto desaparecer e para a trompa desobstruir.

Foi muito difícil para mim, mas agora sei que o Diabo estava lutando ferrenhamente, porque o Senhor queria fazer um milagre. Assim que enviei o pedido, começaram a chegar profecias com palavras de encorajamento e promessas de cura que aumentaram a minha fé. Também pedi às ovelhas para orarem por mim, o que algumas fizeram na mesma hora. Minha atitude mudou e comecei a ter fé em vez de descrença. Ainda era uma prova, e o tratamento que eu estava fazendo me deixou muito fraca, mas no meu coração estava me agarrando à semente de fé no Senhor de que Ele ia curar.

Um dia, quando estava sentindo muita dor, fiquei tão desesperada que comecei a orar em voz alta, dizendo ao Senhor que acreditava que Ele podia curar, que muitas pessoas estavam orando por mim e eu me recusava fazer uma cirurgia, e sabia que as chaves não podem falhar. Naquele momento desceu sobre mim uma estranha sensação de calor e plena paz ; senti a presença do Senhor me envolver, e a dor sumiu. A partir desse momento, fiquei com a certeza que o Senhor tinha me curado. Depois desses dez dias, fiz um exame e ultrassom para confirmar o que eu já sabia: o ovário estava curado, o cisto tinha desaparecido e a trompa estava desobstruída!

Estou muito feliz e agradecida pela misericórdia do Senhor, pelas chaves e pelas suas orações, meus amados. Fico muito mais motivada a orar pelas enfermidades dos outros.

(Caixa de texto:)

(Jesus:) À medida que derem passos para Me obedecer a cada dia, mesmo que sejam pequenos, à medida que se aproximarem cada vez mais da Minha vontade suprema e do alto padrão da vocação que lhes tenho reservada, sua vida ficará mais plena.

Não é possível compreender ou discernir a paz de Deus que sobrepassa todo o entendimento. É preciso vivenciá-la, experimentá-la, senti-la e conhecê-la pessoalmente. Não tem como explicar em palavras como e por que vale a pena lutar por isso, mas ao começar a viver, começará a sentir essa paz, a acreditar nela, e saberá do que se trata. Você vai mais do que concordar que vale a pena abrir mão de quaisquer bugigangas que tenham entulhado a sua vida para obter essa pérola de grande valor.

("Louve até Ganhar a Vitória!" CdM 3449:82-83)

(Fim de caixa de texto:)

O "Milagre da malária"

AJ (de Anita, ASGs), Serra Leoa

"Serra Leoa! Uáu! Parece legal." Foi minha primeira impressão. Outro casal ASG, Matt e Mel, iam pioneirar e estavam procurando equipe.

Oito meses depois, estávamos num avião a caminho da Guiné, e depois fomos de carro com Matt e Mel até Freetown, Serra Leoa. Já tinha quatro meses que eles estavam lá, e passaram os dois primeiros meses na casa de pessoas, enquanto testemunhavam, promoviam a Contato, aprovisionavam, procuravam casa e procuravam casa, e depois continuavam procurando casa. Talvez não pareça assim tão difícil, mas quando se tem duas crianças pequenas com menos de dois anos (e outro a caminho), sem água corrente, sem um lugar que possa chamar seu, ou cozinhar sua comida, sem um shopping onde fazer balões, e rodeados de doença, pessoas pobres e situações ameaçadoras, pode ser bem duro. Teve vezes em que tiveram que percorrer as ruas notoriamente perigosas até às 11 horas da noite procurando um lugar para dormir, numa situação muito parecida com a de um casal jovem há 2 mil anos, em Belém. Deus os abençoe, pois eles arcaram com a maior parte dos testes, provas e despesas necessárias para pioneirar este país.

Quando chegamos, já tinham uma casa, camas, água corrente, um veículo, e um país necessitando desesperadamente ouvir o Evangelho. Apesar de tudo, não foi fácil nos acostumarmos a uma situação assim. Ambos tínhamos estado na África antes, por três anos, mas estávamos totalmente despreparados para enfrentar a África Ocidental, e principalmente Serra Leoa.

Quando nos escreveram e disseram que não tinha eletricidade, praticamente não caiu nossa ficha sobre o que isso significava. Olha, a ficha realmente caiu quando ligamos o interruptor e a luz não acendeu.

Ainda lembro claramente de pensar — depois da viagem de 12 horas de carro da Guiné até lá — quando entramos nas ruas estreitas e congestionadas da cidade onde íamos morar, Freetown (cidade da liberdade), Este lugar é tudo mesmo "livre". O pior foi quando passamos pelo centro da cidade e descemos na "melhor rua". Meu coração quase caiu aos pés. "Tem que ter uma rua melhor do que esta, pensei.

Agora, Anita e eu rimos quando nos lembramos de como éramos perfeitos "gringos" quando chegamos. Tínhamos pavor de sair do portão. Era assustador, sujeira por toda a parte, cachorros vadios, tránsito desenfreado, mosquitos que matam, motoristas descuidados da ONU, e todo mundo gritava para nós "Rapaz branco!"

Antes disso, eu me considerava uma pessoa adaptável, mas aqui eu me senti totalmente inútil. Nas primeiras semanas, as batalhas foram abundantes e parecia que mal estávamos conseguindo sobreviver. Devagar mas sempre, nosso sistema digestivo europeu começou a acostumar-se às bactérias locais, e também nos acostumamos a lavar as fraldas de pano da nossa filha.

Acho que a lição mais importante que aprendi desde que cheguei aqui é que a vontade de Deus nem sempre é fácil, mas de certeza vale a pena. A felicidade que experimentei quando cheguei e me submeti, só vem crescendo e é algo absolutamente inexplicável.

As provas continuaram quando peguei malária. Nesse dia eu estava na cidade, fazendo follow-up e cuidando de alguns negócios, quando comecei a sentir-me um pouco fraco. À tarde senti-me ainda pior e, quando cheguei em casa, fui logo para a cama. Pela primeira vez desde que cheguei em Serra Leoa, senti frio. Ah não, percebi, devo estar com malária.

Nessa ocasião a minha resistência ainda estava alta e durante a noite a febre cedeu. Então, depois de tomar um remédio forte, senti-me forte o suficiente para levantar. Estávamos no meio de grandes mudanças no nosso Lar, e algumas pessoas que estavam conosco tinham acabado de partir, de maneira que só tinha nós quatro adultos, com três crianças com menos de dois anos. Era sábado à tarde, hora de fazermos nossa reunião Contato, e inesperadamente parecia que eu era o único disponível para fazê-la. O Senhor deu-me as forças e foi de arrasar. Contudo, eu estava consistentemente não descansando o que precisava e às 5 da tarde do dia seguinte, estava completamente exausto e tive a primeira recaída.

A partir daí, o meu estado piorou consideravelmente, e passei os dois dias seguintes totalmente prostrado e sem apetite. Foi então que Anita e Lorena (nossa filha) também pegaram malária. Anita pegou tão forte logo desde o começo que mal conseguia ir ao banheiro. Por isso, eu tinha que me levantar durante a noite quando Lorena estava doente, trocar todas as suas fraldas, etc. O tempo passou e, por incrível que pareça, nos dias em que eu nem conseguia me mexer Anita estava melhor, e assim conseguimos milagrosamente nos virar com Lorena. As más notícias é que, depois de dez dias tomando medicamentos, eu mal tinha melhorado, e na realidade até me sentia mais fraco a cada dia que passava e, pior ainda, estava ficando amarelo!

A essa altura eu já estava sem febre há vários dias, então, depois de fazer um segundo exame de malária, que mostrou que eu não tinha mais nenhum vestígio da doença no meu sangue, tentei não me preocupar. Mas quando a minha pele e olhos ficaram claramente amarelos, e a minha urina vermelho escuro, finalmente telefonei para um médico que conhecíamos, que deixou bem claro que não era comum ter esses sintomas depois de dez dias de medicação, e que devia procurar um médico imediatamente.

Às 22 horas encontramos um táxi e a querida Mel e eu nos dirigimos para o hospital, onde o médico concordou em me consultar e fazer exames sem cobrar nada, e até me deu um energizador intravenoso enquanto esperava os resultados, uma vez que a essa altura eu estava tão fraco que mal conseguia ficar de pé.

Finalmente, chegaram à conclusão que eu tinha icterícia e que a malária tinha ido para o fígado, motivo pelo qual não tinham encontrado vestígios no sangue e também era por isso que a minha pele tinha uma tonalidade amarela macilenta. Infelizmente, só 24 horas depois é que consegui o medicamento certo, uma vez que a prescrição do médico não estava clara, e Matt teve que ir em cinco farmácias diferentes até que o dono de uma drogaria conseguiu entender o que estava escrito.

Então tive outra recaída com febre muito alta. Foi aí que começaram as batalhas. Fiquei tão ruim que quase não conseguia falar nem respirar. Tudo doía — os rins, o fígado, o estómago, a cabeça. Não conseguia ler e estava praticamente sem Palavra desde que adoeci, mas nas noites em que tínhamos eletricidade, eu recarregava o laptop e escutava CDs de Simon Peter lendo mensagens do livro De Jesus, com Amor.

Uma profecia do apóstolo Paulo tornou-se a minha preferida. Nela (DJCA 1:79), ele explicava que em todas as suas viagens tinha passado por muita dor, doenças, perseguições, naufrágios e problemas, mas o que falou mais comigo foi quando ele disse que o Senhor não o tinha poupado dessas dificuldade, mas o tinha ajudado a atravessá-las. Isso me consolou muito. A malária pode ser muito perigosa, se ela se arrastar, e tinha momentos em que me sentia tão fraco que a única coisa que me dava a fé de que ia sobreviver àquilo era saber que Deus ainda tinha um plano para a minha vida, e que Ele estava me "sustentando através de tudo aquilo."

Olha, o milagre aconteceu. Estava no fundo do poço. Lá fora estava quente, mas eu estava usando duas camisetas, um suéter, e coberto com um cobertor, e ainda tremia. Também tinha pegado gripe e estava espirrando o tempo todo. Quase não conseguia me mexer. Ali deitado, comecei a orar e pedi ao Senhor para limpar a minha vida de qualquer coisa que estivesse me separando dEle. Estava desesperado.

Anita, que já estava melhor, tinha saído do quarto por alguns momentos e eu comecei a cochilar. De repente, a febre rompeu e comecei a suar tanto que a minha roupa ficou completamente encharcada. Milagrosamente, a dor de cabeça sumiu, e de um momento para o outro, senti que estava curado. Logo percebi o que tinha acontecido e fiquei ali deitado louvando o Senhor e Lhe agradecendo por ter me curado. Foi maravilhoso.

O "milagre da malária" foi real e completo. Em menos de 48 horas, alguns amigos que têm uma pequena ONG, conseguiram finalmente retirar um container que tinham mandado de barco. Como nossa casa é grande, ficou decidido esvaziarem o container na nossa casa e eu participei de todo o trabalho de descarregar, carregando coisas por umas boas duas horas, assombrado com a força que tinha. Essa sensação de ter força nos ossos, era totalmente nova para mim, e estava no mínimo maravilhado.

Apesar de já estar magro antes deste incidente, durante a doença perdi mais oito quilos. Mas, depois que fiquei curado, engordei 12 quilos em 60 dias (e naqueles dias, ganhar qualquer coisa em Serra Leoa, era um milagre, ha.) Até Anita, que não tinha tido um caso tão sério de malária como eu, ficou mais fraca do que o normal por um mês depois de eu ter sido completamente curado.

Posso dizer sinceramente que estou agradecido por ter passado por essa experiência, porque aprendi na prática algo que anteriormente apenas conhecia como um princípio — que se nós deixarmos, as dificuldades só nos tornam melhores, mais profundos e com mais compaixão. Senti que nasci de novo e transbordando com a alegria do Senhor. Ele me deu a batalha, me ensinou as lições que eu precisava aprender, e depois pós fim a ela sobrenaturalmente.

Acho que demorou um tempo para eu conseguir aprender, porque inicialmente tive uma atitude muito letárgica. Na realidade, logo no começo até achei engraçado ter pegado malária e pedi a uma pessoa para tirar uma foto de mim, para guardar de recordação.

O moral da história é que agora entendo melhor como as batalhas e provas são necessárias, e na realidade cruciais para queimarem toda a bobagem e manias que inevitavelmente adquirimos, quando ficamos confortáveis demais. Sei que sem um problema ocasional ou grandes furos, fico extremamente confiante, e estas aparentes dificuldades só nos ajudam a manter a perspectiva certa. Talvez a vida seja um pouco dura, mas desde que esteja seguindo a Deus, as coisas só podem ficar melhor.

Concluindo, a vida é preciosa, e todas as situações malucas ou difíceis que parecem tão estranhas ou inexplicáveis são as que mais lembramos mais tarde. Portanto, aproveitem-nas ao máximo, e acreditem que Deus tem um plano ou propósito para permitir que aconteçam na sua vida.

Eu amo esta Família! Amo o que fazemos e as metas que temos! Amo a visão da Contato! Adoro o fato de que mais tem sido esperado de nós! Adoro o desafio! Acima de tudo, adoro a testificação que fazemos, as almas que ganhamos para Jesus, e o treinamento que damos às pessoas que estão tão desesperadas pelas Palavras!

A emoção que sinto quando dou estudos bíblicos, quando testemunho para uma pobre alma faminta, ou leio a incrível Palavra, não tem comparação com qualquer outro prazer ou sentimento, seja induzido ou natural. É absolutamente sobrenatural, e a coisa mais maravilhosa de todas é que, quando fico perto de Jesus, essa sensação não se desvanece, mas continua indefinidamente.

Fotos:

AJ descarregando na frente da nossa casa.

Uma das ruas principais de Serra Leoa.

(Caixa de texto:)

P.S. (escrito em agosto de 2005): Depois do maravilhoso e inesquecível tempo que minha esposa e eu passamos em Serra Leoa, ficamos 1 ano e meio na Europa, antes de retornarmos para a África, há quatro meses. Agora estamos inspirados investindo em corações e almas em Maputo, Moçambique. Nossa equipe aqui está crescendo, mas ainda precisamos de mais pessoal. Por acaso Deus está chamando você para nos ajudar com o enorme trabalho que precisa ser feito aqui? Enviem suas orações, sustento e pedidos para nós em MZ1514.

(Fim de caixa de texto:)

Burocratas vs. as chaves

Thaddeus English, Islándia

Depois de passarmos muitos anos em campos no Oriente, o Senhor nos mostrou para voltar a pioneirar este país, onde não há Família a mais de 20 anos. Aqui, o controle governamental é ainda mais estrito do que em outros países europeus, e descobrimos que precisávamos abrir uma organização registrada para poder operar e receber doações. O Senhor preparou o caminho, mas foi passada uma lei exatamente quando precisávamos para estabelecermos uma obra de caridade. Na realidade, era algo tão novo que levou um certo tempo para os vários órgãos governamentais descobrirem como fazer, e fomos a primeira obra de caridade a se registrar com base nela! Precisamos conseguir um advogado, um contador, e manter registros muito precisos. Graças a Deus pelo treinamento que recebemos na Família, que nos permite fazer todas essas coisas.

O primeiro pressentimento que tivemos de que algo estava errado, foi quando recebemos documentos oficiais pedindo nossa contabilidade anual. Nós os levamos para o contador, mas ele disse que aqueles documentos não se aplicavam a nós e devíamos ignorá-los. Recebemos mais cartas, mas o contador continuou dizendo a mesma coisa.

O Senhor disse para irmos ao governo e perguntarmos. Eles confirmaram que deveríamos entregar nossa contabilidade anual do jeito que estava descrito, mas o contador, que provavelmente também não estava ciente da nova lei, continuou afirmando que aqueles papéis não eram necessários.

Justo antes do Natal, recebemos um aviso de que precisávamos entregar a contabilidade dos últimos dois anos, ou estávamos sujeitos a uma multa de 9 mil dólares americanos! Voltamos ao escritório e descobrimos que eles tinham jogado fora os papéis do ano anterior, sem nos dizerem nada, simplesmente porque não era o que queriam.

Perguntamos o que tínhamos que fazer, mas o funcionário recusou nos dizer e disse para resolvermos isso com o contador. Não estávamos conseguindo falar com o nosso contador, que recusava nos ver e responder às nossas chamadas. Perguntamos ao nosso advogado — conselheiro do Supremo Tribunal — e ele ligou para o funcionário e para o contador. A situação parecia bem complicada. O funcionário permaneceu irredutível, dizendo que o contador é que tinha que nos dizer o que fazer, e o contador recusava-se fazer isso.

Nós pesquisamos a lei e os procedimentos a seguir na Internet, fizemos os papéis necessários, verificamos todos os números, checando nos livros o melhor que podíamos. Quando terminamos, Sarah foi ver o funcionário e explicou o que tinha acontecido. Eles disseram que não iam nos multar, e prorrogaram o prazo para encontrarmos outro contador, mas disseram que não iam poder aceitar o que tínhamos feito!

Tudo aqui é regido por sindicatos, inclusive contadores. Portanto, apesar de teoricamente ser perfeitamente legal fazermos esse trabalho, o funcionário governamental estava decido a não aceitar. Outros contadores que procuramos disseram que esse serviço custaria uns 3 mil dólares!

Desnecessário será dizer que estávamos desesperados para o Senhor fazer um milagre. Nós oramos, clamamos o poder das chaves, e quando nosso filho ficou sabendo que estávamos tendo problemas, nos falou de uma nova firma de contabilidade on-line que encontrou na Internet. Sarah contactou o diretor da companhia, e ele nos recomendou para uma de suas assistentes.

Essa senhora era muito preciosa, ficou com um calendário Segredos para o Sucesso, e prometeu cuidar de tudo, inclusive explicar o que fosse necessário para o funcionário governamental. Ela então explicou que cobra 100 dólares por mês, e fez um desconto de 50%. Testemunhamos mais para ela sobre nosso trabalho e ela acabou doando seu serviço de graça no primeiro ano, e nos anos seguintes cobraria 50%. Agora parece que talvez consigamos que ela continue fazendo sempre de graça!

Finalmente, no último dia da prorrogação, assinamos todos os papéis, que ela preparou muito bonitos, e ela entregou tudo no órgão governamental, onde foram aceitos sem qualquer problema. Mais uma vez, as chaves foram colocadas à prova e provaram ser verdadeiras e fiéis!

(Caixa de texto:)

"Pare a Chuva!"

Naomi Meekness, Moldova

Depois de seis longos anos de inverno, eu estava na expectativa que voltar a sair para testemunhar! Com o tempo mais quente, as pessoas eram mais receptivas e estavam mais dispostas a escutar. Enquanto esperava um catacumba que ia encontrar no parque, orei para que as nuvens negras fossem embora e por uma linda tarde de sol. Mas tinha algo errado e, em vez das nuvens irem embora, começou a chover. Coloquei meu capuz e orei de novo.

Então escutei claramente uma voz perguntar em minha mente Você orou, mas onde está a sua fé de que vou mudar o tempo para você? Que vergonha! Comecei a orar de novo e desta vez com verdadeira convicção. Agi de acordo com a minha oração e comecei a testemunhar assim que me encontrei com o catacumba.

Não só ganhamos muitas almas para o Senhor naquela tarde, mas o tempo também mudou quase de um momento para o outro, e desfrutamos do calor da primavera e da injeção de fé ao vermos como o Senhor está disposto a responder à oração quando acertamos na mosca!

(Fim de caixa de texto:)

Sozinha em Hamburg

Virgine Ruth Elan (ASG), Noruega

Na ocasião, eu estava vivendo na Latvia, e o meu Lar estava planejando fazer uma viagem de fé à Alemanha. Eu tinha ido na frente, acompanhar uma pessoa que precisava ir a Frankfurt, e combinei de me encontrar com o resto do Lar em Hamburg, onde chegariam poucos dias depois.

Na Alemanha, tem passagens de trem mais baratas no final de semana, mas é um pouco perigoso, porque tem que se trocar de trem várias vezes. De Frankfurt para Hamburg, fiquei toda orgulhosa de ter feito todas as mudanças sem me enganar, mas no final do dia estava um pouco cansada e não via a hora de chegar e ver o meu marido e todos os outros. Então, assim que anunciaram a estação de Hamburg, saí do trem e tentei ligar para o Lar e pedir para passarem o recado que eu tinha chegado, visto que era o único jeito do resto da equipe se comunicar comigo. Mas o telefone não estava funcionando.

Fiquei junto do portão principal, esperando ver a van verde deles chegar, mas nem sinal e, apesar de eu continuar tentando telefonar não consegui falar com o outro Lar. Depois de duas horas de espera, comecei a ficar um pouco desesperada, então orei e percebi que estava numa estação muito pequena. Hamburg é uma cidade bem grande, mas a estação onde me encontrava era muito pequena. Então perguntei se era a estação principal e descobri que, com a pressa, tinha saído na estação errada. Então peguei o trem seguinte e, cinco minutos depois, já estava na estação certa.

Essa estação era enorme, e fiquei um pouco assustada. Havia grupos de pessoas gritando e policiais em roupa de combate, com cassetetes na mão. (Mais tarde, fiquei sabendo que tinha havido um jogo de futebol naquele dia e os policiais estavam ali para controlar os torcedores.) Procurei os telefones, mas mais uma vez parecia que nenhum deles estava funcionando, então caminhei um pouco por ali. Eu usava um chapéu de cowboy, e alguns caras estranhos começaram a fazer comentários e a mexer comigo.

Fui dar uma olhada no estacionamento para ver se via a van. Pedi ao Senhor para mandar um anjo para me ajudar, pois não gostava nada da idéia de ter que passar a noite ali. Então, um senhor de idade passou por mim, sorriu amavelmente e começou a falar comigo em alemão. Quando percebeu que eu não estava entendendo, perguntou com um sotaque de bom inglês, se eu estava perdida. Admiti que estava, e contei minha história para ele, falei do nosso trabalho missionário, que estava vindo da Latvia, e saí na estação errada, não conhecia ninguém em Hamburg, e estava num grande dilema, etc.

Ele então pediu para ver os números de telefone que eu tinha. Contei que já tinha tentado ligar e achava que estava com o número errado. Mas como insistiu, mostrei-lhe os números, e ele disse que eu tinha esquecido o código da cidade. Ele pegou seu celular e me deixou ligar. Fui informada que o resto da minha equipe tinha ido no Lar local, e me deram um telefone para os contactar. Telefonei, e combinei de encontrá-los num certo lugar. O bondoso senhor, me ajudou a encontrar o metró certo e comprar a passagem, e enquanto esperávamos ele me contou a história daquele lugar, como a estação tinha sido construída no tempo do Kaiser, e costumava ser cheia de fumaça e fuligem por causa das máquinas a vapor, mas agora com os trens elétricos era muito mais limpa e agradável.

Ele disse que, como conhece a cidade muito bem, gosta de ajudar as pessoas. Primeiro reparou em mim por causa do meu chapéu, pois parecia que tinha saído de um filme antigo. Finalmente, o meu trem chegou e nos despedimos.

Mas a história não termina aqui, pois mais tarde, quando contava a história para a mãe do meu marido, ela achou espantoso, pois vinte anos antes, ela e o seu companheiro tinham encontrado um senhor muito prestativo nessa mesma estação de trem, e acharam que ele era um anjo. Eles tinham acabado de chegar e estavam totalmente perdidos, quando ele apareceu e perguntou se precisavam de ajuda. Ele lhes deu comida e os levou a um casal de hippies que os acolheu para passarem a noite. Mas quando eles se voltaram para se despedirem e lhe agradecer, ele tinha desaparecido. Quando descrevi o homem, ela disse que era exatamente a mesma pessoa, e até sua idade era a mesma.

Será que tem um ajo na estação de trem de Hamburg incumbido de ajudar as pessoas que estão perdidas?

Copyright © 2006 por A Família Internacional

fim de arquivo